SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 30
Fotografia
O que é fotografia? Talvez a forma de transmitir formas de olhar o mundo, expressar algo e também uma forma de magia.  Magia na medida em que se consegue registrar a realidade de uma forma tão real.
A fotografiaoferece uma série de atribuições, todos fotografam visando vários objetivos: Recordar um momento de vida que passa, documentar um fato ou um fundamento técnico, divulgar uma visão de mundo ou simplesmente expor um conceito, uma idéia.
Como tirar retratos criativos Tirar um simples retrato de uma pessoa é relativamente fácil: centrar o rosto e disparar. Mais um retrato, nada de novo. E se aprendesse a tirar retratos espetaculares, daqueles para onde nos apetece ficar a olhar para sempre, de tão criativos e fascinantes que são?
Mudar de perspectiva. O retrato é a representação de uma pessoa e, como tal, tem como principal objetivo captar o seu rosto, expressão e estado de espírito. Nesse sentido, os retratos são normalmente tirados ao nível dos olhos mas não tem de ser exclusivamente dessa forma. Porque não experimentar fotografar de cima ou de baixo? Um ângulo completamente inesperado pode revelar-se um retrato interessante e original.
Olhos nos olhos? Para criar um retrato ainda mais atraente, peça à pessoa para olhar para fora do campo de visão da câmara. Quem vê vai ficar imediatamente curioso: para onde estará a olhar? Está a gostar do que vê? Porque será que se ri? Em alternativa, pode introduzir um segundo elemento na imagem, pode ser outra pessoa ou um objeto no qual o principal elemento fixa o olhar e cria uma ligação. Ambas são excelentes formas de dinamizar um retrato e, de certa forma, contar uma história.
Zoom. Aproveite o zoom ou então uma lente de longo alcance para fotografar apenas uma parte da pessoa – olhos, mãos, boca, nariz, nuca, tronco, pernas… mas isso não é um retrato!? É um retrato original que desperta a curiosidade e a imaginação de quem vê, até porque muitas vezes o que não foi fotografado pode dizer mais do que tudo aquilo que foi realmente captado pela máquina.
Pose vs. Natural. Enquanto representação fiel de uma pessoa, um retrato está geralmente associado a poses estáticas, o que muitas vezes não faz nada em termos de contribuir para uma fotografia original e apelativa. Um retrato também pode ser tirado sem a pessoa estar a contar, ou seja, fotografe-a num ambiente familiar a fazer coisas de forma natural para conseguir um momento especialmente realista.
Moldura real. Em vez de fotografar exclusivamente o rosto de uma pessoa, procure emoldurá-lo com recurso a outros elementos como uma janela, porta, gradeamento, uma pequena abertura ou mesmo utilizando as suas próprias mãos. O resultado será um retrato com elevado interesse e profundidade, porque a existência da moldura direciona a atenção de quem vê para algo muito específico, como a expressão dos olhos ou da boca.
Trocar o formato. Tradicionalmente, os retratos são tirados com a máquina posicionada de forma vertical – porque não quebrar as regras e disparar horizontalmente para variar? E quem diz vertical e horizontal, também aplaude o fotografar com recurso a um ângulo diagonal para um toque artístico e/ou irreverente. Os resultados serão certamente diferentes, mas igualmente ou ainda mais apelativos aos olhos.
Sejam Criativos!
Fotografar as situações mais comuns Na fotografia existem alguns tipos de fotografias básicas, tais como um retrato, uma paisagem, uma combinação ou uma macro. Aprenda a melhor forma de as conseguir.
Retrato. A idéia de conseguir uma fotografia retrato é conseguir uma fotografia onde os olhos da pessoa fotografada estão em destaque.
Paisagens. Se pretende dar grande ênfase na fotografia de uma bela paisagem, deve escolher uma abertura o mais pequena possível (f/16 ou maior) para obter uma paisagem bem nítida. Foque no meio do enquadramento que pretende e depois dispare.
Macros. As macros são as fotografias close-ups, tais como um pequeno inseto em cima de uma flor ou uma gota de água que reflete uma pessoa; ou seja, um pormenor de algo muito pequeno. Usualmente também será necessário um tripé para combinar o close-up e uma abertura pequena, isto porque usualmente uma abertura pequena significa pouca luz, logo tem de existir um maior tempo de exposição, e quanto maior o tempo de exposição, maior a probabilidade de “tremer a fotografia”.
Técnica
Resolução.Afinal, quantos milhões de pontinhos (os famosos pixels, ou “pictureelements”) uma foto precisa ter? Tecnicamente, 2 megapixels são suficientes para imprimir em 10x15cm. Mas as câmeras de 3 megapixels valem mais a pena, pois custam quase o mesmo e têm 64% mais definição. Como, hoje em dia, até os modelos mais simples vem com 5 megapixels ou mais, esta questão deixou de ser uma preocupação. Na hora de comprar, privilegie uma boa lente e outros recursos – não os megapixels.
