SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 20
A linguística aplicada na era da globalização B. Kumaravadivelu
    Exame crítico acerca da Linguística Aplicada (LA) na era da globalização, seguindo duas perspectivas: pós-colonialismo e pós-modernismo. Globalização, pós-colonialismo e pós-modernismo representam três importantes discursos que dominam a produção de conhecimento nas humanidades e nas ciências sociais.
   “torna-se muito claro que é necessário nada menos que a transformação disciplinar, envolvendo uma reestruturação fundamental dos aspectos principais da LA”. (p. 130)
O conceito de Globalização    “uma série multidimensional de processos sociais que criam, multiplicam, alargam e intensificam interdependências e trocas sociais no nível mundial, ao passo que, ao mesmo tempo, desenvolve nas pessoas uma consciência crescente das conexões profundas entre o local e o distante”. (STEGER, apud KUMARAVADIVELU, p. 130)
 A fase atual da Globalização     É diferente de seus períodos anteriores em intensidade, mas não em intenção. A vida econômica e cultural estão mais intensa e imediatamente interligadas. A globalização está mudando a paisagem do mundo de três modos distintos:     A distância espacial está diminuindo.     A distância temporal está diminuindo.     As fronteiras estão desaparecendo.
   “Em um desenvolvimento sem precedentes na história humana, a internet tornou-se uma fonte singular que imediatamente conecta milhões de indivíduos com outros [...]. E a língua da globalização – claro, o inglês – está no centro da LA contemporânea”. (p.131).      A LA tem uma função especial porque lida com uma língua tanto global quanto  como colonial. “Uma língua alcança um status verdadeiramente global quando desenvolve um papel especial reconhecido em todos os países”. Claramente, o inglês alcançou tal papel. (p.135)
Globalização Cultural    O impacto da globalização na vida sociocultural da população é  extraordinário.  Dos estudos culturais e da sociologia emergem três escolas de pensamento:
1° Homogeneização CulturalBarber e Ritzer     Homogeneização cultural cujo centro dominante é a cultura norte-americana de consumo.     Globalização = ocidentalização = norte-americanização = Mcdonaldização. As  ideias do individualismo e do consumismo norte-americanos circulam livremente.      O meio das comunicações globais é o inglês.
“o futuro em tons pastéis reluzentes, um retrato de forças econômicas, tecnológicas e ecológicas rápidas que demandam integração e uniformidade e que hipnotizam as pessoas em toda parte com música rápida, computadores rápidos e comida rápida – MTV, McIntosh, e McDonald”. (BARBER, apud KUMARAVADIVELU, p. 132)
2° Heterogeneização CulturalGiddens e Tomlinson Heterogeneização cultural na qual a cultura local e as identidades religiosas estão se fortalecendo .      Reverso da colonização. A globalização está cada vez mais descentrada.      “A globalização contribui somente para a contração do espaço, tempo e fronteiras, não para a expansão da harmonia comum ou valores compartilhados entre as pessoas do mundo”. (p.133)
Homogeneização  e heterogeneização cultural ocorrem ao mesmo tempo, mergulhando o mundo em uma tensão criativa e caótica que resulta na glocalização, onde o global está localizado e o local está globalizado.      A transmissão cultural é um processo de dois modos, no qual as culturas em contato modelam e remodelam umas às outras direta ou indiretamente. 3° Glocalização CulturalAppadurai e Robertson
RobbieRobertson tem esperança de que essa busca por identidades globais e locais evidenciará “signos dinâmicos de vida no grande concerto desse planeta globalizado”. Solicitando a criação de estratégias efetivas que dêem conta do desafio da globalização cultural, ele estimula os educadores  a buscarem todas as alternativas possíveis para preparar nossas disciplinas acadêmicas, assim como nossos alunos, a enfrentarem o mundo globalizado. (p.134-135)
Três vias de reestruturação e transformação disciplinar da LA: Transformação de derivantes para autônoma Transformação do moderno para o pós-moderno Transformação de colonial para pós-colonial
Transformação de Derivantes para Autônoma A bibliografia linguística reflete uma disciplina que continua a ser derivante e não autônoma.      Ainda que tenha expandido o foco, limitado primeiramente na aplicação de linguística ao ensino de inglês, para incluir aprendizagem, ensino, testagem e planejamento do inglês, assim como de outras línguas, permanece limitado e limitador em seu propósito. Continuam a ignorar que a investigação em LA deve ser intercultural, interlinguística e interdisciplinar.
Transformação do Moderno para o Pós-Moderno    “Para se moverem do moderno para o pós-moderno os linguistas aplicados têm de se mover para além do tratamento da linguagem como sistema e começar a tratá-la como discurso*” (p.140).                                                                               *Discurso na concepção de Foucault.
LA associada ao Modernismo: Trata a linguagem como sistema.       Investiga o uso da linguagem de modo descontextualizado e descorporificado.      Evita a questão da ideologia política.      Não focaliza, quando liga a linguagem à sociedade, as questões relativas à desigualdade social e a poder.      Se esforça para preservar a macroestruturas da dominação linguística e cultural.
   LA associada ao Pós- Modernismo: Busca formas alternativas de expressão e interpretação.  Celebra a diferença e desafia as hegemonias.      Faz indagações nos limites da ideologia, do poder, do conhecimento, da classe, da raça e do gênero.      Não focaliza, quando liga a linguagem à sociedade, as questões relativas à desigualdade social e a poder.       Procura desconstruir os discursos dominantes.
Foucault e Bourdieu     Princípio pós-estruturalista.     Análise crítica do discurso.     Relação entre o discurso e as estruturas macrossociais. “Nenhum texto é inocente e todo o texto reflete um fragmento do mundo em que vivemos. Em outras palavras, os textos são políticos porque todas as formações discursivas são políticas” (p.140).
Transformação de Colonial para Pós-Colonial    Quatro dimensões coloniais do inglês que se acentuam por causa de sua ameaça às identidades linguísticas:                             Acadêmica                            Linguística                            Cultural                             Econômica
Conclusão     Nenhuma disciplina nas ciências sociais e nas humanidades deixa de ser afetada pelos processos e discursos da globalização. A LA não pode ser isolada e separada de tais processos e discursos[...].

