SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 7
EEM ELIEZER DE FREITAS GUIMARÃES 
CIÊNCIAS DA NATUREZA 
ORIENTADORA: DANIELE BARROSO 
EVOLUÇÃO DA ENERGIA EÓLICA 
Ana Jéssica Lopes Lima 
Andréa Thalia de Alves Vieira 
Cássia Brito Soares 
Ítalo Calixto Pontes 
Janaína Cristina Tavares de Sousa 
Klayton dos Santos Clemente 
Paulo Renan Teixeira Araújo 
Roseana Oliveira de Lima 
Silvaniele Carneiro dos Santos 
CAUCAIA – CE 
2014
2 
RESUMO 
As fontes de energias renováveis na maioria das vezes são limpas, como a eólica, e têm um curto prazo de renovação, o que não é caso do petróleo e dos outros combustíveis fósseis. Elas vêm com grandes perspectivas e com capacidade de substituir as energias sujas. Essas fontes podem ajudar, e muito, quando se trata de emissão de gases do efeito estufa e impactos ambientais. 
Palavras-chave: Energias renováveis. Efeito estufa. Impactos ambientais.
3 
INTRODUÇÃO 
A invenção da Máquina a Vapor, que foi um grande marco da utilização da energia pelo homem no século XVIII, deu início à era da Revolução Industrial, marcando definitivamente o uso e a importância desse tipo de energia para os tempos modernos que se iniciavam. Em contra partida, o homem passou a atingir o meio ambiente de forma agressora e suas consequências são fatos recentes. 
As fontes para utilização de energia não-renováveis é um desses fatos, pois poluem o meio ambiente e são esgotáveis. Ações governamentais e atuações da sociedade organizada diante dos problemas ambientais e busca por soluções afim de evitar um desastre maior, é um desafio. 
A energia suja tem como característica os componentes químicos tóxicos, que causam danos à saúde dos seres vivos e ainda contribuem para o aquecimento global. O seu uso contínuo, acelerado e descontrolado fez com que a sociedade percebesse que são fontes limitadas, assim como o petróleo que levou milhões de anos para que se formasse no interior da Terra, carvão mineral, xisto etc. Isso resultou em um desafio para a sociedade em rever seus padrões de produção e consumo de mercadorias, ou seja, descobrir fontes renováveis ao curto prazo e limpas. 
Energia renovável é toda energia produzida através de fontes oriundas da natureza. O recurso é ilimitado, e sendo administrado com cuidado podem durar indefinidamente causando poucos impactos ao meio ambiente. Por meio disso tornou-se uma das matrizes energéticas do mundo moderno e também assunto discutido de âmbito global. 
A energia eólica, que é uma fonte renovável, surgiu já na antiguidade como um dos meios atenuantes das futuras possíveis catástrofes e para produzir energia utilizando recursos naturais que são benéficos para o homem em termos econômicos, políticos e sociais, além de não agredir ao meio ambiente. Mas na época o intuito era completamente de subsistência econômica da agricultura com a ausência do pensamento sustentável.
4 
1. A ENERGIA EÓLICA E O SEU SURGIMENTO. 
A energia eólica é gerada a partir da força dos ventos. Trata-se de uma fonte de energia limpa e renovável a curto prazo, ou seja, ilimitada nos lugares favoráveis à sua produção e não lança gases poluentes na atmosfera, diferentemente dos combustíveis fósseis, como por exemplo o petróleo que alguns pesquisadores e cientistas já preveem uma provável extinção ou escassez do mesmo, e o carvão mineral que já foi uma fonte de energia bastante utilizada à alguns anos e que hoje não se utiliza com tanta frequência visto o grande mal que ele causa na sua combustão com a emissão de gás carbônico(CO2) e dióxido de enxofre(SO2), este provoca as chuvas ácidas que corroem materiais e destroem plantações e aquele que é o principal intensificador do chamado efeito estufa. 
Um dos métodos mais antigos e utilizados pela humanidade para produção de energia é a força do vento. Assim a energia eólica é uma adaptação dos moinhos de vento utilizados na antiga Pérsia do século V para bombear a água para irrigação ou para moer os cereais. Desde então os princípios básicos para mover um moinho de vento não mudaram: o vento atinge uma hélice que ao movimentar-se gira em um eixo que impulsiona uma bomba (gerador de eletricidade, aero gerador). 
No Brasil, a energia eólica foi utilizada primeiramente em Fernando de Noronha e em 2005 o parque eólico se estendeu significativamente. Vários estados brasileiros como o Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais e, principalmente, o Ceará já utilizam a energia eólica em abundância para abastecer milhares de residências. O Brasil não se destaca em produção e pesquisa de energia eólica, contudo tem o maior parque eólico da América Latina, que está localizado na cidade de Osório, no estado do Rio Grande do Sul. 
