SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 20
Descargar para leer sin conexión
Interpretação de 
300 
Textos (FCC/CESPE/ESAF) 
1
Interpretação de 
300 
Textos (FCC/CESPE/ESAF) 
2 
Para adquirir a apostila de Interpretação de 300 textos (FCC/CESPE/ESAF) acesse o site: 
www.odiferencialconcursos.com.br 
SUMÁRIO 
 Apresentação..........................................................................................3 
 Textos e Questões..................................................................................4 
 Respostas............................................................................................564 
 Bibliografia...........................................................................................772
Interpretação de 
300 
Textos (FCC/CESPE/ESAF) 
3 
APRESENTAÇÃO 
O hábito da leitura é fundamental durante a preparação para qualquer concurso público. Principalmente no que diz respeito a interpretar textos, pois, além de outros importantes motivos, os organizadores sabem que interpretação de texto é o ponto fraco de muitos candidatos. 
Portanto, aprimorar a competência no sentido de analisar minuciosamente um texto é requisito básico para a eficácia dos resultados. 
Apesar de muitos textos serem extraídos de jornais e revistas e mesmo que o candidato esteja habituado a ler esses artigos e reportagens, muitas vezes ele se perde entre as assertivas de cada questão. 
Isso é decorrência da falta de treino, portanto, é fundamental que o candidato faça exercícios de interpretação todos os dias durante o estudo. 
A apostila de INTERPRETAÇÃO DE 300 TEXTOS (ESAF, FCC, CESPE) é mais um instrumento colocado à disposição do concursando para auxiliá-lo no alcance de seu objetivo, ou seja, aprovação num concurso público. 
Nunca é demais lembrar que é a prática de exercícios que fixa o conhecimento e prepara o candidato para reconhecer as armadilhas preparadas pelas bancas organizadoras dos certames, pois muitas vezes conhecer determinado assunto não é suficiente para assimilar a forma como este conhecimento é cobrado nas provas. 
A quantidade de textos e questões juntamente com a qualidade, rapidez no envio e ao compromisso de conduzir o candidato ao sucesso representam todo nosso diferencial. 
Wilma G. Freitas
Interpretação de 
300 
Textos (FCC/CESPE/ESAF) 
4 
TEXTO 1 
Durante dezenas de milhares de anos, as sociedades baseadas na caça e pesca dependeram do mundo natural ao seu redor para obter alimentos. Hoje em dia, alguns povos indígenas ainda vivem dessa forma e consomem elementos da vida selvagem de uma maneira sustentável. Seria uma idiotice da parte deles destruírem as florestas e as planícies que lhes proporcionam víveres. 
Mas, ironicamente, na nossa sociedade “avançada”, fazemos exatamente isso. No mar, cada vez mais são empregadas técnicas de pesca indiscriminadas, negligentes e completamente insustentáveis. Essas técnicas destroem os habitats que produzem e reabastecem os recursos. A pesca comercial tem causado danos significativos a ecossistemas marítimos em grande parte desconhecidos, exaurido inúmeras espécies de peixes, pássaros e mamíferos marinhos e condenado muitas outras à extinção. 
Com o esgotamento de reservas pesqueiras costeiras no mundo inteiro, como a pesca do bacalhau no nordeste dos Estados Unidos, a indústria da pesca se transferiu para os altos-mares – os 64% do oceano que se estendem além das jurisdições nacionais. Imensas redes de arrasto presas a traineiras indicam a escala colossal do ataque e o dano infligido. Redes instaladas em maciços roletes são arrastadas através do leito do mar, varrendo tudo em seu percurso, deixando um deserto submarino estéril e desolado. 
Um relatório da ONU, divulgado há pouco, analisa medidas para proteger os altos-mares e observa que o uso de redes de arrasto é de particular preocupação, por danificar ecossistemas vulneráveis. Na preservação, muitas vezes a ação só vem depois que ocorreu a destruição. Nesse caso, a ONU está numa posição privilegiada para atuar antes que danos irreparáveis sejam feitos. Com essa decisão, podemos prevenir a extinção de incontáveis espécies e ecossistemas que somente agora começam a ser descobertos e que ainda não são compreendidos. 
1. A afirmativa correta, de acordo com o texto, é: 
a) Nos Estados Unidos a pesca transferiu-se para o alto-mar para evitar a destruição das reservas costeiras, como a do bacalhau, no mundo todo. 
b) Hábitos de consumo de alguns povos indígenas levaram à destruição de florestas que lhes ofereceriam alimentos, comprometendo sua sobrevivência. 
c) A única maneira de preservar as reservas pesqueiras em todo o mundo é interrompendo as atividades de pesca, mesmo as que se desenvolvem de modo sustentável.
Interpretação de 
300 
Textos (FCC/CESPE/ESAF) 
5 
d) A ONU mostra-se preocupada com a preservação do ecossistema marinho atualmente em risco devido a práticas como o uso de redes de arrasto no fundo do mar. 
e) A pesca comercial, atualmente, tem-se desenvolvido de forma a preservar o ecossistema marinho, apesar de retirar dele grande quantidade de recursos naturais. 
2. Mas, ironicamente, na nossa sociedade “avançada”, fazemos exatamente isso (início do 2º parágrafo). 
De acordo com o texto, o segmento grifado acima significa, em outras palavras: 
a) Estamos destruindo os recursos naturais que nos proporcionam alimentos. 
b) Dependemos do mundo natural para sobreviver, pois nele encontramos alimento; 
c) Ficamos mais preocupados com os possíveis danos causados ao ambiente marinho. 
d) Desenvolvemos técnicas mais seguras de exploração sustentável do meio ambiente. 
e) Vivemos hoje em dia como os povos indígenas, que conservam elementos da vida selvagem. 
3. O uso das aspas na palavra “avançada” (início do 2º parágrafo). 
a) Indica utilização de palavras de origem estrangeira no contexto. 
b) Aponta emprego de gíria no contexto redigido em norma culta. 
c) Assinala reprodução fiel de uma opinião alheia ao contexto. 
d) Reforça o sentido próprio da palavra, referente ao mundo moderno. 
e) Assinala no contexto o sentido irônico atribuído a ela. 
4. ... Analisa medidas para proteger os altos-mares... (inicio do 4º parágrafo) 
A palavra composta que faz o plural da mesma forma que a grifada acima está também grifada na frase: 
a) Ave oceânica e migradora, o albatroz-de-nariz-amarelo é encontrado no litoral do sudeste e do sul do Brasil. 
b) O leão-marinho é uma das várias espécies ameaçadas de extinção, por danos provocados a seu habitat. 
c) O peixe-boi-da-amazônia é um mamífero encontrado em rios e lagoas dessa região brasileira.
Interpretação de 
300 
Textos (FCC/CESPE/ESAF) 
6 
d) Andorinha-do mar é o nome dado a uma espécie de aves marinhas, conhecida popularmente por trinta réis. 
e) Temida pelos efeitos de seu ataque, a arraia-de-fogo aparece tanto no Brasil quanto no Paraguai. 
5. O verbo flexionado corretamente está grifado na frase: 
a) Tornou-se necessário proteger o ecossistema marinho para que não lhe sobrevissem danos irreparáveis. 
b) Policiais de defesa do meio ambiente reteram as redes que seriam usadas pelos pescadores. 
c) Povos indígenas sempre sobreviveram dos recursos naturais, sem destruição do meio ambiente. 
d) Autoridades responsáveis pela preservação de refúgios marinhos receiavam sua exploração comercial predatória. 
e) Somente um dos pescadores obteu a devida licença para permanecer mais tempo naquele local. 
6. Há palavras escritas de modo INCORRETO na frase: 
a) O uso indiscriminado e criminoso de redes de arrasto em alto-mar constitui uma ameaça ambiental preocupante. 
b) Quilômetros abaixo da superfície marinha, na ausência de luz solar, animais retiram energia de orifícios vulcânicos. 
c) A suspensão provisória de redes de arrasto no mar profundo conta com o respaldo de países em desenvolvimento. 
d) É necessário a prevenção da ocorrência de danos irreversíveis ao equilíbrio ambiental existente no mar profundo. 
e) Alguns países querem restrinjir a expanção da pesca no fundo do mar, porém essa atividade parece ampliar-se por interesses comerciais. 
7. A frase inteiramente clara e correta é: 
a) Com espécies que ainda não está bem conhecida, é o extermínio feito em seu ecossistema pelas redes de arrasto da pesca comercial no mar profundo. 
b) Provoca-se muitos danos no ecossistema do mar profundo, pelas espécies que não se conhece bem ainda, feito com redes de arrasto usadas na pesca comercial. 
c) As redes de arrasto que se utiliza na pesca comercial do mar profundo, acaba com espécies que ainda nem bem se conhecem,causando danos.
Interpretação de 
300 
Textos (FCC/CESPE/ESAF) 
7 
d) A pesca comercial, feita com imensas redes de arrasto, provoca danos colossais ao ecossistema do mar profundo, exterminando espécies ainda nem bem conhecidas. 
e) Com o extermínio das espécies do mar profundo, que ainda não está bem conhecida, temos a pesca comercial que são feitas com redes de arrasto. 
TEXTO 2 
A vida humana como valor jurídico 
Vivemos sob a égide de uma Constituição que orienta o Estado no sentido da dignidade da pessoa humana, tendo como normas a promoção do bem comum, a garantia da integridade física e moral do cidadão e a proteção incondicional do direito à vida. Essa proteção é de tal forma solene que o atentado a essa integridade eleva-se à condição de ato de lesa-humanidade: um atentado contra todos os homens. 
Afirma-se que a Constituição do Brasil protege a vida e que tudo aquilo que soa diferente é contrário ao Direito e por isso não pode realizar-se. Todavia, dizer que a vida depende da proteção da Carta Maior é superfetação porque a vida está acima das normas e compõe todos os artigos, parágrafos, incisos e alíneas de todas as constituintes. 
A cada dia que passa, a consciência atual, despertada e aturdida pela insensibilidade e pela indiferença do mudo tecnicista, começa a se reencontrar com a mais lógica de suas normas: a tutela da vida. Essa consciência de que a vida humana necessita de uma imperiosa proteção vai criando uma série de regras que se ajustam mais e mais com cada agressão sofrida, não apenas no sentido de se criar dispositivos legais, mas como maneira de estabelecer formas mais fraternas de convivência. Este, sim, seria o melhor caminho. 
Tudo isso vai sedimentando a ideia de que a vida de todo ser humano é ornada de especial dignidade, o que deve ser colocado de forma clara em defesa da proteção das necessidades e da sobrevivência de cada um. Esses direitos fundamentais e irrecusáveis da pessoa humana devem ser definidos por um conjunto de normas que possibilitem que cada um tenha condições de desenvolver suas aptidões e suas possibilidades. 
1. Considerando as ideias e a estrutura do texto acima, julgue os itens de 1 a 5.
Interpretação de 
300 
Textos (FCC/CESPE/ESAF) 
8 
1. O texto defende que a sociedade brasileira, apesar de vítima da violência do contexto tecnológico atual, tem por valor superafetado a proteção do direito à vida, garantido constitucionalmente. 
2. Entre os pilares que sustentam a Carta Magna brasileira – a dignidade da pessoa, o respeito ao cidadão, a garantia da sua integridade, o fortalecimento do bem comum e o resguardo do direito à vida – , sobreleva-se este último, pela qualidade de incondicional. 
3. É redundante afirmar que a Constituição do Brasil dá especial ênfase à defesa à existência no país, uma vez que a vida sobreleva-se a constituições sociais e está pressuposta em vários dispositivos legais. 
4. O texto argumenta que é universal e incontestável a consciência de que urge o estabelecimento de formas mais fraternas de convivência no mundo atual. 
5. O texto estrutura-se de forma dissertativa, com léxico predominantemente denotativo, apesar de haver palavras empregadas em sentido conotativo, a exemplo de “soa” e “ornada”. 
TEXTO 3 
BUROCRATAS CEGOS 
A decisão, na sexta-feira, da juíza Adriana Barreto de Carvalho Rizzoto, da 7ª Vara Federal do Rio, determinando que a Light e a Cerj também paguem bônus aos consumidores de energia que reduziram o consumo entre 100 kWh e 200 kWh fez justiça. 
A liminar vale para todos os brasileiros. Quando o Governo se lançou nessa difícil tarefa do racionamento, não contou com tamanha solidariedade dos consumidores. Por isso, deixou essa questão dos bônus em suspenso. Preocupada com os recursos que o Governo federal terá que desembolsar com os prêmios, a Câmara de Gestão da Crise de Energia tem evitado encarar essa questão, muito embora o próprio presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, já tenha dito que o bônus será pago. 
Decididamente, os consumidores não precisavam ter lançado mão da Justiça para poder ter a garantia desse direito. Infelizmente, o permanente desrespeito ao contribuinte ainda faz parte da cultura dos burocratas brasileiros. Estão constantemente preocupados em preservar a máquina do Estado. Jamais pensam na sociedade e nos cidadãos. Agem como se logo
Interpretação de 
300 
Textos (FCC/CESPE/ESAF) 
9 
mais na frente não precisassem da população para vencer as barreiras de mais essa crise. 
(Editorial de O Dia, 19/08/01) 
1. De acordo com o texto: 
a) A juíza expediu a liminar porque as companhias de energia elétrica se negaram a pagar os bônus aos consumidores. 
b) A liminar fez justiça a todos os tipos de consumidores. 
c) A Light e a Cerj ficarão desobrigadas de pagar os bônus se o governo fizer a sua parte. 
d) O excepcional retorno dado pelos consumidores de energia tomou de surpresa o Governo. 
e) O Governo pagará os bônus, desde que as companhias de energia elétrica também o façam. 
2. Só não se depreende do texto que: 
a) os burocratas brasileiros desrespeitam sistematicamente o contribuinte. 
b) o governo não se preparou para o pagamento dos bônus. 
c) o chefe do executivo federal garante que os consumidores receberão o pagamento dos bônus. 
d) a Câmara de Gestão está preocupada com os gastos que terá o Governo com o pagamento dos bônus. 
e) a única forma de os consumidores receberem o pagamento dos bônus é apelando para a Justiça. 
3. De acordo com o texto, a burocracia brasileira: 
a) Vem ultimamente desrespeitando o contribuinte. 
b) Sempre desrespeita o contribuinte. 
c) Jamais desrespeitou o contribuinte. 
d) Vai continuar desrespeitando o contribuinte 
e) Deixará de desrespeitar o contribuinte. 
4. A palavra que justifica a resposta ao item anterior é: 
a) Infelizmente 
b) Constantemente 
c) Cultura 
d) Jamais 
e) Permanente
Interpretação de 
300 
Textos (FCC/CESPE/ESAF) 
10 
5. Os burocratas brasileiros: 
a) ignoram o passado. 
b) Não valorizam o presente. 
c) Subestimam o passado. 
d) Não pensam no futuro. 
e) Superestimam o futuro. 
6. Pode-se afirmar, com base nas ideias do texto: 
a) A Câmara de Gestão defende os interesses da Light e da Cerj. 
