SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 44
Para Design de Games Kao “Cyber” Tokio
Kao Professor de Design de Games  Espacialização em Mídias Interativas (Senac SP) Graduação em Educação Artística e Artes Cênicas (Belas Artes SP) Ilustrador, Quadrinhista e Roteirista Modelador e Maquetista Designer Digital Agente Cultural (Sesc SP)
Concept Art Representação gráfica de um design idealizado; Tem por objetivo transmitir uma idéia ou intenção;
Concept Art O surgimento da  Concept Art  está ligado à criação das primeiras animações e projetos de veículos automotivos. Sua aplicação mais usual, no entanto, se deu com o estabelecimento de estúdios de design de produtos e agências de propaganda, a partir dos anos 50. Esboço do Fusca, atribuído a Hitler (1932) Esboço de aparelho pré-iPod – Kane Kramer (1979) Esboço do Memorial da América Latina – Niemeyer (1987)
Concept Art Concept Art  não é o mesmo que Arte Conceitual, movimento artístico dos anos 60, no qual a intenção ou o conceito por trás da obra é mais importante que o resultado artístico em si.  Uma e Três Cadeiras - Joseph Kosuth (1965)  Fonte – R. Mutt / Marcel Duchamp (1917) Como Explicar Quadros a uma Lebre Morta - Joseph Beuys (1965)
Concept Artist Profissional que interpreta a idéia apresentada e cria o design visual de um objeto, personagem, ambiente ou conceito ainda inexistente ou que precisa ser renovado; Exocar Personal Flexible Transport Concept - Joshua Saling  (2009)
Concept Artist ,[object Object],[object Object],(Estilo, Conceito e Padrões Tonais) ,[object Object]
Concept Art Como visto nos esboços do primeiro Fusca ou do predecessor do iPod, idealizar o conceito de um produto ou projeto é um recurso técnico comum desde o início das criações do design. Também nas primeiras expressões artísticas, do tradicional ao contemporâneo, o trabalho de esboçar a arte no momento de inspiração é um procedimento usual para que o artista possa, muitas vezes, registrar uma “sensação”, mais do que o caráter estético de uma obra. Um exemplo pode ser visto na obra e nos estudos preliminares de Leonardo DaVinci ou Pablo Picasso.
Estudo para Adoração dos Magos – Leonardo DaVinci (1481) Concept Art
Esboço inicial e obra Guernica – Pablo Picasso (1937) Concept Art
Concept Art Os estúdios cinematográficos também tornaram-se grandes clientes para o trabalho de Concept Art. Os designers sempre mostraram grande criatividade e capacidade de revitalizar o visual de itens, ambientes e figurinos nas produções, de forma rápida e econômica, misturando conceitos e repaginando tendências e escolas estéticas. Esta liberdade criativa permitiu produções invadoras, como vistas em filmes baseados na obra de Julio Verne, em HellRaiser ou 300.
Concept Art e still do filme Blade Runner – Syd Mead (1982) Concept Art
Concept Art e still do filme Tron – Moebius (1982) Concept Art
Concept Art para Design de Games O Design de Games tem grande demanda para  Concept Arts . Todos os elementos visuais do games devem manter a unidade e coerência e devem ser atrativos para  o jogador. Um  Concept Art  ruim pode arruinar um bom jogo e levar à perda de milhões em investimentos. As idéias para a criação dos elementos do game podem vir das fontes mais incomuns. Concept Art de Silo para Half Life (1996)
Concept Art para Space Invaders - Tomohiro Nishikado (1978) Concept Art para Design de Games ...como, por exemplo, os seres alienígenas de Space Invaders...
Entrevista em  Retrogamer Fanzine  com  Toru Iwatani   (1986) “ ... ...eu estava faminto e pedi uma pizza inteira. Tirei uma fatia e o que ficou na mesa foi a idéia para a forma de Pac Man [...] Os inimigos são quatro monstros em forma de fantasmas. Usei quatro cores diferentes apenas para agradar as garotas que jogassem. Achei que elas gostariam das cores bonitas” Concept Art para Design de Games ...ou o inusitado Pacman.
Concept Art para Design de Games Talvez o maior desafio para a criação  de  Concept Art  para o Design de Games resida nas frequentes limitações tecnológicas de hardware e de programação para as sucessivas gerações de consoles e jogos eletrônicos. Os desenvolvedores vêm tentando driblar estas dificuldades com obstinação, criatividade e truques visuais que “escondem” estes defeitos dos olhos do jogador. Mesmo com estes problemas, os criadores conseguem conceber  designs  e elementos gráficos simples de grande apelo visual, como Megaman, Kirby, Goombas ou Sonic, entre outros.
Concept Arts originais de Donkey Kong - Shigeru Miyamoto (1981) Concept Art para Design de Games Super Mario e Donkey Kong mostram como fazer um produto criativo e interessante mesmo com uma quantidade muito limitada de pixels.
