SlideShare uma empresa Scribd logo
1 de 28
Universidade Federal da Grande Dourados                  Programa de Pós-Graduação em Educação Faculdade de Educação                 Disciplina: Estudos em Gestão Educacional        Docente: Prof. Dr. Paulo Gomes Lima   Capítulo III – Forma/Conteúdo: componentes de conservação ou transformação e considerações finais Dourados 2011 Mestranda Ana Paula Moreira de Sousa
[object Object]
Compreensão distinta de sociedade e seus elementos constitutivos, focando a educação, a matriz teórica e as propostas dos autores, visando a efetivação de ações na prática social assentada, no sentido de haver mudança/conciliação ou transformação.,[object Object]
 Cap. I – Autores otimistasApesar de defenderem propostas ditas transformadoras, veem na aliança gestão escolar democrática (GED)/sociedade capitalista neoliberal, uma possibilidade de constituição dessa gestão. Para autora, estas são lógicas de matrizes e padrões conflitantes, demonstrando por mudança/conciliação nos processos implantados, não evidenciando a superação que vá além da forma, atingindo as raízes de fato constituidoras do modelo instalado (p. 112).
[object Object],Concebem na transformação social um instrumento basilar para tais mudanças, levando a um processo além da forma, com vias ao resgate do conteúdo, superando a lacuna teoria/prática. Só é possível pensar em implantação da GED, se contextualizada no modelo societal instaurado, sendo historicamente nas e sob as múltiplas determinações do real (p. 113) Essas transformações sociais acontecem na prática social, portanto, na forma e no conteúdo, no conceber e no realizar. Não há a admissão de uma mudança/conciliação, uma construção consensual entre proposições cujos fundamentos sejam tão distintos (p. 113).
[object Object]
 Nomeia como ponto nodal para se diferenciar das matrizes até então consideradas, buscando uma maior compreensão das potencialidades e fragilidades de tais estudos e proposições,[object Object]
[object Object],[object Object]
Nosella (2005) afirma que havia dois grupos na década de 80 que debatiam a questão da relação supracitada, que seriam:A autora pontua que atualmente, o inconformismo cria forma de queixa (des)contextualizada e frágil, não tendo alcance a reflexões, debates e efetivação coletiva, que no sentido político e social podem propiciar um salto qualitativo (p. 115).
Pensando a forma como elemento principal da efetivação da GED, a autora ressalta que por mais que haja a tentativa de negação pelos discursos, as ações formuladas assumem o carro chefe, em detrimento do conteúdo, criando modelo de produção de homens adequados ao mercado de trabalho, sociedade classista e reprodutores do status quo.
Segundo Shimamoto (2011), pensar a GED numa concepção que não negue a democracia liberal, que não traga a práxis objetiva como divisor de águas, induz a pensar em  Se a GEDcarece de  não há como relativizar, pois da forma como é proposta em algumas teorias, já se manifesta abortada. Segunda a autora, sugerir e defender a relativização, são fatos inibidores de transformação (p. 118).
[object Object],[object Object]
[object Object]
 Existem duas ações vivenciadas a modulagem de consciências à luz de ilusões neoliberais para negar a prática social, sendo elas:Shimamoto (2011) pontua que a escola se justifica enquanto instância mediadora quando amplia seus efeitos para além de suas paredes, tendo um olhar mais aprimorado, com fluxo de idas e vindas dos agentes sociais ali presentes, possibilitando o trabalho de educação das consciências (p. 122).
A autora aponta alguns pontos inibidores para que se supere as condições objetivas, sendo eles: “Os desafios provocam e as barreiras amarram. Partir da prática hoje se instala é capital. Atuar na existência dos sujeitos, tecida na trama de fios que conectam todas as inter-relações humanas historicizadas é, a nosso ver, a única maneira de assumir autoria consciente nos processos de constituir-se homem” (p. 122, grifo da autora).
[object Object]
 Essas propostas de práticas competidoras, imediatistas e desconectadas da GED estão vinculadas mais à proposta gerencialista, em nível macro e micro, sustentando as lacunas teoria/prática, universalização em detrimento das particularidades e a técnica em detrimento do substancial (p. 123).
 Segundo Shimamoto (2011), essas condições de caráter competidor minimizam as causas entranhais, havendo reflexos, avaliando e culpabilizando os sujeitos individuais pela própria incapacidade da escola (p. 124).,[object Object]
Analisando as propostas de Saviani, Paro e Tragtenberg, considerados como autores concretos, a autora cita que:
A autora cita que a urgência da consciência da interconexão forma-conteúdo, teoria-prática, para haver a possibilidade e aprimoramento do estado de consciência e em nível escolar, a constituição da GED. Pontua que “as possibilidades da GED existem sob a lógica ideal, pois sob uma postura crítica e transformação é sempre um campo em disputa e em construção” (p. 127). ,[object Object],Pressuposto inicial – impossibilidade de existência da GED no contexto vigente. Pretendeu descortinar o pano de fundo, o eixo condutor que nas últimas décadas tem sustentado às práxis gestoras democráticas (p. 128).
Shimamoto (2011) levanta algumas reflexões sobre o modelo que se pensa e se propõe a sociedade, sendo:
Traz como discussão primeira a categoria participação, que seria o fato de Shimamoto (2011) afirma que tanto na sociedade quanto na educação escolar há cenários oscilantes entre o exercício de construção de práticas democráticas e a sustentação de práticas autocráticas, fortalecidas na conservação de um universo burocrático, camuflado em discursos democráticos (p.130).
[object Object],[object Object]
De acordo com Shimamoto (2011) há alguns pontos estranguladores do desafio para que o homem direcione a sua necessidade para ações transformadoras e para a existência da GED, sendo eles:
[object Object]
 “Entende que a práxis é o que de fato existe, mesmo que o estado de consciência sobre a tessitura que a sustenta seja inconsistente” (SHIMAMOTO, 2007, p. 135).
  Concebe como inseparáveis, por serem tramas de um mesmo sentido. Logo, as transformações acontecem na prática social (p. 135).
A autora pontua então suas conclusões de pesquisa afirmando:

Mais conteúdo relacionado

Semelhante a Shimamoto - Cap III e considerações finais - Forma e conteúdo - componentes de conservação ou transformação

Dissertação shimamoto - cap iii
Dissertação   shimamoto - cap iiiDissertação   shimamoto - cap iii
Dissertação shimamoto - cap iiiMariclei2011
 
Shimamoto - Cap II - Gestão escolar democrática - espaço de contestação
Shimamoto - Cap II - Gestão escolar democrática - espaço de contestaçãoShimamoto - Cap II - Gestão escolar democrática - espaço de contestação
Shimamoto - Cap II - Gestão escolar democrática - espaço de contestaçãoPaulinha2011
 
Autonomia dos Professores - José Contreas
Autonomia dos Professores  - José ContreasAutonomia dos Professores  - José Contreas
Autonomia dos Professores - José ContreasCristiano Pereira
 
Dissertação shimamoto - cap i
Dissertação   shimamoto - cap iDissertação   shimamoto - cap i
Dissertação shimamoto - cap iMariclei2011
 
CONTRERAS, José. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.
CONTRERAS, José. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002. CONTRERAS, José. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.
CONTRERAS, José. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002. Soares Junior
 
Função social da escola e educação ferreira
Função social da escola e educação ferreiraFunção social da escola e educação ferreira
Função social da escola e educação ferreiraMarco Antonio Tavares
 
Trabalho gestor escolar
Trabalho gestor escolarTrabalho gestor escolar
Trabalho gestor escolarh012
 
Livro cfess - serviço social -direitos sociais e competências profissionais
Livro   cfess - serviço social -direitos sociais e competências profissionaisLivro   cfess - serviço social -direitos sociais e competências profissionais
Livro cfess - serviço social -direitos sociais e competências profissionaisRosane Domingues
 
Livro completo cfess - serviço social -direitos sociais e competências pro...
Livro completo    cfess - serviço social -direitos sociais e competências pro...Livro completo    cfess - serviço social -direitos sociais e competências pro...
Livro completo cfess - serviço social -direitos sociais e competências pro...Carolina Gomes
 
A psicologia para além do mercado formal
A psicologia para além do mercado formalA psicologia para além do mercado formal
A psicologia para além do mercado formalApaularosa
 
Analise licinio modelos
Analise licinio modelosAnalise licinio modelos
Analise licinio modelosMrMoney5
 

Semelhante a Shimamoto - Cap III e considerações finais - Forma e conteúdo - componentes de conservação ou transformação (20)

Bases epistemológicas da gestão
Bases epistemológicas da gestãoBases epistemológicas da gestão
Bases epistemológicas da gestão
 
Dissertação shimamoto - cap iii
Dissertação   shimamoto - cap iiiDissertação   shimamoto - cap iii
Dissertação shimamoto - cap iii
 
