SlideShare uma empresa Scribd logo
1 de 24
O governo Sarney Grupo-G4
O governo Sarney Integrantes: LorennaFulador Daiane Pereira Rayane Lima  Isabel Wright Bethania Priscila Aygres Cardoso 3M4  Prof: Marco Antônio Campo Dall'orto
O governo Sarney A transição Democrática Diretas Já Eleição e morte de Tancredo Neves José Sarney  Os planos econômicos A economia após os planos econômicos Lula e a força do sindicato no período  Indicadores Sociais
A Transição Democrática  Ditadura (1964–1985) :  No governos  não há participação popular,essa participação ocorre de  maneira restrita. Militares que comandavam .  No fim da ditadura Tancredo Neves foi eleito presidente pelo voto indireto de um colégio eleitoral, mas adoeceu e morreu 39 dias depois, sem ter sido oficialmente empossado. Governo Sarney  :      Sarney era vice-presidente da republica e assumia a presidência após a morte de  Tancredo Neves  , seu mandato durou de 1985 a 1990.      Em seu governo ocorreu uma grande aumento na inflação , o Brasil teve   uma divida externa de U$ 100 bilhões.  
Diretas já  A campanha  Diretas Já foi o maior manifesto popular do Brasil. Tinha como objetivo  ter no país eleições diretas para a presidência da república . Colégio Eleitoral  xVotação Direta  Regra  do regime militar.   Regra de uma nova república . Era formado pelos deputados e senadores. Sendo eles os únicos que poderiam escolher o novo presidente.  Toda a população brasileira poderia votar.
Na campanha as escolas , universidades ,  escritórios , oficinas ,nas ruas ,nos trens , toda  a população aderiu a manifestação. Os grandes políticos da oposição (Ulysses Guimarães, FHC,Lula,Itamar Franco ,etc. ) que eram a favor das votações diretas formaram  uma grande corrente.Fazendo : Passeatas Shows musicais Debates Panfletagens
Obs: Os comícios realizados pelo movimento pelas Diretas Já  reuniu mais de 1 milhão  de pessoas  porém a TV  não mostrou .
No dia 25 de abril de 1984 o Congresso  Nacional se reuniu para votar na Emenda Dante de Oliveira. Estabelecia as eleições diretas para presidente.  No fim  por 22 votos de diferença  a emenda foi derrotada . A única forma de se ter novamente eleições  diretas era, reformular a constituição ...!
Eleição e morte de Tancredo Neves  Tancredo Neves é eleito presidente no dia 15 de novembro de 1985 ,pelo colégio eleitoral tendo como seu vice-presidente José Sarney; Tancredo Neves era um político mineiro conhecido pela moderação e pela capacidade de montar acordos políticos entre o governo e a oposição . Antes da posse Tancredo é internado. Sarney se torna Presidente  interino.
No dia 21 de abril de 1985 Tancredo Neves morre .Jornais, revistas e principalmente a população brasileira lamenta a sua morte, por ter ele como a esperança de melhoria para o país . Sarney então se torna  Presidente !
José Sarney Quem é Sarney ? Governo Sarney + PMDB +PDS. Enviam projetos de lei ao Congresso.            EMENDÃO Apoiou a Ditadura Militar; Rompeu com PDS e fundou PFL às vésperas da eleição;   Fim do Colégio Eleitoral e restabelecimento das eleições diretas;
Retorno das eleições para prefeitos. Direito de voto aos analfabetos Reconhecimento da liberdade e autonomia dos sindicatos;
Planos Econômicos  Plano Cruzado I : Ministro Dílson Funaro – crítico do modelo econômico da Ditadura Militar. Objetivos: combater a inflação e a recessão, sem comprometer o crescimento. Controle de preços durante1 ano – obj.: EVITAR INFLAÇÃO INERCIAL; Congelamento dos salários – aumento quando a inflação  chegasse a 20%. Correção monetária é extinta.
