SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 82
Descargar para leer sin conexión
FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 
1 
FILIPENSES 
Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa 
Josivaldo Oliveira
FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 
2 
Este livreto é o resumo de uma série de mensagens baseadas na carta do apóstolo Paulo aos filipenses ministradas por Josivaldo Oliveira no Ministério Shallom em Jaguaquara-Ba, entre junho e setembro de 2014.
FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 
3 
Índice 
Orando pelos discípulos de Cristo........................4 
Pregando o evangelho de Cristo........................11 
O propósito de Deus para a minha vida..............17 
Lutando juntos pela fé do evangelho.................23 
Imitando a Cristo..............................................30 
Brilhando como estrelas....................................36 
Dando importância aos planos de Cristo.............42 
Completamente unidos com Cristo.....................48 A corrida do cristão...........................................52 Cidadãos do Reino celestial...............................57 Conselhos para o povo de Deus.........................65 Gratidão, generosidade e contentamento, sinais de maturidade cristã.............................................72 Oração............................................................80
FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 
4 
ORANDO PELOS DISCÍPULOS DE CRISTO 
FILIPENSES 1:1-11 
aulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus, a todos os santos em Cristo Jesus que estão em Filipos, juntamente com os bispos e diáconos: A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo. Agradeço a meu Deus toda vez que me lembro de vocês. Em todas as minhas orações em favor de vocês, sempre oro com alegria por causa da cooperação que vocês têm dado ao evangelho, desde o primeiro dia até agora. Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus. É justo que eu assim me sinta a respeito de todos vocês, uma vez que os tenho em meu coração, pois, quer nas correntes que me prendem quer defendendo e confirmando o evangelho, todos vocês participam comigo da graça de Deus. Deus é minha testemunha de como tenho saudade de todos vocês, com a profunda afeição de Cristo Jesus. Esta é a minha oração: 
“P
FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 
5 
que o amor de vocês aumente cada vez mais em conhecimento e em toda a percepção, para discernirem o que é melhor, a fim de serem puros e irrepreensíveis até o dia de Cristo, cheios do fruto da justiça, fruto que vem por meio de Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus” (Filipenses 1:1-11). 
A Bíblia nos ensina a orar uns pelos outros, e neste texto vemos o Apóstolo Paulo cumprindo fielmente esse mandamento Bíblico. Paulo foi o fundador da igreja em Filipos e através do seu ministério, muitas pessoas se converteram a Cristo. Embora não estivesse mais presente com eles, Paulo se coloca diante de Deus em favor deles. Podemos perceber que havia três elementos fundamentais na oração de Paulo em favor dos filipenses, os quais precisam estar presentes em nossa oração quando oramos uns pelos outros e, principalmente, quando intercedemos por aqueles que ganhamos para Cristo. Vejamos: 
1ª) Ação de graças (Vv.3-6). Sempre que se lembrava dos filipenses o Apóstolo Paulo rendia
FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 
6 
graças a Deus, sua oração por eles não era penosa, mais cheia de alegria. O motivo dessa gratidão era que os discípulos havia cooperado no evangelho desde o primeiro dia até aquele momento. Será que temos dado motivos àqueles que oram por nós de render graças a Deus com alegria pela nossa cooperação no evangelho? Esses discípulos filipenses havia cooperado no evangelho pelo menos de três maneiras: 
I- Contribuíram financeiramente para o ministério do apóstolo Paulo. “Como vocês sabem, filipenses, nos seus primeiros dias no evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja partilhou comigo no que se refere a dar e receber, exceto vocês; pois, estando eu em Tessalônica, vocês me mandaram ajuda, não apenas uma vez, mas duas, quando tive necessidade. Não que eu esteja procurando ofertas, mas o que pode ser creditado na conta de vocês. Recebi tudo, e o que tenho é mais que suficiente. Estou amplamente suprido, agora que recebi de Epafrodito os donativos que vocês
FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 
7 
enviaram. Elas são uma oferta de aroma suave, um sacrifício aceitável e agradável a Deus”. (Filipenses 4:15-18). 
II- Orando pelo apóstolo Paulo. “... continuarei a alegrar-me, pois sei que o que me aconteceu resultará em minha libertação, graças às ORAÇÕES de vocês e ao auxílio do Espírito de Jesus Cristo” (Filipenses 1:18-19). 
III - Pregando o evangelho. “E a maioria dos irmãos, motivados no Senhor pela minha prisão, ESTÃO ANUNCIANDO A PALAVRA com maior determinação e destemor” (Filipenses 1:14). 
Como discipuladores devemos render graças a Deus por nossos discípulos, também como um ato de fé. “Pois cremos que aquele que começou a boa obra neles, vai completá-la até o dia de cristo” (V.6). Os discípulos ainda não estão prontos, mas cremos que o Senhor completará a boa obra na vida deles, e por isso agradecemos a Deus pela fé, pois cremos que Deus continua
FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 
8 
trabalhando em (lapidando a) nós e nos (aos) discípulos de Cristo que discipulamos. 
2ª) Amor (Vv. 7-8) Paulo deixa claro que esse sentimento que ele tinha pelos filipenses era justo pois ele os tinha em seu coração (V.7). É preciso ter amor em nosso coração para interceder pelos discípulos. Quando amamos nossos irmãos e nossos discípulos em Cristo, nós desejaremos orar por eles, para que experimentem o melhor de Deus em suas vidas. Mais uma vez Paulo lembra que seus discípulos participaram da graça de Deus juntamente com ele, em suas prisões, e na defesa e confirmação do evangelho. Isso significa que devemos estar juntos com nossos irmãos quando eles enfrentam aflições em Cristo. Também, como discípulos Cristo, devemos nos unir na defesa e confirmação do evangelho (consolidando os discípulos). 
Paulo diz sentir por esses discípulos de Filipos uma “Estranhável afeição”, ou seja, era um amor verdadeiro, e não superficial, que brotava no fundo do seu coração. É esse tipo de amor que devemos
FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 
9 
ter em nossos corações por nossos irmãos e nossos discípulos em Cristo. É esse tipo de amor (Ágape= O amor de Deus em nós Rm. 5:5) que nos motiva a investir tempo orando em favor dos outros. 
3ª) Súplica (Vv.9-11). Agora o Apóstolo Paulo começa a suplicar (pedir) a Deus em favor dos discípulos de Cristo em Filipos. Ele pede pelo menos três coisas a Deus: 
Que o amor dos Filipenses aumentasse mais e mais. O amor nos identifica como discípulos de Cristo. Tanto nas reuniões da célula como nas celebrações gerais da igreja precisa haver uma verdadeira manifestação de amor. Devemos orar para que não apenas nossa célula, mas toda a igreja seja cheia do amor de Deus e manifeste isso não apenas nas suas reuniões, mas também em seu cotidiano. 
Para que sejam puros (santos) e sinceros até a volta de Cristo. Devemos orar por nossa santidade, pela santidade da nossa célula, dos
FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 
10 
discípulos, e da igreja. Pois sem santidade ninguém verá o Senhor. (Hb. 12:14) 
Para que sejam cheios do fruto de justiça. Esses frutos são produzidos apenas quando estamos ligados a Jesus (João 15:5) e devem ser para o louvor e glória de Deus, e não para a nossa própria glória. Entre os frutos que podemos produzir para Deus, está o de apresentar almas ganhas para Jesus em seu altar. Por isso, devemos orar para que tanto nós como nossos discípulos em Cristo sejamos frutíferos. 
CONCLUSÃO: Como intercessores, devemos estar constantemente diante de Deus por nós mesmos e por outros irmãos em Cristo, e essa oração precisa estar “recheada com esses três ingredientes”: Gratidão, Amor e Súplica. Então, vamos orar!
FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 
11 
PREGANDO O EVANGELHO DE CRISTO 
Filipenses 1:12-19 
uero que saibam, irmãos, que aquilo que me aconteceu tem antes servido para o progresso do evangelho. Como resultado, tornou-se evidente a toda a guarda do palácio e a todos os demais que estou na prisão por causa de Cristo. E a maioria dos irmãos, motivados no Senhor pela minha prisão, estão anunciando a palavra com maior determinação e destemor. É verdade que alguns pregam a Cristo por inveja e rivalidade, mas outros o fazem de boa vontade. Estes o fazem por amor, sabendo que aqui me encontro para a defesa do evangelho. Aqueles pregam a Cristo por ambição egoísta, sem sinceridade, pensando que me podem causar sofrimento enquanto estou preso. Mas, que importa? O importante é que de qualquer forma, seja por motivos falsos ou verdadeiros, Cristo está sendo pregado, e por isso me alegro. De fato, continuarei a alegrar-me, pois sei que o que me aconteceu resultará em minha libertação, graças 
“Q
FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 
12 
às orações de vocês e ao auxílio do Espírito de Jesus Cristo” (Filipenses 1:12-19). 
Pregar o evangelho é tanto uma responsabilidade quanto um privilégio. Todo o discípulo de Cristo é chamado para anunciar o evangelho a todas as pessoas (Mc 16:15), pois é por meio do evangelho que elas terão a oportunidade de crê em Cristo e serem salvas. No entanto devemos não apenas pregá-lo, mas devemos fazê-lo também com a motivação correta. Neste texto encontramos três maneiras de pregar o evangelho duas delas corretas e uma equivocada. Vejamos: 
1°) Pregar a Cristo em meio a adversidades (Vv.12-14). O apóstolo Paulo estava preso por causa da sua fé e serviço a Cristo, mas mesmo nestas condições ele não perdeu tempo e aproveitou cada oportunidade para compartilhar o evangelho de Cristo com toda a guarda pretoriana (os guardas do palácio de Cezar). Ele não usou o fato de estar preso como desculpa para parar de pregar o evangelho, pelo contrário buscou na sua
FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 
13 
adversidade uma oportunidade para continuar dando testemunho de Cristo. 
Infelizmente alguns de nós têm usado muitas desculpas para não pregar o evangelho de Cristo. O exemplo do Apóstolo Paulo nos mostra que lutas e provações não podem nos impedir de compartilhar a mensagem de Cristo, mas devem servir como combustível que impulsionará a nós e a outros discípulos de Cristo a proclamar confiantemente o evangelho (V.14). 
2°) Pregar a Cristo por amor (Vv.15b-16). 
Muitos discípulos de Cristo, motivados pela coragem de Paulo, estavam pregando o evangelho com amor. Havia muita sinceridade em seus corações e a única motivação deles era ver a salvação dos perdidos e o Senhor Jesus sendo glorificado. 
Essa deve ser também a nossa motivação ao pregar o evangelho de Cristo. Não devemos compartilhar a Palavra de Deus com motivações
FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 
14 
equivocadas, mas com o nosso coração transbordando de amor por Deus e pelas pessoas. 
O amor dos discípulos de Cristo que estavam em Filipos era evidente, pois eles estavam em constante oração por Paulo. O Apóstolo confiava que Deus usaria a oração dos filipenses para libertá-lo da prisão e fortalecê-lo por meio do Espírito de Jesus Cristo (V.19). 
Quando temos o amor de Deus em nosso coração não apenas pregamos o evangelho de Cristo, dando aos nossos ouvintes a oportunidade de crerem no Senhor, mas também oramos por outros irmãos que estão pregando esse evangelho para que sejam assistidos pelo Espírito Santo e possam pregar corajosamente aos outros (Ef. 6:19). 
3°) Pregar a Cristo por inveja (Vv.15a, 17). Essa é uma maneira errada de pregar e havia alguns cristãos de Roma que estavam pregando a Cristo com motivações equivocadas, eles estavam tentado dificultar ainda mais a adversidade de
FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 
15 
Paulo. O motivo deles era provocar o apóstolo Paulo, pois acreditavam que tendo êxito na pregação do evangelho, Paulo ficaria ainda mais triste na prisão. Infelizmente eles julgavam o Apóstolo Paulo como um concorrente. 
Infelizmente em nossos dias isso continua acontecendo, existem pessoas pregando a mensagem certa com a motivação errada. Precisamos entender que não estamos competindo uns com os outros, uma igreja não deve competir com outra, um líder de célula não deve competir com outro. Mas devemos pregar o evangelho por amor para expandir o Reino de Deus e glorificar o Nome do Senhor Jesus. 
Embora alguns cristãos romanos tivessem uma motivação errada ao pregarem o evangelho, Paulo não permitiu o desânimo invadir o seu coração, porque o mais importante era que Cristo estava sendo pregado, e isso para ele era motivo de grande alegria (V.18). Como Paulo tinha uma mentalidade diferente daquele grupo de
FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 
16 
pregadores! O Reino de Deus não é um reino de competidores, mas um reino de irmãos em Cristo. 
Não devemos anunciar a Cristo com o objetivo de competir com outros cristãos, mas por amor, mesmo quando estivermos enfrentando adversidades. E você, como tem pregado o evangelho?
FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 
17 
O PROPÓSITO DE DEUS PARA A MINHA VIDA 
FILIPENSES 1:20-26 
orque eu vivo em ansiosa expectativa e esperança de que nunca farei nada que me faça envergonhar-me de mim mesmo; mas sim que sempre eu estarei pronto a falar corajosamente de Cristo enquanto estou passando por todas estas provações aqui, tal como no passado; e também que eu sempre serei uma honra para Cristo, quer eu viva, quer precise morrer. Porque, para mim, viver significa oportunidades para Cristo, e morrer - ora, isso é ainda melhor! Mas se viver me dará mais oportunidade para ganhar pessoas para Cristo, então na realidade não sei o que é melhor - viver ou morrer! Às vezes quero viver e outras vezes não quero, pois estou ansioso para ir e ficar com Cristo. Como seria muito mais feliz para mim do que estar aqui! Porém, a realidade é que eu posso ajudar mais a vocês permanecendo aqui! Sim, eu sou necessário aqui embaixo e, portanto, tenho certeza de que permanecerei na terra um pouco 
“P
FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 
18 
mais, para ajudá-los a crescer e se tornarem felizes na fé. Minha permanência alegrará vocês e lhes dará motivos para glorificarem a Cristo Jesus por me ter conservado são, quando eu voltar para visitá-los novamente!” (Filipenses 1:20-26 BV). 
Você é necessário à humanidade? Se você morresse agora, o que a humanidade perderia? Que legado você deixará para a sua posteridade? Que diferença você tem feito no mundo? A sua vida honra ao Senhor? Você aproveita cada oportunidade para ganhar pessoas para Jesus? Você estar ajudando as pessoas a crescerem em Cristo? A sua vida dá motivos as pessoas para glorificar a Deus? Responder corretamente a estas perguntas nos ajudará a descobrir o propósito da nossa vida. O Apóstolo Paulo sabia a importância de uma vida com propósito e este texto (Fp 1:20- 26) é uma resposta a estas perguntas. “A maior tragédia na vida não é morrer, mas uma vida sem propósito” (Myles Munroe). Só podemos ser plenamente realizados se vivermos uma vida
FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 
19 
dentro do propósito de Deus. QUAL É O PROPÓSITO DE DEUS PARA A MINHA VIDA? 
1º) Deus quer que eu viva para honrar a Cristo. “...eu sempre serei uma honra para Cristo, quer eu viva, quer precise morrer” (Fl 1:20 BV).Todas as minhas ações, cada palavra que disser, cada atitude, cada pensamento que tiver etc., deve honrar a Cristo. “Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus” (I Coríntios 10:31). 
2º) Deus quer que a minha vida seja necessária à humanidade. “Sim, eu sou necessário aqui embaixo e, portanto, tenho certeza de que permanecerei na terra um pouco mais” (Fl 1:25 BV). Porque Deus não nos leva para o céu imediatamente após a nossa conversão a Cristo? Ele nos deixa na terra para que possamos cumprir a nossa missão e contribuir para o bem daqueles a quem fomos designados. A minha vida precisa ser uma contribuição (um presente) para outras pessoas. Eu preciso agregar valor aqueles que me
FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 
20 
cercam. Estou lutando apenas para sobreviver ou estou contribuindo para o bem dos outros? A Palavra de Deus nos ensina que o dom que recebemos do Senhor deve ser usado para servir o nosso próximo. “Cada um exerça o dom que recebeu para servir aos outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas” (I Pedro 4:10). 
3º) Deus quer que eu faça a diferença no mundo. “...para mim, viver significa oportunidades para Cristo” (Fl 1:21 BV). Nós somos tentados a seguir o curso deste mundo e a fazer o que a MAIORIA das pessoas faz. A MAIORIA exerce uma pressão quase esmagadora sobre nós. Algumas pessoas fazem coisas em grupo que não teriam coragem de fazer sozinhas. Por quê? Porque a MAIORIA tenta exercer uma influência sobre nós e essa influência nem sempre é positiva (I João 2:15-17). Por isso Deus quer que você faça a diferença no mundo e viva para Cristo independente do que os outros vão pensar de você Jesus nos ensina a fazer a diferença. “Vocês são o
FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 
21 
sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens. Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Pelo contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus". (Mateus 5:13-16). 
4º) Deus quer que eu aproveite cada oportunidade para ganhar pessoas para Cristo. “...viver me dará mais oportunidade para ganhar pessoas para Cristo” (Fl 1:22 BV). Deus quer nos usar para compartilhar o amor de Cristo com outras pessoas (Marcos 16:15-16). Depois de ganhá-las para Cristo, devemos ajudá-las a crescerem na fé em Cristo (consolidação). “... permanecerei na terra um pouco mais, para ajudá-
FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 
22 
los a crescer e se tornarem felizes na fé” (Fp 1:25 BV). 
A minha vida deve dar motivos às pessoas para glorificar a Cristo. “Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus" (Mateus 5:16). 
As pessoas que serão salvas, libertas, curadas, restauradas através da minha vida, darão glória a Deus por minha causa. “Minha permanência alegrará vocês e lhes dará motivos para glorificarem a Cristo Jesus”(Fl 1:26 BV).
FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 
23 
LUTANDO JUNTOS PELA FÉ DO EVANGELHO (FILIPENSES 1:27-30; 2:1-4) 
ão importa o que aconteça, exerçam a sua cidadania de maneira digna do evangelho de Cristo, para que assim, quer eu vá e os veja, quer apenas ouça a seu respeito em minha ausência, fique eu sabendo que vocês permanecem firmes num só espírito, lutando unânimes pela fé evangélica, sem de forma alguma deixar-se intimidar por aqueles que se opõem a vocês. Para eles isso é sinal de destruição, mas para vocês de salvação, e isso da parte de Deus; pois a vocês foi dado o privilégio de, não apenas crer em Cristo, mas também de sofrer por ele, já que estão passando pelo mesmo combate que me viram enfrentar e agora ouvem que ainda enfrento. Se por estarmos em Cristo, nós temos alguma motivação, alguma exortação de amor, alguma comunhão no Espírito, alguma profunda afeição e compaixão, completem a minha alegria, tendo o mesmo modo de pensar, o mesmo amor, um só espírito e uma só atitude. Nada 
“N
FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 
24 
façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros”. Filipenses 1:27-2:4 
A vida cristã é maravilhosa, podemos desfrutar de um relacionamento verdadeiro com Deus, experimentarmos paz interior, ter comunhão com nossos irmãos, usufruirmos da vida eterna e desfrutarmos de todas as bênçãos espirituais que possuímos em Cristo Jesus (Ef1:3), porém não podemos nos esquecer de que a vida cristã também é uma batalha. Quando nos convertemos a Jesus nos tornamos não apenas filhos de Deus, mas também soldados de Cristo. Estamos lutando a favor da fé do evangelho contra três inimigos: a carne, o mundo e o diabo. Neste texto o apóstolo Paulo nos mostra três elementos indispensáveis para a vitória em nossa luta para manter a integridade da fé. 
1º) Testemunho por Cristo (Fl 1:27-30). Paulo orienta os Filipenses a “viver de maneira
FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 
25 
digna do evangelho de Cristo”. Isto significa que devemos nos comportar como cidadãos do Reino de Deus. Essa é realmente uma arma poderosa contra nossos inimigos (a carne, o mundo e o diabo). Aonde nós formos devemos dar um bom testemunho como representantes do Reino de Deus. Paulo disse aos Filipenses que quer estivesse presente ou ausente ele gostaria de ouvir boas noticias de que eles permaneciam unidos pelo o evangelho e lutando por ele. Isso significa que devemos dar um bom testemunho ainda que nossos líderes espirituais não estejam próximos de nós. 
Devemos dar um bom testemunho mesmo se estivermos sendo perseguidos por causa de nossa fé em Cristo (Fl 1:28) . Devemos ter coragem para enfrentar a perseguição, pois aqueles que insistem em lutar contra Deus estão declarando a sua própria destruição, e porque os que enfrentam corajosamente a perseguição por amor ao evangelho de Cristo desfrutarão de salvação.
FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 
26 
Não podemos nos esquecer de que sofrer por Cristo é um dom (um presente), um privilégio e não um fardo ou algo de que devemos nos envergonhar (Fp 1:29). O próprio Paulo deixou o exemplo para os Filipenses e também para nós do que é sofrer por Cristo (Fp 1:30). Isso significa que o líder deve ser exemplo em tudo inclusive em suas batalhas pela fé em Cristo. 
2º) Unidade em Cristo (Fl 2:1-2). Não podemos lutar sozinhos contra nossos inimigos (a carne, o mundo e o diabo), precisamos estar unidos com os demais soldados de Cristo, por isso o apostolo Paulo mostra aos Filipenses que eles já tinham as ferramentas necessárias que os capacitavam para viver em unidade (Fl 2:1). Quando entregamos nossa vida a Jesus e começamos a nos reunir como igreja (no templo e na célula) abrimos o nosso coração para sermos confortados em Cristo, recebemos consolação de amor, desfrutamos de comunhão no Espírito, e passamos a ser cheios de ternura e compaixão, e tudo isso nos capacita a viver em unidade como
FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 
27 
igreja. Paulo diz aos Filipenses que se eles viverem em unidade a alegria dele (Paulo) seria completa (Fp 2:2) . Nenhum pai ou discipulador ficará feliz em ver seus filhos/discípulos vivendo em guerra uns contra os outros. Por isso quando vivemos em unidade alegraremos não apenas o coração dos nossos líderes, mas principalmente o coração do nosso Pai Celestial. 
“Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união!” (Salmos 133:1). 
Paulo nos ensina que devemos nos amar uns aos outros e trabalharmos juntos com um só coração, uma só mente e um só propósito. Por isso até no trabalho do Senhor devemos estar unidos e trabalharmos como uma equipe entendendo que cada irmão é importante dentro do propósito de Deus para o progresso do evangelho (I Cor 12:12- 31). 
3º) Altruísmo em Cristo (Fl 2:3-4). O altruísmo é quando uma pessoa abnega de si mesma em favor dos outros, sendo, portanto o contrário de
FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 
28 
