SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 24
Descargar para leer sin conexión
01 de julho, 2013 -30 de junho, 2014 
Relatório de Atividades 2014 
São Paulo
1.Apresentação 
2.Presença Habitat 
3.Ação e Impacto 2014 
4.Parceiros e Equipe 
Índice 
2
1| Apresentação 
3
É com muita satisfação que apresento este primeiro relatório de atividades da Associação Internacional Habitat para a Humanidade ou, como somos mais conhecidos, Habitat São Paulo. Faz pouco mais de um ano que iniciamos nossa atividade focada na região metropolitana de São Paulo, visando conferir às famílias mais necessitadas uma melhor condição de moradia, mais digna, mais acessível e mais confortável. Na cidade de São Paulo estima-se um total de 482 mil moradias em assentamentos precários, sendo que a grande maioria apresenta necessidade de melhorias em função de ocupação desordenada, vícios construtivos e falta de orientação técnica adequada. Essas famílias são o foco de trabalho da Habitat São Paulo. 
Complementando sua presença de 22 anos no Brasil – principalmente atendendo a uma demanda de casas novas em regiões mais afastadas dos grandes centros urbanos –, a Habitat tomou a decisão de trabalhar com melhorias habitacionais a partir de 2010. Seguindo esse alinhamento, a Habitat Internacional abriu em julho de 2013 o escritório em São Paulo com foco na redução do déficit qualitativo de moradia. Neste primeiro ano de atividades, além de atender famílias com reformas nas comunidades de Heliópolis, em São Paulo, e no Jardim BelitaNazareth, em São Bernardo do Campo, a Habitat São Paulo segue buscando e desenvolvendo modelos de atuação que confiram atendimento em escala e tragam alto impacto para a sociedade. Nossa organização coirmã Habitat Brasil segue seu trabalho nas regiões norte e nordeste do Brasil. 
Gostaria muito de agradecer à equipe de Habitat São Paulo e aos voluntários envolvidos pela dedicação e pelo esforço em levar à frente um projeto tão importante para a vida das pessoas e para a sociedade em geral. Gostaria também de agradecer às empresas e organizações parceiras, sem as quais esse trabalho seria impossível. 
Finalmente, caro leitor, você pode estar estranhando receber um relatório anual em novembro. Na verdade, optamos por seguir o calendário de nossa matriz nos Estados Unidos, reportando as atividades de acordo com o ano fiscal daquele país, ou seja, entre julho de 2013 e junho de 2014. 
Desta maneira podemos apresentar os nossos resultados globalmente, cumprindo com as métricas da organização sem necessidade de levar duas contabilidades em paralelo. 
Que venham muitos outros anos de trabalho e de impacto social positivo na vida das famílias com necessidade de moradia adequada. 
Uma boa leitura! 
Mário Vieira 
Diretor Executivo 
Habitat para a Humanidade 
Prezados amigos, 
4
Missão, Visão e Valores 
5
2| Presença Habitat 
6
Fundada em 1976, a Habitat para a Humanidade é uma organização sem fins lucrativos, que acredita que toda pessoa deve ter um lugar adequado, seguro e acessível para morar. Habitat executa seus programas com profissionais técnicos especializados, por meio de doações e trabalho voluntário. Em 2013, a Habitat atingiu o marco de 800 mil casas construídas e/ou reformadas no mundo. Nesses quase 40 anos, já são mais de 4 milhões de pessoas atendidas nos 70 países onde atua. No Brasil está presente desde 1992 e já construiu ou reformou mais de 12 mil moradias em 11 estados. 
no mundo e no Brasil 
Habitat para a Humanidade 
7
Habitat para a Humanidade 
A Habitat só atua em assentamentos consolidados que não apresentam risco de remoção das famílias, uma vez que as reformas são de caráter permanente. 
em São Paulo 
O déficit habitacional qualitativo –cálculo que leva em consideração domicílios em situação precária e/ou adensamento excessivo –é um problema que atinge uma parcela considerável da população brasileira. Somente no município de São Paulo são mais de 160 mil moradias nessa situação. Paralelamente, o setor de reformas voltado para a população de baixa renda no Brasil carece de ofertas de alternativas acessíveis, especialmente no que se refere a crédito, mão de obra para construção e assistência técnica construtiva. 
Com o objetivo de contribuir para a redução desse déficit em São Paulo e oferecer oportunidades para as famílias melhorarem suas casas, a Habitat para a Humanidade iniciou em 2013 o Programa Habitat na Comunidade em Heliópolis, São Paulo, e em BelitaNazareth, São Bernardo do Campo. 