Shimamoto - Cap II - Gestão escolar democrática - espaço de contestação
Shimamoto - Cap II - Gestão escolar democrática - espaço de contestaçãoShimamoto - Cap II - Gestão escolar democrática - espaço de contestação
Shimamoto - Cap II - Gestão escolar democrática - espaço de contestação
 
Autonomia dos Professores - José Contreas
Autonomia dos Professores  - José ContreasAutonomia dos Professores  - José Contreas
Autonomia dos Professores - José Contreas
 
Ged parte i
Ged   parte iGed   parte i
Ged parte i
 
Ged Parte I
Ged   Parte IGed   Parte I
Ged Parte I
 
Ged parte i
Ged   parte iGed   parte i
Ged parte i
 
Comunicacao e Complexidade
Comunicacao e ComplexidadeComunicacao e Complexidade
Comunicacao e Complexidade
 
Dissertação shimamoto - cap i
Dissertação   shimamoto - cap iDissertação   shimamoto - cap i
Dissertação shimamoto - cap i
 
Texto seminã rio 5
Texto seminã rio 5Texto seminã rio 5
Texto seminã rio 5
 
CONTRERAS, José. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.
CONTRERAS, José. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002. CONTRERAS, José. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.
CONTRERAS, José. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.
 
Função social da escola e educação ferreira
Função social da escola e educação ferreiraFunção social da escola e educação ferreira
Função social da escola e educação ferreira
 
Módulo x seção 2
Módulo x   seção 2Módulo x   seção 2
Módulo x seção 2
 
Contribuições da dialogicidade
Contribuições da dialogicidadeContribuições da dialogicidade
Contribuições da dialogicidade
 
Trabalho gestor escolar
Trabalho gestor escolarTrabalho gestor escolar
Trabalho gestor escolar
 
Livro cfess - serviço social -direitos sociais e competências profissionais
Livro   cfess - serviço social -direitos sociais e competências profissionaisLivro   cfess - serviço social -direitos sociais e competências profissionais
Livro cfess - serviço social -direitos sociais e competências profissionais
 
Livro completo cfess - serviço social -direitos sociais e competências pro...
Livro completo    cfess - serviço social -direitos sociais e competências pro...Livro completo    cfess - serviço social -direitos sociais e competências pro...
Livro completo cfess - serviço social -direitos sociais e competências pro...
 
Ged parte iii
Ged   parte iiiGed   parte iii
Ged parte iii
 
A psicologia para além do mercado formal
A psicologia para além do mercado formalA psicologia para além do mercado formal
A psicologia para além do mercado formal
 
Analise licinio modelos
Analise licinio modelosAnalise licinio modelos
Analise licinio modelos
 

Mais de Paulinha2011

Política curricular da rede municipal de ensino de Dourados-MS no período de ...
Política curricular da rede municipal de ensino de Dourados-MS no período de ...Política curricular da rede municipal de ensino de Dourados-MS no período de ...
Política curricular da rede municipal de ensino de Dourados-MS no período de ...Paulinha2011
 
Desafios à gestão escolar frente a ampliação do ensino fundamental em Dourado...
Desafios à gestão escolar frente a ampliação do ensino fundamental em Dourado...Desafios à gestão escolar frente a ampliação do ensino fundamental em Dourado...
Desafios à gestão escolar frente a ampliação do ensino fundamental em Dourado...Paulinha2011
 
ECA - Estatuto da Crianca e do Adolescente
ECA - Estatuto da Crianca e do AdolescenteECA - Estatuto da Crianca e do Adolescente
ECA - Estatuto da Crianca e do AdolescentePaulinha2011
 
A gestão escolar nas políticas educacionais
A gestão escolar nas políticas educacionaisA gestão escolar nas políticas educacionais
A gestão escolar nas políticas educacionaisPaulinha2011
 
Normatização do projeto político pedagógico
Normatização do projeto político pedagógicoNormatização do projeto político pedagógico
Normatização do projeto político pedagógicoPaulinha2011
 
Marilia Fonseca - Políticas públicas
Marilia Fonseca - Políticas públicasMarilia Fonseca - Políticas públicas
Marilia Fonseca - Políticas públicasPaulinha2011
 
Jalali - Introdução e parte I - O positivismo na administração educacional
Jalali - Introdução e parte I - O positivismo na administração educacionalJalali - Introdução e parte I - O positivismo na administração educacional
Jalali - Introdução e parte I - O positivismo na administração educacionalPaulinha2011
 