Criação de nova moeda – CRUZADO. Adesão da população ao plano de fiscalização dos preços . CRISE DO PLANO Recursos da caderneta de popança investido em consumo  não havia investimento no setor produtivo; A oferta não dava conta da demanda – EXPLOSÃO DO  CONSUMO Preços congeladosDesabastecimentos  cobrança de ágio.
Medidas: ,[object Object]
Queda das reservas internacionais;
Moratória;
Inflação. Uso da mídia para agredir os empresários, Colocou exército para fiscalizar os pastos,  Importações para abastecer mercado
PLANO CRUZADO II: ,[object Object],Consequências:  Cruzado 2 Descongelamento dos preços Aumento tarifas energia , telefone e correio  Aumento imposto sobre cigarro e bebidas; Aumento dos exagerado dos preços; Disparo do gatilho salarial Hiperinflação 1987 – 365%
 Plano Bresser: Em 12 de junho de 1987 o ministro da fazenda Luiz Carlos Bresser Pereira fundou o Plano Bresser.  O plano Bresser institui:  Foi formado para ameniza os problemas de déficit público (governo gastava mais do que podia). Medidas :  Mas o esforço não valeu muito a pena pois em dezembro de 1987 a inflação atingiu 366% então em janeiro de 1988 pediu demissão e foi substituído por Mailson Nóbrega.   Congelamento de preço Congelamento dos salários  Congelamento dos alugueis  Reajuste dos salários . Alem do aumento dos impostos. Corte do subsídios do trigo. Adiamento de obras de grande porte.
Plano Verão: Em 16 de janeiro de 1989 Maison Ferreira Nóbrega lançou um plano econômico: Verão . A crise inflacionária nos anos 80 levou a edição de uma lei que modificou o índice de rendimento da caderneta promovendo ainda o congelamento dos preços e salários, e a criação da nova moeda o cruzado novo e a extinção da OTN.  O plano verão  não deu certo ,gerou uma grande desajuste as cadernetas de poupança que chegaram a 20,37%.
Lula e a força dos sindicatos  Em 14 de maio de 1978 ,véspera da posse do General Figueiredo na presidência da república , 150 mil metalúrgicos do ABC paulista entraram em greve.O maior centro industrial da América latina parou. O principal líder operário e presidente do Sindicato Metalúrgico de São Bernardo do Campo , Luís Inácio Lula da Silva(Lula) . Os patrões tiveram de negociar e prometeram atender a algumas reivindicações  dos trabalhadores .  Mas o acordo não foi cumprido pelas empresas e em  1979 voltaram a acontecer grandes greves.
Médicos Bancários  Motoristas de ônibus Professores  O movimento estimulou o protesto de vários setores. O governo,os empresários e os militares de linha-dura acreditaram que era preciso destruir o ameaçador movimento sindical. Quando estourou uma nova greve no ABC  em 1980 ,aconteceu uma verdadeira operação de guerra do Estado contra os trabalhadores . Por ordens do governador Paulo Maluf  o exército mobilizou tropas para ocupar a cidade.
Lula e seus companheiros da direção sindical foram presos porque os militares acreditavam que sem líderes os movimento recuaria. Cantores, artistas, advogados, entre outros,  prestaram solidariedade aos grevistas. Apesar de toda proibição , os trabalhadores desafiaram as ordens do comandante do II exército e jogaram na lata do lixo todas as leis antigreve . A partir daquele momento ficou claro que o governo não teria mais condições evitar as manifestações populares.

