SlideShare uma empresa Scribd logo
1 de 36
Revolução Cubana Caroliny Brito, Gabriela Sarria, Mariana Muniz, Ana Carolina Barcelos, Warley Ferreira – 3M5
CUBA PRÉ REVOLUCIONÁRIA No ínicio do séc XX, Cuba era uma colônia norte americana, sua economia era baseada na monocultura de cana de açúcar, sendo os EUA  seu comprador exclusivo e responsável por 70% da economia do país.
Em 10 de março de 1952, o sargento Fulgêncio Batista  tomou o poder de Cuba através de um golpe assistido e apoiado pelos norte-americanos. Passou a governar, então, como ditador, num regime de corrupção e violência.
A ditadura sangrenta e corrupta de Batista sofreu algumas tentativas de derrubada, através de movimentos, sendo todos fracassados.
A primeira delas, chefiada por Fidel Castro – recém- formado advogado pela Universidade de Havana – buscou tomar o quartel de Moncada, em Santiago, no dia 26 de julho de 1953.
A ação conjunta fracassou, resultando na morte de vários combatentes, em sua maioria jovens estudantes e a prisão de outros tantos. Entre os presos estava Fidel Castro, condenado a 15 anos de prisão e o seu irmão, Raul Castro, condenado a 13 anos. Em um julgamento eminentemente político, Fidel Castro fez um dicuscurso de quase quatro horas, em sua defesa, terminando com as palavras: "Condenem-me, não importa. A história me absolverá".
Saindo da prisão, Fidel partiu para exilio no México, onde, junto com o irmão, além de Che Guevara, criou o Movimento 26 de Julho.
O movimento se organizou usando celulas clandestina, voltadas para a guerrilha, através de toda Cuba, somando esforços na luta contra a ditadura de Batista.
INÍCIO DA REVOLUÇÃO
Em 1956, o M-26- 7 partiu clandestinamente do México para Cuba, a bordo do iate Granma, com 82 combatentes, armamento, medicamentos e escassa munição. A viagem que durou 2 dias a mais que o planejado, fora desastrosa e cheia de incidentes. Imediatemente, os rebeldes iniciaram uma marcha para Sierra Maestra, no extremo sudeste de Cuba, considerada por Fidel como a chave para iniciar a luta contra Batista, um local com intesas disputas por terras, onde os camponeses poderiam acabar se interessando pela causa revolucionária.
Porém, apenas três dias após, os rebeldes foram cercados por tropas de Batista.  A maioria dos guerrilheiros morreu.
Os sobreviventes recomeçaram tudo do zero e precisava garantir a sua sobrevivência e reestruturação. Seja como for, partindo da Sierra Maestra, Fidel, auxiliado por Frank Pais, Ramos Latour e Huber Matos, adotou táticas de guerrilha, atacando pequenas guarnições da policia e exército, em busca de armas e munições.
Che  Guevara  e  Raúl  Castro  ficaram nas  montanhas, arregimentando e treinando novos recrutas, muitas vezes executando  suspeitos  de  serem  pró-Batista  ou  de  grupos rivais  ao  M-26-7.  Além disso, a função dos dois era prestar apoio logistico aos homens de Fidel, protegendo linhas de alimentação e de intercâmbio de informações.
O veiculo de transmissão das idéias revolucionárias era a Radio Rebelde, criada em fevereiro de 1958. A rádio transmitia mensagens diárias para todo país, inclusive em território controlado pelas tropas de Batista, exortando a população a se unir aos revolucionários.
Em pouco tempo, os duzentos combatentes rebeldes iniciais foram se multiplicando; enquanto o exército cubano, somado a força policial, que contava entre trinta e quarenta mil homens, registrava deserções em massa. Mesmo assim, através das táticas de guerrilha, quase toda vez que o exército enfrentou os rebeldes foi forçado a recuar. As colunas rebeldes foram impondo derrota após derrota.
As colunas rebeldes foram impondo derrota após derrota. A tropa rebelde  marcha para a capital de Cuba, Havana.
A vitória se tornou evidente quando próximo a capital, os rebeldes interceptaram e tomaram um trem blindado repleto de material bélico que não chegou ao seu destino. Esse foi um importante contra-golpe que as forças revolucionárias impuseram à ditadura de Fungêncio, que depositava nesse trem suas últimas forças realmente significativas.
