SlideShare uma empresa Scribd logo
1 de 37
Revisão Geo8 série
União Europeia A UE (União Europeia) é um bloco econômico, político e social de 27 países europeus que participam de um projeto de integração política e econômica.
O tratados que definem a União Europeia são: o Tratado da Comunidade Européia do Carvão e do Aço (CECA), o Tratado da Comunidade Econômica Européia (CEE), o Tratado da Comunidade Européia da Energia Atômica (EURATOM) e o Tratado da União Europeia (UE), o Tratado de Maastricht, que estabelece fundamentos da futura integração política. Neste último tratado, se destaca acordos de segurança e política exterior, assim como a confirmação de um Constituição Política para a União Europeia e a integração monetária, através do euro.
Objetivos da União Europeia Promover a unidade política e econômica da Europa Melhorar as condições de vida e de trabalho dos cidadãos europeus;  Melhorar as condições de livre comércio entre os países membros;  Reduzir as desigualdades sociais e econômicas entre as regiões;  Fomentar o desenvolvimento econômico dos países em fase de crescimento;  Proporcionar um ambiente de paz, harmonia e equilíbrio na Europa.
A Moeda Única: o euro Com o propósito de unificação monetária e facilitação do comércio entre os países membros, a União Europeia adotou uma única moeda. A partir de janeiro de 2002, os países membros (exceção da Grã-Bretanha) adotaram o euro para livre circulação na chamada Zona do Euro, que envolve 17 países.
Questão Basca A população basca reivindica a independência de uma pequena área localizada entre a Espanha e a França. Querem formar um país basco. O ETA é um grupo que luta pela autonomia da região basca, utilizando-se de atos terroristas, principalmente contra a Espanha.
Independência da Irlanda Séc XVIII a Grã-Betanha invade e ocupa a Irlanda.    IRLANDA (Católicos)       INGLESES (Protestantes) Em 1949 os ingleses cederam as pressões e concederam independência a 26 estados do sul que formaram República da Irlanda. ,[object Object],[object Object]
IRA (Exército da República da Irlanda) Fundado em 1919, o IRA ( IrishRepublicanArmy) passou a utilizar-se da guerrilha como forma de eliminar o domínio inglês e obter a independência da Irlanda, e posteriormente, pretendendo a unificação da Irlanda do Norte ao restante do país.
Desemprego estrutural Principal efeito negativo da Revolução Industrial, é quando trabalhadores perdem seus postos de trabalho sendo substituídos por máquinas.
Indústria clássica É aquela que não necessita de grande incremento de tecnologia para o seu funcionamento. EX: indústria têxtil ou a metalurgia.
Indústria de ponta É aquela que utiliza as mais modernas tecnologias em sua linha de produção. EX: Indústria aeronáutica e de eletroeletrônicos.
Os países europeus estão entre os mais desenvolvidos do mundo porque as maiores trocas comerciais são realizadas por países europeus e várias multinacionais tem sede na Europa.
A Europa apresenta IDH elevado e sua população apresenta boas condições de vida.
Grã-Betanha A Grã-Bretanha é uma das Ilhas Britânicas da Europa que abrange a maior parte do país conhecido como Reino Unido. Nesta ilha estão três das quatro nações britânicas: Escócia, na parte norte; Inglaterra, no sul; e País de Gales, a oeste. A quarta nação, a Irlanda do Norte, situa-se na Ilha da Irlanda.
Grã-Betanha – RAPIDINHA... PRINCIPAL Setor da economia= serviços Produto agrícola= batata Parceiro econômico= Alemanha PE ñ pertence a UE= EUA Setor industrial= aeronáutica Matriz energética= termonuclear
Alemanha Contém jazidas de minerais localizadas a oeste do país Força de trabalho organizada e disciplinada; Depende economicamente de suas exportações  (carros, maquinários, produtos químicos e têxteis); Não é autossuficiente na produção de alimentos, importando de outros países; Realiza diversas feiras internacionais, expondo seus lançamentos (tecnologia, informações, telecomunicação, software); Indústria alemã: Siderúrgico, naval, eletrônico, far