O público beneficiado por este projeto é preferencialmente composto por famílias que possuem ao menos um membro em situação de vulnerabilidade social (idosos, crianças, portadores de deficiência, mulheres chefes de família), com renda familiar de 1 a 3,5 salários mínimos e que residam em situação de precariedade habitacional. 
Em 2013/2014, as famílias selecionadas receberam apoio financeiro para contratar mão de obra e comprar materiais de construção para a sua reforma por meio de um crédito subsidiado em até 70%, de acordo com sua condição financeira. Além do crédito, receberam assistência técnica construtiva e social e, em muitos casos, contaram com mão de obra voluntária na reforma. 
8
3| Ação e Impacto em 2014 
9
Reformando casas... 
10
69moradiasreformadas 
peloProgramaHabitatnaComunidade,sendo: 
345pessoasbeneficiadascomareformadesuascasas. 
231voluntárioscorporativoseindividuais. 
2014em números 
50emHeliópolis(SãoPaulo) 
emparceriacomaorganizaçãocomunitárialocalUNASeempresasdoadoras. 
19nacomunidadeBelitaNazareth(SãoBernardodoCampo) 
emparceriacomaFundaçãoSalvadorArenaeoBancodoPovodeCréditoSolidário. 
2.027horasdetrabalhovoluntário. 
11
...transformando vidas! 
12
Moradora Luana 
Residente em Heliópolis, Luana Pereira de Sousa tem 21 anos e é provedora de seu lar. Ela tem três filhos pequenos e seu sonho sempre foi ter um lugar digno para seus filhos morarem. Sua casa era abafada, mofada, sem claridade e com pouca ventilação. Não havia revestimento nas paredes e a porta principal estava quebrada. Por essas razões, a saúde das crianças estava comprometida por problemas respiratórios. 
O projeto realizado pela Habitat em parceria com a empresa Siemens, garantiu troca de revestimento nos pisos e nas paredes, abertura na parede do quarto para aumentar a circulação de ar e luz, troca da porta de entrada, conserto das instalações elétricas e pintura da fachada. “Agora a casa está seca e há claridade no meu quarto. Me sinto segura, tenho uma porta nova e não tenho mais medo. Hoje a minha casa tem vida e tenho prazer em convidar as pessoas para virem aqui, porque ficou linda. Estou feliz! Esse foi o meu primeiro passo para uma vida melhor”, declara Luana. 
“A saúde das crianças melhorou 100% porque agora a casa tem ventilação.” 
13
Morador Reinaldo 
Por conta de um problema de visão, Reinaldo Lopes Nerys, residente em Heliópolis, não conseguia sair de casa à noite.A escada da sua casa que dava acesso à rua não tinha corrimão e, por isso, ele corria o risco de cair em um vão de dois andares.Outro problema enfrentado por Reinaldo e sua família era uma infiltração grave que danificava as paredes da sua casa e de seus vizinhos. 
Após a reforma realizada pela Habitat em parceria com a empresaBloomberg, a casa de Reinaldo se tornou segura para sua mobilidade.Sanado o problema hidráulico, sua família e as demais afetadas podemrespirar tranquilas em um ambiente seco e saudável. 
“A gente está muito feliz. Só temos a agradecer.” 
14
Helena Luísa é de Caxambu, uma pequena cidade mineira. Ela se mudou sozinha para São Paulo para estudar Engenharia Civil. Ao passar muito tempo no trânsito entre o campus da universidade e sua casa, Helena começou a perceber coisas que não eram tão comuns em sua cidade natal, como a falta de moradia. Ela sentiu então vontade de mudar as coisas ao seu redor. "Eu sou uma gota no oceano e, mesmo que eu doasse todo o meu dinheiro, minhas roupas e ajudasse todas as pessoas idosas a atravessar a rua, não seria suficiente. Eu sabia que podia fazer mais. Certamente queria fazer mais". 
Ela decidiu ser voluntária e usar seu tempo e habilidades em favor dos outros. Como estudante de Engenharia, também sentia que era hora de adquirir experiência prática em construção. Helena pesquisou na internet organizações que trabalhassem com a questão da habitação, e após alguns dias bateu na porta do escritório da Habitat em São Paulo. 
Sua primeira experiência como voluntária foi participando durante quatro dias na brigada de voluntariado corporativo da empresa Siemens. Participou também no evento Somos Todos Vizinhos, colaborando com a organização de mais de 50 estudantes voluntários que renovaram as fachadas de 18 casas em Heliópolis. 
Voluntária Helena Luísa 
