SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 56
Descargar para leer sin conexión
Pela saudade de todos que já foram,  e também por você  – que se ainda não foi, então, vá!
 
Chegue pelo ar ...
. ... chegue por mar ...
. ... ou chegue você por terra...
...já no primeiro dia descobrirá que o espetáculo da cidade “abre” às 5:30 h, quando  o sol começa a descortinar um céu em festa!
Praça principal de Salvador –  Dois de Julho  – é também conhecida por  Largo do Campo Grande , com dimensões tão vastas que ocasionalmente  cede espaço a grandes eventos. Foi nela que nasceu a maior festa popular do planeta - o Carnaval Baiano.
Quem fala em  Carnaval na Bahia , com certeza se refere ao concorridíssimo  Carnaval de Salvador .
Como  toda a  família Caymmi, João Gilberto, Gal, Caetano,  Gil e Bethania,  entre muitos outros, brilha também na constelação musical baiana  Ivete Sangalo  –  maior ícone atual da MPB e  delírio do carnaval na Bahia em cima de um trio elétrico contagiando uma multidão de foliões – baianos e turistas.
Em geral, mulheres brasileiras são muito bonitas, mas é na Bahia  que nascem  muito lindas  –  e  desde Marta Rocha o mundo inteiro sabe disto. Nome não sei, mas é baiana e muito bonita Adriana Lima  –  Vitoria's Secrets top model
O   Teatro Castro Alves ,  principal teatro da cidade, está localizado na praça do  Campo Grande . Após um incêndio, teve sua primeira reinauguração em 1967, quando se apresentaram para horror de uma sociedade atônita,  Gilberto Gil  e  Caetano Veloso  – iniciando a grande agitação cultural que,  partindo da Bahia, iria revolucionar o Brasil nos anos 70.
Em seguida ao Campo Grande, inicia-se a  Vitória , bairro nobre de classe alta, voltado para a Baia de Todos os Santos, e que concentra sua ocupação em torno da margem litorânea do chamado “ Corredor da Vitória ”.
O  corredor da Vitória  é formado por edifícios de até mais de 35 andares que possuem teleféricos com “píers” exclusivos para o mar. Possui algumas das construções mais altas de Salvador, como o Margarida Costa Pinto 143m (43 pavimentos) e a Morada dos Cardeais 137m (40 pavimentos).  O bairro é todo arborizado e o calçamento foi executado em  pedra portuguesa.
Para o turista é bastante interessante assistir à partida desta  regata de saveiros  que sai da Ilha de Itaparica com destino ao Centro Náutico de Salvador. Mas se você tem na memória imagem formada a partir de um dos livros de nosso  Jorge Amado , a emoção de ver um saveiro partir ou chegar é tão  envolvente que  parece que suas velas enfunam dentro de nosso peito...
Salvador   é bipartida:  Cidade Alta  ,  parte maior e mais moderna, considerada o centro econômico de Salvador, com altas edificações e movimentadas avenidas,  e  Cidade B aixa  que se liga à parte alta por diversas vias e, especialmente, pelo grande símbolo soteropolitano – o Elevador Lacerda.
Também  a  Cidade Baixa   tem encantos irresistíveis. Nesta parte litorânea, além da atividade portuária e comercial, tem-se a vista da Bahia de Todos os Santos, a Marina, o forte de São Marcelo totalmente cercado pelo mar e, em terra, entre outras atrações, o famoso Mercado Modelo .
A visão do  conjunto de  Cidade Alta  ligada à  Cidade Baixa  pelo  Elevador Lacerda  é de extasiar...
Em segundo plano, o complexo do Mercado Modelo, da Fonte da Rampa do Mercado – escultura de  Mario Cravo  –  e do Elevador Lacerda, às margens da baia onde se situa a  Marina  de Salvador   .
Marina   com embarcações de recreio em primeiro plano e, no  porto , mais além, grandes navios de cruzeiro.
Da cidade alta avista-se parcialmente a Marina e seu quebra-mar, o  Forte São Marcelo   e parte da  Baia de Todos os Santos , em cujas águas se realizam  ritos do sincretismo  religioso do povo baiano,  como
...como a  procissão do Senhor dos Navegantes , realizada todos os anos no dia 1º de janeiro.
No mês seguinte – dia 2 de fevereiro – outra procissão, que começa por terra e depois adentra pelo mar, com os barcos lotados de devotos e oferendas a  Iemanjá .
Também conhecida como  Ladeira de Jorge Amado , porque foi o palco do romance de  Mestre Guma e Lívia em seu livro “ Mar Morto” . Não só por isso, mas porque na cidade baixa as antigas construções mantidas “no estado” dão um clima de magia que se sente nas cores, no ar, e que atrai para ela o visitante interessado em descobrir Salvador.  Ladeira da Conceição e topo do elevador Lacerda
Ainda que também não faça parte do tour elegante da cidade, o visitante interessado não pode deixar de conhecer a  Feira de São Joaquim  , na Cidade Baixa, com uma área de 60.000 m2.  Estão à venda os mais variados produtos, iguarias e especiarias ligadas à cultura popular, em especial a de origem africana. Na Feira de São Joaquim, pode-se encontrar, não só os produtos alimentícios, como produtos decorativos, para vestuário e religiosos – tudo ao alcance da população de baixa renda.
Agora da cidade alta, porém ainda com vista para  o complexo em torno do Mercado Modelo e baia de Todos os Santos, se encontra a  praça  Castro Alves   onde, no centro do círculo que se vê em seu calçamento, destaca-se o monumento do poeta que lhe dá o nome.
Continuando na cidade alta, pouco além da  região da Marina tem-se a  Escultura da Cruz Caída , de  Mário Cravo , que recorda a demolição da Igreja da Sé em 1933.  Este espaço passou então a se constituir no  Belvedere da Sé ,  ao lado do Memorial das Baianas, no Centro Histórico de Salvador.
Terreiro de Jesus   no Pelourinho, o coração do Centro Histórico de Salvador, abriga além catedral, o Convento e a Igreja de São Francisco, a Igreja da Ordem Terceira de S. Francisco, a Igreja da Ordem Terceira de São Domingos, a Igreja de São Pedro dos Clérigos e a antiga Faculdade de Medicina.
A  Faculdade de Medicina da Bahia  no Terreiro de Jesus é o mais antigo curso de nível superior de Medicina do Brasil, e seu prédio constitui um dos mais importantes patrimônios culturais do Centro Histórico de Salvador e do Brasil.
Prof. Dr.  Milton Santos ,  natural da  Bahia , Geógrafo e livre pensador brasileiro, homem amoroso, afável, fino, discreto e combativo, dizia que a maior coragem, nos dias atuais, é pensar.  Professor e Doutor honoris causa em vários países, autor de cerca de 40 livros e membro da Comissão Justiça e Paz de São Paulo. Foi  o único brasileiro a receber um "prêmio Nobel", o Vautrin Lud, que é como um Nobel de Geografia. Outras de suas magistrais obras são: "Por Uma Outra Globalização" e "Território e Sociedade no Século XXI" (editora Record) .
Foi no  Pelourinho   que o primeiro Governador-Geral do Brasil, Tomé de Sousa, fundou a Capitania Real da Bahia, em 1549. Hoje, nele há história, cultura, arte, gastronomia, hotéis  e museus de peças de arte sacra, de cultura afro-brasileira, de arqueologia e etnologia, como a Igreja de São Francisco.
