SlideShare uma empresa Scribd logo
1 de 45
A ARTE DE FALAR E DE ESCUTAR EM PÚBLICO
A VOZ humana:  Um elemento de grande valor nas relações interpessoais, porque ela declara, revela, anuncia o que a própria pessoa é,  suas potencialidades, suas deficiências; reflete a personalidade, e isto tem enorme influência no aprendizado do outro.  
[object Object]
A ORATÓRIA ,[object Object]
Por que as pessoas falam em público discursando tão mal? Por que, tendo tudo para agradar, terminam por afastar as pessoas da idéia central? Por que para uns falar apresentam um problema e para outros uma satisfação? A oratória está em desuso? ALGUNS QUESTIONAMENTOS
A oratória não está em desuso, o problema é questão técnica.  3 Princípios podem nos ajudar: 1. preparar a estrutura  intelectual do discurso; 2. arquitetar a forma de falar ;  3. conhecer as características de cada auditório e se informar sobre o tipo de público.
ORADOR REAL X ORADOR IDEAL ,[object Object],[object Object],[object Object]
*Complicador:  Sobrecarrega seu discurso com excesso de assuntos sem levar em consideração se o público vai ou não receber bem suas informações. Para ele tanto faz, o que importa é emitir suas idéias... *Não planificador:  Aquele tipo que fala “inspirado”. As idéias surgem “na hora”, perde a forma e se afasta do essencial.
*Gritador:  O tom da voz é sempre agudo, intenso, rápido, desrespeitando as mais elementares regras de comunicação. *Desatualizado:  Está sempre fazendo referências ao passado; nutre-se de informações tendenciosas, preconceituosas, de gosto duvidoso. Sua biblioteca não é variada e nem atualizada. Vive do passado, alheio ao presente e negando o futuro. *
*Assim, são os oradores reais. Pode não parecer, mas vivemos entre eles. O que mais causa surpresa e pesar é a resistência que eles têm para mudar, atualizar e contextualizar. Por isso, estão e continuarão limitados e empobrecidos da graça do saber.
CARACTERÍSTICAS DO ORADOR IDEAL ,[object Object],[object Object],[object Object]
*Pesquisador:  Sabe suprir todos com informações seguras e contextualizadas; lê sobre tudo e retém o melhor para que seus liderados sejam privilegiados. *Informador:  Procura   ouvir seus liderados com freqüência; analisa antes o que vai fazer; sabe trabalhar em equipe; entende que sozinho não pode fazer nada. Por isso, mantém um fluxo de informações.
Assim são o orador real e o ideal.   Seria interessante fazer uma auto-avaliação sobre o comportamento em oratória:  A ARTE DE FALAR E DE ESCUTAR EM BÚBLICO.   Estamos na era da Informática, da comunicação digital, dos crescimentos pessoal e interpessoal. É salutar cada mudança que gera maturidade e eficácia nos relacionamentos humanos e na comunicação.
SETE CAMINHOS PARA UMA COMUNICAÇÃO EFICAZ
Apresentar sete caminhos para uma comunicação eficaz Objetivos Promover a  auto-análise e a sensibilização para uma comunicação clara, objetiva e segura.
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],7 Caminhos para uma Comunicação Eficaz
1 -  Comunicação humana e  autoconhecimento Comunicação Eficaz:  a arte da interação e do encontro. A arte de tornar comum uma mensagem Símbolo de poder e autoridade
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
A Imagem é uma combinação de 3 percepções - Como eu me vejo - Como os outros me vêem - Qual a imagem que eu gostaria de transmitir?
Fontes de Informações Expressões Faciais Gestos Trajes Tom de Voz Vocabulário 1 - Comunicação Humana e Autoconhecimento
2 - Barreiras nas comunicações ,[object Object],Egocentrismo Timidez  ,[object Object],Dificuldade de expressão  ,[object Object],Excesso de intermediários ,[object Object],Preconceitos ,[object Object],Status  ,[object Object],Escolha inadequada: ,[object Object],[object Object]
3 -  Plano de Ação ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
4 – Aplicação do recurso V.I.P. ,[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],4 – Aplicação do recurso V.I.P . De:  . Planejar . Apresentar . Avaliar a mensagem
[object Object],4 – Aplicação do recurso V.I.P. ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],4 – Aplicação do recurso V.I.P. P - PRÁTICA:
Na  comunicação verbal  EVITE ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],4 – Aplicação do recurso V.I.P.
Na  comunicação verbal  EVITE ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],4 – Aplicação do recurso V.I.P.
Na  comunicação verbal  EVITE ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],4 – Aplicação do recurso V.I.P.
Na  comunicação verbal  EVITE ,[object Object],[object Object],[object Object],4 – Aplicação do recurso V.I.P.
Na  comunicação não-verbal  EVITE ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],4 – Aplicação do recurso V.I.P.
Na  comunicação não-verbal  EVITE ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],4 – Aplicação do recurso V.I.P.
Na  comunicação não-verbal  EVITE ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],4 – Aplicação do recurso V.I.P.
Na  comunicação interpessoal  EVITE ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],4 – Aplicação do recurso V.I.P.
Na  comunicação interpessoal  EVITE ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],4 – Aplicação do recurso V.I.P.
Na  comunicação interpessoal  EVITE ,[object Object],4 – Aplicação do recurso V.I.P.
5º Caminho -  A Assertividade ,[object Object],[object Object],[object Object]
6o Caminho –  A arte de escutar ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],6o Caminho – A arte de escutar
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],6o Caminho – A arte de escutar
7º Caminho ,[object Object]
EXERCÍCIOS PARA MELHORAR A DICÇÃO  1. Num ninho de mafagafos tem cinco mafagafinhos. Tem também magafaços, maçagafas, maçagafinhos, mafafagos, magaçafas, maçafagas, magafinhos, magafafos e magafagafinhos. 2. Tenho um pé de cafanguito.  Quem o descafanguitar; bom descafanguitador será. Como eu descafanguitei, bom descafanguitador serei. 3. Bagre branco, branco bagre, bagre branco, branco bagre. (Repita 5 vezes). 4. A frota de frágeis fragatas, fretada por um franco frustrado, enfreado de frio, naufragou na refrega, por frêmitos flecheiros africanos.
5. O desinquivincavacador das caravelarias desinquivincavacaria as cavidades, que deveriam ser desinquivincavacadas. 6. Perlustrando patética petição  produzida pela postulante,  prevemos possibilidade para pervencê-la,  porquanto parecem pressupostos primários permissíveis, para propugnar pelo presente pleito,  pois prejulgamos pugna pretérita perfeitíssima. EXERCÍCIOS PARA MELHORAR A DICÇÃO
EXERCÍCIOS PARA MELHORAR A DICÇÃO  7. Vem o vento Ruth Salles Vem o vento, e o verde vale vibra. Voa a vela ao vento vindo. Verde vespa vara o vento,  vence o vento e vai! Velhas vozes vivas vêm Varrem vale e vila! Vidros vibram! Vento verga varas verdes. - Vira a vista e vê!

