SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 22
Descargar para leer sin conexión
“Administrar é medir.” Esta frase dá bem a medida da importância de contarmos com bons indicadores. Mas, afinal , o que são e porque usar “medidas de desempenho”? Estas medidas, também chamadas de indicadores-chave de desempenho ou KPI’s – do inglês, key performance indicators – retratam a performance dos negócios e dos centros de responsabilidades que compõem uma organização. Nos escritórios de advocacia o uso de KPI’s ainda não é uma prática largamente disseminada, exceção feita àqueles que já adotam o planejamento estratégico ou, em alguns casos, modelos de remuneração variável baseados em conjuntos mais complexos de fatores. Os KPI’s devem ser usados por vários motivos, os quais procuro detalhar nesta apresentação, conforme sejam as características, a cultura e as estratégias de cada escritório. Sejam quais forem as motivações, o fato é que, em mercados competitivos e complexos, medir significa conhecer nossas forças e fraquezas o que, por sua vez, se traduz no crescimento de nossa capacidade de fazer frente aos desafios que se impõem a todo momento. Nos slides seguintes será resumida a abordagem sugerida por Robert Kaplan, professor da Harvard Business School, que espero ser de ajuda àqueles escritórios que buscam o aprimoramento de sua gestão. João Telles Corrêa Filho Março de 2010
Porque medir o desempenho dos negócios? Os indicadores derivam das estratégias. Principais usos: Melhorias: ao medir o desempenho é possível identificar problemas e encaminhar soluções. Planejamento e projeções: as medidas servem como verificação de resultados X metas. Comparação: medir significa comparar seus resultados com os do mercado (benchmarks). Remuneração: é a partir da medida de resultados que se aplicam modelos de remuneração variável. Aderência a exigências legais e padrões internacionais.
Definindo as medidas de performance Metas: Descobrir o quão eficazes são as estratégias e processos do escritório; Promover mudanças para resolver problemas e gargalos. Para cada atividade existe uma ou mais métricas. Exemplos:
Definindo as medidas de performance
Definindo as medidas de performance A importância do equilíbrio: os KPI’s: Medem fatores financeirose não financeiros do escritório. Referem-se a dados internos(processos e controles) e externos(mercado e competidores). Registram dados do passadoe projetam desempenho no futuro. Combinam aspectos objetivos(de fácil quantificação) e subjetivos(de difícil quantificação).
Definindo as medidas de performance Existem três tipos de KPI’s: KPI’s de processos: medem a eficiência e a produtividade dos fluxos internos de trabalho. KPI’s de entrada: medem os ativos e recursos investidos para se obter os resultados do escritório. KPI’s de saída: medem os resultados financeiros e não financeiros das atividades da organização. Os mais “populares” são o ROI, o EVA e o marketshare. Uma combinação dos três tipos forma o conjunto ideal para avaliação  do escritório.
Sistema de aferição de desempenho É um conjunto de métricas (incluindo KPI’s) sobre os objetivos estratégicos e o desempenho da organização. Os dois grandes benefícios de um sistema como este são: Permitem aos gestores definir métricas para todos os objetivos estratégicos e acompanhar a performance real. Demonstram como a performance de diferentes centros de responsabilidades afetam o desempenho de outros centros.
Sistema de aferição de desempenho Exemplos: Painel de controle (cockpit): combina várias métricas e objetivos, dando uma visão abrangente do escritório ou do centro de responsabilidades. SUMÁRIO DE DESEMPENHO FINANCEIRO
Sistema de aferição de desempenho BalancedScorecard: procura equilibrar a perspectiva financeira com outras três perspectivas não financeiras – cliente, processos internos e força de trabalho. Clientes Que valor percebido devemos gerar? Objetivos Objetivos Objetivos Objetivos Indicadores Indicadores Indicadores Indicadores Finanças Que resultados devemos gerar? Metas Metas Metas Metas Iniciativas Iniciativas Iniciativas Iniciativas Visão e Missão Trabalho Que conhecimentos devemos adquirir? Processos Em que processos devemos melhorar?
A aferição de desempenho é um processo São três as fases para implantar um sistema de aferição de desempenho: Decidir o que será medido Definir os objetivos empresariais. Ex: aumentar a satisfação dos clientes com o escritório. Definir os fatores críticos de sucesso (FCS). Ex: reduzir a rotatividade da equipe e melhorar o tempo de solução de problemas dos clientes. Definir métricas de desempenho. Ex: tempo médio de permanência dos advogados no escritório.
1 – Decidir o que será medido Questões a responder:  Onde obter os dados necessários? Como conseguir dados subjetivos, caso necessários?  Devemos usar métricas compostas? Os dados disponíveis são confiáveis?
A aferição de desempenho é um processo São três as fases para implantar um sistema de aferição de desempenho: Obter os dados de desempenho Estabelecer metas para cada métrica. Ex: reduzir a rotatividade da equipe entre 8 e 10% no próximo ano. Coletar os dados sobre desempenho. Ex: aferir o índice de turnover da equipe trimestralmente.
2 – Obter os dados de desempenho Importante:  ,[object Object]
Conduzir auditorias periódicas sobre as fontes de informações.,[object Object]
3 – Interpretar os dados Importante:  ,[object Object]
Levar em consideração a variabilidade inerente a determinados processos;
Esmiuçar os dados à procura das causas que levaram aos desvios;
Verificar se as metas precisam ser revistas.,[object Object]
8 armadilhas a evitar Evitar estabelecer métricas excessivamente agressivas – elas podem desmotivar as pessoas por parecerem impossíveis. Evitar riscos de manipulação dos dados: Detectar possíveis vulnerabilidades dos sistemas, Detectar eventuais mudanças de comportamento das pessoas. Não basear as avaliações somente em dados subjetivos e de difícil validação.
8 armadilhas a evitar Evitar “respostas rápidas” caso o desempenho fique abaixo da metas. Isso inclui: Não reagir exageradamente frente aos subordinados, Não reduzir as metas como primeira opção. Não manter as metas “congeladas” – as condições de contorno mudam e com elas devem mudar as metas.
Utilização dos resultados ESTABELECER OBJETIVOS (PLANEJAMENTO) DETERMINAR OS FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO DEFINIR AS MÉTRICAS E AS METAS OBTER OS DADOS DE DESEMPENHO ANALISAR E INTERPRETAR OS DADOS KPI’s e BalancedScorecard formam um excelente sistema de apoio à administração dos escritórios.  Fornecem dados robustos para projetar e implementar um conjunto de ações que conduzem ao aumento da rentabilidade. IMPLANTAR AS AÇÕES CORRETIVAS