FRANÇA País de elevada industrialização e forte setor agropecuário; Montadoras = Renault,        Citroen e Peugeot; Têxtil = várias grifes de         alta costura; Turismo = País mais               visitado do mundo; Agropecuária = trigo, beterraba (açúcar), batata, uvas, carne e pescado.		CLIMA BOM; Produtora de vinhos		para o mundo todo; Utiliza energia limpa e renovável (elétrica, geotermia, solar, eólica e das marés)
O TGV (Trem Super Veloz – 300km/h) é um orgulho do povo francês quando o assunto é transporte de passageiros, facilitando a locomoção da população.
ITÁLIA Uma política de privatizações ajudou a Itália a pagar uma elevada dívida pública que entrou para UE possibilitando a ampliação de parcerias com os países vizinhos; DIFERENÇAS REGIONAIS NORTE = economia baseada no setor de serviços e industrial; SUL = Economia agrária TURISMO É MUITO IMPORTANTE NA ITÁLIA Vaticano – sede do catolicismo (cidade-estado) Roma
Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo Benelux= é uma associação econômica entre a Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo que tinha como objetivo fortalecer as trocas econômicas entre os países-membros. Multinacionais com sede na Benelux = Shell, Unilever e Philips.
Noruega, Islândia e Suíça Apresentam elevados níveis de qualidade de vida (IDH alto), pertencem a Europa, mas não participam da União Europeia.
Islândia e Noruega estão localizadas em altas altitudes em que predominam baixas temperaturas.  As terras para o cultivo ficam congeladas a maior parte do ano; São experiências de gestões com excelentes resultados.
Noruega País que oferece as melhores condições de vida à sua população; Principal país europeu produtor de petróleo e gás natural; Rica em metais ( alumínio, magnésio e ferro) e produção de papel; A indústria naval produz grandes embarcações comerciais como: navios-tanques, navios pesqueiros, navios frigoríficos, catamarães...
A Noruega se destaca na produção de energia hidrelétrica. A água proveniente de degelo das montanhas  é aproveitada na geração de energia elétrica.  Hidrelétrica de Vermork
Fiordes São extensos e estreitos braços de mar que avançam quilômetros continente adentro.
Sol da meia-noite É um fenômeno que ocorre para além do círculo polar ártico ou antártico quando o sol não se põe durante pelo menos 24 horas seguidas.
Homem mata 91 pessoas em ataques a tiros e com bombas em Oslo - Noruega
Suíça A Suíça é considerada um país neutro, ou seja, não se envolve em conflitos internacionais e não estabelece alianças militares. Não concede passagem por seu território de forças militares estrangeiras.
Economia de exportação Relógios; Queijos; Chocolates; Sopas desidratadas.
Islândia – lugar de neve e fogo Foi colonizada por europeus em 847 d.C; O país não possui exército, apenas algumas embarcações e helicópteros que servem para patrulhar as suas águas territoriais contra pescadores estrangeiros; Possui grandes jazidas de alumínio que exporta.
Fontes de energia - Islândia Hidrelétrica – degelo das montanhas; Geotérmica – o país é uma ilha vulcânica e retira energia do interior da terra para geração de energia. Água, por ser abundante, não é cobrada e não necessita de tratamento.
Gêiseres lançam água quente do subsolo
Clima - Islândia Norte = temperaturas muito baixas  ( influência das correntes polares); Sul = clima mais ameno (influência das correntes quentes vindas da região tropical. População  = maior parte vive no sul da ilha.
Crise de 2008 - Islândia A  economia entrou em decadência; O país recorreu ao FMI tomando empréstimos para sustentar a economia do país.
Boa sorte!!!
União Europeia