Armazenamento.Quantas fotos “cabem” numa câmera digital? Depende da resolução, do nível de qualidade e do tamanho da memória interna ou do cartão de memória da câmera, mas fotos de 5 megapixels ocupam, em média, 2 megabytes. Logo, num cartão de 32MB cabem 16 fotos, num de 64MB, 32, num de 128 MB, 64, e assim por diante. Recomendamos comprar um cartão que comporte pelo menos 100 fotos, para não precisar se preocupar em economizar “filme”.
Acessórios.Quando for comprar a câmera, pense logo nos acessórios. Como já mencionamos, um cartão de memória adicional é fundamental, mas baterias recarregáveis também são praticamente indispensáveis para você poder fotografar à vontade – especialmente se a sua câmera é do tipo que usa pilhas comuns, que se esgotam rapidinho. Sempre verifique o tipo de cartão e de bateria que cada câmera usa antes de comprá-la, pois alguns podem ser bem mais caros.
Foco.Quase todas as câmeras digitais, exceto as mais simples, precisam focalizar a imagem antes de fotografar. Pressione o disparador de leve e espere a câmera encontrar o foco antes de tirar a foto, ou ela pode sair embaçada. Alguns modelos acendem uma luz no visor ou indicam no monitor quando a cena está em foco, às vezes junto com um discreto sinal sonoro. Se a câmera “caçar” o foco e não encontrar, mude um pouco o enquadramento e tente novamente.
Zoom.Quando as lentes de uma câmera conseguem aproximar e afastar a imagem, dizemos que elas têm zoom óptico. A proporção entre a aproximação máxima e mínima indica o fator de zoom em número de “vezes” (X). Daí vêm os 2X, 3X, 4X. Já o zoom digital é só um quebra-galho, pode esquecê-lo. Atualmente, câmeras com 3X de zoom são o mínimo que se deve aceitar. Acima de 5X, saiba que você terá que abrir mão do visor ótico e que pode ser muito difícil não tremer – a não ser que a câmera tenha estabilizador de imagem.
Enquadramento.Nem sempre a pessoa ou objeto que você está fotografando precisa ficar no centro da foto, principalmente quando você quer valorizar aquela linda paisagem ao fundo. Divida mentalmente o espaço do visor em três e experimente alinhar seu ponto de interesse em uma dessas linhas imaginárias (é a chamada “regra dos terços”) – fica muito mais “artístico”. Brinque também com ângulos de visão inusitados – fotografe do alto, do nível do chão, segurando a câmera na altura da cintura...
Olho vermelho.O flash das câmeras compactas fica muito próximo da lente e pode refletir no fundo dos olhos de pessoas e animais, especialmente quando eles são claros. Evite o problema com o redutor de olhos vermelhos (aquele “olhinho” que inevitavelmente aparece em algum dos modos de flash) da câmera, fotografando mais de perto (ajuda muito, experimente) ou desativando o flash. Ou então corrija o problema depois, no computador, ou peça para retocarem os olhos na hora da impressão das fotos.
Cor. A maioria das câmeras digitais vêm com controle de cor, ou white balance. Esse controle de cor faz com que o branco seja realmente branco sob determinada fonte de luz. Mas as configurações pré-selecionadas da câmera nem sempre são as mais indicadas para quem quer fidelidade.  A configuração para dias ensolarados, normalmente indicada por um pequeno sol, dá um tom mais amarelado às fotos. Essa tonalidade dá uma sensação de calor e afeto, tornando a foto mais interessante sob determinados aspectos.
Flash necessário. Um ambiente escuro não é o único lugar onde o flash é um acessório necessário. Em uma foto contra-luz, por exemplo, o flash pode ser usado como preenchimento.
Flash desnecessário. Uma das coisas mais complicadas na fotografia é aprender a usar o flash de forma correta. Usar o flash muito em cima pode deixar a foto toda clara, e muito longe, escura.  Lembre-se que o flash tem um alcance limitado, de normalmente três a cinco metros, às vezes um pouco mais. Não adianta deixar o flash ligado em uma foto onde o foco é um objeto a 30 metros.  Um bom exemplo de mau uso do flash são shows. A luz do palco é mais do que suficiente para sua foto. Usar flash só vai iluminar as cabeças de quem está na sua frente, fazendo sumir o resto.
Experimentação.Esta é a melhor dica para um “fotógrafo digital”: fotografe muito – quanto mais fotos tirar, mais chances de tirar ótimas fotos.
Boas fotografias com a câmera do telemóvel Decida o que quer fotografar.  Decida se quer uma moldura na fotografia, se o seu telemóvel tiver essa opção. Se sim escolha uma apropriada.  Alguns telemóveis têm opções de efeitos, como preto e branco, nevoeiro, etc. Decida se quer algum efeito e veja como fica antes de fotografar.  Decida se precisa de utilizar o flash. Se sim, utilize se o seu telemóvel o tiver.  Coloque tudo na fotografia. Certifique-se que todas as pessoas ou o que quer que esteja a fotografar cabe na fotografia. Se precisar utilize o zoom.  Finalmente, mantenha a mão firme e tire a fotografia! Grave-a e mostre aos seus amigos!  Aviso Nalguns telemóveis, se tremer quando fotografar a fotografia ficará esborratada.
"Fotografar, é colocar na mesma linha de mira, o cérebro, o olhar e o coração."   (Henri Cartier-Bresson, 1994)
Obrigado! PatrichCrusaro

