SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 112
ARQUIPÉLAGO DA MADEIRA O arquipélago da Madeira  é formado pelas ilhas da Madeira (736 km²), Porto Santo (43 km²), Desertas (14 km²) e Selvagens (18 Km2). Só as duas primeiras ilhas são habitadas, constituindo as outras reservas naturais.
Funchal Vista do Jardim Botânico
Ribeira da Janela
Rabaçal
Cabo Girão – vista de Câmara de Lobos
Véu da Noiva  Porto Moniz
Caniçal e Ponta de S.Lourenço
Jardim Botânico
Camacha
Calheta
Madalena do Mar
Curral das Freiras
Madeira Ilha e arquipélago de Portugal. Situa-se no Atlântico Oriental e oferece algumas das mais belas paisagens do País. Constitui uma região autónoma, administrada por um governo regional com sede no Funchal. Os pontos mais altos são Pico Ruivo de Santana (1862 m), situado na Madeira, e o Pico do Facho (517 m), em Porto Santo. Devido à sua origem vulcânica, toda a morfologia das ilhas é acidentada. A Ilha da Madeira, designadamente, é característica pelas suas arribas altas, por vezes de centenas de metros. As praias de areia são inexistentes e as estreitas faixas litorais são constituídas por materiais grosseiros, de cor escura. O clima é temperado mediterrâneo;
Apesar do relevo irregular, parte do solo encontra-se cultivado, à custa de um enorme esforço humano. A área cultivada representa cerca de 30% da superfície da ilha principal, o que foi conseguido através da construção de socalcos e de canais de irrigação. A restante superfície é coberta por floresta (40%) e por terrenos incultos (30%). Da produção agrícola merecem especial destaque, pelo seu peso na economia madeirense, a cultura da cana-de-açúcar e as produções de banana, cereais e vinho, este último com projecção mundial. O arquipélago já era conhecido no século XIV, mas só entre 1418 e 1420 foi redescoberto por João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira, tendo o seu povoamento começado em 1425, já que as ilhas se encontravam desertas.
Bandeira da Madeira
A bandeira da Região Autónoma da Madeira é um rectângulo com uma altura de dois terços a sua largura, igualmente dividido em três faixas verticais; os rectângulos dos extremos são de azul, e o rectângulo intermédio, de ouro; sobre este último, figura a cruz da Ordem de Cristo. O azul representa a condição insular da região, e o amarelo representa o clima ameno e os areais, que fazem a riqueza da economia regional. Por fim, a Cruz de Cristo alude ao facto de ter sido descoberta por dois cavaleiros dessa ordem militar pertencentes à casa do Infante D. Henrique: João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira; é o símbolo de ligação à República Portuguesa.
Do vale à montanha e do mar à serra,  Teu povo humilde, estóico e valente  Entre a rocha dura te lavrou a terra,  Para lançar, do pão, a semente:  Herói do trabalho na montanha agreste,  Que se fez ao mar em vagas procelosas:  Os louros da vitória, em tuas mãos calosas  Foram a herança que a teus filhos deste.  Por esse Mundo além  Madeira teu nome continua  Em teus filhos saudosos  Que além fronteiras  De ti se mostram orgulhosos.  Por esse Mundo além,  Madeira, honraremos tua História  Na senda do trabalho  Nós lutaremos  Alcançaremos  Teu bem-estar e glória.  Hino da Região Autónoma  da Madeira – “A Portuguesa”
O arquipélago da Madeira situa-se no Oceano Atlântico entre 30º e 33º de latitude norte, a 978 Kms a sudoeste de Lisboa. Situa-se entre a Europa Ocidental, que lhe defronta por nordeste, a costa marroquina da Africa Ocidental, que lhe decorre de leste para sueste, o arquipélago dos Açores, por noroeste, e o das Canárias pelo sul.  O ponto mais próximo a que o arquipélago madeirense se acha da costa ocidental de Marrocos é o Cabo Cantim, que tem sensivelmente a mesma  latitude da Madeira e que fica equidistante cerca de 60 milhas, das cidades de Mazagão, ao norte, e Mogadouro, ao sul. Adistancia a que ele se encontra do continente português é  aproximadamente de 500 milhas e 350 do Cabo Cantim, na costa ocidental africana.
Freguesias e municípios  da Ilha da Madeira 10 municípios e 53 freguesias
Municípios da Ilha da Madeira
Madeira e Porto Santo 1município 1 freguesia 10 municípios 53 freguesias
Picos mais altos  da Madeira
Pico do Arieiro Altitude – 1810 metros – Terceiro Pico mais alto da ilha
Pôr – do – sol – Pico do Arieiro
Pico do Arieiro Município do Funchal
Pico Ruivo Altitude 1862 metros
Pôr – do - Sol – Pico Ruivo
Pico Ruivo – 3ª montanha mais alta de Portugal
Pico Ruivo  Montanha mais alta da Madeira - Santana
Pico das Torres – 1851 m
Subida para Pico das Torres Segunda maior elevação da Madeira Quarta maior elevação de Portugal
Algumas ilhas do arquipélago
Ilhas Desertas As Ilhas Desertas são constituídas por três ilhéus (Ilhéu Chão, Deserta Grande e Bugio) situados a Sudeste da Ilha da Madeira, no prolongamento para Sul da Ponta de  São Lourenço.   Estas ilhas fazem parte do município de Santa Cruz. De Norte para Sul, encontram-se o Ilhéu Chão, a Deserta Grande e o Bugio.
A Reserva Natural das Ilhas Desertas, com uma área de 9.672 100m foi criada com  o objectivo de proteger de forma racional e eficaz todo um Património Natural  com elevado valor biológico, científico e ecológico. Estabelecida em 1990 como Área de Protecção Especial passou a ter o estatuto de Reserva Natural a partir de 1995. Entretanto, foi em 1992 classificada como Reserva Biogenética pelo Conselho da Europa e posteriormente integrada na Rede Natura 2000.Possui um Património Natural único com espécies raras e endémicas com destaque para o Lobo-marinho, Monachusmonachus, que é a foca mais rara do Mundo. As Desertas são também, um importante centro de nidificação de aves marinhas protegidas e apresentam um património florístico valioso que se encontra em recuperação.
As Ilhas Desertas são constituídas por três ilhéus (Ilhéu Chão, Deserta Grande e Bugio) situados a SE da Madeira, no prolongamento para Sul da Ponta de São Lourenço, distando desta 11 milhas marítimas e do Funchal 22 milhas. A sua latitude é limitada pelos paralelos 32º e 24´05´´N e 32º 35´20´´N, e a longitude pelos meridianos 16º 27´45´´W e 16º32´50´´W. De origem vulcânica, as Desertas, formaram-se há cerca de 3.5 milhões de anos. Na sua constituição geológica predominam as cinzas de cor avermelhada e amarelada, que em geral formam camadas mais ou menos definidas e são atravessadas, em muitos locais, por filões de basaltos.  Possuem uma extensa faixa litoral (cerca de 37700m) quase toda muito rochosa, formada por escarpas muito inclinadas e quase a pique, o que as torna praticamente inacessíveis. Ao longo da costa existem várias grutas e praias de areia e/ou calhau rolado.
Deserta Grande
Deserta Grande Superfície – 10 Km2
Deserta Grande, assim denominada por ser a maior, mede treze quilómetros e meio de comprimento por dois quilómetros e meio de largura é composta por rochas escarpadas sobre o mar e o acesso só pode ser feito a partir de um pequeno porto a oeste. Esta ilha é a única que tem água potável, mas salobra, e de uma só e escassa nascente.No alto da ilha, forma-se uma pequena planície, atravessada em parte por um vale que tem o nome de Pedregal, e ali se levanta uma eminência de, cerca de 480m de altitude.Nos nossos dias a Deserta Grande é visitada por muitos turistas, mas quem lá vive são os guardas (Vigilantes da Natureza) que protegem as espécies marinhas em via de extinção, uma vez que as Desertas são "Zona protegida". Estes guardas (Vigilantes da Natureza), permanecem nas Desertas a fim de proteger a fauna e flora.
