SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 6
O QUE É AIDS? AIDS é a sigla da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, provocada por um vírus chamado HIV. 		O HIV pode contaminar indivíduos que se envolvem em situações de risco sem proteção. Essas situações estão muito bem definidas e caracterizadas, sendo, portanto, facilmente evitáveis. 		Após o contágio, a doença pode demorar até 10 anos para se manifestar. Por isso, a pessoa pode ter o vírus HIV em seu corpo, mas ainda não ter AIDS. Ao desenvolver a AIDS, o HIV começa um processo de destruição dos glóbulos brancos do organismo da pessoa doente. Como esses glóbulos brancos fazem parte do sistema imunológico (de defesa) dos seres humanos, sem eles, o doente fica desprotegido e várias doenças oportunistas podem aparecer e complicar a saúde da pessoa. A pessoa portadora do vírus HIV, mesmo não tendo desenvolvido a doença, pode transmiti-la. 		Há alguns anos, receber o diagnóstico de AIDS era uma sentença de morte. Mas, hoje em dia, é possível ser soropositivo e viver com qualidade de vida. Basta tomar os medicamentos indicados e seguir corretamente as recomendações médicas.
Formas de Contágio 		A AIDS é transmitida de diversas formas. Como o vírus está presente no esperma, secreção vaginal, leite materno e no sangue, todas as formas de contato com estas substâncias podem gerar um contágio. As principais formas detectadas até hoje são: transfusão de sangue, relações sexuais sem preservativo, compartilhamento de seringas ou objetos cortantes que possuam resíduos de sangue. A AIDS também pode ser transmitida da mão para o filho durante a gestação ou amamentação.
Principais Sintomas da AIDS 	Como já dissemos, um portador do vírus da AIDS pode ficar até 10 anos sem desenvolver a doença e apresentar seus principais sintomas. Isso acontece, pois o HIV fica "adormecido" e controlado pelo sistema imunológico do indivíduo. Quando o sistema imunológico começa ser atacado pelo vírus de forma mais intensa, começam a surgir os primeiros sintomas. Os principais são: febre alta, diarréia constante, crescimento dos gânglios linfáticos, perda de peso e erupções na pele. Quando a resistência começa a cair ainda mais, várias doenças oportunistas começam a aparecer: pneumonia, febre, calafrios, dor de cabeça, dor de garganta, dores musculares, manchas na pele, gânglios ou ínguas embaixo do braço, no pescoço ou na virilha, alguns tipos de câncer, problemas neurológicos, perda de memória, tuberculose, dificuldades de coordenação motora, candidíase, infecções do sistema nervoso, sarcoma de Kaposi (tipo de câncer que causa lesões na pele, intestino e estômago). Caso não tratada de forma rápida e correta, estas doenças podem levar o soropositivo a morte rapidamente. 		A AIDS não se manifesta da mesma forma em todas as pessoas. Entretanto, os sintomas iniciais são geralmente semelhantes e, além disso, comuns a várias outras doenças.
Formas de Prevenção 		A prevenção é feita evitando-se todas as formas de contágio citadas. Com relação à transmissão via contato sexual, a maneira mais indicada é a utilização correta de preservativos durante as relações sexuais. O mais comum é o uso da camisinha. Outra maneira é a utilização de agulhas e seringas descartáveis em todos os procedimentos médicos. Instrumentos cortantes, que entram em contato com o sangue, devem ser esterilizados de forma correta antes do seu uso.
Tratamento 		Infelizmente a medicina ainda não encontrou a cura para a AIDS. 	O que temos hoje são medicamentos que fazem o controle do vírus na pessoa com a doença. Estes medicamentos melhoram a qualidade de vida do paciente, aumentando a sobrevida. O medicamento mais utilizado atualmente é o AZT (zidovudina) que é um bloqueador de transcriptase reversa. A principal função do AZT é impedir a reprodução do vírus da AIDS ainda em sua fase inicial. Outros medicamentos usados no tratamento da AIDS são: DDI (didanosina), DDC (zalcitabina), 3TC (lamividina) e D4T (estavudina). Embora eficientes no controle do vírus, estes medicamentos provocam efeitos colaterais significativos nos rins, fígado e sistema imunológico dos pacientes. 		Cientistas do mundo todo estão trabalhando no desenvolvimento de uma vacina contra a AIDS. Porém, existe uma grande dificuldade, pois o HIV possui uma capacidade de mutação muito grande, dificultando o trabalho dos cientistas no desenvolvimento de vacinas.
Não é só os outros que correm o risco...  ...até o seu super-herói pode contrair AIDS Qualquer um pode.