Já com as forças bastistianas batendo em retirada e se dispersando, o M-26-7 chegou, em 01/01/59 à capital Havana para travar o último e definitivo combate. O então ex-presidente, Fulgêncio Batista já havia fugido do país na madrugada anterior, junto com a cúpula de seu governo corrupto.
Sabendo disso o povo pega em armas e em pleno cenário urbano travam-se combates isolados com as poucas forças resistentes e atiradores de elite.
Num período de 2 anos, as forças guerrilheiras do Movimento Revolucionário 26 de Julho lutaram contra forças desiguais, mas entre altos e baixos, conseguiam empurrar as tropas inimigas para trás de suas linhas. Politicamente a guerra também era intensa; envolvia as 2 maiores potências do mundo na época e uma pequena ilha no Caribe. Nas palavras de Fidel, “foi uma briga de Davi e Golias”.
As tropas são recebidas na cidade como verdadeiros heróis. Durante os anos que a guerrilha durou, o personagem barbudo e maltrapilho que se fez dos revolucionários já era conhecido da população
Sabe-se que nesses anos a TV e a moda em Cuba valorizou a barba e os cabelos grandes, que no caso dos guerrilheiros não era uma opção. A muitas crianças deu-se o nome de Fidel e Ernesto.
PÓS REVOLUÇÃO Depois de um discurso de posse, transmitido pela TV, onde as forças libertadoras entregavam Cuba para os cubanos, tem início em Cuba uma nova era.
Os muitos anos seguintes seriam dedicados ao expurgo dos ex-funcionários batistianos e ao julgamento daqueles que se quedaram ou foram feitos presos durante as batalhas. Muito criticou-se também os métodos utilizados para o julgamento e os pelotões de fuzilamento, que era o destino final dos condenados. Che era o responsável pelo Tribunal Sumário e há quem se refira, como holocausto. Porém esquecem que foi uma guerra e das milhares de pessoas que morreram nas mão desses a quem estava se dando a chance de um julgamento.
O papel do Estados Unidos durante a revolução era de indiscutível e declarado apoio às forças batistianas. Enquanto que o da União Soviética também se fez presente apoiando Fidel e o regime comunista que aos poucos foi emergindo. Estamos em plena Guerra Fria.
Depois da vitória rebelde ainda muitas águas rolariam. Desde tentativas de contra-revolução, financiadas pela CIA, como a da Baía dos Porcos; ou a Crise dos Mísseis envolvendo os EUA e a URSS que por pouco não deu início s temida Guerra Nuclear. Também foi feita uma tentativa de envenenar Fidel.
Admitindo que não conseguiria reverter a situação militarmente sem causar um grande alvoroço internacional, os Estados Unidos decidem então apelar para a “violência econômica”, assim denominada por Fidel. Em outras palavras, colocaram em prática o embargo comercial, (ainda em vigor), onde não mais comprariam nem venderiam nada a Cuba. Não satisfeitos, pressionaram muitos outros países da América e Europa a fazer o mesmo. Com o passar dos anos a maioria desses países voltou a se relacionar comercialmente, porém as relações diplomáticas entre Cuba e os EUA estão cortadas até os dias de hoje.
No governo com Fidel Castro, Guevara exerceu diversas funções, incluindo a de ministro da Indústria (1961-1965). Seu objetivo primordial, no entanto, era estender a revolução a outros países. Por isso, deixou suas funções em Havana para juntar-se a um grupo de guerrilheiros bolivianos, cuja meta era derrubar o regime ditatorial que vigorava na Bolívia.
Entretanto, Che Guevara foi capturado e morto pelo exército boliviano, em 9 de outubro de 1967. Suas mãos foram amputadas e levadas para os EUA, a fim de confirmar a identidade do "principal inimigo do imperialismo norte-americano nas Américas".
As circunstâncias de sua morte, em combate e alvejado indiretamente pelos Estados Unidos, serviria para firmar ainda mais sua imagem como um símbolo de luta revolucionária, adotado por qualquer movimento de mudança, especialmente entre aqueles ligados a movimentos políticos de esquerda.
"Acima de tudo procurem sentir no mais profundo de vocês qualquer injustiça cometida contra qualquer pessoa em qualquer parte do mundo. É a mais bela qualidade de um revolucionário“ Che Guevara
A revolução cubana, com suas particularidades, fomentou um socialismo internacional, extremamente vinculado com aspectos humanos de busca de alternativas para o subdesenvolvimento e a desigualdade.