"Essa experiência não pode ser descrita em palavras. É preciso participar para sentir. Agora eu sei que a maior felicidade na vida é fazer os outros felizes, ainda mais quando não recebemos nada em troca." 
15
Na Habitat os voluntários são chamados a colaborar das mais diversas 
maneiras, aportando seus talentos em diferentes atividades que contribuam para a 
realização da missão. 
Marcos Labrunie é especialista em desenvolvimento e implementação de 
softwares para empresas. Ele está atualmente em um período sabático e resolveu 
apoiar a Habitat na customização e implementação da ferramenta de CRM Salesforce, 
que foi doada à organização. Utilizando seu conhecimento acumulado de anos em 
trabalho em bancos no Brasil e em diversos países, Marcos também está apoiando a 
Habitat na estruturação de novos projetos de captação de recursos. 
Ele conheceu a Habitat através de uma amiga que está envolvida com a 
ONG há vários anos. Nas palavras de Marcos: "Eu decidi me tornar voluntário porque 
acredito que o trabalho que a Habitat está fazendo é de grande importância para 
muitas pessoas que não podem pagar para morar em uma casa melhor.” 
Voluntário Marcos Labrunie 
“Sinto que fui muito abençoado e gostaria de 
retribuir ajudando os outros a viverem em 
melhores condições. Dessa forma, eles serão mais 
capazes de alcançar outros objetivos em suas 
vidas." 
16
Linha do Tempo 
2013 |2014 
17
Brigada de Voluntários do Colégio Guilherme Dumont Villares em Heliópolis, com cobertura do SPTV (TV Globo). 
Abertura do escritório da Habitat para a Humanidade em São Paulo. 
Início do projeto Habitat na Comunidade em São Bernardo do Campo, com apoio da Fundação Salvador Arena. 
Brigada de Voluntários da INFOR em Heliópolis. 
Julho 
Agosto 
Setembro 
Novembro 
2013 
Duas Brigadas de Voluntários da Bloombergem Heliópolis. 
18
Lançamento oficial do programa da Habitat em São Paulo. Jonathan Reckford, CEO Global da Habitat, participa de talkshow em São Paulo sobre moradia adequada e habitação nas grandes cidades. Cerca de 60 pessoas –entre jornalistas, executivos, representantes de ONGs e estudantes –estiveram no evento. 
Habitat participa do seminário “Melhorias Habitacionais em Favelas –Soluções e Desafios”, no Rio de Janeiro. 
Brigada de Voluntários da MetLife em Heliópolis. 
Habitat participa do seminário “Desafios da Prosperidade Local: o Programa de Melhorias Habitacionais em Favelas”, do Instituto de Arquitetos do Brasil, no Rio de Janeiro. 
Brigada de Voluntários da ACI Worldwideem Heliópolis. 
Maio 
Abril 
Março 
Fevereiro 
Junho 
2014 
Brigada de Voluntários locais e internacionais da Siemens em Heliópolis, com duração de 
quatro dias. 
Projeto Somos Todos Vizinhos, com a participação de mais de 50 alunos do ensino médio das escolas Colégio Guilherme Dumont Villares e Saint Francis College. Foram revitalizadas 18 casas em Heliópolis no projeto. 
19
Resultados Financeiros 
Receitas 
Despesas 
22,8% 
76,9% 
0,3% 
Doações Locais 
Doações Externas 
Receitas Financeiras 
10,2% 
1,0% 
88,8% 
Administrativas 
Tributárias + Financeiras 
Despesas diretas comprogramas 
Receitas 
Doações Locais 
R$ 390.426,00 
22,8% 
Doações Externas 
R$ 1.316.134,00 
76,9% 
Receitas Financeiras 
R$ 5.081,00 
0,3% 
Total Receitas 
R$ 1.711.641,00 
100% 
Despesas 
Administrativas 
R$141.737,00 
10,2% 
Tributárias + Financeiras 
R$14.173,00 
1,0% 
Despesas diretas com programas 
R$1.229.453,00 
88,8% 
Total Despesas 
R$1.385.363,00 
100% 
Resultado 
R$326.279,00 20
4| Parceiros e Equipe 
21
Parceiros 
Patrocinadores 
Apoiadores 
Aliados 
22
Mário Vieira –Diretor Executivo 
Carla da Nóbrega –Diretora de Mobilização de Recursos e Comunicação 
Isabel Costa –Gerente de Programas 
Flavia Heumann –Coordenadora Administrativo-Financeira 
Juliana Moretti –Arquiteta 
Lucas Cabral –Técnico em Edificações 
Mayara Merchan –Assistente Administrativa 
Débora Pinho –Assistente de Comunicação 
Equipe 
Agradecimentos: Andressa Miguez, Daniel CarabolanteTravitzky, Fabiana Marques, Fernanda Soares e Paula Sofia Drummond Netzer. 
Fotos: Francisco Carabetta(p. 3, 8, 10, 12, 17, 19, 24), João Raposo (p. 1, 4, 6, 19, 21), LissAlves (p. 2) e acervo Habitat. 
23
Rua Estela, 515 Bloco G Conjunto 151, São Paulo, Brasil, 04011-904 
Telefone: (+55 11) 5084-6698 
hph.org.br | facebook.com/Habitatparaahumanidade 
Informações, comentários e dúvidas: contato@hph.org.br

