SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 40
SEGMENTAÇÃO DE MERCADO MARKETING ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS
INTRODUÇÃO MARKETING ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS O processo de troca evoluiu em direção a regulamentação do comércio como atividade econômica legalizada e ao surgimento da concorrência, conceito assustador e ao mesmo tempo excitante, o qual desencadeou práticas mercadológicas inspiradas na evolução da própria sociedade.
INTRODUÇÃO MARKETING ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS A identificação de mercados e o posicionamento de marcas na sociedade moderna vêm se constituindo em novos desafios para o homem de marketing, o qual assume compromisso com o lucro, a partir da identificação e satisfação das necessidades dos clientes para criação de um composto de marketing adequado a cada segmento.
INTRODUÇÃO MARKETING ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS Para atingir a tão sonhada  performance de mercado , a escolha de uma orientação estratégica depende, primeiramente, dos objetivos estratégicos associados ao produto ou serviço, que darão mote para localização do grupo de pessoas a quem o produto ou serviço possa ser direcionado e para que tal grupo possa ser transformado em consumidor ativo para aquela oferta de mercado.
NOVO MERCADO MARKETING ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
AFINAL, O QUE SIGNIFICA SEGMENTAÇÃO? MARKETING ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS vídeo
CONSTRUINDO A SEGMENTAÇÃO MARKETING ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS A SEGMENTAÇÃO DE MERCADO divide um mercado heterogêneo (caracterizado por demandas divergentes) em grupos de mercados menores, homogêneos, em resposta à preferência por produtos diferentes, entre os segmentos importantes do mercado. Esta segmentação é realizada em função dos desejos dos consumidores ou usuários por uma satisfação mais precisa de seus desejos variados.
CONSTRUINDO A SEGMENTAÇÃO MARKETING ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
CONSTRUINDO A SEGMENTAÇÃO MARKETING ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS Como o próprio nome indica, as estratégias de segmentação dividem o mercado em partes menores, com o objetivo de atribuir e oferecer seus produtos ou serviços com mais possibilidades de responderem positivamente.
ASSSIM ... MARKETING ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS A segmentação é estratégia que auxilia a empresa a penetrar em focos escolhidos, facilitando o acesso ao consumidor por intermédio do ajuste da oferta à demanda, e do produto ao mercado. É importante observar que o conceito de segmentação tem relação direta com o mercado. Segmenta-se o mercado e não setores de atividades, produtos, canais de distribuição. Os produtos e canais de distribuição são ajustados em decorrência do alvo escolhido.
CUIDADOS MARKETING ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
ENTÃO, SEGMENTAÇÃO É: MARKETING ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS Identificar os grupos que compõe o mercado geral e trabalhar para atingir de forma eficiente cada um desses grupos.
BENEFÍCIOS EM SEGMENTAR O MERCADO MARKETING ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS O objetivo básico da segmentação é concentrar esforços de marketing em determinados alvos, que a empresa entende como favoráveis para serem explorados comercialmente, em decorrência de sua capacidade de satisfazer a demanda dos focos, de maneira mais adequada. Por meio da segmentação de mercado, pode-se conhecer melhor as necessidades e desejos dos consumidores. Tal conhecimento se aprofunda à medida que novas variáveis de segmentação são combinadas entre si, proporcionando conhecimento mais individual do consumidor.
COMO SEGMENTAR MARKETING ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS
BASES PARA SEGMENTAÇÃO MARKETING ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS Compõem as bases de segmentação as dimensões básicas: geográficas, demográficas, psicográficas e comportamentais Dividindo um mercado heterogêneo em grupos relativamente homogêneos.
SEGMENTAÇÃO DEMOGRÁFICA MARKETING ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS A divisão de um mercado heterogêneo, em grupos relativamente homogêneos, com base em área geográfica: município, micro-região, estado, região, país, etc.
SEGMENTAÇÃO PELO CICLO DE VIDA FAMILIAR MARKETING ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS A divisão de um mercado totalmente heterogêneo em grupos relativamente homogêneos, com base em sua capacidade de dispor de um produto em uma fase particular do ciclo de vida da família.
SEGMENTAÇÃO POR BENEFÍCIO MARKETING ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS A divisão de um mercado em grupos ou segmentos com base do benefício particular de um produto, buscado por cada grupo.