“ ...tive que fazer o nariz dele maior e colocar um bigode...  ...tive que fazê-lo usar um macacão, para que o movimento de suas mãos se tornasse perceptível.” Entrevista com Shigeru Miyamoto (2002) Concept Art para Design de Games
Até mesmo jogos com hardware poderoso encontram limites para capacidade de processamento de polígonos  para 3D. Virtua Fighter - Arcade Sega (1999)  Katamari Damachi - PS2 (2004) Concept Art para Design de Games
Concept Art para Design de Games O Design de Games oferece inúmeras oportunidades de trabalho com Concept Art, em virtude da grande variedade de tipos e gêneros de games, que também se ramificam nas mais diversas escolas estéticas. Um mesmo tipo de jogo como, por exemplo, o de simuladores musicais, pode ter variações tão distintas como os baseados em vídeo clips (Lips) e aqueles que optam por recriar a estética de cada período (Beatles Rock Band). Projetos como DJ Hero e Guitar Hero mostram apresentações visuais específicas e estéticas totalmente distintas, focadas em públicos muito diferentes: DJ Hero é sintético, como as casas noturnas de música eletrônica; Guitar Hero tenta reproduzir o glamur despojado e cafona da grandes bandas de hard rock. Até a iconografia do trabalho reflete a identidade de cada jogo.
Dj Hero (2009) Guitar Hero (2005) Concept Art para Design de Games
Concept Art para Design de Games Just Dance - Wii (2008) Jogos para Wii tendem a focar o visual apenas nos elementos essenciais, em razão de um limitação gráfica mais aparente.
Concept Art para Personagens de Games Técnica Retratista Heavy Rain - PS3 (2009) Metal Gear Solid 4 - PS3/Xbox (2009) Mad Dog McCree - Arcxade (1984)
Concept Art para Personagens de Games Técnica Caricatural Tomb Raider (1996) Duke Nuuken (1996) The Sims (2000)
Concept Art para Personagens de Games Técnica Cartunesca The Legend of Zelda Wind Waker - Game Cube (2002) Spore (2008) Street Fighter II (1991) Prince of Persia (1989)
Concept Art para Ambientes de Games Devil May Cry 4 - PS3/Xbox 360 (2008) Mirror´s Edge - PS3 (2008) A cor e o estilo do ambiente influenciam as atitudes do jogador.
Concept Art para Ambientes de Games Lara Croft The Guardian of Light (2010) Bionic Commando Multiplayer (2009) A cor determina nossa relação com o ambiente e altera nossa psique.
Concept Art para Ambientes de Games Final Fantasy IX – Square (2000) Mickey Castle of Illusion – Sega (1990) Terminator Salvation – GRIN (2009) Shenmue – Sega (1999) GTA IV – Rockstar (2008) ...ou em uma ficção criada com elementos do mundo real O ambiente pode ser inspirado em um mundo de fantasia...
Concept Art de elementos de Games Mesmo o item mais convencional pode ter aspectos visuais inovadores.
Cores para Concept Art A escala de cores é fundamental no  Concept Art As cores determinam a “atmosfera” de um ambiente e influenciam diretamente na dinâmica do jogo. Assim, jogos voltados para o público infantil tendem às cores quentes  e contrastantes, com mais vida. Jogos para adultos podem buscar climas mais tensos com cores mais neutras.
Cores para Concept Art Super Mario Sluggers - Wii (2008) God of War III (2010)
Cores para Concept Art Bioshock - PS3/Xbox (2007) Metal Gear Solid - NES (1987) The Secret of the Monkey Island - PC (1996) Skate Pc/Xbox/PS3 (2006)
Cores para Concept Art É importante sabermos analisar os padrões tonais de referências visuais.
Cores para Concept Art
Cores para Concept Art
Referências Estéticas artísticas como o Western, o Decô e o Cyber-Gótico...
Referências ...serviram como modelo conceitual e  referência estética para jogos como Red Dead Redemption, R-Type e Bioshock.
Rolo Compressor a Vapor (1916)  Amoskeag   Stam Power Fire Engine (1873) Spic Michey (2010) Máquinas a vapor do século XVIII, serviram para Epic Mickey. Referências
Exemplos Assassins´s Creed (2007) Sonic The Hedgehog - Mega Drive (1991) Plasma Pong - PC (2006)  Vale a penas estudar as referências conceituais de alguns jogos.
Exemplos Prince of Persia The Forgotten Sands (2010) Dragon Age Origins (2010) Dante´s Inferno (2010)
Dicas para Criação de Concept Art Crie um repertório pessoal - Veja como fazem os Mestres! Copie os Mestres e, depois, ao sentir-se seguro, não copie mais! Não tenha medo do papel em branco: se ficar ruim, faça de novo!  Seja crítico com sua arte, não acredite que já sabe tudo Não se frustre com a autocrítica! A prática leva à perfeição. Sempre que puder, faça à mão: não dependa do software. Persista!!! Você sempre pode melhorar mais um pouquinho...
Como Tornar-se um Concept Artist ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Contato Obrigado! Kao 'Cyber' Tokio [email_address] www.retrogamesbrasil.blogspot.com www.gamecultura.com.br www.blogame.com TWITT ME: www.twitter.com/cyberkao