A tradição afirma que  há 365 igrejas em Salvador,  e  que na  Igreja de São Francisco   teria sido empregada uma tonelada de ouro para revestir todo seu interior. Uma obra espetacular, coberta de lendas e relíquias, entre painéis pintados a óleo e azulejos portugueses, que contam a vida de São Francisco. .
Museu da Cidade   –   expõe objetos que pertenceram ao poeta Castro Alves, bem como uma reconstituição dos trajes e utensílios característicos dos orixás . Casa de Jorge Amado   –  instituição cultural com várias atividades e um núcleo de pesquisas, com documentação sobre  Jorge Amado   e sua esposa  Zélia Gattai , assim como   também sobre  toda a literatura baiana. A fundação tem por objetivo preservar, pesquisar e divulgar os acervos bibliográficos e artísticos de Jorge Amado, além de incentivar a literatura baiana.
"As pedras do calçamento são negras como os escravos que as assentaram, mas, quando o sol do meio-dia brilha mais intensamente, elas possuem reflexos cor de sangue. Muito sangue correu sobre elas, tanto e tanto que nem a distância do tempo pode apagar. Essa praça do Pelourinho é ilustre e grandiosa: sua beleza é feita de pedra e de sofrimento. Por aqui passa a vida inteira da Bahia, sua humanidade, a melhor e a mais sofrida.“ –  Jorge Amado
A  capoeira  é uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, dança, cultura popular e música. Desenvolvida na Bahia por descendentes de escravos africanos com alguma influência indígena,  é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas. Distingue-se das outras artes marciais por sua musicalidade – especialmente pelo berimbau.
A culinária típica baiana pode ser degustada tanto nos mais finos restaurantes como na simplicidade da gostosa comida do tabuleiro da baiana, e tem como destaques: acarajé com vatapá, caruru com camarão, siri mole de moqueca, efó, bobó de camarão, abará, cuscuz, tapioca, cocada...  Hmmm ... delícia!
No  Centro Administrativo da Bahia , mais conhecido por  CAB   , está localizada parte considerável dos órgãos do Governo do Estado da Bahia.  Foi implantado no primeiro governo de Antonio Carlos Magalhães, em 1972. O traçado viário é de autoria de Lúcio Costa, e fica a 15 km do centro da cidade, cercado de vestígios de Mata Atlância às margens da Avenida Paralela.
O  Palácio Rio Branco  é a antiga sede do governo da Bahia, e um dos mais antigos palácios do Brasil (sec. XVI). Está situado na Praça Tomé de Sousa, onde também se encontram a Prefeitura da cidade, a Câmara Municipal e o Elevador Lacerda. Depois de reconstruído e restaurado algumas vezes, hoje abriga a  Fundação Pedro Calmon ,  a Fundação Cultural do Estado da Bahia , e o  Memorial dos Governadores .
O  Palácio da Aclamação,   no largo de mesmo nome, teve sua construção terminada em 1917,  e foi a residência oficial dos governadores da Bahia por 55 anos. Atualmente está anexado ao  Passeio Público  da cidade – inaugurado em 1810 –  espaço este ornado de flores e árvores frutíferas, constituindo-se em importante local de lazer onde já tiveram lugar grandes festas populares .
Pestana Convento do Carmo   –   o primeiro hotel histórico de luxo do Brasil. O  Convento do Carmo   está instalado em um antigo prédio do século XVII, restaurado especialmente para se transformar em uma fantástica opção de Hotel.
... e depois de muita história e muita cultura sob muito sol, nada melhor que uma água de coco geladinha  à sombra de uma árvore, à beira mar da  Praia da Ribeira , na santa paz de Salvador...
Mas  são tantas as lindas praias da cidade  –  todas musas de verso e prosa por todo o mundo – que a escolha acaba recaindo somente naquelas que se tornaram mais famosas, isto é, para além  dos contornos baianos, como a do “Coqueiro de Itapuã”, ou seja, a  Praia de Itapuã ..
Ainda que sejam muitas as praias que inspiraram poetas e compositores musicais – como Porto da Barra, Amaralina, Farol da Barra, etc. – destacamos novamente o bairro de Itapoã porque é nele que se encontra a famosa  Lagoa do Abaeté   –  um dos recantos mais belos de Salvador.
Farol da Barra   –   primeiro farol do continente americano. Salvador nasceu na Barra, pois foi lá que o navegador Américo Vespuccio descortinou, em 1501, a Bahia de Todos os Santos. A posse foi oficializada com o marco da coroa portuguesa, onde hoje estão localizados o  Forte  e o  Farol da Barra .
Depois do Carnaval da Bahia, o maior espetáculo da cidade é a famosa  Lavagem das Escadas do Bonfim , evento que movimenta os setores social, político e religioso, num total de mais de
1.000.000  de  pessoas em direção à Colina Sagrada, onde vão prestar seu tributo a  Nosso Senhor do Bonfim  na cerimônia da Lavagem das Escadas de sua Igreja –  um dos mais importantes monumentos arquitetônicos de Salvador.
Na  Igreja de Senhor do Bonfim ,  o pagamento de promessas com as incontáveis  fitas coloridas   amarradas em suas grades é o testemunho de que, para o povo baiano, essa Igreja é o maior centro da fé católica, e também daquelas que pelo sincretismo têm no local o ponto máximo da religião.
Em primeiro plano, o conjunto arquitetônico  Solar do Unhão  ,  um dos mais belos cartões postais de Salvador. Sua origem data do século XVII, quando era um insólito engenho de açúcar à beira-mar, com casa-grande, capela e senzala.  Pertenceu a  Pedro de Unhão Castelo Branco.
Solar do Unhão  - Na antiga senzala encontra-se um elegante restaurante de comidas típicas; na casa grande foi instalado o Museu de Arte Moderna da Bahia, enquanto a capela continua sendo somente um tributo à Nossa Senhora da Conceição.
Diz-se que no  Solar do Unhão   perambulam almas dos antigos escravos torturados até a morte no tronco ou nas masmorras. Se elas estão mesmo presentes e não se manifestam, é porque  ficam sem fala diante da beleza do mais belo por de sol de toda Salvador.
... e é nesse horário em que se finda o dia, que enquanto trabalhadores e turistas se dividem pelos caminhos que os levam a curtir a noite de Salvador,  outros
outros desconhecidos – mas importantíssimos –  cidadãos baianos  iniciam o preparo de suas embarcações  ,
fixando os mastros e posicionando as velas
para enfrentar as grandes vagas à procura do melhor pescado
e, assim, ganhar a vida desafiando os perigos do mar ...
Imagens  :  extraídas da Internet, com créditos aos respectivos autores. Músicas  :  “Você já foi à Bahia?”,  de autoria de  Dorival Caymmi,  com Nana, Danilo e Dori Caymmi  - editada   “ Na Baixa do Sapateiro”,  de autoria de  Ary Barroso, com  Caetano Veloso  - editada “ Suite dos Pescadores”,  de autoria de  Dorival Caymmi, com  Dorival Caymmi  - editada  Criação, pesquisa, compilação e formatação :  Delza Dias Ferreira [email_address] Versão para o Inglês  :  Flavio Musa de Freitas Guimarães Brasil  –  São Paulo, II - 2011 www.culturesandart.com Click para ver:
Fim

