SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 26
O PRINCIPEZINHO
“ Uma vez, tinha eu seis anos fiz um desenho…” Desenho - …..pessoas crescidas não compreendiam  Decidi mudar de profissão
“ Foi assim que vivi sempre sozinho, sem ninguém com quem falar, mas falar a sério, até há seis anos que tive uma avaria no motor em pleno deserto do Sara. Estava com um problema no motor. E como não levava nem  mecânico nem passageiros, preparei-me para tentar consertar sozinho o avião. O caso parecia bastante complicado, e ,sobretudo era uma questão de vida ou de morte :a água quase não me chegava para quatro dias.”
“ Até que, há seis anos, tive uma avaria no deserto do Saara…” Então, com a pressa de começar a desmontar o motor e quase a perder a paciência, rabisquei qualquer coisa: E atrevi-me a dizer: -Isto é uma caixa. Dentro dela está a tua ovelha. Inesperadamente, o rosto do meu pequeno juiz iluminou-se. -Era precisamente esta que eu queria! Achas que ela vai precisar de muita erva? - Porquê? - Porque o meu sítio é muito pequenino.. - Mas chega, com certeza. Dei-te um ovelha muito pequenina. Baixou a cabeça para o desenho: - Tão pequenina como isso também não…Olha ! Adormeceu… E foi assim que travei conhecimento com o principezinho”
“ Ah, principizezinho! Assim fui conhecendo,  aos poucos,  a tua melancolica vidinha !Durante muito tempo, a tua única distracção foi a beleza dos crepúsculos. Fiquei a sabê-lo na manhã do quarto dia quando me disseste: -Gosto muito dos pores do sol. Vamos ver um pôr-do-sol… -Mas primeiro temos de esperar… -Esperar por quê? -Esperar que o sol se ponha. Começaste por ficar espantado, mas, depois, riste de ti próprio. E disseste-me :Ainda julgo que estou no meu sitio… Bastava poder chegar a França num minuto para se assistir ao pôr-do–sol. Mas infelizmente, a França ficava longe demais. No teu planeta pequenino só precisavas de empurrar a cadeira. E vias os crepúsculos que quisesses… -Um dia vi o sol por se quarenta e três vezes! -Sabes… quando se está muito, muito triste, é  bom ver o pôr–do-sol... -E no dia das quarente e três vezes estavas assim tão triste? Mas o principezinho não me respondeu.”
Principezinho falou da sua viagem à região dos asteróides….
1º planeta –O primeiro planeta era habitado por um Rei “ O rei, vestido de púrpura e arminho, estava instalado num trono muito simples, mas majestoso. … ao rei importava sobretudo  que a sua  autoridade fosse respeitada. Não tolerava desobediências. Era um monarca absoluto. Mas também era muito bom, e por isso só dava ordens sensatas.(…) “ Se eu ordenasse a um general que se transformasse em gaivota e ele não me obedecesse, o general não tinha a culpa. Eu é que tinha””
2º Planeta - O Vaidoso ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
3º Planeta - Bêbado “ O planeta seguinte era habitado por um bêbado.  -Estás a fazer o quê? – perguntou ao bêbado. Foi dar com ele muito calado, diante de uma colecção de garrafas vazias e de uma colecção de garrafas cheias.  -Estou a beber - respondeu o bêbado, com ar lúgubre.”
. “ -E estás a beber porquê? - perguntou o principezinho.  -Para me esquecer – respondeu o bêbado. -Para te esqueceres de quê? – perguntou o principezinho, que começava a ter pena dele. -Para me esquecer que tenho vergonha – confessou o bêbado, baixando a cabeça. -Vergonha de quê? – tentou saber o principezinho, cheio de vontade de o ajudar. Vergonha de beber! – Concluiu o bêbado fechando-se definitivamente no seu silêncio.”
4º Planeta – Homem de negócios ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
“ Não, nada disso. Coisitas douradas que dão volta á cabeça dos párias e dos vagabundos. Mas eu, eu sou um homem sério. Não tenho tempo para fantasias!   -Ah!Estrelas!   -Isso mesmo! Estrelas!   -E o que fazes tu com quinhentos milhões de estrelas?   -Quinhentos e um milhões, seiscentos e vinte e dois mil, setecentos e trinta e uma. Eu, eu sou um homem sério e gosto de falar com rigor!”
