SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 31
Há tristeza no ar. Apenas uma voz para nos consolar.  Um desabafo feito há mais de 25 anos  nos remete ao silêncio e ao respeito máximos. Essa voz, hoje não mais ao vivo, nos encantou  por uma carreira muito curta. Porém insuperável, inigualável.
Agora  o  braço  não  é  mais  um braço  erguido  num grito  de  gol. Agora o braço é uma linha , um traço. Um rastro estrelado e brilhante.
E todas as figuras são assim: desenhos de luz; agrupamentos  de pontos , de partículas! Um quadro de impulso nos processamentos vitais. E assim, dizem, recontam a vida.
Agora retiram de mim a cobertura de carne; escorrem todo o sangue. Afinam os ossos  em  fios luminosos.
E aí estou  pelo salão, pelas casas, pelas cidades. Parecida comigo... um rastro. Uma forma nebulosa feita de luz e sombra.  Como uma estrela ... Agora eu sou uma estrela!
Ellis:  25 anos de saudade
Tivéssemos nós algum poder, e transformaríamos você numa estrela cadente com destino certo de queda: o coração do Brasil, dos brasileiros.
Aí, como num sonho, continuaríamos a vê-la e ouvi-la, como se o tempo tivesse parado e você, com seu talento, nunca tivesse nos deixado assim, órfãos  da melhor  artista popular  que nos foi  presenteada.
Mas como não podemos determinar nosso rumo e a nós cabe a aceitação divina, temos que nos acostumar com sua ausência através das inúmeras canções que, essas sim, não morrem, tal sua qualidade insuperável.
Um dia você falou qualquer coisa de “o tempo não para” e, de repente, já se passaram 25 anos de sua ida. Assustados nos perguntamos: como foi possível tanto tempo, sem aquela que acionávamos no velho toca-fitas ou mesmo na vitróla , para nos enchermos de “sopros para nossa alma”?
Sabe “Pimentinha”: você podia tudo. Até mesmo se exibir sem esse sorriso lindo ou mesmo com aquela cara amarrada, própria de quem estava ferida em seu mais íntimo sentimento. Agora entendemos que tanta emoção contida não devia ser fácil assim, de ser administrada.
Um dia você disse:  “ Minha música sai natural e espontânea. Eu faço cara feia, sou exagerada nos gestos? E eu com isso? É um problema de quem o acha. Eu sinto as coisas assim e eu simplesmente recorro a isso tudo porque às vezes a palavra não é suficiente para demonstrar às pessoas, tudo que se quer dizer, não se tem força para isso.
O gesto é meu, o repertório quem escolhe sou eu, as letras, as músicas e tudo mais também refletem muito de mim. Música para mim é a única razão de ser, minha vida gira toda em função dela”. Pois é, precisou passar o tempo para entendermos bem o que você queria dizer. Que pena!
25 anos se passaram, e ainda hoje escutamos suas músicas em  todos os cantos do País e mesmo em várias partes do mundo, numa prova eloqüente de que sua arte tinha consistência demais para uma “vida útil” por muitos anos, ... ou  até mesmo perenemente.
Olha o que alguém escreveu: “acabei de assistir ao DVD de César Camargo Mariano e Pedro Mariano,  “Piano e voz” , lançado pela Trama, e uma parte em especial me fez chorar. Pedro cantou  “Se eu quiser falar com Deus” , de Gilberto Gil, e disse que foi por essa música que tudo começou.
Pelo que entendi, ele foi convidado pelo pai pra fazer uma apresentação em homenagem aos 11 anos do show que Elis fez em Montreux,  onde cantou com toda maestria e afinação que lhe cabiam”.
Coloco isso aqui porque todos nós, que amávamos Ellis, estávamos àquela altura da vida, muito confortados pela calmaria que demonstrava, pelo ambiente que deve ter sido dos melhores, ao lado do famoso músico e filhos. Eu mesmo constatei isso quando tive a oportunidade de passar vários minutos ao lado da família, com Pedro e Maria Rita ainda muito pequenos. Pensei: agora ela está em paz e com um maestro do lado. Então, sua musicalidade irá crescer ainda mais.
Tenho mesmo para mim que foi seu período mais produtivo, mais centrado e quando fez as suas melhores apresentações. Também era muito né? César Camargo Mariano e Ellis Regina juntos? Um verdadeiro presente de Apolo, o Deus das artes e da beleza. Lamentável o que veio a acontecer depois.
Tenho todos seus discos, ouço sistematicamente e curto mais em cada nova audição. Descubro com minha modesta noção musical cada novo detalhe de sua interpretação. E como torcemos para que Maria Rita e Pedro Mariano cresçam ainda mais musicalmente para nos brindar com aquela forma de interpretar, afinação, ritmo, musicalidade enfim, que particularmente só vimos em Ellis!
Fernando Troncoso Rocha, um poeta gaúcho, assim se manifestou sobre Ellis:   A América a viu, como uma linda paixão Saída lá do sul, da cidade que se diz alegre Ela amava a vida e vivia como nossos pais Em seus sonhos menores que a vida
Desnudou a vida, como uma eterna bêbada equilibrista Flertava com os versos, com seu coração de estudante Cuidava da vida, como uma caipira aprendiz No palco, travestia-se de louca, como a dona do bordel.
Em águas de março Dignificastes o nosso pranto Encantado e inventado Como se fosse mais uma nova paixão De pau e pedra, fomos o teu falso brilhante
Como o novo, nos fazia irreverências mil Descreves-te, o país tropical, abençoado por Deus Com o sol na cabeça, na corda bamba da vida Hoje, ainda somos os mesmos e vivemos Muitos sonhos cantados e eternizados por ti!
E termina:  Homenagem à única cantora brasileira, que tem registrado a sua voz, como um instrumento musical neste país”.
Pesquisando sobre Ellis, encontrei milhares de homenagens, pelas mais diversas formas. Poemas são muitos.  Um em especial me tocou profundamente. Após lê-lo é que vi de quem era a autoria: Luiz Fernando Veríssimo. Ei-lo:
A voz continua, viva e límpida. Continua nos discos e nas fitas.  E continua, ainda mais límpida e mais viva, na nossa memória.  O resto é como um desenho feito a lápis, sem fixador, que vai se apagando com o tempo.  O que ela fez, o que ela disse, o que disseram dela.  
A voz não se apaga.  O disco pode arranhar, a fita pode gastar, mas a voz que a gente guarda na memória continua tão nítida que até atrapalha: não podemos ouvir outra cantora sem ouvir, junto, a voz dela, e comparar. É covardia. Ninguém mais canta como ela.
Era uma baixinha complicada. Uma pimenta, planta miúda e ardente.  Tinha de saber como lidar, senão ela queimava.  Morreu e se transformou num milagre de botânica. Hoje é uma flor que a música brasileira usa atrás da orelha. E o seu nome é sempre–viva.
Ela usava a voz como um instrumento Ela era isso, um instrumento de sopro.  Como o pistom que também é pequeno e difícil mas canta como um anjo. Só que os instrumentos, bem cuidados, duram cem anos. E ela não se cuidou. Acabou antes do tempo. Mas a voz continua, viva e límpida. Continua nos discos e nas fitas. E ainda mais viva e límpida na nossa saudade.
Texto e apresentação por Renato Cardoso
www.vivendobauru.com.br