SEGMENTAÇÃO POR COMPORTAMENTO MARKETING ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS A divisão de um mercado em grupos de acordo com seu conhecimento e comportamento com relação a um produto particular. Segmentação por comportamento, comumente usada para segmentar mercados inclui benefícios buscados, status do usuário, taxa de uso do produto, condição de lealdade, etc.
SEGMENTAÇÃO POR ESTILO DE VIDA MARKETING ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS A divisão de um mercado totalmente heterogêneo em grupos relativamente homogêneos, com base de seu estilo de vida,  conforme determinado por seus passatempos, interesses, atitudes e opiniões.
SEGMENTAÇÃO POR PERSONALIDADE MARKETING ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS A divisão de um mercado heterogêneo em grupos homogêneos, com base em características de personalidade e padrões duradouros de comportamento, como agressividade, complacência ou compulsividade.
SEGMENTAÇÃO POR VOLUME MARKETING ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS A divisão de um mercado em segmentos, com base no volume de demanda pelo produto por indivíduos, grupos ou tipos dos clientes; tipicamente, os segmentos são classificados como: usuários pesados, médios ou leves.
SEGMENTAÇÃO PSICOGRÁFICA MARKETING ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS A divisão de um mercado heterogêneo em grupos relativamente homogêneos, com base em suas atitudes, convicções, opiniões, personalidades e estilos de vida; também denominada segmentação por estado de espírito.
SEGMENTAÇÃO COMPLETA MARKETING ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS A divisão de um mercado em segmentos que consistem em clientes individuais e personalizando um produto e programa de marketing para cada um.
SEGMENTAÇÃO SEQÜENCIAL MARKETING ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS A divisão de um mercado heterogêneo em grupos relativamente homogêneos, a partir de uma base (por exemplo, geográfica), seguida por segmentação adicional em alguma outra base (por exemplo, por faixa etária).
ESTRATÉGIAS DE SELEÇÃO DE ALVOS DE MERCADO MARKETING ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS
COBERTURA TOTAL DE MERCADO MARKETING ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS
MARKETING ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS
ESPECIALIZAÇÃO DE MERCADO MARKETING ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS A empresa se especializa em atender a um segmento de mercado em particular e passa a oferecer uma gama de diferentes produtos.
MARKETING ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS
ESPECIALIZAÇÃO SELETIVA MARKETING ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS Corresponde a uma estratégia de múltiplos segmentos, também denominada Estratégia Diferenciada. Diferentes compostos de marketing são desenvolvidos para diferentes segmentos de mercado. O produto ou serviço pode ou não pode ser diferente, em decorrência de diferenças sócio-econômicas ou de comportamento de compra entre os diversos segmentos.
MARKETING ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS
ESTRATÉGIA DE SEGMENTO ÚNICO  MARKETING ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS Também denominada Estratégia Concentrada. Um segmento de mercado – e não o mercado como um todo – é objetivado, através de um composto de marketing específico. A abordagem de Segmento Único normalmente é mais adequada para empresas com linha de produtos ou serviços muito limitados ou com recursos humanos, financeiros e tecnológicos limitados.
MARKETING ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS
ESTRATÉGIA DE SEGMENTAÇÃO CUSTOMIZADA MARKETING ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS Em uso extremo do conceito de segmentação. É a estratégia de uso crescente do marketing individual, com um composto de marketing personalizado para cada cliente.
MARKETING ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS
SEGMENTAR SIGNIFICA DIVIDIR MARKETING ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS A segmentação de mercado trata da subdivisão dos clientes (e potenciais clientes) em grupos distintos. Aqueles que pertencerem a um mesmo grupo deverão apresentar características similares, de forma que seja provável que apresentem um comportamento de compra similar.
IMPORTANTE MARKETING ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS Segmentação é uma estratégia que deve ser implementada ativamente e cuja decisão de implementação cabe aos gestores. SEGMENTAR OU NÃO SEGMENTAR? vídeo
VANTAGENS DA SEGMENTAÇÃO MARKETING ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
VANTAGENS DA SEGMENTAÇÃO MARKETING ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS Esse conjunto de variáveis determina se a empresa tem condições para localizar e avaliar as oportunidades de marketing, assim como  para auxiliar o administrador de marketing na avaliação das forças e vulnerabilidade da concorrência, e com isso tomar decisões que possam minimizar os pontos fracos da empresa e otimizar seus pontos fortes.