egoísmo. Como vimos anteriormente, não podemos vencer a batalha pela fé do evangelho se não estivermos unidos, e os dois grandes inimigos da unidade são o egoísmo e o orgulho. Por isso Paulo exorta aos Filipenses a considerar os outros superiores a si mesmo. Isso significa que devemos nos importar com os outros e não apenas com os nossos próprios interesses. Como discípulos de Jesus devemos ter interesse pelo bem dos outros, desde ao que concerne a questões eternas como a salvação, quanto ao que concerne a questões materiais como se o nosso irmão tem comida em sua mesa ou não. 
“Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus? Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade”. (I João 3:17-18). 
“Se um irmão ou irmã estiver necessitando de roupas e do alimento de cada dia e um de vocês lhe disser: ‘Vá em paz, aqueça-se e alimente-se
FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 
29 
até satisfazer se’, sem, porém lhe dar nada, de que adianta isso?” (Tiago 2:15-16). 
Em resumo podemos dizer que quando damos testemunho em Cristo, vivemos em unidade como povo de Deus, e vencemos o egoísmo, nos importando com os outros e não apenas com nós mesmos, já estamos andando em vitória.
FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 
30 
IMITANDO A CRISTO 
FILIPENSES 2:5-11 
eja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz! Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai” (Filipenses 2:5-12). 
O apóstolo Paulo nos exorta a ter a mesma atitude que foi demonstrada em Cristo, isto significa que nós devemos imitá-lO. Esse texto se aplica a todos os discípulos de Jesus, mas especialmente àqueles que desejam servir a Deus no ministério. Estes 
“S
FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 
31 
devem encará-lo com mais seriedade ainda, pois quanto mais nos é dado mais nos será exigido. 
De acordo com o texto de filipenses 2:5-11 quais as atitudes de Cristo que devemos imitar? 
1º) Cristo esvaziou-se a si mesmo. Ele abriu mão da sua posição divina. “...Embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo...” (Vv.6,7). Devemos nos esvaziar de nós mesmos, não podemos ser pessoas cheias de si mesmas. Ao esvaziar-se, Jesus estava numa constante dependência do Pai, por isso ele estava diariamente em oração. De modo semelhante quando nos esvaziamos de nós mesmos estamos declarando a nossa total dependência de Deus. Veja o exemplo do apóstolo Paulo (Fp 3:4-11). 
2º) Cristo tornou-se servo. Jesus disse que “o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos" (Mateus 20:28). Como discípulos de Cristo devemos ter um coração de servos. Os dons que o
FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 
32 
Espírito Santo nos deu são para servirmos a Deus e as pessoas (I Pedro 4:10) 
3º) Cristo se humilhou a si mesmo. Devemos aprender com Cristo e nos humilhar a nós mesmos na presença do Senhor. “Humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará” (Tiago 4:10). “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra” (II Crônicas 7:14). 
4º) Cristo foi obediente. Como discípulos de Cristo devemos nos esforçar para viver uma vida obediente a Deus. Somos tentados a agradar mais as pessoas do que a Deus, mas nosso chamado é para obedecer a Deus mais do que aos homens. Abraão também foi um grande exemplo de alguém que obedeceu ao chamado do Senhor (Gn 12). Precisamos aprender a ouvir a voz de Deus e obedecê-la imediatamente.
FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 
33 
5º) Cristo foi obediente até a morte. Como discípulos de Cristo devemos estar dispostos a morrer. Morrer para nós mesmos; morrer para o pecado (Rm 6); morrer para a nossa própria vontade (Mateus 26:39-42). Devemos estar dispostos a carregar diariamente a nossa cruz e seguir a Cristo. Se desejarmos dar frutos para Deus devemos estar dispostos a morrer. 
“Digo-lhes verdadeiramente que, se o grão de trigo não cair na terra e não morrer, continuará ele só. Mas se morrer, dará muito fruto”. (João 12:24). 
6º) Cristo foi honrado pelo Pai (Vv.9-11). A Bíblia diz que depois que Jesus cumpriu todo o processo de esvaziar-se, humilhar-se, servir, obedecer e morrer, Deus lhe exaltou soberanamente. Quando nós cumprimos os princípios de Deus seremos recompensados e honrados por Ele. No Reino de Deus para subir, primeiro é preciso descer. (Tg 4:10). O Tempo da honra vai chegar; mas a grande verdade é que a maior parte desta honra nós só receberemos
FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 
34 
quando estivermos face a face com Deus. “E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória” (I Pedro 5:4). 
Ilustração: “Um casal de missionários americanos voltava para casa, após 50 anos servindo a Deus na África… Durante a viagem de volta no navio, eles vieram imaginando como seriam recebidos, que tipo de honra receberiam de seus familiares e amigos, já que dedicaram praticamente a vida toda a serviço do Reino de Deus. Quando o navio estava se aproximando do porto, eles viram muitas bandeiras, banda, fanfarra e uma festa preparada. Então pensaram: "Eles estão prontos para nos receber de volta! Que alegria!". Porém quando saíram do navio depois de um bom tempo, já que estavam viajando na terceira classe, viram os papéis coloridos espalhados pelo chão, já não havia mais banda nem pessoas e diante de todo aquele silêncio, comentaram: a festa deve ter sido por causa daqueles homens de terno no navio… vamos embora! Então foram pra casa, cansados e
FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 
35 
frustrados, pois não havia ninguém para esperá- los, nenhuma recompensa sequer e então o marido ficou muito revoltado e saiu batendo a porta e dizendo à sua esposa: "Eu vou dar uma volta, pergunta para o seu Deus se é isso que Ele tem para nos dar depois de 50 anos de ministério!". Aquele homem andou… andou… andou… E ao voltar encontrou a esposa mexendo em alguma coisa na pia da cozinha. Ele entrou e perguntou à mulher em tom de deboche: “E então? Falou com o seu Deus se é essa a honra que Ele tem para nos dar, quando chegamos em casa depois de renunciarmos 50 anos da nossa vida dedicados ao ministério?” E a mulher sem se virar, simplesmente disse: "Falei!" "E então o que foi que Ele disse?" retrucou o homem. Ela respondeu: "Deus disse que nós ainda não chegamos em casa".1 
1Fonte: http://www.pastorantoniojunior.com.br/mensagens-evangelicas/vai-valer-a- pena#ixzz3dvk1mzzc
FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 
36 
BRILHANDO COMO ESTRELAS 
FILIPENSES 2:12-18 
ssim, meus amados, como sempre vocês obedeceram, não apenas em minha presença, porém muito mais agora na minha ausência, ponham em ação a salvação de vocês com temor e tremor, pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele. Façam tudo sem queixas nem discussões, para que venham a tornar-se puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e depravada, na qual vocês brilham como estrelas no universo, retendo firmemente a palavra da vida. Assim, no dia de Cristo eu me orgulharei de não ter corrido nem me esforçado inutilmente. Contudo, mesmo que eu esteja sendo derramado como oferta de bebida sobre o serviço que provém da fé que vocês têm, o sacrifício que oferecem a Deus, estou alegre e me regozijo com todos vocês. Estejam vocês também alegres, e regozijem-se comigo” (Filipenses 2:12-18). 
“A
FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 
37 
Como cristão fomos chamados por Deus para brilhar em meio à escuridão. Jesus disse que nós somos a luz do mundo (Mt 5:14). É claro que não brilhamos com luz própria, mas refletimos a luz de Cristo. Neste texto o apóstolo Paulo nos mostra três maneira de resplandecermos a luz de Cristo neste mundo em trevas. 
OBEDIÊNCIA (VV.12-13). Paulo lembra aos Filipenses que eles sempre foram obedientes quando o apóstolo estivera presente com eles, mas agora eles deveriam obedecer ainda mais mesmo em face da sua ausência. O verdadeiro discipulado nos ajuda a obedecer mesmo quando nosso discipulador não estiver por perto. Paulo nos mostra que a obediência é a maneira de desenvolver a nossa salvação ou colocá-la em ação. Isto significa que a prática das boas obras NÃO é para sermos salvos, mas como resultado da nossa salvação (Ef 2:10). Quando praticamos as boas obras da fé obediente que a Palavra de Deus nos ensina, estamos colocando a nossa salvação em ação e manifestando a luz de
FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 
38 
Cristo ao mundo (Mt 5:16). Embora obedecer não seja algo fácil, é totalmente possível, pois como Paulo diz “Deus é que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade” (V.13). Isso significa que o próprio Deus nos concede o desejo de obedecer, assim como a capacidade para fazer isso. Portanto, como discípulos de Cristo já temos as “ferramentas espirituais” que tornam possível a nossa obediência a Cristo, resplandecendo assim, a luz dEle no mundo. 
TESTEMUNHO (VV.14-16). Paulo mostra aos Filipenses que eles deviam também resplandecer a luz de Cristo no seu viver diário, mediante o testemunho de um caráter transformado por Cristo, que resulta em um bom comportamento. Ele nos mostra que como discípulos de Cristo devemos evitar murmurações e contendas, pois elas fazem com que o nosso proceder seja parecido com o do mundo. E não é com ele que devemos parecer, mas sim com Deus, pois somos Seus filhos. Por isso, devemos nos comportar de
FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 
39 
modo que nada nos torne culpados. Devemos imitar a Cristo em nossa conduta diária de tal modo que a luz dEle em nós possa brilhar neste mundo em escuridão (I João 2:6). Além disso, devemos reter a Palavra de Deus em nosso coração e compartilhá-la com outras pessoas. Paulo diz aos Filipenses que se eles agissem assim, quando Cristo voltar ele ficará muito feliz por saber que o seu trabalho para com eles não foi em vão. A alegria do verdadeiro discipulador é saber que seu trabalho para com os discípulos de Cristo não foi inútil, e que no dia da volta de Jesus ele poderá apresentá- los ao Senhor santos e irrepreensíveis. (I Cor 15:58, III João v. 4). 
SACRIFÍCIO (VV. 17-18). Usando como ilustração o rito dos sacrifícios que era comum ao povo Judeu (Nm 15:1-10), o apóstolo Paulo fala de dois sacrifícios que estão sendo apresentados a Deus. O sacrifício do serviço proveniente da fé dos filipenses, e a vida do próprio Paulo como um sacrifício a Deus (libação – oferta de bebida). No
FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 
40 
Antigo Testamento quando os sacerdotes apresentavam o sacrifício de animais para o holocausto, sobre esse sacrifício era derramada a libação (oferta de bebida) que geralmente era vinho. Do mesmo modo, Paulo acreditava que a sua vida seria derramada como libação (pois ele seria morto por amor ao evangelho) sobre o sacrifício de serviço e fé apresentado pelos filipenses. Mesmo que isso acontecesse, Paulo não ficaria triste, mas alegre. Ele ainda pediu aos filipenses que se alegrem com ele por esse motivo. 
Como discípulos de Cristo, talvez não tenhamos que morrer fisicamente, como um sacrifício para Deus. Mas em nossa vida cristã deveremos apresentar muitos sacrifícios para o Senhor e fazer isso com alegria é uma maneira de fazer com que a luz de Cristo que estar em nós possa brilhar nesse mundo de trevas. 
Segundo o Dr. Russel Shedd, depois do sacrifício de Cristo na cruz, o cristão é exortado a apresentar pelo menos cinco sacrifícios: Culto racional- Nossos corpos como sacrifício (Rm.
FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 
41 
12:1); O sacrifício do discipulado (gente que você ganha para Jesus e discipula) (Rm.15:16); Sacrifício do louvor contínuo (Hb. 13:15); Sacrifício das boas obras/ Ajudar aos necessitados (Hb.13:16); Sacrifício de ofertas para obra missionária, ou seja, contribuir financeiramente para a expansão do Reino de Deus (Fl. 4:18). 
CONCLUSÃO: Quando pelo trabalhar de Deus em nós, nos tornamos obedientes, dando, através do nosso comportamento um bom testemunho de que tivemos o nosso caráter transformados por Cristo e apresentamos a Deus com alegria o sacrifício da nossa vida, fé e serviço, estaremos brilhando como estrelas e mostrando Cristo ao mundo. Então, vamos brilhar!
FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 
42 
DANDO IMPORTÂNCIA AOS PLANOS DE CRISTO 
FILIPENSES 2: 19-30 
spero no Senhor Jesus enviar-lhes Timóteo brevemente, para que eu também me sinta animado quando receber notícias de vocês. Não tenho ninguém como ele, que tenha interesse sincero pelo bem- estar de vocês, pois todos buscam os seus próprios interesses e não os de Jesus Cristo. Mas vocês sabem que Timóteo foi aprovado, porque serviu comigo no trabalho do evangelho como um filho ao lado de seu pai. Portanto, é ele quem espero enviar, tão logo me certifique da minha situação, confiando no Senhor que em breve também poderei ir. Contudo, penso que será necessário enviar-lhes de volta Epafrodito, meu irmão, cooperador e companheiro de lutas, mensageiro que vocês enviaram para atender às minhas necessidades. Pois ele tem saudade de todos vocês e está angustiado porque ficaram sabendo que ele esteve doente. De fato, ficou doente e 
“E
FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 
43 
quase morreu. Mas Deus teve misericórdia dele, e não somente dele, mas também de mim, para que eu não tivesse tristeza sobre tristeza. Por isso, logo o enviarei, para que, quando o virem novamente, fiquem alegres e eu tenha menos tristeza. E peço que vocês o recebam no Senhor com grande alegria e honrem a homens como este, porque ele quase morreu por amor à causa de Cristo, arriscando a vida para suprir a ajuda que vocês não me podiam dar” (Filipenses 2:19-30). 
O apóstolo Paulo nos mostra nesse texto o exemplo de dois discípulos (Timóteo e Epafrodito) que se importavam muito mais com os planos de Cristo do que com os seus planos pessoais. A vida destes dois homens de Deus serve como modelo para nós, de pessoas que estavam dispostas a abrir mão de qualquer coisa por amor ao Senhor e aos irmãos. Vejamos algumas das características destes dois discípulos:
FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 
44 
TIMÓTEO (Vv. 19-24) 
Profundo interesse pelo bem estar espiritual dos irmãos (Vv.19-20). Como Timóteo precisamos nos importar verdadeiramente com o bem dos nossos irmãos, principalmente, no que concerne a vida espiritual. O que você tem feito para ajudar os seus irmãos em Cristo? Você tem o hábito de orar por eles? 
Dava mais importância aos planos de Cristo do que aos seus planos pessoais (V.21). Infelizmente, tem sido cada vez mais difícil encontrar discípulos como Timóteo, Pois cada um parece preocupar-se mais com os seus próprios planos, e não com os de Jesus Cristo. Você tem colocado os planos de Cristo em primeiro lugar na sua vida? Que tipo de renúncia pessoal você precisa fazer para que a vontade de Deus se cumpra em você? 
Tinha EXPERIÊNCIA em servir (V.22). Por isso Paulo esperava enviá-lo logo aos filipenses assim que soubesse o que lhe aconteceria em Roma
FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 
45 
(Vv.23-24). Precisamos ser treinados no serviço. Como discípulos de Jesus devemos ter um coração de servo, devemos estar dispostos a servir ao Senhor e uns aos outros. Para nós servir deve ser um HONRA. 
EPAFRODITO (VV.25-30) 
Um irmão, cooperador e companheiro nas lutas (V.25). É assim que Paulo se refere à Epafrodito. Será que na igreja (na grande celebração ou na célula) podemos ser identificados desse modo? Temos sido verdadeiramente irmãos, cooperamos na obra de Deus e temos sido companheiros uns dos outros nas lutas pelo evangelho? 
Dava mais importância à necessidade dos irmãos do que consigo mesmo (V.25b- 27,30). Epafrodito viajou uma distância de cerca de 1100 km para levar uma oferta que supriria as necessidades do apóstolo Paulo. Nesse período ele adoeceu e quase morreu, mas mesmo assim ele estava mais preocupado com o bem dos irmãos
FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 
46 
(de Paulo e dos filipenses) do que consigo mesmo. Que exemplo de altruísmo! O que você tem feito para vencer o egoísmo? Você é uma pessoa que deseja ser o centro das atenções ou é aquela que não alardeia as suas próprias necessidades e procura ajudar aos outros? 
Fez um grande sacrifício por amor a obra de Cristo (Vv.28-30). Epafrodito arriscou a própria vida pela obra de Cristo, por isso Paulo exorta a igreja em Filipos que o recebesse com honra. Infelizmente, muitas pessoas que frequentam a igreja tem a mentalidade apenas de receber. É verdade que quem estar em Cristo recebe vida eterna, paz, alegria, comunhão e muito mais, porém não devemos ficar no nível apenas de receber, mas também de doar. Jesus disse que mais bem aventurada coisa é dar do que receber (At 20:35). Quais sacrifícios você tem feito pela obra de Cristo? Você abre mão de confortos pessoais por amor à obra de Deus? 
“Mas de nada faço questão, nem tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com
FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 
47 
alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus” (Atos 20:24). 
Conclusão: Timóteo e Epafrodito são exemplos para nós de uma vida totalmente dedicada aos planos de Cristo, ainda que isso tenha lhes custado muito sacrifício. Por causa dessa atitude eles foram grandemente honrados pelo Senhor. De igual modo, quando nos dedicamos integralmente a Cristo a aos seus planos, ainda que isso nos custe muitos sacrifícios, por certo, no tempo oportuno seremos recompensados pelo Senhor.
FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 
48 
COMPLETAMENTE UNIDOS COM CRISTO 
FILIPENSES 3:1-11 
inalmente, meus irmãos, alegrem-se no Senhor! Escrever-lhes de novo as mesmas coisas não é cansativo para mim e é uma segurança para vocês. Cuidado com os cães, cuidado com esses que praticam o mal, cuidado com a falsa circuncisão! Pois nós é que somos a circuncisão, nós que adoramos pelo Espírito de Deus, que nos gloriamos em Cristo Jesus e não temos confiança alguma na carne, embora eu mesmo tivesse razões para ter tal confiança. Se alguém pensa que tem razões para confiar na carne, eu ainda mais: circuncidado no oitavo dia de vida, pertencente ao povo de Israel, à tribo de Benjamim, verdadeiro hebreu; quanto à lei, fariseu; quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto à justiça que há na lei, irrepreensível. Mas o que para mim era lucro, passei a considerar perda, por causa de Cristo. Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo 
“F
FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 
49 
Jesus, meu Senhor, por cuja causa perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar a Cristo e ser encontrado nele, não tendo a minha própria justiça que procede da lei, mas a que vem mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus e se baseia na fé. Quero conhecer a Cristo, ao poder da sua ressurreição e à participação em seus sofrimentos, tornando-me como ele em sua morte para, de alguma forma, alcançar a ressurreição dentre os mortos” (Filipenses 3:1-11). 
ALEGREM-SE NO SENHOR (v.1). Paulo começa esta seção mostrando aos filipenses que eles deveriam se alegrar no Senhor, independente das circunstancias. Quando o apóstolo escreveu esta carta aos filipenses ele estava preso em Roma. Isso significa que devemos nos ALEGRAR NO SENHOR mesmo quando enfrentamos circunstâncias adversas. 
TENHAM CUIDADO COM OS FALSOS MESTRES (V.2-3). Paulo é repetitivo quando fala sobre o cuidado que os filipenses deveriam ter
FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 
50 
com os falsos mestres, mas esta repetição seria uma segurança para os seus ouvintes. Esses falsos mestres ensinavam que para ser salvos, não bastava crê em Jesus, mas era preciso passar pelo rito judaico da circuncisão. O apóstolo Paulo mostra que a verdadeira circuncisão é ADORAR A DEUS NO ESPÍRITO, NOS ALEGRARMOS EM JESUS, E NÃO COLOCARMOS A NOSSA CONFIANÇA NA CARNE (em nossos próprios esforços). 
OBSERVEM O EXEMPLO DE PAULO (VV. 4-7). O apóstolo mostra que ele tinha motivos humanos para confiar na carne, no entanto aquilo que para ele era lucro ele considerou como perda por causa de Cristo. Aquilo em que ele confiava, e que o tornava orgulho de si mesmo, ele abriu mão por causa de Cristo. De que você precisa abrir mão por causa do Senhor? O que deixa você orgulhoso de si mesmo e que precisará renunciar por amor a Jesus? 
DIANTE DA EXCELÊNCIA DE CONHECER A CRISTO TODAS AS COISAS DAS QUAIS OS
FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 
51 
SERES HUMANOS SE ORGULHAM PERDEM O VALOR (V.8-11). Paulo abriu mão de tudo aquilo que o fazia confiar na carne (em seus próprios esforços), ele abriu mão da justiça própria que provém da lei, para receber a justiça de Cristo que vem mediante a fé. Para um discípulo de Cristo o que importa é conhecê-lO e receber o poder da sua ressurreição, ser participante nos seus sofrimentos e na sua morte, e por fim ser ressuscitado dentre os mortos. 
Você deixou de confiar em si mesmo e passou a confiar somente em Cristo? Se deseja experimentar paz, vida eterna, verdadeira alegria e comunhão com Deus, você precisa deixar de confiar em qualquer coisa que lhe deixa orgulhoso de si mesmo e passar a confiar totalmente em Cristo.
FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 
52 
A CORRIDA DO CRISTÃO FILIPENSES 3:12-16 ão que eu já tenha obtido tudo isso ou tenha sido aperfeiçoado, mas prossigo para alcançá-lo, pois para isso também fui alcançado por Cristo Jesus. Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus. Todos nós que alcançamos a maturidade devemos ver as coisas dessa forma, e se em algum aspecto vocês pensam de modo diferente, isso também Deus lhes esclarecerá. Tão somente vivamos de acordo com o que já alcançamos” (Filipenses 3:12-17). Neste texto o apóstolo Paulo se apresenta como um atleta que está correndo para conquistar o prêmio, que é o propósito para o qual ele foi salvo por Cristo. Ele nos mostra que cada discípulo de “N
FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 
53 
Cristo deve correr até a linha de chegada a fim de conquistar o prêmio da vitória. Nesta corrida não estamos competindo uns com os outros. O objetivo não é vencermos as outras pessoas, mas vencermos os obstáculos que nos impossibilitam de alcançar o propósito que Deus planejou para a nossa vida. Neste texto Paulo nos mostra alguns princípios fundamentais para vencermos esta corrida. 1º) VENCER O CONFORMISMO (Vv. 12-13a) Paulo sabia que ele ainda não havia conquistado tudo, nem a perfeição. Porém, existem pessoas que já estão satisfeitas com a sua própria situação. Elas não têm mais desejo de continuar crescendo espiritualmente e em outras áreas da vida. Não aspiram por mais nada novo de Deus. Elas estão conformadas, e este conformismo as impedem de continuar avançando para conquistar o que Deus planejou para suas vidas. O salmista disse: “Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus. A minha alma tem sede de
FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 
54 
Deus, do Deus vivo. Quando poderei entrar para apresentar-me a Deus?” (Salmos 42:1-2). 2º) CONCENTRAR-SE NO OBJETIVO (V.13B) “UMA COISA FAÇO...” O apóstolo Paulo estava concentrado em fazer apenas uma coisa: olhar para o alvo (Jesus) e correr para ele sem olhar para atrás. Devemos nos concentrar inteiramente naquilo que Deus planejou para a nossa vida. O propósito de Deus precisa se tornar o nosso foco. O diabo faz de tudo para nos distrair (principalmente através do entretenimento), pois ele sabe que quando estamos concentrados em cumprir o propósito de Deus para a nossa vida, recebemos o poder de Deus que nos capacitará para realizar os planos do Senhor. Jesus disse para Marta: “... Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; todavia APENAS UMA É NECESSÁRIA...” (Lucas 10:41-42). A coisa mais importante (necessária) é ouvir a Palavra de Jesus e obedecê-la, todas as demais acontecerão a partir disso (Cf. Mateus 6:33).
FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 
55 
3º) ESQUECER O PASSADO (V. 13C) “Esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante”. Paulo poderia ter sido marcado negativamente pelo seu passado, pois ele havia perseguido a igreja e até mesmo participado da morte de Estevão, um dos discípulos de Jesus (Atos 8:1). Mas ele se converteu ao Senhor e recebeu o seu perdão, por isso ele decidiu esquecer o passado e avançar para conquistar o que Jesus planejou para ele. Não devemos ser controlados pelo passado, mas focados no futuro que Deus sonhou para nossa vida. Quais acontecimentos do seu passado você precisa esquecer? 4º) PROSSEGUIR PARA O ALVO (V.14) Isso significa que devemos continuar fazendo aquilo que Deus nos chamou para fazer. Isso é o poder da continuidade. É terminar o que começamos a fazer dentro da vontade de Deus.
FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 
56 
Perto do final da sua vida, Paulo disse: “Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia...” (II Timóteo 4:7-8). Infelizmente, há muita gente que começa a corrida bem, mas fracassa no final. Por isso devemos prosseguir para o alvo, pois não basta começar bem, é preciso ir até o fim. CONCLUSÃO: O apóstolo Paulo nos mostra que todos nós, cristãos espiritualmente maduros, devemos pensar deste modo e obedecermos plenamente à verdade que já alcançamos (Vv.15-16). Por isso, se obedecermos a esses princípios: vencer o conformismo, nos concentrar no propósito de Deus, esquecer o passado e prosseguir para o alvo, venceremos a corrida da fé e receberemos a recompensa do Senhor.
FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 
57 
CIDADÃOS DO REINO CELESTIAL FILIPENSES 3:17-21 rmãos, sigam unidos o meu exemplo e observem os que vivem de acordo com o padrão que lhes apresentamos. Pois, como já lhes disse repetidas vezes, e agora repito com lágrimas, há muitos que vivem como inimigos da cruz de Cristo. Quanto a estes, o seu destino é a perdição, o seu deus é o estômago e têm orgulho do que é vergonhoso; eles só pensam nas coisas terrenas. A nossa cidadania, porém, está nos céus, de onde esperamos ansiosamente um Salvador, o Senhor Jesus Cristo. Pelo poder que o capacita a colocar todas as coisas debaixo do seu domínio, ele transformará os nossos corpos humilhados, para serem semelhantes ao seu corpo glorioso” (Filipenses 3:17-21). Em todo o Novo Testamento somos exortados a viver como cidadãos do Reino dos céus e como embaixadores (representantes) deste Reino aqui na terra. Isso não significa que deixamos de ter “I
FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 
58 
responsabilidades e deveres como cidadãos de um país terreno, porém quando recebemos a Jesus como Senhor e Salvador das nossas vidas, passamos a ter uma nova e mais importante cidadania, a celestial (Fp 3:20). Por isso, enquanto estivermos aqui na terra devemos representar muito bem a nossa pátria de origem, para que através de nós muitas outras pessoas recebam a Jesus e se tornem cidadãs do Seu Reino. “Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o seu apelo por nosso intermédio. Por amor a Cristo lhes suplicamos: Reconciliem-se com Deus” (II Coríntios 5:20). Em filipenses 3:17-21, Paulo nos mostra as implicações de sermos discípulos de Cristo, e consequentemente, cidadãos do Reino celestial. Vejamos algumas lições deste texto: A quem devemos imitar? Àqueles que andam de acordo com o modelo bíblico (V.17). O apóstolo Paulo se coloca como um exemplo a ser imitado pelos filipenses, esta não é a única vez que ele faz
FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 
59 
esse apelo a igreja. Na sua primeira carta aos coríntios ele diz: “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo” (I Cor 11:1). Mas Paulo não pede aos filipenses para imitar somente a ele, porém todo discípulo de Cristo que anda de acordo com o exemplo visto em Paulo (um genuíno cidadão do Reino) deve ser observado e imitado (Hb 13:7). Como discípulos de Cristo, precisamos de referenciais e modelos bíblicos para seguirmos, por isso devemos observar e imitar a fé daqueles que têm um testemunho fiel a Cristo e que andam de acordo com os Seus ensinos, sendo, portanto, verdadeiro cidadãos do Reino celestial. “Lembrem-se dos seus líderes, que lhes falaram a palavra de Deus. Observem bem o resultado da vida que tiveram e imitem a sua fé” (Hebreus 13:7). A quem NÃO devemos imitar? Aos falsos cristãos! Paulo diz que existem falsos cristãos (eles andam entre nós) que se tornaram pela sua maneira de viver inimigos da cruz de Cristo (Vv.18-
FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 
60 
19). Esta situação era tão grave e tão prejudicial à igreja, que ao falar sobre a infiltração de falsos cristãos na congregação, Paulo o faz chorando. Esses falsos cristãos têm três características: I- Quanto ao destino, a perdição (o inferno). II- Quanto ao deus, o ventre (o estômago, desejos do corpo), o deus deles não é o nosso Senhor Jesus Cristo, mas o seu próprio estômago, pois a razão de ser das suas vidas é satisfazer os seus próprios apetites (desejos carnais). III- Quanto à glória, infâmia (vergonha), pois só se preocupam com as coisas terrenas. Eles se orgulham daquilo que deveria ser uma vergonha para eles e vivem meramente como cidadãos terrenos e não como cidadãos do Reino celestial. Características dos verdadeiros discípulos de Jesus (Vv.20-21): Aguardam a pátria que está no céu. Diferentemente dos falsos cristãos que só pensam nas coisas terrenas, os verdadeiros discípulos de Cristo, embora não descuidam das
FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 
61 
suas responsabilidades na terra, eles sabem que a sua verdadeira cidadania está no céu. “Sabemos que, se for destruída a temporária habitação terrena em que vivemos, temos da parte de Deus um edifício, uma casa eterna no céu, não construída por mãos humanas. Enquanto isso, gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação celestial. (II Coríntios 5:1-2). Aguardam o Salvador e Senhor Jesus Cristo. Jesus fez uma promessa aos seus discípulos que voltaria para buscá-los, e nós devemos esperar por esse dia com expectativa e vigilância. “Portanto, vigiem, porque vocês não sabem em que dia virá o seu Senhor. Mas entendam isto: se o dono da casa soubesse a que hora da noite o ladrão viria, ele ficaria de guarda e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. Assim, também vocês precisam estar preparados, porque o Filho
FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 
62 
do homem virá numa hora em que vocês menos esperam” (Mateus 24:42-44). “Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim. Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar. E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver” (João 14:1-3). No V. 21 Paulo nos mostra que quando Cristo voltar ele transformará o nosso corpo de humilhação, num corpo glorificado como o dEle (não mais sujeito a dor, sofrimento, doenças, cansaço, morte, etc). O poder que Ele usará para transformar o nosso corpo é o mesmo que Ele usa para sujeitar a si todas as coisas. A Bíblia diz que tudo está sujeito a Cristo, desde as invisíveis (micro) até as visíveis (macro), desde um pequeno átomo até o universo com todas as suas galáxias. “Pois nele foram
FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 
63 
criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele” (Colossenses 1:16). Todas as coisas estão sujeitas a Cristo e foram criadas pelo seu poder e para a sua glória (Rm 11:33-35). Ele sustenta todas as coisas com o poder da sua Palavra (Hb 1:3). E é esse poder que Ele usará para transformar o nosso corpo de humilhação num corpo glorificado como o dEle. “O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa” (Hebreus 1:3). Conclusão: Aquele que está em Cristo se tornou um cidadão do Reino celestial, e deve viver como tal. Deve ser um bom representante desse Reino, imitando os que vivem de acordo com os princípios de Deus e se tornado ele mesmo um exemplo digno de ser imitado. Além disso, ele deve aguardar com expectativa tanto o Senhor Jesus,
FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 
64 
como a Pátria celestial que Ele nos prometeu. Para tornar-se um cidadão do Reino de Deus é preciso aceitar a Jesus Cristo como Salvador e Senhor da sua vida. Você deseja fazer isso agora?
FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 
65 
CONSELHOS PARA O POVO DE DEUS Filipenses 4:1-9. ortanto, meus irmãos, a quem amo e de quem tenho saudade, vocês que são a minha alegria e a minha coroa, permaneçam assim firmes no Senhor, ó amados! O que eu rogo a Evódia e também a Síntique é que vivam em harmonia no Senhor. Sim, e peço a você, leal companheiro de jugo, que as ajude; pois lutaram ao meu lado na causa do evangelho, com Clemente e meus demais cooperadores. Os seus nomes estão no livro da vida. Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se! Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o Senhor. Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus. Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o “P
FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 
66 
que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. Tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim, ponham no em prática. E o Deus da paz estará com vocês” (Filipenses 4:1-10). O Apóstolo Paulo esta chegando ao final da sua carta aos filipenses e neste momento o observamos como um verdadeiro pai espiritual, aconselhando aos seus filhos na fé. Neste texto encontramos pelo menos sete conselhos que servem não apenas aos filipenses, mas que são importantes e totalmente aplicáveis a todos nós, discípulos de Jesus. 1º) Permaneçam firmes no Senhor (v.1). Paulo orienta aos filipenses a permanecer firmes no Senhor, e diz que isso seria não apenas a sua alegria, mas também a sua coroa (recompensa) no Senhor. Todo verdadeiro pai espiritual ficará feliz em ver os seus filhos/discípulos firmados no Senhor Jesus e
FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 
67 
andando na verdade. “Não tenho alegria maior do que ouvir que meus filhos estão andando na verdade” (III João v.4). Neste mundo onde satanás usa diversas armas para nos afastar de Jesus, somente aqueles que são fieis e leais permanecerão firmes no Senhor, independente do que aconteça. 2º) Vivam em unidade (Vv.2,3). Paulo faz um apelo a Evódia e Síntique que procurassem viver bem uma com a outra como irmãs na fé (pensando concordemente no Senhor). Estas duas mulheres havia trabalhando com Paulo no evangelho, juntamente com Clemente e outros cooperadores do Apóstolo, e seus nomes estavam escritos no livro da vida, porém houve uma discórdia entre elas e por isso elas não conseguiam se entender. Paulo roga para que elas vivam em harmonia, e pede também ao seu companheiro de jugo (possivelmente Epafrodito) que auxilie estas irmãs a viverem em unidade. Como discípulos de Jesus Cristo nós precisamos viver em unidade, e se houver conflitos entre nós precisamos procurar nos
FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 
68 
acertar. Às vezes para isso (como no caso de Evódia e Síntique) precisaremos que um irmão em Cristo maduro intervenha e nos auxilie a nos perdoar mutuamente e restaurar a unidade. 3º) Alegrem-se sempre no Senhor (V.4). Paulo é repetitivo (enfático) quando ordena aos filipenses a alegrar-se no Senhor. O segredo de nossa alegria é estar unidos ao Senhor Jesus. Nossa alegria não depende das circunstâncias, mas de nossa união com Cristo. 4º) Sejam moderados – amáveis (v.5). Os Filipenses são exortados a tornar a sua moderação (amabilidade, equidade) conhecida de todos os homens. Ser moderado (amável) significa ter consideração ao lidar com os outros, e estar pronto a ceder seus direitos por amor ao Senhor. Isto é o contrário de ambição egoísta, e somente aqueles que amadureceram no caráter de Cristo conseguem agir assim. Devemos ser moderados porque PERTO estar o Senhor. No evangelho
FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 
69 
segundo Mateus, Jesus nos deu um exemplo prático do que é ser moderado. “Vocês ouviram o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente’. Mas eu lhes digo: Não resistam ao perverso. Se alguém o ferir na face direita, ofereça-lhe também a outra. E se alguém quiser processá-lo e tirar-lhe a túnica, deixe que leve também a capa. Se alguém o forçar a caminhar com ele uma milha, vá com ele duas. Dê a quem lhe pede, e não volte as costas àquele que deseja pedir-lhe algo emprestado" (Mateus 5:38-42). 5º) Não andem ansiosos (v.6,7). Paulo não apenas ordena aos filipenses a vencer a ansiedade, como também mostra como isso é possível. O segredo para vencer a ansiedade é apresentar a Deus através da oração cada uma das nossas necessidades com um coração agradecido. Se agirmos deste modo o nosso coração e sentimentos permanecerão em paz.
FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 
70 
6º) Cuidem dos seus pensamentos (v.8). Os filipenses são aconselhados a manter seus pensamentos sob vigilância constante. Como discípulos de Cristo Jesus devemos ter muito cuidado com o que pensamos, pois toda a nossa vida depende do tipo e qualidade de pensamento que temos. Cada ato, hábito e todo o nosso estilo de vida tem origem com o pensamento. Portanto nossos pensamentos dominam tudo que nós somos e fazemos. Filipenses 4:8 é como um filtro, se aquilo que estamos pensando não é verdadeiro, respeitável, justo, puro, amável, de boa fama, virtuoso, e digno de louvor, devemos eliminar da nossa mente imediatamente. 7º) Pratiquem o que aprenderam (V.9). O Apóstolo Paulo se apresenta mais uma vez como um exemplo para os filipenses e os aconselha a praticar aquilo que aprenderam e receberam, ouviram e viram nele. Aprendemos deste versículo que os lideres devem ensinar principalmente pelo exemplo. Também tudo aquilo que aprendemos da Palavra de Deus através dos nossos líderes
FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 
71 
devemos colocar em prática (Hb 13:17). Devemos ser um praticante da Palavra e não apenas ouvintes (Tg 1:22). Conclusão: observamos aqui sete conselhos que o apóstolo Paulo deu aos filipenses, mas como disse na introdução, esses conselhos são importantes e totalmente aplicáveis para as nossas vidas hoje. Devemos examiná-los e praticá-los, pois se assim fizermos seremos grandemente recompensados pelo Senhor.
FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 
72 
GRATIDÃO, GENEROSIDADE E CONTENTAMENTO, SINAIS DE MATURIDADE CRISTÃ - FILIPENSES. 4:10-20 legro-me grandemente no Senhor, porque finalmente vocês renovaram o seu interesse por mim. De fato, vocês já se interessavam, mas não tinham oportunidade para demonstrá-lo. Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece. Apesar disso, vocês fizeram bem em participar de minhas tribulações. Como vocês sabem, filipenses, nos seus primeiros dias no evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja partilhou comigo no que se refere a dar e receber, exceto vocês; pois, estando eu em Tessalônica, vocês me mandaram ajuda, não apenas uma vez, mas duas, quando “A
FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 
73 
tive necessidade. Não que eu esteja procurando ofertas, mas o que pode ser creditado na conta de vocês. Recebi tudo, e o que tenho é mais que suficiente. Estou amplamente suprido, agora que recebi de Epafrodito os donativos que vocês enviaram. Elas são uma oferta de aroma suave, um sacrifício aceitável e agradável a Deus. O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus. A nosso Deus e Pai seja a glória para todo o sempre. Amém” (Filipenses 4:10-20). Este texto fala do relacionamento de Paulo com a igreja em Filipos no que diz respeito a ajuda financeira que eles enviaram para ele. O apostolo Paulo estava muito agradecido com a ajuda que a igreja de Filipos havia lhe enviado, a igreja havia mandado uma ajuda generosa quando ele estava tessalônica, e agora novamente, a igreja mandou através de Epafrodito uma grande ajuda para suprir a necessidade do apostolo, na obra de Deus. Estes versículos nos ensinam que gratidão, generosidade e contentamento são sinais de
FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 
74 
maturidade cristã. Vejamos algumas lições deste texto: Sejam agradecidos (v. 10). “Alegro-me grandemente no Senhor, porque finalmente vocês renovaram o seu interesse por mim. De fato, vocês já se interessavam, mas não tinham oportunidade para demonstrá-lo” (Filipenses 4:10). Paulo estava com o seu coração cheio de alegria e gratidão pelo interesse e cuidado que os filipenses demonstraram para com ele ao lhe enviar através de Epafrodito as ofertas para assisti-lo em suas necessidades. De modo semelhante devemos ter um coração grato por aqueles que Deus usa para abençoar as nossas vidas. Viva cada circunstancia em vitoria em Cristo (11-13). “Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer
FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 
75 
situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece”. (Filipenses 4:11- 13) Ao nascermos em Cristo somos novas criaturas e independente das circunstancias que estivermos enfrentando devemos confiar em Deus. Pois é Cristo que nos fortalece. SEJAM GENEROSOS Quando somos generosos com os Ministros de Deus estamos lhes ajudando em suas aflições pelo evangelho de Cristo. Paulo disse aos filipenses “vocês fizeram bem em participar de minhas tribulações” (Filipenses 4:14). De que maneira eles participaram das aflições do apóstolo? Quando enviaram suas ofertas para supri-lo em sua obra missionária. Ainda que um Ministro de Deus passe por momentos de privações, para que o seu caráter seja tratado e ele aprenda a depender de Deus, o Senhor sempre
FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 
76 
levantará pessoas generosas que investirão em sua vida e em seu ministério. “Depois disso Jesus ia passando pelas cidades e povoados proclamando as boas novas do Reino de Deus. Os Doze estavam com ele, e também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e doenças: Maria, chamada Madalena, de quem haviam saído sete demônios; Joana, mulher de Cuza, administrador da casa de Herodes; Susana e muitas outras. ESSAS MULHERES AJUDAVAM A SUSTENTÁ-LOS COM OS SEUS BENS”. (Lucas 8:1-3 ênfase minha). “E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui” (Gálatas 6:6). No mundo cada vez mais egoísta a generosidade nos torna singular (raros). “Como vocês sabem, filipenses, nos seus primeiros dias no evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja partilhou comigo no que se refere a dar e receber, EXCETO VOCÊS;
FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 
77 
pois, estando eu em Tessalônica, vocês me mandaram ajuda, não apenas uma vez, mas duas, quando tive necessidade” (Filipenses 4:15-16). Os filipenses foram uma exceção no que se refere a semear financeiramente para o suprimento do apóstolo Paulo. A igreja de Filipos era generosa e Paulo estava interessado em que ela tivesse uma grande colheita. “Não que eu esteja procurando ofertas, mas o que pode ser CREDITADO NA CONTA DE VOCÊS” (Fp 4:17 ênfase minha). Quando nós semeamos financeiramente no reino de Deus, isso será creditado em nossa conta espiritual, ou seja, seremos amplamente recompensados. “Lembrem-se: aquele que semeia pouco, também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura, também colherá fartamente” (II Coríntios 9:6). A generosidade liberada ao Ministro de Deus é como um sacrifício realizado para o próprio
FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 
78 
Deus. “Recebi tudo, e o que tenho é mais que suficiente. Estou amplamente suprido, agora que recebi de Epafrodito os donativos que vocês enviaram. ELAS SÃO UMA OFERTA DE AROMA SUAVE, UM SACRIFÍCIO ACEITÁVEL E AGRADÁVEL A DEUS” (Fp 4:18 ênfase minha ). Todos os recursos que Deus nos deu foi com o propósito de expandir o Seu Reino (V.18) Paulo disse: "Recebi tudo", "estou suprido". Por causa da oferta que os filipenses havia lhe enviado Paulo estava suprido no seu trabalho na obra de Deus. A generosidade demonstrada aos Ministros de Deus é uma semente que trará uma colheita de provisão sobre nossa vida. “O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus”. (Filipenses 4:19). A viúva de Sarepta experimentou uma colheita de provisão ao semear
FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 
79 
generosamente na vida do Profeta Elias. “Então a palavra do Senhor veio a Elias: "Vá imediatamente para a cidade de Sarepta de Sidom e fique por lá. Ordenei a uma viúva daquele lugar que lhe forneça comida". E ele foi. Quando chegou à porta da cidade, encontrou uma viúva que estava colhendo gravetos. Ele a chamou e perguntou: "Pode me trazer um pouco d’água numa jarra para eu beber? "Enquanto ela ia indo buscar água, ele gritou: "Por favor, traga também um pedaço de pão". "Juro pelo nome do Senhor, o teu Deus", ela respondeu, "não tenho nenhum pedaço de pão; só um punhado de farinha num jarro e um pouco de azeite numa botija. Estou colhendo uns dois gravetos para levar para casa e preparar uma refeição para mim e para o meu filho, para que a comamos e depois morramos. "Elias, porém, lhe disse: "Não tenha medo. Vá para casa e faça o que disse. Mas primeiro faça um pequeno bolo com o que você tem e traga para mim, e depois faça algo para você e para o seu filho. Pois assim diz o Senhor, o Deus de Israel: ‘A farinha na vasilha não se acabará e o azeite na
FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 
80 
botija não se secará até o dia em que o Senhor fizer chover sobre a terra’. Ela foi e fez conforme Elias lhe dissera. E aconteceu que a comida durou todos os dias para Elias e para a mulher e sua família. Pois a farinha na vasilha não se acabou e o azeite na botija não se secou, conforme a palavra do Senhor proferida por Elias” (I Reis 17:8-16). 
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°° 
Se você foi tocado pelo Espírito Santo e gostaria de fazer uma aliança com Deus através de seu Filho Jesus Cristo, então faça esta oração: Senhor Jesus eu____________________ te recebo como meu único e suficiente Salvador e Senhor, nesta hora desfaço em teu nome, toda e qualquer aliança que no meu passado eu fiz com o pecado, com o mundo ou com o maligno. Senhor perdoa os meus pecados e escreva o meu nome no livro da vida. Que eu e toda a minha família experimente o milagre da tua salvação. Amém! Se você fez esta oração com fé, creia, a partir de agora você é uma nova criatura. (II Cor.5:17, João 3:3). Entre em contato conosco e nos informe sobre a sua decisão. 
Ministério Shallom: Rua Pedro Tavares Cafezeiro, 812, Palmeira, Jaguaquara-Ba. Cep: 45345-000. (73) 8842-9324 / (73) 9825-7074 / 9988-8983 Prjosivaldo12@hotmail.com ministerioshallom.blogspot.com
FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 
81 
Ministério Shallom 
שלום 
Uma família especial para você! 
Para aqueles que desejam 
semear em nosso ministério: 
Bradesco 
Ag: 2060-5 
C/c: 8306-2
FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 
82 
Josivaldo Oliveira é pastor do Ministério Shallom em Jaguaquara – BA. É casado com Judy Oliveira com quem tem três filhos: Caroline, Jonathan e Sara Oliveira. Em cerca de 15 anos de ministério, pregação e ensino da Palavra de Deus, ele tem sido usado por Deus para trazer mensagens inspiradoras e transformadoras para milhares de pessoas.