Ilhéu Chão O Ilhéu Chão é plano no topo e suporta uma flora variada.
Ilhéu Chão O Ilhéu Chão tem  380 metros quadrados  de superfície
Farol do Ilhéu Chão
Bugio 3 km2 O Bugio, é uma ilha alongada de rocha basáltica com escarpas e falésias instáveis.  O Bugio é a mais acidentada e recortada das Ilhas. Ao longo dos seus 7500 metros de comprimento, apresenta vários conjuntos de cristas e dois pequenos planaltos.
Fauna das Desertas As Ilhas Desertas constituem um dos últimos redutos do Lobo-marinho, ali  residindo uma colónia estimada em 23 animais que se encontra em recuperação populacional. Como tal, é considerada a espécie emblemática da Reserva.Este espaço é também um importante centro de nidificação de aves marinhas, tais como a Cagarra, Calonectrisdiomedeaborealis, o Roque de Castro, Oceanodroma castro, a Alma-Negra, Bulweriabulwerii, e a rara Freira do Bugio, Peterodromafeae, esta última com uma distribuição mundial que se restringe à Ilha do Bugio e Cabo Verde.
Cagarra
Roque de Castro
Alma Negra
Freira do Bugio
Cabra  das  Desertas
Lobo Marinho
Flora das Desertas As Ilhas Desertas apresentam uma grande variedade de plantas, tendo sido assinaladas 201 espécies, incluindo 33 endemismos do arquipélago da Madeira e dois exclusivos das Ilhas Desertas, Sinapidendronsempervivifolium e a Frullaniasergiae
Ilhas Selvagens
As Ilhas Selvagens situadas no Atlântico Norte fazem parte integrante do Arquipélago da Madeira e estão incluídas na divisão administrativa da Freguesia da Sé, concelho do Funchal.Geograficamente, as ilhas situam-se a cerca de 296 Km, a Sul da Madeira e a cerca de 150 Km a Norte de Canárias. Foram classificadas Reserva Natural em Outubro de 1971.
Selvagem Grande
Selvagem Grande Casa dos vigilantes
Dentro do arquipélago, a Selvagem Grande é a única ilha que é habitada permanentemente. De três em três semanas, um navio da armada leva a equipa de Vigilantes da Natureza, do Parque Natural da Madeira, que vai revezar a anterior, e a equipa que faz a manutenção do farol, transportando ainda bidons de água, alimentos e combustível. Estes profissionais, além do trabalho de vigilância constante, ainda asseguram um grande volume de trabalho científico de rotina, monitorizando diversos parâmetros ambientais, em terra e no mar.  O CASO DO FAROL
Farol das Selvagens A intenção de construir um farol nas ilhas Selvagens recua a 1881, numa reunião da Comissão de Faróis e Balizas, na sequência de uma solicitação espanhola. O governo espanhol «solicitava do governo português a sua cooperação para o estabelecimento de um farol de primeira ordem naquela ilha».
Selvagem Pequena
Ilhéu de Fora Separado da Selvagem Pequena por um braço de mar com cerca duma milha de extensão, está o ilhéu de Fora, completamente preservado de influências externas. É um ilhéu baixo, com 18 m de altitude e 8,1 ha de área, em grande parte coberto de areias, cuja espessura pode atingir cerca de 10m. Tem um comprimento de 400m e uma largura máxima de 250m.
Fauna das Selvagens A fauna vertebrada das Ilhas Selvagens é caracterizada pelo elevado número de aves marinhas  nidificantes, pela ausência de mamíferos. Estas ilhas são um santuário de nidificação de aves marinhas como Zona de Protecção Especial (ZPE), Directiva Aves (79/409/CEE), possuindo condições singulares e únicas em todo o mundo. Da  avifaunanidificante  conhecem-se 8 espécies pertencentes a 3 famílias: Procelariidae (5 espécies), Laridae (2 espécies) e Motacillidae (1 espécies). É nas Selvagens que existe a maior colónia de CagarrasCalonectrisdiomedeaborealis do Mundo com uma população recentemente estimada em cerca de 18.000 casais. Contudo, a ave mais numerosa das Selvagens é o CalcamarPelagodroma marina, com uma população superior a 40.000 casais. As outras aves marinhas da ordem dos procelariformes são: Alma negra Bulweriabulwerii, Roque de Castro Oceanodroma castro e o Pintainho Puffinusassimilis.
As populações de Garajau comum Sternahirundo e Gaivota de patas amarelas Laruscachinnans são muito reduzidas e estão estimadas como sendo inferiores a 50 casais respectivamente. A única ave residente que pode ser encontrada durante todo o ano é o Corre caminhos Anthusberthelotibertheloti, a mesma sub espécie que se encontra nas Ilhas Canárias mas não no restante Arquipélago da Madeira. As outras espécies de vertebrados que podemos encontrar nestas ilhas são a osga Tarentolaboettgeribishoffi e a lagartixa Lacertaduguessii, endemismos da Macaronésia. Nestas ilhas existe um apreciável número de invertebrados endémicos, com uma elevada percentagem de insectos endémicos, sobretudo coleópteros e lepidópteros.
Cagarra
Pequena gruta com ninho de cagarra
Calcamar– ave mais numerosa das Selvagens
Alma Negra
Roque  De  Castro
Pintainho
Garajau comum
Gaivota de patas amarelas
Corre Caminhos
Osga
Lagartixa
Flora das Selvagens
A riqueza da vegetação destas ilhas assume particular relevo na Selvagem Pequena e Ilhéu de Fora. Estas duas, pequenas, bastante inóspitas e remotas, nunca foram alvo de qualquer tentativa de colonização inclusive a introdução de herbívoros. Este facto traduz-se nos nossos dias numa espectacular riqueza em termos de vegetação, contando as mesmas com nove dos 11 endemismos de todo este sub-arquipélago. Espécies como Lobulariacanariensis (DC.) Borgenssp. rosula-venti (Svent.) Borgen, Scillamaderensis Menezes var. melliodoraSvent., Limoniumpapillatumvar. callibotryum, Lotus salvagensisMurr. e EuphorbiaanachoretaSvent. são o exemplo real desta fabulosa riqueza. Refira-se que este último taxon só ocorre no Ilhéu de Fora.
A vegetação das Selvagens, outrora usada com fins comerciais através da apanha da urzela, líquenes do género Nemaria que eram exportados para a Flandres, reveste-se, hoje em dia, de um grande interesse científico. Presentemente, existem cerca de 105 espécies de plantas, na sua generalidade de porte rasteiro.
Sumagre
PORTO SANTO 494444 49Km2
Situada em pleno Oceano Atlântico, Porto Santo dista 500 Km de África, 900 Km Sudoeste de Lisboa, 1300 Km dos Açores e somente a 50 Km da Madeira, apresentando em relação a esta um enorme contraste paisagístico.Com 42,17 Km² de superfície, 11,4 de comprimento e 6 de largura, a ilha apresenta uma configuração pouco montanhosa.
Porto Santo
O Porto Santo tem uma única freguesia, a qual tem o mesmo nome. O município que lhe é mais próximo é o do Machico, na ilha da Madeira, situado a sudoeste. A ilha de Porto Santo foi descoberta em 1418 por João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira. Apesar de se localizar muito perto da ilha maior do arquipélago da Madeira, não podia diferir mais da Ilha da Madeira: o seu solo é completamente arenoso e muito pobre em nutrientes; a pluviosidade é baixíssima comparada com a da Madeira; é extremamente plana; tem belas praias de areia (a mais extensa e principal tem 9 km de comprimento); e tem grande quantidade de palmeiras.
Porto Santo
Porto Santo
Porto Santo
Porto Santo
Porto Santo
Picos mais altos do Porto Santo Miradouro do Pico Castelo
Pico Castelo Altura – 438 m
Pico Juliana ou Pico da Atalaia Altura – 447 m
Pico Branco 450m de altura
Pico Ana Ferreira
Pico Ana Ferreira
Pico do Facho
Fim

