SlideShare uma empresa Scribd logo
1 de 28
Os regimes ditatoriais na Europa A crise das democracias. A ascensão dos regimes fascista e nazi.
Quando, após a 1ª Guerra Mundial, a Europa parecia ter alcançado as condições para a consolidação da  democracia , vários factores acabaram por favorecer o desenvolvimento de  regimes autoritários : ▪  a s enormes dificuldades económicas resultantes da 1ª Guerra Mundial, agravadas depois pela Grande Depressão dos anos 1930; A CRISE DAS DEMOCRACIAS ▪  o receio do avanço dos movimentos socialistas e comunistas, levou vários sectores da sociedade a apoiar os partidos de extrema-direita. A- Benito Mussolini B- Adolfo Hitler C- António O. Salazar D- Francisco Franco E- Joseph Estaline
A ASCENSÃO DO FASCISMO Fascio
   A participação da Itália na 1ª Guerra Mundial provocou:    uma grave  crise económica  que acarretou a inflação, a desvalorização da moeda e a falência de empresas;    e uma enorme  crise social , devido ao  agravamento das condições de vida  (fome e miséria) e ao  aumento do desemprego  (também devido à desmobilização de cerca de 2 milhões de soldados), facto que favoreceu a  agitação social  (greves e ocupação de fábricas e propriedades) .    A incapacidade dos diversos governos em resolverem os problemas económicos e sociais. AS RAZÕES DA SUBIDA DO FASCISMO AO PODER 1921  – Mussolini funda o  Partido Nacional Fascista (PNF) , que era apoiado pelos grandes industriais e proprietários, classe média, desempregados e ex-combatentes. (Desde o início, e aproveitando o clima de agitação social, que os “ camisas negras ”, milícia armada do PNF, perseguiam, espancavam e matavam sindicalistas, comunistas e socialistas, destruíam e incendiavam as sedes dos partidos e dos sindicatos e reprimiam os movimentos grevistas)
1922  –  “Marcha sobre Roma”  em que participaram cerca de 50 mil “camisas negras”, o que levou o  rei Vítor Manuel III , para evitar uma guerra civil, a convidar  Mussolini a formar Governo  (29/10/1922). 1924  – O PNF, recorrendo à violência e à fraude, consegue a maioria nas eleições (65%).
O fascismo italiano defendia os seguintes princípios : OS PRINCÍPIOS / CARACTERÍSTICAS DO FASCISMO ▪  Totalitarismo  (primazia do Estado sobre o indivíduo, isto é, submissão total ao Estado e ao seu chefe, com o recurso a medidas e forças repressivas).
Medidas e forças repressivas (totalitarismo) - a  censura  à imprensa,  à rádio, ao teatro e ao cinema; - a criação de uma polícia política, a  OVRA  (Organização de Vigilância e Repressão do Antifascismo); - a proibição dos  partidos políticos  à excepção do partido nacional fascista (regime de partido único); - a proibição das  greves  e dos  sindicatos , que foram substituídos por corporações;
- a criação de uma milícia armada, os  Camisas Negras  (Squadristi).
▪  Anti-socialismo ,  anticomunismo  e  antiparlamentarismo  (partido único). ▪  Culto do chefe  (propaganda à figura do Duce, que é considerado o salvador da nação). ▪  Nacionalismo  (a Nação é o valor mais importante a defender e, por isso, exalta-se a pátria e o seu passado histórico).
▪  Imperialismo  (desenvolvimento de um movimento expansionista de forma a criar um império). Pretensões territoriais de Mussolini em África  ▪  Militarismo  (demonstração da força militar através de paradas militares e desfiles dos “camisas negras”). ▪  Corporativismo  (tinha como objectivo unir patrões e trabalhadores em organismos comuns, as corporações, para evitar a luta de classes e subordinar os trabalhadores aos interesses do Estado).