Mais conteúdo relacionado

Mais procurados

O poder da comunicação & oratória Por Julio Pascoal
O poder da comunicação & oratória   Por Julio PascoalO poder da comunicação & oratória   Por Julio Pascoal
O poder da comunicação & oratória Por Julio PascoalJulio Pascoal
 
Falar em Público: Oratória sem Segredos
Falar em Público: Oratória sem SegredosFalar em Público: Oratória sem Segredos
Falar em Público: Oratória sem SegredosCarlos Cunha
 
Inteligência emocional e o perfil do empreendedor
Inteligência emocional e o perfil do empreendedorInteligência emocional e o perfil do empreendedor
Inteligência emocional e o perfil do empreendedorYonara Mateus
 
Gestão de Relacionamento com o cliente
Gestão de Relacionamento com o clienteGestão de Relacionamento com o cliente
Gestão de Relacionamento com o clienteMateus Lessa
 
Como controlar o medo de falar em público
Como controlar o medo de falar em públicoComo controlar o medo de falar em público
Como controlar o medo de falar em públicoGilson Barbosa
 
Relacionamento interpessoal e equipes de trabalho
Relacionamento interpessoal e equipes de trabalhoRelacionamento interpessoal e equipes de trabalho
Relacionamento interpessoal e equipes de trabalhoBruno Morais Lopes
 
Comunicação interpessoal comunicação assertiva
Comunicação interpessoal comunicação assertivaComunicação interpessoal comunicação assertiva
Comunicação interpessoal comunicação assertivaGabi1994Dinis
 
Apresentação Inteligência Emocional
Apresentação Inteligência EmocionalApresentação Inteligência Emocional
Apresentação Inteligência Emocionalanaediteaires
 
Treinamento Atendimento à Clientes
Treinamento Atendimento à ClientesTreinamento Atendimento à Clientes
Treinamento Atendimento à Clientesaavbatista
 
Inteligencia Emocional & Inteligencia Social
Inteligencia Emocional & Inteligencia SocialInteligencia Emocional & Inteligencia Social
Inteligencia Emocional & Inteligencia SocialGustavo Fantin
 
Apresentação mini curso de dicas de entrevista de emprego
Apresentação mini curso de  dicas de entrevista de empregoApresentação mini curso de  dicas de entrevista de emprego
Apresentação mini curso de dicas de entrevista de empregoSilmara Borghetti
 
Excelência no atendimento ao cliente
Excelência no atendimento ao clienteExcelência no atendimento ao cliente
Excelência no atendimento ao clienteDaiane Costa
 

Mais procurados (20)

Perfil comportamental
Perfil comportamentalPerfil comportamental
Perfil comportamental
 
O poder da comunicação & oratória Por Julio Pascoal
O poder da comunicação & oratória   Por Julio PascoalO poder da comunicação & oratória   Por Julio Pascoal
O poder da comunicação & oratória Por Julio Pascoal
 
Falar em Público: Oratória sem Segredos
Falar em Público: Oratória sem SegredosFalar em Público: Oratória sem Segredos
Falar em Público: Oratória sem Segredos
 
Oratória
OratóriaOratória
Oratória
 
Inteligência emocional e o perfil do empreendedor
Inteligência emocional e o perfil do empreendedorInteligência emocional e o perfil do empreendedor
Inteligência emocional e o perfil do empreendedor
 
Gestão de Relacionamento com o cliente
Gestão de Relacionamento com o clienteGestão de Relacionamento com o cliente
Gestão de Relacionamento com o cliente
 
Como controlar o medo de falar em público
Como controlar o medo de falar em públicoComo controlar o medo de falar em público
Como controlar o medo de falar em público
 
Relacionamento interpessoal e equipes de trabalho
Relacionamento interpessoal e equipes de trabalhoRelacionamento interpessoal e equipes de trabalho
Relacionamento interpessoal e equipes de trabalho
 
Palestra motivacional
Palestra motivacional Palestra motivacional
Palestra motivacional
 
Comunicação interpessoal comunicação assertiva
Comunicação interpessoal comunicação assertivaComunicação interpessoal comunicação assertiva
Comunicação interpessoal comunicação assertiva
 
Apresentação Inteligência Emocional
Apresentação Inteligência EmocionalApresentação Inteligência Emocional
Apresentação Inteligência Emocional
 
Treinamento Atendimento à Clientes
Treinamento Atendimento à ClientesTreinamento Atendimento à Clientes
Treinamento Atendimento à Clientes
 
A importância da boa comunicação
A importância da boa comunicaçãoA importância da boa comunicação
A importância da boa comunicação
 
Inteligencia Emocional & Inteligencia Social
Inteligencia Emocional & Inteligencia SocialInteligencia Emocional & Inteligencia Social
Inteligencia Emocional & Inteligencia Social
 
