SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 20
Projeto Genoma Humano O começo do fim da evolução
Qual o seu Futuro ? Quando nasce um ser humano, muitas possibilidades podem ser traçadas no seu futuro. O futuro será determinado, naturalmente, pela maneira como ele vai agir, mas sabe-se hoje, também, que muito do seu "destino" já está predisposto antes mesmo de seu nascimento. O genoma da criança traz codificadas no DNA dos seus 46 cromossomos as instruções que irão afetar, não apenas a sua estrutura, o seu tamanho, a sua cor e outros atributos físicos, como também a sua inteligência, a sua susceptibilidade a doenças, o seu tempo de vida e até aspectos do seu comportamento.A grande meta do Projeto Genoma Humano é ler e entender estas instruções. 
Como Decifrar? Entender o código genético é saber ler através das dezenas de milhares de genes que compõem o DNA humano. Uma tarefa que tem se mostrado gigantesca e demorada, mesmo para os cientistas de nossa época, equipados com formidáveis computadores. Mas esse desafio foi aceito por um dos mais importantes cientistas da Atualidade.
James D. Watson  O Prêmio Nobel de fisiologia e medicina James D. Watson, um dos descobridores da estrutura em hélice dupla do DNA, assumiu inicialmente a direção do Projeto Genoma Humano em 1989 e não tem poupado esforços para os avanços dessa pesquisa.
Linha do tempo  1989 2025 Inicio das pesquisas Mapeamento de todos os  genes da espécie humana Esse projeto pretende até 2025 mapear todos os cerca de 80 mil genes da espécie humana, determinar a seqüência das bases químicas que compõem o DNA e com isso a criação de uma medicina genética, que poderá num futuro próximo identificar falhas ou erros no genoma de um indivíduo e criar uma terapia genética para corrigi-los. Em outras palavras excluir todo o tipo de limitações e doenças e alcançar a evolução total, “sem defeitos”. Quanto mais aprendermos sobre o genoma, maior será nosso poder sobre a vida. E sobre a morte.
Em 1990... 5.000 cientistas 250 laboratórios US$ 53 bilhões 4.550 genes identificados Como alcançar a “perfeição” está no imaginário do homem a muito tempo, já no ano seguinte de seu inicio, a pesquisa já ganhou um imenso apoio.
Países associados  Associados ao projeto Apesar do pioneirismo americano vários países se destacam no projeto genoma humano.Como a China, Japão, França, Alemanha, Reino Unido e entre eles está também o Brasil.
Genoma Verde-amarelo? O grande carro-chefe do estudo de genomas foi o seqüenciamento do DNA humano. Paralelamente a ele, milhares de outros organismos também estão sendo ou foram estudados por pesquisadores de uma série de países. 
Xylella A primeira experiência muito bem-sucedida do país nessa área foi com o estudo da Xylella, que causa uma doença chamada "amarelinho" na plantação de cítricos. Este foi o primeiro seqüenciamento de genoma concluído por cientistas brasileiros.Foi feito pela rede ONSA (sigla em inglês para Organização para Seqüenciamento e Análise de Nucleotídeos) da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de São Paulo)
Onsa? A rede ONSA foi criada em 1997 ligando mais de 30 unidades de pesquisa no estado de São Paulo. A exemplo dela, outros 25 centros estão distribuídos pelo Brasil reunidos na Rede Nacional do Projeto Genoma Brasileiro. Esta iniciativa, criada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), integra todas as regiões do país em torno de trabalhos sobre genoma. 
Projeto genoma hoje Há alguns anos atrás os cientistas estavam concentrado mais em desenvolver tecnologia eficiente para o seqüenciamento de DNA do que propriamente em fazer um seqüenciamento de larga-escala. Com a entrada da iniciativa privada no Projeto Genoma, foi dada preferência a uma abordagem dirigida apenas aos genes que apresentam interesse para a cura de doenças.
