SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 10
O Problema e as Conseqüências do Desmatamento   Escola Estadual Dona Consuelo Muller Campo Grande, - MS  22/09/2011  Instituição de Ensino: 2° Ano           Turma: F Disciplina: Geografia Professor: Gilvano Aluno: Erick Torales e Jorge Luiz  N° 12 e 45
Introdução 	 Dentre as principais questões ambientais abordada no mundo esta a preocupação com o desmatamento. O grande número de ocorrências registradas a cada ano, preocupando as autoridades e levando os pesquisadores a estudar as causas e consequências deste problema, com o objetivo de minimizar o impacto delas sobre ecossistema e conscientizando a população sobre a necessidade de evitá- La. 		Este trabalho apresenta varias conseqüências de desmatamento.
DESENVOVIMENTO Desmatamento de florestas As principais conseqüências do desmatamento são: -          Destruição da biodiversidade; -          Genocídio e etnocídio das nações indígenas; -          Erosão e empobrecimento dos solos; -          Enchente e assoreamento dos rios; -          Diminuição dos índices pluviométricos; -          Elevação das temperaturas; -          Desertificação; -          Proliferação de pragas e doenças
Desenvolvimento 			Uma das conseqüências do desmatamento é a destruição e extinção de diferentes espécies. Muitas espécies podem ajudar na cura de doenças, usadas na alimentação ou como novas matérias-primas, são desconhecidas do homem, correndo o risco de serem destruídas antes mesmo de conhecidas e estudadas. Esse bem natural é muito conhecido pelos índio que vivem nas florestas. Mas esse povo indígeno  também estão sofrendo um processo que tem levado à perda de seu patrimônio cultural, dificultando, o acesso aos seus conhecimentos.  			Um conseqüência agravante do desmatamento é o progresso dos processos de erosão. As árvores de uma floresta têm a função de proteger o solo, para que a água da chuva não passe pelo tronco e infiltre no subsolo. Elas diminuem a velocidade do escoamento superficial, e evitam o impacto direto das chuvas como o solo e suas raízes ajudam a retê-lo, evitando a sua desagregação.
Desenvolvimento          A primeira conseqüência do desmatamento é a destruição da biodiversidade, como resultado da diminuição ou, muitas vezes, da extinção de espécies vegetais e animais. Muitas espécies que podem ser a chave para a cura de doenças, usadas na alimentação ou como novas matérias-primas, são totalmente desconhecidas do homem urbano-industrial e correm o risco de serem destruídas antes mesmo de conhecidas e estudadas. Esse patrimônio genético é bastante conhecido pelas várias nações indígenas que habitam as florestas tropicais, notadamente a Amazônia. Mas essas comunidades nativas também estão sofrendo um processo de genocídio e etnocídio que tem levado à perda de seu patrimônio cultural, dificultando, portanto, o acesso aos seus conhecimentos.
Desmatamento de florestas -          aumento do processo erosivo, o que leva a um empobrecimento dos solos, como resultado da retirada de sua camada superficial e, muitas vezes, acaba inviabilizando a agricultura; -          assoreamento de rios e lagos, como resultado da elevação da sedimentação, que provoca desequilíbrios nesses ecossistemas aquáticos, além de causar enchentes e, muitas vezes, trazer dificuldades para a navegação; -          extinção de nascentes: o rebaixamento do lençol freático, resultante da menor infiltração da água das chuvas no subsolo, muitas vezes pode provocar problemas de abastecimento de água nas cidades e na agricultura; -          diminuição dos índices pluviométricos, em conseqüência do fenômeno descrito acima, mas também do fim da evapotranspiração. Estima-se que metade das chuvas caídas sobre as florestas tropicais são resultantes da evapotranspiração, ou seja, da troca de água da floresta com a atmosfera;
Desmatamento de florestas -          agravamento dos processos de desertificação, devido à combinação de todos os fenômenos até agora descritos: diminuição das chuvas, elevação das temperaturas, empobrecimento dos solos e, portanto, acentuada diminuição da biodiversidade; -          redução ou fim das atividades extrativas vegetais, muitas vezes de alto valor socioeconômico. É importante perceber que, muitas vezes, compensa mais, em termos sociais, ambientais e mesmo econômicos, a preservação da floresta, que pode ser explorada de forma sustentável, do que sua substituição por outra atividade qualquer; -          proliferação de pragas e doenças, como resultado de desequilíbrios nas cadeias alimentares. Algumas espécies, geralmente insetos, antes em nenhuma nocividade, passam a proliferar exponencialmente com a eliminação de seus predadores, causando graves prejuízos, principalmente para a agricultura.
erosão             Outro impacto sério causado pela agricultura é a erosão do solo, principalmente na zona tropical do planeta. O revolvimento do solo antes do cultivo desagrega-o, facilitando o carreamento dos minerais pela água das chuvas. A perda de milhares de toneladas de solo agricultável todos os anos, em conseqüência da erosão, é um dos mais graves problemas enfrentados pela economia agrícola. O processo de formação de novos solos, como resultado do intemperismo das rochas, é extremamente lento, daí a gravidade do problema. Toda atividade agrícola favorece o processo erosivo, mas algumas culturas facilitam-no mais que outras.
Efeito Estufa           O efeito estufa é talvez o impacto ambiental que mais assusta as pessoas. Fazem-se previsões catastróficas acerca do derretimento do gelo dos pólos e das montanhas e a conseqüente elevação do nível dos oceanos e inundação de centenas de cidades litorâneas. Talvez o que mais assuste no efeito estufa, ou melhor, nas possíveis conseqüências de uma gradativa elevação das médias térmicas no planeta, é a tomada de consciência, pela primeira vez na história, da possibilidade de destruição do próprio homem. é fundamental enfatizar que se trata, na verdade, de um fenômeno natural e fundamental para a vida na Terra.            O efeito estufa, que consiste na retenção de calor irradiado pela superfície terrestre, pelas partículas de gases e de água em suspensão na atmosfera, garante a manutenção do equilíbrio térmico do planeta e, portanto, a sobrevivência das várias espécies vegetais e animais. Sem isso, certamente, seria impossível a vida na Terra ou, pelo menos, a vida como conhecemos hoje.
Referencias Bibliográficas  ,[object Object]