Más contenido relacionado

La actualidad más candente

Bons Tempos Aqueles De Serestas
Bons Tempos Aqueles De SerestasBons Tempos Aqueles De Serestas
Bons Tempos Aqueles De SerestasRenato Cardoso
 
Idade média e o trovadorismo
Idade média e o trovadorismoIdade média e o trovadorismo
Idade média e o trovadorismoSandra Torrano
 
Tanto mar: construção trocada em miúdos, por Elisa Campos de Quadros
Tanto mar: construção trocada em miúdos, por Elisa Campos de QuadrosTanto mar: construção trocada em miúdos, por Elisa Campos de Quadros
Tanto mar: construção trocada em miúdos, por Elisa Campos de QuadrosRenan Lazzarin
 
Pinturase Poesias
Pinturase PoesiasPinturase Poesias
Pinturase Poesiastaigua
 
Marilia Dutra no JM de 26-08-2011
Marilia Dutra no JM de 26-08-2011Marilia Dutra no JM de 26-08-2011
Marilia Dutra no JM de 26-08-2011amplyart
 
Teste --texto-nao literario
Teste --texto-nao literarioTeste --texto-nao literario
Teste --texto-nao literarioRita Silva
 
"Amor Líquido" nas Músicas Contemporâneas.
"Amor Líquido" nas Músicas Contemporâneas."Amor Líquido" nas Músicas Contemporâneas.
"Amor Líquido" nas Músicas Contemporâneas.Paula Meyer Piagentini
 
Cantigas de escárnio e maldizer
Cantigas de escárnio e maldizerCantigas de escárnio e maldizer
Cantigas de escárnio e maldizerheleira02
 
Comparação cantigas trovadorescas e musicas atuais
Comparação cantigas trovadorescas e musicas atuaisComparação cantigas trovadorescas e musicas atuais
Comparação cantigas trovadorescas e musicas atuaisWesley Germano Otávio
 
