SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 28
Animais em vias de extinção que   habitam em território português
Animais em vi as   de extinção   Designa-se animais em vias de extinção, aqueles cujo número de espécies é muito reduzido em perigo iminente de desaparecerem se não forem protegidas. O Homem é que tem provocado a extinção de milhões de espécies diferentes, essas espécies desaparecem devido a interesses económicos, à poluição e ao crescimento humano. Muito pouco se sabe acerca do processo de extinção de espécies (que pode-se também considerar um passo de evolução) visto que a eliminação de espécies antigas deixa o lugar a espécies novas. Pequena Curiosidade:  Muitos dos animais em vias de extinção habitam em território português .
Animais em vias de extinção que   habitam em território português     Os animais em vias de extinção que vamos estudar são:    O cachalote (Açores)         O pombo-trocaz (Madeira)         O lince (serra da Malcata)         O Lobo Ibérico (Norte da Península Ibérica)         A águia real (Noroeste de Portugal)
O   Cach alote Ficha técnica:  Baleia Cachalote Physeter macrocephalus Características principais:  O maior cetáceo com dentes, é distinto, e difícil de ser confundido com outras espécies. A principal característica do cachalote é a sua cabeça grande rectangular, que corresponde até 40% do seu comprimento total. A sua coloração é escura e uniforme, indo do cinza ao marrom. A pele do cachalote é enrugada, principalmente na parte posterior do corpo. Tamanho:  Os filhotes nascem com 3,5 a 4 metros. Fêmeas adultas atingem 12   metros e os machos 18 m.  Peso:  O peso médio do macho é de cerca de 45 toneladas, e o da fêmea 20 toneladas.
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Alimentação:  O Lince Ibérico come coelho europeu ( Oryctolagus cuniculus ) quase exclusivamente (93% da caça por peso durante o verão), precisando cerca de um coelho por dia para satisfazer os seus requerimentos de energia. Havendo falta de coelho, o  Lynx pardinus  caça e come veado jovem ,  mouflon, pato e outras aves, peixe e, possivelmente, raposas.
[object Object]
A progressiva extinção do lince:  Como se  pode observar no mapa em baixo , o Lince tem vindo a desaparecer em grande número, pelo que se não forem urgentemente tomadas medidas adequadas,o Lince, poderá vir a desaparecer.
[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object]
[object Object]
O que comem os lobos:  O lobo é um carnívoro, um animal que se alimenta de carne. Antigamente consumia grandes herbívoros, dos quais retirava a energia necessária para sobreviver. Hoje, na ausência destes animais e na luta pela sobrevivência, o lobo habituou-se a consumir uma grande variedade de alimentos e adaptou a sua estrutura social às necessidades da captura de diferentes tipos de presa. Nas regiões norte da sua área de distribuição, os lobos alimentam-se de alces, caribús ou renas, principalmente no Inverno, e no Verão também de lebres e roedores. Nas áreas mais a Sul, caçam cervídeos - veados e corços - castores, lebres, coelhos e também roedores. Nas regiões onde o Homem destruiu as presas naturais do lobo, este alimenta-se principalmente de animais domésticos: cavalos, vacas, ovelhas, cabras e cães, mas isto porque foram as únicas presas que o Homem lhe deixou. Da dieta alimentar deste predador fazem também parte produtos vegetais, pois ingerem erva, tal como o cão, amoras e figos. Na Europa do Sul, os lobos chegam mesmo a entrar nas aldeias durante a noite, para procurarem alimento nas lixeiras.
Basicamente, contudo, são os ungulados - animais com cascos - que constituem a base da sua alimentação. Como é evidente, os lobos também necessitam de água e gostam mesmo de tomar banho. Em algumas zonas da sua área de distribuição são até hábeis pescadores! Como caçam os lobos:  Caçar herbívoros é uma tarefa que se torna difícil para um lobo só. Encontrar, seguir e capturar tais presas implica uma acção de conjunto. Capturar uma presa exige várias tentativas e muitas destas falham. Em geral, apenas de 7 a 10 tentativas, de entre 100, são bem sucedidas. Toda esta estratégia é parte de um plano da natureza, porque os lobos conseguem o mínimo suficiente para sobreviver e, simultaneamente, eliminam as presas mais fracas, mantendo a «saúde» da população das espécies presa, pois os indivíduos capturados são, na maioria, os doentes e os mais velhos.
Os indivíduos saudáveis quase sempre conseguem fugir. Para caçar tais animais, são necessárias muita sagacidade e perseverança. É preciso saber onde procurar a presa, ter a habilidade de a seguir, afastar da manada e conduzir para o local onde será capturada. Durante este processo, os lobos são por vezes feridos ou mesmo mortos, pois as presas defendem-se utilizando as armações e escoiceando. Há notícia de casos de lobos encontrados mortos com os crânios parcialmente destruídos e o tórax perfurado.Tudo isto significa que na sociedade lupina - a alcateia - cada indivíduo tem uma função resultante das suas capacidades, sendo necessária uma estreita colaboração entre todos. A viabilidade de um predador deste porte reside no trabalho de conjunto, não havendo lugar para o egoísmo individual! Apanhar presas de menor porte não exige evidentemente grandes alcateias e, por outro lado, animais demasiado pequenos não fornecem alimento a grandes alcateias.
[object Object],[object Object]
