SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 20
 
Antes mesmo de começarmos a explicar a importância dos padrões de Web, devemos entender o que de fato são os padrões de Web, e por que existem !
A importância de seguir padrões No começo da história dos “pc’s”, Bill Gates já mencionava a historia da  IBM, em sua menção a empresa, ele contava como a mesma conseguiu a maior fatia do mercado, tudo isso se deve aos padrões de Web, pois na época com a ajuda de jovens talentos da Intel e Microsoft, a IBM foi a empresa que estabeleceu os padrões de Web.
Desde o começo, os “padrões” foram o motivo da grande mudança, da grande sacada. Quem seguia os padrões estava na frente. O IBM-PC tornou-se o hardware-padrão. Ou seja, desde o começo, seguir os padrões foi o guia para a sobrevivência, e hoje não é diferente.
Hoje, para o desenvolvimento da internet, é importante que saibamos que os Padrões Web é o guia de sobrevivência. Naquele tempo da IBM, todos queriam pc´s com o padrão IBM por causa da compatibilidade dos aplicativos existentes. Pensou em padrões, pensou em compatibilidade. Pensou em compatibilidade, pensou em acessibilidade.
Seguir os padrões é ter apenas ganhos. Ganhos na acessibilidade. Ganhos na manutenção. Ganhos no desenvolvimento. E por aí vai. Seguir padrões é essencial para se manter na frente. Se um site é acessado por 90% do mercado, é um site bom pra caramba, mas um site acessado por 100% do mercado, é melhor ainda.
O que são padrões Web ? Os Padrões web sempre estão associados ao código da página web e às recomendações do W3C especificadas para ele. Ou seja, para o desenvolvimento de um site de qualidade, essas normas estipuladas pelo W3C devem ser mantidas para uma visualização boa em qualquer navegador.
Para que serve os padrões Web ? Os padrões Web servem para ter um padrão na criação de sites, para melhor visualização, funcionalidade e em todo o desenvolvimento do mesmo.
O que é W3C ? W3C ( World Wide Web Consortium ), é  um consórcio de empresas de tecnologia, atualmente com cerca de 500 membros. Fundado por Tim Berners-Lee em 1994 para levar a Web ao seu potencial máximo, por meio do desenvolvimento de protocolos comuns e fóruns abertos que promovem sua evolução e asseguram a sua interoperabilidade. O W3C desenvolve padrões para a criação e a interpretação dos conteúdos para a Web. Sites desenvolvidos segundo esses padrões podem ser acessados e visualizados por qualquer pessoa ou tecnologia, independente de hardware ou software utilizados, como celulares (em Portugal, telemóvel), PDAs, de maneira rápida e compatível com os novos padrões e tecnologias que possam surgir com a evolução da Internet.
Para alcançar seus objetivos, a W3C possui diversos comitês que estudam as tecnologias existentes para a apresentação de conteúdo na Internet e criam padrões de recomendação para utilizar essas tecnologias. Com a padronização, os programas conseguem acessar facilmente os códigos e entender onde deve ser aplicado cada conhecimento expresso no documento.
Padrões seus como HTML, XHTML e CSS são muito populares, contudo, em muitos casos são usados de forma errônea devido ao desconhecimento da especificação É um dever de todo desenvolvedor Web respeitar e seguir os padrões de acessibilidade do W3C, pois de outro modo poderá impor barreiras tecnológicas a diversas pessoas, desestimulando e até mesmo impedindo o acesso a suas páginas
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object],Para demonstrar a importância desses itens dos padrões web para a acessibilidade de sites, temos de especificar para quem seja acessibilidade web, conceito culturalmente só associado ao acesso de pessoas com deficiência visual. "Para quem serve a acessibilidade?" é uma pergunta que nos leva a várias questões e que nos ajudará a entender a relação entre web standards acessibilidade. Podemos dividi-la em:
A primeira coisa que criadores web buscam quando falam em Web Standards é que o código do site deve ser válido. Para a maioria das pessoas isto significa apenas validar o código HTML/XHTML, mas existem ferramentas que validam também as CSS. Códigos corretos e Validados
Basicamente, ter um código (X)HTML válido significa que o código da página Web está escrito de acordo com o padrão, sem erros de sintax. Como é o código da página que vai determinar como sua página será renderizada, em que tempo e maneira isso irá acontecer nos diferentes navegadores e com que qualidade, estando seu código válido, você não precisa se preocupar com os diferentes erros de interpretação dos diferentes navegadores e tecnologias assistivas, e assegurar uma maneira uniforme de utilização por todos eles.
Com relação ao código das CSS, apesar de haver diferenças de renderização entre navegadores e suas versões e sermos obrigados a testar para tentar conciliar as diferenças entre eles, estamos começando a passar por uma tendência à uma renderização bem aproximada após o fracasso do navegador Internet Explorer 6.0, que acabou por perder muito mercado para o concorrente Firefox, da Mozilla.
Códigos válidos significam também rapidez de interpretação desses códigos para todos os agentes do usuário, sejam navegadores ou tecnologias assistivas. Assim, conexões lentas, discadas ou conexões divididas por inúmeros usuários em rede, tecnologias assistivas, como ampliadores de tela, que navegam associados muitas vezes a leitores de tela e possuem um peso que acabam por aumentar o tempo de navegação, começam, através de códigos corretos, a possuírem um tempo de download das páginas web mais adequados.
O conteúdo de uma página e sua estrutura são determinados pelos textos, tabelas, formulários etc. São criados através de marcações de html/xhtml, linguagens padrões para esse fim. Apresentação é tudo que é visual, como posicionamento do conteúdo, coloração, tamanhos, que é o CSS a linguagem, também conhecida por folhas de estilos quando reunida em arquivo.  Quando construímos uma página com códigos válidos e com essas camadas independentes, estamos atendendo a diversos itens de acessibilidade em uma página web, além de estarmos cumprindo com mais um dos três itens dos padrões web.   Separação em camadas: Conteúdo, Apresentação e Comportamento
A demonstração da importância crucial dos padrões web do W3C para a acessibilidade de tecnologias assistivas, para tecnologias não assistivas, para pessoas com deficiência e pessoas sem deficiência, passa pela experiência do uso desses padrões. Não podemos pensar, no entanto, que desenvolvendo um site totalmente dentro dos padrões web (web standards) estaremos produzindo páginas totalmente acessíveis. Os padrões web, com todos os seus itens, são o básico para uma página web acessível, mas não o todo.  Padrões e Acessibilidade
4° semestre - Ano 2009 Professor: Fábio Flatschart E-mail: divulgpp@divulgmidia.com.br