Um Show Que Gostaria De Assistir
Um Show Que Gostaria De AssistirUm Show Que Gostaria De Assistir
Um Show Que Gostaria De Assistirbrunasperandio
 
Sobrevivendo no inferno (Unicamp)
Sobrevivendo no inferno (Unicamp)Sobrevivendo no inferno (Unicamp)
Sobrevivendo no inferno (Unicamp)José Ricardo Lima
 
Crítica do disco National Anthem of Nowhere
Crítica do disco National Anthem of NowhereCrítica do disco National Anthem of Nowhere
Crítica do disco National Anthem of NowherePedro Correia
 

La actualidad más candente (19)

Bons Tempos Aqueles De Serestas
Bons Tempos Aqueles De SerestasBons Tempos Aqueles De Serestas
Bons Tempos Aqueles De Serestas
 
Portfólio Mesa2 Produções Artísticas
Portfólio Mesa2 Produções ArtísticasPortfólio Mesa2 Produções Artísticas
Portfólio Mesa2 Produções Artísticas
 
Idade média e o trovadorismo
Idade média e o trovadorismoIdade média e o trovadorismo
Idade média e o trovadorismo
 
O samba
O sambaO samba
O samba
 
Tanto mar: construção trocada em miúdos, por Elisa Campos de Quadros
Tanto mar: construção trocada em miúdos, por Elisa Campos de QuadrosTanto mar: construção trocada em miúdos, por Elisa Campos de Quadros
Tanto mar: construção trocada em miúdos, por Elisa Campos de Quadros
 
Pinturase Poesias
Pinturase PoesiasPinturase Poesias
Pinturase Poesias
 
Susana Baca
Susana BacaSusana Baca
Susana Baca
 
Marilia Dutra no JM de 26-08-2011
Marilia Dutra no JM de 26-08-2011Marilia Dutra no JM de 26-08-2011
Marilia Dutra no JM de 26-08-2011
 
Teste --texto-nao literario
Teste --texto-nao literarioTeste --texto-nao literario
Teste --texto-nao literario
 
"Amor Líquido" nas Músicas Contemporâneas.
"Amor Líquido" nas Músicas Contemporâneas."Amor Líquido" nas Músicas Contemporâneas.
"Amor Líquido" nas Músicas Contemporâneas.
 
Cantigas de escárnio e maldizer
Cantigas de escárnio e maldizerCantigas de escárnio e maldizer
Cantigas de escárnio e maldizer
 
Comparação cantigas trovadorescas e musicas atuais
Comparação cantigas trovadorescas e musicas atuaisComparação cantigas trovadorescas e musicas atuais
Comparação cantigas trovadorescas e musicas atuais
 
Um Show Que Gostaria De Assistir
Um Show Que Gostaria De AssistirUm Show Que Gostaria De Assistir
Um Show Que Gostaria De Assistir
 
Cantigas de amigo
Cantigas de amigoCantigas de amigo
Cantigas de amigo
 
A Clave - Fevereiro de 2014
A Clave - Fevereiro de 2014A Clave - Fevereiro de 2014
A Clave - Fevereiro de 2014
 
Gaivota 183 encarte
Gaivota 183 encarteGaivota 183 encarte
Gaivota 183 encarte
 
Sobrevivendo no inferno (Unicamp)
Sobrevivendo no inferno (Unicamp)Sobrevivendo no inferno (Unicamp)
Sobrevivendo no inferno (Unicamp)
 
Cantigas trovadorescas
Cantigas trovadorescasCantigas trovadorescas
Cantigas trovadorescas
 
Crítica do disco National Anthem of Nowhere
Crítica do disco National Anthem of NowhereCrítica do disco National Anthem of Nowhere
Crítica do disco National Anthem of Nowhere
 

Destacado

Quando Eu Quero Falar Com Deus (Rc)
Quando Eu Quero Falar Com Deus (Rc)Quando Eu Quero Falar Com Deus (Rc)
Quando Eu Quero Falar Com Deus (Rc)guestc79f8f
 
Novos Tempos Para Bauru
Novos Tempos Para BauruNovos Tempos Para Bauru
Novos Tempos Para Bauruguestc79f8f
 
Navegue, Descubra Tesouros, Mas NãO Os
Navegue, Descubra Tesouros, Mas NãO OsNavegue, Descubra Tesouros, Mas NãO Os
Navegue, Descubra Tesouros, Mas NãO Osguestc79f8f
 
Somos nós os responsáveis
Somos nós os responsáveisSomos nós os responsáveis
Somos nós os responsáveisguestc79f8f
 