Para  consolidar o seu poder e o regime , os fascistas utilizaram os seguintes meios: ▪  a violência e o regime de terror; Destruição do bar de uma associação de trabalhadores e de uma sede do P. Socialista  ▪  a propaganda;
▪  a educação e o controlo da juventude, através, por exemplo, da Juventude Fascista; ▪  o controlo da cultura. Jornal bimensal dedicado à arte Revista mensal apologista do programa de obras públicas
A ASCENSÃO DO NAZISMO (Um Povo, um Império, um Chefe)  Cruz Suástica e Águia Imperial
   As dificuldades da  República de Weimar  (1919-1933) originadas por:    o descontentamento com a assinatura do Tratado de Versalhes;    os graves problemas económicos provocados pelas destruições da guerra, pelo pagamento de indemnizações e pela inflação (agravada ainda mais, a partir de 1923, pela ocupação da região do Ruhr pelos franceses);    o aumento da agitação social.    A crise de 1929, ao provocar a falência de bancos e de empresas, agravou o desemprego, a miséria e a agitação social. AS RAZÕES DA SUBIDA DO NAZISMO AO PODER Descontentamento geral e crescimento dos partidos de extrema-esquerda e de extrema-direita. 1919  – Surge o  Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães  ou  Partido Nazi , dirigido por  Hitler  a partir de 1921.
1921/32  –  Rápido crescimento  do P. Nazi devido ao  apoio financeiro dos grandes industriais , à  propaganda  e às  manifestações de força das suas milícias  ( S.A.  e  S.S. ). 1932  – O Partido Nazi é o partido com mais votos nas eleições. 1933  – Hitler é nomeado  Chanceler . 1934  – Após a  morte do Presidente da República ,  Von Hindenburg , Hitler acumula os cargos de  Chanceler  e de  Chefe de Estado .
O nazismo defendia, à semelhança do fascismo italiano, os seguintes princípios : OS PRINCÍPIOS / CARACTERÍSTICAS DO NAZISMO ▪  Totalitarismo  (submissão total ao Estado e ao seu chefe, com o recurso a medidas e forças repressivas). (Um Povo, um Império, um Chefe)
Medidas e forças repressivas (totalitarismo) A KDF-Wagen (“Força pela alegria”) era a organização para os tempos livres da DAF . - a  censura  à imprensa,  à rádio, ao teatro e ao cinema; - a criação de uma polícia política, a  GESTAPO  (Geheime Staatspolizei); - a proibição dos  partidos políticos  à excepção do partido nazi (regime de partido único); - a proibição das  greves  e dos  sindicatos , sendo empregados e patrões obrigados a pertencer à  Frente de Trabalho Alemã  (DAF -  Deutsche Arbeitsfront) ;
- a criação das  S.A.  (Secções de Assalto – Sturmableitung); - e das  S.S.  (Secções de Segurança – Schutzstaffel);
▪  Anti-socialismo ,  anticomunismo  e  antiparlamentarismo  (partido único). Incêndio do Reichstag (27/02/1933)  ▪  Culto do chefe  (Salvador da Nação).
▪  Nacionalismo  (restauração da Grande Alemanha). ▪  Imperialismo  (III Reich) e  “espaço vital”  (ideia de que os alemães, como raça superior, deviam dispor de um território tão extenso quanto as suas necessidades, que tinham o direito de conquistar às raças inferiores).
▪  Racismo  (ideia da superioridade da “raça ariana”, de que os alemães se consideravam os mais puros representantes) e  anti-semitismo  ( perseguição, expulsão e extermínio dos judeus ). Deste modo, judeus, ciganos, negros, mestiços, considerados raças inferiores, eram raças a eliminar, o mesmo se passando com as minorias, como os homossexuais e os deficientes alemães.
O eterno judeu
Para  consolidar o seu poder e o regime , os nazis utilizaram os seguintes meios: ▪  a violência e o regime de terror;
▪  a criação de campos de concentração e de extermínio;
 