Jalali - Parte II - Crítica aos fundamentos e à teoria postivista da administ...
Jalali - Parte II - Crítica aos fundamentos e à teoria postivista da administ...Jalali - Parte II - Crítica aos fundamentos e à teoria postivista da administ...
Jalali - Parte II - Crítica aos fundamentos e à teoria postivista da administ...Paulinha2011
 
Jalali - Parte III e considerações finais - O pensamento de Greenfield
Jalali - Parte III e considerações finais - O pensamento de GreenfieldJalali - Parte III e considerações finais - O pensamento de Greenfield
Jalali - Parte III e considerações finais - O pensamento de GreenfieldPaulinha2011
 
Almeida - Cap I - As concepções de administração escolar - a crítica a concep...
Almeida - Cap I - As concepções de administração escolar - a crítica a concep...Almeida - Cap I - As concepções de administração escolar - a crítica a concep...
Almeida - Cap I - As concepções de administração escolar - a crítica a concep...Paulinha2011
 
Almeida - Cap II - A seleção dos diretores da escola pública
Almeida - Cap II - A seleção dos diretores da escola públicaAlmeida - Cap II - A seleção dos diretores da escola pública
Almeida - Cap II - A seleção dos diretores da escola públicaPaulinha2011
 
Almeida - Cap III e considerações finais - Anos 90 a 2001
Almeida - Cap III e considerações finais - Anos 90 a 2001Almeida - Cap III e considerações finais - Anos 90 a 2001
Almeida - Cap III e considerações finais - Anos 90 a 2001Paulinha2011
 
Shimamoto - Introdução e Cap I - Gestão escolar democrática - para além da l...
Shimamoto -  Introdução e Cap I - Gestão escolar democrática - para além da l...Shimamoto -  Introdução e Cap I - Gestão escolar democrática - para além da l...
Shimamoto - Introdução e Cap I - Gestão escolar democrática - para além da l...Paulinha2011
 
Lima, Aranda e Lima - Estado, políticas educacionais e gestão democrática da ...
Lima, Aranda e Lima - Estado, políticas educacionais e gestão democrática da ...Lima, Aranda e Lima - Estado, políticas educacionais e gestão democrática da ...
Lima, Aranda e Lima - Estado, políticas educacionais e gestão democrática da ...Paulinha2011
 
Peroni - A democratização da educação
Peroni - A democratização da educaçãoPeroni - A democratização da educação
Peroni - A democratização da educaçãoPaulinha2011
 
Marilia Fonseca - O projeto político pedagógico
Marilia Fonseca - O projeto político pedagógicoMarilia Fonseca - O projeto político pedagógico
Marilia Fonseca - O projeto político pedagógicoPaulinha2011
 
Sobre Positivismo - Auguste Comte
Sobre Positivismo - Auguste ComteSobre Positivismo - Auguste Comte
Sobre Positivismo - Auguste ComtePaulinha2011
 
A observação como técnica científica de coleta e análise de dados
A observação como técnica científica de coleta e análise de dadosA observação como técnica científica de coleta e análise de dados
A observação como técnica científica de coleta e análise de dadosPaulinha2011
 
A politica do Ensino Fundamental de Nove Anos - implicações para a formação d...
A politica do Ensino Fundamental de Nove Anos - implicações para a formação d...A politica do Ensino Fundamental de Nove Anos - implicações para a formação d...
A politica do Ensino Fundamental de Nove Anos - implicações para a formação d...Paulinha2011
 
Educação Física Escolar e Literatura - As interfaces possíveis na Educação In...
Educação Física Escolar e Literatura - As interfaces possíveis na Educação In...Educação Física Escolar e Literatura - As interfaces possíveis na Educação In...
Educação Física Escolar e Literatura - As interfaces possíveis na Educação In...Paulinha2011
 

Mais de Paulinha2011 (20)

Política curricular da rede municipal de ensino de Dourados-MS no período de ...
Política curricular da rede municipal de ensino de Dourados-MS no período de ...Política curricular da rede municipal de ensino de Dourados-MS no período de ...
Política curricular da rede municipal de ensino de Dourados-MS no período de ...
 
Desafios à gestão escolar frente a ampliação do ensino fundamental em Dourado...
Desafios à gestão escolar frente a ampliação do ensino fundamental em Dourado...Desafios à gestão escolar frente a ampliação do ensino fundamental em Dourado...
Desafios à gestão escolar frente a ampliação do ensino fundamental em Dourado...
 