Más contenido relacionado

La actualidad más candente

Ferdinand de saussure
Ferdinand de saussureFerdinand de saussure
Ferdinand de saussureDiana Barbosa
 
6º ano E. F. II - Variação Linguística
6º ano E. F. II - Variação Linguística6º ano E. F. II - Variação Linguística
6º ano E. F. II - Variação LinguísticaAngélica Manenti
 
Lingüística aplicada
Lingüística aplicadaLingüística aplicada
Lingüística aplicadaADRIANA BECKER
 
Variações Linguísticas
Variações LinguísticasVariações Linguísticas
Variações Linguísticas7 de Setembro
 
VariaçãO LinguíStica
VariaçãO LinguíSticaVariaçãO LinguíStica
VariaçãO LinguíSticaElza Silveira
 
Compreensão e Interpretação de Textos
Compreensão e Interpretação de Textos Compreensão e Interpretação de Textos
Compreensão e Interpretação de Textos Professor Rômulo Viana
 
Processos de formação de palavras
Processos de formação de palavrasProcessos de formação de palavras
Processos de formação de palavrasCláudia Heloísa
 
RegêNcia Verbal
RegêNcia VerbalRegêNcia Verbal
RegêNcia VerbalMiguel Neto
 
Processo De FormaçãO Das Palavras
Processo De FormaçãO Das PalavrasProcesso De FormaçãO Das Palavras
Processo De FormaçãO Das PalavrasAngela Santos
 
"Pedagogia dos Multiletramentos"
"Pedagogia dos Multiletramentos""Pedagogia dos Multiletramentos"
"Pedagogia dos Multiletramentos"Denise Oliveira
 
Exercícios sobre variação linguística
Exercícios sobre variação linguísticaExercícios sobre variação linguística
Exercícios sobre variação linguísticama.no.el.ne.ves
 
fundamentos e metodologia da lingua portuguesa (pronto)
 fundamentos e metodologia da lingua portuguesa (pronto) fundamentos e metodologia da lingua portuguesa (pronto)
fundamentos e metodologia da lingua portuguesa (pronto)Taty Cruz
 
Concepções de linguagem e sua implicação para o ensino de línguas.
Concepções de linguagem e sua implicação para o ensino de línguas. Concepções de linguagem e sua implicação para o ensino de línguas.
Concepções de linguagem e sua implicação para o ensino de línguas. Ailton Moreira
 

La actualidad más candente (20)

Linguagem Formal e Informal
Linguagem Formal e InformalLinguagem Formal e Informal
Linguagem Formal e Informal
 
LINGUAGEM CULTA X COLOQUIAL
LINGUAGEM CULTA X COLOQUIALLINGUAGEM CULTA X COLOQUIAL
LINGUAGEM CULTA X COLOQUIAL
 
Linguística textual
Linguística textualLinguística textual
Linguística textual
 
Ferdinand de saussure
Ferdinand de saussureFerdinand de saussure
Ferdinand de saussure
 
6º ano E. F. II - Variação Linguística
6º ano E. F. II - Variação Linguística6º ano E. F. II - Variação Linguística
6º ano E. F. II - Variação Linguística
 
Estudos Culturais
Estudos CulturaisEstudos Culturais
Estudos Culturais
 
Lingüística aplicada
Lingüística aplicadaLingüística aplicada
Lingüística aplicada
 
Variações Linguísticas
Variações LinguísticasVariações Linguísticas
Variações Linguísticas
 
Fonética & fonologia
Fonética & fonologiaFonética & fonologia
Fonética & fonologia
 
Sociolinguística
SociolinguísticaSociolinguística
Sociolinguística
 
VariaçãO LinguíStica
VariaçãO LinguíSticaVariaçãO LinguíStica
VariaçãO LinguíStica
 
Compreensão e Interpretação de Textos
Compreensão e Interpretação de Textos Compreensão e Interpretação de Textos
Compreensão e Interpretação de Textos
 
Processos de formação de palavras
Processos de formação de palavrasProcessos de formação de palavras
Processos de formação de palavras
 
Gramática
GramáticaGramática
Gramática
 
RegêNcia Verbal
RegêNcia VerbalRegêNcia Verbal
RegêNcia Verbal
 
Processo De FormaçãO Das Palavras
Processo De FormaçãO Das PalavrasProcesso De FormaçãO Das Palavras
Processo De FormaçãO Das Palavras
 
"Pedagogia dos Multiletramentos"
"Pedagogia dos Multiletramentos""Pedagogia dos Multiletramentos"
"Pedagogia dos Multiletramentos"
 
Exercícios sobre variação linguística
Exercícios sobre variação linguísticaExercícios sobre variação linguística
Exercícios sobre variação linguística
 
fundamentos e metodologia da lingua portuguesa (pronto)
 fundamentos e metodologia da lingua portuguesa (pronto) fundamentos e metodologia da lingua portuguesa (pronto)
fundamentos e metodologia da lingua portuguesa (pronto)
 
Concepções de linguagem e sua implicação para o ensino de línguas.
Concepções de linguagem e sua implicação para o ensino de línguas. Concepções de linguagem e sua implicação para o ensino de línguas.
Concepções de linguagem e sua implicação para o ensino de línguas.
 