5º - Planeta – Acendedor de Candeeiros “ Quando chegou ao planeta, cumprimentou respeitosamente o acendedor:  -Olá, bom dia!  -Bom dia!  -Olá, bom dia! Porque apagaste mesmo agora o teu candeeiro?  -São as ordens que tenho – respondeu o acendedor.  -Ordens? Que ordens são essas?  -Mas as ordens mudaram?  -Não, não mudaram – disse o acendedor. – E esse é precisamente o meu drama! Calcula tu que o planeta cada ano gira mais depressa e as ordens nunca mudam!  -E depois? – perguntou o principezinho.  -Depois, agora dá uma volta num minuto e eu não durmo um segundo de descanso. Acendo-o e apago-o uma vez por minuto!  -Que engraçado! Então aqui os dias duram um minuto?”
6º Planeta – Geógrafo ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
“ Ah, principezinho! Assim fui conhecendo,  aos poucos,  a tua melancólica vidinha !Durante muito tempo, a tua única distracção foi a beleza dos crepúsculos. Fiquei a sabê-lo na manhã do quarto dia quando me disseste: -Gosto muito dos pores do sol. Vamos ver um pôr-do-sol… -Mas primeiro temos de esperar… -Esperar por quê? -Esperar que o sol se ponha. Começaste por ficar espantado, mas, depois, riste de ti próprio. E disseste-me: Ainda julgo que estou no meu sitio… Bastava poder chegar a França num minuto para se assistir ao pôr-do-sol. Mas infelizmente, a França ficava longe demais. No teu planeta pequenino só precisavas de empurrar a cadeira. E vias os crepúsculos que quisesses… -Um dia vi o sol por se quarenta e três vezes! -Sabes… quando se está muito, muito triste, é  bom ver o pôr-do-sol... -E no dia das quarenta e três vezes estavas assim tão triste? Mas o principezinho não me respondeu .”
7º Planeta -  Terra
“ A Terra não é um planeta qualquer. Tem cento e oito reis (contando, claro está, com os reis pretos), sete mil geográficos, novecentos mil homens de negócios, sete milhões e meio de bêbedos, trezentos e onze milhões de vaidosos, ou seja, aproximadamente, dois mil milhões de pessoas crescidas.”
“ Para ficarem com uma ideia das dimensões da Terra, dir-vos-ei que, antes da invenção da electricidade, devia haver um autêntico exército de quatrocentos e sessenta e dois mil e quinhentos e onze acendedores de candeeiros no conjunto dos seis continentes.”
“ Depois de ter caminhado durante muito tempo e de só ter encontrado areia, rochas e neve, o principezinho acabou por descobrir uma estrada. E as estradas vão dar aos homens.  - Olá, bom dia! – Disse ele. Era um jardim cheio de rosas. - Olá, bom dia! – Disseram as rosas. O principezinho olhou para as rosas e viu que todas se pareciam com a flor dele. - Quem são vocês? – Perguntou-lhes, estupefacto. - Somos rosas. – Disseram as rosas. - Ah! – Exclamou o principezinho. E sentiu-se muito infeliz. A flor dele tinha-lhe contado que era a única da sua espécie do universo. E afinal ali tinha cinco mil, todas iguais, só num jardim.”
“ E depois ainda pensou:  “ Julgava-me muito importante por ter uma flor  ú nica no mundo e, afinal, tenho uma rosa vulgar. Com ela e com os meus três vulcões que mal me chegam ao joelho  –  um dos quais, se calhar, extinto para todo o sempre  –  sou, de facto, um rico pr í ncipe …”  e desatou a chorar, deitado na relva.”
“ Isso quer dizer o quê? - As pessoas têm estrelas que não são as mesmas. Para os viajantes, as estrelas são guias. Para outros, não passam de luzinhas. Ainda para outros, os cientistas, são problemas. Para o meu homem de negócios, eram ouro. Mas todas essas estrelas estão caladas. Tu, tu vais ter estrelas como mais ninguém… -Isso quer dizer o quê?”
“ -Isso quer dizer o quê? -À noite, vais-te pôr a olhar para o céu e, porque eu moro numa delas, porque eu me estou a rir numa delas, então, para ti, vai ser como se todas as estrelas rissem! Vais ser a única pessoa do mundo que tem estrelas a rir! Voltou a rir.”
“ -E quando estiveres consolada (afinal acabamos sempre por nos consolar), vais ficar contente de me teres conhecido. Vais ser sempre meu amigo. Vai-te apetecer rir comigo. E, às vezes, sem mais nem menos, vais abrir a janela, só por ser bom… E os teus amigos vão ficar espantados por te verem a olhar para o céu a rir. Mas tu dizes-lhes: «Pois é! As estrelas dão-me sempre vontade de rir!» E eles vão ficar a pensar que não estas bom da cabeça. Bela partida a minha… E voltou a rir.”
Clube de Leitura  5ºC e 7º C ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
BIBLIOGRAFIA O PRINCIPEZINHO  Antoine de Saint -Exupéry