Por via de regra toda a alcateia prepara esta toca, bem como outras alternativas para o caso da primeira ser descoberta e a ninhada correr perigo. Uma ninhada é constituída por 4 a 7 lobitos, que nascem cegos e totalmente dependentes da loba-mãe. As ninhadas variam consoante a condição fisiológica da mãe, a qual, por sua vez, depende da disponibilidade de alimento. O número de lobitos por ninhada adapta-se às necessidades da alcateia e às condições prevalecentes no local e na época em questão. Inicialmente ao lobo-macho não lhe é permitido entrar na toca, sendo a sua tarefa a de fornecer alimento que caça, transporta e enterra num esconderijo perto.  A loba-mãe apenas sai para caçar quando escasseia o alimento, ficando então os lobitos sozinhos e desprotegidos. Podem perder-se, se se afastam demasiado da toca, e serem mortos por predadores ou inclusivamente pelo próprio Homem que, ao tomar conhecimento da existência de uma ninhada desprotegida, a destrói de imediato. Situações destas são muito comuns em Portugal e Espanha. Os lobitos começam a sair da toca com cerca de um mês de idade e percorrem os terrenos que a circundam.
[object Object],[object Object]
Se na área ocupada pelos respectivos progenitores abundarem alimentos, permanecem todos juntos, aumentando o número de indivíduos da alcateia.              Como comunicam os Lobos:  Para comunicar utilizam sinais: movimentos e atitudes corporais, olhares, cheiros e sons tais como ladridos rugidos e uivos. O seu sentido do olfacto é muito desenvolvido e um cheiro significa muito mais para eles do que para nós. Através da maneira como utiliza a cauda, um lobo mostra as suas intenções pela maneira como apresenta o focinho, as orelhas e a cauda e até pelos pêlos do dorso. E, evidentemente, os lobos uivam! Fazem-no, por exemplo, para informar os companheiros sobre a sua posição, para reunir os membros da alcateia, para chamar os lobitos, em ocasiões particulares como as que precedem uma caçada, ou simplesmente por prazer e para consolidarem os laços que os unem.
[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
A Águia -ReaL Características Gerais:  Macho 75 cm, Fêmea 90 cm. Não há ave que se possa comparar em majestuosidade da Águia Real. Esta enorme ave de rapina voa sobre os cumes montanhosos, abrindo as asas de uma envergadura de mais de dois metros, enquanto esquadrinha o céu e a terra em busca da sua presa.   De repente lança-se sobre a vítima a uma velocidade de 150 quilómetros por hora e cai para apresar uma lebre, perdiz ou coelho. Ocasionalmente as águias capturam cordeiros, embora normalmente só os que estão fracos por falta de alimento. Comem tamb é m carne putrefacta.
Habitat:  As Águias Reais constituem um casal para toda a vida e têm normalmente dois ou três pontos concretos de nidificação que escolhes entre si. Estes locais estão situados a diferentes alturas, variando de distância uns dos outros, que por vezes pode ser mínima, às vezes só uns 20 metros.  Frequentemente utilizam estes pontos em rotação.  O ninho escolhido, um grande monte de ramos colocadas saliente ou no alto da montanha, ou muito raras vezes uma árvore, vai aumentando de tamanho ao passar dos anos. Reparam-no e melhoram-no antes da época de procriação e enfeitam-no com vegetação fresca.  Á medida que vão crescendo os filhotes o ninho vai-se cobrindo de um depósito de ossos e restos de alimento levado pelos pais.  Identificação:  Corpo quase uniformemente escuro, com matiz dourada na cabeça. Bico recurvado, grosso e poderoso. Asas excepcionalmente longas. A fêmea é maior que o macho.
  Nidificação:  Ambos os sexos constroem ou reparam os ninhos em Novembro ou Dezembro. Postura em Março ou Abril, normalmente de dois ovos brancos, com frequência com manchas pardo-avermelhadas.  Incubação de cerca de 50 dias, principalmente feita pela fêmea.  As crias, alimentadas por ambos os pais, deixam o ninho cerca das 12 semanas.  Alimentação:  Lebres, coelhos, perdizes, cordeiros ( raramente ) e carne em decomposição.
Pombo  trocaz Nome vulgar:  Pombo trocaz. Nome científico:  Columba trocaz   Família:  Columbidae Distribuição e Habitat:  Espécie endémica da Ilha da Madeira. Vive associado à floresta Laurissilva, apresentado preferência por áreas com predominância do Til, de cuja baga o pombo trocaz se alimenta.
Descrição:  De plumagem cinzenta-azulada, tonalidade cor de vinho no peito e lista branca que atravessa a cauda.  Estatuto de Conservação e Ameaças:  Espécie vulnerável por apresentar área de ocorrência muito restrita. A floresta Laurissilva, onde vive esta espécie, é considerada Património Mundial Natural da Humanidade pela UNESCO, daí que o problema de perda e degradação do habitat é uma ameaça que já não se considera. Observações:  Fruto do esforço de conservação da floresta Laurisilva e da cessação da caça a esta espécie a população tem estabilizado, sendo mesmo muito comum em alguns locais.
Biblio grafia Homepage  madeiranature- http://www.madeiranature.com/index/cms/page/-/page/nature_fauna_birds/articleId/436/articleTitle/pombo-trocaz/lang/pt visitado em 13 de Janeiro de 2009(desenvolvimento). Homepage animaisdomundo- http://animaisdomundo.com.sapo.pt/images/Asia/panda_gigante.jpg visitado em 13 de Janeiro de 2009 (imagem) Homepage cm-seixal -  http://www.cm-seixal.pt/NR/rdonlyres/CB2212D9-160B-4B6D-A4B4-1A853CC755E6/2922/Animais_extincao.pdf visitado em 13 de Janeiro de 2009 (desenvolvimento) Homepage webeducom- http://web.educom.pt/~pr1272/apanimais.htm visitado em 13 de Janeiro de 2009 (desenvolvimento)  
Trabalho realizado por: Andreia Silvestre Inês Silva Joana Fernandes Patrícia Gomes Patrícia Rodrigues Grupo nº1  –  Squids Professora: Florbela Ribeiro Ano lectivo:  2008/09