b) O presidente da República espera poder pagar os bônus aos consumidores. 
c) Receber o pagamento dos bônus é um direito do contribuinte, desde que tenha reduzido o consumo satisfatoriamente. 
d) Os contribuintes não deveriam ter recorrido à Justiça, porque a Câmara de Gestão garantiu o pagamento dos bônus. 
e) A atuação dos burocratas brasileiros deixou a Câmara de Gestão preocupada. 
TEXTO 4 
Policiais paulistanos 
Sempre fui fã de romances policiais. Conheço pessoas para quem a leitura só pode ser séria, para quebrar a cabeça. Penso o contrário. Um bom livro também ajuda a relaxar. Até agora fãs de mistérios como eu eram obrigados a deglutir penhascos ingleses ou correrias por Los Angeles e Nova York. Há algum tempo surgiu uma safra de romances policiais cujo cenário é São Paulo, com seus bairros e tipos humanos. O último é Morte nos Búzios, de Reginaldo Prandi. Não nego. Conheço o Reginaldo há uns... puxa, trinta anos! (É nessas horas que vejo como o tempo passa.) Para mim, sempre foi o tipo acabado do intelectual. Professor titular de sociologia da USP, passou anos estudando as religiões afro-brasileiras. Fez teses. Há uns meses, encontrei-me com ele em um evento literário. 
– Vou lançar um policial! – contou-me. 
Estranhei. Intelectuais em geral não confessam sequer que leem histórias de detetives. Quanto mais escrever! Assim que saiu, enviou para minha casa. Não nego, sou exigente. Adolescente, já era fã de Sherlock Holmes. Mas adorei Morte nos Búzios. Reginaldo misturou seus conhecimentos sobre as religiões afras com a imaginação. Os crimes acontecem a partir das previsões de uma mãe-de-santo da Freguesia do Ó.
Interpretação de 
300 
Textos (FCC/CESPE/ESAF) 
11 
Aos poucos, o delegado Tiago Paixão começa a descobrir suspeitos entre os frequentadores do terreiro. 
. 
1. Assinale a alternativa correta quanto à concordância verbal. 
a) Há algum tempo surgiu vários romances policiais cujo cenário é São Paulo. 
b) Já fazem uns trinta anos que conheço o Reginaldo! 
c) É nessas horas que vejo com que rapidez passa os dias. 
d) Até agora, obrigavam-se fãs de mistérios a deglutir penhascos ingleses. 
e) Conheço pessoas para quem a leitura têm de ser séria. 
2. Quanto ao emprego de pronome, segundo a norma culta, a frase – ... encontrei-me com ele em um evento literário. – pode ser reescrita da seguinte forma: 
a) ...encontrei-no em um evento literário. 
b) ...encontrei ele em um evento literário. 
c) ...encontrei-o em um evento literário. 
d) ...encontrei-lhe em um evento literário. 
e) ...encontrei-lo em um evento literário. 
3. Assinale a alternativa em que o termo em destaque tem a mesma função sintática que a expressão destacada na frase: - Vou lançar UM POLICIAL! 
a) Penso o contrário. 
b) ... contou-me. 
c) Sempre fui fã de romances policiais. 
d) ... surgiu uma safra de romances policiais. 
e) Um bom livro também ajuda a relaxar. 
4. Articulando as duas orações do período – Não nego, sou exigente. – obtém-se, sem perda do significado: 
a) Não nego, mas sou exigente. 
b) Não nego que sou exigente. 
c) Não nego em que sou exigente. 
d) Não nego de que sou exigente. 
e) Não nego qual sou exigente. 
5. Analise os períodos.
Interpretação de 
300 
Textos (FCC/CESPE/ESAF) 
12 
I. É nessas horas que vejo como o tempo passa. 
II. Assim que saiu, enviou para minha casa. 
A oração destacada em I exerce função sintática de_________ ; 
a destacada em II expressa circunstância de _________. 
Os espaços devem ser preenchidos, respectivamente, com 
a) sujeito ... consequência 
b) complemento nominal ... conformidade 
c) aposto ... causa 
d) predicativo ... condição 
e) objeto direto ... tempo 
6. Analise as afirmações. 
I. O substantivo fã tem o mesmo emprego que o substantivo vítima na forma masculina e na feminina. 
II. Está correta, quanto à grafia, a frase: Um bom livro também ajuda a relaxar, mas se fosse um mal livro, isso não aconteceria. 
III. O plural de mãe-de-santo é mães-de-santo. 
Está correto o que se afirma apenas em 
a) I. 
b) II. 
c) III. 
d) I e II. 
e) II e III. 
7. Intelectuais em geral não confessam sequer que leem histórias de detetives. Quanto mais escrever! 
Assinale a alternativa em que a frase, reescrita numa linguagem formal, mantém os sentidos propostos no texto. 
a) Intelectuais em geral não confessam sequer que leem histórias de detetives, tanto que não lhes escrevem. 
b) Intelectuais em geral não confessam sequer que leem histórias de detetives, mas que não as escrevem. 
c) Intelectuais em geral não confessam sequer que leem histórias de detetives, embora que não lhes escrevem. 
d) Intelectuais em geral não confessam sequer que leem histórias de detetives, porque não as escrevem.
Interpretação de 
300 
Textos (FCC/CESPE/ESAF) 
13 
e) Intelectuais em geral não confessam sequer que leem histórias de detetives, muito menos que as escrevem. 
8. ... passou anos estudando as religiões afro-brasileiras. Os termos que fazem o plural da mesma forma que religião (religiões) são 
a) capitão e mamão. 
b) cirurgião e negação. 
c) limão e pão. 
d) mão e pão. 
e) mamão e cidadão. 
9. Assinale a frase correta quanto ao uso do sinal indicativo da crase. 
a) Reginaldo associou seus conhecimentos sobre as religiões afras à imaginação. 
b) Tão logo o livro foi publicado, chegou à mim. 
c) Pouco à pouco, o delegado Tiago Paixão descobriu suspeitos entre os frequentadores do terreiro. 
d) Não acreditei que Reginaldo se dedicasse à um livro policial. 
e) À vida passa rápido, já conheço Reginaldo há uns trinta anos. 
10. Assinale a alternativa correta quanto à regência verbal. 
a) Não sabia que Reginaldo aspirava por uma carreira de escritor de policiais. 
b) Ansiava a ler logo o policial de Reginaldo. 
c) Pensei que Reginaldo preferisse mais temas acadêmicos do que histórias de detetive. 
d) Não residimos a lugares do exterior para que os policiais os tenham como ambiente. 
e) Assistia ao delegado Tiago Paixão o direito de investigar os frequentadores suspeitos do terreiro. 
TEXTO 5 
A biônica, ciência pouco conhecida, pesquisa as característica dos organismos vivos para reproduzi-las nas formas e mecanismos de novos produtos. Os exemplos de sua aplicação estão por toda parte: da engenharia à
Interpretação de 
300 
Textos (FCC/CESPE/ESAF) 
14 
medicina, passando pela área militar, de tecnologia e de materiais. É só reparar bem para identificá-los. 
Foi no campo militar, na década de 1960, que a biônica nasceu oficialmente, com o termo criado pelo major norte-americano J. E. Steele. Uma das aplicações mais conhecidas da biônica na área militar é a camuflagem. A inspiração veio da capacidade que alguns animais têm de se misturar à natureza, como o camaleão. A técnica foi usada pela primeira vez na Primeira Guerra Mundial, quando navios norte-americanos e britânicos foram pintados com listras semelhantes às das zebras, o que dificultava sua visualização pelo inimigo. 
A arquitetura e o design estão entre os principais campos de aplicação da biônica. Um dos exemplos mais conhecidos são as nadadeiras modernas – aquelas que possuem uma abertura no meio. O formato do rabo das baleias inspirou o projeto, que facilita a passagem da água, reduzindo o esforço do mergulhador. 
Qual a ligação entre a vitória-régia e a arquitetura? A resposta é uma obra revolucionária, o Palácio de Cristal, construído na Inglaterra, em l85l, para hospedar a Primeira Exposição Universal de Londres – na qual mais de 30 países reuniram representantes de suas indústrias para apresentar as últimas inovações tecnológicas. O prédio, construído em ferro e vidro, foi idealizado pelo arquiteto e jardineiro inglês Joseph Paxton. Ele descobriu que a força da vitória-régia, que suporta o peso de uma criança, estava nas nervuras centrais de suas folhas, interligadas em forma de cruz, e usou o mesmo princípio para construir o Palácio de Cristal. 
O projeto causou polêmica entre os engenheiros da época, que não acreditavam que o edifício fosse suportar o peso de milhares de pessoas. Prova de que estavam errados é que o prédio não só sobreviveu aos 6 milhões de visitantes que participaram da exposição, como permaneceu intacto por mais de 80 anos. No final de 1936, foi destruído por um incêndio. 
1. A informação que encerra o texto: 
a) Contraria o que havia sido afirmado, dando razão aos que criticaram a segurança da obra. 
b) Confirma as informações a respeito do projeto do palácio, destruído por um fator inesperado. 
c) Comprova o fato de que projetos de engenharia só devem basear-se em estruturas sólidas e confiáveis. 
d) Dá razão aos engenheiros da época, porque o prédio era inadequado ao grande número de visitantes. 
e) Responde à questão colocada no início do parágrafo, de que não é possível unir planta e arquitetura. 
2. A Primeira Guerra Mundial é citada, no texto.
Interpretação de 
300 
Textos (FCC/CESPE/ESAF) 
15 
a) Como exemplo de desrespeito e maus tratos a animais em situação de conflito armado. 
b) Para indicar o mau uso que pode ser feito de uma proposta científica, que buscar o progresso e a paz. 
c) Para registrar a necessidade de um controle das atividades científicas que envolvem animais e seus hábitos. 
d) Para situar o uso de uma característica animal como elemento auxiliar de segurança nas ações militares. 
e) Como uma crítica à inovação tática do disfarce, não apenas de soldados, mas também de equipamentos. 
3. – aquelas que possuem uma abertura no meio. (3ª linha do 3º parágrafo). A frase colocada após o travessão acrescenta ao contexto a noção de: 
a) Proporcionalidade. 
b) Finalidade. 
c) Explicação. 
d) Condição. 
e) Conclusão. 
4. ... para reproduzi-las nas formas e mecanismo de novos produtos. (1º parágrafo). A forma de pronome grifada na frase acima substitui, no texto: 
a) As características dos organismos vivos. 
b) As ciências pouco conhecidas. 
c) As formas e mecanismos de novos produtos. 
d) Novas vidas em inúmeras áreas. 
e) Novas tecnologias e novos produtos. 
5. O prédio não só sobreviveu aos 6 milhões de visitantes que participaram da exposição, como permaneceu intacto por mais de 80 anos. (final do texto). O trecho acima está reescrito de outra maneira, mas conservando o sentido original do texto, em: 
a) O prédio não sobreviveu à exposição, e continuou fechado por mais 80 anos. 
b) O prédio permaneceu aberto para os visitantes da exposição, ainda durante mais 80 anos. 
c) As condições do prédio previam somente os visitantes da exposição, mas ficou aberto por mais de 80 anos.
Interpretação de 
300 
Textos (FCC/CESPE/ESAF) 
16 
d) Os visitantes que participaram da exposição mantiveram o prédio intacto por 80 anos. 
e) O prédio suportou o peso dos milhões de visitantes e continuou em perfeitas condições por mais de 80 anos. 
TEXTO 6 
A carteira de crédito do Banco do Brasil destinada ao agronegócio atingiu R$ 35,7 bilhões em 2005 – crescimento de 18,9% em relação ao ano anterior. _1_ mostra que o banco manteve a parceria com o setor atingido no ano passado pela perda de produção _2_ longos períodos de seca, _3_ baixa cotação no preço das commodites (produtos agropecuários e minérios cotados internacionalmente, como soja e suco de laranja) e pela valorização do real _4_ dólar. O banco ainda prorrogou dívidas do setor no valor de R$ 2,7 bilhões. Para os agricultores familiares o BB liberou R$ 4,3 bilhões ano passado pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). _5_ programa do governo federal financia o custeio e o investimento de atividades produtivas de pequenos agricultores em todo o país. 
1. Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas do texto acima: 
1 
2 
3 
4 
5 
a) 
Esse incremento 
em decorrência de 
pela 
em relação ao 
Esse 
b) 
Essa ampliação 
por causa de 
à 
frente o 
Tal 
c) 
Tal aumento 
em conseqüência de 
na 
diante do 
Cujo 
d) 
Esse crescimento 
já que houve 
da 
em frente o 
Um 
e) 
Tal incremento 
uma vez que houve 
de 
diante o 
O
Interpretação de 
300 
Textos (FCC/CESPE/ESAF) 
17 
RESPOSTAS 
TEXTO 1 
Fonte: 
Agente de Protocolo e Tramitação- TCU –PB/2006 – FCC 
Respostas: 
1. D 
2. A 
3. E 
4. B 
5. C 
6. E 
7. D 
TEXTO 2 
Fonte: 
Agente da Polícia Federal – DPF/DGP – UnB CESPE 
Respostas: 
1. E-C-E-E-C 
TEXTO 3 
Respostas: 
1. D 
Comentário: 
A letra a pode parecer a resposta, mas contém um erro: as companhias de energia elétrica não se negaram a pagar os bônus. Segundo o texto, “... os consumidores não precisavam ter lançado
Interpretação de 
300 
Textos (FCC/CESPE/ESAF) 
18 
mão da Justiça para poder ter a garantia desse direito”, ou seja, as pessoas ficaram com medo de não receber, por isso apelaram; mas o texto não diz que as companhias se negaram a fazer o pagamento. A letra b é extremamente sutil e capciosa; não se trata de todos os tipos de consumidores, mas apenas dos consumidores de energia elétrica. As letras c e e não tem nenhum respaldo no texto. O gabarito só pode ser a letra d . Veja o que o texto diz a respeito do governo: “... não contou com tamanha solidariedade dos consumidores.” 
2. E 
Comentário: 
A resposta desta questão está expressa no seguinte trecho:“Decididamente, os consumidores não precisavam ter lançado mão da justiça para poder ter a garantia desse direito.”, ou seja, os bônus seriam pagos de qualquer forma, mesmo porque o próprio presidente da República garantiu isso. 
3. B 
Comentário: 
A palavra-chave para responder a essa questão é permanente, na linha 15. Permanente é algo que sempre ocorre. 
4. E 
Comentário: Ver comentário da questão anterior 
5. D 
Comentário: 
A resposta aparece, clara, no trecho: “Agem como se logo mais na frente não precisassem da população...”; esse “logo mais na frente” refere-se a um futuro próximo.Eles não estão preocupados com o que virá, pensam apenas no presente. 
6. C 
Comentário: 
A Câmara de Gestão defende os interesses do governo, não das companhias de energia. O presidente não espera pagar, como afirma a opção b: o bônus, segundo ele, será pago. A letra d também está errada, porque não foi a Câmara de Gestão que garantiu o pagamento dos bônus,mas o presidente da República. A letra e não encontra nenhum apoio no texto. A resposta é a letra c. Basta reunir duas coisas: a redução do consumo de energia (1° parágrafo) e o trecho: “... para poder ter a garantia desse direito” . 
TEXTO 4 
Fonte 
VUNESP-TJSP/Escrevente Técnico Judiciário 
Resposta:
Interpretação de 
300 
Textos (FCC/CESPE/ESAF) 
19 
1. D 
6. C 
2. C 
7. E 
3. A 
8. B 
4. B 
9. A 
5. E 
10. E 
TEXTO 5 
Fonte 
TEC. JUD. – TRE. – AM. FCC. 
Resposta: 
1. B 
2. D 
3. C 
4. A 
5. E 
TEXTO 6 
Fonte: 
ESAF – MP/ENAP/SPU – Comum a todos os Cargos. 
Resposta: 
1. A
Interpretação de 
300 
Textos (FCC/CESPE/ESAF) 
20 
BIBLIOGRAFIA 
 BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 37.ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 1999. 
 
