SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 23
Trabalho de Artes “Egito Antigo” Turma: CTADI  1M Campus Linhares
Território 	O Egito Antigo localizava-se ao nordeste da África. Limitava-se ao norte com o mar Mediterrâneo, ao sul com o deserto da Núbia, a leste com o Mar Vermelho e a oeste com o deserto da Líbia.
Formação do Estado no Egito Antigo: Nomos:conjuntos de aldeias governadas pelos nomarcas, nome dado aos chefes mais poderosos.
Com o tempo, as disputas entre os nomarcas por poder e terras geraram guerras e alianças entre eles. 	Os que venciam, tornavam-se reis, passando a controlar vários nomos. Surgiram então no Egito reinos que foram ficando cada vez maiores, até resumirem a dois: o Alto Egito (no vale do Nilo) e o Baixo Egito (no Delta do Nilo).
Alto e baixo não se referem a norte e sul, relacionam-se ao curso do Nilo e a elevação da terra. Era um território estreito e comprido. 	O Alto Egito era a região sul e tinha esse nome por que estava mais perto da nascente do Nilo, por tanto, em terreno mais alto. Tinha cerca de 900 km de extensão, que começavam em Assuão e terminava na antiga cidade de Mênfis.
	O Baixo Egito correspondia à região do Delta, a norte de Mênfis. Território plano favorável à caça e à pesca, foi onde aqueles povos tiveram mais contato com os estrangeiros.
   Depois, por volta do ano 3200 a.C., o rei Menés, do Alto Egito, conquistou o Baixo Egito, unificando os dois reinos.
Clima 	O clima era quente e seco embora, menos do que hoje em dia. Dizem os estudiosos que entre 5500 e 2500 a.C. o Saara não era como hoje o conhecemos. Era uma região de clima temperado, com água abundante e coberto de vegetação.
  	De um modo geral, o clima egípcio é árido. Entretanto, nas áreas próximas ao Nilo, encontra-se um clima semi-árido. Por isso, é uma das áreas mais populosas do Egito.
Vegetação A flor-de- lótus; Papiro; Plátano; Alfarrobeira; Cipreste; Olmo; Mimosa; Jasmim; Rosas.
Flor-de-lótus
O Rio Nilo O Egito sempre dependeu do Nilo para sua formação e seu desenvolvimento, tanto que as primeiras aldeias egípcias se concentraram no vale do rio Nilo.
Pode-se dizer que a vida nessa região só se tornou possível devido a esse rio. Como disse o historiador grego Heródoto: “o Egito é uma dádiva do Nilo”.Chovia anualmente, de junho a novembro, o que provocava o aumento do nível da água e consequentemente inundações, beneficiando o transporte e comércio.
Como o nível do rio era inconstante, os egípcios desenvolveram diques, barragens e canais d'água para melhor aproveitarem as águas do rio, além de criarem o "nilômetro", um aparelho usado para medir as enchentes.
   No entanto, quando as águas voltavam ao nível normal, uma grossa camada de limo fertilizante (húmus) era deixada sobre a terra, o que favorecia a agricultura e pecuária. 	Durante o período das enchentes os cidadãos eram transportados para as cidades para trabalharem em outras tarefas.  
A agricultura no Egito foi dependente do ciclo do Rio Nilo.
Com a necessidade de observação dos astros e enchentes,os egípcios desenvolveram um calendário, onde o primeiro dia do ano era o primeiro dia das cheias. O ano era dividido em três períodos de quatro meses: inundações (Julho a Outubro), plantio (Novembro a Fevereiro) e colheita (Março a Junho). Inundações
Para os egípcios o Nilo era uma verdadeira bênção dos deuses. O rio era tido como sagrado, sendo adorado como um deus e recebendo hinos e orações.
As cidades egípcias se desenvolveram em torno do Rio Nilo
População Os historiadores acreditam que a população do Egito variou entre 1 e 8 milhões de habitantes. Na época romana, seriam cerca de 6 milhões. 	Dividiam-se em quatro classes sociais: realeza e nobres; artesãos, artífices e mercadores; trabalhadores; e escravos. O exército profissional tornou-se aos poucos uma classe separada. A estrutura social não era de castas: uma pessoa pertencente à classe mais pobre podia ascender aos mais altos cargos do país.
Alunas: Aline; Chrys; Hellen; Julia; Keren; Laysa; Letícia; Lívia; Steicy; Thamires; Thayla. Professora: Ângela Cristina

Más contenido relacionado

La actualidad más candente (19)

