SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 24
CONCURSO BANCO DO NORDESTE DO BRASIL S/A CASA DOS CONCURSOS
LEGISLAÇÃO BÁSICA: O Banco do Nordeste do Brasil S.A., instituição financeira pública, de caráter regional, criada pela Lei Federal nº 1.649, de 19.07.1952, pessoa jurídica de direito privado, é uma instituição financeira múltipla organizada sob a forma de sociedade anônima aberta, de economia mista. Na qualidade de banco de desenvolvimento regional múltiplo, o Banco do Nordeste está autorizado a operar com todas as carteiras permitidas às instituições financeiras da categoria.
LEGISLAÇÃO BÁSICA: A mesma lei que o criou determina a existência, no Banco, do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (ETENE), com a atribuição de estudar a economia regional, para subsidiar o processo de tomada de decisões do Banco, dos órgãos governamentais e das empresas da Região, de forma a aumentar a efetividade das ações de desenvolvimento.
LEGISLAÇÃO BÁSICA: Nos termos das disposições constitucionais (art. 159, inciso I, alínea “c”) e Lei nº 7.827, de 27.09.1989, o Banco exerce a administração do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). De acordo com o Decreto-Lei 1.376, de 12.12.1974, é o órgão operador do Fundo de Investimentos do Nordeste (FINOR) e responsável pela administração da carteira de títulos do referido Fundo.
LEGISLAÇÃO BÁSICA: Consoante disposto no parágrafo 2o. do art.192 da Constituição Federal, também é finalidade do Banco do Nordeste ser depositário de recursos financeiros destinados a programas e projetos para o Nordeste, de responsabilidade da União, o que, na prática, ainda não se materializou, uma vez que envolve decisão do Governo Federal, assunto ainda não concluído nas esferas competentes.
LEGISLAÇÃO BÁSICA: De acordo com a Lei 9.690, de 15.07.1998, e Decreto 2.885, de 17.12.1998, o Banco do Nordeste incorporou à sua área de atuação o Norte do Espírito Santo e o Vale do Jequitinhonha. Em 2001, os municípios do Vale do Mucuri, em Minas Gerais, passaram a fazer parte da área de atuação do Banco, em virtude da Medida Provisória no. 2156, de 27.06.2001.
LEGISLAÇÃO BÁSICA: Referido arcabouço legal caracteriza o Banco do Nordeste como importante instrumento do Governo Federal no tocante ao financiamento e promoção do desenvolvimento econômico, científico e tecnológico e à melhoria da competitividade na região Nordeste.
LEGISLAÇÃO BÁSICA: No pleno cumprimento de sua missão para “impulsionar, como instituição financeira, o desenvolvimento sustentável do Nordeste do Brasil, através do suprimento de recursos financeiros e de suporte à capacitação técnica a empreendimentos da Região”, o Banco atua como: · · gestor de produtos de intermediação financeira e de serviços bancários adequados às demandas de desenvolvimento econômico e social do Nordeste, mediante atuação nos mercados de crédito, de capitais, de câmbio e de moeda;
LEGISLAÇÃO BÁSICA: · · gestor de fundos específicos de financiamento do desenvolvimento da Região; · · executor, no Nordeste, de programas de financiamento de caráter regional de responsabilidade da União; · · indutor da capacitação tecnológica e gerencial dos agentes econômicos da Região; · · produtor e fomentador de estudos e pesquisas acerca da problemática do desenvolvimento da Região Nordeste;
LEGISLAÇÃO BÁSICA: · · consolidador de informações sócio-econômicas regionais; e · · mobilizador das comunidades em torno das questões empresariais para o seu desenvolvimento local sustentável e a sua inserção no contexto regional, nacional e global.
LEGISLAÇÃO BÁSICA: · · consolidador de informações sócio-econômicas regionais; e · · mobilizador das comunidades em torno das questões empresariais para o seu desenvolvimento local sustentável e a sua inserção no contexto regional, nacional e global.
LEGISLAÇÃO BÁSICA: Como agente do Governo Federal para a execução de sua política de desenvolvimento do Nordeste, o Banco tem múltiplas e amplas atribuições. O Banco conta com vários instrumentos de suporte ao desenvolvimento para o financiamento das atividades produtivas e dos serviços, destacando-se a operacionalização de diversos programas com recursos das seguintes fontes:
LEGISLAÇÃO BÁSICA: · · Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), que conta com recursos específicos do orçamento do Governo Federal direcionados para o desenvolvimento do Nordeste, o qual é tratado em relatório de gestão específico; · · Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), formado por recursos oriundos de contribuições patronais e de trabalhadores, cuja destinação é dirigida a programas de geração de emprego e renda e capacitação dos pequenos empreendedores;
LEGISLAÇÃO BÁSICA: · · Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) – com recursos destinados ao desenvolvimento do turismo no Nordeste; · · Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) – destinados a empreendimentos de micro, pequena, média e grande empresa, bem como à atividade rural; · · Banco Mundial – destinados a micronegócios.
LEGISLAÇÃO BÁSICA: Dentro da ação de promoção do desenvolvimento da Região, o Banco operacionaliza diversos programas voltados exclusivamente para os pequenos e microempreendedores, orientados para proporcionar crédito aos marginalizados do sistema, visando ao bem-estar da população de baixa renda.
LEGISLAÇÃO BÁSICA: Dentre os quais citamos: Programa de Geração de Emprego e Renda no Nordeste do Brasil – PROGER, Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF, Programa de Reordenação Fundiária - BANCO DA TERRA,  Programa de Promoção do Emprego e Melhoria da Qualidade de Vida do Trabalhador (PROTRABALHO) e  CREDIAMIGO
LEGISLAÇÃO BÁSICA: Instrumentos utilizados pelo Banco para estruturar sua ação de promoção do desenvolvimento: · · Farol do Desenvolvimento; · · Agentes de Desenvolvimentos; · · Agências Itinerantes; · · Programa Parcerias Empreendedoras. · · Cliente Consulta.
LEGISLAÇÃO BÁSICA:
LEGISLAÇÃO BÁSICA: ·  Missão:  Expressa a razão de ser do Banco, definindo o espaço, o público-alvo e os ramos de negócio que qualificam a sua atuação. ·  Visão:  Expressa como o Banco deseja ser reconhecido e quais os propósitos a alcançar, visando a uma situação futura.  ·  Diretrizes:  Estabelecem o posicionamento estratégico adotado pelo Banco, no período de quatro anos, por meio de grandes orientações de como deve interagir com o ambiente externo, em especial, com o planejamento do Governo Federal.   ·
LEGISLAÇÃO BÁSICA: ·  Objetivos Estratégicos:  Estabelecem os grandes resultados a serem alcançados no período de quatro anos, determinando para onde o Banco deve dirigir seus esforços. Os objetivos estratégicos serão mensurados por indicadores corporativos nas perspectivas: institucional, financeira, mercado, processos e competências. ·  Estratégias:  São decisões impactantes priorizadas pelo Banco que indicam como os objetivos estratégicos serão atingidos.   ·  Projetos Estratégicos:  São inovações em produtos, serviços ou processos que contribuem diretamente para a viabilização do Programa Estratégico.
LEGISLAÇÃO BÁSICA: 01.Fortalecimento da articulação institucional, visando ao desenvolvimento territorial e à integração e operacionalização das políticas governamentais. 02.Aprimoramento dos mecanismos de governança corporativa do BNB. 03.Apoio à pesquisa e difusão do conhecimento necessários ao desenvolvimento social, econômico e tecnológico da Região. 04.Foco no crescimento do patrimônio do FNE como  principal  fonte de recursos do Banco e ampliação de fundings para expansão dos negócios.
LEGISLAÇÃO BÁSICA: 05.Esforço continuado por resultados, mediante a expansão, diversificação e melhoria da qualidade dos negócios, maior eficiência e aumento da produtividade. 06.Manutenção do atendimento prioritário à agricultura familiar, economia informal e micro  e pequenas empresas. 07.Expansão das operações comerciais e de prestação de serviços integradas à ação de fomento.
LEGISLAÇÃO BÁSICA: 08.Aumento dos canais de atendimento e  aprimoramento do relacionamento com os clientes. 09.Inovação contínua dos processos e da tecnologia, como forma de assegurar escala e competitividade. 10.Compromisso permanente com a valorização e qualificação das Pessoas que fazem o BNB
LEGISLAÇÃO BÁSICA: MISSÃO : ATUAR NA CAPACIDADE DE INSTITUIÇÃO FINANCEIRA PÚBLICA, COMO AGENTE CATALIZADOR DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO NORDESTE INTEGRANDO-O NA DINÂMICA DA ECONOMIA NACIONAL VISÃO:   SER REFERÊNCIA COMO AGENTE INDUTOR  DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA REGIÃO NORDESTE

