SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 36
ASBEM – ASSOCIAÇÃO DO BEM-ESTAR DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - NOVO HAMBURGO O ESPAÇO DE FORMAÇÃO E AS AÇÕES QUE MOBILIZARAM A TRAJETÓRIA DE PERMANÊNCIA DOS ALUNOS DO PROEJA FIC DO MUNICÍPIO DE NOVO HAMBURGO Ana Lúcia Orengo Guiel Nara Teresinha Beck Roseli Thiesen Tamires Ramos
OBJETIVO GERAL Analisar a trajetória e as ações que contribuíram para a permanência dos alunos do PROEJA FIC de Novo Hamburgo em seu espaço de formação – ASBEM .
OBJETIVOS ESPECÍFICOS Identificar a contribuição do espaço de formação, enquanto estrutura, e as ações pedagógicas mobilizadas para  a permanência dos alunos do PROEJA FIC de Novo Hamburgo.   Analisar a participação dos alunos no decorrer das atividades promovidas pelo programa, bem como a criação de vídeo institucional, dinâmicas de grupo, projetos e demais movimentos que contribuíram para o processo de aprendizagem durante o curso.   Demonstrar que a relação  educação e trabalho, dentro de uma proposta curricular integrada, foi pressuposto para o sucesso e  permanência dos alunos no curso.  
PERGUNTA Quais as ações que contribuíram para a permanência dos alunos do PROEJA FIC de Novo Hamburgo – ASBEM?
SUJEITOS DA PESQUISA Os alunos do Curso de Design em Móveis e do Curso de Comércio e Serviço do PROEJA – FIC de Novo Hamburgo.
METODOLOGIA  UTILIZADA Este trabalho é composto de uma parte teórica e de uma parte prática, que é constituída de aplicação de atividades que envolveram mídias. Quanto à natureza é de pesquisa aplicada, quanto à forma de abordagem, pesquisa qualitativa, quanto aos objetivos, pesquisa exploratória e quanto aos procedimentos, pesquisa bibliográfica.
REFERENCIAL TEÓRICO Fundamentos e concepções: EJA  - Política que oportuniza escolarização, modificando a “oferta aligeirada e compensatória” do modelo supletivo. EJA traz o debate da aproximação da educação e do trabalho ( Naira Franzói, 2010- Educação & Realidade, v.35). Funções da  EJA -  Reparadora , aquela que busca restaurar o direito à educação escolar sem discriminação.  Equalizadora,  quando interrompido o percurso educacional serão asseguradas condições de retorno em  política própria.   Qualificadora,  atende a democratização  da sociedade  no sentido de atualização. (Parecer CEB 11/2000, Jamil Cury). PROEJA  -  Os cursos e Programas deverão considerar as características  dos jovens e adultos, articulados ao ensino fundamental e  médio. Integrados ao ensino fundamental (formação inicial e continuada) e ao médio, integrados à educação profissional técnica. (Naira Franzói, 2010- Educação & Realidade ,v.35).
O tema  “juventude e trabalho e o sentido da relação entre os sujeitos e a realidade num momento de crise de emprego”,  abordado em pesquisa  de doutorado,  explica a atuação da ASBEM pelo tensionamento e diálogo entre o assistencial  e o educativo e o da proposta  pedagógica no aprender a fazer, na  questão do próximo e no sujeito e objeto da assistência. (Dinorá Zucchette, 2002)  PROEJA FIC, constitui como espaço de pertencimento. Nas memórias  da ASBEM, é citado o lugar do cuidado, de convivência e de construção de conhecimento. Histórico e Cultura dos alunos -  Análise da realidade.  “ Permanente  ação transformadora da realidade objetiva; os homens simultaneamente, criam a  história  e se fazem seres históricos-sociais.” (Paulo Freire, 1982. Pedagogia do Oprimido):  “só há diálogo e parceria quando a diferença não é antagônica”.  Inúmeras diferenças, mas o antagonismo não se fez presente, e as diferenças foram superadas. (Vilmar Pereira, cita Gadotti (2001) - Diálogos PROEJA, 2009).
“ Concepção anticientífica de educação em nossas escolas”.  O professor explicando um conteúdo a um grupo de alunos sentados à sua frente e confinados numa sala de aula, por um período de quatro a cinco horas diárias. Conteúdos reduzidos , independente da forma e método. As características do educando e do educador não são opções didáticas em nossas escolas e sistemas de ensino. O homem faz história, portanto ao produzir cultura, como sujeito, como detentor de vontade. Escola oportuniza um currículo , não só para o domínio dos conteúdos específicos, mas para a integração da teoria e da prática.  “A coisa é outra quando o que se deseja é que o educando assimile algo para além de  conhecimentos e informações constantes das tradicionais disciplinas escolares”.  Cabe ao professor oportunizar vivências concretas, que além das aprendizagens para o trabalho, propiciem formação crítica, de cidadãos participativos, criativos e conscientes de sua função social. (Vitor Henrique Paro, 2007- Educação como exercício do poder).
[...] Os homens constroem sua própria sua história, no cotidiano, através de suas relações sociais de produção . (Anália Barros - Tese de mestrado UFRGS - A Relação entre os saberes/ Experiência do Trabalho e os Saberes Escolares vista pelos alunos do PROEJA FIC IF Sapucaia do Sul). A dinâmica das ações pedagógicas busca reconhecimento e ocupa-se do entendimento da juventude, em seus diferentes espaços, estes representados pela expressão de “estar em juventudes”. (Gaudêncio Frigotto, 2009).  A escola precisa estar atenta, acolher os  estudantes e familiares e toda a sociedade, e não colocá-los a seu serviço. [...] O problema é despertar o interesse pelo que pretendemos que se aprenda avaliar sua relevância real  [..](José Gimeno Sacristán,  2005 - O Currículo. Uma reflexão sobre a prática).  LEITURAS COMPLEMENTARES: Relação não dissociada da “ordem da desordem”,  na ótica do movimento causa o novo. Entendimento da leitura do senso comum da juventude como “figuras de desordem” (Georges Balandier, 1997- A desordem elogio do movimento).
“  A escola, para envolver este aluno e/ou aluna,  que já evadiu ou que nunca frequentou a escola,  necessita de outra sensibilidade na adequação dos horários, na adaptação dos conteúdos curriculares,  valorizando a experiência desses alunos, proporcionando  uma oferta contínua de promoção e valorização. (Simone Valdete dos Santos) - O PROEJA e o desafio para a Heterogeneidade. Salto para o futuro. Boletim 16 de dezembro de 2006).
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object]
[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object]
BIBLIOGRAFIA ASBEM.  Proposta de Parceira ASBEM/SMED . Novo Hamburgo, 2008. _______.  Projeto: PROEJA FIC para a Vida . Novo Hamburgo, 2009. BALANDIER, Georges.  A desordem. Elogio do movimento . RJ. Ebertan Brasil. 1997.   BARROS, B. M. Anália.  A Relação entre os saberes/Experiências do Trabalho e os Saberes Escolares Vista pelos Alunos do PROEJA FIC do IF Sul de Sapucaia do Sul . 2010. (Tese Defesa de Mestrado). Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. FREIRE, Paulo.  Pedagogia do Oprimido . RJ: d. Paz e Terra. 1982.
  ______________.  Conscientização: Teoria e Prática da Libertação uma Introdução ao   Pensamento de Paulo Freire . SP: Editora Moraes. 1980.   ______________.  Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa . São Paulo, paz e Terra, 1999.     FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.).  Educação e Crise do Trabalho: Perspectivas de   Final de Século . Rio de Janeiro: Ed. Vozes, 1998.   ________ FRIGOTTO, Gaudêncio. Ciavatta, Maria (Org.).  A Experiência do   Trabalho e a Educação Básica . Rio de Janeiro: DP&A, 2002.  PARO,Vitor Henrique. Educação como exercício do poder. 2007  
PROEJA.  Documento Base: Formação Inicial e Continuada/ Ensino Fundamental . Ministério da Educação/ Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. BRASÍLIA 2007    SACRISTÁN, J. Gimeno.  O Currículo. Uma reflexão sobre a prática . Porto Alegre: Artmed. 2000.   ____________________.  O Aluno como Invenção . Porto Alegre: Artmed. 2005.   SANTOS, Simone Valdete.  O ser e o Estar de Luto na Luta:  Educação  Profissional em Tempos de Desordem- Ações e Resultados das Políticas Públicas do PLANFOR/Qualificar na cidade de Pelotas/RS . 2003. Dissertação de Doutorado. Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.   ______________________.  O PROEJA e o desafio das heterogeneidades . Salto para o Futuro. Histórico da EJA no Brasil: descontinuidades e políticas públicas insuficientes: Boletim 16 dezembro de 2006.
ZORZI, Fernanda. PEREIRA, Vilmar Alves. (org.)  Diálogos PROEJA: pluralidade, diferenças e vivências no sul do país . Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus Bento Gonçalves. Editora Evangraf: 2009.  ZUCHETTI, Dinorá Tereza.  Jovens: a educação, o cuidado e o trabalho como   éticas de ser e estar no mundo . 2002. Tese de Doutorado em Educação. Facultade de Educação, Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.  
AULA DE FOTOGRAFIA – ALUNOS DA TARDE  - COMÉRCIO E SERVIÇOS
VISITA AO MUSEU DO CALÇADO E FESTA “ DO MAIS EDUCAÇÃO” NA PRAÇA DO IMIGRANTE EM NOVO HAMBURGO – TURMA DESIGN EM MÓVEIS
MOMENTO DE DESCONTRAÇÃO – FESTA DE SÃO JOÃO  - ALUNO E PROFESSORA DJs
BLOG GALERA DO  PROEJA