Más contenido relacionado

La actualidad más candente

Animais em extinção
Animais em extinçãoAnimais em extinção
Animais em extinçãoAGRT8C5111922
 
Animais em vias de extinção
Animais em vias de extinçãoAnimais em vias de extinção
Animais em vias de extinçãosilvanacostalima
 
Animais em vias de extinção em portugal
Animais em vias de extinção em portugalAnimais em vias de extinção em portugal
Animais em vias de extinção em portugalAna Gmail
 
Ap 5 g animais em vias de extinção 2009-2010
Ap 5 g animais em vias de extinção 2009-2010Ap 5 g animais em vias de extinção 2009-2010
Ap 5 g animais em vias de extinção 2009-2010ruingomes
 
Espécies ameaçadas e ação do homem
Espécies ameaçadas  e ação do homemEspécies ameaçadas  e ação do homem
Espécies ameaçadas e ação do homemMayjö .
 
Animais em vias de Extinção
Animais em vias de ExtinçãoAnimais em vias de Extinção
Animais em vias de ExtinçãoEduardo1
 
Animais Em Vias De ExtinçãO
Animais Em Vias De ExtinçãOAnimais Em Vias De ExtinçãO
Animais Em Vias De ExtinçãOfabiobelchior
 
Animais Marinhos Em Vias De ExtinçãO
Animais Marinhos Em Vias De ExtinçãOAnimais Marinhos Em Vias De ExtinçãO
Animais Marinhos Em Vias De ExtinçãOlisetemouta
 
Animais em Perigo de Extinção em Portugal
Animais em Perigo de Extinção em PortugalAnimais em Perigo de Extinção em Portugal
Animais em Perigo de Extinção em PortugalJ.I.Telhado
 
Especies animais protegidas
Especies animais protegidasEspecies animais protegidas
Especies animais protegidasmariacferreira
 
Animais em Vias de Extinção
Animais em Vias de ExtinçãoAnimais em Vias de Extinção
Animais em Vias de ExtinçãoProjecto Teclar
 
Espécies em Extinção
Espécies em ExtinçãoEspécies em Extinção
Espécies em Extinçãobecrejovim
 
Trabalhos Dos Alunos Sobre Animais Em ExtinçãO
Trabalhos Dos Alunos Sobre Animais Em  ExtinçãOTrabalhos Dos Alunos Sobre Animais Em  ExtinçãO
Trabalhos Dos Alunos Sobre Animais Em ExtinçãOdaiaprof
 
Espécies em Vias de Extinção
Espécies em Vias de ExtinçãoEspécies em Vias de Extinção
Espécies em Vias de ExtinçãoLimm1011
 
Animais em extinção
Animais em extinçãoAnimais em extinção
Animais em extinçãomarleneves
 
Animais em vias de extinção
Animais em vias de extinção Animais em vias de extinção
Animais em vias de extinção Diogo Lopes
 
