SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 15
O computador
Origem dos computadores Computador é uma máquina capaz de variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento de dados. Exemplos de computadores incluem o ábaco, a calculadora, o computador analógico e o computador digital. Um computador pode prover-se de inúmeros atributos, dentre eles armazenamento de dados, processamento de dados, cálculo em grande escala, desenho industrial, tratamento de imagens gráficas, realidade virtual, entretenimento e cultura. No passado, o termo já foi aplicado a pessoas responsáveis por algum cálculo. Em geral, entende-se por computador um sistema físico que realiza algum tipo de computação. Existe ainda o conceito matemático rigoroso, utilizado na teoria da computação. Assumiu-se que os computadores pessoais e laptops são ícones da Era da Informação; e isto é o que muitas pessoas consideram como "computador". Entretanto, actualmente as formas mais comuns de computador em uso são os sistemas embarcados, pequenos dispositivos usados para controlar outros dispositivos, como robôs, câmaras digitais ou brinquedos.
Evolução até aos nossos dias Nos dias de hoje, quando se ouve falar num processadores de 1 GHz até nos dá sono, de tão comuns que eles já se tornaram. Pouca gente já ouviu falar no 8088, que foi o processador usado no PC XT, a quase 20 anos atrás, e muito menos no INATEL 4004, o primeiro microprocessador, lançado em 71.  Na época dos nossos bisavôs os computadores já existiam, apesar de extremamente rudimentares. Eram os computadores mecânicos, que realizavam cálculos através de um sistema de engrenagens, accionado por uma manivela ou outro sistema mecânico qualquer. Este tipo de sistema, comum na forma de caixas registadoras era bastante utilizado naquela época.  No final do século XIX surgiu o relê, um dispositivo electromecânico, formado por um magneto móvel, que se desloca unindo dois contactos metálicos. O Relê foi muito usado no sistema telefónico, aliás algumas centrais analógicas ainda utilizam estes dispositivos até hoje.
Evolução até aos nossos dias Os relês podem ser considerados uma espécie de antepassados dos transístores. Suas limitações eram o fato de serem relativamente caros, grandes demais e ao mesmo tempo muito lentos: um relê demora mais de um milésimo de segundo para fechar um circuito, mais de dez milhões de vezes mais lento que um transístor actual.  Também no final do século XIX, surgiram as primeiras válvulas. As válvulas foram usadas para criar os primeiros computadores electrónicos, na década de 40. As válvulas têm seu funcionamento baseado no fluxo de elétrons no vácuo. Tudo começou numa certa tarde quando ThomasEdison, inventor da lâmpada eléctrica estava brincando com a sua invenção. Ele percebeu que ao ligar a lâmpada ao pólo positivo de uma bateria e uma placa metálica ao pólo negativo, era possível medir uma certa corrente fluindo do filamento da lâmpada à chapa metálica, mesmo que os dois estivessem isolados. Havia sido descoberto o efeito termiónico, o princípio de funcionamento das válvulas.
Evolução até aos nossos dias As válvulas já eram bem mais rápidas que os relês, atingiam frequências de alguns Megahertz, o problema é que aqueciam muito, consumiam muita electricidade e queimavam-se facilmente. Construir um computador, que usava milhares delas era extremamente complicado, e muito caro.  Apesar de tudo isso, os primeiros computadores começaram a surgir durante a década de 40, naturalmente com propósitos militares. Os principais usos eram a codificação e descodificação de mensagens e cálculos de artilharia.  Sem dúvida, o computador mais famoso daquela época foi o ENIAC (ElectronicNumericalIntegratorAnalyzerandComputer), construído em 1945. O ENIAC era composto por nada menos do que 17,468 válvulas, ocupando um galpão imenso. Porém, apesar do tamanho, o poder de processamento do ENIAC é ridículo para os padrões actuais, suficiente para processar apenas 5.000 adições, 357 multiplicações e 38 divisões por segundo, bem menos até do que uma calculadora de bolso actual, das mais simples.
Evolução até aos nossos dias A ideia era construir um computador para realizar vários tipos de cálculos de artilharia para ajudar as tropas aliadas durante a segunda Guerra mundial. Porém, o ENIAC acabou sendo terminado exactos 3 meses depois do final da Guerra e acabou sendo usado durante a guerra fria, contribuindo por exemplo no projecto da bomba de Hidrogénio.  Se você acha que programar em C ou em Assembly é complicado, imagine como era a vida dos programadores daquela época. A programação do ENIAC era feita através de 6.000 chaves manuais. A cada novo cálculo, era preciso reprogramar várias destas chaves. Isso sem falar no resultado, que era dado de forma binária através de um conjunto de luzes. Não é à toa que a maior parte dos programadores da época eram mulheres, só mesmo elas para ter a paciência necessária para programar e reprogramar esse emaranhado de chaves várias vezes ao dia.  Várias destas pesquisas tinha como objectivo a pesquisa de novos materiais, tanto condutores, quanto isolantes. Os pesquisadores começaram então a descobrir que alguns materiais não se enquadravam nem em um grupo nem no outro, pois de acordo com a circunstância, podiam aturar tanto quando isolantes quanto como condutores, formando uma espécie de grupo intermediário que foi logo apelidado de grupo dos semicondutores.