Más contenido relacionado

La actualidad más candente

Geografia A 10 ano - Recursos Marítimos
Geografia A 10 ano - Recursos MarítimosGeografia A 10 ano - Recursos Marítimos
Geografia A 10 ano - Recursos MarítimosRaffaella Ergün
 
Uma análise da obra amor de perdição de
Uma análise da obra amor de perdição deUma análise da obra amor de perdição de
Uma análise da obra amor de perdição deFernanda Pantoja
 
Algarve - Região Agrária
Algarve - Região Agrária Algarve - Região Agrária
Algarve - Região Agrária Miguel Sargento
 
As novas oportunidades para as áreas rurais
As novas oportunidades para as áreas ruraisAs novas oportunidades para as áreas rurais
As novas oportunidades para as áreas ruraisIlda Bicacro
 
O mundo rural em portugal
O mundo rural em portugalO mundo rural em portugal
O mundo rural em portugalCacilda Basto
 
Indústria e desenvolvimento rural 11ºse
Indústria e desenvolvimento rural 11ºseIndústria e desenvolvimento rural 11ºse
Indústria e desenvolvimento rural 11ºsemariajosantos
 
A agricultura portuguesa e a política agrícola comum
A agricultura portuguesa e a política agrícola comumA agricultura portuguesa e a política agrícola comum
A agricultura portuguesa e a política agrícola comumIlda Bicacro
 
Principais acidentes da costa portuguesa
Principais acidentes da costa portuguesaPrincipais acidentes da costa portuguesa
Principais acidentes da costa portuguesaThepatriciamartins12
 
Violência VS. Espírito Desportivo
Violência VS. Espírito DesportivoViolência VS. Espírito Desportivo
Violência VS. Espírito Desportivo713773
 
Relatório final pap leandro
Relatório final pap   leandroRelatório final pap   leandro
Relatório final pap leandroLeandro Pacheco
 
A Politica AgríCola Comum
A Politica AgríCola ComumA Politica AgríCola Comum
A Politica AgríCola ComumMaria Adelaide
 
Estrutura do Sermão de Santo António aos Peixes
Estrutura do Sermão de Santo António aos PeixesEstrutura do Sermão de Santo António aos Peixes
Estrutura do Sermão de Santo António aos PeixesAntónio Fernandes
 

La actualidad más candente (20)

Geografia A 10 ano - Recursos Marítimos
Geografia A 10 ano - Recursos MarítimosGeografia A 10 ano - Recursos Marítimos
Geografia A 10 ano - Recursos Marítimos
 
Funções urbanas (2)
Funções urbanas (2)Funções urbanas (2)
Funções urbanas (2)
 