Os animais em vias de extinção
Os animais em vias de extinçãoOs animais em vias de extinção
Os animais em vias de extinçãosilviaverahortense
 

La actualidad más candente (20)

Animais em extinção
Animais em extinçãoAnimais em extinção
Animais em extinção
 
Animais em vias de extinção
Animais em vias de extinçãoAnimais em vias de extinção
Animais em vias de extinção
 
Animais em vias de extinção em portugal
Animais em vias de extinção em portugalAnimais em vias de extinção em portugal
Animais em vias de extinção em portugal
 
Trabalho de ap
Trabalho de apTrabalho de ap
Trabalho de ap
 
Ap 5 g animais em vias de extinção 2009-2010
Ap 5 g animais em vias de extinção 2009-2010Ap 5 g animais em vias de extinção 2009-2010
Ap 5 g animais em vias de extinção 2009-2010
 
Animais em vias de extinção
Animais em vias de extinçãoAnimais em vias de extinção
Animais em vias de extinção
 
Espécies ameaçadas e ação do homem
Espécies ameaçadas  e ação do homemEspécies ameaçadas  e ação do homem
Espécies ameaçadas e ação do homem
 
Animais em vias de Extinção
Animais em vias de ExtinçãoAnimais em vias de Extinção
Animais em vias de Extinção
 
Animais Em Vias De ExtinçãO
Animais Em Vias De ExtinçãOAnimais Em Vias De ExtinçãO
Animais Em Vias De ExtinçãO
 
Animais Marinhos Em Vias De ExtinçãO
Animais Marinhos Em Vias De ExtinçãOAnimais Marinhos Em Vias De ExtinçãO
Animais Marinhos Em Vias De ExtinçãO
 
Animais Ameaçados de Extinção
Animais Ameaçados de ExtinçãoAnimais Ameaçados de Extinção
Animais Ameaçados de Extinção
 
Animais em Perigo de Extinção em Portugal
Animais em Perigo de Extinção em PortugalAnimais em Perigo de Extinção em Portugal
Animais em Perigo de Extinção em Portugal
 
Especies animais protegidas
Especies animais protegidasEspecies animais protegidas
Especies animais protegidas
 
Animais em Vias de Extinção
Animais em Vias de ExtinçãoAnimais em Vias de Extinção
Animais em Vias de Extinção
 
Espécies em Extinção
Espécies em ExtinçãoEspécies em Extinção
Espécies em Extinção
 
Trabalhos Dos Alunos Sobre Animais Em ExtinçãO
Trabalhos Dos Alunos Sobre Animais Em  ExtinçãOTrabalhos Dos Alunos Sobre Animais Em  ExtinçãO
Trabalhos Dos Alunos Sobre Animais Em ExtinçãO
 
Espécies em Vias de Extinção
Espécies em Vias de ExtinçãoEspécies em Vias de Extinção
Espécies em Vias de Extinção
 
Animais em extinção
Animais em extinçãoAnimais em extinção
Animais em extinção
 
Animais em vias de extinção
Animais em vias de extinção Animais em vias de extinção
Animais em vias de extinção
 
Os animais em vias de extinção
Os animais em vias de extinçãoOs animais em vias de extinção
Os animais em vias de extinção
 

Destacado

Baleias em vias de extinção
Baleias em vias de extinçãoBaleias em vias de extinção
Baleias em vias de extinçãoZaara Miranda
 
Parque Natural de Montesinho
Parque Natural de MontesinhoParque Natural de Montesinho
Parque Natural de MontesinhoAna Canteiro
 
Parque Natural do Montesinho
Parque Natural do MontesinhoParque Natural do Montesinho
Parque Natural do MontesinhoPedro Peixoto
 
Capa, contra capa, introdução ,conclusão, biografia,
Capa, contra capa, introdução ,conclusão, biografia,Capa, contra capa, introdução ,conclusão, biografia,
Capa, contra capa, introdução ,conclusão, biografia,Jaqueline Sarges
 
Como redigir a introdução e a conclusão de um trabalho escrito
Como redigir a introdução e a conclusão de um trabalho escritoComo redigir a introdução e a conclusão de um trabalho escrito
Como redigir a introdução e a conclusão de um trabalho escritoBiblioteca Escolar Ourique
 
Manual higiene e segurança no trabalho
Manual higiene e segurança no trabalhoManual higiene e segurança no trabalho
Manual higiene e segurança no trabalhoFilipa Andrade
 

Destacado (6)

Baleias em vias de extinção
Baleias em vias de extinçãoBaleias em vias de extinção
Baleias em vias de extinção
 
Parque Natural de Montesinho
Parque Natural de MontesinhoParque Natural de Montesinho
Parque Natural de Montesinho
 