Evolução até aos nossos dias Haviam encontrado a chave para desenvolver o transístor. O primeiro projecto surgiu em 16 de Dezembro de 47, onde era usado um pequeno bloco de germânio (que na época era junto com o silício o semicondutor mais pesquisado) e três filamentos de ouro. Um filamento era o pólo positivo, o outro o pólo negativo, enquanto o terceiro tinha a função de controlo. Tendo apenas uma carga eléctrica no polo positivo, nada acontecia, o germânio actuava como um isolante, bloqueando a corrente.  Porém, quando uma certa tensão eléctrica era aplicada usando o filamento de controle, uma fenómeno acontecia e a carga eléctrica passava a fluir para o pólo negativo. Haviam criado um dispositivo que substituía a válvula, sem possuir partes móveis, gastando uma fracção da electricidade gasta por uma e, ao mesmo tempo, muito mais rápido.
Evolução até aos nossos dias Este primeiro transístor era relativamente grande, mas não demorou muito para que este modelo inicial fosse aperfeiçoado. Durante a década de 50, o transístor foi gradualmente dominando a indústria, substituindo rapidamente as problemáticas válvulas. Os modelos foram diminuindo de tamanho, caindo de preço e tornando-se mais rápidos. Alguns transístores da época podiam operar a até 100 MHz. Claro que esta era a frequência que podia ser alcançada por um transístor sozinho, nos computadores da época, a frequência de operação era muito menor, já que em cada ciclo de processamento o sinal precisa passar por vários transístores.  Mas, o grande salto foi a substituição do germânio pelo silício. Isto permitiu actualizar ainda mais os transístores e baixar seu custo de produção. Os primeiros transístores de junção comerciais foram produzidos partir de 1960 pela Crystalonics.
Evolução até aos nossos dias A ideia do uso do silício para construir transístores é que adicionando certas substâncias em pequenas quantidades é possível alterar as propriedades eléctricas do silício. As primeiras experiências usavam fósforo e boro, que transformavam o silício em condutor por cargas negativas ou condutor por cargas positivas, dependendo de qual dos dois materiais fosse usado. Estas substâncias adicionadas ao silício são chamadas de impurezas, e o silício “contaminado” por elas é chamado de silício dopado.  O funcionamento e um transístor é bastante simples, quase elementar. É como naquele velho ditado “as melhores invenções são as mais simples”. As válvulas eram muito mais complexas que os transístores e mesmo assim foram rapidamente substituídas por eles.
Evolução até aos nossos dias Quando o transístor está desligado, não existe carga eléctrica na base, por isso, não existe corrente eléctrica entre o emissor e o colector. Quanto é aplicada uma certa tensão na base, o circuito é fechado e é estabelecida a corrente entre o emissor e o receptor.  Outro grande salto veio quando os fabricantes deram-se conta que era possível construir vários transístores sobre o mesmo waffer de silício. Havia surgido então o circuito integrado, vários transístores dentro do mesmo encapsulamento. Não demorou muito para surgirem os primeiros micro chips.
Aparecimento e desenvolvimento da internet A internet foi criada em 1969, ela foi fundada pela ARPA(AdvencedResearchPojectsAgency). A ARPA, é um órgão do governo dos Estados Unidos. Antes não se chamava Internet, e sim ARPANET, devido ao órgão de criação. A ideia era criar um formar uma conexão entre pesquisadores de uma universidade com outras e  poderem trocar informações através de um computador. Então era este apenas, o objectivo da ARPANET.  A internet é meio de comunicação de maior acesso nos dias de hoje.Em todo o tempo, todo instante, existe alguém fazendo o seu acesso.Desde criança á adulto. ela é acessada por milhões de pessoas em todo o planeta.
Aparecimento e desenvolvimento da internet O ideia é que as informações viajassem por vários direcções, rapidamente e em segurnaça. Hoje e nossos dias a Internet é pública.
Utilização que se faz da internet nos nossos dias O número de indivíduos que utiliza a internet aumentou mais de sete vezes de 1997 a 2007, tendo registado um crescimento médio anual de 23%. Em 2007, são cerca de 3,9 milhões os indivíduos que usam a rede global, um valor que representa 46.6% do universo em estudo. Os mais jovens, os pertencentes às classes sociais mais elevadas e os estudantes são os que se destacam nesta matéria, com taxas de utilização da net bastante acima da média. A maioria (55.4%) dos homens é utilizador de Internet, tal como 38.6% das mulheres, mas entre elas a utilização de Internet cresceu 10 vezes em 10 anos. A taxa de penetração mais elevada é observada junto dos estudantes: 95.8% deles utiliza a Internet, assim como 94.6% dos quadros médios e superiores, 94.4% dos indivíduos da classe social alta ou 94.2% dos jovens dos 15 aos 17 anos.
Vantagens  desvantagens As vantagens da Internet são:  podemos pesquisar informação importante para a escola e para a nossa vida, de forma fácil e rápida,  podemos comunicar com os nossos conhecidos de qualquer parte do Mundo através de e-mails e de programas de conversação em directo. As desvantagens da Internet são:  ter muita informação e alguma não é válida, a comunicação pode ser mal-entendida, pode transportar vírus para o nosso computador, pode tornar as pessoas dependentes e prejudicar as relações humanas e outras pessoas podem usar os nossos dados com más intenções.
produção Elementos do grupo: Valdemar Teixeira Bruno Matos Sérgio Correia Paulo Lindeza Cristina Almeida Nome do curso: EFA1 Nome do Centro: Centro de Educação do Futuro ( CEF )