Cientistas decifram mapa genético do homem 26 de junho de 2000 Projeto vai seqüenciar genoma de  1.000 pessoas ao redor do mundo 23 de janeiro de 2008 Pesquisadores seqüenciam genomas africano  e asiático, pela primeira vez 05 de novembro de 2008 Grupo internacional de cientistas  decifra genoma bovino 23 de abril de 2009 Cientistas esboçam genoma  do Neanderthal 24 de abril de 2009 Equipe sintetiza genoma artificial 24 de janeiro de 2008 Fundação cria prêmio para encorajar  decifração de genomas 09 de outubro de 2006
Cientistas descobrem regiões do genoma  humano onde se escondem os “genes da música”‘ 20 de maio de 2008 Pesquisadores seqüenciam genomas africano  e asiático, pela primeira vez 05 de novembro de 2008 Cientistas decodificam pela 1ª vez genoma  de paciente com câncer 19 de novembro de 2008 Gene tem papel importante na  esquizofrenia, dizem pesquisas 20 de maio de 2008 Grupo oferece US$ 10 milhões para apressar  seqüenciamento do genoma humano 05 de outubro de 2008
Firma americana derruba preço de  mapeamento de genoma humano 06 de outubro de 2008 Empresa oferece no eBay  leilão  de mapeamento genético 24 de abril de 2009 Cientistas decifram genoma do mamute  e já falam de “ressuscitá-lo” 19 de novembro de 2008
Mal de Alzheimer  Duke University, cedida à Glaxo Doenças Cardiovasculares MyriadGenetics e Novartis Obesidade Millenium Pharmaceuticals,  cedida à Hoffman-La Roche  Mal de Parkinson NationalInstitutesofHealth Hipertensão Fundação de Pesquisa da Utah University,  cedida à MyriadGenetics Câncer de mama e ovário  MyriadGenetics Artrite reumática HumanGenomeSciences Câncer do cólon  John Hopkins University,  Fundação Japonesa para a  Pesquisa do Câncer e Zeneca Osteoporose HumanGenomeSciences Calvície Columbia University  A disponibilidade de algumas pessoas para alguns tipos de doença já podem ser confirmadas pelo estudo do genoma humano, como nas doenças da lista...
CraigVenter o pai da genômica do futuro anunciou a publicação de seu próprio genoma, ou seja, todos os 6,4 bilhões de letras genéticas que compõem seu DNA na seqüência certinha. Era a primeira vez que alguém conseguia ler o genoma de um ser humano usando como base um único indivíduo. Financiado por capital privado, Venter ajudou a criar a Celera, para competir com o consórcio do Projeto Genoma Humano. Pelos meios tradicionais, o consórcio realizou o seqüenciamento (sua decifração) em 3 meses. Com a estratégia de Venter, o mesmo trabalho foi feito em duas semanas.
...E CraigVenter Virou deus Enquanto os cientistas se deleitavam nas sopas de letrinhas e com a técnica de seqüenciamento de Venter, que hoje virou o padrão nos laboratórios do mundo todo, o pai da genômica do futuro já estava pensando o que faria a seguir. E decidiu que, depois de aprender a seqüenciar vários genomas, estava na hora de começar a tentar escrevê-los. Venter decidiu recriar a vida. Com base em suas pesquisas e comparações do genoma humano com o de animais que possuem um genoma mais simples Venter conseguiu criar um genoma que contivesse apenas o básico do básico para a sobrevivência da criatura. Com cerca de 400 genes.Ele estima que em cerca de 3 a 10 anos sua primeira criaturinha já esteja saltitando por aí.
E como o verdadeiro Reagiu a isso ? O verdadeiro não dá pra saber, mas já dá pra adivinhar que quem se dá bem com essa “história” de deus não gostou nada disso.E com todo poder que a igreja ainda possui continua impondo barreiras aos cientistas e atrasando mais esse ainda o crescimento dessa nova ciência.
Benefício ou Ameaça? Seria uma vantagem evolutiva para garantir descendentes “geneticamente melhores”, isto é, a manutenção e propagação de genes “melhores”. Mas em um mundo capitalista quem tiraria vantagens da identificação de centenas de genes? É inquestionável que as companhias de seguro-saúde e seguro de vida teriam o maior interesse em obter essas informações, isto é, saber que doenças teremos risco de desenvolver e a data prevista da nossa morte. E os nossos empregadores também não teriam interesse em obter tais informações sigilosas? Há trabalhos muito polêmicos que estudam uma tendência genética das pessoas a serem gays, alcoólatras, viciados em drogas e otimistas.
Trabalho realizado por: JadiVentin Laís Tavares Paulo Clayton Araújo Rodolfo Magno