Uma análise da obra amor de perdição de
Uma análise da obra amor de perdição deUma análise da obra amor de perdição de
Uma análise da obra amor de perdição de
 
Algarve - Região Agrária
Algarve - Região Agrária Algarve - Região Agrária
Algarve - Região Agrária
 
Pesca
PescaPesca
Pesca
 
As novas oportunidades para as áreas rurais
As novas oportunidades para as áreas ruraisAs novas oportunidades para as áreas rurais
As novas oportunidades para as áreas rurais
 
O mundo rural em portugal
O mundo rural em portugalO mundo rural em portugal
O mundo rural em portugal
 
Portugal (2)
Portugal (2)Portugal (2)
Portugal (2)
 
Relevo de portugal
Relevo de portugalRelevo de portugal
Relevo de portugal
 
Indústria e desenvolvimento rural 11ºse
Indústria e desenvolvimento rural 11ºseIndústria e desenvolvimento rural 11ºse
Indústria e desenvolvimento rural 11ºse
 
Doping
DopingDoping
Doping
 
A agricultura portuguesa e a política agrícola comum
A agricultura portuguesa e a política agrícola comumA agricultura portuguesa e a política agrícola comum
A agricultura portuguesa e a política agrícola comum
 
Principais acidentes da costa portuguesa
Principais acidentes da costa portuguesaPrincipais acidentes da costa portuguesa
Principais acidentes da costa portuguesa
 
Violência VS. Espírito Desportivo
Violência VS. Espírito DesportivoViolência VS. Espírito Desportivo
Violência VS. Espírito Desportivo
 
Madeira e Açores
Madeira e AçoresMadeira e Açores
Madeira e Açores
 
Relatório final pap leandro
Relatório final pap   leandroRelatório final pap   leandro
Relatório final pap leandro
 
Rio sado
Rio sadoRio sado
Rio sado
 
A Politica AgríCola Comum
A Politica AgríCola ComumA Politica AgríCola Comum
A Politica AgríCola Comum
 
Suiça
SuiçaSuiça
Suiça
 
Estrutura do Sermão de Santo António aos Peixes
Estrutura do Sermão de Santo António aos PeixesEstrutura do Sermão de Santo António aos Peixes
Estrutura do Sermão de Santo António aos Peixes
 

Similar a Arquipélago da Madeira

Maravilhasdeportugal total 3anos
Maravilhasdeportugal total 3anosMaravilhasdeportugal total 3anos
Maravilhasdeportugal total 3anosSocasbecasmio
 
Maria Ant [1]
Maria Ant  [1]Maria Ant  [1]
Maria Ant [1]Ana T.
 
Promoção de Destino Turístico – Região Autónoma da Madeira_Renata Maia.pptx
Promoção de Destino Turístico – Região Autónoma da Madeira_Renata Maia.pptxPromoção de Destino Turístico – Região Autónoma da Madeira_Renata Maia.pptx
Promoção de Destino Turístico – Região Autónoma da Madeira_Renata Maia.pptxBrielSilca
 
Arquipélago da Madeira
Arquipélago da MadeiraArquipélago da Madeira
Arquipélago da Madeiracreixomil
 
Arquipélago da Madeira
Arquipélago da MadeiraArquipélago da Madeira
Arquipélago da Madeiracreixomil
 
Apresentacao1
Apresentacao1Apresentacao1
Apresentacao1Daniel
 
Açores 2
Açores 2Açores 2
Açores 2Daniel
 
epai_ident_regional (2).pptx
epai_ident_regional (2).pptxepai_ident_regional (2).pptx
epai_ident_regional (2).pptxa20285
 
Á descoberta dos Açores
Á descoberta dos Açores Á descoberta dos Açores
Á descoberta dos Açores AnaSL18
 
Trabalho das ilhas acores
Trabalho das ilhas acoresTrabalho das ilhas acores
Trabalho das ilhas acoresDanielPontes
 
Trabalho sobre Ilha Terceira
Trabalho sobre Ilha Terceira Trabalho sobre Ilha Terceira
Trabalho sobre Ilha Terceira margaridamtafonso
 
Apresentacao açores
Apresentacao açoresApresentacao açores
Apresentacao açoresPaulo Gomes
 
geografia-trabalho rio, serra e acidentes geograficos.pptx
geografia-trabalho rio, serra e acidentes geograficos.pptxgeografia-trabalho rio, serra e acidentes geograficos.pptx
geografia-trabalho rio, serra e acidentes geograficos.pptxsilviaestriga
 
Madeira: ocupação do território
Madeira: ocupação do territórioMadeira: ocupação do território
Madeira: ocupação do territóriofree lancer
 

Similar a Arquipélago da Madeira (20)

RAM
RAMRAM
RAM
 
Maravilhasdeportugal total 3anos
Maravilhasdeportugal total 3anosMaravilhasdeportugal total 3anos
Maravilhasdeportugal total 3anos
 
Maria Ant [1]
Maria Ant  [1]Maria Ant  [1]
Maria Ant [1]
 
Promoção de Destino Turístico – Região Autónoma da Madeira_Renata Maia.pptx
Promoção de Destino Turístico – Região Autónoma da Madeira_Renata Maia.pptxPromoção de Destino Turístico – Região Autónoma da Madeira_Renata Maia.pptx
Promoção de Destino Turístico – Região Autónoma da Madeira_Renata Maia.pptx
 
Arquipélago da Madeira
Arquipélago da MadeiraArquipélago da Madeira
Arquipélago da Madeira
 
Arquipélago da Madeira
Arquipélago da MadeiraArquipélago da Madeira
Arquipélago da Madeira
 
Joaograndao
JoaograndaoJoaograndao
Joaograndao
 
Portugal insular
Portugal insularPortugal insular
Portugal insular
 
Açores
AçoresAçores
Açores
 
Apresentacao1
Apresentacao1Apresentacao1
Apresentacao1
 
Açores 2
Açores 2Açores 2
Açores 2
 
epai_ident_regional (2).pptx
epai_ident_regional (2).pptxepai_ident_regional (2).pptx
epai_ident_regional (2).pptx
 
Á descoberta dos Açores
Á descoberta dos Açores Á descoberta dos Açores
Á descoberta dos Açores
 
