SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 21
Rádio  e Televisão  de  Portugal
BREVE HISTÓRIA A Rádio e Televisão de Portugal (RTP) é uma empresa estatal portuguesa que inclui a rádio e a televisão públicas. Este grupo surgiu por iniciativa do Governo, no ano de 1955. Tratava-se na altura de uma sociedade anónima com capital tripartido entre o Estado,  emissoras de radiodifusão privadas e particulares. As emissões experimentais da RTP iniciaram-se em 1956, a partir da Feira Popular em Lisboa. No entanto as emissões regulares só se iniciaram em 7 Março de 1957. Mais tarde, em 1968 em jeito de presentinho no dia 25 Dezembro foi criado um novo canal, a RTP2. Na década de 70 surgiram ainda mais dois canais, estes regionais, de seu nome: RTP Açores e RTP Madeira.
Após o 25 de Abril em 1974, o estatuto da empresa foi revisto e logo a seguir, no ano de 1975 a RTP foi nacionalizada. A televisão a cores, começou a ser emitida em 7 Março de 1980. Contudo nesta altura, grande parte da população não dispunha ainda de equipamento compatível. Em 1992 a 10 de Junho, iniciaram-se as transmissões da RTP Internacional. Cerca de 1 mês mais tarde, a RTP torna-se numa sociedade de capitais exclusivamente públicos. A Radiotelevisão Portuguesa, S.A Em Janeiro de 1998 iniciam-se as emissões regulares da RTP África, destinada aos países lusófonos em África. Em 2007, comemoram-se os 50 anos de emissões da RTP, um marco histórico e festejado em grande por parte das entidades responsáveis. A primeira emissão em Alta Definição, surge nos Jogos Olímpicos de Pequim no canal RTP HD
CANAIS DE TELEVISÃO E RÁDIO
Este é o principal canal de televisão da RTP. Sendo o canal de televisão português mais antigo, a RTP1 é um canal generalista, com uma componente comercial, e que privilegia a ficção nacional, informação, desporto e entretenimento. Um dos programas mais vistos da actualidade, e que passa na RTP1
Este é o segundo canal de televisão da RTP. Tem como objectivos, a defesa da língua e da cultura portuguesas nas suas diversas vertentes - humana, social, artística, cultural, intelectual, profissional, académica e científica -, mantendo uma identidade própria como meio de comunicação complementar à RTP1. A vocação do canal traduz-se numa programação criativa e variada de divulgação de saber, de informação e das artes e espectáculos, direccionada ao desenvolvimento da compreensão da sociedade e das instituições, do melhor conhecimento do planeta, das civilizações e da sua história, da defesa do ambiente e das minorias e da divulgação do papel das confissões religiosas na sociedade.
O projecto para a RTP Açores só veio com o 25 de Abril de 1974, e com a hipótese de canais de televisão regionais. A ilha de São Miguel foi escolhida para receber o centro emissor, instalando-se os primeiros estúdios num edifício em São Gonçalo, nos arredores da cidade de Ponta Delgada, após algumas obras de adaptação. No dia 10 de Agosto de 1975 foi para o ar a primeira emissão de televisão nos Açores, com a duração excepcional de 6 horas, uma vez que durante o período das emissões experimentais, que durou dois meses, a televisão emitia cerca de 3 horas diárias. Abriu às 15h30, com a intervenção do Presidente da Junta Governativa dos Açores, o General Altino Pinto Magalhães, , e fechou às 21h30 com o Telejornal.
A RTP Madeira é um canal de televisão de características regionais, alternativo, assumindo a responsabilidade e a missão pela prestação do serviço público da televisão na Região Autónoma da Madeira.  Como objectivos centrais tem, fazer chegar a todo o arquipélago a informação e a realidade regional, em todos os domínios.  No Plano externo, tem a ambição de levar o mais relevante do quotidiano da região à diáspora madeirense radicada nas quatro partes do mundo e, com a ajuda imprescindível da RTPi, trazer a actualidade dessas comunidades aos residentes nas ilhas.
Em 1992, no dia 10 de Junho - dia de Camões, Portugal e das Comunidades - , iniciaram-se as transmissões da RTP Internacional via satélite para um território linguístico de mais de 200 milhões de habitantes. Inicialmente, com apenas seis horas diárias, a transmissão foi sendo aumentada para as actuais 24 horas por dia, em língua portuguesa. O modelo de programação seguido é o mesmo, de serviço público, assumindo-se como um canal generalista. Os seus conteúdos provêm dos canais nacionais e regionais da RTP, das estações de televisão privadas SIC e TVI, e também da produção própria, em especial, com origem nas comunidades portuguesas. Para além dos programas de informação, ficção, culturais, documentários, musicais e infantis, destacam-se as transmissões de futebol português como imagem de marca deste canal. Dada a linguagem universal dos seus programas para públicos que não apenas os de expressão portuguesa, a RTPi está a trabalhar na legendagem de parte da sua programação em inglês.
RTP África é um canal generalista co-produzido pela RTP destinado aos países africanos de expressão portuguesa. As suas emissões regulares iniciaram-se no dia 7 de Janeiro de 1998.  Produzida em parceria com os Serviços Públicos de Televisão dos cinco países africanos da CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa), a RTP África é complementada pela NET RTP, um projecto que visa a troca recíproca de programas e de notícias entre Lisboa e as capitais dos PALOP. A RTP África permite, 24 horas por dia, que as audiências dos países africanos da CPLP e Portugal tenham acesso, em simultâneo, à mesma programação, com especial destaque para as notícias do dia e para os programas produzidos em e para África, além da programação retirada da RTP. A RTP África transmite programação das televisões públicas e privadas portuguesas como também das televisões públicas africanas.  Depois de ter tido problemas na Guiné Bissau, a emissão da RTP África  tem tido agora divergências com o governo de São Tomé e Príncipe que tem ameaçado rever os estatutos para a sua emissão no país devido à sua informação "descontrolada”.
