SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 20
PROGRESSÃO CONTINUADA NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DOS ALUNOS DO 1º AO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
1.  Estrutura do Programa: 1.1.  Matriz Curricular, Eixo Temático e Conteúdo Programático   Estruturam-se em quatro (04) grandes áreas articuladas entre si que abrangem os seguintes componentes curriculares:
Abaixo as tabelas a serem preenchidas pelos professores no planejamento do ensino:
2. realidade do aluno e  Pesquisa Sócio Antropológica: Articular o que os alunos conhecem com os conteúdos que necessitam ser aprendidos decorrentes da matriz curricular (para que essa articulação ocorra será necessário que o professor realize, no inicio do ano letivo, a Pesquisa Sócio antropológica trazendo a tona os saberes cotidianos, competências, crenças, as vivencias familiares e sociais, elementos estéticos e culturais dos alunos, bem como concepções de mundo extraídas de seu contexto social.
II ORGANIZAÇÃO ESTADUAL NECESSÁRIA PARA EXECUÇÃO DO PROGRAMA: 1. Coordenação Geral 2. Comissão de estudo sobre Alfabetização 3. Multiplicadores representantes das CRES 4. Tutores 5.  Professor dos três anos   iniciais do Ensino Fundamental
Articulação Encontro Estadual mensal com os Multiplicadores e Tutores.  Encontro Coletivo Regional trimestral – considerando as sete (7) regiões: contemplando professores e coordenadores pedagógicos de todas as Coordenadorias.  Seminário Estadual sobre Alfabetização e Letramento: será realizado no segundo semestre de 2011, em Porto Alegre, com a participação de palestrantes convidados.
Articulação Monitoramento trimestral com visitas previamente marcadas junto às escolas na região de abrangência da CRE.(Multiplicadores) Acompanhamento semanal com visitas previamente marcadas junto às escolas e organizadas com Coordenadores Pedagógicos/Supervisores das escolas que atendem turmas do 1º ao 3º ano/2ª série do Ensino Fundamental. (Tutores)
III MÓDULOS E SEMINÁRIOS DE FORMAÇÃO DO PROGRAMA: 1. Os Módulos de Formação:     Nas unidades temáticas de cada módulo serão privilegiadas as situações concretas e problematizadoras da prática docente dos professores atuantes do 1º ao 3º ano/2ª série do Ensino Fundamental. Contudo, estas situações estudadas envolverão aspectos simples e complexos do cotidiano escolar, com a intenção de apontar caminhos de desdobramento e efetivação na sala de aula.
1.1. Os Módulos Tematizados: Modulo I    O Programa Emergencial e a necessidade de elaboração de uma política de Estado. Modulo II As Boas Práticas Educativas autônomas na alfabetização realizadas na rede estadual.
1.1. Os Módulos Tematizados: Modulo III    Concepção, Metodologia e Didática da Alfabetização e Letramento. Modulo IV Trabalhando as Linguagens nos anos iniciais
1.1. Os Módulos Tematizados: Modulo V  Trabalhando a Matemática nos anos iniciais    Módulo VI    Trabalhando Ciências da Natureza nos anos iniciais Módulo VI    Trabalhando Ciências Humanas nos anos iniciais
1.1. Os Módulos Tematizados: Módulo VIII   A avaliação da aprendizagem: Descritores, acompanhamento e registros  na dinâmica de Progressão Continuada nos três anos iniciais do Ensino Fundamental.
     A construção da leitura e da escrita pelas crianças vai acontecendo imbricada em espaços de autonomia e numa ação interativa entre iguais.
Alfabetização e Letramento 	Esse exercício implica várias habilidades: Ler ou escrever para atingir diferentes objetivos Para informar ou informar-se Para interagir com os outros Para imergir no imaginário do estético Para ampliar conhecimentos... “Escrever ou ler de forma diferenciada, segundo as circunstâncias, os objetivos, o interlocutor.”(Soares, 2001, p.92 )
ENSINO-APRENDIZAGEM Inicialmente, se faz necessário explicitar que não pensamos a aprendizagem de forma separada do ensino, portanto, seria melhor definir o eixo como Ensino-aprendizagem. A esse respeito, compartilhamos com Charlot  a ideia de que ninguém pode aprender no lugar do aluno: nosso ponto central na escola é a atividade intelectual do aluno, e como esta pode ser influenciada por outros aspectos de seu desenvolvimento, tais como os aspectos sócio-culturais e emocionais. A ESCOLA
Art. 30 Os três anos iniciais do Ensino Fundamental devem assegurar: I – a alfabetização e o letramento; II – o desenvolvimento das diversas formas de expressão, incluindo o aprendizado da Língua Portuguesa, a Literatura, a Música e demais artes, a Educação Física, assim como o aprendizado da Matemática, da Ciência, da História e da Geografia; III – a continuidade da aprendizagem, tendo em conta a complexidade do processo de alfabetização e os prejuízos que a repetência pode causar no Ensino Fundamental como um todo e, particularmente, na passagem do primeiro para o segundo ano de escolaridade e deste para o terceiro. § 1º Mesmo quando o sistema de ensino ou a escola, no uso de sua autonomia, fizerem opção pelo regime seriado, será necessário considerar os três anos iniciais do Ensino Fundamental como um bloco pedagógico ou um ciclo seqüencial não passível de interrupção, voltado para ampliar a todos os alunos as oportunidades de sistematização e aprofundamento das aprendizagens básicas, imprescindíveis para o prosseguimento dos estudos.
PROPOSTA DE FORMAÇÃO E ACOMPANHAMENTO OBJETIVOS Propiciar aos professores dos três primeiros anos do Ensino Fundamental, a reflexão, a apropriação e o aprofundamento   da concepção de alfabetização. Viabilizar espaços de troca entre os professores, destacando as Boas Práticas realizadas na Rede Estadual de Ensino. Oferecer suporte didático-metodológico para que os professores desenvolvam sua ação pedagógica de forma contextualizada e interdisciplinar, tendo como foco a construção de aprendizagens significativas.  Incentivar a organização curricular das escolas na perspectiva da organização de Ciclo de Alfabetização e Letramento, ampliando tempos e espaços de aprendizagem, nos três primeiros anos do Ensino Fundamental.
“(...) todo aquele indivíduo ou grupo que decide sobre a educação (que é portador de teorias) e sobre as razões que leva consigo quando o faz, é agente da prática.”                                                                                                  						Sacristán.