Trabalho das ilhas acores
Trabalho das ilhas acoresTrabalho das ilhas acores
Trabalho das ilhas acores
 
Trabalho sobre Ilha Terceira
Trabalho sobre Ilha Terceira Trabalho sobre Ilha Terceira
Trabalho sobre Ilha Terceira
 
Apresentacao açores
Apresentacao açoresApresentacao açores
Apresentacao açores
 
geografia-trabalho rio, serra e acidentes geograficos.pptx
geografia-trabalho rio, serra e acidentes geograficos.pptxgeografia-trabalho rio, serra e acidentes geograficos.pptx
geografia-trabalho rio, serra e acidentes geograficos.pptx
 
Madeira: ocupação do território
Madeira: ocupação do territórioMadeira: ocupação do território
Madeira: ocupação do território
 
Apresentação1
Apresentação1Apresentação1
Apresentação1
 
RECIFE E ESTUÁRIOS
RECIFE E ESTUÁRIOSRECIFE E ESTUÁRIOS
RECIFE E ESTUÁRIOS
 

Más de Alexandra Tenente

Consumo de álcool nos adolescentes - Trabalho de grupo
Consumo de álcool nos adolescentes - Trabalho de grupoConsumo de álcool nos adolescentes - Trabalho de grupo
Consumo de álcool nos adolescentes - Trabalho de grupoAlexandra Tenente
 
Postais para o Dia da Mulher
Postais para o Dia da MulherPostais para o Dia da Mulher
Postais para o Dia da MulherAlexandra Tenente
 
Cabeçalho e rodapé - não é da minha autoria
Cabeçalho e rodapé - não é da minha autoriaCabeçalho e rodapé - não é da minha autoria
Cabeçalho e rodapé - não é da minha autoriaAlexandra Tenente
 
Municípios e freguesias da Madeira
Municípios e freguesias da MadeiraMunicípios e freguesias da Madeira
Municípios e freguesias da MadeiraAlexandra Tenente
 
Registo do comportamento dos alunos
Registo do comportamento dos alunosRegisto do comportamento dos alunos
Registo do comportamento dos alunosAlexandra Tenente
 
Materiais didácticos de Matemática para o 1º ciclo do Ensino Básico
Materiais didácticos de Matemática para o 1º ciclo do Ensino BásicoMateriais didácticos de Matemática para o 1º ciclo do Ensino Básico
Materiais didácticos de Matemática para o 1º ciclo do Ensino BásicoAlexandra Tenente
 
Bandeira portuguesa - Lúcia Jorge - 2010
Bandeira portuguesa - Lúcia Jorge - 2010Bandeira portuguesa - Lúcia Jorge - 2010
Bandeira portuguesa - Lúcia Jorge - 2010Alexandra Tenente
 
Algumas monarquias actuais - 2010 - Lúcia Jorge
Algumas monarquias actuais - 2010 - Lúcia JorgeAlgumas monarquias actuais - 2010 - Lúcia Jorge
Algumas monarquias actuais - 2010 - Lúcia JorgeAlexandra Tenente
 
Aspectos da costa - Lúcia Jorge - 2010
Aspectos da costa - Lúcia Jorge - 2010Aspectos da costa - Lúcia Jorge - 2010
Aspectos da costa - Lúcia Jorge - 2010Alexandra Tenente
 
Faróis da Madeira - Lúcia Jorge - 2010
Faróis da Madeira - Lúcia Jorge - 2010Faróis da Madeira - Lúcia Jorge - 2010
Faróis da Madeira - Lúcia Jorge - 2010Alexandra Tenente
 

Más de Alexandra Tenente (18)

Consumo de álcool nos adolescentes - Trabalho de grupo
Consumo de álcool nos adolescentes - Trabalho de grupoConsumo de álcool nos adolescentes - Trabalho de grupo
Consumo de álcool nos adolescentes - Trabalho de grupo
 
Postais para o Dia da Mulher
Postais para o Dia da MulherPostais para o Dia da Mulher
Postais para o Dia da Mulher
 
Cabeçalho e rodapé - não é da minha autoria
Cabeçalho e rodapé - não é da minha autoriaCabeçalho e rodapé - não é da minha autoria
Cabeçalho e rodapé - não é da minha autoria
 
Ilusões de óptica
Ilusões de ópticaIlusões de óptica
Ilusões de óptica
 
Capitais mundiais
Capitais mundiaisCapitais mundiais
Capitais mundiais
 
Principais rios de Portugal
Principais rios de PortugalPrincipais rios de Portugal
Principais rios de Portugal
 
Algumas levadas da Madeira
Algumas levadas da MadeiraAlgumas levadas da Madeira
Algumas levadas da Madeira
 
Algumas Ribeiras da Madeira
Algumas Ribeiras da MadeiraAlgumas Ribeiras da Madeira
Algumas Ribeiras da Madeira
 
Municípios e freguesias da Madeira
Municípios e freguesias da MadeiraMunicípios e freguesias da Madeira
Municípios e freguesias da Madeira
 
Registo do comportamento dos alunos
Registo do comportamento dos alunosRegisto do comportamento dos alunos
Registo do comportamento dos alunos
 
Materiais didácticos de Matemática para o 1º ciclo do Ensino Básico
Materiais didácticos de Matemática para o 1º ciclo do Ensino BásicoMateriais didácticos de Matemática para o 1º ciclo do Ensino Básico
Materiais didácticos de Matemática para o 1º ciclo do Ensino Básico
 
Navegadores portugueses
Navegadores portuguesesNavegadores portugueses
Navegadores portugueses
 
Reis de portugal
Reis de portugalReis de portugal
Reis de portugal
 
Presidentes portugueses
Presidentes portuguesesPresidentes portugueses
Presidentes portugueses
 
Bandeira portuguesa - Lúcia Jorge - 2010
Bandeira portuguesa - Lúcia Jorge - 2010Bandeira portuguesa - Lúcia Jorge - 2010
Bandeira portuguesa - Lúcia Jorge - 2010
 
Algumas monarquias actuais - 2010 - Lúcia Jorge
Algumas monarquias actuais - 2010 - Lúcia JorgeAlgumas monarquias actuais - 2010 - Lúcia Jorge
Algumas monarquias actuais - 2010 - Lúcia Jorge
 