Más contenido relacionado

La actualidad más candente

La actualidad más candente (20)

O principezinho - resumo
O principezinho - resumoO principezinho - resumo
O principezinho - resumo
 
Doc 11 resumo do principezinho
Doc 11  resumo do principezinhoDoc 11  resumo do principezinho
Doc 11 resumo do principezinho
 
O Principezinho
O PrincipezinhoO Principezinho
O Principezinho
 
Principezinho Joana 6ºE
Principezinho Joana 6ºEPrincipezinho Joana 6ºE
Principezinho Joana 6ºE
 
O principezinho mariana nunes
O principezinho   mariana nunesO principezinho   mariana nunes
O principezinho mariana nunes
 
O principezinho.docx resumo2
O principezinho.docx resumo2O principezinho.docx resumo2
O principezinho.docx resumo2
 
O principezinho
O principezinhoO principezinho
O principezinho
 
O Principezinho
O PrincipezinhoO Principezinho
O Principezinho
 
Portefólio modificado
Portefólio modificadoPortefólio modificado
Portefólio modificado
 
O principezinho jl
O principezinho jlO principezinho jl
O principezinho jl
 
Pequeno príncipe - por Gustavo Guimarães Gonçalves
Pequeno príncipe  -  por Gustavo Guimarães GonçalvesPequeno príncipe  -  por Gustavo Guimarães Gonçalves
Pequeno príncipe - por Gustavo Guimarães Gonçalves
 
PortefóLio
PortefóLioPortefóLio
PortefóLio
 
PortefóLio1
PortefóLio1PortefóLio1
PortefóLio1
 
O pequeno príncipe
O pequeno príncipeO pequeno príncipe
O pequeno príncipe
 
O pequeno príncipe
O pequeno príncipeO pequeno príncipe
O pequeno príncipe
 
O principezinho de Antoine de Saint Exupéry
O principezinho de Antoine de Saint ExupéryO principezinho de Antoine de Saint Exupéry
O principezinho de Antoine de Saint Exupéry
 
Andreia
AndreiaAndreia
Andreia
 
livro pequeno príncipe
livro pequeno príncipe livro pequeno príncipe
livro pequeno príncipe
 
O principe feliz guião
O principe feliz guiãoO principe feliz guião
O principe feliz guião
 
O Pequeno PríNcipe Juliana Ramires
O Pequeno PríNcipe   Juliana RamiresO Pequeno PríNcipe   Juliana Ramires
O Pequeno PríNcipe Juliana Ramires
 

Destacado

Evidências das BE do AEPBS - 3º Período 2015
Evidências das BE do AEPBS - 3º Período 2015Evidências das BE do AEPBS - 3º Período 2015
Evidências das BE do AEPBS - 3º Período 2015António Pires
 
Evidências das BE do Agrupamento 1º período 2015 2016
Evidências das BE do Agrupamento 1º período 2015 2016Evidências das BE do Agrupamento 1º período 2015 2016
Evidências das BE do Agrupamento 1º período 2015 2016António Pires
 
Resultado dos questionários professores ipad
Resultado dos questionários professores ipadResultado dos questionários professores ipad
Resultado dos questionários professores ipadAntónio Pires
 
Evidências das be do agrupamento 3º período
Evidências das be do agrupamento 3º períodoEvidências das be do agrupamento 3º período
Evidências das be do agrupamento 3º períodoAntónio Pires
 
Evidências das be do agrupamento 1º período
Evidências das be do agrupamento 1º períodoEvidências das be do agrupamento 1º período
Evidências das be do agrupamento 1º períodoAntónio Pires
 
Evidências das BE do agrupamento 2ºp - 1015
Evidências das BE do agrupamento 2ºp - 1015Evidências das BE do agrupamento 2ºp - 1015
Evidências das BE do agrupamento 2ºp - 1015António Pires
 
Evidências das BE do Agrupamento 2ºperíodo 2016
Evidências das BE do Agrupamento 2ºperíodo 2016Evidências das BE do Agrupamento 2ºperíodo 2016
Evidências das BE do Agrupamento 2ºperíodo 2016António Pires
 
Haikus de alunos de 5º ano
Haikus de alunos de 5º anoHaikus de alunos de 5º ano
Haikus de alunos de 5º anoLer Crer
 
Atividades de interpretação de texto dissertativo 3º ano
Atividades de interpretação de texto dissertativo 3º anoAtividades de interpretação de texto dissertativo 3º ano
Atividades de interpretação de texto dissertativo 3º anoMarina Alessandra
 
Portfolio de atividades o principezinho fichas de trabalho
Portfolio de atividades o principezinho   fichas de trabalhoPortfolio de atividades o principezinho   fichas de trabalho
Portfolio de atividades o principezinho fichas de trabalhohelena frança
 
Atividade para iniciar o texto descritivo
Atividade para iniciar o texto descritivoAtividade para iniciar o texto descritivo
Atividade para iniciar o texto descritivoCláudia Santos
 

Destacado (15)