ECA - Estatuto da Crianca e do Adolescente
ECA - Estatuto da Crianca e do AdolescenteECA - Estatuto da Crianca e do Adolescente
ECA - Estatuto da Crianca e do Adolescente
 
A gestão escolar nas políticas educacionais
A gestão escolar nas políticas educacionaisA gestão escolar nas políticas educacionais
A gestão escolar nas políticas educacionais
 
Normatização do projeto político pedagógico
Normatização do projeto político pedagógicoNormatização do projeto político pedagógico
Normatização do projeto político pedagógico
 
Marilia Fonseca - Políticas públicas
Marilia Fonseca - Políticas públicasMarilia Fonseca - Políticas públicas
Marilia Fonseca - Políticas públicas
 
Jalali - Introdução e parte I - O positivismo na administração educacional
Jalali - Introdução e parte I - O positivismo na administração educacionalJalali - Introdução e parte I - O positivismo na administração educacional
Jalali - Introdução e parte I - O positivismo na administração educacional
 
Jalali - Parte II - Crítica aos fundamentos e à teoria postivista da administ...
Jalali - Parte II - Crítica aos fundamentos e à teoria postivista da administ...Jalali - Parte II - Crítica aos fundamentos e à teoria postivista da administ...
Jalali - Parte II - Crítica aos fundamentos e à teoria postivista da administ...
 
Jalali - Parte III e considerações finais - O pensamento de Greenfield
Jalali - Parte III e considerações finais - O pensamento de GreenfieldJalali - Parte III e considerações finais - O pensamento de Greenfield
Jalali - Parte III e considerações finais - O pensamento de Greenfield
 
Almeida - Cap I - As concepções de administração escolar - a crítica a concep...
Almeida - Cap I - As concepções de administração escolar - a crítica a concep...Almeida - Cap I - As concepções de administração escolar - a crítica a concep...
Almeida - Cap I - As concepções de administração escolar - a crítica a concep...
 
Almeida - Cap II - A seleção dos diretores da escola pública
Almeida - Cap II - A seleção dos diretores da escola públicaAlmeida - Cap II - A seleção dos diretores da escola pública
Almeida - Cap II - A seleção dos diretores da escola pública
 
Almeida - Cap III e considerações finais - Anos 90 a 2001
Almeida - Cap III e considerações finais - Anos 90 a 2001Almeida - Cap III e considerações finais - Anos 90 a 2001
Almeida - Cap III e considerações finais - Anos 90 a 2001
 
Shimamoto - Introdução e Cap I - Gestão escolar democrática - para além da l...
Shimamoto -  Introdução e Cap I - Gestão escolar democrática - para além da l...Shimamoto -  Introdução e Cap I - Gestão escolar democrática - para além da l...
Shimamoto - Introdução e Cap I - Gestão escolar democrática - para além da l...
 
Lima, Aranda e Lima - Estado, políticas educacionais e gestão democrática da ...
Lima, Aranda e Lima - Estado, políticas educacionais e gestão democrática da ...Lima, Aranda e Lima - Estado, políticas educacionais e gestão democrática da ...
Lima, Aranda e Lima - Estado, políticas educacionais e gestão democrática da ...
 
Peroni - A democratização da educação
Peroni - A democratização da educaçãoPeroni - A democratização da educação
Peroni - A democratização da educação
 
Marilia Fonseca - O projeto político pedagógico
Marilia Fonseca - O projeto político pedagógicoMarilia Fonseca - O projeto político pedagógico
Marilia Fonseca - O projeto político pedagógico
 
Sobre Positivismo - Auguste Comte
Sobre Positivismo - Auguste ComteSobre Positivismo - Auguste Comte
Sobre Positivismo - Auguste Comte
 
A observação como técnica científica de coleta e análise de dados
A observação como técnica científica de coleta e análise de dadosA observação como técnica científica de coleta e análise de dados
A observação como técnica científica de coleta e análise de dados
 
A politica do Ensino Fundamental de Nove Anos - implicações para a formação d...
A politica do Ensino Fundamental de Nove Anos - implicações para a formação d...A politica do Ensino Fundamental de Nove Anos - implicações para a formação d...
A politica do Ensino Fundamental de Nove Anos - implicações para a formação d...
 
Educação Física Escolar e Literatura - As interfaces possíveis na Educação In...
Educação Física Escolar e Literatura - As interfaces possíveis na Educação In...Educação Física Escolar e Literatura - As interfaces possíveis na Educação In...
Educação Física Escolar e Literatura - As interfaces possíveis na Educação In...
 

