SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 37
Descargar para leer sin conexión
Introdução à Internet Primeiro Encontro
Nos dias de hoje a  tecnologia e, principalmente, a informática estão presentes em toda parte. Na hora de votar, por exemplo, a urna eletrônica é um computador. Para sacar dinheiro, muitas vezes usamos um caixa automático. Nos dois casos, apertamos botões, dando instruções que precisam ser cumpridas para que as máquinas executem as ações desejadas.  Que tal conhecer alguns recursos básicos do computador? http://200.20.54.60/dte/course/view.php?id=46
Vamos ligar o computador? Acostume-se a sempre ligar primeiro o estabilizador, dispositivo destinado a proteger seus equipamentos contra interferência e variações nos níveis de tensão da rede elétrica. Só então localize o símbolo de energia e clique no botão de liga/desliga no gabinete, no monitor. Vamos fazer o login? Nome do usuário:___________Senha:______ OBS : A senha, deverá OBRIGATORIAMENTE ser composta por caracteres alfa numéricos, ou seja, apenas letras e números.
O Sistema Operacional é o principal programa do computador. Ele permite o funcionamento do hardware e a sua comunicação com os demais softwares do computador. Existem diferentes sistemas operacionais. Muitas pessoas conhecem e usam o Windows. Entretanto, os laboratórios montados pelo PROINFO integram programas governamentais de uso de software livre e passam a utilizar o sistema operacional Linux Educacional, desenvolvido especialmente para uso de professores, gestores e alunos da rede pública de ensino.
OBS: Software livre é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem nenhuma restrição. A liberdade de tais diretrizes é central ao conceito, o qual se opõe ao conceito de software proprietário, mas não ao software que é vendido.
Ao se logar no Linux Educacional 1.0 você terá a seguinte tela:
BARRA DE MENU
ÍCONES
Menu Principal O menu principal é subdividido em sub-menus de acordo com as características de cada comando:
Vejamos os sub­menus:  Configurações : Permite   alterar   as  configurações do sistema;  Educativos: contém softwares educativos; Escritório:   neste   podemos   encontrar  programas de edição de texto,   planilhas, apresentações,etc.  Gráficos:   programas  mais   voltado  para  imagens.  Internet:   encontramos   programas   de  e-mail, navegador. Jogos : traz jogos educacionais.  Multimídia :programas para ouvir músicas, vídeos...   
Sistema : programas voltados para a configuração do sistema. Utilitários : programas  diversos para  arquivose   pequenos editores de texto.  Add/Remove Programs:  permite adicionar e remover programas. Ajuda : mostra a ajuda do Linux Educacional. Centro de Controle:  acesso as configurações do sistema; Pasta do Usuário Arquivos Pessoais:  abrir a pasta principal do usuário; Procurar arquivos/pastas:  permite realizar a procura por pastas e arquivos.
Configurações:  permite alterar as configurações do sistema; Menu Sistema:  acesso a todos os locais do sistema: pasta do usuário, pasta remotas, dispositivos de armazenamento. Executar Comando...:    Executa comandos rápidos como, por exemplo, abrir um   programa específico.  Trocar de Usuário:    permite   realizar   a troca de usuários.  Bloquear Sessão:   apenas trava a   sessão  para  ninguém ter  acesso.  Fechar Sessão:  desliga ou reinicia o   computador.
Desligando/Reiniciando o  computador     Como vimos anteriormente o Linux traz no menu principal os submenus: Trocar de Usuário, Bloquear Sessão e Fechar Sessão. Para desligar ou reiniciar o computador clique no menu principal e clique em Fechar Sessão.
 