Más contenido relacionado

La actualidad más candente

Gestão de Pessoas- Introdução
Gestão de Pessoas- IntroduçãoGestão de Pessoas- Introdução
Gestão de Pessoas- IntroduçãoMarcos Alves
 
Sistema Toyota de Produção - Produção Enxuta x Desenvolvimento Lean
Sistema Toyota de Produção - Produção Enxuta x Desenvolvimento LeanSistema Toyota de Produção - Produção Enxuta x Desenvolvimento Lean
Sistema Toyota de Produção - Produção Enxuta x Desenvolvimento LeanMayra de Souza
 
Indicadores de desempenho
Indicadores de desempenhoIndicadores de desempenho
Indicadores de desempenhomauroconde
 
Gestão da Cadeia de Suprimentos
Gestão da Cadeia de SuprimentosGestão da Cadeia de Suprimentos
Gestão da Cadeia de SuprimentosGerisval Pessoa
 
Logística de armazenagem e distribuicao
Logística de armazenagem e distribuicaoLogística de armazenagem e distribuicao
Logística de armazenagem e distribuicaoElvis Bruno
 
Tipos de organização
Tipos de organizaçãoTipos de organização
Tipos de organizaçãoRobson Costa
 
KPIs - Indicadores Chave de Performance
KPIs - Indicadores Chave de PerformanceKPIs - Indicadores Chave de Performance
KPIs - Indicadores Chave de PerformanceFábio Póvoa
 
Aula 3 - Diagnóstico organizacional: análise de ambientes e cenários
Aula 3 - Diagnóstico organizacional: análise de ambientes e cenáriosAula 3 - Diagnóstico organizacional: análise de ambientes e cenários
Aula 3 - Diagnóstico organizacional: análise de ambientes e cenáriosKesia Rozzett Oliveira
 