Más contenido relacionado

La actualidad más candente

História da Tecnologia da Informação e Comunicação
História da Tecnologia da Informação e Comunicação História da Tecnologia da Informação e Comunicação
História da Tecnologia da Informação e Comunicação sergio.ramiro
 
Gerações de computadores
Gerações de computadoresGerações de computadores
Gerações de computadoresKaren Carvalho
 
Seminários G5 - Apresentação 3 e 4 geração
Seminários G5 - Apresentação 3 e 4 geraçãoSeminários G5 - Apresentação 3 e 4 geração
Seminários G5 - Apresentação 3 e 4 geraçãoAnderson Andrade
 
Os Avanços tecnológicos
Os Avanços tecnológicos Os Avanços tecnológicos
Os Avanços tecnológicos TabataLohany98
 
Hiatoria dos computadores bernardo
Hiatoria dos computadores   bernardoHiatoria dos computadores   bernardo
Hiatoria dos computadores bernardocaltzeitao
 
Jornalismo e Tecnologias Móveis
Jornalismo e Tecnologias MóveisJornalismo e Tecnologias Móveis
Jornalismo e Tecnologias Móveisnuvemdig
 
Introdução a informática - 01-2013
Introdução a informática - 01-2013Introdução a informática - 01-2013
Introdução a informática - 01-2013Leandro Martins
 
Geração dos Computadores
Geração dos ComputadoresGeração dos Computadores
Geração dos ComputadoresRicardo Andrade
 
Historia da Tecnologia Dos Computadores(AS81.A.3)
Historia da Tecnologia Dos Computadores(AS81.A.3)Historia da Tecnologia Dos Computadores(AS81.A.3)
Historia da Tecnologia Dos Computadores(AS81.A.3)Luisfoliveira
 
Informática - 4ª Geração
Informática - 4ª GeraçãoInformática - 4ª Geração
Informática - 4ª GeraçãoMarco Casquinha
 
4ª geração de computadores
4ª geração de computadores4ª geração de computadores
4ª geração de computadoresalexm98
 
Em 1945 surgiu, na universidade da pennsilvânia
Em 1945 surgiu, na universidade da pennsilvâniaEm 1945 surgiu, na universidade da pennsilvânia
Em 1945 surgiu, na universidade da pennsilvâniaBruna Modenna
 

La actualidad más candente (19)

História da Tecnologia da Informação e Comunicação
História da Tecnologia da Informação e Comunicação História da Tecnologia da Informação e Comunicação
História da Tecnologia da Informação e Comunicação
 
Gerações de computadores
Gerações de computadoresGerações de computadores
Gerações de computadores
 
Seminários G5 - Apresentação 3 e 4 geração
Seminários G5 - Apresentação 3 e 4 geraçãoSeminários G5 - Apresentação 3 e 4 geração
Seminários G5 - Apresentação 3 e 4 geração
 
01 Aula1 Jol T 5
01 Aula1 Jol T 501 Aula1 Jol T 5
01 Aula1 Jol T 5
 
01 Aula1 Jol T 3
01 Aula1 Jol T 301 Aula1 Jol T 3
01 Aula1 Jol T 3
 
1ºgeração de computadores
1ºgeração de computadores1ºgeração de computadores
1ºgeração de computadores
 
Os Avanços tecnológicos
Os Avanços tecnológicos Os Avanços tecnológicos
Os Avanços tecnológicos
 
Hiatoria dos computadores bernardo
Hiatoria dos computadores   bernardoHiatoria dos computadores   bernardo
Hiatoria dos computadores bernardo
 
Jornalismo e tecnologias móveis
Jornalismo e tecnologias móveisJornalismo e tecnologias móveis
Jornalismo e tecnologias móveis
 