Más contenido relacionado

La actualidad más candente

Balanco Completo 2007_port
Balanco Completo 2007_portBalanco Completo 2007_port
Balanco Completo 2007_portParaná Banco
 
Planejamento Estrategico CEF
Planejamento Estrategico CEFPlanejamento Estrategico CEF
Planejamento Estrategico CEFbrubbarbosa
 
Financiamento de Agricultura Familiar
Financiamento de Agricultura FamiliarFinanciamento de Agricultura Familiar
Financiamento de Agricultura FamiliarMonique Rabello
 
09 mato grossodosul_ceturcnc_11092018
09 mato grossodosul_ceturcnc_1109201809 mato grossodosul_ceturcnc_11092018
09 mato grossodosul_ceturcnc_11092018Sistema CNC
 
Autógrafo de lei 3547 2016 lei orçamentária
Autógrafo de lei 3547 2016 lei orçamentáriaAutógrafo de lei 3547 2016 lei orçamentária
Autógrafo de lei 3547 2016 lei orçamentáriaClaudio Figueiredo
 
Infraestrutura Bancária e Histórico (em Bom Jardim – MA)
Infraestrutura Bancária e Histórico (em Bom Jardim – MA)Infraestrutura Bancária e Histórico (em Bom Jardim – MA)
Infraestrutura Bancária e Histórico (em Bom Jardim – MA)Adilson P Motta Motta
 
José Sidrião de Alencar Júnior
José Sidrião de Alencar JúniorJosé Sidrião de Alencar Júnior
José Sidrião de Alencar JúniorAPF6
 
Informativo - São Domingos
Informativo - São DomingosInformativo - São Domingos
Informativo - São DomingosGoverno ES
 

La actualidad más candente (12)

Balanco Completo 2007_port
Balanco Completo 2007_portBalanco Completo 2007_port
Balanco Completo 2007_port
 
Planejamento Estrategico CEF
Planejamento Estrategico CEFPlanejamento Estrategico CEF
Planejamento Estrategico CEF
 
BI&P- Indusval- Relatório de Divulgação de Resultados 3T13
BI&P- Indusval- Relatório de Divulgação de Resultados 3T13BI&P- Indusval- Relatório de Divulgação de Resultados 3T13
BI&P- Indusval- Relatório de Divulgação de Resultados 3T13
 
AIM Novembro 2014
AIM Novembro 2014AIM Novembro 2014
AIM Novembro 2014
 
Financiamento de Agricultura Familiar
Financiamento de Agricultura FamiliarFinanciamento de Agricultura Familiar
Financiamento de Agricultura Familiar
 
09 mato grossodosul_ceturcnc_11092018
09 mato grossodosul_ceturcnc_1109201809 mato grossodosul_ceturcnc_11092018
09 mato grossodosul_ceturcnc_11092018
 
Autógrafo de lei 3547 2016 lei orçamentária
Autógrafo de lei 3547 2016 lei orçamentáriaAutógrafo de lei 3547 2016 lei orçamentária
Autógrafo de lei 3547 2016 lei orçamentária
 
Infraestrutura Bancária e Histórico (em Bom Jardim – MA)
Infraestrutura Bancária e Histórico (em Bom Jardim – MA)Infraestrutura Bancária e Histórico (em Bom Jardim – MA)
Infraestrutura Bancária e Histórico (em Bom Jardim – MA)
 
Seminário 01 pnt 2003-2007
Seminário 01   pnt 2003-2007Seminário 01   pnt 2003-2007
Seminário 01 pnt 2003-2007
 
José Sidrião de Alencar Júnior
José Sidrião de Alencar JúniorJosé Sidrião de Alencar Júnior
José Sidrião de Alencar Júnior
 
Fontes de Recursos II
Fontes de Recursos IIFontes de Recursos II
Fontes de Recursos II
 
Informativo - São Domingos
Informativo - São DomingosInformativo - São Domingos
Informativo - São Domingos
 

Destacado

Apostila bnb2014 conhecimentos_bancarios_edgarabreu
Apostila bnb2014 conhecimentos_bancarios_edgarabreuApostila bnb2014 conhecimentos_bancarios_edgarabreu
Apostila bnb2014 conhecimentos_bancarios_edgarabreuEliene Meira
 
Atualidades bnb2014 cássio_albernaz
Atualidades bnb2014 cássio_albernazAtualidades bnb2014 cássio_albernaz
Atualidades bnb2014 cássio_albernazEliene Meira
 
Geografia bnb2014 luciano_teixeira_
Geografia bnb2014 luciano_teixeira_Geografia bnb2014 luciano_teixeira_
Geografia bnb2014 luciano_teixeira_Eliene Meira
 
Apostila tre.rs2014 informatica_sergio_spolador
Apostila tre.rs2014 informatica_sergio_spoladorApostila tre.rs2014 informatica_sergio_spolador
Apostila tre.rs2014 informatica_sergio_spoladorFernando Macedo
 
Apostila bnb.2014 matematica_dudan
Apostila bnb.2014 matematica_dudanApostila bnb.2014 matematica_dudan
Apostila bnb.2014 matematica_dudanEliene Meira
 
Uma Introdução ao Mercado de Opções - Bruno Fortuna
Uma Introdução ao Mercado de Opções - Bruno FortunaUma Introdução ao Mercado de Opções - Bruno Fortuna
Uma Introdução ao Mercado de Opções - Bruno FortunaBruno Fortuna
 
