SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 30
Pró-Reitoria de Graduação ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Não se mergulha duas vezes  nas águas de um rio... No segundo mergulho,  o rio não é mais o mesmo rio, e o mergulhador... (Dialética -  Aristóteles) Dialética – dinâmica social
Educação e Sociedade É NO SEIO DA SOCIEDADE  QUE A EDUCAÇÃO SE DEFINE A Sociedade está em constante movimento
Educação e Sociedade:  relações e contradições Em cada contexto social:   um conjunto de valores nas relações Sociedades: Primitiva Paternalista Escravista Feudal Capitalista
Educação e Sociedade:  relações e contradições Em cada contexto social:   uma tendência teórico ideológica Educação Escolar:   Abordagens teóricas Não críticas   ( sociedade é harmônica ) Critico-Reprodutivistas   (escola reprodutora ideológica) Histórico-Críticas   ( processo histórico e contradições sociais)
Educação e Sociedade:  relações e contradições Teorias Não críticas  : escola como um fim nela mesma, capaz de solucionar o fenômeno da marginalidade pela equalização social. Tradicional   (sociedade é conservadora)  Escolanovista   (sociedade psicologizada) Tecnicista  (Sociedade produtivista)
Tradicional – valores da sociedade
Tradicional – educação Escola de Geografia 1830
Tradicional - educação Escola de Odontologia 1882
Tradicional – a escola – o saber
Abordagem Tradicional  Sociedade Tradicional  -   educação transmissora do conhecimento – escola é  vista como passaporte para a ascensão social . O professor –   é o centro da ação pedagógica e  detentor do saber . A metodologia   é expositiva, conteudista e padronizada. A avaliação   é quantitativa, autoritária e punitiva . Aluno   está na escola para  aprender , é obediente, memorizador e  passivo  (Saviani,1985)
Abordagem Tradicional  Avaliação   Quantitativa  -  volume de  conteúdos  Autoritária  – imposta sem participação do aluno  Punitiva   – quando usada como castigo Instrumentos  Prova  (Questionários, listas de exercícios etc.) Sabatinas  realizadas ao sábados Chamada  oral   –  improvisação quase sempre punitiva Avalia a aprendizagem ou seja: o que o aluno não sabe   Nota
Sociedade moderna – questionamentos da tradicional Sociedade dos Poetas Mortos 1989 O Sorriso de Monaliza 2003
Abordagem Escolanovista  Sociedade  -  Influenciada pela Psicologia e Biologia. Centrada no Individuo. Reconhece as deficiências. Escola continua  vista como redentora. O professor  –  deixa de ser o centro da ação pedagógica para ser o orientador dela. A metodologia  -  centros de  interesse. A avaliação  –  qualitativa e mediadora da aprendizagem. Aluno  -  passa a ser o centro e está na escola para  aprender a aprender.
Abordagem Escolanovista  Avaliação  qualitativa considera: Os  avanços  da aprendizagem (processo) A superação  das dificuldades (esforço) A qualidade  do mínimo realizado pelo aluno Mediadora   da aprendizagem: Aberta ao diálogo com o aluno Responsável pela aprendizagem Instrumentos  metodologias dinâmicas e diversificadas .(retomar em módulo específico)
Sociedade fabril – técnica e produtividade
Sociedade Tecnicista  -  influenciada pelo desenvolvimento industrial e sistema produtivo. Escola continua  vista como lugar de ascensão social pelo treinamento de habilidades. O professor  – é um técnico amparado no  Planejamento  que passa a ser  o centro da ação pedagógica. A metodologia  – técnicas, manual de instrução.  A avaliação  – considera o produto final  Aluno   deixa de ser o centro e está na escola para  aprender a fazer . Abordagem Tecnicista
A avaliação  – considera o produto final  Não valoriza o processo de aprendizagem  Não considera as diferenças de aprendizagem, nem o diálogo. Valoriza a competência e qualidade – aspectos quantitativos e de resultados  Instrumentos  – testes de múltipla escolha Listas de exercícios  Psicoténico Abordagem Tecnicista
SÍNTESE: Qual dessas abordagens: TRADICIONAL,  ESCOLANOVISTA  e  TECNICISTA,   Melhor caracteriza a área de ensino analisada?
E ainda... ABORDAGENS  CRÍTICO-REPRODUTIVISTAS -  Que afirmam que a educação escolar reproduz interesses dominantes. (AIE, V.S. e E.D.) HISTÓRICO-CRÍTICAS   – Que confirmam uma educação transformadora, libertadora pelo desenvolvimento da consciência crítica do indivíduo (Paulo Freire)
CONHECIMENTO
CONHECIMENTO Quanto mais penso que sei, Mais sinto que não sei... ( Platão) De nada vale alcançar o mundo das idéias, se não  houver habilidades para retornar ao mundo das sombras
CONHECIMENTO Conhecer como se dá o conhecimento:  desafios de quem ensina e avalia a aprendizagem  Para dar segurança ao conhecimento, o pensamento cria regras e procedimentos que permitam ao sujeito cognoscente aferir e controlar todos os passos que realiza, no conhecimento de algum objeto ou conjunto de objetos .  (Marilena Chauí in: Convite à Filosofia  Ed. Ática, 1999)
CONHECIMENTO Conhecimento  é movido pela  necessidade, interesse e relação com o mundo; Nasce da  curiosidade e da dúvida  que gera a  pergunta  e com ela a  disposição  para a  busca do saber  na resposta (pesquisa); Se processa no estabelecimento da  relação entre a experiência e a informação.
Processo Pedagógico Processo pedagógico  –  percurso individual   do aprendente na obtenção de conhecimento e desenvolvimento de aptidões e atitudes e de produção de saberes. Prática pedagógica  –  processos orientados  pelo Professor  na relação educacional mediados pela realidade. Relação pedagógica   (Severino,1994)  é  o cerne da efetivação da formação humana  que é  mediada pela própria realidade , pois nela se dialoga  com a sociedade em seus processos vitais e sobre o mundo real.
PROCESSO PEDAGÓGICO e PRÁTICA PEDAGÓGICA O conhecimento  –  é grande categoria do processo educacional, é estratégia fundamental e privilegiada de vida (prazerá) construída social e historicamente no cotidiano que emoldura e catalisa as experiências   (Severino, 1994) O conhecimento  é mediação central do processo pedagógico. Ele se constrói  concretamente – com  intencionalidade, por meio de  metodologias e planejamento do ensino.
SALA  DE AULA Aula:  espaço de relação pedagógica e o conhecimento. A  sala de aula  é o centro, o lugar do acontecimento da  relação pedagógica  e esta se concretiza pela relação teoria e prática.
SALA  DE AULA PROCESSO PEDAGÓGICO e PRÁTICA PEDAGÓGICA Os fatores determinantes da prática do professor são de  duas ordens   (Vasconcellos 2002 ): ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
PROCESSO PEDAGÓGICO e PRÁTICA PEDAGÓGICA Os fatores determinantes da prática do professor são de   duas ordens   (Vasconcellos 2002 ): 2 – SUBJETIVA:   ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Questões que norteiam a definição da prática na sala de aula: Qual é o  Objeto do Conhecimento (área)?  Quais os Objetivos para ensiná-lo? Que Habilidades desenvolver? Que Conteúdos selecionar ? Que Metodologia e Recursos utilizar? O Que Avaliar da Aprendizagem? Como Recuperar  a Aprendizagem? Porquê?