2. O AVANÇO DA TECNOLOGIA 
O princípio usado nos moinhos de vento são os mesmos, porém com uma adaptação muito maior. Com o tempo a tecnologia dessa fonte teve grande avanço e foi utilizada na Segunda Guerra Mundial com intuito de economizar os combustíveis fósseis sem o pensamento ecológico atual. Quando a guerra acabou essa fonte
5 
ficou de lado e só foi relembrada na década de 70 quando houve a crise do abastecimento do petróleo e alguns países se viram obrigados a procurar e utilizar de novas fontes alternativas de energias. 
As imensas pás dos rotores, com até 100 metros de comprimento, são atualmente, construídas em fibra de vidro (as primeiras eram de aço), são controladas por computadores e giram em frequências que não interferem nas transmissões de rádio e TV. 
3. VANTAGENS E DESVANTAGENS 
Uma das vantagens da energia em questão é que ela é muito abundante e utiliza as forças da natureza, o vento no caso, para gerar eletricidade e alimentar várias residências dependendo da sua frequência e o local onde foi instalada; as informações acima deixam bem claro que ela não causa impacto na camada de ozônio e desconhece-se a possibilidade de ela agravar o efeito estufa. 
Contudo, sempre há desvantagens no uso de qualquer energia mesmo que seja limpa e renovável. O termo limpa significa que ela não emite gases-estufa, mas não quer dizer que não vá ter um impacto ambiental seja na fauna ou na flora. A energia eólica tem um custo alto para instalação, mas barato na manutenção. Suas usinas, geralmente, são construídas em locais onde há migração de aves e estas quando estão voando acabam se encontrando com os cata-ventos e morrendo nas pás. Uma desvantagem remota é que as usinas interferiam nas ondas eletromagnéticas dos sistemas de telecomunicação. 
As usinas eólicas são construídas, geralmente, no litoral onde há maior quantidade de vento. Sua frequência oscila muito, o que é uma grande desvantagem, pois é necessário que haja frequência de 60HZs para que os aparelhos residenciais não queimem. Outra perturbação que essa energia causa é os ruídos das pás dos cata-ventos. A grande perspectiva, é que as usinas atraiam turistas, principalmente, estrangeiros e que acabem abrindo oportunidades de empregos na área do turismo para a população local.
6 
CONCLUSÃO 
A energia eólica, que como já vimos é bastante utilizada em outros países, principalmente europeus, pode ser uma solução para amenizar o problema energético do Brasil. Nosso país dispõe de condições naturais e de tecnologia para a instalação de pás e turbinas para a geração de energia, os cata-ventos de três pás, chamados de aero geradores. 
Quase todo o território nacional possui boas condições de vento para a instalação de aero geradores, mas as áreas mais favorecidas estão no litoral nordestino, especialmente no Ceará e Rio Grande do Norte. Estudos mostram que o potencial brasileiro de energia eólica é maior que o das usinas hidrelétricas instaladas. A usina eólico-elétrica de Taíba, em São Gonçalo do Amarante, no Ceará, é a primeira do mundo construída sobre dunas de areia. A maior usina do gênero na América Latina está em Aquiraz, no litoral cearense, e atende a 100 mil pessoas. 
No Rio Grande do Norte a Petrobrás opera uma usina para o fornecimento de energia a seus campos de produção de petróleo de Macau, Aratum e Salina Cristal. Nesse estado está sendo construído o parque eólico de Rio do Fogo. Há também usinas eólicas em Minas Gerais (Morro do Carmelinho), Paraná (Palmas) e Santa Catarina (Púlpito, Salto e Horizonte). No estado do Pará será construída a usina de Crispim.
7 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
Coelho, L. T. (2005). Geografia Geral e Geografia do Brasil: O Espaço Natural e Socioeconômico - V. Único. 1ª Ed. SP: Moderna. 
Mendonça, E. A. (2010). Território e Sociedade no Mundo Globalizado V. 02. 1ª Ed. SP: Saraiva. 
Disponível em: <http://pt.slideshare.net/cristbarb/g7-energia-elica>. Acesso em 15 Ago. 14 
Disponível em: <http://portosmercados.com.br/site/evolucao-da-energia-eolica-no- brasil-depende-de-mais-investimentos>. Acesso em 17 Ago. 14 
Disponível em: <http://www.colegioweb.com.br/trabalhos- escolares/geografia/energia-eolica-origem-e-vantagens.html>. Acesso em 18 Ago. 14