Navegar é Preciso
Navegar é PrecisoNavegar é Preciso
Navegar é Precisoguestc79f8f
 
Mundo Globalizado - Planeta Faminto
Mundo Globalizado - Planeta FamintoMundo Globalizado - Planeta Faminto
Mundo Globalizado - Planeta Famintoatitudemogi
 

Destacado (8)

Vem, acorda
Vem, acordaVem, acorda
Vem, acorda
 
Quando Eu Quero Falar Com Deus (Rc)
Quando Eu Quero Falar Com Deus (Rc)Quando Eu Quero Falar Com Deus (Rc)
Quando Eu Quero Falar Com Deus (Rc)
 
Novos Tempos Para Bauru
Novos Tempos Para BauruNovos Tempos Para Bauru
Novos Tempos Para Bauru
 
Navegue, Descubra Tesouros, Mas NãO Os
Navegue, Descubra Tesouros, Mas NãO OsNavegue, Descubra Tesouros, Mas NãO Os
Navegue, Descubra Tesouros, Mas NãO Os
 
Somos nós os responsáveis
Somos nós os responsáveisSomos nós os responsáveis
Somos nós os responsáveis
 
Navegar é Preciso
Navegar é PrecisoNavegar é Preciso
Navegar é Preciso
 
Mundo Globalizado - Planeta Faminto
Mundo Globalizado - Planeta FamintoMundo Globalizado - Planeta Faminto
Mundo Globalizado - Planeta Faminto
 
Yanni
YanniYanni
Yanni
 

Similar a 25 anos de saudade por Ellis Regina

Materia elis regina 2
Materia elis regina 2Materia elis regina 2
Materia elis regina 2Daniel Freire
 
Entrevista Paulo Cesar Pinheiro
Entrevista Paulo Cesar PinheiroEntrevista Paulo Cesar Pinheiro
Entrevista Paulo Cesar PinheiroPaulo Souza
 
Pnaic 6º encontro 2 ano
Pnaic 6º encontro  2 anoPnaic 6º encontro  2 ano
Pnaic 6º encontro 2 anomichelly
 
cântico dos cânticos
cântico dos cânticoscântico dos cânticos
cântico dos cânticoswelingtonjh
 
Gˆnero L¡rico- primeiro ano- CHICO BUARQUE.ppt
Gˆnero L¡rico- primeiro ano- CHICO BUARQUE.pptGˆnero L¡rico- primeiro ano- CHICO BUARQUE.ppt
Gˆnero L¡rico- primeiro ano- CHICO BUARQUE.pptSagitta Ramos
 
Se a escola de violões é a melhor do mundo
Se a escola de violões é a melhor do mundoSe a escola de violões é a melhor do mundo
Se a escola de violões é a melhor do mundoAlexandre Araujo
 
Representação das claves
Representação das clavesRepresentação das claves
Representação das clavesCaroline Souza
 
Apresentação de sofia.ppt 2
Apresentação  de sofia.ppt 2Apresentação  de sofia.ppt 2
Apresentação de sofia.ppt 2mjmsma
 
é Lindo Danuza LeãO1
é Lindo Danuza LeãO1é Lindo Danuza LeãO1
é Lindo Danuza LeãO1Luzia Gabriele
 
CANTIGAS_LIRICAS_E_SATIRICAS_(e__MPB).pdf
CANTIGAS_LIRICAS_E_SATIRICAS_(e__MPB).pdfCANTIGAS_LIRICAS_E_SATIRICAS_(e__MPB).pdf
CANTIGAS_LIRICAS_E_SATIRICAS_(e__MPB).pdfJoyCosta6
 
As canções/Os poetas/ Os cantores de Abril -25 de abril.pdf
As canções/Os poetas/ Os cantores de Abril -25 de abril.pdfAs canções/Os poetas/ Os cantores de Abril -25 de abril.pdf
As canções/Os poetas/ Os cantores de Abril -25 de abril.pdfBibliotecas Infante D. Henrique
 
Tropicalia caetano veloso
Tropicalia caetano velosoTropicalia caetano veloso
Tropicalia caetano velosoNome Sobrenome
 
Tropicalia caetano veloso
Tropicalia caetano velosoTropicalia caetano veloso
Tropicalia caetano velosoElvis Live
 

Similar a 25 anos de saudade por Ellis Regina (20)

Materia elis regina 2
Materia elis regina 2Materia elis regina 2
Materia elis regina 2
 
Jornal Mente Ativa 16
Jornal Mente Ativa 16Jornal Mente Ativa 16
Jornal Mente Ativa 16
 
Entrevista Paulo Cesar Pinheiro
Entrevista Paulo Cesar PinheiroEntrevista Paulo Cesar Pinheiro
Entrevista Paulo Cesar Pinheiro
 