Más contenido relacionado

La actualidad más candente

La actualidad más candente (20)

Desmatamento
DesmatamentoDesmatamento
Desmatamento
 
Poluição da Água
Poluição da ÁguaPoluição da Água
Poluição da Água
 
A importancia da água
A importancia da águaA importancia da água
A importancia da água
 
Preserve a água
Preserve a águaPreserve a água
Preserve a água
 
Meio ambiente powerpoint
Meio ambiente powerpointMeio ambiente powerpoint
Meio ambiente powerpoint
 
O problema e as consequências do desmatamento roberto silva
O problema e as consequências do desmatamento roberto silvaO problema e as consequências do desmatamento roberto silva
O problema e as consequências do desmatamento roberto silva
 
A poluição dos solos
A poluição dos solosA poluição dos solos
A poluição dos solos
 
Desmatamentos e queimadas
Desmatamentos e queimadasDesmatamentos e queimadas
Desmatamentos e queimadas
 
Educação para o consumo
Educação para o consumoEducação para o consumo
Educação para o consumo
 
Guia saúde ambiental cmt
Guia saúde ambiental cmtGuia saúde ambiental cmt
Guia saúde ambiental cmt
 
Dia mundial da água
Dia mundial da águaDia mundial da água
Dia mundial da água
 
Saneamento Básico e Saúde Pública
Saneamento Básico e Saúde PúblicaSaneamento Básico e Saúde Pública
Saneamento Básico e Saúde Pública
 
Sustentabilidade ambiental
Sustentabilidade ambientalSustentabilidade ambiental
Sustentabilidade ambiental
 
Poluição
PoluiçãoPoluição
Poluição
 
PoluiçãO Da áGua
PoluiçãO Da áGuaPoluiçãO Da áGua
PoluiçãO Da áGua
 
Desmatamento 2 C
Desmatamento 2 CDesmatamento 2 C
Desmatamento 2 C
 
Slides agua
Slides   aguaSlides   agua
Slides agua
 
consumo consciente - 3° ano - ppt
consumo consciente - 3° ano - pptconsumo consciente - 3° ano - ppt
consumo consciente - 3° ano - ppt
 
Lixeiras nos Oceanos
Lixeiras nos OceanosLixeiras nos Oceanos
Lixeiras nos Oceanos
 