Aspectos da costa - Lúcia Jorge - 2010
Aspectos da costa - Lúcia Jorge - 2010Aspectos da costa - Lúcia Jorge - 2010
Aspectos da costa - Lúcia Jorge - 2010
 
Faróis da Madeira - Lúcia Jorge - 2010
Faróis da Madeira - Lúcia Jorge - 2010Faróis da Madeira - Lúcia Jorge - 2010
Faróis da Madeira - Lúcia Jorge - 2010
 

Último

Bullying - Atividade com caça- palavras
Bullying   - Atividade com  caça- palavrasBullying   - Atividade com  caça- palavras
Bullying - Atividade com caça- palavrasMary Alvarenga
 
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASBCRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASBAline Santana
 
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicasCenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicasRosalina Simão Nunes
 
“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx
“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx
“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptxthaisamaral9365923
 
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029Centro Jacques Delors
 
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasPrograma de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasCassio Meira Jr.
 
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptx
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptxAD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptx
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptxkarinedarozabatista
 
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxOsnilReis1
 
Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.keislayyovera123
 
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdfGuia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdfEyshilaKelly1
 
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptxA experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptxfabiolalopesmartins1
 
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologia
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologiaAula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologia
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologiaaulasgege
 
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdfJorge Andrade
 
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniModelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniCassio Meira Jr.
 
Habilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasHabilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasCassio Meira Jr.
 
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃOLEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃOColégio Santa Teresinha
 
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdfCultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdfaulasgege
 
A Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
A Arte de Escrever Poemas - Dia das MãesA Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
A Arte de Escrever Poemas - Dia das MãesMary Alvarenga
 
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEM
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEMCOMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEM
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEMVanessaCavalcante37
 

Último (20)

Bullying - Atividade com caça- palavras
Bullying   - Atividade com  caça- palavrasBullying   - Atividade com  caça- palavras
Bullying - Atividade com caça- palavras
 
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASBCRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
 
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicasCenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
 
“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx
“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx
“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx
 
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
 
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasPrograma de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
 
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptx
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptxAD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptx
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptx
 
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
 
Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.
 
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdfGuia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
 
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptxA experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
 
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologia
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologiaAula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologia
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologia
 
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
 
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniModelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
 
Habilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasHabilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e Específicas
 
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃOLEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
 
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdfCultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
 
A Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
A Arte de Escrever Poemas - Dia das MãesA Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
A Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
 
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
 
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEM
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEMCOMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEM
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEM
 