Más contenido relacionado

La actualidad más candente

Analisando a educação de jovens e adultos na escola de hoje 2015
Analisando a educação de jovens e adultos na escola de hoje 2015Analisando a educação de jovens e adultos na escola de hoje 2015
Analisando a educação de jovens e adultos na escola de hoje 2015cefaprodematupa
 
Curso orientacoes eja
Curso orientacoes ejaCurso orientacoes eja
Curso orientacoes ejatelasnorte1
 
Desenvolver a Educação Inclusiva: dimensões do desenvolvimento profissional, ...
Desenvolver a Educação Inclusiva: dimensões do desenvolvimento profissional, ...Desenvolver a Educação Inclusiva: dimensões do desenvolvimento profissional, ...
Desenvolver a Educação Inclusiva: dimensões do desenvolvimento profissional, ...IESAP Virtual
 
A formação inicial do educador de jovens e adultos
A formação inicial do educador de jovens e adultosA formação inicial do educador de jovens e adultos
A formação inicial do educador de jovens e adultosDafianaCarlos
 
INSERÇÃO À DOCÊNCIA A PARTIR DO PIBID/CAPES: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO IN...
INSERÇÃO À DOCÊNCIA A PARTIR DO PIBID/CAPES: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO IN...INSERÇÃO À DOCÊNCIA A PARTIR DO PIBID/CAPES: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO IN...
INSERÇÃO À DOCÊNCIA A PARTIR DO PIBID/CAPES: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO IN...ProfessorPrincipiante
 
EJA AULA 10: Currículo, Avaliação do ensino e aprendizagem e as Diretrizes Op...
EJA AULA 10: Currículo, Avaliação do ensino e aprendizagem e as Diretrizes Op...EJA AULA 10: Currículo, Avaliação do ensino e aprendizagem e as Diretrizes Op...
EJA AULA 10: Currículo, Avaliação do ensino e aprendizagem e as Diretrizes Op...profamiriamnavarro
 
Ideias 16 p069-077_c[1]
Ideias 16 p069-077_c[1]Ideias 16 p069-077_c[1]
Ideias 16 p069-077_c[1]MaryLucySilva
 
FormaçãO Continuada De Educadores De Jovens E Adultos
FormaçãO Continuada De Educadores De Jovens E AdultosFormaçãO Continuada De Educadores De Jovens E Adultos
FormaçãO Continuada De Educadores De Jovens E Adultosculturaafro
 
Educação de jovens e adultos
Educação de jovens e adultosEducação de jovens e adultos
Educação de jovens e adultosLinda-maria12
 
A formação de professores para a educação inclusiva: legislação, diretrizes p...
A formação de professores para a educação inclusiva: legislação, diretrizes p...A formação de professores para a educação inclusiva: legislação, diretrizes p...
A formação de professores para a educação inclusiva: legislação, diretrizes p...Temas para TCC
 
O currículo na educacão infantil
O currículo na educacão infantilO currículo na educacão infantil
O currículo na educacão infantilCarina
 
PROJETO DE PESQUISA NAS TURMAS DE EJA NO COLÉGIO IRAILDES PADILHA DE CARVALHO
PROJETO DE PESQUISA NAS TURMAS DE EJA NO COLÉGIO IRAILDES PADILHA DE CARVALHOPROJETO DE PESQUISA NAS TURMAS DE EJA NO COLÉGIO IRAILDES PADILHA DE CARVALHO
PROJETO DE PESQUISA NAS TURMAS DE EJA NO COLÉGIO IRAILDES PADILHA DE CARVALHOElaine Mattos
 
Concepção e proposta metodológica da EJA
Concepção e proposta metodológica da EJAConcepção e proposta metodológica da EJA
Concepção e proposta metodológica da EJAJeca Tatu
 
