SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 44
Unidades de Medidas e Meios de Armazenamentos 
Seminaristas: Kleber Brito 
Pedro Ivo
G7 
Diego Henrique 
Kelly Nóbrega 
Kleber Brito 
Letícia Santos 
NayanaMichele 
Pedro Ivo Santos 
RonivaldoLima 
Taiwan Igor Lima
Unidades de Medidas 
Kleber Brito
O que é Unidade de Medida? 
É uma medida (quantidade) especifica de determinada grandeza física usada para servir de padrão para outras medidas.
Os primeiros computadores trabalhavam só com números, pois eram destinados a fazer cálculos. Logo se percebeu que, para cada número, era muito fácil associar uma letra. Assim, o computador passou a processar palavras, frases, nomes, endereços e qualquer informação que pudesse ser representada de forma escrita. A partir de então, vários pesquisadores, engenheiros e cientistas foram descobrindo maneiras de representar outras informações, como imagens, sons, notas musicais, vídeos, animações, dados sobre o clima, sob forma numérica.
O interessante é que, uma vez digitalizadas, ou seja, colocadas na linguagem do computador, as informações podem assumir diversas formas, como gráficos e mapas, facilitando assim a nossa interpretação dos dados. Exemplo: cotações de ações da Bolsa de Valores podem ser representadas como gráficos. Informações meteorológicas coletadas por um satélite podem aparecer como mapas climáticos.
Qual a Menor Unidade de Informação com que o Computador trabalha? 
Apenas 0 e 1; 
Onde 0 (zero) representa desligado; 
1 (um) representa ligado; 
Onde sabe-se que esses dois valores representados, é a menor unidade de informação que o computador trabalha.
Representação de Dados 
Bits 
Bytes 
Kilobytes 
Megabytes 
Gigabytes 
Terabytes 
Petabytes 
Exabytes 
Zettabytes 
Yottabytes
Bits: Amenor parte de um dado 
bit(simplificação para dígitobinário, "BInarydigiT" eminglês) é a menor unidade de informação que pode ser armazenada ou transmitida. Um bit pode assumir somente 2 valores, por exemplo: 0 ou 1, falso ou verdadeiro respectivamente. 
Embora os computadores tenham instruções (ou comandos) que possam testar e manipular bits, geralmente são idealizados para armazenar instruções em múltiplos de bits, chamadosbytes. 
De notar que a notação para bit utiliza um"b"minúsculo, em oposição à notação parabyteque utiliza um"B"maiúsculo (kB,MB,GB,TB).
Fisicamente, o valor de um bit é, de uma maneira geral, armazenado como uma carga elétrica acima ou abaixo de um nível padrão em um únicocapacitordentro de um dispositivo dememória. Mas, bits podem ser representados fisicamente por vários meios. Os meios e técnicas comumente usados são: Pela eletricidade, por via da luz (em fibras ópticas, ou emleitoresegravadoresdediscos ópticospor exemplo), por via deondas eletromagnéticas(redewireless), ou também, por via depolarizaçãomagnética(discos rígidos).
Bytes: A informação tomando forma 
Umbyte(BinaryTerm),baiteouocteto, é um dos tipos de dados integrais emcomputação. É usado com frequência para especificar o tamanho ou quantidade damemóriaou dacapacidade de armazenamentode um certo dispositivo, independentemente do tipo de dados. 
A codificação padronizada de byte foi definida como sendo de 8bits. O byte de 8 bits é mais comumente chamado de octetono contexto deredes de computadoresetelecomunicação. 
A uma metade de um byte, dá-se o nome denibbleousemioctecto.
Kilobytes: Os dados tangíveis 
Um kilobyteé composto por 1.024 bytes. Essa é a primeira unidade (entre as citadas) que a grande maioria dos usuários deve conhecer. Muitos arquivos de texto e até mesmo fotografias com resoluções mais baixas possuem alguns kilobytes. Os antigos disquetes de 1,44 MB permitiam que os usuários carregassem vários arquivos com essas dimensões. 
Essa unidade é muito lembrada quando downloads são realizados. As taxas de transferência são medidas em kilobytespor segundo. E isso já funciona dessa forma há vários anos, desde a época das conexões discadas. Se em 1999 as pessoas baixavam músicas em velocidades de 3 kB/s, hoje há várias conexões que permitem downloads de 200 kB/s ou mais.
Megabytes: O mundo multimídia 
Se os kilobytesarmazenam vários arquivos de texto, os megabytes permitem um mundo muito mais multimídia para os usuários. Em média, uma música em MP3 ocupa 5 MB no disco rígido e uma foto em alta resolução pode passar dos 2 MB facilmente, dependendo do formato de arquivo que for utilizado. 
CDs (de áudio ou dados) possuem cerca de 700 MB de capacidade. Isso garante que muitos arquivos sejam armazenados, ou cerca de 20 músicas. “Mas uma música não possui apenas 5 MB?”. Sim, uma música em MP3 ocupa isso, mas para os CDs de áudio o formato dos arquivos é diferente e ocupa muito mais megabytes.
Gigabytes: A alta definição 
Em tempos remotos (mas não tão remotos assim, quando o Windows 95 era o sistema operacional mais utilizado em todo o mundo), discos rígidos não chegavam a possuir a capacidade de 1 GB. Mas os sistemas foram evoluindo, outros softwares também e a demanda exigiu melhorias nos componentes de hardware. 