Más contenido relacionado

La actualidad más candente

Software Livre e Open Source
Software Livre e Open SourceSoftware Livre e Open Source
Software Livre e Open SourceMarcelo Lira
 
Como escolher um CMS Open-Source?
Como escolher um CMS Open-Source?Como escolher um CMS Open-Source?
Como escolher um CMS Open-Source?Simples Consultoria
 
Flisol 2011 O Mercado e a Revolução do Software Livre
Flisol 2011 O Mercado e a Revolução do Software LivreFlisol 2011 O Mercado e a Revolução do Software Livre
Flisol 2011 O Mercado e a Revolução do Software LivreKleber Silva
 
Ficha de trabalho1 software_open_sorce
Ficha de trabalho1 software_open_sorceFicha de trabalho1 software_open_sorce
Ficha de trabalho1 software_open_sorcebaglungekanchi
 
Ficha de trabalho_1_bruno_crespim
Ficha de trabalho_1_bruno_crespimFicha de trabalho_1_bruno_crespim
Ficha de trabalho_1_bruno_crespimcrespim89
 
Software livre e Empresas
Software livre e EmpresasSoftware livre e Empresas
Software livre e Empresasvascomcgalvao
 

La actualidad más candente (12)

Html5
Html5Html5
Html5
 
Software Livre e Open Source
Software Livre e Open SourceSoftware Livre e Open Source
Software Livre e Open Source
 
slidesuab
slidesuabslidesuab
slidesuab
 
Como escolher um CMS Open-Source?
Como escolher um CMS Open-Source?Como escolher um CMS Open-Source?
Como escolher um CMS Open-Source?
 