Más contenido relacionado

La actualidad más candente

Canais de distribuição
Canais de distribuiçãoCanais de distribuição
Canais de distribuiçãoJosé Hudson
 
Missão, visão e valores - conceitos
Missão, visão e valores - conceitosMissão, visão e valores - conceitos
Missão, visão e valores - conceitosRobson Costa
 
Apresentação Merchandising
Apresentação MerchandisingApresentação Merchandising
Apresentação MerchandisingAdriano Valadão
 
Missão, Visão e Valores da Disney [Infográfico]
Missão, Visão e Valores da Disney [Infográfico]Missão, Visão e Valores da Disney [Infográfico]
Missão, Visão e Valores da Disney [Infográfico]Cleber Paiva
 
Caderno - Gestão de Operações
Caderno - Gestão de OperaçõesCaderno - Gestão de Operações
Caderno - Gestão de OperaçõesCadernos PPT
 
Aula 7 gestão organizacional
Aula 7 gestão organizacionalAula 7 gestão organizacional
Aula 7 gestão organizacionalCarlos Alves
 
Organizaçao do ponto de venda jp
Organizaçao do ponto de venda   jpOrganizaçao do ponto de venda   jp
Organizaçao do ponto de venda jpJoao Silva
 
Segmentação de mercado
Segmentação de mercadoSegmentação de mercado
Segmentação de mercadoALINE ROCHA
 
Gestao Comercial
Gestao ComercialGestao Comercial
Gestao ComercialPBNP_
 
Introdução ao marketing
Introdução ao marketingIntrodução ao marketing
Introdução ao marketingThayse Beckner
 
Gestão de compras - atribuições, organização, modalidade, ética 11.08.2015
Gestão de compras - atribuições, organização, modalidade, ética  11.08.2015Gestão de compras - atribuições, organização, modalidade, ética  11.08.2015
Gestão de compras - atribuições, organização, modalidade, ética 11.08.2015Antonio Marcos Montai Messias
 

La actualidad más candente (20)

Exercicios marketing estratégico
Exercicios marketing estratégicoExercicios marketing estratégico
Exercicios marketing estratégico
 
Canais de distribuição
Canais de distribuiçãoCanais de distribuição
Canais de distribuição
 
Missão, visão e valores - conceitos
Missão, visão e valores - conceitosMissão, visão e valores - conceitos
Missão, visão e valores - conceitos
 
Apresentação Merchandising
Apresentação MerchandisingApresentação Merchandising
Apresentação Merchandising
 
Missão, Visão e Valores da Disney [Infográfico]
Missão, Visão e Valores da Disney [Infográfico]Missão, Visão e Valores da Disney [Infográfico]
Missão, Visão e Valores da Disney [Infográfico]
 
Mix de Marketing
Mix de MarketingMix de Marketing
Mix de Marketing
 
Caderno - Gestão de Operações
Caderno - Gestão de OperaçõesCaderno - Gestão de Operações
Caderno - Gestão de Operações
 
Aula 7 gestão organizacional
Aula 7 gestão organizacionalAula 7 gestão organizacional
Aula 7 gestão organizacional
 
Organizaçao do ponto de venda jp
Organizaçao do ponto de venda   jpOrganizaçao do ponto de venda   jp
Organizaçao do ponto de venda jp
 
Aula 001 marketing conceitos
Aula 001   marketing conceitosAula 001   marketing conceitos
Aula 001 marketing conceitos
 
Fundamentos de Marketing
Fundamentos de MarketingFundamentos de Marketing
Fundamentos de Marketing
 
As atividades de apoio da logística
As atividades de apoio da logísticaAs atividades de apoio da logística
As atividades de apoio da logística
 
Segmentação de mercado
Segmentação de mercadoSegmentação de mercado
Segmentação de mercado
 