Más contenido relacionado

La actualidad más candente

La actualidad más candente (20)

Energia Eolica
Energia EolicaEnergia Eolica
Energia Eolica
 
Energia eólica - Cenário e perspectivas no Brasil
Energia eólica - Cenário e perspectivas no BrasilEnergia eólica - Cenário e perspectivas no Brasil
Energia eólica - Cenário e perspectivas no Brasil
 
Energia eólica perguntas frequentes pucrs
Energia eólica perguntas frequentes pucrsEnergia eólica perguntas frequentes pucrs
Energia eólica perguntas frequentes pucrs
 
Energia eolica
Energia  eolicaEnergia  eolica
Energia eolica
 
Energia Eólica
Energia EólicaEnergia Eólica
Energia Eólica
 
PLANETA SUSTENTÁVEL - ENERGIA EÓLICA
PLANETA SUSTENTÁVEL - ENERGIA EÓLICAPLANETA SUSTENTÁVEL - ENERGIA EÓLICA
PLANETA SUSTENTÁVEL - ENERGIA EÓLICA
 
Energia Eólica
Energia EólicaEnergia Eólica
Energia Eólica
 
Energia Eólica
Energia EólicaEnergia Eólica
Energia Eólica
 
06 energia eolica(3)
06 energia eolica(3)06 energia eolica(3)
06 energia eolica(3)
 
Energia eólica
Energia eólicaEnergia eólica
Energia eólica
 
Energia eólica
Energia eólicaEnergia eólica
Energia eólica
 
Apresentação 06 08-2013
Apresentação 06 08-2013Apresentação 06 08-2013
Apresentação 06 08-2013
 
Energia Eólica
Energia EólicaEnergia Eólica
Energia Eólica
 
Energia Eólica
Energia EólicaEnergia Eólica
Energia Eólica
 
Trabalho de energia eolica 2014
Trabalho de energia eolica 2014Trabalho de energia eolica 2014
Trabalho de energia eolica 2014
 
Energia Eólica - Cenário no Brasil
Energia Eólica  - Cenário no BrasilEnergia Eólica  - Cenário no Brasil
Energia Eólica - Cenário no Brasil
 
Energia eolica
Energia eolicaEnergia eolica
Energia eolica
 
Energia nuclear, solar e eólica
Energia nuclear, solar e eólicaEnergia nuclear, solar e eólica
Energia nuclear, solar e eólica
 
Energia eólica 3ºc
Energia eólica 3ºcEnergia eólica 3ºc
Energia eólica 3ºc
 
2002 g5 energia eólica
2002 g5 energia eólica2002 g5 energia eólica
2002 g5 energia eólica
 

Destacado

O cortiço - Aluísio Azevedo
O cortiço - Aluísio AzevedoO cortiço - Aluísio Azevedo
O cortiço - Aluísio AzevedoElaine Blogger
 
Apresentação sobre energia eólica e solar
Apresentação sobre energia eólica e solarApresentação sobre energia eólica e solar
Apresentação sobre energia eólica e solarFernando Sarmento
 
A segurança do trabalho com as instalações elétricas em uma construção civil
A segurança do trabalho com as instalações elétricas em uma construção civilA segurança do trabalho com as instalações elétricas em uma construção civil
A segurança do trabalho com as instalações elétricas em uma construção civilPedrito Gomes
 
Energia eólica
Energia eólicaEnergia eólica
Energia eólicaJadiVentin
 
Prova 4 ano atividade 4 ano
Prova 4 ano atividade 4 anoProva 4 ano atividade 4 ano
Prova 4 ano atividade 4 anokeillacr
 
Proposta curricular para o 4º e 5º ano do ensino fundamental
Proposta curricular para o 4º e 5º ano do ensino fundamentalProposta curricular para o 4º e 5º ano do ensino fundamental
Proposta curricular para o 4º e 5º ano do ensino fundamentalRosemary Batista
 
19 elaboração da metodologia
19 elaboração da metodologia19 elaboração da metodologia
19 elaboração da metodologiaJoao Balbi
 
Abnt referencias bibliograficas
Abnt   referencias bibliograficasAbnt   referencias bibliograficas
Abnt referencias bibliograficasManoela Fischer
 
Modelo padrão de artigo científico
Modelo padrão de artigo científicoModelo padrão de artigo científico
Modelo padrão de artigo científicoHenrique Araújo
 
Como colocar as referências segundo a abnt
Como colocar as referências segundo a abntComo colocar as referências segundo a abnt
Como colocar as referências segundo a abntitqturma201
 

Destacado (19)

Tcc oteniel energia eólica
Tcc oteniel   energia eólicaTcc oteniel   energia eólica
Tcc oteniel energia eólica
 
Tcc motor elétrico
Tcc motor elétrico Tcc motor elétrico
Tcc motor elétrico
 
O cortiço - Aluísio Azevedo
O cortiço - Aluísio AzevedoO cortiço - Aluísio Azevedo
O cortiço - Aluísio Azevedo
 