Impacto Ambiental
Impacto AmbientalImpacto Ambiental
Impacto Ambiental
 

Destacado

Queimadas e desmatamentos
Queimadas e desmatamentosQueimadas e desmatamentos
Queimadas e desmatamentosThiago Souza
 
os problemas e as consequencias do desmatamento.
os problemas e as consequencias do desmatamento.os problemas e as consequencias do desmatamento.
os problemas e as consequencias do desmatamento.tatiemarisegundoano
 
Bioma AmazôNico E Desmatamento
Bioma AmazôNico E DesmatamentoBioma AmazôNico E Desmatamento
Bioma AmazôNico E Desmatamentocwbdesign
 
Desmatamento na Amazonia
Desmatamento na AmazoniaDesmatamento na Amazonia
Desmatamento na Amazoniatreinamentouea
 
Desertificação 9f
Desertificação 9fDesertificação 9f
Desertificação 9fMayjö .
 
Problemas atimosfericos
Problemas atimosfericosProblemas atimosfericos
Problemas atimosfericosEliena Leal
 
Desmatamento Amazonia
Desmatamento AmazoniaDesmatamento Amazonia
Desmatamento Amazoniacleusamoreira
 
Desmatamento apresentação
Desmatamento apresentaçãoDesmatamento apresentação
Desmatamento apresentaçãoMarilia Ramos
 
O Desmatamento
O DesmatamentoO Desmatamento
O Desmatamentobiodeise
 

Destacado (10)

Queimadas e desmatamentos
Queimadas e desmatamentosQueimadas e desmatamentos
Queimadas e desmatamentos
 
os problemas e as consequencias do desmatamento.
os problemas e as consequencias do desmatamento.os problemas e as consequencias do desmatamento.
os problemas e as consequencias do desmatamento.
 
Bioma AmazôNico E Desmatamento
Bioma AmazôNico E DesmatamentoBioma AmazôNico E Desmatamento
Bioma AmazôNico E Desmatamento
 
Desmatamento na Amazonia
Desmatamento na AmazoniaDesmatamento na Amazonia
Desmatamento na Amazonia
 
Desertificação 9f
Desertificação 9fDesertificação 9f
Desertificação 9f
 
Problemas atimosfericos
Problemas atimosfericosProblemas atimosfericos
Problemas atimosfericos
 
Biologia desmatamento
Biologia desmatamentoBiologia desmatamento
Biologia desmatamento
 
Desmatamento Amazonia
Desmatamento AmazoniaDesmatamento Amazonia
Desmatamento Amazonia
 
Desmatamento apresentação
Desmatamento apresentaçãoDesmatamento apresentação
Desmatamento apresentação
 
O Desmatamento
O DesmatamentoO Desmatamento
O Desmatamento
 

Similar a O problema e as consequências do desmatamento

Thaisidoro e Jorge 2º g
Thaisidoro e Jorge 2º gThaisidoro e Jorge 2º g
Thaisidoro e Jorge 2º gprofgilvano
 
Consequências do desmatamento
Consequências do desmatamentoConsequências do desmatamento
Consequências do desmatamentoandreacardoso28
 
Consequências do desmatamento
Consequências do desmatamentoConsequências do desmatamento
Consequências do desmatamentoandreacardoso28
 
A importância das florestas
A importância das florestasA importância das florestas
A importância das florestaselmachon
 
Desertificaçãopower point
Desertificaçãopower pointDesertificaçãopower point
Desertificaçãopower pointquimpreto
 
O problema do desmatamento - Aldair 2º G
O problema do desmatamento - Aldair 2º GO problema do desmatamento - Aldair 2º G
O problema do desmatamento - Aldair 2º Gprofgilvano
 
Informações sobre a perda da biodiversidade
Informações sobre a perda da biodiversidadeInformações sobre a perda da biodiversidade
Informações sobre a perda da biodiversidadefranciscaf
 
Desertificação 9g
Desertificação  9gDesertificação  9g
Desertificação 9gMayjö .
 
Grandes Problemas Ambientais
Grandes Problemas AmbientaisGrandes Problemas Ambientais
Grandes Problemas Ambientaislidia76
 
Poluição e agricultura
Poluição e agriculturaPoluição e agricultura
Poluição e agriculturaDenysson Amorim
 
Geografia degradação dos_solos_entrega_de_trabalhos_xd 9a
Geografia degradação dos_solos_entrega_de_trabalhos_xd 9aGeografia degradação dos_solos_entrega_de_trabalhos_xd 9a
Geografia degradação dos_solos_entrega_de_trabalhos_xd 9aMayjö .
 