Más contenido relacionado

Destacado

Concept Offices Pinheiros - Corretor Saladyno (11) 8255-5058 E: saladyno.imov...
Concept Offices Pinheiros - Corretor Saladyno (11) 8255-5058 E: saladyno.imov...Concept Offices Pinheiros - Corretor Saladyno (11) 8255-5058 E: saladyno.imov...
Concept Offices Pinheiros - Corretor Saladyno (11) 8255-5058 E: saladyno.imov...Paulo Robherto
 
Sementes Morumbi - Breve Lançamento - Entre em contato: Consultor de Imóveis ...
Sementes Morumbi - Breve Lançamento - Entre em contato: Consultor de Imóveis ...Sementes Morumbi - Breve Lançamento - Entre em contato: Consultor de Imóveis ...
Sementes Morumbi - Breve Lançamento - Entre em contato: Consultor de Imóveis ...Consultor de Imóveis Clovis
 
DESIGN DE INTERAÇÃO SOCIAL: UM ESTUDO DE DESIGN DE INTERAÇÃO APLICADO A REDE ...
DESIGN DE INTERAÇÃO SOCIAL: UM ESTUDO DE DESIGN DE INTERAÇÃO APLICADO A REDE ...DESIGN DE INTERAÇÃO SOCIAL: UM ESTUDO DE DESIGN DE INTERAÇÃO APLICADO A REDE ...
DESIGN DE INTERAÇÃO SOCIAL: UM ESTUDO DE DESIGN DE INTERAÇÃO APLICADO A REDE ...Ingrid Castro
 
The Art of Game Development
The Art of Game DevelopmentThe Art of Game Development
The Art of Game DevelopmentAmir H. Fassihi
 
Gamification, Gaming Concepts & Game Design
Gamification, Gaming Concepts & Game DesignGamification, Gaming Concepts & Game Design
Gamification, Gaming Concepts & Game Designvincevader
 
Employer Branding - Conferência Internacional Social Hire
Employer Branding - Conferência Internacional Social HireEmployer Branding - Conferência Internacional Social Hire
Employer Branding - Conferência Internacional Social HireGO>Express
 
Metodologias de desenvolvimento de jogos e introdução a game design
Metodologias de desenvolvimento de jogos e introdução a game designMetodologias de desenvolvimento de jogos e introdução a game design
Metodologias de desenvolvimento de jogos e introdução a game designCaio Vinicius Marques Teixeira
 
Tcc - Desenvolvimento de jogos eletrônicos utilizando a tecnologia Unity - Lu...
Tcc - Desenvolvimento de jogos eletrônicos utilizando a tecnologia Unity - Lu...Tcc - Desenvolvimento de jogos eletrônicos utilizando a tecnologia Unity - Lu...
Tcc - Desenvolvimento de jogos eletrônicos utilizando a tecnologia Unity - Lu...Luis Henrique Ferreira
 
Linguagem das Cores - Aula 4
Linguagem das Cores - Aula 4Linguagem das Cores - Aula 4
Linguagem das Cores - Aula 4José Pirauá
 
Linguagem das Cores - Aula 9
Linguagem das Cores - Aula 9Linguagem das Cores - Aula 9
Linguagem das Cores - Aula 9José Pirauá
 
Linguagem das Cores - Aula 5
Linguagem das Cores - Aula 5Linguagem das Cores - Aula 5
Linguagem das Cores - Aula 5José Pirauá
 
Aula Harmonia de Cores
Aula Harmonia de CoresAula Harmonia de Cores
Aula Harmonia de CoresEcoModa
 
Linguagem das Cores - Aula 6
Linguagem das Cores - Aula 6Linguagem das Cores - Aula 6
Linguagem das Cores - Aula 6José Pirauá
 
Projeto de Interiores Residenciais - Banho
Projeto de Interiores Residenciais - BanhoProjeto de Interiores Residenciais - Banho
Projeto de Interiores Residenciais - Banhodanilosaccomori
 
Estrutura do modelo de tcc pronto
Estrutura do modelo de tcc prontoEstrutura do modelo de tcc pronto
Estrutura do modelo de tcc prontoNathalya_Vera
 
DESIGN DE INTERIORES - UNID III REVESTIMENTOS
DESIGN DE INTERIORES - UNID III REVESTIMENTOSDESIGN DE INTERIORES - UNID III REVESTIMENTOS
DESIGN DE INTERIORES - UNID III REVESTIMENTOSLuciana Santos
 
Concept Art - Character Design
Concept Art - Character DesignConcept Art - Character Design
Concept Art - Character Designnombre thera
 

Destacado (20)

Concept Offices Pinheiros - Corretor Saladyno (11) 8255-5058 E: saladyno.imov...
Concept Offices Pinheiros - Corretor Saladyno (11) 8255-5058 E: saladyno.imov...Concept Offices Pinheiros - Corretor Saladyno (11) 8255-5058 E: saladyno.imov...
Concept Offices Pinheiros - Corretor Saladyno (11) 8255-5058 E: saladyno.imov...
 
Sementes Morumbi - Breve Lançamento - Entre em contato: Consultor de Imóveis ...
Sementes Morumbi - Breve Lançamento - Entre em contato: Consultor de Imóveis ...Sementes Morumbi - Breve Lançamento - Entre em contato: Consultor de Imóveis ...
Sementes Morumbi - Breve Lançamento - Entre em contato: Consultor de Imóveis ...
 