 INFANTE, Ulisses. Curso de Gramática Aplicada aos Textos. São Paulo. Editora Scipione, 2003. 
 RODRIGUES, Vera Cristina. Dicionário Houaiss –Verbos . 1ª Ed. Rio de Janeiro. Editora Objetiva. 2003. 
 CUNHA, Celso. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 3ª Ed. Rio de Janeiro. Editora Nova Fronteira. 2001. 
 HOUAISS. Antonio e VILLAR, Mauro de Sales. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro. Objetiva, 2001. 
ATENÇÃO: O envio dessa apostila é somente via e-mail

Más contenido relacionado

La actualidad más candente

Fauna ameacada de extincao no brasil e a resp. do medico vet
Fauna ameacada de extincao no brasil e a resp. do medico vetFauna ameacada de extincao no brasil e a resp. do medico vet
Fauna ameacada de extincao no brasil e a resp. do medico vetMiguel Rocha Neto
 
Relação politica publica pesca tecnologia sustentatbilidade
Relação politica publica pesca tecnologia sustentatbilidadeRelação politica publica pesca tecnologia sustentatbilidade
Relação politica publica pesca tecnologia sustentatbilidadeVictor Hugo Silva
 
Visita Técnica a Estação de Piscicultura de Bebedouro-PE, 3ª/EPB
Visita Técnica a Estação de Piscicultura de Bebedouro-PE, 3ª/EPBVisita Técnica a Estação de Piscicultura de Bebedouro-PE, 3ª/EPB
Visita Técnica a Estação de Piscicultura de Bebedouro-PE, 3ª/EPBBruno Djvan Ramos Barbosa
 
Acudes filtros e_controle_de_nivel
Acudes filtros e_controle_de_nivelAcudes filtros e_controle_de_nivel
Acudes filtros e_controle_de_nivelMarcello Cappio
 