Destacado

O desenvolvimento da Linguística Aplicada até o sec, 21
O desenvolvimento da Linguística Aplicada até o sec, 21O desenvolvimento da Linguística Aplicada até o sec, 21
O desenvolvimento da Linguística Aplicada até o sec, 21Vera Menezes
 
Tendências em Linguística Aplicada
Tendências em Linguística AplicadaTendências em Linguística Aplicada
Tendências em Linguística AplicadaVera Menezes
 
Lingüística Aplicada
Lingüística AplicadaLingüística Aplicada
Lingüística Aplicadaguest872ab8
 
Introdução linguísitca aplicada
Introdução linguísitca aplicadaIntrodução linguísitca aplicada
Introdução linguísitca aplicadamarumbi
 
AULA SHOW DE LINGUÍSTICA APLICADA À INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS EM CONCURSOS, ENE...
AULA SHOW DE LINGUÍSTICA APLICADA À INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS EM CONCURSOS, ENE...AULA SHOW DE LINGUÍSTICA APLICADA À INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS EM CONCURSOS, ENE...
AULA SHOW DE LINGUÍSTICA APLICADA À INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS EM CONCURSOS, ENE...Antônio Fernandes
 
Interpretação e Compreensão de Texto
Interpretação e Compreensão de Texto Interpretação e Compreensão de Texto
Interpretação e Compreensão de Texto Cláudia Heloísa
 
La lingüística aplicada
La lingüística aplicadaLa lingüística aplicada
La lingüística aplicadaYoangelle
 
Hipertexto e generos digitais
Hipertexto e generos digitaisHipertexto e generos digitais
Hipertexto e generos digitaisPatricia Barroso
 
Slideshareee
SlideshareeeSlideshareee
Slideshareeerachelbb
 
Livro 4 - Interpretação de textos
Livro 4 - Interpretação de textosLivro 4 - Interpretação de textos
Livro 4 - Interpretação de textosGislaine De S. Alves
 
Hipertexto e generos digitais[1]. novas formas de construção de sentido
Hipertexto e generos digitais[1]. novas formas de construção de sentidoHipertexto e generos digitais[1]. novas formas de construção de sentido
Hipertexto e generos digitais[1]. novas formas de construção de sentidoJoão Araujo
 
504 interpretação de textos apostila amostra.
504 interpretação de textos  apostila amostra.504 interpretação de textos  apostila amostra.
504 interpretação de textos apostila amostra.Ajudar Pessoas
 
Línguistica aplicada -_1_aula
Línguistica aplicada -_1_aulaLínguistica aplicada -_1_aula
Línguistica aplicada -_1_aulaADRIANA BECKER
 
La Lingüística aplicada a la enseñanza de las lenguas
La Lingüística aplicada a la enseñanza de las lenguasLa Lingüística aplicada a la enseñanza de las lenguas
La Lingüística aplicada a la enseñanza de las lenguasGabino Boquete Martín
 
Aula 02 interpretação de textos
Aula 02 interpretação de textosAula 02 interpretação de textos
Aula 02 interpretação de textosMarluci Brasil
 
COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL
COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO TEXTUALCOMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL
COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO TEXTUALnehemiasj
 

Destacado (20)

O desenvolvimento da Linguística Aplicada até o sec, 21
O desenvolvimento da Linguística Aplicada até o sec, 21O desenvolvimento da Linguística Aplicada até o sec, 21
O desenvolvimento da Linguística Aplicada até o sec, 21
 
Tendências em Linguística Aplicada
Tendências em Linguística AplicadaTendências em Linguística Aplicada
Tendências em Linguística Aplicada
 
A teoria queer em linguística aplicada
A teoria queer em linguística aplicadaA teoria queer em linguística aplicada
A teoria queer em linguística aplicada
 
Lingüística Aplicada
Lingüística AplicadaLingüística Aplicada
Lingüística Aplicada
 
Introdução linguísitca aplicada
Introdução linguísitca aplicadaIntrodução linguísitca aplicada
Introdução linguísitca aplicada
 
AULA SHOW DE LINGUÍSTICA APLICADA À INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS EM CONCURSOS, ENE...
AULA SHOW DE LINGUÍSTICA APLICADA À INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS EM CONCURSOS, ENE...AULA SHOW DE LINGUÍSTICA APLICADA À INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS EM CONCURSOS, ENE...
AULA SHOW DE LINGUÍSTICA APLICADA À INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS EM CONCURSOS, ENE...
 