Más contenido relacionado

La actualidad más candente

Carta de paulo aos colossenses
Carta de paulo aos colossensesCarta de paulo aos colossenses
Carta de paulo aos colossenses
UEPB
 
Estudo 12 as cartas de paulo III - gl-ef-fp-cl
Estudo 12   as cartas de paulo III - gl-ef-fp-clEstudo 12   as cartas de paulo III - gl-ef-fp-cl
Estudo 12 as cartas de paulo III - gl-ef-fp-cl
JUERP
 
Comentário Filipenses - moody. (Auxilio para as Aulas EBD. 3º Trimestre-2013.
Comentário Filipenses - moody. (Auxilio para as Aulas EBD. 3º Trimestre-2013.Comentário Filipenses - moody. (Auxilio para as Aulas EBD. 3º Trimestre-2013.
Comentário Filipenses - moody. (Auxilio para as Aulas EBD. 3º Trimestre-2013.
Abdias Barreto
 
COMENTARIO BIBLICO-2 tessalonicenses (moody)
COMENTARIO BIBLICO-2 tessalonicenses (moody)COMENTARIO BIBLICO-2 tessalonicenses (moody)
COMENTARIO BIBLICO-2 tessalonicenses (moody)
leniogravacoes
 

La actualidad más candente (20)

PRELEÇÃO_LIÇÃO 7 – É DEUS QUE DÁ O CRESCIMENTO
PRELEÇÃO_LIÇÃO 7 – É DEUS QUE DÁ O CRESCIMENTOPRELEÇÃO_LIÇÃO 7 – É DEUS QUE DÁ O CRESCIMENTO
PRELEÇÃO_LIÇÃO 7 – É DEUS QUE DÁ O CRESCIMENTO
 
Carta de paulo aos colossenses
Carta de paulo aos colossensesCarta de paulo aos colossenses
Carta de paulo aos colossenses
 
PROJEÇÃO_LIÇÃO 3 - DIVISÕES NA IGREJA
PROJEÇÃO_LIÇÃO 3 - DIVISÕES NA IGREJAPROJEÇÃO_LIÇÃO 3 - DIVISÕES NA IGREJA
PROJEÇÃO_LIÇÃO 3 - DIVISÕES NA IGREJA
 
2 Coríntios Capítulo 10 - Paulo defende seu ministério
2 Coríntios Capítulo 10 - Paulo defende seu ministério2 Coríntios Capítulo 10 - Paulo defende seu ministério
2 Coríntios Capítulo 10 - Paulo defende seu ministério
 
1 Tessalonicenses (Estudo 1)
1 Tessalonicenses (Estudo 1)1 Tessalonicenses (Estudo 1)
1 Tessalonicenses (Estudo 1)
 
Estudo 12 as cartas de paulo III - gl-ef-fp-cl
Estudo 12   as cartas de paulo III - gl-ef-fp-clEstudo 12   as cartas de paulo III - gl-ef-fp-cl
Estudo 12 as cartas de paulo III - gl-ef-fp-cl
 
PRELEÇÃO_LIÇÃO 2 - AÇÃO DE GRAÇAS PELA IGREJA DE CORINTO
PRELEÇÃO_LIÇÃO 2 - AÇÃO DE GRAÇAS PELA IGREJA DE CORINTOPRELEÇÃO_LIÇÃO 2 - AÇÃO DE GRAÇAS PELA IGREJA DE CORINTO
PRELEÇÃO_LIÇÃO 2 - AÇÃO DE GRAÇAS PELA IGREJA DE CORINTO
 
Colossenses - Introdução e parte 01
Colossenses - Introdução e parte 01Colossenses - Introdução e parte 01
Colossenses - Introdução e parte 01
 
Panorama do NT - Colossenses
Panorama do NT - ColossensesPanorama do NT - Colossenses
Panorama do NT - Colossenses
 
Filipenses e colossenses
Filipenses e colossensesFilipenses e colossenses
Filipenses e colossenses
 
Comentário Filipenses - moody. (Auxilio para as Aulas EBD. 3º Trimestre-2013.
Comentário Filipenses - moody. (Auxilio para as Aulas EBD. 3º Trimestre-2013.Comentário Filipenses - moody. (Auxilio para as Aulas EBD. 3º Trimestre-2013.
Comentário Filipenses - moody. (Auxilio para as Aulas EBD. 3º Trimestre-2013.
 
Lição 9 - Filipenses, Colossenses, 1 e 2 Tessalonicenses.
Lição 9 - Filipenses, Colossenses, 1 e 2 Tessalonicenses.Lição 9 - Filipenses, Colossenses, 1 e 2 Tessalonicenses.
Lição 9 - Filipenses, Colossenses, 1 e 2 Tessalonicenses.
 
Paulo e a igreja em filipos lição 1
Paulo e a igreja em filipos   lição 1Paulo e a igreja em filipos   lição 1
Paulo e a igreja em filipos lição 1
 
Lição 1 as cartas aos coríntios
Lição 1   as cartas aos coríntiosLição 1   as cartas aos coríntios
Lição 1 as cartas aos coríntios
 
Filipenses (Estudo 3)
Filipenses (Estudo 3)Filipenses (Estudo 3)
Filipenses (Estudo 3)
 
Panorama do NT - 2Coríntios
Panorama do NT - 2CoríntiosPanorama do NT - 2Coríntios
Panorama do NT - 2Coríntios
 
Preleção_2021 2 tri_lbj_licao_2_Ação de Graças pela Igreja de Corinto
Preleção_2021 2 tri_lbj_licao_2_Ação de Graças pela Igreja de CorintoPreleção_2021 2 tri_lbj_licao_2_Ação de Graças pela Igreja de Corinto
Preleção_2021 2 tri_lbj_licao_2_Ação de Graças pela Igreja de Corinto
 
COMENTARIO BIBLICO-2 tessalonicenses (moody)
COMENTARIO BIBLICO-2 tessalonicenses (moody)COMENTARIO BIBLICO-2 tessalonicenses (moody)
COMENTARIO BIBLICO-2 tessalonicenses (moody)
 
2013_3 tri_Lição 1 - Paulo e a igreja de filipos
2013_3 tri_Lição 1 - Paulo e a igreja de filipos2013_3 tri_Lição 1 - Paulo e a igreja de filipos
2013_3 tri_Lição 1 - Paulo e a igreja de filipos
 
PRELEÇÃO_JOVENS_Lição 3 - Divisões na Igreja
PRELEÇÃO_JOVENS_Lição 3 - Divisões na IgrejaPRELEÇÃO_JOVENS_Lição 3 - Divisões na Igreja
PRELEÇÃO_JOVENS_Lição 3 - Divisões na Igreja
 

Destacado

A alegria de estar na casa do senhor livro
A alegria de estar na casa do senhor livroA alegria de estar na casa do senhor livro
A alegria de estar na casa do senhor livro
Josivaldo Oliveira
 
Uma vida vitoriosa e bem sucedida 10 Tente outra vez, ainda não é hora de p...
Uma vida vitoriosa e bem sucedida 10   Tente outra vez, ainda não é hora de p...Uma vida vitoriosa e bem sucedida 10   Tente outra vez, ainda não é hora de p...
Uma vida vitoriosa e bem sucedida 10 Tente outra vez, ainda não é hora de p...
IBGileade 2012
 
Uma vida vitoriosa e bem sucedida 2 Aumente seu nível de expectativa
Uma vida vitoriosa e bem sucedida 2   Aumente seu nível de expectativaUma vida vitoriosa e bem sucedida 2   Aumente seu nível de expectativa
Uma vida vitoriosa e bem sucedida 2 Aumente seu nível de expectativa
IBGileade 2012
 
Uma vida vitoriosa e bem sucedida 7 Escolha recomeçar após qualquer fracass...
Uma vida vitoriosa e bem sucedida 7   Escolha recomeçar após qualquer fracass...Uma vida vitoriosa e bem sucedida 7   Escolha recomeçar após qualquer fracass...
Uma vida vitoriosa e bem sucedida 7 Escolha recomeçar após qualquer fracass...
IBGileade 2012
 
Uma vida vitoriosa e bem sucedida 1 Expanda sua visão
Uma vida vitoriosa e bem sucedida 1  Expanda sua visãoUma vida vitoriosa e bem sucedida 1  Expanda sua visão
Uma vida vitoriosa e bem sucedida 1 Expanda sua visão
IBGileade 2012
 
Uma vida vitoriosa e bem sucedida 3 Vença as desilusões
Uma vida vitoriosa e bem sucedida 3   Vença as desilusõesUma vida vitoriosa e bem sucedida 3   Vença as desilusões
Uma vida vitoriosa e bem sucedida 3 Vença as desilusões
IBGileade 2012
 
Saber dar e receber +
Saber dar e receber +Saber dar e receber +
Saber dar e receber +
siaromjo
 
Uma vida vitoriosa e bem sucedida 8 Tenha um coraçao quebrantado - 18dez11(...
Uma vida vitoriosa e bem sucedida 8   Tenha um coraçao quebrantado - 18dez11(...Uma vida vitoriosa e bem sucedida 8   Tenha um coraçao quebrantado - 18dez11(...
Uma vida vitoriosa e bem sucedida 8 Tenha um coraçao quebrantado - 18dez11(...
IBGileade 2012
 
Uma vida vitoriosa e bem sucedida 6 Experimente a dinâmica da generosidade ...
Uma vida vitoriosa e bem sucedida 6   Experimente a dinâmica da generosidade ...Uma vida vitoriosa e bem sucedida 6   Experimente a dinâmica da generosidade ...
Uma vida vitoriosa e bem sucedida 6 Experimente a dinâmica da generosidade ...
IBGileade 2012
 
Lição 4 - A prosperidade em o Novo Testamento
Lição 4 - A prosperidade em o Novo TestamentoLição 4 - A prosperidade em o Novo Testamento
Lição 4 - A prosperidade em o Novo Testamento
Ailton da Silva
 
Lição 06 - A prosperidade dos bem-aventurados
Lição 06 - A prosperidade dos bem-aventuradosLição 06 - A prosperidade dos bem-aventurados
Lição 06 - A prosperidade dos bem-aventurados
Ailton da Silva
 

Destacado (20)

Dons espirituais
Dons espirituaisDons espirituais
Dons espirituais
 
O poder da oração josivaldo oliveira
O poder da oração   josivaldo oliveiraO poder da oração   josivaldo oliveira
O poder da oração josivaldo oliveira
 
A alegria de estar na casa do senhor livro
A alegria de estar na casa do senhor livroA alegria de estar na casa do senhor livro
A alegria de estar na casa do senhor livro
 
Uma vida vitoriosa e bem sucedida 10 Tente outra vez, ainda não é hora de p...
Uma vida vitoriosa e bem sucedida 10   Tente outra vez, ainda não é hora de p...Uma vida vitoriosa e bem sucedida 10   Tente outra vez, ainda não é hora de p...
Uma vida vitoriosa e bem sucedida 10 Tente outra vez, ainda não é hora de p...
 
Uma vida vitoriosa e bem sucedida 2 Aumente seu nível de expectativa
Uma vida vitoriosa e bem sucedida 2   Aumente seu nível de expectativaUma vida vitoriosa e bem sucedida 2   Aumente seu nível de expectativa
Uma vida vitoriosa e bem sucedida 2 Aumente seu nível de expectativa
 
Uma vida vitoriosa e bem sucedida 7 Escolha recomeçar após qualquer fracass...
Uma vida vitoriosa e bem sucedida 7   Escolha recomeçar após qualquer fracass...Uma vida vitoriosa e bem sucedida 7   Escolha recomeçar após qualquer fracass...
Uma vida vitoriosa e bem sucedida 7 Escolha recomeçar após qualquer fracass...
 