Avaliação do desempenho
Avaliação do desempenhoAvaliação do desempenho
Avaliação do desempenhorubenm93
 
Gestão da Qualidade - Logística
Gestão da Qualidade - LogísticaGestão da Qualidade - Logística
Gestão da Qualidade - LogísticaAdeildo Caboclo
 
Recrutamento e Seleção
Recrutamento e SeleçãoRecrutamento e Seleção
Recrutamento e SeleçãoCaroline Ricci
 

La actualidad más candente (20)

Balanced Scorecard
Balanced ScorecardBalanced Scorecard
Balanced Scorecard
 
Liderança
LiderançaLiderança
Liderança
 
Aula FUNDAMENTOS DA LOGISTICA
Aula FUNDAMENTOS DA LOGISTICAAula FUNDAMENTOS DA LOGISTICA
Aula FUNDAMENTOS DA LOGISTICA
 
Gestão de Pessoas- Introdução
Gestão de Pessoas- IntroduçãoGestão de Pessoas- Introdução
Gestão de Pessoas- Introdução
 
Sistema Toyota de Produção - Produção Enxuta x Desenvolvimento Lean
Sistema Toyota de Produção - Produção Enxuta x Desenvolvimento LeanSistema Toyota de Produção - Produção Enxuta x Desenvolvimento Lean
Sistema Toyota de Produção - Produção Enxuta x Desenvolvimento Lean
 
Liderança
LiderançaLiderança
Liderança
 
Indicadores de desempenho
Indicadores de desempenhoIndicadores de desempenho
Indicadores de desempenho
 
Logística Empresarial
Logística EmpresarialLogística Empresarial
Logística Empresarial
 
Gestão da Cadeia de Suprimentos
Gestão da Cadeia de SuprimentosGestão da Cadeia de Suprimentos
Gestão da Cadeia de Suprimentos
 
Analise SWOT
Analise SWOTAnalise SWOT
Analise SWOT
 
Logística de armazenagem e distribuicao
Logística de armazenagem e distribuicaoLogística de armazenagem e distribuicao
Logística de armazenagem e distribuicao
 
Fluxograma & Layout
Fluxograma & LayoutFluxograma & Layout
Fluxograma & Layout
 
Aula 2 - Missão, visão e valores
Aula 2 - Missão, visão e valoresAula 2 - Missão, visão e valores
Aula 2 - Missão, visão e valores
 
01 aula introdução a logística
01 aula introdução a logística01 aula introdução a logística
01 aula introdução a logística
 
Tipos de organização
Tipos de organizaçãoTipos de organização
Tipos de organização
 
KPIs - Indicadores Chave de Performance
KPIs - Indicadores Chave de PerformanceKPIs - Indicadores Chave de Performance
KPIs - Indicadores Chave de Performance
 
Aula 3 - Diagnóstico organizacional: análise de ambientes e cenários
Aula 3 - Diagnóstico organizacional: análise de ambientes e cenáriosAula 3 - Diagnóstico organizacional: análise de ambientes e cenários
Aula 3 - Diagnóstico organizacional: análise de ambientes e cenários
 
Avaliação do desempenho
Avaliação do desempenhoAvaliação do desempenho
Avaliação do desempenho
 
Gestão da Qualidade - Logística
Gestão da Qualidade - LogísticaGestão da Qualidade - Logística
Gestão da Qualidade - Logística
 
Recrutamento e Seleção
Recrutamento e SeleçãoRecrutamento e Seleção
Recrutamento e Seleção
 

Similar a KPI\'s

Indicadores de Resultados - Oficina MEG na Prática
Indicadores de Resultados - Oficina MEG na PráticaIndicadores de Resultados - Oficina MEG na Prática
Indicadores de Resultados - Oficina MEG na PráticaMichelle Raimundo dos Santos
 
Trabalho de admnistraçao estrategica bsc
Trabalho de admnistraçao estrategica bscTrabalho de admnistraçao estrategica bsc
Trabalho de admnistraçao estrategica bscJuliana Nonemacher
 