Mini curso comunicação (apresentação)
Mini curso comunicação (apresentação)Mini curso comunicação (apresentação)
Mini curso comunicação (apresentação)
 
Perfil disc
Perfil discPerfil disc
Perfil disc
 
Apresentação mini curso de dicas de entrevista de emprego
Apresentação mini curso de  dicas de entrevista de empregoApresentação mini curso de  dicas de entrevista de emprego
Apresentação mini curso de dicas de entrevista de emprego
 
Excelência no atendimento ao cliente
Excelência no atendimento ao clienteExcelência no atendimento ao cliente
Excelência no atendimento ao cliente
 
Comunicação eficaz
Comunicação eficazComunicação eficaz
Comunicação eficaz
 
O que é liderança
O que é liderançaO que é liderança
O que é liderança
 

Destaque

Workshop Marketing Pessoal
Workshop Marketing PessoalWorkshop Marketing Pessoal
Workshop Marketing PessoalMargarida Rebelo
 
Aula 1 curso aprenda a falar em publico tecnicas de retorica e oratoria 2011
Aula 1 curso aprenda a falar em publico tecnicas de retorica e oratoria 2011Aula 1 curso aprenda a falar em publico tecnicas de retorica e oratoria 2011
Aula 1 curso aprenda a falar em publico tecnicas de retorica e oratoria 2011LuizfmRamos
 
A Importância da Oratória para a Comunicação nas Organizações
A Importância da Oratória para a Comunicação nas OrganizaçõesA Importância da Oratória para a Comunicação nas Organizações
A Importância da Oratória para a Comunicação nas OrganizaçõesAna Cristina Cavalcanti Pimenta
 
Apresentacao e-oratoria
Apresentacao e-oratoriaApresentacao e-oratoria
Apresentacao e-oratoriaJoao Balbi
 
Comunicação Verbal e Oratória
Comunicação Verbal e OratóriaComunicação Verbal e Oratória
Comunicação Verbal e OratóriaCaput Consultoria
 
Comunicação nas relações interpessoais
Comunicação nas relações interpessoaisComunicação nas relações interpessoais
Comunicação nas relações interpessoaisFalarte
 
Arte de falar em público
Arte de falar em públicoArte de falar em público
Arte de falar em públicoNext Educação
 
Comunicação apresentação
Comunicação apresentaçãoComunicação apresentação
Comunicação apresentaçãoCassia Dias
 
SEMINÁRIO DA DISCIPLINA DE ESTUDOS EM GESTÃO EDUCACIONAL
SEMINÁRIO DA DISCIPLINA DE ESTUDOS EM GESTÃO EDUCACIONALSEMINÁRIO DA DISCIPLINA DE ESTUDOS EM GESTÃO EDUCACIONAL
SEMINÁRIO DA DISCIPLINA DE ESTUDOS EM GESTÃO EDUCACIONAL Maria Isabel Soares Feitosa
 
3º Encontro - Comunicação Eficaz no Atendimento - 16hs
3º Encontro - Comunicação  Eficaz no Atendimento - 16hs3º Encontro - Comunicação  Eficaz no Atendimento - 16hs
3º Encontro - Comunicação Eficaz no Atendimento - 16hsFalarte
 
3ª aula como falar em público
3ª aula   como falar em público3ª aula   como falar em público
3ª aula como falar em públicoFalarte
 
Summo Consultoria - Slides Oratória turma01
Summo Consultoria - Slides Oratória turma01Summo Consultoria - Slides Oratória turma01
Summo Consultoria - Slides Oratória turma01Summo_Consultoria
 
Apostila de Comunicação Verbal e Oratória
Apostila de Comunicação Verbal e OratóriaApostila de Comunicação Verbal e Oratória
Apostila de Comunicação Verbal e OratóriaCaput Consultoria
 

Destaque (20)

Workshop Marketing Pessoal
Workshop Marketing PessoalWorkshop Marketing Pessoal
Workshop Marketing Pessoal
 
Aula 1 curso aprenda a falar em publico tecnicas de retorica e oratoria 2011
Aula 1 curso aprenda a falar em publico tecnicas de retorica e oratoria 2011Aula 1 curso aprenda a falar em publico tecnicas de retorica e oratoria 2011
Aula 1 curso aprenda a falar em publico tecnicas de retorica e oratoria 2011
 
A Importância da Oratória para a Comunicação nas Organizações
A Importância da Oratória para a Comunicação nas OrganizaçõesA Importância da Oratória para a Comunicação nas Organizações
A Importância da Oratória para a Comunicação nas Organizações
 
Oratória
OratóriaOratória
Oratória
 
Apresentacao e-oratoria
Apresentacao e-oratoriaApresentacao e-oratoria
Apresentacao e-oratoria
 
Comunicação Verbal e Oratória
Comunicação Verbal e OratóriaComunicação Verbal e Oratória
Comunicação Verbal e Oratória
 
10º SIMCADE | Oratória - A arte de falar em público [Palestra Espírita]
10º SIMCADE  | Oratória - A arte de falar em público [Palestra Espírita]10º SIMCADE  | Oratória - A arte de falar em público [Palestra Espírita]
10º SIMCADE | Oratória - A arte de falar em público [Palestra Espírita]
 
Comunicação nas relações interpessoais
Comunicação nas relações interpessoaisComunicação nas relações interpessoais
Comunicação nas relações interpessoais
 
Arte de falar em público
Arte de falar em públicoArte de falar em público
Arte de falar em público
 
Comunicação apresentação
Comunicação apresentaçãoComunicação apresentação
Comunicação apresentação
 
Enem 2010
Enem 2010Enem 2010
Enem 2010
 
Manual de oratória
Manual de oratóriaManual de oratória
Manual de oratória
 
SEMINÁRIO DA DISCIPLINA DE ESTUDOS EM GESTÃO EDUCACIONAL
SEMINÁRIO DA DISCIPLINA DE ESTUDOS EM GESTÃO EDUCACIONALSEMINÁRIO DA DISCIPLINA DE ESTUDOS EM GESTÃO EDUCACIONAL
SEMINÁRIO DA DISCIPLINA DE ESTUDOS EM GESTÃO EDUCACIONAL
 