Más contenido relacionado

La actualidad más candente

Símbolos e Tônicas da Bahia - SGI
Símbolos e Tônicas da Bahia - SGISímbolos e Tônicas da Bahia - SGI
Símbolos e Tônicas da Bahia - SGINumeric Contadores
 
Celacanto provoca maremoto 2jul2019 cachoeira
Celacanto provoca maremoto 2jul2019 cachoeiraCelacanto provoca maremoto 2jul2019 cachoeira
Celacanto provoca maremoto 2jul2019 cachoeiraNumeric Contadores
 
Sgsm heraldica e toponimia 22fev2020
Sgsm heraldica e toponimia 22fev2020Sgsm heraldica e toponimia 22fev2020
Sgsm heraldica e toponimia 22fev2020Numeric Contadores
 
Eubiose sgr heraldica e toponimia 13nov2021
Eubiose sgr heraldica e toponimia 13nov2021Eubiose sgr heraldica e toponimia 13nov2021
Eubiose sgr heraldica e toponimia 13nov2021Numeric Contadores
 
Pps p-delz@-fortaleza-ce
Pps p-delz@-fortaleza-cePps p-delz@-fortaleza-ce
Pps p-delz@-fortaleza-ceAriana Martins
 
O Centro - n.º 62 – 19.11.2008
O Centro - n.º 62 – 19.11.2008O Centro - n.º 62 – 19.11.2008
O Centro - n.º 62 – 19.11.2008MANCHETE
 
Respirar natureza
Respirar naturezaRespirar natureza
Respirar naturezaTurismozero
 
Belezas do Brasil - Minas Gerais, terra querida!
Belezas do Brasil - Minas Gerais, terra querida!Belezas do Brasil - Minas Gerais, terra querida!
Belezas do Brasil - Minas Gerais, terra querida!Aristides Monteiro
 
Educação patrimonia versão para video
Educação patrimonia versão para videoEducação patrimonia versão para video
Educação patrimonia versão para videoRaquel Quintino
 
ApresentaçãO Tl 1
ApresentaçãO Tl 1ApresentaçãO Tl 1
ApresentaçãO Tl 1Romilda
 
Vivendo em São Paulo
Vivendo em São PauloVivendo em São Paulo
Vivendo em São PauloYasmin Rópa
 
Cidade Do Rio De Janeiro
Cidade Do Rio De JaneiroCidade Do Rio De Janeiro
Cidade Do Rio De Janeiroecsette
 
Relatório visita técnica Centro RJ e Museu Histórico Nacional
Relatório visita técnica Centro RJ e Museu Histórico Nacional Relatório visita técnica Centro RJ e Museu Histórico Nacional
Relatório visita técnica Centro RJ e Museu Histórico Nacional Maira Teixeira
 
à Procura de um porto desaparecio (ad)
à Procura de um porto desaparecio   (ad)à Procura de um porto desaparecio   (ad)
à Procura de um porto desaparecio (ad)jmpcard
 
Gastronomia nos tempos do barão
Gastronomia nos tempos do barãoGastronomia nos tempos do barão
Gastronomia nos tempos do barãoquituteira quitutes
 
Livro do projeto bairros de Porto Alegre
Livro do projeto bairros de Porto AlegreLivro do projeto bairros de Porto Alegre
Livro do projeto bairros de Porto Alegreescolaevarista
 

La actualidad más candente (19)

1VC GISELE HISTORIA DA BAHIA
1VC GISELE HISTORIA DA BAHIA1VC GISELE HISTORIA DA BAHIA
1VC GISELE HISTORIA DA BAHIA
 
Símbolos e Tônicas da Bahia - SGI
Símbolos e Tônicas da Bahia - SGISímbolos e Tônicas da Bahia - SGI
Símbolos e Tônicas da Bahia - SGI
 
Celacanto provoca maremoto 2jul2019 cachoeira
Celacanto provoca maremoto 2jul2019 cachoeiraCelacanto provoca maremoto 2jul2019 cachoeira
Celacanto provoca maremoto 2jul2019 cachoeira
 