Más contenido relacionado

La actualidad más candente

Jornal Com Social AGOSTO 2013
Jornal Com Social AGOSTO 2013Jornal Com Social AGOSTO 2013
Jornal Com Social AGOSTO 2013Carlos Amaro
 
Nures no 6º foro latinoamericano “memoria e identidad”
Nures no 6º foro latinoamericano “memoria e identidad”Nures no 6º foro latinoamericano “memoria e identidad”
Nures no 6º foro latinoamericano “memoria e identidad”coeppelotas
 
Projeto social poletti 14 tp
Projeto social poletti 14 tpProjeto social poletti 14 tp
Projeto social poletti 14 tpalemisturini
 
Amigos amigas do movimento creche de qualidade
Amigos amigas do movimento creche de qualidadeAmigos amigas do movimento creche de qualidade
Amigos amigas do movimento creche de qualidadeJoão Silvado
 
04 fundo social de solidariedade
04 fundo social de solidariedade04 fundo social de solidariedade
04 fundo social de solidariedadeEdinho Silva
 
Balanço Social Movimento Água no Feijão
Balanço Social Movimento Água no FeijãoBalanço Social Movimento Água no Feijão
Balanço Social Movimento Água no FeijãoFoodWeb
 
Silveira cidadania e_participacao_social
Silveira cidadania e_participacao_socialSilveira cidadania e_participacao_social
Silveira cidadania e_participacao_socialJéssica Petersen
 
Help 2 tumelero 12 mp
Help 2 tumelero 12 mpHelp 2 tumelero 12 mp
Help 2 tumelero 12 mpalemisturini
 
Responsabilidade socioambiental serlares
Responsabilidade socioambiental serlaresResponsabilidade socioambiental serlares
Responsabilidade socioambiental serlaresSerlares
 
Adilo ApresentaçãO.Ppt Blog
Adilo ApresentaçãO.Ppt BlogAdilo ApresentaçãO.Ppt Blog
Adilo ApresentaçãO.Ppt BlogPITUXA
 
Lançamento mapa verde são rafael jan-2011
Lançamento mapa verde são rafael   jan-2011Lançamento mapa verde são rafael   jan-2011
Lançamento mapa verde são rafael jan-2011Carloslopes1
 
Projeto petrobras fraget
Projeto petrobras  fragetProjeto petrobras  fraget
Projeto petrobras fragetcoeppelotas
 
Reconstruindo roberta vicari 22 mp
Reconstruindo roberta vicari 22 mpReconstruindo roberta vicari 22 mp
Reconstruindo roberta vicari 22 mpalemisturini
 

La actualidad más candente (19)

Jornal Com Social AGOSTO 2013
Jornal Com Social AGOSTO 2013Jornal Com Social AGOSTO 2013
Jornal Com Social AGOSTO 2013
 
Nures no 6º foro latinoamericano “memoria e identidad”
Nures no 6º foro latinoamericano “memoria e identidad”Nures no 6º foro latinoamericano “memoria e identidad”
Nures no 6º foro latinoamericano “memoria e identidad”
 
Projeto social poletti 14 tp
Projeto social poletti 14 tpProjeto social poletti 14 tp
Projeto social poletti 14 tp
 
Amigos amigas do movimento creche de qualidade
Amigos amigas do movimento creche de qualidadeAmigos amigas do movimento creche de qualidade
Amigos amigas do movimento creche de qualidade
 
04 fundo social de solidariedade
04 fundo social de solidariedade04 fundo social de solidariedade
04 fundo social de solidariedade
 
12.2.8. #1 maria piedade brandão
12.2.8. #1 maria piedade brandão12.2.8. #1 maria piedade brandão
12.2.8. #1 maria piedade brandão
 
Balanço Social Movimento Água no Feijão
Balanço Social Movimento Água no FeijãoBalanço Social Movimento Água no Feijão
Balanço Social Movimento Água no Feijão
 
Silveira cidadania e_participacao_social
Silveira cidadania e_participacao_socialSilveira cidadania e_participacao_social
Silveira cidadania e_participacao_social
 
Manual do Voluntário
Manual do VoluntárioManual do Voluntário
Manual do Voluntário
 
Joinville Cheia de Amor
Joinville Cheia de AmorJoinville Cheia de Amor
Joinville Cheia de Amor
 
Trabalho ameixoeira criativa
Trabalho ameixoeira criativa   Trabalho ameixoeira criativa
Trabalho ameixoeira criativa
 
Help 2 tumelero 12 mp
Help 2 tumelero 12 mpHelp 2 tumelero 12 mp
Help 2 tumelero 12 mp
 
Responsabilidade socioambiental serlares
Responsabilidade socioambiental serlaresResponsabilidade socioambiental serlares
Responsabilidade socioambiental serlares
 
Areneapataxo
AreneapataxoAreneapataxo
Areneapataxo
 
Adilo ApresentaçãO.Ppt Blog
Adilo ApresentaçãO.Ppt BlogAdilo ApresentaçãO.Ppt Blog
Adilo ApresentaçãO.Ppt Blog
 
Lançamento mapa verde são rafael jan-2011
Lançamento mapa verde são rafael   jan-2011Lançamento mapa verde são rafael   jan-2011
Lançamento mapa verde são rafael jan-2011
 
Cocal Notícias 518
Cocal Notícias 518Cocal Notícias 518
Cocal Notícias 518
 
Projeto petrobras fraget
Projeto petrobras  fragetProjeto petrobras  fraget
Projeto petrobras fraget
 