Apostila pos edital
Apostila pos editalApostila pos edital
Apostila pos editalpereirapinto
 
Raciocinio logico simplificado_principai
Raciocinio logico simplificado_principaiRaciocinio logico simplificado_principai
Raciocinio logico simplificado_principaiDani Brasil
 
Eduardo fortuna -_entendendo_o_mercado_de_opções
Eduardo fortuna -_entendendo_o_mercado_de_opçõesEduardo fortuna -_entendendo_o_mercado_de_opções
Eduardo fortuna -_entendendo_o_mercado_de_opçõesGregory Santos
 
Conhecimentos bancarios bb
Conhecimentos bancarios bbConhecimentos bancarios bb
Conhecimentos bancarios bbrubenstelo
 
Caderno de-exercícios-caixa
Caderno de-exercícios-caixaCaderno de-exercícios-caixa
Caderno de-exercícios-caixaOnésimo Loureiro
 
131623755 08-conhecimentos-bancarios-caixa-pdf
131623755 08-conhecimentos-bancarios-caixa-pdf131623755 08-conhecimentos-bancarios-caixa-pdf
131623755 08-conhecimentos-bancarios-caixa-pdfCleber Pereira de Sousa
 
Estatistica regular 11
Estatistica regular 11Estatistica regular 11
Estatistica regular 11J M
 
Fundamentos de logica de programação
Fundamentos de logica de programaçãoFundamentos de logica de programação
Fundamentos de logica de programaçãoRogerio de Moraes
 
Curso de Conhecimentos Bancários para Concurso Banco do Brasil
Curso de Conhecimentos Bancários para Concurso Banco do BrasilCurso de Conhecimentos Bancários para Concurso Banco do Brasil
Curso de Conhecimentos Bancários para Concurso Banco do BrasilEstratégia Concursos
 
Banco do Brasil Apostila bb -_edgar_abreu_1
Banco do Brasil Apostila bb -_edgar_abreu_1Banco do Brasil Apostila bb -_edgar_abreu_1
Banco do Brasil Apostila bb -_edgar_abreu_1Poliana Moura
 
Fundamentos da Economia - Noções de Macroeconomia
Fundamentos da Economia - Noções de MacroeconomiaFundamentos da Economia - Noções de Macroeconomia
Fundamentos da Economia - Noções de MacroeconomiaDiego Sampaio
 
Mercado financeiro - Bolsa de Valores
Mercado financeiro - Bolsa de ValoresMercado financeiro - Bolsa de Valores
Mercado financeiro - Bolsa de Valoresjuliana goés
 

Destacado (20)

Apostila bnb2014 conhecimentos_bancarios_edgarabreu
Apostila bnb2014 conhecimentos_bancarios_edgarabreuApostila bnb2014 conhecimentos_bancarios_edgarabreu
Apostila bnb2014 conhecimentos_bancarios_edgarabreu
 
Atualidades bnb2014 cássio_albernaz
Atualidades bnb2014 cássio_albernazAtualidades bnb2014 cássio_albernaz
Atualidades bnb2014 cássio_albernaz
 
Geografia bnb2014 luciano_teixeira_
Geografia bnb2014 luciano_teixeira_Geografia bnb2014 luciano_teixeira_
Geografia bnb2014 luciano_teixeira_
 
Apostila tre.rs2014 informatica_sergio_spolador
Apostila tre.rs2014 informatica_sergio_spoladorApostila tre.rs2014 informatica_sergio_spolador
Apostila tre.rs2014 informatica_sergio_spolador
 
Apostila bnb.2014 matematica_dudan
Apostila bnb.2014 matematica_dudanApostila bnb.2014 matematica_dudan
Apostila bnb.2014 matematica_dudan
 
Uma Introdução ao Mercado de Opções - Bruno Fortuna
Uma Introdução ao Mercado de Opções - Bruno FortunaUma Introdução ao Mercado de Opções - Bruno Fortuna
Uma Introdução ao Mercado de Opções - Bruno Fortuna
 
Apostila pos edital
Apostila pos editalApostila pos edital
Apostila pos edital
 
Raciocinio logico simplificado_principai
Raciocinio logico simplificado_principaiRaciocinio logico simplificado_principai
Raciocinio logico simplificado_principai
 
Eduardo fortuna -_entendendo_o_mercado_de_opções
Eduardo fortuna -_entendendo_o_mercado_de_opçõesEduardo fortuna -_entendendo_o_mercado_de_opções
Eduardo fortuna -_entendendo_o_mercado_de_opções
 
Conhecimentos bancarios bb
Conhecimentos bancarios bbConhecimentos bancarios bb
Conhecimentos bancarios bb
 