Diagnostico de pesquisa em biodiversidade no brasil
Diagnostico de pesquisa em biodiversidade no brasilDiagnostico de pesquisa em biodiversidade no brasil
Diagnostico de pesquisa em biodiversidade no brasilKaroline Tavares
 
RECURSOS PESQUEIROS AMAZÔNICOS: STATUS ATUAL DA EXPLORAÇÃO E PERSPECTIVAS DE ...
RECURSOS PESQUEIROS AMAZÔNICOS: STATUS ATUAL DA EXPLORAÇÃO E PERSPECTIVAS DE ...RECURSOS PESQUEIROS AMAZÔNICOS: STATUS ATUAL DA EXPLORAÇÃO E PERSPECTIVAS DE ...
RECURSOS PESQUEIROS AMAZÔNICOS: STATUS ATUAL DA EXPLORAÇÃO E PERSPECTIVAS DE ...Carlos Ferreira
 
3. Cartilha Acordos de Pesca
3. Cartilha Acordos de Pesca3. Cartilha Acordos de Pesca
3. Cartilha Acordos de Pescazezinhocoimbra
 
Livro A pesca no amazonas: Problemas e Soluções 2ª Edição
Livro A pesca no amazonas: Problemas e Soluções 2ª EdiçãoLivro A pesca no amazonas: Problemas e Soluções 2ª Edição
Livro A pesca no amazonas: Problemas e Soluções 2ª EdiçãoPedro Falabella
 
2. impactes e_solucoes_-pesca_fil_eminimizer_
2. impactes e_solucoes_-pesca_fil_eminimizer_2. impactes e_solucoes_-pesca_fil_eminimizer_
2. impactes e_solucoes_-pesca_fil_eminimizer_Gonçalo Simões
 
Plano de Açao Nacional para a Conservação dos Rivulideos Ameaçados de Extinção
Plano de Açao Nacional para a Conservação dos Rivulideos Ameaçados de Extinção Plano de Açao Nacional para a Conservação dos Rivulideos Ameaçados de Extinção
Plano de Açao Nacional para a Conservação dos Rivulideos Ameaçados de Extinção AquaA3.com.br - Aquarismo Alagoano
 

La actualidad más candente (13)

Fauna ameacada de extincao no brasil e a resp. do medico vet
Fauna ameacada de extincao no brasil e a resp. do medico vetFauna ameacada de extincao no brasil e a resp. do medico vet
Fauna ameacada de extincao no brasil e a resp. do medico vet
 
Relação politica publica pesca tecnologia sustentatbilidade
Relação politica publica pesca tecnologia sustentatbilidadeRelação politica publica pesca tecnologia sustentatbilidade
Relação politica publica pesca tecnologia sustentatbilidade
 
Visita Técnica a Estação de Piscicultura de Bebedouro-PE, 3ª/EPB
Visita Técnica a Estação de Piscicultura de Bebedouro-PE, 3ª/EPBVisita Técnica a Estação de Piscicultura de Bebedouro-PE, 3ª/EPB
Visita Técnica a Estação de Piscicultura de Bebedouro-PE, 3ª/EPB
 
Acudes filtros e_controle_de_nivel
Acudes filtros e_controle_de_nivelAcudes filtros e_controle_de_nivel
Acudes filtros e_controle_de_nivel
 
Diagnostico de pesquisa em biodiversidade no brasil
Diagnostico de pesquisa em biodiversidade no brasilDiagnostico de pesquisa em biodiversidade no brasil
Diagnostico de pesquisa em biodiversidade no brasil
 
Pansirenios
PansireniosPansirenios
Pansirenios
 
RECURSOS PESQUEIROS AMAZÔNICOS: STATUS ATUAL DA EXPLORAÇÃO E PERSPECTIVAS DE ...
RECURSOS PESQUEIROS AMAZÔNICOS: STATUS ATUAL DA EXPLORAÇÃO E PERSPECTIVAS DE ...RECURSOS PESQUEIROS AMAZÔNICOS: STATUS ATUAL DA EXPLORAÇÃO E PERSPECTIVAS DE ...
RECURSOS PESQUEIROS AMAZÔNICOS: STATUS ATUAL DA EXPLORAÇÃO E PERSPECTIVAS DE ...
 
3. Cartilha Acordos de Pesca
3. Cartilha Acordos de Pesca3. Cartilha Acordos de Pesca
3. Cartilha Acordos de Pesca
 
Livro A pesca no amazonas: Problemas e Soluções 2ª Edição
Livro A pesca no amazonas: Problemas e Soluções 2ª EdiçãoLivro A pesca no amazonas: Problemas e Soluções 2ª Edição
Livro A pesca no amazonas: Problemas e Soluções 2ª Edição
 
Biomas
BiomasBiomas
Biomas
 
2. impactes e_solucoes_-pesca_fil_eminimizer_
2. impactes e_solucoes_-pesca_fil_eminimizer_2. impactes e_solucoes_-pesca_fil_eminimizer_
2. impactes e_solucoes_-pesca_fil_eminimizer_
 
Plano de Açao Nacional para a Conservação dos Rivulideos Ameaçados de Extinção
Plano de Açao Nacional para a Conservação dos Rivulideos Ameaçados de Extinção Plano de Açao Nacional para a Conservação dos Rivulideos Ameaçados de Extinção
Plano de Açao Nacional para a Conservação dos Rivulideos Ameaçados de Extinção
 
Areias do Albardão
Areias do AlbardãoAreias do Albardão
Areias do Albardão
 

Destacado

Texto complementar ecossistema(1)
Texto complementar ecossistema(1)Texto complementar ecossistema(1)
Texto complementar ecossistema(1)Jose Aldo Ramires
 
A água nossa de cada dia portug
A água nossa de cada dia portugA água nossa de cada dia portug
A água nossa de cada dia portugGraziele Simões
 
Texto sobre a água com interpretação e gramática
Texto sobre a água com interpretação e gramáticaTexto sobre a água com interpretação e gramática
Texto sobre a água com interpretação e gramáticaPaulo Alves de Araujo
 
Dicionário da educação do campo
Dicionário da educação do campoDicionário da educação do campo
Dicionário da educação do campoCimos MPMG
 
Simulado português 6º a,b e c
Simulado português 6º a,b e cSimulado português 6º a,b e c
Simulado português 6º a,b e crenata ubeda
 
Matemática - Exercícios Para Concursos Resolvidos
Matemática - Exercícios Para Concursos ResolvidosMatemática - Exercícios Para Concursos Resolvidos
Matemática - Exercícios Para Concursos ResolvidosRamon Souza
 
Apostila informática para concursos
Apostila informática para concursosApostila informática para concursos
Apostila informática para concursosPaulo Junior
 
Informática questões
Informática   questõesInformática   questões
Informática questõesTatiana Nunes
 
Tcc perfil da agricultura familiar
Tcc perfil da agricultura familiarTcc perfil da agricultura familiar
Tcc perfil da agricultura familiarIG CONSULTORIA
 
Proposta de redação: carta aberta
Proposta de redação: carta abertaProposta de redação: carta aberta
Proposta de redação: carta abertama.no.el.ne.ves
 
Concurso Público - Como Estudar Corretamente - 5ª ed
Concurso Público - Como Estudar Corretamente - 5ª edConcurso Público - Como Estudar Corretamente - 5ª ed
Concurso Público - Como Estudar Corretamente - 5ª edWallace Sousa
 
11 questões gabaritadas de matemática
11 questões gabaritadas de matemática11 questões gabaritadas de matemática
11 questões gabaritadas de matemáticaLUZIANDERSON RAMOS
 
Apostila matematica concursos
Apostila matematica concursosApostila matematica concursos
Apostila matematica concursoseducacao f
 

Destacado (20)

Texto complementar ecossistema(1)
Texto complementar ecossistema(1)Texto complementar ecossistema(1)
Texto complementar ecossistema(1)
 
A água nossa de cada dia portug
A água nossa de cada dia portugA água nossa de cada dia portug
A água nossa de cada dia portug
 
Prova ciencias ecossistemas
Prova ciencias ecossistemasProva ciencias ecossistemas
Prova ciencias ecossistemas
 
Texto sobre a água com interpretação e gramática
Texto sobre a água com interpretação e gramáticaTexto sobre a água com interpretação e gramática
Texto sobre a água com interpretação e gramática
 
Dicionário da educação do campo
Dicionário da educação do campoDicionário da educação do campo
Dicionário da educação do campo
 
Canal Educação
Canal EducaçãoCanal Educação
Canal Educação
 
Crase
CraseCrase
Crase
 
Uzman tse son
Uzman tse sonUzman tse son
Uzman tse son
 
A água nossa de cada dia portug
A água nossa de cada dia portugA água nossa de cada dia portug
A água nossa de cada dia portug
 
2 ecossistemas
2 ecossistemas2 ecossistemas
2 ecossistemas
 
Simulado português 6º a,b e c
Simulado português 6º a,b e cSimulado português 6º a,b e c
Simulado português 6º a,b e c
 
Matemática - Exercícios Para Concursos Resolvidos
Matemática - Exercícios Para Concursos ResolvidosMatemática - Exercícios Para Concursos Resolvidos
Matemática - Exercícios Para Concursos Resolvidos
 
Apostila informática para concursos
Apostila informática para concursosApostila informática para concursos
Apostila informática para concursos
 
Informática questões
Informática   questõesInformática   questões
Informática questões
 
Tcc perfil da agricultura familiar
Tcc perfil da agricultura familiarTcc perfil da agricultura familiar
Tcc perfil da agricultura familiar
 
Proposta de redação: carta aberta
Proposta de redação: carta abertaProposta de redação: carta aberta
Proposta de redação: carta aberta
 
Concurso Público - Como Estudar Corretamente - 5ª ed
Concurso Público - Como Estudar Corretamente - 5ª edConcurso Público - Como Estudar Corretamente - 5ª ed
Concurso Público - Como Estudar Corretamente - 5ª ed
 
11 questões gabaritadas de matemática
11 questões gabaritadas de matemática11 questões gabaritadas de matemática
11 questões gabaritadas de matemática
 
Apostila matematica concursos
Apostila matematica concursosApostila matematica concursos
Apostila matematica concursos
 
1705 matemática apostila amostra
1705 matemática   apostila amostra1705 matemática   apostila amostra
1705 matemática apostila amostra
 

Similar a 504 interpretação de textos apostila amostra.