RTPN é o primeiro canal temático da RTP para a televisão por cabo, tendo iniciado as suas emissões em 31 de Maio de 2004. Trata-se de um canal de informação, dirigido à totalidade do território português, procurando a proximidade a cada região através de conteúdos que lhe são específicos. A informação ocupa a maior parte do espaço da grelha, tendo a informação regional uma forte presença. Para além dos espaços noticiosos, a RTPN aposta em magazines e debates informativos sobre questões da actualidade, dando a conhecer protagonistas menos mediatizados e representativos do todo nacional. Quantos aos programas, pretendem ser alternativos às televisões de sinal aberto e dirigidos ao público especifico da televisão por cabo, nomeadamente programas de descoberta e conhecimento dedicados a um público mais exigente e numa linha jovem de entretenimento com enfoque na música, sociedade e desporto.
RTP Memória é o segundo canal temático da RTP desenvolvido para o cabo. Trata-se de um canal generalista que retransmite os programas disponíveis do vasto arquivo de cinco décadas da RTP, muitos deles verdadeiros marcos históricos da televisão feita em Portugal. Para além da reposição de programas, também dá o seu contributo à reflexão sobre temas da actualidade através de espaços com produção própria. Este canal iniciou as suas emissões em 4 de Outubro de 2004, estando disponível em todos os lares em 5 de Dezembro do mesmo ano. Deste modo, a grelha definitiva do canal iniciou-se a 6 de Dezembro de 2004. Do seu conteúdo, consta cinema, sitcoms, séries, musicais, entretenimento, talk-shows, documentários, magazines, desporto e programação infanto-juvenil.
A RTP Mobile é um canal da Radiotelevisão Portuguesa específico para o telemóvel que está disponível para todo o mundo desde o Verão de 2006. A RTP Mobile exibe programação dos vários canais da RTP, em conjunto com produção e adaptação de programas especificamente criados para telemóvel. O Seu lema é: A RTP na palma da sua mão.
A RTP HD é um canal de televisão em Alta Definição com emissão exclusiva na ZON TVCabo que teve as suas emissões somente para os Jogos Olímpicos de 2008 realizados em Pequim.  Em 2009, voltou, desta feita para transmitir 11 jogos de futebol da Champions League. Em 2010 transmitirá a 1º e 2º semi-final, assim como a final do Festival RTP da Canção 2010.
Antena 1 é uma estação de rádio da rede RTP - Rádio e Televisão de Portugal. A sua programação é baseada em conteúdos generalistas e programas de autor, com forte incidência na informação, desporto e música. Como estação de serviço público, aposta fortemente na música portuguesa, quer na lista de difusão (playlist), quer em programas de autor mais específicos (Alma Lusa, Vozes da Lusofonia). Tem uma rede de emissores em FM, Onda Média e DAB, cobrindo a praticamente 100% o território português. Foi criada originalmente em 1934 com o nome de Emissora Nacional
Podemos comparar a Antena 2 com a RTP2, já que tem como objectivo promover a cultura e tem como alvo um público específico. A sua programação é baseada em música clássica e, programas culturais.
Fundada em 26 de Abril de 1994, a Antena 3 destaca-se por promover a nova música portuguesa (ao longo dos anos descobriu algumas das mais importantes bandas nacionais) e tem como slogan o lema A primeira vez é sempre na 3. A sua programação é baseada em música alternativa e na divulgação de novos grupos musicais portugueses. A Antena 3 é a rádio jovem do grupo RDP (que inclui ainda a Antena 1, a Antena 2, a RDP África e a RDP Internacional).
A RDP África aposta na música portuguesa e africana, na informação, na cultura e no desporto. A música é maioritariamente africana, sobretudo dos PALOP, embora também esteja aberta a toda a música de expressão portuguesa e outros ritmos, como os afro-americanos e latino-americanos. No plano da informação, esta funciona em dois sentidos, trazendo para Portugal uma ampla informação sobre a realidade africana e levando para África informação portuguesa, do mundo, da comunidade africana residente em Portugal, e população portuguesa em África. Emite em FM, 24 horas por dia, para Lisboa, Coimbra, Faro e Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, podendo ainda ser captada por satélite em Angola e noutros pontos de África. A emissão da RDP África está também disponível na Internet.
A RDP Internacional, também conhecida por Rádio Portugal, está disponível em todo o mundo, sendo um elo de ligação entre Portugal, as comunidades portuguesas, luso-descendentes e lusófonas em geral espalhadas por todo o mundo. A sua programação baseia-se em conteúdos destinados aos lusófonos residentes fora de Portugal, em particular as comunidades emigrantes portuguesas; existe uma aposta considerável na informação, mas também no desporto (transmissão dos principais jogos de futebol de equipas portuguesas), além de programas dedicados ao fado, à língua e à cultura portuguesa. Podemos ouvir a RDPi via satélite, Internet, DAB, FM e onda curta, dependendo da localização e possibilidades tecnológicas do ouvinte, este poderá ser servido por um ou mais meios de transmissão. As emissões via satélite e Internet poderão ser acedidas em qualquer parte do Mundo, partindo do princípio que o ouvinte tem condições tecnológicas para aceder a estes meios. Não obstante, dado que muitos ouvintes não podem usufruir de tais emissões, por razões económicas ou tecnológicas, a RDPi pode ser ouvida em onda curta em vários pontos do globo e, na capital de Timor-Leste (Díli), na frequência modulada (FM) nos 105,3 MHz.
Podemos então afirmar, em jeito de conclusão que este grupo, a RTP é o mais antigo e respeitado grupo de média nacional.  Apesar da polémica alimentada pelos meios de comunicação social,  que o grupo é controlado pelo governo, a verdade é que tem conseguido manter a sua imparcialidade e rigor no âmbito informativo. É sabido também entre o seio profissional televisivo, que a RTP é a melhor casa para iniciar carreira nesta área. Foi aqui que tudo começou, então é aqui que existe maior experiência e “calo” profissional. É sem dúvida um grupo com história, pois foi com ele que tudo começou, mas acima de tudo com um futuro brilhante à sua frente, porque tem-se adaptado e moldado às novas tecnologias de forma excepcional.
Trabalho executado por: José Manuel Ribeiro Casimiro     Nº8    Turma: FSC Adaptado  de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rádio_e_Televisão_de_Portugal