Apostila de oratória
Apostila de oratóriaApostila de oratória
Apostila de oratória
 
Dicas de oratória
Dicas de oratóriaDicas de oratória
Dicas de oratória
 
3º Encontro - Comunicação Eficaz no Atendimento - 16hs
3º Encontro - Comunicação  Eficaz no Atendimento - 16hs3º Encontro - Comunicação  Eficaz no Atendimento - 16hs
3º Encontro - Comunicação Eficaz no Atendimento - 16hs
 
3ª aula como falar em público
3ª aula   como falar em público3ª aula   como falar em público
3ª aula como falar em público
 
Summo Consultoria - Slides Oratória turma01
Summo Consultoria - Slides Oratória turma01Summo Consultoria - Slides Oratória turma01
Summo Consultoria - Slides Oratória turma01
 
Apostila de oratória
Apostila de oratóriaApostila de oratória
Apostila de oratória
 
Apostila de Comunicação Verbal e Oratória
Apostila de Comunicação Verbal e OratóriaApostila de Comunicação Verbal e Oratória
Apostila de Comunicação Verbal e Oratória
 

Semelhante a Arte da comunicação eficaz

A arte de falar e de escutar em publico
A arte de falar e de escutar em publico A arte de falar e de escutar em publico
A arte de falar e de escutar em publico Kamila Mendonça
 
A arte de falar em público
A arte de falar em públicoA arte de falar em público
A arte de falar em públicoKamila Mendonça
 
Oratória – slides assessor pe. rafael duque 06.10.2014
Oratória – slides assessor pe. rafael duque   06.10.2014Oratória – slides assessor pe. rafael duque   06.10.2014
Oratória – slides assessor pe. rafael duque 06.10.2014José Luiz Silva Pinto
 
ufcd_9835 comunicação interpessoal e instituicional.pdf
ufcd_9835 comunicação interpessoal e instituicional.pdfufcd_9835 comunicação interpessoal e instituicional.pdf
ufcd_9835 comunicação interpessoal e instituicional.pdfClaudiaBrito73
 
A arte de convencer pela palavra
A arte de convencer pela palavraA arte de convencer pela palavra
A arte de convencer pela palavraFabiola Sampaio
 
Falar em Público - Oratória Sem Segredos por Carlos Cunha
Falar em Público - Oratória Sem Segredos por Carlos CunhaFalar em Público - Oratória Sem Segredos por Carlos Cunha
Falar em Público - Oratória Sem Segredos por Carlos CunhaCarlos Cunha
 
Arte de falar_em_publico
Arte de falar_em_publicoArte de falar_em_publico
Arte de falar_em_publicoRazaoNota
 
1º oratória
1º oratória1º oratória
1º oratóriaRonaldobv
 
oratoria-e-dicas-de-apresentacao-150410222311-conversion-gate01.pptx
oratoria-e-dicas-de-apresentacao-150410222311-conversion-gate01.pptxoratoria-e-dicas-de-apresentacao-150410222311-conversion-gate01.pptx
oratoria-e-dicas-de-apresentacao-150410222311-conversion-gate01.pptxRomuloAlves22
 
Comunicação assertiva
Comunicação assertivaComunicação assertiva
Comunicação assertivaAntonio Uchoa
 
Comunicacao assertiva
Comunicacao assertivaComunicacao assertiva
Comunicacao assertivaDaniela Anjos
 
técnicas oratória e apresentação de trabalhos.pptx
técnicas oratória e apresentação de trabalhos.pptxtécnicas oratória e apresentação de trabalhos.pptx
técnicas oratória e apresentação de trabalhos.pptxfranmafesoni
 
Curso de oratória 2018 Senac.pdf
Curso de oratória 2018 Senac.pdfCurso de oratória 2018 Senac.pdf
Curso de oratória 2018 Senac.pdfFbioBezerra18
 
Mc 5440 - Comunicação interpessoal d2
Mc 5440  - Comunicação interpessoal d2Mc 5440  - Comunicação interpessoal d2
Mc 5440 - Comunicação interpessoal d2MaryanaCastro1
 

Semelhante a Arte da comunicação eficaz (20)

A arte de falar e de escutar em publico
A arte de falar e de escutar em publico A arte de falar e de escutar em publico
A arte de falar e de escutar em publico
 
Tecnicas de Oratória.
Tecnicas de Oratória.Tecnicas de Oratória.
Tecnicas de Oratória.
 
A arte de falar em público
A arte de falar em públicoA arte de falar em público
A arte de falar em público
 
A arte de falar em público
A arte de falar em públicoA arte de falar em público
A arte de falar em público
 
Oratória – slides assessor pe. rafael duque 06.10.2014
Oratória – slides assessor pe. rafael duque   06.10.2014Oratória – slides assessor pe. rafael duque   06.10.2014
Oratória – slides assessor pe. rafael duque 06.10.2014
 
ufcd_9835 comunicação interpessoal e instituicional.pdf
ufcd_9835 comunicação interpessoal e instituicional.pdfufcd_9835 comunicação interpessoal e instituicional.pdf
ufcd_9835 comunicação interpessoal e instituicional.pdf
 
A arte de convencer pela palavra
A arte de convencer pela palavraA arte de convencer pela palavra
A arte de convencer pela palavra
 
Oralidade
OralidadeOralidade
Oralidade
 
Falar em Público - Oratória Sem Segredos por Carlos Cunha
Falar em Público - Oratória Sem Segredos por Carlos CunhaFalar em Público - Oratória Sem Segredos por Carlos Cunha
Falar em Público - Oratória Sem Segredos por Carlos Cunha
 
Arte de falar_em_publico
Arte de falar_em_publicoArte de falar_em_publico
Arte de falar_em_publico
 