Más contenido relacionado

La actualidad más candente (20)

aids
 aids aids
aids
 
Aids
AidsAids
Aids
 
Síndrome da imunodeficiência adquirida (aids)
Síndrome da imunodeficiência adquirida (aids)Síndrome da imunodeficiência adquirida (aids)
Síndrome da imunodeficiência adquirida (aids)
 
Aids
AidsAids
Aids
 
A Sida
A SidaA Sida
A Sida
 
A Sida
A SidaA Sida
A Sida
 
O Que é A Sida
O Que é A SidaO Que é A Sida
O Que é A Sida
 
Sida
SidaSida
Sida
 
HIV / AIDS
HIV / AIDSHIV / AIDS
HIV / AIDS
 
Apresentação aids
Apresentação aidsApresentação aids
Apresentação aids
 
Aids
AidsAids
Aids
 
Trabalho de pesquisa SIDA biologia 12º ano
Trabalho de pesquisa SIDA biologia 12º anoTrabalho de pesquisa SIDA biologia 12º ano
Trabalho de pesquisa SIDA biologia 12º ano
 
Aids ,por Simone Tavares
Aids ,por Simone TavaresAids ,por Simone Tavares
Aids ,por Simone Tavares
 
Hiv
Hiv Hiv
Hiv
 
Aids
AidsAids
Aids
 
Herpes vírus e vírus hiv
Herpes vírus e vírus hivHerpes vírus e vírus hiv
Herpes vírus e vírus hiv
 
Sida
SidaSida
Sida
 
A sida
A sidaA sida
A sida
 
HIV/AIDS
HIV/AIDSHIV/AIDS
HIV/AIDS
 
Aids[1]
Aids[1]Aids[1]
Aids[1]
 

Similar a O que é aids (20)

Aids
AidsAids
Aids
 
Trabalho de biologia
Trabalho de biologiaTrabalho de biologia
Trabalho de biologia
 
Trabalho combate contra a aids edi
Trabalho combate contra a aids  ediTrabalho combate contra a aids  edi
Trabalho combate contra a aids edi
 
Apresentaoaids 140327164349-phpapp01
Apresentaoaids 140327164349-phpapp01Apresentaoaids 140327164349-phpapp01
Apresentaoaids 140327164349-phpapp01
 
Folder cacaueiro2
Folder cacaueiro2Folder cacaueiro2
Folder cacaueiro2
 
Sida nascimento
Sida nascimentoSida nascimento
Sida nascimento
 
Dezembro Vermelho
Dezembro VermelhoDezembro Vermelho
Dezembro Vermelho
 
Eduarda
EduardaEduarda
Eduarda
 
Power Point Sobre A Sida 1
Power Point Sobre A Sida 1Power Point Sobre A Sida 1
Power Point Sobre A Sida 1
 
Sida susana, ines , joana p.
Sida susana, ines , joana p.Sida susana, ines , joana p.
Sida susana, ines , joana p.
 
Aids
AidsAids
Aids
 
Sida
SidaSida
Sida
 
Vírus
VírusVírus
Vírus
 
Texto de imuno iii
Texto de imuno iiiTexto de imuno iii
Texto de imuno iii
 
AIDS
AIDSAIDS
AIDS
 
5-A_SÍNDROME_DA_IMUNODEFICIÊNCIA_ADQUIRIDA.pptx
5-A_SÍNDROME_DA_IMUNODEFICIÊNCIA_ADQUIRIDA.pptx5-A_SÍNDROME_DA_IMUNODEFICIÊNCIA_ADQUIRIDA.pptx
5-A_SÍNDROME_DA_IMUNODEFICIÊNCIA_ADQUIRIDA.pptx
 
Aids - Prevenir é melhor do que remediar!
Aids - Prevenir é melhor do que remediar!Aids - Prevenir é melhor do que remediar!
Aids - Prevenir é melhor do que remediar!
 