Cap 6 – Gerenciamento de desempenho – Nicir Chaves, CBPP Recurso
Cap 6 – Gerenciamento de desempenho – Nicir Chaves, CBPP RecursoCap 6 – Gerenciamento de desempenho – Nicir Chaves, CBPP Recurso
Cap 6 – Gerenciamento de desempenho – Nicir Chaves, CBPP RecursoEloGroup
 
Maratona CBOK 2012 - Cap 6 – Gerenciamento de desempenho – Nicir Chaves, CBPP...
Maratona CBOK 2012 - Cap 6 – Gerenciamento de desempenho – Nicir Chaves, CBPP...Maratona CBOK 2012 - Cap 6 – Gerenciamento de desempenho – Nicir Chaves, CBPP...
Maratona CBOK 2012 - Cap 6 – Gerenciamento de desempenho – Nicir Chaves, CBPP...EloGroup
 
EXPLORANDO KPIS NA LOGÍSTICA
EXPLORANDO KPIS NA LOGÍSTICAEXPLORANDO KPIS NA LOGÍSTICA
EXPLORANDO KPIS NA LOGÍSTICAmegaacaipb
 
Unp mba - pmo - indicadores
Unp   mba - pmo - indicadoresUnp   mba - pmo - indicadores
Unp mba - pmo - indicadoresUNP
 
Gestão de indicadores de desempenho roberto de assis nogueira
Gestão de indicadores de desempenho roberto de assis nogueiraGestão de indicadores de desempenho roberto de assis nogueira
Gestão de indicadores de desempenho roberto de assis nogueiraWilsonSilveira12
 
Contabilidade gerencial capitulo i
Contabilidade gerencial capitulo iContabilidade gerencial capitulo i
Contabilidade gerencial capitulo iAriovaldo Silva
 
Indicadores de desempenho norte da manutenção
Indicadores de desempenho   norte da manutençãoIndicadores de desempenho   norte da manutenção
Indicadores de desempenho norte da manutençãoPetroreconcavo
 
Gofit indicadores academia - gerenciamento
Gofit indicadores academia - gerenciamentoGofit indicadores academia - gerenciamento
Gofit indicadores academia - gerenciamentomarcelosilveirazero1
 
Sistema de medição de desempenho (smd)
Sistema de medição de desempenho (smd)Sistema de medição de desempenho (smd)
Sistema de medição de desempenho (smd)Robinson
 
Balance Scorecard como sistema de gestão estratégica.
Balance Scorecard como sistema de gestão estratégica. Balance Scorecard como sistema de gestão estratégica.
Balance Scorecard como sistema de gestão estratégica. Neka Eve
 
Modulo 2 - Execução de programas e projectos do desporto (GPPD)
Modulo 2 - Execução de programas e projectos do desporto (GPPD)Modulo 2 - Execução de programas e projectos do desporto (GPPD)
Modulo 2 - Execução de programas e projectos do desporto (GPPD)Ana Marques
 

Similar a KPI\'s (20)

Indicadores de Resultados - Oficina MEG na Prática
Indicadores de Resultados - Oficina MEG na PráticaIndicadores de Resultados - Oficina MEG na Prática
Indicadores de Resultados - Oficina MEG na Prática
 
Trabalho de admnistraçao estrategica bsc
Trabalho de admnistraçao estrategica bscTrabalho de admnistraçao estrategica bsc
Trabalho de admnistraçao estrategica bsc
 
Cap 6 – Gerenciamento de desempenho – Nicir Chaves, CBPP Recurso
Cap 6 – Gerenciamento de desempenho – Nicir Chaves, CBPP RecursoCap 6 – Gerenciamento de desempenho – Nicir Chaves, CBPP Recurso
Cap 6 – Gerenciamento de desempenho – Nicir Chaves, CBPP Recurso
 
Maratona CBOK 2012 - Cap 6 – Gerenciamento de desempenho – Nicir Chaves, CBPP...
Maratona CBOK 2012 - Cap 6 – Gerenciamento de desempenho – Nicir Chaves, CBPP...Maratona CBOK 2012 - Cap 6 – Gerenciamento de desempenho – Nicir Chaves, CBPP...
Maratona CBOK 2012 - Cap 6 – Gerenciamento de desempenho – Nicir Chaves, CBPP...
 