Último

migração e trabalho 2º ano.pptx fenomenos
migração e trabalho 2º ano.pptx fenomenosmigração e trabalho 2º ano.pptx fenomenos
migração e trabalho 2º ano.pptx fenomenosLucianoPrado15
 
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdf
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdfRecomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdf
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdfFrancisco Márcio Bezerra Oliveira
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia Tecnologia
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia TecnologiaPROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia Tecnologia
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia TecnologiaHELENO FAVACHO
 
Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdf
Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdfProjeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdf
Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdfHELENO FAVACHO
 
O que é arte. Definição de arte. História da arte.
O que é arte. Definição de arte. História da arte.O que é arte. Definição de arte. História da arte.
O que é arte. Definição de arte. História da arte.denisecompasso2
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdfPROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdfHELENO FAVACHO
 
M0 Atendimento – Definição, Importância .pptx
M0 Atendimento – Definição, Importância .pptxM0 Atendimento – Definição, Importância .pptx
M0 Atendimento – Definição, Importância .pptxJustinoTeixeira1
 
aula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.ppt
aula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.pptaula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.ppt
aula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.pptssuser2b53fe
 
Aula 25 - A america espanhola - colonização, exploraçãp e trabalho (mita e en...
Aula 25 - A america espanhola - colonização, exploraçãp e trabalho (mita e en...Aula 25 - A america espanhola - colonização, exploraçãp e trabalho (mita e en...
Aula 25 - A america espanhola - colonização, exploraçãp e trabalho (mita e en...MariaCristinaSouzaLe1
 
Conflitos entre: ISRAEL E PALESTINA.pdf
Conflitos entre:  ISRAEL E PALESTINA.pdfConflitos entre:  ISRAEL E PALESTINA.pdf
Conflitos entre: ISRAEL E PALESTINA.pdfjacquescardosodias
 
Plano de aula Nova Escola períodos simples e composto parte 1.pptx
Plano de aula Nova Escola períodos simples e composto parte 1.pptxPlano de aula Nova Escola períodos simples e composto parte 1.pptx
Plano de aula Nova Escola períodos simples e composto parte 1.pptxPaulaYaraDaasPedro
 
Camadas da terra -Litosfera conteúdo 6º ano
Camadas da terra -Litosfera  conteúdo 6º anoCamadas da terra -Litosfera  conteúdo 6º ano
Camadas da terra -Litosfera conteúdo 6º anoRachel Facundo
 
Cartão de crédito e fatura do cartão.pptx
Cartão de crédito e fatura do cartão.pptxCartão de crédito e fatura do cartão.pptx
Cartão de crédito e fatura do cartão.pptxMarcosLemes28
 
8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeito
8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeito8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeito
8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeitotatianehilda
 
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...PatriciaCaetano18
 
A Revolução Francesa. Liberdade, Igualdade e Fraternidade são os direitos que...
A Revolução Francesa. Liberdade, Igualdade e Fraternidade são os direitos que...A Revolução Francesa. Liberdade, Igualdade e Fraternidade são os direitos que...
A Revolução Francesa. Liberdade, Igualdade e Fraternidade são os direitos que...DirceuNascimento5
 
About Vila Galé- Cadeia Empresarial de Hotéis
About Vila Galé- Cadeia Empresarial de HotéisAbout Vila Galé- Cadeia Empresarial de Hotéis
About Vila Galé- Cadeia Empresarial de Hotéisines09cachapa
 
Educação Financeira - Cartão de crédito665933.pptx
Educação Financeira - Cartão de crédito665933.pptxEducação Financeira - Cartão de crédito665933.pptx
Educação Financeira - Cartão de crédito665933.pptxMarcosLemes28
 
PROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdfPROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdfHELENO FAVACHO
 
GÊNERO CARTAZ - o que é, para que serve.pptx
GÊNERO CARTAZ - o que é, para que serve.pptxGÊNERO CARTAZ - o que é, para que serve.pptx
GÊNERO CARTAZ - o que é, para que serve.pptxMARIADEFATIMASILVADE
 

Último (20)

migração e trabalho 2º ano.pptx fenomenos
migração e trabalho 2º ano.pptx fenomenosmigração e trabalho 2º ano.pptx fenomenos
migração e trabalho 2º ano.pptx fenomenos
 