Más contenido relacionado

La actualidad más candente

PROFESSORES DE HISTÓRIA PRINCIPIANTES E A IMPLANTAÇÃO DA LEI FEDERAL QUE TORN...
PROFESSORES DE HISTÓRIA PRINCIPIANTES E A IMPLANTAÇÃO DA LEI FEDERAL QUE TORN...PROFESSORES DE HISTÓRIA PRINCIPIANTES E A IMPLANTAÇÃO DA LEI FEDERAL QUE TORN...
PROFESSORES DE HISTÓRIA PRINCIPIANTES E A IMPLANTAÇÃO DA LEI FEDERAL QUE TORN...ProfessorPrincipiante
 
Plano de aula - Batalha das Nações
Plano de aula - Batalha das NaçõesPlano de aula - Batalha das Nações
Plano de aula - Batalha das NaçõesPIBIDSolondeLucena
 
427 historia do_brasil_2013-01-16_200122
427 historia do_brasil_2013-01-16_200122427 historia do_brasil_2013-01-16_200122
427 historia do_brasil_2013-01-16_200122Dany Pereira
 
Instrução normativa n°09 2011
Instrução normativa     n°09 2011Instrução normativa     n°09 2011
Instrução normativa n°09 2011elannialins
 
Caderno 1 2ª etapa pacto
Caderno 1   2ª etapa pactoCaderno 1   2ª etapa pacto
Caderno 1 2ª etapa pactoAdri Ruas
 
Resolução 2, de 30 de janeiro de 2012 cne - ensino médio
Resolução 2, de 30 de janeiro de 2012   cne - ensino médioResolução 2, de 30 de janeiro de 2012   cne - ensino médio
Resolução 2, de 30 de janeiro de 2012 cne - ensino médioEduarda Bonora Kern
 
Bncc etapa ensino médio
Bncc etapa ensino médioBncc etapa ensino médio
Bncc etapa ensino médiopibidsociais
 
Objetivos Gerais PNAIC- Unidade 1 2 3
Objetivos Gerais PNAIC-  Unidade 1 2 3  Objetivos Gerais PNAIC-  Unidade 1 2 3
Objetivos Gerais PNAIC- Unidade 1 2 3 Rosalia Rocha
 