Más contenido relacionado

La actualidad más candente

Estrutura do Sistema Educacional Brasileiro
Estrutura do Sistema Educacional BrasileiroEstrutura do Sistema Educacional Brasileiro
Estrutura do Sistema Educacional BrasileiroLucas Sebastião Barbosa
 
POLITICAS PUBLICAS EDUCACIONAIS
POLITICAS PUBLICAS EDUCACIONAISPOLITICAS PUBLICAS EDUCACIONAIS
POLITICAS PUBLICAS EDUCACIONAISJose Wilson Melo
 
Teorias da aprendizagem
Teorias da aprendizagemTeorias da aprendizagem
Teorias da aprendizagemMarcelo Assis
 
Referencial curricular nacional para a educação infantil
Referencial curricular nacional para a educação infantilReferencial curricular nacional para a educação infantil
Referencial curricular nacional para a educação infantilMaria Barbosa Almeida
 
Política e Organização da Educação Brasileira
Política e Organização da Educação BrasileiraPolítica e Organização da Educação Brasileira
Política e Organização da Educação BrasileiraEdneide Lima
 
Tendências ou concepções pedagógicas brasileiras
Tendências ou concepções pedagógicas brasileirasTendências ou concepções pedagógicas brasileiras
Tendências ou concepções pedagógicas brasileirasCDIM Daniel
 