Interpretação e Compreensão de Texto
Interpretação e Compreensão de Texto Interpretação e Compreensão de Texto
Interpretação e Compreensão de Texto
 
Moita lopes
Moita lopesMoita lopes
Moita lopes
 
La lingüística aplicada
La lingüística aplicadaLa lingüística aplicada
La lingüística aplicada
 
Hipertexto e generos digitais
Hipertexto e generos digitaisHipertexto e generos digitais
Hipertexto e generos digitais
 
Slideshareee
SlideshareeeSlideshareee
Slideshareee
 
Livro 4 - Interpretação de textos
Livro 4 - Interpretação de textosLivro 4 - Interpretação de textos
Livro 4 - Interpretação de textos
 
Hipertexto e generos digitais[1]. novas formas de construção de sentido
Hipertexto e generos digitais[1]. novas formas de construção de sentidoHipertexto e generos digitais[1]. novas formas de construção de sentido
Hipertexto e generos digitais[1]. novas formas de construção de sentido
 
504 interpretação de textos apostila amostra.
504 interpretação de textos  apostila amostra.504 interpretação de textos  apostila amostra.
504 interpretação de textos apostila amostra.
 
Línguistica aplicada -_1_aula
Línguistica aplicada -_1_aulaLínguistica aplicada -_1_aula
Línguistica aplicada -_1_aula
 
Os Gatos
Os GatosOs Gatos
Os Gatos
 
Gatos
GatosGatos
Gatos
 
La Lingüística aplicada a la enseñanza de las lenguas
La Lingüística aplicada a la enseñanza de las lenguasLa Lingüística aplicada a la enseñanza de las lenguas
La Lingüística aplicada a la enseñanza de las lenguas
 
Aula 02 interpretação de textos
Aula 02 interpretação de textosAula 02 interpretação de textos
Aula 02 interpretação de textos
 
COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL
COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO TEXTUALCOMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL
COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL
 

Similar a LA na era global

A diversidade no editorial da revista de moda Vogue e Manequim
A diversidade no editorial da revista de moda Vogue e ManequimA diversidade no editorial da revista de moda Vogue e Manequim
A diversidade no editorial da revista de moda Vogue e ManequimI SEMIC ESPM - 2012
 
Interculturalidade no ensino de le
Interculturalidade no ensino de leInterculturalidade no ensino de le
Interculturalidade no ensino de leMauro Toniolo Silva
 
Multiculturalismo (1)
Multiculturalismo (1)Multiculturalismo (1)
Multiculturalismo (1)Luiz Dias
 
Artigo Científico - Yunes Fadel - Globalização: A Hibridização Cultural
Artigo Científico - Yunes Fadel - Globalização: A Hibridização CulturalArtigo Científico - Yunes Fadel - Globalização: A Hibridização Cultural
Artigo Científico - Yunes Fadel - Globalização: A Hibridização CulturalYunes Fadel
 
1.-A-educacao-como-objeto-de-estudo-sociologico.ppt
1.-A-educacao-como-objeto-de-estudo-sociologico.ppt1.-A-educacao-como-objeto-de-estudo-sociologico.ppt
1.-A-educacao-como-objeto-de-estudo-sociologico.pptAleTavares2
 
1.-A-educacao-como-objeto-de-estudo-sociologico.ppt
1.-A-educacao-como-objeto-de-estudo-sociologico.ppt1.-A-educacao-como-objeto-de-estudo-sociologico.ppt
1.-A-educacao-como-objeto-de-estudo-sociologico.pptMARIADAASSUNOSIMOESF
 
Thinking about civilizations
Thinking about civilizationsThinking about civilizations
Thinking about civilizationsRafael Pinto
 
Multiculturalismo, diferença e identidade implicações no ensinoda história pa...
Multiculturalismo, diferença e identidade implicações no ensinoda história pa...Multiculturalismo, diferença e identidade implicações no ensinoda história pa...
Multiculturalismo, diferença e identidade implicações no ensinoda história pa...Wellington Oliveira
 
TÓPICOS EM EDUCAÇÃO II: Resumo do 2º bimestre multicuralismo
TÓPICOS EM EDUCAÇÃO II: Resumo do 2º bimestre multicuralismoTÓPICOS EM EDUCAÇÃO II: Resumo do 2º bimestre multicuralismo
TÓPICOS EM EDUCAÇÃO II: Resumo do 2º bimestre multicuralismoIsrael serique
 
GEOPOLÍTICA DO INGLÊS, PÓS-COLONIALISMO E PRÁTICAS DISCURSIVAS NA FORMAÇÃO DE...
GEOPOLÍTICA DO INGLÊS, PÓS-COLONIALISMO E PRÁTICAS DISCURSIVAS NA FORMAÇÃO DE...GEOPOLÍTICA DO INGLÊS, PÓS-COLONIALISMO E PRÁTICAS DISCURSIVAS NA FORMAÇÃO DE...
GEOPOLÍTICA DO INGLÊS, PÓS-COLONIALISMO E PRÁTICAS DISCURSIVAS NA FORMAÇÃO DE...Linguagem e Identidade UFAC
 
Identidade cultural moçambicana
Identidade cultural moçambicanaIdentidade cultural moçambicana
Identidade cultural moçambicanaInacio Tarcisio
 
A ideia de cultura, de Terry Eagleton.pptx
A ideia de cultura, de Terry Eagleton.pptxA ideia de cultura, de Terry Eagleton.pptx
A ideia de cultura, de Terry Eagleton.pptxMarília Vieira
 
tcestudosculturais-150401100449-conversion-gate01.pptx
tcestudosculturais-150401100449-conversion-gate01.pptxtcestudosculturais-150401100449-conversion-gate01.pptx
tcestudosculturais-150401100449-conversion-gate01.pptxJooVictorBarroso2
 