Trabalho Do Open Source
Trabalho Do Open SourceTrabalho Do Open Source
Trabalho Do Open Source
 
Aula Ciberjornalismo 3b
Aula Ciberjornalismo 3bAula Ciberjornalismo 3b
Aula Ciberjornalismo 3b
 
Software open source
Software open sourceSoftware open source
Software open source
 
Flisol 2011 O Mercado e a Revolução do Software Livre
Flisol 2011 O Mercado e a Revolução do Software LivreFlisol 2011 O Mercado e a Revolução do Software Livre
Flisol 2011 O Mercado e a Revolução do Software Livre
 
Ficha de trabalho1 software_open_sorce
Ficha de trabalho1 software_open_sorceFicha de trabalho1 software_open_sorce
Ficha de trabalho1 software_open_sorce
 
Ficha de trabalho_1_bruno_crespim
Ficha de trabalho_1_bruno_crespimFicha de trabalho_1_bruno_crespim
Ficha de trabalho_1_bruno_crespim
 
Software Livre nas Empresas
Software Livre nas EmpresasSoftware Livre nas Empresas
Software Livre nas Empresas
 
Software livre e Empresas
Software livre e EmpresasSoftware livre e Empresas
Software livre e Empresas
 

Destacado

Conceitos básicos de segurança da informação
Conceitos básicos de segurança da informaçãoConceitos básicos de segurança da informação
Conceitos básicos de segurança da informaçãoCarlos De Carvalho
 
Frameworks de desenvolvimento web
Frameworks de desenvolvimento webFrameworks de desenvolvimento web
Frameworks de desenvolvimento webArlindo Santos
 
Introdução ao HTML4 e HTML5
Introdução ao HTML4 e HTML5Introdução ao HTML4 e HTML5
Introdução ao HTML4 e HTML5Leonardo Soares
 
Aula 06 - Exercícios - Programação Web
Aula 06 - Exercícios - Programação WebAula 06 - Exercícios - Programação Web
Aula 06 - Exercícios - Programação WebDalton Martins
 
Processamento de Dados
Processamento de DadosProcessamento de Dados
Processamento de Dadosmarcosvbs
 

Destacado (6)

Framework usar ou não usar
Framework usar ou não usarFramework usar ou não usar
Framework usar ou não usar
 
Conceitos básicos de segurança da informação
Conceitos básicos de segurança da informaçãoConceitos básicos de segurança da informação
Conceitos básicos de segurança da informação
 
Frameworks de desenvolvimento web
Frameworks de desenvolvimento webFrameworks de desenvolvimento web
Frameworks de desenvolvimento web
 
Introdução ao HTML4 e HTML5
Introdução ao HTML4 e HTML5Introdução ao HTML4 e HTML5
Introdução ao HTML4 e HTML5
 
Aula 06 - Exercícios - Programação Web
Aula 06 - Exercícios - Programação WebAula 06 - Exercícios - Programação Web
Aula 06 - Exercícios - Programação Web
 
Processamento de Dados
Processamento de DadosProcessamento de Dados
Processamento de Dados
 

Similar a Importância dos padrões Web para acessibilidade e desenvolvimento

Renan Dantas - Coordenador Seven Computação
Renan Dantas - Coordenador Seven ComputaçãoRenan Dantas - Coordenador Seven Computação
Renan Dantas - Coordenador Seven ComputaçãoWe Do Logos
 
Desvendando padrões para desenvolvimento web, base para o sucesso
Desvendando padrões para desenvolvimento web, base para o sucessoDesvendando padrões para desenvolvimento web, base para o sucesso
Desvendando padrões para desenvolvimento web, base para o sucessoUbiratan Z. do Nascimento
 
Introdução sobre desenvolvimento web
Introdução sobre desenvolvimento webIntrodução sobre desenvolvimento web
Introdução sobre desenvolvimento webRodrigo Rodrigues
 
Projeto Web - Aula 1 - Fundamentos do Dev WEB.pptx
Projeto Web - Aula 1 - Fundamentos do Dev WEB.pptxProjeto Web - Aula 1 - Fundamentos do Dev WEB.pptx
Projeto Web - Aula 1 - Fundamentos do Dev WEB.pptxLuiz Antonio
 
Técnicas e processos - HTML / CSS - aula 1
Técnicas e processos - HTML / CSS - aula 1Técnicas e processos - HTML / CSS - aula 1
Técnicas e processos - HTML / CSS - aula 1Ritielle de Souza
 