Planejamento vertical e horizontal nas escolas do vale do juruá atual
Planejamento  vertical e horizontal nas escolas do vale do juruá atualPlanejamento  vertical e horizontal nas escolas do vale do juruá atual
Planejamento vertical e horizontal nas escolas do vale do juruá atualRaniquele Silva
 
1 informações gerais do programa ensino integral
1  informações gerais do programa ensino integral1  informações gerais do programa ensino integral
1 informações gerais do programa ensino integralnigo1791
 
Regimento da EJA - 2012 - Recortes - Prof. Elisângela Trentin
Regimento da EJA - 2012 - Recortes - Prof. Elisângela TrentinRegimento da EJA - 2012 - Recortes - Prof. Elisângela Trentin
Regimento da EJA - 2012 - Recortes - Prof. Elisângela Trentinalexrrosaueja
 
Plano de aula - Revisando a Reforma
Plano de aula - Revisando a ReformaPlano de aula - Revisando a Reforma
Plano de aula - Revisando a ReformaPIBIDSolondeLucena
 

La actualidad más candente (17)

PROFESSORES DE HISTÓRIA PRINCIPIANTES E A IMPLANTAÇÃO DA LEI FEDERAL QUE TORN...
PROFESSORES DE HISTÓRIA PRINCIPIANTES E A IMPLANTAÇÃO DA LEI FEDERAL QUE TORN...PROFESSORES DE HISTÓRIA PRINCIPIANTES E A IMPLANTAÇÃO DA LEI FEDERAL QUE TORN...
PROFESSORES DE HISTÓRIA PRINCIPIANTES E A IMPLANTAÇÃO DA LEI FEDERAL QUE TORN...
 
Plano de aula - Batalha das Nações
Plano de aula - Batalha das NaçõesPlano de aula - Batalha das Nações
Plano de aula - Batalha das Nações
 
Met. do ens. de história
Met. do ens. de históriaMet. do ens. de história
Met. do ens. de história
 
427 historia do_brasil_2013-01-16_200122
427 historia do_brasil_2013-01-16_200122427 historia do_brasil_2013-01-16_200122
427 historia do_brasil_2013-01-16_200122
 
Caderno 1- otpem-final
Caderno 1- otpem-finalCaderno 1- otpem-final
Caderno 1- otpem-final
 
Instrução normativa n°09 2011
Instrução normativa     n°09 2011Instrução normativa     n°09 2011
Instrução normativa n°09 2011
 
Prog 1 Ciclo Eb
Prog  1 Ciclo EbProg  1 Ciclo Eb
Prog 1 Ciclo Eb
 
Caderno 1 2ª etapa pacto
Caderno 1   2ª etapa pactoCaderno 1   2ª etapa pacto
Caderno 1 2ª etapa pacto
 
Resolução 2, de 30 de janeiro de 2012 cne - ensino médio
Resolução 2, de 30 de janeiro de 2012   cne - ensino médioResolução 2, de 30 de janeiro de 2012   cne - ensino médio
Resolução 2, de 30 de janeiro de 2012 cne - ensino médio
 
Bncc etapa ensino médio
Bncc etapa ensino médioBncc etapa ensino médio
Bncc etapa ensino médio
 
Objetivos Gerais PNAIC- Unidade 1 2 3
Objetivos Gerais PNAIC-  Unidade 1 2 3  Objetivos Gerais PNAIC-  Unidade 1 2 3
Objetivos Gerais PNAIC- Unidade 1 2 3
 
Planejamento vertical e horizontal nas escolas do vale do juruá atual
Planejamento  vertical e horizontal nas escolas do vale do juruá atualPlanejamento  vertical e horizontal nas escolas do vale do juruá atual
Planejamento vertical e horizontal nas escolas do vale do juruá atual
 
1 informações gerais do programa ensino integral
1  informações gerais do programa ensino integral1  informações gerais do programa ensino integral
1 informações gerais do programa ensino integral
 
Regimento da EJA - 2012 - Recortes - Prof. Elisângela Trentin
Regimento da EJA - 2012 - Recortes - Prof. Elisângela TrentinRegimento da EJA - 2012 - Recortes - Prof. Elisângela Trentin
Regimento da EJA - 2012 - Recortes - Prof. Elisângela Trentin
 
Sobre a formação
 Sobre a formação Sobre a formação
Sobre a formação
 
Plano de aula - Revisando a Reforma
Plano de aula - Revisando a ReformaPlano de aula - Revisando a Reforma
Plano de aula - Revisando a Reforma
 