Sgsm heraldica e toponimia 22fev2020
Sgsm heraldica e toponimia 22fev2020Sgsm heraldica e toponimia 22fev2020
Sgsm heraldica e toponimia 22fev2020
 
Eubiose sgr heraldica e toponimia 13nov2021
Eubiose sgr heraldica e toponimia 13nov2021Eubiose sgr heraldica e toponimia 13nov2021
Eubiose sgr heraldica e toponimia 13nov2021
 
Barra
BarraBarra
Barra
 
Pps p-delz@-fortaleza-ce
Pps p-delz@-fortaleza-cePps p-delz@-fortaleza-ce
Pps p-delz@-fortaleza-ce
 
O Centro - n.º 62 – 19.11.2008
O Centro - n.º 62 – 19.11.2008O Centro - n.º 62 – 19.11.2008
O Centro - n.º 62 – 19.11.2008
 
Respirar natureza
Respirar naturezaRespirar natureza
Respirar natureza
 
Belezas do Brasil - Minas Gerais, terra querida!
Belezas do Brasil - Minas Gerais, terra querida!Belezas do Brasil - Minas Gerais, terra querida!
Belezas do Brasil - Minas Gerais, terra querida!
 
Educação patrimonia versão para video
Educação patrimonia versão para videoEducação patrimonia versão para video
Educação patrimonia versão para video
 
ApresentaçãO Tl 1
ApresentaçãO Tl 1ApresentaçãO Tl 1
ApresentaçãO Tl 1
 
Vivendo em São Paulo
Vivendo em São PauloVivendo em São Paulo
Vivendo em São Paulo
 
Cidade Do Rio De Janeiro
Cidade Do Rio De JaneiroCidade Do Rio De Janeiro
Cidade Do Rio De Janeiro
 
Campinas um destino turístico cultural
Campinas   um destino turístico culturalCampinas   um destino turístico cultural
Campinas um destino turístico cultural
 
Relatório visita técnica Centro RJ e Museu Histórico Nacional
Relatório visita técnica Centro RJ e Museu Histórico Nacional Relatório visita técnica Centro RJ e Museu Histórico Nacional
Relatório visita técnica Centro RJ e Museu Histórico Nacional
 
à Procura de um porto desaparecio (ad)
à Procura de um porto desaparecio   (ad)à Procura de um porto desaparecio   (ad)
à Procura de um porto desaparecio (ad)
 
Gastronomia nos tempos do barão
Gastronomia nos tempos do barãoGastronomia nos tempos do barão
Gastronomia nos tempos do barão
 
Livro do projeto bairros de Porto Alegre
Livro do projeto bairros de Porto AlegreLivro do projeto bairros de Porto Alegre
Livro do projeto bairros de Porto Alegre
 

Destacado

Inglaterra los cotswolds
Inglaterra   los cotswoldsInglaterra   los cotswolds
Inglaterra los cotswoldsBeatris Lopes
 
Ave maria en kathedraal de gaudi
Ave maria en kathedraal de gaudiAve maria en kathedraal de gaudi
Ave maria en kathedraal de gaudiBeatris Lopes
 
Esplendidamente hermoso
Esplendidamente hermosoEsplendidamente hermoso
Esplendidamente hermosoBeatris Lopes
 
Fotos instantes del pasado
Fotos instantes del pasadoFotos instantes del pasado
Fotos instantes del pasadoBeatris Lopes
 
As melhores fotos de 2010
As melhores fotos de 2010As melhores fotos de 2010
As melhores fotos de 2010Beatris Lopes
 
Las mejores fotos de 2009
Las mejores fotos de 2009Las mejores fotos de 2009
Las mejores fotos de 2009Beatris Lopes
 
El convoy de_la_vida
El convoy de_la_vidaEl convoy de_la_vida
El convoy de_la_vidaBeatris Lopes
 
7 dias de trem na espanha
7 dias de trem na espanha7 dias de trem na espanha
7 dias de trem na espanhaBeatris Lopes
 
Fotos hist ricas al final de la 2da.guerra
Fotos hist ricas  al final de la 2da.guerraFotos hist ricas  al final de la 2da.guerra
Fotos hist ricas al final de la 2da.guerraBeatris Lopes
 
No tires nada... com gênio todo sirve
No tires nada... com gênio todo sirveNo tires nada... com gênio todo sirve
No tires nada... com gênio todo sirveBeatris Lopes
 

Destacado (20)

Cuidado de enfermagem doença cronica
Cuidado de enfermagem doença cronicaCuidado de enfermagem doença cronica
Cuidado de enfermagem doença cronica
 
Inglaterra los cotswolds
Inglaterra   los cotswoldsInglaterra   los cotswolds
Inglaterra los cotswolds
 
Ave maria en kathedraal de gaudi
Ave maria en kathedraal de gaudiAve maria en kathedraal de gaudi
Ave maria en kathedraal de gaudi
 
Viver no campo
Viver no campoViver no campo
Viver no campo
 
Somewhere in france
Somewhere in franceSomewhere in france
Somewhere in france
 
Grandes causas
Grandes causasGrandes causas
Grandes causas
 
Salut au printemps
Salut au printempsSalut au printemps
Salut au printemps
 
Esplendidamente hermoso
Esplendidamente hermosoEsplendidamente hermoso
Esplendidamente hermoso
 
Festa da flor 2012
Festa da flor   2012Festa da flor   2012
Festa da flor 2012
 
Choux ornementaux
Choux ornementauxChoux ornementaux
Choux ornementaux
 
Es dios
Es diosEs dios
Es dios
 
Fotos instantes del pasado
Fotos instantes del pasadoFotos instantes del pasado
Fotos instantes del pasado
 
As melhores fotos de 2010
As melhores fotos de 2010As melhores fotos de 2010
As melhores fotos de 2010
 
Las mejores fotos de 2009
Las mejores fotos de 2009Las mejores fotos de 2009
Las mejores fotos de 2009
 
El convoy de_la_vida
El convoy de_la_vidaEl convoy de_la_vida
El convoy de_la_vida
 
Horse and mulepower
Horse and mulepowerHorse and mulepower
Horse and mulepower
 
7 dias de trem na espanha
7 dias de trem na espanha7 dias de trem na espanha
7 dias de trem na espanha
 