Más contenido relacionado

La actualidad más candente

Vantagens e desvantagens dos meios de transporte
Vantagens e desvantagens dos meios de transporteVantagens e desvantagens dos meios de transporte
Vantagens e desvantagens dos meios de transporteEduardo Bruna Evelyn
 
História do Porto - Tradições Portuenses de Natal - Prof. Artur Filipe dos Sa...
História do Porto - Tradições Portuenses de Natal - Prof. Artur Filipe dos Sa...História do Porto - Tradições Portuenses de Natal - Prof. Artur Filipe dos Sa...
História do Porto - Tradições Portuenses de Natal - Prof. Artur Filipe dos Sa...Artur Filipe dos Santos
 
As redes de transporte no território português - Geografia 11º Ano
As redes de transporte no território português - Geografia 11º AnoAs redes de transporte no território português - Geografia 11º Ano
As redes de transporte no território português - Geografia 11º Ano713773
 
As regiões agrárias: Entre Douro e Minho
As regiões agrárias: Entre Douro e MinhoAs regiões agrárias: Entre Douro e Minho
As regiões agrárias: Entre Douro e MinhoSara Guerra
 
Reino unido
Reino unidoReino unido
Reino unidoMayjö .
 
Descobrimentos Portugueses
Descobrimentos PortuguesesDescobrimentos Portugueses
Descobrimentos PortuguesesJoão Fernandes
 
Apresentação - Portugal
Apresentação - PortugalApresentação - Portugal
Apresentação - PortugalEliete
 
Transportes e Telecomunicações
Transportes e TelecomunicaçõesTransportes e Telecomunicações
Transportes e TelecomunicaçõesGeografia .
 
PAP Power Point
PAP Power Point PAP Power Point
PAP Power Point Rui Pato
 
A posição de Portugal na Europa e no Mundo
A posição de Portugal na Europa e no MundoA posição de Portugal na Europa e no Mundo
A posição de Portugal na Europa e no MundoVictor Veiga
 

La actualidad más candente (20)

Características da agricultura portuguesa
Características da agricultura portuguesaCaracterísticas da agricultura portuguesa
Características da agricultura portuguesa
 
Vantagens e desvantagens dos meios de transporte
Vantagens e desvantagens dos meios de transporteVantagens e desvantagens dos meios de transporte
Vantagens e desvantagens dos meios de transporte
 
Invasões Francesas
Invasões FrancesasInvasões Francesas
Invasões Francesas
 
História do Porto - Tradições Portuenses de Natal - Prof. Artur Filipe dos Sa...
História do Porto - Tradições Portuenses de Natal - Prof. Artur Filipe dos Sa...História do Porto - Tradições Portuenses de Natal - Prof. Artur Filipe dos Sa...
História do Porto - Tradições Portuenses de Natal - Prof. Artur Filipe dos Sa...
 