Novo ensino Médio
Novo ensino Médio Novo ensino Médio
Novo ensino Médio
 

Destacado

AlfabetizaçãO E Letramento
AlfabetizaçãO E LetramentoAlfabetizaçãO E Letramento
AlfabetizaçãO E Letramentohenriqueocarvalho
 
Slides Programa de Progressão Continuada
Slides Programa de Progressão ContinuadaSlides Programa de Progressão Continuada
Slides Programa de Progressão Continuadaacs8cre
 
150630 alfabetizacaoeletramento
150630 alfabetizacaoeletramento150630 alfabetizacaoeletramento
150630 alfabetizacaoeletramentoSandrinha Garcia
 
Escola ativa alfabetizacao - 2º ano
Escola ativa alfabetizacao - 2º anoEscola ativa alfabetizacao - 2º ano
Escola ativa alfabetizacao - 2º anoFabiana Esteves
 
Caderno de avaliação 3º ano língua portuguesa aluno
Caderno de avaliação 3º ano língua portuguesa  alunoCaderno de avaliação 3º ano língua portuguesa  aluno
Caderno de avaliação 3º ano língua portuguesa alunoSilvânia Silveira
 
Progressão Continuada
Progressão ContinuadaProgressão Continuada
Progressão ContinuadaGlauco Duarte
 
Projeto FALE - EEFM Mª Conceição de Araújo
Projeto FALE - EEFM Mª Conceição de AraújoProjeto FALE - EEFM Mª Conceição de Araújo
Projeto FALE - EEFM Mª Conceição de Araújomcaraujo08
 
Pressupostos teóricos do currículo
Pressupostos teóricos do currículoPressupostos teóricos do currículo
Pressupostos teóricos do currículoWagner Phoenix
 
2 materi..MATERIAIS DIDÁTICOS NO CICLO DE ALFABETIAZAÇÃO
2  materi..MATERIAIS DIDÁTICOS NO CICLO DE ALFABETIAZAÇÃO2  materi..MATERIAIS DIDÁTICOS NO CICLO DE ALFABETIAZAÇÃO
2 materi..MATERIAIS DIDÁTICOS NO CICLO DE ALFABETIAZAÇÃOCris Siqueira
 
Currículo educação básica pressupostos teoricos
Currículo educação básica   pressupostos teoricosCurrículo educação básica   pressupostos teoricos
Currículo educação básica pressupostos teoricosBruno Figueiredo
 
Currículo da Educação Básica
Currículo da Educação BásicaCurrículo da Educação Básica
Currículo da Educação Básicaprofandre
 
Eixos estruturantes (fichas dinâmica)
Eixos estruturantes (fichas dinâmica)Eixos estruturantes (fichas dinâmica)
Eixos estruturantes (fichas dinâmica)bbetocosta77
 
Atividades com o alfabeto e outras.
Atividades com o alfabeto e outras.Atividades com o alfabeto e outras.
Atividades com o alfabeto e outras.Cláudia Ramos
 

Destacado (20)

AlfabetizaçãO E Letramento
AlfabetizaçãO E LetramentoAlfabetizaçãO E Letramento
AlfabetizaçãO E Letramento
 
Slides Programa de Progressão Continuada
Slides Programa de Progressão ContinuadaSlides Programa de Progressão Continuada
Slides Programa de Progressão Continuada
 
150630 alfabetizacaoeletramento
150630 alfabetizacaoeletramento150630 alfabetizacaoeletramento
150630 alfabetizacaoeletramento
 
Atividades diversas
Atividades diversasAtividades diversas
Atividades diversas
 
Escola ativa alfabetizacao - 2º ano
Escola ativa alfabetizacao - 2º anoEscola ativa alfabetizacao - 2º ano
Escola ativa alfabetizacao - 2º ano
 
Caderno de avaliação 3º ano língua portuguesa aluno
Caderno de avaliação 3º ano língua portuguesa  alunoCaderno de avaliação 3º ano língua portuguesa  aluno
Caderno de avaliação 3º ano língua portuguesa aluno
 
Progressão Continuada
Progressão ContinuadaProgressão Continuada
Progressão Continuada
 
Atividades 2º ano
Atividades 2º anoAtividades 2º ano
Atividades 2º ano
 
Amigo leitor
Amigo leitorAmigo leitor
Amigo leitor
 
Projeto FALE - EEFM Mª Conceição de Araújo
Projeto FALE - EEFM Mª Conceição de AraújoProjeto FALE - EEFM Mª Conceição de Araújo
Projeto FALE - EEFM Mª Conceição de Araújo
 
