Your SlideShare is downloading. ×
Soluções dos exercícios sobre silogismos categóricos
Próxima SlideShare
Cargando en...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Introducing the official SlideShare app

Stunning, full-screen experience for iPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Soluções dos exercícios sobre silogismos categóricos

2,041
views

Published on

Published in: Educación

0 comentarios
0 Me gusta
Estadísticas
Notas
  • Sea el primero en comentar

  • Be the first to like this

Sin descargas
reproducciones
reproducciones totales
2,041
En SlideShare
0
De insertados
0
Número de insertados
3
Acciones
Compartido
0
Descargas
54
Comentarios
0
Me gusta
0
Insertados 0
No embeds

Denunciar contenido
Marcada como inapropiada Marcar como inapropiada
Marcar como inapropiada

Seleccione la razón para marcar esta presentación como inapropiada.

Cancelar
No notes for slide

Transcript

  • 1. SOLUÇÕES
  • 2. 1. a) R: Termo médio: portugueses Termo maior: cidadãos patriotas Termo menor: amantes de feijoada
  • 3. 1. b) R: Termo médio: Mamíferos Termo menor: Animais Termo maior: Vertebrados
  • 4. 2. A) Forma-padrão do silogismo: Premissa Maior - Todos os racistas são nazis. Premissa menor - Nenhum comunista é nazi. Conclusão - Logo, nenhum comunista é racista.
  • 5. 2. a) Silogismo Válido porque obedece a todas as regras. Senão vejamos. Quanto aos termos: Tem 3 termos: Termo Menor (comunista), termo médio (nazi) e termo maior (racista); Termo Médio (nazi) não aparece na conclusão); Os termos Menor (comunista) e maior (racista) não aumentam de extensão na conclusão, ou seja, o termo Menor é universal quer na premissa menor (sujeito de uma proposição universal – Tipo E) quer na conclusão (sujeito de uma proposição universal –
  • 6. 2. a) Tipo E), e o termo Maior (racista) é universal na premissa maior (sujeito de uma proposição universal – Tipo A) e universal na conclusão (predicado de uma proposição negativa – Tipo E); Termo Médio (nazi) aparece distribuído na premissa menor (predicado de uma proposição negativa – Tipo E). Quanto às proposições: Se uma premissa é negativa, a conclusão também tem de ser negativa. Ora, a premissa menor é negativa (Tipo E – Universal Negativa) , e a conclusão também é (Tipo E – Universal Negativa).
  • 7. 2. a) As outras regras (de duas premissas particulares ou negativas não se extrai conclusão; se uma premissa é particular, a conclusão também é particular) não se aplicam a este silogismo, uma vez que não há duas premissas particulares ou negativas, tal como não há uma premissa particular.
  • 8. 2. B) Forma-padrão do silogismo: Premissa maior – Nenhum submarino nuclear é vaso comercial. Premissa menor – Todos os submarinos nucleares são barcos de guerra. Conclusão – Logo, nenhum barco de guerra é vaso comercial.
  • 9. 2. b) Silogismo Inválido porque não obedece a uma regra quanto aos termos: o termo menor ( barco de guerra) aumenta de extensão na conclusão (sujeito de uma proposição Universal – Tipo E). E surge na premissa menor como particular dado que é o predicado de uma proposição afirmativa (Tipo A).
  • 10. 2. C) Forma-padrão do silogismo: Premissa Maior - Todos os exercícios físicos são desportos. Premissa Menor - Alguns exercícios físicos não são actividades perigosas. Conclusão - Logo, algumas actividades perigosas não são desportos.
  • 11. 2. c) Silogismo inválido porque não obedece a uma regra quanto aos termos, nomeadamente a regra que diz que os termos menor e maior não podem aumentar de extensão na conclusão e, neste caso, o termo maior (desportos) ocorre como universal na conclusão (predicado de uma proposição negativa – Tipo O – Particular Negativa) e particular na premissa maior (predicado de uma proposição afirmativa – Tipo A –Universal Afirmativa).
  • 12. 2. d) Forma-Padrão do Silogismo: 1. Algumas boas pessoas são simpáticas. 2. Nenhum egoísta é boa pessoa. 3. Logo, nenhum egoísta é simpático.
  • 13. 2. d) Silogismo Inválido porque viola duas regras, uma quanto aos termos, o termo maior (simpáticos) aumenta de extensão na conclusão (universal – predicado de uma prop. negativa), e na premissa maior surge como particular (predicado de uma prop. Afirmativa), e uma quanto às proposições, nomeadamente a que diz que a conclusão deve seguir a parte mais fraca, isto é, se uma das premissas é particular (1. Tipo I) então a conclusão tem de ser também particular, o que não acontece (Tipo E – UN).
  • 14. 2. e) Forma-Padrão do Silogismo: 1. Alguns M são P. 2. Alguns M são S. 3. Logo, alguns S são P.
  • 15. 2. e) Silogismo Inválido porque viola duas regras, uma quanto aos termos, o termo médio (M) não está distribuído nas premissas, isto é, é particular nas duas premissas ( Sujeito de proposições particulares – Tipo I), e uma quanto às proposições, nomeadamente a que diz que de duas premissas particulares não se extrai conclusão, e neste caso, temos duas premissas particulares (ambas tipo I _ particular Afirmativa) e extraiu-se uma conclusão (Tipo I).
  • 16. 2. g) Forma-Padrão do Silogismo: 1. Todos os homens são seres mortais. 2. Alguns tubarões são seres mortais. 3. Logo, todos os tubarões são homens.
  • 17. 2. e) Silogismo Inválido porque viola três regras, duas quanto aos termos, o termo médio (seres mortais) não está distribuído nas premissas, isto é, é particular nas duas premissas ( Predicado de proposições afirmativas – Tipo A e Tipo I), e a regra que diz que os termos menor ou maior não podem aumentar de extensão na conclusão e, neste caso, o termo menor (tubarões) é universal na conclusão (sujeito de uma proposição universal –Tipo A) e particular na premissa menor (sujeito de uma proposição particular – Tipo I). E uma quanto às proposições, nomeadamente a regra que diz que se uma premissa é particular (premissa menor é do Tipo I – Particular afirmativa), então a conclusão tem de ser particular e neste caso, é universal (Tipo A – universal Afirmativa).