Similar a LA na era global (20)

SemináRio
SemináRioSemináRio
SemináRio
 
A diversidade no editorial da revista de moda Vogue e Manequim
A diversidade no editorial da revista de moda Vogue e ManequimA diversidade no editorial da revista de moda Vogue e Manequim
A diversidade no editorial da revista de moda Vogue e Manequim
 
Interculturalidade no ensino de le
Interculturalidade no ensino de leInterculturalidade no ensino de le
Interculturalidade no ensino de le
 
Multiculturalismo (1)
Multiculturalismo (1)Multiculturalismo (1)
Multiculturalismo (1)
 
Artigo disciplina edir veiga
Artigo   disciplina edir veigaArtigo   disciplina edir veiga
Artigo disciplina edir veiga
 
Artigo disciplina edir veiga
Artigo   disciplina edir veigaArtigo   disciplina edir veiga
Artigo disciplina edir veiga
 
Educacao ed1
Educacao ed1Educacao ed1
Educacao ed1
 
Artigo Científico - Yunes Fadel - Globalização: A Hibridização Cultural
Artigo Científico - Yunes Fadel - Globalização: A Hibridização CulturalArtigo Científico - Yunes Fadel - Globalização: A Hibridização Cultural
Artigo Científico - Yunes Fadel - Globalização: A Hibridização Cultural
 
1.-A-educacao-como-objeto-de-estudo-sociologico.ppt
1.-A-educacao-como-objeto-de-estudo-sociologico.ppt1.-A-educacao-como-objeto-de-estudo-sociologico.ppt
1.-A-educacao-como-objeto-de-estudo-sociologico.ppt
 
1.-A-educacao-como-objeto-de-estudo-sociologico.ppt
1.-A-educacao-como-objeto-de-estudo-sociologico.ppt1.-A-educacao-como-objeto-de-estudo-sociologico.ppt
1.-A-educacao-como-objeto-de-estudo-sociologico.ppt
 
Thinking about civilizations
Thinking about civilizationsThinking about civilizations
Thinking about civilizations
 
Eti cid sus_11_pdf
Eti cid sus_11_pdfEti cid sus_11_pdf
Eti cid sus_11_pdf
 
Multiculturalismo, diferença e identidade implicações no ensinoda história pa...
Multiculturalismo, diferença e identidade implicações no ensinoda história pa...Multiculturalismo, diferença e identidade implicações no ensinoda história pa...
Multiculturalismo, diferença e identidade implicações no ensinoda história pa...
 
TÓPICOS EM EDUCAÇÃO II: Resumo do 2º bimestre multicuralismo
TÓPICOS EM EDUCAÇÃO II: Resumo do 2º bimestre multicuralismoTÓPICOS EM EDUCAÇÃO II: Resumo do 2º bimestre multicuralismo
TÓPICOS EM EDUCAÇÃO II: Resumo do 2º bimestre multicuralismo
 
GEOPOLÍTICA DO INGLÊS, PÓS-COLONIALISMO E PRÁTICAS DISCURSIVAS NA FORMAÇÃO DE...
GEOPOLÍTICA DO INGLÊS, PÓS-COLONIALISMO E PRÁTICAS DISCURSIVAS NA FORMAÇÃO DE...GEOPOLÍTICA DO INGLÊS, PÓS-COLONIALISMO E PRÁTICAS DISCURSIVAS NA FORMAÇÃO DE...
GEOPOLÍTICA DO INGLÊS, PÓS-COLONIALISMO E PRÁTICAS DISCURSIVAS NA FORMAÇÃO DE...
 
Identidade cultural moçambicana
Identidade cultural moçambicanaIdentidade cultural moçambicana
Identidade cultural moçambicana
 
TC - Estudos Culturais
TC - Estudos CulturaisTC - Estudos Culturais
TC - Estudos Culturais
 
A ideia de cultura, de Terry Eagleton.pptx
A ideia de cultura, de Terry Eagleton.pptxA ideia de cultura, de Terry Eagleton.pptx
A ideia de cultura, de Terry Eagleton.pptx
 
tcestudosculturais-150401100449-conversion-gate01.pptx
tcestudosculturais-150401100449-conversion-gate01.pptxtcestudosculturais-150401100449-conversion-gate01.pptx
tcestudosculturais-150401100449-conversion-gate01.pptx
 
Moita lopes
Moita lopes Moita lopes
Moita lopes
 

Más de AFMO35

Fatores de textualidade
Fatores de textualidadeFatores de textualidade
Fatores de textualidadeAFMO35
 
Aula produção textual dissertativo argumentativo (1)
Aula produção textual   dissertativo argumentativo  (1)Aula produção textual   dissertativo argumentativo  (1)
Aula produção textual dissertativo argumentativo (1)AFMO35
 
Variação linguística
Variação linguísticaVariação linguística
Variação linguísticaAFMO35
 
Aula produção textual dissertativo argumentativo (1)
Aula produção textual   dissertativo argumentativo  (1)Aula produção textual   dissertativo argumentativo  (1)
Aula produção textual dissertativo argumentativo (1)AFMO35
 
Defesa
DefesaDefesa
DefesaAFMO35
 
Raymond Williams
Raymond WilliamsRaymond Williams
Raymond WilliamsAFMO35
 
Raymond williams
Raymond williamsRaymond williams
Raymond williamsAFMO35
 
Gec Grupo de Estudos da Cultura
Gec Grupo de Estudos da CulturaGec Grupo de Estudos da Cultura
Gec Grupo de Estudos da CulturaAFMO35
 