Conceitos na Internet A Internet funciona como um oceano pelo qual a informação contida em texto, som e imagem pode ser navegada, ou melhor, acessada em qualquer computador conectado a essa rede. É por essa razão que dizemos que navegamos na Internet. A Internet é, de uma vez e ao mesmo tempo, um mecanismo de disseminação da informação e divulgação mundial e um meio para colaboração e interação entre indivíduos mediada por computadores, independentemente de sua localização geográfica.
Internet -  é uma rede em escala mundial de milhões de computadores conectados, também conhecida como web. Iceweasel  -  software livre de navegação, que roda em ambiente Linux e Linux Educacional. Website   - é um conjunto de páginas ou ambiente na internet que é ocupado com informações (texto, fotos, animações gráficas, sons e até vídeos) de uma empresa, governo, de uma pessoa etc.  É o mesmo que site .
URL -  Forma padronizada de especificar o endereço de qualquer recurso, site ou arquivo existente em um servidor da  WWW . Os URLs correspondem a um número que identifica determinado computador em toda a Internet. Link  - uma ligação. Também conhecida em português pelos correspondentes termo inglês,  hyperlink . É uma referência que consta em um documento em hipertexto que leva e/ou liga a outro documento ou a outro recurso.
Que tipo de informação podemos encontrar na Internet? Quem já navegou na internet? O que procurava na rede? imagens textos
Navegar na internet é como andar por uma cidade. Os nomes das ruas e os números das residências das cidades são organizados para facilitar a localização dos endereços. Cada página (site) também tem seu endereço. Veja um exemplo:  http://www.mec.gov.br
http  – é o protocolo de identificação e transferência de documentos na internet; www  – significa que o endereço está na World Wide Web; mec  – é o domínio (nome registrado) do site; gov-  é o código para sites de instituições governamentais; br  – é o código para sites registrados no Brasil. OBS.: Os Estados Unidos organizaram a Internet. Por isso é o único País que não usa sigla identificadora em seus sites e endereços eletrônicos.
Agora observe os endereços a seguir.  www.cade.com.br - Cadê, site comercial (.com) localizado no Brasil (.br). www.google.com  - Google, site comercial (.com) localizado nos Estados Unidos. www.linux.org  - site dedicado ao sistema operacional Linux, de uma organização não-governamental (.org). www.ufcg.edu.br  - Portal da universidade federal de Campina Grande. O (.edu) designa que é uma instituição educacional.
Vamos navegar? Neste Curso vamos utilizar o software Iceweasel para  navegar pela Internet. Para tanto selecione o ícone  na  barra de atalhos quando for  necessária a utilização da internet.  OU Botão Menu na barra de atalhos; Internet; Navegador Web Iceweasel.
Navegando na Internet Visite o site   http://www.dominiopublico.gov.br Biblioteca Virtual com acervo constituído por textos, imagens, sons e vídeos.
Selecione o tipo de mídia;
Indique uma categoria e um idioma e clique em pesquisar. Passei pelo site e descubra quanta coisa interessante você pode encontrar!
Segurança na Internet? Vírus de Computador?  Você sabe o que é um vírus de computador? Em diversos aspectos um vírus de computador se parece com um vírus biológico. Do mesmo modo que os vírus que infectam seres humanos e animais e se espalham nos seus corpos, os vírus de computador infectam programas, se espalham rapidamente e danificam as máquinas. Os vírus de computador são programas preparados para atrapalhar o desempenho do computador.
Como um computador pode pegar vírus? Download de um arquivo infectado da internet ou quando abre um arquivo de um disquete, de um memory card ou pen drive.  Depois que o vírus estiver integrado aos arquivos do seu  computador, poderá começar imediatamente a danificar ou destruir  informações que você guardou nele.
O Linux tem definições claras sobre permissões de arquivos, usuários, grupos. Um vírus pode afetar, no Linux, apenas o usuário que executou o programa, ao contrário do que acontece nas plataformas como o Windows, onde o que estiver sendo executado tem controle total sobre a máquina. Isso faz com que seja, na melhor das hipóteses, difícil o desenvolvimento de vírus para a plataforma Linux. Alguns vírus foram criados para o ambiente Linux, porém, são propagados somente se forem executados como  root (Administrador)  .
Como proteger o computador dos vírus? Uso e a atualização constante de programas de defesa, como os antivírus, anti-spyware etc. Como as vacinas que nos protegem contra vírus  biológicos, os antivírus protegem os computadores da ação de vírus, malwares conhecidos e até de alguns  deconhecidos.
Existem muitos programas de antivírus disponíveis na Internet para download. Sites onde você poderá encontrar alguns antivírus freeware e shareware: http://www.tucows.com http://www.baixaki.com.br http://superdownloads.ubbi.com.br/
Como achar qualquer informação na internet? Existem excelentes ferramentas de busca na Internet, como: Altavista:  http://br.altavista.com Alltheweb:  http://www.alltheweb.com Cadê:  http://br.cade.yahoo.com MSN:  http://www.msn.com Google:  www.google.com
Começando a pesquisar ,[object Object],[object Object],[object Object],1º PASSO
Um recurso para guardar os endereços de sites interessantes é o  FAVORITOS.  Você deve estar visualizando o navegador na página que deseja adicionar à sua lista de favoritos. Vamos adicionar um site que tenha escolhido relacionado com a sua área de atuação no FAVORITOS.
Atividade a Distância Que tal ler sobre a integração de tecnologias na educação? Acesse o site do Salto para o Futuro,digitando  http://www.tvebrasil.com.br/salto/ Procure o livro que aparece na imagem – posicione o cursor no título do livro ou na ilustração da capa – uma janela se abrirá e você terá acesso ao sumário. Basta clicar nos títulos e ler os textos.
Referências bibliográficas CIDEC.  Navegação e pesquisa na internet. Cadernos Eletrônicos.  SP: Programa Acessa São Paulo do Governo do Estado de São Paulo. Maio/2003. Disponível em http:// cadernos.futuro.usp.br/caderno4.pdf CRUZ, Carlos Henrique de Brito.  Internet e Pesquisa.  Unicamp. Disponível em  http://www . ifi.unicamp.br/~brito/artigos/interpesq/index.htm GUIA PARA INICIANTES . Disponível em ttp://www.thats.com.br/garagem/guia/index. Htm  Mídias na Educação . Acessível em:  http://www.webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/index.php MORAN, José Manuel.  Educação Inovadora . Acessível em:  http://www.eca.usp.br/prof/moran/ SALTO PARA O FUTURO. Integração das tecnologias na educação . Acessível em http://www.tvebrasil/salto SCHECHTER, Renato.  BrOffice.org 2.0 - Calc e Writer.  SP: Campus/Elsevier. 2008. Guia Internet para Iniciantes.  Disponível em http://www.icmc.usp.br/manuals/BigDummy/
COSTA, Lucemeire da Silva e BORGES, Vilmar José.  Educação: novos espaços de conhecimento e desafios da contemporaneidade . Caminhos de Geografia. Revista On-line do Programa de Pós-Graduação em Geografia. UFU. 2(3)23-30, mar/ 2001. Disponível em < http://www.ig.ufu.br/revista/volume03/artigo03_vol03.pdf > COSCARELLI, Carla Viana e RIBEIRO, Ana Elisa.  Letramento digital. Aspectos sociais e possibilidades pedagógicas.  Belo Horizonte: Ceale & Autêntica, 2005. LELLIS, Cedna.  O que é e porque utilizar o portfólio , 2007, Acessível em: < http://www.uberaba.mg.gov.br/websemec/formacao/portifolio.pdf > MACHADO, André, VENEU, Aroaldo e OLIVEIRA, Fernando.  Linux: comece aqui.  Rio de Janeiro: Campus, 2005. MINISTÉRIO DA DEFESA.  DO SONHO AOS ARES  (Santos Dumont) Vídeo Documentário. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm. do?select_action=&co_obra=17623>
SETTE, Sonia Schechtman.  Tecnologia contribuindo para uma escola cidadã. Salto para o Futuro . Série Retratos da Escola, junho, 2005, Programa: Escola Cidadã – demandas e perspectivas. Boletim 11., p.34, Disponível em: <http://www.ce.ufes.br/escoladegestores/Ativ_21_ofic_tecnologicas.pdf>  SCHECHTER, Renato. BrOffice.Org 2.0 -  Calc e Writer: Trabalhando com Planilhas e Texto em Software Livre.  Rio de Janeiro: Campus, 2006. VELLOSO, Fernando de Castro.  Informática: conceitos básicos.  7a ed. Rio de Janeiro:Campus, 2004. Manual do KDE 3.5 – Por: Rafael Nink de Carvalho (www.rafaelnink.com)