Apresentação sobre energia eólica e solar
Apresentação sobre energia eólica e solarApresentação sobre energia eólica e solar
Apresentação sobre energia eólica e solar
 
Energia eólica
Energia eólicaEnergia eólica
Energia eólica
 
Modelo de Artigo Científico
Modelo de Artigo CientíficoModelo de Artigo Científico
Modelo de Artigo Científico
 
Normas tcc puc
Normas tcc pucNormas tcc puc
Normas tcc puc
 
Sensores discretos
Sensores discretosSensores discretos
Sensores discretos
 
A segurança do trabalho com as instalações elétricas em uma construção civil
A segurança do trabalho com as instalações elétricas em uma construção civilA segurança do trabalho com as instalações elétricas em uma construção civil
A segurança do trabalho com as instalações elétricas em uma construção civil
 
energia eólica em santa catarina
energia eólica em santa catarinaenergia eólica em santa catarina
energia eólica em santa catarina
 
O Cortiço..
O Cortiço..O Cortiço..
O Cortiço..
 
Energia eólica
Energia eólicaEnergia eólica
Energia eólica
 
Prova 4 ano atividade 4 ano
Prova 4 ano atividade 4 anoProva 4 ano atividade 4 ano
Prova 4 ano atividade 4 ano
 
Proposta curricular para o 4º e 5º ano do ensino fundamental
Proposta curricular para o 4º e 5º ano do ensino fundamentalProposta curricular para o 4º e 5º ano do ensino fundamental
Proposta curricular para o 4º e 5º ano do ensino fundamental
 
19 elaboração da metodologia
19 elaboração da metodologia19 elaboração da metodologia
19 elaboração da metodologia
 
Slide sobre artigo cientifico
Slide sobre artigo cientificoSlide sobre artigo cientifico
Slide sobre artigo cientifico
 
Abnt referencias bibliograficas
Abnt   referencias bibliograficasAbnt   referencias bibliograficas
Abnt referencias bibliograficas
 
Modelo padrão de artigo científico
Modelo padrão de artigo científicoModelo padrão de artigo científico
Modelo padrão de artigo científico
 
Como colocar as referências segundo a abnt
Como colocar as referências segundo a abntComo colocar as referências segundo a abnt
Como colocar as referências segundo a abnt
 

Similar a Evolução Energia Eólica

Aula fontes de energi1
Aula fontes de energi1Aula fontes de energi1
Aula fontes de energi1lgreggio10
 
A ciência e os avanços do conhecimento em energia
A ciência e os avanços do conhecimento em energiaA ciência e os avanços do conhecimento em energia
A ciência e os avanços do conhecimento em energiaFernando Alcoforado
 
Modulo 10 - A exploração dos recursos energéticos
Modulo 10 - A exploração dos recursos energéticosModulo 10 - A exploração dos recursos energéticos
Modulo 10 - A exploração dos recursos energéticosClaudio Henrique Ramos Sales
 
Seminário fontes de energia
Seminário   fontes de energiaSeminário   fontes de energia
Seminário fontes de energiaLUIS ABREU
 
G9 energia nuclear e biomassa
G9   energia nuclear e biomassaG9   energia nuclear e biomassa
G9 energia nuclear e biomassacristbarb
 
Ppt Energias
Ppt EnergiasPpt Energias
Ppt EnergiasVanda
 
O FUTURO DA ENERGIA REQUERIDO PARA O MUNDO.pdf
O FUTURO DA ENERGIA REQUERIDO PARA O MUNDO.pdfO FUTURO DA ENERGIA REQUERIDO PARA O MUNDO.pdf
O FUTURO DA ENERGIA REQUERIDO PARA O MUNDO.pdfFaga1939
 
SLIDE-06-GEOGRAFIA-CURSINHO-UNIENEM-2022_231116_201537[1].pptx
SLIDE-06-GEOGRAFIA-CURSINHO-UNIENEM-2022_231116_201537[1].pptxSLIDE-06-GEOGRAFIA-CURSINHO-UNIENEM-2022_231116_201537[1].pptx
SLIDE-06-GEOGRAFIA-CURSINHO-UNIENEM-2022_231116_201537[1].pptxJonathasAureliano1
 
Energia Elétrica Aula
Energia Elétrica AulaEnergia Elétrica Aula
Energia Elétrica AulaProfessor
 
Fontes de energia PROF BRUNO JOAQUIM
Fontes de energia PROF BRUNO JOAQUIMFontes de energia PROF BRUNO JOAQUIM
Fontes de energia PROF BRUNO JOAQUIMraahsalemi
 