Hoje, dificilmente encontram-se computadores sendo vendidos com discos rígidos inferiores aos 500 GB de capacidade. Até mesmo HDs externos podem ser encontrados com capacidades maiores do que essas e sem serem vendidos por preços absurdos, como acontecia até pouco tempo atrás.
Terabytes: A nova necessidade 
Quem poderia imaginar, em 2005, que seria possível dispor de um disco rígido com capacidade para armazenar um terabytede informações? Pois hoje a realidade é outra e os HDs permitem exatamente isso. Você já parou para pensar em quantas músicas poderiam ser armazenadas em um disco desses? 
Vamos às contas. Uma música em MP3, com cerca de 3 minutos, ocupa 5 MB. Em 1 TB, poderiam ser armazenadas 200 mil músicas. Caso fossem reproduzidas sequencialmente e sem interrupções, elas levariam 1 milhão de minutos para serem tocadas sem repetições de arquivos. Isso representaria 17 mil horas ou 728 dias.Exatamente, seriam quase dois anos sem parar de ouvir músicas.
Se o mesmo cálculo fosse feito para filmes em Blu-ray, com cerca de 90 minutos e 25 GB, chegaríamos à conclusão de que 1 TB pode armazenar 40 filmes em alta definição. O que exigiria dois dias e meio de “maratona” para que todos pudessem ser vistos sem pausas. Para DVDs o período seria de 13 dias.
Petabyte: Muito além do uso doméstico 
Um milhão de gigabytes. É exatamente isso que representa um petabyte, muito mais do que qualquer pessoa precisa para armazenar seus dados. Na verdade, é muito mais do que muitas empresas gigantes precisam.Petabytessó são tangíveis se somarmos uma grande quantidade de servidores. 
Segundo James S. Huggins (especialista em tecnologia da informação), se fôssemos digitalizar livros, apenas 2 petabytesseriam suficientes para armazenar toda a produção acadêmica dos Estados Unidos. Já o Google processa cerca de 24 petabytesde informações todos os dias, o que demanda muitos servidores dedicados à atividade.
Exabyte: O tráfego da internet mundial 
Não seria possível ouvir 1 bilhão de canções em apenas uma vida (capacidade de armazenamento de um HD hipotético de 1 EB). Os exabytesainda estão muito distantes dos computadores comuns, mas já são uma realidade na internet mundial. 
O Discovery Institute(uma instituição sem fins lucrativos) realizou alguns estudos e concluiu que, todos os meses, são transferidos cerca de 30exabytesde informações na internet mundial. Isso representa 1 EB por dia, ou 1 bilhão de gigabytes de dados circulando a cada 24 horas.
Central de dados da Wikimedia
Zettabyte: Todas as palavras do mundo 
Você consegue imaginar o que são 1 bilhão de HDs de 1 terabyte? Agora imagine todos eles lotados de dados. Pois isso é o mesmo que ocupar 1zettabytecom informações. Essa unidade é muito maior do que conseguimos imaginar ao pensarmos em computadores comuns. 
O estudo mais curioso que já foi realizado com base nos zettabytesé de Mark Liberman (linguista da Universidade da Pensilvânia, Estados Unidos). Ele constatou que, se fossem gravadas todas as palavras do mundo (de todos os idiomas, digitalizadas em 16 bits e 16 kHz), seriam necessários 42 zettabytespara armazenar toda a gravação.
Yottabyte: Mais do que existe 
Some todas as centrais de dados, discos rígidos, pendrivese servidores de todo o mundo. Pois saiba que essa soma não representa um yottabyte. Um trilhão de terabytesou um quadrilhãode gigabytes: não é possível (pelo menos por enquanto) atingir essa quantia. 
Dividindo umyottabytepela população mundial, teríamos 142 terabytespara cada pessoa. Levanto em conta que apenas 25% das pessoas possuem acesso a computadores, essa quantia seria aumentada para 568 terabytes(pouco mais do que a metade de um petabyte). Seriam 23 mil filmes em Blu-raypara cada um.
Meios de Armazenamento 
Pedro Ivo
Armazenamentode dados 
Mas o que significa armazenar? 
Conservar algo, salvar, reunir. 
Com a criação do computador capaz de processar os dados inseridos tornou-se necessário então armazenar esses dados
Disco Rigido, Hdd(HardDisk Drive) 
O primeiro disco rígido foi construído em 1956 e foi lançado em 16 de setembro de 1957 pela IBM. 
Era formado por 50 discos magnéticos capaz de armazenar 5 megabytes.
Esseprimeiro disco foi chamado de 305 RAMAC(Random Access Method of Accounting and Control) 
Método de acesso aleatório de Contabilidade e Controle
Disco Rigido, Hdd(HardDisk Drive) 
O HDD é formado por discos magnéticos que possuem um motor e cabeças de leitura que funcionam como um eletroímã, gravando as sequencias de dados em sistema binário 0 e 1.
Disquetes (FloppyDisk) 
Os primeiros disquetes, desenvolvidos no final da década de 60, eram de 8 polegadas, eles se tornaram disponíveis comercialmente a partir de1971, com o último formato (3½-polegadas (inch) HDS) a serem definitivamente adotados.
Tipo de disco 
Ano 
Capacidade 
8-inch 
1971 
80 kB 
8-inch 
1973 
256 kB 
8-inch 
1974 
800 kB 
8-inchdual- sided 
1975 
1MB 
5¼-inch 
1976 
160 kB 
5¼-inch DD 
1978 
360 kB 
5¼-inch QD 
1980 
720 KB 
5¼-inch HD 
1984 
1.2 MB 
3-inch 
1984 
320 kB 
3½-inch 
1984 
720 kB 
3½-inch HD 
1987 
1.44 MB 
3½-inch ED 
1991 
2.88 MB 
3½-inch EDS 
1993 
5.76 MB
Cd (CompactDisk) 