As redes de transporte no território português - Geografia 11º Ano
As redes de transporte no território português - Geografia 11º AnoAs redes de transporte no território português - Geografia 11º Ano
As redes de transporte no território português - Geografia 11º Ano
 
Os Comboios
Os ComboiosOs Comboios
Os Comboios
 
Os Serviços
Os ServiçosOs Serviços
Os Serviços
 
Colonização
ColonizaçãoColonização
Colonização
 
Telecomunicações
TelecomunicaçõesTelecomunicações
Telecomunicações
 
As regiões agrárias: Entre Douro e Minho
As regiões agrárias: Entre Douro e MinhoAs regiões agrárias: Entre Douro e Minho
As regiões agrárias: Entre Douro e Minho
 
Reino unido
Reino unidoReino unido
Reino unido
 
Descobrimentos Portugueses
Descobrimentos PortuguesesDescobrimentos Portugueses
Descobrimentos Portugueses
 
Apresentação - Portugal
Apresentação - PortugalApresentação - Portugal
Apresentação - Portugal
 
Lince Iberico
Lince IbericoLince Iberico
Lince Iberico
 
Maria alberta meneres 1
Maria alberta meneres 1Maria alberta meneres 1
Maria alberta meneres 1
 
Paris
ParisParis
Paris
 
Transportes e Telecomunicações
Transportes e TelecomunicaçõesTransportes e Telecomunicações
Transportes e Telecomunicações
 
PAP Power Point
PAP Power Point PAP Power Point
PAP Power Point
 
Meios - vantagens e desvantagens 02
Meios - vantagens e desvantagens 02Meios - vantagens e desvantagens 02
Meios - vantagens e desvantagens 02
 
A posição de Portugal na Europa e no Mundo
A posição de Portugal na Europa e no MundoA posição de Portugal na Europa e no Mundo
A posição de Portugal na Europa e no Mundo
 

Destacado

A historia da televisão
A historia da televisãoA historia da televisão
A historia da televisãoJacket25
 
Aula preparação do profissional de rádio e tv
Aula preparação do profissional de rádio e tvAula preparação do profissional de rádio e tv
Aula preparação do profissional de rádio e tvJonnath Monteiro
 
ApresentaçãO Publicidade
ApresentaçãO PublicidadeApresentaçãO Publicidade
ApresentaçãO PublicidadeMARIA NOGUE
 
Serviço Público de Televisão - Economia e Gestão dos Media - Prof. Doutor Rui...
Serviço Público de Televisão - Economia e Gestão dos Media - Prof. Doutor Rui...Serviço Público de Televisão - Economia e Gestão dos Media - Prof. Doutor Rui...
Serviço Público de Televisão - Economia e Gestão dos Media - Prof. Doutor Rui...A. Rui Teixeira Santos
 
Internet - publicidade - televisão
Internet - publicidade - televisãoInternet - publicidade - televisão
Internet - publicidade - televisãoGustavo Fischer
 
Helena Rtp 2
Helena Rtp 2Helena Rtp 2
Helena Rtp 2fscmaia
 
Publicidade na segmentação de mercado
Publicidade na segmentação de mercadoPublicidade na segmentação de mercado
Publicidade na segmentação de mercadoguel1910
 
Apresentação power point suelen
Apresentação power point  suelenApresentação power point  suelen
Apresentação power point suelenprofessoracatarina
 
Direção e produção para televisão e vídeo.
Direção e produção para televisão e vídeo.Direção e produção para televisão e vídeo.
Direção e produção para televisão e vídeo.Efrem Pedroza
 
A história do rádio
A história do rádioA história do rádio
A história do rádioVera Carvalho
 
Slide televisão em sala de aula
Slide televisão em sala de aulaSlide televisão em sala de aula
Slide televisão em sala de aularosi_leia
 
2 Caracterização dos Serviços
2 Caracterização dos Serviços2 Caracterização dos Serviços
2 Caracterização dos ServiçosMarcel Gois
 

Destacado (20)

A historia da televisão
A historia da televisãoA historia da televisão
A historia da televisão
 
Aula preparação do profissional de rádio e tv
Aula preparação do profissional de rádio e tvAula preparação do profissional de rádio e tv
Aula preparação do profissional de rádio e tv
 
ApresentaçãO Publicidade
ApresentaçãO PublicidadeApresentaçãO Publicidade
ApresentaçãO Publicidade
 
Serviço Público de Televisão - Economia e Gestão dos Media - Prof. Doutor Rui...
Serviço Público de Televisão - Economia e Gestão dos Media - Prof. Doutor Rui...Serviço Público de Televisão - Economia e Gestão dos Media - Prof. Doutor Rui...
Serviço Público de Televisão - Economia e Gestão dos Media - Prof. Doutor Rui...
 