Fontes Alternativas de Energia
Fontes Alternativas de EnergiaFontes Alternativas de Energia
Fontes Alternativas de EnergiaSinara Lustosa
 
fontesalternativasdeenergia-150415091846-conversion-gate01.pdf
fontesalternativasdeenergia-150415091846-conversion-gate01.pdffontesalternativasdeenergia-150415091846-conversion-gate01.pdf
fontesalternativasdeenergia-150415091846-conversion-gate01.pdfFoxHunter8
 
Recursos EnergéTicos Desafios Ambientais
Recursos EnergéTicos   Desafios AmbientaisRecursos EnergéTicos   Desafios Ambientais
Recursos EnergéTicos Desafios AmbientaisLORENCETE
 

Similar a Evolução Energia Eólica (20)

Aula fontes de energi1
Aula fontes de energi1Aula fontes de energi1
Aula fontes de energi1
 
Energia
EnergiaEnergia
Energia
 
Energias renováveis 3 C
Energias renováveis 3 CEnergias renováveis 3 C
Energias renováveis 3 C
 
A ciência e os avanços do conhecimento em energia
A ciência e os avanços do conhecimento em energiaA ciência e os avanços do conhecimento em energia
A ciência e os avanços do conhecimento em energia
 
Modulo 10 - A exploração dos recursos energéticos
Modulo 10 - A exploração dos recursos energéticosModulo 10 - A exploração dos recursos energéticos
Modulo 10 - A exploração dos recursos energéticos
 
Seminário fontes de energia
Seminário   fontes de energiaSeminário   fontes de energia
Seminário fontes de energia
 
Grupo 03
Grupo 03Grupo 03
Grupo 03
 
G9 energia nuclear e biomassa
G9   energia nuclear e biomassaG9   energia nuclear e biomassa
G9 energia nuclear e biomassa
 
Ppt Energias
Ppt EnergiasPpt Energias
Ppt Energias
 
Objeto De Aprendizagem
Objeto De AprendizagemObjeto De Aprendizagem
Objeto De Aprendizagem
 
O FUTURO DA ENERGIA REQUERIDO PARA O MUNDO.pdf
O FUTURO DA ENERGIA REQUERIDO PARA O MUNDO.pdfO FUTURO DA ENERGIA REQUERIDO PARA O MUNDO.pdf
O FUTURO DA ENERGIA REQUERIDO PARA O MUNDO.pdf
 
cie_(2)__8°_ano_24093125.pdf
cie_(2)__8°_ano_24093125.pdfcie_(2)__8°_ano_24093125.pdf
cie_(2)__8°_ano_24093125.pdf
 
SLIDE-06-GEOGRAFIA-CURSINHO-UNIENEM-2022_231116_201537[1].pptx
SLIDE-06-GEOGRAFIA-CURSINHO-UNIENEM-2022_231116_201537[1].pptxSLIDE-06-GEOGRAFIA-CURSINHO-UNIENEM-2022_231116_201537[1].pptx
SLIDE-06-GEOGRAFIA-CURSINHO-UNIENEM-2022_231116_201537[1].pptx
 
Energia
EnergiaEnergia
Energia
 
Energia Elétrica Aula
Energia Elétrica AulaEnergia Elétrica Aula
Energia Elétrica Aula
 
Fontes de energia PROF BRUNO JOAQUIM
Fontes de energia PROF BRUNO JOAQUIMFontes de energia PROF BRUNO JOAQUIM
Fontes de energia PROF BRUNO JOAQUIM
 
Bio 3p
Bio 3pBio 3p
Bio 3p
 
Fontes Alternativas de Energia
Fontes Alternativas de EnergiaFontes Alternativas de Energia
Fontes Alternativas de Energia
 
fontesalternativasdeenergia-150415091846-conversion-gate01.pdf
fontesalternativasdeenergia-150415091846-conversion-gate01.pdffontesalternativasdeenergia-150415091846-conversion-gate01.pdf
fontesalternativasdeenergia-150415091846-conversion-gate01.pdf
 
Recursos EnergéTicos Desafios Ambientais
Recursos EnergéTicos   Desafios AmbientaisRecursos EnergéTicos   Desafios Ambientais
Recursos EnergéTicos Desafios Ambientais
 

Último

Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...
Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...
Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...LuizHenriquedeAlmeid6
 
ÁREA DE FIGURAS PLANAS - DESCRITOR DE MATEMATICA D12 ENSINO MEDIO.pptx
ÁREA DE FIGURAS PLANAS - DESCRITOR DE MATEMATICA D12 ENSINO MEDIO.pptxÁREA DE FIGURAS PLANAS - DESCRITOR DE MATEMATICA D12 ENSINO MEDIO.pptx
ÁREA DE FIGURAS PLANAS - DESCRITOR DE MATEMATICA D12 ENSINO MEDIO.pptxDeyvidBriel
 
O guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdf
O guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdfO guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdf
O guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdfErasmo Portavoz
 