Más contenido relacionado

La actualidad más candente

La actualidad más candente (13)

Apostila internet 18_02_2011_20110218160004
Apostila internet 18_02_2011_20110218160004Apostila internet 18_02_2011_20110218160004
Apostila internet 18_02_2011_20110218160004
 
Daniel josé teles aps
Daniel josé teles apsDaniel josé teles aps
Daniel josé teles aps
 
Módulo X - E-mail
Módulo X - E-mailMódulo X - E-mail
Módulo X - E-mail
 
Slides de informatica internet
Slides de informatica  internetSlides de informatica  internet
Slides de informatica internet
 
APS Power Point
APS Power PointAPS Power Point
APS Power Point
 
Revisao informatica INSS
Revisao informatica INSSRevisao informatica INSS
Revisao informatica INSS
 
Utilitarios Digitais
Utilitarios DigitaisUtilitarios Digitais
Utilitarios Digitais
 
Internet
InternetInternet
Internet
 
Noções de-informática
Noções de-informáticaNoções de-informática
Noções de-informática
 
Aula V
Aula VAula V
Aula V
 
Internet e as Redes Sociais
Internet e as Redes SociaisInternet e as Redes Sociais
Internet e as Redes Sociais
 
Internet
InternetInternet
Internet
 
Noesde internetexplorer
Noesde internetexplorerNoesde internetexplorer
Noesde internetexplorer
 

Destacado

Evolução da Internet
Evolução da InternetEvolução da Internet
Evolução da InternetJorge Brandão
 
A origem e evolução da Internet
A origem e evolução da InternetA origem e evolução da Internet
A origem e evolução da InternetPepe Rocker
 
História da internet
História da internetHistória da internet
História da internetfalc8
 
A História Da Internet
A História Da InternetA História Da Internet
A História Da InternetBugui94
 
A origem e evolução da Internet
A origem e evolução da InternetA origem e evolução da Internet
A origem e evolução da InternetPepe Rocker
 

Destacado (6)

