SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 40
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDORTrabalho sobre Tribos Alice Coutinho Ana Paula Joffe Bruno Pellitteri IsabelaFigueira ThiagoMonclar
O que é Lomografia? A Lomografia é uma comunidade global cuja paixão é o filme analógico criativo e experimental.  Lomografia é sobre estar no momento e capturar o melhor dele com os seus acessórios Lomográficos – produzindo efeitos como vazamentos de luz, enquadramento de vinheta e profunda saturação de cor.
Comunidade Lomógrafos Hoje, a comunidade de Lomógrafos é incontável, ganhando novos membros, curiosos e entusiastas todos os dias, em todo o mundo. Entre estes existem também famosas individualidades como Brian Eno, Laurie Anderson, David Byrne, Pulp, Underworld, Helmut Lang, Moby, Robert Redford, apenas para nomear alguns.
História 	O interesse por lomografia começou nos anos 90, quando dois estudantes de Vienna, na Áustria, passeavam por Praga e encontraram uma Lomo Kompakt(LOMO LC-A) – uma pequena câmera russa, em uma loja de câmeras antigas  e começaram a experimentá-la.
História O resultado foi uma série de fotografias com cores que eram vibrantes, com profunda saturação e vinhetas que criavam os cantos escuros nas fotos.  Quando voltaram para Vienna não demorou muito para que amigos, familiares e desconhecidos começassem a querer suas próprias câmeras Lomo, o que deu início a um novo estilo artístico de fotografia. O interesse pelas câmeras Lomo cresceu tanto que os descobridores foram até St. Petersburg, onde se encontrava a fábrica das câmeras, para trabalhar em um contrato pela distribuição global.
História 	E a partir do aumento deste movimento foram criadas as “10 regras de ouro”, que chegaram a ser publicadas no jornal “Wiener Zeitung” com o revolucionário “Lomography Manifesto”, em 5 de novembro de 1992.
“As 10 Regras de Ouro”: Leve sua camera sempre com você Use quando quiser – dia ou noite. A lomografia não interfere na sua vida, faz parte dela.  Fotografe sem olhar no visor. Aproxime-se o máximo possível do objeto lomográfico desejado. Não pense. Seja Rápido. Você não precisa saber antecipadamente o que fotografou. Nem depois. Não se preocupe com as regras.
História (1992) 	Com a fundação da Sociedade Lomográfica Internacional (LSI), o Conselho da Cidade de Vienna providenciou uma casa vazia em Breitgasse, sétimo distrito - que logo se tornaria a base de todas as operações lomográficas e  onde ocorreu a primeira exibição e a criação da  Lomo Wall. Lomo Wall é um painel formado por um conjunto de milhares de Lomografias criando um mosaico artístico, na grande maioria das vezes, em formas geométricas. 	Geralmente, é encontrado nas Gallery Stores, em exposições, ou até mesmo acervos pessoais.
Lomo Wall: Lomography Gallery Store (Ipanema, Rio de Janeiro) “Energia que Move o Mundo”  no MAM (Rio de Janeiro, 2011)
História Em 1994, a Lomo invadiu a internet através do endereço eletrônico www.lomo.com. E é também nesse ano que a primeira exibição Lomográfica aconteceu simultaneamente em New York e em Moscou, com grandes Lomo Walls em cada cidade, apresentando fotografias um do outro. Meses depois, a primeira embaixada Lomográfica foi criada em Berlin. Em 2001, abriu a primeira Lomography Gallery Store na cidade de Vienna.  A loja apresentava paredes repletas de Lomografias, uma extensa linha de produtos inovadores de todo o mundo e alguns itens Lomográficos, além de abrigar worskhops e exposições.
Gallery Stores: Hoje, as embaixadas lomográficas e as Gallery Stores encontram-se espalhadas por todo o mundo. EUA China Reino Unido Itália
Eventos 	Os eventos Lomográficos ocorrem no mundo inteiro, principalmente através de congressos, workshops, exposições, palestras e do Blue Hour -um pocket show, que geralmente ocorre nas lojas,  com o intuito de reunir Lomógrafos para socializar.
Eventos 	No Rio de Janeiro, contamos com esses tipos de eventos que são realizados na Lomography Gallery Store, em Ipanema.  	Os Workshops geralmente ocorrem nos Sábados e nas Quartas, abordando diversos temas; e o Blue Hour nas Quintas à noite, sempre convidando bandas independentes e que tenham a ver com a tribo para tocar para os convidados.
Eventos 	Esses eventos são divulgados principalmente através das mídias digitais, assim como na própria loja. Mural no interior da Gallery Store de Ipanema
Exposição “Energia que move o Mundo” 	Além disso, ocorreu recentemente um exibição da maior LomoWall já construída na América Latina, no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro.
Entrando na tribo... Pode-se considerar membro da tribo dos Lomógrafos qualquer pessoa que faz uso da fotografia analógica, não se limitando apenas aos produtos da Lomography. São amantes da fotografia analógica. 	A pessoa deve possuir um modelo de câmera analógica, conhecersuasfunções e diferentesmétodos de uso, além de dominarseulinguajarespecífico e termospróprios. Essa pessoa está constantementeusandosuacâmera e compartilhandosuasfotos com outrosusuários e amantes da fotografia. Estão, também, atualizados nas novidades e exposições que ocorrempelomundo.