Desenvolvimento web com software livre
Desenvolvimento web com software livreDesenvolvimento web com software livre
Desenvolvimento web com software livreRuan Carvalho
 
Desenvolvimento web com Software Livre
Desenvolvimento web com Software LivreDesenvolvimento web com Software Livre
Desenvolvimento web com Software LivreRuan Carvalho
 
Montando sites com XHTML e CSS utilizando os padrões web
Montando sites com XHTML e CSS utilizando os padrões webMontando sites com XHTML e CSS utilizando os padrões web
Montando sites com XHTML e CSS utilizando os padrões webigorpimentel
 
Apresentação Minas - Desenvolvendo Sites
Apresentação Minas - Desenvolvendo SitesApresentação Minas - Desenvolvendo Sites
Apresentação Minas - Desenvolvendo Sitesthiagolima
 
Introdução ao desenvolvimento da web.pptx
Introdução ao desenvolvimento da web.pptxIntrodução ao desenvolvimento da web.pptx
Introdução ao desenvolvimento da web.pptxMarceloRosenbrock1
 
Aplicações web acessíveis
Aplicações web acessíveisAplicações web acessíveis
Aplicações web acessíveisLeandro Borges
 
Acessibilidade web, perda de tempo?
Acessibilidade web, perda de tempo?Acessibilidade web, perda de tempo?
Acessibilidade web, perda de tempo?Andréa Zambrana
 
Introdução ao Web Design: Aula 2 - IHC/UX Design
Introdução ao Web Design: Aula 2 - IHC/UX DesignIntrodução ao Web Design: Aula 2 - IHC/UX Design
Introdução ao Web Design: Aula 2 - IHC/UX DesignGustavo Zimmermann
 
Road Show TI Senac São Paulo - Jaú
Road Show TI Senac São Paulo - JaúRoad Show TI Senac São Paulo - Jaú
Road Show TI Senac São Paulo - JaúClécio Bachini
 
Atec cursowebdesign aula01
Atec cursowebdesign aula01Atec cursowebdesign aula01
Atec cursowebdesign aula01Weslley Harakawa
 
Atec cursowebdesign aula01
Atec cursowebdesign aula01Atec cursowebdesign aula01
Atec cursowebdesign aula01Wcre8tive
 

Similar a Importância dos padrões Web para acessibilidade e desenvolvimento (20)

Web Share
Web ShareWeb Share
Web Share
 
Renan Dantas - Coordenador Seven Computação
Renan Dantas - Coordenador Seven ComputaçãoRenan Dantas - Coordenador Seven Computação
Renan Dantas - Coordenador Seven Computação
 
Desvendando padrões para desenvolvimento web, base para o sucesso
Desvendando padrões para desenvolvimento web, base para o sucessoDesvendando padrões para desenvolvimento web, base para o sucesso
Desvendando padrões para desenvolvimento web, base para o sucesso
 
Introdução sobre desenvolvimento web
Introdução sobre desenvolvimento webIntrodução sobre desenvolvimento web
Introdução sobre desenvolvimento web
 
Projeto Web - Aula 1 - Fundamentos do Dev WEB.pptx
Projeto Web - Aula 1 - Fundamentos do Dev WEB.pptxProjeto Web - Aula 1 - Fundamentos do Dev WEB.pptx
Projeto Web - Aula 1 - Fundamentos do Dev WEB.pptx
 
Técnicas e processos - HTML / CSS - aula 1
Técnicas e processos - HTML / CSS - aula 1Técnicas e processos - HTML / CSS - aula 1
Técnicas e processos - HTML / CSS - aula 1
 
Desenvolvimento web com software livre
Desenvolvimento web com software livreDesenvolvimento web com software livre
Desenvolvimento web com software livre
 
Desenvolvimento web com Software Livre
Desenvolvimento web com Software LivreDesenvolvimento web com Software Livre
Desenvolvimento web com Software Livre
 
Montando sites com XHTML e CSS utilizando os padrões web
Montando sites com XHTML e CSS utilizando os padrões webMontando sites com XHTML e CSS utilizando os padrões web
Montando sites com XHTML e CSS utilizando os padrões web
 