Mais conteúdo relacionado

Mais procurados

Mais procurados (20)

Revolução cubana
Revolução cubanaRevolução cubana
Revolução cubana
 
Revolução Cubana
 Revolução Cubana Revolução Cubana
Revolução Cubana
 
Revolução Cubana
 Revolução Cubana Revolução Cubana
Revolução Cubana
 
Revolução cubana
Revolução cubanaRevolução cubana
Revolução cubana
 
Revolução cubana
Revolução cubanaRevolução cubana
Revolução cubana
 
Revolução cubana
Revolução cubanaRevolução cubana
Revolução cubana
 
24 Revolução Cubana
24  Revolução  Cubana24  Revolução  Cubana
24 Revolução Cubana
 
Revolução Cubana
Revolução CubanaRevolução Cubana
Revolução Cubana
 
Revolução cubana
Revolução cubanaRevolução cubana
Revolução cubana
 
Revolução Cubana
Revolução CubanaRevolução Cubana
Revolução Cubana
 
Revolucão Cubana
Revolucão CubanaRevolucão Cubana
Revolucão Cubana
 
A Revolução Cubana
A Revolução CubanaA Revolução Cubana
A Revolução Cubana
 
Revolução Cubana - HISTÓRIA
Revolução Cubana - HISTÓRIARevolução Cubana - HISTÓRIA
Revolução Cubana - HISTÓRIA
 
Revolução cubana 1959
Revolução cubana   1959Revolução cubana   1959
Revolução cubana 1959
 
A revolução cubana richard camara
A revolução cubana   richard camaraA revolução cubana   richard camara
A revolução cubana richard camara
 
Revolução cubana (1959)
Revolução cubana (1959)Revolução cubana (1959)
Revolução cubana (1959)
 
ATUALIDADES CUBA Prof. Marco Aurelio Gondim [www.mgondim.blogspot.com]
ATUALIDADES CUBA Prof. Marco Aurelio Gondim [www.mgondim.blogspot.com]ATUALIDADES CUBA Prof. Marco Aurelio Gondim [www.mgondim.blogspot.com]
ATUALIDADES CUBA Prof. Marco Aurelio Gondim [www.mgondim.blogspot.com]
 
Revolução cubana
Revolução cubanaRevolução cubana
Revolução cubana
 
Revolução Cubana
Revolução CubanaRevolução Cubana
Revolução Cubana
 
Revolução Cubana
Revolução CubanaRevolução Cubana
Revolução Cubana
 

Destaque

Slide-cuba pre e pos fidel castro
Slide-cuba pre e pos fidel  castro Slide-cuba pre e pos fidel  castro
Slide-cuba pre e pos fidel castro daianespereira
 
A vinda da família real para o brasil
A vinda da família real para o brasilA vinda da família real para o brasil
A vinda da família real para o brasilBrunno Andrade
 
República Populista (1946-1964)
República Populista (1946-1964)República Populista (1946-1964)
República Populista (1946-1964)Isaquel Silva
 
Aula 09 republica populista 1
Aula 09  republica populista 1Aula 09  republica populista 1
Aula 09 republica populista 1Fabiana Tonsis
 
Da aprovação recorde ao impeachment: os principais momentos do governo Dilma
Da aprovação recorde ao impeachment: os principais momentos do governo DilmaDa aprovação recorde ao impeachment: os principais momentos do governo Dilma
Da aprovação recorde ao impeachment: os principais momentos do governo DilmaRoger Costa
 
Guerra do Vietnã e Contracultura
Guerra do Vietnã e ContraculturaGuerra do Vietnã e Contracultura
Guerra do Vietnã e ContraculturaGrazi Oliveira
 