Por que entrar na tribo? As pessoas que entramnessatribo, em suamaioria, jáse interessampor fotografia em geral, sejaessa analógica ou digital. Podemser tambémpessoas que simplesmenteadmiram o resultado das fotos, e logo buscamentender e conheceresseuniverso. Os familiares e amigos próximostambémcumprem um papelimportante, podendoinfluenciar e atrairoutraspessoas que queiramfazer parte da tribo.
Sobre a Tribo Embora a triboenglobe, sempreconceitos, amantes de qualquercâmera analógica, elaexiste em função da marca Lomography. 	A marcafoiresponsávelporimpulsionar a expansão, divulgação e crescimentodatribo.
Comunicação entre os Lomógrafos: 	Os Lomógrafos se comunicam principalmente através do meio virtual, que envolve amantes de diversas cidades e países.  	A Lomography possui Facebook, Twitter, Newsletter, Tumblr e ainda possibilita seus usuários a criarem seus blogs dentro do próprio site.
Comunicação entre os Lomógrafos: Umaoutramaneira dos Lomógrafos se comunicarem é a partir da própria Gallery Store, que funcionacomo um ponto de encontro. 	É na loja que osLomógrafos se conhecempessoalmente, podendocompartilhar a suapaixão, suasexperiências e trocarideias.
Relacionamento: 	A partirdafidelidade com a marcaLomography e sua Gallery Store, osmembroscriamvínculosafetivos com osvendedores e entre si. Issoocorreprincipalmenteem workshops e eventos, ondeelestrocamnãoapenassuasexperiências, comotambémseuscontatos. Sendoassim, mantêmumarelação até fora do ambiente da fotografia, criando novas amizades.
Elementos de caracterização: SÍMBOLO: 	O principal símbolo da tribo é a própria câmera de plástico, muitas vezes coloridas e com aspectos únicos.
Elementos de caracterização: EXPRESSÃO ARTÍSTICA: 	A principal expressão artística apresentada nessa tribo é a fotografia analógica em si.
Elementos de caracterização: ESTILO / APARÊNCIA: 	Por mais que a proposta da Lomografia seja atrair os mais diferentes públicos desde que se interessem pela fotografia analógica, percebe-se uma singularidade que diferencia essa tribo das demais pessoas. 	A tribotrazumaidentificaçãomais forte, no Rio de Janeiro, com um públicomais “cool”, “fashionista”, “underground” e alternativo. Essassãopessoas que gostam de se diferenciar de algummodo da massa.
Elementos de caracterização: ESTILO DE VIDA: 	São pessoas que levam a vidamenos a sério, espontâneas e descontraídas.  Pessoassempreconceitos, semmaiorespreocupações e que nãogostam de seguirtodas as regrasimpostaspelasociedade– até mesmo pelas“Regrasde Ouro” da Lomografia
Elementos de caracterização: TERMOS: 	As expressõesutilizadaspelatribo, na maioria das vezes, sãoespecificidades sobre as câmeras, osfilmes, osacessórios e suasfunções. Exemplos: Lomografia (Estilofotográfico) LomoWall (Mosaico de lomografias) 120 ou 35 (Tipo de filme fotográfico) Asa 100, 200, 400, 800 (Qualidade do filmefotográfico) FishEye, Diana, Holga, Spinner, Sprocket, Lubitel, ActionSampler, Lomo LC-A, Horizon, Oktomat. (Câmeras) Longa exposição (Duração da abertura do obturador) Coloursplash Flash (tipo de flash) Pinhole ( Técnica de fotografarsemlente)
Elementos de caracterização: RITUAIS: O processo de colocar o filmenacâmera Revelação do filme Digitalização das fotos Compartilhamento virtual emredessociais e no site interativodaLomography
Influênciadatribonavida dos membros: 	A partir da interação com a tribo, seumodo de ver a fotografia muda. Com as fotografiasdigitais, as pessoaspassaram a darmenos valor à experiênciafotográfica, e a lomografiavemcadavezmaisrecuperando a nostalgia que é terumafotorelevada ou o simples ato de rebobinar o filme. Além disso, osmodos e funçõesfotográficas que sãooferecidaspelalomografiaacabam se tornandomomentos de diversão e descontração. Porém, mesmo com a paixãopeloanalógico, a tribonãoabandona o digital. E é através dele que divulgam a tribo, trocamfotos e dicas, pois o uso de um meionãoinvalida o outro, havendoumaharmonia entre eles, maximizando o resultado.
Produtos relacionados: CÂMERAS: ActionSampler Fisheye Diana F+ Oktomat Holga Spinner 360° ColorSplash
Produtos relacionados: ACESSÓRIOS PARA CÂMERA: Filme Xpro Chrome Filme P&B Lente para Holga Capa a prova d’água Flash Flash
Produtos relacionados: OUTROS ACESSÓRIOS: Camisetas diversas Bolsas
Bibliografia: http://www.lomography.com/ http://www.facebook.com/#!/lomographybrasil http://www.facebook.com/#!/lomography.br http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=18557 http://twitter.com/#!/lomographybr http://pt.wikipedia.org/wiki/Lomografia
Lomo Matrix for LC-A 25th Anniversary: http://www.youtube.com/watch?v=F9OOBldaYn0 What is LOMO? http://www.youtube.com/watch?v=NaHd9wKYgVg&feature=fvwrel GoldenRules of Lomography http://www.youtube.com/watch?v=oGcCuidPb8c
OBRIGADO!