Más contenido relacionado

La actualidad más candente

Oficina de fotografia de palco - Faísca
Oficina de fotografia de palco - FaíscaOficina de fotografia de palco - Faísca
Oficina de fotografia de palco - FaíscaThiago Bode
 
Guia de Fotografia Para Mães - Fotografia com o Celular
Guia de Fotografia Para Mães - Fotografia com o CelularGuia de Fotografia Para Mães - Fotografia com o Celular
Guia de Fotografia Para Mães - Fotografia com o CelularJaqueline Gomes
 
Aula 02 - Curso Fotografia Básica
Aula 02 - Curso Fotografia BásicaAula 02 - Curso Fotografia Básica
Aula 02 - Curso Fotografia Básicatiago.ufc
 
Minicurso de Composição Fotográfica - Aula 1
Minicurso de Composição Fotográfica -  Aula 1Minicurso de Composição Fotográfica -  Aula 1
Minicurso de Composição Fotográfica - Aula 1Pedro Trindade
 
Manual de fotografia
Manual de fotografiaManual de fotografia
Manual de fotografiaDanilo Duarte
 
Curso basico-de-fotografia
Curso basico-de-fotografiaCurso basico-de-fotografia
Curso basico-de-fotografiazocollaro
 
Breves dicas para melhorar suas fotos em todas as situações
Breves dicas para melhorar suas fotos em todas as situaçõesBreves dicas para melhorar suas fotos em todas as situações
Breves dicas para melhorar suas fotos em todas as situaçõesAndré Boaratti
 
Conceitos t cnicos_para_come_ar_a_fotografar_1
Conceitos t cnicos_para_come_ar_a_fotografar_1Conceitos t cnicos_para_come_ar_a_fotografar_1
Conceitos t cnicos_para_come_ar_a_fotografar_1Daniel Amaro
 
Elementos da fotografia básica
Elementos da fotografia básicaElementos da fotografia básica
Elementos da fotografia básicaDiego Avila
 
Representação e planos
Representação e planosRepresentação e planos
Representação e planosMarcio Duarte
 
10 dicas para melhorar sua fotografia em consultório
10 dicas para melhorar sua fotografia em consultório10 dicas para melhorar sua fotografia em consultório
10 dicas para melhorar sua fotografia em consultórioTatiana Gabbi
 

La actualidad más candente (20)

Módulo 2 - Fotografia
Módulo 2 - FotografiaMódulo 2 - Fotografia
Módulo 2 - Fotografia
 
Aprendendo a fotografar
Aprendendo a  fotografar  Aprendendo a  fotografar
Aprendendo a fotografar
 
Oficina de fotografia de palco - Faísca
Oficina de fotografia de palco - FaíscaOficina de fotografia de palco - Faísca
Oficina de fotografia de palco - Faísca
 
Guia de Fotografia Para Mães - Fotografia com o Celular
Guia de Fotografia Para Mães - Fotografia com o CelularGuia de Fotografia Para Mães - Fotografia com o Celular
Guia de Fotografia Para Mães - Fotografia com o Celular
 
Aula 02 - Curso Fotografia Básica
Aula 02 - Curso Fotografia BásicaAula 02 - Curso Fotografia Básica
Aula 02 - Curso Fotografia Básica
 
Minicurso de Composição Fotográfica - Aula 1
Minicurso de Composição Fotográfica -  Aula 1Minicurso de Composição Fotográfica -  Aula 1
Minicurso de Composição Fotográfica - Aula 1
 
Manual de fotografia
Manual de fotografiaManual de fotografia
Manual de fotografia
 
Curso basico-de-fotografia
Curso basico-de-fotografiaCurso basico-de-fotografia
Curso basico-de-fotografia
 
Breves dicas para melhorar suas fotos em todas as situações
Breves dicas para melhorar suas fotos em todas as situaçõesBreves dicas para melhorar suas fotos em todas as situações
Breves dicas para melhorar suas fotos em todas as situações
 
A camera
A cameraA camera
A camera
 
Conceitos t cnicos_para_come_ar_a_fotografar_1
Conceitos t cnicos_para_come_ar_a_fotografar_1Conceitos t cnicos_para_come_ar_a_fotografar_1
Conceitos t cnicos_para_come_ar_a_fotografar_1
 
Aprenda a fotografar em 7 lições
Aprenda a fotografar em 7 liçõesAprenda a fotografar em 7 lições
Aprenda a fotografar em 7 lições
 