DESIGN DE INTERAÇÃO SOCIAL: UM ESTUDO DE DESIGN DE INTERAÇÃO APLICADO A REDE ...
DESIGN DE INTERAÇÃO SOCIAL: UM ESTUDO DE DESIGN DE INTERAÇÃO APLICADO A REDE ...DESIGN DE INTERAÇÃO SOCIAL: UM ESTUDO DE DESIGN DE INTERAÇÃO APLICADO A REDE ...
DESIGN DE INTERAÇÃO SOCIAL: UM ESTUDO DE DESIGN DE INTERAÇÃO APLICADO A REDE ...
 
Boutique3d
Boutique3dBoutique3d
Boutique3d
 
Concept art
Concept artConcept art
Concept art
 
The Art of Game Development
The Art of Game DevelopmentThe Art of Game Development
The Art of Game Development
 
Gamification, Gaming Concepts & Game Design
Gamification, Gaming Concepts & Game DesignGamification, Gaming Concepts & Game Design
Gamification, Gaming Concepts & Game Design
 
Apresentação TCC Games
Apresentação TCC GamesApresentação TCC Games
Apresentação TCC Games
 
Employer Branding - Conferência Internacional Social Hire
Employer Branding - Conferência Internacional Social HireEmployer Branding - Conferência Internacional Social Hire
Employer Branding - Conferência Internacional Social Hire
 
Metodologias de desenvolvimento de jogos e introdução a game design
Metodologias de desenvolvimento de jogos e introdução a game designMetodologias de desenvolvimento de jogos e introdução a game design
Metodologias de desenvolvimento de jogos e introdução a game design
 
Tcc - Desenvolvimento de jogos eletrônicos utilizando a tecnologia Unity - Lu...
Tcc - Desenvolvimento de jogos eletrônicos utilizando a tecnologia Unity - Lu...Tcc - Desenvolvimento de jogos eletrônicos utilizando a tecnologia Unity - Lu...
Tcc - Desenvolvimento de jogos eletrônicos utilizando a tecnologia Unity - Lu...
 
Linguagem das Cores - Aula 4
Linguagem das Cores - Aula 4Linguagem das Cores - Aula 4
Linguagem das Cores - Aula 4
 
Linguagem das Cores - Aula 9
Linguagem das Cores - Aula 9Linguagem das Cores - Aula 9
Linguagem das Cores - Aula 9
 
Linguagem das Cores - Aula 5
Linguagem das Cores - Aula 5Linguagem das Cores - Aula 5
Linguagem das Cores - Aula 5
 
Aula Harmonia de Cores
Aula Harmonia de CoresAula Harmonia de Cores
Aula Harmonia de Cores
 
Linguagem das Cores - Aula 6
Linguagem das Cores - Aula 6Linguagem das Cores - Aula 6
Linguagem das Cores - Aula 6
 
Projeto de Interiores Residenciais - Banho
Projeto de Interiores Residenciais - BanhoProjeto de Interiores Residenciais - Banho
Projeto de Interiores Residenciais - Banho
 
Estrutura do modelo de tcc pronto
Estrutura do modelo de tcc prontoEstrutura do modelo de tcc pronto
Estrutura do modelo de tcc pronto
 
DESIGN DE INTERIORES - UNID III REVESTIMENTOS
DESIGN DE INTERIORES - UNID III REVESTIMENTOSDESIGN DE INTERIORES - UNID III REVESTIMENTOS
DESIGN DE INTERIORES - UNID III REVESTIMENTOS
 
Concept Art - Character Design
Concept Art - Character DesignConcept Art - Character Design
Concept Art - Character Design
 

Similar a Guia completo para Concept Art em jogos

Palestra Game Design
Palestra Game DesignPalestra Game Design
Palestra Game Designvincevader
 
Game Design intro kao tokio unibero 2010
Game Design intro kao tokio unibero 2010Game Design intro kao tokio unibero 2010
Game Design intro kao tokio unibero 2010Kao Tokio
 
Cultura para o Design de Games
Cultura para o Design de GamesCultura para o Design de Games
Cultura para o Design de GamesKao Tokio
 
Protagonismo feminino nos jogos
Protagonismo feminino nos jogosProtagonismo feminino nos jogos
Protagonismo feminino nos jogosSandy Maciel
 
Desenvolvimento de Jogos - Mercado Parte 2
Desenvolvimento de Jogos - Mercado Parte 2Desenvolvimento de Jogos - Mercado Parte 2
Desenvolvimento de Jogos - Mercado Parte 2Fabio Moura Pereira
 
evolução dos jogos
evolução dos jogosevolução dos jogos
evolução dos jogosmrcd
 
6Game Design Process 2010 Unibero Kao Tokio Upload
6Game Design Process 2010 Unibero Kao Tokio Upload6Game Design Process 2010 Unibero Kao Tokio Upload
6Game Design Process 2010 Unibero Kao Tokio UploadKao Tokio
 
Trabalhando com jogos eletronicos
Trabalhando com jogos eletronicosTrabalhando com jogos eletronicos
Trabalhando com jogos eletronicosMarcelo Sávio
 
Blooger
BloogerBlooger
Bloogermrcd
 
Desenvolvimento de Jogos - Mercado Parte 1
Desenvolvimento de Jogos - Mercado Parte 1Desenvolvimento de Jogos - Mercado Parte 1
Desenvolvimento de Jogos - Mercado Parte 1Fabio Moura Pereira
 
Introdução sobre desenvolvimento de games
Introdução sobre desenvolvimento de gamesIntrodução sobre desenvolvimento de games
Introdução sobre desenvolvimento de gamesRodrigo Rodrigues
 