O aparelho de Cd foi desenvolvido pela Philips a partir de 1972, posteriormente juntando a empresa Sony para correção de alguns erros em 1978. O padrão Cd de áudio da Sony/Philips foi anunciado em 1980, os primeiros discos forma lançados em 1983. 
O processo de gravação se dá por feixe óptico(laser) que altera a camada dos disco gravando as informações em código binário. 
O aparelho de CD lê a superfície de um CD através de um feixe óptico (laser), o que permite que informações sejam gravadas muito próximas umas das outras. 
A capacidade padrão do Cd é 700 megabytes.
Cdvelocidade de transferência 
Velocidade Taxa de Transferência Nominal 
1x 150 KB/s 
2x 300 KB/s 
4x 600 KB/s 
8x 1.200 KB/s 
12x 1.800 KB/s 
24x 3.600 KB/s 
36x 5.400 KB/s 
40x 6.000 KB/s 
50x 7.500 KB/s 
52x 7.800 KB/s 
56x 8.400 KB/s
Dvd(Digital VersatileDisk) 
Possuindo a mesma estrutura física do cd, porém o feixe optico(laser) consegue gravar mais informações em menos espaço. 
A capacidade do dvdvaria de acordo com a quantidade de camadas e lados a serem gravados.
Capacidade do Dvd 
UmaCamada (SingleLayer) 
Camada Dupla (DobleLayer) 
TAMANHO FISICO 
Gigabytes 
GigabytesGravável 
Gigabytes 
GigabytesGravável 
12 cm,um lado 
4,7 
4,38 
8,5 
7,92 
12 cm , dois lados 
9,4 
8,75 
17 
15,8 
8 cm,um lado 
1,4 
1,3 
2,6 
2,42 
8cm, dois lado 
2,8 
2,61 
5,2 
4,84
Unidades Flash (pendrive) 
USB foi criada pelo núcleo de empresas que consistiam em Intel, Compaq, Microsoft, Digital, IBM e NorthernTelecom 
O USB Flash Drive foi introduzida em 1998. A memória NAND de interface USB foi inventado por DovMoran. Ele trabalhou para a M- Systems, onde o primeiro Flash Drive foi fabricado. Esta pequena interface Multipurposeconveniente regravável permitindo a expansão e especificação USB 1.0 foi introduzida em 1994. 
O desenvolvimento dessa tecnologia foi bem aceitável, pois tornou-se mais fácil transportar dados
Umflash driveconsiste de uma pequena placa decircuito impressoprotegido tipicamente por umcapa plástica ou metálica. O que o torna resistente o bastante para ser carregado em um bolso. Apenas o conector USB fica exposto - muitas vezes protegido por um tipo de capa - ou então é retrátil, sendo recolhido para dentro do corpo dodrive. A maioria dos dispositivos usa o conector padrão USB tipo-Apermitindo que sejam conectados diretamente à porta de um computador pessoal.
Disco blu-ray 
Blu-rayDisc, também conhecido como BD (deBlu- rayDisc) é um formato de disco óptico da nova geração com 12cm de diâmetro e 1,2mm de espessura (igual aoCDe aoDVD) para vídeo e áudio dealta definiçãoe armazenamento de dados de alta densidade. É uma alternativa ao DVD e é capaz de armazenar filmes até1080pfullHDde até 4 horas sem perdas. Requer uma TV fullHD deLCD,PlasmaouLEDpara explorar todo seu potencial.
CAPACIDADE SINGLE LAYER 
CAPACIDADE DUAL LAYER 
25 GIGABYTES 
50 GIGABYTES 
O disco Blu-Rayfaz uso de um laserde cor azul-violeta, cujocomprimento de ondaé 405nanômetros, permitindo gravar maisinformaçãonum disco do mesmo tamanho usado por tecnologias anteriores (o DVD usa um laser de cor vermelha de 650 nanômetros).
SSD (Solid-StadeDisk) 
SSDé um tipo de dispositivo, sem partes móveis, para armazenamento não volátil de dados digitais. São, tipicamente, construídos em torno de umcircuito integradosemicondutor, responsável pelo armazenamento, diferindo dos sistemas magnéticos (como osHDs ou óticos discos comoCDse DVDs). Os dispositivos utilizammemória flash(estilo cartão de memória SD de câmeras digitais).
Vantagens 
Tempo de acesso reduzido. O tempo de acesso à memória é muito menor do que o tempo de acesso a meios magnéticos ou ópticos. Outros meios de armazenamento sólido podem ter características diferentes dependendo do hardware e software utilizado; 
Eliminação de partes móveis eletro-mecânicas, reduzindo vibrações, tornando- os completamente silenciosos; 
Por não possuírem partes móveis, são muito mais resistentes que os HDs comuns contra choques físicos, o que é extremamente importante quando falamos em computadores portáteis; 
Menor peso em relação aos discos rígidos convencionais, mesmo os mais portáteis; 
Consumo reduzido de energia; 
Possibilidade de trabalhar em temperaturas maiores que os HDs comuns -cerca de 70°C; 
Largura de banda muito superior aos demais dispositivos, apresentando até 250 MB/s na gravaçãoe até 700 MB/s nas operações de leitura3.
Desvantagens 
Custo mais elevado; 
Capacidade de armazenamento inferior aos discos rígidos IDE e SATA.
Bibliografia 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bit 
http://www.tecmundo.com.br/infografico/10187-do-bit-ao-yottabyte- conheca-os-tamanhos-dos-arquivos-digitais-infografico-.htm 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Byte 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Disquete 
http://www.hardware.com.br/livros/hardware/como-funciona.html 
http://pt.wikipedia.org/wiki/cd 
http://pt.wikipedia.org/wiki/USB_flash_drive 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Disco_blu-ray 
http://pt.wikipedia.org/wiki/SSD 
Hardware Curso Completo 4ª Edição -Gabriel Torres