Similar a O problema e as consequências do desmatamento (20)

Thaisidoro e Jorge 2º g
Thaisidoro e Jorge 2º gThaisidoro e Jorge 2º g
Thaisidoro e Jorge 2º g
 
Consequências do desmatamento
Consequências do desmatamentoConsequências do desmatamento
Consequências do desmatamento
 
Consequências do desmatamento
Consequências do desmatamentoConsequências do desmatamento
Consequências do desmatamento
 
maykon e carmem
maykon e carmemmaykon e carmem
maykon e carmem
 
Geografia
GeografiaGeografia
Geografia
 
DESMATAMENTO
DESMATAMENTODESMATAMENTO
DESMATAMENTO
 
Mata atlântica
Mata atlântica Mata atlântica
Mata atlântica
 
A importância das florestas
A importância das florestasA importância das florestas
A importância das florestas
 
Desertificaçãopower point
Desertificaçãopower pointDesertificaçãopower point
Desertificaçãopower point
 
Slides Grupo 1
Slides Grupo 1Slides Grupo 1
Slides Grupo 1
 
O problema do desmatamento - Aldair 2º G
O problema do desmatamento - Aldair 2º GO problema do desmatamento - Aldair 2º G
O problema do desmatamento - Aldair 2º G
 
Desmatamento
DesmatamentoDesmatamento
Desmatamento
 
Julya
JulyaJulya
Julya
 
Problemas ambientais
Problemas ambientaisProblemas ambientais
Problemas ambientais
 
Geografia vol1
Geografia vol1Geografia vol1
Geografia vol1
 
Informações sobre a perda da biodiversidade
Informações sobre a perda da biodiversidadeInformações sobre a perda da biodiversidade
Informações sobre a perda da biodiversidade
 
Desertificação 9g
Desertificação  9gDesertificação  9g
Desertificação 9g
 
Grandes Problemas Ambientais
Grandes Problemas AmbientaisGrandes Problemas Ambientais
Grandes Problemas Ambientais
 
Poluição e agricultura
Poluição e agriculturaPoluição e agricultura
Poluição e agricultura
 
Geografia degradação dos_solos_entrega_de_trabalhos_xd 9a
Geografia degradação dos_solos_entrega_de_trabalhos_xd 9aGeografia degradação dos_solos_entrega_de_trabalhos_xd 9a
Geografia degradação dos_solos_entrega_de_trabalhos_xd 9a
 