Tendências Pedagógicas
Tendências PedagógicasTendências Pedagógicas
Tendências PedagógicasMarcelo Assis
 
O que é educação, sua importância e finalidade
O que é educação, sua importância e finalidadeO que é educação, sua importância e finalidade
O que é educação, sua importância e finalidadeMarcelo da Fonseca
 
"Tendências pedagógicas"
"Tendências pedagógicas""Tendências pedagógicas"
"Tendências pedagógicas"Cléo Lima
 
Tendências pedagógicas
Tendências pedagógicasTendências pedagógicas
Tendências pedagógicasCÉSAR TAVARES
 
Politica e legislacao_educacional_1_
Politica e legislacao_educacional_1_Politica e legislacao_educacional_1_
Politica e legislacao_educacional_1_Magno Oliveira
 
Quadro sinopse das Tendências Pedagógicas
Quadro sinopse das Tendências PedagógicasQuadro sinopse das Tendências Pedagógicas
Quadro sinopse das Tendências PedagógicasCristiano Pereira
 
Legislação Educacional Brasileira
Legislação Educacional BrasileiraLegislação Educacional Brasileira
Legislação Educacional BrasileiraMessias Mota Vieira
 

La actualidad más candente (20)

Estrutura do Sistema Educacional Brasileiro
Estrutura do Sistema Educacional BrasileiroEstrutura do Sistema Educacional Brasileiro
Estrutura do Sistema Educacional Brasileiro
 
POLITICAS PUBLICAS EDUCACIONAIS
POLITICAS PUBLICAS EDUCACIONAISPOLITICAS PUBLICAS EDUCACIONAIS
POLITICAS PUBLICAS EDUCACIONAIS
 
Didática Ensino Superior
Didática Ensino SuperiorDidática Ensino Superior
Didática Ensino Superior
 
Políticas Públicas Educacionais
Políticas Públicas EducacionaisPolíticas Públicas Educacionais
Políticas Públicas Educacionais
 
Teorias da aprendizagem
Teorias da aprendizagemTeorias da aprendizagem
Teorias da aprendizagem
 
Currículo escolar
Currículo escolarCurrículo escolar
Currículo escolar
 
Luckesi avaliação
Luckesi avaliaçãoLuckesi avaliação
Luckesi avaliação
 
Referencial curricular nacional para a educação infantil
Referencial curricular nacional para a educação infantilReferencial curricular nacional para a educação infantil
Referencial curricular nacional para a educação infantil
 
Didática geral aula 1
Didática geral aula 1Didática geral aula 1
Didática geral aula 1
 
Política e Organização da Educação Brasileira
Política e Organização da Educação BrasileiraPolítica e Organização da Educação Brasileira
Política e Organização da Educação Brasileira
 
Tendências Pedagógicas
Tendências PedagógicasTendências Pedagógicas
Tendências Pedagógicas
 
Tendências ou concepções pedagógicas brasileiras
Tendências ou concepções pedagógicas brasileirasTendências ou concepções pedagógicas brasileiras
Tendências ou concepções pedagógicas brasileiras
 
Tendências Pedagógicas
Tendências PedagógicasTendências Pedagógicas
Tendências Pedagógicas
 
O que é educação, sua importância e finalidade
O que é educação, sua importância e finalidadeO que é educação, sua importância e finalidade
O que é educação, sua importância e finalidade
 
"Tendências pedagógicas"
"Tendências pedagógicas""Tendências pedagógicas"
"Tendências pedagógicas"
 
Tendências pedagógicas
Tendências pedagógicasTendências pedagógicas
Tendências pedagógicas
 
Politica e legislacao_educacional_1_
Politica e legislacao_educacional_1_Politica e legislacao_educacional_1_
Politica e legislacao_educacional_1_
 
A educação e os desafios da contemporaneidade.
A educação e os desafios da contemporaneidade.A educação e os desafios da contemporaneidade.
A educação e os desafios da contemporaneidade.
 