Uma vida vitoriosa e bem sucedida 1 Expanda sua visão
Uma vida vitoriosa e bem sucedida 1  Expanda sua visãoUma vida vitoriosa e bem sucedida 1  Expanda sua visão
Uma vida vitoriosa e bem sucedida 1 Expanda sua visão
 
Uma vida vitoriosa e bem sucedida 3 Vença as desilusões
Uma vida vitoriosa e bem sucedida 3   Vença as desilusõesUma vida vitoriosa e bem sucedida 3   Vença as desilusões
Uma vida vitoriosa e bem sucedida 3 Vença as desilusões
 
Vida vitoriosa
Vida vitoriosaVida vitoriosa
Vida vitoriosa
 
Saber dar e receber +
Saber dar e receber +Saber dar e receber +
Saber dar e receber +
 
Uma vida vitoriosa e bem sucedida 8 Tenha um coraçao quebrantado - 18dez11(...
Uma vida vitoriosa e bem sucedida 8   Tenha um coraçao quebrantado - 18dez11(...Uma vida vitoriosa e bem sucedida 8   Tenha um coraçao quebrantado - 18dez11(...
Uma vida vitoriosa e bem sucedida 8 Tenha um coraçao quebrantado - 18dez11(...
 
Uma vida vitoriosa e bem sucedida 6 Experimente a dinâmica da generosidade ...
Uma vida vitoriosa e bem sucedida 6   Experimente a dinâmica da generosidade ...Uma vida vitoriosa e bem sucedida 6   Experimente a dinâmica da generosidade ...
Uma vida vitoriosa e bem sucedida 6 Experimente a dinâmica da generosidade ...
 
As sete coisas que deus odeia
As sete coisas que deus odeiaAs sete coisas que deus odeia
As sete coisas que deus odeia
 
Teologia da prosperidade
Teologia da prosperidadeTeologia da prosperidade
Teologia da prosperidade
 
Paulo exemplo de transformação moral
Paulo exemplo de transformação moralPaulo exemplo de transformação moral
Paulo exemplo de transformação moral
 
CETADEB - Lição 4 - Paulo, o padrão. Barnabé o exemplo, Livro Teologia Pastor...
CETADEB - Lição 4 - Paulo, o padrão. Barnabé o exemplo, Livro Teologia Pastor...CETADEB - Lição 4 - Paulo, o padrão. Barnabé o exemplo, Livro Teologia Pastor...
CETADEB - Lição 4 - Paulo, o padrão. Barnabé o exemplo, Livro Teologia Pastor...
 
Encontro Com Deus
Encontro Com DeusEncontro Com Deus
Encontro Com Deus
 
Lição 4 - A prosperidade em o Novo Testamento
Lição 4 - A prosperidade em o Novo TestamentoLição 4 - A prosperidade em o Novo Testamento
Lição 4 - A prosperidade em o Novo Testamento
 
Lição 06 - A prosperidade dos bem-aventurados
Lição 06 - A prosperidade dos bem-aventuradosLição 06 - A prosperidade dos bem-aventurados
Lição 06 - A prosperidade dos bem-aventurados
 
Carta Para Encontrista!
Carta Para Encontrista!Carta Para Encontrista!
Carta Para Encontrista!
 

Similar a Filipenses - Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa

CIRCULAR - FEVEREIRO 2013
CIRCULAR - FEVEREIRO 2013CIRCULAR - FEVEREIRO 2013
CIRCULAR - FEVEREIRO 2013
cnisbrasil
 
Mensagem do santo padre português
Mensagem do santo padre  portuguêsMensagem do santo padre  português
Mensagem do santo padre português
Davinia Martínez
 
Mensagem do Bispo de Viana do Castelo para a Quaresma 2013
Mensagem do Bispo de Viana do Castelo para a Quaresma 2013Mensagem do Bispo de Viana do Castelo para a Quaresma 2013
Mensagem do Bispo de Viana do Castelo para a Quaresma 2013
Comunidades Vivas
 
IHOP-KC Apocalipse 19.7 "A noiva se preparando - Dwayne Roberts
IHOP-KC Apocalipse 19.7  "A noiva se preparando - Dwayne RobertsIHOP-KC Apocalipse 19.7  "A noiva se preparando - Dwayne Roberts
IHOP-KC Apocalipse 19.7 "A noiva se preparando - Dwayne Roberts
adson232
 
Diretrizes gerais-de-evangelizacao--doc102--2015-a-2019
Diretrizes gerais-de-evangelizacao--doc102--2015-a-2019Diretrizes gerais-de-evangelizacao--doc102--2015-a-2019
Diretrizes gerais-de-evangelizacao--doc102--2015-a-2019
raparecido2600
 
Mensagem do santo padre francisco
Mensagem do santo padre franciscoMensagem do santo padre francisco
Mensagem do santo padre francisco
Davinia Martínez
 
Carta apostólica porta fidei 5
Carta apostólica porta fidei 5Carta apostólica porta fidei 5
Carta apostólica porta fidei 5
Carlos Santana
 
Como pregar para jovens
Como pregar para jovensComo pregar para jovens
Como pregar para jovens
RCCPBJovem
 

Similar a Filipenses - Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa (20)

CIRCULAR - FEVEREIRO 2013
CIRCULAR - FEVEREIRO 2013CIRCULAR - FEVEREIRO 2013
CIRCULAR - FEVEREIRO 2013
 
Livro Manual De Orações E Da Vida Cristã
Livro Manual De Orações E Da Vida CristãLivro Manual De Orações E Da Vida Cristã
Livro Manual De Orações E Da Vida Cristã
 
Mesagem do Santo Padre para o Dia Mundial de Oração pelas Vocações
Mesagem do Santo Padre para o Dia Mundial de Oração pelas VocaçõesMesagem do Santo Padre para o Dia Mundial de Oração pelas Vocações
Mesagem do Santo Padre para o Dia Mundial de Oração pelas Vocações
 
Mensagem do santo padre português
Mensagem do santo padre  portuguêsMensagem do santo padre  português
Mensagem do santo padre português
 
“Prossigo para o alvo”
“Prossigo para o alvo”“Prossigo para o alvo”
“Prossigo para o alvo”
 
Mensagem do Bispo de Viana do Castelo para a Quaresma 2013
Mensagem do Bispo de Viana do Castelo para a Quaresma 2013Mensagem do Bispo de Viana do Castelo para a Quaresma 2013
Mensagem do Bispo de Viana do Castelo para a Quaresma 2013
 
Missão como transmissao da "Alegria do Evangelho"
Missão como transmissao da "Alegria do Evangelho"Missão como transmissao da "Alegria do Evangelho"
Missão como transmissao da "Alegria do Evangelho"
 
Introdução (vocação e ensino)
Introdução (vocação e ensino)Introdução (vocação e ensino)
Introdução (vocação e ensino)
 
IHOP-KC Apocalipse 19.7 "A noiva se preparando - Dwayne Roberts
IHOP-KC Apocalipse 19.7  "A noiva se preparando - Dwayne RobertsIHOP-KC Apocalipse 19.7  "A noiva se preparando - Dwayne Roberts
IHOP-KC Apocalipse 19.7 "A noiva se preparando - Dwayne Roberts
 
Cartapastoral 2out2011
Cartapastoral 2out2011Cartapastoral 2out2011
Cartapastoral 2out2011
 
Carta aos filipenses o verdadeiro evangelho explicado.
Carta aos filipenses o verdadeiro evangelho explicado. Carta aos filipenses o verdadeiro evangelho explicado.
Carta aos filipenses o verdadeiro evangelho explicado.
 
"Somos mais que vencedores"
"Somos mais que vencedores""Somos mais que vencedores"
"Somos mais que vencedores"
 
Oração da missões nº 24 - setor 10 das CEBs - Paróquia Coração de Jesus
Oração da missões nº 24  - setor 10 das CEBs - Paróquia Coração de JesusOração da missões nº 24  - setor 10 das CEBs - Paróquia Coração de Jesus
Oração da missões nº 24 - setor 10 das CEBs - Paróquia Coração de Jesus
 
Diretrizes gerais-de-evangelizacao--doc102--2015-a-2019
Diretrizes gerais-de-evangelizacao--doc102--2015-a-2019Diretrizes gerais-de-evangelizacao--doc102--2015-a-2019
Diretrizes gerais-de-evangelizacao--doc102--2015-a-2019
 
Mensagem do santo padre francisco
Mensagem do santo padre franciscoMensagem do santo padre francisco
Mensagem do santo padre francisco
 
Carta apostólica porta fidei 5
Carta apostólica porta fidei 5Carta apostólica porta fidei 5
Carta apostólica porta fidei 5
 
Como pregar para jovens
Como pregar para jovensComo pregar para jovens
Como pregar para jovens
 
Oração para o Dia Mundial das Missões
Oração para o Dia Mundial das MissõesOração para o Dia Mundial das Missões
Oração para o Dia Mundial das Missões
 
O sacrifício que agrada a Deus
O sacrifício que agrada a DeusO sacrifício que agrada a Deus
O sacrifício que agrada a Deus
 
Boletim cbg n° 18_4_ maio_2014
Boletim cbg n° 18_4_ maio_2014Boletim cbg n° 18_4_ maio_2014
Boletim cbg n° 18_4_ maio_2014
 

Último

PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...
PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...
PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...
HELENO FAVACHO
 
19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdf
19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdf19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdf
19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdf
marlene54545
 

Último (20)

PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...
PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...
PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...
 
19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdf
19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdf19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdf
19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdf
 
EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVAEDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - SERVIÇOS JURÍDICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - SERVIÇOS JURÍDICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS.pdfPROJETO DE EXTENSÃO I - SERVIÇOS JURÍDICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - SERVIÇOS JURÍDICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS.pdf
 
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptx
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptxSlides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptx
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptx
 
Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdf
Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdfProjeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdf
Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdf
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIA
PROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIAPROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIA
PROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIA
 
GÊNERO CARTAZ - o que é, para que serve.pptx
GÊNERO CARTAZ - o que é, para que serve.pptxGÊNERO CARTAZ - o que é, para que serve.pptx
GÊNERO CARTAZ - o que é, para que serve.pptx
 
aula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.ppt
aula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.pptaula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.ppt
aula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.ppt
 
Educação Financeira - Cartão de crédito665933.pptx
Educação Financeira - Cartão de crédito665933.pptxEducação Financeira - Cartão de crédito665933.pptx
Educação Financeira - Cartão de crédito665933.pptx
 
Projeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdf
Projeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdfProjeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdf
Projeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdf
 
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdfApresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
 
migração e trabalho 2º ano.pptx fenomenos
migração e trabalho 2º ano.pptx fenomenosmigração e trabalho 2º ano.pptx fenomenos
migração e trabalho 2º ano.pptx fenomenos
 
Sistema de Bibliotecas UCS - Cantos do fim do século
Sistema de Bibliotecas UCS  - Cantos do fim do séculoSistema de Bibliotecas UCS  - Cantos do fim do século
Sistema de Bibliotecas UCS - Cantos do fim do século
 
M0 Atendimento – Definição, Importância .pptx
M0 Atendimento – Definição, Importância .pptxM0 Atendimento – Definição, Importância .pptx
M0 Atendimento – Definição, Importância .pptx
 
PROJETO DE EXTENÇÃO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.pdf
PROJETO DE EXTENÇÃO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.pdfPROJETO DE EXTENÇÃO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.pdf
PROJETO DE EXTENÇÃO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.pdf
 
P P P 2024 - *CIEJA Santana / Tucuruvi*
P P P 2024  - *CIEJA Santana / Tucuruvi*P P P 2024  - *CIEJA Santana / Tucuruvi*
P P P 2024 - *CIEJA Santana / Tucuruvi*
 
Conflitos entre: ISRAEL E PALESTINA.pdf
Conflitos entre:  ISRAEL E PALESTINA.pdfConflitos entre:  ISRAEL E PALESTINA.pdf
Conflitos entre: ISRAEL E PALESTINA.pdf
 
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptxSlides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
 
Produção de Texto - 5º ano - CRÔNICA.pptx
Produção de Texto - 5º ano - CRÔNICA.pptxProdução de Texto - 5º ano - CRÔNICA.pptx
Produção de Texto - 5º ano - CRÔNICA.pptx
 