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdf
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdfRecomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdf
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdf
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia Tecnologia
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia TecnologiaPROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia Tecnologia
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia Tecnologia
 
Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdf
Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdfProjeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdf
Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdf
 
O que é arte. Definição de arte. História da arte.
O que é arte. Definição de arte. História da arte.O que é arte. Definição de arte. História da arte.
O que é arte. Definição de arte. História da arte.
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdfPROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdf
 
M0 Atendimento – Definição, Importância .pptx
M0 Atendimento – Definição, Importância .pptxM0 Atendimento – Definição, Importância .pptx
M0 Atendimento – Definição, Importância .pptx
 
aula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.ppt
aula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.pptaula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.ppt
aula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.ppt
 
Aula 25 - A america espanhola - colonização, exploraçãp e trabalho (mita e en...
Aula 25 - A america espanhola - colonização, exploraçãp e trabalho (mita e en...Aula 25 - A america espanhola - colonização, exploraçãp e trabalho (mita e en...
Aula 25 - A america espanhola - colonização, exploraçãp e trabalho (mita e en...
 
Conflitos entre: ISRAEL E PALESTINA.pdf
Conflitos entre:  ISRAEL E PALESTINA.pdfConflitos entre:  ISRAEL E PALESTINA.pdf
Conflitos entre: ISRAEL E PALESTINA.pdf
 
Plano de aula Nova Escola períodos simples e composto parte 1.pptx
Plano de aula Nova Escola períodos simples e composto parte 1.pptxPlano de aula Nova Escola períodos simples e composto parte 1.pptx
Plano de aula Nova Escola períodos simples e composto parte 1.pptx
 
Camadas da terra -Litosfera conteúdo 6º ano
Camadas da terra -Litosfera  conteúdo 6º anoCamadas da terra -Litosfera  conteúdo 6º ano
Camadas da terra -Litosfera conteúdo 6º ano
 
Cartão de crédito e fatura do cartão.pptx
Cartão de crédito e fatura do cartão.pptxCartão de crédito e fatura do cartão.pptx
Cartão de crédito e fatura do cartão.pptx
 
8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeito
8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeito8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeito
8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeito
 
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
 
A Revolução Francesa. Liberdade, Igualdade e Fraternidade são os direitos que...
A Revolução Francesa. Liberdade, Igualdade e Fraternidade são os direitos que...A Revolução Francesa. Liberdade, Igualdade e Fraternidade são os direitos que...
A Revolução Francesa. Liberdade, Igualdade e Fraternidade são os direitos que...
 
About Vila Galé- Cadeia Empresarial de Hotéis
About Vila Galé- Cadeia Empresarial de HotéisAbout Vila Galé- Cadeia Empresarial de Hotéis
About Vila Galé- Cadeia Empresarial de Hotéis
 
Educação Financeira - Cartão de crédito665933.pptx
Educação Financeira - Cartão de crédito665933.pptxEducação Financeira - Cartão de crédito665933.pptx
Educação Financeira - Cartão de crédito665933.pptx
 
PROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdfPROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdf
 
GÊNERO CARTAZ - o que é, para que serve.pptx
GÊNERO CARTAZ - o que é, para que serve.pptxGÊNERO CARTAZ - o que é, para que serve.pptx
GÊNERO CARTAZ - o que é, para que serve.pptx
 

Shimamoto - Cap III e considerações finais - Forma e conteúdo - componentes de conservação ou transformação