Palestra (2009) - Introdução ao Desenvolvimento de Jogos
Palestra (2009) - Introdução ao Desenvolvimento de JogosPalestra (2009) - Introdução ao Desenvolvimento de Jogos
Palestra (2009) - Introdução ao Desenvolvimento de JogosKleber de Oliveira Andrade
 
Games e inovacao tecnologica
Games e inovacao tecnologicaGames e inovacao tecnologica
Games e inovacao tecnologicaAlexsandro
 
Criação de Jogos 2D com Técnicas 3D Utilizando Python e C
Criação de Jogos 2D com Técnicas 3D Utilizando Python e CCriação de Jogos 2D com Técnicas 3D Utilizando Python e C
Criação de Jogos 2D com Técnicas 3D Utilizando Python e CLeinylson Fontinele
 

Similar a Guia completo para Concept Art em jogos (20)

Palestra Game Design
Palestra Game DesignPalestra Game Design
Palestra Game Design
 
Game Design intro kao tokio unibero 2010
Game Design intro kao tokio unibero 2010Game Design intro kao tokio unibero 2010
Game Design intro kao tokio unibero 2010
 
Curso Dia 02
Curso Dia 02Curso Dia 02
Curso Dia 02
 
Apresentação.pdf
Apresentação.pdfApresentação.pdf
Apresentação.pdf
 
Cultura para o Design de Games
Cultura para o Design de GamesCultura para o Design de Games
Cultura para o Design de Games
 
Protagonismo feminino nos jogos
Protagonismo feminino nos jogosProtagonismo feminino nos jogos
Protagonismo feminino nos jogos
 
Desenvolvimento de Jogos - Mercado Parte 2
Desenvolvimento de Jogos - Mercado Parte 2Desenvolvimento de Jogos - Mercado Parte 2
Desenvolvimento de Jogos - Mercado Parte 2
 
evolução dos jogos
evolução dos jogosevolução dos jogos
evolução dos jogos
 
O Mundo do Desenvolvimento de Jogos
O Mundo do Desenvolvimento de JogosO Mundo do Desenvolvimento de Jogos
O Mundo do Desenvolvimento de Jogos
 
Games e Interatividade
Games e InteratividadeGames e Interatividade
Games e Interatividade
 
6Game Design Process 2010 Unibero Kao Tokio Upload
6Game Design Process 2010 Unibero Kao Tokio Upload6Game Design Process 2010 Unibero Kao Tokio Upload
6Game Design Process 2010 Unibero Kao Tokio Upload
 
Trabalhando com jogos eletronicos
Trabalhando com jogos eletronicosTrabalhando com jogos eletronicos
Trabalhando com jogos eletronicos
 
Blooger
BloogerBlooger
Blooger
 
Desenvolvimento de Jogos - Mercado Parte 1
Desenvolvimento de Jogos - Mercado Parte 1Desenvolvimento de Jogos - Mercado Parte 1
Desenvolvimento de Jogos - Mercado Parte 1
 
Introdução sobre desenvolvimento de games
Introdução sobre desenvolvimento de gamesIntrodução sobre desenvolvimento de games
Introdução sobre desenvolvimento de games
 
Palestra (2009) - Introdução ao Desenvolvimento de Jogos
Palestra (2009) - Introdução ao Desenvolvimento de JogosPalestra (2009) - Introdução ao Desenvolvimento de Jogos
Palestra (2009) - Introdução ao Desenvolvimento de Jogos
 
Games e inovacao tecnologica
Games e inovacao tecnologicaGames e inovacao tecnologica
Games e inovacao tecnologica
 
Historia do videogame
Historia do videogameHistoria do videogame
Historia do videogame
 
Histori do videogame
Histori do videogameHistori do videogame
Histori do videogame
 
Criação de Jogos 2D com Técnicas 3D Utilizando Python e C
Criação de Jogos 2D com Técnicas 3D Utilizando Python e CCriação de Jogos 2D com Técnicas 3D Utilizando Python e C
Criação de Jogos 2D com Técnicas 3D Utilizando Python e C
 

Más de Kao Tokio

Gamificação como Cultura - Palestra Fatec Carapicuíba 2019
Gamificação como Cultura - Palestra Fatec Carapicuíba 2019Gamificação como Cultura - Palestra Fatec Carapicuíba 2019
Gamificação como Cultura - Palestra Fatec Carapicuíba 2019Kao Tokio
 
Cultura para Games Brasileiros
Cultura para Games BrasileirosCultura para Games Brasileiros
Cultura para Games BrasileirosKao Tokio
 
Cultura, Games e Design Criativo / mar 2014
Cultura, Games e Design Criativo / mar 2014Cultura, Games e Design Criativo / mar 2014
Cultura, Games e Design Criativo / mar 2014Kao Tokio
 
8 Game Design 2010 Unibero Game Arte
8 Game Design 2010 Unibero Game Arte8 Game Design 2010 Unibero Game Arte
8 Game Design 2010 Unibero Game ArteKao Tokio
 
Palestra Fundamentos do Design de Objetos
Palestra Fundamentos do Design de ObjetosPalestra Fundamentos do Design de Objetos
Palestra Fundamentos do Design de ObjetosKao Tokio
 