Gec Grupo de Estudos da Cultura
Gec Grupo de Estudos da CulturaGec Grupo de Estudos da Cultura
Gec Grupo de Estudos da CulturaAFMO35
 
Projeto de Mestrado
Projeto de MestradoProjeto de Mestrado
Projeto de MestradoAFMO35
 
a literatura como precursora dos novos "modos de escrever e de ler"
a literatura como precursora dos novos "modos de escrever e de ler"a literatura como precursora dos novos "modos de escrever e de ler"
a literatura como precursora dos novos "modos de escrever e de ler"AFMO35
 
Inclusão Digital: TICs em sala de aula III
Inclusão Digital: TICs em sala de aula IIIInclusão Digital: TICs em sala de aula III
Inclusão Digital: TICs em sala de aula IIIAFMO35
 
Inclusão Digital: TICs em sala de aula III
Inclusão Digital: TICs em sala de aula IIIInclusão Digital: TICs em sala de aula III
Inclusão Digital: TICs em sala de aula IIIAFMO35
 
Inclusão Digital: TICs em sala de aula II
Inclusão Digital: TICs em sala de aula IIInclusão Digital: TICs em sala de aula II
Inclusão Digital: TICs em sala de aula IIAFMO35
 
Inclusão Digital: TICs em sala de aula
Inclusão Digital: TICs em sala de aulaInclusão Digital: TICs em sala de aula
Inclusão Digital: TICs em sala de aulaAFMO35
 
Os Gêneros e a ciência dialógica do texto
Os Gêneros e a ciência dialógica do textoOs Gêneros e a ciência dialógica do texto
Os Gêneros e a ciência dialógica do textoAFMO35
 
Os gêneros e a ciência dialógica do texto ii
Os gêneros e a ciência dialógica do texto iiOs gêneros e a ciência dialógica do texto ii
Os gêneros e a ciência dialógica do texto iiAFMO35
 
Os gêneros e a ciência dialógica do texto i
Os gêneros e a ciência dialógica do texto iOs gêneros e a ciência dialógica do texto i
Os gêneros e a ciência dialógica do texto iAFMO35
 
Noção de Contexto
Noção de ContextoNoção de Contexto
Noção de ContextoAFMO35
 
Ricardo Silvestrin
Ricardo SilvestrinRicardo Silvestrin
Ricardo SilvestrinAFMO35
 

Más de AFMO35 (20)

Fatores de textualidade
Fatores de textualidadeFatores de textualidade
Fatores de textualidade
 
Aula produção textual dissertativo argumentativo (1)
Aula produção textual   dissertativo argumentativo  (1)Aula produção textual   dissertativo argumentativo  (1)
Aula produção textual dissertativo argumentativo (1)
 
Variação linguística
Variação linguísticaVariação linguística
Variação linguística
 
Aula produção textual dissertativo argumentativo (1)
Aula produção textual   dissertativo argumentativo  (1)Aula produção textual   dissertativo argumentativo  (1)
Aula produção textual dissertativo argumentativo (1)
 
Defesa
DefesaDefesa
Defesa
 
Raymond Williams
Raymond WilliamsRaymond Williams
Raymond Williams
 
Raymond williams
Raymond williamsRaymond williams
Raymond williams
 
Gec Grupo de Estudos da Cultura
Gec Grupo de Estudos da CulturaGec Grupo de Estudos da Cultura
Gec Grupo de Estudos da Cultura
 
Gec Grupo de Estudos da Cultura
Gec Grupo de Estudos da CulturaGec Grupo de Estudos da Cultura
Gec Grupo de Estudos da Cultura
 
Projeto de Mestrado
Projeto de MestradoProjeto de Mestrado
Projeto de Mestrado
 
a literatura como precursora dos novos "modos de escrever e de ler"
a literatura como precursora dos novos "modos de escrever e de ler"a literatura como precursora dos novos "modos de escrever e de ler"
a literatura como precursora dos novos "modos de escrever e de ler"
 
Inclusão Digital: TICs em sala de aula III
Inclusão Digital: TICs em sala de aula IIIInclusão Digital: TICs em sala de aula III
Inclusão Digital: TICs em sala de aula III
 
Inclusão Digital: TICs em sala de aula III
Inclusão Digital: TICs em sala de aula IIIInclusão Digital: TICs em sala de aula III
Inclusão Digital: TICs em sala de aula III
 
Inclusão Digital: TICs em sala de aula II
Inclusão Digital: TICs em sala de aula IIInclusão Digital: TICs em sala de aula II
Inclusão Digital: TICs em sala de aula II
 
Inclusão Digital: TICs em sala de aula
Inclusão Digital: TICs em sala de aulaInclusão Digital: TICs em sala de aula
Inclusão Digital: TICs em sala de aula
 
Os Gêneros e a ciência dialógica do texto
Os Gêneros e a ciência dialógica do textoOs Gêneros e a ciência dialógica do texto
Os Gêneros e a ciência dialógica do texto
 
Os gêneros e a ciência dialógica do texto ii
Os gêneros e a ciência dialógica do texto iiOs gêneros e a ciência dialógica do texto ii
Os gêneros e a ciência dialógica do texto ii
 
Os gêneros e a ciência dialógica do texto i
Os gêneros e a ciência dialógica do texto iOs gêneros e a ciência dialógica do texto i
Os gêneros e a ciência dialógica do texto i
 