Merchandising
MerchandisingMerchandising
Merchandising
 
Gestao Comercial
Gestao ComercialGestao Comercial
Gestao Comercial
 
Introdução ao marketing
Introdução ao marketingIntrodução ao marketing
Introdução ao marketing
 
Gestão de marketing
Gestão de marketingGestão de marketing
Gestão de marketing
 
Marketing de Serviços
Marketing de ServiçosMarketing de Serviços
Marketing de Serviços
 
Gestão de compras - atribuições, organização, modalidade, ética 11.08.2015
Gestão de compras - atribuições, organização, modalidade, ética  11.08.2015Gestão de compras - atribuições, organização, modalidade, ética  11.08.2015
Gestão de compras - atribuições, organização, modalidade, ética 11.08.2015
 
Plano de Marketing
Plano de MarketingPlano de Marketing
Plano de Marketing
 

Destacado

Marketing - Segmentação
Marketing - SegmentaçãoMarketing - Segmentação
Marketing - Segmentaçãozbam
 
Aula 08 segmentação do turismo
Aula 08   segmentação do turismoAula 08   segmentação do turismo
Aula 08 segmentação do turismoAristides Faria
 
Identificação de segmentos de mercado e seleção de mercados alvos parte 2
Identificação de segmentos de mercado e seleção de mercados alvos parte 2Identificação de segmentos de mercado e seleção de mercados alvos parte 2
Identificação de segmentos de mercado e seleção de mercados alvos parte 2Alexandre Siqueira
 
Teste diagnostico cv13 a 2013-14
Teste diagnostico cv13 a 2013-14Teste diagnostico cv13 a 2013-14
Teste diagnostico cv13 a 2013-14Leonor Alves
 
Aula 04 - Pesquisa de mercado - Prof. Rodrigo Sávio
Aula 04 - Pesquisa de mercado - Prof. Rodrigo SávioAula 04 - Pesquisa de mercado - Prof. Rodrigo Sávio
Aula 04 - Pesquisa de mercado - Prof. Rodrigo SávioRodrigo Sávio
 

Destacado (8)

Marketing - Segmentação
Marketing - SegmentaçãoMarketing - Segmentação
Marketing - Segmentação
 
Segmentacao posicionamento
Segmentacao posicionamentoSegmentacao posicionamento
Segmentacao posicionamento
 
Aula 08 segmentação do turismo
Aula 08   segmentação do turismoAula 08   segmentação do turismo
Aula 08 segmentação do turismo
 
Exemplos de segmentação de mercado consumidor
Exemplos de segmentação de mercado consumidorExemplos de segmentação de mercado consumidor
Exemplos de segmentação de mercado consumidor
 
Identificação de segmentos de mercado e seleção de mercados alvos parte 2
Identificação de segmentos de mercado e seleção de mercados alvos parte 2Identificação de segmentos de mercado e seleção de mercados alvos parte 2
Identificação de segmentos de mercado e seleção de mercados alvos parte 2
 
Teste diagnostico cv13 a 2013-14
Teste diagnostico cv13 a 2013-14Teste diagnostico cv13 a 2013-14
Teste diagnostico cv13 a 2013-14
 
Aula 04 - Pesquisa de mercado - Prof. Rodrigo Sávio
Aula 04 - Pesquisa de mercado - Prof. Rodrigo SávioAula 04 - Pesquisa de mercado - Prof. Rodrigo Sávio
Aula 04 - Pesquisa de mercado - Prof. Rodrigo Sávio
 
Segmentação do Turismo e o Mercado
Segmentação do Turismo e o MercadoSegmentação do Turismo e o Mercado
Segmentação do Turismo e o Mercado
 

Similar a Segmentação de mercado

Aula 08 - Segmentação - Prof. Rodrigo Sávio
Aula 08 - Segmentação - Prof. Rodrigo SávioAula 08 - Segmentação - Prof. Rodrigo Sávio
Aula 08 - Segmentação - Prof. Rodrigo SávioRodrigo Sávio
 
Segmentação de mercado
Segmentação de mercadoSegmentação de mercado
Segmentação de mercadoRosa Pereira
 
Marketing: Segmentação de Mercado
Marketing: Segmentação de MercadoMarketing: Segmentação de Mercado
Marketing: Segmentação de MercadoWilson Rodrigues
 