Aula de Antigo Egito
Aula de Antigo EgitoAula de Antigo Egito
Aula de Antigo Egito
 
Aula Mesopotâmia e Egito
Aula Mesopotâmia e EgitoAula Mesopotâmia e Egito
Aula Mesopotâmia e Egito
 
EGITO ANTIGO
EGITO ANTIGOEGITO ANTIGO
EGITO ANTIGO
 
Antigo egito
Antigo egitoAntigo egito
Antigo egito
 
Egito Antigo: Nilo, economia e sociedade
Egito Antigo: Nilo, economia e sociedadeEgito Antigo: Nilo, economia e sociedade
Egito Antigo: Nilo, economia e sociedade
 
A MESOPOTÂMIA
A MESOPOTÂMIAA MESOPOTÂMIA
A MESOPOTÂMIA
 
Egito Antigo - 6º Ano (2017)
Egito Antigo - 6º Ano (2017)Egito Antigo - 6º Ano (2017)
Egito Antigo - 6º Ano (2017)
 
Egito 6 ano
Egito 6 anoEgito 6 ano
Egito 6 ano
 
História da mesopotâmia
História da mesopotâmiaHistória da mesopotâmia
História da mesopotâmia
 
Mesopotâmia e Egito 2019
Mesopotâmia  e Egito 2019Mesopotâmia  e Egito 2019
Mesopotâmia e Egito 2019
 
O reino de kush
O reino de kushO reino de kush
O reino de kush
 
Mesopotâmia
MesopotâmiaMesopotâmia
Mesopotâmia
 
Reino de Kush (Cuxe)
Reino de Kush (Cuxe)Reino de Kush (Cuxe)
Reino de Kush (Cuxe)
 
áFrica antiga
áFrica antigaáFrica antiga
áFrica antiga
 
Cultura !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Cultura !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Cultura !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Cultura !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 
Egito antigo
Egito antigo Egito antigo
Egito antigo
 
O egito antigo
O egito antigoO egito antigo
O egito antigo
 
O egito
O egitoO egito
O egito
 
Povos da antiguidade
Povos da antiguidadePovos da antiguidade
Povos da antiguidade
 

Similar a Trabalho de artes - Grupo 2.odp22 (20)

As primeiras civilizações egipto
As primeiras civilizações   egiptoAs primeiras civilizações   egipto
As primeiras civilizações egipto
 
Aula Egito Babil Heb
Aula Egito Babil HebAula Egito Babil Heb
Aula Egito Babil Heb
 
Egito
EgitoEgito
Egito
 
Egito apresntação dia 26 1º ano
Egito apresntação dia 26 1º anoEgito apresntação dia 26 1º ano
Egito apresntação dia 26 1º ano
 
O egito antigo
O egito antigoO egito antigo
O egito antigo
 
Egito Antigo 2345
Egito Antigo 2345Egito Antigo 2345
Egito Antigo 2345
 
Hisger3
Hisger3Hisger3
Hisger3
 
Egito antigo
Egito antigoEgito antigo
Egito antigo
 
Egito antigo
Egito antigo Egito antigo
Egito antigo
 
Antiguidade Oriental _ Egito
Antiguidade Oriental _ EgitoAntiguidade Oriental _ Egito
Antiguidade Oriental _ Egito
 
Egito antigo
Egito antigoEgito antigo
Egito antigo
 
02 egito antigo
02   egito antigo02   egito antigo
02 egito antigo
 
Egito 6 ano
Egito 6 anoEgito 6 ano
Egito 6 ano
 
egito-antigo.pptx
egito-antigo.pptxegito-antigo.pptx
egito-antigo.pptx
 
egito-antigo-nubiaparaaulahistoria--.ppt
egito-antigo-nubiaparaaulahistoria--.pptegito-antigo-nubiaparaaulahistoria--.ppt
egito-antigo-nubiaparaaulahistoria--.ppt
 
Egito 1
Egito 1Egito 1
Egito 1
 
Egito antigo
Egito antigoEgito antigo
Egito antigo
 
Primeiras Civilizações - Egito Antigo
Primeiras Civilizações - Egito AntigoPrimeiras Civilizações - Egito Antigo
Primeiras Civilizações - Egito Antigo
 
Egito antigo mui bom
Egito antigo mui bomEgito antigo mui bom
Egito antigo mui bom
 