Arquipélago da Madeira

  • 1. ARQUIPÉLAGO DA MADEIRA O arquipélago da Madeira é formado pelas ilhas da Madeira (736 km²), Porto Santo (43 km²), Desertas (14 km²) e Selvagens (18 Km2). Só as duas primeiras ilhas são habitadas, constituindo as outras reservas naturais.
  • 2. Funchal Vista do Jardim Botânico
  • 5. Cabo Girão – vista de Câmara de Lobos
  • 6. Véu da Noiva Porto Moniz
  • 7. Caniçal e Ponta de S.Lourenço
  • 8.
  • 14. Madeira Ilha e arquipélago de Portugal. Situa-se no Atlântico Oriental e oferece algumas das mais belas paisagens do País. Constitui uma região autónoma, administrada por um governo regional com sede no Funchal. Os pontos mais altos são Pico Ruivo de Santana (1862 m), situado na Madeira, e o Pico do Facho (517 m), em Porto Santo. Devido à sua origem vulcânica, toda a morfologia das ilhas é acidentada. A Ilha da Madeira, designadamente, é característica pelas suas arribas altas, por vezes de centenas de metros. As praias de areia são inexistentes e as estreitas faixas litorais são constituídas por materiais grosseiros, de cor escura. O clima é temperado mediterrâneo;
  • 15. Apesar do relevo irregular, parte do solo encontra-se cultivado, à custa de um enorme esforço humano. A área cultivada representa cerca de 30% da superfície da ilha principal, o que foi conseguido através da construção de socalcos e de canais de irrigação. A restante superfície é coberta por floresta (40%) e por terrenos incultos (30%). Da produção agrícola merecem especial destaque, pelo seu peso na economia madeirense, a cultura da cana-de-açúcar e as produções de banana, cereais e vinho, este último com projecção mundial. O arquipélago já era conhecido no século XIV, mas só entre 1418 e 1420 foi redescoberto por João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira, tendo o seu povoamento começado em 1425, já que as ilhas se encontravam desertas.
  • 17. A bandeira da Região Autónoma da Madeira é um rectângulo com uma altura de dois terços a sua largura, igualmente dividido em três faixas verticais; os rectângulos dos extremos são de azul, e o rectângulo intermédio, de ouro; sobre este último, figura a cruz da Ordem de Cristo. O azul representa a condição insular da região, e o amarelo representa o clima ameno e os areais, que fazem a riqueza da economia regional. Por fim, a Cruz de Cristo alude ao facto de ter sido descoberta por dois cavaleiros dessa ordem militar pertencentes à casa do Infante D. Henrique: João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira; é o símbolo de ligação à República Portuguesa.
  • 18. Do vale à montanha e do mar à serra, Teu povo humilde, estóico e valente Entre a rocha dura te lavrou a terra, Para lançar, do pão, a semente: Herói do trabalho na montanha agreste, Que se fez ao mar em vagas procelosas: Os louros da vitória, em tuas mãos calosas Foram a herança que a teus filhos deste. Por esse Mundo além Madeira teu nome continua Em teus filhos saudosos Que além fronteiras De ti se mostram orgulhosos. Por esse Mundo além, Madeira, honraremos tua História Na senda do trabalho Nós lutaremos Alcançaremos Teu bem-estar e glória. Hino da Região Autónoma da Madeira – “A Portuguesa”
  • 19. O arquipélago da Madeira situa-se no Oceano Atlântico entre 30º e 33º de latitude norte, a 978 Kms a sudoeste de Lisboa. Situa-se entre a Europa Ocidental, que lhe defronta por nordeste, a costa marroquina da Africa Ocidental, que lhe decorre de leste para sueste, o arquipélago dos Açores, por noroeste, e o das Canárias pelo sul. O ponto mais próximo a que o arquipélago madeirense se acha da costa ocidental de Marrocos é o Cabo Cantim, que tem sensivelmente a mesma latitude da Madeira e que fica equidistante cerca de 60 milhas, das cidades de Mazagão, ao norte, e Mogadouro, ao sul. Adistancia a que ele se encontra do continente português é aproximadamente de 500 milhas e 350 do Cabo Cantim, na costa ocidental africana.
  • 20. Freguesias e municípios da Ilha da Madeira 10 municípios e 53 freguesias
  • 21. Municípios da Ilha da Madeira
  • 22. Madeira e Porto Santo 1município 1 freguesia 10 municípios 53 freguesias
  • 23. Picos mais altos da Madeira
  • 24. Pico do Arieiro Altitude – 1810 metros – Terceiro Pico mais alto da ilha
  • 25. Pôr – do – sol – Pico do Arieiro
  • 26. Pico do Arieiro Município do Funchal
  • 27.
  • 28.
  • 29. Pico Ruivo Altitude 1862 metros
  • 30. Pôr – do - Sol – Pico Ruivo
  • 31. Pico Ruivo – 3ª montanha mais alta de Portugal
  • 32. Pico Ruivo Montanha mais alta da Madeira - Santana
  • 33. Pico das Torres – 1851 m
  • 34. Subida para Pico das Torres Segunda maior elevação da Madeira Quarta maior elevação de Portugal
  • 35. Algumas ilhas do arquipélago
  • 36. Ilhas Desertas As Ilhas Desertas são constituídas por três ilhéus (Ilhéu Chão, Deserta Grande e Bugio) situados a Sudeste da Ilha da Madeira, no prolongamento para Sul da Ponta de São Lourenço.  Estas ilhas fazem parte do município de Santa Cruz. De Norte para Sul, encontram-se o Ilhéu Chão, a Deserta Grande e o Bugio.
  • 37.
  • 38. A Reserva Natural das Ilhas Desertas, com uma área de 9.672 100m foi criada com o objectivo de proteger de forma racional e eficaz todo um Património Natural com elevado valor biológico, científico e ecológico. Estabelecida em 1990 como Área de Protecção Especial passou a ter o estatuto de Reserva Natural a partir de 1995. Entretanto, foi em 1992 classificada como Reserva Biogenética pelo Conselho da Europa e posteriormente integrada na Rede Natura 2000.Possui um Património Natural único com espécies raras e endémicas com destaque para o Lobo-marinho, Monachusmonachus, que é a foca mais rara do Mundo. As Desertas são também, um importante centro de nidificação de aves marinhas protegidas e apresentam um património florístico valioso que se encontra em recuperação.
  • 39. As Ilhas Desertas são constituídas por três ilhéus (Ilhéu Chão, Deserta Grande e Bugio) situados a SE da Madeira, no prolongamento para Sul da Ponta de São Lourenço, distando desta 11 milhas marítimas e do Funchal 22 milhas. A sua latitude é limitada pelos paralelos 32º e 24´05´´N e 32º 35´20´´N, e a longitude pelos meridianos 16º 27´45´´W e 16º32´50´´W. De origem vulcânica, as Desertas, formaram-se há cerca de 3.5 milhões de anos. Na sua constituição geológica predominam as cinzas de cor avermelhada e amarelada, que em geral formam camadas mais ou menos definidas e são atravessadas, em muitos locais, por filões de basaltos. Possuem uma extensa faixa litoral (cerca de 37700m) quase toda muito rochosa, formada por escarpas muito inclinadas e quase a pique, o que as torna praticamente inacessíveis. Ao longo da costa existem várias grutas e praias de areia e/ou calhau rolado.
  • 42. Deserta Grande, assim denominada por ser a maior, mede treze quilómetros e meio de comprimento por dois quilómetros e meio de largura é composta por rochas escarpadas sobre o mar e o acesso só pode ser feito a partir de um pequeno porto a oeste. Esta ilha é a única que tem água potável, mas salobra, e de uma só e escassa nascente.No alto da ilha, forma-se uma pequena planície, atravessada em parte por um vale que tem o nome de Pedregal, e ali se levanta uma eminência de, cerca de 480m de altitude.Nos nossos dias a Deserta Grande é visitada por muitos turistas, mas quem lá vive são os guardas (Vigilantes da Natureza) que protegem as espécies marinhas em via de extinção, uma vez que as Desertas são "Zona protegida". Estes guardas (Vigilantes da Natureza), permanecem nas Desertas a fim de proteger a fauna e flora.