  • 1. Universidade Federal da Grande Dourados Programa de Pós-Graduação em Educação Faculdade de Educação Disciplina: Estudos em Gestão Educacional Docente: Prof. Dr. Paulo Gomes Lima   Capítulo III – Forma/Conteúdo: componentes de conservação ou transformação e considerações finais Dourados 2011 Mestranda Ana Paula Moreira de Sousa
  • 2.
  • 3.
  • 4. Cap. I – Autores otimistasApesar de defenderem propostas ditas transformadoras, veem na aliança gestão escolar democrática (GED)/sociedade capitalista neoliberal, uma possibilidade de constituição dessa gestão. Para autora, estas são lógicas de matrizes e padrões conflitantes, demonstrando por mudança/conciliação nos processos implantados, não evidenciando a superação que vá além da forma, atingindo as raízes de fato constituidoras do modelo instalado (p. 112).
  • 5.
  • 6.
  • 7.
  • 8.
  • 9. Nosella (2005) afirma que havia dois grupos na década de 80 que debatiam a questão da relação supracitada, que seriam:A autora pontua que atualmente, o inconformismo cria forma de queixa (des)contextualizada e frágil, não tendo alcance a reflexões, debates e efetivação coletiva, que no sentido político e social podem propiciar um salto qualitativo (p. 115).
  • 10. Pensando a forma como elemento principal da efetivação da GED, a autora ressalta que por mais que haja a tentativa de negação pelos discursos, as ações formuladas assumem o carro chefe, em detrimento do conteúdo, criando modelo de produção de homens adequados ao mercado de trabalho, sociedade classista e reprodutores do status quo.
  • 11. Segundo Shimamoto (2011), pensar a GED numa concepção que não negue a democracia liberal, que não traga a práxis objetiva como divisor de águas, induz a pensar em Se a GEDcarece de não há como relativizar, pois da forma como é proposta em algumas teorias, já se manifesta abortada. Segunda a autora, sugerir e defender a relativização, são fatos inibidores de transformação (p. 118).
  • 12.
  • 13.
  • 14. Existem duas ações vivenciadas a modulagem de consciências à luz de ilusões neoliberais para negar a prática social, sendo elas:Shimamoto (2011) pontua que a escola se justifica enquanto instância mediadora quando amplia seus efeitos para além de suas paredes, tendo um olhar mais aprimorado, com fluxo de idas e vindas dos agentes sociais ali presentes, possibilitando o trabalho de educação das consciências (p. 122).
  • 15. A autora aponta alguns pontos inibidores para que se supere as condições objetivas, sendo eles: “Os desafios provocam e as barreiras amarram. Partir da prática hoje se instala é capital. Atuar na existência dos sujeitos, tecida na trama de fios que conectam todas as inter-relações humanas historicizadas é, a nosso ver, a única maneira de assumir autoria consciente nos processos de constituir-se homem” (p. 122, grifo da autora).
  • 16.
  • 17. Essas propostas de práticas competidoras, imediatistas e desconectadas da GED estão vinculadas mais à proposta gerencialista, em nível macro e micro, sustentando as lacunas teoria/prática, universalização em detrimento das particularidades e a técnica em detrimento do substancial (p. 123).
  • 18.
  • 19. Analisando as propostas de Saviani, Paro e Tragtenberg, considerados como autores concretos, a autora cita que:
  • 20.
  • 21. Shimamoto (2011) levanta algumas reflexões sobre o modelo que se pensa e se propõe a sociedade, sendo:
  • 22. Traz como discussão primeira a categoria participação, que seria o fato de Shimamoto (2011) afirma que tanto na sociedade quanto na educação escolar há cenários oscilantes entre o exercício de construção de práticas democráticas e a sustentação de práticas autocráticas, fortalecidas na conservação de um universo burocrático, camuflado em discursos democráticos (p.130).
  • 23.
  • 24. De acordo com Shimamoto (2011) há alguns pontos estranguladores do desafio para que o homem direcione a sua necessidade para ações transformadoras e para a existência da GED, sendo eles:
  • 25.
  • 26. “Entende que a práxis é o que de fato existe, mesmo que o estado de consciência sobre a tessitura que a sustenta seja inconsistente” (SHIMAMOTO, 2007, p. 135).
  • 27. Concebe como inseparáveis, por serem tramas de um mesmo sentido. Logo, as transformações acontecem na prática social (p. 135).
  • 28. A autora pontua então suas conclusões de pesquisa afirmando:
  • 29. Shimamoto (2011) conclui que não existe e não há possibilidade de se constituir a GED na prática social tal qual se organiza e se estrutura atualmente (p. 137). Sendo necessário a construção de uma práxis escolar democrática como semente que requer outro solo, outro cultivo e outras mãos para fertilizar. Logo, é preciso para nos constituirmos socialmente a partir de nossa singularidade, sendo sujeitos no respeito e consciência de nós mesmos (p. 137).
  • 30. Fica decretado que, a partir deste instante, haverá girassóis em todas as janelas, que os girassóis terão direito a abrir-se dentro da sombra, e que as janelas devem permanecer o dia inteiro abertas, para o verde onde cresce a ESPERANÇA (MELLO, 1964).
  • 31. Referências Bibliográficas MELLO, Thiago de. Os estatutos do homem. Chile, art. III, 1964. SHIMAMOTO, Simone Vieira de Melo. Forma/Conteúdo: componentes de conservação ou transformação. In: Gestão escolar democrática: discursos de transformação ou conservação? Uberlândia: UFU, 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Uberlândia, 2011.