Parque Natural do Montesinho
Parque Natural do MontesinhoParque Natural do Montesinho
Parque Natural do Montesinho
 
Capa, contra capa, introdução ,conclusão, biografia,
Capa, contra capa, introdução ,conclusão, biografia,Capa, contra capa, introdução ,conclusão, biografia,
Capa, contra capa, introdução ,conclusão, biografia,
 
Como redigir a introdução e a conclusão de um trabalho escrito
Como redigir a introdução e a conclusão de um trabalho escritoComo redigir a introdução e a conclusão de um trabalho escrito
Como redigir a introdução e a conclusão de um trabalho escrito
 
Manual higiene e segurança no trabalho
Manual higiene e segurança no trabalhoManual higiene e segurança no trabalho
Manual higiene e segurança no trabalho
 

Similar a Animais

Endangered species - students works - Teacher Carla Santos
Endangered species - students works - Teacher Carla SantosEndangered species - students works - Teacher Carla Santos
Endangered species - students works - Teacher Carla SantosSoares Jose Soares
 
Lobo tbérico caderno actividades
Lobo tbérico caderno actividadesLobo tbérico caderno actividades
Lobo tbérico caderno actividadesmariacferreira
 
Mamíferos terrestre da floresta tropical
Mamíferos terrestre da floresta tropicalMamíferos terrestre da floresta tropical
Mamíferos terrestre da floresta tropicalmnio
 
Atividades sobre a copa lobo siberiano mascote ciencias
Atividades sobre a copa lobo siberiano mascote cienciasAtividades sobre a copa lobo siberiano mascote ciencias
Atividades sobre a copa lobo siberiano mascote cienciasAtividades Diversas Cláudia
 
Animais Em Vias De ExtinçãO
Animais Em Vias De ExtinçãOAnimais Em Vias De ExtinçãO
Animais Em Vias De ExtinçãOfabiobelchior
 
CáTia Sousa Nº4 11ºA
CáTia Sousa Nº4  11ºACáTia Sousa Nº4  11ºA
CáTia Sousa Nº4 11ºAÉrica Machado
 
Animais selvagens
Animais selvagensAnimais selvagens
Animais selvagensmarecos5h
 
Os animais da vida selvagem
Os animais da vida selvagemOs animais da vida selvagem
Os animais da vida selvagemBaixa Tudo Facil
 
A Grande FamíLia Dos Lobos
A Grande FamíLia Dos LobosA Grande FamíLia Dos Lobos
A Grande FamíLia Dos LobosJoão Moreira
 
Animais em extinção
Animais em extinçãoAnimais em extinção
Animais em extinçãoAGRT8C5111922
 

Similar a Animais (20)

Endangered species - students works - Teacher Carla Santos
Endangered species - students works - Teacher Carla SantosEndangered species - students works - Teacher Carla Santos
Endangered species - students works - Teacher Carla Santos
 
Lobo tbérico caderno actividades
Lobo tbérico caderno actividadesLobo tbérico caderno actividades
Lobo tbérico caderno actividades
 
Mamíferos terrestre da floresta tropical
Mamíferos terrestre da floresta tropicalMamíferos terrestre da floresta tropical
Mamíferos terrestre da floresta tropical
 
Atividades sobre a copa lobo siberiano mascote ciencias
Atividades sobre a copa lobo siberiano mascote cienciasAtividades sobre a copa lobo siberiano mascote ciencias
Atividades sobre a copa lobo siberiano mascote ciencias
 
mundo animal
mundo animalmundo animal
mundo animal
 
Grupo 7 lobo iberico
Grupo 7   lobo ibericoGrupo 7   lobo iberico
Grupo 7 lobo iberico
 
O Lobo vermelho
O Lobo vermelho O Lobo vermelho
O Lobo vermelho
 
Grupo 7 lobo iberico
Grupo 7   lobo ibericoGrupo 7   lobo iberico
Grupo 7 lobo iberico
 
Lince
LinceLince
Lince
 
Trabalho a.p
Trabalho a.pTrabalho a.p
Trabalho a.p
 
Trabalho a.p
Trabalho a.pTrabalho a.p
Trabalho a.p
 
Animais Em Vias De ExtinçãO
Animais Em Vias De ExtinçãOAnimais Em Vias De ExtinçãO
Animais Em Vias De ExtinçãO
 
pois
poispois
pois
 
CáTia Sousa Nº4 11ºA
CáTia Sousa Nº4  11ºACáTia Sousa Nº4  11ºA
CáTia Sousa Nº4 11ºA
 
Lobo guará
Lobo guaráLobo guará
Lobo guará
 
Animais selvagens
Animais selvagensAnimais selvagens
Animais selvagens
 
Os animais da vida selvagem
Os animais da vida selvagemOs animais da vida selvagem
Os animais da vida selvagem
 