Imagem Magica
Imagem MagicaImagem Magica
Imagem Magica
 
Tutorial Fotografia Básica
Tutorial Fotografia BásicaTutorial Fotografia Básica
Tutorial Fotografia Básica
 
Fotometria
FotometriaFotometria
Fotometria
 
Elementos da fotografia básica
Elementos da fotografia básicaElementos da fotografia básica
Elementos da fotografia básica
 
Representação e planos
Representação e planosRepresentação e planos
Representação e planos
 
Corel 02
Corel 02Corel 02
Corel 02
 
10 dicas para melhorar sua fotografia em consultório
10 dicas para melhorar sua fotografia em consultório10 dicas para melhorar sua fotografia em consultório
10 dicas para melhorar sua fotografia em consultório
 
Exposição
ExposiçãoExposição
Exposição
 

Destacado

Tecnología celular %282%29
Tecnología celular %282%29Tecnología celular %282%29
Tecnología celular %282%29jhØs£p Q-O
 
Modelagem De Processos
Modelagem De ProcessosModelagem De Processos
Modelagem De ProcessosOsmar Calado
 
Amigos So Estradas
Amigos So EstradasAmigos So Estradas
Amigos So Estradaselizete.f
 
“Pon de tu parte”, la campaña por el cambio climático
“Pon de tu parte”, la campaña por el cambio climático “Pon de tu parte”, la campaña por el cambio climático
“Pon de tu parte”, la campaña por el cambio climático Perú 2021
 
Para programar modulos pdf
Para programar modulos pdfPara programar modulos pdf
Para programar modulos pdfosamanta
 
Relatório posto 5 tudo a limpo
Relatório posto 5 tudo a limpoRelatório posto 5 tudo a limpo
Relatório posto 5 tudo a limpoIsabel Lopes
 
Evolucion de las herramientas tecnológicas: El computador
Evolucion de las herramientas tecnológicas: El computadorEvolucion de las herramientas tecnológicas: El computador
Evolucion de las herramientas tecnológicas: El computadorAngieArenas
 
Cómo se utilizan los tratamientos compresivos en insuficiencia venosa 2015
Cómo se utilizan los tratamientos compresivos en insuficiencia venosa  2015Cómo se utilizan los tratamientos compresivos en insuficiencia venosa  2015
Cómo se utilizan los tratamientos compresivos en insuficiencia venosa 2015Lenar Chavez Cieza
 
Cartoes de radionica paper doctor
Cartoes de radionica  paper doctorCartoes de radionica  paper doctor
Cartoes de radionica paper doctorPrema Perez
 
materiales de nueva generación y las energías limpias aplicados en la info...
materiales de nueva  generación y las energías  limpias aplicados en la  info...materiales de nueva  generación y las energías  limpias aplicados en la  info...
materiales de nueva generación y las energías limpias aplicados en la info...Lizeth Morales
 
Media angles for blogger 2
Media angles for blogger 2Media angles for blogger 2
Media angles for blogger 2Adam Callery
 

Destacado (20)

A Que Le Temo
A Que Le TemoA Que Le Temo
A Que Le Temo
 
Tecnología celular %282%29
Tecnología celular %282%29Tecnología celular %282%29
Tecnología celular %282%29
 
Modelagem De Processos
Modelagem De ProcessosModelagem De Processos
Modelagem De Processos
 
1gota Apresentacao
1gota Apresentacao1gota Apresentacao
1gota Apresentacao
 
Amigos So Estradas
Amigos So EstradasAmigos So Estradas
Amigos So Estradas
 
Amar é(Tiago)
Amar é(Tiago)Amar é(Tiago)
Amar é(Tiago)
 
Ley combate a la violencia
Ley combate a la violenciaLey combate a la violencia
Ley combate a la violencia
 
“Pon de tu parte”, la campaña por el cambio climático
“Pon de tu parte”, la campaña por el cambio climático “Pon de tu parte”, la campaña por el cambio climático
“Pon de tu parte”, la campaña por el cambio climático
 
Portfolio
PortfolioPortfolio
Portfolio
 
Para programar modulos pdf
Para programar modulos pdfPara programar modulos pdf
Para programar modulos pdf
 
Questions sur les projets
Questions sur les projetsQuestions sur les projets
Questions sur les projets
 
prezzi
prezziprezzi
prezzi
 
Relatório posto 5 tudo a limpo
Relatório posto 5 tudo a limpoRelatório posto 5 tudo a limpo
Relatório posto 5 tudo a limpo
 
Evolucion de las herramientas tecnológicas: El computador
Evolucion de las herramientas tecnológicas: El computadorEvolucion de las herramientas tecnológicas: El computador
Evolucion de las herramientas tecnológicas: El computador
 
Cómo se utilizan los tratamientos compresivos en insuficiencia venosa 2015
Cómo se utilizan los tratamientos compresivos en insuficiencia venosa  2015Cómo se utilizan los tratamientos compresivos en insuficiencia venosa  2015
Cómo se utilizan los tratamientos compresivos en insuficiencia venosa 2015
 
Cartoes de radionica paper doctor
Cartoes de radionica  paper doctorCartoes de radionica  paper doctor
Cartoes de radionica paper doctor
 
reporte virus
reporte virusreporte virus
reporte virus
 
materiales de nueva generación y las energías limpias aplicados en la info...
materiales de nueva  generación y las energías  limpias aplicados en la  info...materiales de nueva  generación y las energías  limpias aplicados en la  info...
materiales de nueva generación y las energías limpias aplicados en la info...
 