Mais conteúdo relacionado

Mais procurados

República dos Generais - Parte 2
República dos Generais - Parte 2República dos Generais - Parte 2
República dos Generais - Parte 2Valéria Shoujofan
 
O governo Lula (2003-2010)
O governo Lula (2003-2010)O governo Lula (2003-2010)
O governo Lula (2003-2010)Edenilson Morais
 
Redemocratização do brasil pós ditadura militar
Redemocratização do brasil pós ditadura militarRedemocratização do brasil pós ditadura militar
Redemocratização do brasil pós ditadura militarIsabel Aguiar
 
Fernando Henrique Cardoso
Fernando Henrique CardosoFernando Henrique Cardoso
Fernando Henrique CardosoKamila Joyce
 
Brasil Contemporâneo - Prof. Medeiros
Brasil Contemporâneo - Prof. MedeirosBrasil Contemporâneo - Prof. Medeiros
Brasil Contemporâneo - Prof. MedeirosJoão Medeiros
 
A Era Vargas (1930 1945)-aulão
A Era Vargas (1930 1945)-aulãoA Era Vargas (1930 1945)-aulão
A Era Vargas (1930 1945)-aulãoRodrigo Luiz
 
A Nova República: o governo Sarney
A Nova República: o governo SarneyA Nova República: o governo Sarney
A Nova República: o governo SarneyEdenilson Morais
 
Era Vargas (1930-1945)
Era Vargas (1930-1945)Era Vargas (1930-1945)
Era Vargas (1930-1945)Elton Zanoni
 
Governos Geisel e Figueiredo
Governos Geisel e FigueiredoGovernos Geisel e Figueiredo
Governos Geisel e FigueiredoEdenilson Morais
 
Brasil: de 1945 a 1964, uma experiência democrática?
Brasil: de 1945 a 1964, uma experiência democrática?Brasil: de 1945 a 1964, uma experiência democrática?
Brasil: de 1945 a 1964, uma experiência democrática?Jéssica Simões
 
Governo dilma (apresentação thiago e rafael)
Governo dilma (apresentação thiago e rafael)Governo dilma (apresentação thiago e rafael)
Governo dilma (apresentação thiago e rafael)Kerol Brombal
 

Mais procurados (20)

Governo dilma e temer
Governo dilma e temerGoverno dilma e temer
Governo dilma e temer
 
República dos Generais - Parte 2
República dos Generais - Parte 2República dos Generais - Parte 2
República dos Generais - Parte 2
 
O governo Itamar Franco
O governo Itamar FrancoO governo Itamar Franco
O governo Itamar Franco
 
A Redemocratização do Brasil
A Redemocratização do BrasilA Redemocratização do Brasil
A Redemocratização do Brasil
 
Governos Itamar e FHC
Governos Itamar e FHCGovernos Itamar e FHC
Governos Itamar e FHC
 
Regime militar
Regime militarRegime militar
Regime militar
 
O governo Lula (2003-2010)
O governo Lula (2003-2010)O governo Lula (2003-2010)
O governo Lula (2003-2010)
 
Redemocratização do brasil pós ditadura militar
Redemocratização do brasil pós ditadura militarRedemocratização do brasil pós ditadura militar
Redemocratização do brasil pós ditadura militar
 
Fernando Henrique Cardoso
Fernando Henrique CardosoFernando Henrique Cardoso
Fernando Henrique Cardoso
 
A ditadura militar
A ditadura militarA ditadura militar
A ditadura militar
 
Governo lula
Governo lulaGoverno lula
Governo lula
 
Brasil Contemporâneo - Prof. Medeiros
Brasil Contemporâneo - Prof. MedeirosBrasil Contemporâneo - Prof. Medeiros
Brasil Contemporâneo - Prof. Medeiros
 
A Era Vargas (1930 1945)-aulão
A Era Vargas (1930 1945)-aulãoA Era Vargas (1930 1945)-aulão
A Era Vargas (1930 1945)-aulão
 
Governos Lula
Governos LulaGovernos Lula
Governos Lula
 
A Nova República: o governo Sarney
A Nova República: o governo SarneyA Nova República: o governo Sarney
A Nova República: o governo Sarney
 
Era Vargas (1930-1945)
Era Vargas (1930-1945)Era Vargas (1930-1945)
Era Vargas (1930-1945)
 
Governos Geisel e Figueiredo
Governos Geisel e FigueiredoGovernos Geisel e Figueiredo
Governos Geisel e Figueiredo
 
Brasil: de 1945 a 1964, uma experiência democrática?
Brasil: de 1945 a 1964, uma experiência democrática?Brasil: de 1945 a 1964, uma experiência democrática?
Brasil: de 1945 a 1964, uma experiência democrática?
 