Más contenido relacionado

La actualidad más candente

9o. ano história da fotografia
9o. ano  história da fotografia   9o. ano  história da fotografia
9o. ano história da fotografia ArtesElisa
 
História do Cinema
História do CinemaHistória do Cinema
História do CinemaFilipe Leal
 
Câmeras fotográficas antigas
Câmeras fotográficas antigasCâmeras fotográficas antigas
Câmeras fotográficas antigasFantoches de Luz
 
O cinema na segunda metade do século XIX
O cinema na segunda metade do século XIXO cinema na segunda metade do século XIX
O cinema na segunda metade do século XIXTomasalexandre
 
CINEMA - Parte 2 (Desenvolvimento e indústria)
CINEMA - Parte 2 (Desenvolvimento e indústria)CINEMA - Parte 2 (Desenvolvimento e indústria)
CINEMA - Parte 2 (Desenvolvimento e indústria)Mauricio Mallet Duprat
 
Análise - "100 - A Tribute to Photography"
Análise - "100 - A Tribute to Photography"Análise - "100 - A Tribute to Photography"
Análise - "100 - A Tribute to Photography"Diego Stedile
 
9o. ano historia da fotografia -elisa herrera-
9o. ano  historia da fotografia -elisa herrera-9o. ano  historia da fotografia -elisa herrera-
9o. ano historia da fotografia -elisa herrera-elisabhp
 
AULA 2: História da Animação
AULA 2: História da AnimaçãoAULA 2: História da Animação
AULA 2: História da AnimaçãoDra. Camila Hamdan
 
História da fotografia - Pioneiros e suas Contribuições
História da fotografia - Pioneiros e suas ContribuiçõesHistória da fotografia - Pioneiros e suas Contribuições
História da fotografia - Pioneiros e suas Contribuiçõesisisnogueira
 
HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA -PIONEIROS E SUAS CONTRIBUIÇÕES
HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA -PIONEIROS E SUAS CONTRIBUIÇÕESHISTÓRIA DA FOTOGRAFIA -PIONEIROS E SUAS CONTRIBUIÇÕES
HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA -PIONEIROS E SUAS CONTRIBUIÇÕESisisnogueira
 
Breve História da Fotografia
Breve História da FotografiaBreve História da Fotografia
Breve História da FotografiaJoão Lima
 
História da fotografia aula 1
História da fotografia   aula 1História da fotografia   aula 1
História da fotografia aula 1Luci Correia
 
Carlos Miguel - Máquina Fotográfica
Carlos Miguel - Máquina FotográficaCarlos Miguel - Máquina Fotográfica
Carlos Miguel - Máquina Fotográficariscas
 