1º oratória
1º oratória1º oratória
1º oratória
 
Comunicação assertiva
Comunicação assertivaComunicação assertiva
Comunicação assertiva
 
oratoria-e-dicas-de-apresentacao-150410222311-conversion-gate01.pptx
oratoria-e-dicas-de-apresentacao-150410222311-conversion-gate01.pptxoratoria-e-dicas-de-apresentacao-150410222311-conversion-gate01.pptx
oratoria-e-dicas-de-apresentacao-150410222311-conversion-gate01.pptx
 
Comunicação assertiva
Comunicação assertivaComunicação assertiva
Comunicação assertiva
 
Comunicacao assertiva
Comunicacao assertivaComunicacao assertiva
Comunicacao assertiva
 
Como falar em público
Como falar em públicoComo falar em público
Como falar em público
 
técnicas oratória e apresentação de trabalhos.pptx
técnicas oratória e apresentação de trabalhos.pptxtécnicas oratória e apresentação de trabalhos.pptx
técnicas oratória e apresentação de trabalhos.pptx
 
A Gente Sabe Ouvir
A Gente Sabe OuvirA Gente Sabe Ouvir
A Gente Sabe Ouvir
 
Curso de oratória 2018 Senac.pdf
Curso de oratória 2018 Senac.pdfCurso de oratória 2018 Senac.pdf
Curso de oratória 2018 Senac.pdf
 
Mc 5440 - Comunicação interpessoal d2
Mc 5440  - Comunicação interpessoal d2Mc 5440  - Comunicação interpessoal d2
Mc 5440 - Comunicação interpessoal d2
 

Mais de Rodrigo Catini Flaibam

Revista Encontro 01 - Dezembro de 2011
Revista Encontro 01 - Dezembro de 2011Revista Encontro 01 - Dezembro de 2011
Revista Encontro 01 - Dezembro de 2011Rodrigo Catini Flaibam
 
Resumo Sintético - Novas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil
Resumo Sintético - Novas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no BrasilResumo Sintético - Novas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil
Resumo Sintético - Novas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no BrasilRodrigo Catini Flaibam
 
Passos metodológicos das Diretrizes da Evangelização 2011-2015
Passos metodológicos das Diretrizes da Evangelização 2011-2015Passos metodológicos das Diretrizes da Evangelização 2011-2015
Passos metodológicos das Diretrizes da Evangelização 2011-2015Rodrigo Catini Flaibam
 
Diretrizes e novo modelo Pastoral (DGAE 2011 2015)
Diretrizes e novo modelo Pastoral (DGAE 2011 2015)Diretrizes e novo modelo Pastoral (DGAE 2011 2015)
Diretrizes e novo modelo Pastoral (DGAE 2011 2015)Rodrigo Catini Flaibam
 
Diretrizes Gerais da Evangelização da Igreja no Brasil 2011-2015 (Visão Geral)
Diretrizes Gerais da Evangelização da Igreja no Brasil 2011-2015 (Visão Geral)Diretrizes Gerais da Evangelização da Igreja no Brasil 2011-2015 (Visão Geral)
Diretrizes Gerais da Evangelização da Igreja no Brasil 2011-2015 (Visão Geral)Rodrigo Catini Flaibam
 
Parceria Arquidiocese - Minha Paróquia
Parceria Arquidiocese - Minha ParóquiaParceria Arquidiocese - Minha Paróquia
Parceria Arquidiocese - Minha ParóquiaRodrigo Catini Flaibam
 
Mensagem 45º dia das Comunicações Sociais - Papa Bento XVI
Mensagem 45º dia das Comunicações Sociais - Papa Bento XVIMensagem 45º dia das Comunicações Sociais - Papa Bento XVI
Mensagem 45º dia das Comunicações Sociais - Papa Bento XVIRodrigo Catini Flaibam
 
7º Plano de Pastoral Orgânica - Arquidiocese de Campinas
7º Plano de Pastoral Orgânica - Arquidiocese de Campinas7º Plano de Pastoral Orgânica - Arquidiocese de Campinas
7º Plano de Pastoral Orgânica - Arquidiocese de CampinasRodrigo Catini Flaibam
 
7º PPO – Encontro de Espiritualidade: Padre Nadai
7º PPO – Encontro de Espiritualidade: Padre Nadai7º PPO – Encontro de Espiritualidade: Padre Nadai
7º PPO – Encontro de Espiritualidade: Padre NadaiRodrigo Catini Flaibam
 
7º PPO – Proposta para Elaboração dos Projetos
7º PPO – Proposta para Elaboração dos Projetos7º PPO – Proposta para Elaboração dos Projetos
7º PPO – Proposta para Elaboração dos ProjetosRodrigo Catini Flaibam
 
7º PPO – Encontro sobre a Elaboração dos Projetos
7º PPO – Encontro sobre a Elaboração dos Projetos7º PPO – Encontro sobre a Elaboração dos Projetos
7º PPO – Encontro sobre a Elaboração dos ProjetosRodrigo Catini Flaibam
 
Mensagem 37º dia das comunicações - João Paulo II
Mensagem 37º dia das comunicações - João Paulo IIMensagem 37º dia das comunicações - João Paulo II
Mensagem 37º dia das comunicações - João Paulo IIRodrigo Catini Flaibam
 
Mensagem 36º dia das comunicações - João Paulo II
Mensagem 36º dia das comunicações - João Paulo IIMensagem 36º dia das comunicações - João Paulo II
Mensagem 36º dia das comunicações - João Paulo IIRodrigo Catini Flaibam
 
Mensagem 39º dia das comunicações - João Paulo II
Mensagem 39º dia das comunicações - João Paulo IIMensagem 39º dia das comunicações - João Paulo II
Mensagem 39º dia das comunicações - João Paulo IIRodrigo Catini Flaibam
 
Mensagem 31º dia das comunicações - João Paulo II
Mensagem 31º dia das comunicações - João Paulo IIMensagem 31º dia das comunicações - João Paulo II
Mensagem 31º dia das comunicações - João Paulo IIRodrigo Catini Flaibam
 