Ditadura Militar no Brasil
Ditadura Militar no BrasilDitadura Militar no Brasil
Ditadura Militar no Brasil
 
Governo dilma (apresentação thiago e rafael)
Governo dilma (apresentação thiago e rafael)Governo dilma (apresentação thiago e rafael)
Governo dilma (apresentação thiago e rafael)
 

Destaque

Destaque (11)

Governo itamar franco[1]
Governo itamar franco[1]Governo itamar franco[1]
Governo itamar franco[1]
 
Período democrático (1985-2010)
Período democrático (1985-2010)Período democrático (1985-2010)
Período democrático (1985-2010)
 
Governo sarney[1]
Governo sarney[1]Governo sarney[1]
Governo sarney[1]
 
Sarney collor-itamar-fhc
Sarney collor-itamar-fhcSarney collor-itamar-fhc
Sarney collor-itamar-fhc
 
Política do bem estar social
Política do bem estar socialPolítica do bem estar social
Política do bem estar social
 
Governo sarney
Governo sarney Governo sarney
Governo sarney
 
Brasil 1985 até itamar
Brasil    1985 até itamarBrasil    1985 até itamar
Brasil 1985 até itamar
 
Anos 90
Anos 90Anos 90
Anos 90
 
Governo Sarney
Governo SarneyGoverno Sarney
Governo Sarney
 
GOVERNO LULA (2002-2010)
GOVERNO LULA (2002-2010)GOVERNO LULA (2002-2010)
GOVERNO LULA (2002-2010)
 
Estudo: Governo Dilma - O início discreto
Estudo: Governo Dilma  - O início discretoEstudo: Governo Dilma  - O início discreto
Estudo: Governo Dilma - O início discreto
 

Semelhante a O governo sarney slide

Semelhante a O governo sarney slide (20)

Governo sarney
Governo sarneyGoverno sarney
Governo sarney
 
3ºano ditadura e democracia no brasil
3ºano ditadura e democracia no brasil3ºano ditadura e democracia no brasil
3ºano ditadura e democracia no brasil
 
3º ano - Ditadura Militar e República Nova.
3º ano - Ditadura Militar e República Nova.3º ano - Ditadura Militar e República Nova.
3º ano - Ditadura Militar e República Nova.
 
3º ano - Ditadura Militar e Redemocratização
3º ano - Ditadura Militar e Redemocratização3º ano - Ditadura Militar e Redemocratização
3º ano - Ditadura Militar e Redemocratização
 
Brasil 1985 até itamar
Brasil    1985 até itamarBrasil    1985 até itamar
Brasil 1985 até itamar
 
Ditadura do brasil seminario
Ditadura do brasil   seminarioDitadura do brasil   seminario
Ditadura do brasil seminario
 
9º ano - PÓS DITADURA
9º ano - PÓS DITADURA9º ano - PÓS DITADURA
9º ano - PÓS DITADURA
 
Redemocratização: esperanças e decepções...
Redemocratização: esperanças e decepções...Redemocratização: esperanças e decepções...
Redemocratização: esperanças e decepções...
 
Comissaodaverdade
ComissaodaverdadeComissaodaverdade
Comissaodaverdade
 
Brasil 1985 até itamar
Brasil 1985 até itamarBrasil 1985 até itamar
Brasil 1985 até itamar
 
Período Sarney - 3M2
Período Sarney - 3M2Período Sarney - 3M2
Período Sarney - 3M2
 
Texto ditadura 2[1]
Texto ditadura 2[1]Texto ditadura 2[1]
Texto ditadura 2[1]
 
Brasil 1985 até itamar
Brasil 1985 até itamarBrasil 1985 até itamar
Brasil 1985 até itamar
 