Pressupostos teóricos do currículo
Pressupostos teóricos do currículoPressupostos teóricos do currículo
Pressupostos teóricos do currículo
 
2 materi..MATERIAIS DIDÁTICOS NO CICLO DE ALFABETIAZAÇÃO
2  materi..MATERIAIS DIDÁTICOS NO CICLO DE ALFABETIAZAÇÃO2  materi..MATERIAIS DIDÁTICOS NO CICLO DE ALFABETIAZAÇÃO
2 materi..MATERIAIS DIDÁTICOS NO CICLO DE ALFABETIAZAÇÃO
 
Reunião de pais 3º ano - 1º Bimestre
Reunião de pais 3º ano  - 1º BimestreReunião de pais 3º ano  - 1º Bimestre
Reunião de pais 3º ano - 1º Bimestre
 
Currículo educação básica pressupostos teoricos
Currículo educação básica   pressupostos teoricosCurrículo educação básica   pressupostos teoricos
Currículo educação básica pressupostos teoricos
 
Letra cursiva
Letra cursivaLetra cursiva
Letra cursiva
 
Eixos estruturantes
Eixos estruturantesEixos estruturantes
Eixos estruturantes
 
Lucíola 2ª A - 2011
Lucíola   2ª A - 2011Lucíola   2ª A - 2011
Lucíola 2ª A - 2011
 
Currículo da Educação Básica
Currículo da Educação BásicaCurrículo da Educação Básica
Currículo da Educação Básica
 
Eixos estruturantes (fichas dinâmica)
Eixos estruturantes (fichas dinâmica)Eixos estruturantes (fichas dinâmica)
Eixos estruturantes (fichas dinâmica)
 
Atividades com o alfabeto e outras.
Atividades com o alfabeto e outras.Atividades com o alfabeto e outras.
Atividades com o alfabeto e outras.
 

Similar a Progressão Continuada na Alfabetização

Slides pacto modulo ii rede municipal
Slides pacto modulo ii rede municipalSlides pacto modulo ii rede municipal
Slides pacto modulo ii rede municipaladridaleffi121212
 
Caderno 4- Áreas de Conhecimento e Integração Curricular
Caderno 4- Áreas de Conhecimento e Integração CurricularCaderno 4- Áreas de Conhecimento e Integração Curricular
Caderno 4- Áreas de Conhecimento e Integração CurricularDillzzaa
 
Pacto Nacional do Ensino Medio Caderno4
Pacto Nacional do Ensino Medio Caderno4Pacto Nacional do Ensino Medio Caderno4
Pacto Nacional do Ensino Medio Caderno4jjamesmarques
 
Parâmetros Curriculares Nacionais
Parâmetros Curriculares NacionaisParâmetros Curriculares Nacionais
Parâmetros Curriculares NacionaisMarcelo Assis
 
Orientações curriculares para o ensino médio - história
Orientações curriculares para o ensino médio -  históriaOrientações curriculares para o ensino médio -  história
Orientações curriculares para o ensino médio - históriaLucas Guimarães
 
1. programa mais educação sp
1. programa mais educação sp1. programa mais educação sp
1. programa mais educação spUlisses Vakirtzis
 
1. programa mais educação sp
1. programa mais educação sp1. programa mais educação sp
1. programa mais educação spUlisses Vakirtzis
 
PNAIC - Matemática - Caderno de Apresentaçao
PNAIC - Matemática - Caderno de ApresentaçaoPNAIC - Matemática - Caderno de Apresentaçao
PNAIC - Matemática - Caderno de ApresentaçaoElieneDias
 
Projeto estágio séries iniciais set-2014
Projeto estágio séries iniciais  set-2014Projeto estágio séries iniciais  set-2014
Projeto estágio séries iniciais set-2014Solange Coutinho
 
ETAPA II- 5º CADERNO Matemática
ETAPA II- 5º CADERNO  Matemática ETAPA II- 5º CADERNO  Matemática
ETAPA II- 5º CADERNO Matemática josinalda
 
Pro letramento alfa-e_linguagem-1
Pro letramento alfa-e_linguagem-1Pro letramento alfa-e_linguagem-1
Pro letramento alfa-e_linguagem-1adridaleffi121212
 
Pro letramento alfa-e_linguagem-1
Pro letramento alfa-e_linguagem-1Pro letramento alfa-e_linguagem-1
Pro letramento alfa-e_linguagem-1adridaleffi121212
 