As novas tecnologias no contexto profissional
As novas tecnologias no contexto profissionalAs novas tecnologias no contexto profissional
As novas tecnologias no contexto profissionalLaetitia Oliveira
 
História do cinema blog
História do cinema blogHistória do cinema blog
História do cinema blogOver Lane
 

La actualidad más candente (19)

Profissão fotografo
Profissão fotografoProfissão fotografo
Profissão fotografo
 
Fotografia
FotografiaFotografia
Fotografia
 
9o. ano história da fotografia
9o. ano  história da fotografia   9o. ano  história da fotografia
9o. ano história da fotografia
 
Apresentação
ApresentaçãoApresentação
Apresentação
 
História do Cinema
História do CinemaHistória do Cinema
História do Cinema
 
Câmeras fotográficas antigas
Câmeras fotográficas antigasCâmeras fotográficas antigas
Câmeras fotográficas antigas
 
O cinema na segunda metade do século XIX
O cinema na segunda metade do século XIXO cinema na segunda metade do século XIX
O cinema na segunda metade do século XIX
 
CINEMA - Parte 2 (Desenvolvimento e indústria)
CINEMA - Parte 2 (Desenvolvimento e indústria)CINEMA - Parte 2 (Desenvolvimento e indústria)
CINEMA - Parte 2 (Desenvolvimento e indústria)
 
Análise - "100 - A Tribute to Photography"
Análise - "100 - A Tribute to Photography"Análise - "100 - A Tribute to Photography"
Análise - "100 - A Tribute to Photography"
 
9o. ano historia da fotografia -elisa herrera-
9o. ano  historia da fotografia -elisa herrera-9o. ano  historia da fotografia -elisa herrera-
9o. ano historia da fotografia -elisa herrera-
 
Historia do cinema
Historia do cinemaHistoria do cinema
Historia do cinema
 
AULA 2: História da Animação
AULA 2: História da AnimaçãoAULA 2: História da Animação
AULA 2: História da Animação
 
História da fotografia - Pioneiros e suas Contribuições
História da fotografia - Pioneiros e suas ContribuiçõesHistória da fotografia - Pioneiros e suas Contribuições
História da fotografia - Pioneiros e suas Contribuições
 
HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA -PIONEIROS E SUAS CONTRIBUIÇÕES
HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA -PIONEIROS E SUAS CONTRIBUIÇÕESHISTÓRIA DA FOTOGRAFIA -PIONEIROS E SUAS CONTRIBUIÇÕES
HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA -PIONEIROS E SUAS CONTRIBUIÇÕES
 
Breve História da Fotografia
Breve História da FotografiaBreve História da Fotografia
Breve História da Fotografia
 
História da fotografia aula 1
História da fotografia   aula 1História da fotografia   aula 1
História da fotografia aula 1
 
Carlos Miguel - Máquina Fotográfica
Carlos Miguel - Máquina FotográficaCarlos Miguel - Máquina Fotográfica
Carlos Miguel - Máquina Fotográfica
 
As novas tecnologias no contexto profissional
As novas tecnologias no contexto profissionalAs novas tecnologias no contexto profissional
As novas tecnologias no contexto profissional
 
História do cinema blog
História do cinema blogHistória do cinema blog
História do cinema blog
 

Destacado

Destacado (20)

Lomografia
LomografiaLomografia
Lomografia
 
Fotografia lomográfica
Fotografia lomográficaFotografia lomográfica
Fotografia lomográfica
 
Organizador grafico del curso de historia de méxico
Organizador grafico del curso de historia de méxicoOrganizador grafico del curso de historia de méxico
Organizador grafico del curso de historia de méxico
 
Planejamento Lomo
Planejamento LomoPlanejamento Lomo
Planejamento Lomo
 
Proceso de atun
Proceso de atunProceso de atun
Proceso de atun
 
Joao anuncio.publicitario.nação.crioula
Joao anuncio.publicitario.nação.crioulaJoao anuncio.publicitario.nação.crioula
Joao anuncio.publicitario.nação.crioula
 
Estudiantes
Estudiantes Estudiantes
Estudiantes
 
Geração eólica conversão eólio elétrica
Geração eólica   conversão eólio elétricaGeração eólica   conversão eólio elétrica
Geração eólica conversão eólio elétrica
 
Samba ricardo e emerson
Samba ricardo e emersonSamba ricardo e emerson
Samba ricardo e emerson
 
Bingo fada 2011
Bingo fada 2011Bingo fada 2011
Bingo fada 2011
 
Tabela 1ª fase Copa Nova Sião de Futsal
Tabela 1ª fase Copa Nova Sião de FutsalTabela 1ª fase Copa Nova Sião de Futsal
Tabela 1ª fase Copa Nova Sião de Futsal
 