Internet - publicidade - televisão
Internet - publicidade - televisãoInternet - publicidade - televisão
Internet - publicidade - televisão
 
Helena Rtp 2
Helena Rtp 2Helena Rtp 2
Helena Rtp 2
 
Aula o mundo do rádio
Aula o mundo do rádioAula o mundo do rádio
Aula o mundo do rádio
 
Publicidade ll
Publicidade llPublicidade ll
Publicidade ll
 
Slide
SlideSlide
Slide
 
Publicidade na segmentação de mercado
Publicidade na segmentação de mercadoPublicidade na segmentação de mercado
Publicidade na segmentação de mercado
 
Serviços públicos
Serviços públicosServiços públicos
Serviços públicos
 
História da rádio
História da rádioHistória da rádio
História da rádio
 
Apresentação power point suelen
Apresentação power point  suelenApresentação power point  suelen
Apresentação power point suelen
 
Direção e produção para televisão e vídeo.
Direção e produção para televisão e vídeo.Direção e produção para televisão e vídeo.
Direção e produção para televisão e vídeo.
 
Televisão portuguesa
Televisão portuguesaTelevisão portuguesa
Televisão portuguesa
 
A história do rádio
A história do rádioA história do rádio
A história do rádio
 
Slide televisão em sala de aula
Slide televisão em sala de aulaSlide televisão em sala de aula
Slide televisão em sala de aula
 
2 Caracterização dos Serviços
2 Caracterização dos Serviços2 Caracterização dos Serviços
2 Caracterização dos Serviços
 
Rádio
RádioRádio
Rádio
 
A radio
A radioA radio
A radio
 

Similar a Rtp

Grupo empresarial media RTP
Grupo empresarial media RTPGrupo empresarial media RTP
Grupo empresarial media RTPfscmaia
 
Plano de Mídia - 10/9/2014
Plano de Mídia - 10/9/2014Plano de Mídia - 10/9/2014
Plano de Mídia - 10/9/2014Renato Cruz
 
Vitor Uc5 Dr3 Final
Vitor Uc5 Dr3 FinalVitor Uc5 Dr3 Final
Vitor Uc5 Dr3 Finalfscmaia
 
Portugal, Historia, Língua e Cultura
Portugal, Historia, Língua e CulturaPortugal, Historia, Língua e Cultura
Portugal, Historia, Língua e CulturaItalo Magno
 
História da televisão ricardo luis_marcos_armando
História da televisão ricardo luis_marcos_armandoHistória da televisão ricardo luis_marcos_armando
História da televisão ricardo luis_marcos_armandoRicardo Bastos
 
História do rádio no Brasil
História do rádio no BrasilHistória do rádio no Brasil
História do rádio no BrasilEdenilson Morais
 
Uc 5 Dr 3 Grupo Controlinveste
Uc 5 Dr 3 Grupo ControlinvesteUc 5 Dr 3 Grupo Controlinveste
Uc 5 Dr 3 Grupo Controlinvestefscmaia
 
Rádio em Portugal: tendências e grupos de comunicação na actualidade
Rádio em Portugal: tendências e grupos de comunicação na actualidadeRádio em Portugal: tendências e grupos de comunicação na actualidade
Rádio em Portugal: tendências e grupos de comunicação na actualidadeRogério Santos
 
Cross midia (pesquisa)
Cross midia (pesquisa)Cross midia (pesquisa)
Cross midia (pesquisa)Marco Mourao
 
Mídia Kit - 89 FM - Agência Sakusen
Mídia Kit - 89 FM - Agência SakusenMídia Kit - 89 FM - Agência Sakusen
Mídia Kit - 89 FM - Agência SakusenAgência Sakusen
 

Similar a Rtp (20)

Grupo empresarial media RTP
Grupo empresarial media RTPGrupo empresarial media RTP
Grupo empresarial media RTP
 
Rtp crossmedia
Rtp crossmediaRtp crossmedia
Rtp crossmedia
 
Plano de Mídia - 10/9/2014
Plano de Mídia - 10/9/2014Plano de Mídia - 10/9/2014
Plano de Mídia - 10/9/2014
 
Vitor Uc5 Dr3 Final
Vitor Uc5 Dr3 FinalVitor Uc5 Dr3 Final
Vitor Uc5 Dr3 Final
 
Portugal
PortugalPortugal
Portugal
 
Portugal
PortugalPortugal
Portugal
 
Portugal, Historia, Língua e Cultura
Portugal, Historia, Língua e CulturaPortugal, Historia, Língua e Cultura
Portugal, Historia, Língua e Cultura
 
História da televisão ricardo luis_marcos_armando
História da televisão ricardo luis_marcos_armandoHistória da televisão ricardo luis_marcos_armando
História da televisão ricardo luis_marcos_armando
 
História do rádio no Brasil
História do rádio no BrasilHistória do rádio no Brasil
História do rádio no Brasil
 
Uc 5 Dr 3 Grupo Controlinveste
Uc 5 Dr 3 Grupo ControlinvesteUc 5 Dr 3 Grupo Controlinveste
Uc 5 Dr 3 Grupo Controlinveste
 
Panorama da TV-1.pptx
Panorama da TV-1.pptxPanorama da TV-1.pptx
Panorama da TV-1.pptx
 
Radio e tv
Radio e tvRadio e tv
Radio e tv
 
Aula i 2011
Aula i  2011Aula i  2011
Aula i 2011
 
Rádio em Portugal: tendências e grupos de comunicação na actualidade
Rádio em Portugal: tendências e grupos de comunicação na actualidadeRádio em Portugal: tendências e grupos de comunicação na actualidade
Rádio em Portugal: tendências e grupos de comunicação na actualidade
 