Gametogênese, formação dos gametas masculino e feminino
Gametogênese, formação dos gametas masculino e femininoGametogênese, formação dos gametas masculino e feminino
Gametogênese, formação dos gametas masculino e femininoCelianeOliveira8
 
19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros
19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros
19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileirosMary Alvarenga
 
PRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basico
PRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basicoPRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basico
PRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basicoSilvaDias3
 
Mapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdf
Mapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdfMapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdf
Mapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdfangelicass1
 
As Viagens Missionária do Apostolo Paulo.pptx
As Viagens Missionária do Apostolo Paulo.pptxAs Viagens Missionária do Apostolo Paulo.pptx
As Viagens Missionária do Apostolo Paulo.pptxAlexandreFrana33
 
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Linguagem verbal , não verbal e mista.pdf
Linguagem verbal , não verbal e mista.pdfLinguagem verbal , não verbal e mista.pdf
Linguagem verbal , não verbal e mista.pdfLaseVasconcelos1
 
Dança Contemporânea na arte da dança primeira parte
Dança Contemporânea na arte da dança primeira parteDança Contemporânea na arte da dança primeira parte
Dança Contemporânea na arte da dança primeira partecoletivoddois
 
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGIS
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGISPrática de interpretação de imagens de satélite no QGIS
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGISVitor Vieira Vasconcelos
 
ADJETIVO para 8 ano. Ensino funda.mental
ADJETIVO para 8 ano. Ensino funda.mentalADJETIVO para 8 ano. Ensino funda.mental
ADJETIVO para 8 ano. Ensino funda.mentalSilvana Silva
 
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxQUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxIsabellaGomes58
 
PPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdf
PPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdfPPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdf
PPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdfAnaGonalves804156
 
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024Sandra Pratas
 
Slides criatividade 01042024 finalpdf Portugues.pdf
Slides criatividade 01042024 finalpdf Portugues.pdfSlides criatividade 01042024 finalpdf Portugues.pdf
Slides criatividade 01042024 finalpdf Portugues.pdfpaulafernandes540558
 
PRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕES
PRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕESPRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕES
PRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕESpatriciasofiacunha18
 
v19n2s3a25.pdfgcbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbb
v19n2s3a25.pdfgcbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbv19n2s3a25.pdfgcbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbb
v19n2s3a25.pdfgcbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbyasminlarissa371
 
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveAula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveaulasgege
 

Último (20)

Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...
Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...
Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...
 
ÁREA DE FIGURAS PLANAS - DESCRITOR DE MATEMATICA D12 ENSINO MEDIO.pptx
ÁREA DE FIGURAS PLANAS - DESCRITOR DE MATEMATICA D12 ENSINO MEDIO.pptxÁREA DE FIGURAS PLANAS - DESCRITOR DE MATEMATICA D12 ENSINO MEDIO.pptx
ÁREA DE FIGURAS PLANAS - DESCRITOR DE MATEMATICA D12 ENSINO MEDIO.pptx
 
O guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdf
O guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdfO guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdf
O guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdf
 
Gametogênese, formação dos gametas masculino e feminino
Gametogênese, formação dos gametas masculino e femininoGametogênese, formação dos gametas masculino e feminino
Gametogênese, formação dos gametas masculino e feminino
 
19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros
19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros
19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros
 
PRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basico
PRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basicoPRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basico
PRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basico
 
Mapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdf
Mapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdfMapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdf
Mapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdf
 
As Viagens Missionária do Apostolo Paulo.pptx
As Viagens Missionária do Apostolo Paulo.pptxAs Viagens Missionária do Apostolo Paulo.pptx
As Viagens Missionária do Apostolo Paulo.pptx
 
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
 
Linguagem verbal , não verbal e mista.pdf
Linguagem verbal , não verbal e mista.pdfLinguagem verbal , não verbal e mista.pdf
Linguagem verbal , não verbal e mista.pdf
 
Dança Contemporânea na arte da dança primeira parte
Dança Contemporânea na arte da dança primeira parteDança Contemporânea na arte da dança primeira parte
Dança Contemporânea na arte da dança primeira parte
 
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGIS
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGISPrática de interpretação de imagens de satélite no QGIS
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGIS
 
ADJETIVO para 8 ano. Ensino funda.mental
ADJETIVO para 8 ano. Ensino funda.mentalADJETIVO para 8 ano. Ensino funda.mental
ADJETIVO para 8 ano. Ensino funda.mental
 
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxQUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
 
PPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdf
PPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdfPPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdf
PPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdf
 
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
 
Slides criatividade 01042024 finalpdf Portugues.pdf
Slides criatividade 01042024 finalpdf Portugues.pdfSlides criatividade 01042024 finalpdf Portugues.pdf
Slides criatividade 01042024 finalpdf Portugues.pdf
 
PRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕES
PRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕESPRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕES
PRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕES
 
v19n2s3a25.pdfgcbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbb
v19n2s3a25.pdfgcbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbv19n2s3a25.pdfgcbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbb
v19n2s3a25.pdfgcbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbb
 
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveAula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
 

Evolução Energia Eólica

  • 1. EEM ELIEZER DE FREITAS GUIMARÃES CIÊNCIAS DA NATUREZA ORIENTADORA: DANIELE BARROSO EVOLUÇÃO DA ENERGIA EÓLICA Ana Jéssica Lopes Lima Andréa Thalia de Alves Vieira Cássia Brito Soares Ítalo Calixto Pontes Janaína Cristina Tavares de Sousa Klayton dos Santos Clemente Paulo Renan Teixeira Araújo Roseana Oliveira de Lima Silvaniele Carneiro dos Santos CAUCAIA – CE 2014
  • 2. 2 RESUMO As fontes de energias renováveis na maioria das vezes são limpas, como a eólica, e têm um curto prazo de renovação, o que não é caso do petróleo e dos outros combustíveis fósseis. Elas vêm com grandes perspectivas e com capacidade de substituir as energias sujas. Essas fontes podem ajudar, e muito, quando se trata de emissão de gases do efeito estufa e impactos ambientais. Palavras-chave: Energias renováveis. Efeito estufa. Impactos ambientais.
  • 3. 3 INTRODUÇÃO A invenção da Máquina a Vapor, que foi um grande marco da utilização da energia pelo homem no século XVIII, deu início à era da Revolução Industrial, marcando definitivamente o uso e a importância desse tipo de energia para os tempos modernos que se iniciavam. Em contra partida, o homem passou a atingir o meio ambiente de forma agressora e suas consequências são fatos recentes. As fontes para utilização de energia não-renováveis é um desses fatos, pois poluem o meio ambiente e são esgotáveis. Ações governamentais e atuações da sociedade organizada diante dos problemas ambientais e busca por soluções afim de evitar um desastre maior, é um desafio. A energia suja tem como característica os componentes químicos tóxicos, que causam danos à saúde dos seres vivos e ainda contribuem para o aquecimento global. O seu uso contínuo, acelerado e descontrolado fez com que a sociedade percebesse que são fontes limitadas, assim como o petróleo que levou milhões de anos para que se formasse no interior da Terra, carvão mineral, xisto etc. Isso resultou em um desafio para a sociedade em rever seus padrões de produção e consumo de mercadorias, ou seja, descobrir fontes renováveis ao curto prazo e limpas. Energia renovável é toda energia produzida através de fontes oriundas da natureza. O recurso é ilimitado, e sendo administrado com cuidado podem durar indefinidamente causando poucos impactos ao meio ambiente. Por meio disso tornou-se uma das matrizes energéticas do mundo moderno e também assunto discutido de âmbito global. A energia eólica, que é uma fonte renovável, surgiu já na antiguidade como um dos meios atenuantes das futuras possíveis catástrofes e para produzir energia utilizando recursos naturais que são benéficos para o homem em termos econômicos, políticos e sociais, além de não agredir ao meio ambiente. Mas na época o intuito era completamente de subsistência econômica da agricultura com a ausência do pensamento sustentável.
  • 4. 4 1. A ENERGIA EÓLICA E O SEU SURGIMENTO. A energia eólica é gerada a partir da força dos ventos. Trata-se de uma fonte de energia limpa e renovável a curto prazo, ou seja, ilimitada nos lugares favoráveis à sua produção e não lança gases poluentes na atmosfera, diferentemente dos combustíveis fósseis, como por exemplo o petróleo que alguns pesquisadores e cientistas já preveem uma provável extinção ou escassez do mesmo, e o carvão mineral que já foi uma fonte de energia bastante utilizada à alguns anos e que hoje não se utiliza com tanta frequência visto o grande mal que ele causa na sua combustão com a emissão de gás carbônico(CO2) e dióxido de enxofre(SO2), este provoca as chuvas ácidas que corroem materiais e destroem plantações e aquele que é o principal intensificador do chamado efeito estufa. Um dos métodos mais antigos e utilizados pela humanidade para produção de energia é a força do vento. Assim a energia eólica é uma adaptação dos moinhos de vento utilizados na antiga Pérsia do século V para bombear a água para irrigação ou para moer os cereais. Desde então os princípios básicos para mover um moinho de vento não mudaram: o vento atinge uma hélice que ao movimentar-se gira em um eixo que impulsiona uma bomba (gerador de eletricidade, aero gerador). No