Jornalismo e Tecnologias Móveis
Jornalismo e Tecnologias MóveisJornalismo e Tecnologias Móveis
Jornalismo e Tecnologias Móveis
 
Introdução a informática - 01-2013
Introdução a informática - 01-2013Introdução a informática - 01-2013
Introdução a informática - 01-2013
 
Geração dos Computadores
Geração dos ComputadoresGeração dos Computadores
Geração dos Computadores
 
Historia da Tecnologia Dos Computadores(AS81.A.3)
Historia da Tecnologia Dos Computadores(AS81.A.3)Historia da Tecnologia Dos Computadores(AS81.A.3)
Historia da Tecnologia Dos Computadores(AS81.A.3)
 
Evolução dos computadores
Evolução dos computadoresEvolução dos computadores
Evolução dos computadores
 
Informática - 4ª Geração
Informática - 4ª GeraçãoInformática - 4ª Geração
Informática - 4ª Geração
 
4ª geração de computadores
4ª geração de computadores4ª geração de computadores
4ª geração de computadores
 
Computadores de DNA
Computadores de DNAComputadores de DNA
Computadores de DNA
 
ICC-02 Evolução dos Computadores
ICC-02 Evolução dos ComputadoresICC-02 Evolução dos Computadores
ICC-02 Evolução dos Computadores
 
Em 1945 surgiu, na universidade da pennsilvânia
Em 1945 surgiu, na universidade da pennsilvâniaEm 1945 surgiu, na universidade da pennsilvânia
Em 1945 surgiu, na universidade da pennsilvânia
 

Destacado

Comunicação - computador
Comunicação - computadorComunicação - computador
Comunicação - computadorHelena Maia
 
Ler é...
Ler é...Ler é...
Ler é...Lucca
 
Trabalho De MatemáTica 1
Trabalho De MatemáTica 1Trabalho De MatemáTica 1
Trabalho De MatemáTica 1juliana_bohn
 
História e gerações do computador : da 3ª ate a atual
História e gerações do computador : da 3ª ate a atualHistória e gerações do computador : da 3ª ate a atual
História e gerações do computador : da 3ª ate a atualKeystonenecamaru Andrde
 
Vantagens e Desvantagens do Computador Portátil
Vantagens e Desvantagens do Computador PortátilVantagens e Desvantagens do Computador Portátil
Vantagens e Desvantagens do Computador Portátilkalaukias
 
Vantagens E Desvantagens Do Computador
Vantagens E Desvantagens Do ComputadorVantagens E Desvantagens Do Computador
Vantagens E Desvantagens Do Computadordjscon
 
Instrumentos de Comunicação Externa
Instrumentos de Comunicação ExternaInstrumentos de Comunicação Externa
Instrumentos de Comunicação ExternaGermana Eiriz
 

Destacado (7)

Comunicação - computador
Comunicação - computadorComunicação - computador
Comunicação - computador
 
Ler é...
Ler é...Ler é...
Ler é...
 
Trabalho De MatemáTica 1
Trabalho De MatemáTica 1Trabalho De MatemáTica 1
Trabalho De MatemáTica 1
 
História e gerações do computador : da 3ª ate a atual
História e gerações do computador : da 3ª ate a atualHistória e gerações do computador : da 3ª ate a atual
História e gerações do computador : da 3ª ate a atual
 
Vantagens e Desvantagens do Computador Portátil
Vantagens e Desvantagens do Computador PortátilVantagens e Desvantagens do Computador Portátil
Vantagens e Desvantagens do Computador Portátil
 
Vantagens E Desvantagens Do Computador
Vantagens E Desvantagens Do ComputadorVantagens E Desvantagens Do Computador
Vantagens E Desvantagens Do Computador
 
Instrumentos de Comunicação Externa
Instrumentos de Comunicação ExternaInstrumentos de Comunicação Externa
Instrumentos de Comunicação Externa
 

Similar a O computador

Aluno matheus alexandre ferreira
Aluno   matheus alexandre ferreiraAluno   matheus alexandre ferreira
Aluno matheus alexandre ferreiraiesfa
 
História e evolução do computador
História e evolução do computadorHistória e evolução do computador
História e evolução do computadorFrancisco Alves
 
Aula 1 história do pc
Aula 1   história do pcAula 1   história do pc
Aula 1 história do pcredesinforma
 
Aula 01 introdução à automação
Aula 01   introdução à automaçãoAula 01   introdução à automação
Aula 01 introdução à automaçãoRenaldo Adriano
 
538 062012 tj_al_informatica_apostila
538 062012 tj_al_informatica_apostila538 062012 tj_al_informatica_apostila
538 062012 tj_al_informatica_apostilaAlan Linhares
 
659 062012 tj_al_informatica_apostila
659 062012 tj_al_informatica_apostila659 062012 tj_al_informatica_apostila
659 062012 tj_al_informatica_apostilaAlan Linhares
 