Conceitos de Marketing
Conceitos de MarketingConceitos de Marketing
Conceitos de MarketingAlmir Pereira
 
Cca0546 mktnamodatrabalho01
Cca0546 mktnamodatrabalho01Cca0546 mktnamodatrabalho01
Cca0546 mktnamodatrabalho01Diego Moreau
 
“Identificação de segmentos de mercado e selecção de mercados-alvo”
 “Identificação de segmentos de mercado e selecção de mercados-alvo”  “Identificação de segmentos de mercado e selecção de mercados-alvo”
“Identificação de segmentos de mercado e selecção de mercados-alvo” Miguel Figueiredo
 
Metodologia plano de marketing
Metodologia plano de marketingMetodologia plano de marketing
Metodologia plano de marketingRayza M
 
Segmentação de mercado evolução
Segmentação de mercado evoluçãoSegmentação de mercado evolução
Segmentação de mercado evoluçãoguestebe537
 
A VENDA NAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING
A VENDA NAS ESTRATÉGIAS DE MARKETINGA VENDA NAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING
A VENDA NAS ESTRATÉGIAS DE MARKETINGRodrigo de Oliveira
 
2012 08-25-30 & 09-1- aulas 06-08 - segmentação
2012 08-25-30 & 09-1- aulas 06-08 - segmentação2012 08-25-30 & 09-1- aulas 06-08 - segmentação
2012 08-25-30 & 09-1- aulas 06-08 - segmentaçãoFernando Monteiro D'Andrea
 
Apresentação livro trade marketing
Apresentação livro trade marketingApresentação livro trade marketing
Apresentação livro trade marketingrafaelacollado
 
Estratratégia de Marketing - Aula 19_10_08
Estratratégia de Marketing - Aula 19_10_08Estratratégia de Marketing - Aula 19_10_08
Estratratégia de Marketing - Aula 19_10_08Sérgio Oliveira
 
Cim%20 marcelo%20piragibe
Cim%20 marcelo%20piragibeCim%20 marcelo%20piragibe
Cim%20 marcelo%20piragibeDébora Pereira
 

Similar a Segmentação de mercado (20)

Aula 08 - Segmentação - Prof. Rodrigo Sávio
Aula 08 - Segmentação - Prof. Rodrigo SávioAula 08 - Segmentação - Prof. Rodrigo Sávio
Aula 08 - Segmentação - Prof. Rodrigo Sávio
 
Segmentação de mercado
Segmentação de mercadoSegmentação de mercado
Segmentação de mercado
 
Marketing: Segmentação de Mercado
Marketing: Segmentação de MercadoMarketing: Segmentação de Mercado
Marketing: Segmentação de Mercado
 
Conceitos de Marketing
Conceitos de MarketingConceitos de Marketing
Conceitos de Marketing
 
Cca0546 mktnamodatrabalho01
Cca0546 mktnamodatrabalho01Cca0546 mktnamodatrabalho01
Cca0546 mktnamodatrabalho01
 
“Identificação de segmentos de mercado e selecção de mercados-alvo”
 “Identificação de segmentos de mercado e selecção de mercados-alvo”  “Identificação de segmentos de mercado e selecção de mercados-alvo”
“Identificação de segmentos de mercado e selecção de mercados-alvo”
 
Marketing no Desporto
Marketing no DesportoMarketing no Desporto
Marketing no Desporto
 
Metodologia plano de marketing
Metodologia plano de marketingMetodologia plano de marketing
Metodologia plano de marketing
 
Gestão de marketing
Gestão de marketingGestão de marketing
Gestão de marketing
 
Segmentação de mercado evolução
Segmentação de mercado evoluçãoSegmentação de mercado evolução
Segmentação de mercado evolução
 
A VENDA NAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING
A VENDA NAS ESTRATÉGIAS DE MARKETINGA VENDA NAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING
A VENDA NAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING
 
Marketing
Marketing Marketing
Marketing
 
Segmentação
SegmentaçãoSegmentação
Segmentação
 
GPME - Marketing estratégico
GPME - Marketing estratégicoGPME - Marketing estratégico
GPME - Marketing estratégico
 