Mensagem 27º dia das comunicações - João Paulo II
Mensagem 27º dia das comunicações - João Paulo IIMensagem 27º dia das comunicações - João Paulo II
Mensagem 27º dia das comunicações - João Paulo IIRodrigo Catini Flaibam
 
Mensagem 26º dia das comunicações - João Paulo II
Mensagem 26º dia das comunicações - João Paulo IIMensagem 26º dia das comunicações - João Paulo II
Mensagem 26º dia das comunicações - João Paulo IIRodrigo Catini Flaibam
 
Mensagem 25º dia das comunicações - João Paulo II
Mensagem 25º dia das comunicações - João Paulo IIMensagem 25º dia das comunicações - João Paulo II
Mensagem 25º dia das comunicações - João Paulo IIRodrigo Catini Flaibam
 
Mensagem 29º dia das comunicações - João Paulo II
Mensagem 29º dia das comunicações - João Paulo IIMensagem 29º dia das comunicações - João Paulo II
Mensagem 29º dia das comunicações - João Paulo IIRodrigo Catini Flaibam
 

Mais de Rodrigo Catini Flaibam (20)

Revista Encontro 02 - Agosto de 2012
Revista Encontro 02 - Agosto de 2012Revista Encontro 02 - Agosto de 2012
Revista Encontro 02 - Agosto de 2012
 
Revista Encontro 01 - Dezembro de 2011
Revista Encontro 01 - Dezembro de 2011Revista Encontro 01 - Dezembro de 2011
Revista Encontro 01 - Dezembro de 2011
 
Resumo Sintético - Novas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil
Resumo Sintético - Novas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no BrasilResumo Sintético - Novas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil
Resumo Sintético - Novas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil
 
Passos metodológicos das Diretrizes da Evangelização 2011-2015
Passos metodológicos das Diretrizes da Evangelização 2011-2015Passos metodológicos das Diretrizes da Evangelização 2011-2015
Passos metodológicos das Diretrizes da Evangelização 2011-2015
 
Diretrizes e novo modelo Pastoral (DGAE 2011 2015)
Diretrizes e novo modelo Pastoral (DGAE 2011 2015)Diretrizes e novo modelo Pastoral (DGAE 2011 2015)
Diretrizes e novo modelo Pastoral (DGAE 2011 2015)
 
Diretrizes Gerais da Evangelização da Igreja no Brasil 2011-2015 (Visão Geral)
Diretrizes Gerais da Evangelização da Igreja no Brasil 2011-2015 (Visão Geral)Diretrizes Gerais da Evangelização da Igreja no Brasil 2011-2015 (Visão Geral)
Diretrizes Gerais da Evangelização da Igreja no Brasil 2011-2015 (Visão Geral)
 
Parceria Arquidiocese - Minha Paróquia
Parceria Arquidiocese - Minha ParóquiaParceria Arquidiocese - Minha Paróquia
Parceria Arquidiocese - Minha Paróquia
 
Mensagem 45º dia das Comunicações Sociais - Papa Bento XVI
Mensagem 45º dia das Comunicações Sociais - Papa Bento XVIMensagem 45º dia das Comunicações Sociais - Papa Bento XVI
Mensagem 45º dia das Comunicações Sociais - Papa Bento XVI
 
7º Plano de Pastoral Orgânica - Arquidiocese de Campinas
7º Plano de Pastoral Orgânica - Arquidiocese de Campinas7º Plano de Pastoral Orgânica - Arquidiocese de Campinas
7º Plano de Pastoral Orgânica - Arquidiocese de Campinas
 
7º PPO – Encontro de Espiritualidade: Padre Nadai
7º PPO – Encontro de Espiritualidade: Padre Nadai7º PPO – Encontro de Espiritualidade: Padre Nadai
7º PPO – Encontro de Espiritualidade: Padre Nadai
 
7º PPO – Proposta para Elaboração dos Projetos
7º PPO – Proposta para Elaboração dos Projetos7º PPO – Proposta para Elaboração dos Projetos
7º PPO – Proposta para Elaboração dos Projetos
 
7º PPO – Encontro sobre a Elaboração dos Projetos
7º PPO – Encontro sobre a Elaboração dos Projetos7º PPO – Encontro sobre a Elaboração dos Projetos
7º PPO – Encontro sobre a Elaboração dos Projetos
 
Mensagem 37º dia das comunicações - João Paulo II
Mensagem 37º dia das comunicações - João Paulo IIMensagem 37º dia das comunicações - João Paulo II
Mensagem 37º dia das comunicações - João Paulo II
 
Mensagem 36º dia das comunicações - João Paulo II
Mensagem 36º dia das comunicações - João Paulo IIMensagem 36º dia das comunicações - João Paulo II
Mensagem 36º dia das comunicações - João Paulo II
 
Mensagem 39º dia das comunicações - João Paulo II
Mensagem 39º dia das comunicações - João Paulo IIMensagem 39º dia das comunicações - João Paulo II
Mensagem 39º dia das comunicações - João Paulo II
 
Mensagem 31º dia das comunicações - João Paulo II
Mensagem 31º dia das comunicações - João Paulo IIMensagem 31º dia das comunicações - João Paulo II
Mensagem 31º dia das comunicações - João Paulo II
 
Mensagem 27º dia das comunicações - João Paulo II
Mensagem 27º dia das comunicações - João Paulo IIMensagem 27º dia das comunicações - João Paulo II
Mensagem 27º dia das comunicações - João Paulo II
 
Mensagem 26º dia das comunicações - João Paulo II
Mensagem 26º dia das comunicações - João Paulo IIMensagem 26º dia das comunicações - João Paulo II
Mensagem 26º dia das comunicações - João Paulo II
 
Mensagem 25º dia das comunicações - João Paulo II
Mensagem 25º dia das comunicações - João Paulo IIMensagem 25º dia das comunicações - João Paulo II
Mensagem 25º dia das comunicações - João Paulo II
 