Evolução da Internet
Evolução da InternetEvolução da Internet
Evolução da Internet
 
História da Internet
História da InternetHistória da Internet
História da Internet
 
A origem e evolução da Internet
A origem e evolução da InternetA origem e evolução da Internet
A origem e evolução da Internet
 
História da internet
História da internetHistória da internet
História da internet
 
A História Da Internet
A História Da InternetA História Da Internet
A História Da Internet
 
A origem e evolução da Internet
A origem e evolução da InternetA origem e evolução da Internet
A origem e evolução da Internet
 

Similar a ApresentaçãO1 (20)

Teka 3 Encontro
Teka 3 EncontroTeka 3 Encontro
Teka 3 Encontro
 
Introdução à Web
Introdução à WebIntrodução à Web
Introdução à Web
 
Estrutura da Internet
Estrutura da InternetEstrutura da Internet
Estrutura da Internet
 
Apresentação Internet
Apresentação InternetApresentação Internet
Apresentação Internet
 
Proinfo navegação na_internet_30_05
Proinfo navegação na_internet_30_05Proinfo navegação na_internet_30_05
Proinfo navegação na_internet_30_05
 
Centro universitário de patos de minas
Centro universitário de patos de minasCentro universitário de patos de minas
Centro universitário de patos de minas
 
Softwares e Aplicativos Windows
Softwares e Aplicativos WindowsSoftwares e Aplicativos Windows
Softwares e Aplicativos Windows
 
Softwares E Aplicativos Robs
Softwares E Aplicativos RobsSoftwares E Aplicativos Robs
Softwares E Aplicativos Robs
 
Internet
InternetInternet
Internet
 
Internet
InternetInternet
Internet
 
INFORMATICA
INFORMATICAINFORMATICA
INFORMATICA
 
Unidade3
Unidade3Unidade3
Unidade3
 
Internet 170604235211
Internet 170604235211Internet 170604235211
Internet 170604235211
 
Internet slide
Internet slide Internet slide
Internet slide
 
Ctae curso-de-html-nte-ananin
Ctae curso-de-html-nte-ananinCtae curso-de-html-nte-ananin
Ctae curso-de-html-nte-ananin
 
A internet
A internet A internet
A internet
 
Internet
InternetInternet
Internet
 
Capacitação em linux otavio sre muriae
Capacitação em linux  otavio sre muriaeCapacitação em linux  otavio sre muriae
Capacitação em linux otavio sre muriae
 
Apostila aula3
Apostila   aula3Apostila   aula3
Apostila aula3
 
Pesquisa e apresentação (1)
Pesquisa e apresentação (1)Pesquisa e apresentação (1)
Pesquisa e apresentação (1)
 

Último

Apresentação sobre o Combate a Dengue 2024
Apresentação sobre o Combate a Dengue 2024Apresentação sobre o Combate a Dengue 2024
Apresentação sobre o Combate a Dengue 2024GleyceMoreiraXWeslle
 
Combinatória.pptxCombinatória.pptxCombinatória.pptxCombinatória.pptx
Combinatória.pptxCombinatória.pptxCombinatória.pptxCombinatória.pptxCombinatória.pptxCombinatória.pptxCombinatória.pptxCombinatória.pptx
Combinatória.pptxCombinatória.pptxCombinatória.pptxCombinatória.pptxalessandraoliveira324
 
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveAula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveaulasgege
 
PLANEJAMENTO anual do 3ANO fundamental 1 MG.pdf
PLANEJAMENTO anual do  3ANO fundamental 1 MG.pdfPLANEJAMENTO anual do  3ANO fundamental 1 MG.pdf
PLANEJAMENTO anual do 3ANO fundamental 1 MG.pdfProfGleide
 
6°ano Uso de pontuação e acentuação.pptx
6°ano Uso de pontuação e acentuação.pptx6°ano Uso de pontuação e acentuação.pptx
6°ano Uso de pontuação e acentuação.pptxErivaldoLima15
 
QUIZ – GEOGRAFIA - 8º ANO - PROVA MENSAL.pptx
QUIZ – GEOGRAFIA - 8º ANO - PROVA MENSAL.pptxQUIZ – GEOGRAFIA - 8º ANO - PROVA MENSAL.pptx
QUIZ – GEOGRAFIA - 8º ANO - PROVA MENSAL.pptxAntonioVieira539017
 
Slides criatividade 01042024 finalpdf Portugues.pdf
Slides criatividade 01042024 finalpdf Portugues.pdfSlides criatividade 01042024 finalpdf Portugues.pdf
Slides criatividade 01042024 finalpdf Portugues.pdfpaulafernandes540558
 
v19n2s3a25.pdfgcbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbb
v19n2s3a25.pdfgcbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbv19n2s3a25.pdfgcbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbb
v19n2s3a25.pdfgcbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbyasminlarissa371
 