Filipenses - Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa

  • 1. FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 1 FILIPENSES Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa Josivaldo Oliveira
  • 2. FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 2 Este livreto é o resumo de uma série de mensagens baseadas na carta do apóstolo Paulo aos filipenses ministradas por Josivaldo Oliveira no Ministério Shallom em Jaguaquara-Ba, entre junho e setembro de 2014.
  • 3. FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 3 Índice Orando pelos discípulos de Cristo........................4 Pregando o evangelho de Cristo........................11 O propósito de Deus para a minha vida..............17 Lutando juntos pela fé do evangelho.................23 Imitando a Cristo..............................................30 Brilhando como estrelas....................................36 Dando importância aos planos de Cristo.............42 Completamente unidos com Cristo.....................48 A corrida do cristão...........................................52 Cidadãos do Reino celestial...............................57 Conselhos para o povo de Deus.........................65 Gratidão, generosidade e contentamento, sinais de maturidade cristã.............................................72 Oração............................................................80
  • 4. FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 4 ORANDO PELOS DISCÍPULOS DE CRISTO FILIPENSES 1:1-11 aulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus, a todos os santos em Cristo Jesus que estão em Filipos, juntamente com os bispos e diáconos: A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo. Agradeço a meu Deus toda vez que me lembro de vocês. Em todas as minhas orações em favor de vocês, sempre oro com alegria por causa da cooperação que vocês têm dado ao evangelho, desde o primeiro dia até agora. Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus. É justo que eu assim me sinta a respeito de todos vocês, uma vez que os tenho em meu coração, pois, quer nas correntes que me prendem quer defendendo e confirmando o evangelho, todos vocês participam comigo da graça de Deus. Deus é minha testemunha de como tenho saudade de todos vocês, com a profunda afeição de Cristo Jesus. Esta é a minha oração: “P
  • 5. FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 5 que o amor de vocês aumente cada vez mais em conhecimento e em toda a percepção, para discernirem o que é melhor, a fim de serem puros e irrepreensíveis até o dia de Cristo, cheios do fruto da justiça, fruto que vem por meio de Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus” (Filipenses 1:1-11). A Bíblia nos ensina a orar uns pelos outros, e neste texto vemos o Apóstolo Paulo cumprindo fielmente esse mandamento Bíblico. Paulo foi o fundador da igreja em Filipos e através do seu ministério, muitas pessoas se converteram a Cristo. Embora não estivesse mais presente com eles, Paulo se coloca diante de Deus em favor deles. Podemos perceber que havia três elementos fundamentais na oração de Paulo em favor dos filipenses, os quais precisam estar presentes em nossa oração quando oramos uns pelos outros e, principalmente, quando intercedemos por aqueles que ganhamos para Cristo. Vejamos: 1ª) Ação de graças (Vv.3-6). Sempre que se lembrava dos filipenses o Apóstolo Paulo rendia
  • 6. FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 6 graças a Deus, sua oração por eles não era penosa, mais cheia de alegria. O motivo dessa gratidão era que os discípulos havia cooperado no evangelho desde o primeiro dia até aquele momento. Será que temos dado motivos àqueles que oram por nós de render graças a Deus com alegria pela nossa cooperação no evangelho? Esses discípulos filipenses havia cooperado no evangelho pelo menos de três maneiras: I- Contribuíram financeiramente para o ministério do apóstolo Paulo. “Como vocês sabem, filipenses, nos seus primeiros dias no evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja partilhou comigo no que se refere a dar e receber, exceto vocês; pois, estando eu em Tessalônica, vocês me mandaram ajuda, não apenas uma vez, mas duas, quando tive necessidade. Não que eu esteja procurando ofertas, mas o que pode ser creditado na conta de vocês. Recebi tudo, e o que tenho é mais que suficiente. Estou amplamente suprido, agora que recebi de Epafrodito os donativos que vocês
  • 7. FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 7 enviaram. Elas são uma oferta de aroma suave, um sacrifício aceitável e agradável a Deus”. (Filipenses 4:15-18). II- Orando pelo apóstolo Paulo. “... continuarei a alegrar-me, pois sei que o que me aconteceu resultará em minha libertação, graças às ORAÇÕES de vocês e ao auxílio do Espírito de Jesus Cristo” (Filipenses 1:18-19). III - Pregando o evangelho. “E a maioria dos irmãos, motivados no Senhor pela minha prisão, ESTÃO ANUNCIANDO A PALAVRA com maior determinação e destemor” (Filipenses 1:14). Como discipuladores devemos render graças a Deus por nossos discípulos, também como um ato de fé. “Pois cremos que aquele que começou a boa obra neles, vai completá-la até o dia de cristo” (V.6). Os discípulos ainda não estão prontos, mas cremos que o Senhor completará a boa obra na vida deles, e por isso agradecemos a Deus pela fé, pois cremos que Deus continua
  • 8. FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 8 trabalhando em (lapidando a) nós e nos (aos) discípulos de Cristo que discipulamos. 2ª) Amor (Vv. 7-8) Paulo deixa claro que esse sentimento que ele tinha pelos filipenses era justo pois ele os tinha em seu coração (V.7). É preciso ter amor em nosso coração para interceder pelos discípulos. Quando amamos nossos irmãos e nossos discípulos em Cristo, nós desejaremos orar por eles, para que experimentem o melhor de Deus em suas vidas. Mais uma vez Paulo lembra que seus discípulos participaram da graça de Deus juntamente com ele, em suas prisões, e na defesa e confirmação do evangelho. Isso significa que devemos estar juntos com nossos irmãos quando eles enfrentam aflições em Cristo. Também, como discípulos Cristo, devemos nos unir na defesa e confirmação do evangelho (consolidando os discípulos). Paulo diz sentir por esses discípulos de Filipos uma “Estranhável afeição”, ou seja, era um amor verdadeiro, e não superficial, que brotava no fundo do seu coração. É esse tipo de amor que devemos
  • 9. FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 9 ter em nossos corações por nossos irmãos e nossos discípulos em Cristo. É esse tipo de amor (Ágape= O amor de Deus em nós Rm. 5:5) que nos motiva a investir tempo orando em favor dos outros. 3ª) Súplica (Vv.9-11). Agora o Apóstolo Paulo começa a suplicar (pedir) a Deus em favor dos discípulos de Cristo em Filipos. Ele pede pelo menos três coisas a Deus: Que o amor dos Filipenses aumentasse mais e mais. O amor nos identifica como discípulos de Cristo. Tanto nas reuniões da célula como nas celebrações gerais da igreja precisa haver uma verdadeira manifestação de amor. Devemos orar para que não apenas nossa célula, mas toda a igreja seja cheia do amor de Deus e manifeste isso não apenas nas suas reuniões, mas também em seu cotidiano. Para que sejam puros (santos) e sinceros até a volta de Cristo. Devemos orar por nossa santidade, pela santidade da nossa célula, dos
  • 10. FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 10 discípulos, e da igreja. Pois sem santidade ninguém verá o Senhor. (Hb. 12:14) Para que sejam cheios do fruto de justiça. Esses frutos são produzidos apenas quando estamos ligados a Jesus (João 15:5) e devem ser para o louvor e glória de Deus, e não para a nossa própria glória. Entre os frutos que podemos produzir para Deus, está o de apresentar almas ganhas para Jesus em seu altar. Por isso, devemos orar para que tanto nós como nossos discípulos em Cristo sejamos frutíferos. CONCLUSÃO: Como intercessores, devemos estar constantemente diante de Deus por nós mesmos e por outros irmãos em Cristo, e essa oração precisa estar “recheada com esses três ingredientes”: Gratidão, Amor e Súplica. Então, vamos orar!
  • 11. FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 11 PREGANDO O EVANGELHO DE CRISTO Filipenses 1:12-19 uero que saibam, irmãos, que aquilo que me aconteceu tem antes servido para o progresso do evangelho. Como resultado, tornou-se evidente a toda a guarda do palácio e a todos os demais que estou na prisão por causa de Cristo. E a maioria dos irmãos, motivados no Senhor pela minha prisão, estão anunciando a palavra com maior determinação e destemor. É verdade que alguns pregam a Cristo por inveja e rivalidade, mas outros o fazem de boa vontade. Estes o fazem por amor, sabendo que aqui me encontro para a defesa do evangelho. Aqueles pregam a Cristo por ambição egoísta, sem sinceridade, pensando que me podem causar sofrimento enquanto estou preso. Mas, que importa? O importante é que de qualquer forma, seja por motivos falsos ou verdadeiros, Cristo está sendo pregado, e por isso me alegro. De fato, continuarei a alegrar-me, pois sei que o que me aconteceu resultará em minha libertação, graças “Q
  • 12. FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 12 às orações de vocês e ao auxílio do Espírito de Jesus Cristo” (Filipenses 1:12-19). Pregar o evangelho é tanto uma responsabilidade quanto um privilégio. Todo o discípulo de Cristo é chamado para anunciar o evangelho a todas as pessoas (Mc 16:15), pois é por meio do evangelho que elas terão a oportunidade de crê em Cristo e serem salvas. No entanto devemos não apenas pregá-lo, mas devemos fazê-lo também com a motivação correta. Neste texto encontramos três maneiras de pregar o evangelho duas delas corretas e uma equivocada. Vejamos: 1°) Pregar a Cristo em meio a adversidades (Vv.12-14). O apóstolo Paulo estava preso por causa da sua fé e serviço a Cristo, mas mesmo nestas condições ele não perdeu tempo e aproveitou cada oportunidade para compartilhar o evangelho de Cristo com toda a guarda pretoriana (os guardas do palácio de Cezar). Ele não usou o fato de estar preso como desculpa para parar de pregar o evangelho, pelo contrário buscou na sua
  • 13. FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 13 adversidade uma oportunidade para continuar dando testemunho de Cristo. Infelizmente alguns de nós têm usado muitas desculpas para não pregar o evangelho de Cristo. O exemplo do Apóstolo Paulo nos mostra que lutas e provações não podem nos impedir de compartilhar a mensagem de Cristo, mas devem servir como combustível que impulsionará a nós e a outros discípulos de Cristo a proclamar confiantemente o evangelho (V.14). 2°) Pregar a Cristo por amor (Vv.15b-16). Muitos discípulos de Cristo, motivados pela coragem de Paulo, estavam pregando o evangelho com amor. Havia muita sinceridade em seus corações e a única motivação deles era ver a salvação dos perdidos e o Senhor Jesus sendo glorificado. Essa deve ser também a nossa motivação ao pregar o evangelho de Cristo. Não devemos compartilhar a Palavra de Deus com motivações
  • 14. FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 14 equivocadas, mas com o nosso coração transbordando de amor por Deus e pelas pessoas. O amor dos discípulos de Cristo que estavam em Filipos era evidente, pois eles estavam em constante oração por Paulo. O Apóstolo confiava que Deus usaria a oração dos filipenses para libertá-lo da prisão e fortalecê-lo por meio do Espírito de Jesus Cristo (V.19). Quando temos o amor de Deus em nosso coração não apenas pregamos o evangelho de Cristo, dando aos nossos ouvintes a oportunidade de crerem no Senhor, mas também oramos por outros irmãos que estão pregando esse evangelho para que sejam assistidos pelo Espírito Santo e possam pregar corajosamente aos outros (Ef. 6:19). 3°) Pregar a Cristo por inveja (Vv.15a, 17). Essa é uma maneira errada de pregar e havia alguns cristãos de Roma que estavam pregando a Cristo com motivações equivocadas, eles estavam tentado dificultar ainda mais a adversidade de
  • 15. FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 15 Paulo. O motivo deles era provocar o apóstolo Paulo, pois acreditavam que tendo êxito na pregação do evangelho, Paulo ficaria ainda mais triste na prisão. Infelizmente eles julgavam o Apóstolo Paulo como um concorrente. Infelizmente em nossos dias isso continua acontecendo, existem pessoas pregando a mensagem certa com a motivação errada. Precisamos entender que não estamos competindo uns com os outros, uma igreja não deve competir com outra, um líder de célula não deve competir com outro. Mas devemos pregar o evangelho por amor para expandir o Reino de Deus e glorificar o Nome do Senhor Jesus. Embora alguns cristãos romanos tivessem uma motivação errada ao pregarem o evangelho, Paulo não permitiu o desânimo invadir o seu coração, porque o mais importante era que Cristo estava sendo pregado, e isso para ele era motivo de grande alegria (V.18). Como Paulo tinha uma mentalidade diferente daquele grupo de
  • 16. FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 16 pregadores! O Reino de Deus não é um reino de competidores, mas um reino de irmãos em Cristo. Não devemos anunciar a Cristo com o objetivo de competir com outros cristãos, mas por amor, mesmo quando estivermos enfrentando adversidades. E você, como tem pregado o evangelho?
  • 17. FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 17 O PROPÓSITO DE DEUS PARA A MINHA VIDA FILIPENSES 1:20-26 orque eu vivo em ansiosa expectativa e esperança de que nunca farei nada que me faça envergonhar-me de mim mesmo; mas sim que sempre eu estarei pronto a falar corajosamente de Cristo enquanto estou passando por todas estas provações aqui, tal como no passado; e também que eu sempre serei uma honra para Cristo, quer eu viva, quer precise morrer. Porque, para mim, viver significa oportunidades para Cristo, e morrer - ora, isso é ainda melhor! Mas se viver me dará mais oportunidade para ganhar pessoas para Cristo, então na realidade não sei o que é melhor - viver ou morrer! Às vezes quero viver e outras vezes não quero, pois estou ansioso para ir e ficar com Cristo. Como seria muito mais feliz para mim do que estar aqui! Porém, a realidade é que eu posso ajudar mais a vocês permanecendo aqui! Sim, eu sou necessário aqui embaixo e, portanto, tenho certeza de que permanecerei na terra um pouco “P
  • 18. FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 18 mais, para ajudá-los a crescer e se tornarem felizes na fé. Minha permanência alegrará vocês e lhes dará motivos para glorificarem a Cristo Jesus por me ter conservado são, quando eu voltar para visitá-los novamente!” (Filipenses 1:20-26 BV). Você é necessário à humanidade? Se você morresse agora, o que a humanidade perderia? Que legado você deixará para a sua posteridade? Que diferença você tem feito no mundo? A sua vida honra ao Senhor? Você aproveita cada oportunidade para ganhar pessoas para Jesus? Você estar ajudando as pessoas a crescerem em Cristo? A sua vida dá motivos as pessoas para glorificar a Deus? Responder corretamente a estas perguntas nos ajudará a descobrir o propósito da nossa vida. O Apóstolo Paulo sabia a importância de uma vida com propósito e este texto (Fp 1:20- 26) é uma resposta a estas perguntas. “A maior tragédia na vida não é morrer, mas uma vida sem propósito” (Myles Munroe). Só podemos ser plenamente realizados se vivermos uma vida
  • 19. FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 19 dentro do propósito de Deus. QUAL É O PROPÓSITO DE DEUS PARA A MINHA VIDA? 1º) Deus quer que eu viva para honrar a Cristo. “...eu sempre serei uma honra para Cristo, quer eu viva, quer precise morrer” (Fl 1:20 BV).Todas as minhas ações, cada palavra que disser, cada atitude, cada pensamento que tiver etc., deve honrar a Cristo. “Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus” (I Coríntios 10:31). 2º) Deus quer que a minha vida seja necessária à humanidade. “Sim, eu sou necessário aqui embaixo e, portanto, tenho certeza de que permanecerei na terra um pouco mais” (Fl 1:25 BV). Porque Deus não nos leva para o céu imediatamente após a nossa conversão a Cristo? Ele nos deixa na terra para que possamos cumprir a nossa missão e contribuir para o bem daqueles a quem fomos designados. A minha vida precisa ser uma contribuição (um presente) para outras pessoas. Eu preciso agregar valor aqueles que me
  • 20. FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 20 cercam. Estou lutando apenas para sobreviver ou estou contribuindo para o bem dos outros? A Palavra de Deus nos ensina que o dom que recebemos do Senhor deve ser usado para servir o nosso próximo. “Cada um exerça o dom que recebeu para servir aos outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas” (I Pedro 4:10). 3º) Deus quer que eu faça a diferença no mundo. “...para mim, viver significa oportunidades para Cristo” (Fl 1:21 BV). Nós somos tentados a seguir o curso deste mundo e a fazer o que a MAIORIA das pessoas faz. A MAIORIA exerce uma pressão quase esmagadora sobre nós. Algumas pessoas fazem coisas em grupo que não teriam coragem de fazer sozinhas. Por quê? Porque a MAIORIA tenta exercer uma influência sobre nós e essa influência nem sempre é positiva (I João 2:15-17). Por isso Deus quer que você faça a diferença no mundo e viva para Cristo independente do que os outros vão pensar de você Jesus nos ensina a fazer a diferença. “Vocês são o
  • 21. FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 21 sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens. Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Pelo contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus". (Mateus 5:13-16). 4º) Deus quer que eu aproveite cada oportunidade para ganhar pessoas para Cristo. “...viver me dará mais oportunidade para ganhar pessoas para Cristo” (Fl 1:22 BV). Deus quer nos usar para compartilhar o amor de Cristo com outras pessoas (Marcos 16:15-16). Depois de ganhá-las para Cristo, devemos ajudá-las a crescerem na fé em Cristo (consolidação). “... permanecerei na terra um pouco mais, para ajudá-
  • 22. FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 22 los a crescer e se tornarem felizes na fé” (Fp 1:25 BV). A minha vida deve dar motivos às pessoas para glorificar a Cristo. “Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus" (Mateus 5:16). As pessoas que serão salvas, libertas, curadas, restauradas através da minha vida, darão glória a Deus por minha causa. “Minha permanência alegrará vocês e lhes dará motivos para glorificarem a Cristo Jesus”(Fl 1:26 BV).
  • 23. FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 23 LUTANDO JUNTOS PELA FÉ DO EVANGELHO (FILIPENSES 1:27-30; 2:1-4) ão importa o que aconteça, exerçam a sua cidadania de maneira digna do evangelho de Cristo, para que assim, quer eu vá e os veja, quer apenas ouça a seu respeito em minha ausência, fique eu sabendo que vocês permanecem firmes num só espírito, lutando unânimes pela fé evangélica, sem de forma alguma deixar-se intimidar por aqueles que se opõem a vocês. Para eles isso é sinal de destruição, mas para vocês de salvação, e isso da parte de Deus; pois a vocês foi dado o privilégio de, não apenas crer em Cristo, mas também de sofrer por ele, já que estão passando pelo mesmo combate que me viram enfrentar e agora ouvem que ainda enfrento. Se por estarmos em Cristo, nós temos alguma motivação, alguma exortação de amor, alguma comunhão no Espírito, alguma profunda afeição e compaixão, completem a minha alegria, tendo o mesmo modo de pensar, o mesmo amor, um só espírito e uma só atitude. Nada “N
  • 24. FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 24 façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros”. Filipenses 1:27-2:4 A vida cristã é maravilhosa, podemos desfrutar de um relacionamento verdadeiro com Deus, experimentarmos paz interior, ter comunhão com nossos irmãos, usufruirmos da vida eterna e desfrutarmos de todas as bênçãos espirituais que possuímos em Cristo Jesus (Ef1:3), porém não podemos nos esquecer de que a vida cristã também é uma batalha. Quando nos convertemos a Jesus nos tornamos não apenas filhos de Deus, mas também soldados de Cristo. Estamos lutando a favor da fé do evangelho contra três inimigos: a carne, o mundo e o diabo. Neste texto o apóstolo Paulo nos mostra três elementos indispensáveis para a vitória em nossa luta para manter a integridade da fé. 1º) Testemunho por Cristo (Fl 1:27-30). Paulo orienta os Filipenses a “viver de maneira
  • 25. FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 25 digna do evangelho de Cristo”. Isto significa que devemos nos comportar como cidadãos do Reino de Deus. Essa é realmente uma arma poderosa contra nossos inimigos (a carne, o mundo e o diabo). Aonde nós formos devemos dar um bom testemunho como representantes do Reino de Deus. Paulo disse aos Filipenses que quer estivesse presente ou ausente ele gostaria de ouvir boas noticias de que eles permaneciam unidos pelo o evangelho e lutando por ele. Isso significa que devemos dar um bom testemunho ainda que nossos líderes espirituais não estejam próximos de nós. Devemos dar um bom testemunho mesmo se estivermos sendo perseguidos por causa de nossa fé em Cristo (Fl 1:28) . Devemos ter coragem para enfrentar a perseguição, pois aqueles que insistem em lutar contra Deus estão declarando a sua própria destruição, e porque os que enfrentam corajosamente a perseguição por amor ao evangelho de Cristo desfrutarão de salvação.
  • 26. FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 26 Não podemos nos esquecer de que sofrer por Cristo é um dom (um presente), um privilégio e não um fardo ou algo de que devemos nos envergonhar (Fp 1:29). O próprio Paulo deixou o exemplo para os Filipenses e também para nós do que é sofrer por Cristo (Fp 1:30). Isso significa que o líder deve ser exemplo em tudo inclusive em suas batalhas pela fé em Cristo. 2º) Unidade em Cristo (Fl 2:1-2). Não podemos lutar sozinhos contra nossos inimigos (a carne, o mundo e o diabo), precisamos estar unidos com os demais soldados de Cristo, por isso o apostolo Paulo mostra aos Filipenses que eles já tinham as ferramentas necessárias que os capacitavam para viver em unidade (Fl 2:1). Quando entregamos nossa vida a Jesus e começamos a nos reunir como igreja (no templo e na célula) abrimos o nosso coração para sermos confortados em Cristo, recebemos consolação de amor, desfrutamos de comunhão no Espírito, e passamos a ser cheios de ternura e compaixão, e tudo isso nos capacita a viver em unidade como
  • 27. FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 27 igreja. Paulo diz aos Filipenses que se eles viverem em unidade a alegria dele (Paulo) seria completa (Fp 2:2) . Nenhum pai ou discipulador ficará feliz em ver seus filhos/discípulos vivendo em guerra uns contra os outros. Por isso quando vivemos em unidade alegraremos não apenas o coração dos nossos líderes, mas principalmente o coração do nosso Pai Celestial. “Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união!” (Salmos 133:1). Paulo nos ensina que devemos nos amar uns aos outros e trabalharmos juntos com um só coração, uma só mente e um só propósito. Por isso até no trabalho do Senhor devemos estar unidos e trabalharmos como uma equipe entendendo que cada irmão é importante dentro do propósito de Deus para o progresso do evangelho (I Cor 12:12- 31). 3º) Altruísmo em Cristo (Fl 2:3-4). O altruísmo é quando uma pessoa abnega de si mesma em favor dos outros, sendo, portanto o contrário de