Más contenido relacionado

La actualidad más candente

III Bases Cromossômicas da herança
III Bases Cromossômicas da herançaIII Bases Cromossômicas da herança
III Bases Cromossômicas da herançaRinaldo Pereira
 
Aula de Biologia Molecular sobre Síntese de Proteínas
Aula de Biologia Molecular sobre Síntese de ProteínasAula de Biologia Molecular sobre Síntese de Proteínas
Aula de Biologia Molecular sobre Síntese de ProteínasJaqueline Almeida
 
Genética e doenças
Genética e doençasGenética e doenças
Genética e doençasemanuel
 
Biotecnologia e Engenharia Genética (Power Point)
Biotecnologia e Engenharia Genética (Power Point)Biotecnologia e Engenharia Genética (Power Point)
Biotecnologia e Engenharia Genética (Power Point)Bio
 
Herança Não Mendeliana
Herança Não MendelianaHerança Não Mendeliana
Herança Não MendelianaRodrigo Vianna
 
Lista exercicios genética maio_2012
Lista  exercicios  genética maio_2012Lista  exercicios  genética maio_2012
Lista exercicios genética maio_2012Ionara Urrutia Moura
 
Projetos de Sequenciamento Gênomico
Projetos de Sequenciamento GênomicoProjetos de Sequenciamento Gênomico
Projetos de Sequenciamento GênomicoZenon Filho
 
Anotação molecular
Anotação molecularAnotação molecular
Anotação molecularUERGS
 
Conceitos básicos de Genética
Conceitos básicos de GenéticaConceitos básicos de Genética
Conceitos básicos de GenéticaAdriano Muniz
 
Hereditariedade
HereditariedadeHereditariedade
Hereditariedadetigsilva
 
Engenharia genética
Engenharia genéticaEngenharia genética
Engenharia genéticapaulober
 
Genes letais
Genes letaisGenes letais
Genes letaisURCA
 

La actualidad más candente (20)

III Bases Cromossômicas da herança
III Bases Cromossômicas da herançaIII Bases Cromossômicas da herança
III Bases Cromossômicas da herança
 
Biotecnologia
BiotecnologiaBiotecnologia
Biotecnologia
 
Aula de Biologia Molecular sobre Síntese de Proteínas
Aula de Biologia Molecular sobre Síntese de ProteínasAula de Biologia Molecular sobre Síntese de Proteínas
Aula de Biologia Molecular sobre Síntese de Proteínas
 
Genética e doenças
Genética e doençasGenética e doenças
Genética e doenças
 
Biotecnologia e Engenharia Genética (Power Point)
Biotecnologia e Engenharia Genética (Power Point)Biotecnologia e Engenharia Genética (Power Point)
Biotecnologia e Engenharia Genética (Power Point)
 
Herança Quantitativa
Herança QuantitativaHerança Quantitativa
Herança Quantitativa
 
Herança Não Mendeliana
Herança Não MendelianaHerança Não Mendeliana
Herança Não Mendeliana
 
Lista exercicios genética maio_2012
Lista  exercicios  genética maio_2012Lista  exercicios  genética maio_2012
Lista exercicios genética maio_2012
 
Organismos geneticamente modificados
Organismos geneticamente modificadosOrganismos geneticamente modificados
Organismos geneticamente modificados
 
Codominancia e letalidade
Codominancia e letalidadeCodominancia e letalidade
Codominancia e letalidade
 
Segunda Lei de Mendel
Segunda Lei de MendelSegunda Lei de Mendel
Segunda Lei de Mendel
 
Terapia Gênica
Terapia GênicaTerapia Gênica
Terapia Gênica
 
Engenharia genética
Engenharia genéticaEngenharia genética
Engenharia genética
 
Genoma humano
Genoma humanoGenoma humano
Genoma humano
 
Projetos de Sequenciamento Gênomico
Projetos de Sequenciamento GênomicoProjetos de Sequenciamento Gênomico
Projetos de Sequenciamento Gênomico
 
Anotação molecular
Anotação molecularAnotação molecular
Anotação molecular
 
Conceitos básicos de Genética
Conceitos básicos de GenéticaConceitos básicos de Genética
Conceitos básicos de Genética
 
Hereditariedade
HereditariedadeHereditariedade
Hereditariedade
 
Engenharia genética
Engenharia genéticaEngenharia genética
Engenharia genética
 
Genes letais
Genes letaisGenes letais
Genes letais
 

Similar a Projeto Genoma Humano

Sequenciação do genoma Humano
Sequenciação do genoma HumanoSequenciação do genoma Humano
Sequenciação do genoma HumanoCarolina Cruz
 
Aplicação da Engenharia Genética na Medicina
Aplicação da Engenharia Genética na MedicinaAplicação da Engenharia Genética na Medicina
Aplicação da Engenharia Genética na MedicinaAntónio Morais
 
PRODUTOS TRANSGÉNICOS, CLONAGEM, PROJETO GENOMA
PRODUTOS TRANSGÉNICOS, CLONAGEM, PROJETO GENOMAPRODUTOS TRANSGÉNICOS, CLONAGEM, PROJETO GENOMA
PRODUTOS TRANSGÉNICOS, CLONAGEM, PROJETO GENOMAOrnan Matos
 
3-genoma-humano-e-manipulac3a7c3a3o-genetica-em-humanos1.ppt
3-genoma-humano-e-manipulac3a7c3a3o-genetica-em-humanos1.ppt3-genoma-humano-e-manipulac3a7c3a3o-genetica-em-humanos1.ppt
3-genoma-humano-e-manipulac3a7c3a3o-genetica-em-humanos1.pptJuliocesarRodrigues34
 
grandes temas em biologia_aula_05_volume01
grandes temas em biologia_aula_05_volume01grandes temas em biologia_aula_05_volume01
grandes temas em biologia_aula_05_volume01Adila Trubat
 