Geometria 5to Educacion Primaria EDU Ccesa007.pdf
Geometria  5to Educacion Primaria EDU  Ccesa007.pdfGeometria  5to Educacion Primaria EDU  Ccesa007.pdf
Geometria 5to Educacion Primaria EDU Ccesa007.pdfDemetrio Ccesa Rayme
 
POETAS CONTEMPORANEOS_TEMATICAS_explicacao.pptx
POETAS CONTEMPORANEOS_TEMATICAS_explicacao.pptxPOETAS CONTEMPORANEOS_TEMATICAS_explicacao.pptx
POETAS CONTEMPORANEOS_TEMATICAS_explicacao.pptxJMTCS
 
Gametogênese, formação dos gametas masculino e feminino
Gametogênese, formação dos gametas masculino e femininoGametogênese, formação dos gametas masculino e feminino
Gametogênese, formação dos gametas masculino e femininoCelianeOliveira8
 
Slides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptx
Slides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptxSlides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptx
Slides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Slides Lição 3, CPAD, O Céu - o Destino do Cristão, 2Tr24,.pptx
Slides Lição 3, CPAD, O Céu - o Destino do Cristão, 2Tr24,.pptxSlides Lição 3, CPAD, O Céu - o Destino do Cristão, 2Tr24,.pptx
Slides Lição 3, CPAD, O Céu - o Destino do Cristão, 2Tr24,.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdfDIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdfIedaGoethe
 
LIVRO A BELA BORBOLETA. Ziraldo e Zélio.
LIVRO A BELA BORBOLETA. Ziraldo e Zélio.LIVRO A BELA BORBOLETA. Ziraldo e Zélio.
LIVRO A BELA BORBOLETA. Ziraldo e Zélio.HildegardeAngel
 
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024Sandra Pratas
 
TREINAMENTO - BOAS PRATICAS DE HIGIENE NA COZINHA.ppt
TREINAMENTO - BOAS PRATICAS DE HIGIENE NA COZINHA.pptTREINAMENTO - BOAS PRATICAS DE HIGIENE NA COZINHA.ppt
TREINAMENTO - BOAS PRATICAS DE HIGIENE NA COZINHA.pptAlineSilvaPotuk
 
19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros
19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros
19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileirosMary Alvarenga
 
Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptx
Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptxBaladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptx
Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptxacaciocarmo1
 
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGIS
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGISPrática de interpretação de imagens de satélite no QGIS
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGISVitor Vieira Vasconcelos
 

Último (20)

Apresentação sobre o Combate a Dengue 2024
Apresentação sobre o Combate a Dengue 2024Apresentação sobre o Combate a Dengue 2024
Apresentação sobre o Combate a Dengue 2024
 
Combinatória.pptxCombinatória.pptxCombinatória.pptxCombinatória.pptx
Combinatória.pptxCombinatória.pptxCombinatória.pptxCombinatória.pptxCombinatória.pptxCombinatória.pptxCombinatória.pptxCombinatória.pptx
Combinatória.pptxCombinatória.pptxCombinatória.pptxCombinatória.pptx
 
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveAula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
 
PLANEJAMENTO anual do 3ANO fundamental 1 MG.pdf
PLANEJAMENTO anual do  3ANO fundamental 1 MG.pdfPLANEJAMENTO anual do  3ANO fundamental 1 MG.pdf
PLANEJAMENTO anual do 3ANO fundamental 1 MG.pdf
 
6°ano Uso de pontuação e acentuação.pptx
6°ano Uso de pontuação e acentuação.pptx6°ano Uso de pontuação e acentuação.pptx
6°ano Uso de pontuação e acentuação.pptx
 
QUIZ – GEOGRAFIA - 8º ANO - PROVA MENSAL.pptx
QUIZ – GEOGRAFIA - 8º ANO - PROVA MENSAL.pptxQUIZ – GEOGRAFIA - 8º ANO - PROVA MENSAL.pptx
QUIZ – GEOGRAFIA - 8º ANO - PROVA MENSAL.pptx
 
Slides criatividade 01042024 finalpdf Portugues.pdf
Slides criatividade 01042024 finalpdf Portugues.pdfSlides criatividade 01042024 finalpdf Portugues.pdf
Slides criatividade 01042024 finalpdf Portugues.pdf
 
v19n2s3a25.pdfgcbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbb
v19n2s3a25.pdfgcbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbv19n2s3a25.pdfgcbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbb
v19n2s3a25.pdfgcbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbb
 
Geometria 5to Educacion Primaria EDU Ccesa007.pdf
Geometria  5to Educacion Primaria EDU  Ccesa007.pdfGeometria  5to Educacion Primaria EDU  Ccesa007.pdf
Geometria 5to Educacion Primaria EDU Ccesa007.pdf
 