Leão Africano
Leão AfricanoLeão Africano
Leão Africano
 
A Grande FamíLia Dos Lobos
A Grande FamíLia Dos LobosA Grande FamíLia Dos Lobos
A Grande FamíLia Dos Lobos
 
Animais em extinção
Animais em extinçãoAnimais em extinção
Animais em extinção
 

Más de florbelaribeiro

Más de florbelaribeiro (20)

portugais
portugaisportugais
portugais
 
france
francefrance
france
 
Poland
PolandPoland
Poland
 
German
GermanGerman
German
 
Rodrigo, olga, isabel y céline
Rodrigo, olga, isabel y célineRodrigo, olga, isabel y céline
Rodrigo, olga, isabel y céline
 
Nicolas, amrei, mathilde y valérie
Nicolas, amrei, mathilde y valérieNicolas, amrei, mathilde y valérie
Nicolas, amrei, mathilde y valérie
 
Joshua klein, inês gonçalves , anna gora y faustine thellier
Joshua klein, inês gonçalves , anna gora y  faustine thellierJoshua klein, inês gonçalves , anna gora y  faustine thellier
Joshua klein, inês gonçalves , anna gora y faustine thellier
 
Emilia, anastasio y nelly
Emilia, anastasio y nellyEmilia, anastasio y nelly
Emilia, anastasio y nelly
 
Beatriz, sonja, karolina y victor
Beatriz, sonja, karolina y victorBeatriz, sonja, karolina y victor
Beatriz, sonja, karolina y victor
 
Alex, ania, steffy y natasha
Alex, ania, steffy y natashaAlex, ania, steffy y natasha
Alex, ania, steffy y natasha
 
Portuguese news_the press
Portuguese news_the pressPortuguese news_the press
Portuguese news_the press
 
Cyprus_MEP
Cyprus_MEPCyprus_MEP
Cyprus_MEP
 
Europhiles in france_sp
Europhiles in france_spEurophiles in france_sp
Europhiles in france_sp
 
European symbols in france_sp
European symbols in france_spEuropean symbols in france_sp
European symbols in france_sp
 
Euroscepticism in france_sp
Euroscepticism in france_spEuroscepticism in france_sp
Euroscepticism in france_sp
 
Europhiles in france_sp
Europhiles in france_spEurophiles in france_sp
Europhiles in france_sp
 
European symbols in france_sp
European symbols in france_spEuropean symbols in france_sp
European symbols in france_sp
 