Caderno de-exercícios-caixa
Caderno de-exercícios-caixaCaderno de-exercícios-caixa
Caderno de-exercícios-caixa
 
131623755 08-conhecimentos-bancarios-caixa-pdf
131623755 08-conhecimentos-bancarios-caixa-pdf131623755 08-conhecimentos-bancarios-caixa-pdf
131623755 08-conhecimentos-bancarios-caixa-pdf
 
Mercados de derivativos
Mercados de derivativosMercados de derivativos
Mercados de derivativos
 
Estatistica regular 11
Estatistica regular 11Estatistica regular 11
Estatistica regular 11
 
Fundamentos de logica de programação
Fundamentos de logica de programaçãoFundamentos de logica de programação
Fundamentos de logica de programação
 
Curso de Conhecimentos Bancários para Concurso Banco do Brasil
Curso de Conhecimentos Bancários para Concurso Banco do BrasilCurso de Conhecimentos Bancários para Concurso Banco do Brasil
Curso de Conhecimentos Bancários para Concurso Banco do Brasil
 
Banco do Brasil Apostila bb -_edgar_abreu_1
Banco do Brasil Apostila bb -_edgar_abreu_1Banco do Brasil Apostila bb -_edgar_abreu_1
Banco do Brasil Apostila bb -_edgar_abreu_1
 
Lógica
LógicaLógica
Lógica
 
Fundamentos da Economia - Noções de Macroeconomia
Fundamentos da Economia - Noções de MacroeconomiaFundamentos da Economia - Noções de Macroeconomia
Fundamentos da Economia - Noções de Macroeconomia
 
Mercado financeiro - Bolsa de Valores
Mercado financeiro - Bolsa de ValoresMercado financeiro - Bolsa de Valores
Mercado financeiro - Bolsa de Valores
 

Similar a Concurso bnb casa_dos_concursos[1]

Apostila William CAPRIATA Ofici(1).pdf
Apostila William  CAPRIATA  Ofici(1).pdfApostila William  CAPRIATA  Ofici(1).pdf
Apostila William CAPRIATA Ofici(1).pdfThomasThurbanopinto
 
Balanço Final do Governo Lula - livro 1 (cap. 3)
Balanço Final do Governo Lula - livro 1 (cap. 3)Balanço Final do Governo Lula - livro 1 (cap. 3)
Balanço Final do Governo Lula - livro 1 (cap. 3)Edinho Silva
 
2485860 conhecimentos-bancarios (1)
2485860 conhecimentos-bancarios (1)2485860 conhecimentos-bancarios (1)
2485860 conhecimentos-bancarios (1)Syll.the
 
Governo Federal e Municípios - Revista municípios fortes, brasil sustentável
Governo Federal e Municípios - Revista municípios fortes, brasil sustentávelGoverno Federal e Municípios - Revista municípios fortes, brasil sustentável
Governo Federal e Municípios - Revista municípios fortes, brasil sustentávelSubchefia de Assuntos Federativos (SAF)
 
Estudo sobre o marketing do banco do espírito santo
Estudo sobre o marketing do banco do espírito santoEstudo sobre o marketing do banco do espírito santo
Estudo sobre o marketing do banco do espírito santoGlaucoVelosodosSantos
 
Microcredito microfinanças do_gov_lula_01-09-05
Microcredito microfinanças do_gov_lula_01-09-05Microcredito microfinanças do_gov_lula_01-09-05
Microcredito microfinanças do_gov_lula_01-09-05Juliana Sarieddine
 
Case Banco do Empreendedor
Case Banco do EmpreendedorCase Banco do Empreendedor
Case Banco do EmpreendedorAcontecendo Aqui
 
TCC 1 UNOPAR Analise de Sistemas de Informação
TCC 1 UNOPAR Analise de Sistemas de InformaçãoTCC 1 UNOPAR Analise de Sistemas de Informação
TCC 1 UNOPAR Analise de Sistemas de InformaçãoWANDERSON JONER
 
Notícias Banco do Nordeste, edição nº 10 – Outubro 2011
Notícias Banco do Nordeste, edição nº 10 – Outubro 2011 Notícias Banco do Nordeste, edição nº 10 – Outubro 2011
Notícias Banco do Nordeste, edição nº 10 – Outubro 2011 Banco do Nordeste
 
Parceria Minas Invest Almg Sede Resumo
Parceria Minas Invest Almg Sede ResumoParceria Minas Invest Almg Sede Resumo
Parceria Minas Invest Almg Sede Resumominasinvest
 
Apresentação Secretaria Desenvolvimento Econômico
Apresentação Secretaria Desenvolvimento EconômicoApresentação Secretaria Desenvolvimento Econômico
Apresentação Secretaria Desenvolvimento EconômicoAntonio Neto Avelar
 