▪  a propaganda (Ministério da Propaganda); ▪  a educação e o controlo da juventude, através, por exemplo, da Juventude Hitleriana; ▪  o controlo da cultura.
[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],BIOGRAFIA DE HITLER

Mais conteúdo relacionado

Mais procurados

1293455968 regimes totalitarios_europa
1293455968 regimes totalitarios_europa1293455968 regimes totalitarios_europa
1293455968 regimes totalitarios_europaPelo Siro
 
Período entre guerras
Período entre guerrasPeríodo entre guerras
Período entre guerrasPedro Neves
 
Regimes totalitários
Regimes totalitáriosRegimes totalitários
Regimes totalitáriosIsaquel Silva
 
Período entre guerras - crise de 1929 - nazifascismo
Período entre guerras - crise de 1929 - nazifascismoPeríodo entre guerras - crise de 1929 - nazifascismo
Período entre guerras - crise de 1929 - nazifascismoPortal do Vestibulando
 
A grande depressão, o fascismo e o nazismo
A grande depressão, o fascismo e o nazismoA grande depressão, o fascismo e o nazismo
A grande depressão, o fascismo e o nazismoRodolpho Martins
 
Os regimes totalitários na europa
Os regimes totalitários na europaOs regimes totalitários na europa
Os regimes totalitários na europaNelia Salles Nantes
 
A crise-do-capitalismo-e-os-regimes-totalitarios
A crise-do-capitalismo-e-os-regimes-totalitariosA crise-do-capitalismo-e-os-regimes-totalitarios
A crise-do-capitalismo-e-os-regimes-totalitariosguest528425b
 
Os Regimes Fascista e Nazi
Os Regimes Fascista e NaziOs Regimes Fascista e Nazi
Os Regimes Fascista e NaziRui Neto
 
Crise do capitalismo e regimes totalitários
Crise do capitalismo e regimes totalitáriosCrise do capitalismo e regimes totalitários
Crise do capitalismo e regimes totalitáriosProfessor de História
 
Regimes totalitarios
Regimes totalitariosRegimes totalitarios
Regimes totalitariosCreusa Lima
 

Mais procurados (20)

Ascensão do nazi fascismo
Ascensão do nazi fascismoAscensão do nazi fascismo
Ascensão do nazi fascismo
 
Nazismo e Fascismo
Nazismo e FascismoNazismo e Fascismo
Nazismo e Fascismo
 
1293455968 regimes totalitarios_europa
1293455968 regimes totalitarios_europa1293455968 regimes totalitarios_europa
1293455968 regimes totalitarios_europa
 
Período entre guerras
Período entre guerrasPeríodo entre guerras
Período entre guerras
 
Regimes totalitários
Regimes totalitáriosRegimes totalitários
Regimes totalitários
 
Fascismo e nazismo
Fascismo e nazismoFascismo e nazismo
Fascismo e nazismo
 
O fascismo italiano
O fascismo italianoO fascismo italiano
O fascismo italiano
 
Período entre guerras - crise de 1929 - nazifascismo
Período entre guerras - crise de 1929 - nazifascismoPeríodo entre guerras - crise de 1929 - nazifascismo
Período entre guerras - crise de 1929 - nazifascismo
 
A grande depressão, o fascismo e o nazismo
A grande depressão, o fascismo e o nazismoA grande depressão, o fascismo e o nazismo
A grande depressão, o fascismo e o nazismo
 
Fascimo e nazismo
Fascimo e nazismoFascimo e nazismo
Fascimo e nazismo
 
Fascismo e Nazismo
Fascismo e NazismoFascismo e Nazismo
Fascismo e Nazismo
 
Fascismo e Nazismo
Fascismo e NazismoFascismo e Nazismo
Fascismo e Nazismo
 
Nazismo fascismo emefm
Nazismo fascismo   emefmNazismo fascismo   emefm
Nazismo fascismo emefm
 
Os regimes totalitários na europa
Os regimes totalitários na europaOs regimes totalitários na europa
Os regimes totalitários na europa
 
A crise-do-capitalismo-e-os-regimes-totalitarios
A crise-do-capitalismo-e-os-regimes-totalitariosA crise-do-capitalismo-e-os-regimes-totalitarios
A crise-do-capitalismo-e-os-regimes-totalitarios
 