Praias e suas cores
Praias e suas coresPraias e suas cores
Praias e suas cores
 
Fotos hist ricas al final de la 2da.guerra
Fotos hist ricas  al final de la 2da.guerraFotos hist ricas  al final de la 2da.guerra
Fotos hist ricas al final de la 2da.guerra
 
No tires nada... com gênio todo sirve
No tires nada... com gênio todo sirveNo tires nada... com gênio todo sirve
No tires nada... com gênio todo sirve
 

Similar a Bahia brasil

Pps delz@-cravo e canela
Pps delz@-cravo e canelaPps delz@-cravo e canela
Pps delz@-cravo e canelaAriana Martins
 
Matéria Salvador para Viagens SA por Ana Paula Garrido 2
Matéria Salvador para Viagens SA por Ana Paula Garrido 2Matéria Salvador para Viagens SA por Ana Paula Garrido 2
Matéria Salvador para Viagens SA por Ana Paula Garrido 2Ana Paula Garrido
 
Salvador, uma viagem....
Salvador, uma viagem....Salvador, uma viagem....
Salvador, uma viagem....izabelfonseca
 
seminario reconcavo.pptx
seminario reconcavo.pptxseminario reconcavo.pptx
seminario reconcavo.pptxUNOPAR, UNEB
 
Brasil rio de janeiro
Brasil rio de janeiroBrasil rio de janeiro
Brasil rio de janeirojoflay
 
Pps delz@ tom vinicius
Pps delz@ tom viniciusPps delz@ tom vinicius
Pps delz@ tom viniciusafrodite2007
 
Pps delz@ tom vinicius
Pps delz@ tom viniciusPps delz@ tom vinicius
Pps delz@ tom viniciusMENSAGENSDOROY
 
Pps delz@ tom vinicius
Pps delz@ tom viniciusPps delz@ tom vinicius
Pps delz@ tom viniciusjose cruz
 
Rio de Janeiro mostrado com riqueza de detalhes
Rio de Janeiro mostrado com riqueza de detalhesRio de Janeiro mostrado com riqueza de detalhes
Rio de Janeiro mostrado com riqueza de detalhesOracy Filho
 
Ser arcoverdense é massa
Ser arcoverdense é massaSer arcoverdense é massa
Ser arcoverdense é massaOrlando Limeira
 
Ser arcoverdense é massa
Ser arcoverdense é massaSer arcoverdense é massa
Ser arcoverdense é massaOrlando Limeira
 
Ser arcoverdense é massa
Ser arcoverdense é massaSer arcoverdense é massa
Ser arcoverdense é massaOrlando Limeira
 
Passeio pelo Largo de São Sebastião
Passeio pelo Largo de São SebastiãoPasseio pelo Largo de São Sebastião
Passeio pelo Largo de São SebastiãoEvany Nascimento
 
Mostre e conte - Gabriel F.
Mostre e conte - Gabriel F.Mostre e conte - Gabriel F.
Mostre e conte - Gabriel F.Jean Carvalho
 
Slidessapiranga3 140527135819-phpapp01
Slidessapiranga3 140527135819-phpapp01Slidessapiranga3 140527135819-phpapp01
Slidessapiranga3 140527135819-phpapp01gracekunst73
 

Similar a Bahia brasil (20)

Pps delz@-cravo e canela
Pps delz@-cravo e canelaPps delz@-cravo e canela
Pps delz@-cravo e canela
 
Matéria Salvador para Viagens SA por Ana Paula Garrido 2
Matéria Salvador para Viagens SA por Ana Paula Garrido 2Matéria Salvador para Viagens SA por Ana Paula Garrido 2
Matéria Salvador para Viagens SA por Ana Paula Garrido 2
 
Salvador Brasil
Salvador BrasilSalvador Brasil
Salvador Brasil
 
HISTÓRIA SUELY 1VB
HISTÓRIA SUELY 1VBHISTÓRIA SUELY 1VB
HISTÓRIA SUELY 1VB
 
Salvador, uma viagem....
Salvador, uma viagem....Salvador, uma viagem....
Salvador, uma viagem....
 
seminario reconcavo.pptx
seminario reconcavo.pptxseminario reconcavo.pptx
seminario reconcavo.pptx
 
1VC GISELLE HISTORIA
1VC GISELLE HISTORIA1VC GISELLE HISTORIA
1VC GISELLE HISTORIA
 
Brasil rio de janeiro
Brasil rio de janeiroBrasil rio de janeiro
Brasil rio de janeiro
 
Pps delz@ tom vinicius
Pps delz@ tom viniciusPps delz@ tom vinicius
Pps delz@ tom vinicius
 
Pps delz@ tom vinicius
Pps delz@ tom viniciusPps delz@ tom vinicius
Pps delz@ tom vinicius
 
Pps delz@ tom vinicius
Pps delz@ tom viniciusPps delz@ tom vinicius
Pps delz@ tom vinicius
 
Rio de Janeiro mostrado com riqueza de detalhes
Rio de Janeiro mostrado com riqueza de detalhesRio de Janeiro mostrado com riqueza de detalhes
Rio de Janeiro mostrado com riqueza de detalhes
 
Ser arcoverdense é massa
Ser arcoverdense é massaSer arcoverdense é massa
Ser arcoverdense é massa
 
Ser arcoverdense é massa
Ser arcoverdense é massaSer arcoverdense é massa
Ser arcoverdense é massa
 
Ser arcoverdense é massa
Ser arcoverdense é massaSer arcoverdense é massa
Ser arcoverdense é massa
 
Passeio pelo Largo de São Sebastião
Passeio pelo Largo de São SebastiãoPasseio pelo Largo de São Sebastião
Passeio pelo Largo de São Sebastião
 
Santos minha cidade
Santos minha cidadeSantos minha cidade
Santos minha cidade
 
Mostre e conte - Gabriel F.
Mostre e conte - Gabriel F.Mostre e conte - Gabriel F.
Mostre e conte - Gabriel F.
 