A vinda da família real ao brasil
A vinda da família real ao brasilA vinda da família real ao brasil
A vinda da família real ao brasilCristianerocharibas
 
Desenvolvimento dos eua
Desenvolvimento dos euaDesenvolvimento dos eua
Desenvolvimento dos euaLutero Ramos
 
Renascimento cultural
Renascimento culturalRenascimento cultural
Renascimento culturalvr1a2011
 
Lei da AtraçAo
Lei da AtraçAoLei da AtraçAo
Lei da AtraçAoChistal
 
Início e fim da ditadura militar
Início e fim da  ditadura militar Início e fim da  ditadura militar
Início e fim da ditadura militar escola
 
Ditadura militar no brasil
Ditadura militar no brasilDitadura militar no brasil
Ditadura militar no brasilDianamcosta
 
Período democrático 1946 a 1964 - História do Brasil
Período democrático 1946 a 1964 - História do BrasilPeríodo democrático 1946 a 1964 - História do Brasil
Período democrático 1946 a 1964 - História do BrasilMarilia Pimentel
 
A cultura como campo de luta e interpretação social no Brasil do Século XX - ...
A cultura como campo de luta e interpretação social no Brasil do Século XX - ...A cultura como campo de luta e interpretação social no Brasil do Século XX - ...
A cultura como campo de luta e interpretação social no Brasil do Século XX - ...Curso Livre Redação-Eliani Martins
 
A Baixa Idade Média
A Baixa Idade Média A Baixa Idade Média
A Baixa Idade Média Isaquel Silva
 
Visão do governo Dilma Rousseff por uma ótica maquiavélica.
Visão do governo Dilma Rousseff por uma ótica maquiavélica.Visão do governo Dilma Rousseff por uma ótica maquiavélica.
Visão do governo Dilma Rousseff por uma ótica maquiavélica.Senna Bismarck
 

Destaque (20)

Slide-cuba pre e pos fidel castro
Slide-cuba pre e pos fidel  castro Slide-cuba pre e pos fidel  castro
Slide-cuba pre e pos fidel castro
 
A vinda da família real para o brasil
A vinda da família real para o brasilA vinda da família real para o brasil
A vinda da família real para o brasil
 
Colonização da america 1
Colonização da america 1Colonização da america 1
Colonização da america 1
 
13 república populista
13  república populista13  república populista
13 república populista
 
República Populista (1946-1964)
República Populista (1946-1964)República Populista (1946-1964)
República Populista (1946-1964)
 
Aula 09 republica populista 1
Aula 09  republica populista 1Aula 09  republica populista 1
Aula 09 republica populista 1
 
Da aprovação recorde ao impeachment: os principais momentos do governo Dilma
Da aprovação recorde ao impeachment: os principais momentos do governo DilmaDa aprovação recorde ao impeachment: os principais momentos do governo Dilma
Da aprovação recorde ao impeachment: os principais momentos do governo Dilma
 
Guerra do Vietnã e Contracultura
Guerra do Vietnã e ContraculturaGuerra do Vietnã e Contracultura
Guerra do Vietnã e Contracultura
 
A vinda da família real ao brasil
A vinda da família real ao brasilA vinda da família real ao brasil
A vinda da família real ao brasil
 
Desenvolvimento dos eua
Desenvolvimento dos euaDesenvolvimento dos eua
Desenvolvimento dos eua
 
Renascimento cultural
Renascimento culturalRenascimento cultural
Renascimento cultural
 
Lei da AtraçAo
Lei da AtraçAoLei da AtraçAo
Lei da AtraçAo
 
Início e fim da ditadura militar
Início e fim da  ditadura militar Início e fim da  ditadura militar
Início e fim da ditadura militar
 
O fascismo
O fascismo O fascismo
O fascismo
 
Ditadura militar no brasil
Ditadura militar no brasilDitadura militar no brasil
Ditadura militar no brasil
 
Período democrático 1946 a 1964 - História do Brasil
Período democrático 1946 a 1964 - História do BrasilPeríodo democrático 1946 a 1964 - História do Brasil
Período democrático 1946 a 1964 - História do Brasil
 
A cultura como campo de luta e interpretação social no Brasil do Século XX - ...
A cultura como campo de luta e interpretação social no Brasil do Século XX - ...A cultura como campo de luta e interpretação social no Brasil do Século XX - ...
A cultura como campo de luta e interpretação social no Brasil do Século XX - ...
 