Os Regimes Fascista e Nazi
Os Regimes Fascista e NaziOs Regimes Fascista e Nazi
Os Regimes Fascista e Nazi
 
Crise do capitalismo e regimes totalitários
Crise do capitalismo e regimes totalitáriosCrise do capitalismo e regimes totalitários
Crise do capitalismo e regimes totalitários
 
Nazifascismo
NazifascismoNazifascismo
Nazifascismo
 
Período entre guerras e 2ª guerra
Período entre guerras e 2ª guerraPeríodo entre guerras e 2ª guerra
Período entre guerras e 2ª guerra
 
Regimes totalitarios
Regimes totalitariosRegimes totalitarios
Regimes totalitarios
 

Semelhante a Osregimesfascistaenazi 100213195928-phpapp02

Semelhante a Osregimesfascistaenazi 100213195928-phpapp02 (20)

Fascismo e nazismo
Fascismo e nazismoFascismo e nazismo
Fascismo e nazismo
 
O Tempo Das Ditaduras
O Tempo Das DitadurasO Tempo Das Ditaduras
O Tempo Das Ditaduras
 
O tempo-das-ditaduras
O tempo-das-ditadurasO tempo-das-ditaduras
O tempo-das-ditaduras
 
21a
21a21a
21a
 
21a
21a21a
21a
 
Totalitarismo
TotalitarismoTotalitarismo
Totalitarismo
 
Totalitarismo
TotalitarismoTotalitarismo
Totalitarismo
 
Regimes totalitários
Regimes totalitáriosRegimes totalitários
Regimes totalitários
 
Nazismo
NazismoNazismo
Nazismo
 
Nazismo
NazismoNazismo
Nazismo
 
Os regimes totalitários na europa
Os regimes totalitários na europaOs regimes totalitários na europa
Os regimes totalitários na europa
 
Roteiro de Aula - Fascismo e Nazismo
Roteiro de Aula - Fascismo e NazismoRoteiro de Aula - Fascismo e Nazismo
Roteiro de Aula - Fascismo e Nazismo
 
Governos totalitários
Governos totalitáriosGovernos totalitários
Governos totalitários
 
Regimes totalitários
Regimes totalitáriosRegimes totalitários
Regimes totalitários
 
Totalitarios
TotalitariosTotalitarios
Totalitarios
 
A Crise de 1929 e o nazifascismo.pptx
A Crise de 1929 e o nazifascismo.pptxA Crise de 1929 e o nazifascismo.pptx
A Crise de 1929 e o nazifascismo.pptx
 
A Crise de 1929 e o nazifascismo.pptx
A Crise de 1929 e o nazifascismo.pptxA Crise de 1929 e o nazifascismo.pptx
A Crise de 1929 e o nazifascismo.pptx
 
Ativ 7 emiliana
Ativ 7 emilianaAtiv 7 emiliana
Ativ 7 emiliana
 
Nazismo,fascismo e salazar
Nazismo,fascismo e salazarNazismo,fascismo e salazar
Nazismo,fascismo e salazar
 
Slide nazismo
Slide nazismoSlide nazismo
Slide nazismo
 

Mais de Braulio Santos Pereira (10)

Le illusioni di_octavio_ocampo
Le illusioni di_octavio_ocampoLe illusioni di_octavio_ocampo
Le illusioni di_octavio_ocampo
 
Grécia antiga
Grécia antigaGrécia antiga
Grécia antiga
 
Arte grega
Arte gregaArte grega
Arte grega
 
Os estados orientais
Os estados orientaisOs estados orientais
Os estados orientais
 
Roma
RomaRoma
Roma
 
Egito antigo mui bom
Egito antigo mui bomEgito antigo mui bom
Egito antigo mui bom
 
Ditadura militar muito bom
Ditadura militar muito bomDitadura militar muito bom
Ditadura militar muito bom
 
Exp mari
Exp mariExp mari
Exp mari
 
Feudalimo baixaidademedia
Feudalimo baixaidademediaFeudalimo baixaidademedia
Feudalimo baixaidademedia
 
Os estados orientais
Os estados orientaisOs estados orientais
Os estados orientais
 