O Corpo das mulheres como matéria prima
O Corpo das mulheres como matéria prima                                   O Corpo das mulheres como matéria prima
O Corpo das mulheres como matéria prima anaaarrr
 
grandes temas em biologia_aula_07_volume01
grandes temas em biologia_aula_07_volume01grandes temas em biologia_aula_07_volume01
grandes temas em biologia_aula_07_volume01Adila Trubat
 
Biotecnologia
BiotecnologiaBiotecnologia
Biotecnologialetyap
 
AULA 17 O GENOMA HUMANO. PROJECTO GENOMA HUMANO.pptx
AULA 17 O GENOMA HUMANO. PROJECTO GENOMA HUMANO.pptxAULA 17 O GENOMA HUMANO. PROJECTO GENOMA HUMANO.pptx
AULA 17 O GENOMA HUMANO. PROJECTO GENOMA HUMANO.pptxAmaroAlmeidaChimbala
 
Trabalho filosofia sobre a clonagem[1]
Trabalho filosofia sobre a clonagem[1]Trabalho filosofia sobre a clonagem[1]
Trabalho filosofia sobre a clonagem[1]Digitalves
 
oi deus me tira do ensino médio por favor.pdf
oi deus me tira do ensino médio por favor.pdfoi deus me tira do ensino médio por favor.pdf
oi deus me tira do ensino médio por favor.pdfAnju500646
 

Similar a Projeto Genoma Humano (20)

Sequenciação do genoma Humano
Sequenciação do genoma HumanoSequenciação do genoma Humano
Sequenciação do genoma Humano
 
Projeto Genoma Humano.pdf
Projeto Genoma Humano.pdfProjeto Genoma Humano.pdf
Projeto Genoma Humano.pdf
 
Aplicação da Engenharia Genética na Medicina
Aplicação da Engenharia Genética na MedicinaAplicação da Engenharia Genética na Medicina
Aplicação da Engenharia Genética na Medicina
 
PRODUTOS TRANSGÉNICOS, CLONAGEM, PROJETO GENOMA
PRODUTOS TRANSGÉNICOS, CLONAGEM, PROJETO GENOMAPRODUTOS TRANSGÉNICOS, CLONAGEM, PROJETO GENOMA
PRODUTOS TRANSGÉNICOS, CLONAGEM, PROJETO GENOMA
 
3-genoma-humano-e-manipulac3a7c3a3o-genetica-em-humanos1.ppt
3-genoma-humano-e-manipulac3a7c3a3o-genetica-em-humanos1.ppt3-genoma-humano-e-manipulac3a7c3a3o-genetica-em-humanos1.ppt
3-genoma-humano-e-manipulac3a7c3a3o-genetica-em-humanos1.ppt
 
Aula Introdução a Genética.ppt
Aula Introdução a Genética.pptAula Introdução a Genética.ppt
Aula Introdução a Genética.ppt
 
GenéTica
GenéTicaGenéTica
GenéTica
 
Clonagem - Bioética
 Clonagem - Bioética Clonagem - Bioética
Clonagem - Bioética
 
Manipulação genética
Manipulação  genéticaManipulação  genética
Manipulação genética
 
Variação genética nas populações humana!
Variação genética nas populações humana!Variação genética nas populações humana!
Variação genética nas populações humana!
 
Pos genomica
Pos genomicaPos genomica
Pos genomica
 
grandes temas em biologia_aula_05_volume01
grandes temas em biologia_aula_05_volume01grandes temas em biologia_aula_05_volume01
grandes temas em biologia_aula_05_volume01
 
Projeto Genoma Humano
Projeto Genoma HumanoProjeto Genoma Humano
Projeto Genoma Humano
 
Biotecnologiaatualizadokatiaqueiroz
BiotecnologiaatualizadokatiaqueirozBiotecnologiaatualizadokatiaqueiroz
Biotecnologiaatualizadokatiaqueiroz
 
O Corpo das mulheres como matéria prima
O Corpo das mulheres como matéria prima                                   O Corpo das mulheres como matéria prima
O Corpo das mulheres como matéria prima
 
grandes temas em biologia_aula_07_volume01
grandes temas em biologia_aula_07_volume01grandes temas em biologia_aula_07_volume01
grandes temas em biologia_aula_07_volume01
 
Biotecnologia
BiotecnologiaBiotecnologia
Biotecnologia
 
AULA 17 O GENOMA HUMANO. PROJECTO GENOMA HUMANO.pptx
AULA 17 O GENOMA HUMANO. PROJECTO GENOMA HUMANO.pptxAULA 17 O GENOMA HUMANO. PROJECTO GENOMA HUMANO.pptx
AULA 17 O GENOMA HUMANO. PROJECTO GENOMA HUMANO.pptx
 