504 interpretação de textos apostila amostra
504 interpretação de textos  apostila amostra504 interpretação de textos  apostila amostra
504 interpretação de textos apostila amostraIury Alberth
 
Biodiversidade
BiodiversidadeBiodiversidade
BiodiversidadeLuizBraz9
 
Biologia marinha - recife de corais
Biologia marinha - recife de coraisBiologia marinha - recife de corais
Biologia marinha - recife de coraisIsadora Oliveira
 
Recursos biologicos
Recursos biologicosRecursos biologicos
Recursos biologicosCatiabarbosa
 
Ecologia- Enem compacto
Ecologia- Enem compactoEcologia- Enem compacto
Ecologia- Enem compactoemanuel
 
Efeitos do turismo_na_biodiversidade_das_maldivas
Efeitos do turismo_na_biodiversidade_das_maldivasEfeitos do turismo_na_biodiversidade_das_maldivas
Efeitos do turismo_na_biodiversidade_das_maldivasjoaomarques7
 
Principais causas da extinção de animais e plantas
Principais causas da extinção de animais e plantasPrincipais causas da extinção de animais e plantas
Principais causas da extinção de animais e plantasMariana Rosa
 
Ficha.Bio.10º.Leya.docx
Ficha.Bio.10º.Leya.docxFicha.Bio.10º.Leya.docx
Ficha.Bio.10º.Leya.docxDinaBrtolo
 
Ficha.Bio.10º.Leya.docx
Ficha.Bio.10º.Leya.docxFicha.Bio.10º.Leya.docx
Ficha.Bio.10º.Leya.docxDinaBrtolo
 
Terra, um Planeta de Água
Terra, um Planeta de ÁguaTerra, um Planeta de Água
Terra, um Planeta de Águacristinapedrogao
 
SNUC - Sistema Nacional de Unidades de Conservação
SNUC - Sistema Nacional de Unidades de Conservação SNUC - Sistema Nacional de Unidades de Conservação
SNUC - Sistema Nacional de Unidades de Conservação Leandro A. Machado de Moura
 
Espécies em-via-de-extinção-o-que1
Espécies em-via-de-extinção-o-que1Espécies em-via-de-extinção-o-que1
Espécies em-via-de-extinção-o-que1ana_pontenova
 
Poluição e Extinção da Vida Marinha
Poluição e Extinção da Vida MarinhaPoluição e Extinção da Vida Marinha
Poluição e Extinção da Vida MarinhaNathal1aGh1lard1
 

Similar a 504 interpretação de textos apostila amostra. (20)

504 interpretação de textos apostila amostra
504 interpretação de textos  apostila amostra504 interpretação de textos  apostila amostra
504 interpretação de textos apostila amostra
 
Corais.pptx
Corais.pptxCorais.pptx
Corais.pptx
 
Biodiversidade
BiodiversidadeBiodiversidade
Biodiversidade
 
Biologia marinha - recife de corais
Biologia marinha - recife de coraisBiologia marinha - recife de corais
Biologia marinha - recife de corais
 
Recursos biologicos
Recursos biologicosRecursos biologicos
Recursos biologicos
 
ciencias
cienciasciencias
ciencias
 
Mar-claudiasantos
Mar-claudiasantosMar-claudiasantos
Mar-claudiasantos
 
Ecologia- Enem compacto
Ecologia- Enem compactoEcologia- Enem compacto
Ecologia- Enem compacto
 
Efeitos do turismo_na_biodiversidade_das_maldivas
Efeitos do turismo_na_biodiversidade_das_maldivasEfeitos do turismo_na_biodiversidade_das_maldivas
Efeitos do turismo_na_biodiversidade_das_maldivas
 
Principais causas da extinção de animais e plantas
Principais causas da extinção de animais e plantasPrincipais causas da extinção de animais e plantas
Principais causas da extinção de animais e plantas
 
Ficha.Bio.10º.Leya.docx
Ficha.Bio.10º.Leya.docxFicha.Bio.10º.Leya.docx
Ficha.Bio.10º.Leya.docx
 
Ficha.Bio.10º.Leya.docx
Ficha.Bio.10º.Leya.docxFicha.Bio.10º.Leya.docx
Ficha.Bio.10º.Leya.docx
 
Parque dos corais
Parque dos coraisParque dos corais
Parque dos corais
 
Terra, um Planeta de Água
Terra, um Planeta de ÁguaTerra, um Planeta de Água
Terra, um Planeta de Água
 
Terra, Planeta de Água
Terra, Planeta de ÁguaTerra, Planeta de Água
Terra, Planeta de Água
 
SNUC - Sistema Nacional de Unidades de Conservação
SNUC - Sistema Nacional de Unidades de Conservação SNUC - Sistema Nacional de Unidades de Conservação
SNUC - Sistema Nacional de Unidades de Conservação
 
Espécies em-via-de-extinção-o-que1
Espécies em-via-de-extinção-o-que1Espécies em-via-de-extinção-o-que1
Espécies em-via-de-extinção-o-que1
 
Nl biosfera 5_fichas
Nl biosfera 5_fichasNl biosfera 5_fichas
Nl biosfera 5_fichas
 
PL boto cinza
PL boto cinzaPL boto cinza
PL boto cinza
 
Poluição e Extinção da Vida Marinha
Poluição e Extinção da Vida MarinhaPoluição e Extinção da Vida Marinha
Poluição e Extinção da Vida Marinha
 

Más de Ajudar Pessoas

Tabela f 95% unilateral
Tabela f 95% unilateralTabela f 95% unilateral
Tabela f 95% unilateralAjudar Pessoas
 
Tabela f 95% bilateral
Tabela f 95% bilateralTabela f 95% bilateral
Tabela f 95% bilateralAjudar Pessoas
 
Educação e Capitalismo uma Certa Economia Política
Educação e Capitalismo uma Certa Economia PolíticaEducação e Capitalismo uma Certa Economia Política
Educação e Capitalismo uma Certa Economia PolíticaAjudar Pessoas
 
Posicionamento Filosofico e Base de Aprendizagem
Posicionamento Filosofico e Base de AprendizagemPosicionamento Filosofico e Base de Aprendizagem
Posicionamento Filosofico e Base de AprendizagemAjudar Pessoas
 
Evolucao historica da avaliacao em geracões
Evolucao historica da avaliacao em geracõesEvolucao historica da avaliacao em geracões
Evolucao historica da avaliacao em geracõesAjudar Pessoas
 
Exercícios do Teorema de Pitágoras
Exercícios do Teorema de PitágorasExercícios do Teorema de Pitágoras
Exercícios do Teorema de PitágorasAjudar Pessoas
 
Matriz Curricular : Licenciatura em Química IFPE 2015
Matriz Curricular : Licenciatura em Química IFPE 2015Matriz Curricular : Licenciatura em Química IFPE 2015
Matriz Curricular : Licenciatura em Química IFPE 2015Ajudar Pessoas
 
Funções Orgânicas Nitrogenadas.
Funções Orgânicas Nitrogenadas.Funções Orgânicas Nitrogenadas.
Funções Orgânicas Nitrogenadas.Ajudar Pessoas
 
Correção da prova de física ifpe 2015 parte 1.
Correção da prova de física ifpe 2015 parte 1.Correção da prova de física ifpe 2015 parte 1.
Correção da prova de física ifpe 2015 parte 1.Ajudar Pessoas
 
Biologia compostos organicos_exercícios.
Biologia compostos organicos_exercícios.Biologia compostos organicos_exercícios.
Biologia compostos organicos_exercícios.Ajudar Pessoas
 
Avaliação diagnóstica de matemática.
Avaliação diagnóstica de matemática.Avaliação diagnóstica de matemática.
Avaliação diagnóstica de matemática.Ajudar Pessoas
 
Aulão prevupe história.
Aulão prevupe   história.Aulão prevupe   história.
Aulão prevupe história.Ajudar Pessoas
 
Aulão prevupe geografia.
Aulão prevupe   geografia.Aulão prevupe   geografia.
Aulão prevupe geografia.Ajudar Pessoas
 

Más de Ajudar Pessoas (20)

Tabela f 95% unilateral
Tabela f 95% unilateralTabela f 95% unilateral
Tabela f 95% unilateral
 
Tabela f 95% bilateral
Tabela f 95% bilateralTabela f 95% bilateral
Tabela f 95% bilateral
 
Educação e Capitalismo uma Certa Economia Política
Educação e Capitalismo uma Certa Economia PolíticaEducação e Capitalismo uma Certa Economia Política
Educação e Capitalismo uma Certa Economia Política
 
Posicionamento Filosofico e Base de Aprendizagem
Posicionamento Filosofico e Base de AprendizagemPosicionamento Filosofico e Base de Aprendizagem
Posicionamento Filosofico e Base de Aprendizagem
 
Evolucao historica da avaliacao em geracões
Evolucao historica da avaliacao em geracõesEvolucao historica da avaliacao em geracões
Evolucao historica da avaliacao em geracões
 
Exercícios do Teorema de Pitágoras
Exercícios do Teorema de PitágorasExercícios do Teorema de Pitágoras
Exercícios do Teorema de Pitágoras
 
Matriz Curricular : Licenciatura em Química IFPE 2015
Matriz Curricular : Licenciatura em Química IFPE 2015Matriz Curricular : Licenciatura em Química IFPE 2015
Matriz Curricular : Licenciatura em Química IFPE 2015
 
Funções Orgânicas Nitrogenadas.
Funções Orgânicas Nitrogenadas.Funções Orgânicas Nitrogenadas.
Funções Orgânicas Nitrogenadas.
 
Correção da prova de física ifpe 2015 parte 1.
Correção da prova de física ifpe 2015 parte 1.Correção da prova de física ifpe 2015 parte 1.
Correção da prova de física ifpe 2015 parte 1.
 
formulas de fisica
formulas de fisicaformulas de fisica
formulas de fisica
 
Biologia.
Biologia.Biologia.
Biologia.
 
Saude pública.
Saude pública.Saude pública.
Saude pública.
 
Exerc carboidratos.
Exerc   carboidratos.Exerc   carboidratos.
Exerc carboidratos.
 
Biologia compostos organicos_exercícios.
Biologia compostos organicos_exercícios.Biologia compostos organicos_exercícios.
Biologia compostos organicos_exercícios.
 
Concordância.
Concordância.Concordância.
Concordância.
 
.Biologia.
.Biologia..Biologia.
.Biologia.
 
Proteínas funções.
Proteínas        funções.Proteínas        funções.
Proteínas funções.
 
Avaliação diagnóstica de matemática.
Avaliação diagnóstica de matemática.Avaliação diagnóstica de matemática.
Avaliação diagnóstica de matemática.
 
Aulão prevupe história.
Aulão prevupe   história.Aulão prevupe   história.
Aulão prevupe história.
 
Aulão prevupe geografia.
Aulão prevupe   geografia.Aulão prevupe   geografia.
Aulão prevupe geografia.
 

Último

trabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditaduratrabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditaduraAdryan Luiz
 
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptxSlides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Bullying - Texto e cruzadinha
Bullying        -     Texto e cruzadinhaBullying        -     Texto e cruzadinha
Bullying - Texto e cruzadinhaMary Alvarenga
 
Regência Nominal e Verbal português .pdf
Regência Nominal e Verbal português .pdfRegência Nominal e Verbal português .pdf
Regência Nominal e Verbal português .pdfmirandadudu08
 
Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.keislayyovera123
 
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfWilliam J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfAdrianaCunha84
 
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024Sandra Pratas
 
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)Mary Alvarenga
 
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxQUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxIsabellaGomes58
 
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfUFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfManuais Formação
 
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxApostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxIsabelaRafael2
 
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029Centro Jacques Delors
 
Habilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasHabilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasCassio Meira Jr.
 