Leccion 10-11
Leccion 10-11Leccion 10-11
Leccion 10-11
 
Conceitos 2
Conceitos 2Conceitos 2
Conceitos 2
 
Avaliação kátia
Avaliação kátiaAvaliação kátia
Avaliação kátia
 
Verificação 17
Verificação 17Verificação 17
Verificação 17
 
A contribuição da biblioteca
A contribuição da bibliotecaA contribuição da biblioteca
A contribuição da biblioteca
 
Biografia de juan pablo ii
Biografia de juan pablo iiBiografia de juan pablo ii
Biografia de juan pablo ii
 
Formulacion estrategica de problemas (TOMO 3).
Formulacion estrategica de problemas (TOMO 3).Formulacion estrategica de problemas (TOMO 3).
Formulacion estrategica de problemas (TOMO 3).
 
El internet y sus complementos
El internet y sus complementos El internet y sus complementos
El internet y sus complementos
 
Gabby paccelli
Gabby paccelliGabby paccelli
Gabby paccelli
 

Similar a Lomografia: Uma Tribo Global da Fotografia Analógica

Pesquisa de autor
Pesquisa de autorPesquisa de autor
Pesquisa de autorfabiosigre
 
Pesquisa de autor
Pesquisa de autorPesquisa de autor
Pesquisa de autorfabiosigre
 
Pesquisa de autor
Pesquisa de autorPesquisa de autor
Pesquisa de autorfabiosigre
 
releitura e fotografia, arte contemporânea
releitura e fotografia, arte contemporâneareleitura e fotografia, arte contemporânea
releitura e fotografia, arte contemporâneaMilenaAguiarDomingue
 
Fotografia Atual
Fotografia AtualFotografia Atual
Fotografia AtualEllen_Assad
 
Cinema transform(ação) ppt1 introdução.pptx
Cinema transform(ação) ppt1 introdução.pptxCinema transform(ação) ppt1 introdução.pptx
Cinema transform(ação) ppt1 introdução.pptxCarolinaMagalhes54
 
A sétima arte e os irmãos lumiére
A sétima arte e os irmãos lumiéreA sétima arte e os irmãos lumiére
A sétima arte e os irmãos lumiéreLeonardo Fernandes
 
Catalogo Semana da Fotografia 2012
Catalogo Semana da Fotografia 2012Catalogo Semana da Fotografia 2012
Catalogo Semana da Fotografia 2012Tiberio França
 
U_DOC_PROJETO
U_DOC_PROJETOU_DOC_PROJETO
U_DOC_PROJETOgogadds
 
CAP 3. Cinema e o registro do movimento 2021.pptx
CAP 3. Cinema e o registro do movimento 2021.pptxCAP 3. Cinema e o registro do movimento 2021.pptx
CAP 3. Cinema e o registro do movimento 2021.pptxTATE9
 
Moda: eventos e desfiles
Moda: eventos e desfilesModa: eventos e desfiles
Moda: eventos e desfilesLuci Correia
 
Trailer: o passaporte da publicidade para o cinema
Trailer: o passaporte da publicidade para o cinemaTrailer: o passaporte da publicidade para o cinema
Trailer: o passaporte da publicidade para o cinemaLuci Bonini
 
Apostila curso básico de fotografia
Apostila   curso básico de fotografiaApostila   curso básico de fotografia
Apostila curso básico de fotografiaRaquel Salcedo Gomes
 
Art&Fashion #3 | Métodos & Práticas de um COOLHUNTER
Art&Fashion #3 | Métodos & Práticas de um COOLHUNTERArt&Fashion #3 | Métodos & Práticas de um COOLHUNTER
Art&Fashion #3 | Métodos & Práticas de um COOLHUNTERartefashion
 

Similar a Lomografia: Uma Tribo Global da Fotografia Analógica (20)

Marketing Ombro A Ombro
Marketing Ombro A OmbroMarketing Ombro A Ombro
Marketing Ombro A Ombro
 
Pesquisa de autor
Pesquisa de autorPesquisa de autor
Pesquisa de autor
 
Pesquisa de autor
Pesquisa de autorPesquisa de autor
Pesquisa de autor
 
Pesquisa de autor
Pesquisa de autorPesquisa de autor
Pesquisa de autor
 
releitura e fotografia, arte contemporânea
releitura e fotografia, arte contemporâneareleitura e fotografia, arte contemporânea
releitura e fotografia, arte contemporânea
 
fotografia
fotografiafotografia
fotografia
 
Fotografia Atual
Fotografia AtualFotografia Atual
Fotografia Atual
 
Cinema transform(ação) ppt1 introdução.pptx
Cinema transform(ação) ppt1 introdução.pptxCinema transform(ação) ppt1 introdução.pptx
Cinema transform(ação) ppt1 introdução.pptx
 