  • 28. FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 28 egoísmo. Como vimos anteriormente, não podemos vencer a batalha pela fé do evangelho se não estivermos unidos, e os dois grandes inimigos da unidade são o egoísmo e o orgulho. Por isso Paulo exorta aos Filipenses a considerar os outros superiores a si mesmo. Isso significa que devemos nos importar com os outros e não apenas com os nossos próprios interesses. Como discípulos de Jesus devemos ter interesse pelo bem dos outros, desde ao que concerne a questões eternas como a salvação, quanto ao que concerne a questões materiais como se o nosso irmão tem comida em sua mesa ou não. “Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus? Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade”. (I João 3:17-18). “Se um irmão ou irmã estiver necessitando de roupas e do alimento de cada dia e um de vocês lhe disser: ‘Vá em paz, aqueça-se e alimente-se
  • 29. FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 29 até satisfazer se’, sem, porém lhe dar nada, de que adianta isso?” (Tiago 2:15-16). Em resumo podemos dizer que quando damos testemunho em Cristo, vivemos em unidade como povo de Deus, e vencemos o egoísmo, nos importando com os outros e não apenas com nós mesmos, já estamos andando em vitória.
  • 30. FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 30 IMITANDO A CRISTO FILIPENSES 2:5-11 eja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz! Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai” (Filipenses 2:5-12). O apóstolo Paulo nos exorta a ter a mesma atitude que foi demonstrada em Cristo, isto significa que nós devemos imitá-lO. Esse texto se aplica a todos os discípulos de Jesus, mas especialmente àqueles que desejam servir a Deus no ministério. Estes “S
  • 31. FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 31 devem encará-lo com mais seriedade ainda, pois quanto mais nos é dado mais nos será exigido. De acordo com o texto de filipenses 2:5-11 quais as atitudes de Cristo que devemos imitar? 1º) Cristo esvaziou-se a si mesmo. Ele abriu mão da sua posição divina. “...Embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo...” (Vv.6,7). Devemos nos esvaziar de nós mesmos, não podemos ser pessoas cheias de si mesmas. Ao esvaziar-se, Jesus estava numa constante dependência do Pai, por isso ele estava diariamente em oração. De modo semelhante quando nos esvaziamos de nós mesmos estamos declarando a nossa total dependência de Deus. Veja o exemplo do apóstolo Paulo (Fp 3:4-11). 2º) Cristo tornou-se servo. Jesus disse que “o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos" (Mateus 20:28). Como discípulos de Cristo devemos ter um coração de servos. Os dons que o
  • 32. FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 32 Espírito Santo nos deu são para servirmos a Deus e as pessoas (I Pedro 4:10) 3º) Cristo se humilhou a si mesmo. Devemos aprender com Cristo e nos humilhar a nós mesmos na presença do Senhor. “Humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará” (Tiago 4:10). “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra” (II Crônicas 7:14). 4º) Cristo foi obediente. Como discípulos de Cristo devemos nos esforçar para viver uma vida obediente a Deus. Somos tentados a agradar mais as pessoas do que a Deus, mas nosso chamado é para obedecer a Deus mais do que aos homens. Abraão também foi um grande exemplo de alguém que obedeceu ao chamado do Senhor (Gn 12). Precisamos aprender a ouvir a voz de Deus e obedecê-la imediatamente.
  • 33. FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 33 5º) Cristo foi obediente até a morte. Como discípulos de Cristo devemos estar dispostos a morrer. Morrer para nós mesmos; morrer para o pecado (Rm 6); morrer para a nossa própria vontade (Mateus 26:39-42). Devemos estar dispostos a carregar diariamente a nossa cruz e seguir a Cristo. Se desejarmos dar frutos para Deus devemos estar dispostos a morrer. “Digo-lhes verdadeiramente que, se o grão de trigo não cair na terra e não morrer, continuará ele só. Mas se morrer, dará muito fruto”. (João 12:24). 6º) Cristo foi honrado pelo Pai (Vv.9-11). A Bíblia diz que depois que Jesus cumpriu todo o processo de esvaziar-se, humilhar-se, servir, obedecer e morrer, Deus lhe exaltou soberanamente. Quando nós cumprimos os princípios de Deus seremos recompensados e honrados por Ele. No Reino de Deus para subir, primeiro é preciso descer. (Tg 4:10). O Tempo da honra vai chegar; mas a grande verdade é que a maior parte desta honra nós só receberemos
  • 34. FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 34 quando estivermos face a face com Deus. “E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória” (I Pedro 5:4). Ilustração: “Um casal de missionários americanos voltava para casa, após 50 anos servindo a Deus na África… Durante a viagem de volta no navio, eles vieram imaginando como seriam recebidos, que tipo de honra receberiam de seus familiares e amigos, já que dedicaram praticamente a vida toda a serviço do Reino de Deus. Quando o navio estava se aproximando do porto, eles viram muitas bandeiras, banda, fanfarra e uma festa preparada. Então pensaram: "Eles estão prontos para nos receber de volta! Que alegria!". Porém quando saíram do navio depois de um bom tempo, já que estavam viajando na terceira classe, viram os papéis coloridos espalhados pelo chão, já não havia mais banda nem pessoas e diante de todo aquele silêncio, comentaram: a festa deve ter sido por causa daqueles homens de terno no navio… vamos embora! Então foram pra casa, cansados e
  • 35. FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 35 frustrados, pois não havia ninguém para esperá- los, nenhuma recompensa sequer e então o marido ficou muito revoltado e saiu batendo a porta e dizendo à sua esposa: "Eu vou dar uma volta, pergunta para o seu Deus se é isso que Ele tem para nos dar depois de 50 anos de ministério!". Aquele homem andou… andou… andou… E ao voltar encontrou a esposa mexendo em alguma coisa na pia da cozinha. Ele entrou e perguntou à mulher em tom de deboche: “E então? Falou com o seu Deus se é essa a honra que Ele tem para nos dar, quando chegamos em casa depois de renunciarmos 50 anos da nossa vida dedicados ao ministério?” E a mulher sem se virar, simplesmente disse: "Falei!" "E então o que foi que Ele disse?" retrucou o homem. Ela respondeu: "Deus disse que nós ainda não chegamos em casa".1 1Fonte: http://www.pastorantoniojunior.com.br/mensagens-evangelicas/vai-valer-a- pena#ixzz3dvk1mzzc
  • 36. FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 36 BRILHANDO COMO ESTRELAS FILIPENSES 2:12-18 ssim, meus amados, como sempre vocês obedeceram, não apenas em minha presença, porém muito mais agora na minha ausência, ponham em ação a salvação de vocês com temor e tremor, pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele. Façam tudo sem queixas nem discussões, para que venham a tornar-se puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e depravada, na qual vocês brilham como estrelas no universo, retendo firmemente a palavra da vida. Assim, no dia de Cristo eu me orgulharei de não ter corrido nem me esforçado inutilmente. Contudo, mesmo que eu esteja sendo derramado como oferta de bebida sobre o serviço que provém da fé que vocês têm, o sacrifício que oferecem a Deus, estou alegre e me regozijo com todos vocês. Estejam vocês também alegres, e regozijem-se comigo” (Filipenses 2:12-18). “A
  • 37. FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 37 Como cristão fomos chamados por Deus para brilhar em meio à escuridão. Jesus disse que nós somos a luz do mundo (Mt 5:14). É claro que não brilhamos com luz própria, mas refletimos a luz de Cristo. Neste texto o apóstolo Paulo nos mostra três maneira de resplandecermos a luz de Cristo neste mundo em trevas. OBEDIÊNCIA (VV.12-13). Paulo lembra aos Filipenses que eles sempre foram obedientes quando o apóstolo estivera presente com eles, mas agora eles deveriam obedecer ainda mais mesmo em face da sua ausência. O verdadeiro discipulado nos ajuda a obedecer mesmo quando nosso discipulador não estiver por perto. Paulo nos mostra que a obediência é a maneira de desenvolver a nossa salvação ou colocá-la em ação. Isto significa que a prática das boas obras NÃO é para sermos salvos, mas como resultado da nossa salvação (Ef 2:10). Quando praticamos as boas obras da fé obediente que a Palavra de Deus nos ensina, estamos colocando a nossa salvação em ação e manifestando a luz de
  • 38. FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 38 Cristo ao mundo (Mt 5:16). Embora obedecer não seja algo fácil, é totalmente possível, pois como Paulo diz “Deus é que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade” (V.13). Isso significa que o próprio Deus nos concede o desejo de obedecer, assim como a capacidade para fazer isso. Portanto, como discípulos de Cristo já temos as “ferramentas espirituais” que tornam possível a nossa obediência a Cristo, resplandecendo assim, a luz dEle no mundo. TESTEMUNHO (VV.14-16). Paulo mostra aos Filipenses que eles deviam também resplandecer a luz de Cristo no seu viver diário, mediante o testemunho de um caráter transformado por Cristo, que resulta em um bom comportamento. Ele nos mostra que como discípulos de Cristo devemos evitar murmurações e contendas, pois elas fazem com que o nosso proceder seja parecido com o do mundo. E não é com ele que devemos parecer, mas sim com Deus, pois somos Seus filhos. Por isso, devemos nos comportar de
  • 39. FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 39 modo que nada nos torne culpados. Devemos imitar a Cristo em nossa conduta diária de tal modo que a luz dEle em nós possa brilhar neste mundo em escuridão (I João 2:6). Além disso, devemos reter a Palavra de Deus em nosso coração e compartilhá-la com outras pessoas. Paulo diz aos Filipenses que se eles agissem assim, quando Cristo voltar ele ficará muito feliz por saber que o seu trabalho para com eles não foi em vão. A alegria do verdadeiro discipulador é saber que seu trabalho para com os discípulos de Cristo não foi inútil, e que no dia da volta de Jesus ele poderá apresentá- los ao Senhor santos e irrepreensíveis. (I Cor 15:58, III João v. 4). SACRIFÍCIO (VV. 17-18). Usando como ilustração o rito dos sacrifícios que era comum ao povo Judeu (Nm 15:1-10), o apóstolo Paulo fala de dois sacrifícios que estão sendo apresentados a Deus. O sacrifício do serviço proveniente da fé dos filipenses, e a vida do próprio Paulo como um sacrifício a Deus (libação – oferta de bebida). No
  • 40. FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 40 Antigo Testamento quando os sacerdotes apresentavam o sacrifício de animais para o holocausto, sobre esse sacrifício era derramada a libação (oferta de bebida) que geralmente era vinho. Do mesmo modo, Paulo acreditava que a sua vida seria derramada como libação (pois ele seria morto por amor ao evangelho) sobre o sacrifício de serviço e fé apresentado pelos filipenses. Mesmo que isso acontecesse, Paulo não ficaria triste, mas alegre. Ele ainda pediu aos filipenses que se alegrem com ele por esse motivo. Como discípulos de Cristo, talvez não tenhamos que morrer fisicamente, como um sacrifício para Deus. Mas em nossa vida cristã deveremos apresentar muitos sacrifícios para o Senhor e fazer isso com alegria é uma maneira de fazer com que a luz de Cristo que estar em nós possa brilhar nesse mundo de trevas. Segundo o Dr. Russel Shedd, depois do sacrifício de Cristo na cruz, o cristão é exortado a apresentar pelo menos cinco sacrifícios: Culto racional- Nossos corpos como sacrifício (Rm.
  • 41. FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 41 12:1); O sacrifício do discipulado (gente que você ganha para Jesus e discipula) (Rm.15:16); Sacrifício do louvor contínuo (Hb. 13:15); Sacrifício das boas obras/ Ajudar aos necessitados (Hb.13:16); Sacrifício de ofertas para obra missionária, ou seja, contribuir financeiramente para a expansão do Reino de Deus (Fl. 4:18). CONCLUSÃO: Quando pelo trabalhar de Deus em nós, nos tornamos obedientes, dando, através do nosso comportamento um bom testemunho de que tivemos o nosso caráter transformados por Cristo e apresentamos a Deus com alegria o sacrifício da nossa vida, fé e serviço, estaremos brilhando como estrelas e mostrando Cristo ao mundo. Então, vamos brilhar!
  • 42. FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 42 DANDO IMPORTÂNCIA AOS PLANOS DE CRISTO FILIPENSES 2: 19-30 spero no Senhor Jesus enviar-lhes Timóteo brevemente, para que eu também me sinta animado quando receber notícias de vocês. Não tenho ninguém como ele, que tenha interesse sincero pelo bem- estar de vocês, pois todos buscam os seus próprios interesses e não os de Jesus Cristo. Mas vocês sabem que Timóteo foi aprovado, porque serviu comigo no trabalho do evangelho como um filho ao lado de seu pai. Portanto, é ele quem espero enviar, tão logo me certifique da minha situação, confiando no Senhor que em breve também poderei ir. Contudo, penso que será necessário enviar-lhes de volta Epafrodito, meu irmão, cooperador e companheiro de lutas, mensageiro que vocês enviaram para atender às minhas necessidades. Pois ele tem saudade de todos vocês e está angustiado porque ficaram sabendo que ele esteve doente. De fato, ficou doente e “E
  • 43. FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 43 quase morreu. Mas Deus teve misericórdia dele, e não somente dele, mas também de mim, para que eu não tivesse tristeza sobre tristeza. Por isso, logo o enviarei, para que, quando o virem novamente, fiquem alegres e eu tenha menos tristeza. E peço que vocês o recebam no Senhor com grande alegria e honrem a homens como este, porque ele quase morreu por amor à causa de Cristo, arriscando a vida para suprir a ajuda que vocês não me podiam dar” (Filipenses 2:19-30). O apóstolo Paulo nos mostra nesse texto o exemplo de dois discípulos (Timóteo e Epafrodito) que se importavam muito mais com os planos de Cristo do que com os seus planos pessoais. A vida destes dois homens de Deus serve como modelo para nós, de pessoas que estavam dispostas a abrir mão de qualquer coisa por amor ao Senhor e aos irmãos. Vejamos algumas das características destes dois discípulos:
  • 44. FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 44 TIMÓTEO (Vv. 19-24) Profundo interesse pelo bem estar espiritual dos irmãos (Vv.19-20). Como Timóteo precisamos nos importar verdadeiramente com o bem dos nossos irmãos, principalmente, no que concerne a vida espiritual. O que você tem feito para ajudar os seus irmãos em Cristo? Você tem o hábito de orar por eles? Dava mais importância aos planos de Cristo do que aos seus planos pessoais (V.21). Infelizmente, tem sido cada vez mais difícil encontrar discípulos como Timóteo, Pois cada um parece preocupar-se mais com os seus próprios planos, e não com os de Jesus Cristo. Você tem colocado os planos de Cristo em primeiro lugar na sua vida? Que tipo de renúncia pessoal você precisa fazer para que a vontade de Deus se cumpra em você? Tinha EXPERIÊNCIA em servir (V.22). Por isso Paulo esperava enviá-lo logo aos filipenses assim que soubesse o que lhe aconteceria em Roma
  • 45. FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 45 (Vv.23-24). Precisamos ser treinados no serviço. Como discípulos de Jesus devemos ter um coração de servo, devemos estar dispostos a servir ao Senhor e uns aos outros. Para nós servir deve ser um HONRA. EPAFRODITO (VV.25-30) Um irmão, cooperador e companheiro nas lutas (V.25). É assim que Paulo se refere à Epafrodito. Será que na igreja (na grande celebração ou na célula) podemos ser identificados desse modo? Temos sido verdadeiramente irmãos, cooperamos na obra de Deus e temos sido companheiros uns dos outros nas lutas pelo evangelho? Dava mais importância à necessidade dos irmãos do que consigo mesmo (V.25b- 27,30). Epafrodito viajou uma distância de cerca de 1100 km para levar uma oferta que supriria as necessidades do apóstolo Paulo. Nesse período ele adoeceu e quase morreu, mas mesmo assim ele estava mais preocupado com o bem dos irmãos
  • 46. FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 46 (de Paulo e dos filipenses) do que consigo mesmo. Que exemplo de altruísmo! O que você tem feito para vencer o egoísmo? Você é uma pessoa que deseja ser o centro das atenções ou é aquela que não alardeia as suas próprias necessidades e procura ajudar aos outros? Fez um grande sacrifício por amor a obra de Cristo (Vv.28-30). Epafrodito arriscou a própria vida pela obra de Cristo, por isso Paulo exorta a igreja em Filipos que o recebesse com honra. Infelizmente, muitas pessoas que frequentam a igreja tem a mentalidade apenas de receber. É verdade que quem estar em Cristo recebe vida eterna, paz, alegria, comunhão e muito mais, porém não devemos ficar no nível apenas de receber, mas também de doar. Jesus disse que mais bem aventurada coisa é dar do que receber (At 20:35). Quais sacrifícios você tem feito pela obra de Cristo? Você abre mão de confortos pessoais por amor à obra de Deus? “Mas de nada faço questão, nem tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com
  • 47. FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 47 alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus” (Atos 20:24). Conclusão: Timóteo e Epafrodito são exemplos para nós de uma vida totalmente dedicada aos planos de Cristo, ainda que isso tenha lhes custado muito sacrifício. Por causa dessa atitude eles foram grandemente honrados pelo Senhor. De igual modo, quando nos dedicamos integralmente a Cristo a aos seus planos, ainda que isso nos custe muitos sacrifícios, por certo, no tempo oportuno seremos recompensados pelo Senhor.
  • 48. FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 48 COMPLETAMENTE UNIDOS COM CRISTO FILIPENSES 3:1-11 inalmente, meus irmãos, alegrem-se no Senhor! Escrever-lhes de novo as mesmas coisas não é cansativo para mim e é uma segurança para vocês. Cuidado com os cães, cuidado com esses que praticam o mal, cuidado com a falsa circuncisão! Pois nós é que somos a circuncisão, nós que adoramos pelo Espírito de Deus, que nos gloriamos em Cristo Jesus e não temos confiança alguma na carne, embora eu mesmo tivesse razões para ter tal confiança. Se alguém pensa que tem razões para confiar na carne, eu ainda mais: circuncidado no oitavo dia de vida, pertencente ao povo de Israel, à tribo de Benjamim, verdadeiro hebreu; quanto à lei, fariseu; quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto à justiça que há na lei, irrepreensível. Mas o que para mim era lucro, passei a considerar perda, por causa de Cristo. Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo “F
  • 49. FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 49 Jesus, meu Senhor, por cuja causa perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar a Cristo e ser encontrado nele, não tendo a minha própria justiça que procede da lei, mas a que vem mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus e se baseia na fé. Quero conhecer a Cristo, ao poder da sua ressurreição e à participação em seus sofrimentos, tornando-me como ele em sua morte para, de alguma forma, alcançar a ressurreição dentre os mortos” (Filipenses 3:1-11). ALEGREM-SE NO SENHOR (v.1). Paulo começa esta seção mostrando aos filipenses que eles deveriam se alegrar no Senhor, independente das circunstancias. Quando o apóstolo escreveu esta carta aos filipenses ele estava preso em Roma. Isso significa que devemos nos ALEGRAR NO SENHOR mesmo quando enfrentamos circunstâncias adversas. TENHAM CUIDADO COM OS FALSOS MESTRES (V.2-3). Paulo é repetitivo quando fala sobre o cuidado que os filipenses deveriam ter
  • 50. FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 50 com os falsos mestres, mas esta repetição seria uma segurança para os seus ouvintes. Esses falsos mestres ensinavam que para ser salvos, não bastava crê em Jesus, mas era preciso passar pelo rito judaico da circuncisão. O apóstolo Paulo mostra que a verdadeira circuncisão é ADORAR A DEUS NO ESPÍRITO, NOS ALEGRARMOS EM JESUS, E NÃO COLOCARMOS A NOSSA CONFIANÇA NA CARNE (em nossos próprios esforços). OBSERVEM O EXEMPLO DE PAULO (VV. 4-7). O apóstolo mostra que ele tinha motivos humanos para confiar na carne, no entanto aquilo que para ele era lucro ele considerou como perda por causa de Cristo. Aquilo em que ele confiava, e que o tornava orgulho de si mesmo, ele abriu mão por causa de Cristo. De que você precisa abrir mão por causa do Senhor? O que deixa você orgulhoso de si mesmo e que precisará renunciar por amor a Jesus? DIANTE DA EXCELÊNCIA DE CONHECER A CRISTO TODAS AS COISAS DAS QUAIS OS
  • 51. FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 51 SERES HUMANOS SE ORGULHAM PERDEM O VALOR (V.8-11). Paulo abriu mão de tudo aquilo que o fazia confiar na carne (em seus próprios esforços), ele abriu mão da justiça própria que provém da lei, para receber a justiça de Cristo que vem mediante a fé. Para um discípulo de Cristo o que importa é conhecê-lO e receber o poder da sua ressurreição, ser participante nos seus sofrimentos e na sua morte, e por fim ser ressuscitado dentre os mortos. Você deixou de confiar em si mesmo e passou a confiar somente em Cristo? Se deseja experimentar paz, vida eterna, verdadeira alegria e comunhão com Deus, você precisa deixar de confiar em qualquer coisa que lhe deixa orgulhoso de si mesmo e passar a confiar totalmente em Cristo.
  • 52. FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 52 A CORRIDA DO CRISTÃO FILIPENSES 3:12-16 ão que eu já tenha obtido tudo isso ou tenha sido aperfeiçoado, mas prossigo para alcançá-lo, pois para isso também fui alcançado por Cristo Jesus. Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus. Todos nós que alcançamos a maturidade devemos ver as coisas dessa forma, e se em algum aspecto vocês pensam de modo diferente, isso também Deus lhes esclarecerá. Tão somente vivamos de acordo com o que já alcançamos” (Filipenses 3:12-17). Neste texto o apóstolo Paulo se apresenta como um atleta que está correndo para conquistar o prêmio, que é o propósito para o qual ele foi salvo por Cristo. Ele nos mostra que cada discípulo de “N
  • 53. FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 53 Cristo deve correr até a linha de chegada a fim de conquistar o prêmio da vitória. Nesta corrida não estamos competindo uns com os outros. O objetivo não é vencermos as outras pessoas, mas vencermos os obstáculos que nos impossibilitam de alcançar o propósito que Deus planejou para a nossa vida. Neste texto Paulo nos mostra alguns princípios fundamentais para vencermos esta corrida. 1º) VENCER O CONFORMISMO (Vv. 12-13a) Paulo sabia que ele ainda não havia conquistado tudo, nem a perfeição. Porém, existem pessoas que já estão satisfeitas com a sua própria situação. Elas não têm mais desejo de continuar crescendo espiritualmente e em outras áreas da vida. Não aspiram por mais nada novo de Deus. Elas estão conformadas, e este conformismo as impedem de continuar avançando para conquistar o que Deus planejou para suas vidas. O salmista disse: “Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus. A minha alma tem sede de
  • 54. FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 54 Deus, do Deus vivo. Quando poderei entrar para apresentar-me a Deus?” (Salmos 42:1-2). 2º) CONCENTRAR-SE NO OBJETIVO (V.13B) “UMA COISA FAÇO...” O apóstolo Paulo estava concentrado em fazer apenas uma coisa: olhar para o alvo (Jesus) e correr para ele sem olhar para atrás. Devemos nos concentrar inteiramente naquilo que Deus planejou para a nossa vida. O propósito de Deus precisa se tornar o nosso foco. O diabo faz de tudo para nos distrair (principalmente através do entretenimento), pois ele sabe que quando estamos concentrados em cumprir o propósito de Deus para a nossa vida, recebemos o poder de Deus que nos capacitará para realizar os planos do Senhor. Jesus disse para Marta: “... Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; todavia APENAS UMA É NECESSÁRIA...” (Lucas 10:41-42). A coisa mais importante (necessária) é ouvir a Palavra de Jesus e obedecê-la, todas as demais acontecerão a partir disso (Cf. Mateus 6:33).