Similar a Progressão Continuada na Alfabetização (20)

Slides pacto modulo ii rede municipal
Slides pacto modulo ii rede municipalSlides pacto modulo ii rede municipal
Slides pacto modulo ii rede municipal
 
Caderno 4- Áreas de Conhecimento e Integração Curricular
Caderno 4- Áreas de Conhecimento e Integração CurricularCaderno 4- Áreas de Conhecimento e Integração Curricular
Caderno 4- Áreas de Conhecimento e Integração Curricular
 
Pacto Nacional do Ensino Medio Caderno4
Pacto Nacional do Ensino Medio Caderno4Pacto Nacional do Ensino Medio Caderno4
Pacto Nacional do Ensino Medio Caderno4
 
1 encontro 1 e 2 momento 2015
1 encontro 1 e 2 momento 20151 encontro 1 e 2 momento 2015
1 encontro 1 e 2 momento 2015
 
Parâmetros Curriculares Nacionais
Parâmetros Curriculares NacionaisParâmetros Curriculares Nacionais
Parâmetros Curriculares Nacionais
 
Orientações curriculares para o ensino médio - história
Orientações curriculares para o ensino médio -  históriaOrientações curriculares para o ensino médio -  história
Orientações curriculares para o ensino médio - história
 
Book volume 03_internet
Book volume 03_internetBook volume 03_internet
Book volume 03_internet
 
Book volume 03_internetx
Book volume 03_internetxBook volume 03_internetx
Book volume 03_internetx
 
Book volume 03_internet
Book volume 03_internetBook volume 03_internet
Book volume 03_internet
 
Caderno 4 versao preliminar
Caderno 4 versao preliminarCaderno 4 versao preliminar
Caderno 4 versao preliminar
 
Caderno4
Caderno4Caderno4
Caderno4
 
Caderno 4 Sismédio
Caderno 4 SismédioCaderno 4 Sismédio
Caderno 4 Sismédio
 
1. programa mais educação sp
1. programa mais educação sp1. programa mais educação sp
1. programa mais educação sp
 
1. programa mais educação sp
1. programa mais educação sp1. programa mais educação sp
1. programa mais educação sp
 
PNAIC - Matemática - Caderno de Apresentaçao
PNAIC - Matemática - Caderno de ApresentaçaoPNAIC - Matemática - Caderno de Apresentaçao
PNAIC - Matemática - Caderno de Apresentaçao
 
Projeto estágio séries iniciais set-2014
Projeto estágio séries iniciais  set-2014Projeto estágio séries iniciais  set-2014
Projeto estágio séries iniciais set-2014
 
ETAPA II- 5º CADERNO Matemática
ETAPA II- 5º CADERNO  Matemática ETAPA II- 5º CADERNO  Matemática
ETAPA II- 5º CADERNO Matemática
 
Pro letramento alfa-e_linguagem-1
Pro letramento alfa-e_linguagem-1Pro letramento alfa-e_linguagem-1
Pro letramento alfa-e_linguagem-1
 
Pro letramento alfa-e_linguagem-1
Pro letramento alfa-e_linguagem-1Pro letramento alfa-e_linguagem-1
Pro letramento alfa-e_linguagem-1
 
Etapa I - Caderno 04
Etapa I - Caderno 04Etapa I - Caderno 04
Etapa I - Caderno 04
 

Más de acs8cre

Album TRILHAS DA EDUCAÇÃO
Album TRILHAS DA EDUCAÇÃOAlbum TRILHAS DA EDUCAÇÃO
Album TRILHAS DA EDUCAÇÃOacs8cre
 
Folder do aniversário da escola
Folder do aniversário da escolaFolder do aniversário da escola
Folder do aniversário da escolaacs8cre
 
Sobre os desafios para qualificar a educação gaúcha por cícero santiago
Sobre os desafios para qualificar a educação gaúcha   por cícero santiagoSobre os desafios para qualificar a educação gaúcha   por cícero santiago
Sobre os desafios para qualificar a educação gaúcha por cícero santiagoacs8cre
 
Reflexões sobre cre e escola por marilda hausen
Reflexões sobre cre e escola   por marilda hausenReflexões sobre cre e escola   por marilda hausen
Reflexões sobre cre e escola por marilda hausenacs8cre
 