Reconstruindo roberta vicari 22 mp
Reconstruindo roberta vicari 22 mpReconstruindo roberta vicari 22 mp
Reconstruindo roberta vicari 22 mp
 

Similar a Relatório de Atividades 2013-2014 - Habitat para a Humanidade

Festival 2019 - Voluntariado Juvenil
Festival 2019 - Voluntariado JuvenilFestival 2019 - Voluntariado Juvenil
Festival 2019 - Voluntariado JuvenilABCR
 
Relatório 2015 - Voluntariado O-I
Relatório 2015 - Voluntariado O-IRelatório 2015 - Voluntariado O-I
Relatório 2015 - Voluntariado O-IVitor Honda
 
Investimento Social - CENA
Investimento Social - CENAInvestimento Social - CENA
Investimento Social - CENAGeovana Conti
 
Investidores Sociais - CENA
Investidores Sociais - CENAInvestidores Sociais - CENA
Investidores Sociais - CENAGeovana Conti
 
Investidores Sociais - CENA
Investidores Sociais - CENAInvestidores Sociais - CENA
Investidores Sociais - CENAGeovana Conti
 
APRESENTAÇÃO APP PARA ASSISTÊNCIA SOCIAL DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA
APRESENTAÇÃO APP PARA ASSISTÊNCIA SOCIAL DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUAAPRESENTAÇÃO APP PARA ASSISTÊNCIA SOCIAL DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA
APRESENTAÇÃO APP PARA ASSISTÊNCIA SOCIAL DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUAdayanemm9567
 
Projeto adote uma criança da rua para a escola
Projeto adote uma criança da rua para a escolaProjeto adote uma criança da rua para a escola
Projeto adote uma criança da rua para a escolaMonitoria Contabil S/C
 
Fundação Alphaville
Fundação AlphavilleFundação Alphaville
Fundação AlphavilleJader Windson
 
Revista Consciênca Ampla nº4
Revista Consciênca Ampla nº4Revista Consciênca Ampla nº4
Revista Consciênca Ampla nº4Ampla Energia S.A.
 
Revista Consciência Ampla - 4ª edição
Revista Consciência Ampla - 4ª ediçãoRevista Consciência Ampla - 4ª edição
Revista Consciência Ampla - 4ª ediçãoGuilherme Monteiro
 
Apresentacaofinal Imprensa Isr
Apresentacaofinal Imprensa IsrApresentacaofinal Imprensa Isr
Apresentacaofinal Imprensa IsrPortal NE10
 
Revista Consciência Ampla 6ª edição
Revista Consciência Ampla 6ª ediçãoRevista Consciência Ampla 6ª edição
Revista Consciência Ampla 6ª ediçãoGuilherme Monteiro
 

Similar a Relatório de Atividades 2013-2014 - Habitat para a Humanidade (20)

Festival 2019 - Voluntariado Juvenil
Festival 2019 - Voluntariado JuvenilFestival 2019 - Voluntariado Juvenil
Festival 2019 - Voluntariado Juvenil
 
Relatório 2015 - Voluntariado O-I
Relatório 2015 - Voluntariado O-IRelatório 2015 - Voluntariado O-I
Relatório 2015 - Voluntariado O-I
 
Investimento Social - CENA
Investimento Social - CENAInvestimento Social - CENA
Investimento Social - CENA
 
Investidores Sociais - CENA
Investidores Sociais - CENAInvestidores Sociais - CENA
Investidores Sociais - CENA
 
Investidores Sociais - CENA
Investidores Sociais - CENAInvestidores Sociais - CENA
Investidores Sociais - CENA
 
APRESENTAÇÃO APP PARA ASSISTÊNCIA SOCIAL DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA
APRESENTAÇÃO APP PARA ASSISTÊNCIA SOCIAL DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUAAPRESENTAÇÃO APP PARA ASSISTÊNCIA SOCIAL DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA
APRESENTAÇÃO APP PARA ASSISTÊNCIA SOCIAL DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA
 
Relatório de Atividades - 2010
Relatório de Atividades - 2010Relatório de Atividades - 2010
Relatório de Atividades - 2010
 
Projeto adote uma criança da rua para a escola
Projeto adote uma criança da rua para a escolaProjeto adote uma criança da rua para a escola
Projeto adote uma criança da rua para a escola
 
Fundação Alphaville
Fundação AlphavilleFundação Alphaville
Fundação Alphaville
 
Revista Consciênca Ampla nº4
Revista Consciênca Ampla nº4Revista Consciênca Ampla nº4
Revista Consciênca Ampla nº4
 
Revista Consciência Ampla - 4ª edição
Revista Consciência Ampla - 4ª ediçãoRevista Consciência Ampla - 4ª edição
Revista Consciência Ampla - 4ª edição
 
Manual do voluntário
Manual do voluntárioManual do voluntário
Manual do voluntário
 
Portal Social do Brasil
Portal Social do BrasilPortal Social do Brasil
Portal Social do Brasil
 