A sétima arte e os irmãos lumiére
A sétima arte e os irmãos lumiéreA sétima arte e os irmãos lumiére
A sétima arte e os irmãos lumiére
 
Catalogo Semana da Fotografia 2012
Catalogo Semana da Fotografia 2012Catalogo Semana da Fotografia 2012
Catalogo Semana da Fotografia 2012
 
U_DOC_PROJETO
U_DOC_PROJETOU_DOC_PROJETO
U_DOC_PROJETO
 
Moda e Estilo
Moda e EstiloModa e Estilo
Moda e Estilo
 
Moda e Estilo
Moda e EstiloModa e Estilo
Moda e Estilo
 
CAP 3. Cinema e o registro do movimento 2021.pptx
CAP 3. Cinema e o registro do movimento 2021.pptxCAP 3. Cinema e o registro do movimento 2021.pptx
CAP 3. Cinema e o registro do movimento 2021.pptx
 
Produção audiovisual
Produção audiovisualProdução audiovisual
Produção audiovisual
 
Moda: eventos e desfiles
Moda: eventos e desfilesModa: eventos e desfiles
Moda: eventos e desfiles
 
Trailer: o passaporte da publicidade para o cinema
Trailer: o passaporte da publicidade para o cinemaTrailer: o passaporte da publicidade para o cinema
Trailer: o passaporte da publicidade para o cinema
 
Apostila curso básico de fotografia
Apostila   curso básico de fotografiaApostila   curso básico de fotografia
Apostila curso básico de fotografia
 
Lb2
Lb2Lb2
Lb2
 
Art&Fashion #3 | Métodos & Práticas de um COOLHUNTER
Art&Fashion #3 | Métodos & Práticas de um COOLHUNTERArt&Fashion #3 | Métodos & Práticas de um COOLHUNTER
Art&Fashion #3 | Métodos & Práticas de um COOLHUNTER
 