Clube
ClubeClube
Clube
 
Evidências das BE do AEPBS - 3º Período 2015
Evidências das BE do AEPBS - 3º Período 2015Evidências das BE do AEPBS - 3º Período 2015
Evidências das BE do AEPBS - 3º Período 2015
 
Evidências das BE do Agrupamento 1º período 2015 2016
Evidências das BE do Agrupamento 1º período 2015 2016Evidências das BE do Agrupamento 1º período 2015 2016
Evidências das BE do Agrupamento 1º período 2015 2016
 
Evidências das BE do agrupamento 3º período - 2016
Evidências das BE do agrupamento 3º período - 2016Evidências das BE do agrupamento 3º período - 2016
Evidências das BE do agrupamento 3º período - 2016
 
Resultado dos questionários professores ipad
Resultado dos questionários professores ipadResultado dos questionários professores ipad
Resultado dos questionários professores ipad
 
Evidências das be do agrupamento 3º período
Evidências das be do agrupamento 3º períodoEvidências das be do agrupamento 3º período
Evidências das be do agrupamento 3º período
 
Evidências das be do agrupamento
Evidências das be do agrupamentoEvidências das be do agrupamento
Evidências das be do agrupamento
 
Evidências das be do agrupamento 1º período
Evidências das be do agrupamento 1º períodoEvidências das be do agrupamento 1º período
Evidências das be do agrupamento 1º período
 
Evidências das BE do agrupamento 2ºp - 1015
Evidências das BE do agrupamento 2ºp - 1015Evidências das BE do agrupamento 2ºp - 1015
Evidências das BE do agrupamento 2ºp - 1015
 
Evidências das BE do Agrupamento 2ºperíodo 2016
Evidências das BE do Agrupamento 2ºperíodo 2016Evidências das BE do Agrupamento 2ºperíodo 2016
Evidências das BE do Agrupamento 2ºperíodo 2016
 
Haikus de alunos de 5º ano
Haikus de alunos de 5º anoHaikus de alunos de 5º ano
Haikus de alunos de 5º ano
 
Atividades de interpretação de texto dissertativo 3º ano
Atividades de interpretação de texto dissertativo 3º anoAtividades de interpretação de texto dissertativo 3º ano
Atividades de interpretação de texto dissertativo 3º ano
 
Portfolio de atividades o principezinho fichas de trabalho
Portfolio de atividades o principezinho   fichas de trabalhoPortfolio de atividades o principezinho   fichas de trabalho
Portfolio de atividades o principezinho fichas de trabalho
 
A semana da leitura no 1º ciclo ppt
A semana da leitura no 1º ciclo pptA semana da leitura no 1º ciclo ppt
A semana da leitura no 1º ciclo ppt
 
Atividade para iniciar o texto descritivo
Atividade para iniciar o texto descritivoAtividade para iniciar o texto descritivo
Atividade para iniciar o texto descritivo
 

Similar a O Principezinho viaja pelos planetas

Similar a O Principezinho viaja pelos planetas (20)

O pequeno principe antoine de saint-exupery
O pequeno principe   antoine de saint-exuperyO pequeno principe   antoine de saint-exupery
O pequeno principe antoine de saint-exupery
 
Por favor cativa-me!
Por favor  cativa-me!Por favor  cativa-me!
Por favor cativa-me!
 
Por favor, cativa-me
Por favor, cativa-mePor favor, cativa-me
Por favor, cativa-me
 
O principezinho
O principezinhoO principezinho
O principezinho
 
O pequeno principe_antoine_de_saint_exupery_ebookswide
O pequeno principe_antoine_de_saint_exupery_ebookswideO pequeno principe_antoine_de_saint_exupery_ebookswide
O pequeno principe_antoine_de_saint_exupery_ebookswide
 
O principezinho
O principezinhoO principezinho
O principezinho
 
O jardim
O jardimO jardim
O jardim
 
The Little Prince
The Little PrinceThe Little Prince
The Little Prince
 
O-PEQUENO-PRINCIPE.docx
O-PEQUENO-PRINCIPE.docxO-PEQUENO-PRINCIPE.docx
O-PEQUENO-PRINCIPE.docx
 
Principezinho
PrincipezinhoPrincipezinho
Principezinho
 
O principezinho prova avaliação formativa1 (blog9 15-16)
O principezinho   prova avaliação formativa1 (blog9 15-16)O principezinho   prova avaliação formativa1 (blog9 15-16)
O principezinho prova avaliação formativa1 (blog9 15-16)
 
O pequeno príncipe
O pequeno príncipeO pequeno príncipe
O pequeno príncipe
 
As minhas passagens preferidas pdf
As minhas passagens preferidas   pdfAs minhas passagens preferidas   pdf
As minhas passagens preferidas pdf
 