Mensagem 29º dia das comunicações - João Paulo II
Mensagem 29º dia das comunicações - João Paulo IIMensagem 29º dia das comunicações - João Paulo II
Mensagem 29º dia das comunicações - João Paulo II
 

Último

2024 - PPT_Sermֶo 01 - Quartas de Poder - PT.pptx
2024 - PPT_Sermֶo 01 - Quartas de Poder - PT.pptx2024 - PPT_Sermֶo 01 - Quartas de Poder - PT.pptx
2024 - PPT_Sermֶo 01 - Quartas de Poder - PT.pptxhenrygabrielsilvarib
 
Gestos e Posturas na Santa Missa_20240414_055304_0000.pptx
Gestos e Posturas na Santa Missa_20240414_055304_0000.pptxGestos e Posturas na Santa Missa_20240414_055304_0000.pptx
Gestos e Posturas na Santa Missa_20240414_055304_0000.pptxSebastioFerreira34
 
GÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 E
GÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 EGÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 E
GÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 EMicheleRosa39
 
10 Orações Para Honrar São José Operário
10 Orações Para Honrar São José Operário10 Orações Para Honrar São José Operário
10 Orações Para Honrar São José OperárioNilson Almeida
 
Evangeliza - Diálogo com os Espíritos - Médiuns Esclarecedores
Evangeliza - Diálogo com os Espíritos - Médiuns EsclarecedoresEvangeliza - Diálogo com os Espíritos - Médiuns Esclarecedores
Evangeliza - Diálogo com os Espíritos - Médiuns EsclarecedoresAntonino Silva
 
Lição 3 - O céu - o Destino do Cristão.pptx
Lição 3 - O céu - o Destino do Cristão.pptxLição 3 - O céu - o Destino do Cristão.pptx
Lição 3 - O céu - o Destino do Cristão.pptxCelso Napoleon
 
LIÇÃO 02 - JOVENS - Escola Bíblica Dominical
LIÇÃO 02 - JOVENS - Escola Bíblica DominicalLIÇÃO 02 - JOVENS - Escola Bíblica Dominical
LIÇÃO 02 - JOVENS - Escola Bíblica DominicalAmaroJunior21
 
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 129 - Ao partir do pão
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 129 - Ao partir do pãoSérie Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 129 - Ao partir do pão
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 129 - Ao partir do pãoRicardo Azevedo
 
07 - SINAIS DA VOLTA DE JESUS.ppt.IASD>JA
07 - SINAIS DA VOLTA DE JESUS.ppt.IASD>JA07 - SINAIS DA VOLTA DE JESUS.ppt.IASD>JA
07 - SINAIS DA VOLTA DE JESUS.ppt.IASD>JAhenrygabrielsilvarib
 
Bem aventurados os puros de coração, pois verão a Deus: Verdadeira Pureza , ...
Bem aventurados os puros de coração, pois verão a Deus:  Verdadeira Pureza , ...Bem aventurados os puros de coração, pois verão a Deus:  Verdadeira Pureza , ...
Bem aventurados os puros de coração, pois verão a Deus: Verdadeira Pureza , ...silvana30986
 
LIÇÕES - PG my life usar uma vez por semana
LIÇÕES - PG my life usar uma vez por semanaLIÇÕES - PG my life usar uma vez por semana
LIÇÕES - PG my life usar uma vez por semanaWillemarSousa1
 

Último (12)

2024 - PPT_Sermֶo 01 - Quartas de Poder - PT.pptx
2024 - PPT_Sermֶo 01 - Quartas de Poder - PT.pptx2024 - PPT_Sermֶo 01 - Quartas de Poder - PT.pptx
2024 - PPT_Sermֶo 01 - Quartas de Poder - PT.pptx
 
Fluido Cósmico Universal e Perispírito.ppt
Fluido Cósmico Universal e Perispírito.pptFluido Cósmico Universal e Perispírito.ppt
Fluido Cósmico Universal e Perispírito.ppt
 
Gestos e Posturas na Santa Missa_20240414_055304_0000.pptx
Gestos e Posturas na Santa Missa_20240414_055304_0000.pptxGestos e Posturas na Santa Missa_20240414_055304_0000.pptx
Gestos e Posturas na Santa Missa_20240414_055304_0000.pptx
 
GÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 E
GÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 EGÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 E
GÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 E
 
10 Orações Para Honrar São José Operário
10 Orações Para Honrar São José Operário10 Orações Para Honrar São José Operário
10 Orações Para Honrar São José Operário
 
Evangeliza - Diálogo com os Espíritos - Médiuns Esclarecedores
Evangeliza - Diálogo com os Espíritos - Médiuns EsclarecedoresEvangeliza - Diálogo com os Espíritos - Médiuns Esclarecedores
Evangeliza - Diálogo com os Espíritos - Médiuns Esclarecedores
 
Lição 3 - O céu - o Destino do Cristão.pptx
Lição 3 - O céu - o Destino do Cristão.pptxLição 3 - O céu - o Destino do Cristão.pptx
Lição 3 - O céu - o Destino do Cristão.pptx
 
LIÇÃO 02 - JOVENS - Escola Bíblica Dominical
LIÇÃO 02 - JOVENS - Escola Bíblica DominicalLIÇÃO 02 - JOVENS - Escola Bíblica Dominical
LIÇÃO 02 - JOVENS - Escola Bíblica Dominical
 
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 129 - Ao partir do pão
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 129 - Ao partir do pãoSérie Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 129 - Ao partir do pão
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 129 - Ao partir do pão
 
07 - SINAIS DA VOLTA DE JESUS.ppt.IASD>JA
07 - SINAIS DA VOLTA DE JESUS.ppt.IASD>JA07 - SINAIS DA VOLTA DE JESUS.ppt.IASD>JA
07 - SINAIS DA VOLTA DE JESUS.ppt.IASD>JA
 
Bem aventurados os puros de coração, pois verão a Deus: Verdadeira Pureza , ...
Bem aventurados os puros de coração, pois verão a Deus:  Verdadeira Pureza , ...Bem aventurados os puros de coração, pois verão a Deus:  Verdadeira Pureza , ...
Bem aventurados os puros de coração, pois verão a Deus: Verdadeira Pureza , ...
 