O período sarney
O período sarneyO período sarney
O período sarney
 
Ditadura militar
Ditadura militarDitadura militar
Ditadura militar
 
O brasil pós vargas
O brasil pós vargasO brasil pós vargas
O brasil pós vargas
 
Nova República
Nova RepúblicaNova República
Nova República
 
Conteúdo recuperação história Eduardo
Conteúdo recuperação história   EduardoConteúdo recuperação história   Eduardo
Conteúdo recuperação história Eduardo
 
SLIDES República Militar.pptx
SLIDES República Militar.pptxSLIDES República Militar.pptx
SLIDES República Militar.pptx
 
Período Sarney - 3M2
Período Sarney - 3M2Período Sarney - 3M2
Período Sarney - 3M2
 

Último

ATIVIDADE 1 - GCOM - GESTÃO DA INFORMAÇÃO - 54_2024.docx
ATIVIDADE 1 - GCOM - GESTÃO DA INFORMAÇÃO - 54_2024.docxATIVIDADE 1 - GCOM - GESTÃO DA INFORMAÇÃO - 54_2024.docx
ATIVIDADE 1 - GCOM - GESTÃO DA INFORMAÇÃO - 54_2024.docx2m Assessoria
 
ATIVIDADE 1 - CUSTOS DE PRODUÇÃO - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - CUSTOS DE PRODUÇÃO - 52_2024.docxATIVIDADE 1 - CUSTOS DE PRODUÇÃO - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - CUSTOS DE PRODUÇÃO - 52_2024.docx2m Assessoria
 
ATIVIDADE 1 - LOGÍSTICA EMPRESARIAL - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - LOGÍSTICA EMPRESARIAL - 52_2024.docxATIVIDADE 1 - LOGÍSTICA EMPRESARIAL - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - LOGÍSTICA EMPRESARIAL - 52_2024.docx2m Assessoria
 
Padrões de Projeto: Proxy e Command com exemplo
Padrões de Projeto: Proxy e Command com exemploPadrões de Projeto: Proxy e Command com exemplo
Padrões de Projeto: Proxy e Command com exemploDanilo Pinotti
 
Boas práticas de programação com Object Calisthenics
Boas práticas de programação com Object CalisthenicsBoas práticas de programação com Object Calisthenics
Boas práticas de programação com Object CalisthenicsDanilo Pinotti
 
Assessement Boas Praticas em Kubernetes.pdf
Assessement Boas Praticas em Kubernetes.pdfAssessement Boas Praticas em Kubernetes.pdf
Assessement Boas Praticas em Kubernetes.pdfNatalia Granato
 

Último (6)

ATIVIDADE 1 - GCOM - GESTÃO DA INFORMAÇÃO - 54_2024.docx
ATIVIDADE 1 - GCOM - GESTÃO DA INFORMAÇÃO - 54_2024.docxATIVIDADE 1 - GCOM - GESTÃO DA INFORMAÇÃO - 54_2024.docx
ATIVIDADE 1 - GCOM - GESTÃO DA INFORMAÇÃO - 54_2024.docx
 
ATIVIDADE 1 - CUSTOS DE PRODUÇÃO - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - CUSTOS DE PRODUÇÃO - 52_2024.docxATIVIDADE 1 - CUSTOS DE PRODUÇÃO - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - CUSTOS DE PRODUÇÃO - 52_2024.docx
 
ATIVIDADE 1 - LOGÍSTICA EMPRESARIAL - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - LOGÍSTICA EMPRESARIAL - 52_2024.docxATIVIDADE 1 - LOGÍSTICA EMPRESARIAL - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - LOGÍSTICA EMPRESARIAL - 52_2024.docx
 
Padrões de Projeto: Proxy e Command com exemplo
Padrões de Projeto: Proxy e Command com exemploPadrões de Projeto: Proxy e Command com exemplo
Padrões de Projeto: Proxy e Command com exemplo
 
Boas práticas de programação com Object Calisthenics
Boas práticas de programação com Object CalisthenicsBoas práticas de programação com Object Calisthenics
Boas práticas de programação com Object Calisthenics
 