Especial jovens mulheres_ecod
Especial jovens mulheres_ecodEspecial jovens mulheres_ecod
Especial jovens mulheres_ecod
 
NURAP - Mostra Campus
NURAP - Mostra Campus NURAP - Mostra Campus
NURAP - Mostra Campus
 
Relatório Portal Voluntários Online 2015
Relatório Portal Voluntários Online 2015Relatório Portal Voluntários Online 2015
Relatório Portal Voluntários Online 2015
 
Missão Para Nações
Missão Para NaçõesMissão Para Nações
Missão Para Nações
 
O euripinho edi02
O euripinho edi02O euripinho edi02
O euripinho edi02
 
Apresentacaofinal Imprensa Isr
Apresentacaofinal Imprensa IsrApresentacaofinal Imprensa Isr
Apresentacaofinal Imprensa Isr
 
Revista Consciência Ampla 6ª edição
Revista Consciência Ampla 6ª ediçãoRevista Consciência Ampla 6ª edição
Revista Consciência Ampla 6ª edição
 

Relatório de Atividades 2013-2014 - Habitat para a Humanidade

  • 1. 01 de julho, 2013 -30 de junho, 2014 Relatório de Atividades 2014 São Paulo
  • 2. 1.Apresentação 2.Presença Habitat 3.Ação e Impacto 2014 4.Parceiros e Equipe Índice 2
  • 4. É com muita satisfação que apresento este primeiro relatório de atividades da Associação Internacional Habitat para a Humanidade ou, como somos mais conhecidos, Habitat São Paulo. Faz pouco mais de um ano que iniciamos nossa atividade focada na região metropolitana de São Paulo, visando conferir às famílias mais necessitadas uma melhor condição de moradia, mais digna, mais acessível e mais confortável. Na cidade de São Paulo estima-se um total de 482 mil moradias em assentamentos precários, sendo que a grande maioria apresenta necessidade de melhorias em função de ocupação desordenada, vícios construtivos e falta de orientação técnica adequada. Essas famílias são o foco de trabalho da Habitat São Paulo. Complementando sua presença de 22 anos no Brasil – principalmente atendendo a uma demanda de casas novas em regiões mais afastadas dos grandes centros urbanos –, a Habitat tomou a decisão de trabalhar com melhorias habitacionais a partir de 2010. Seguindo esse alinhamento, a Habitat Internacional abriu em julho de 2013 o escritório em São Paulo com foco na redução do déficit qualitativo de moradia. Neste primeiro ano de atividades, além de atender famílias com reformas nas comunidades de Heliópolis, em São Paulo, e no Jardim BelitaNazareth, em São Bernardo do Campo, a Habitat São Paulo segue buscando e desenvolvendo modelos de atuação que confiram atendimento em escala e tragam alto impacto para a sociedade. Nossa organização coirmã Habitat Brasil segue seu trabalho nas regiões norte e nordeste do Brasil. Gostaria muito de agradecer à equipe de Habitat São Paulo e aos voluntários envolvidos pela dedicação e pelo esforço em levar à frente um projeto tão importante para a vida das pessoas e para a sociedade em geral. Gostaria também de agradecer às empresas e organizações parceiras, sem as quais esse trabalho seria impossível. Finalmente, caro leitor, você pode estar estranhando receber um relatório anual em novembro. Na verdade, optamos por seguir o calendário de nossa matriz nos Estados Unidos, reportando as atividades de acordo com o ano fiscal daquele país, ou seja, entre julho de 2013 e junho de 2014. Desta maneira podemos apresentar os nossos resultados globalmente, cumprindo com as métricas da organização sem necessidade de levar duas contabilidades em paralelo. Que venham muitos outros anos de trabalho e de impacto social positivo na vida das famílias com necessidade de moradia adequada. Uma boa leitura! Mário Vieira Diretor Executivo Habitat para a Humanidade Prezados amigos, 4
  • 5. Missão, Visão e Valores 5
  • 7. Fundada em 1976, a Habitat para a Humanidade é uma organização sem fins lucrativos, que acredita que toda pessoa deve ter um lugar adequado, seguro e acessível para morar. Habitat executa seus programas com profissionais técnicos especializados, por meio de doações e trabalho voluntário. Em 2013, a Habitat atingiu o marco de 800 mil casas construídas e/ou reformadas no mundo. Nesses quase 40 anos, já são mais de 4 milhões de pessoas atendidas nos 70 países onde atua. No Brasil está presente desde 1992 e já construiu ou reformou mais de 12 mil moradias em 11 estados. no mundo e no Brasil Habitat para a Humanidade 7