LIÇÕES - PG my life usar uma vez por semana
LIÇÕES - PG my life usar uma vez por semanaLIÇÕES - PG my life usar uma vez por semana
LIÇÕES - PG my life usar uma vez por semana
 

Arte da comunicação eficaz

  • 1. A ARTE DE FALAR E DE ESCUTAR EM PÚBLICO
  • 2. A VOZ humana: Um elemento de grande valor nas relações interpessoais, porque ela declara, revela, anuncia o que a própria pessoa é, suas potencialidades, suas deficiências; reflete a personalidade, e isto tem enorme influência no aprendizado do outro.  
  • 3.
  • 4.
  • 5. Por que as pessoas falam em público discursando tão mal? Por que, tendo tudo para agradar, terminam por afastar as pessoas da idéia central? Por que para uns falar apresentam um problema e para outros uma satisfação? A oratória está em desuso? ALGUNS QUESTIONAMENTOS
  • 6. A oratória não está em desuso, o problema é questão técnica. 3 Princípios podem nos ajudar: 1. preparar a estrutura intelectual do discurso; 2. arquitetar a forma de falar ; 3. conhecer as características de cada auditório e se informar sobre o tipo de público.
  • 7.
  • 8. *Complicador: Sobrecarrega seu discurso com excesso de assuntos sem levar em consideração se o público vai ou não receber bem suas informações. Para ele tanto faz, o que importa é emitir suas idéias... *Não planificador: Aquele tipo que fala “inspirado”. As idéias surgem “na hora”, perde a forma e se afasta do essencial.
  • 9. *Gritador: O tom da voz é sempre agudo, intenso, rápido, desrespeitando as mais elementares regras de comunicação. *Desatualizado: Está sempre fazendo referências ao passado; nutre-se de informações tendenciosas, preconceituosas, de gosto duvidoso. Sua biblioteca não é variada e nem atualizada. Vive do passado, alheio ao presente e negando o futuro. *
  • 10. *Assim, são os oradores reais. Pode não parecer, mas vivemos entre eles. O que mais causa surpresa e pesar é a resistência que eles têm para mudar, atualizar e contextualizar. Por isso, estão e continuarão limitados e empobrecidos da graça do saber.
  • 11.
  • 12. *Pesquisador: Sabe suprir todos com informações seguras e contextualizadas; lê sobre tudo e retém o melhor para que seus liderados sejam privilegiados. *Informador: Procura ouvir seus liderados com freqüência; analisa antes o que vai fazer; sabe trabalhar em equipe; entende que sozinho não pode fazer nada. Por isso, mantém um fluxo de informações.
  • 13. Assim são o orador real e o ideal. Seria interessante fazer uma auto-avaliação sobre o comportamento em oratória: A ARTE DE FALAR E DE ESCUTAR EM BÚBLICO. Estamos na era da Informática, da comunicação digital, dos crescimentos pessoal e interpessoal. É salutar cada mudança que gera maturidade e eficácia nos relacionamentos humanos e na comunicação.
  • 14. SETE CAMINHOS PARA UMA COMUNICAÇÃO EFICAZ
  • 15. Apresentar sete caminhos para uma comunicação eficaz Objetivos Promover a auto-análise e a sensibilização para uma comunicação clara, objetiva e segura.
  • 16.
  • 17. 1 - Comunicação humana e autoconhecimento Comunicação Eficaz: a arte da interação e do encontro. A arte de tornar comum uma mensagem Símbolo de poder e autoridade
  • 18.
  • 19.
  • 20. A Imagem é uma combinação de 3 percepções - Como eu me vejo - Como os outros me vêem - Qual a imagem que eu gostaria de transmitir?
  • 21. Fontes de Informações Expressões Faciais Gestos Trajes Tom de Voz Vocabulário 1 - Comunicação Humana e Autoconhecimento
  • 22.
  • 23.
  • 24.
  • 25.
  • 26.
  • 27.
  • 28.
  • 29.
  • 30.
  • 31.
  • 32.
  • 33.
  • 34.
  • 35.
  • 36.
  • 37.
  • 38.
  • 39.
  • 40.
  • 41.
  • 42.
  • 43. EXERCÍCIOS PARA MELHORAR A DICÇÃO 1. Num ninho de mafagafos tem cinco mafagafinhos. Tem também magafaços, maçagafas, maçagafinhos, mafafagos, magaçafas, maçafagas, magafinhos, magafafos e magafagafinhos. 2. Tenho um pé de cafanguito. Quem o descafanguitar; bom descafanguitador será. Como eu descafanguitei, bom descafanguitador serei. 3. Bagre branco, branco bagre, bagre branco, branco bagre. (Repita 5 vezes). 4. A frota de frágeis fragatas, fretada por um franco frustrado, enfreado de frio, naufragou na refrega, por frêmitos flecheiros africanos.
  • 44. 5. O desinquivincavacador das caravelarias desinquivincavacaria as cavidades, que deveriam ser desinquivincavacadas. 6. Perlustrando patética petição produzida pela postulante, prevemos possibilidade para pervencê-la, porquanto parecem pressupostos primários permissíveis, para propugnar pelo presente pleito, pois prejulgamos pugna pretérita perfeitíssima. EXERCÍCIOS PARA MELHORAR A DICÇÃO
  • 45. EXERCÍCIOS PARA MELHORAR A DICÇÃO 7. Vem o vento Ruth Salles Vem o vento, e o verde vale vibra. Voa a vela ao vento vindo. Verde vespa vara o vento, vence o vento e vai! Velhas vozes vivas vêm Varrem vale e vila! Vidros vibram! Vento verga varas verdes. - Vira a vista e vê!