  • 55. FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 55 3º) ESQUECER O PASSADO (V. 13C) “Esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante”. Paulo poderia ter sido marcado negativamente pelo seu passado, pois ele havia perseguido a igreja e até mesmo participado da morte de Estevão, um dos discípulos de Jesus (Atos 8:1). Mas ele se converteu ao Senhor e recebeu o seu perdão, por isso ele decidiu esquecer o passado e avançar para conquistar o que Jesus planejou para ele. Não devemos ser controlados pelo passado, mas focados no futuro que Deus sonhou para nossa vida. Quais acontecimentos do seu passado você precisa esquecer? 4º) PROSSEGUIR PARA O ALVO (V.14) Isso significa que devemos continuar fazendo aquilo que Deus nos chamou para fazer. Isso é o poder da continuidade. É terminar o que começamos a fazer dentro da vontade de Deus.
  • 56. FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 56 Perto do final da sua vida, Paulo disse: “Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia...” (II Timóteo 4:7-8). Infelizmente, há muita gente que começa a corrida bem, mas fracassa no final. Por isso devemos prosseguir para o alvo, pois não basta começar bem, é preciso ir até o fim. CONCLUSÃO: O apóstolo Paulo nos mostra que todos nós, cristãos espiritualmente maduros, devemos pensar deste modo e obedecermos plenamente à verdade que já alcançamos (Vv.15-16). Por isso, se obedecermos a esses princípios: vencer o conformismo, nos concentrar no propósito de Deus, esquecer o passado e prosseguir para o alvo, venceremos a corrida da fé e receberemos a recompensa do Senhor.
  • 57. FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 57 CIDADÃOS DO REINO CELESTIAL FILIPENSES 3:17-21 rmãos, sigam unidos o meu exemplo e observem os que vivem de acordo com o padrão que lhes apresentamos. Pois, como já lhes disse repetidas vezes, e agora repito com lágrimas, há muitos que vivem como inimigos da cruz de Cristo. Quanto a estes, o seu destino é a perdição, o seu deus é o estômago e têm orgulho do que é vergonhoso; eles só pensam nas coisas terrenas. A nossa cidadania, porém, está nos céus, de onde esperamos ansiosamente um Salvador, o Senhor Jesus Cristo. Pelo poder que o capacita a colocar todas as coisas debaixo do seu domínio, ele transformará os nossos corpos humilhados, para serem semelhantes ao seu corpo glorioso” (Filipenses 3:17-21). Em todo o Novo Testamento somos exortados a viver como cidadãos do Reino dos céus e como embaixadores (representantes) deste Reino aqui na terra. Isso não significa que deixamos de ter “I
  • 58. FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 58 responsabilidades e deveres como cidadãos de um país terreno, porém quando recebemos a Jesus como Senhor e Salvador das nossas vidas, passamos a ter uma nova e mais importante cidadania, a celestial (Fp 3:20). Por isso, enquanto estivermos aqui na terra devemos representar muito bem a nossa pátria de origem, para que através de nós muitas outras pessoas recebam a Jesus e se tornem cidadãs do Seu Reino. “Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o seu apelo por nosso intermédio. Por amor a Cristo lhes suplicamos: Reconciliem-se com Deus” (II Coríntios 5:20). Em filipenses 3:17-21, Paulo nos mostra as implicações de sermos discípulos de Cristo, e consequentemente, cidadãos do Reino celestial. Vejamos algumas lições deste texto: A quem devemos imitar? Àqueles que andam de acordo com o modelo bíblico (V.17). O apóstolo Paulo se coloca como um exemplo a ser imitado pelos filipenses, esta não é a única vez que ele faz
  • 59. FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 59 esse apelo a igreja. Na sua primeira carta aos coríntios ele diz: “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo” (I Cor 11:1). Mas Paulo não pede aos filipenses para imitar somente a ele, porém todo discípulo de Cristo que anda de acordo com o exemplo visto em Paulo (um genuíno cidadão do Reino) deve ser observado e imitado (Hb 13:7). Como discípulos de Cristo, precisamos de referenciais e modelos bíblicos para seguirmos, por isso devemos observar e imitar a fé daqueles que têm um testemunho fiel a Cristo e que andam de acordo com os Seus ensinos, sendo, portanto, verdadeiro cidadãos do Reino celestial. “Lembrem-se dos seus líderes, que lhes falaram a palavra de Deus. Observem bem o resultado da vida que tiveram e imitem a sua fé” (Hebreus 13:7). A quem NÃO devemos imitar? Aos falsos cristãos! Paulo diz que existem falsos cristãos (eles andam entre nós) que se tornaram pela sua maneira de viver inimigos da cruz de Cristo (Vv.18-
  • 60. FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 60 19). Esta situação era tão grave e tão prejudicial à igreja, que ao falar sobre a infiltração de falsos cristãos na congregação, Paulo o faz chorando. Esses falsos cristãos têm três características: I- Quanto ao destino, a perdição (o inferno). II- Quanto ao deus, o ventre (o estômago, desejos do corpo), o deus deles não é o nosso Senhor Jesus Cristo, mas o seu próprio estômago, pois a razão de ser das suas vidas é satisfazer os seus próprios apetites (desejos carnais). III- Quanto à glória, infâmia (vergonha), pois só se preocupam com as coisas terrenas. Eles se orgulham daquilo que deveria ser uma vergonha para eles e vivem meramente como cidadãos terrenos e não como cidadãos do Reino celestial. Características dos verdadeiros discípulos de Jesus (Vv.20-21): Aguardam a pátria que está no céu. Diferentemente dos falsos cristãos que só pensam nas coisas terrenas, os verdadeiros discípulos de Cristo, embora não descuidam das
  • 61. FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 61 suas responsabilidades na terra, eles sabem que a sua verdadeira cidadania está no céu. “Sabemos que, se for destruída a temporária habitação terrena em que vivemos, temos da parte de Deus um edifício, uma casa eterna no céu, não construída por mãos humanas. Enquanto isso, gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação celestial. (II Coríntios 5:1-2). Aguardam o Salvador e Senhor Jesus Cristo. Jesus fez uma promessa aos seus discípulos que voltaria para buscá-los, e nós devemos esperar por esse dia com expectativa e vigilância. “Portanto, vigiem, porque vocês não sabem em que dia virá o seu Senhor. Mas entendam isto: se o dono da casa soubesse a que hora da noite o ladrão viria, ele ficaria de guarda e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. Assim, também vocês precisam estar preparados, porque o Filho
  • 62. FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 62 do homem virá numa hora em que vocês menos esperam” (Mateus 24:42-44). “Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim. Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar. E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver” (João 14:1-3). No V. 21 Paulo nos mostra que quando Cristo voltar ele transformará o nosso corpo de humilhação, num corpo glorificado como o dEle (não mais sujeito a dor, sofrimento, doenças, cansaço, morte, etc). O poder que Ele usará para transformar o nosso corpo é o mesmo que Ele usa para sujeitar a si todas as coisas. A Bíblia diz que tudo está sujeito a Cristo, desde as invisíveis (micro) até as visíveis (macro), desde um pequeno átomo até o universo com todas as suas galáxias. “Pois nele foram
  • 63. FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 63 criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele” (Colossenses 1:16). Todas as coisas estão sujeitas a Cristo e foram criadas pelo seu poder e para a sua glória (Rm 11:33-35). Ele sustenta todas as coisas com o poder da sua Palavra (Hb 1:3). E é esse poder que Ele usará para transformar o nosso corpo de humilhação num corpo glorificado como o dEle. “O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa” (Hebreus 1:3). Conclusão: Aquele que está em Cristo se tornou um cidadão do Reino celestial, e deve viver como tal. Deve ser um bom representante desse Reino, imitando os que vivem de acordo com os princípios de Deus e se tornado ele mesmo um exemplo digno de ser imitado. Além disso, ele deve aguardar com expectativa tanto o Senhor Jesus,
  • 64. FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 64 como a Pátria celestial que Ele nos prometeu. Para tornar-se um cidadão do Reino de Deus é preciso aceitar a Jesus Cristo como Salvador e Senhor da sua vida. Você deseja fazer isso agora?
  • 65. FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 65 CONSELHOS PARA O POVO DE DEUS Filipenses 4:1-9. ortanto, meus irmãos, a quem amo e de quem tenho saudade, vocês que são a minha alegria e a minha coroa, permaneçam assim firmes no Senhor, ó amados! O que eu rogo a Evódia e também a Síntique é que vivam em harmonia no Senhor. Sim, e peço a você, leal companheiro de jugo, que as ajude; pois lutaram ao meu lado na causa do evangelho, com Clemente e meus demais cooperadores. Os seus nomes estão no livro da vida. Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se! Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o Senhor. Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus. Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o “P
  • 66. FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 66 que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. Tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim, ponham no em prática. E o Deus da paz estará com vocês” (Filipenses 4:1-10). O Apóstolo Paulo esta chegando ao final da sua carta aos filipenses e neste momento o observamos como um verdadeiro pai espiritual, aconselhando aos seus filhos na fé. Neste texto encontramos pelo menos sete conselhos que servem não apenas aos filipenses, mas que são importantes e totalmente aplicáveis a todos nós, discípulos de Jesus. 1º) Permaneçam firmes no Senhor (v.1). Paulo orienta aos filipenses a permanecer firmes no Senhor, e diz que isso seria não apenas a sua alegria, mas também a sua coroa (recompensa) no Senhor. Todo verdadeiro pai espiritual ficará feliz em ver os seus filhos/discípulos firmados no Senhor Jesus e
  • 67. FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 67 andando na verdade. “Não tenho alegria maior do que ouvir que meus filhos estão andando na verdade” (III João v.4). Neste mundo onde satanás usa diversas armas para nos afastar de Jesus, somente aqueles que são fieis e leais permanecerão firmes no Senhor, independente do que aconteça. 2º) Vivam em unidade (Vv.2,3). Paulo faz um apelo a Evódia e Síntique que procurassem viver bem uma com a outra como irmãs na fé (pensando concordemente no Senhor). Estas duas mulheres havia trabalhando com Paulo no evangelho, juntamente com Clemente e outros cooperadores do Apóstolo, e seus nomes estavam escritos no livro da vida, porém houve uma discórdia entre elas e por isso elas não conseguiam se entender. Paulo roga para que elas vivam em harmonia, e pede também ao seu companheiro de jugo (possivelmente Epafrodito) que auxilie estas irmãs a viverem em unidade. Como discípulos de Jesus Cristo nós precisamos viver em unidade, e se houver conflitos entre nós precisamos procurar nos
  • 68. FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 68 acertar. Às vezes para isso (como no caso de Evódia e Síntique) precisaremos que um irmão em Cristo maduro intervenha e nos auxilie a nos perdoar mutuamente e restaurar a unidade. 3º) Alegrem-se sempre no Senhor (V.4). Paulo é repetitivo (enfático) quando ordena aos filipenses a alegrar-se no Senhor. O segredo de nossa alegria é estar unidos ao Senhor Jesus. Nossa alegria não depende das circunstâncias, mas de nossa união com Cristo. 4º) Sejam moderados – amáveis (v.5). Os Filipenses são exortados a tornar a sua moderação (amabilidade, equidade) conhecida de todos os homens. Ser moderado (amável) significa ter consideração ao lidar com os outros, e estar pronto a ceder seus direitos por amor ao Senhor. Isto é o contrário de ambição egoísta, e somente aqueles que amadureceram no caráter de Cristo conseguem agir assim. Devemos ser moderados porque PERTO estar o Senhor. No evangelho
  • 69. FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 69 segundo Mateus, Jesus nos deu um exemplo prático do que é ser moderado. “Vocês ouviram o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente’. Mas eu lhes digo: Não resistam ao perverso. Se alguém o ferir na face direita, ofereça-lhe também a outra. E se alguém quiser processá-lo e tirar-lhe a túnica, deixe que leve também a capa. Se alguém o forçar a caminhar com ele uma milha, vá com ele duas. Dê a quem lhe pede, e não volte as costas àquele que deseja pedir-lhe algo emprestado" (Mateus 5:38-42). 5º) Não andem ansiosos (v.6,7). Paulo não apenas ordena aos filipenses a vencer a ansiedade, como também mostra como isso é possível. O segredo para vencer a ansiedade é apresentar a Deus através da oração cada uma das nossas necessidades com um coração agradecido. Se agirmos deste modo o nosso coração e sentimentos permanecerão em paz.
  • 70. FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 70 6º) Cuidem dos seus pensamentos (v.8). Os filipenses são aconselhados a manter seus pensamentos sob vigilância constante. Como discípulos de Cristo Jesus devemos ter muito cuidado com o que pensamos, pois toda a nossa vida depende do tipo e qualidade de pensamento que temos. Cada ato, hábito e todo o nosso estilo de vida tem origem com o pensamento. Portanto nossos pensamentos dominam tudo que nós somos e fazemos. Filipenses 4:8 é como um filtro, se aquilo que estamos pensando não é verdadeiro, respeitável, justo, puro, amável, de boa fama, virtuoso, e digno de louvor, devemos eliminar da nossa mente imediatamente. 7º) Pratiquem o que aprenderam (V.9). O Apóstolo Paulo se apresenta mais uma vez como um exemplo para os filipenses e os aconselha a praticar aquilo que aprenderam e receberam, ouviram e viram nele. Aprendemos deste versículo que os lideres devem ensinar principalmente pelo exemplo. Também tudo aquilo que aprendemos da Palavra de Deus através dos nossos líderes
  • 71. FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 71 devemos colocar em prática (Hb 13:17). Devemos ser um praticante da Palavra e não apenas ouvintes (Tg 1:22). Conclusão: observamos aqui sete conselhos que o apóstolo Paulo deu aos filipenses, mas como disse na introdução, esses conselhos são importantes e totalmente aplicáveis para as nossas vidas hoje. Devemos examiná-los e praticá-los, pois se assim fizermos seremos grandemente recompensados pelo Senhor.
  • 72. FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 72 GRATIDÃO, GENEROSIDADE E CONTENTAMENTO, SINAIS DE MATURIDADE CRISTÃ - FILIPENSES. 4:10-20 legro-me grandemente no Senhor, porque finalmente vocês renovaram o seu interesse por mim. De fato, vocês já se interessavam, mas não tinham oportunidade para demonstrá-lo. Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece. Apesar disso, vocês fizeram bem em participar de minhas tribulações. Como vocês sabem, filipenses, nos seus primeiros dias no evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja partilhou comigo no que se refere a dar e receber, exceto vocês; pois, estando eu em Tessalônica, vocês me mandaram ajuda, não apenas uma vez, mas duas, quando “A
  • 73. FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 73 tive necessidade. Não que eu esteja procurando ofertas, mas o que pode ser creditado na conta de vocês. Recebi tudo, e o que tenho é mais que suficiente. Estou amplamente suprido, agora que recebi de Epafrodito os donativos que vocês enviaram. Elas são uma oferta de aroma suave, um sacrifício aceitável e agradável a Deus. O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus. A nosso Deus e Pai seja a glória para todo o sempre. Amém” (Filipenses 4:10-20). Este texto fala do relacionamento de Paulo com a igreja em Filipos no que diz respeito a ajuda financeira que eles enviaram para ele. O apostolo Paulo estava muito agradecido com a ajuda que a igreja de Filipos havia lhe enviado, a igreja havia mandado uma ajuda generosa quando ele estava tessalônica, e agora novamente, a igreja mandou através de Epafrodito uma grande ajuda para suprir a necessidade do apostolo, na obra de Deus. Estes versículos nos ensinam que gratidão, generosidade e contentamento são sinais de
  • 74. FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 74 maturidade cristã. Vejamos algumas lições deste texto: Sejam agradecidos (v. 10). “Alegro-me grandemente no Senhor, porque finalmente vocês renovaram o seu interesse por mim. De fato, vocês já se interessavam, mas não tinham oportunidade para demonstrá-lo” (Filipenses 4:10). Paulo estava com o seu coração cheio de alegria e gratidão pelo interesse e cuidado que os filipenses demonstraram para com ele ao lhe enviar através de Epafrodito as ofertas para assisti-lo em suas necessidades. De modo semelhante devemos ter um coração grato por aqueles que Deus usa para abençoar as nossas vidas. Viva cada circunstancia em vitoria em Cristo (11-13). “Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer
  • 75. FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 75 situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece”. (Filipenses 4:11- 13) Ao nascermos em Cristo somos novas criaturas e independente das circunstancias que estivermos enfrentando devemos confiar em Deus. Pois é Cristo que nos fortalece. SEJAM GENEROSOS Quando somos generosos com os Ministros de Deus estamos lhes ajudando em suas aflições pelo evangelho de Cristo. Paulo disse aos filipenses “vocês fizeram bem em participar de minhas tribulações” (Filipenses 4:14). De que maneira eles participaram das aflições do apóstolo? Quando enviaram suas ofertas para supri-lo em sua obra missionária. Ainda que um Ministro de Deus passe por momentos de privações, para que o seu caráter seja tratado e ele aprenda a depender de Deus, o Senhor sempre
  • 76. FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 76 levantará pessoas generosas que investirão em sua vida e em seu ministério. “Depois disso Jesus ia passando pelas cidades e povoados proclamando as boas novas do Reino de Deus. Os Doze estavam com ele, e também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e doenças: Maria, chamada Madalena, de quem haviam saído sete demônios; Joana, mulher de Cuza, administrador da casa de Herodes; Susana e muitas outras. ESSAS MULHERES AJUDAVAM A SUSTENTÁ-LOS COM OS SEUS BENS”. (Lucas 8:1-3 ênfase minha). “E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui” (Gálatas 6:6). No mundo cada vez mais egoísta a generosidade nos torna singular (raros). “Como vocês sabem, filipenses, nos seus primeiros dias no evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja partilhou comigo no que se refere a dar e receber, EXCETO VOCÊS;
  • 77. FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 77 pois, estando eu em Tessalônica, vocês me mandaram ajuda, não apenas uma vez, mas duas, quando tive necessidade” (Filipenses 4:15-16). Os filipenses foram uma exceção no que se refere a semear financeiramente para o suprimento do apóstolo Paulo. A igreja de Filipos era generosa e Paulo estava interessado em que ela tivesse uma grande colheita. “Não que eu esteja procurando ofertas, mas o que pode ser CREDITADO NA CONTA DE VOCÊS” (Fp 4:17 ênfase minha). Quando nós semeamos financeiramente no reino de Deus, isso será creditado em nossa conta espiritual, ou seja, seremos amplamente recompensados. “Lembrem-se: aquele que semeia pouco, também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura, também colherá fartamente” (II Coríntios 9:6). A generosidade liberada ao Ministro de Deus é como um sacrifício realizado para o próprio
  • 78. FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 78 Deus. “Recebi tudo, e o que tenho é mais que suficiente. Estou amplamente suprido, agora que recebi de Epafrodito os donativos que vocês enviaram. ELAS SÃO UMA OFERTA DE AROMA SUAVE, UM SACRIFÍCIO ACEITÁVEL E AGRADÁVEL A DEUS” (Fp 4:18 ênfase minha ). Todos os recursos que Deus nos deu foi com o propósito de expandir o Seu Reino (V.18) Paulo disse: "Recebi tudo", "estou suprido". Por causa da oferta que os filipenses havia lhe enviado Paulo estava suprido no seu trabalho na obra de Deus. A generosidade demonstrada aos Ministros de Deus é uma semente que trará uma colheita de provisão sobre nossa vida. “O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus”. (Filipenses 4:19). A viúva de Sarepta experimentou uma colheita de provisão ao semear
  • 79. FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 79 generosamente na vida do Profeta Elias. “Então a palavra do Senhor veio a Elias: "Vá imediatamente para a cidade de Sarepta de Sidom e fique por lá. Ordenei a uma viúva daquele lugar que lhe forneça comida". E ele foi. Quando chegou à porta da cidade, encontrou uma viúva que estava colhendo gravetos. Ele a chamou e perguntou: "Pode me trazer um pouco d’água numa jarra para eu beber? "Enquanto ela ia indo buscar água, ele gritou: "Por favor, traga também um pedaço de pão". "Juro pelo nome do Senhor, o teu Deus", ela respondeu, "não tenho nenhum pedaço de pão; só um punhado de farinha num jarro e um pouco de azeite numa botija. Estou colhendo uns dois gravetos para levar para casa e preparar uma refeição para mim e para o meu filho, para que a comamos e depois morramos. "Elias, porém, lhe disse: "Não tenha medo. Vá para casa e faça o que disse. Mas primeiro faça um pequeno bolo com o que você tem e traga para mim, e depois faça algo para você e para o seu filho. Pois assim diz o Senhor, o Deus de Israel: ‘A farinha na vasilha não se acabará e o azeite na
  • 80. FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 80 botija não se secará até o dia em que o Senhor fizer chover sobre a terra’. Ela foi e fez conforme Elias lhe dissera. E aconteceu que a comida durou todos os dias para Elias e para a mulher e sua família. Pois a farinha na vasilha não se acabou e o azeite na botija não se secou, conforme a palavra do Senhor proferida por Elias” (I Reis 17:8-16). °°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°° Se você foi tocado pelo Espírito Santo e gostaria de fazer uma aliança com Deus através de seu Filho Jesus Cristo, então faça esta oração: Senhor Jesus eu____________________ te recebo como meu único e suficiente Salvador e Senhor, nesta hora desfaço em teu nome, toda e qualquer aliança que no meu passado eu fiz com o pecado, com o mundo ou com o maligno. Senhor perdoa os meus pecados e escreva o meu nome no livro da vida. Que eu e toda a minha família experimente o milagre da tua salvação. Amém! Se você fez esta oração com fé, creia, a partir de agora você é uma nova criatura. (II Cor.5:17, João 3:3). Entre em contato conosco e nos informe sobre a sua decisão. Ministério Shallom: Rua Pedro Tavares Cafezeiro, 812, Palmeira, Jaguaquara-Ba. Cep: 45345-000. (73) 8842-9324 / (73) 9825-7074 / 9988-8983 Prjosivaldo12@hotmail.com ministerioshallom.blogspot.com
  • 81. FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 81 Ministério Shallom שלום Uma família especial para você! Para aqueles que desejam semear em nosso ministério: Bradesco Ag: 2060-5 C/c: 8306-2
  • 82. FILIPENSES – Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa, por Josivaldo Oliveira 82 Josivaldo Oliveira é pastor do Ministério Shallom em Jaguaquara – BA. É casado com Judy Oliveira com quem tem três filhos: Caroline, Jonathan e Sara Oliveira. Em cerca de 15 anos de ministério, pregação e ensino da Palavra de Deus, ele tem sido usado por Deus para trazer mensagens inspiradoras e transformadoras para milhares de pessoas.