Pnaic 6º encontro 2 ano
Pnaic 6º encontro  2 anoPnaic 6º encontro  2 ano
Pnaic 6º encontro 2 ano
 
25 a2008 poesia
25 a2008 poesia25 a2008 poesia
25 a2008 poesia
 
Cantares
CantaresCantares
Cantares
 
cântico dos cânticos
cântico dos cânticoscântico dos cânticos
cântico dos cânticos
 
Gˆnero L¡rico- primeiro ano- CHICO BUARQUE.ppt
Gˆnero L¡rico- primeiro ano- CHICO BUARQUE.pptGˆnero L¡rico- primeiro ano- CHICO BUARQUE.ppt
Gˆnero L¡rico- primeiro ano- CHICO BUARQUE.ppt
 
Se a escola de violões é a melhor do mundo
Se a escola de violões é a melhor do mundoSe a escola de violões é a melhor do mundo
Se a escola de violões é a melhor do mundo
 
Representação das claves
Representação das clavesRepresentação das claves
Representação das claves
 
Jornalmicrofonia#17
Jornalmicrofonia#17Jornalmicrofonia#17
Jornalmicrofonia#17
 
Apresentação de sofia.ppt 2
Apresentação  de sofia.ppt 2Apresentação  de sofia.ppt 2
Apresentação de sofia.ppt 2
 
E lindo
E lindoE lindo
E lindo
 
é Lindo Danuza LeãO1
é Lindo Danuza LeãO1é Lindo Danuza LeãO1
é Lindo Danuza LeãO1
 
E lindo
E lindoE lindo
E lindo
 
E Lindo
E LindoE Lindo
E Lindo
 
CANTIGAS_LIRICAS_E_SATIRICAS_(e__MPB).pdf
CANTIGAS_LIRICAS_E_SATIRICAS_(e__MPB).pdfCANTIGAS_LIRICAS_E_SATIRICAS_(e__MPB).pdf
CANTIGAS_LIRICAS_E_SATIRICAS_(e__MPB).pdf
 
As canções/Os poetas/ Os cantores de Abril -25 de abril.pdf
As canções/Os poetas/ Os cantores de Abril -25 de abril.pdfAs canções/Os poetas/ Os cantores de Abril -25 de abril.pdf
As canções/Os poetas/ Os cantores de Abril -25 de abril.pdf
 
Tropicalia caetano veloso
Tropicalia caetano velosoTropicalia caetano veloso
Tropicalia caetano veloso
 
Tropicalia caetano veloso
Tropicalia caetano velosoTropicalia caetano veloso
Tropicalia caetano veloso
 

Más de guestc79f8f

Oração do amigo
Oração do amigoOração do amigo
Oração do amigoguestc79f8f
 
Uma Varanda Privilegiada
Uma Varanda PrivilegiadaUma Varanda Privilegiada
Uma Varanda Privilegiadaguestc79f8f
 
O Melhor Que Pude
O Melhor Que PudeO Melhor Que Pude
O Melhor Que Pudeguestc79f8f
 
Quarto com vista
Quarto com vistaQuarto com vista
Quarto com vistaguestc79f8f
 
The Meaningless War
The Meaningless WarThe Meaningless War
The Meaningless Warguestc79f8f
 
Varanda Com Animação
Varanda Com AnimaçãoVaranda Com Animação
Varanda Com Animaçãoguestc79f8f
 
Casa do B B B 8 comanimação
Casa do B B B 8 comanimaçãoCasa do B B B 8 comanimação
Casa do B B B 8 comanimaçãoguestc79f8f
 
A Bela História de Cristovam
A Bela História de  CristovamA Bela História de  Cristovam
A Bela História de Cristovamguestc79f8f
 
A prece de um Juiz de Direito
A prece de um Juiz de DireitoA prece de um Juiz de Direito
A prece de um Juiz de Direitoguestc79f8f
 
Tempo de amolar o machado
Tempo de amolar o machadoTempo de amolar o machado
Tempo de amolar o machadoguestc79f8f
 
Animação Em Telas
Animação Em TelasAnimação Em Telas
Animação Em Telasguestc79f8f
 
SãO Paulo é Tudo (Com InglêsS)
SãO Paulo é Tudo (Com InglêsS)SãO Paulo é Tudo (Com InglêsS)
SãO Paulo é Tudo (Com InglêsS)guestc79f8f
 
A Despedida De Guga
A Despedida De  GugaA Despedida De  Guga
A Despedida De Gugaguestc79f8f
 