Más contenido relacionado

La actualidad más candente

Hvsdhgvjgvsgdvfjksfh !
Hvsdhgvjgvsgdvfjksfh !Hvsdhgvjgvsgdvfjksfh !
Hvsdhgvjgvsgdvfjksfh !DASDFSDFS
 
Multimidia continuar...
Multimidia continuar...Multimidia continuar...
Multimidia continuar...Marcosnex
 
TECNOLOGIAS DE ARMAZENAMENTO DE INFORMAÇÃO
TECNOLOGIAS DE ARMAZENAMENTO DE INFORMAÇÃOTECNOLOGIAS DE ARMAZENAMENTO DE INFORMAÇÃO
TECNOLOGIAS DE ARMAZENAMENTO DE INFORMAÇÃORenan Souza Daniel
 
Unidade de medidas computacionais
Unidade de medidas computacionaisUnidade de medidas computacionais
Unidade de medidas computacionaisJosé Felipe
 
O que é byte e bit???
O que é byte e bit???O que é byte e bit???
O que é byte e bit???oliveirawanda1
 
Identificação de unidades de linguagem
Identificação de unidades de linguagemIdentificação de unidades de linguagem
Identificação de unidades de linguagemlucas999999999
 
Dan scientia o que são dispositivos de armazenamento
Dan scientia o que são dispositivos de armazenamentoDan scientia o que são dispositivos de armazenamento
Dan scientia o que são dispositivos de armazenamentoRodrigo Amorim
 
Bit e byte
Bit e byteBit e byte
Bit e bytejumatdu
 
curiosidades
curiosidades curiosidades
curiosidades Leslayne
 
Arquitetura de Sistemas Operacionais 32 x 64 Bits
Arquitetura de Sistemas Operacionais 32 x 64 BitsArquitetura de Sistemas Operacionais 32 x 64 Bits
Arquitetura de Sistemas Operacionais 32 x 64 BitsCleber Ramos
 
fundamentos da informática
fundamentos da informáticafundamentos da informática
fundamentos da informáticaAngelio Nunes
 

La actualidad más candente (18)

Hvsdhgvjgvsgdvfjksfh !
Hvsdhgvjgvsgdvfjksfh !Hvsdhgvjgvsgdvfjksfh !
Hvsdhgvjgvsgdvfjksfh !
 
equipe xxt
equipe xxt equipe xxt
equipe xxt
 
Multimidia continuar...
Multimidia continuar...Multimidia continuar...
Multimidia continuar...
 
Informatica
InformaticaInformatica
Informatica
 
Informatica
InformaticaInformatica
Informatica
 
TECNOLOGIAS DE ARMAZENAMENTO DE INFORMAÇÃO
TECNOLOGIAS DE ARMAZENAMENTO DE INFORMAÇÃOTECNOLOGIAS DE ARMAZENAMENTO DE INFORMAÇÃO
TECNOLOGIAS DE ARMAZENAMENTO DE INFORMAÇÃO
 
Unidade de medidas computacionais
Unidade de medidas computacionaisUnidade de medidas computacionais
Unidade de medidas computacionais
 
O que é byte e bit???
O que é byte e bit???O que é byte e bit???
O que é byte e bit???
 
Identificação de unidades de linguagem
Identificação de unidades de linguagemIdentificação de unidades de linguagem
Identificação de unidades de linguagem
 
TIC
TICTIC
TIC
 
Dan scientia o que são dispositivos de armazenamento
Dan scientia o que são dispositivos de armazenamentoDan scientia o que são dispositivos de armazenamento
Dan scientia o que são dispositivos de armazenamento
 
Ava infor
Ava inforAva infor
Ava infor
 
Bit e byte
Bit e byteBit e byte
Bit e byte
 
Informáticas
InformáticasInformáticas
Informáticas
 
Informática
InformáticaInformática
Informática
 
curiosidades
curiosidades curiosidades
curiosidades
 
Arquitetura de Sistemas Operacionais 32 x 64 Bits
Arquitetura de Sistemas Operacionais 32 x 64 BitsArquitetura de Sistemas Operacionais 32 x 64 Bits
Arquitetura de Sistemas Operacionais 32 x 64 Bits
 
fundamentos da informática
fundamentos da informáticafundamentos da informática
fundamentos da informática
 

Similar a Unidades Medidas Armazenamento

Seminários G2 - Unidades de Medida e formas de Armazenamento
Seminários G2 - Unidades de Medida e formas de ArmazenamentoSeminários G2 - Unidades de Medida e formas de Armazenamento
Seminários G2 - Unidades de Medida e formas de ArmazenamentoAnderson Andrade
 
Evolução, Hardware e Software
Evolução, Hardware e SoftwareEvolução, Hardware e Software
Evolução, Hardware e SoftwareTntNitro
 
Unidades de medida de dados
Unidades de medida de dadosUnidades de medida de dados
Unidades de medida de dadosRafael Rocha
 
Gravação de cds
Gravação de cdsGravação de cds
Gravação de cdsTiago
 
Aula 07 disco rígido e mídias de armazenamento
Aula 07   disco rígido e mídias de armazenamentoAula 07   disco rígido e mídias de armazenamento
Aula 07 disco rígido e mídias de armazenamentoLeewan Meneses
 
Linguagem de computador
Linguagem de computadorLinguagem de computador
Linguagem de computadorllalasilv20
 
Identificação de Unidades de Linguagem
Identificação de Unidades de LinguagemIdentificação de Unidades de Linguagem
Identificação de Unidades de LinguagemOneef
 
PréVia Apresentação
PréVia ApresentaçãoPréVia Apresentação
PréVia ApresentaçãoEmanuela Souza
 

Similar a Unidades Medidas Armazenamento (20)

Informatica
Informatica Informatica
Informatica
 
Seminários G2 - Unidades de Medida e formas de Armazenamento
Seminários G2 - Unidades de Medida e formas de ArmazenamentoSeminários G2 - Unidades de Medida e formas de Armazenamento
Seminários G2 - Unidades de Medida e formas de Armazenamento
 
Equipamentos
EquipamentosEquipamentos
Equipamentos
 
Mult
MultMult
Mult
 
Multimyhy
MultimyhyMultimyhy
Multimyhy
 
Aula 2
Aula 2Aula 2
Aula 2
 
Evolução, Hardware e Software
Evolução, Hardware e SoftwareEvolução, Hardware e Software
Evolução, Hardware e Software
 