CULTURA NAIADE 1VG
CULTURA NAIADE 1VGCULTURA NAIADE 1VG
CULTURA NAIADE 1VG
 
Slidessapiranga3 140527135819-phpapp01
Slidessapiranga3 140527135819-phpapp01Slidessapiranga3 140527135819-phpapp01
Slidessapiranga3 140527135819-phpapp01
 

Más de Beatris Lopes

Artesaniìa robert mickelsen, maestro vidriero
Artesaniìa   robert mickelsen, maestro vidrieroArtesaniìa   robert mickelsen, maestro vidriero
Artesaniìa robert mickelsen, maestro vidrieroBeatris Lopes
 
Mosaiculture de montral
Mosaiculture de montralMosaiculture de montral
Mosaiculture de montralBeatris Lopes
 
Palau de la_musica_catalana
Palau de la_musica_catalanaPalau de la_musica_catalana
Palau de la_musica_catalanaBeatris Lopes
 
Origami a arte em papel
Origami   a arte em papelOrigami   a arte em papel
Origami a arte em papelBeatris Lopes
 
Selva amazonica-los-pulmones-del-planeta
Selva amazonica-los-pulmones-del-planetaSelva amazonica-los-pulmones-del-planeta
Selva amazonica-los-pulmones-del-planetaBeatris Lopes
 
Destino mi-ultimo-suspiro-de-amor
Destino mi-ultimo-suspiro-de-amorDestino mi-ultimo-suspiro-de-amor
Destino mi-ultimo-suspiro-de-amorBeatris Lopes
 
Fotos do terceiro reich life
Fotos do terceiro reich   lifeFotos do terceiro reich   life
Fotos do terceiro reich lifeBeatris Lopes
 
Galleria vittorio emanuele ii milan
Galleria vittorio emanuele ii milanGalleria vittorio emanuele ii milan
Galleria vittorio emanuele ii milanBeatris Lopes
 

Más de Beatris Lopes (20)

Para un cuadro
Para un cuadroPara un cuadro
Para un cuadro
 
Artesaniìa robert mickelsen, maestro vidriero
Artesaniìa   robert mickelsen, maestro vidrieroArtesaniìa   robert mickelsen, maestro vidriero
Artesaniìa robert mickelsen, maestro vidriero
 
Messager
MessagerMessager
Messager
 
Mosaiculture de montral
Mosaiculture de montralMosaiculture de montral
Mosaiculture de montral
 
Palau de la_musica_catalana
Palau de la_musica_catalanaPalau de la_musica_catalana
Palau de la_musica_catalana
 
En silencio
En silencioEn silencio
En silencio
 
Pierre gonnord
Pierre gonnordPierre gonnord
Pierre gonnord
 
Levende beelden
Levende beeldenLevende beelden
Levende beelden
 
Garden ornaments
Garden ornamentsGarden ornaments
Garden ornaments
 
Origami a arte em papel
Origami   a arte em papelOrigami   a arte em papel
Origami a arte em papel
 
Monasterios
MonasteriosMonasterios
Monasterios
 
Selva amazonica-los-pulmones-del-planeta
Selva amazonica-los-pulmones-del-planetaSelva amazonica-los-pulmones-del-planeta
Selva amazonica-los-pulmones-del-planeta
 
La luna
La lunaLa luna
La luna
 
Noturno, chopin
Noturno, chopinNoturno, chopin
Noturno, chopin
 
Destino mi-ultimo-suspiro-de-amor
Destino mi-ultimo-suspiro-de-amorDestino mi-ultimo-suspiro-de-amor
Destino mi-ultimo-suspiro-de-amor
 
Lua
LuaLua
Lua
 
Fotos do terceiro reich life
Fotos do terceiro reich   lifeFotos do terceiro reich   life
Fotos do terceiro reich life
 
Ibiza café del mar
Ibiza   café del marIbiza   café del mar
Ibiza café del mar
 
Galleria vittorio emanuele ii milan
Galleria vittorio emanuele ii milanGalleria vittorio emanuele ii milan
Galleria vittorio emanuele ii milan
 