Do Limão uma limonada
Do Limão uma limonadaDo Limão uma limonada
Do Limão uma limonadaguestc79f8f
 
Architecture Parisiènne
Architecture Parisiènne  Architecture Parisiènne
Architecture Parisiènne guestc79f8f
 
Havana Novos Tempos
Havana Novos TemposHavana Novos Tempos
Havana Novos Temposguestc79f8f
 

Más de guestc79f8f (20)

Oração do amigo
Oração do amigoOração do amigo
Oração do amigo
 
Meu Rei
Meu ReiMeu Rei
Meu Rei
 
Uma Varanda Privilegiada
Uma Varanda PrivilegiadaUma Varanda Privilegiada
Uma Varanda Privilegiada
 
O Melhor Que Pude
O Melhor Que PudeO Melhor Que Pude
O Melhor Que Pude
 
Quarto com vista
Quarto com vistaQuarto com vista
Quarto com vista
 
The Meaningless War
The Meaningless WarThe Meaningless War
The Meaningless War
 
Varanda Com Animação
Varanda Com AnimaçãoVaranda Com Animação
Varanda Com Animação
 
Casa do B B B 8 comanimação
Casa do B B B 8 comanimaçãoCasa do B B B 8 comanimação
Casa do B B B 8 comanimação
 
Vem,Acorda
Vem,AcordaVem,Acorda
Vem,Acorda
 
A Bela História de Cristovam
A Bela História de  CristovamA Bela História de  Cristovam
A Bela História de Cristovam
 
A prece de um Juiz de Direito
A prece de um Juiz de DireitoA prece de um Juiz de Direito
A prece de um Juiz de Direito
 
Tempo de amolar o machado
Tempo de amolar o machadoTempo de amolar o machado
Tempo de amolar o machado
 
Festeje A Vida
Festeje A VidaFesteje A Vida
Festeje A Vida
 
Animação Em Telas
Animação Em TelasAnimação Em Telas
Animação Em Telas
 
SãO Paulo é Tudo (Com InglêsS)
SãO Paulo é Tudo (Com InglêsS)SãO Paulo é Tudo (Com InglêsS)
SãO Paulo é Tudo (Com InglêsS)
 
A Despedida De Guga
A Despedida De  GugaA Despedida De  Guga
A Despedida De Guga
 
Do Limão uma limonada
Do Limão uma limonadaDo Limão uma limonada
Do Limão uma limonada
 
Planet Amazon
Planet AmazonPlanet Amazon
Planet Amazon
 
Architecture Parisiènne
Architecture Parisiènne  Architecture Parisiènne
Architecture Parisiènne
 
Havana Novos Tempos
Havana Novos TemposHavana Novos Tempos
Havana Novos Tempos
 

Último

A influência da Liderança nos Resultados Extraordinários.pptx
A influência da Liderança nos Resultados Extraordinários.pptxA influência da Liderança nos Resultados Extraordinários.pptx
A influência da Liderança nos Resultados Extraordinários.pptxVitorSchneider7
 
Soluções MNE - Mês das Mães 2024_sv (1).pdf
Soluções MNE - Mês das Mães 2024_sv (1).pdfSoluções MNE - Mês das Mães 2024_sv (1).pdf
Soluções MNE - Mês das Mães 2024_sv (1).pdfSabrinaPrado11
 
LIDER COACH E SUA IMORTÂNCIA NSS ORGANIZAÇÕES.
LIDER COACH E SUA IMORTÂNCIA NSS ORGANIZAÇÕES.LIDER COACH E SUA IMORTÂNCIA NSS ORGANIZAÇÕES.
LIDER COACH E SUA IMORTÂNCIA NSS ORGANIZAÇÕES.JosineiPeres
 
Despertar SEBRAE [PROFESSOR] (1).pdfccss
Despertar SEBRAE [PROFESSOR] (1).pdfccssDespertar SEBRAE [PROFESSOR] (1).pdfccss
Despertar SEBRAE [PROFESSOR] (1).pdfccssGuilhermeMelo381677
 
Catálogo de Produtos OceanTech 2024 - Atualizado
Catálogo de Produtos OceanTech 2024 - AtualizadoCatálogo de Produtos OceanTech 2024 - Atualizado
Catálogo de Produtos OceanTech 2024 - AtualizadoWagnerSouza717812
 
relatorio de estagio de terapia ocupacional.pdf
relatorio de estagio de terapia ocupacional.pdfrelatorio de estagio de terapia ocupacional.pdf
relatorio de estagio de terapia ocupacional.pdfHELLEN CRISTINA
 

Último (6)