Aids
AidsAids
Aids
 
Prevenir é melhor que remediar
Prevenir é melhor que remediarPrevenir é melhor que remediar
Prevenir é melhor que remediar
 
Trabalho de biologia
Trabalho de biologiaTrabalho de biologia
Trabalho de biologia
 

O que é aids

  • 1. O QUE É AIDS? AIDS é a sigla da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, provocada por um vírus chamado HIV. O HIV pode contaminar indivíduos que se envolvem em situações de risco sem proteção. Essas situações estão muito bem definidas e caracterizadas, sendo, portanto, facilmente evitáveis. Após o contágio, a doença pode demorar até 10 anos para se manifestar. Por isso, a pessoa pode ter o vírus HIV em seu corpo, mas ainda não ter AIDS. Ao desenvolver a AIDS, o HIV começa um processo de destruição dos glóbulos brancos do organismo da pessoa doente. Como esses glóbulos brancos fazem parte do sistema imunológico (de defesa) dos seres humanos, sem eles, o doente fica desprotegido e várias doenças oportunistas podem aparecer e complicar a saúde da pessoa. A pessoa portadora do vírus HIV, mesmo não tendo desenvolvido a doença, pode transmiti-la. Há alguns anos, receber o diagnóstico de AIDS era uma sentença de morte. Mas, hoje em dia, é possível ser soropositivo e viver com qualidade de vida. Basta tomar os medicamentos indicados e seguir corretamente as recomendações médicas.
  • 2. Formas de Contágio A AIDS é transmitida de diversas formas. Como o vírus está presente no esperma, secreção vaginal, leite materno e no sangue, todas as formas de contato com estas substâncias podem gerar um contágio. As principais formas detectadas até hoje são: transfusão de sangue, relações sexuais sem preservativo, compartilhamento de seringas ou objetos cortantes que possuam resíduos de sangue. A AIDS também pode ser transmitida da mão para o filho durante a gestação ou amamentação.
  • 3. Principais Sintomas da AIDS Como já dissemos, um portador do vírus da AIDS pode ficar até 10 anos sem desenvolver a doença e apresentar seus principais sintomas. Isso acontece, pois o HIV fica "adormecido" e controlado pelo sistema imunológico do indivíduo. Quando o sistema imunológico começa ser atacado pelo vírus de forma mais intensa, começam a surgir os primeiros sintomas. Os principais são: febre alta, diarréia constante, crescimento dos gânglios linfáticos, perda de peso e erupções na pele. Quando a resistência começa a cair ainda mais, várias doenças oportunistas começam a aparecer: pneumonia, febre, calafrios, dor de cabeça, dor de garganta, dores musculares, manchas na pele, gânglios ou ínguas embaixo do braço, no pescoço ou na virilha, alguns tipos de câncer, problemas neurológicos, perda de memória, tuberculose, dificuldades de coordenação motora, candidíase, infecções do sistema nervoso, sarcoma de Kaposi (tipo de câncer que causa lesões na pele, intestino e estômago). Caso não tratada de forma rápida e correta, estas doenças podem levar o soropositivo a morte rapidamente. A AIDS não se manifesta da mesma forma em todas as pessoas. Entretanto, os sintomas iniciais são geralmente semelhantes e, além disso, comuns a várias outras doenças.
  • 4. Formas de Prevenção A prevenção é feita evitando-se todas as formas de contágio citadas. Com relação à transmissão via contato sexual, a maneira mais indicada é a utilização correta de preservativos durante as relações sexuais. O mais comum é o uso da camisinha. Outra maneira é a utilização de agulhas e seringas descartáveis em todos os procedimentos médicos. Instrumentos cortantes, que entram em contato com o sangue, devem ser esterilizados de forma correta antes do seu uso.
  • 5. Tratamento Infelizmente a medicina ainda não encontrou a cura para a AIDS. O que temos hoje são medicamentos que fazem o controle do vírus na pessoa com a doença. Estes medicamentos melhoram a qualidade de vida do paciente, aumentando a sobrevida. O medicamento mais utilizado atualmente é o AZT (zidovudina) que é um bloqueador de transcriptase reversa. A principal função do AZT é impedir a reprodução do vírus da AIDS ainda em sua fase inicial. Outros medicamentos usados no tratamento da AIDS são: DDI (didanosina), DDC (zalcitabina), 3TC (lamividina) e D4T (estavudina). Embora eficientes no controle do vírus, estes medicamentos provocam efeitos colaterais significativos nos rins, fígado e sistema imunológico dos pacientes. Cientistas do mundo todo estão trabalhando no desenvolvimento de uma vacina contra a AIDS. Porém, existe uma grande dificuldade, pois o HIV possui uma capacidade de mutação muito grande, dificultando o trabalho dos cientistas no desenvolvimento de vacinas.
  • 6. Não é só os outros que correm o risco... ...até o seu super-herói pode contrair AIDS Qualquer um pode.