Ferie d'orchidees
Ferie d'orchideesFerie d'orchidees
Ferie d'orchidees
 

Bahia brasil

  • 1. Pela saudade de todos que já foram, e também por você – que se ainda não foi, então, vá!
  • 2.  
  • 4. . ... chegue por mar ...
  • 5. . ... ou chegue você por terra...
  • 6. ...já no primeiro dia descobrirá que o espetáculo da cidade “abre” às 5:30 h, quando o sol começa a descortinar um céu em festa!
  • 7. Praça principal de Salvador – Dois de Julho – é também conhecida por Largo do Campo Grande , com dimensões tão vastas que ocasionalmente cede espaço a grandes eventos. Foi nela que nasceu a maior festa popular do planeta - o Carnaval Baiano.
  • 8. Quem fala em Carnaval na Bahia , com certeza se refere ao concorridíssimo Carnaval de Salvador .
  • 9. Como toda a família Caymmi, João Gilberto, Gal, Caetano, Gil e Bethania, entre muitos outros, brilha também na constelação musical baiana Ivete Sangalo – maior ícone atual da MPB e delírio do carnaval na Bahia em cima de um trio elétrico contagiando uma multidão de foliões – baianos e turistas.
  • 10. Em geral, mulheres brasileiras são muito bonitas, mas é na Bahia que nascem muito lindas – e desde Marta Rocha o mundo inteiro sabe disto. Nome não sei, mas é baiana e muito bonita Adriana Lima – Vitoria's Secrets top model
  • 11. O Teatro Castro Alves , principal teatro da cidade, está localizado na praça do Campo Grande . Após um incêndio, teve sua primeira reinauguração em 1967, quando se apresentaram para horror de uma sociedade atônita, Gilberto Gil e Caetano Veloso – iniciando a grande agitação cultural que, partindo da Bahia, iria revolucionar o Brasil nos anos 70.
  • 12. Em seguida ao Campo Grande, inicia-se a Vitória , bairro nobre de classe alta, voltado para a Baia de Todos os Santos, e que concentra sua ocupação em torno da margem litorânea do chamado “ Corredor da Vitória ”.
  • 13. O corredor da Vitória é formado por edifícios de até mais de 35 andares que possuem teleféricos com “píers” exclusivos para o mar. Possui algumas das construções mais altas de Salvador, como o Margarida Costa Pinto 143m (43 pavimentos) e a Morada dos Cardeais 137m (40 pavimentos). O bairro é todo arborizado e o calçamento foi executado em pedra portuguesa.
  • 14. Para o turista é bastante interessante assistir à partida desta regata de saveiros que sai da Ilha de Itaparica com destino ao Centro Náutico de Salvador. Mas se você tem na memória imagem formada a partir de um dos livros de nosso Jorge Amado , a emoção de ver um saveiro partir ou chegar é tão envolvente que parece que suas velas enfunam dentro de nosso peito...
  • 15. Salvador é bipartida: Cidade Alta , parte maior e mais moderna, considerada o centro econômico de Salvador, com altas edificações e movimentadas avenidas, e Cidade B aixa que se liga à parte alta por diversas vias e, especialmente, pelo grande símbolo soteropolitano – o Elevador Lacerda.
  • 16. Também a Cidade Baixa tem encantos irresistíveis. Nesta parte litorânea, além da atividade portuária e comercial, tem-se a vista da Bahia de Todos os Santos, a Marina, o forte de São Marcelo totalmente cercado pelo mar e, em terra, entre outras atrações, o famoso Mercado Modelo .
  • 17. A visão do conjunto de Cidade Alta ligada à Cidade Baixa pelo Elevador Lacerda é de extasiar...
  • 18. Em segundo plano, o complexo do Mercado Modelo, da Fonte da Rampa do Mercado – escultura de Mario Cravo – e do Elevador Lacerda, às margens da baia onde se situa a Marina de Salvador .
  • 19. Marina com embarcações de recreio em primeiro plano e, no porto , mais além, grandes navios de cruzeiro.
  • 20. Da cidade alta avista-se parcialmente a Marina e seu quebra-mar, o Forte São Marcelo e parte da Baia de Todos os Santos , em cujas águas se realizam ritos do sincretismo religioso do povo baiano, como
  • 21. ...como a procissão do Senhor dos Navegantes , realizada todos os anos no dia 1º de janeiro.
  • 22. No mês seguinte – dia 2 de fevereiro – outra procissão, que começa por terra e depois adentra pelo mar, com os barcos lotados de devotos e oferendas a Iemanjá .
  • 23. Também conhecida como Ladeira de Jorge Amado , porque foi o palco do romance de Mestre Guma e Lívia em seu livro “ Mar Morto” . Não só por isso, mas porque na cidade baixa as antigas construções mantidas “no estado” dão um clima de magia que se sente nas cores, no ar, e que atrai para ela o visitante interessado em descobrir Salvador. Ladeira da Conceição e topo do elevador Lacerda
  • 24. Ainda que também não faça parte do tour elegante da cidade, o visitante interessado não pode deixar de conhecer a Feira de São Joaquim , na Cidade Baixa, com uma área de 60.000 m2. Estão à venda os mais variados produtos, iguarias e especiarias ligadas à cultura popular, em especial a de origem africana. Na Feira de São Joaquim, pode-se encontrar, não só os produtos alimentícios, como produtos decorativos, para vestuário e religiosos – tudo ao alcance da população de baixa renda.
  • 25. Agora da cidade alta, porém ainda com vista para o complexo em torno do Mercado Modelo e baia de Todos os Santos, se encontra a praça Castro Alves onde, no centro do círculo que se vê em seu calçamento, destaca-se o monumento do poeta que lhe dá o nome.
  • 26. Continuando na cidade alta, pouco além da região da Marina tem-se a Escultura da Cruz Caída , de Mário Cravo , que recorda a demolição da Igreja da Sé em 1933. Este espaço passou então a se constituir no Belvedere da Sé , ao lado do Memorial das Baianas, no Centro Histórico de Salvador.
  • 27. Terreiro de Jesus no Pelourinho, o coração do Centro Histórico de Salvador, abriga além catedral, o Convento e a Igreja de São Francisco, a Igreja da Ordem Terceira de S. Francisco, a Igreja da Ordem Terceira de São Domingos, a Igreja de São Pedro dos Clérigos e a antiga Faculdade de Medicina.
  • 28. A Faculdade de Medicina da Bahia no Terreiro de Jesus é o mais antigo curso de nível superior de Medicina do Brasil, e seu prédio constitui um dos mais importantes patrimônios culturais do Centro Histórico de Salvador e do Brasil.
  • 29. Prof. Dr. Milton Santos , natural da Bahia , Geógrafo e livre pensador brasileiro, homem amoroso, afável, fino, discreto e combativo, dizia que a maior coragem, nos dias atuais, é pensar. Professor e Doutor honoris causa em vários países, autor de cerca de 40 livros e membro da Comissão Justiça e Paz de São Paulo. Foi o único brasileiro a receber um "prêmio Nobel", o Vautrin Lud, que é como um Nobel de Geografia. Outras de suas magistrais obras são: "Por Uma Outra Globalização" e "Território e Sociedade no Século XXI" (editora Record) .
  • 30. Foi no Pelourinho que o primeiro Governador-Geral do Brasil, Tomé de Sousa, fundou a Capitania Real da Bahia, em 1549. Hoje, nele há história, cultura, arte, gastronomia, hotéis e museus de peças de arte sacra, de cultura afro-brasileira, de arqueologia e etnologia, como a Igreja de São Francisco.