Media angles for blogger 2
Media angles for blogger 2Media angles for blogger 2
Media angles for blogger 2
 
Diccionario de hge
Diccionario de hgeDiccionario de hge
Diccionario de hge
 

Similar a Fotografia

05 dicas para tirar fotos sensacionais
05 dicas para tirar fotos sensacionais05 dicas para tirar fotos sensacionais
05 dicas para tirar fotos sensacionaisAndré Boaratti
 
Ofina de fotografia
Ofina de fotografiaOfina de fotografia
Ofina de fotografiaConexao Gyn
 
Recursos da camera digital
Recursos da camera digitalRecursos da camera digital
Recursos da camera digitalIpsun
 
Dicas para fotografar produtos para sua loja virtual no megafashion
Dicas para fotografar produtos para sua loja virtual no megafashionDicas para fotografar produtos para sua loja virtual no megafashion
Dicas para fotografar produtos para sua loja virtual no megafashionMegafashion
 
Com pouca luz e sem tripé
 Com pouca luz e sem tripé Com pouca luz e sem tripé
Com pouca luz e sem tripéPedro Trindade
 
04 Fotografia Digital - Composição e Exposição
04 Fotografia Digital - Composição e Exposição 04 Fotografia Digital - Composição e Exposição
04 Fotografia Digital - Composição e Exposição Paulo Neves
 
10 passos para_sair_do_modo_automatico
10 passos para_sair_do_modo_automatico10 passos para_sair_do_modo_automatico
10 passos para_sair_do_modo_automaticoMARIA DE FÁTIMA ABREU
 
10 passos para_sair_do_modo_automatico
10 passos para_sair_do_modo_automatico 10 passos para_sair_do_modo_automatico
10 passos para_sair_do_modo_automatico DELAINE ROCHA
 
introdução a fotografia forense.ppt
introdução a fotografia forense.pptintrodução a fotografia forense.ppt
introdução a fotografia forense.pptLuana Pereira
 
Aula 01 - Curso de Fotografia Básica
Aula 01 - Curso de Fotografia BásicaAula 01 - Curso de Fotografia Básica
Aula 01 - Curso de Fotografia Básicatiago.ufc
 
Fotografia de retrato por renan rosa
Fotografia de retrato por renan rosaFotografia de retrato por renan rosa
Fotografia de retrato por renan rosaFrancisca Oliveira
 
Fotografia de retrato por renan rosa
Fotografia de retrato por renan rosaFotografia de retrato por renan rosa
Fotografia de retrato por renan rosaFrancisca Oliveira
 
Fotografia de retrato por renan rosa
Fotografia de retrato por renan rosaFotografia de retrato por renan rosa
Fotografia de retrato por renan rosaFrancisca Oliveira
 
Fotografia de retrato por renan rosa
Fotografia de retrato por renan rosaFotografia de retrato por renan rosa
Fotografia de retrato por renan rosaFrancisca Oliveira
 
Pasta virtual de jornalismo (1)
Pasta virtual de jornalismo (1)Pasta virtual de jornalismo (1)
Pasta virtual de jornalismo (1)Francisco Ferreira
 

Similar a Fotografia (20)

Fotografia
FotografiaFotografia
Fotografia
 
05 dicas para tirar fotos sensacionais
05 dicas para tirar fotos sensacionais05 dicas para tirar fotos sensacionais
05 dicas para tirar fotos sensacionais
 
Ofina de fotografia
Ofina de fotografiaOfina de fotografia
Ofina de fotografia
 
Recursos da camera digital
Recursos da camera digitalRecursos da camera digital
Recursos da camera digital
 
Aprenda a fotografar em 7 licoes
Aprenda a fotografar em 7 licoesAprenda a fotografar em 7 licoes
Aprenda a fotografar em 7 licoes
 
Linkedin - Fotos para Perfil
Linkedin - Fotos para PerfilLinkedin - Fotos para Perfil
Linkedin - Fotos para Perfil
 
Dicas para fotografar produtos para sua loja virtual no megafashion
Dicas para fotografar produtos para sua loja virtual no megafashionDicas para fotografar produtos para sua loja virtual no megafashion
Dicas para fotografar produtos para sua loja virtual no megafashion
 
Com pouca luz e sem tripé
 Com pouca luz e sem tripé Com pouca luz e sem tripé
Com pouca luz e sem tripé
 