Cross midia (pesquisa)
Cross midia (pesquisa)Cross midia (pesquisa)
Cross midia (pesquisa)
 
Mídia Kit - 89 FM - Agência Sakusen
Mídia Kit - 89 FM - Agência SakusenMídia Kit - 89 FM - Agência Sakusen
Mídia Kit - 89 FM - Agência Sakusen
 
Rum
RumRum
Rum
 
Rum
RumRum
Rum
 
Livro TVE - Cenas de uma História
Livro TVE - Cenas de uma HistóriaLivro TVE - Cenas de uma História
Livro TVE - Cenas de uma História
 
Rum
RumRum
Rum
 

Más de fscmaia

Cartaz de um telemovel
Cartaz de um telemovelCartaz de um telemovel
Cartaz de um telemovelfscmaia
 
UC5- DR3 Cartaz Publicitário Telemovel
UC5- DR3 Cartaz Publicitário TelemovelUC5- DR3 Cartaz Publicitário Telemovel
UC5- DR3 Cartaz Publicitário Telemovelfscmaia
 
cartaz publicitario de um telemovel
cartaz publicitario de um telemovelcartaz publicitario de um telemovel
cartaz publicitario de um telemovelfscmaia
 
CartáS De PúBlicidade
CartáS De PúBlicidadeCartáS De PúBlicidade
CartáS De PúBlicidadefscmaia
 
Cartaz Stc Uc5 Dr3
Cartaz Stc Uc5 Dr3Cartaz Stc Uc5 Dr3
Cartaz Stc Uc5 Dr3fscmaia
 
Refcompchave Efa
Refcompchave EfaRefcompchave Efa
Refcompchave Efafscmaia
 

Más de fscmaia (9)

RTP
RTPRTP
RTP
 
RTP
RTPRTP
RTP
 
Cartaz de um telemovel
Cartaz de um telemovelCartaz de um telemovel
Cartaz de um telemovel
 
Cartaz
CartazCartaz
Cartaz
 
UC5- DR3 Cartaz Publicitário Telemovel
UC5- DR3 Cartaz Publicitário TelemovelUC5- DR3 Cartaz Publicitário Telemovel
UC5- DR3 Cartaz Publicitário Telemovel
 
cartaz publicitario de um telemovel
cartaz publicitario de um telemovelcartaz publicitario de um telemovel
cartaz publicitario de um telemovel
 
CartáS De PúBlicidade
CartáS De PúBlicidadeCartáS De PúBlicidade
CartáS De PúBlicidade
 