Germany_sp
Germany_spGermany_sp
Germany_sp
 
Poland_sp
Poland_spPoland_sp
Poland_sp
 
Spain_sp
Spain_spSpain_sp
Spain_sp
 

Animais

  • 1. Animais em vias de extinção que habitam em território português
  • 2. Animais em vi as de extinção Designa-se animais em vias de extinção, aqueles cujo número de espécies é muito reduzido em perigo iminente de desaparecerem se não forem protegidas. O Homem é que tem provocado a extinção de milhões de espécies diferentes, essas espécies desaparecem devido a interesses económicos, à poluição e ao crescimento humano. Muito pouco se sabe acerca do processo de extinção de espécies (que pode-se também considerar um passo de evolução) visto que a eliminação de espécies antigas deixa o lugar a espécies novas. Pequena Curiosidade: Muitos dos animais em vias de extinção habitam em território português .
  • 3. Animais em vias de extinção que habitam em território português   Os animais em vias de extinção que vamos estudar são:   O cachalote (Açores)        O pombo-trocaz (Madeira)        O lince (serra da Malcata)        O Lobo Ibérico (Norte da Península Ibérica)        A águia real (Noroeste de Portugal)
  • 4. O Cach alote Ficha técnica: Baleia Cachalote Physeter macrocephalus Características principais: O maior cetáceo com dentes, é distinto, e difícil de ser confundido com outras espécies. A principal característica do cachalote é a sua cabeça grande rectangular, que corresponde até 40% do seu comprimento total. A sua coloração é escura e uniforme, indo do cinza ao marrom. A pele do cachalote é enrugada, principalmente na parte posterior do corpo. Tamanho: Os filhotes nascem com 3,5 a 4 metros. Fêmeas adultas atingem 12   metros e os machos 18 m. Peso: O peso médio do macho é de cerca de 45 toneladas, e o da fêmea 20 toneladas.
  • 5.
  • 6.
  • 7. Alimentação: O Lince Ibérico come coelho europeu ( Oryctolagus cuniculus ) quase exclusivamente (93% da caça por peso durante o verão), precisando cerca de um coelho por dia para satisfazer os seus requerimentos de energia. Havendo falta de coelho, o Lynx pardinus caça e come veado jovem , mouflon, pato e outras aves, peixe e, possivelmente, raposas.
  • 8.
  • 9. A progressiva extinção do lince: Como se pode observar no mapa em baixo , o Lince tem vindo a desaparecer em grande número, pelo que se não forem urgentemente tomadas medidas adequadas,o Lince, poderá vir a desaparecer.
  • 10.
  • 11.
  • 12.
  • 13. O que comem os lobos: O lobo é um carnívoro, um animal que se alimenta de carne. Antigamente consumia grandes herbívoros, dos quais retirava a energia necessária para sobreviver. Hoje, na ausência destes animais e na luta pela sobrevivência, o lobo habituou-se a consumir uma grande variedade de alimentos e adaptou a sua estrutura social às necessidades da captura de diferentes tipos de presa. Nas regiões norte da sua área de distribuição, os lobos alimentam-se de alces, caribús ou renas, principalmente no Inverno, e no Verão também de lebres e roedores. Nas áreas mais a Sul, caçam cervídeos - veados e corços - castores, lebres, coelhos e também roedores. Nas regiões onde o Homem destruiu as presas naturais do lobo, este alimenta-se principalmente de animais domésticos: cavalos, vacas, ovelhas, cabras e cães, mas isto porque foram as únicas presas que o Homem lhe deixou. Da dieta alimentar deste predador fazem também parte produtos vegetais, pois ingerem erva, tal como o cão, amoras e figos. Na Europa do Sul, os lobos chegam mesmo a entrar nas aldeias durante a noite, para procurarem alimento nas lixeiras.
  • 14. Basicamente, contudo, são os ungulados - animais com cascos - que constituem a base da sua alimentação. Como é evidente, os lobos também necessitam de água e gostam mesmo de tomar banho. Em algumas zonas da sua área de distribuição são até hábeis pescadores! Como caçam os lobos: Caçar herbívoros é uma tarefa que se torna difícil para um lobo só. Encontrar, seguir e capturar tais presas implica uma acção de conjunto. Capturar uma presa exige várias tentativas e muitas destas falham. Em geral, apenas de 7 a 10 tentativas, de entre 100, são bem sucedidas. Toda esta estratégia é parte de um plano da natureza, porque os lobos conseguem o mínimo suficiente para sobreviver e, simultaneamente, eliminam as presas mais fracas, mantendo a «saúde» da população das espécies presa, pois os indivíduos capturados são, na maioria, os doentes e os mais velhos.
  • 15. Os indivíduos saudáveis quase sempre conseguem fugir. Para caçar tais animais, são necessárias muita sagacidade e perseverança. É preciso saber onde procurar a presa, ter a habilidade de a seguir, afastar da manada e conduzir para o local onde será capturada. Durante este processo, os lobos são por vezes feridos ou mesmo mortos, pois as presas defendem-se utilizando as armações e escoiceando. Há notícia de casos de lobos encontrados mortos com os crânios parcialmente destruídos e o tórax perfurado.Tudo isto significa que na sociedade lupina - a alcateia - cada indivíduo tem uma função resultante das suas capacidades, sendo necessária uma estreita colaboração entre todos. A viabilidade de um predador deste porte reside no trabalho de conjunto, não havendo lugar para o egoísmo individual! Apanhar presas de menor porte não exige evidentemente grandes alcateias e, por outro lado, animais demasiado pequenos não fornecem alimento a grandes alcateias.
  • 16.