Pedagogia social e educação integral: campos educacionais em construção no B...
Pedagogia social e educação integral: campos educacionais  em construção no B...Pedagogia social e educação integral: campos educacionais  em construção no B...
Pedagogia social e educação integral: campos educacionais em construção no B...Pimenta Cultural
 
REUNIÃO PEDAGÓGICA ADMINISTRATIVA PARA ELABORAÇÃO DO NOVO PPP(PROJETO POLÍTIC...
REUNIÃO PEDAGÓGICA ADMINISTRATIVA PARA ELABORAÇÃO DO NOVO PPP(PROJETO POLÍTIC...REUNIÃO PEDAGÓGICA ADMINISTRATIVA PARA ELABORAÇÃO DO NOVO PPP(PROJETO POLÍTIC...
REUNIÃO PEDAGÓGICA ADMINISTRATIVA PARA ELABORAÇÃO DO NOVO PPP(PROJETO POLÍTIC...Antônio Fernandes
 
Eja – Formação e prática de professores - IFMA
Eja – Formação e prática de professores - IFMAEja – Formação e prática de professores - IFMA
Eja – Formação e prática de professores - IFMALeandro Marques
 
Formação de professores
Formação de professores Formação de professores
Formação de professores Jose Rodriguez
 
A contribuição do estágio supervisionado para o curso de pedagogia
A contribuição do estágio supervisionado para o curso de pedagogiaA contribuição do estágio supervisionado para o curso de pedagogia
A contribuição do estágio supervisionado para o curso de pedagogiaPatricia Custodio
 

La actualidad más candente (20)

Analisando a educação de jovens e adultos na escola de hoje 2015
Analisando a educação de jovens e adultos na escola de hoje 2015Analisando a educação de jovens e adultos na escola de hoje 2015
Analisando a educação de jovens e adultos na escola de hoje 2015
 
Eja 2010
Eja 2010Eja 2010
Eja 2010
 
Curso orientacoes eja
Curso orientacoes ejaCurso orientacoes eja
Curso orientacoes eja
 
Desenvolver a Educação Inclusiva: dimensões do desenvolvimento profissional, ...
Desenvolver a Educação Inclusiva: dimensões do desenvolvimento profissional, ...Desenvolver a Educação Inclusiva: dimensões do desenvolvimento profissional, ...
Desenvolver a Educação Inclusiva: dimensões do desenvolvimento profissional, ...
 
A formação inicial do educador de jovens e adultos
A formação inicial do educador de jovens e adultosA formação inicial do educador de jovens e adultos
A formação inicial do educador de jovens e adultos
 
INSERÇÃO À DOCÊNCIA A PARTIR DO PIBID/CAPES: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO IN...
INSERÇÃO À DOCÊNCIA A PARTIR DO PIBID/CAPES: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO IN...INSERÇÃO À DOCÊNCIA A PARTIR DO PIBID/CAPES: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO IN...
INSERÇÃO À DOCÊNCIA A PARTIR DO PIBID/CAPES: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO IN...
 
EJA AULA 10: Currículo, Avaliação do ensino e aprendizagem e as Diretrizes Op...
EJA AULA 10: Currículo, Avaliação do ensino e aprendizagem e as Diretrizes Op...EJA AULA 10: Currículo, Avaliação do ensino e aprendizagem e as Diretrizes Op...
EJA AULA 10: Currículo, Avaliação do ensino e aprendizagem e as Diretrizes Op...
 
Ideias 16 p069-077_c[1]
Ideias 16 p069-077_c[1]Ideias 16 p069-077_c[1]
Ideias 16 p069-077_c[1]
 
FormaçãO Continuada De Educadores De Jovens E Adultos
FormaçãO Continuada De Educadores De Jovens E AdultosFormaçãO Continuada De Educadores De Jovens E Adultos
FormaçãO Continuada De Educadores De Jovens E Adultos
 
Educação de jovens e adultos
Educação de jovens e adultosEducação de jovens e adultos
Educação de jovens e adultos
 
A formação de professores para a educação inclusiva: legislação, diretrizes p...
A formação de professores para a educação inclusiva: legislação, diretrizes p...A formação de professores para a educação inclusiva: legislação, diretrizes p...
A formação de professores para a educação inclusiva: legislação, diretrizes p...
 
O currículo na educacão infantil
O currículo na educacão infantilO currículo na educacão infantil
O currículo na educacão infantil
 
PROJETO DE PESQUISA NAS TURMAS DE EJA NO COLÉGIO IRAILDES PADILHA DE CARVALHO
PROJETO DE PESQUISA NAS TURMAS DE EJA NO COLÉGIO IRAILDES PADILHA DE CARVALHOPROJETO DE PESQUISA NAS TURMAS DE EJA NO COLÉGIO IRAILDES PADILHA DE CARVALHO
PROJETO DE PESQUISA NAS TURMAS DE EJA NO COLÉGIO IRAILDES PADILHA DE CARVALHO
 
Concepção e proposta metodológica da EJA
Concepção e proposta metodológica da EJAConcepção e proposta metodológica da EJA
Concepção e proposta metodológica da EJA
 
Pedagogia social e educação integral: campos educacionais em construção no B...
Pedagogia social e educação integral: campos educacionais  em construção no B...Pedagogia social e educação integral: campos educacionais  em construção no B...
Pedagogia social e educação integral: campos educacionais em construção no B...
 
REUNIÃO PEDAGÓGICA ADMINISTRATIVA PARA ELABORAÇÃO DO NOVO PPP(PROJETO POLÍTIC...
REUNIÃO PEDAGÓGICA ADMINISTRATIVA PARA ELABORAÇÃO DO NOVO PPP(PROJETO POLÍTIC...REUNIÃO PEDAGÓGICA ADMINISTRATIVA PARA ELABORAÇÃO DO NOVO PPP(PROJETO POLÍTIC...
REUNIÃO PEDAGÓGICA ADMINISTRATIVA PARA ELABORAÇÃO DO NOVO PPP(PROJETO POLÍTIC...
 