Palestra Games e Educação Fatec 2011
Palestra Games e Educação Fatec 2011Palestra Games e Educação Fatec 2011
Palestra Games e Educação Fatec 2011Kao Tokio
 
Vírus, Pragas & Spam
Vírus, Pragas & SpamVírus, Pragas & Spam
Vírus, Pragas & SpamKao Tokio
 
Acoes Culturais ACIGAMES - Dia do Jogo Justo - Fase II
Acoes Culturais ACIGAMES - Dia do Jogo Justo - Fase IIAcoes Culturais ACIGAMES - Dia do Jogo Justo - Fase II
Acoes Culturais ACIGAMES - Dia do Jogo Justo - Fase IIKao Tokio
 
Expo Almanaque Binario 2007
Expo Almanaque Binario 2007Expo Almanaque Binario 2007
Expo Almanaque Binario 2007Kao Tokio
 
Palestra "Justo: O Ideal em Jogo" AciGames
Palestra "Justo: O Ideal em Jogo" AciGamesPalestra "Justo: O Ideal em Jogo" AciGames
Palestra "Justo: O Ideal em Jogo" AciGamesKao Tokio
 
7Game Design Interface Kao Tokio Unibero 2010
7Game Design Interface Kao Tokio Unibero 20107Game Design Interface Kao Tokio Unibero 2010
7Game Design Interface Kao Tokio Unibero 2010Kao Tokio
 
5 game design personagens unibero 2010 upload
5 game design personagens unibero 2010 upload5 game design personagens unibero 2010 upload
5 game design personagens unibero 2010 uploadKao Tokio
 
3 game design 2010 unibero narrativa digital upload
3 game design 2010 unibero narrativa digital upload3 game design 2010 unibero narrativa digital upload
3 game design 2010 unibero narrativa digital uploadKao Tokio
 
2 game design_games_ideias_criacao_unibero_2010
2 game design_games_ideias_criacao_unibero_20102 game design_games_ideias_criacao_unibero_2010
2 game design_games_ideias_criacao_unibero_2010Kao Tokio
 
4 game design_atomos_do_game_unibero_2010
4 game design_atomos_do_game_unibero_20104 game design_atomos_do_game_unibero_2010
4 game design_atomos_do_game_unibero_2010Kao Tokio
 

Más de Kao Tokio (15)

Gamificação como Cultura - Palestra Fatec Carapicuíba 2019
Gamificação como Cultura - Palestra Fatec Carapicuíba 2019Gamificação como Cultura - Palestra Fatec Carapicuíba 2019
Gamificação como Cultura - Palestra Fatec Carapicuíba 2019
 
Cultura para Games Brasileiros
Cultura para Games BrasileirosCultura para Games Brasileiros
Cultura para Games Brasileiros
 
Cultura, Games e Design Criativo / mar 2014
Cultura, Games e Design Criativo / mar 2014Cultura, Games e Design Criativo / mar 2014
Cultura, Games e Design Criativo / mar 2014
 
8 Game Design 2010 Unibero Game Arte
8 Game Design 2010 Unibero Game Arte8 Game Design 2010 Unibero Game Arte
8 Game Design 2010 Unibero Game Arte
 
Palestra Fundamentos do Design de Objetos
Palestra Fundamentos do Design de ObjetosPalestra Fundamentos do Design de Objetos
Palestra Fundamentos do Design de Objetos
 
Palestra Games e Educação Fatec 2011
Palestra Games e Educação Fatec 2011Palestra Games e Educação Fatec 2011
Palestra Games e Educação Fatec 2011
 
Vírus, Pragas & Spam
Vírus, Pragas & SpamVírus, Pragas & Spam
Vírus, Pragas & Spam
 
Acoes Culturais ACIGAMES - Dia do Jogo Justo - Fase II
Acoes Culturais ACIGAMES - Dia do Jogo Justo - Fase IIAcoes Culturais ACIGAMES - Dia do Jogo Justo - Fase II
Acoes Culturais ACIGAMES - Dia do Jogo Justo - Fase II
 
Expo Almanaque Binario 2007
Expo Almanaque Binario 2007Expo Almanaque Binario 2007
Expo Almanaque Binario 2007
 
Palestra "Justo: O Ideal em Jogo" AciGames
Palestra "Justo: O Ideal em Jogo" AciGamesPalestra "Justo: O Ideal em Jogo" AciGames
Palestra "Justo: O Ideal em Jogo" AciGames
 
7Game Design Interface Kao Tokio Unibero 2010
7Game Design Interface Kao Tokio Unibero 20107Game Design Interface Kao Tokio Unibero 2010
7Game Design Interface Kao Tokio Unibero 2010
 
5 game design personagens unibero 2010 upload
5 game design personagens unibero 2010 upload5 game design personagens unibero 2010 upload
5 game design personagens unibero 2010 upload
 
3 game design 2010 unibero narrativa digital upload
3 game design 2010 unibero narrativa digital upload3 game design 2010 unibero narrativa digital upload
3 game design 2010 unibero narrativa digital upload
 
2 game design_games_ideias_criacao_unibero_2010
2 game design_games_ideias_criacao_unibero_20102 game design_games_ideias_criacao_unibero_2010
2 game design_games_ideias_criacao_unibero_2010
 