2012 08-25-30 & 09-1- aulas 06-08 - segmentação
2012 08-25-30 & 09-1- aulas 06-08 - segmentação2012 08-25-30 & 09-1- aulas 06-08 - segmentação
2012 08-25-30 & 09-1- aulas 06-08 - segmentação
 
Market
MarketMarket
Market
 
Segmentação Mercado.pdf
Segmentação Mercado.pdfSegmentação Mercado.pdf
Segmentação Mercado.pdf
 
Apresentação livro trade marketing
Apresentação livro trade marketingApresentação livro trade marketing
Apresentação livro trade marketing
 
Estratratégia de Marketing - Aula 19_10_08
Estratratégia de Marketing - Aula 19_10_08Estratratégia de Marketing - Aula 19_10_08
Estratratégia de Marketing - Aula 19_10_08
 
Cim%20 marcelo%20piragibe
Cim%20 marcelo%20piragibeCim%20 marcelo%20piragibe
Cim%20 marcelo%20piragibe
 

Último

HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024Sandra Pratas
 
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃOLEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃOColégio Santa Teresinha
 
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasPrograma de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasCassio Meira Jr.
 
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniModelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniCassio Meira Jr.
 
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
cartilha-pdi-plano-de-desenvolvimento-individual-do-estudante.pdf
cartilha-pdi-plano-de-desenvolvimento-individual-do-estudante.pdfcartilha-pdi-plano-de-desenvolvimento-individual-do-estudante.pdf
cartilha-pdi-plano-de-desenvolvimento-individual-do-estudante.pdfIedaGoethe
 
Gerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem OrganizacionalGerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem OrganizacionalJacqueline Cerqueira
 
Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.keislayyovera123
 
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)Mary Alvarenga
 
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfWilliam J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfAdrianaCunha84
 
Bullying - Texto e cruzadinha
Bullying        -     Texto e cruzadinhaBullying        -     Texto e cruzadinha
Bullying - Texto e cruzadinhaMary Alvarenga
 
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxApostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxIsabelaRafael2
 
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfBRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfHenrique Pontes
 
Caixa jogo da onça. para imprimir e jogar
Caixa jogo da onça. para imprimir e jogarCaixa jogo da onça. para imprimir e jogar
Caixa jogo da onça. para imprimir e jogarIedaGoethe
 
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptxSlides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASBCRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASBAline Santana
 
trabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditaduratrabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditaduraAdryan Luiz
 
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029Centro Jacques Delors
 

Último (20)

HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
 
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃOLEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
 
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasPrograma de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
 
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniModelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
 
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA -
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA      -XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA      -
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA -
 
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
 
cartilha-pdi-plano-de-desenvolvimento-individual-do-estudante.pdf
cartilha-pdi-plano-de-desenvolvimento-individual-do-estudante.pdfcartilha-pdi-plano-de-desenvolvimento-individual-do-estudante.pdf
cartilha-pdi-plano-de-desenvolvimento-individual-do-estudante.pdf
 
Em tempo de Quaresma .
Em tempo de Quaresma                            .Em tempo de Quaresma                            .
Em tempo de Quaresma .
 
Gerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem OrganizacionalGerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem Organizacional
 
Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.
 
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
 
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfWilliam J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
 
Bullying - Texto e cruzadinha
Bullying        -     Texto e cruzadinhaBullying        -     Texto e cruzadinha
Bullying - Texto e cruzadinha
 
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxApostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
 
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfBRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
 
Caixa jogo da onça. para imprimir e jogar
Caixa jogo da onça. para imprimir e jogarCaixa jogo da onça. para imprimir e jogar
Caixa jogo da onça. para imprimir e jogar
 
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptxSlides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
 
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASBCRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
CRÔNICAS DE UMA TURMA - TURMA DE 9ºANO - EASB
 
trabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditaduratrabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditadura
 