Referencial Ensino Religioso
Referencial Ensino ReligiosoReferencial Ensino Religioso
Referencial Ensino Religiosoacs8cre
 
Slides Referencial Curricular
Slides Referencial CurricularSlides Referencial Curricular
Slides Referencial Curricularacs8cre
 
Os cinco grandes eixos do Ensino Religioso
Os cinco grandes eixos do Ensino ReligiosoOs cinco grandes eixos do Ensino Religioso
Os cinco grandes eixos do Ensino Religiosoacs8cre
 
Referencial de Ensino Religioso
Referencial de Ensino ReligiosoReferencial de Ensino Religioso
Referencial de Ensino Religiosoacs8cre
 

Más de acs8cre (8)

Album TRILHAS DA EDUCAÇÃO
Album TRILHAS DA EDUCAÇÃOAlbum TRILHAS DA EDUCAÇÃO
Album TRILHAS DA EDUCAÇÃO
 
Folder do aniversário da escola
Folder do aniversário da escolaFolder do aniversário da escola
Folder do aniversário da escola
 
Sobre os desafios para qualificar a educação gaúcha por cícero santiago
Sobre os desafios para qualificar a educação gaúcha   por cícero santiagoSobre os desafios para qualificar a educação gaúcha   por cícero santiago
Sobre os desafios para qualificar a educação gaúcha por cícero santiago
 
Reflexões sobre cre e escola por marilda hausen
Reflexões sobre cre e escola   por marilda hausenReflexões sobre cre e escola   por marilda hausen
Reflexões sobre cre e escola por marilda hausen
 
Referencial Ensino Religioso
Referencial Ensino ReligiosoReferencial Ensino Religioso
Referencial Ensino Religioso
 
Slides Referencial Curricular
Slides Referencial CurricularSlides Referencial Curricular
Slides Referencial Curricular
 
Os cinco grandes eixos do Ensino Religioso
Os cinco grandes eixos do Ensino ReligiosoOs cinco grandes eixos do Ensino Religioso
Os cinco grandes eixos do Ensino Religioso
 
Referencial de Ensino Religioso
Referencial de Ensino ReligiosoReferencial de Ensino Religioso
Referencial de Ensino Religioso
 