Mais conteúdo relacionado

Mais procurados

Mais procurados (20)

Aula para 9º Ano - Europa aspectos naturais, sociedade e economia
Aula para 9º Ano - Europa aspectos naturais, sociedade e economiaAula para 9º Ano - Europa aspectos naturais, sociedade e economia
Aula para 9º Ano - Europa aspectos naturais, sociedade e economia
 
Continente asiático
Continente asiáticoContinente asiático
Continente asiático
 
Blocos econômicos
Blocos econômicosBlocos econômicos
Blocos econômicos
 
IDH - Índice de Desenvolvimento Humano
IDH - Índice de Desenvolvimento HumanoIDH - Índice de Desenvolvimento Humano
IDH - Índice de Desenvolvimento Humano
 
Aulas 02 e 03 - Blocos econômicos
Aulas 02 e 03 - Blocos econômicosAulas 02 e 03 - Blocos econômicos
Aulas 02 e 03 - Blocos econômicos
 
União Europeia
União EuropeiaUnião Europeia
União Europeia
 
Geografia continente europeu
Geografia   continente europeuGeografia   continente europeu
Geografia continente europeu
 
Europa quadro socioeconomico
Europa   quadro socioeconomicoEuropa   quadro socioeconomico
Europa quadro socioeconomico
 
Estados unidos sociedade e economia
Estados unidos   sociedade e economiaEstados unidos   sociedade e economia
Estados unidos sociedade e economia
 
Rússia e Comunidade dos Estados Independentes -CEI
Rússia e Comunidade dos Estados Independentes -CEIRússia e Comunidade dos Estados Independentes -CEI
Rússia e Comunidade dos Estados Independentes -CEI
 
Europa ocidental
Europa ocidentalEuropa ocidental
Europa ocidental
 
Asia
AsiaAsia
Asia
 
Tigres Asiáticos e Japão
Tigres Asiáticos e JapãoTigres Asiáticos e Japão
Tigres Asiáticos e Japão
 
Diferentes formas de regionalizar o mundo
Diferentes formas de regionalizar o mundoDiferentes formas de regionalizar o mundo
Diferentes formas de regionalizar o mundo
 
Rússia
RússiaRússia
Rússia
 
INDIA
INDIAINDIA
INDIA
 
Japão
JapãoJapão
Japão
 
Regionalização da américa
Regionalização da américaRegionalização da américa
Regionalização da américa
 
Aspectos naturais da América
Aspectos naturais da AméricaAspectos naturais da América
Aspectos naturais da América
 
Ásia
ÁsiaÁsia
Ásia
 

Destaque

Europa ue e conflitos
Europa ue e conflitosEuropa ue e conflitos
Europa ue e conflitosBriefCase
 
UniãO EuropéIa 2010
UniãO  EuropéIa  2010UniãO  EuropéIa  2010
UniãO EuropéIa 2010alfredo1ssa
 
União europeia e Bélgica
União europeia e BélgicaUnião europeia e Bélgica
União europeia e BélgicaRui Filipe
 
Aula De Geografia UniãO Europeia
Aula De Geografia UniãO EuropeiaAula De Geografia UniãO Europeia
Aula De Geografia UniãO EuropeiaAlmir
 
Teoria da Burocracia e Teoria Clássica: Uma reflexão comparativa
Teoria da Burocracia e Teoria Clássica: Uma reflexão comparativaTeoria da Burocracia e Teoria Clássica: Uma reflexão comparativa
Teoria da Burocracia e Teoria Clássica: Uma reflexão comparativaJorge Lopes
 
A integração de portugal na união europeia
A integração de portugal na união europeiaA integração de portugal na união europeia
A integração de portugal na união europeiaGabriel Cristiano
 
Geografia - Continente Europeu: População e Economia
Geografia -  Continente Europeu: População e EconomiaGeografia -  Continente Europeu: População e Economia
Geografia - Continente Europeu: População e EconomiaAndré Luiz Marques
 
www.AulasDeGeografiaApoio.com - Geografia – Blocos Econômicos
 www.AulasDeGeografiaApoio.com  - Geografia – Blocos Econômicos www.AulasDeGeografiaApoio.com  - Geografia – Blocos Econômicos
www.AulasDeGeografiaApoio.com - Geografia – Blocos EconômicosAulas De Geografia Apoio
 
Coordenadas geograficas
Coordenadas geograficasCoordenadas geograficas
Coordenadas geograficasJoao Paulo
 

Destaque (13)

Europa ue e conflitos
Europa ue e conflitosEuropa ue e conflitos
Europa ue e conflitos
 
Blocos com logo!
Blocos com logo! Blocos com logo!
Blocos com logo!
 