4 game design_atomos_do_game_unibero_2010
4 game design_atomos_do_game_unibero_20104 game design_atomos_do_game_unibero_2010
4 game design_atomos_do_game_unibero_2010
 

Guia completo para Concept Art em jogos

  • 1. Para Design de Games Kao “Cyber” Tokio
  • 2. Kao Professor de Design de Games Espacialização em Mídias Interativas (Senac SP) Graduação em Educação Artística e Artes Cênicas (Belas Artes SP) Ilustrador, Quadrinhista e Roteirista Modelador e Maquetista Designer Digital Agente Cultural (Sesc SP)
  • 3. Concept Art Representação gráfica de um design idealizado; Tem por objetivo transmitir uma idéia ou intenção;
  • 4. Concept Art O surgimento da Concept Art está ligado à criação das primeiras animações e projetos de veículos automotivos. Sua aplicação mais usual, no entanto, se deu com o estabelecimento de estúdios de design de produtos e agências de propaganda, a partir dos anos 50. Esboço do Fusca, atribuído a Hitler (1932) Esboço de aparelho pré-iPod – Kane Kramer (1979) Esboço do Memorial da América Latina – Niemeyer (1987)
  • 5. Concept Art Concept Art não é o mesmo que Arte Conceitual, movimento artístico dos anos 60, no qual a intenção ou o conceito por trás da obra é mais importante que o resultado artístico em si. Uma e Três Cadeiras - Joseph Kosuth (1965) Fonte – R. Mutt / Marcel Duchamp (1917) Como Explicar Quadros a uma Lebre Morta - Joseph Beuys (1965)
  • 6. Concept Artist Profissional que interpreta a idéia apresentada e cria o design visual de um objeto, personagem, ambiente ou conceito ainda inexistente ou que precisa ser renovado; Exocar Personal Flexible Transport Concept - Joshua Saling (2009)
  • 7.
  • 8. Concept Art Como visto nos esboços do primeiro Fusca ou do predecessor do iPod, idealizar o conceito de um produto ou projeto é um recurso técnico comum desde o início das criações do design. Também nas primeiras expressões artísticas, do tradicional ao contemporâneo, o trabalho de esboçar a arte no momento de inspiração é um procedimento usual para que o artista possa, muitas vezes, registrar uma “sensação”, mais do que o caráter estético de uma obra. Um exemplo pode ser visto na obra e nos estudos preliminares de Leonardo DaVinci ou Pablo Picasso.
  • 9. Estudo para Adoração dos Magos – Leonardo DaVinci (1481) Concept Art
  • 10. Esboço inicial e obra Guernica – Pablo Picasso (1937) Concept Art
  • 11. Concept Art Os estúdios cinematográficos também tornaram-se grandes clientes para o trabalho de Concept Art. Os designers sempre mostraram grande criatividade e capacidade de revitalizar o visual de itens, ambientes e figurinos nas produções, de forma rápida e econômica, misturando conceitos e repaginando tendências e escolas estéticas. Esta liberdade criativa permitiu produções invadoras, como vistas em filmes baseados na obra de Julio Verne, em HellRaiser ou 300.
  • 12. Concept Art e still do filme Blade Runner – Syd Mead (1982) Concept Art
  • 13. Concept Art e still do filme Tron – Moebius (1982) Concept Art
  • 14. Concept Art para Design de Games O Design de Games tem grande demanda para Concept Arts . Todos os elementos visuais do games devem manter a unidade e coerência e devem ser atrativos para o jogador. Um Concept Art ruim pode arruinar um bom jogo e levar à perda de milhões em investimentos. As idéias para a criação dos elementos do game podem vir das fontes mais incomuns. Concept Art de Silo para Half Life (1996)
  • 15. Concept Art para Space Invaders - Tomohiro Nishikado (1978) Concept Art para Design de Games ...como, por exemplo, os seres alienígenas de Space Invaders...
  • 16. Entrevista em Retrogamer Fanzine com Toru Iwatani (1986) “ ... ...eu estava faminto e pedi uma pizza inteira. Tirei uma fatia e o que ficou na mesa foi a idéia para a forma de Pac Man [...] Os inimigos são quatro monstros em forma de fantasmas. Usei quatro cores diferentes apenas para agradar as garotas que jogassem. Achei que elas gostariam das cores bonitas” Concept Art para Design de Games ...ou o inusitado Pacman.
  • 17. Concept Art para Design de Games Talvez o maior desafio para a criação de Concept Art para o Design de Games resida nas frequentes limitações tecnológicas de hardware e de programação para as sucessivas gerações de consoles e jogos eletrônicos. Os desenvolvedores vêm tentando driblar estas dificuldades com obstinação, criatividade e truques visuais que “escondem” estes defeitos dos olhos do jogador. Mesmo com estes problemas, os criadores conseguem conceber designs e elementos gráficos simples de grande apelo visual, como Megaman, Kirby, Goombas ou Sonic, entre outros.
  • 18. Concept Arts originais de Donkey Kong - Shigeru Miyamoto (1981) Concept Art para Design de Games Super Mario e Donkey Kong mostram como fazer um produto criativo e interessante mesmo com uma quantidade muito limitada de pixels.