Noção de Contexto
Noção de ContextoNoção de Contexto
Noção de Contexto
 
Ricardo Silvestrin
Ricardo SilvestrinRicardo Silvestrin
Ricardo Silvestrin
 

Último

QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxQUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxIsabellaGomes58
 
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...Martin M Flynn
 
19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros
19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros
19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileirosMary Alvarenga
 
PLANEJAMENTO anual do 3ANO fundamental 1 MG.pdf
PLANEJAMENTO anual do  3ANO fundamental 1 MG.pdfPLANEJAMENTO anual do  3ANO fundamental 1 MG.pdf
PLANEJAMENTO anual do 3ANO fundamental 1 MG.pdfProfGleide
 
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptxAula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptxBiancaNogueira42
 
Mapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdf
Mapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdfMapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdf
Mapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdfangelicass1
 
VALORES HUMANOS NA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO
VALORES HUMANOS NA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSOVALORES HUMANOS NA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO
VALORES HUMANOS NA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSOBiatrizGomes1
 
QUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNAS
QUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNASQUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNAS
QUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNASEdinardo Aguiar
 
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024Sandra Pratas
 
v19n2s3a25.pdfgcbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbb
v19n2s3a25.pdfgcbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbv19n2s3a25.pdfgcbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbb
v19n2s3a25.pdfgcbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbyasminlarissa371
 
Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptx
Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptxBaladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptx
Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptxacaciocarmo1
 
Aula 1, 2 Bacterias Características e Morfologia.pptx
Aula 1, 2  Bacterias Características e Morfologia.pptxAula 1, 2  Bacterias Características e Morfologia.pptx
Aula 1, 2 Bacterias Características e Morfologia.pptxpamelacastro71
 
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundogeografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundonialb
 
O guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdf
O guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdfO guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdf
O guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdfErasmo Portavoz
 
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGIS
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGISPrática de interpretação de imagens de satélite no QGIS
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGISVitor Vieira Vasconcelos
 
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresSociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresaulasgege
 
Dança Contemporânea na arte da dança primeira parte
Dança Contemporânea na arte da dança primeira parteDança Contemporânea na arte da dança primeira parte
Dança Contemporânea na arte da dança primeira partecoletivoddois
 
Empreendedorismo: O que é ser empreendedor?
Empreendedorismo: O que é ser empreendedor?Empreendedorismo: O que é ser empreendedor?
Empreendedorismo: O que é ser empreendedor?MrciaRocha48
 
637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano
637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano
637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 anoAdelmaTorres2
 

Último (20)

QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxQUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
 
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...
 
19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros
19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros
19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros
 
PLANEJAMENTO anual do 3ANO fundamental 1 MG.pdf
PLANEJAMENTO anual do  3ANO fundamental 1 MG.pdfPLANEJAMENTO anual do  3ANO fundamental 1 MG.pdf
PLANEJAMENTO anual do 3ANO fundamental 1 MG.pdf
 
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptxAula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
 
Mapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdf
Mapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdfMapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdf
Mapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdf
 
VALORES HUMANOS NA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO
VALORES HUMANOS NA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSOVALORES HUMANOS NA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO
VALORES HUMANOS NA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO
 
QUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNAS
QUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNASQUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNAS
QUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNAS
 
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
 
v19n2s3a25.pdfgcbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbb
v19n2s3a25.pdfgcbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbv19n2s3a25.pdfgcbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbb
v19n2s3a25.pdfgcbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbb
 
Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptx
Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptxBaladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptx
Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptx
 
Aula 1, 2 Bacterias Características e Morfologia.pptx
Aula 1, 2  Bacterias Características e Morfologia.pptxAula 1, 2  Bacterias Características e Morfologia.pptx
Aula 1, 2 Bacterias Características e Morfologia.pptx
 
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
 
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundogeografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
 
O guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdf
O guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdfO guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdf
O guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdf
 
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGIS
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGISPrática de interpretação de imagens de satélite no QGIS
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGIS
 
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresSociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
 
Dança Contemporânea na arte da dança primeira parte
Dança Contemporânea na arte da dança primeira parteDança Contemporânea na arte da dança primeira parte
Dança Contemporânea na arte da dança primeira parte
 
Empreendedorismo: O que é ser empreendedor?
Empreendedorismo: O que é ser empreendedor?Empreendedorismo: O que é ser empreendedor?
Empreendedorismo: O que é ser empreendedor?
 
637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano
637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano
637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano
 