UniãO EuropéIa 2010
UniãO  EuropéIa  2010UniãO  EuropéIa  2010
UniãO EuropéIa 2010
 
União europeia e Bélgica
União europeia e BélgicaUnião europeia e Bélgica
União europeia e Bélgica
 
Aula De Geografia UniãO Europeia
Aula De Geografia UniãO EuropeiaAula De Geografia UniãO Europeia
Aula De Geografia UniãO Europeia
 
Teoria da Burocracia e Teoria Clássica: Uma reflexão comparativa
Teoria da Burocracia e Teoria Clássica: Uma reflexão comparativaTeoria da Burocracia e Teoria Clássica: Uma reflexão comparativa
Teoria da Burocracia e Teoria Clássica: Uma reflexão comparativa
 
A União Europeia
A União EuropeiaA União Europeia
A União Europeia
 
A integração de portugal na união europeia
A integração de portugal na união europeiaA integração de portugal na união europeia
A integração de portugal na união europeia
 
União Europeia
União EuropeiaUnião Europeia
União Europeia
 
Geografia - Continente Europeu: População e Economia
Geografia -  Continente Europeu: População e EconomiaGeografia -  Continente Europeu: População e Economia
Geografia - Continente Europeu: População e Economia
 
www.AulasDeGeografiaApoio.com - Geografia – Blocos Econômicos
 www.AulasDeGeografiaApoio.com  - Geografia – Blocos Econômicos www.AulasDeGeografiaApoio.com  - Geografia – Blocos Econômicos
www.AulasDeGeografiaApoio.com - Geografia – Blocos Econômicos
 
Coordenadas geograficas
Coordenadas geograficasCoordenadas geograficas
Coordenadas geograficas
 
10
1010
10
 

Semelhante a União Europeia

9º ano un 4 União Europeia e Rússia
9º ano un 4 União Europeia e Rússia9º ano un 4 União Europeia e Rússia
9º ano un 4 União Europeia e RússiaChristie Freitas
 
Reino unido, frança, itália e alemanha quatro potências industrias europeias.
Reino unido, frança, itália e alemanha quatro potências industrias europeias.Reino unido, frança, itália e alemanha quatro potências industrias europeias.
Reino unido, frança, itália e alemanha quatro potências industrias europeias.Marcinha Mello
 
Area de Integração - Área II - A Sociedade_5.1) A Integração no Espaço Europeu
Area de Integração -  Área II - A Sociedade_5.1) A Integração no Espaço EuropeuArea de Integração -  Área II - A Sociedade_5.1) A Integração no Espaço Europeu
Area de Integração - Área II - A Sociedade_5.1) A Integração no Espaço EuropeuAndre Francisco
 
Reino Unido Luana e Franciele
Reino Unido   Luana e FrancieleReino Unido   Luana e Franciele
Reino Unido Luana e Francielemargadiedrich
 
Reino Unido - Luana e Franciele
Reino Unido - Luana e FrancieleReino Unido - Luana e Franciele
Reino Unido - Luana e Francielemargadiedrich
 
Aula 11 europa - quadro econômico e político
Aula 11   europa - quadro econômico e políticoAula 11   europa - quadro econômico e político
Aula 11 europa - quadro econômico e políticoJonatas Carlos
 
Sociedades pós industriais
Sociedades pós industriaisSociedades pós industriais
Sociedades pós industriaisCharlles Moreira
 
Aula europa 10-08-2012_europa_oceanica
Aula europa 10-08-2012_europa_oceanicaAula europa 10-08-2012_europa_oceanica
Aula europa 10-08-2012_europa_oceanicaAntonio Pessoa
 
Aula europa 10-08-2012_europa_oceanica
Aula europa 10-08-2012_europa_oceanicaAula europa 10-08-2012_europa_oceanica
Aula europa 10-08-2012_europa_oceanicaAntonio Pessoa
 