Trabalho filosofia sobre a clonagem[1]
Trabalho filosofia sobre a clonagem[1]Trabalho filosofia sobre a clonagem[1]
Trabalho filosofia sobre a clonagem[1]
 
oi deus me tira do ensino médio por favor.pdf
oi deus me tira do ensino médio por favor.pdfoi deus me tira do ensino médio por favor.pdf
oi deus me tira do ensino médio por favor.pdf
 

Último

M0 Atendimento – Definição, Importância .pptx
M0 Atendimento – Definição, Importância .pptxM0 Atendimento – Definição, Importância .pptx
M0 Atendimento – Definição, Importância .pptxJustinoTeixeira1
 
Quiz | Dia da Europa 2024 (comemoração)
Quiz | Dia da Europa 2024  (comemoração)Quiz | Dia da Europa 2024  (comemoração)
Quiz | Dia da Europa 2024 (comemoração)Centro Jacques Delors
 
tensoes-etnicas-na-europa-template-1.pptx
tensoes-etnicas-na-europa-template-1.pptxtensoes-etnicas-na-europa-template-1.pptx
tensoes-etnicas-na-europa-template-1.pptxgia0123
 
Introdução às Funções 9º ano: Diagrama de flexas, Valor numérico de uma funçã...
Introdução às Funções 9º ano: Diagrama de flexas, Valor numérico de uma funçã...Introdução às Funções 9º ano: Diagrama de flexas, Valor numérico de uma funçã...
Introdução às Funções 9º ano: Diagrama de flexas, Valor numérico de uma funçã...marcelafinkler
 
Sopa de letras | Dia da Europa 2024 (nível 2)
Sopa de letras | Dia da Europa 2024 (nível 2)Sopa de letras | Dia da Europa 2024 (nível 2)
Sopa de letras | Dia da Europa 2024 (nível 2)Centro Jacques Delors
 
atividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdf
atividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdfatividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdf
atividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdfAutonoma
 
INTERTEXTUALIDADE atividade muito boa para
INTERTEXTUALIDADE   atividade muito boa paraINTERTEXTUALIDADE   atividade muito boa para
INTERTEXTUALIDADE atividade muito boa paraAndreaPassosMascaren
 
Cartão de crédito e fatura do cartão.pptx
Cartão de crédito e fatura do cartão.pptxCartão de crédito e fatura do cartão.pptx
Cartão de crédito e fatura do cartão.pptxMarcosLemes28
 
ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024azulassessoria9
 
O que é arte. Definição de arte. História da arte.
O que é arte. Definição de arte. História da arte.O que é arte. Definição de arte. História da arte.
O que é arte. Definição de arte. História da arte.denisecompasso2
 
Aula 1 - Psicologia Cognitiva, aula .ppt
Aula 1 - Psicologia Cognitiva, aula .pptAula 1 - Psicologia Cognitiva, aula .ppt
Aula 1 - Psicologia Cognitiva, aula .pptNathaliaFreitas32
 
Caderno de exercícios Revisão para o ENEM (1).pdf
Caderno de exercícios Revisão para o ENEM (1).pdfCaderno de exercícios Revisão para o ENEM (1).pdf
Caderno de exercícios Revisão para o ENEM (1).pdfJuliana Barbosa
 
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...PatriciaCaetano18
 
O desenvolvimento é um conceito mais amplo, pode ter um contexto biológico ou...
O desenvolvimento é um conceito mais amplo, pode ter um contexto biológico ou...O desenvolvimento é um conceito mais amplo, pode ter um contexto biológico ou...
O desenvolvimento é um conceito mais amplo, pode ter um contexto biológico ou...azulassessoria9
 
AULÃO de Língua Portuguesa para o Saepe 2022
AULÃO de Língua Portuguesa para o Saepe 2022AULÃO de Língua Portuguesa para o Saepe 2022
AULÃO de Língua Portuguesa para o Saepe 2022LeandroSilva126216
 
Tema de redação - As dificuldades para barrar o casamento infantil no Brasil ...
Tema de redação - As dificuldades para barrar o casamento infantil no Brasil ...Tema de redação - As dificuldades para barrar o casamento infantil no Brasil ...
Tema de redação - As dificuldades para barrar o casamento infantil no Brasil ...AnaAugustaLagesZuqui
 
Sistema articular aula 4 (1).pdf articulações e junturas
Sistema articular aula 4 (1).pdf articulações e junturasSistema articular aula 4 (1).pdf articulações e junturas
Sistema articular aula 4 (1).pdf articulações e junturasrfmbrandao
 
Pesquisa Ação René Barbier Livro acadêmico
Pesquisa Ação René Barbier Livro  acadêmicoPesquisa Ação René Barbier Livro  acadêmico
Pesquisa Ação René Barbier Livro acadêmicolourivalcaburite
 