  • 19. “ ...tive que fazer o nariz dele maior e colocar um bigode... ...tive que fazê-lo usar um macacão, para que o movimento de suas mãos se tornasse perceptível.” Entrevista com Shigeru Miyamoto (2002) Concept Art para Design de Games
  • 20. Até mesmo jogos com hardware poderoso encontram limites para capacidade de processamento de polígonos para 3D. Virtua Fighter - Arcade Sega (1999) Katamari Damachi - PS2 (2004) Concept Art para Design de Games
  • 21. Concept Art para Design de Games O Design de Games oferece inúmeras oportunidades de trabalho com Concept Art, em virtude da grande variedade de tipos e gêneros de games, que também se ramificam nas mais diversas escolas estéticas. Um mesmo tipo de jogo como, por exemplo, o de simuladores musicais, pode ter variações tão distintas como os baseados em vídeo clips (Lips) e aqueles que optam por recriar a estética de cada período (Beatles Rock Band). Projetos como DJ Hero e Guitar Hero mostram apresentações visuais específicas e estéticas totalmente distintas, focadas em públicos muito diferentes: DJ Hero é sintético, como as casas noturnas de música eletrônica; Guitar Hero tenta reproduzir o glamur despojado e cafona da grandes bandas de hard rock. Até a iconografia do trabalho reflete a identidade de cada jogo.
  • 22. Dj Hero (2009) Guitar Hero (2005) Concept Art para Design de Games
  • 23. Concept Art para Design de Games Just Dance - Wii (2008) Jogos para Wii tendem a focar o visual apenas nos elementos essenciais, em razão de um limitação gráfica mais aparente.
  • 24. Concept Art para Personagens de Games Técnica Retratista Heavy Rain - PS3 (2009) Metal Gear Solid 4 - PS3/Xbox (2009) Mad Dog McCree - Arcxade (1984)
  • 25. Concept Art para Personagens de Games Técnica Caricatural Tomb Raider (1996) Duke Nuuken (1996) The Sims (2000)
  • 26. Concept Art para Personagens de Games Técnica Cartunesca The Legend of Zelda Wind Waker - Game Cube (2002) Spore (2008) Street Fighter II (1991) Prince of Persia (1989)
  • 27. Concept Art para Ambientes de Games Devil May Cry 4 - PS3/Xbox 360 (2008) Mirror´s Edge - PS3 (2008) A cor e o estilo do ambiente influenciam as atitudes do jogador.
  • 28. Concept Art para Ambientes de Games Lara Croft The Guardian of Light (2010) Bionic Commando Multiplayer (2009) A cor determina nossa relação com o ambiente e altera nossa psique.
  • 29. Concept Art para Ambientes de Games Final Fantasy IX – Square (2000) Mickey Castle of Illusion – Sega (1990) Terminator Salvation – GRIN (2009) Shenmue – Sega (1999) GTA IV – Rockstar (2008) ...ou em uma ficção criada com elementos do mundo real O ambiente pode ser inspirado em um mundo de fantasia...
  • 30. Concept Art de elementos de Games Mesmo o item mais convencional pode ter aspectos visuais inovadores.
  • 31. Cores para Concept Art A escala de cores é fundamental no Concept Art As cores determinam a “atmosfera” de um ambiente e influenciam diretamente na dinâmica do jogo. Assim, jogos voltados para o público infantil tendem às cores quentes e contrastantes, com mais vida. Jogos para adultos podem buscar climas mais tensos com cores mais neutras.
  • 32. Cores para Concept Art Super Mario Sluggers - Wii (2008) God of War III (2010)
  • 33. Cores para Concept Art Bioshock - PS3/Xbox (2007) Metal Gear Solid - NES (1987) The Secret of the Monkey Island - PC (1996) Skate Pc/Xbox/PS3 (2006)
  • 34. Cores para Concept Art É importante sabermos analisar os padrões tonais de referências visuais.
  • 37. Referências Estéticas artísticas como o Western, o Decô e o Cyber-Gótico...
  • 38. Referências ...serviram como modelo conceitual e referência estética para jogos como Red Dead Redemption, R-Type e Bioshock.
  • 39. Rolo Compressor a Vapor (1916) Amoskeag Stam Power Fire Engine (1873) Spic Michey (2010) Máquinas a vapor do século XVIII, serviram para Epic Mickey. Referências
  • 40. Exemplos Assassins´s Creed (2007) Sonic The Hedgehog - Mega Drive (1991) Plasma Pong - PC (2006) Vale a penas estudar as referências conceituais de alguns jogos.
  • 41. Exemplos Prince of Persia The Forgotten Sands (2010) Dragon Age Origins (2010) Dante´s Inferno (2010)
  • 42. Dicas para Criação de Concept Art Crie um repertório pessoal - Veja como fazem os Mestres! Copie os Mestres e, depois, ao sentir-se seguro, não copie mais! Não tenha medo do papel em branco: se ficar ruim, faça de novo! Seja crítico com sua arte, não acredite que já sabe tudo Não se frustre com a autocrítica! A prática leva à perfeição. Sempre que puder, faça à mão: não dependa do software. Persista!!! Você sempre pode melhorar mais um pouquinho...
  • 43.
  • 44. Contato Obrigado! Kao 'Cyber' Tokio [email_address] www.retrogamesbrasil.blogspot.com www.gamecultura.com.br www.blogame.com TWITT ME: www.twitter.com/cyberkao