  • 8. Habitat para a Humanidade A Habitat só atua em assentamentos consolidados que não apresentam risco de remoção das famílias, uma vez que as reformas são de caráter permanente. em São Paulo O déficit habitacional qualitativo –cálculo que leva em consideração domicílios em situação precária e/ou adensamento excessivo –é um problema que atinge uma parcela considerável da população brasileira. Somente no município de São Paulo são mais de 160 mil moradias nessa situação. Paralelamente, o setor de reformas voltado para a população de baixa renda no Brasil carece de ofertas de alternativas acessíveis, especialmente no que se refere a crédito, mão de obra para construção e assistência técnica construtiva. Com o objetivo de contribuir para a redução desse déficit em São Paulo e oferecer oportunidades para as famílias melhorarem suas casas, a Habitat para a Humanidade iniciou em 2013 o Programa Habitat na Comunidade em Heliópolis, São Paulo, e em BelitaNazareth, São Bernardo do Campo. O público beneficiado por este projeto é preferencialmente composto por famílias que possuem ao menos um membro em situação de vulnerabilidade social (idosos, crianças, portadores de deficiência, mulheres chefes de família), com renda familiar de 1 a 3,5 salários mínimos e que residam em situação de precariedade habitacional. Em 2013/2014, as famílias selecionadas receberam apoio financeiro para contratar mão de obra e comprar materiais de construção para a sua reforma por meio de um crédito subsidiado em até 70%, de acordo com sua condição financeira. Além do crédito, receberam assistência técnica construtiva e social e, em muitos casos, contaram com mão de obra voluntária na reforma. 8
  • 9. 3| Ação e Impacto em 2014 9
  • 11. 69moradiasreformadas peloProgramaHabitatnaComunidade,sendo: 345pessoasbeneficiadascomareformadesuascasas. 231voluntárioscorporativoseindividuais. 2014em números 50emHeliópolis(SãoPaulo) emparceriacomaorganizaçãocomunitárialocalUNASeempresasdoadoras. 19nacomunidadeBelitaNazareth(SãoBernardodoCampo) emparceriacomaFundaçãoSalvadorArenaeoBancodoPovodeCréditoSolidário. 2.027horasdetrabalhovoluntário. 11
  • 13. Moradora Luana Residente em Heliópolis, Luana Pereira de Sousa tem 21 anos e é provedora de seu lar. Ela tem três filhos pequenos e seu sonho sempre foi ter um lugar digno para seus filhos morarem. Sua casa era abafada, mofada, sem claridade e com pouca ventilação. Não havia revestimento nas paredes e a porta principal estava quebrada. Por essas razões, a saúde das crianças estava comprometida por problemas respiratórios. O projeto realizado pela Habitat em parceria com a empresa Siemens, garantiu troca de revestimento nos pisos e nas paredes, abertura na parede do quarto para aumentar a circulação de ar e luz, troca da porta de entrada, conserto das instalações elétricas e pintura da fachada. “Agora a casa está seca e há claridade no meu quarto. Me sinto segura, tenho uma porta nova e não tenho mais medo. Hoje a minha casa tem vida e tenho prazer em convidar as pessoas para virem aqui, porque ficou linda. Estou feliz! Esse foi o meu primeiro passo para uma vida melhor”, declara Luana. “A saúde das crianças melhorou 100% porque agora a casa tem ventilação.” 13
  • 14. Morador Reinaldo Por conta de um problema de visão, Reinaldo Lopes Nerys, residente em Heliópolis, não conseguia sair de casa à noite.A escada da sua casa que dava acesso à rua não tinha corrimão e, por isso, ele corria o risco de cair em um vão de dois andares.Outro problema enfrentado por Reinaldo e sua família era uma infiltração grave que danificava as paredes da sua casa e de seus vizinhos. Após a reforma realizada pela Habitat em parceria com a empresaBloomberg, a casa de Reinaldo se tornou segura para sua mobilidade.Sanado o problema hidráulico, sua família e as demais afetadas podemrespirar tranquilas em um ambiente seco e saudável. “A gente está muito feliz. Só temos a agradecer.” 14
  • 15. Helena Luísa é de Caxambu, uma pequena cidade mineira. Ela se mudou sozinha para São Paulo para estudar Engenharia Civil. Ao passar muito tempo no trânsito entre o campus da universidade e sua casa, Helena começou a perceber coisas que não eram tão comuns em sua cidade natal, como a falta de moradia. Ela sentiu então vontade de mudar as coisas ao seu redor. "Eu sou uma gota no oceano e, mesmo que eu doasse todo o meu dinheiro, minhas roupas e ajudasse todas as pessoas idosas a atravessar a rua, não seria suficiente. Eu sabia que podia fazer mais. Certamente queria fazer mais". Ela decidiu ser voluntária e usar seu tempo e habilidades em favor dos outros. Como estudante de Engenharia, também sentia que era hora de adquirir experiência prática em construção. Helena pesquisou na internet organizações que trabalhassem com a questão da habitação, e após alguns dias bateu na porta do escritório da Habitat em São Paulo. Sua primeira experiência como voluntária foi participando durante quatro dias na brigada de voluntariado corporativo da empresa Siemens. Participou também no evento Somos Todos Vizinhos, colaborando com a organização de mais de 50 estudantes voluntários que renovaram as fachadas de 18 casas em Heliópolis. Voluntária Helena Luísa "Essa experiência não pode ser descrita em palavras. É preciso participar para sentir. Agora eu sei que a maior felicidade na vida é fazer os outros felizes, ainda mais quando não recebemos nada em troca." 15