Assessement Boas Praticas em Kubernetes.pdf
Assessement Boas Praticas em Kubernetes.pdfAssessement Boas Praticas em Kubernetes.pdf
Assessement Boas Praticas em Kubernetes.pdf
 

O governo sarney slide

  • 1. O governo Sarney Grupo-G4
  • 2. O governo Sarney Integrantes: LorennaFulador Daiane Pereira Rayane Lima Isabel Wright Bethania Priscila Aygres Cardoso 3M4 Prof: Marco Antônio Campo Dall'orto
  • 3. O governo Sarney A transição Democrática Diretas Já Eleição e morte de Tancredo Neves José Sarney Os planos econômicos A economia após os planos econômicos Lula e a força do sindicato no período Indicadores Sociais
  • 4. A Transição Democrática Ditadura (1964–1985) : No governos não há participação popular,essa participação ocorre de maneira restrita. Militares que comandavam . No fim da ditadura Tancredo Neves foi eleito presidente pelo voto indireto de um colégio eleitoral, mas adoeceu e morreu 39 dias depois, sem ter sido oficialmente empossado. Governo Sarney : Sarney era vice-presidente da republica e assumia a presidência após a morte de Tancredo Neves , seu mandato durou de 1985 a 1990. Em seu governo ocorreu uma grande aumento na inflação , o Brasil teve uma divida externa de U$ 100 bilhões.  
  • 5. Diretas já A campanha Diretas Já foi o maior manifesto popular do Brasil. Tinha como objetivo ter no país eleições diretas para a presidência da república . Colégio Eleitoral xVotação Direta Regra do regime militar. Regra de uma nova república . Era formado pelos deputados e senadores. Sendo eles os únicos que poderiam escolher o novo presidente. Toda a população brasileira poderia votar.
  • 6. Na campanha as escolas , universidades , escritórios , oficinas ,nas ruas ,nos trens , toda a população aderiu a manifestação. Os grandes políticos da oposição (Ulysses Guimarães, FHC,Lula,Itamar Franco ,etc. ) que eram a favor das votações diretas formaram uma grande corrente.Fazendo : Passeatas Shows musicais Debates Panfletagens
  • 7. Obs: Os comícios realizados pelo movimento pelas Diretas Já reuniu mais de 1 milhão de pessoas porém a TV não mostrou .
  • 8. No dia 25 de abril de 1984 o Congresso Nacional se reuniu para votar na Emenda Dante de Oliveira. Estabelecia as eleições diretas para presidente. No fim por 22 votos de diferença a emenda foi derrotada . A única forma de se ter novamente eleições diretas era, reformular a constituição ...!
  • 9. Eleição e morte de Tancredo Neves Tancredo Neves é eleito presidente no dia 15 de novembro de 1985 ,pelo colégio eleitoral tendo como seu vice-presidente José Sarney; Tancredo Neves era um político mineiro conhecido pela moderação e pela capacidade de montar acordos políticos entre o governo e a oposição . Antes da posse Tancredo é internado. Sarney se torna Presidente interino.
  • 10. No dia 21 de abril de 1985 Tancredo Neves morre .Jornais, revistas e principalmente a população brasileira lamenta a sua morte, por ter ele como a esperança de melhoria para o país . Sarney então se torna Presidente !
  • 11. José Sarney Quem é Sarney ? Governo Sarney + PMDB +PDS. Enviam projetos de lei ao Congresso. EMENDÃO Apoiou a Ditadura Militar; Rompeu com PDS e fundou PFL às vésperas da eleição; Fim do Colégio Eleitoral e restabelecimento das eleições diretas;
  • 12. Retorno das eleições para prefeitos. Direito de voto aos analfabetos Reconhecimento da liberdade e autonomia dos sindicatos;
  • 13. Planos Econômicos Plano Cruzado I : Ministro Dílson Funaro – crítico do modelo econômico da Ditadura Militar. Objetivos: combater a inflação e a recessão, sem comprometer o crescimento. Controle de preços durante1 ano – obj.: EVITAR INFLAÇÃO INERCIAL; Congelamento dos salários – aumento quando a inflação chegasse a 20%. Correção monetária é extinta.