BoB Project Apresentacao 2
BoB Project Apresentacao 2BoB Project Apresentacao 2
BoB Project Apresentacao 2
 
O Pequeno Príncipe
O Pequeno PríncipeO Pequeno Príncipe
O Pequeno Príncipe
 
O pequeno príncipe antoine de saint
O pequeno príncipe   antoine de saintO pequeno príncipe   antoine de saint
O pequeno príncipe antoine de saint
 
Aritmetica da Emilia - Monteiro Lobato.pdf
Aritmetica da Emilia - Monteiro Lobato.pdfAritmetica da Emilia - Monteiro Lobato.pdf
Aritmetica da Emilia - Monteiro Lobato.pdf
 
Humanização na Educação
Humanização na Educação Humanização na Educação
Humanização na Educação
 
Nos mares do fim do mundo, de Bernardo Santareno
Nos mares do fim do mundo, de Bernardo SantarenoNos mares do fim do mundo, de Bernardo Santareno
Nos mares do fim do mundo, de Bernardo Santareno
 
Pp
PpPp
Pp
 

Más de Biblioteia

Geografia 10ºC/BE3
Geografia 10ºC/BE3 Geografia 10ºC/BE3
Geografia 10ºC/BE3 Biblioteia
 
Geografia 10ºC/ BE
Geografia 10ºC/  BEGeografia 10ºC/  BE
Geografia 10ºC/ BEBiblioteia
 
Geografia 10ºC/BE2
Geografia 10ºC/BE2Geografia 10ºC/BE2
Geografia 10ºC/BE2Biblioteia
 
Geografia 10ºC/BE
Geografia 10ºC/BEGeografia 10ºC/BE
Geografia 10ºC/BEBiblioteia
 
Apresentação da Semana da Leitura 2015/16
Apresentação da Semana da Leitura 2015/16Apresentação da Semana da Leitura 2015/16
Apresentação da Semana da Leitura 2015/16Biblioteia
 
O dia em_que_o_mar_desapareceu-5ºe
O dia em_que_o_mar_desapareceu-5ºeO dia em_que_o_mar_desapareceu-5ºe
O dia em_que_o_mar_desapareceu-5ºeBiblioteia
 
Antologia de Poesia
Antologia de PoesiaAntologia de Poesia
Antologia de PoesiaBiblioteia
 
Programa semana da leitura.doc 2013
Programa semana da leitura.doc 2013Programa semana da leitura.doc 2013
Programa semana da leitura.doc 2013Biblioteia
 
Documentação de apoio à formação INE 2
Documentação de apoio à formação INE 2Documentação de apoio à formação INE 2
Documentação de apoio à formação INE 2Biblioteia
 
Documentação de apoio à formação INE 1
Documentação de apoio à formação INE 1Documentação de apoio à formação INE 1
Documentação de apoio à formação INE 1Biblioteia
 
Campanha de Natal 2012
Campanha de Natal 2012Campanha de Natal 2012
Campanha de Natal 2012Biblioteia
 
Cnl 2013-divulgacao2
Cnl 2013-divulgacao2Cnl 2013-divulgacao2
Cnl 2013-divulgacao2Biblioteia
 
Exposicao sida
Exposicao sidaExposicao sida
Exposicao sidaBiblioteia
 
A Mimi no fundo do mar
A Mimi no fundo do marA Mimi no fundo do mar
A Mimi no fundo do marBiblioteia
 
Era uma vez um cravo 1
Era uma vez um cravo 1Era uma vez um cravo 1
Era uma vez um cravo 1Biblioteia
 
Oficina saramago 2012 agrupamento de esc. s to antónio
Oficina saramago 2012 agrupamento de esc. s to antónioOficina saramago 2012 agrupamento de esc. s to antónio
Oficina saramago 2012 agrupamento de esc. s to antónioBiblioteia
 
Criar uma conta no gmail
Criar uma conta no gmailCriar uma conta no gmail
Criar uma conta no gmailBiblioteia
 
Encontro com gonçalo pratas
Encontro com gonçalo pratasEncontro com gonçalo pratas
Encontro com gonçalo pratasBiblioteia
 
Encontro com a escritora
Encontro com a escritoraEncontro com a escritora
Encontro com a escritoraBiblioteia
 

Más de Biblioteia (20)

Geografia 10ºC/BE3
Geografia 10ºC/BE3 Geografia 10ºC/BE3
Geografia 10ºC/BE3
 
Geografia 10ºC/ BE
Geografia 10ºC/  BEGeografia 10ºC/  BE
Geografia 10ºC/ BE
 
Geografia 10ºC/BE2
Geografia 10ºC/BE2Geografia 10ºC/BE2
Geografia 10ºC/BE2
 
Geografia 10ºC/BE
Geografia 10ºC/BEGeografia 10ºC/BE
Geografia 10ºC/BE
 
Apresentação da Semana da Leitura 2015/16
Apresentação da Semana da Leitura 2015/16Apresentação da Semana da Leitura 2015/16
Apresentação da Semana da Leitura 2015/16
 