A influência da Liderança nos Resultados Extraordinários.pptx
A influência da Liderança nos Resultados Extraordinários.pptxA influência da Liderança nos Resultados Extraordinários.pptx
A influência da Liderança nos Resultados Extraordinários.pptx
 
Soluções MNE - Mês das Mães 2024_sv (1).pdf
Soluções MNE - Mês das Mães 2024_sv (1).pdfSoluções MNE - Mês das Mães 2024_sv (1).pdf
Soluções MNE - Mês das Mães 2024_sv (1).pdf
 
LIDER COACH E SUA IMORTÂNCIA NSS ORGANIZAÇÕES.
LIDER COACH E SUA IMORTÂNCIA NSS ORGANIZAÇÕES.LIDER COACH E SUA IMORTÂNCIA NSS ORGANIZAÇÕES.
LIDER COACH E SUA IMORTÂNCIA NSS ORGANIZAÇÕES.
 
Despertar SEBRAE [PROFESSOR] (1).pdfccss
Despertar SEBRAE [PROFESSOR] (1).pdfccssDespertar SEBRAE [PROFESSOR] (1).pdfccss
Despertar SEBRAE [PROFESSOR] (1).pdfccss
 
Catálogo de Produtos OceanTech 2024 - Atualizado
Catálogo de Produtos OceanTech 2024 - AtualizadoCatálogo de Produtos OceanTech 2024 - Atualizado
Catálogo de Produtos OceanTech 2024 - Atualizado
 
relatorio de estagio de terapia ocupacional.pdf
relatorio de estagio de terapia ocupacional.pdfrelatorio de estagio de terapia ocupacional.pdf
relatorio de estagio de terapia ocupacional.pdf
 