Quadro sinopse das Tendências Pedagógicas
Quadro sinopse das Tendências PedagógicasQuadro sinopse das Tendências Pedagógicas
Quadro sinopse das Tendências Pedagógicas
 
Legislação Educacional Brasileira
Legislação Educacional BrasileiraLegislação Educacional Brasileira
Legislação Educacional Brasileira
 

Destacado

Abordagem tradicional ou conservadora na educação
Abordagem tradicional ou conservadora na educaçãoAbordagem tradicional ou conservadora na educação
Abordagem tradicional ou conservadora na educaçãoSRE Ponte Nova
 
Escola nova
Escola novaEscola nova
Escola novaBete2011
 
Tendencia filosofica redentora
Tendencia filosofica redentoraTendencia filosofica redentora
Tendencia filosofica redentoraMara Salvucci
 
ABORDAGENS PEDAGOGICAS
ABORDAGENS PEDAGOGICASABORDAGENS PEDAGOGICAS
ABORDAGENS PEDAGOGICASpacobr
 
Luckesi tendencias pedagogicas
Luckesi  tendencias pedagogicasLuckesi  tendencias pedagogicas
Luckesi tendencias pedagogicasValeria Lima
 
As Principais Correntes Pedagógicas
As Principais Correntes PedagógicasAs Principais Correntes Pedagógicas
As Principais Correntes PedagógicasJessica Nuvens
 
Tendências Pedagógicas da Educação Brasileira
Tendências Pedagógicas da Educação BrasileiraTendências Pedagógicas da Educação Brasileira
Tendências Pedagógicas da Educação BrasileiraHerbert Santana
 
Abordagem tradicional ou conservadora da educação
Abordagem tradicional ou conservadora da educaçãoAbordagem tradicional ou conservadora da educação
Abordagem tradicional ou conservadora da educaçãobisinha
 
Abordagem tradicional
Abordagem tradicionalAbordagem tradicional
Abordagem tradicionalcatiacamilo2
 
Abordagens pedagógicas
Abordagens pedagógicasAbordagens pedagógicas
Abordagens pedagógicasElicio Lima
 
Correntes Pedagógicas
Correntes PedagógicasCorrentes Pedagógicas
Correntes PedagógicasKogen Gouveia
 
Tarefa slides
Tarefa slidesTarefa slides
Tarefa slidesmarisfada
 
Aspectos de abordagem tradicional na educaçao
Aspectos de abordagem tradicional na educaçaoAspectos de abordagem tradicional na educaçao
Aspectos de abordagem tradicional na educaçaoDaniella M. G. Guedes
 
DIDATICA Didática i aula
DIDATICA Didática i   aulaDIDATICA Didática i   aula
DIDATICA Didática i aulaLeandro Pereira
 

Destacado (20)

Abordagem tradicional ou conservadora na educação
Abordagem tradicional ou conservadora na educaçãoAbordagem tradicional ou conservadora na educação
Abordagem tradicional ou conservadora na educação
 
Escola nova
Escola novaEscola nova
Escola nova
 
Tendencia filosofica redentora
Tendencia filosofica redentoraTendencia filosofica redentora
Tendencia filosofica redentora
 
ABORDAGENS PEDAGOGICAS
ABORDAGENS PEDAGOGICASABORDAGENS PEDAGOGICAS
ABORDAGENS PEDAGOGICAS
 
Luckesi tendencias pedagogicas
Luckesi  tendencias pedagogicasLuckesi  tendencias pedagogicas
Luckesi tendencias pedagogicas
 
Abordagens de ensino
Abordagens de ensinoAbordagens de ensino
Abordagens de ensino
 
As Principais Correntes Pedagógicas
As Principais Correntes PedagógicasAs Principais Correntes Pedagógicas
As Principais Correntes Pedagógicas
 
Tendências Pedagógicas da Educação Brasileira
Tendências Pedagógicas da Educação BrasileiraTendências Pedagógicas da Educação Brasileira
Tendências Pedagógicas da Educação Brasileira
 
Abordagem tradicional
Abordagem tradicionalAbordagem tradicional
Abordagem tradicional
 
Abordagem tradicional ou conservadora da educação
Abordagem tradicional ou conservadora da educaçãoAbordagem tradicional ou conservadora da educação
Abordagem tradicional ou conservadora da educação
 
Abordagem tradicional
Abordagem tradicionalAbordagem tradicional
Abordagem tradicional
 
Abordagens pedagógicas
Abordagens pedagógicasAbordagens pedagógicas
Abordagens pedagógicas
 
Pedagogia tecnicista
Pedagogia tecnicistaPedagogia tecnicista
Pedagogia tecnicista
 
Escola tradicional e escola nova
Escola tradicional e escola novaEscola tradicional e escola nova
Escola tradicional e escola nova
 
Correntes Pedagógicas
Correntes PedagógicasCorrentes Pedagógicas
Correntes Pedagógicas
 