Detalhes do computador
Detalhes do computadorDetalhes do computador
Detalhes do computador
 
Unidades de medida de dados
Unidades de medida de dadosUnidades de medida de dados
Unidades de medida de dados
 
Gravação de cds
Gravação de cdsGravação de cds
Gravação de cds
 
Aula 07 disco rígido e mídias de armazenamento
Aula 07   disco rígido e mídias de armazenamentoAula 07   disco rígido e mídias de armazenamento
Aula 07 disco rígido e mídias de armazenamento
 
Bits bytes
Bits bytesBits bytes
Bits bytes
 
Linguagem de computador
Linguagem de computadorLinguagem de computador
Linguagem de computador
 
Disco rígido
Disco rígido Disco rígido
Disco rígido
 
Diversos
DiversosDiversos
Diversos
 
Sistemas operativos
Sistemas operativosSistemas operativos
Sistemas operativos
 
Diversos
DiversosDiversos
Diversos
 
Multimeios
MultimeiosMultimeios
Multimeios
 
Identificação de Unidades de Linguagem
Identificação de Unidades de LinguagemIdentificação de Unidades de Linguagem
Identificação de Unidades de Linguagem
 
PréVia Apresentação
PréVia ApresentaçãoPréVia Apresentação
PréVia Apresentação
 

Más de Anderson Andrade

Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 11
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 11Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 11
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 11Anderson Andrade
 
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 10
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 10Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 10
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 10Anderson Andrade
 
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 09
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 09Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 09
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 09Anderson Andrade
 
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 08
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 08Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 08
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 08Anderson Andrade
 
Informática para Internet - Desenvolvimento e Design para Web - Seminários
Informática para Internet - Desenvolvimento e Design para Web - Seminários Informática para Internet - Desenvolvimento e Design para Web - Seminários
Informática para Internet - Desenvolvimento e Design para Web - Seminários Anderson Andrade
 
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 07
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 07Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 07
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 07Anderson Andrade
 
Informática para Internet - Informática Aplicada - Seminários
Informática para Internet - Informática Aplicada - SemináriosInformática para Internet - Informática Aplicada - Seminários
Informática para Internet - Informática Aplicada - SemináriosAnderson Andrade
 
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 06
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 06Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 06
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 06Anderson Andrade
 
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 05
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 05Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 05
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 05Anderson Andrade
 
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 04
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 04Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 04
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 04Anderson Andrade
 
Simulado AV1 - Desenvolvimento e Design de Web Sites
Simulado AV1 - Desenvolvimento e Design de Web SitesSimulado AV1 - Desenvolvimento e Design de Web Sites
Simulado AV1 - Desenvolvimento e Design de Web SitesAnderson Andrade
 
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 01
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 01Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 01
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 01Anderson Andrade
 
Informática para Internet - Aula 10
Informática para Internet - Aula 10Informática para Internet - Aula 10
Informática para Internet - Aula 10Anderson Andrade
 
Informática para Internet - Aula 09
Informática para Internet - Aula 09Informática para Internet - Aula 09
Informática para Internet - Aula 09Anderson Andrade
 
Informática para Internet - Aula 08
Informática para Internet - Aula 08Informática para Internet - Aula 08
Informática para Internet - Aula 08Anderson Andrade
 
Informática para Internet - Aula 05
Informática para Internet - Aula 05Informática para Internet - Aula 05
Informática para Internet - Aula 05Anderson Andrade
 
Informática para Internet - Aula 07
Informática para Internet - Aula 07Informática para Internet - Aula 07
Informática para Internet - Aula 07Anderson Andrade
 
Informática para Internet - Aula 06
Informática para Internet - Aula 06Informática para Internet - Aula 06
Informática para Internet - Aula 06Anderson Andrade
 
Informática para Internet - Aula 04
Informática para Internet - Aula 04Informática para Internet - Aula 04
Informática para Internet - Aula 04Anderson Andrade
 
Informática para Internet - Aula 03
Informática para Internet - Aula 03Informática para Internet - Aula 03
Informática para Internet - Aula 03Anderson Andrade
 

Más de Anderson Andrade (20)

Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 11
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 11Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 11
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 11
 
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 10
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 10Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 10
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 10
 
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 09
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 09Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 09
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 09
 
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 08
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 08Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 08
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 08
 
Informática para Internet - Desenvolvimento e Design para Web - Seminários
Informática para Internet - Desenvolvimento e Design para Web - Seminários Informática para Internet - Desenvolvimento e Design para Web - Seminários
Informática para Internet - Desenvolvimento e Design para Web - Seminários
 
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 07
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 07Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 07
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 07
 
Informática para Internet - Informática Aplicada - Seminários
Informática para Internet - Informática Aplicada - SemináriosInformática para Internet - Informática Aplicada - Seminários
Informática para Internet - Informática Aplicada - Seminários
 
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 06
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 06Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 06
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 06
 
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 05
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 05Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 05
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 05
 
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 04
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 04Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 04
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 04
 
Simulado AV1 - Desenvolvimento e Design de Web Sites
Simulado AV1 - Desenvolvimento e Design de Web SitesSimulado AV1 - Desenvolvimento e Design de Web Sites
Simulado AV1 - Desenvolvimento e Design de Web Sites
 
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 01
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 01Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 01
Informática para Internet - Informática Aplicada - Aula 01
 
Informática para Internet - Aula 10
Informática para Internet - Aula 10Informática para Internet - Aula 10
Informática para Internet - Aula 10
 
Informática para Internet - Aula 09
Informática para Internet - Aula 09Informática para Internet - Aula 09
Informática para Internet - Aula 09
 
Informática para Internet - Aula 08
Informática para Internet - Aula 08Informática para Internet - Aula 08
Informática para Internet - Aula 08
 
Informática para Internet - Aula 05
Informática para Internet - Aula 05Informática para Internet - Aula 05
Informática para Internet - Aula 05
 