O dia em_que_o_mar_desapareceu-5ºe
O dia em_que_o_mar_desapareceu-5ºeO dia em_que_o_mar_desapareceu-5ºe
O dia em_que_o_mar_desapareceu-5ºe
 
Antologia de Poesia
Antologia de PoesiaAntologia de Poesia
Antologia de Poesia
 
Ulisses
UlissesUlisses
Ulisses
 
Programa semana da leitura.doc 2013
Programa semana da leitura.doc 2013Programa semana da leitura.doc 2013
Programa semana da leitura.doc 2013
 
Documentação de apoio à formação INE 2
Documentação de apoio à formação INE 2Documentação de apoio à formação INE 2
Documentação de apoio à formação INE 2
 
Documentação de apoio à formação INE 1
Documentação de apoio à formação INE 1Documentação de apoio à formação INE 1
Documentação de apoio à formação INE 1
 
Campanha de Natal 2012
Campanha de Natal 2012Campanha de Natal 2012
Campanha de Natal 2012
 
Cnl 2013-divulgacao2
Cnl 2013-divulgacao2Cnl 2013-divulgacao2
Cnl 2013-divulgacao2
 
Exposicao sida
Exposicao sidaExposicao sida
Exposicao sida
 
A Mimi no fundo do mar
A Mimi no fundo do marA Mimi no fundo do mar
A Mimi no fundo do mar
 
Era uma vez um cravo 1
Era uma vez um cravo 1Era uma vez um cravo 1
Era uma vez um cravo 1
 
Oficina saramago 2012 agrupamento de esc. s to antónio
Oficina saramago 2012 agrupamento de esc. s to antónioOficina saramago 2012 agrupamento de esc. s to antónio
Oficina saramago 2012 agrupamento de esc. s to antónio
 
Criar uma conta no gmail
Criar uma conta no gmailCriar uma conta no gmail
Criar uma conta no gmail
 
Encontro com gonçalo pratas
Encontro com gonçalo pratasEncontro com gonçalo pratas
Encontro com gonçalo pratas
 
Encontro com a escritora
Encontro com a escritoraEncontro com a escritora
Encontro com a escritora
 

Último

Atividade com a letra da música Meu Abrigo
Atividade com a letra da música Meu AbrigoAtividade com a letra da música Meu Abrigo
Atividade com a letra da música Meu AbrigoMary Alvarenga
 
Habilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasHabilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasCassio Meira Jr.
 
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicasCenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicasRosalina Simão Nunes
 
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundogeografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundonialb
 
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptxSlides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresSociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresaulasgege
 
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdfSimulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdfEditoraEnovus
 
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxOsnilReis1
 
Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdf
Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdfCurrículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdf
Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdfIedaGoethe
 
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024Sandra Pratas
 
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdfJorge Andrade
 
Educação São Paulo centro de mídias da SP
Educação São Paulo centro de mídias da SPEducação São Paulo centro de mídias da SP
Educação São Paulo centro de mídias da SPanandatss1
 
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolaresALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolaresLilianPiola
 
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANO
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANOInvestimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANO
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANOMarcosViniciusLemesL
 
A galinha ruiva sequencia didatica 3 ano
A  galinha ruiva sequencia didatica 3 anoA  galinha ruiva sequencia didatica 3 ano
A galinha ruiva sequencia didatica 3 anoandrealeitetorres
 
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024Sandra Pratas
 
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfBRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfHenrique Pontes
 
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimirFCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimirIedaGoethe
 
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfUFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfManuais Formação
 

Último (20)

Atividade com a letra da música Meu Abrigo
Atividade com a letra da música Meu AbrigoAtividade com a letra da música Meu Abrigo
Atividade com a letra da música Meu Abrigo
 
Habilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasHabilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e Específicas
 
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicasCenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
 
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundogeografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
geografia 7 ano - relevo, altitude, topos do mundo
 
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptxSlides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
 
Em tempo de Quaresma .
Em tempo de Quaresma                            .Em tempo de Quaresma                            .
Em tempo de Quaresma .
 