Educação inclusiva
Educação inclusivaEducação inclusiva
Educação inclusiva
 
Eja – Formação e prática de professores - IFMA
Eja – Formação e prática de professores - IFMAEja – Formação e prática de professores - IFMA
Eja – Formação e prática de professores - IFMA
 
Formação de professores
Formação de professores Formação de professores
Formação de professores
 
A contribuição do estágio supervisionado para o curso de pedagogia
A contribuição do estágio supervisionado para o curso de pedagogiaA contribuição do estágio supervisionado para o curso de pedagogia
A contribuição do estágio supervisionado para o curso de pedagogia
 

Similar a PROEJA ASBEM contribui permanência alunos

pedagogia - Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos.pdf
pedagogia - Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos.pdfpedagogia - Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos.pdf
pedagogia - Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos.pdfHELENO FAVACHO
 
Projeto de vida e a formação integral dos sujeitos pedagogia semestres 5º e...
Projeto de vida e a formação integral dos sujeitos   pedagogia semestres 5º e...Projeto de vida e a formação integral dos sujeitos   pedagogia semestres 5º e...
Projeto de vida e a formação integral dos sujeitos pedagogia semestres 5º e...HELENO FAVACHO
 
Projeto de vida e a formação integral dos sujeitos pedagogia semestres 5º e...
Projeto de vida e a formação integral dos sujeitos   pedagogia semestres 5º e...Projeto de vida e a formação integral dos sujeitos   pedagogia semestres 5º e...
Projeto de vida e a formação integral dos sujeitos pedagogia semestres 5º e...ZairaLessa
 
PORTFÓLIO DA EJA KAROL ALESSANDRA CRISTINA 1 (1) (1).docx
PORTFÓLIO DA EJA KAROL ALESSANDRA CRISTINA 1 (1) (1).docxPORTFÓLIO DA EJA KAROL ALESSANDRA CRISTINA 1 (1) (1).docx
PORTFÓLIO DA EJA KAROL ALESSANDRA CRISTINA 1 (1) (1).docxMariaCristinaXavierR
 
CADERNO - MUNDO DO TRABALHO.pdf
CADERNO - MUNDO DO TRABALHO.pdfCADERNO - MUNDO DO TRABALHO.pdf
CADERNO - MUNDO DO TRABALHO.pdfjuliosoutocampos
 
CADERNO - MUNDO DO TRABALHO.pdf
CADERNO - MUNDO DO TRABALHO.pdfCADERNO - MUNDO DO TRABALHO.pdf
CADERNO - MUNDO DO TRABALHO.pdfjulio2012souto
 
O DESIGN DE UM CONCEITO PEDAGÓGICO: DA ACOLHIDA À PESQUISA
O DESIGN DE UM CONCEITO PEDAGÓGICO: DA ACOLHIDA À PESQUISAO DESIGN DE UM CONCEITO PEDAGÓGICO: DA ACOLHIDA À PESQUISA
O DESIGN DE UM CONCEITO PEDAGÓGICO: DA ACOLHIDA À PESQUISAProfessorPrincipiante
 
A EXPERIÊNCIA DE UM PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NO BRASIL
A EXPERIÊNCIA DE UM PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NO BRASILA EXPERIÊNCIA DE UM PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NO BRASIL
A EXPERIÊNCIA DE UM PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NO BRASILProfessorPrincipiante
 
PORTFÓLIO DA EJA KAROL ALESSANDRA CRISTINA 1 (2) (1).pdf
PORTFÓLIO DA EJA KAROL ALESSANDRA CRISTINA 1 (2) (1).pdfPORTFÓLIO DA EJA KAROL ALESSANDRA CRISTINA 1 (2) (1).pdf
PORTFÓLIO DA EJA KAROL ALESSANDRA CRISTINA 1 (2) (1).pdfMariaCristinaXavierR
 
PORTFÓLIO DA EJA KAROL ALESSANDRA CRISTINA 1 (2) (1).pdf
PORTFÓLIO DA EJA KAROL ALESSANDRA CRISTINA 1 (2) (1).pdfPORTFÓLIO DA EJA KAROL ALESSANDRA CRISTINA 1 (2) (1).pdf
PORTFÓLIO DA EJA KAROL ALESSANDRA CRISTINA 1 (2) (1).pdfMariaCristinaXavierR
 
Restinga Sêca - Diane Spat Brondani
Restinga Sêca - Diane Spat BrondaniRestinga Sêca - Diane Spat Brondani
Restinga Sêca - Diane Spat BrondaniCursoTICs
 
ADNA LARA SUELEN PORTFÓLIO DA EJA (1) (1) (1).docx
ADNA LARA SUELEN PORTFÓLIO DA EJA (1) (1) (1).docxADNA LARA SUELEN PORTFÓLIO DA EJA (1) (1) (1).docx
ADNA LARA SUELEN PORTFÓLIO DA EJA (1) (1) (1).docxSuelenRodrigues38
 
E.m. jornalista alberto torres tra final
E.m. jornalista alberto torres tra finalE.m. jornalista alberto torres tra final
E.m. jornalista alberto torres tra finalEster Resende
 
Eja slides
Eja  slidesEja  slides
Eja slideslks5
 
PROEJA-FIC - PROEJA-FIC em Salvador do Sul: Uma Experiência de Construção Col...
PROEJA-FIC - PROEJA-FIC em Salvador do Sul: Uma Experiência de Construção Col...PROEJA-FIC - PROEJA-FIC em Salvador do Sul: Uma Experiência de Construção Col...
PROEJA-FIC - PROEJA-FIC em Salvador do Sul: Uma Experiência de Construção Col...Alexandre da Rosa
 
O PIBID e seus percursos: “Uma nova maneira de ensinar História
O PIBID e seus percursos: “Uma nova maneira de ensinar HistóriaO PIBID e seus percursos: “Uma nova maneira de ensinar História
O PIBID e seus percursos: “Uma nova maneira de ensinar HistóriaPIBID HISTÓRIA
 
A Escola na Perspectiva da Educação Inclusiva construção do projeto pedagógic...
A Escola na Perspectiva da Educação Inclusiva construção do projeto pedagógic...A Escola na Perspectiva da Educação Inclusiva construção do projeto pedagógic...
A Escola na Perspectiva da Educação Inclusiva construção do projeto pedagógic...Instituto Consciência GO
 
Restinga Sêca - Maria Nelcinda Forrati Pereira
Restinga Sêca - Maria Nelcinda Forrati PereiraRestinga Sêca - Maria Nelcinda Forrati Pereira
Restinga Sêca - Maria Nelcinda Forrati PereiraCursoTICs
 

Similar a PROEJA ASBEM contribui permanência alunos (20)

pedagogia - Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos.pdf
pedagogia - Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos.pdfpedagogia - Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos.pdf
pedagogia - Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos.pdf
 
Projeto de vida e a formação integral dos sujeitos pedagogia semestres 5º e...
Projeto de vida e a formação integral dos sujeitos   pedagogia semestres 5º e...Projeto de vida e a formação integral dos sujeitos   pedagogia semestres 5º e...
Projeto de vida e a formação integral dos sujeitos pedagogia semestres 5º e...
 
Projeto de vida e a formação integral dos sujeitos pedagogia semestres 5º e...
Projeto de vida e a formação integral dos sujeitos   pedagogia semestres 5º e...Projeto de vida e a formação integral dos sujeitos   pedagogia semestres 5º e...
Projeto de vida e a formação integral dos sujeitos pedagogia semestres 5º e...
 