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃOLEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃOColégio Santa Teresinha
 
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologia
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologiaAula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologia
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologiaaulasgege
 
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Caixa jogo da onça. para imprimir e jogar
Caixa jogo da onça. para imprimir e jogarCaixa jogo da onça. para imprimir e jogar
Caixa jogo da onça. para imprimir e jogarIedaGoethe
 
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxOsnilReis1
 
cartilha-pdi-plano-de-desenvolvimento-individual-do-estudante.pdf
cartilha-pdi-plano-de-desenvolvimento-individual-do-estudante.pdfcartilha-pdi-plano-de-desenvolvimento-individual-do-estudante.pdf
cartilha-pdi-plano-de-desenvolvimento-individual-do-estudante.pdfIedaGoethe
 
activIDADES CUENTO lobo esta CUENTO CUARTO GRADO
activIDADES CUENTO  lobo esta  CUENTO CUARTO GRADOactivIDADES CUENTO  lobo esta  CUENTO CUARTO GRADO
activIDADES CUENTO lobo esta CUENTO CUARTO GRADOcarolinacespedes23
 

Último (20)

trabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditaduratrabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditadura
 
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptxSlides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
 
Bullying - Texto e cruzadinha
Bullying        -     Texto e cruzadinhaBullying        -     Texto e cruzadinha
Bullying - Texto e cruzadinha
 
Regência Nominal e Verbal português .pdf
Regência Nominal e Verbal português .pdfRegência Nominal e Verbal português .pdf
Regência Nominal e Verbal português .pdf
 
Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.
 
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfWilliam J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
 
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
 
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
 
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxQUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
 
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfUFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
 
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxApostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
 
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
 
Habilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasHabilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e Específicas
 
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃOLEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
 
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologia
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologiaAula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologia
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologia
 
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
 
Caixa jogo da onça. para imprimir e jogar
Caixa jogo da onça. para imprimir e jogarCaixa jogo da onça. para imprimir e jogar
Caixa jogo da onça. para imprimir e jogar
 
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
 
cartilha-pdi-plano-de-desenvolvimento-individual-do-estudante.pdf
cartilha-pdi-plano-de-desenvolvimento-individual-do-estudante.pdfcartilha-pdi-plano-de-desenvolvimento-individual-do-estudante.pdf
cartilha-pdi-plano-de-desenvolvimento-individual-do-estudante.pdf
 
activIDADES CUENTO lobo esta CUENTO CUARTO GRADO
activIDADES CUENTO  lobo esta  CUENTO CUARTO GRADOactivIDADES CUENTO  lobo esta  CUENTO CUARTO GRADO
activIDADES CUENTO lobo esta CUENTO CUARTO GRADO
 

504 interpretação de textos apostila amostra.