Aula europa 10-08-2012_europa_oceanica
Aula europa 10-08-2012_europa_oceanicaAula europa 10-08-2012_europa_oceanica
Aula europa 10-08-2012_europa_oceanicaAntonio Pessoa
 
Inglaterra
InglaterraInglaterra
Inglaterraamaam
 
União europeia: bloco, economia e questão islâmica.
União europeia: bloco, economia e questão islâmica.  União europeia: bloco, economia e questão islâmica.
União europeia: bloco, economia e questão islâmica. Silmara Vedoveli
 
Sda telaris geo9_cap2_
Sda telaris geo9_cap2_Sda telaris geo9_cap2_
Sda telaris geo9_cap2_CBM
 
ASPECTOS ECONÔMICOS DA EUROPA.pptx
ASPECTOS ECONÔMICOS DA EUROPA.pptxASPECTOS ECONÔMICOS DA EUROPA.pptx
ASPECTOS ECONÔMICOS DA EUROPA.pptxAscariRafael1
 

Semelhante a União Europeia (20)

9º ano un 4 União Europeia e Rússia
9º ano un 4 União Europeia e Rússia9º ano un 4 União Europeia e Rússia
9º ano un 4 União Europeia e Rússia
 
Reino unido, frança, itália e alemanha quatro potências industrias europeias.
Reino unido, frança, itália e alemanha quatro potências industrias europeias.Reino unido, frança, itália e alemanha quatro potências industrias europeias.
Reino unido, frança, itália e alemanha quatro potências industrias europeias.
 
Oficina De Geografia Norival
Oficina De Geografia   NorivalOficina De Geografia   Norival
Oficina De Geografia Norival
 
Area de Integração - Área II - A Sociedade_5.1) A Integração no Espaço Europeu
Area de Integração -  Área II - A Sociedade_5.1) A Integração no Espaço EuropeuArea de Integração -  Área II - A Sociedade_5.1) A Integração no Espaço Europeu
Area de Integração - Área II - A Sociedade_5.1) A Integração no Espaço Europeu
 
Reino Unido Luana e Franciele
Reino Unido   Luana e FrancieleReino Unido   Luana e Franciele
Reino Unido Luana e Franciele
 
Reino Unido - Luana e Franciele
Reino Unido - Luana e FrancieleReino Unido - Luana e Franciele
Reino Unido - Luana e Franciele
 
Europa geopolítica
Europa   geopolíticaEuropa   geopolítica
Europa geopolítica
 
Aula 11 europa - quadro econômico e político
Aula 11   europa - quadro econômico e políticoAula 11   europa - quadro econômico e político
Aula 11 europa - quadro econômico e político
 
Europa geopolítica
Europa   geopolíticaEuropa   geopolítica
Europa geopolítica
 
Sociedades pós industriais
Sociedades pós industriaisSociedades pós industriais
Sociedades pós industriais
 
Continente Europeu
Continente EuropeuContinente Europeu
Continente Europeu
 
Aula europa 10-08-2012_europa_oceanica
Aula europa 10-08-2012_europa_oceanicaAula europa 10-08-2012_europa_oceanica
Aula europa 10-08-2012_europa_oceanica
 
Aula europa 10-08-2012_europa_oceanica
Aula europa 10-08-2012_europa_oceanicaAula europa 10-08-2012_europa_oceanica
Aula europa 10-08-2012_europa_oceanica
 
Aula europa 10-08-2012_europa_oceanica
Aula europa 10-08-2012_europa_oceanicaAula europa 10-08-2012_europa_oceanica
Aula europa 10-08-2012_europa_oceanica
 
Inglaterra
InglaterraInglaterra
Inglaterra
 
União europeia: bloco, economia e questão islâmica.
União europeia: bloco, economia e questão islâmica.  União europeia: bloco, economia e questão islâmica.
União europeia: bloco, economia e questão islâmica.
 