O avanço dos computadores e a história da internet
O avanço dos computadores e a história da internetO avanço dos computadores e a história da internet
O avanço dos computadores e a história da internetAna-Freire
 
Historia do computador geraçoes
Historia do computador geraçoesHistoria do computador geraçoes
Historia do computador geraçoesMaurilio Filho
 
Laura fudaba
Laura fudabaLaura fudaba
Laura fudabaiesfa
 
A EVOLUÇÃO DA MAIOR INVENÇÃO DA HUMANIDADE, O COMPUTADOR, E SEU FUTURO.pdf
A EVOLUÇÃO DA MAIOR INVENÇÃO DA HUMANIDADE, O COMPUTADOR, E SEU FUTURO.pdfA EVOLUÇÃO DA MAIOR INVENÇÃO DA HUMANIDADE, O COMPUTADOR, E SEU FUTURO.pdf
A EVOLUÇÃO DA MAIOR INVENÇÃO DA HUMANIDADE, O COMPUTADOR, E SEU FUTURO.pdfFaga1939
 
INTRODUÇÃO AO DIREITO DIGITAL.pptx
INTRODUÇÃO AO DIREITO DIGITAL.pptxINTRODUÇÃO AO DIREITO DIGITAL.pptx
INTRODUÇÃO AO DIREITO DIGITAL.pptxJniorAngelim
 
Evolução das redes
Evolução das redes Evolução das redes
Evolução das redes fredmi fred
 
Evolução das novas tecnologias
Evolução das novas tecnologiasEvolução das novas tecnologias
Evolução das novas tecnologiasinfortic
 
Evolução dos Computadores ancestrais.pptx
Evolução dos Computadores ancestrais.pptxEvolução dos Computadores ancestrais.pptx
Evolução dos Computadores ancestrais.pptxManuelJorgeRodrigues
 

Similar a O computador (20)

Trabalho Final
Trabalho FinalTrabalho Final
Trabalho Final
 
Revista GDH
Revista GDHRevista GDH
Revista GDH
 
GDH10
GDH10GDH10
GDH10
 
Aluno matheus alexandre ferreira
Aluno   matheus alexandre ferreiraAluno   matheus alexandre ferreira
Aluno matheus alexandre ferreira
 
História e evolução do computador
História e evolução do computadorHistória e evolução do computador
História e evolução do computador
 
Aula 1 história do pc
Aula 1   história do pcAula 1   história do pc
Aula 1 história do pc
 
Aula 01 introdução à automação
Aula 01   introdução à automaçãoAula 01   introdução à automação
Aula 01 introdução à automação
 
538 062012 tj_al_informatica_apostila
538 062012 tj_al_informatica_apostila538 062012 tj_al_informatica_apostila
538 062012 tj_al_informatica_apostila
 
659 062012 tj_al_informatica_apostila
659 062012 tj_al_informatica_apostila659 062012 tj_al_informatica_apostila
659 062012 tj_al_informatica_apostila
 
O avanço dos computadores e a história da internet
O avanço dos computadores e a história da internetO avanço dos computadores e a história da internet
O avanço dos computadores e a história da internet
 
Historia do computador geraçoes
Historia do computador geraçoesHistoria do computador geraçoes
Historia do computador geraçoes
 
Laura fudaba
Laura fudabaLaura fudaba
Laura fudaba
 
A EVOLUÇÃO DA MAIOR INVENÇÃO DA HUMANIDADE, O COMPUTADOR, E SEU FUTURO.pdf
A EVOLUÇÃO DA MAIOR INVENÇÃO DA HUMANIDADE, O COMPUTADOR, E SEU FUTURO.pdfA EVOLUÇÃO DA MAIOR INVENÇÃO DA HUMANIDADE, O COMPUTADOR, E SEU FUTURO.pdf
A EVOLUÇÃO DA MAIOR INVENÇÃO DA HUMANIDADE, O COMPUTADOR, E SEU FUTURO.pdf
 
Tic
TicTic
Tic
 
INTRODUÇÃO AO DIREITO DIGITAL.pptx
INTRODUÇÃO AO DIREITO DIGITAL.pptxINTRODUÇÃO AO DIREITO DIGITAL.pptx
INTRODUÇÃO AO DIREITO DIGITAL.pptx
 
Evolução das redes
Evolução das redes Evolução das redes
Evolução das redes
 
Evolução das novas tecnologias
Evolução das novas tecnologiasEvolução das novas tecnologias
Evolução das novas tecnologias
 
Transístor
TransístorTransístor
Transístor
 
Evolução dos Computadores ancestrais.pptx
Evolução dos Computadores ancestrais.pptxEvolução dos Computadores ancestrais.pptx
Evolução dos Computadores ancestrais.pptx
 