PORTFÓLIO DA EJA KAROL ALESSANDRA CRISTINA 1 (1) (1).docx
PORTFÓLIO DA EJA KAROL ALESSANDRA CRISTINA 1 (1) (1).docxPORTFÓLIO DA EJA KAROL ALESSANDRA CRISTINA 1 (1) (1).docx
PORTFÓLIO DA EJA KAROL ALESSANDRA CRISTINA 1 (1) (1).docx
 
CADERNO - MUNDO DO TRABALHO.pdf
CADERNO - MUNDO DO TRABALHO.pdfCADERNO - MUNDO DO TRABALHO.pdf
CADERNO - MUNDO DO TRABALHO.pdf
 
CADERNO - MUNDO DO TRABALHO.pdf
CADERNO - MUNDO DO TRABALHO.pdfCADERNO - MUNDO DO TRABALHO.pdf
CADERNO - MUNDO DO TRABALHO.pdf
 
O DESIGN DE UM CONCEITO PEDAGÓGICO: DA ACOLHIDA À PESQUISA
O DESIGN DE UM CONCEITO PEDAGÓGICO: DA ACOLHIDA À PESQUISAO DESIGN DE UM CONCEITO PEDAGÓGICO: DA ACOLHIDA À PESQUISA
O DESIGN DE UM CONCEITO PEDAGÓGICO: DA ACOLHIDA À PESQUISA
 
A EXPERIÊNCIA DE UM PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NO BRASIL
A EXPERIÊNCIA DE UM PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NO BRASILA EXPERIÊNCIA DE UM PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NO BRASIL
A EXPERIÊNCIA DE UM PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NO BRASIL
 
PORTFÓLIO DA EJA KAROL ALESSANDRA CRISTINA 1 (2) (1).pdf
PORTFÓLIO DA EJA KAROL ALESSANDRA CRISTINA 1 (2) (1).pdfPORTFÓLIO DA EJA KAROL ALESSANDRA CRISTINA 1 (2) (1).pdf
PORTFÓLIO DA EJA KAROL ALESSANDRA CRISTINA 1 (2) (1).pdf
 
PORTFÓLIO DA EJA KAROL ALESSANDRA CRISTINA 1 (2) (1).pdf
PORTFÓLIO DA EJA KAROL ALESSANDRA CRISTINA 1 (2) (1).pdfPORTFÓLIO DA EJA KAROL ALESSANDRA CRISTINA 1 (2) (1).pdf
PORTFÓLIO DA EJA KAROL ALESSANDRA CRISTINA 1 (2) (1).pdf
 
Restinga Sêca - Diane Spat Brondani
Restinga Sêca - Diane Spat BrondaniRestinga Sêca - Diane Spat Brondani
Restinga Sêca - Diane Spat Brondani
 
ADNA LARA SUELEN PORTFÓLIO DA EJA (1) (1) (1).docx
ADNA LARA SUELEN PORTFÓLIO DA EJA (1) (1) (1).docxADNA LARA SUELEN PORTFÓLIO DA EJA (1) (1) (1).docx
ADNA LARA SUELEN PORTFÓLIO DA EJA (1) (1) (1).docx
 
E.m. jornalista alberto torres tra final
E.m. jornalista alberto torres tra finalE.m. jornalista alberto torres tra final
E.m. jornalista alberto torres tra final
 
SLIDE PPP!!!!.pdf
SLIDE PPP!!!!.pdfSLIDE PPP!!!!.pdf
SLIDE PPP!!!!.pdf
 
Eja slides
Eja  slidesEja  slides
Eja slides
 
PROEJA-FIC - PROEJA-FIC em Salvador do Sul: Uma Experiência de Construção Col...
PROEJA-FIC - PROEJA-FIC em Salvador do Sul: Uma Experiência de Construção Col...PROEJA-FIC - PROEJA-FIC em Salvador do Sul: Uma Experiência de Construção Col...
PROEJA-FIC - PROEJA-FIC em Salvador do Sul: Uma Experiência de Construção Col...
 
O PIBID e seus percursos: “Uma nova maneira de ensinar História
O PIBID e seus percursos: “Uma nova maneira de ensinar HistóriaO PIBID e seus percursos: “Uma nova maneira de ensinar História
O PIBID e seus percursos: “Uma nova maneira de ensinar História
 
A Escola na Perspectiva da Educação Inclusiva construção do projeto pedagógic...
A Escola na Perspectiva da Educação Inclusiva construção do projeto pedagógic...A Escola na Perspectiva da Educação Inclusiva construção do projeto pedagógic...
A Escola na Perspectiva da Educação Inclusiva construção do projeto pedagógic...
 
Restinga Sêca - Maria Nelcinda Forrati Pereira
Restinga Sêca - Maria Nelcinda Forrati PereiraRestinga Sêca - Maria Nelcinda Forrati Pereira
Restinga Sêca - Maria Nelcinda Forrati Pereira
 
284-979-1-PB.pdf
284-979-1-PB.pdf284-979-1-PB.pdf
284-979-1-PB.pdf
 

Más de Alexandre da Rosa

EMEF Erna Würth - Apresentação EJA Educação Cidadã
EMEF Erna Würth - Apresentação EJA Educação CidadãEMEF Erna Würth - Apresentação EJA Educação Cidadã
EMEF Erna Würth - Apresentação EJA Educação CidadãAlexandre da Rosa
 
Negros Lanceiros - Prof. Anita Buarque Soares - EJA EMEF Nancy Pansera
Negros Lanceiros - Prof. Anita Buarque Soares - EJA EMEF Nancy PanseraNegros Lanceiros - Prof. Anita Buarque Soares - EJA EMEF Nancy Pansera
Negros Lanceiros - Prof. Anita Buarque Soares - EJA EMEF Nancy PanseraAlexandre da Rosa
 
Vozes de valor apresentação da eja de pe - evento ed. moderna - out. 2013
Vozes de valor   apresentação da eja de pe - evento ed. moderna - out. 2013Vozes de valor   apresentação da eja de pe - evento ed. moderna - out. 2013
Vozes de valor apresentação da eja de pe - evento ed. moderna - out. 2013Alexandre da Rosa
 
Vozes de valor apresentação da eja de natal-rn - evento ed. moderna - out. ...
Vozes de valor   apresentação da eja de natal-rn - evento ed. moderna - out. ...Vozes de valor   apresentação da eja de natal-rn - evento ed. moderna - out. ...
Vozes de valor apresentação da eja de natal-rn - evento ed. moderna - out. ...Alexandre da Rosa
 