Distribuição crédito tecnologia e renda
Distribuição crédito tecnologia e rendaDistribuição crédito tecnologia e renda
Distribuição crédito tecnologia e rendaMARIA ODETE ALVES
 
Bacen bancos oficiais do brasil
Bacen   bancos oficiais do brasilBacen   bancos oficiais do brasil
Bacen bancos oficiais do brasilfranco102
 
Técnicas de Vendas - Manejo de Carteira
Técnicas de Vendas - Manejo de CarteiraTécnicas de Vendas - Manejo de Carteira
Técnicas de Vendas - Manejo de CarteiraPreOnline
 
Carta final dos governadores do NE
Carta final dos governadores do NECarta final dos governadores do NE
Carta final dos governadores do NEFolha de Pernambuco
 
Apostila conhecimentos bancários
Apostila conhecimentos bancáriosApostila conhecimentos bancários
Apostila conhecimentos bancáriosJ M
 

Similar a Concurso bnb casa_dos_concursos[1] (20)

Apostila William CAPRIATA Ofici(1).pdf
Apostila William  CAPRIATA  Ofici(1).pdfApostila William  CAPRIATA  Ofici(1).pdf
Apostila William CAPRIATA Ofici(1).pdf
 
Balanço Final do Governo Lula - livro 1 (cap. 3)
Balanço Final do Governo Lula - livro 1 (cap. 3)Balanço Final do Governo Lula - livro 1 (cap. 3)
Balanço Final do Governo Lula - livro 1 (cap. 3)
 
2485860 conhecimentos-bancarios (1)
2485860 conhecimentos-bancarios (1)2485860 conhecimentos-bancarios (1)
2485860 conhecimentos-bancarios (1)
 
Governo Federal e Municípios - Revista municípios fortes, brasil sustentável
Governo Federal e Municípios - Revista municípios fortes, brasil sustentávelGoverno Federal e Municípios - Revista municípios fortes, brasil sustentável
Governo Federal e Municípios - Revista municípios fortes, brasil sustentável
 
Governo Federal e Municípios - Revista municípios fortes, brasil sustentável
Governo Federal e Municípios - Revista municípios fortes, brasil sustentávelGoverno Federal e Municípios - Revista municípios fortes, brasil sustentável
Governo Federal e Municípios - Revista municípios fortes, brasil sustentável
 
Estudo sobre o marketing do banco do espírito santo
Estudo sobre o marketing do banco do espírito santoEstudo sobre o marketing do banco do espírito santo
Estudo sobre o marketing do banco do espírito santo
 
Microcredito microfinanças do_gov_lula_01-09-05
Microcredito microfinanças do_gov_lula_01-09-05Microcredito microfinanças do_gov_lula_01-09-05
Microcredito microfinanças do_gov_lula_01-09-05
 
Case Banco do Empreendedor
Case Banco do EmpreendedorCase Banco do Empreendedor
Case Banco do Empreendedor
 
TCC 1 UNOPAR Analise de Sistemas de Informação
TCC 1 UNOPAR Analise de Sistemas de InformaçãoTCC 1 UNOPAR Analise de Sistemas de Informação
TCC 1 UNOPAR Analise de Sistemas de Informação
 
Notícias Banco do Nordeste, edição nº 10 – Outubro 2011
Notícias Banco do Nordeste, edição nº 10 – Outubro 2011 Notícias Banco do Nordeste, edição nº 10 – Outubro 2011
Notícias Banco do Nordeste, edição nº 10 – Outubro 2011
 
Parceria Minas Invest Almg Sede Resumo
Parceria Minas Invest Almg Sede ResumoParceria Minas Invest Almg Sede Resumo
Parceria Minas Invest Almg Sede Resumo
 
Apresentação Secretaria Desenvolvimento Econômico
Apresentação Secretaria Desenvolvimento EconômicoApresentação Secretaria Desenvolvimento Econômico
Apresentação Secretaria Desenvolvimento Econômico
 
Sistema financeiro ppt 2003
Sistema financeiro ppt 2003Sistema financeiro ppt 2003
Sistema financeiro ppt 2003
 
Sistema financeiro ppt 2003
Sistema financeiro ppt 2003Sistema financeiro ppt 2003
Sistema financeiro ppt 2003
 
Distribuição crédito tecnologia e renda
Distribuição crédito tecnologia e rendaDistribuição crédito tecnologia e renda
Distribuição crédito tecnologia e renda
 
Bacen bancos oficiais do brasil
Bacen   bancos oficiais do brasilBacen   bancos oficiais do brasil
Bacen bancos oficiais do brasil
 
Técnicas de Vendas - Manejo de Carteira
Técnicas de Vendas - Manejo de CarteiraTécnicas de Vendas - Manejo de Carteira
Técnicas de Vendas - Manejo de Carteira
 