  • 17. Por via de regra toda a alcateia prepara esta toca, bem como outras alternativas para o caso da primeira ser descoberta e a ninhada correr perigo. Uma ninhada é constituída por 4 a 7 lobitos, que nascem cegos e totalmente dependentes da loba-mãe. As ninhadas variam consoante a condição fisiológica da mãe, a qual, por sua vez, depende da disponibilidade de alimento. O número de lobitos por ninhada adapta-se às necessidades da alcateia e às condições prevalecentes no local e na época em questão. Inicialmente ao lobo-macho não lhe é permitido entrar na toca, sendo a sua tarefa a de fornecer alimento que caça, transporta e enterra num esconderijo perto. A loba-mãe apenas sai para caçar quando escasseia o alimento, ficando então os lobitos sozinhos e desprotegidos. Podem perder-se, se se afastam demasiado da toca, e serem mortos por predadores ou inclusivamente pelo próprio Homem que, ao tomar conhecimento da existência de uma ninhada desprotegida, a destrói de imediato. Situações destas são muito comuns em Portugal e Espanha. Os lobitos começam a sair da toca com cerca de um mês de idade e percorrem os terrenos que a circundam.
  • 18.
  • 19. Se na área ocupada pelos respectivos progenitores abundarem alimentos, permanecem todos juntos, aumentando o número de indivíduos da alcateia.             Como comunicam os Lobos: Para comunicar utilizam sinais: movimentos e atitudes corporais, olhares, cheiros e sons tais como ladridos rugidos e uivos. O seu sentido do olfacto é muito desenvolvido e um cheiro significa muito mais para eles do que para nós. Através da maneira como utiliza a cauda, um lobo mostra as suas intenções pela maneira como apresenta o focinho, as orelhas e a cauda e até pelos pêlos do dorso. E, evidentemente, os lobos uivam! Fazem-no, por exemplo, para informar os companheiros sobre a sua posição, para reunir os membros da alcateia, para chamar os lobitos, em ocasiões particulares como as que precedem uma caçada, ou simplesmente por prazer e para consolidarem os laços que os unem.
  • 20.
  • 21.
  • 22. A Águia -ReaL Características Gerais: Macho 75 cm, Fêmea 90 cm. Não há ave que se possa comparar em majestuosidade da Águia Real. Esta enorme ave de rapina voa sobre os cumes montanhosos, abrindo as asas de uma envergadura de mais de dois metros, enquanto esquadrinha o céu e a terra em busca da sua presa. De repente lança-se sobre a vítima a uma velocidade de 150 quilómetros por hora e cai para apresar uma lebre, perdiz ou coelho. Ocasionalmente as águias capturam cordeiros, embora normalmente só os que estão fracos por falta de alimento. Comem tamb é m carne putrefacta.
  • 23. Habitat: As Águias Reais constituem um casal para toda a vida e têm normalmente dois ou três pontos concretos de nidificação que escolhes entre si. Estes locais estão situados a diferentes alturas, variando de distância uns dos outros, que por vezes pode ser mínima, às vezes só uns 20 metros. Frequentemente utilizam estes pontos em rotação. O ninho escolhido, um grande monte de ramos colocadas saliente ou no alto da montanha, ou muito raras vezes uma árvore, vai aumentando de tamanho ao passar dos anos. Reparam-no e melhoram-no antes da época de procriação e enfeitam-no com vegetação fresca. Á medida que vão crescendo os filhotes o ninho vai-se cobrindo de um depósito de ossos e restos de alimento levado pelos pais. Identificação: Corpo quase uniformemente escuro, com matiz dourada na cabeça. Bico recurvado, grosso e poderoso. Asas excepcionalmente longas. A fêmea é maior que o macho.
  • 24.   Nidificação: Ambos os sexos constroem ou reparam os ninhos em Novembro ou Dezembro. Postura em Março ou Abril, normalmente de dois ovos brancos, com frequência com manchas pardo-avermelhadas. Incubação de cerca de 50 dias, principalmente feita pela fêmea. As crias, alimentadas por ambos os pais, deixam o ninho cerca das 12 semanas. Alimentação: Lebres, coelhos, perdizes, cordeiros ( raramente ) e carne em decomposição.
  • 25. Pombo trocaz Nome vulgar: Pombo trocaz. Nome científico: Columba trocaz Família: Columbidae Distribuição e Habitat: Espécie endémica da Ilha da Madeira. Vive associado à floresta Laurissilva, apresentado preferência por áreas com predominância do Til, de cuja baga o pombo trocaz se alimenta.
  • 26. Descrição: De plumagem cinzenta-azulada, tonalidade cor de vinho no peito e lista branca que atravessa a cauda. Estatuto de Conservação e Ameaças: Espécie vulnerável por apresentar área de ocorrência muito restrita. A floresta Laurissilva, onde vive esta espécie, é considerada Património Mundial Natural da Humanidade pela UNESCO, daí que o problema de perda e degradação do habitat é uma ameaça que já não se considera. Observações: Fruto do esforço de conservação da floresta Laurisilva e da cessação da caça a esta espécie a população tem estabilizado, sendo mesmo muito comum em alguns locais.
  • 27. Biblio grafia Homepage madeiranature- http://www.madeiranature.com/index/cms/page/-/page/nature_fauna_birds/articleId/436/articleTitle/pombo-trocaz/lang/pt visitado em 13 de Janeiro de 2009(desenvolvimento). Homepage animaisdomundo- http://animaisdomundo.com.sapo.pt/images/Asia/panda_gigante.jpg visitado em 13 de Janeiro de 2009 (imagem) Homepage cm-seixal - http://www.cm-seixal.pt/NR/rdonlyres/CB2212D9-160B-4B6D-A4B4-1A853CC755E6/2922/Animais_extincao.pdf visitado em 13 de Janeiro de 2009 (desenvolvimento) Homepage webeducom- http://web.educom.pt/~pr1272/apanimais.htm visitado em 13 de Janeiro de 2009 (desenvolvimento)  
  • 28. Trabalho realizado por: Andreia Silvestre Inês Silva Joana Fernandes Patrícia Gomes Patrícia Rodrigues Grupo nº1 – Squids Professora: Florbela Ribeiro Ano lectivo: 2008/09