04 Fotografia Digital - Composição e Exposição
04 Fotografia Digital - Composição e Exposição 04 Fotografia Digital - Composição e Exposição
04 Fotografia Digital - Composição e Exposição
 
10 passos para_sair_do_modo_automatico
10 passos para_sair_do_modo_automatico10 passos para_sair_do_modo_automatico
10 passos para_sair_do_modo_automatico
 
10 passos para_sair_do_modo_automatico
10 passos para_sair_do_modo_automatico 10 passos para_sair_do_modo_automatico
10 passos para_sair_do_modo_automatico
 
introdução a fotografia forense.ppt
introdução a fotografia forense.pptintrodução a fotografia forense.ppt
introdução a fotografia forense.ppt
 
Aula 01 - Curso de Fotografia Básica
Aula 01 - Curso de Fotografia BásicaAula 01 - Curso de Fotografia Básica
Aula 01 - Curso de Fotografia Básica
 
Animais e natureza
Animais e naturezaAnimais e natureza
Animais e natureza
 
Fotografia de retrato por renan rosa
Fotografia de retrato por renan rosaFotografia de retrato por renan rosa
Fotografia de retrato por renan rosa
 
Fotografia de retrato por renan rosa
Fotografia de retrato por renan rosaFotografia de retrato por renan rosa
Fotografia de retrato por renan rosa
 
Fotografia de retrato por renan rosa
Fotografia de retrato por renan rosaFotografia de retrato por renan rosa
Fotografia de retrato por renan rosa
 
Fotografia de retrato por renan rosa
Fotografia de retrato por renan rosaFotografia de retrato por renan rosa
Fotografia de retrato por renan rosa
 
Planos e ângulos
Planos e ângulosPlanos e ângulos
Planos e ângulos
 
Pasta virtual de jornalismo (1)
Pasta virtual de jornalismo (1)Pasta virtual de jornalismo (1)
Pasta virtual de jornalismo (1)
 

Más de Celoy Mascarello (20)

Linux
LinuxLinux
Linux
 
Carleia maria-eli
Carleia maria-eliCarleia maria-eli
Carleia maria-eli
 
Sandra
SandraSandra
Sandra
 
Nilda silvia
Nilda silviaNilda silvia
Nilda silvia
 
Joceane samara
Joceane   samaraJoceane   samara
Joceane samara
 
Grupo mirtes karine
Grupo mirtes karineGrupo mirtes karine
Grupo mirtes karine
 
Carleia maria-eli
Carleia maria-eliCarleia maria-eli
Carleia maria-eli
 
Gestão de midias
Gestão de midiasGestão de midias
Gestão de midias
 
Apresentação eproinfo
Apresentação eproinfoApresentação eproinfo
Apresentação eproinfo
 
Cursos Eproinfo - NTE Xanxerê
Cursos Eproinfo - NTE Xanxerê Cursos Eproinfo - NTE Xanxerê
Cursos Eproinfo - NTE Xanxerê
 
Apresentação eproinfo
Apresentação eproinfoApresentação eproinfo
Apresentação eproinfo
 
Nepre 2012
Nepre 2012Nepre 2012
Nepre 2012
 
Slide patricia frizon
Slide patricia frizonSlide patricia frizon
Slide patricia frizon
 
Projeto tarsila
Projeto tarsilaProjeto tarsila
Projeto tarsila
 
Slide patricia frizon
Slide patricia frizonSlide patricia frizon
Slide patricia frizon
 
Apresentação dirce e suzana07
Apresentação dirce e suzana07Apresentação dirce e suzana07
Apresentação dirce e suzana07
 
Projeto: Ana Paula, Janete e Marlides
Projeto: Ana Paula, Janete e MarlidesProjeto: Ana Paula, Janete e Marlides
Projeto: Ana Paula, Janete e Marlides
 
Slides pronto ana marlides e janete
Slides pronto ana marlides e janeteSlides pronto ana marlides e janete
Slides pronto ana marlides e janete
 
Projeto final neusa
Projeto final neusaProjeto final neusa
Projeto final neusa
 
Projeto final neusa 10
Projeto final neusa 10Projeto final neusa 10
Projeto final neusa 10
 