TENDENCIAS PEDAGÓGICAS didática
TENDENCIAS PEDAGÓGICAS didáticaTENDENCIAS PEDAGÓGICAS didática
TENDENCIAS PEDAGÓGICAS didática
 
Slide tendências pedagógicas
Slide   tendências pedagógicasSlide   tendências pedagógicas
Slide tendências pedagógicas
 
Tarefa slides
Tarefa slidesTarefa slides
Tarefa slides
 
Aspectos de abordagem tradicional na educaçao
Aspectos de abordagem tradicional na educaçaoAspectos de abordagem tradicional na educaçao
Aspectos de abordagem tradicional na educaçao
 
DIDATICA Didática i aula
DIDATICA Didática i   aulaDIDATICA Didática i   aula
DIDATICA Didática i aula
 

Similar a Educação e suas tendências

Aula didática, tendências pedagógicas e a práxis docente
Aula didática, tendências pedagógicas e a práxis docenteAula didática, tendências pedagógicas e a práxis docente
Aula didática, tendências pedagógicas e a práxis docenteKelly da Silva
 
Docência do ensino superior
Docência do ensino superiorDocência do ensino superior
Docência do ensino superiorSuênya Mourão
 
OT Habilidades na Aula de História - Ensino Médio
OT Habilidades na Aula de História - Ensino MédioOT Habilidades na Aula de História - Ensino Médio
OT Habilidades na Aula de História - Ensino MédioClaudia Elisabete Silva
 
Teoria s curriculares curso vitória
Teoria s curriculares curso vitóriaTeoria s curriculares curso vitória
Teoria s curriculares curso vitóriaThaty Araujo
 
Planejamento e Avaliação
Planejamento e AvaliaçãoPlanejamento e Avaliação
Planejamento e AvaliaçãoJOAO AURELIANO
 
conhecendoadidtica_um estudo inicial.ppt
conhecendoadidtica_um estudo inicial.pptconhecendoadidtica_um estudo inicial.ppt
conhecendoadidtica_um estudo inicial.pptThaisJussara
 
Desafios e estratégias da avaliação no processo de ensino aprendizagem
Desafios e estratégias da avaliação no processo de ensino aprendizagemDesafios e estratégias da avaliação no processo de ensino aprendizagem
Desafios e estratégias da avaliação no processo de ensino aprendizagemAna Maria Louzada
 
CONHECENDO A DIDATICA. ENCONTREI NA NET
CONHECENDO A DIDATICA. ENCONTREI NA NETCONHECENDO A DIDATICA. ENCONTREI NA NET
CONHECENDO A DIDATICA. ENCONTREI NA NETCristina Ferreira
 
RESUMO DE DIDATICA.pdfFFFFFFFFFFFFFFFFFFF
RESUMO DE DIDATICA.pdfFFFFFFFFFFFFFFFFFFFRESUMO DE DIDATICA.pdfFFFFFFFFFFFFFFFFFFF
RESUMO DE DIDATICA.pdfFFFFFFFFFFFFFFFFFFFGLORIA PIRES
 
Didática Modular I
Didática Modular I  Didática Modular I
Didática Modular I Karina Tafre
 
Reconstruindo a didática
Reconstruindo a didáticaReconstruindo a didática
Reconstruindo a didáticaTalita Flávia
 

Similar a Educação e suas tendências (20)

Aula didática, tendências pedagógicas e a práxis docente
Aula didática, tendências pedagógicas e a práxis docenteAula didática, tendências pedagógicas e a práxis docente
Aula didática, tendências pedagógicas e a práxis docente
 
Docência do ensino superior
Docência do ensino superiorDocência do ensino superior
Docência do ensino superior
 
A Aula Universitária
A Aula UniversitáriaA Aula Universitária
A Aula Universitária
 
OT Habilidades na Aula de História - Ensino Médio
OT Habilidades na Aula de História - Ensino MédioOT Habilidades na Aula de História - Ensino Médio
OT Habilidades na Aula de História - Ensino Médio
 
Teoria s curriculares curso vitória
Teoria s curriculares curso vitóriaTeoria s curriculares curso vitória
Teoria s curriculares curso vitória
 
Apresentacao 2º
Apresentacao 2ºApresentacao 2º
Apresentacao 2º
 
Papel pedagogo
Papel pedagogo Papel pedagogo
Papel pedagogo
 
Planejamento e Avaliação
Planejamento e AvaliaçãoPlanejamento e Avaliação
Planejamento e Avaliação
 