Carta final
Carta finalCarta final
Carta final
 
Carta final dos governadores do NE
Carta final dos governadores do NECarta final dos governadores do NE
Carta final dos governadores do NE
 
Apostila conhecimentos bancários
Apostila conhecimentos bancáriosApostila conhecimentos bancários
Apostila conhecimentos bancários
 

Concurso bnb casa_dos_concursos[1]

  • 1. CONCURSO BANCO DO NORDESTE DO BRASIL S/A CASA DOS CONCURSOS
  • 2. LEGISLAÇÃO BÁSICA: O Banco do Nordeste do Brasil S.A., instituição financeira pública, de caráter regional, criada pela Lei Federal nº 1.649, de 19.07.1952, pessoa jurídica de direito privado, é uma instituição financeira múltipla organizada sob a forma de sociedade anônima aberta, de economia mista. Na qualidade de banco de desenvolvimento regional múltiplo, o Banco do Nordeste está autorizado a operar com todas as carteiras permitidas às instituições financeiras da categoria.
  • 3. LEGISLAÇÃO BÁSICA: A mesma lei que o criou determina a existência, no Banco, do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (ETENE), com a atribuição de estudar a economia regional, para subsidiar o processo de tomada de decisões do Banco, dos órgãos governamentais e das empresas da Região, de forma a aumentar a efetividade das ações de desenvolvimento.
  • 4. LEGISLAÇÃO BÁSICA: Nos termos das disposições constitucionais (art. 159, inciso I, alínea “c”) e Lei nº 7.827, de 27.09.1989, o Banco exerce a administração do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). De acordo com o Decreto-Lei 1.376, de 12.12.1974, é o órgão operador do Fundo de Investimentos do Nordeste (FINOR) e responsável pela administração da carteira de títulos do referido Fundo.
  • 5. LEGISLAÇÃO BÁSICA: Consoante disposto no parágrafo 2o. do art.192 da Constituição Federal, também é finalidade do Banco do Nordeste ser depositário de recursos financeiros destinados a programas e projetos para o Nordeste, de responsabilidade da União, o que, na prática, ainda não se materializou, uma vez que envolve decisão do Governo Federal, assunto ainda não concluído nas esferas competentes.
  • 6. LEGISLAÇÃO BÁSICA: De acordo com a Lei 9.690, de 15.07.1998, e Decreto 2.885, de 17.12.1998, o Banco do Nordeste incorporou à sua área de atuação o Norte do Espírito Santo e o Vale do Jequitinhonha. Em 2001, os municípios do Vale do Mucuri, em Minas Gerais, passaram a fazer parte da área de atuação do Banco, em virtude da Medida Provisória no. 2156, de 27.06.2001.
  • 7. LEGISLAÇÃO BÁSICA: Referido arcabouço legal caracteriza o Banco do Nordeste como importante instrumento do Governo Federal no tocante ao financiamento e promoção do desenvolvimento econômico, científico e tecnológico e à melhoria da competitividade na região Nordeste.
  • 8. LEGISLAÇÃO BÁSICA: No pleno cumprimento de sua missão para “impulsionar, como instituição financeira, o desenvolvimento sustentável do Nordeste do Brasil, através do suprimento de recursos financeiros e de suporte à capacitação técnica a empreendimentos da Região”, o Banco atua como: · · gestor de produtos de intermediação financeira e de serviços bancários adequados às demandas de desenvolvimento econômico e social do Nordeste, mediante atuação nos mercados de crédito, de capitais, de câmbio e de moeda;
  • 9. LEGISLAÇÃO BÁSICA: · · gestor de fundos específicos de financiamento do desenvolvimento da Região; · · executor, no Nordeste, de programas de financiamento de caráter regional de responsabilidade da União; · · indutor da capacitação tecnológica e gerencial dos agentes econômicos da Região; · · produtor e fomentador de estudos e pesquisas acerca da problemática do desenvolvimento da Região Nordeste;
  • 10. LEGISLAÇÃO BÁSICA: · · consolidador de informações sócio-econômicas regionais; e · · mobilizador das comunidades em torno das questões empresariais para o seu desenvolvimento local sustentável e a sua inserção no contexto regional, nacional e global.
  • 11. LEGISLAÇÃO BÁSICA: · · consolidador de informações sócio-econômicas regionais; e · · mobilizador das comunidades em torno das questões empresariais para o seu desenvolvimento local sustentável e a sua inserção no contexto regional, nacional e global.
  • 12. LEGISLAÇÃO BÁSICA: Como agente do Governo Federal para a execução de sua política de desenvolvimento do Nordeste, o Banco tem múltiplas e amplas atribuições. O Banco conta com vários instrumentos de suporte ao desenvolvimento para o financiamento das atividades produtivas e dos serviços, destacando-se a operacionalização de diversos programas com recursos das seguintes fontes:
  • 13. LEGISLAÇÃO BÁSICA: · · Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), que conta com recursos específicos do orçamento do Governo Federal direcionados para o desenvolvimento do Nordeste, o qual é tratado em relatório de gestão específico; · · Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), formado por recursos oriundos de contribuições patronais e de trabalhadores, cuja destinação é dirigida a programas de geração de emprego e renda e capacitação dos pequenos empreendedores;
  • 14. LEGISLAÇÃO BÁSICA: · · Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) – com recursos destinados ao desenvolvimento do turismo no Nordeste; · · Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) – destinados a empreendimentos de micro, pequena, média e grande empresa, bem como à atividade rural; · · Banco Mundial – destinados a micronegócios.
  • 15. LEGISLAÇÃO BÁSICA: Dentro da ação de promoção do desenvolvimento da Região, o Banco operacionaliza diversos programas voltados exclusivamente para os pequenos e microempreendedores, orientados para proporcionar crédito aos marginalizados do sistema, visando ao bem-estar da população de baixa renda.
  • 16. LEGISLAÇÃO BÁSICA: Dentre os quais citamos: Programa de Geração de Emprego e Renda no Nordeste do Brasil – PROGER, Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF, Programa de Reordenação Fundiária - BANCO DA TERRA, Programa de Promoção do Emprego e Melhoria da Qualidade de Vida do Trabalhador (PROTRABALHO) e CREDIAMIGO
  • 17. LEGISLAÇÃO BÁSICA: Instrumentos utilizados pelo Banco para estruturar sua ação de promoção do desenvolvimento: · · Farol do Desenvolvimento; · · Agentes de Desenvolvimentos; · · Agências Itinerantes; · · Programa Parcerias Empreendedoras. · · Cliente Consulta.
  • 19. LEGISLAÇÃO BÁSICA: · Missão: Expressa a razão de ser do Banco, definindo o espaço, o público-alvo e os ramos de negócio que qualificam a sua atuação. · Visão: Expressa como o Banco deseja ser reconhecido e quais os propósitos a alcançar, visando a uma situação futura. · Diretrizes: Estabelecem o posicionamento estratégico adotado pelo Banco, no período de quatro anos, por meio de grandes orientações de como deve interagir com o ambiente externo, em especial, com o planejamento do Governo Federal.  ·
  • 20. LEGISLAÇÃO BÁSICA: · Objetivos Estratégicos: Estabelecem os grandes resultados a serem alcançados no período de quatro anos, determinando para onde o Banco deve dirigir seus esforços. Os objetivos estratégicos serão mensurados por indicadores corporativos nas perspectivas: institucional, financeira, mercado, processos e competências. · Estratégias: São decisões impactantes priorizadas pelo Banco que indicam como os objetivos estratégicos serão atingidos.  · Projetos Estratégicos: São inovações em produtos, serviços ou processos que contribuem diretamente para a viabilização do Programa Estratégico.
  • 21. LEGISLAÇÃO BÁSICA: 01.Fortalecimento da articulação institucional, visando ao desenvolvimento territorial e à integração e operacionalização das políticas governamentais. 02.Aprimoramento dos mecanismos de governança corporativa do BNB. 03.Apoio à pesquisa e difusão do conhecimento necessários ao desenvolvimento social, econômico e tecnológico da Região. 04.Foco no crescimento do patrimônio do FNE como  principal  fonte de recursos do Banco e ampliação de fundings para expansão dos negócios.
  • 22. LEGISLAÇÃO BÁSICA: 05.Esforço continuado por resultados, mediante a expansão, diversificação e melhoria da qualidade dos negócios, maior eficiência e aumento da produtividade. 06.Manutenção do atendimento prioritário à agricultura familiar, economia informal e micro  e pequenas empresas. 07.Expansão das operações comerciais e de prestação de serviços integradas à ação de fomento.
  • 23. LEGISLAÇÃO BÁSICA: 08.Aumento dos canais de atendimento e  aprimoramento do relacionamento com os clientes. 09.Inovação contínua dos processos e da tecnologia, como forma de assegurar escala e competitividade. 10.Compromisso permanente com a valorização e qualificação das Pessoas que fazem o BNB
  • 24. LEGISLAÇÃO BÁSICA: MISSÃO : ATUAR NA CAPACIDADE DE INSTITUIÇÃO FINANCEIRA PÚBLICA, COMO AGENTE CATALIZADOR DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO NORDESTE INTEGRANDO-O NA DINÂMICA DA ECONOMIA NACIONAL VISÃO: SER REFERÊNCIA COMO AGENTE INDUTOR DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA REGIÃO NORDESTE