Fotografia

  • 2. O que é fotografia? Talvez a forma de transmitir formas de olhar o mundo, expressar algo e também uma forma de magia. Magia na medida em que se consegue registrar a realidade de uma forma tão real.
  • 3. A fotografiaoferece uma série de atribuições, todos fotografam visando vários objetivos: Recordar um momento de vida que passa, documentar um fato ou um fundamento técnico, divulgar uma visão de mundo ou simplesmente expor um conceito, uma idéia.
  • 4. Como tirar retratos criativos Tirar um simples retrato de uma pessoa é relativamente fácil: centrar o rosto e disparar. Mais um retrato, nada de novo. E se aprendesse a tirar retratos espetaculares, daqueles para onde nos apetece ficar a olhar para sempre, de tão criativos e fascinantes que são?
  • 5. Mudar de perspectiva. O retrato é a representação de uma pessoa e, como tal, tem como principal objetivo captar o seu rosto, expressão e estado de espírito. Nesse sentido, os retratos são normalmente tirados ao nível dos olhos mas não tem de ser exclusivamente dessa forma. Porque não experimentar fotografar de cima ou de baixo? Um ângulo completamente inesperado pode revelar-se um retrato interessante e original.
  • 6. Olhos nos olhos? Para criar um retrato ainda mais atraente, peça à pessoa para olhar para fora do campo de visão da câmara. Quem vê vai ficar imediatamente curioso: para onde estará a olhar? Está a gostar do que vê? Porque será que se ri? Em alternativa, pode introduzir um segundo elemento na imagem, pode ser outra pessoa ou um objeto no qual o principal elemento fixa o olhar e cria uma ligação. Ambas são excelentes formas de dinamizar um retrato e, de certa forma, contar uma história.
  • 7. Zoom. Aproveite o zoom ou então uma lente de longo alcance para fotografar apenas uma parte da pessoa – olhos, mãos, boca, nariz, nuca, tronco, pernas… mas isso não é um retrato!? É um retrato original que desperta a curiosidade e a imaginação de quem vê, até porque muitas vezes o que não foi fotografado pode dizer mais do que tudo aquilo que foi realmente captado pela máquina.
  • 8. Pose vs. Natural. Enquanto representação fiel de uma pessoa, um retrato está geralmente associado a poses estáticas, o que muitas vezes não faz nada em termos de contribuir para uma fotografia original e apelativa. Um retrato também pode ser tirado sem a pessoa estar a contar, ou seja, fotografe-a num ambiente familiar a fazer coisas de forma natural para conseguir um momento especialmente realista.
  • 9. Moldura real. Em vez de fotografar exclusivamente o rosto de uma pessoa, procure emoldurá-lo com recurso a outros elementos como uma janela, porta, gradeamento, uma pequena abertura ou mesmo utilizando as suas próprias mãos. O resultado será um retrato com elevado interesse e profundidade, porque a existência da moldura direciona a atenção de quem vê para algo muito específico, como a expressão dos olhos ou da boca.
  • 10. Trocar o formato. Tradicionalmente, os retratos são tirados com a máquina posicionada de forma vertical – porque não quebrar as regras e disparar horizontalmente para variar? E quem diz vertical e horizontal, também aplaude o fotografar com recurso a um ângulo diagonal para um toque artístico e/ou irreverente. Os resultados serão certamente diferentes, mas igualmente ou ainda mais apelativos aos olhos.
  • 12. Fotografar as situações mais comuns Na fotografia existem alguns tipos de fotografias básicas, tais como um retrato, uma paisagem, uma combinação ou uma macro. Aprenda a melhor forma de as conseguir.
  • 13. Retrato. A idéia de conseguir uma fotografia retrato é conseguir uma fotografia onde os olhos da pessoa fotografada estão em destaque.
  • 14. Paisagens. Se pretende dar grande ênfase na fotografia de uma bela paisagem, deve escolher uma abertura o mais pequena possível (f/16 ou maior) para obter uma paisagem bem nítida. Foque no meio do enquadramento que pretende e depois dispare.
  • 15. Macros. As macros são as fotografias close-ups, tais como um pequeno inseto em cima de uma flor ou uma gota de água que reflete uma pessoa; ou seja, um pormenor de algo muito pequeno. Usualmente também será necessário um tripé para combinar o close-up e uma abertura pequena, isto porque usualmente uma abertura pequena significa pouca luz, logo tem de existir um maior tempo de exposição, e quanto maior o tempo de exposição, maior a probabilidade de “tremer a fotografia”.
  • 17. Resolução.Afinal, quantos milhões de pontinhos (os famosos pixels, ou “pictureelements”) uma foto precisa ter? Tecnicamente, 2 megapixels são suficientes para imprimir em 10x15cm. Mas as câmeras de 3 megapixels valem mais a pena, pois custam quase o mesmo e têm 64% mais definição. Como, hoje em dia, até os modelos mais simples vem com 5 megapixels ou mais, esta questão deixou de ser uma preocupação. Na hora de comprar, privilegie uma boa lente e outros recursos – não os megapixels.