  • 1. Interpretação de 300 Textos (FCC/CESPE/ESAF) 1
  • 2. Interpretação de 300 Textos (FCC/CESPE/ESAF) 2 Para adquirir a apostila de Interpretação de 300 textos (FCC/CESPE/ESAF) acesse o site: www.odiferencialconcursos.com.br SUMÁRIO  Apresentação..........................................................................................3  Textos e Questões..................................................................................4  Respostas............................................................................................564  Bibliografia...........................................................................................772
  • 3. Interpretação de 300 Textos (FCC/CESPE/ESAF) 3 APRESENTAÇÃO O hábito da leitura é fundamental durante a preparação para qualquer concurso público. Principalmente no que diz respeito a interpretar textos, pois, além de outros importantes motivos, os organizadores sabem que interpretação de texto é o ponto fraco de muitos candidatos. Portanto, aprimorar a competência no sentido de analisar minuciosamente um texto é requisito básico para a eficácia dos resultados. Apesar de muitos textos serem extraídos de jornais e revistas e mesmo que o candidato esteja habituado a ler esses artigos e reportagens, muitas vezes ele se perde entre as assertivas de cada questão. Isso é decorrência da falta de treino, portanto, é fundamental que o candidato faça exercícios de interpretação todos os dias durante o estudo. A apostila de INTERPRETAÇÃO DE 300 TEXTOS (ESAF, FCC, CESPE) é mais um instrumento colocado à disposição do concursando para auxiliá-lo no alcance de seu objetivo, ou seja, aprovação num concurso público. Nunca é demais lembrar que é a prática de exercícios que fixa o conhecimento e prepara o candidato para reconhecer as armadilhas preparadas pelas bancas organizadoras dos certames, pois muitas vezes conhecer determinado assunto não é suficiente para assimilar a forma como este conhecimento é cobrado nas provas. A quantidade de textos e questões juntamente com a qualidade, rapidez no envio e ao compromisso de conduzir o candidato ao sucesso representam todo nosso diferencial. Wilma G. Freitas
  • 4. Interpretação de 300 Textos (FCC/CESPE/ESAF) 4 TEXTO 1 Durante dezenas de milhares de anos, as sociedades baseadas na caça e pesca dependeram do mundo natural ao seu redor para obter alimentos. Hoje em dia, alguns povos indígenas ainda vivem dessa forma e consomem elementos da vida selvagem de uma maneira sustentável. Seria uma idiotice da parte deles destruírem as florestas e as planícies que lhes proporcionam víveres. Mas, ironicamente, na nossa sociedade “avançada”, fazemos exatamente isso. No mar, cada vez mais são empregadas técnicas de pesca indiscriminadas, negligentes e completamente insustentáveis. Essas técnicas destroem os habitats que produzem e reabastecem os recursos. A pesca comercial tem causado danos significativos a ecossistemas marítimos em grande parte desconhecidos, exaurido inúmeras espécies de peixes, pássaros e mamíferos marinhos e condenado muitas outras à extinção. Com o esgotamento de reservas pesqueiras costeiras no mundo inteiro, como a pesca do bacalhau no nordeste dos Estados Unidos, a indústria da pesca se transferiu para os altos-mares – os 64% do oceano que se estendem além das jurisdições nacionais. Imensas redes de arrasto presas a traineiras indicam a escala colossal do ataque e o dano infligido. Redes instaladas em maciços roletes são arrastadas através do leito do mar, varrendo tudo em seu percurso, deixando um deserto submarino estéril e desolado. Um relatório da ONU, divulgado há pouco, analisa medidas para proteger os altos-mares e observa que o uso de redes de arrasto é de particular preocupação, por danificar ecossistemas vulneráveis. Na preservação, muitas vezes a ação só vem depois que ocorreu a destruição. Nesse caso, a ONU está numa posição privilegiada para atuar antes que danos irreparáveis sejam feitos. Com essa decisão, podemos prevenir a extinção de incontáveis espécies e ecossistemas que somente agora começam a ser descobertos e que ainda não são compreendidos. 1. A afirmativa correta, de acordo com o texto, é: a) Nos Estados Unidos a pesca transferiu-se para o alto-mar para evitar a destruição das reservas costeiras, como a do bacalhau, no mundo todo. b) Hábitos de consumo de alguns povos indígenas levaram à destruição de florestas que lhes ofereceriam alimentos, comprometendo sua sobrevivência. c) A única maneira de preservar as reservas pesqueiras em todo o mundo é interrompendo as atividades de pesca, mesmo as que se desenvolvem de modo sustentável.
  • 5. Interpretação de 300 Textos (FCC/CESPE/ESAF) 5 d) A ONU mostra-se preocupada com a preservação do ecossistema marinho atualmente em risco devido a práticas como o uso de redes de arrasto no fundo do mar. e) A pesca comercial, atualmente, tem-se desenvolvido de forma a preservar o ecossistema marinho, apesar de retirar dele grande quantidade de recursos naturais. 2. Mas, ironicamente, na nossa sociedade “avançada”, fazemos exatamente isso (início do 2º parágrafo). De acordo com o texto, o segmento grifado acima significa, em outras palavras: a) Estamos destruindo os recursos naturais que nos proporcionam alimentos. b) Dependemos do mundo natural para sobreviver, pois nele encontramos alimento; c) Ficamos mais preocupados com os possíveis danos causados ao ambiente marinho. d) Desenvolvemos técnicas mais seguras de exploração sustentável do meio ambiente. e) Vivemos hoje em dia como os povos indígenas, que conservam elementos da vida selvagem. 3. O uso das aspas na palavra “avançada” (início do 2º parágrafo). a) Indica utilização de palavras de origem estrangeira no contexto. b) Aponta emprego de gíria no contexto redigido em norma culta. c) Assinala reprodução fiel de uma opinião alheia ao contexto. d) Reforça o sentido próprio da palavra, referente ao mundo moderno. e) Assinala no contexto o sentido irônico atribuído a ela. 4. ... Analisa medidas para proteger os altos-mares... (inicio do 4º parágrafo) A palavra composta que faz o plural da mesma forma que a grifada acima está também grifada na frase: a) Ave oceânica e migradora, o albatroz-de-nariz-amarelo é encontrado no litoral do sudeste e do sul do Brasil. b) O leão-marinho é uma das várias espécies ameaçadas de extinção, por danos provocados a seu habitat. c) O peixe-boi-da-amazônia é um mamífero encontrado em rios e lagoas dessa região brasileira.
  • 6. Interpretação de 300 Textos (FCC/CESPE/ESAF) 6 d) Andorinha-do mar é o nome dado a uma espécie de aves marinhas, conhecida popularmente por trinta réis. e) Temida pelos efeitos de seu ataque, a arraia-de-fogo aparece tanto no Brasil quanto no Paraguai. 5. O verbo flexionado corretamente está grifado na frase: a) Tornou-se necessário proteger o ecossistema marinho para que não lhe sobrevissem danos irreparáveis. b) Policiais de defesa do meio ambiente reteram as redes que seriam usadas pelos pescadores. c) Povos indígenas sempre sobreviveram dos recursos naturais, sem destruição do meio ambiente. d) Autoridades responsáveis pela preservação de refúgios marinhos receiavam sua exploração comercial predatória. e) Somente um dos pescadores obteu a devida licença para permanecer mais tempo naquele local. 6. Há palavras escritas de modo INCORRETO na frase: a) O uso indiscriminado e criminoso de redes de arrasto em alto-mar constitui uma ameaça ambiental preocupante. b) Quilômetros abaixo da superfície marinha, na ausência de luz solar, animais retiram energia de orifícios vulcânicos. c) A suspensão provisória de redes de arrasto no mar profundo conta com o respaldo de países em desenvolvimento. d) É necessário a prevenção da ocorrência de danos irreversíveis ao equilíbrio ambiental existente no mar profundo. e) Alguns países querem restrinjir a expanção da pesca no fundo do mar, porém essa atividade parece ampliar-se por interesses comerciais. 7. A frase inteiramente clara e correta é: a) Com espécies que ainda não está bem conhecida, é o extermínio feito em seu ecossistema pelas redes de arrasto da pesca comercial no mar profundo. b) Provoca-se muitos danos no ecossistema do mar profundo, pelas espécies que não se conhece bem ainda, feito com redes de arrasto usadas na pesca comercial. c) As redes de arrasto que se utiliza na pesca comercial do mar profundo, acaba com espécies que ainda nem bem se conhecem,causando danos.
  • 7. Interpretação de 300 Textos (FCC/CESPE/ESAF) 7 d) A pesca comercial, feita com imensas redes de arrasto, provoca danos colossais ao ecossistema do mar profundo, exterminando espécies ainda nem bem conhecidas. e) Com o extermínio das espécies do mar profundo, que ainda não está bem conhecida, temos a pesca comercial que são feitas com redes de arrasto. TEXTO 2 A vida humana como valor jurídico Vivemos sob a égide de uma Constituição que orienta o Estado no sentido da dignidade da pessoa humana, tendo como normas a promoção do bem comum, a garantia da integridade física e moral do cidadão e a proteção incondicional do direito à vida. Essa proteção é de tal forma solene que o atentado a essa integridade eleva-se à condição de ato de lesa-humanidade: um atentado contra todos os homens. Afirma-se que a Constituição do Brasil protege a vida e que tudo aquilo que soa diferente é contrário ao Direito e por isso não pode realizar-se. Todavia, dizer que a vida depende da proteção da Carta Maior é superfetação porque a vida está acima das normas e compõe todos os artigos, parágrafos, incisos e alíneas de todas as constituintes. A cada dia que passa, a consciência atual, despertada e aturdida pela insensibilidade e pela indiferença do mudo tecnicista, começa a se reencontrar com a mais lógica de suas normas: a tutela da vida. Essa consciência de que a vida humana necessita de uma imperiosa proteção vai criando uma série de regras que se ajustam mais e mais com cada agressão sofrida, não apenas no sentido de se criar dispositivos legais, mas como maneira de estabelecer formas mais fraternas de convivência. Este, sim, seria o melhor caminho. Tudo isso vai sedimentando a ideia de que a vida de todo ser humano é ornada de especial dignidade, o que deve ser colocado de forma clara em defesa da proteção das necessidades e da sobrevivência de cada um. Esses direitos fundamentais e irrecusáveis da pessoa humana devem ser definidos por um conjunto de normas que possibilitem que cada um tenha condições de desenvolver suas aptidões e suas possibilidades. 1. Considerando as ideias e a estrutura do texto acima, julgue os itens de 1 a 5.
  • 8. Interpretação de 300 Textos (FCC/CESPE/ESAF) 8 1. O texto defende que a sociedade brasileira, apesar de vítima da violência do contexto tecnológico atual, tem por valor superafetado a proteção do direito à vida, garantido constitucionalmente. 2. Entre os pilares que sustentam a Carta Magna brasileira – a dignidade da pessoa, o respeito ao cidadão, a garantia da sua integridade, o fortalecimento do bem comum e o resguardo do direito à vida – , sobreleva-se este último, pela qualidade de incondicional. 3. É redundante afirmar que a Constituição do Brasil dá especial ênfase à defesa à existência no país, uma vez que a vida sobreleva-se a constituições sociais e está pressuposta em vários dispositivos legais. 4. O texto argumenta que é universal e incontestável a consciência de que urge o estabelecimento de formas mais fraternas de convivência no mundo atual. 5. O texto estrutura-se de forma dissertativa, com léxico predominantemente denotativo, apesar de haver palavras empregadas em sentido conotativo, a exemplo de “soa” e “ornada”. TEXTO 3 BUROCRATAS CEGOS A decisão, na sexta-feira, da juíza Adriana Barreto de Carvalho Rizzoto, da 7ª Vara Federal do Rio, determinando que a Light e a Cerj também paguem bônus aos consumidores de energia que reduziram o consumo entre 100 kWh e 200 kWh fez justiça. A liminar vale para todos os brasileiros. Quando o Governo se lançou nessa difícil tarefa do racionamento, não contou com tamanha solidariedade dos consumidores. Por isso, deixou essa questão dos bônus em suspenso. Preocupada com os recursos que o Governo federal terá que desembolsar com os prêmios, a Câmara de Gestão da Crise de Energia tem evitado encarar essa questão, muito embora o próprio presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, já tenha dito que o bônus será pago. Decididamente, os consumidores não precisavam ter lançado mão da Justiça para poder ter a garantia desse direito. Infelizmente, o permanente desrespeito ao contribuinte ainda faz parte da cultura dos burocratas brasileiros. Estão constantemente preocupados em preservar a máquina do Estado. Jamais pensam na sociedade e nos cidadãos. Agem como se logo
  • 9. Interpretação de 300 Textos (FCC/CESPE/ESAF) 9 mais na frente não precisassem da população para vencer as barreiras de mais essa crise. (Editorial de O Dia, 19/08/01) 1. De acordo com o texto: a) A juíza expediu a liminar porque as companhias de energia elétrica se negaram a pagar os bônus aos consumidores. b) A liminar fez justiça a todos os tipos de consumidores. c) A Light e a Cerj ficarão desobrigadas de pagar os bônus se o governo fizer a sua parte. d) O excepcional retorno dado pelos consumidores de energia tomou de surpresa o Governo. e) O Governo pagará os bônus, desde que as companhias de energia elétrica também o façam. 2. Só não se depreende do texto que: a) os burocratas brasileiros desrespeitam sistematicamente o contribuinte. b) o governo não se preparou para o pagamento dos bônus. c) o chefe do executivo federal garante que os consumidores receberão o pagamento dos bônus. d) a Câmara de Gestão está preocupada com os gastos que terá o Governo com o pagamento dos bônus. e) a única forma de os consumidores receberem o pagamento dos bônus é apelando para a Justiça. 3. De acordo com o texto, a burocracia brasileira: a) Vem ultimamente desrespeitando o contribuinte. b) Sempre desrespeita o contribuinte. c) Jamais desrespeitou o contribuinte. d) Vai continuar desrespeitando o contribuinte e) Deixará de desrespeitar o contribuinte. 4. A palavra que justifica a resposta ao item anterior é: a) Infelizmente b) Constantemente c) Cultura d) Jamais e) Permanente