História de egipto
História de egiptoHistória de egipto
História de egipto
 

Trabalho de artes - Grupo 2.odp22

  • 1. Trabalho de Artes “Egito Antigo” Turma: CTADI 1M Campus Linhares
  • 2. Território O Egito Antigo localizava-se ao nordeste da África. Limitava-se ao norte com o mar Mediterrâneo, ao sul com o deserto da Núbia, a leste com o Mar Vermelho e a oeste com o deserto da Líbia.
  • 3. Formação do Estado no Egito Antigo: Nomos:conjuntos de aldeias governadas pelos nomarcas, nome dado aos chefes mais poderosos.
  • 4. Com o tempo, as disputas entre os nomarcas por poder e terras geraram guerras e alianças entre eles. Os que venciam, tornavam-se reis, passando a controlar vários nomos. Surgiram então no Egito reinos que foram ficando cada vez maiores, até resumirem a dois: o Alto Egito (no vale do Nilo) e o Baixo Egito (no Delta do Nilo).
  • 5. Alto e baixo não se referem a norte e sul, relacionam-se ao curso do Nilo e a elevação da terra. Era um território estreito e comprido. O Alto Egito era a região sul e tinha esse nome por que estava mais perto da nascente do Nilo, por tanto, em terreno mais alto. Tinha cerca de 900 km de extensão, que começavam em Assuão e terminava na antiga cidade de Mênfis.
  • 6. O Baixo Egito correspondia à região do Delta, a norte de Mênfis. Território plano favorável à caça e à pesca, foi onde aqueles povos tiveram mais contato com os estrangeiros.
  • 7. Depois, por volta do ano 3200 a.C., o rei Menés, do Alto Egito, conquistou o Baixo Egito, unificando os dois reinos.
  • 8. Clima O clima era quente e seco embora, menos do que hoje em dia. Dizem os estudiosos que entre 5500 e 2500 a.C. o Saara não era como hoje o conhecemos. Era uma região de clima temperado, com água abundante e coberto de vegetação.
  • 9. De um modo geral, o clima egípcio é árido. Entretanto, nas áreas próximas ao Nilo, encontra-se um clima semi-árido. Por isso, é uma das áreas mais populosas do Egito.
  • 10. Vegetação A flor-de- lótus; Papiro; Plátano; Alfarrobeira; Cipreste; Olmo; Mimosa; Jasmim; Rosas.
  • 11.
  • 13. O Rio Nilo O Egito sempre dependeu do Nilo para sua formação e seu desenvolvimento, tanto que as primeiras aldeias egípcias se concentraram no vale do rio Nilo.
  • 14. Pode-se dizer que a vida nessa região só se tornou possível devido a esse rio. Como disse o historiador grego Heródoto: “o Egito é uma dádiva do Nilo”.Chovia anualmente, de junho a novembro, o que provocava o aumento do nível da água e consequentemente inundações, beneficiando o transporte e comércio.
  • 15. Como o nível do rio era inconstante, os egípcios desenvolveram diques, barragens e canais d'água para melhor aproveitarem as águas do rio, além de criarem o "nilômetro", um aparelho usado para medir as enchentes.
  • 16. No entanto, quando as águas voltavam ao nível normal, uma grossa camada de limo fertilizante (húmus) era deixada sobre a terra, o que favorecia a agricultura e pecuária. Durante o período das enchentes os cidadãos eram transportados para as cidades para trabalharem em outras tarefas.  
  • 17. A agricultura no Egito foi dependente do ciclo do Rio Nilo.
  • 18. Com a necessidade de observação dos astros e enchentes,os egípcios desenvolveram um calendário, onde o primeiro dia do ano era o primeiro dia das cheias. O ano era dividido em três períodos de quatro meses: inundações (Julho a Outubro), plantio (Novembro a Fevereiro) e colheita (Março a Junho). Inundações
  • 19. Para os egípcios o Nilo era uma verdadeira bênção dos deuses. O rio era tido como sagrado, sendo adorado como um deus e recebendo hinos e orações.
  • 20. As cidades egípcias se desenvolveram em torno do Rio Nilo
  • 21. População Os historiadores acreditam que a população do Egito variou entre 1 e 8 milhões de habitantes. Na época romana, seriam cerca de 6 milhões. Dividiam-se em quatro classes sociais: realeza e nobres; artesãos, artífices e mercadores; trabalhadores; e escravos. O exército profissional tornou-se aos poucos uma classe separada. A estrutura social não era de castas: uma pessoa pertencente à classe mais pobre podia ascender aos mais altos cargos do país.
  • 22.
  • 23. Alunas: Aline; Chrys; Hellen; Julia; Keren; Laysa; Letícia; Lívia; Steicy; Thamires; Thayla. Professora: Ângela Cristina