POETAS CONTEMPORANEOS_TEMATICAS_explicacao.pptx
POETAS CONTEMPORANEOS_TEMATICAS_explicacao.pptxPOETAS CONTEMPORANEOS_TEMATICAS_explicacao.pptx
POETAS CONTEMPORANEOS_TEMATICAS_explicacao.pptx
 
Gametogênese, formação dos gametas masculino e feminino
Gametogênese, formação dos gametas masculino e femininoGametogênese, formação dos gametas masculino e feminino
Gametogênese, formação dos gametas masculino e feminino
 
Slides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptx
Slides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptxSlides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptx
Slides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptx
 
Slides Lição 3, CPAD, O Céu - o Destino do Cristão, 2Tr24,.pptx
Slides Lição 3, CPAD, O Céu - o Destino do Cristão, 2Tr24,.pptxSlides Lição 3, CPAD, O Céu - o Destino do Cristão, 2Tr24,.pptx
Slides Lição 3, CPAD, O Céu - o Destino do Cristão, 2Tr24,.pptx
 
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdfDIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
 
LIVRO A BELA BORBOLETA. Ziraldo e Zélio.
LIVRO A BELA BORBOLETA. Ziraldo e Zélio.LIVRO A BELA BORBOLETA. Ziraldo e Zélio.
LIVRO A BELA BORBOLETA. Ziraldo e Zélio.
 
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
 
TREINAMENTO - BOAS PRATICAS DE HIGIENE NA COZINHA.ppt
TREINAMENTO - BOAS PRATICAS DE HIGIENE NA COZINHA.pptTREINAMENTO - BOAS PRATICAS DE HIGIENE NA COZINHA.ppt
TREINAMENTO - BOAS PRATICAS DE HIGIENE NA COZINHA.ppt
 
19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros
19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros
19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros
 
Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptx
Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptxBaladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptx
Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptx
 
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGIS
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGISPrática de interpretação de imagens de satélite no QGIS
Prática de interpretação de imagens de satélite no QGIS
 