LA na era global

  • 1. A linguística aplicada na era da globalização B. Kumaravadivelu
  • 2. Exame crítico acerca da Linguística Aplicada (LA) na era da globalização, seguindo duas perspectivas: pós-colonialismo e pós-modernismo. Globalização, pós-colonialismo e pós-modernismo representam três importantes discursos que dominam a produção de conhecimento nas humanidades e nas ciências sociais.
  • 3. “torna-se muito claro que é necessário nada menos que a transformação disciplinar, envolvendo uma reestruturação fundamental dos aspectos principais da LA”. (p. 130)
  • 4. O conceito de Globalização “uma série multidimensional de processos sociais que criam, multiplicam, alargam e intensificam interdependências e trocas sociais no nível mundial, ao passo que, ao mesmo tempo, desenvolve nas pessoas uma consciência crescente das conexões profundas entre o local e o distante”. (STEGER, apud KUMARAVADIVELU, p. 130)
  • 5. A fase atual da Globalização É diferente de seus períodos anteriores em intensidade, mas não em intenção. A vida econômica e cultural estão mais intensa e imediatamente interligadas. A globalização está mudando a paisagem do mundo de três modos distintos: A distância espacial está diminuindo. A distância temporal está diminuindo. As fronteiras estão desaparecendo.
  • 6. “Em um desenvolvimento sem precedentes na história humana, a internet tornou-se uma fonte singular que imediatamente conecta milhões de indivíduos com outros [...]. E a língua da globalização – claro, o inglês – está no centro da LA contemporânea”. (p.131). A LA tem uma função especial porque lida com uma língua tanto global quanto como colonial. “Uma língua alcança um status verdadeiramente global quando desenvolve um papel especial reconhecido em todos os países”. Claramente, o inglês alcançou tal papel. (p.135)
  • 7. Globalização Cultural O impacto da globalização na vida sociocultural da população é extraordinário. Dos estudos culturais e da sociologia emergem três escolas de pensamento:
  • 8. 1° Homogeneização CulturalBarber e Ritzer Homogeneização cultural cujo centro dominante é a cultura norte-americana de consumo. Globalização = ocidentalização = norte-americanização = Mcdonaldização. As ideias do individualismo e do consumismo norte-americanos circulam livremente. O meio das comunicações globais é o inglês.
  • 9. “o futuro em tons pastéis reluzentes, um retrato de forças econômicas, tecnológicas e ecológicas rápidas que demandam integração e uniformidade e que hipnotizam as pessoas em toda parte com música rápida, computadores rápidos e comida rápida – MTV, McIntosh, e McDonald”. (BARBER, apud KUMARAVADIVELU, p. 132)
  • 10. 2° Heterogeneização CulturalGiddens e Tomlinson Heterogeneização cultural na qual a cultura local e as identidades religiosas estão se fortalecendo . Reverso da colonização. A globalização está cada vez mais descentrada. “A globalização contribui somente para a contração do espaço, tempo e fronteiras, não para a expansão da harmonia comum ou valores compartilhados entre as pessoas do mundo”. (p.133)
  • 11. Homogeneização e heterogeneização cultural ocorrem ao mesmo tempo, mergulhando o mundo em uma tensão criativa e caótica que resulta na glocalização, onde o global está localizado e o local está globalizado. A transmissão cultural é um processo de dois modos, no qual as culturas em contato modelam e remodelam umas às outras direta ou indiretamente. 3° Glocalização CulturalAppadurai e Robertson
  • 12. RobbieRobertson tem esperança de que essa busca por identidades globais e locais evidenciará “signos dinâmicos de vida no grande concerto desse planeta globalizado”. Solicitando a criação de estratégias efetivas que dêem conta do desafio da globalização cultural, ele estimula os educadores a buscarem todas as alternativas possíveis para preparar nossas disciplinas acadêmicas, assim como nossos alunos, a enfrentarem o mundo globalizado. (p.134-135)
  • 13. Três vias de reestruturação e transformação disciplinar da LA: Transformação de derivantes para autônoma Transformação do moderno para o pós-moderno Transformação de colonial para pós-colonial
  • 14. Transformação de Derivantes para Autônoma A bibliografia linguística reflete uma disciplina que continua a ser derivante e não autônoma. Ainda que tenha expandido o foco, limitado primeiramente na aplicação de linguística ao ensino de inglês, para incluir aprendizagem, ensino, testagem e planejamento do inglês, assim como de outras línguas, permanece limitado e limitador em seu propósito. Continuam a ignorar que a investigação em LA deve ser intercultural, interlinguística e interdisciplinar.
  • 15. Transformação do Moderno para o Pós-Moderno “Para se moverem do moderno para o pós-moderno os linguistas aplicados têm de se mover para além do tratamento da linguagem como sistema e começar a tratá-la como discurso*” (p.140). *Discurso na concepção de Foucault.
  • 16. LA associada ao Modernismo: Trata a linguagem como sistema. Investiga o uso da linguagem de modo descontextualizado e descorporificado. Evita a questão da ideologia política. Não focaliza, quando liga a linguagem à sociedade, as questões relativas à desigualdade social e a poder. Se esforça para preservar a macroestruturas da dominação linguística e cultural.
  • 17. LA associada ao Pós- Modernismo: Busca formas alternativas de expressão e interpretação. Celebra a diferença e desafia as hegemonias. Faz indagações nos limites da ideologia, do poder, do conhecimento, da classe, da raça e do gênero. Não focaliza, quando liga a linguagem à sociedade, as questões relativas à desigualdade social e a poder. Procura desconstruir os discursos dominantes.
  • 18. Foucault e Bourdieu Princípio pós-estruturalista. Análise crítica do discurso. Relação entre o discurso e as estruturas macrossociais. “Nenhum texto é inocente e todo o texto reflete um fragmento do mundo em que vivemos. Em outras palavras, os textos são políticos porque todas as formações discursivas são políticas” (p.140).
  • 19. Transformação de Colonial para Pós-Colonial Quatro dimensões coloniais do inglês que se acentuam por causa de sua ameaça às identidades linguísticas: Acadêmica Linguística Cultural Econômica
  • 20. Conclusão Nenhuma disciplina nas ciências sociais e nas humanidades deixa de ser afetada pelos processos e discursos da globalização. A LA não pode ser isolada e separada de tais processos e discursos[...].