Cartaz Stc Uc5 Dr3
Cartaz Stc Uc5 Dr3Cartaz Stc Uc5 Dr3
Cartaz Stc Uc5 Dr3
 
Refcompchave Efa
Refcompchave EfaRefcompchave Efa
Refcompchave Efa
 

Rtp

  • 1. Rádio e Televisão de Portugal
  • 2. BREVE HISTÓRIA A Rádio e Televisão de Portugal (RTP) é uma empresa estatal portuguesa que inclui a rádio e a televisão públicas. Este grupo surgiu por iniciativa do Governo, no ano de 1955. Tratava-se na altura de uma sociedade anónima com capital tripartido entre o Estado, emissoras de radiodifusão privadas e particulares. As emissões experimentais da RTP iniciaram-se em 1956, a partir da Feira Popular em Lisboa. No entanto as emissões regulares só se iniciaram em 7 Março de 1957. Mais tarde, em 1968 em jeito de presentinho no dia 25 Dezembro foi criado um novo canal, a RTP2. Na década de 70 surgiram ainda mais dois canais, estes regionais, de seu nome: RTP Açores e RTP Madeira.
  • 3. Após o 25 de Abril em 1974, o estatuto da empresa foi revisto e logo a seguir, no ano de 1975 a RTP foi nacionalizada. A televisão a cores, começou a ser emitida em 7 Março de 1980. Contudo nesta altura, grande parte da população não dispunha ainda de equipamento compatível. Em 1992 a 10 de Junho, iniciaram-se as transmissões da RTP Internacional. Cerca de 1 mês mais tarde, a RTP torna-se numa sociedade de capitais exclusivamente públicos. A Radiotelevisão Portuguesa, S.A Em Janeiro de 1998 iniciam-se as emissões regulares da RTP África, destinada aos países lusófonos em África. Em 2007, comemoram-se os 50 anos de emissões da RTP, um marco histórico e festejado em grande por parte das entidades responsáveis. A primeira emissão em Alta Definição, surge nos Jogos Olímpicos de Pequim no canal RTP HD
  • 5. Este é o principal canal de televisão da RTP. Sendo o canal de televisão português mais antigo, a RTP1 é um canal generalista, com uma componente comercial, e que privilegia a ficção nacional, informação, desporto e entretenimento. Um dos programas mais vistos da actualidade, e que passa na RTP1
  • 6. Este é o segundo canal de televisão da RTP. Tem como objectivos, a defesa da língua e da cultura portuguesas nas suas diversas vertentes - humana, social, artística, cultural, intelectual, profissional, académica e científica -, mantendo uma identidade própria como meio de comunicação complementar à RTP1. A vocação do canal traduz-se numa programação criativa e variada de divulgação de saber, de informação e das artes e espectáculos, direccionada ao desenvolvimento da compreensão da sociedade e das instituições, do melhor conhecimento do planeta, das civilizações e da sua história, da defesa do ambiente e das minorias e da divulgação do papel das confissões religiosas na sociedade.
  • 7. O projecto para a RTP Açores só veio com o 25 de Abril de 1974, e com a hipótese de canais de televisão regionais. A ilha de São Miguel foi escolhida para receber o centro emissor, instalando-se os primeiros estúdios num edifício em São Gonçalo, nos arredores da cidade de Ponta Delgada, após algumas obras de adaptação. No dia 10 de Agosto de 1975 foi para o ar a primeira emissão de televisão nos Açores, com a duração excepcional de 6 horas, uma vez que durante o período das emissões experimentais, que durou dois meses, a televisão emitia cerca de 3 horas diárias. Abriu às 15h30, com a intervenção do Presidente da Junta Governativa dos Açores, o General Altino Pinto Magalhães, , e fechou às 21h30 com o Telejornal.
  • 8. A RTP Madeira é um canal de televisão de características regionais, alternativo, assumindo a responsabilidade e a missão pela prestação do serviço público da televisão na Região Autónoma da Madeira. Como objectivos centrais tem, fazer chegar a todo o arquipélago a informação e a realidade regional, em todos os domínios. No Plano externo, tem a ambição de levar o mais relevante do quotidiano da região à diáspora madeirense radicada nas quatro partes do mundo e, com a ajuda imprescindível da RTPi, trazer a actualidade dessas comunidades aos residentes nas ilhas.
  • 9. Em 1992, no dia 10 de Junho - dia de Camões, Portugal e das Comunidades - , iniciaram-se as transmissões da RTP Internacional via satélite para um território linguístico de mais de 200 milhões de habitantes. Inicialmente, com apenas seis horas diárias, a transmissão foi sendo aumentada para as actuais 24 horas por dia, em língua portuguesa. O modelo de programação seguido é o mesmo, de serviço público, assumindo-se como um canal generalista. Os seus conteúdos provêm dos canais nacionais e regionais da RTP, das estações de televisão privadas SIC e TVI, e também da produção própria, em especial, com origem nas comunidades portuguesas. Para além dos programas de informação, ficção, culturais, documentários, musicais e infantis, destacam-se as transmissões de futebol português como imagem de marca deste canal. Dada a linguagem universal dos seus programas para públicos que não apenas os de expressão portuguesa, a RTPi está a trabalhar na legendagem de parte da sua programação em inglês.
  • 10. RTP África é um canal generalista co-produzido pela RTP destinado aos países africanos de expressão portuguesa. As suas emissões regulares iniciaram-se no dia 7 de Janeiro de 1998. Produzida em parceria com os Serviços Públicos de Televisão dos cinco países africanos da CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa), a RTP África é complementada pela NET RTP, um projecto que visa a troca recíproca de programas e de notícias entre Lisboa e as capitais dos PALOP. A RTP África permite, 24 horas por dia, que as audiências dos países africanos da CPLP e Portugal tenham acesso, em simultâneo, à mesma programação, com especial destaque para as notícias do dia e para os programas produzidos em e para África, além da programação retirada da RTP. A RTP África transmite programação das televisões públicas e privadas portuguesas como também das televisões públicas africanas. Depois de ter tido problemas na Guiné Bissau, a emissão da RTP África tem tido agora divergências com o governo de São Tomé e Príncipe que tem ameaçado rever os estatutos para a sua emissão no país devido à sua informação "descontrolada”.