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
 

Segmentação de mercado

  • 1. SEGMENTAÇÃO DE MERCADO MARKETING ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS
  • 2. INTRODUÇÃO MARKETING ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS O processo de troca evoluiu em direção a regulamentação do comércio como atividade econômica legalizada e ao surgimento da concorrência, conceito assustador e ao mesmo tempo excitante, o qual desencadeou práticas mercadológicas inspiradas na evolução da própria sociedade.
  • 3. INTRODUÇÃO MARKETING ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS A identificação de mercados e o posicionamento de marcas na sociedade moderna vêm se constituindo em novos desafios para o homem de marketing, o qual assume compromisso com o lucro, a partir da identificação e satisfação das necessidades dos clientes para criação de um composto de marketing adequado a cada segmento.
  • 4. INTRODUÇÃO MARKETING ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS Para atingir a tão sonhada performance de mercado , a escolha de uma orientação estratégica depende, primeiramente, dos objetivos estratégicos associados ao produto ou serviço, que darão mote para localização do grupo de pessoas a quem o produto ou serviço possa ser direcionado e para que tal grupo possa ser transformado em consumidor ativo para aquela oferta de mercado.
  • 5.
  • 6. AFINAL, O QUE SIGNIFICA SEGMENTAÇÃO? MARKETING ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS vídeo
  • 7. CONSTRUINDO A SEGMENTAÇÃO MARKETING ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS A SEGMENTAÇÃO DE MERCADO divide um mercado heterogêneo (caracterizado por demandas divergentes) em grupos de mercados menores, homogêneos, em resposta à preferência por produtos diferentes, entre os segmentos importantes do mercado. Esta segmentação é realizada em função dos desejos dos consumidores ou usuários por uma satisfação mais precisa de seus desejos variados.
  • 8.
  • 9. CONSTRUINDO A SEGMENTAÇÃO MARKETING ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS Como o próprio nome indica, as estratégias de segmentação dividem o mercado em partes menores, com o objetivo de atribuir e oferecer seus produtos ou serviços com mais possibilidades de responderem positivamente.
  • 10. ASSSIM ... MARKETING ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS A segmentação é estratégia que auxilia a empresa a penetrar em focos escolhidos, facilitando o acesso ao consumidor por intermédio do ajuste da oferta à demanda, e do produto ao mercado. É importante observar que o conceito de segmentação tem relação direta com o mercado. Segmenta-se o mercado e não setores de atividades, produtos, canais de distribuição. Os produtos e canais de distribuição são ajustados em decorrência do alvo escolhido.
  • 11.
  • 12. ENTÃO, SEGMENTAÇÃO É: MARKETING ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS Identificar os grupos que compõe o mercado geral e trabalhar para atingir de forma eficiente cada um desses grupos.
  • 13. BENEFÍCIOS EM SEGMENTAR O MERCADO MARKETING ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS O objetivo básico da segmentação é concentrar esforços de marketing em determinados alvos, que a empresa entende como favoráveis para serem explorados comercialmente, em decorrência de sua capacidade de satisfazer a demanda dos focos, de maneira mais adequada. Por meio da segmentação de mercado, pode-se conhecer melhor as necessidades e desejos dos consumidores. Tal conhecimento se aprofunda à medida que novas variáveis de segmentação são combinadas entre si, proporcionando conhecimento mais individual do consumidor.
  • 14. COMO SEGMENTAR MARKETING ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS
  • 15. BASES PARA SEGMENTAÇÃO MARKETING ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS Compõem as bases de segmentação as dimensões básicas: geográficas, demográficas, psicográficas e comportamentais Dividindo um mercado heterogêneo em grupos relativamente homogêneos.
  • 16. SEGMENTAÇÃO DEMOGRÁFICA MARKETING ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS A divisão de um mercado heterogêneo, em grupos relativamente homogêneos, com base em área geográfica: município, micro-região, estado, região, país, etc.
  • 17. SEGMENTAÇÃO PELO CICLO DE VIDA FAMILIAR MARKETING ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS A divisão de um mercado totalmente heterogêneo em grupos relativamente homogêneos, com base em sua capacidade de dispor de um produto em uma fase particular do ciclo de vida da família.
  • 18. SEGMENTAÇÃO POR BENEFÍCIO MARKETING ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS A divisão de um mercado em grupos ou segmentos com base do benefício particular de um produto, buscado por cada grupo.