Lomografia: Uma Tribo Global da Fotografia Analógica

  • 1.
  • 2. COMPORTAMENTO DO CONSUMIDORTrabalho sobre Tribos Alice Coutinho Ana Paula Joffe Bruno Pellitteri IsabelaFigueira ThiagoMonclar
  • 3.
  • 4. O que é Lomografia? A Lomografia é uma comunidade global cuja paixão é o filme analógico criativo e experimental. Lomografia é sobre estar no momento e capturar o melhor dele com os seus acessórios Lomográficos – produzindo efeitos como vazamentos de luz, enquadramento de vinheta e profunda saturação de cor.
  • 5. Comunidade Lomógrafos Hoje, a comunidade de Lomógrafos é incontável, ganhando novos membros, curiosos e entusiastas todos os dias, em todo o mundo. Entre estes existem também famosas individualidades como Brian Eno, Laurie Anderson, David Byrne, Pulp, Underworld, Helmut Lang, Moby, Robert Redford, apenas para nomear alguns.
  • 6. História O interesse por lomografia começou nos anos 90, quando dois estudantes de Vienna, na Áustria, passeavam por Praga e encontraram uma Lomo Kompakt(LOMO LC-A) – uma pequena câmera russa, em uma loja de câmeras antigas e começaram a experimentá-la.
  • 7. História O resultado foi uma série de fotografias com cores que eram vibrantes, com profunda saturação e vinhetas que criavam os cantos escuros nas fotos. Quando voltaram para Vienna não demorou muito para que amigos, familiares e desconhecidos começassem a querer suas próprias câmeras Lomo, o que deu início a um novo estilo artístico de fotografia. O interesse pelas câmeras Lomo cresceu tanto que os descobridores foram até St. Petersburg, onde se encontrava a fábrica das câmeras, para trabalhar em um contrato pela distribuição global.
  • 8. História E a partir do aumento deste movimento foram criadas as “10 regras de ouro”, que chegaram a ser publicadas no jornal “Wiener Zeitung” com o revolucionário “Lomography Manifesto”, em 5 de novembro de 1992.
  • 9. “As 10 Regras de Ouro”: Leve sua camera sempre com você Use quando quiser – dia ou noite. A lomografia não interfere na sua vida, faz parte dela. Fotografe sem olhar no visor. Aproxime-se o máximo possível do objeto lomográfico desejado. Não pense. Seja Rápido. Você não precisa saber antecipadamente o que fotografou. Nem depois. Não se preocupe com as regras.
  • 10. História (1992) Com a fundação da Sociedade Lomográfica Internacional (LSI), o Conselho da Cidade de Vienna providenciou uma casa vazia em Breitgasse, sétimo distrito - que logo se tornaria a base de todas as operações lomográficas e onde ocorreu a primeira exibição e a criação da Lomo Wall. Lomo Wall é um painel formado por um conjunto de milhares de Lomografias criando um mosaico artístico, na grande maioria das vezes, em formas geométricas. Geralmente, é encontrado nas Gallery Stores, em exposições, ou até mesmo acervos pessoais.
  • 11. Lomo Wall: Lomography Gallery Store (Ipanema, Rio de Janeiro) “Energia que Move o Mundo” no MAM (Rio de Janeiro, 2011)
  • 12. História Em 1994, a Lomo invadiu a internet através do endereço eletrônico www.lomo.com. E é também nesse ano que a primeira exibição Lomográfica aconteceu simultaneamente em New York e em Moscou, com grandes Lomo Walls em cada cidade, apresentando fotografias um do outro. Meses depois, a primeira embaixada Lomográfica foi criada em Berlin. Em 2001, abriu a primeira Lomography Gallery Store na cidade de Vienna. A loja apresentava paredes repletas de Lomografias, uma extensa linha de produtos inovadores de todo o mundo e alguns itens Lomográficos, além de abrigar worskhops e exposições.
  • 13. Gallery Stores: Hoje, as embaixadas lomográficas e as Gallery Stores encontram-se espalhadas por todo o mundo. EUA China Reino Unido Itália
  • 14. Eventos Os eventos Lomográficos ocorrem no mundo inteiro, principalmente através de congressos, workshops, exposições, palestras e do Blue Hour -um pocket show, que geralmente ocorre nas lojas, com o intuito de reunir Lomógrafos para socializar.
  • 15. Eventos No Rio de Janeiro, contamos com esses tipos de eventos que são realizados na Lomography Gallery Store, em Ipanema. Os Workshops geralmente ocorrem nos Sábados e nas Quartas, abordando diversos temas; e o Blue Hour nas Quintas à noite, sempre convidando bandas independentes e que tenham a ver com a tribo para tocar para os convidados.
  • 16.
  • 17. Eventos Esses eventos são divulgados principalmente através das mídias digitais, assim como na própria loja. Mural no interior da Gallery Store de Ipanema
  • 18. Exposição “Energia que move o Mundo” Além disso, ocorreu recentemente um exibição da maior LomoWall já construída na América Latina, no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro.
  • 19. Entrando na tribo... Pode-se considerar membro da tribo dos Lomógrafos qualquer pessoa que faz uso da fotografia analógica, não se limitando apenas aos produtos da Lomography. São amantes da fotografia analógica. A pessoa deve possuir um modelo de câmera analógica, conhecersuasfunções e diferentesmétodos de uso, além de dominarseulinguajarespecífico e termospróprios. Essa pessoa está constantementeusandosuacâmera e compartilhandosuasfotos com outrosusuários e amantes da fotografia. Estão, também, atualizados nas novidades e exposições que ocorrempelomundo.