  • 18. Armazenamento.Quantas fotos “cabem” numa câmera digital? Depende da resolução, do nível de qualidade e do tamanho da memória interna ou do cartão de memória da câmera, mas fotos de 5 megapixels ocupam, em média, 2 megabytes. Logo, num cartão de 32MB cabem 16 fotos, num de 64MB, 32, num de 128 MB, 64, e assim por diante. Recomendamos comprar um cartão que comporte pelo menos 100 fotos, para não precisar se preocupar em economizar “filme”.
  • 19. Acessórios.Quando for comprar a câmera, pense logo nos acessórios. Como já mencionamos, um cartão de memória adicional é fundamental, mas baterias recarregáveis também são praticamente indispensáveis para você poder fotografar à vontade – especialmente se a sua câmera é do tipo que usa pilhas comuns, que se esgotam rapidinho. Sempre verifique o tipo de cartão e de bateria que cada câmera usa antes de comprá-la, pois alguns podem ser bem mais caros.
  • 20. Foco.Quase todas as câmeras digitais, exceto as mais simples, precisam focalizar a imagem antes de fotografar. Pressione o disparador de leve e espere a câmera encontrar o foco antes de tirar a foto, ou ela pode sair embaçada. Alguns modelos acendem uma luz no visor ou indicam no monitor quando a cena está em foco, às vezes junto com um discreto sinal sonoro. Se a câmera “caçar” o foco e não encontrar, mude um pouco o enquadramento e tente novamente.
  • 21. Zoom.Quando as lentes de uma câmera conseguem aproximar e afastar a imagem, dizemos que elas têm zoom óptico. A proporção entre a aproximação máxima e mínima indica o fator de zoom em número de “vezes” (X). Daí vêm os 2X, 3X, 4X. Já o zoom digital é só um quebra-galho, pode esquecê-lo. Atualmente, câmeras com 3X de zoom são o mínimo que se deve aceitar. Acima de 5X, saiba que você terá que abrir mão do visor ótico e que pode ser muito difícil não tremer – a não ser que a câmera tenha estabilizador de imagem.
  • 22. Enquadramento.Nem sempre a pessoa ou objeto que você está fotografando precisa ficar no centro da foto, principalmente quando você quer valorizar aquela linda paisagem ao fundo. Divida mentalmente o espaço do visor em três e experimente alinhar seu ponto de interesse em uma dessas linhas imaginárias (é a chamada “regra dos terços”) – fica muito mais “artístico”. Brinque também com ângulos de visão inusitados – fotografe do alto, do nível do chão, segurando a câmera na altura da cintura...
  • 23. Olho vermelho.O flash das câmeras compactas fica muito próximo da lente e pode refletir no fundo dos olhos de pessoas e animais, especialmente quando eles são claros. Evite o problema com o redutor de olhos vermelhos (aquele “olhinho” que inevitavelmente aparece em algum dos modos de flash) da câmera, fotografando mais de perto (ajuda muito, experimente) ou desativando o flash. Ou então corrija o problema depois, no computador, ou peça para retocarem os olhos na hora da impressão das fotos.
  • 24. Cor. A maioria das câmeras digitais vêm com controle de cor, ou white balance. Esse controle de cor faz com que o branco seja realmente branco sob determinada fonte de luz. Mas as configurações pré-selecionadas da câmera nem sempre são as mais indicadas para quem quer fidelidade. A configuração para dias ensolarados, normalmente indicada por um pequeno sol, dá um tom mais amarelado às fotos. Essa tonalidade dá uma sensação de calor e afeto, tornando a foto mais interessante sob determinados aspectos.
  • 25. Flash necessário. Um ambiente escuro não é o único lugar onde o flash é um acessório necessário. Em uma foto contra-luz, por exemplo, o flash pode ser usado como preenchimento.
  • 26. Flash desnecessário. Uma das coisas mais complicadas na fotografia é aprender a usar o flash de forma correta. Usar o flash muito em cima pode deixar a foto toda clara, e muito longe, escura. Lembre-se que o flash tem um alcance limitado, de normalmente três a cinco metros, às vezes um pouco mais. Não adianta deixar o flash ligado em uma foto onde o foco é um objeto a 30 metros. Um bom exemplo de mau uso do flash são shows. A luz do palco é mais do que suficiente para sua foto. Usar flash só vai iluminar as cabeças de quem está na sua frente, fazendo sumir o resto.
  • 27. Experimentação.Esta é a melhor dica para um “fotógrafo digital”: fotografe muito – quanto mais fotos tirar, mais chances de tirar ótimas fotos.
  • 28. Boas fotografias com a câmera do telemóvel Decida o que quer fotografar. Decida se quer uma moldura na fotografia, se o seu telemóvel tiver essa opção. Se sim escolha uma apropriada. Alguns telemóveis têm opções de efeitos, como preto e branco, nevoeiro, etc. Decida se quer algum efeito e veja como fica antes de fotografar. Decida se precisa de utilizar o flash. Se sim, utilize se o seu telemóvel o tiver. Coloque tudo na fotografia. Certifique-se que todas as pessoas ou o que quer que esteja a fotografar cabe na fotografia. Se precisar utilize o zoom. Finalmente, mantenha a mão firme e tire a fotografia! Grave-a e mostre aos seus amigos! Aviso Nalguns telemóveis, se tremer quando fotografar a fotografia ficará esborratada.
  • 29. "Fotografar, é colocar na mesma linha de mira, o cérebro, o olhar e o coração."  (Henri Cartier-Bresson, 1994)