Progressão Continuada na Alfabetização

  • 1.
  • 2. PROGRESSÃO CONTINUADA NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DOS ALUNOS DO 1º AO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
  • 3. 1. Estrutura do Programa: 1.1. Matriz Curricular, Eixo Temático e Conteúdo Programático   Estruturam-se em quatro (04) grandes áreas articuladas entre si que abrangem os seguintes componentes curriculares:
  • 4.
  • 5. Abaixo as tabelas a serem preenchidas pelos professores no planejamento do ensino:
  • 6. 2. realidade do aluno e Pesquisa Sócio Antropológica: Articular o que os alunos conhecem com os conteúdos que necessitam ser aprendidos decorrentes da matriz curricular (para que essa articulação ocorra será necessário que o professor realize, no inicio do ano letivo, a Pesquisa Sócio antropológica trazendo a tona os saberes cotidianos, competências, crenças, as vivencias familiares e sociais, elementos estéticos e culturais dos alunos, bem como concepções de mundo extraídas de seu contexto social.
  • 7. II ORGANIZAÇÃO ESTADUAL NECESSÁRIA PARA EXECUÇÃO DO PROGRAMA: 1. Coordenação Geral 2. Comissão de estudo sobre Alfabetização 3. Multiplicadores representantes das CRES 4. Tutores 5. Professor dos três anos iniciais do Ensino Fundamental
  • 8. Articulação Encontro Estadual mensal com os Multiplicadores e Tutores.  Encontro Coletivo Regional trimestral – considerando as sete (7) regiões: contemplando professores e coordenadores pedagógicos de todas as Coordenadorias. Seminário Estadual sobre Alfabetização e Letramento: será realizado no segundo semestre de 2011, em Porto Alegre, com a participação de palestrantes convidados.
  • 9. Articulação Monitoramento trimestral com visitas previamente marcadas junto às escolas na região de abrangência da CRE.(Multiplicadores) Acompanhamento semanal com visitas previamente marcadas junto às escolas e organizadas com Coordenadores Pedagógicos/Supervisores das escolas que atendem turmas do 1º ao 3º ano/2ª série do Ensino Fundamental. (Tutores)
  • 10. III MÓDULOS E SEMINÁRIOS DE FORMAÇÃO DO PROGRAMA: 1. Os Módulos de Formação: Nas unidades temáticas de cada módulo serão privilegiadas as situações concretas e problematizadoras da prática docente dos professores atuantes do 1º ao 3º ano/2ª série do Ensino Fundamental. Contudo, estas situações estudadas envolverão aspectos simples e complexos do cotidiano escolar, com a intenção de apontar caminhos de desdobramento e efetivação na sala de aula.
  • 11. 1.1. Os Módulos Tematizados: Modulo I O Programa Emergencial e a necessidade de elaboração de uma política de Estado. Modulo II As Boas Práticas Educativas autônomas na alfabetização realizadas na rede estadual.
  • 12. 1.1. Os Módulos Tematizados: Modulo III Concepção, Metodologia e Didática da Alfabetização e Letramento. Modulo IV Trabalhando as Linguagens nos anos iniciais
  • 13. 1.1. Os Módulos Tematizados: Modulo V Trabalhando a Matemática nos anos iniciais Módulo VI Trabalhando Ciências da Natureza nos anos iniciais Módulo VI Trabalhando Ciências Humanas nos anos iniciais
  • 14. 1.1. Os Módulos Tematizados: Módulo VIII A avaliação da aprendizagem: Descritores, acompanhamento e registros na dinâmica de Progressão Continuada nos três anos iniciais do Ensino Fundamental.
  • 15. A construção da leitura e da escrita pelas crianças vai acontecendo imbricada em espaços de autonomia e numa ação interativa entre iguais.
  • 16. Alfabetização e Letramento Esse exercício implica várias habilidades: Ler ou escrever para atingir diferentes objetivos Para informar ou informar-se Para interagir com os outros Para imergir no imaginário do estético Para ampliar conhecimentos... “Escrever ou ler de forma diferenciada, segundo as circunstâncias, os objetivos, o interlocutor.”(Soares, 2001, p.92 )
  • 17. ENSINO-APRENDIZAGEM Inicialmente, se faz necessário explicitar que não pensamos a aprendizagem de forma separada do ensino, portanto, seria melhor definir o eixo como Ensino-aprendizagem. A esse respeito, compartilhamos com Charlot a ideia de que ninguém pode aprender no lugar do aluno: nosso ponto central na escola é a atividade intelectual do aluno, e como esta pode ser influenciada por outros aspectos de seu desenvolvimento, tais como os aspectos sócio-culturais e emocionais. A ESCOLA
  • 18. Art. 30 Os três anos iniciais do Ensino Fundamental devem assegurar: I – a alfabetização e o letramento; II – o desenvolvimento das diversas formas de expressão, incluindo o aprendizado da Língua Portuguesa, a Literatura, a Música e demais artes, a Educação Física, assim como o aprendizado da Matemática, da Ciência, da História e da Geografia; III – a continuidade da aprendizagem, tendo em conta a complexidade do processo de alfabetização e os prejuízos que a repetência pode causar no Ensino Fundamental como um todo e, particularmente, na passagem do primeiro para o segundo ano de escolaridade e deste para o terceiro. § 1º Mesmo quando o sistema de ensino ou a escola, no uso de sua autonomia, fizerem opção pelo regime seriado, será necessário considerar os três anos iniciais do Ensino Fundamental como um bloco pedagógico ou um ciclo seqüencial não passível de interrupção, voltado para ampliar a todos os alunos as oportunidades de sistematização e aprofundamento das aprendizagens básicas, imprescindíveis para o prosseguimento dos estudos.
  • 19. PROPOSTA DE FORMAÇÃO E ACOMPANHAMENTO OBJETIVOS Propiciar aos professores dos três primeiros anos do Ensino Fundamental, a reflexão, a apropriação e o aprofundamento da concepção de alfabetização. Viabilizar espaços de troca entre os professores, destacando as Boas Práticas realizadas na Rede Estadual de Ensino. Oferecer suporte didático-metodológico para que os professores desenvolvam sua ação pedagógica de forma contextualizada e interdisciplinar, tendo como foco a construção de aprendizagens significativas. Incentivar a organização curricular das escolas na perspectiva da organização de Ciclo de Alfabetização e Letramento, ampliando tempos e espaços de aprendizagem, nos três primeiros anos do Ensino Fundamental.
  • 20. “(...) todo aquele indivíduo ou grupo que decide sobre a educação (que é portador de teorias) e sobre as razões que leva consigo quando o faz, é agente da prática.” Sacristán.