  • 43. Ilhéu Chão O Ilhéu Chão é plano no topo e suporta uma flora variada.
  • 44. Ilhéu Chão O Ilhéu Chão tem 380 metros quadrados de superfície
  • 46. Bugio 3 km2 O Bugio, é uma ilha alongada de rocha basáltica com escarpas e falésias instáveis. O Bugio é a mais acidentada e recortada das Ilhas. Ao longo dos seus 7500 metros de comprimento, apresenta vários conjuntos de cristas e dois pequenos planaltos.
  • 47. Fauna das Desertas As Ilhas Desertas constituem um dos últimos redutos do Lobo-marinho, ali  residindo uma colónia estimada em 23 animais que se encontra em recuperação populacional. Como tal, é considerada a espécie emblemática da Reserva.Este espaço é também um importante centro de nidificação de aves marinhas, tais como a Cagarra, Calonectrisdiomedeaborealis, o Roque de Castro, Oceanodroma castro, a Alma-Negra, Bulweriabulwerii, e a rara Freira do Bugio, Peterodromafeae, esta última com uma distribuição mundial que se restringe à Ilha do Bugio e Cabo Verde.
  • 51.
  • 53. Cabra das Desertas
  • 55.
  • 56. Flora das Desertas As Ilhas Desertas apresentam uma grande variedade de plantas, tendo sido assinaladas 201 espécies, incluindo 33 endemismos do arquipélago da Madeira e dois exclusivos das Ilhas Desertas, Sinapidendronsempervivifolium e a Frullaniasergiae
  • 57.
  • 59. As Ilhas Selvagens situadas no Atlântico Norte fazem parte integrante do Arquipélago da Madeira e estão incluídas na divisão administrativa da Freguesia da Sé, concelho do Funchal.Geograficamente, as ilhas situam-se a cerca de 296 Km, a Sul da Madeira e a cerca de 150 Km a Norte de Canárias. Foram classificadas Reserva Natural em Outubro de 1971.
  • 60.
  • 62. Selvagem Grande Casa dos vigilantes
  • 63. Dentro do arquipélago, a Selvagem Grande é a única ilha que é habitada permanentemente. De três em três semanas, um navio da armada leva a equipa de Vigilantes da Natureza, do Parque Natural da Madeira, que vai revezar a anterior, e a equipa que faz a manutenção do farol, transportando ainda bidons de água, alimentos e combustível. Estes profissionais, além do trabalho de vigilância constante, ainda asseguram um grande volume de trabalho científico de rotina, monitorizando diversos parâmetros ambientais, em terra e no mar. O CASO DO FAROL
  • 64. Farol das Selvagens A intenção de construir um farol nas ilhas Selvagens recua a 1881, numa reunião da Comissão de Faróis e Balizas, na sequência de uma solicitação espanhola. O governo espanhol «solicitava do governo português a sua cooperação para o estabelecimento de um farol de primeira ordem naquela ilha».
  • 66. Ilhéu de Fora Separado da Selvagem Pequena por um braço de mar com cerca duma milha de extensão, está o ilhéu de Fora, completamente preservado de influências externas. É um ilhéu baixo, com 18 m de altitude e 8,1 ha de área, em grande parte coberto de areias, cuja espessura pode atingir cerca de 10m. Tem um comprimento de 400m e uma largura máxima de 250m.
  • 67. Fauna das Selvagens A fauna vertebrada das Ilhas Selvagens é caracterizada pelo elevado número de aves marinhas nidificantes, pela ausência de mamíferos. Estas ilhas são um santuário de nidificação de aves marinhas como Zona de Protecção Especial (ZPE), Directiva Aves (79/409/CEE), possuindo condições singulares e únicas em todo o mundo. Da avifaunanidificante conhecem-se 8 espécies pertencentes a 3 famílias: Procelariidae (5 espécies), Laridae (2 espécies) e Motacillidae (1 espécies). É nas Selvagens que existe a maior colónia de CagarrasCalonectrisdiomedeaborealis do Mundo com uma população recentemente estimada em cerca de 18.000 casais. Contudo, a ave mais numerosa das Selvagens é o CalcamarPelagodroma marina, com uma população superior a 40.000 casais. As outras aves marinhas da ordem dos procelariformes são: Alma negra Bulweriabulwerii, Roque de Castro Oceanodroma castro e o Pintainho Puffinusassimilis.
  • 68. As populações de Garajau comum Sternahirundo e Gaivota de patas amarelas Laruscachinnans são muito reduzidas e estão estimadas como sendo inferiores a 50 casais respectivamente. A única ave residente que pode ser encontrada durante todo o ano é o Corre caminhos Anthusberthelotibertheloti, a mesma sub espécie que se encontra nas Ilhas Canárias mas não no restante Arquipélago da Madeira. As outras espécies de vertebrados que podemos encontrar nestas ilhas são a osga Tarentolaboettgeribishoffi e a lagartixa Lacertaduguessii, endemismos da Macaronésia. Nestas ilhas existe um apreciável número de invertebrados endémicos, com uma elevada percentagem de insectos endémicos, sobretudo coleópteros e lepidópteros.
  • 70. Pequena gruta com ninho de cagarra
  • 71.
  • 72. Calcamar– ave mais numerosa das Selvagens
  • 73.
  • 75.
  • 76.
  • 77. Roque De Castro
  • 80. Gaivota de patas amarelas
  • 81.
  • 83. Osga
  • 86. A riqueza da vegetação destas ilhas assume particular relevo na Selvagem Pequena e Ilhéu de Fora. Estas duas, pequenas, bastante inóspitas e remotas, nunca foram alvo de qualquer tentativa de colonização inclusive a introdução de herbívoros. Este facto traduz-se nos nossos dias numa espectacular riqueza em termos de vegetação, contando as mesmas com nove dos 11 endemismos de todo este sub-arquipélago. Espécies como Lobulariacanariensis (DC.) Borgenssp. rosula-venti (Svent.) Borgen, Scillamaderensis Menezes var. melliodoraSvent., Limoniumpapillatumvar. callibotryum, Lotus salvagensisMurr. e EuphorbiaanachoretaSvent. são o exemplo real desta fabulosa riqueza. Refira-se que este último taxon só ocorre no Ilhéu de Fora.
  • 87.
  • 88.
  • 89.
  • 90. A vegetação das Selvagens, outrora usada com fins comerciais através da apanha da urzela, líquenes do género Nemaria que eram exportados para a Flandres, reveste-se, hoje em dia, de um grande interesse científico. Presentemente, existem cerca de 105 espécies de plantas, na sua generalidade de porte rasteiro.
  • 93. Situada em pleno Oceano Atlântico, Porto Santo dista 500 Km de África, 900 Km Sudoeste de Lisboa, 1300 Km dos Açores e somente a 50 Km da Madeira, apresentando em relação a esta um enorme contraste paisagístico.Com 42,17 Km² de superfície, 11,4 de comprimento e 6 de largura, a ilha apresenta uma configuração pouco montanhosa.
  • 95. O Porto Santo tem uma única freguesia, a qual tem o mesmo nome. O município que lhe é mais próximo é o do Machico, na ilha da Madeira, situado a sudoeste. A ilha de Porto Santo foi descoberta em 1418 por João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira. Apesar de se localizar muito perto da ilha maior do arquipélago da Madeira, não podia diferir mais da Ilha da Madeira: o seu solo é completamente arenoso e muito pobre em nutrientes; a pluviosidade é baixíssima comparada com a da Madeira; é extremamente plana; tem belas praias de areia (a mais extensa e principal tem 9 km de comprimento); e tem grande quantidade de palmeiras.
  • 101. Picos mais altos do Porto Santo Miradouro do Pico Castelo
  • 102. Pico Castelo Altura – 438 m
  • 103.
  • 104. Pico Juliana ou Pico da Atalaia Altura – 447 m
  • 105. Pico Branco 450m de altura
  • 106.
  • 107.
  • 108.
  • 112. Fim