  • 10. Interpretação de 300 Textos (FCC/CESPE/ESAF) 10 5. Os burocratas brasileiros: a) ignoram o passado. b) Não valorizam o presente. c) Subestimam o passado. d) Não pensam no futuro. e) Superestimam o futuro. 6. Pode-se afirmar, com base nas ideias do texto: a) A Câmara de Gestão defende os interesses da Light e da Cerj. b) O presidente da República espera poder pagar os bônus aos consumidores. c) Receber o pagamento dos bônus é um direito do contribuinte, desde que tenha reduzido o consumo satisfatoriamente. d) Os contribuintes não deveriam ter recorrido à Justiça, porque a Câmara de Gestão garantiu o pagamento dos bônus. e) A atuação dos burocratas brasileiros deixou a Câmara de Gestão preocupada. TEXTO 4 Policiais paulistanos Sempre fui fã de romances policiais. Conheço pessoas para quem a leitura só pode ser séria, para quebrar a cabeça. Penso o contrário. Um bom livro também ajuda a relaxar. Até agora fãs de mistérios como eu eram obrigados a deglutir penhascos ingleses ou correrias por Los Angeles e Nova York. Há algum tempo surgiu uma safra de romances policiais cujo cenário é São Paulo, com seus bairros e tipos humanos. O último é Morte nos Búzios, de Reginaldo Prandi. Não nego. Conheço o Reginaldo há uns... puxa, trinta anos! (É nessas horas que vejo como o tempo passa.) Para mim, sempre foi o tipo acabado do intelectual. Professor titular de sociologia da USP, passou anos estudando as religiões afro-brasileiras. Fez teses. Há uns meses, encontrei-me com ele em um evento literário. – Vou lançar um policial! – contou-me. Estranhei. Intelectuais em geral não confessam sequer que leem histórias de detetives. Quanto mais escrever! Assim que saiu, enviou para minha casa. Não nego, sou exigente. Adolescente, já era fã de Sherlock Holmes. Mas adorei Morte nos Búzios. Reginaldo misturou seus conhecimentos sobre as religiões afras com a imaginação. Os crimes acontecem a partir das previsões de uma mãe-de-santo da Freguesia do Ó.
  • 11. Interpretação de 300 Textos (FCC/CESPE/ESAF) 11 Aos poucos, o delegado Tiago Paixão começa a descobrir suspeitos entre os frequentadores do terreiro. . 1. Assinale a alternativa correta quanto à concordância verbal. a) Há algum tempo surgiu vários romances policiais cujo cenário é São Paulo. b) Já fazem uns trinta anos que conheço o Reginaldo! c) É nessas horas que vejo com que rapidez passa os dias. d) Até agora, obrigavam-se fãs de mistérios a deglutir penhascos ingleses. e) Conheço pessoas para quem a leitura têm de ser séria. 2. Quanto ao emprego de pronome, segundo a norma culta, a frase – ... encontrei-me com ele em um evento literário. – pode ser reescrita da seguinte forma: a) ...encontrei-no em um evento literário. b) ...encontrei ele em um evento literário. c) ...encontrei-o em um evento literário. d) ...encontrei-lhe em um evento literário. e) ...encontrei-lo em um evento literário. 3. Assinale a alternativa em que o termo em destaque tem a mesma função sintática que a expressão destacada na frase: - Vou lançar UM POLICIAL! a) Penso o contrário. b) ... contou-me. c) Sempre fui fã de romances policiais. d) ... surgiu uma safra de romances policiais. e) Um bom livro também ajuda a relaxar. 4. Articulando as duas orações do período – Não nego, sou exigente. – obtém-se, sem perda do significado: a) Não nego, mas sou exigente. b) Não nego que sou exigente. c) Não nego em que sou exigente. d) Não nego de que sou exigente. e) Não nego qual sou exigente. 5. Analise os períodos.
  • 12. Interpretação de 300 Textos (FCC/CESPE/ESAF) 12 I. É nessas horas que vejo como o tempo passa. II. Assim que saiu, enviou para minha casa. A oração destacada em I exerce função sintática de_________ ; a destacada em II expressa circunstância de _________. Os espaços devem ser preenchidos, respectivamente, com a) sujeito ... consequência b) complemento nominal ... conformidade c) aposto ... causa d) predicativo ... condição e) objeto direto ... tempo 6. Analise as afirmações. I. O substantivo fã tem o mesmo emprego que o substantivo vítima na forma masculina e na feminina. II. Está correta, quanto à grafia, a frase: Um bom livro também ajuda a relaxar, mas se fosse um mal livro, isso não aconteceria. III. O plural de mãe-de-santo é mães-de-santo. Está correto o que se afirma apenas em a) I. b) II. c) III. d) I e II. e) II e III. 7. Intelectuais em geral não confessam sequer que leem histórias de detetives. Quanto mais escrever! Assinale a alternativa em que a frase, reescrita numa linguagem formal, mantém os sentidos propostos no texto. a) Intelectuais em geral não confessam sequer que leem histórias de detetives, tanto que não lhes escrevem. b) Intelectuais em geral não confessam sequer que leem histórias de detetives, mas que não as escrevem. c) Intelectuais em geral não confessam sequer que leem histórias de detetives, embora que não lhes escrevem. d) Intelectuais em geral não confessam sequer que leem histórias de detetives, porque não as escrevem.
  • 13. Interpretação de 300 Textos (FCC/CESPE/ESAF) 13 e) Intelectuais em geral não confessam sequer que leem histórias de detetives, muito menos que as escrevem. 8. ... passou anos estudando as religiões afro-brasileiras. Os termos que fazem o plural da mesma forma que religião (religiões) são a) capitão e mamão. b) cirurgião e negação. c) limão e pão. d) mão e pão. e) mamão e cidadão. 9. Assinale a frase correta quanto ao uso do sinal indicativo da crase. a) Reginaldo associou seus conhecimentos sobre as religiões afras à imaginação. b) Tão logo o livro foi publicado, chegou à mim. c) Pouco à pouco, o delegado Tiago Paixão descobriu suspeitos entre os frequentadores do terreiro. d) Não acreditei que Reginaldo se dedicasse à um livro policial. e) À vida passa rápido, já conheço Reginaldo há uns trinta anos. 10. Assinale a alternativa correta quanto à regência verbal. a) Não sabia que Reginaldo aspirava por uma carreira de escritor de policiais. b) Ansiava a ler logo o policial de Reginaldo. c) Pensei que Reginaldo preferisse mais temas acadêmicos do que histórias de detetive. d) Não residimos a lugares do exterior para que os policiais os tenham como ambiente. e) Assistia ao delegado Tiago Paixão o direito de investigar os frequentadores suspeitos do terreiro. TEXTO 5 A biônica, ciência pouco conhecida, pesquisa as característica dos organismos vivos para reproduzi-las nas formas e mecanismos de novos produtos. Os exemplos de sua aplicação estão por toda parte: da engenharia à
  • 14. Interpretação de 300 Textos (FCC/CESPE/ESAF) 14 medicina, passando pela área militar, de tecnologia e de materiais. É só reparar bem para identificá-los. Foi no campo militar, na década de 1960, que a biônica nasceu oficialmente, com o termo criado pelo major norte-americano J. E. Steele. Uma das aplicações mais conhecidas da biônica na área militar é a camuflagem. A inspiração veio da capacidade que alguns animais têm de se misturar à natureza, como o camaleão. A técnica foi usada pela primeira vez na Primeira Guerra Mundial, quando navios norte-americanos e britânicos foram pintados com listras semelhantes às das zebras, o que dificultava sua visualização pelo inimigo. A arquitetura e o design estão entre os principais campos de aplicação da biônica. Um dos exemplos mais conhecidos são as nadadeiras modernas – aquelas que possuem uma abertura no meio. O formato do rabo das baleias inspirou o projeto, que facilita a passagem da água, reduzindo o esforço do mergulhador. Qual a ligação entre a vitória-régia e a arquitetura? A resposta é uma obra revolucionária, o Palácio de Cristal, construído na Inglaterra, em l85l, para hospedar a Primeira Exposição Universal de Londres – na qual mais de 30 países reuniram representantes de suas indústrias para apresentar as últimas inovações tecnológicas. O prédio, construído em ferro e vidro, foi idealizado pelo arquiteto e jardineiro inglês Joseph Paxton. Ele descobriu que a força da vitória-régia, que suporta o peso de uma criança, estava nas nervuras centrais de suas folhas, interligadas em forma de cruz, e usou o mesmo princípio para construir o Palácio de Cristal. O projeto causou polêmica entre os engenheiros da época, que não acreditavam que o edifício fosse suportar o peso de milhares de pessoas. Prova de que estavam errados é que o prédio não só sobreviveu aos 6 milhões de visitantes que participaram da exposição, como permaneceu intacto por mais de 80 anos. No final de 1936, foi destruído por um incêndio. 1. A informação que encerra o texto: a) Contraria o que havia sido afirmado, dando razão aos que criticaram a segurança da obra. b) Confirma as informações a respeito do projeto do palácio, destruído por um fator inesperado. c) Comprova o fato de que projetos de engenharia só devem basear-se em estruturas sólidas e confiáveis. d) Dá razão aos engenheiros da época, porque o prédio era inadequado ao grande número de visitantes. e) Responde à questão colocada no início do parágrafo, de que não é possível unir planta e arquitetura. 2. A Primeira Guerra Mundial é citada, no texto.
  • 15. Interpretação de 300 Textos (FCC/CESPE/ESAF) 15 a) Como exemplo de desrespeito e maus tratos a animais em situação de conflito armado. b) Para indicar o mau uso que pode ser feito de uma proposta científica, que buscar o progresso e a paz. c) Para registrar a necessidade de um controle das atividades científicas que envolvem animais e seus hábitos. d) Para situar o uso de uma característica animal como elemento auxiliar de segurança nas ações militares. e) Como uma crítica à inovação tática do disfarce, não apenas de soldados, mas também de equipamentos. 3. – aquelas que possuem uma abertura no meio. (3ª linha do 3º parágrafo). A frase colocada após o travessão acrescenta ao contexto a noção de: a) Proporcionalidade. b) Finalidade. c) Explicação. d) Condição. e) Conclusão. 4. ... para reproduzi-las nas formas e mecanismo de novos produtos. (1º parágrafo). A forma de pronome grifada na frase acima substitui, no texto: a) As características dos organismos vivos. b) As ciências pouco conhecidas. c) As formas e mecanismos de novos produtos. d) Novas vidas em inúmeras áreas. e) Novas tecnologias e novos produtos. 5. O prédio não só sobreviveu aos 6 milhões de visitantes que participaram da exposição, como permaneceu intacto por mais de 80 anos. (final do texto). O trecho acima está reescrito de outra maneira, mas conservando o sentido original do texto, em: a) O prédio não sobreviveu à exposição, e continuou fechado por mais 80 anos. b) O prédio permaneceu aberto para os visitantes da exposição, ainda durante mais 80 anos. c) As condições do prédio previam somente os visitantes da exposição, mas ficou aberto por mais de 80 anos.
  • 16. Interpretação de 300 Textos (FCC/CESPE/ESAF) 16 d) Os visitantes que participaram da exposição mantiveram o prédio intacto por 80 anos. e) O prédio suportou o peso dos milhões de visitantes e continuou em perfeitas condições por mais de 80 anos. TEXTO 6 A carteira de crédito do Banco do Brasil destinada ao agronegócio atingiu R$ 35,7 bilhões em 2005 – crescimento de 18,9% em relação ao ano anterior. _1_ mostra que o banco manteve a parceria com o setor atingido no ano passado pela perda de produção _2_ longos períodos de seca, _3_ baixa cotação no preço das commodites (produtos agropecuários e minérios cotados internacionalmente, como soja e suco de laranja) e pela valorização do real _4_ dólar. O banco ainda prorrogou dívidas do setor no valor de R$ 2,7 bilhões. Para os agricultores familiares o BB liberou R$ 4,3 bilhões ano passado pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). _5_ programa do governo federal financia o custeio e o investimento de atividades produtivas de pequenos agricultores em todo o país. 1. Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas do texto acima: 1 2 3 4 5 a) Esse incremento em decorrência de pela em relação ao Esse b) Essa ampliação por causa de à frente o Tal c) Tal aumento em conseqüência de na diante do Cujo d) Esse crescimento já que houve da em frente o Um e) Tal incremento uma vez que houve de diante o O
  • 17. Interpretação de 300 Textos (FCC/CESPE/ESAF) 17 RESPOSTAS TEXTO 1 Fonte: Agente de Protocolo e Tramitação- TCU –PB/2006 – FCC Respostas: 1. D 2. A 3. E 4. B 5. C 6. E 7. D TEXTO 2 Fonte: Agente da Polícia Federal – DPF/DGP – UnB CESPE Respostas: 1. E-C-E-E-C TEXTO 3 Respostas: 1. D Comentário: A letra a pode parecer a resposta, mas contém um erro: as companhias de energia elétrica não se negaram a pagar os bônus. Segundo o texto, “... os consumidores não precisavam ter lançado
  • 18. Interpretação de 300 Textos (FCC/CESPE/ESAF) 18 mão da Justiça para poder ter a garantia desse direito”, ou seja, as pessoas ficaram com medo de não receber, por isso apelaram; mas o texto não diz que as companhias se negaram a fazer o pagamento. A letra b é extremamente sutil e capciosa; não se trata de todos os tipos de consumidores, mas apenas dos consumidores de energia elétrica. As letras c e e não tem nenhum respaldo no texto. O gabarito só pode ser a letra d . Veja o que o texto diz a respeito do governo: “... não contou com tamanha solidariedade dos consumidores.” 2. E Comentário: A resposta desta questão está expressa no seguinte trecho:“Decididamente, os consumidores não precisavam ter lançado mão da justiça para poder ter a garantia desse direito.”, ou seja, os bônus seriam pagos de qualquer forma, mesmo porque o próprio presidente da República garantiu isso. 3. B Comentário: A palavra-chave para responder a essa questão é permanente, na linha 15. Permanente é algo que sempre ocorre. 4. E Comentário: Ver comentário da questão anterior 5. D Comentário: A resposta aparece, clara, no trecho: “Agem como se logo mais na frente não precisassem da população...”; esse “logo mais na frente” refere-se a um futuro próximo.Eles não estão preocupados com o que virá, pensam apenas no presente. 6. C Comentário: A Câmara de Gestão defende os interesses do governo, não das companhias de energia. O presidente não espera pagar, como afirma a opção b: o bônus, segundo ele, será pago. A letra d também está errada, porque não foi a Câmara de Gestão que garantiu o pagamento dos bônus,mas o presidente da República. A letra e não encontra nenhum apoio no texto. A resposta é a letra c. Basta reunir duas coisas: a redução do consumo de energia (1° parágrafo) e o trecho: “... para poder ter a garantia desse direito” . TEXTO 4 Fonte VUNESP-TJSP/Escrevente Técnico Judiciário Resposta:
  • 19. Interpretação de 300 Textos (FCC/CESPE/ESAF) 19 1. D 6. C 2. C 7. E 3. A 8. B 4. B 9. A 5. E 10. E TEXTO 5 Fonte TEC. JUD. – TRE. – AM. FCC. Resposta: 1. B 2. D 3. C 4. A 5. E TEXTO 6 Fonte: ESAF – MP/ENAP/SPU – Comum a todos os Cargos. Resposta: 1. A
  • 20. Interpretação de 300 Textos (FCC/CESPE/ESAF) 20 BIBLIOGRAFIA  BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 37.ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 1999.   INFANTE, Ulisses. Curso de Gramática Aplicada aos Textos. São Paulo. Editora Scipione, 2003.  RODRIGUES, Vera Cristina. Dicionário Houaiss –Verbos . 1ª Ed. Rio de Janeiro. Editora Objetiva. 2003.  CUNHA, Celso. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 3ª Ed. Rio de Janeiro. Editora Nova Fronteira. 2001.  HOUAISS. Antonio e VILLAR, Mauro de Sales. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro. Objetiva, 2001. ATENÇÃO: O envio dessa apostila é somente via e-mail