  • 11. RTPN é o primeiro canal temático da RTP para a televisão por cabo, tendo iniciado as suas emissões em 31 de Maio de 2004. Trata-se de um canal de informação, dirigido à totalidade do território português, procurando a proximidade a cada região através de conteúdos que lhe são específicos. A informação ocupa a maior parte do espaço da grelha, tendo a informação regional uma forte presença. Para além dos espaços noticiosos, a RTPN aposta em magazines e debates informativos sobre questões da actualidade, dando a conhecer protagonistas menos mediatizados e representativos do todo nacional. Quantos aos programas, pretendem ser alternativos às televisões de sinal aberto e dirigidos ao público especifico da televisão por cabo, nomeadamente programas de descoberta e conhecimento dedicados a um público mais exigente e numa linha jovem de entretenimento com enfoque na música, sociedade e desporto.
  • 12. RTP Memória é o segundo canal temático da RTP desenvolvido para o cabo. Trata-se de um canal generalista que retransmite os programas disponíveis do vasto arquivo de cinco décadas da RTP, muitos deles verdadeiros marcos históricos da televisão feita em Portugal. Para além da reposição de programas, também dá o seu contributo à reflexão sobre temas da actualidade através de espaços com produção própria. Este canal iniciou as suas emissões em 4 de Outubro de 2004, estando disponível em todos os lares em 5 de Dezembro do mesmo ano. Deste modo, a grelha definitiva do canal iniciou-se a 6 de Dezembro de 2004. Do seu conteúdo, consta cinema, sitcoms, séries, musicais, entretenimento, talk-shows, documentários, magazines, desporto e programação infanto-juvenil.
  • 13. A RTP Mobile é um canal da Radiotelevisão Portuguesa específico para o telemóvel que está disponível para todo o mundo desde o Verão de 2006. A RTP Mobile exibe programação dos vários canais da RTP, em conjunto com produção e adaptação de programas especificamente criados para telemóvel. O Seu lema é: A RTP na palma da sua mão.
  • 14. A RTP HD é um canal de televisão em Alta Definição com emissão exclusiva na ZON TVCabo que teve as suas emissões somente para os Jogos Olímpicos de 2008 realizados em Pequim. Em 2009, voltou, desta feita para transmitir 11 jogos de futebol da Champions League. Em 2010 transmitirá a 1º e 2º semi-final, assim como a final do Festival RTP da Canção 2010.
  • 15. Antena 1 é uma estação de rádio da rede RTP - Rádio e Televisão de Portugal. A sua programação é baseada em conteúdos generalistas e programas de autor, com forte incidência na informação, desporto e música. Como estação de serviço público, aposta fortemente na música portuguesa, quer na lista de difusão (playlist), quer em programas de autor mais específicos (Alma Lusa, Vozes da Lusofonia). Tem uma rede de emissores em FM, Onda Média e DAB, cobrindo a praticamente 100% o território português. Foi criada originalmente em 1934 com o nome de Emissora Nacional
  • 16. Podemos comparar a Antena 2 com a RTP2, já que tem como objectivo promover a cultura e tem como alvo um público específico. A sua programação é baseada em música clássica e, programas culturais.
  • 17. Fundada em 26 de Abril de 1994, a Antena 3 destaca-se por promover a nova música portuguesa (ao longo dos anos descobriu algumas das mais importantes bandas nacionais) e tem como slogan o lema A primeira vez é sempre na 3. A sua programação é baseada em música alternativa e na divulgação de novos grupos musicais portugueses. A Antena 3 é a rádio jovem do grupo RDP (que inclui ainda a Antena 1, a Antena 2, a RDP África e a RDP Internacional).
  • 18. A RDP África aposta na música portuguesa e africana, na informação, na cultura e no desporto. A música é maioritariamente africana, sobretudo dos PALOP, embora também esteja aberta a toda a música de expressão portuguesa e outros ritmos, como os afro-americanos e latino-americanos. No plano da informação, esta funciona em dois sentidos, trazendo para Portugal uma ampla informação sobre a realidade africana e levando para África informação portuguesa, do mundo, da comunidade africana residente em Portugal, e população portuguesa em África. Emite em FM, 24 horas por dia, para Lisboa, Coimbra, Faro e Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, podendo ainda ser captada por satélite em Angola e noutros pontos de África. A emissão da RDP África está também disponível na Internet.
  • 19. A RDP Internacional, também conhecida por Rádio Portugal, está disponível em todo o mundo, sendo um elo de ligação entre Portugal, as comunidades portuguesas, luso-descendentes e lusófonas em geral espalhadas por todo o mundo. A sua programação baseia-se em conteúdos destinados aos lusófonos residentes fora de Portugal, em particular as comunidades emigrantes portuguesas; existe uma aposta considerável na informação, mas também no desporto (transmissão dos principais jogos de futebol de equipas portuguesas), além de programas dedicados ao fado, à língua e à cultura portuguesa. Podemos ouvir a RDPi via satélite, Internet, DAB, FM e onda curta, dependendo da localização e possibilidades tecnológicas do ouvinte, este poderá ser servido por um ou mais meios de transmissão. As emissões via satélite e Internet poderão ser acedidas em qualquer parte do Mundo, partindo do princípio que o ouvinte tem condições tecnológicas para aceder a estes meios. Não obstante, dado que muitos ouvintes não podem usufruir de tais emissões, por razões económicas ou tecnológicas, a RDPi pode ser ouvida em onda curta em vários pontos do globo e, na capital de Timor-Leste (Díli), na frequência modulada (FM) nos 105,3 MHz.
  • 20. Podemos então afirmar, em jeito de conclusão que este grupo, a RTP é o mais antigo e respeitado grupo de média nacional. Apesar da polémica alimentada pelos meios de comunicação social, que o grupo é controlado pelo governo, a verdade é que tem conseguido manter a sua imparcialidade e rigor no âmbito informativo. É sabido também entre o seio profissional televisivo, que a RTP é a melhor casa para iniciar carreira nesta área. Foi aqui que tudo começou, então é aqui que existe maior experiência e “calo” profissional. É sem dúvida um grupo com história, pois foi com ele que tudo começou, mas acima de tudo com um futuro brilhante à sua frente, porque tem-se adaptado e moldado às novas tecnologias de forma excepcional.
  • 21. Trabalho executado por: José Manuel Ribeiro Casimiro Nº8 Turma: FSC Adaptado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rádio_e_Televisão_de_Portugal