I encontro 08_08_2014
I encontro 08_08_2014I encontro 08_08_2014
I encontro 08_08_2014
 
Conhecendo a didática
Conhecendo a didáticaConhecendo a didática
Conhecendo a didática
 
conhecendoadidtica_um estudo inicial.ppt
conhecendoadidtica_um estudo inicial.pptconhecendoadidtica_um estudo inicial.ppt
conhecendoadidtica_um estudo inicial.ppt
 
Desafios e estratégias da avaliação no processo de ensino aprendizagem
Desafios e estratégias da avaliação no processo de ensino aprendizagemDesafios e estratégias da avaliação no processo de ensino aprendizagem
Desafios e estratégias da avaliação no processo de ensino aprendizagem
 
CONHECENDO A DIDATICA. ENCONTREI NA NET
CONHECENDO A DIDATICA. ENCONTREI NA NETCONHECENDO A DIDATICA. ENCONTREI NA NET
CONHECENDO A DIDATICA. ENCONTREI NA NET
 
Docência do Ensino Superior
Docência do Ensino SuperiorDocência do Ensino Superior
Docência do Ensino Superior
 
Pedagogia
PedagogiaPedagogia
Pedagogia
 
RESUMO DE DIDATICA.pdfFFFFFFFFFFFFFFFFFFF
RESUMO DE DIDATICA.pdfFFFFFFFFFFFFFFFFFFFRESUMO DE DIDATICA.pdfFFFFFFFFFFFFFFFFFFF
RESUMO DE DIDATICA.pdfFFFFFFFFFFFFFFFFFFF
 
Didática Modular I
Didática Modular I  Didática Modular I
Didática Modular I
 
Reconstruindo a didática
Reconstruindo a didáticaReconstruindo a didática
Reconstruindo a didática
 
Zabala
ZabalaZabala
Zabala
 
Zabala
ZabalaZabala
Zabala
 

Más de Mara Salvucci

Imagens sobre educação
Imagens sobre educaçãoImagens sobre educação
Imagens sobre educaçãoMara Salvucci
 
Construindo o conhecimento em e. sociais
Construindo o conhecimento em e. sociaisConstruindo o conhecimento em e. sociais
Construindo o conhecimento em e. sociaisMara Salvucci
 
Retratos sociológicos bernard lahite
Retratos sociológicos   bernard lahiteRetratos sociológicos   bernard lahite
Retratos sociológicos bernard lahiteMara Salvucci
 
Proposta curricular para geografia
Proposta curricular para geografiaProposta curricular para geografia
Proposta curricular para geografiaMara Salvucci
 
Atuais propostas curriculares
Atuais propostas curricularesAtuais propostas curriculares
Atuais propostas curricularesMara Salvucci
 
Márcio amanda semana acadêmica 2010
Márcio  amanda   semana acadêmica 2010Márcio  amanda   semana acadêmica 2010
Márcio amanda semana acadêmica 2010Mara Salvucci
 
Ensaios pedagógicos
Ensaios pedagógicosEnsaios pedagógicos
Ensaios pedagógicosMara Salvucci
 
Construindo o conhecimento em e. sociais
Construindo o conhecimento em e. sociaisConstruindo o conhecimento em e. sociais
Construindo o conhecimento em e. sociaisMara Salvucci
 
Pesquisa cientifica i projeto de atuação
Pesquisa cientifica i projeto de atuaçãoPesquisa cientifica i projeto de atuação
Pesquisa cientifica i projeto de atuaçãoMara Salvucci
 
Alimentação e infância
Alimentação e infânciaAlimentação e infância
Alimentação e infânciaMara Salvucci
 
Meu corpo – atividades para e.infantil
Meu corpo – atividades para e.infantilMeu corpo – atividades para e.infantil
Meu corpo – atividades para e.infantilMara Salvucci
 
Sobre viver em sociedade
Sobre viver em sociedadeSobre viver em sociedade
Sobre viver em sociedadeMara Salvucci
 
Educação na sociedade informática
Educação na sociedade informáticaEducação na sociedade informática
Educação na sociedade informáticaMara Salvucci
 

Más de Mara Salvucci (15)

Imagens sobre educação
Imagens sobre educaçãoImagens sobre educação
Imagens sobre educação
 
Construindo o conhecimento em e. sociais
Construindo o conhecimento em e. sociaisConstruindo o conhecimento em e. sociais
Construindo o conhecimento em e. sociais
 