ApresentaçãO1

  • 1. Introdução à Internet Primeiro Encontro
  • 2. Nos dias de hoje a tecnologia e, principalmente, a informática estão presentes em toda parte. Na hora de votar, por exemplo, a urna eletrônica é um computador. Para sacar dinheiro, muitas vezes usamos um caixa automático. Nos dois casos, apertamos botões, dando instruções que precisam ser cumpridas para que as máquinas executem as ações desejadas. Que tal conhecer alguns recursos básicos do computador? http://200.20.54.60/dte/course/view.php?id=46
  • 3. Vamos ligar o computador? Acostume-se a sempre ligar primeiro o estabilizador, dispositivo destinado a proteger seus equipamentos contra interferência e variações nos níveis de tensão da rede elétrica. Só então localize o símbolo de energia e clique no botão de liga/desliga no gabinete, no monitor. Vamos fazer o login? Nome do usuário:___________Senha:______ OBS : A senha, deverá OBRIGATORIAMENTE ser composta por caracteres alfa numéricos, ou seja, apenas letras e números.
  • 4. O Sistema Operacional é o principal programa do computador. Ele permite o funcionamento do hardware e a sua comunicação com os demais softwares do computador. Existem diferentes sistemas operacionais. Muitas pessoas conhecem e usam o Windows. Entretanto, os laboratórios montados pelo PROINFO integram programas governamentais de uso de software livre e passam a utilizar o sistema operacional Linux Educacional, desenvolvido especialmente para uso de professores, gestores e alunos da rede pública de ensino.
  • 5. OBS: Software livre é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem nenhuma restrição. A liberdade de tais diretrizes é central ao conceito, o qual se opõe ao conceito de software proprietário, mas não ao software que é vendido.
  • 6. Ao se logar no Linux Educacional 1.0 você terá a seguinte tela:
  • 9. Menu Principal O menu principal é subdividido em sub-menus de acordo com as características de cada comando:
  • 10. Vejamos os sub­menus:  Configurações : Permite  alterar  as  configurações do sistema;  Educativos: contém softwares educativos; Escritório:  neste  podemos  encontrar  programas de edição de texto,  planilhas, apresentações,etc.  Gráficos:   programas  mais  voltado  para  imagens.  Internet:  encontramos  programas  de  e-mail, navegador. Jogos : traz jogos educacionais.  Multimídia :programas para ouvir músicas, vídeos...   
  • 11. Sistema : programas voltados para a configuração do sistema. Utilitários : programas  diversos para  arquivose  pequenos editores de texto.  Add/Remove Programs: permite adicionar e remover programas. Ajuda : mostra a ajuda do Linux Educacional. Centro de Controle: acesso as configurações do sistema; Pasta do Usuário Arquivos Pessoais: abrir a pasta principal do usuário; Procurar arquivos/pastas: permite realizar a procura por pastas e arquivos.
  • 12. Configurações: permite alterar as configurações do sistema; Menu Sistema: acesso a todos os locais do sistema: pasta do usuário, pasta remotas, dispositivos de armazenamento. Executar Comando...:   Executa comandos rápidos como, por exemplo, abrir um  programa específico.  Trocar de Usuário:   permite  realizar  a troca de usuários.  Bloquear Sessão:  apenas trava a  sessão  para  ninguém ter  acesso.  Fechar Sessão:  desliga ou reinicia o  computador.
  • 13. Desligando/Reiniciando o  computador   Como vimos anteriormente o Linux traz no menu principal os submenus: Trocar de Usuário, Bloquear Sessão e Fechar Sessão. Para desligar ou reiniciar o computador clique no menu principal e clique em Fechar Sessão.
  • 14.  
  • 15. Conceitos na Internet A Internet funciona como um oceano pelo qual a informação contida em texto, som e imagem pode ser navegada, ou melhor, acessada em qualquer computador conectado a essa rede. É por essa razão que dizemos que navegamos na Internet. A Internet é, de uma vez e ao mesmo tempo, um mecanismo de disseminação da informação e divulgação mundial e um meio para colaboração e interação entre indivíduos mediada por computadores, independentemente de sua localização geográfica.
  • 16. Internet - é uma rede em escala mundial de milhões de computadores conectados, também conhecida como web. Iceweasel - software livre de navegação, que roda em ambiente Linux e Linux Educacional. Website - é um conjunto de páginas ou ambiente na internet que é ocupado com informações (texto, fotos, animações gráficas, sons e até vídeos) de uma empresa, governo, de uma pessoa etc. É o mesmo que site .
  • 17. URL - Forma padronizada de especificar o endereço de qualquer recurso, site ou arquivo existente em um servidor da WWW . Os URLs correspondem a um número que identifica determinado computador em toda a Internet. Link - uma ligação. Também conhecida em português pelos correspondentes termo inglês, hyperlink . É uma referência que consta em um documento em hipertexto que leva e/ou liga a outro documento ou a outro recurso.
  • 18. Que tipo de informação podemos encontrar na Internet? Quem já navegou na internet? O que procurava na rede? imagens textos
  • 19. Navegar na internet é como andar por uma cidade. Os nomes das ruas e os números das residências das cidades são organizados para facilitar a localização dos endereços. Cada página (site) também tem seu endereço. Veja um exemplo: http://www.mec.gov.br
  • 20. http – é o protocolo de identificação e transferência de documentos na internet; www – significa que o endereço está na World Wide Web; mec – é o domínio (nome registrado) do site; gov- é o código para sites de instituições governamentais; br – é o código para sites registrados no Brasil. OBS.: Os Estados Unidos organizaram a Internet. Por isso é o único País que não usa sigla identificadora em seus sites e endereços eletrônicos.