A Baixa Idade Média
A Baixa Idade Média A Baixa Idade Média
A Baixa Idade Média
 
Arte egipcía
Arte egipcíaArte egipcía
Arte egipcía
 
Visão do governo Dilma Rousseff por uma ótica maquiavélica.
Visão do governo Dilma Rousseff por uma ótica maquiavélica.Visão do governo Dilma Rousseff por uma ótica maquiavélica.
Visão do governo Dilma Rousseff por uma ótica maquiavélica.
 

Semelhante a Revolução cubana

Aula 3 - Júlio Cortázar
Aula 3 - Júlio CortázarAula 3 - Júlio Cortázar
Aula 3 - Júlio Cortázarisadoravivacqua
 
A revolução cubana
A revolução cubanaA revolução cubana
A revolução cubanahistoriando
 
Revolução cubana (of)
Revolução cubana (of)Revolução cubana (of)
Revolução cubana (of)Vitor Morais
 
Junior belle revolucao_cubana
Junior belle revolucao_cubanaJunior belle revolucao_cubana
Junior belle revolucao_cubanamoratonoise
 
Especifica de História e Atualidades (1)
Especifica de História e Atualidades (1)Especifica de História e Atualidades (1)
Especifica de História e Atualidades (1)DOUGLASRODARTE2012
 
Movimentos políticos na década 50
Movimentos políticos na década 50Movimentos políticos na década 50
Movimentos políticos na década 50dinicmax
 
364 abcd socialismo real em cuba
364 abcd socialismo real em cuba364 abcd socialismo real em cuba
364 abcd socialismo real em cubacrpp
 
DistensãO Entre Eua E Cuba
DistensãO Entre Eua E CubaDistensãO Entre Eua E Cuba
DistensãO Entre Eua E Cubaecsette
 
Revolução e Contra-Revolução na América Latina
Revolução e Contra-Revolução na América LatinaRevolução e Contra-Revolução na América Latina
Revolução e Contra-Revolução na América LatinaCarson Souza
 

Semelhante a Revolução cubana (20)

revoluocubana-110509210255-phpapp01.pdf
revoluocubana-110509210255-phpapp01.pdfrevoluocubana-110509210255-phpapp01.pdf
revoluocubana-110509210255-phpapp01.pdf
 
Rev.cubana
Rev.cubanaRev.cubana
Rev.cubana
 
Revolução Cubana.
Revolução Cubana.Revolução Cubana.
Revolução Cubana.
 
Guerrilhas latinas
Guerrilhas latinasGuerrilhas latinas
Guerrilhas latinas
 
Aula 3 - Júlio Cortázar
Aula 3 - Júlio CortázarAula 3 - Júlio Cortázar
Aula 3 - Júlio Cortázar
 
A revolução cubana
A revolução cubanaA revolução cubana
A revolução cubana
 
A revolução cubana
A revolução cubanaA revolução cubana
A revolução cubana
 
Revolução cubana (of)
Revolução cubana (of)Revolução cubana (of)
Revolução cubana (of)
 
Junior belle revolucao_cubana
Junior belle revolucao_cubanaJunior belle revolucao_cubana
Junior belle revolucao_cubana
 
Especifica de História e Atualidades (1)
Especifica de História e Atualidades (1)Especifica de História e Atualidades (1)
Especifica de História e Atualidades (1)
 
Movimentos políticos na década 50
Movimentos políticos na década 50Movimentos políticos na década 50
Movimentos políticos na década 50
 
Revisão 9º ano
Revisão 9º ano Revisão 9º ano
Revisão 9º ano
 
Revolução cubana
Revolução cubanaRevolução cubana
Revolução cubana
 
364 abcd socialismo real em cuba
364 abcd socialismo real em cuba364 abcd socialismo real em cuba
364 abcd socialismo real em cuba
 