Osregimesfascistaenazi 100213195928-phpapp02

  • 1. Os regimes ditatoriais na Europa A crise das democracias. A ascensão dos regimes fascista e nazi.
  • 2. Quando, após a 1ª Guerra Mundial, a Europa parecia ter alcançado as condições para a consolidação da democracia , vários factores acabaram por favorecer o desenvolvimento de regimes autoritários : ▪ a s enormes dificuldades económicas resultantes da 1ª Guerra Mundial, agravadas depois pela Grande Depressão dos anos 1930; A CRISE DAS DEMOCRACIAS ▪ o receio do avanço dos movimentos socialistas e comunistas, levou vários sectores da sociedade a apoiar os partidos de extrema-direita. A- Benito Mussolini B- Adolfo Hitler C- António O. Salazar D- Francisco Franco E- Joseph Estaline
  • 3. A ASCENSÃO DO FASCISMO Fascio
  • 4. A participação da Itália na 1ª Guerra Mundial provocou:  uma grave crise económica que acarretou a inflação, a desvalorização da moeda e a falência de empresas;  e uma enorme crise social , devido ao agravamento das condições de vida (fome e miséria) e ao aumento do desemprego (também devido à desmobilização de cerca de 2 milhões de soldados), facto que favoreceu a agitação social (greves e ocupação de fábricas e propriedades) .  A incapacidade dos diversos governos em resolverem os problemas económicos e sociais. AS RAZÕES DA SUBIDA DO FASCISMO AO PODER 1921 – Mussolini funda o Partido Nacional Fascista (PNF) , que era apoiado pelos grandes industriais e proprietários, classe média, desempregados e ex-combatentes. (Desde o início, e aproveitando o clima de agitação social, que os “ camisas negras ”, milícia armada do PNF, perseguiam, espancavam e matavam sindicalistas, comunistas e socialistas, destruíam e incendiavam as sedes dos partidos e dos sindicatos e reprimiam os movimentos grevistas)
  • 5. 1922 – “Marcha sobre Roma” em que participaram cerca de 50 mil “camisas negras”, o que levou o rei Vítor Manuel III , para evitar uma guerra civil, a convidar Mussolini a formar Governo (29/10/1922). 1924 – O PNF, recorrendo à violência e à fraude, consegue a maioria nas eleições (65%).
  • 6. O fascismo italiano defendia os seguintes princípios : OS PRINCÍPIOS / CARACTERÍSTICAS DO FASCISMO ▪ Totalitarismo (primazia do Estado sobre o indivíduo, isto é, submissão total ao Estado e ao seu chefe, com o recurso a medidas e forças repressivas).
  • 7. Medidas e forças repressivas (totalitarismo) - a censura à imprensa, à rádio, ao teatro e ao cinema; - a criação de uma polícia política, a OVRA (Organização de Vigilância e Repressão do Antifascismo); - a proibição dos partidos políticos à excepção do partido nacional fascista (regime de partido único); - a proibição das greves e dos sindicatos , que foram substituídos por corporações;
  • 8. - a criação de uma milícia armada, os Camisas Negras (Squadristi).
  • 9. ▪ Anti-socialismo , anticomunismo e antiparlamentarismo (partido único). ▪ Culto do chefe (propaganda à figura do Duce, que é considerado o salvador da nação). ▪ Nacionalismo (a Nação é o valor mais importante a defender e, por isso, exalta-se a pátria e o seu passado histórico).
  • 10. ▪ Imperialismo (desenvolvimento de um movimento expansionista de forma a criar um império). Pretensões territoriais de Mussolini em África ▪ Militarismo (demonstração da força militar através de paradas militares e desfiles dos “camisas negras”). ▪ Corporativismo (tinha como objectivo unir patrões e trabalhadores em organismos comuns, as corporações, para evitar a luta de classes e subordinar os trabalhadores aos interesses do Estado).