  • 14. Criação de nova moeda – CRUZADO. Adesão da população ao plano de fiscalização dos preços . CRISE DO PLANO Recursos da caderneta de popança investido em consumo  não havia investimento no setor produtivo; A oferta não dava conta da demanda – EXPLOSÃO DO CONSUMO Preços congeladosDesabastecimentos  cobrança de ágio.
  • 15.
  • 16. Queda das reservas internacionais;
  • 18. Inflação. Uso da mídia para agredir os empresários, Colocou exército para fiscalizar os pastos, Importações para abastecer mercado
  • 19.
  • 20. Plano Bresser: Em 12 de junho de 1987 o ministro da fazenda Luiz Carlos Bresser Pereira fundou o Plano Bresser. O plano Bresser institui: Foi formado para ameniza os problemas de déficit público (governo gastava mais do que podia). Medidas :  Mas o esforço não valeu muito a pena pois em dezembro de 1987 a inflação atingiu 366% então em janeiro de 1988 pediu demissão e foi substituído por Mailson Nóbrega.   Congelamento de preço Congelamento dos salários Congelamento dos alugueis Reajuste dos salários . Alem do aumento dos impostos. Corte do subsídios do trigo. Adiamento de obras de grande porte.
  • 21. Plano Verão: Em 16 de janeiro de 1989 Maison Ferreira Nóbrega lançou um plano econômico: Verão . A crise inflacionária nos anos 80 levou a edição de uma lei que modificou o índice de rendimento da caderneta promovendo ainda o congelamento dos preços e salários, e a criação da nova moeda o cruzado novo e a extinção da OTN. O plano verão não deu certo ,gerou uma grande desajuste as cadernetas de poupança que chegaram a 20,37%.
  • 22. Lula e a força dos sindicatos Em 14 de maio de 1978 ,véspera da posse do General Figueiredo na presidência da república , 150 mil metalúrgicos do ABC paulista entraram em greve.O maior centro industrial da América latina parou. O principal líder operário e presidente do Sindicato Metalúrgico de São Bernardo do Campo , Luís Inácio Lula da Silva(Lula) . Os patrões tiveram de negociar e prometeram atender a algumas reivindicações  dos trabalhadores . Mas o acordo não foi cumprido pelas empresas e em 1979 voltaram a acontecer grandes greves.
  • 23. Médicos Bancários Motoristas de ônibus Professores  O movimento estimulou o protesto de vários setores. O governo,os empresários e os militares de linha-dura acreditaram que era preciso destruir o ameaçador movimento sindical. Quando estourou uma nova greve no ABC  em 1980 ,aconteceu uma verdadeira operação de guerra do Estado contra os trabalhadores . Por ordens do governador Paulo Maluf o exército mobilizou tropas para ocupar a cidade.
  • 24. Lula e seus companheiros da direção sindical foram presos porque os militares acreditavam que sem líderes os movimento recuaria. Cantores, artistas, advogados, entre outros, prestaram solidariedade aos grevistas. Apesar de toda proibição , os trabalhadores desafiaram as ordens do comandante do II exército e jogaram na lata do lixo todas as leis antigreve . A partir daquele momento ficou claro que o governo não teria mais condições evitar as manifestações populares.
  • 25. Indicadores sociais do governo Sarney A economia brasileira encontrava-se paralisada com índices de crescimentos econômicos negativos : 1981:...............................1,5% 1990:..............................-4,6% A indústria nacional termina a década abalada pelas altas taxas de juros,congelamentos e pela perda da competitividade . A taxa de crescimento da produtividade do trabalho é decrescente no final da década .
  • 26. Apesar do crescimento econômico , da elevação do nível de empregos e da tolerância do presidente na transição democrática , o governo Sarney estava impopular e desmoralizado. O desagrado popular se devia a inflação descontrolada.