Apresentação feira das profissões
Apresentação   feira das profissõesApresentação   feira das profissões
Apresentação feira das profissõesAlexandre da Rosa
 
II Jornada de Formação por Quadrantes - EMEF Rio Grande do Sul
II Jornada de Formação por Quadrantes - EMEF Rio Grande do SulII Jornada de Formação por Quadrantes - EMEF Rio Grande do Sul
II Jornada de Formação por Quadrantes - EMEF Rio Grande do SulAlexandre da Rosa
 
Eja emef joão paulo i - seminário prevenção à saude - junho-2013
Eja   emef joão paulo i - seminário prevenção à saude - junho-2013Eja   emef joão paulo i - seminário prevenção à saude - junho-2013
Eja emef joão paulo i - seminário prevenção à saude - junho-2013Alexandre da Rosa
 
Trabalho sobre a Diversidade Prof. João Francisco Costa - Oficina Afrocentr...
Trabalho sobre a Diversidade   Prof. João Francisco Costa - Oficina Afrocentr...Trabalho sobre a Diversidade   Prof. João Francisco Costa - Oficina Afrocentr...
Trabalho sobre a Diversidade Prof. João Francisco Costa - Oficina Afrocentr...Alexandre da Rosa
 
Leis 10.639 03 e 11.645-08 - retrospectiva
Leis 10.639 03 e 11.645-08 - retrospectivaLeis 10.639 03 e 11.645-08 - retrospectiva
Leis 10.639 03 e 11.645-08 - retrospectivaAlexandre da Rosa
 
Cartilha Quilombola - Prof. Eliane
Cartilha Quilombola - Prof. ElianeCartilha Quilombola - Prof. Eliane
Cartilha Quilombola - Prof. ElianeAlexandre da Rosa
 
Ressignificando a África e Beira - Profs. Maria Helena e Patrícia
Ressignificando a África e Beira - Profs. Maria Helena e PatríciaRessignificando a África e Beira - Profs. Maria Helena e Patrícia
Ressignificando a África e Beira - Profs. Maria Helena e PatríciaAlexandre da Rosa
 
Cultura Afro nas Escolas - Lei 10.639/03 - Profs. Laura Longarai e Lúcia
Cultura Afro nas Escolas - Lei 10.639/03 - Profs. Laura Longarai e LúciaCultura Afro nas Escolas - Lei 10.639/03 - Profs. Laura Longarai e Lúcia
Cultura Afro nas Escolas - Lei 10.639/03 - Profs. Laura Longarai e LúciaAlexandre da Rosa
 
A Vivência que Valoriza a Influência - Profs. Ivete e Nara
A Vivência que Valoriza a Influência - Profs. Ivete e NaraA Vivência que Valoriza a Influência - Profs. Ivete e Nara
A Vivência que Valoriza a Influência - Profs. Ivete e NaraAlexandre da Rosa
 
Riquezas e Diversidade da Cultura Africana: Suas Influências na Cultura e na ...
Riquezas e Diversidade da Cultura Africana: Suas Influências na Cultura e na ...Riquezas e Diversidade da Cultura Africana: Suas Influências na Cultura e na ...
Riquezas e Diversidade da Cultura Africana: Suas Influências na Cultura e na ...Alexandre da Rosa
 
A Influência Afro na Cultura Brasileira - Profs. Bráulio, Adão e Maria Helena
A Influência Afro na Cultura Brasileira - Profs. Bráulio, Adão e Maria HelenaA Influência Afro na Cultura Brasileira - Profs. Bráulio, Adão e Maria Helena
A Influência Afro na Cultura Brasileira - Profs. Bráulio, Adão e Maria HelenaAlexandre da Rosa
 
Legislação Brasileira: História e Cultura Afro e Indígena - Prof Gasparina Paz
Legislação Brasileira: História e Cultura Afro e Indígena - Prof Gasparina PazLegislação Brasileira: História e Cultura Afro e Indígena - Prof Gasparina Paz
Legislação Brasileira: História e Cultura Afro e Indígena - Prof Gasparina PazAlexandre da Rosa
 
Espaço Diversidade - Prof. Nilza
Espaço Diversidade - Prof. NilzaEspaço Diversidade - Prof. Nilza
Espaço Diversidade - Prof. NilzaAlexandre da Rosa
 
Projeto Griot - Prof. Reginaldo
Projeto Griot - Prof. ReginaldoProjeto Griot - Prof. Reginaldo
Projeto Griot - Prof. ReginaldoAlexandre da Rosa
 

Más de Alexandre da Rosa (20)

EMEF Erna Würth - Apresentação EJA Educação Cidadã
EMEF Erna Würth - Apresentação EJA Educação CidadãEMEF Erna Würth - Apresentação EJA Educação Cidadã
EMEF Erna Würth - Apresentação EJA Educação Cidadã
 
Negros Lanceiros - Prof. Anita Buarque Soares - EJA EMEF Nancy Pansera
Negros Lanceiros - Prof. Anita Buarque Soares - EJA EMEF Nancy PanseraNegros Lanceiros - Prof. Anita Buarque Soares - EJA EMEF Nancy Pansera
Negros Lanceiros - Prof. Anita Buarque Soares - EJA EMEF Nancy Pansera
 
Vozes de valor apresentação da eja de pe - evento ed. moderna - out. 2013
Vozes de valor   apresentação da eja de pe - evento ed. moderna - out. 2013Vozes de valor   apresentação da eja de pe - evento ed. moderna - out. 2013
Vozes de valor apresentação da eja de pe - evento ed. moderna - out. 2013
 
Vozes de valor apresentação da eja de natal-rn - evento ed. moderna - out. ...
Vozes de valor   apresentação da eja de natal-rn - evento ed. moderna - out. ...Vozes de valor   apresentação da eja de natal-rn - evento ed. moderna - out. ...
Vozes de valor apresentação da eja de natal-rn - evento ed. moderna - out. ...
 
Apresentação feira das profissões
Apresentação   feira das profissõesApresentação   feira das profissões
Apresentação feira das profissões
 
Centenário de vinícius
Centenário de viníciusCentenário de vinícius
Centenário de vinícius
 
II Jornada de Formação por Quadrantes - EMEF Rio Grande do Sul
II Jornada de Formação por Quadrantes - EMEF Rio Grande do SulII Jornada de Formação por Quadrantes - EMEF Rio Grande do Sul
II Jornada de Formação por Quadrantes - EMEF Rio Grande do Sul
 
Eja emef joão paulo i - seminário prevenção à saude - junho-2013
Eja   emef joão paulo i - seminário prevenção à saude - junho-2013Eja   emef joão paulo i - seminário prevenção à saude - junho-2013
Eja emef joão paulo i - seminário prevenção à saude - junho-2013
 
Trabalho sobre a Diversidade Prof. João Francisco Costa - Oficina Afrocentr...
Trabalho sobre a Diversidade   Prof. João Francisco Costa - Oficina Afrocentr...Trabalho sobre a Diversidade   Prof. João Francisco Costa - Oficina Afrocentr...
Trabalho sobre a Diversidade Prof. João Francisco Costa - Oficina Afrocentr...
 