Informática para Internet - Aula 07
Informática para Internet - Aula 07Informática para Internet - Aula 07
Informática para Internet - Aula 07
 
Informática para Internet - Aula 06
Informática para Internet - Aula 06Informática para Internet - Aula 06
Informática para Internet - Aula 06
 
Informática para Internet - Aula 04
Informática para Internet - Aula 04Informática para Internet - Aula 04
Informática para Internet - Aula 04
 
Informática para Internet - Aula 03
Informática para Internet - Aula 03Informática para Internet - Aula 03
Informática para Internet - Aula 03
 

Unidades Medidas Armazenamento

  • 1. Unidades de Medidas e Meios de Armazenamentos Seminaristas: Kleber Brito Pedro Ivo
  • 2. G7 Diego Henrique Kelly Nóbrega Kleber Brito Letícia Santos NayanaMichele Pedro Ivo Santos RonivaldoLima Taiwan Igor Lima
  • 3. Unidades de Medidas Kleber Brito
  • 4. O que é Unidade de Medida? É uma medida (quantidade) especifica de determinada grandeza física usada para servir de padrão para outras medidas.
  • 5. Os primeiros computadores trabalhavam só com números, pois eram destinados a fazer cálculos. Logo se percebeu que, para cada número, era muito fácil associar uma letra. Assim, o computador passou a processar palavras, frases, nomes, endereços e qualquer informação que pudesse ser representada de forma escrita. A partir de então, vários pesquisadores, engenheiros e cientistas foram descobrindo maneiras de representar outras informações, como imagens, sons, notas musicais, vídeos, animações, dados sobre o clima, sob forma numérica.
  • 6. O interessante é que, uma vez digitalizadas, ou seja, colocadas na linguagem do computador, as informações podem assumir diversas formas, como gráficos e mapas, facilitando assim a nossa interpretação dos dados. Exemplo: cotações de ações da Bolsa de Valores podem ser representadas como gráficos. Informações meteorológicas coletadas por um satélite podem aparecer como mapas climáticos.
  • 7. Qual a Menor Unidade de Informação com que o Computador trabalha? Apenas 0 e 1; Onde 0 (zero) representa desligado; 1 (um) representa ligado; Onde sabe-se que esses dois valores representados, é a menor unidade de informação que o computador trabalha.
  • 8. Representação de Dados Bits Bytes Kilobytes Megabytes Gigabytes Terabytes Petabytes Exabytes Zettabytes Yottabytes
  • 9.
  • 10.
  • 11.
  • 12. Bits: Amenor parte de um dado bit(simplificação para dígitobinário, "BInarydigiT" eminglês) é a menor unidade de informação que pode ser armazenada ou transmitida. Um bit pode assumir somente 2 valores, por exemplo: 0 ou 1, falso ou verdadeiro respectivamente. Embora os computadores tenham instruções (ou comandos) que possam testar e manipular bits, geralmente são idealizados para armazenar instruções em múltiplos de bits, chamadosbytes. De notar que a notação para bit utiliza um"b"minúsculo, em oposição à notação parabyteque utiliza um"B"maiúsculo (kB,MB,GB,TB).
  • 13. Fisicamente, o valor de um bit é, de uma maneira geral, armazenado como uma carga elétrica acima ou abaixo de um nível padrão em um únicocapacitordentro de um dispositivo dememória. Mas, bits podem ser representados fisicamente por vários meios. Os meios e técnicas comumente usados são: Pela eletricidade, por via da luz (em fibras ópticas, ou emleitoresegravadoresdediscos ópticospor exemplo), por via deondas eletromagnéticas(redewireless), ou também, por via depolarizaçãomagnética(discos rígidos).
  • 14. Bytes: A informação tomando forma Umbyte(BinaryTerm),baiteouocteto, é um dos tipos de dados integrais emcomputação. É usado com frequência para especificar o tamanho ou quantidade damemóriaou dacapacidade de armazenamentode um certo dispositivo, independentemente do tipo de dados. A codificação padronizada de byte foi definida como sendo de 8bits. O byte de 8 bits é mais comumente chamado de octetono contexto deredes de computadoresetelecomunicação. A uma metade de um byte, dá-se o nome denibbleousemioctecto.
  • 15. Kilobytes: Os dados tangíveis Um kilobyteé composto por 1.024 bytes. Essa é a primeira unidade (entre as citadas) que a grande maioria dos usuários deve conhecer. Muitos arquivos de texto e até mesmo fotografias com resoluções mais baixas possuem alguns kilobytes. Os antigos disquetes de 1,44 MB permitiam que os usuários carregassem vários arquivos com essas dimensões. Essa unidade é muito lembrada quando downloads são realizados. As taxas de transferência são medidas em kilobytespor segundo. E isso já funciona dessa forma há vários anos, desde a época das conexões discadas. Se em 1999 as pessoas baixavam músicas em velocidades de 3 kB/s, hoje há várias conexões que permitem downloads de 200 kB/s ou mais.
  • 16. Megabytes: O mundo multimídia Se os kilobytesarmazenam vários arquivos de texto, os megabytes permitem um mundo muito mais multimídia para os usuários. Em média, uma música em MP3 ocupa 5 MB no disco rígido e uma foto em alta resolução pode passar dos 2 MB facilmente, dependendo do formato de arquivo que for utilizado. CDs (de áudio ou dados) possuem cerca de 700 MB de capacidade. Isso garante que muitos arquivos sejam armazenados, ou cerca de 20 músicas. “Mas uma música não possui apenas 5 MB?”. Sim, uma música em MP3 ocupa isso, mas para os CDs de áudio o formato dos arquivos é diferente e ocupa muito mais megabytes.