Revolução cubana
Revolução cubanaRevolução cubana
Revolução cubana
 
DistensãO Entre Eua E Cuba
DistensãO Entre Eua E CubaDistensãO Entre Eua E Cuba
DistensãO Entre Eua E Cuba
 
Fidel Castro
Fidel CastroFidel Castro
Fidel Castro
 
Revolução e Contra-Revolução na América Latina
Revolução e Contra-Revolução na América LatinaRevolução e Contra-Revolução na América Latina
Revolução e Contra-Revolução na América Latina
 
A revolução cubana
A revolução cubanaA revolução cubana
A revolução cubana
 
Revolução cubana
Revolução cubanaRevolução cubana
Revolução cubana
 

Último

William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfWilliam J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfAdrianaCunha84
 
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdfGuia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdfEyshilaKelly1
 
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolaresALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolaresLilianPiola
 
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃOLEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃOColégio Santa Teresinha
 
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfUFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfManuais Formação
 
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdfCultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdfaulasgege
 
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptx
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptxAD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptx
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptxkarinedarozabatista
 
Bullying - Atividade com caça- palavras
Bullying   - Atividade com  caça- palavrasBullying   - Atividade com  caça- palavras
Bullying - Atividade com caça- palavrasMary Alvarenga
 
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 BrasilGoverno Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasillucasp132400
 
A Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
A Arte de Escrever Poemas - Dia das MãesA Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
A Arte de Escrever Poemas - Dia das MãesMary Alvarenga
 
Pedologia- Geografia - Geologia - aula_01.pptx
Pedologia- Geografia - Geologia - aula_01.pptxPedologia- Geografia - Geologia - aula_01.pptx
Pedologia- Geografia - Geologia - aula_01.pptxleandropereira983288
 
trabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditaduratrabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditaduraAdryan Luiz
 
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024Jeanoliveira597523
 
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)Mary Alvarenga
 
Regência Nominal e Verbal português .pdf
Regência Nominal e Verbal português .pdfRegência Nominal e Verbal português .pdf
Regência Nominal e Verbal português .pdfmirandadudu08
 
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasPrograma de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasCassio Meira Jr.
 
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?Rosalina Simão Nunes
 
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptxSlides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 

Último (20)

William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfWilliam J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
 
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdfGuia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
 
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolaresALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
 
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃOLEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
 
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA -
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA      -XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA      -
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA -
 
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfUFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
 
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
 
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdfCultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
 
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptx
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptxAD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptx
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptx
 
Bullying - Atividade com caça- palavras
Bullying   - Atividade com  caça- palavrasBullying   - Atividade com  caça- palavras
Bullying - Atividade com caça- palavras
 
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 BrasilGoverno Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
 
A Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
A Arte de Escrever Poemas - Dia das MãesA Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
A Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
 
Pedologia- Geografia - Geologia - aula_01.pptx
Pedologia- Geografia - Geologia - aula_01.pptxPedologia- Geografia - Geologia - aula_01.pptx
Pedologia- Geografia - Geologia - aula_01.pptx
 
trabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditaduratrabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditadura
 
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
 
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
 
Regência Nominal e Verbal português .pdf
Regência Nominal e Verbal português .pdfRegência Nominal e Verbal português .pdf
Regência Nominal e Verbal português .pdf
 
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasPrograma de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
 
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
 
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptxSlides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
 