  • 19. SEGMENTAÇÃO POR COMPORTAMENTO MARKETING ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS A divisão de um mercado em grupos de acordo com seu conhecimento e comportamento com relação a um produto particular. Segmentação por comportamento, comumente usada para segmentar mercados inclui benefícios buscados, status do usuário, taxa de uso do produto, condição de lealdade, etc.
  • 20. SEGMENTAÇÃO POR ESTILO DE VIDA MARKETING ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS A divisão de um mercado totalmente heterogêneo em grupos relativamente homogêneos, com base de seu estilo de vida, conforme determinado por seus passatempos, interesses, atitudes e opiniões.
  • 21. SEGMENTAÇÃO POR PERSONALIDADE MARKETING ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS A divisão de um mercado heterogêneo em grupos homogêneos, com base em características de personalidade e padrões duradouros de comportamento, como agressividade, complacência ou compulsividade.
  • 22. SEGMENTAÇÃO POR VOLUME MARKETING ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS A divisão de um mercado em segmentos, com base no volume de demanda pelo produto por indivíduos, grupos ou tipos dos clientes; tipicamente, os segmentos são classificados como: usuários pesados, médios ou leves.
  • 23. SEGMENTAÇÃO PSICOGRÁFICA MARKETING ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS A divisão de um mercado heterogêneo em grupos relativamente homogêneos, com base em suas atitudes, convicções, opiniões, personalidades e estilos de vida; também denominada segmentação por estado de espírito.
  • 24. SEGMENTAÇÃO COMPLETA MARKETING ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS A divisão de um mercado em segmentos que consistem em clientes individuais e personalizando um produto e programa de marketing para cada um.
  • 25. SEGMENTAÇÃO SEQÜENCIAL MARKETING ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS A divisão de um mercado heterogêneo em grupos relativamente homogêneos, a partir de uma base (por exemplo, geográfica), seguida por segmentação adicional em alguma outra base (por exemplo, por faixa etária).
  • 26. ESTRATÉGIAS DE SELEÇÃO DE ALVOS DE MERCADO MARKETING ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS
  • 27. COBERTURA TOTAL DE MERCADO MARKETING ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS
  • 29. ESPECIALIZAÇÃO DE MERCADO MARKETING ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS A empresa se especializa em atender a um segmento de mercado em particular e passa a oferecer uma gama de diferentes produtos.
  • 31. ESPECIALIZAÇÃO SELETIVA MARKETING ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS Corresponde a uma estratégia de múltiplos segmentos, também denominada Estratégia Diferenciada. Diferentes compostos de marketing são desenvolvidos para diferentes segmentos de mercado. O produto ou serviço pode ou não pode ser diferente, em decorrência de diferenças sócio-econômicas ou de comportamento de compra entre os diversos segmentos.
  • 33. ESTRATÉGIA DE SEGMENTO ÚNICO MARKETING ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS Também denominada Estratégia Concentrada. Um segmento de mercado – e não o mercado como um todo – é objetivado, através de um composto de marketing específico. A abordagem de Segmento Único normalmente é mais adequada para empresas com linha de produtos ou serviços muito limitados ou com recursos humanos, financeiros e tecnológicos limitados.
  • 35. ESTRATÉGIA DE SEGMENTAÇÃO CUSTOMIZADA MARKETING ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS Em uso extremo do conceito de segmentação. É a estratégia de uso crescente do marketing individual, com um composto de marketing personalizado para cada cliente.
  • 37. SEGMENTAR SIGNIFICA DIVIDIR MARKETING ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS A segmentação de mercado trata da subdivisão dos clientes (e potenciais clientes) em grupos distintos. Aqueles que pertencerem a um mesmo grupo deverão apresentar características similares, de forma que seja provável que apresentem um comportamento de compra similar.
  • 38. IMPORTANTE MARKETING ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS Segmentação é uma estratégia que deve ser implementada ativamente e cuja decisão de implementação cabe aos gestores. SEGMENTAR OU NÃO SEGMENTAR? vídeo
  • 39.
  • 40. VANTAGENS DA SEGMENTAÇÃO MARKETING ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS Esse conjunto de variáveis determina se a empresa tem condições para localizar e avaliar as oportunidades de marketing, assim como para auxiliar o administrador de marketing na avaliação das forças e vulnerabilidade da concorrência, e com isso tomar decisões que possam minimizar os pontos fracos da empresa e otimizar seus pontos fortes.