  • 17. Gigabytes: A alta definição Em tempos remotos (mas não tão remotos assim, quando o Windows 95 era o sistema operacional mais utilizado em todo o mundo), discos rígidos não chegavam a possuir a capacidade de 1 GB. Mas os sistemas foram evoluindo, outros softwares também e a demanda exigiu melhorias nos componentes de hardware. Hoje, dificilmente encontram-se computadores sendo vendidos com discos rígidos inferiores aos 500 GB de capacidade. Até mesmo HDs externos podem ser encontrados com capacidades maiores do que essas e sem serem vendidos por preços absurdos, como acontecia até pouco tempo atrás.
  • 18. Terabytes: A nova necessidade Quem poderia imaginar, em 2005, que seria possível dispor de um disco rígido com capacidade para armazenar um terabytede informações? Pois hoje a realidade é outra e os HDs permitem exatamente isso. Você já parou para pensar em quantas músicas poderiam ser armazenadas em um disco desses? Vamos às contas. Uma música em MP3, com cerca de 3 minutos, ocupa 5 MB. Em 1 TB, poderiam ser armazenadas 200 mil músicas. Caso fossem reproduzidas sequencialmente e sem interrupções, elas levariam 1 milhão de minutos para serem tocadas sem repetições de arquivos. Isso representaria 17 mil horas ou 728 dias.Exatamente, seriam quase dois anos sem parar de ouvir músicas.
  • 19. Se o mesmo cálculo fosse feito para filmes em Blu-ray, com cerca de 90 minutos e 25 GB, chegaríamos à conclusão de que 1 TB pode armazenar 40 filmes em alta definição. O que exigiria dois dias e meio de “maratona” para que todos pudessem ser vistos sem pausas. Para DVDs o período seria de 13 dias.
  • 20. Petabyte: Muito além do uso doméstico Um milhão de gigabytes. É exatamente isso que representa um petabyte, muito mais do que qualquer pessoa precisa para armazenar seus dados. Na verdade, é muito mais do que muitas empresas gigantes precisam.Petabytessó são tangíveis se somarmos uma grande quantidade de servidores. Segundo James S. Huggins (especialista em tecnologia da informação), se fôssemos digitalizar livros, apenas 2 petabytesseriam suficientes para armazenar toda a produção acadêmica dos Estados Unidos. Já o Google processa cerca de 24 petabytesde informações todos os dias, o que demanda muitos servidores dedicados à atividade.
  • 21. Exabyte: O tráfego da internet mundial Não seria possível ouvir 1 bilhão de canções em apenas uma vida (capacidade de armazenamento de um HD hipotético de 1 EB). Os exabytesainda estão muito distantes dos computadores comuns, mas já são uma realidade na internet mundial. O Discovery Institute(uma instituição sem fins lucrativos) realizou alguns estudos e concluiu que, todos os meses, são transferidos cerca de 30exabytesde informações na internet mundial. Isso representa 1 EB por dia, ou 1 bilhão de gigabytes de dados circulando a cada 24 horas.
  • 22. Central de dados da Wikimedia
  • 23. Zettabyte: Todas as palavras do mundo Você consegue imaginar o que são 1 bilhão de HDs de 1 terabyte? Agora imagine todos eles lotados de dados. Pois isso é o mesmo que ocupar 1zettabytecom informações. Essa unidade é muito maior do que conseguimos imaginar ao pensarmos em computadores comuns. O estudo mais curioso que já foi realizado com base nos zettabytesé de Mark Liberman (linguista da Universidade da Pensilvânia, Estados Unidos). Ele constatou que, se fossem gravadas todas as palavras do mundo (de todos os idiomas, digitalizadas em 16 bits e 16 kHz), seriam necessários 42 zettabytespara armazenar toda a gravação.
  • 24. Yottabyte: Mais do que existe Some todas as centrais de dados, discos rígidos, pendrivese servidores de todo o mundo. Pois saiba que essa soma não representa um yottabyte. Um trilhão de terabytesou um quadrilhãode gigabytes: não é possível (pelo menos por enquanto) atingir essa quantia. Dividindo umyottabytepela população mundial, teríamos 142 terabytespara cada pessoa. Levanto em conta que apenas 25% das pessoas possuem acesso a computadores, essa quantia seria aumentada para 568 terabytes(pouco mais do que a metade de um petabyte). Seriam 23 mil filmes em Blu-raypara cada um.
  • 26.
  • 27. Armazenamentode dados Mas o que significa armazenar? Conservar algo, salvar, reunir. Com a criação do computador capaz de processar os dados inseridos tornou-se necessário então armazenar esses dados
  • 28. Disco Rigido, Hdd(HardDisk Drive) O primeiro disco rígido foi construído em 1956 e foi lançado em 16 de setembro de 1957 pela IBM. Era formado por 50 discos magnéticos capaz de armazenar 5 megabytes.
  • 29. Esseprimeiro disco foi chamado de 305 RAMAC(Random Access Method of Accounting and Control) Método de acesso aleatório de Contabilidade e Controle
  • 30. Disco Rigido, Hdd(HardDisk Drive) O HDD é formado por discos magnéticos que possuem um motor e cabeças de leitura que funcionam como um eletroímã, gravando as sequencias de dados em sistema binário 0 e 1.
  • 31. Disquetes (FloppyDisk) Os primeiros disquetes, desenvolvidos no final da década de 60, eram de 8 polegadas, eles se tornaram disponíveis comercialmente a partir de1971, com o último formato (3½-polegadas (inch) HDS) a serem definitivamente adotados.