Revolução cubana

  • 1. Revolução Cubana Caroliny Brito, Gabriela Sarria, Mariana Muniz, Ana Carolina Barcelos, Warley Ferreira – 3M5
  • 2. CUBA PRÉ REVOLUCIONÁRIA No ínicio do séc XX, Cuba era uma colônia norte americana, sua economia era baseada na monocultura de cana de açúcar, sendo os EUA seu comprador exclusivo e responsável por 70% da economia do país.
  • 3. Em 10 de março de 1952, o sargento Fulgêncio Batista tomou o poder de Cuba através de um golpe assistido e apoiado pelos norte-americanos. Passou a governar, então, como ditador, num regime de corrupção e violência.
  • 4. A ditadura sangrenta e corrupta de Batista sofreu algumas tentativas de derrubada, através de movimentos, sendo todos fracassados.
  • 5. A primeira delas, chefiada por Fidel Castro – recém- formado advogado pela Universidade de Havana – buscou tomar o quartel de Moncada, em Santiago, no dia 26 de julho de 1953.
  • 6. A ação conjunta fracassou, resultando na morte de vários combatentes, em sua maioria jovens estudantes e a prisão de outros tantos. Entre os presos estava Fidel Castro, condenado a 15 anos de prisão e o seu irmão, Raul Castro, condenado a 13 anos. Em um julgamento eminentemente político, Fidel Castro fez um dicuscurso de quase quatro horas, em sua defesa, terminando com as palavras: "Condenem-me, não importa. A história me absolverá".
  • 7. Saindo da prisão, Fidel partiu para exilio no México, onde, junto com o irmão, além de Che Guevara, criou o Movimento 26 de Julho.
  • 8. O movimento se organizou usando celulas clandestina, voltadas para a guerrilha, através de toda Cuba, somando esforços na luta contra a ditadura de Batista.
  • 10. Em 1956, o M-26- 7 partiu clandestinamente do México para Cuba, a bordo do iate Granma, com 82 combatentes, armamento, medicamentos e escassa munição. A viagem que durou 2 dias a mais que o planejado, fora desastrosa e cheia de incidentes. Imediatemente, os rebeldes iniciaram uma marcha para Sierra Maestra, no extremo sudeste de Cuba, considerada por Fidel como a chave para iniciar a luta contra Batista, um local com intesas disputas por terras, onde os camponeses poderiam acabar se interessando pela causa revolucionária.
  • 11. Porém, apenas três dias após, os rebeldes foram cercados por tropas de Batista. A maioria dos guerrilheiros morreu.
  • 12. Os sobreviventes recomeçaram tudo do zero e precisava garantir a sua sobrevivência e reestruturação. Seja como for, partindo da Sierra Maestra, Fidel, auxiliado por Frank Pais, Ramos Latour e Huber Matos, adotou táticas de guerrilha, atacando pequenas guarnições da policia e exército, em busca de armas e munições.
  • 13. Che  Guevara  e  Raúl  Castro  ficaram nas  montanhas, arregimentando e treinando novos recrutas, muitas vezes executando  suspeitos  de  serem  pró-Batista  ou  de  grupos rivais  ao  M-26-7. Além disso, a função dos dois era prestar apoio logistico aos homens de Fidel, protegendo linhas de alimentação e de intercâmbio de informações.
  • 14. O veiculo de transmissão das idéias revolucionárias era a Radio Rebelde, criada em fevereiro de 1958. A rádio transmitia mensagens diárias para todo país, inclusive em território controlado pelas tropas de Batista, exortando a população a se unir aos revolucionários.
  • 15. Em pouco tempo, os duzentos combatentes rebeldes iniciais foram se multiplicando; enquanto o exército cubano, somado a força policial, que contava entre trinta e quarenta mil homens, registrava deserções em massa. Mesmo assim, através das táticas de guerrilha, quase toda vez que o exército enfrentou os rebeldes foi forçado a recuar. As colunas rebeldes foram impondo derrota após derrota.
  • 16.
  • 17. As colunas rebeldes foram impondo derrota após derrota. A tropa rebelde marcha para a capital de Cuba, Havana.
  • 18. A vitória se tornou evidente quando próximo a capital, os rebeldes interceptaram e tomaram um trem blindado repleto de material bélico que não chegou ao seu destino. Esse foi um importante contra-golpe que as forças revolucionárias impuseram à ditadura de Fungêncio, que depositava nesse trem suas últimas forças realmente significativas.
  • 19. Já com as forças bastistianas batendo em retirada e se dispersando, o M-26-7 chegou, em 01/01/59 à capital Havana para travar o último e definitivo combate. O então ex-presidente, Fulgêncio Batista já havia fugido do país na madrugada anterior, junto com a cúpula de seu governo corrupto.