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresSociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
 
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdfSimulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
 
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
 
Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdf
Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdfCurrículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdf
Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdf
 
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
 
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
 
Educação São Paulo centro de mídias da SP
Educação São Paulo centro de mídias da SPEducação São Paulo centro de mídias da SP
Educação São Paulo centro de mídias da SP
 
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolaresALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
 
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANO
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANOInvestimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANO
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANO
 
A galinha ruiva sequencia didatica 3 ano
A  galinha ruiva sequencia didatica 3 anoA  galinha ruiva sequencia didatica 3 ano
A galinha ruiva sequencia didatica 3 ano
 
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
 
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfBRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
 
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimirFCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
 
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfUFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
 

O Principezinho viaja pelos planetas

  • 2. “ Uma vez, tinha eu seis anos fiz um desenho…” Desenho - …..pessoas crescidas não compreendiam Decidi mudar de profissão
  • 3. “ Foi assim que vivi sempre sozinho, sem ninguém com quem falar, mas falar a sério, até há seis anos que tive uma avaria no motor em pleno deserto do Sara. Estava com um problema no motor. E como não levava nem mecânico nem passageiros, preparei-me para tentar consertar sozinho o avião. O caso parecia bastante complicado, e ,sobretudo era uma questão de vida ou de morte :a água quase não me chegava para quatro dias.”
  • 4. “ Até que, há seis anos, tive uma avaria no deserto do Saara…” Então, com a pressa de começar a desmontar o motor e quase a perder a paciência, rabisquei qualquer coisa: E atrevi-me a dizer: -Isto é uma caixa. Dentro dela está a tua ovelha. Inesperadamente, o rosto do meu pequeno juiz iluminou-se. -Era precisamente esta que eu queria! Achas que ela vai precisar de muita erva? - Porquê? - Porque o meu sítio é muito pequenino.. - Mas chega, com certeza. Dei-te um ovelha muito pequenina. Baixou a cabeça para o desenho: - Tão pequenina como isso também não…Olha ! Adormeceu… E foi assim que travei conhecimento com o principezinho”
  • 5. “ Ah, principizezinho! Assim fui conhecendo, aos poucos, a tua melancolica vidinha !Durante muito tempo, a tua única distracção foi a beleza dos crepúsculos. Fiquei a sabê-lo na manhã do quarto dia quando me disseste: -Gosto muito dos pores do sol. Vamos ver um pôr-do-sol… -Mas primeiro temos de esperar… -Esperar por quê? -Esperar que o sol se ponha. Começaste por ficar espantado, mas, depois, riste de ti próprio. E disseste-me :Ainda julgo que estou no meu sitio… Bastava poder chegar a França num minuto para se assistir ao pôr-do–sol. Mas infelizmente, a França ficava longe demais. No teu planeta pequenino só precisavas de empurrar a cadeira. E vias os crepúsculos que quisesses… -Um dia vi o sol por se quarenta e três vezes! -Sabes… quando se está muito, muito triste, é bom ver o pôr–do-sol... -E no dia das quarente e três vezes estavas assim tão triste? Mas o principezinho não me respondeu.”
  • 6. Principezinho falou da sua viagem à região dos asteróides….
  • 7. 1º planeta –O primeiro planeta era habitado por um Rei “ O rei, vestido de púrpura e arminho, estava instalado num trono muito simples, mas majestoso. … ao rei importava sobretudo que a sua autoridade fosse respeitada. Não tolerava desobediências. Era um monarca absoluto. Mas também era muito bom, e por isso só dava ordens sensatas.(…) “ Se eu ordenasse a um general que se transformasse em gaivota e ele não me obedecesse, o general não tinha a culpa. Eu é que tinha””
  • 8.
  • 9. 3º Planeta - Bêbado “ O planeta seguinte era habitado por um bêbado. -Estás a fazer o quê? – perguntou ao bêbado. Foi dar com ele muito calado, diante de uma colecção de garrafas vazias e de uma colecção de garrafas cheias. -Estou a beber - respondeu o bêbado, com ar lúgubre.”
  • 10. . “ -E estás a beber porquê? - perguntou o principezinho. -Para me esquecer – respondeu o bêbado. -Para te esqueceres de quê? – perguntou o principezinho, que começava a ter pena dele. -Para me esquecer que tenho vergonha – confessou o bêbado, baixando a cabeça. -Vergonha de quê? – tentou saber o principezinho, cheio de vontade de o ajudar. Vergonha de beber! – Concluiu o bêbado fechando-se definitivamente no seu silêncio.”