  • 31. A tradição afirma que há 365 igrejas em Salvador, e que na Igreja de São Francisco teria sido empregada uma tonelada de ouro para revestir todo seu interior. Uma obra espetacular, coberta de lendas e relíquias, entre painéis pintados a óleo e azulejos portugueses, que contam a vida de São Francisco. .
  • 32. Museu da Cidade – expõe objetos que pertenceram ao poeta Castro Alves, bem como uma reconstituição dos trajes e utensílios característicos dos orixás . Casa de Jorge Amado – instituição cultural com várias atividades e um núcleo de pesquisas, com documentação sobre Jorge Amado e sua esposa Zélia Gattai , assim como também sobre toda a literatura baiana. A fundação tem por objetivo preservar, pesquisar e divulgar os acervos bibliográficos e artísticos de Jorge Amado, além de incentivar a literatura baiana.
  • 33. "As pedras do calçamento são negras como os escravos que as assentaram, mas, quando o sol do meio-dia brilha mais intensamente, elas possuem reflexos cor de sangue. Muito sangue correu sobre elas, tanto e tanto que nem a distância do tempo pode apagar. Essa praça do Pelourinho é ilustre e grandiosa: sua beleza é feita de pedra e de sofrimento. Por aqui passa a vida inteira da Bahia, sua humanidade, a melhor e a mais sofrida.“ – Jorge Amado
  • 34. A capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, dança, cultura popular e música. Desenvolvida na Bahia por descendentes de escravos africanos com alguma influência indígena, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas. Distingue-se das outras artes marciais por sua musicalidade – especialmente pelo berimbau.
  • 35. A culinária típica baiana pode ser degustada tanto nos mais finos restaurantes como na simplicidade da gostosa comida do tabuleiro da baiana, e tem como destaques: acarajé com vatapá, caruru com camarão, siri mole de moqueca, efó, bobó de camarão, abará, cuscuz, tapioca, cocada... Hmmm ... delícia!
  • 36. No Centro Administrativo da Bahia , mais conhecido por CAB , está localizada parte considerável dos órgãos do Governo do Estado da Bahia. Foi implantado no primeiro governo de Antonio Carlos Magalhães, em 1972. O traçado viário é de autoria de Lúcio Costa, e fica a 15 km do centro da cidade, cercado de vestígios de Mata Atlância às margens da Avenida Paralela.
  • 37. O Palácio Rio Branco é a antiga sede do governo da Bahia, e um dos mais antigos palácios do Brasil (sec. XVI). Está situado na Praça Tomé de Sousa, onde também se encontram a Prefeitura da cidade, a Câmara Municipal e o Elevador Lacerda. Depois de reconstruído e restaurado algumas vezes, hoje abriga a Fundação Pedro Calmon , a Fundação Cultural do Estado da Bahia , e o Memorial dos Governadores .
  • 38. O Palácio da Aclamação, no largo de mesmo nome, teve sua construção terminada em 1917, e foi a residência oficial dos governadores da Bahia por 55 anos. Atualmente está anexado ao Passeio Público da cidade – inaugurado em 1810 – espaço este ornado de flores e árvores frutíferas, constituindo-se em importante local de lazer onde já tiveram lugar grandes festas populares .
  • 39. Pestana Convento do Carmo – o primeiro hotel histórico de luxo do Brasil. O Convento do Carmo está instalado em um antigo prédio do século XVII, restaurado especialmente para se transformar em uma fantástica opção de Hotel.
  • 40. ... e depois de muita história e muita cultura sob muito sol, nada melhor que uma água de coco geladinha à sombra de uma árvore, à beira mar da Praia da Ribeira , na santa paz de Salvador...
  • 41. Mas são tantas as lindas praias da cidade – todas musas de verso e prosa por todo o mundo – que a escolha acaba recaindo somente naquelas que se tornaram mais famosas, isto é, para além dos contornos baianos, como a do “Coqueiro de Itapuã”, ou seja, a Praia de Itapuã ..
  • 42. Ainda que sejam muitas as praias que inspiraram poetas e compositores musicais – como Porto da Barra, Amaralina, Farol da Barra, etc. – destacamos novamente o bairro de Itapoã porque é nele que se encontra a famosa Lagoa do Abaeté – um dos recantos mais belos de Salvador.
  • 43. Farol da Barra – primeiro farol do continente americano. Salvador nasceu na Barra, pois foi lá que o navegador Américo Vespuccio descortinou, em 1501, a Bahia de Todos os Santos. A posse foi oficializada com o marco da coroa portuguesa, onde hoje estão localizados o Forte e o Farol da Barra .
  • 44. Depois do Carnaval da Bahia, o maior espetáculo da cidade é a famosa Lavagem das Escadas do Bonfim , evento que movimenta os setores social, político e religioso, num total de mais de
  • 45. 1.000.000 de pessoas em direção à Colina Sagrada, onde vão prestar seu tributo a Nosso Senhor do Bonfim na cerimônia da Lavagem das Escadas de sua Igreja – um dos mais importantes monumentos arquitetônicos de Salvador.
  • 46. Na Igreja de Senhor do Bonfim , o pagamento de promessas com as incontáveis fitas coloridas amarradas em suas grades é o testemunho de que, para o povo baiano, essa Igreja é o maior centro da fé católica, e também daquelas que pelo sincretismo têm no local o ponto máximo da religião.
  • 47. Em primeiro plano, o conjunto arquitetônico Solar do Unhão , um dos mais belos cartões postais de Salvador. Sua origem data do século XVII, quando era um insólito engenho de açúcar à beira-mar, com casa-grande, capela e senzala. Pertenceu a Pedro de Unhão Castelo Branco.
  • 48. Solar do Unhão - Na antiga senzala encontra-se um elegante restaurante de comidas típicas; na casa grande foi instalado o Museu de Arte Moderna da Bahia, enquanto a capela continua sendo somente um tributo à Nossa Senhora da Conceição.
  • 49. Diz-se que no Solar do Unhão perambulam almas dos antigos escravos torturados até a morte no tronco ou nas masmorras. Se elas estão mesmo presentes e não se manifestam, é porque ficam sem fala diante da beleza do mais belo por de sol de toda Salvador.
  • 50. ... e é nesse horário em que se finda o dia, que enquanto trabalhadores e turistas se dividem pelos caminhos que os levam a curtir a noite de Salvador, outros
  • 51. outros desconhecidos – mas importantíssimos – cidadãos baianos iniciam o preparo de suas embarcações ,
  • 52. fixando os mastros e posicionando as velas
  • 53. para enfrentar as grandes vagas à procura do melhor pescado
  • 54. e, assim, ganhar a vida desafiando os perigos do mar ...
  • 55. Imagens : extraídas da Internet, com créditos aos respectivos autores. Músicas : “Você já foi à Bahia?”, de autoria de Dorival Caymmi, com Nana, Danilo e Dori Caymmi - editada “ Na Baixa do Sapateiro”, de autoria de Ary Barroso, com Caetano Veloso - editada “ Suite dos Pescadores”, de autoria de Dorival Caymmi, com Dorival Caymmi - editada Criação, pesquisa, compilação e formatação : Delza Dias Ferreira [email_address] Versão para o Inglês : Flavio Musa de Freitas Guimarães Brasil – São Paulo, II - 2011 www.culturesandart.com Click para ver:
  • 56. Fim