Leis 10.639 03 e 11.645-08 - retrospectiva
Leis 10.639 03 e 11.645-08 - retrospectivaLeis 10.639 03 e 11.645-08 - retrospectiva
Leis 10.639 03 e 11.645-08 - retrospectiva
 
Curso ilustração
Curso   ilustraçãoCurso   ilustração
Curso ilustração
 
Cartilha Quilombola - Prof. Eliane
Cartilha Quilombola - Prof. ElianeCartilha Quilombola - Prof. Eliane
Cartilha Quilombola - Prof. Eliane
 
Ressignificando a África e Beira - Profs. Maria Helena e Patrícia
Ressignificando a África e Beira - Profs. Maria Helena e PatríciaRessignificando a África e Beira - Profs. Maria Helena e Patrícia
Ressignificando a África e Beira - Profs. Maria Helena e Patrícia
 
Cultura Afro nas Escolas - Lei 10.639/03 - Profs. Laura Longarai e Lúcia
Cultura Afro nas Escolas - Lei 10.639/03 - Profs. Laura Longarai e LúciaCultura Afro nas Escolas - Lei 10.639/03 - Profs. Laura Longarai e Lúcia
Cultura Afro nas Escolas - Lei 10.639/03 - Profs. Laura Longarai e Lúcia
 
A Vivência que Valoriza a Influência - Profs. Ivete e Nara
A Vivência que Valoriza a Influência - Profs. Ivete e NaraA Vivência que Valoriza a Influência - Profs. Ivete e Nara
A Vivência que Valoriza a Influência - Profs. Ivete e Nara
 
Riquezas e Diversidade da Cultura Africana: Suas Influências na Cultura e na ...
Riquezas e Diversidade da Cultura Africana: Suas Influências na Cultura e na ...Riquezas e Diversidade da Cultura Africana: Suas Influências na Cultura e na ...
Riquezas e Diversidade da Cultura Africana: Suas Influências na Cultura e na ...
 
A Influência Afro na Cultura Brasileira - Profs. Bráulio, Adão e Maria Helena
A Influência Afro na Cultura Brasileira - Profs. Bráulio, Adão e Maria HelenaA Influência Afro na Cultura Brasileira - Profs. Bráulio, Adão e Maria Helena
A Influência Afro na Cultura Brasileira - Profs. Bráulio, Adão e Maria Helena
 
Legislação Brasileira: História e Cultura Afro e Indígena - Prof Gasparina Paz
Legislação Brasileira: História e Cultura Afro e Indígena - Prof Gasparina PazLegislação Brasileira: História e Cultura Afro e Indígena - Prof Gasparina Paz
Legislação Brasileira: História e Cultura Afro e Indígena - Prof Gasparina Paz
 
Espaço Diversidade - Prof. Nilza
Espaço Diversidade - Prof. NilzaEspaço Diversidade - Prof. Nilza
Espaço Diversidade - Prof. Nilza
 
Projeto Griot - Prof. Reginaldo
Projeto Griot - Prof. ReginaldoProjeto Griot - Prof. Reginaldo
Projeto Griot - Prof. Reginaldo
 