  • 11.
  • 12. “ Não, nada disso. Coisitas douradas que dão volta á cabeça dos párias e dos vagabundos. Mas eu, eu sou um homem sério. Não tenho tempo para fantasias! -Ah!Estrelas! -Isso mesmo! Estrelas! -E o que fazes tu com quinhentos milhões de estrelas? -Quinhentos e um milhões, seiscentos e vinte e dois mil, setecentos e trinta e uma. Eu, eu sou um homem sério e gosto de falar com rigor!”
  • 13. 5º - Planeta – Acendedor de Candeeiros “ Quando chegou ao planeta, cumprimentou respeitosamente o acendedor: -Olá, bom dia! -Bom dia! -Olá, bom dia! Porque apagaste mesmo agora o teu candeeiro? -São as ordens que tenho – respondeu o acendedor. -Ordens? Que ordens são essas? -Mas as ordens mudaram? -Não, não mudaram – disse o acendedor. – E esse é precisamente o meu drama! Calcula tu que o planeta cada ano gira mais depressa e as ordens nunca mudam! -E depois? – perguntou o principezinho. -Depois, agora dá uma volta num minuto e eu não durmo um segundo de descanso. Acendo-o e apago-o uma vez por minuto! -Que engraçado! Então aqui os dias duram um minuto?”
  • 14.
  • 15.
  • 16. “ Ah, principezinho! Assim fui conhecendo, aos poucos, a tua melancólica vidinha !Durante muito tempo, a tua única distracção foi a beleza dos crepúsculos. Fiquei a sabê-lo na manhã do quarto dia quando me disseste: -Gosto muito dos pores do sol. Vamos ver um pôr-do-sol… -Mas primeiro temos de esperar… -Esperar por quê? -Esperar que o sol se ponha. Começaste por ficar espantado, mas, depois, riste de ti próprio. E disseste-me: Ainda julgo que estou no meu sitio… Bastava poder chegar a França num minuto para se assistir ao pôr-do-sol. Mas infelizmente, a França ficava longe demais. No teu planeta pequenino só precisavas de empurrar a cadeira. E vias os crepúsculos que quisesses… -Um dia vi o sol por se quarenta e três vezes! -Sabes… quando se está muito, muito triste, é bom ver o pôr-do-sol... -E no dia das quarenta e três vezes estavas assim tão triste? Mas o principezinho não me respondeu .”
  • 17. 7º Planeta - Terra
  • 18. “ A Terra não é um planeta qualquer. Tem cento e oito reis (contando, claro está, com os reis pretos), sete mil geográficos, novecentos mil homens de negócios, sete milhões e meio de bêbedos, trezentos e onze milhões de vaidosos, ou seja, aproximadamente, dois mil milhões de pessoas crescidas.”
  • 19. “ Para ficarem com uma ideia das dimensões da Terra, dir-vos-ei que, antes da invenção da electricidade, devia haver um autêntico exército de quatrocentos e sessenta e dois mil e quinhentos e onze acendedores de candeeiros no conjunto dos seis continentes.”
  • 20. “ Depois de ter caminhado durante muito tempo e de só ter encontrado areia, rochas e neve, o principezinho acabou por descobrir uma estrada. E as estradas vão dar aos homens. - Olá, bom dia! – Disse ele. Era um jardim cheio de rosas. - Olá, bom dia! – Disseram as rosas. O principezinho olhou para as rosas e viu que todas se pareciam com a flor dele. - Quem são vocês? – Perguntou-lhes, estupefacto. - Somos rosas. – Disseram as rosas. - Ah! – Exclamou o principezinho. E sentiu-se muito infeliz. A flor dele tinha-lhe contado que era a única da sua espécie do universo. E afinal ali tinha cinco mil, todas iguais, só num jardim.”
  • 21. “ E depois ainda pensou: “ Julgava-me muito importante por ter uma flor ú nica no mundo e, afinal, tenho uma rosa vulgar. Com ela e com os meus três vulcões que mal me chegam ao joelho – um dos quais, se calhar, extinto para todo o sempre – sou, de facto, um rico pr í ncipe …” e desatou a chorar, deitado na relva.”
  • 22. “ Isso quer dizer o quê? - As pessoas têm estrelas que não são as mesmas. Para os viajantes, as estrelas são guias. Para outros, não passam de luzinhas. Ainda para outros, os cientistas, são problemas. Para o meu homem de negócios, eram ouro. Mas todas essas estrelas estão caladas. Tu, tu vais ter estrelas como mais ninguém… -Isso quer dizer o quê?”
  • 23. “ -Isso quer dizer o quê? -À noite, vais-te pôr a olhar para o céu e, porque eu moro numa delas, porque eu me estou a rir numa delas, então, para ti, vai ser como se todas as estrelas rissem! Vais ser a única pessoa do mundo que tem estrelas a rir! Voltou a rir.”
  • 24. “ -E quando estiveres consolada (afinal acabamos sempre por nos consolar), vais ficar contente de me teres conhecido. Vais ser sempre meu amigo. Vai-te apetecer rir comigo. E, às vezes, sem mais nem menos, vais abrir a janela, só por ser bom… E os teus amigos vão ficar espantados por te verem a olhar para o céu a rir. Mas tu dizes-lhes: «Pois é! As estrelas dão-me sempre vontade de rir!» E eles vão ficar a pensar que não estas bom da cabeça. Bela partida a minha… E voltou a rir.”
  • 25.
  • 26. BIBLIOGRAFIA O PRINCIPEZINHO Antoine de Saint -Exupéry