Polígonos, Diagonais de um Polígono, SOMA DOS ANGULOS INTERNOS DE UM POLÍGON...
Polígonos, Diagonais de um Polígono, SOMA DOS ANGULOS INTERNOS DE UM  POLÍGON...Polígonos, Diagonais de um Polígono, SOMA DOS ANGULOS INTERNOS DE UM  POLÍGON...
Polígonos, Diagonais de um Polígono, SOMA DOS ANGULOS INTERNOS DE UM POLÍGON...marcelafinkler
 
Sistema de Bibliotecas UCS - Cantos do fim do século
Sistema de Bibliotecas UCS  - Cantos do fim do séculoSistema de Bibliotecas UCS  - Cantos do fim do século
Sistema de Bibliotecas UCS - Cantos do fim do séculoBiblioteca UCS
 

Último (20)

M0 Atendimento – Definição, Importância .pptx
M0 Atendimento – Definição, Importância .pptxM0 Atendimento – Definição, Importância .pptx
M0 Atendimento – Definição, Importância .pptx
 
Quiz | Dia da Europa 2024 (comemoração)
Quiz | Dia da Europa 2024  (comemoração)Quiz | Dia da Europa 2024  (comemoração)
Quiz | Dia da Europa 2024 (comemoração)
 
tensoes-etnicas-na-europa-template-1.pptx
tensoes-etnicas-na-europa-template-1.pptxtensoes-etnicas-na-europa-template-1.pptx
tensoes-etnicas-na-europa-template-1.pptx
 
Introdução às Funções 9º ano: Diagrama de flexas, Valor numérico de uma funçã...
Introdução às Funções 9º ano: Diagrama de flexas, Valor numérico de uma funçã...Introdução às Funções 9º ano: Diagrama de flexas, Valor numérico de uma funçã...
Introdução às Funções 9º ano: Diagrama de flexas, Valor numérico de uma funçã...
 
Sopa de letras | Dia da Europa 2024 (nível 2)
Sopa de letras | Dia da Europa 2024 (nível 2)Sopa de letras | Dia da Europa 2024 (nível 2)
Sopa de letras | Dia da Europa 2024 (nível 2)
 
atividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdf
atividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdfatividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdf
atividade-de-portugues-paronimos-e-homonimos-4º-e-5º-ano-respostas.pdf
 
INTERTEXTUALIDADE atividade muito boa para
INTERTEXTUALIDADE   atividade muito boa paraINTERTEXTUALIDADE   atividade muito boa para
INTERTEXTUALIDADE atividade muito boa para
 
Cartão de crédito e fatura do cartão.pptx
Cartão de crédito e fatura do cartão.pptxCartão de crédito e fatura do cartão.pptx
Cartão de crédito e fatura do cartão.pptx
 
ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
 
O que é arte. Definição de arte. História da arte.
O que é arte. Definição de arte. História da arte.O que é arte. Definição de arte. História da arte.
O que é arte. Definição de arte. História da arte.
 
Aula 1 - Psicologia Cognitiva, aula .ppt
Aula 1 - Psicologia Cognitiva, aula .pptAula 1 - Psicologia Cognitiva, aula .ppt
Aula 1 - Psicologia Cognitiva, aula .ppt
 
Caderno de exercícios Revisão para o ENEM (1).pdf
Caderno de exercícios Revisão para o ENEM (1).pdfCaderno de exercícios Revisão para o ENEM (1).pdf
Caderno de exercícios Revisão para o ENEM (1).pdf
 
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
 
O desenvolvimento é um conceito mais amplo, pode ter um contexto biológico ou...
O desenvolvimento é um conceito mais amplo, pode ter um contexto biológico ou...O desenvolvimento é um conceito mais amplo, pode ter um contexto biológico ou...
O desenvolvimento é um conceito mais amplo, pode ter um contexto biológico ou...
 
AULÃO de Língua Portuguesa para o Saepe 2022
AULÃO de Língua Portuguesa para o Saepe 2022AULÃO de Língua Portuguesa para o Saepe 2022
AULÃO de Língua Portuguesa para o Saepe 2022
 
Tema de redação - As dificuldades para barrar o casamento infantil no Brasil ...
Tema de redação - As dificuldades para barrar o casamento infantil no Brasil ...Tema de redação - As dificuldades para barrar o casamento infantil no Brasil ...
Tema de redação - As dificuldades para barrar o casamento infantil no Brasil ...
 