  • 20. Por que entrar na tribo? As pessoas que entramnessatribo, em suamaioria, jáse interessampor fotografia em geral, sejaessa analógica ou digital. Podemser tambémpessoas que simplesmenteadmiram o resultado das fotos, e logo buscamentender e conheceresseuniverso. Os familiares e amigos próximostambémcumprem um papelimportante, podendoinfluenciar e atrairoutraspessoas que queiramfazer parte da tribo.
  • 21. Sobre a Tribo Embora a triboenglobe, sempreconceitos, amantes de qualquercâmera analógica, elaexiste em função da marca Lomography. A marcafoiresponsávelporimpulsionar a expansão, divulgação e crescimentodatribo.
  • 22. Comunicação entre os Lomógrafos: Os Lomógrafos se comunicam principalmente através do meio virtual, que envolve amantes de diversas cidades e países. A Lomography possui Facebook, Twitter, Newsletter, Tumblr e ainda possibilita seus usuários a criarem seus blogs dentro do próprio site.
  • 23.
  • 24.
  • 25.
  • 26. Comunicação entre os Lomógrafos: Umaoutramaneira dos Lomógrafos se comunicarem é a partir da própria Gallery Store, que funcionacomo um ponto de encontro. É na loja que osLomógrafos se conhecempessoalmente, podendocompartilhar a suapaixão, suasexperiências e trocarideias.
  • 27. Relacionamento: A partirdafidelidade com a marcaLomography e sua Gallery Store, osmembroscriamvínculosafetivos com osvendedores e entre si. Issoocorreprincipalmenteem workshops e eventos, ondeelestrocamnãoapenassuasexperiências, comotambémseuscontatos. Sendoassim, mantêmumarelação até fora do ambiente da fotografia, criando novas amizades.
  • 28. Elementos de caracterização: SÍMBOLO: O principal símbolo da tribo é a própria câmera de plástico, muitas vezes coloridas e com aspectos únicos.
  • 29. Elementos de caracterização: EXPRESSÃO ARTÍSTICA: A principal expressão artística apresentada nessa tribo é a fotografia analógica em si.
  • 30. Elementos de caracterização: ESTILO / APARÊNCIA: Por mais que a proposta da Lomografia seja atrair os mais diferentes públicos desde que se interessem pela fotografia analógica, percebe-se uma singularidade que diferencia essa tribo das demais pessoas. A tribotrazumaidentificaçãomais forte, no Rio de Janeiro, com um públicomais “cool”, “fashionista”, “underground” e alternativo. Essassãopessoas que gostam de se diferenciar de algummodo da massa.
  • 31. Elementos de caracterização: ESTILO DE VIDA: São pessoas que levam a vidamenos a sério, espontâneas e descontraídas. Pessoassempreconceitos, semmaiorespreocupações e que nãogostam de seguirtodas as regrasimpostaspelasociedade– até mesmo pelas“Regrasde Ouro” da Lomografia
  • 32. Elementos de caracterização: TERMOS: As expressõesutilizadaspelatribo, na maioria das vezes, sãoespecificidades sobre as câmeras, osfilmes, osacessórios e suasfunções. Exemplos: Lomografia (Estilofotográfico) LomoWall (Mosaico de lomografias) 120 ou 35 (Tipo de filme fotográfico) Asa 100, 200, 400, 800 (Qualidade do filmefotográfico) FishEye, Diana, Holga, Spinner, Sprocket, Lubitel, ActionSampler, Lomo LC-A, Horizon, Oktomat. (Câmeras) Longa exposição (Duração da abertura do obturador) Coloursplash Flash (tipo de flash) Pinhole ( Técnica de fotografarsemlente)
  • 33. Elementos de caracterização: RITUAIS: O processo de colocar o filmenacâmera Revelação do filme Digitalização das fotos Compartilhamento virtual emredessociais e no site interativodaLomography
  • 34. Influênciadatribonavida dos membros: A partir da interação com a tribo, seumodo de ver a fotografia muda. Com as fotografiasdigitais, as pessoaspassaram a darmenos valor à experiênciafotográfica, e a lomografiavemcadavezmaisrecuperando a nostalgia que é terumafotorelevada ou o simples ato de rebobinar o filme. Além disso, osmodos e funçõesfotográficas que sãooferecidaspelalomografiaacabam se tornandomomentos de diversão e descontração. Porém, mesmo com a paixãopeloanalógico, a tribonãoabandona o digital. E é através dele que divulgam a tribo, trocamfotos e dicas, pois o uso de um meionãoinvalida o outro, havendoumaharmonia entre eles, maximizando o resultado.
  • 35. Produtos relacionados: CÂMERAS: ActionSampler Fisheye Diana F+ Oktomat Holga Spinner 360° ColorSplash
  • 36. Produtos relacionados: ACESSÓRIOS PARA CÂMERA: Filme Xpro Chrome Filme P&B Lente para Holga Capa a prova d’água Flash Flash
  • 37. Produtos relacionados: OUTROS ACESSÓRIOS: Camisetas diversas Bolsas
  • 38. Bibliografia: http://www.lomography.com/ http://www.facebook.com/#!/lomographybrasil http://www.facebook.com/#!/lomography.br http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=18557 http://twitter.com/#!/lomographybr http://pt.wikipedia.org/wiki/Lomografia
  • 39. Lomo Matrix for LC-A 25th Anniversary: http://www.youtube.com/watch?v=F9OOBldaYn0 What is LOMO? http://www.youtube.com/watch?v=NaHd9wKYgVg&feature=fvwrel GoldenRules of Lomography http://www.youtube.com/watch?v=oGcCuidPb8c