O problema e as consequências do desmatamento

  • 1. O Problema e as Conseqüências do Desmatamento Escola Estadual Dona Consuelo Muller Campo Grande, - MS 22/09/2011 Instituição de Ensino: 2° Ano Turma: F Disciplina: Geografia Professor: Gilvano Aluno: Erick Torales e Jorge Luiz N° 12 e 45
  • 2. Introdução Dentre as principais questões ambientais abordada no mundo esta a preocupação com o desmatamento. O grande número de ocorrências registradas a cada ano, preocupando as autoridades e levando os pesquisadores a estudar as causas e consequências deste problema, com o objetivo de minimizar o impacto delas sobre ecossistema e conscientizando a população sobre a necessidade de evitá- La. Este trabalho apresenta varias conseqüências de desmatamento.
  • 3. DESENVOVIMENTO Desmatamento de florestas As principais conseqüências do desmatamento são: -          Destruição da biodiversidade; -          Genocídio e etnocídio das nações indígenas; -          Erosão e empobrecimento dos solos; -          Enchente e assoreamento dos rios; -          Diminuição dos índices pluviométricos; -          Elevação das temperaturas; -          Desertificação; -          Proliferação de pragas e doenças
  • 4. Desenvolvimento Uma das conseqüências do desmatamento é a destruição e extinção de diferentes espécies. Muitas espécies podem ajudar na cura de doenças, usadas na alimentação ou como novas matérias-primas, são desconhecidas do homem, correndo o risco de serem destruídas antes mesmo de conhecidas e estudadas. Esse bem natural é muito conhecido pelos índio que vivem nas florestas. Mas esse povo indígeno  também estão sofrendo um processo que tem levado à perda de seu patrimônio cultural, dificultando, o acesso aos seus conhecimentos.  Um conseqüência agravante do desmatamento é o progresso dos processos de erosão. As árvores de uma floresta têm a função de proteger o solo, para que a água da chuva não passe pelo tronco e infiltre no subsolo. Elas diminuem a velocidade do escoamento superficial, e evitam o impacto direto das chuvas como o solo e suas raízes ajudam a retê-lo, evitando a sua desagregação.
  • 5. Desenvolvimento A primeira conseqüência do desmatamento é a destruição da biodiversidade, como resultado da diminuição ou, muitas vezes, da extinção de espécies vegetais e animais. Muitas espécies que podem ser a chave para a cura de doenças, usadas na alimentação ou como novas matérias-primas, são totalmente desconhecidas do homem urbano-industrial e correm o risco de serem destruídas antes mesmo de conhecidas e estudadas. Esse patrimônio genético é bastante conhecido pelas várias nações indígenas que habitam as florestas tropicais, notadamente a Amazônia. Mas essas comunidades nativas também estão sofrendo um processo de genocídio e etnocídio que tem levado à perda de seu patrimônio cultural, dificultando, portanto, o acesso aos seus conhecimentos.
  • 6. Desmatamento de florestas -          aumento do processo erosivo, o que leva a um empobrecimento dos solos, como resultado da retirada de sua camada superficial e, muitas vezes, acaba inviabilizando a agricultura; -          assoreamento de rios e lagos, como resultado da elevação da sedimentação, que provoca desequilíbrios nesses ecossistemas aquáticos, além de causar enchentes e, muitas vezes, trazer dificuldades para a navegação; -          extinção de nascentes: o rebaixamento do lençol freático, resultante da menor infiltração da água das chuvas no subsolo, muitas vezes pode provocar problemas de abastecimento de água nas cidades e na agricultura; -          diminuição dos índices pluviométricos, em conseqüência do fenômeno descrito acima, mas também do fim da evapotranspiração. Estima-se que metade das chuvas caídas sobre as florestas tropicais são resultantes da evapotranspiração, ou seja, da troca de água da floresta com a atmosfera;
  • 7. Desmatamento de florestas -          agravamento dos processos de desertificação, devido à combinação de todos os fenômenos até agora descritos: diminuição das chuvas, elevação das temperaturas, empobrecimento dos solos e, portanto, acentuada diminuição da biodiversidade; -          redução ou fim das atividades extrativas vegetais, muitas vezes de alto valor socioeconômico. É importante perceber que, muitas vezes, compensa mais, em termos sociais, ambientais e mesmo econômicos, a preservação da floresta, que pode ser explorada de forma sustentável, do que sua substituição por outra atividade qualquer; -          proliferação de pragas e doenças, como resultado de desequilíbrios nas cadeias alimentares. Algumas espécies, geralmente insetos, antes em nenhuma nocividade, passam a proliferar exponencialmente com a eliminação de seus predadores, causando graves prejuízos, principalmente para a agricultura.
  • 8. erosão Outro impacto sério causado pela agricultura é a erosão do solo, principalmente na zona tropical do planeta. O revolvimento do solo antes do cultivo desagrega-o, facilitando o carreamento dos minerais pela água das chuvas. A perda de milhares de toneladas de solo agricultável todos os anos, em conseqüência da erosão, é um dos mais graves problemas enfrentados pela economia agrícola. O processo de formação de novos solos, como resultado do intemperismo das rochas, é extremamente lento, daí a gravidade do problema. Toda atividade agrícola favorece o processo erosivo, mas algumas culturas facilitam-no mais que outras.
  • 9. Efeito Estufa O efeito estufa é talvez o impacto ambiental que mais assusta as pessoas. Fazem-se previsões catastróficas acerca do derretimento do gelo dos pólos e das montanhas e a conseqüente elevação do nível dos oceanos e inundação de centenas de cidades litorâneas. Talvez o que mais assuste no efeito estufa, ou melhor, nas possíveis conseqüências de uma gradativa elevação das médias térmicas no planeta, é a tomada de consciência, pela primeira vez na história, da possibilidade de destruição do próprio homem. é fundamental enfatizar que se trata, na verdade, de um fenômeno natural e fundamental para a vida na Terra. O efeito estufa, que consiste na retenção de calor irradiado pela superfície terrestre, pelas partículas de gases e de água em suspensão na atmosfera, garante a manutenção do equilíbrio térmico do planeta e, portanto, a sobrevivência das várias espécies vegetais e animais. Sem isso, certamente, seria impossível a vida na Terra ou, pelo menos, a vida como conhecemos hoje.
  • 10.