  • 21. Agora observe os endereços a seguir. www.cade.com.br - Cadê, site comercial (.com) localizado no Brasil (.br). www.google.com - Google, site comercial (.com) localizado nos Estados Unidos. www.linux.org - site dedicado ao sistema operacional Linux, de uma organização não-governamental (.org). www.ufcg.edu.br - Portal da universidade federal de Campina Grande. O (.edu) designa que é uma instituição educacional.
  • 22. Vamos navegar? Neste Curso vamos utilizar o software Iceweasel para navegar pela Internet. Para tanto selecione o ícone na barra de atalhos quando for necessária a utilização da internet. OU Botão Menu na barra de atalhos; Internet; Navegador Web Iceweasel.
  • 23. Navegando na Internet Visite o site http://www.dominiopublico.gov.br Biblioteca Virtual com acervo constituído por textos, imagens, sons e vídeos.
  • 24. Selecione o tipo de mídia;
  • 25. Indique uma categoria e um idioma e clique em pesquisar. Passei pelo site e descubra quanta coisa interessante você pode encontrar!
  • 26. Segurança na Internet? Vírus de Computador? Você sabe o que é um vírus de computador? Em diversos aspectos um vírus de computador se parece com um vírus biológico. Do mesmo modo que os vírus que infectam seres humanos e animais e se espalham nos seus corpos, os vírus de computador infectam programas, se espalham rapidamente e danificam as máquinas. Os vírus de computador são programas preparados para atrapalhar o desempenho do computador.
  • 27. Como um computador pode pegar vírus? Download de um arquivo infectado da internet ou quando abre um arquivo de um disquete, de um memory card ou pen drive. Depois que o vírus estiver integrado aos arquivos do seu computador, poderá começar imediatamente a danificar ou destruir informações que você guardou nele.
  • 28. O Linux tem definições claras sobre permissões de arquivos, usuários, grupos. Um vírus pode afetar, no Linux, apenas o usuário que executou o programa, ao contrário do que acontece nas plataformas como o Windows, onde o que estiver sendo executado tem controle total sobre a máquina. Isso faz com que seja, na melhor das hipóteses, difícil o desenvolvimento de vírus para a plataforma Linux. Alguns vírus foram criados para o ambiente Linux, porém, são propagados somente se forem executados como root (Administrador) .
  • 29. Como proteger o computador dos vírus? Uso e a atualização constante de programas de defesa, como os antivírus, anti-spyware etc. Como as vacinas que nos protegem contra vírus biológicos, os antivírus protegem os computadores da ação de vírus, malwares conhecidos e até de alguns deconhecidos.
  • 30. Existem muitos programas de antivírus disponíveis na Internet para download. Sites onde você poderá encontrar alguns antivírus freeware e shareware: http://www.tucows.com http://www.baixaki.com.br http://superdownloads.ubbi.com.br/
  • 31. Como achar qualquer informação na internet? Existem excelentes ferramentas de busca na Internet, como: Altavista: http://br.altavista.com Alltheweb: http://www.alltheweb.com Cadê: http://br.cade.yahoo.com MSN: http://www.msn.com Google: www.google.com
  • 32.
  • 33. Um recurso para guardar os endereços de sites interessantes é o FAVORITOS. Você deve estar visualizando o navegador na página que deseja adicionar à sua lista de favoritos. Vamos adicionar um site que tenha escolhido relacionado com a sua área de atuação no FAVORITOS.
  • 34. Atividade a Distância Que tal ler sobre a integração de tecnologias na educação? Acesse o site do Salto para o Futuro,digitando http://www.tvebrasil.com.br/salto/ Procure o livro que aparece na imagem – posicione o cursor no título do livro ou na ilustração da capa – uma janela se abrirá e você terá acesso ao sumário. Basta clicar nos títulos e ler os textos.
  • 35. Referências bibliográficas CIDEC. Navegação e pesquisa na internet. Cadernos Eletrônicos. SP: Programa Acessa São Paulo do Governo do Estado de São Paulo. Maio/2003. Disponível em http:// cadernos.futuro.usp.br/caderno4.pdf CRUZ, Carlos Henrique de Brito. Internet e Pesquisa. Unicamp. Disponível em http://www . ifi.unicamp.br/~brito/artigos/interpesq/index.htm GUIA PARA INICIANTES . Disponível em ttp://www.thats.com.br/garagem/guia/index. Htm Mídias na Educação . Acessível em: http://www.webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/index.php MORAN, José Manuel. Educação Inovadora . Acessível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/ SALTO PARA O FUTURO. Integração das tecnologias na educação . Acessível em http://www.tvebrasil/salto SCHECHTER, Renato. BrOffice.org 2.0 - Calc e Writer. SP: Campus/Elsevier. 2008. Guia Internet para Iniciantes. Disponível em http://www.icmc.usp.br/manuals/BigDummy/
  • 36. COSTA, Lucemeire da Silva e BORGES, Vilmar José. Educação: novos espaços de conhecimento e desafios da contemporaneidade . Caminhos de Geografia. Revista On-line do Programa de Pós-Graduação em Geografia. UFU. 2(3)23-30, mar/ 2001. Disponível em < http://www.ig.ufu.br/revista/volume03/artigo03_vol03.pdf > COSCARELLI, Carla Viana e RIBEIRO, Ana Elisa. Letramento digital. Aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Ceale & Autêntica, 2005. LELLIS, Cedna. O que é e porque utilizar o portfólio , 2007, Acessível em: < http://www.uberaba.mg.gov.br/websemec/formacao/portifolio.pdf > MACHADO, André, VENEU, Aroaldo e OLIVEIRA, Fernando. Linux: comece aqui. Rio de Janeiro: Campus, 2005. MINISTÉRIO DA DEFESA. DO SONHO AOS ARES (Santos Dumont) Vídeo Documentário. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm. do?select_action=&co_obra=17623>
  • 37. SETTE, Sonia Schechtman. Tecnologia contribuindo para uma escola cidadã. Salto para o Futuro . Série Retratos da Escola, junho, 2005, Programa: Escola Cidadã – demandas e perspectivas. Boletim 11., p.34, Disponível em: <http://www.ce.ufes.br/escoladegestores/Ativ_21_ofic_tecnologicas.pdf> SCHECHTER, Renato. BrOffice.Org 2.0 - Calc e Writer: Trabalhando com Planilhas e Texto em Software Livre. Rio de Janeiro: Campus, 2006. VELLOSO, Fernando de Castro. Informática: conceitos básicos. 7a ed. Rio de Janeiro:Campus, 2004. Manual do KDE 3.5 – Por: Rafael Nink de Carvalho (www.rafaelnink.com)