Gilles deleuze
Gilles deleuzeGilles deleuze
Gilles deleuze
 
Retratos sociológicos bernard lahite
Retratos sociológicos   bernard lahiteRetratos sociológicos   bernard lahite
Retratos sociológicos bernard lahite
 
Proposta curricular para geografia
Proposta curricular para geografiaProposta curricular para geografia
Proposta curricular para geografia
 
Atuais propostas curriculares
Atuais propostas curricularesAtuais propostas curriculares
Atuais propostas curriculares
 
Márcio amanda semana acadêmica 2010
Márcio  amanda   semana acadêmica 2010Márcio  amanda   semana acadêmica 2010
Márcio amanda semana acadêmica 2010
 
Métodos de ensino
Métodos de ensinoMétodos de ensino
Métodos de ensino
 
Ensaios pedagógicos
Ensaios pedagógicosEnsaios pedagógicos
Ensaios pedagógicos
 
Construindo o conhecimento em e. sociais
Construindo o conhecimento em e. sociaisConstruindo o conhecimento em e. sociais
Construindo o conhecimento em e. sociais
 
Pesquisa cientifica i projeto de atuação
Pesquisa cientifica i projeto de atuaçãoPesquisa cientifica i projeto de atuação
Pesquisa cientifica i projeto de atuação
 
Alimentação e infância
Alimentação e infânciaAlimentação e infância
Alimentação e infância
 
Meu corpo – atividades para e.infantil
Meu corpo – atividades para e.infantilMeu corpo – atividades para e.infantil
Meu corpo – atividades para e.infantil
 
Sobre viver em sociedade
Sobre viver em sociedadeSobre viver em sociedade
Sobre viver em sociedade
 
Educação na sociedade informática
Educação na sociedade informáticaEducação na sociedade informática
Educação na sociedade informática
 