Sda telaris geo9_cap2_
Sda telaris geo9_cap2_Sda telaris geo9_cap2_
Sda telaris geo9_cap2_
 
ASPECTOS ECONÔMICOS DA EUROPA.pptx
ASPECTOS ECONÔMICOS DA EUROPA.pptxASPECTOS ECONÔMICOS DA EUROPA.pptx
ASPECTOS ECONÔMICOS DA EUROPA.pptx
 
EUROPA.pptx
EUROPA.pptxEUROPA.pptx
EUROPA.pptx
 
Holanda
HolandaHolanda
Holanda
 

Mais de alinemaiahistoria

Mais de alinemaiahistoria (13)

Império bizantino
Império bizantinoImpério bizantino
Império bizantino
 
O que é historia
O que é historiaO que é historia
O que é historia
 
A crise de 1929
A crise de 1929A crise de 1929
A crise de 1929
 
Império islamico
Império islamicoImpério islamico
Império islamico
 
O que é historia
O que é historiaO que é historia
O que é historia
 
Século xx tudo ao mesmo tempo
Século xx  tudo ao mesmo tempoSéculo xx  tudo ao mesmo tempo
Século xx tudo ao mesmo tempo
 
Transição do Império para República Brasileira
Transição do Império para República BrasileiraTransição do Império para República Brasileira
Transição do Império para República Brasileira
 
Contexto internacional das décadas de 50 e 60
Contexto internacional das décadas de 50 e 60Contexto internacional das décadas de 50 e 60
Contexto internacional das décadas de 50 e 60
 
Tabela periódica
Tabela periódicaTabela periódica
Tabela periódica
 
Colonialismo, neocolonialismo, imperialismo
Colonialismo, neocolonialismo, imperialismoColonialismo, neocolonialismo, imperialismo
Colonialismo, neocolonialismo, imperialismo
 
Em busca do far west
Em busca do far westEm busca do far west
Em busca do far west
 
Os governos das décadas de 50 e 60
Os governos das décadas de 50 e 60Os governos das décadas de 50 e 60
Os governos das décadas de 50 e 60
 
Expansão marítima
Expansão marítimaExpansão marítima
Expansão marítima
 

Último

Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveAula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveaulasgege
 
Lírica Camoniana- A mudança na lírica de Camões.pptx
Lírica Camoniana- A mudança na lírica de Camões.pptxLírica Camoniana- A mudança na lírica de Camões.pptx
Lírica Camoniana- A mudança na lírica de Camões.pptxfabiolalopesmartins1
 
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxApostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxIsabelaRafael2
 
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptx
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptxSlides 1 - O gênero textual entrevista.pptx
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptxSilvana Silva
 
Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.
Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.
Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.Susana Stoffel
 
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)Mary Alvarenga
 
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolaresALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolaresLilianPiola
 
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 BrasilGoverno Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasillucasp132400
 
trabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditaduratrabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditaduraAdryan Luiz
 
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniModelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniCassio Meira Jr.
 
Bullying - Atividade com caça- palavras
Bullying   - Atividade com  caça- palavrasBullying   - Atividade com  caça- palavras
Bullying - Atividade com caça- palavrasMary Alvarenga
 
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfUFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfManuais Formação
 
Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdf
Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdfProva uniasselvi tecnologias da Informação.pdf
Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdfArthurRomanof1
 
“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx
“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx
“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptxthaisamaral9365923
 
Gerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem OrganizacionalGerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem OrganizacionalJacqueline Cerqueira
 
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃOLEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃOColégio Santa Teresinha
 
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfBRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfHenrique Pontes
 
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?Rosalina Simão Nunes
 
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptxA experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptxfabiolalopesmartins1
 

Último (20)

Em tempo de Quaresma .
Em tempo de Quaresma                            .Em tempo de Quaresma                            .
Em tempo de Quaresma .
 
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveAula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
 
Lírica Camoniana- A mudança na lírica de Camões.pptx
Lírica Camoniana- A mudança na lírica de Camões.pptxLírica Camoniana- A mudança na lírica de Camões.pptx
Lírica Camoniana- A mudança na lírica de Camões.pptx
 
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxApostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
 
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptx
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptxSlides 1 - O gênero textual entrevista.pptx
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptx
 
Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.
Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.
Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.
 