  • 16. Na Habitat os voluntários são chamados a colaborar das mais diversas maneiras, aportando seus talentos em diferentes atividades que contribuam para a realização da missão. Marcos Labrunie é especialista em desenvolvimento e implementação de softwares para empresas. Ele está atualmente em um período sabático e resolveu apoiar a Habitat na customização e implementação da ferramenta de CRM Salesforce, que foi doada à organização. Utilizando seu conhecimento acumulado de anos em trabalho em bancos no Brasil e em diversos países, Marcos também está apoiando a Habitat na estruturação de novos projetos de captação de recursos. Ele conheceu a Habitat através de uma amiga que está envolvida com a ONG há vários anos. Nas palavras de Marcos: "Eu decidi me tornar voluntário porque acredito que o trabalho que a Habitat está fazendo é de grande importância para muitas pessoas que não podem pagar para morar em uma casa melhor.” Voluntário Marcos Labrunie “Sinto que fui muito abençoado e gostaria de retribuir ajudando os outros a viverem em melhores condições. Dessa forma, eles serão mais capazes de alcançar outros objetivos em suas vidas." 16
  • 17. Linha do Tempo 2013 |2014 17
  • 18. Brigada de Voluntários do Colégio Guilherme Dumont Villares em Heliópolis, com cobertura do SPTV (TV Globo). Abertura do escritório da Habitat para a Humanidade em São Paulo. Início do projeto Habitat na Comunidade em São Bernardo do Campo, com apoio da Fundação Salvador Arena. Brigada de Voluntários da INFOR em Heliópolis. Julho Agosto Setembro Novembro 2013 Duas Brigadas de Voluntários da Bloombergem Heliópolis. 18
  • 19. Lançamento oficial do programa da Habitat em São Paulo. Jonathan Reckford, CEO Global da Habitat, participa de talkshow em São Paulo sobre moradia adequada e habitação nas grandes cidades. Cerca de 60 pessoas –entre jornalistas, executivos, representantes de ONGs e estudantes –estiveram no evento. Habitat participa do seminário “Melhorias Habitacionais em Favelas –Soluções e Desafios”, no Rio de Janeiro. Brigada de Voluntários da MetLife em Heliópolis. Habitat participa do seminário “Desafios da Prosperidade Local: o Programa de Melhorias Habitacionais em Favelas”, do Instituto de Arquitetos do Brasil, no Rio de Janeiro. Brigada de Voluntários da ACI Worldwideem Heliópolis. Maio Abril Março Fevereiro Junho 2014 Brigada de Voluntários locais e internacionais da Siemens em Heliópolis, com duração de quatro dias. Projeto Somos Todos Vizinhos, com a participação de mais de 50 alunos do ensino médio das escolas Colégio Guilherme Dumont Villares e Saint Francis College. Foram revitalizadas 18 casas em Heliópolis no projeto. 19
  • 20. Resultados Financeiros Receitas Despesas 22,8% 76,9% 0,3% Doações Locais Doações Externas Receitas Financeiras 10,2% 1,0% 88,8% Administrativas Tributárias + Financeiras Despesas diretas comprogramas Receitas Doações Locais R$ 390.426,00 22,8% Doações Externas R$ 1.316.134,00 76,9% Receitas Financeiras R$ 5.081,00 0,3% Total Receitas R$ 1.711.641,00 100% Despesas Administrativas R$141.737,00 10,2% Tributárias + Financeiras R$14.173,00 1,0% Despesas diretas com programas R$1.229.453,00 88,8% Total Despesas R$1.385.363,00 100% Resultado R$326.279,00 20
  • 21. 4| Parceiros e Equipe 21
  • 23. Mário Vieira –Diretor Executivo Carla da Nóbrega –Diretora de Mobilização de Recursos e Comunicação Isabel Costa –Gerente de Programas Flavia Heumann –Coordenadora Administrativo-Financeira Juliana Moretti –Arquiteta Lucas Cabral –Técnico em Edificações Mayara Merchan –Assistente Administrativa Débora Pinho –Assistente de Comunicação Equipe Agradecimentos: Andressa Miguez, Daniel CarabolanteTravitzky, Fabiana Marques, Fernanda Soares e Paula Sofia Drummond Netzer. Fotos: Francisco Carabetta(p. 3, 8, 10, 12, 17, 19, 24), João Raposo (p. 1, 4, 6, 19, 21), LissAlves (p. 2) e acervo Habitat. 23
  • 24. Rua Estela, 515 Bloco G Conjunto 151, São Paulo, Brasil, 04011-904 Telefone: (+55 11) 5084-6698 hph.org.br | facebook.com/Habitatparaahumanidade Informações, comentários e dúvidas: contato@hph.org.br