Educação e suas tendências

  • 1.
  • 2. Não se mergulha duas vezes nas águas de um rio... No segundo mergulho, o rio não é mais o mesmo rio, e o mergulhador... (Dialética - Aristóteles) Dialética – dinâmica social
  • 3. Educação e Sociedade É NO SEIO DA SOCIEDADE QUE A EDUCAÇÃO SE DEFINE A Sociedade está em constante movimento
  • 4. Educação e Sociedade: relações e contradições Em cada contexto social: um conjunto de valores nas relações Sociedades: Primitiva Paternalista Escravista Feudal Capitalista
  • 5. Educação e Sociedade: relações e contradições Em cada contexto social: uma tendência teórico ideológica Educação Escolar: Abordagens teóricas Não críticas ( sociedade é harmônica ) Critico-Reprodutivistas (escola reprodutora ideológica) Histórico-Críticas ( processo histórico e contradições sociais)
  • 6. Educação e Sociedade: relações e contradições Teorias Não críticas : escola como um fim nela mesma, capaz de solucionar o fenômeno da marginalidade pela equalização social. Tradicional (sociedade é conservadora) Escolanovista (sociedade psicologizada) Tecnicista (Sociedade produtivista)
  • 7. Tradicional – valores da sociedade
  • 8. Tradicional – educação Escola de Geografia 1830
  • 9. Tradicional - educação Escola de Odontologia 1882
  • 10. Tradicional – a escola – o saber
  • 11. Abordagem Tradicional Sociedade Tradicional - educação transmissora do conhecimento – escola é vista como passaporte para a ascensão social . O professor – é o centro da ação pedagógica e detentor do saber . A metodologia é expositiva, conteudista e padronizada. A avaliação é quantitativa, autoritária e punitiva . Aluno está na escola para aprender , é obediente, memorizador e passivo (Saviani,1985)
  • 12. Abordagem Tradicional Avaliação Quantitativa - volume de conteúdos Autoritária – imposta sem participação do aluno Punitiva – quando usada como castigo Instrumentos Prova (Questionários, listas de exercícios etc.) Sabatinas realizadas ao sábados Chamada oral – improvisação quase sempre punitiva Avalia a aprendizagem ou seja: o que o aluno não sabe Nota
  • 13. Sociedade moderna – questionamentos da tradicional Sociedade dos Poetas Mortos 1989 O Sorriso de Monaliza 2003
  • 14. Abordagem Escolanovista Sociedade - Influenciada pela Psicologia e Biologia. Centrada no Individuo. Reconhece as deficiências. Escola continua vista como redentora. O professor – deixa de ser o centro da ação pedagógica para ser o orientador dela. A metodologia - centros de interesse. A avaliação – qualitativa e mediadora da aprendizagem. Aluno - passa a ser o centro e está na escola para aprender a aprender.
  • 15. Abordagem Escolanovista Avaliação qualitativa considera: Os avanços da aprendizagem (processo) A superação das dificuldades (esforço) A qualidade do mínimo realizado pelo aluno Mediadora da aprendizagem: Aberta ao diálogo com o aluno Responsável pela aprendizagem Instrumentos metodologias dinâmicas e diversificadas .(retomar em módulo específico)
  • 16. Sociedade fabril – técnica e produtividade
  • 17. Sociedade Tecnicista - influenciada pelo desenvolvimento industrial e sistema produtivo. Escola continua vista como lugar de ascensão social pelo treinamento de habilidades. O professor – é um técnico amparado no Planejamento que passa a ser o centro da ação pedagógica. A metodologia – técnicas, manual de instrução. A avaliação – considera o produto final Aluno deixa de ser o centro e está na escola para aprender a fazer . Abordagem Tecnicista
  • 18. A avaliação – considera o produto final Não valoriza o processo de aprendizagem Não considera as diferenças de aprendizagem, nem o diálogo. Valoriza a competência e qualidade – aspectos quantitativos e de resultados Instrumentos – testes de múltipla escolha Listas de exercícios Psicoténico Abordagem Tecnicista
  • 19. SÍNTESE: Qual dessas abordagens: TRADICIONAL, ESCOLANOVISTA e TECNICISTA, Melhor caracteriza a área de ensino analisada?
  • 20. E ainda... ABORDAGENS CRÍTICO-REPRODUTIVISTAS - Que afirmam que a educação escolar reproduz interesses dominantes. (AIE, V.S. e E.D.) HISTÓRICO-CRÍTICAS – Que confirmam uma educação transformadora, libertadora pelo desenvolvimento da consciência crítica do indivíduo (Paulo Freire)
  • 22. CONHECIMENTO Quanto mais penso que sei, Mais sinto que não sei... ( Platão) De nada vale alcançar o mundo das idéias, se não houver habilidades para retornar ao mundo das sombras
  • 23. CONHECIMENTO Conhecer como se dá o conhecimento: desafios de quem ensina e avalia a aprendizagem Para dar segurança ao conhecimento, o pensamento cria regras e procedimentos que permitam ao sujeito cognoscente aferir e controlar todos os passos que realiza, no conhecimento de algum objeto ou conjunto de objetos . (Marilena Chauí in: Convite à Filosofia Ed. Ática, 1999)
  • 24. CONHECIMENTO Conhecimento é movido pela necessidade, interesse e relação com o mundo; Nasce da curiosidade e da dúvida que gera a pergunta e com ela a disposição para a busca do saber na resposta (pesquisa); Se processa no estabelecimento da relação entre a experiência e a informação.
  • 25. Processo Pedagógico Processo pedagógico – percurso individual do aprendente na obtenção de conhecimento e desenvolvimento de aptidões e atitudes e de produção de saberes. Prática pedagógica – processos orientados pelo Professor na relação educacional mediados pela realidade. Relação pedagógica (Severino,1994) é o cerne da efetivação da formação humana que é mediada pela própria realidade , pois nela se dialoga com a sociedade em seus processos vitais e sobre o mundo real.
  • 26. PROCESSO PEDAGÓGICO e PRÁTICA PEDAGÓGICA O conhecimento – é grande categoria do processo educacional, é estratégia fundamental e privilegiada de vida (prazerá) construída social e historicamente no cotidiano que emoldura e catalisa as experiências (Severino, 1994) O conhecimento é mediação central do processo pedagógico. Ele se constrói concretamente – com intencionalidade, por meio de metodologias e planejamento do ensino.
  • 27. SALA DE AULA Aula: espaço de relação pedagógica e o conhecimento. A sala de aula é o centro, o lugar do acontecimento da relação pedagógica e esta se concretiza pela relação teoria e prática.
  • 28.
  • 29.
  • 30. Questões que norteiam a definição da prática na sala de aula: Qual é o Objeto do Conhecimento (área)? Quais os Objetivos para ensiná-lo? Que Habilidades desenvolver? Que Conteúdos selecionar ? Que Metodologia e Recursos utilizar? O Que Avaliar da Aprendizagem? Como Recuperar a Aprendizagem? Porquê?