INF - 03 -Era_da_Computacao.ppt.pdf
INF - 03 -Era_da_Computacao.ppt.pdfINF - 03 -Era_da_Computacao.ppt.pdf
INF - 03 -Era_da_Computacao.ppt.pdf
 

Más de cef1

Historia da farmacia
Historia da farmaciaHistoria da farmacia
Historia da farmaciacef1
 
Hugo vasconcelos
Hugo vasconcelosHugo vasconcelos
Hugo vasconceloscef1
 
Consolas cristina simoes, igor, sergio filipe, celeste e hugo
Consolas cristina simoes, igor, sergio filipe, celeste e hugoConsolas cristina simoes, igor, sergio filipe, celeste e hugo
Consolas cristina simoes, igor, sergio filipe, celeste e hugocef1
 
Trabalho de grupo lazer e as tecnologias (ivone novo)
Trabalho de grupo lazer e as tecnologias (ivone novo)Trabalho de grupo lazer e as tecnologias (ivone novo)
Trabalho de grupo lazer e as tecnologias (ivone novo)cef1
 
Evuloção das Consolas
Evuloção das ConsolasEvuloção das Consolas
Evuloção das Consolascef1
 
Evuloção das Consolas
Evuloção das ConsolasEvuloção das Consolas
Evuloção das Consolascef1
 
Evuloção dos Computadores
Evuloção dos ComputadoresEvuloção dos Computadores
Evuloção dos Computadorescef1
 
Trabalho sobre os Telemoveis
Trabalho sobre os TelemoveisTrabalho sobre os Telemoveis
Trabalho sobre os Telemoveiscef1
 
Trabalho de grupo lazer e as tecnologias
Trabalho de grupo lazer e as tecnologiasTrabalho de grupo lazer e as tecnologias
Trabalho de grupo lazer e as tecnologiascef1
 
Cincias e tecnologia
Cincias e tecnologiaCincias e tecnologia
Cincias e tecnologiacef1
 

Más de cef1 (10)

Historia da farmacia
Historia da farmaciaHistoria da farmacia
Historia da farmacia
 
Hugo vasconcelos
Hugo vasconcelosHugo vasconcelos
Hugo vasconcelos
 
Consolas cristina simoes, igor, sergio filipe, celeste e hugo
Consolas cristina simoes, igor, sergio filipe, celeste e hugoConsolas cristina simoes, igor, sergio filipe, celeste e hugo
Consolas cristina simoes, igor, sergio filipe, celeste e hugo
 
Trabalho de grupo lazer e as tecnologias (ivone novo)
Trabalho de grupo lazer e as tecnologias (ivone novo)Trabalho de grupo lazer e as tecnologias (ivone novo)
Trabalho de grupo lazer e as tecnologias (ivone novo)
 
Evuloção das Consolas
Evuloção das ConsolasEvuloção das Consolas
Evuloção das Consolas
 
Evuloção das Consolas
Evuloção das ConsolasEvuloção das Consolas
Evuloção das Consolas
 
Evuloção dos Computadores
Evuloção dos ComputadoresEvuloção dos Computadores
Evuloção dos Computadores
 
Trabalho sobre os Telemoveis
Trabalho sobre os TelemoveisTrabalho sobre os Telemoveis
Trabalho sobre os Telemoveis
 
Trabalho de grupo lazer e as tecnologias
Trabalho de grupo lazer e as tecnologiasTrabalho de grupo lazer e as tecnologias
Trabalho de grupo lazer e as tecnologias
 
Cincias e tecnologia
Cincias e tecnologiaCincias e tecnologia
Cincias e tecnologia
 