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
 
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolaresALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
 
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 BrasilGoverno Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
 
trabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditaduratrabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditadura
 
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniModelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
 
Bullying - Atividade com caça- palavras
Bullying   - Atividade com  caça- palavrasBullying   - Atividade com  caça- palavras
Bullying - Atividade com caça- palavras
 
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfUFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
 
Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdf
Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdfProva uniasselvi tecnologias da Informação.pdf
Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdf
 
“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx
“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx
“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx
 
Gerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem OrganizacionalGerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem Organizacional
 
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃOLEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
 
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfBRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
 
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
 
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptxA experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
 

União Europeia

  • 2. União Europeia A UE (União Europeia) é um bloco econômico, político e social de 27 países europeus que participam de um projeto de integração política e econômica.
  • 3. O tratados que definem a União Europeia são: o Tratado da Comunidade Européia do Carvão e do Aço (CECA), o Tratado da Comunidade Econômica Européia (CEE), o Tratado da Comunidade Européia da Energia Atômica (EURATOM) e o Tratado da União Europeia (UE), o Tratado de Maastricht, que estabelece fundamentos da futura integração política. Neste último tratado, se destaca acordos de segurança e política exterior, assim como a confirmação de um Constituição Política para a União Europeia e a integração monetária, através do euro.
  • 4. Objetivos da União Europeia Promover a unidade política e econômica da Europa Melhorar as condições de vida e de trabalho dos cidadãos europeus; Melhorar as condições de livre comércio entre os países membros; Reduzir as desigualdades sociais e econômicas entre as regiões; Fomentar o desenvolvimento econômico dos países em fase de crescimento; Proporcionar um ambiente de paz, harmonia e equilíbrio na Europa.
  • 5. A Moeda Única: o euro Com o propósito de unificação monetária e facilitação do comércio entre os países membros, a União Europeia adotou uma única moeda. A partir de janeiro de 2002, os países membros (exceção da Grã-Bretanha) adotaram o euro para livre circulação na chamada Zona do Euro, que envolve 17 países.
  • 6.
  • 7. Questão Basca A população basca reivindica a independência de uma pequena área localizada entre a Espanha e a França. Querem formar um país basco. O ETA é um grupo que luta pela autonomia da região basca, utilizando-se de atos terroristas, principalmente contra a Espanha.
  • 8.
  • 9. IRA (Exército da República da Irlanda) Fundado em 1919, o IRA ( IrishRepublicanArmy) passou a utilizar-se da guerrilha como forma de eliminar o domínio inglês e obter a independência da Irlanda, e posteriormente, pretendendo a unificação da Irlanda do Norte ao restante do país.
  • 10. Desemprego estrutural Principal efeito negativo da Revolução Industrial, é quando trabalhadores perdem seus postos de trabalho sendo substituídos por máquinas.
  • 11. Indústria clássica É aquela que não necessita de grande incremento de tecnologia para o seu funcionamento. EX: indústria têxtil ou a metalurgia.
  • 12. Indústria de ponta É aquela que utiliza as mais modernas tecnologias em sua linha de produção. EX: Indústria aeronáutica e de eletroeletrônicos.
  • 13. Os países europeus estão entre os mais desenvolvidos do mundo porque as maiores trocas comerciais são realizadas por países europeus e várias multinacionais tem sede na Europa.
  • 14. A Europa apresenta IDH elevado e sua população apresenta boas condições de vida.