  • 11. Para consolidar o seu poder e o regime , os fascistas utilizaram os seguintes meios: ▪ a violência e o regime de terror; Destruição do bar de uma associação de trabalhadores e de uma sede do P. Socialista ▪ a propaganda;
  • 12. ▪ a educação e o controlo da juventude, através, por exemplo, da Juventude Fascista; ▪ o controlo da cultura. Jornal bimensal dedicado à arte Revista mensal apologista do programa de obras públicas
  • 13. A ASCENSÃO DO NAZISMO (Um Povo, um Império, um Chefe) Cruz Suástica e Águia Imperial
  • 14. As dificuldades da República de Weimar (1919-1933) originadas por:  o descontentamento com a assinatura do Tratado de Versalhes;  os graves problemas económicos provocados pelas destruições da guerra, pelo pagamento de indemnizações e pela inflação (agravada ainda mais, a partir de 1923, pela ocupação da região do Ruhr pelos franceses);  o aumento da agitação social.  A crise de 1929, ao provocar a falência de bancos e de empresas, agravou o desemprego, a miséria e a agitação social. AS RAZÕES DA SUBIDA DO NAZISMO AO PODER Descontentamento geral e crescimento dos partidos de extrema-esquerda e de extrema-direita. 1919 – Surge o Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães ou Partido Nazi , dirigido por Hitler a partir de 1921.
  • 15. 1921/32 – Rápido crescimento do P. Nazi devido ao apoio financeiro dos grandes industriais , à propaganda e às manifestações de força das suas milícias ( S.A. e S.S. ). 1932 – O Partido Nazi é o partido com mais votos nas eleições. 1933 – Hitler é nomeado Chanceler . 1934 – Após a morte do Presidente da República , Von Hindenburg , Hitler acumula os cargos de Chanceler e de Chefe de Estado .
  • 16. O nazismo defendia, à semelhança do fascismo italiano, os seguintes princípios : OS PRINCÍPIOS / CARACTERÍSTICAS DO NAZISMO ▪ Totalitarismo (submissão total ao Estado e ao seu chefe, com o recurso a medidas e forças repressivas). (Um Povo, um Império, um Chefe)
  • 17. Medidas e forças repressivas (totalitarismo) A KDF-Wagen (“Força pela alegria”) era a organização para os tempos livres da DAF . - a censura à imprensa, à rádio, ao teatro e ao cinema; - a criação de uma polícia política, a GESTAPO (Geheime Staatspolizei); - a proibição dos partidos políticos à excepção do partido nazi (regime de partido único); - a proibição das greves e dos sindicatos , sendo empregados e patrões obrigados a pertencer à Frente de Trabalho Alemã (DAF - Deutsche Arbeitsfront) ;
  • 18. - a criação das S.A. (Secções de Assalto – Sturmableitung); - e das S.S. (Secções de Segurança – Schutzstaffel);
  • 19. ▪ Anti-socialismo , anticomunismo e antiparlamentarismo (partido único). Incêndio do Reichstag (27/02/1933) ▪ Culto do chefe (Salvador da Nação).
  • 20. ▪ Nacionalismo (restauração da Grande Alemanha). ▪ Imperialismo (III Reich) e “espaço vital” (ideia de que os alemães, como raça superior, deviam dispor de um território tão extenso quanto as suas necessidades, que tinham o direito de conquistar às raças inferiores).
  • 21. ▪ Racismo (ideia da superioridade da “raça ariana”, de que os alemães se consideravam os mais puros representantes) e anti-semitismo ( perseguição, expulsão e extermínio dos judeus ). Deste modo, judeus, ciganos, negros, mestiços, considerados raças inferiores, eram raças a eliminar, o mesmo se passando com as minorias, como os homossexuais e os deficientes alemães.
  • 23. Para consolidar o seu poder e o regime , os nazis utilizaram os seguintes meios: ▪ a violência e o regime de terror;
  • 24. ▪ a criação de campos de concentração e de extermínio;
  • 25.  
  • 26. ▪ a propaganda (Ministério da Propaganda); ▪ a educação e o controlo da juventude, através, por exemplo, da Juventude Hitleriana; ▪ o controlo da cultura.
  • 27.
  • 28.