O computador

  • 2. Origem dos computadores Computador é uma máquina capaz de variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento de dados. Exemplos de computadores incluem o ábaco, a calculadora, o computador analógico e o computador digital. Um computador pode prover-se de inúmeros atributos, dentre eles armazenamento de dados, processamento de dados, cálculo em grande escala, desenho industrial, tratamento de imagens gráficas, realidade virtual, entretenimento e cultura. No passado, o termo já foi aplicado a pessoas responsáveis por algum cálculo. Em geral, entende-se por computador um sistema físico que realiza algum tipo de computação. Existe ainda o conceito matemático rigoroso, utilizado na teoria da computação. Assumiu-se que os computadores pessoais e laptops são ícones da Era da Informação; e isto é o que muitas pessoas consideram como "computador". Entretanto, actualmente as formas mais comuns de computador em uso são os sistemas embarcados, pequenos dispositivos usados para controlar outros dispositivos, como robôs, câmaras digitais ou brinquedos.
  • 3. Evolução até aos nossos dias Nos dias de hoje, quando se ouve falar num processadores de 1 GHz até nos dá sono, de tão comuns que eles já se tornaram. Pouca gente já ouviu falar no 8088, que foi o processador usado no PC XT, a quase 20 anos atrás, e muito menos no INATEL 4004, o primeiro microprocessador, lançado em 71. Na época dos nossos bisavôs os computadores já existiam, apesar de extremamente rudimentares. Eram os computadores mecânicos, que realizavam cálculos através de um sistema de engrenagens, accionado por uma manivela ou outro sistema mecânico qualquer. Este tipo de sistema, comum na forma de caixas registadoras era bastante utilizado naquela época. No final do século XIX surgiu o relê, um dispositivo electromecânico, formado por um magneto móvel, que se desloca unindo dois contactos metálicos. O Relê foi muito usado no sistema telefónico, aliás algumas centrais analógicas ainda utilizam estes dispositivos até hoje.
  • 4. Evolução até aos nossos dias Os relês podem ser considerados uma espécie de antepassados dos transístores. Suas limitações eram o fato de serem relativamente caros, grandes demais e ao mesmo tempo muito lentos: um relê demora mais de um milésimo de segundo para fechar um circuito, mais de dez milhões de vezes mais lento que um transístor actual. Também no final do século XIX, surgiram as primeiras válvulas. As válvulas foram usadas para criar os primeiros computadores electrónicos, na década de 40. As válvulas têm seu funcionamento baseado no fluxo de elétrons no vácuo. Tudo começou numa certa tarde quando ThomasEdison, inventor da lâmpada eléctrica estava brincando com a sua invenção. Ele percebeu que ao ligar a lâmpada ao pólo positivo de uma bateria e uma placa metálica ao pólo negativo, era possível medir uma certa corrente fluindo do filamento da lâmpada à chapa metálica, mesmo que os dois estivessem isolados. Havia sido descoberto o efeito termiónico, o princípio de funcionamento das válvulas.
  • 5. Evolução até aos nossos dias As válvulas já eram bem mais rápidas que os relês, atingiam frequências de alguns Megahertz, o problema é que aqueciam muito, consumiam muita electricidade e queimavam-se facilmente. Construir um computador, que usava milhares delas era extremamente complicado, e muito caro. Apesar de tudo isso, os primeiros computadores começaram a surgir durante a década de 40, naturalmente com propósitos militares. Os principais usos eram a codificação e descodificação de mensagens e cálculos de artilharia. Sem dúvida, o computador mais famoso daquela época foi o ENIAC (ElectronicNumericalIntegratorAnalyzerandComputer), construído em 1945. O ENIAC era composto por nada menos do que 17,468 válvulas, ocupando um galpão imenso. Porém, apesar do tamanho, o poder de processamento do ENIAC é ridículo para os padrões actuais, suficiente para processar apenas 5.000 adições, 357 multiplicações e 38 divisões por segundo, bem menos até do que uma calculadora de bolso actual, das mais simples.
  • 6. Evolução até aos nossos dias A ideia era construir um computador para realizar vários tipos de cálculos de artilharia para ajudar as tropas aliadas durante a segunda Guerra mundial. Porém, o ENIAC acabou sendo terminado exactos 3 meses depois do final da Guerra e acabou sendo usado durante a guerra fria, contribuindo por exemplo no projecto da bomba de Hidrogénio. Se você acha que programar em C ou em Assembly é complicado, imagine como era a vida dos programadores daquela época. A programação do ENIAC era feita através de 6.000 chaves manuais. A cada novo cálculo, era preciso reprogramar várias destas chaves. Isso sem falar no resultado, que era dado de forma binária através de um conjunto de luzes. Não é à toa que a maior parte dos programadores da época eram mulheres, só mesmo elas para ter a paciência necessária para programar e reprogramar esse emaranhado de chaves várias vezes ao dia. Várias destas pesquisas tinha como objectivo a pesquisa de novos materiais, tanto condutores, quanto isolantes. Os pesquisadores começaram então a descobrir que alguns materiais não se enquadravam nem em um grupo nem no outro, pois de acordo com a circunstância, podiam aturar tanto quando isolantes quanto como condutores, formando uma espécie de grupo intermediário que foi logo apelidado de grupo dos semicondutores.