Sistema articular aula 4 (1).pdf articulações e junturas
Sistema articular aula 4 (1).pdf articulações e junturasSistema articular aula 4 (1).pdf articulações e junturas
Sistema articular aula 4 (1).pdf articulações e junturas
 
Pesquisa Ação René Barbier Livro acadêmico
Pesquisa Ação René Barbier Livro  acadêmicoPesquisa Ação René Barbier Livro  acadêmico
Pesquisa Ação René Barbier Livro acadêmico
 
Polígonos, Diagonais de um Polígono, SOMA DOS ANGULOS INTERNOS DE UM POLÍGON...
Polígonos, Diagonais de um Polígono, SOMA DOS ANGULOS INTERNOS DE UM  POLÍGON...Polígonos, Diagonais de um Polígono, SOMA DOS ANGULOS INTERNOS DE UM  POLÍGON...
Polígonos, Diagonais de um Polígono, SOMA DOS ANGULOS INTERNOS DE UM POLÍGON...
 
Sistema de Bibliotecas UCS - Cantos do fim do século
Sistema de Bibliotecas UCS  - Cantos do fim do séculoSistema de Bibliotecas UCS  - Cantos do fim do século
Sistema de Bibliotecas UCS - Cantos do fim do século
 

Projeto Genoma Humano

  • 1. Projeto Genoma Humano O começo do fim da evolução
  • 2. Qual o seu Futuro ? Quando nasce um ser humano, muitas possibilidades podem ser traçadas no seu futuro. O futuro será determinado, naturalmente, pela maneira como ele vai agir, mas sabe-se hoje, também, que muito do seu "destino" já está predisposto antes mesmo de seu nascimento. O genoma da criança traz codificadas no DNA dos seus 46 cromossomos as instruções que irão afetar, não apenas a sua estrutura, o seu tamanho, a sua cor e outros atributos físicos, como também a sua inteligência, a sua susceptibilidade a doenças, o seu tempo de vida e até aspectos do seu comportamento.A grande meta do Projeto Genoma Humano é ler e entender estas instruções. 
  • 3. Como Decifrar? Entender o código genético é saber ler através das dezenas de milhares de genes que compõem o DNA humano. Uma tarefa que tem se mostrado gigantesca e demorada, mesmo para os cientistas de nossa época, equipados com formidáveis computadores. Mas esse desafio foi aceito por um dos mais importantes cientistas da Atualidade.
  • 4. James D. Watson O Prêmio Nobel de fisiologia e medicina James D. Watson, um dos descobridores da estrutura em hélice dupla do DNA, assumiu inicialmente a direção do Projeto Genoma Humano em 1989 e não tem poupado esforços para os avanços dessa pesquisa.
  • 5. Linha do tempo 1989 2025 Inicio das pesquisas Mapeamento de todos os genes da espécie humana Esse projeto pretende até 2025 mapear todos os cerca de 80 mil genes da espécie humana, determinar a seqüência das bases químicas que compõem o DNA e com isso a criação de uma medicina genética, que poderá num futuro próximo identificar falhas ou erros no genoma de um indivíduo e criar uma terapia genética para corrigi-los. Em outras palavras excluir todo o tipo de limitações e doenças e alcançar a evolução total, “sem defeitos”. Quanto mais aprendermos sobre o genoma, maior será nosso poder sobre a vida. E sobre a morte.
  • 6. Em 1990... 5.000 cientistas 250 laboratórios US$ 53 bilhões 4.550 genes identificados Como alcançar a “perfeição” está no imaginário do homem a muito tempo, já no ano seguinte de seu inicio, a pesquisa já ganhou um imenso apoio.
  • 7. Países associados Associados ao projeto Apesar do pioneirismo americano vários países se destacam no projeto genoma humano.Como a China, Japão, França, Alemanha, Reino Unido e entre eles está também o Brasil.
  • 8. Genoma Verde-amarelo? O grande carro-chefe do estudo de genomas foi o seqüenciamento do DNA humano. Paralelamente a ele, milhares de outros organismos também estão sendo ou foram estudados por pesquisadores de uma série de países. 
  • 9. Xylella A primeira experiência muito bem-sucedida do país nessa área foi com o estudo da Xylella, que causa uma doença chamada "amarelinho" na plantação de cítricos. Este foi o primeiro seqüenciamento de genoma concluído por cientistas brasileiros.Foi feito pela rede ONSA (sigla em inglês para Organização para Seqüenciamento e Análise de Nucleotídeos) da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de São Paulo)
  • 10. Onsa? A rede ONSA foi criada em 1997 ligando mais de 30 unidades de pesquisa no estado de São Paulo. A exemplo dela, outros 25 centros estão distribuídos pelo Brasil reunidos na Rede Nacional do Projeto Genoma Brasileiro. Esta iniciativa, criada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), integra todas as regiões do país em torno de trabalhos sobre genoma. 