Apresentação Minas - Desenvolvendo Sites
Apresentação Minas - Desenvolvendo SitesApresentação Minas - Desenvolvendo Sites
Apresentação Minas - Desenvolvendo Sites
 
Introdução ao desenvolvimento da web.pptx
Introdução ao desenvolvimento da web.pptxIntrodução ao desenvolvimento da web.pptx
Introdução ao desenvolvimento da web.pptx
 
Aplicações web acessíveis
Aplicações web acessíveisAplicações web acessíveis
Aplicações web acessíveis
 
XHTML e CSS
XHTML e CSSXHTML e CSS
XHTML e CSS
 
Acessibilidade web, perda de tempo?
Acessibilidade web, perda de tempo?Acessibilidade web, perda de tempo?
Acessibilidade web, perda de tempo?
 
Introdução ao Web Design: Aula 2 - IHC/UX Design
Introdução ao Web Design: Aula 2 - IHC/UX DesignIntrodução ao Web Design: Aula 2 - IHC/UX Design
Introdução ao Web Design: Aula 2 - IHC/UX Design
 
Aula14
Aula14Aula14
Aula14
 
Web_2.0 Web Standards Web Semântica
Web_2.0 Web Standards Web SemânticaWeb_2.0 Web Standards Web Semântica
Web_2.0 Web Standards Web Semântica
 
Road Show TI Senac São Paulo - Jaú
Road Show TI Senac São Paulo - JaúRoad Show TI Senac São Paulo - Jaú
Road Show TI Senac São Paulo - Jaú
 
Atec cursowebdesign aula01
Atec cursowebdesign aula01Atec cursowebdesign aula01
Atec cursowebdesign aula01
 
Atec cursowebdesign aula01
Atec cursowebdesign aula01Atec cursowebdesign aula01
Atec cursowebdesign aula01
 