25 anos de saudade por Ellis Regina

  • 1. Há tristeza no ar. Apenas uma voz para nos consolar. Um desabafo feito há mais de 25 anos nos remete ao silêncio e ao respeito máximos. Essa voz, hoje não mais ao vivo, nos encantou por uma carreira muito curta. Porém insuperável, inigualável.
  • 2. Agora o braço não é mais um braço erguido num grito de gol. Agora o braço é uma linha , um traço. Um rastro estrelado e brilhante.
  • 3. E todas as figuras são assim: desenhos de luz; agrupamentos de pontos , de partículas! Um quadro de impulso nos processamentos vitais. E assim, dizem, recontam a vida.
  • 4. Agora retiram de mim a cobertura de carne; escorrem todo o sangue. Afinam os ossos em fios luminosos.
  • 5. E aí estou pelo salão, pelas casas, pelas cidades. Parecida comigo... um rastro. Uma forma nebulosa feita de luz e sombra. Como uma estrela ... Agora eu sou uma estrela!
  • 6. Ellis: 25 anos de saudade
  • 7. Tivéssemos nós algum poder, e transformaríamos você numa estrela cadente com destino certo de queda: o coração do Brasil, dos brasileiros.
  • 8. Aí, como num sonho, continuaríamos a vê-la e ouvi-la, como se o tempo tivesse parado e você, com seu talento, nunca tivesse nos deixado assim, órfãos da melhor artista popular que nos foi presenteada.
  • 9. Mas como não podemos determinar nosso rumo e a nós cabe a aceitação divina, temos que nos acostumar com sua ausência através das inúmeras canções que, essas sim, não morrem, tal sua qualidade insuperável.
  • 10. Um dia você falou qualquer coisa de “o tempo não para” e, de repente, já se passaram 25 anos de sua ida. Assustados nos perguntamos: como foi possível tanto tempo, sem aquela que acionávamos no velho toca-fitas ou mesmo na vitróla , para nos enchermos de “sopros para nossa alma”?
  • 11. Sabe “Pimentinha”: você podia tudo. Até mesmo se exibir sem esse sorriso lindo ou mesmo com aquela cara amarrada, própria de quem estava ferida em seu mais íntimo sentimento. Agora entendemos que tanta emoção contida não devia ser fácil assim, de ser administrada.
  • 12. Um dia você disse: “ Minha música sai natural e espontânea. Eu faço cara feia, sou exagerada nos gestos? E eu com isso? É um problema de quem o acha. Eu sinto as coisas assim e eu simplesmente recorro a isso tudo porque às vezes a palavra não é suficiente para demonstrar às pessoas, tudo que se quer dizer, não se tem força para isso.
  • 13. O gesto é meu, o repertório quem escolhe sou eu, as letras, as músicas e tudo mais também refletem muito de mim. Música para mim é a única razão de ser, minha vida gira toda em função dela”. Pois é, precisou passar o tempo para entendermos bem o que você queria dizer. Que pena!
  • 14. 25 anos se passaram, e ainda hoje escutamos suas músicas em todos os cantos do País e mesmo em várias partes do mundo, numa prova eloqüente de que sua arte tinha consistência demais para uma “vida útil” por muitos anos, ... ou até mesmo perenemente.
  • 15. Olha o que alguém escreveu: “acabei de assistir ao DVD de César Camargo Mariano e Pedro Mariano, “Piano e voz” , lançado pela Trama, e uma parte em especial me fez chorar. Pedro cantou “Se eu quiser falar com Deus” , de Gilberto Gil, e disse que foi por essa música que tudo começou.
  • 16. Pelo que entendi, ele foi convidado pelo pai pra fazer uma apresentação em homenagem aos 11 anos do show que Elis fez em Montreux, onde cantou com toda maestria e afinação que lhe cabiam”.
  • 17. Coloco isso aqui porque todos nós, que amávamos Ellis, estávamos àquela altura da vida, muito confortados pela calmaria que demonstrava, pelo ambiente que deve ter sido dos melhores, ao lado do famoso músico e filhos. Eu mesmo constatei isso quando tive a oportunidade de passar vários minutos ao lado da família, com Pedro e Maria Rita ainda muito pequenos. Pensei: agora ela está em paz e com um maestro do lado. Então, sua musicalidade irá crescer ainda mais.
  • 18. Tenho mesmo para mim que foi seu período mais produtivo, mais centrado e quando fez as suas melhores apresentações. Também era muito né? César Camargo Mariano e Ellis Regina juntos? Um verdadeiro presente de Apolo, o Deus das artes e da beleza. Lamentável o que veio a acontecer depois.
  • 19. Tenho todos seus discos, ouço sistematicamente e curto mais em cada nova audição. Descubro com minha modesta noção musical cada novo detalhe de sua interpretação. E como torcemos para que Maria Rita e Pedro Mariano cresçam ainda mais musicalmente para nos brindar com aquela forma de interpretar, afinação, ritmo, musicalidade enfim, que particularmente só vimos em Ellis!
  • 20. Fernando Troncoso Rocha, um poeta gaúcho, assim se manifestou sobre Ellis: A América a viu, como uma linda paixão Saída lá do sul, da cidade que se diz alegre Ela amava a vida e vivia como nossos pais Em seus sonhos menores que a vida
  • 21. Desnudou a vida, como uma eterna bêbada equilibrista Flertava com os versos, com seu coração de estudante Cuidava da vida, como uma caipira aprendiz No palco, travestia-se de louca, como a dona do bordel.
  • 22. Em águas de março Dignificastes o nosso pranto Encantado e inventado Como se fosse mais uma nova paixão De pau e pedra, fomos o teu falso brilhante
  • 23. Como o novo, nos fazia irreverências mil Descreves-te, o país tropical, abençoado por Deus Com o sol na cabeça, na corda bamba da vida Hoje, ainda somos os mesmos e vivemos Muitos sonhos cantados e eternizados por ti!
  • 24. E termina: Homenagem à única cantora brasileira, que tem registrado a sua voz, como um instrumento musical neste país”.
  • 25. Pesquisando sobre Ellis, encontrei milhares de homenagens, pelas mais diversas formas. Poemas são muitos. Um em especial me tocou profundamente. Após lê-lo é que vi de quem era a autoria: Luiz Fernando Veríssimo. Ei-lo:
  • 26. A voz continua, viva e límpida. Continua nos discos e nas fitas. E continua, ainda mais límpida e mais viva, na nossa memória. O resto é como um desenho feito a lápis, sem fixador, que vai se apagando com o tempo. O que ela fez, o que ela disse, o que disseram dela.  
  • 27. A voz não se apaga. O disco pode arranhar, a fita pode gastar, mas a voz que a gente guarda na memória continua tão nítida que até atrapalha: não podemos ouvir outra cantora sem ouvir, junto, a voz dela, e comparar. É covardia. Ninguém mais canta como ela.
  • 28. Era uma baixinha complicada. Uma pimenta, planta miúda e ardente. Tinha de saber como lidar, senão ela queimava. Morreu e se transformou num milagre de botânica. Hoje é uma flor que a música brasileira usa atrás da orelha. E o seu nome é sempre–viva.
  • 29. Ela usava a voz como um instrumento Ela era isso, um instrumento de sopro. Como o pistom que também é pequeno e difícil mas canta como um anjo. Só que os instrumentos, bem cuidados, duram cem anos. E ela não se cuidou. Acabou antes do tempo. Mas a voz continua, viva e límpida. Continua nos discos e nas fitas. E ainda mais viva e límpida na nossa saudade.
  • 30. Texto e apresentação por Renato Cardoso