  • 11. Projeto genoma hoje Há alguns anos atrás os cientistas estavam concentrado mais em desenvolver tecnologia eficiente para o seqüenciamento de DNA do que propriamente em fazer um seqüenciamento de larga-escala. Com a entrada da iniciativa privada no Projeto Genoma, foi dada preferência a uma abordagem dirigida apenas aos genes que apresentam interesse para a cura de doenças.
  • 12. Cientistas decifram mapa genético do homem 26 de junho de 2000 Projeto vai seqüenciar genoma de 1.000 pessoas ao redor do mundo 23 de janeiro de 2008 Pesquisadores seqüenciam genomas africano e asiático, pela primeira vez 05 de novembro de 2008 Grupo internacional de cientistas decifra genoma bovino 23 de abril de 2009 Cientistas esboçam genoma do Neanderthal 24 de abril de 2009 Equipe sintetiza genoma artificial 24 de janeiro de 2008 Fundação cria prêmio para encorajar decifração de genomas 09 de outubro de 2006
  • 13. Cientistas descobrem regiões do genoma humano onde se escondem os “genes da música”‘ 20 de maio de 2008 Pesquisadores seqüenciam genomas africano e asiático, pela primeira vez 05 de novembro de 2008 Cientistas decodificam pela 1ª vez genoma de paciente com câncer 19 de novembro de 2008 Gene tem papel importante na esquizofrenia, dizem pesquisas 20 de maio de 2008 Grupo oferece US$ 10 milhões para apressar seqüenciamento do genoma humano 05 de outubro de 2008
  • 14. Firma americana derruba preço de mapeamento de genoma humano 06 de outubro de 2008 Empresa oferece no eBay leilão de mapeamento genético 24 de abril de 2009 Cientistas decifram genoma do mamute e já falam de “ressuscitá-lo” 19 de novembro de 2008
  • 15. Mal de Alzheimer Duke University, cedida à Glaxo Doenças Cardiovasculares MyriadGenetics e Novartis Obesidade Millenium Pharmaceuticals, cedida à Hoffman-La Roche Mal de Parkinson NationalInstitutesofHealth Hipertensão Fundação de Pesquisa da Utah University, cedida à MyriadGenetics Câncer de mama e ovário MyriadGenetics Artrite reumática HumanGenomeSciences Câncer do cólon  John Hopkins University, Fundação Japonesa para a Pesquisa do Câncer e Zeneca Osteoporose HumanGenomeSciences Calvície Columbia University A disponibilidade de algumas pessoas para alguns tipos de doença já podem ser confirmadas pelo estudo do genoma humano, como nas doenças da lista...
  • 16. CraigVenter o pai da genômica do futuro anunciou a publicação de seu próprio genoma, ou seja, todos os 6,4 bilhões de letras genéticas que compõem seu DNA na seqüência certinha. Era a primeira vez que alguém conseguia ler o genoma de um ser humano usando como base um único indivíduo. Financiado por capital privado, Venter ajudou a criar a Celera, para competir com o consórcio do Projeto Genoma Humano. Pelos meios tradicionais, o consórcio realizou o seqüenciamento (sua decifração) em 3 meses. Com a estratégia de Venter, o mesmo trabalho foi feito em duas semanas.
  • 17. ...E CraigVenter Virou deus Enquanto os cientistas se deleitavam nas sopas de letrinhas e com a técnica de seqüenciamento de Venter, que hoje virou o padrão nos laboratórios do mundo todo, o pai da genômica do futuro já estava pensando o que faria a seguir. E decidiu que, depois de aprender a seqüenciar vários genomas, estava na hora de começar a tentar escrevê-los. Venter decidiu recriar a vida. Com base em suas pesquisas e comparações do genoma humano com o de animais que possuem um genoma mais simples Venter conseguiu criar um genoma que contivesse apenas o básico do básico para a sobrevivência da criatura. Com cerca de 400 genes.Ele estima que em cerca de 3 a 10 anos sua primeira criaturinha já esteja saltitando por aí.
  • 18. E como o verdadeiro Reagiu a isso ? O verdadeiro não dá pra saber, mas já dá pra adivinhar que quem se dá bem com essa “história” de deus não gostou nada disso.E com todo poder que a igreja ainda possui continua impondo barreiras aos cientistas e atrasando mais esse ainda o crescimento dessa nova ciência.
  • 19. Benefício ou Ameaça? Seria uma vantagem evolutiva para garantir descendentes “geneticamente melhores”, isto é, a manutenção e propagação de genes “melhores”. Mas em um mundo capitalista quem tiraria vantagens da identificação de centenas de genes? É inquestionável que as companhias de seguro-saúde e seguro de vida teriam o maior interesse em obter essas informações, isto é, saber que doenças teremos risco de desenvolver e a data prevista da nossa morte. E os nossos empregadores também não teriam interesse em obter tais informações sigilosas? Há trabalhos muito polêmicos que estudam uma tendência genética das pessoas a serem gays, alcoólatras, viciados em drogas e otimistas.
  • 20. Trabalho realizado por: JadiVentin Laís Tavares Paulo Clayton Araújo Rodolfo Magno