Importância dos padrões Web para acessibilidade e desenvolvimento

  • 1.  
  • 2. Antes mesmo de começarmos a explicar a importância dos padrões de Web, devemos entender o que de fato são os padrões de Web, e por que existem !
  • 3. A importância de seguir padrões No começo da história dos “pc’s”, Bill Gates já mencionava a historia da IBM, em sua menção a empresa, ele contava como a mesma conseguiu a maior fatia do mercado, tudo isso se deve aos padrões de Web, pois na época com a ajuda de jovens talentos da Intel e Microsoft, a IBM foi a empresa que estabeleceu os padrões de Web.
  • 4. Desde o começo, os “padrões” foram o motivo da grande mudança, da grande sacada. Quem seguia os padrões estava na frente. O IBM-PC tornou-se o hardware-padrão. Ou seja, desde o começo, seguir os padrões foi o guia para a sobrevivência, e hoje não é diferente.
  • 5. Hoje, para o desenvolvimento da internet, é importante que saibamos que os Padrões Web é o guia de sobrevivência. Naquele tempo da IBM, todos queriam pc´s com o padrão IBM por causa da compatibilidade dos aplicativos existentes. Pensou em padrões, pensou em compatibilidade. Pensou em compatibilidade, pensou em acessibilidade.
  • 6. Seguir os padrões é ter apenas ganhos. Ganhos na acessibilidade. Ganhos na manutenção. Ganhos no desenvolvimento. E por aí vai. Seguir padrões é essencial para se manter na frente. Se um site é acessado por 90% do mercado, é um site bom pra caramba, mas um site acessado por 100% do mercado, é melhor ainda.
  • 7. O que são padrões Web ? Os Padrões web sempre estão associados ao código da página web e às recomendações do W3C especificadas para ele. Ou seja, para o desenvolvimento de um site de qualidade, essas normas estipuladas pelo W3C devem ser mantidas para uma visualização boa em qualquer navegador.
  • 8. Para que serve os padrões Web ? Os padrões Web servem para ter um padrão na criação de sites, para melhor visualização, funcionalidade e em todo o desenvolvimento do mesmo.
  • 9. O que é W3C ? W3C ( World Wide Web Consortium ), é um consórcio de empresas de tecnologia, atualmente com cerca de 500 membros. Fundado por Tim Berners-Lee em 1994 para levar a Web ao seu potencial máximo, por meio do desenvolvimento de protocolos comuns e fóruns abertos que promovem sua evolução e asseguram a sua interoperabilidade. O W3C desenvolve padrões para a criação e a interpretação dos conteúdos para a Web. Sites desenvolvidos segundo esses padrões podem ser acessados e visualizados por qualquer pessoa ou tecnologia, independente de hardware ou software utilizados, como celulares (em Portugal, telemóvel), PDAs, de maneira rápida e compatível com os novos padrões e tecnologias que possam surgir com a evolução da Internet.
  • 10. Para alcançar seus objetivos, a W3C possui diversos comitês que estudam as tecnologias existentes para a apresentação de conteúdo na Internet e criam padrões de recomendação para utilizar essas tecnologias. Com a padronização, os programas conseguem acessar facilmente os códigos e entender onde deve ser aplicado cada conhecimento expresso no documento.
  • 11. Padrões seus como HTML, XHTML e CSS são muito populares, contudo, em muitos casos são usados de forma errônea devido ao desconhecimento da especificação É um dever de todo desenvolvedor Web respeitar e seguir os padrões de acessibilidade do W3C, pois de outro modo poderá impor barreiras tecnológicas a diversas pessoas, desestimulando e até mesmo impedindo o acesso a suas páginas
  • 12.
  • 13.
  • 14. A primeira coisa que criadores web buscam quando falam em Web Standards é que o código do site deve ser válido. Para a maioria das pessoas isto significa apenas validar o código HTML/XHTML, mas existem ferramentas que validam também as CSS. Códigos corretos e Validados
  • 15. Basicamente, ter um código (X)HTML válido significa que o código da página Web está escrito de acordo com o padrão, sem erros de sintax. Como é o código da página que vai determinar como sua página será renderizada, em que tempo e maneira isso irá acontecer nos diferentes navegadores e com que qualidade, estando seu código válido, você não precisa se preocupar com os diferentes erros de interpretação dos diferentes navegadores e tecnologias assistivas, e assegurar uma maneira uniforme de utilização por todos eles.
  • 16. Com relação ao código das CSS, apesar de haver diferenças de renderização entre navegadores e suas versões e sermos obrigados a testar para tentar conciliar as diferenças entre eles, estamos começando a passar por uma tendência à uma renderização bem aproximada após o fracasso do navegador Internet Explorer 6.0, que acabou por perder muito mercado para o concorrente Firefox, da Mozilla.
  • 17. Códigos válidos significam também rapidez de interpretação desses códigos para todos os agentes do usuário, sejam navegadores ou tecnologias assistivas. Assim, conexões lentas, discadas ou conexões divididas por inúmeros usuários em rede, tecnologias assistivas, como ampliadores de tela, que navegam associados muitas vezes a leitores de tela e possuem um peso que acabam por aumentar o tempo de navegação, começam, através de códigos corretos, a possuírem um tempo de download das páginas web mais adequados.
  • 18. O conteúdo de uma página e sua estrutura são determinados pelos textos, tabelas, formulários etc. São criados através de marcações de html/xhtml, linguagens padrões para esse fim. Apresentação é tudo que é visual, como posicionamento do conteúdo, coloração, tamanhos, que é o CSS a linguagem, também conhecida por folhas de estilos quando reunida em arquivo. Quando construímos uma página com códigos válidos e com essas camadas independentes, estamos atendendo a diversos itens de acessibilidade em uma página web, além de estarmos cumprindo com mais um dos três itens dos padrões web. Separação em camadas: Conteúdo, Apresentação e Comportamento
  • 19. A demonstração da importância crucial dos padrões web do W3C para a acessibilidade de tecnologias assistivas, para tecnologias não assistivas, para pessoas com deficiência e pessoas sem deficiência, passa pela experiência do uso desses padrões. Não podemos pensar, no entanto, que desenvolvendo um site totalmente dentro dos padrões web (web standards) estaremos produzindo páginas totalmente acessíveis. Os padrões web, com todos os seus itens, são o básico para uma página web acessível, mas não o todo. Padrões e Acessibilidade
  • 20. 4° semestre - Ano 2009 Professor: Fábio Flatschart E-mail: divulgpp@divulgmidia.com.br