PROEJA ASBEM contribui permanência alunos

  • 1. ASBEM – ASSOCIAÇÃO DO BEM-ESTAR DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - NOVO HAMBURGO O ESPAÇO DE FORMAÇÃO E AS AÇÕES QUE MOBILIZARAM A TRAJETÓRIA DE PERMANÊNCIA DOS ALUNOS DO PROEJA FIC DO MUNICÍPIO DE NOVO HAMBURGO Ana Lúcia Orengo Guiel Nara Teresinha Beck Roseli Thiesen Tamires Ramos
  • 2. OBJETIVO GERAL Analisar a trajetória e as ações que contribuíram para a permanência dos alunos do PROEJA FIC de Novo Hamburgo em seu espaço de formação – ASBEM .
  • 3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Identificar a contribuição do espaço de formação, enquanto estrutura, e as ações pedagógicas mobilizadas para a permanência dos alunos do PROEJA FIC de Novo Hamburgo.   Analisar a participação dos alunos no decorrer das atividades promovidas pelo programa, bem como a criação de vídeo institucional, dinâmicas de grupo, projetos e demais movimentos que contribuíram para o processo de aprendizagem durante o curso.   Demonstrar que a relação educação e trabalho, dentro de uma proposta curricular integrada, foi pressuposto para o sucesso e permanência dos alunos no curso.  
  • 4. PERGUNTA Quais as ações que contribuíram para a permanência dos alunos do PROEJA FIC de Novo Hamburgo – ASBEM?
  • 5. SUJEITOS DA PESQUISA Os alunos do Curso de Design em Móveis e do Curso de Comércio e Serviço do PROEJA – FIC de Novo Hamburgo.
  • 6. METODOLOGIA UTILIZADA Este trabalho é composto de uma parte teórica e de uma parte prática, que é constituída de aplicação de atividades que envolveram mídias. Quanto à natureza é de pesquisa aplicada, quanto à forma de abordagem, pesquisa qualitativa, quanto aos objetivos, pesquisa exploratória e quanto aos procedimentos, pesquisa bibliográfica.
  • 7. REFERENCIAL TEÓRICO Fundamentos e concepções: EJA - Política que oportuniza escolarização, modificando a “oferta aligeirada e compensatória” do modelo supletivo. EJA traz o debate da aproximação da educação e do trabalho ( Naira Franzói, 2010- Educação & Realidade, v.35). Funções da EJA - Reparadora , aquela que busca restaurar o direito à educação escolar sem discriminação. Equalizadora, quando interrompido o percurso educacional serão asseguradas condições de retorno em política própria. Qualificadora, atende a democratização da sociedade no sentido de atualização. (Parecer CEB 11/2000, Jamil Cury). PROEJA - Os cursos e Programas deverão considerar as características dos jovens e adultos, articulados ao ensino fundamental e médio. Integrados ao ensino fundamental (formação inicial e continuada) e ao médio, integrados à educação profissional técnica. (Naira Franzói, 2010- Educação & Realidade ,v.35).
  • 8. O tema “juventude e trabalho e o sentido da relação entre os sujeitos e a realidade num momento de crise de emprego”, abordado em pesquisa de doutorado, explica a atuação da ASBEM pelo tensionamento e diálogo entre o assistencial e o educativo e o da proposta pedagógica no aprender a fazer, na questão do próximo e no sujeito e objeto da assistência. (Dinorá Zucchette, 2002) PROEJA FIC, constitui como espaço de pertencimento. Nas memórias da ASBEM, é citado o lugar do cuidado, de convivência e de construção de conhecimento. Histórico e Cultura dos alunos - Análise da realidade. “ Permanente ação transformadora da realidade objetiva; os homens simultaneamente, criam a história e se fazem seres históricos-sociais.” (Paulo Freire, 1982. Pedagogia do Oprimido): “só há diálogo e parceria quando a diferença não é antagônica”. Inúmeras diferenças, mas o antagonismo não se fez presente, e as diferenças foram superadas. (Vilmar Pereira, cita Gadotti (2001) - Diálogos PROEJA, 2009).
  • 9. “ Concepção anticientífica de educação em nossas escolas”. O professor explicando um conteúdo a um grupo de alunos sentados à sua frente e confinados numa sala de aula, por um período de quatro a cinco horas diárias. Conteúdos reduzidos , independente da forma e método. As características do educando e do educador não são opções didáticas em nossas escolas e sistemas de ensino. O homem faz história, portanto ao produzir cultura, como sujeito, como detentor de vontade. Escola oportuniza um currículo , não só para o domínio dos conteúdos específicos, mas para a integração da teoria e da prática. “A coisa é outra quando o que se deseja é que o educando assimile algo para além de conhecimentos e informações constantes das tradicionais disciplinas escolares”. Cabe ao professor oportunizar vivências concretas, que além das aprendizagens para o trabalho, propiciem formação crítica, de cidadãos participativos, criativos e conscientes de sua função social. (Vitor Henrique Paro, 2007- Educação como exercício do poder).
  • 10. [...] Os homens constroem sua própria sua história, no cotidiano, através de suas relações sociais de produção . (Anália Barros - Tese de mestrado UFRGS - A Relação entre os saberes/ Experiência do Trabalho e os Saberes Escolares vista pelos alunos do PROEJA FIC IF Sapucaia do Sul). A dinâmica das ações pedagógicas busca reconhecimento e ocupa-se do entendimento da juventude, em seus diferentes espaços, estes representados pela expressão de “estar em juventudes”. (Gaudêncio Frigotto, 2009). A escola precisa estar atenta, acolher os estudantes e familiares e toda a sociedade, e não colocá-los a seu serviço. [...] O problema é despertar o interesse pelo que pretendemos que se aprenda avaliar sua relevância real [..](José Gimeno Sacristán, 2005 - O Currículo. Uma reflexão sobre a prática). LEITURAS COMPLEMENTARES: Relação não dissociada da “ordem da desordem”, na ótica do movimento causa o novo. Entendimento da leitura do senso comum da juventude como “figuras de desordem” (Georges Balandier, 1997- A desordem elogio do movimento).
  • 11. “ A escola, para envolver este aluno e/ou aluna, que já evadiu ou que nunca frequentou a escola, necessita de outra sensibilidade na adequação dos horários, na adaptação dos conteúdos curriculares, valorizando a experiência desses alunos, proporcionando uma oferta contínua de promoção e valorização. (Simone Valdete dos Santos) - O PROEJA e o desafio para a Heterogeneidade. Salto para o futuro. Boletim 16 de dezembro de 2006).
  • 12.
  • 13.
  • 14.
  • 15.
  • 16.
  • 17.
  • 18.
  • 19.
  • 20.
  • 21.
  • 22.
  • 23.
  • 24.
  • 25.
  • 26.
  • 27.
  • 28.
  • 29. BIBLIOGRAFIA ASBEM. Proposta de Parceira ASBEM/SMED . Novo Hamburgo, 2008. _______. Projeto: PROEJA FIC para a Vida . Novo Hamburgo, 2009. BALANDIER, Georges. A desordem. Elogio do movimento . RJ. Ebertan Brasil. 1997.   BARROS, B. M. Anália. A Relação entre os saberes/Experiências do Trabalho e os Saberes Escolares Vista pelos Alunos do PROEJA FIC do IF Sul de Sapucaia do Sul . 2010. (Tese Defesa de Mestrado). Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido . RJ: d. Paz e Terra. 1982.
  • 30.   ______________. Conscientização: Teoria e Prática da Libertação uma Introdução ao Pensamento de Paulo Freire . SP: Editora Moraes. 1980.   ______________. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa . São Paulo, paz e Terra, 1999.     FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.). Educação e Crise do Trabalho: Perspectivas de Final de Século . Rio de Janeiro: Ed. Vozes, 1998.   ________ FRIGOTTO, Gaudêncio. Ciavatta, Maria (Org.). A Experiência do Trabalho e a Educação Básica . Rio de Janeiro: DP&A, 2002. PARO,Vitor Henrique. Educação como exercício do poder. 2007  
  • 31. PROEJA. Documento Base: Formação Inicial e Continuada/ Ensino Fundamental . Ministério da Educação/ Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. BRASÍLIA 2007   SACRISTÁN, J. Gimeno. O Currículo. Uma reflexão sobre a prática . Porto Alegre: Artmed. 2000.   ____________________. O Aluno como Invenção . Porto Alegre: Artmed. 2005.   SANTOS, Simone Valdete. O ser e o Estar de Luto na Luta: Educação Profissional em Tempos de Desordem- Ações e Resultados das Políticas Públicas do PLANFOR/Qualificar na cidade de Pelotas/RS . 2003. Dissertação de Doutorado. Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.   ______________________. O PROEJA e o desafio das heterogeneidades . Salto para o Futuro. Histórico da EJA no Brasil: descontinuidades e políticas públicas insuficientes: Boletim 16 dezembro de 2006.
  • 32. ZORZI, Fernanda. PEREIRA, Vilmar Alves. (org.) Diálogos PROEJA: pluralidade, diferenças e vivências no sul do país . Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus Bento Gonçalves. Editora Evangraf: 2009. ZUCHETTI, Dinorá Tereza. Jovens: a educação, o cuidado e o trabalho como éticas de ser e estar no mundo . 2002. Tese de Doutorado em Educação. Facultade de Educação, Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.  
  • 33. AULA DE FOTOGRAFIA – ALUNOS DA TARDE - COMÉRCIO E SERVIÇOS
  • 34. VISITA AO MUSEU DO CALÇADO E FESTA “ DO MAIS EDUCAÇÃO” NA PRAÇA DO IMIGRANTE EM NOVO HAMBURGO – TURMA DESIGN EM MÓVEIS
  • 35. MOMENTO DE DESCONTRAÇÃO – FESTA DE SÃO JOÃO - ALUNO E PROFESSORA DJs
  • 36. BLOG GALERA DO PROEJA