Balanced score-card
Balanced score-cardBalanced score-card
Balanced score-card
 
EXPLORANDO KPIS NA LOGÍSTICA
EXPLORANDO KPIS NA LOGÍSTICAEXPLORANDO KPIS NA LOGÍSTICA
EXPLORANDO KPIS NA LOGÍSTICA
 
Sistema de Indicadores
Sistema de IndicadoresSistema de Indicadores
Sistema de Indicadores
 
Sistema de Indicadores.
Sistema de Indicadores.Sistema de Indicadores.
Sistema de Indicadores.
 
Unp mba - pmo - indicadores
Unp   mba - pmo - indicadoresUnp   mba - pmo - indicadores
Unp mba - pmo - indicadores
 
Gestão de indicadores de desempenho roberto de assis nogueira
Gestão de indicadores de desempenho roberto de assis nogueiraGestão de indicadores de desempenho roberto de assis nogueira
Gestão de indicadores de desempenho roberto de assis nogueira
 
Benchmarking e resultados
Benchmarking e resultadosBenchmarking e resultados
Benchmarking e resultados
 
Bpm Novo Paradigma
Bpm   Novo ParadigmaBpm   Novo Paradigma
Bpm Novo Paradigma
 
Contabilidade gerencial capitulo i
Contabilidade gerencial capitulo iContabilidade gerencial capitulo i
Contabilidade gerencial capitulo i
 
Indicadores de desempenho norte da manutenção
Indicadores de desempenho   norte da manutençãoIndicadores de desempenho   norte da manutenção
Indicadores de desempenho norte da manutenção
 
Influire - Balanced Scorecard
Influire - Balanced ScorecardInfluire - Balanced Scorecard
Influire - Balanced Scorecard
 
Gofit indicadores academia - gerenciamento
Gofit indicadores academia - gerenciamentoGofit indicadores academia - gerenciamento
Gofit indicadores academia - gerenciamento
 
Sistema de medição de desempenho (smd)
Sistema de medição de desempenho (smd)Sistema de medição de desempenho (smd)
Sistema de medição de desempenho (smd)
 
Balance Scorecard como sistema de gestão estratégica.
Balance Scorecard como sistema de gestão estratégica. Balance Scorecard como sistema de gestão estratégica.
Balance Scorecard como sistema de gestão estratégica.
 
Indicadores de Gestão de Projetos e Portfólio
Indicadores de Gestão de Projetos e PortfólioIndicadores de Gestão de Projetos e Portfólio
Indicadores de Gestão de Projetos e Portfólio
 
Modulo 2 - Execução de programas e projectos do desporto (GPPD)
Modulo 2 - Execução de programas e projectos do desporto (GPPD)Modulo 2 - Execução de programas e projectos do desporto (GPPD)
Modulo 2 - Execução de programas e projectos do desporto (GPPD)
 

Más de Joao Telles Corrêa Filho

Más de Joao Telles Corrêa Filho (18)

Repensando o planejamento
Repensando o planejamentoRepensando o planejamento
Repensando o planejamento
 
Conflito qualidade vs produtividade
Conflito qualidade vs produtividadeConflito qualidade vs produtividade
Conflito qualidade vs produtividade
 
Gestão de riscos
Gestão de riscosGestão de riscos
Gestão de riscos
 
Qualidade e produtividade
Qualidade e produtividadeQualidade e produtividade
Qualidade e produtividade
 
Avaliação de empresas
Avaliação de empresasAvaliação de empresas
Avaliação de empresas
 
Gestão por processos
Gestão por processosGestão por processos
Gestão por processos
 
ImplantaçãO De Sistema De Custos Para Advocacias
ImplantaçãO De Sistema De Custos Para AdvocaciasImplantaçãO De Sistema De Custos Para Advocacias
ImplantaçãO De Sistema De Custos Para Advocacias
 
Mkt em serviços jurídicos
Mkt em serviços jurídicosMkt em serviços jurídicos
Mkt em serviços jurídicos
 
Implantação de Sistema de gestão
Implantação de Sistema de gestãoImplantação de Sistema de gestão
Implantação de Sistema de gestão
 
Seis Sigma em servicos
Seis Sigma em servicosSeis Sigma em servicos
Seis Sigma em servicos
 