  • 20. Sabendo disso o povo pega em armas e em pleno cenário urbano travam-se combates isolados com as poucas forças resistentes e atiradores de elite.
  • 21. Num período de 2 anos, as forças guerrilheiras do Movimento Revolucionário 26 de Julho lutaram contra forças desiguais, mas entre altos e baixos, conseguiam empurrar as tropas inimigas para trás de suas linhas. Politicamente a guerra também era intensa; envolvia as 2 maiores potências do mundo na época e uma pequena ilha no Caribe. Nas palavras de Fidel, “foi uma briga de Davi e Golias”.
  • 22. As tropas são recebidas na cidade como verdadeiros heróis. Durante os anos que a guerrilha durou, o personagem barbudo e maltrapilho que se fez dos revolucionários já era conhecido da população
  • 23.
  • 24. Sabe-se que nesses anos a TV e a moda em Cuba valorizou a barba e os cabelos grandes, que no caso dos guerrilheiros não era uma opção. A muitas crianças deu-se o nome de Fidel e Ernesto.
  • 25. PÓS REVOLUÇÃO Depois de um discurso de posse, transmitido pela TV, onde as forças libertadoras entregavam Cuba para os cubanos, tem início em Cuba uma nova era.
  • 26.
  • 27. Os muitos anos seguintes seriam dedicados ao expurgo dos ex-funcionários batistianos e ao julgamento daqueles que se quedaram ou foram feitos presos durante as batalhas. Muito criticou-se também os métodos utilizados para o julgamento e os pelotões de fuzilamento, que era o destino final dos condenados. Che era o responsável pelo Tribunal Sumário e há quem se refira, como holocausto. Porém esquecem que foi uma guerra e das milhares de pessoas que morreram nas mão desses a quem estava se dando a chance de um julgamento.
  • 28. O papel do Estados Unidos durante a revolução era de indiscutível e declarado apoio às forças batistianas. Enquanto que o da União Soviética também se fez presente apoiando Fidel e o regime comunista que aos poucos foi emergindo. Estamos em plena Guerra Fria.
  • 29.
  • 30. Depois da vitória rebelde ainda muitas águas rolariam. Desde tentativas de contra-revolução, financiadas pela CIA, como a da Baía dos Porcos; ou a Crise dos Mísseis envolvendo os EUA e a URSS que por pouco não deu início s temida Guerra Nuclear. Também foi feita uma tentativa de envenenar Fidel.
  • 31. Admitindo que não conseguiria reverter a situação militarmente sem causar um grande alvoroço internacional, os Estados Unidos decidem então apelar para a “violência econômica”, assim denominada por Fidel. Em outras palavras, colocaram em prática o embargo comercial, (ainda em vigor), onde não mais comprariam nem venderiam nada a Cuba. Não satisfeitos, pressionaram muitos outros países da América e Europa a fazer o mesmo. Com o passar dos anos a maioria desses países voltou a se relacionar comercialmente, porém as relações diplomáticas entre Cuba e os EUA estão cortadas até os dias de hoje.
  • 32. No governo com Fidel Castro, Guevara exerceu diversas funções, incluindo a de ministro da Indústria (1961-1965). Seu objetivo primordial, no entanto, era estender a revolução a outros países. Por isso, deixou suas funções em Havana para juntar-se a um grupo de guerrilheiros bolivianos, cuja meta era derrubar o regime ditatorial que vigorava na Bolívia.
  • 33. Entretanto, Che Guevara foi capturado e morto pelo exército boliviano, em 9 de outubro de 1967. Suas mãos foram amputadas e levadas para os EUA, a fim de confirmar a identidade do "principal inimigo do imperialismo norte-americano nas Américas".
  • 34. As circunstâncias de sua morte, em combate e alvejado indiretamente pelos Estados Unidos, serviria para firmar ainda mais sua imagem como um símbolo de luta revolucionária, adotado por qualquer movimento de mudança, especialmente entre aqueles ligados a movimentos políticos de esquerda.
  • 35. "Acima de tudo procurem sentir no mais profundo de vocês qualquer injustiça cometida contra qualquer pessoa em qualquer parte do mundo. É a mais bela qualidade de um revolucionário“ Che Guevara
  • 36. A revolução cubana, com suas particularidades, fomentou um socialismo internacional, extremamente vinculado com aspectos humanos de busca de alternativas para o subdesenvolvimento e a desigualdade.