  • 7. Evolução até aos nossos dias Haviam encontrado a chave para desenvolver o transístor. O primeiro projecto surgiu em 16 de Dezembro de 47, onde era usado um pequeno bloco de germânio (que na época era junto com o silício o semicondutor mais pesquisado) e três filamentos de ouro. Um filamento era o pólo positivo, o outro o pólo negativo, enquanto o terceiro tinha a função de controlo. Tendo apenas uma carga eléctrica no polo positivo, nada acontecia, o germânio actuava como um isolante, bloqueando a corrente. Porém, quando uma certa tensão eléctrica era aplicada usando o filamento de controle, uma fenómeno acontecia e a carga eléctrica passava a fluir para o pólo negativo. Haviam criado um dispositivo que substituía a válvula, sem possuir partes móveis, gastando uma fracção da electricidade gasta por uma e, ao mesmo tempo, muito mais rápido.
  • 8. Evolução até aos nossos dias Este primeiro transístor era relativamente grande, mas não demorou muito para que este modelo inicial fosse aperfeiçoado. Durante a década de 50, o transístor foi gradualmente dominando a indústria, substituindo rapidamente as problemáticas válvulas. Os modelos foram diminuindo de tamanho, caindo de preço e tornando-se mais rápidos. Alguns transístores da época podiam operar a até 100 MHz. Claro que esta era a frequência que podia ser alcançada por um transístor sozinho, nos computadores da época, a frequência de operação era muito menor, já que em cada ciclo de processamento o sinal precisa passar por vários transístores. Mas, o grande salto foi a substituição do germânio pelo silício. Isto permitiu actualizar ainda mais os transístores e baixar seu custo de produção. Os primeiros transístores de junção comerciais foram produzidos partir de 1960 pela Crystalonics.
  • 9. Evolução até aos nossos dias A ideia do uso do silício para construir transístores é que adicionando certas substâncias em pequenas quantidades é possível alterar as propriedades eléctricas do silício. As primeiras experiências usavam fósforo e boro, que transformavam o silício em condutor por cargas negativas ou condutor por cargas positivas, dependendo de qual dos dois materiais fosse usado. Estas substâncias adicionadas ao silício são chamadas de impurezas, e o silício “contaminado” por elas é chamado de silício dopado. O funcionamento e um transístor é bastante simples, quase elementar. É como naquele velho ditado “as melhores invenções são as mais simples”. As válvulas eram muito mais complexas que os transístores e mesmo assim foram rapidamente substituídas por eles.
  • 10. Evolução até aos nossos dias Quando o transístor está desligado, não existe carga eléctrica na base, por isso, não existe corrente eléctrica entre o emissor e o colector. Quanto é aplicada uma certa tensão na base, o circuito é fechado e é estabelecida a corrente entre o emissor e o receptor. Outro grande salto veio quando os fabricantes deram-se conta que era possível construir vários transístores sobre o mesmo waffer de silício. Havia surgido então o circuito integrado, vários transístores dentro do mesmo encapsulamento. Não demorou muito para surgirem os primeiros micro chips.
  • 11. Aparecimento e desenvolvimento da internet A internet foi criada em 1969, ela foi fundada pela ARPA(AdvencedResearchPojectsAgency). A ARPA, é um órgão do governo dos Estados Unidos. Antes não se chamava Internet, e sim ARPANET, devido ao órgão de criação. A ideia era criar um formar uma conexão entre pesquisadores de uma universidade com outras e  poderem trocar informações através de um computador. Então era este apenas, o objectivo da ARPANET. A internet é meio de comunicação de maior acesso nos dias de hoje.Em todo o tempo, todo instante, existe alguém fazendo o seu acesso.Desde criança á adulto. ela é acessada por milhões de pessoas em todo o planeta.
  • 12. Aparecimento e desenvolvimento da internet O ideia é que as informações viajassem por vários direcções, rapidamente e em segurnaça. Hoje e nossos dias a Internet é pública.
  • 13. Utilização que se faz da internet nos nossos dias O número de indivíduos que utiliza a internet aumentou mais de sete vezes de 1997 a 2007, tendo registado um crescimento médio anual de 23%. Em 2007, são cerca de 3,9 milhões os indivíduos que usam a rede global, um valor que representa 46.6% do universo em estudo. Os mais jovens, os pertencentes às classes sociais mais elevadas e os estudantes são os que se destacam nesta matéria, com taxas de utilização da net bastante acima da média. A maioria (55.4%) dos homens é utilizador de Internet, tal como 38.6% das mulheres, mas entre elas a utilização de Internet cresceu 10 vezes em 10 anos. A taxa de penetração mais elevada é observada junto dos estudantes: 95.8% deles utiliza a Internet, assim como 94.6% dos quadros médios e superiores, 94.4% dos indivíduos da classe social alta ou 94.2% dos jovens dos 15 aos 17 anos.
  • 14. Vantagens desvantagens As vantagens da Internet são: podemos pesquisar informação importante para a escola e para a nossa vida, de forma fácil e rápida, podemos comunicar com os nossos conhecidos de qualquer parte do Mundo através de e-mails e de programas de conversação em directo. As desvantagens da Internet são: ter muita informação e alguma não é válida, a comunicação pode ser mal-entendida, pode transportar vírus para o nosso computador, pode tornar as pessoas dependentes e prejudicar as relações humanas e outras pessoas podem usar os nossos dados com más intenções.
  • 15. produção Elementos do grupo: Valdemar Teixeira Bruno Matos Sérgio Correia Paulo Lindeza Cristina Almeida Nome do curso: EFA1 Nome do Centro: Centro de Educação do Futuro ( CEF )