Remuneração cariáVel
Remuneração cariáVelRemuneração cariáVel
Remuneração cariáVel
 
Reposicionamento estrategico para advocacias
Reposicionamento estrategico para advocaciasReposicionamento estrategico para advocacias
Reposicionamento estrategico para advocacias
 
Inovação participativa
Inovação participativaInovação participativa
Inovação participativa
 
Empresa viva
Empresa vivaEmpresa viva
Empresa viva
 
C.E.O. em escritórios de advocacia
C.E.O. em escritórios de advocaciaC.E.O. em escritórios de advocacia
C.E.O. em escritórios de advocacia
 
Dimensionamento de quadro de pessoal
Dimensionamento de quadro de pessoalDimensionamento de quadro de pessoal
Dimensionamento de quadro de pessoal
 
Business Plan
Business PlanBusiness Plan
Business Plan
 
Aspectos de controladoria
Aspectos de controladoriaAspectos de controladoria
Aspectos de controladoria
 

KPI\'s

  • 1.
  • 2. “Administrar é medir.” Esta frase dá bem a medida da importância de contarmos com bons indicadores. Mas, afinal , o que são e porque usar “medidas de desempenho”? Estas medidas, também chamadas de indicadores-chave de desempenho ou KPI’s – do inglês, key performance indicators – retratam a performance dos negócios e dos centros de responsabilidades que compõem uma organização. Nos escritórios de advocacia o uso de KPI’s ainda não é uma prática largamente disseminada, exceção feita àqueles que já adotam o planejamento estratégico ou, em alguns casos, modelos de remuneração variável baseados em conjuntos mais complexos de fatores. Os KPI’s devem ser usados por vários motivos, os quais procuro detalhar nesta apresentação, conforme sejam as características, a cultura e as estratégias de cada escritório. Sejam quais forem as motivações, o fato é que, em mercados competitivos e complexos, medir significa conhecer nossas forças e fraquezas o que, por sua vez, se traduz no crescimento de nossa capacidade de fazer frente aos desafios que se impõem a todo momento. Nos slides seguintes será resumida a abordagem sugerida por Robert Kaplan, professor da Harvard Business School, que espero ser de ajuda àqueles escritórios que buscam o aprimoramento de sua gestão. João Telles Corrêa Filho Março de 2010
  • 3. Porque medir o desempenho dos negócios? Os indicadores derivam das estratégias. Principais usos: Melhorias: ao medir o desempenho é possível identificar problemas e encaminhar soluções. Planejamento e projeções: as medidas servem como verificação de resultados X metas. Comparação: medir significa comparar seus resultados com os do mercado (benchmarks). Remuneração: é a partir da medida de resultados que se aplicam modelos de remuneração variável. Aderência a exigências legais e padrões internacionais.
  • 4. Definindo as medidas de performance Metas: Descobrir o quão eficazes são as estratégias e processos do escritório; Promover mudanças para resolver problemas e gargalos. Para cada atividade existe uma ou mais métricas. Exemplos:
  • 5. Definindo as medidas de performance
  • 6. Definindo as medidas de performance A importância do equilíbrio: os KPI’s: Medem fatores financeirose não financeiros do escritório. Referem-se a dados internos(processos e controles) e externos(mercado e competidores). Registram dados do passadoe projetam desempenho no futuro. Combinam aspectos objetivos(de fácil quantificação) e subjetivos(de difícil quantificação).
  • 7. Definindo as medidas de performance Existem três tipos de KPI’s: KPI’s de processos: medem a eficiência e a produtividade dos fluxos internos de trabalho. KPI’s de entrada: medem os ativos e recursos investidos para se obter os resultados do escritório. KPI’s de saída: medem os resultados financeiros e não financeiros das atividades da organização. Os mais “populares” são o ROI, o EVA e o marketshare. Uma combinação dos três tipos forma o conjunto ideal para avaliação do escritório.
  • 8. Sistema de aferição de desempenho É um conjunto de métricas (incluindo KPI’s) sobre os objetivos estratégicos e o desempenho da organização. Os dois grandes benefícios de um sistema como este são: Permitem aos gestores definir métricas para todos os objetivos estratégicos e acompanhar a performance real. Demonstram como a performance de diferentes centros de responsabilidades afetam o desempenho de outros centros.