  • 15. Grã-Betanha A Grã-Bretanha é uma das Ilhas Britânicas da Europa que abrange a maior parte do país conhecido como Reino Unido. Nesta ilha estão três das quatro nações britânicas: Escócia, na parte norte; Inglaterra, no sul; e País de Gales, a oeste. A quarta nação, a Irlanda do Norte, situa-se na Ilha da Irlanda.
  • 16. Grã-Betanha – RAPIDINHA... PRINCIPAL Setor da economia= serviços Produto agrícola= batata Parceiro econômico= Alemanha PE ñ pertence a UE= EUA Setor industrial= aeronáutica Matriz energética= termonuclear
  • 17. Alemanha Contém jazidas de minerais localizadas a oeste do país Força de trabalho organizada e disciplinada; Depende economicamente de suas exportações (carros, maquinários, produtos químicos e têxteis); Não é autossuficiente na produção de alimentos, importando de outros países; Realiza diversas feiras internacionais, expondo seus lançamentos (tecnologia, informações, telecomunicação, software); Indústria alemã: Siderúrgico, naval, eletrônico, far
  • 18. FRANÇA País de elevada industrialização e forte setor agropecuário; Montadoras = Renault, Citroen e Peugeot; Têxtil = várias grifes de alta costura; Turismo = País mais visitado do mundo; Agropecuária = trigo, beterraba (açúcar), batata, uvas, carne e pescado. CLIMA BOM; Produtora de vinhos para o mundo todo; Utiliza energia limpa e renovável (elétrica, geotermia, solar, eólica e das marés)
  • 19. O TGV (Trem Super Veloz – 300km/h) é um orgulho do povo francês quando o assunto é transporte de passageiros, facilitando a locomoção da população.
  • 20. ITÁLIA Uma política de privatizações ajudou a Itália a pagar uma elevada dívida pública que entrou para UE possibilitando a ampliação de parcerias com os países vizinhos; DIFERENÇAS REGIONAIS NORTE = economia baseada no setor de serviços e industrial; SUL = Economia agrária TURISMO É MUITO IMPORTANTE NA ITÁLIA Vaticano – sede do catolicismo (cidade-estado) Roma
  • 21. Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo Benelux= é uma associação econômica entre a Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo que tinha como objetivo fortalecer as trocas econômicas entre os países-membros. Multinacionais com sede na Benelux = Shell, Unilever e Philips.
  • 22. Noruega, Islândia e Suíça Apresentam elevados níveis de qualidade de vida (IDH alto), pertencem a Europa, mas não participam da União Europeia.
  • 23. Islândia e Noruega estão localizadas em altas altitudes em que predominam baixas temperaturas. As terras para o cultivo ficam congeladas a maior parte do ano; São experiências de gestões com excelentes resultados.
  • 24. Noruega País que oferece as melhores condições de vida à sua população; Principal país europeu produtor de petróleo e gás natural; Rica em metais ( alumínio, magnésio e ferro) e produção de papel; A indústria naval produz grandes embarcações comerciais como: navios-tanques, navios pesqueiros, navios frigoríficos, catamarães...
  • 25. A Noruega se destaca na produção de energia hidrelétrica. A água proveniente de degelo das montanhas é aproveitada na geração de energia elétrica. Hidrelétrica de Vermork
  • 26. Fiordes São extensos e estreitos braços de mar que avançam quilômetros continente adentro.
  • 27. Sol da meia-noite É um fenômeno que ocorre para além do círculo polar ártico ou antártico quando o sol não se põe durante pelo menos 24 horas seguidas.
  • 28. Homem mata 91 pessoas em ataques a tiros e com bombas em Oslo - Noruega
  • 29. Suíça A Suíça é considerada um país neutro, ou seja, não se envolve em conflitos internacionais e não estabelece alianças militares. Não concede passagem por seu território de forças militares estrangeiras.
  • 30. Economia de exportação Relógios; Queijos; Chocolates; Sopas desidratadas.
  • 31. Islândia – lugar de neve e fogo Foi colonizada por europeus em 847 d.C; O país não possui exército, apenas algumas embarcações e helicópteros que servem para patrulhar as suas águas territoriais contra pescadores estrangeiros; Possui grandes jazidas de alumínio que exporta.
  • 32. Fontes de energia - Islândia Hidrelétrica – degelo das montanhas; Geotérmica – o país é uma ilha vulcânica e retira energia do interior da terra para geração de energia. Água, por ser abundante, não é cobrada e não necessita de tratamento.
  • 33. Gêiseres lançam água quente do subsolo
  • 34. Clima - Islândia Norte = temperaturas muito baixas ( influência das correntes polares); Sul = clima mais ameno (influência das correntes quentes vindas da região tropical. População = maior parte vive no sul da ilha.
  • 35. Crise de 2008 - Islândia A economia entrou em decadência; O país recorreu ao FMI tomando empréstimos para sustentar a economia do país.