  • 32. Tipo de disco Ano Capacidade 8-inch 1971 80 kB 8-inch 1973 256 kB 8-inch 1974 800 kB 8-inchdual- sided 1975 1MB 5¼-inch 1976 160 kB 5¼-inch DD 1978 360 kB 5¼-inch QD 1980 720 KB 5¼-inch HD 1984 1.2 MB 3-inch 1984 320 kB 3½-inch 1984 720 kB 3½-inch HD 1987 1.44 MB 3½-inch ED 1991 2.88 MB 3½-inch EDS 1993 5.76 MB
  • 33. Cd (CompactDisk) O aparelho de Cd foi desenvolvido pela Philips a partir de 1972, posteriormente juntando a empresa Sony para correção de alguns erros em 1978. O padrão Cd de áudio da Sony/Philips foi anunciado em 1980, os primeiros discos forma lançados em 1983. O processo de gravação se dá por feixe óptico(laser) que altera a camada dos disco gravando as informações em código binário. O aparelho de CD lê a superfície de um CD através de um feixe óptico (laser), o que permite que informações sejam gravadas muito próximas umas das outras. A capacidade padrão do Cd é 700 megabytes.
  • 34. Cdvelocidade de transferência Velocidade Taxa de Transferência Nominal 1x 150 KB/s 2x 300 KB/s 4x 600 KB/s 8x 1.200 KB/s 12x 1.800 KB/s 24x 3.600 KB/s 36x 5.400 KB/s 40x 6.000 KB/s 50x 7.500 KB/s 52x 7.800 KB/s 56x 8.400 KB/s
  • 35. Dvd(Digital VersatileDisk) Possuindo a mesma estrutura física do cd, porém o feixe optico(laser) consegue gravar mais informações em menos espaço. A capacidade do dvdvaria de acordo com a quantidade de camadas e lados a serem gravados.
  • 36. Capacidade do Dvd UmaCamada (SingleLayer) Camada Dupla (DobleLayer) TAMANHO FISICO Gigabytes GigabytesGravável Gigabytes GigabytesGravável 12 cm,um lado 4,7 4,38 8,5 7,92 12 cm , dois lados 9,4 8,75 17 15,8 8 cm,um lado 1,4 1,3 2,6 2,42 8cm, dois lado 2,8 2,61 5,2 4,84
  • 37. Unidades Flash (pendrive) USB foi criada pelo núcleo de empresas que consistiam em Intel, Compaq, Microsoft, Digital, IBM e NorthernTelecom O USB Flash Drive foi introduzida em 1998. A memória NAND de interface USB foi inventado por DovMoran. Ele trabalhou para a M- Systems, onde o primeiro Flash Drive foi fabricado. Esta pequena interface Multipurposeconveniente regravável permitindo a expansão e especificação USB 1.0 foi introduzida em 1994. O desenvolvimento dessa tecnologia foi bem aceitável, pois tornou-se mais fácil transportar dados
  • 38. Umflash driveconsiste de uma pequena placa decircuito impressoprotegido tipicamente por umcapa plástica ou metálica. O que o torna resistente o bastante para ser carregado em um bolso. Apenas o conector USB fica exposto - muitas vezes protegido por um tipo de capa - ou então é retrátil, sendo recolhido para dentro do corpo dodrive. A maioria dos dispositivos usa o conector padrão USB tipo-Apermitindo que sejam conectados diretamente à porta de um computador pessoal.
  • 39. Disco blu-ray Blu-rayDisc, também conhecido como BD (deBlu- rayDisc) é um formato de disco óptico da nova geração com 12cm de diâmetro e 1,2mm de espessura (igual aoCDe aoDVD) para vídeo e áudio dealta definiçãoe armazenamento de dados de alta densidade. É uma alternativa ao DVD e é capaz de armazenar filmes até1080pfullHDde até 4 horas sem perdas. Requer uma TV fullHD deLCD,PlasmaouLEDpara explorar todo seu potencial.
  • 40. CAPACIDADE SINGLE LAYER CAPACIDADE DUAL LAYER 25 GIGABYTES 50 GIGABYTES O disco Blu-Rayfaz uso de um laserde cor azul-violeta, cujocomprimento de ondaé 405nanômetros, permitindo gravar maisinformaçãonum disco do mesmo tamanho usado por tecnologias anteriores (o DVD usa um laser de cor vermelha de 650 nanômetros).
  • 41. SSD (Solid-StadeDisk) SSDé um tipo de dispositivo, sem partes móveis, para armazenamento não volátil de dados digitais. São, tipicamente, construídos em torno de umcircuito integradosemicondutor, responsável pelo armazenamento, diferindo dos sistemas magnéticos (como osHDs ou óticos discos comoCDse DVDs). Os dispositivos utilizammemória flash(estilo cartão de memória SD de câmeras digitais).
  • 42. Vantagens Tempo de acesso reduzido. O tempo de acesso à memória é muito menor do que o tempo de acesso a meios magnéticos ou ópticos. Outros meios de armazenamento sólido podem ter características diferentes dependendo do hardware e software utilizado; Eliminação de partes móveis eletro-mecânicas, reduzindo vibrações, tornando- os completamente silenciosos; Por não possuírem partes móveis, são muito mais resistentes que os HDs comuns contra choques físicos, o que é extremamente importante quando falamos em computadores portáteis; Menor peso em relação aos discos rígidos convencionais, mesmo os mais portáteis; Consumo reduzido de energia; Possibilidade de trabalhar em temperaturas maiores que os HDs comuns -cerca de 70°C; Largura de banda muito superior aos demais dispositivos, apresentando até 250 MB/s na gravaçãoe até 700 MB/s nas operações de leitura3.
  • 43. Desvantagens Custo mais elevado; Capacidade de armazenamento inferior aos discos rígidos IDE e SATA.
  • 44. Bibliografia http://pt.wikipedia.org/wiki/Bit http://www.tecmundo.com.br/infografico/10187-do-bit-ao-yottabyte- conheca-os-tamanhos-dos-arquivos-digitais-infografico-.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Byte http://pt.wikipedia.org/wiki/Disquete http://www.hardware.com.br/livros/hardware/como-funciona.html http://pt.wikipedia.org/wiki/cd http://pt.wikipedia.org/wiki/USB_flash_drive http://pt.wikipedia.org/wiki/Disco_blu-ray http://pt.wikipedia.org/wiki/SSD Hardware Curso Completo 4ª Edição -Gabriel Torres