  • 9. Sistema de aferição de desempenho Exemplos: Painel de controle (cockpit): combina várias métricas e objetivos, dando uma visão abrangente do escritório ou do centro de responsabilidades. SUMÁRIO DE DESEMPENHO FINANCEIRO
  • 10. Sistema de aferição de desempenho BalancedScorecard: procura equilibrar a perspectiva financeira com outras três perspectivas não financeiras – cliente, processos internos e força de trabalho. Clientes Que valor percebido devemos gerar? Objetivos Objetivos Objetivos Objetivos Indicadores Indicadores Indicadores Indicadores Finanças Que resultados devemos gerar? Metas Metas Metas Metas Iniciativas Iniciativas Iniciativas Iniciativas Visão e Missão Trabalho Que conhecimentos devemos adquirir? Processos Em que processos devemos melhorar?
  • 11. A aferição de desempenho é um processo São três as fases para implantar um sistema de aferição de desempenho: Decidir o que será medido Definir os objetivos empresariais. Ex: aumentar a satisfação dos clientes com o escritório. Definir os fatores críticos de sucesso (FCS). Ex: reduzir a rotatividade da equipe e melhorar o tempo de solução de problemas dos clientes. Definir métricas de desempenho. Ex: tempo médio de permanência dos advogados no escritório.
  • 12. 1 – Decidir o que será medido Questões a responder: Onde obter os dados necessários? Como conseguir dados subjetivos, caso necessários? Devemos usar métricas compostas? Os dados disponíveis são confiáveis?
  • 13. A aferição de desempenho é um processo São três as fases para implantar um sistema de aferição de desempenho: Obter os dados de desempenho Estabelecer metas para cada métrica. Ex: reduzir a rotatividade da equipe entre 8 e 10% no próximo ano. Coletar os dados sobre desempenho. Ex: aferir o índice de turnover da equipe trimestralmente.
  • 14.
  • 15.
  • 16.
  • 17. Levar em consideração a variabilidade inerente a determinados processos;
  • 18. Esmiuçar os dados à procura das causas que levaram aos desvios;
  • 19.
  • 20. 8 armadilhas a evitar Evitar estabelecer métricas excessivamente agressivas – elas podem desmotivar as pessoas por parecerem impossíveis. Evitar riscos de manipulação dos dados: Detectar possíveis vulnerabilidades dos sistemas, Detectar eventuais mudanças de comportamento das pessoas. Não basear as avaliações somente em dados subjetivos e de difícil validação.
  • 21. 8 armadilhas a evitar Evitar “respostas rápidas” caso o desempenho fique abaixo da metas. Isso inclui: Não reagir exageradamente frente aos subordinados, Não reduzir as metas como primeira opção. Não manter as metas “congeladas” – as condições de contorno mudam e com elas devem mudar as metas.
  • 22. Utilização dos resultados ESTABELECER OBJETIVOS (PLANEJAMENTO) DETERMINAR OS FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO DEFINIR AS MÉTRICAS E AS METAS OBTER OS DADOS DE DESEMPENHO ANALISAR E INTERPRETAR OS DADOS KPI’s e BalancedScorecard formam um excelente sistema de apoio à administração dos escritórios. Fornecem dados robustos para projetar e implementar um conjunto de ações que conduzem ao aumento da rentabilidade. IMPLANTAR AS AÇÕES CORRETIVAS
  • 23. Conclusão A implantação de um sistema de aferição de desempenho é um projeto que demanda poucos investimentos e proporciona um excelente retorno. A metodologia aqui descrita é totalmente adaptável à realidade e à cultura de cada escritório: os dados são geralmente obtidos de sistemas existentes e a definição dos KPI’s e métricas é feita a partir de planos e objetivos já traçados pelos sócios e gerentes. O prazo para implantação não é significativo e o envolvimento das pessoas do escritório não perturba o andamento regular das rotinas de trabalho. Estes são fatos que tornam este um projeto com excepcional relação custo X benefício: melhor conhecimento da própria estrutura e aperfeiçoamento gerencial são apenas algumas das muitas vantagens oferecidas pela metodologia.