Brasil, a energia eólica foi utilizada primeiramente em Fernando de Noronha e em 2005 o parque eólico se estendeu significativamente. Vários estados brasileiros como o Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais e, principalmente, o Ceará já utilizam a energia eólica em abundância para abastecer milhares de residências. O Brasil não se destaca em produção e pesquisa de energia eólica, contudo tem o maior parque eólico da América Latina, que está localizado na cidade de Osório, no estado do Rio Grande do Sul. 2. O AVANÇO DA TECNOLOGIA O princípio usado nos moinhos de vento são os mesmos, porém com uma adaptação muito maior. Com o tempo a tecnologia dessa fonte teve grande avanço e foi utilizada na Segunda Guerra Mundial com intuito de economizar os combustíveis fósseis sem o pensamento ecológico atual. Quando a guerra acabou essa fonte
  • 5. 5 ficou de lado e só foi relembrada na década de 70 quando houve a crise do abastecimento do petróleo e alguns países se viram obrigados a procurar e utilizar de novas fontes alternativas de energias. As imensas pás dos rotores, com até 100 metros de comprimento, são atualmente, construídas em fibra de vidro (as primeiras eram de aço), são controladas por computadores e giram em frequências que não interferem nas transmissões de rádio e TV. 3. VANTAGENS E DESVANTAGENS Uma das vantagens da energia em questão é que ela é muito abundante e utiliza as forças da natureza, o vento no caso, para gerar eletricidade e alimentar várias residências dependendo da sua frequência e o local onde foi instalada; as informações acima deixam bem claro que ela não causa impacto na camada de ozônio e desconhece-se a possibilidade de ela agravar o efeito estufa. Contudo, sempre há desvantagens no uso de qualquer energia mesmo que seja limpa e renovável. O termo limpa significa que ela não emite gases-estufa, mas não quer dizer que não vá ter um impacto ambiental seja na fauna ou na flora. A energia eólica tem um custo alto para instalação, mas barato na manutenção. Suas usinas, geralmente, são construídas em locais onde há migração de aves e estas quando estão voando acabam se encontrando com os cata-ventos e morrendo nas pás. Uma desvantagem remota é que as usinas interferiam nas ondas eletromagnéticas dos sistemas de telecomunicação. As usinas eólicas são construídas, geralmente, no litoral onde há maior quantidade de vento. Sua frequência oscila muito, o que é uma grande desvantagem, pois é necessário que haja frequência de 60HZs para que os aparelhos residenciais não queimem. Outra perturbação que essa energia causa é os ruídos das pás dos cata-ventos. A grande perspectiva, é que as usinas atraiam turistas, principalmente, estrangeiros e que acabem abrindo oportunidades de empregos na área do turismo para a população local.
  • 6. 6 CONCLUSÃO A energia eólica, que como já vimos é bastante utilizada em outros países, principalmente europeus, pode ser uma solução para amenizar o problema energético do Brasil. Nosso país dispõe de condições naturais e de tecnologia para a instalação de pás e turbinas para a geração de energia, os cata-ventos de três pás, chamados de aero geradores. Quase todo o território nacional possui boas condições de vento para a instalação de aero geradores, mas as áreas mais favorecidas estão no litoral nordestino, especialmente no Ceará e Rio Grande do Norte. Estudos mostram que o potencial brasileiro de energia eólica é maior que o das usinas hidrelétricas instaladas. A usina eólico-elétrica de Taíba, em São Gonçalo do Amarante, no Ceará, é a primeira do mundo construída sobre dunas de areia. A maior usina do gênero na América Latina está em Aquiraz, no litoral cearense, e atende a 100 mil pessoas. No Rio Grande do Norte a Petrobrás opera uma usina para o fornecimento de energia a seus campos de produção de petróleo de Macau, Aratum e Salina Cristal. Nesse estado está sendo construído o parque eólico de Rio do Fogo. Há também usinas eólicas em Minas Gerais (Morro do Carmelinho), Paraná (Palmas) e Santa Catarina (Púlpito, Salto e Horizonte). No estado do Pará será construída a usina de Crispim.
  • 7. 7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Coelho, L. T. (2005). Geografia Geral e Geografia do Brasil: O Espaço Natural e Socioeconômico - V. Único. 1ª Ed. SP: Moderna. Mendonça, E. A. (2010). Território e Sociedade no Mundo Globalizado V. 02. 1ª Ed. SP: Saraiva. Disponível em: <http://pt.slideshare.net/cristbarb/g7-energia-elica>. Acesso em 15 Ago. 14 Disponível em: <http://portosmercados.com.br/site/evolucao-da-energia-eolica-no- brasil-depende-de-mais-investimentos>. Acesso em 17 Ago. 14 Disponível em: <http://www.colegioweb.com.br/trabalhos- escolares/geografia/energia-eolica-origem-e-vantagens.html>. Acesso em 18 Ago. 14