SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 27
 
O PRODUTO E A EMPRESA
O PRODUTO E A EMPRESA O que é a cachaça? Genuinamente brasileira, a cachaça é um destilado do caldo da cana-de-açúcar que começou a ser produzido no Brasil há cerca de 500 anos e fez parte, durante muito tempo de nossa história política e econômica.  Durante o período colonial, serviu de moeda de troca na compra de escravos. Depois, com a revolução cultural da Semana de Arte Moderna de 1922, tornou-se sinônimo de brasilidade, passando a ser considerada como uma bebida nacional por excelência.
O PRODUTO E A EMPRESA Presença econômica e excelência na qualidade Anualmente o Brasil produz anualmente cerca de 1,3 bilhão de litros de cachaça. Uma marca alcançada devido à intensa produção de mais de 5 mil alambiques diferentes.  Além de todo o prestígio pelo gostinho brasileiro, o produto tem grande valor no mercado mundial, tendo algumas garrafas sendo vendidas por cerca de  U$ 600,00. A Sagatiba é uma das marcas mais reconhecidas. Em um recorde da categoria, vendeu uma garrafa  superpremium  a U$1.200,00 na casa de leilões Christie’s.
O PRODUTO E A EMPRESA Conceito da Marca Produzida na cidade que pulsa o Brasil, a Sagatiba nasceu em 2004 e, em tão pouco tempo, revolucionou o mercado de cachaça nacional e caiu nas graças dos paladares ao redor do mundo. Sua origem foi tratada com todos os cuidados e elementos necessários para garantir um sabor que expressasse a essência do Brasileiro. O nome provém do Tupi Guarani, idioma nativo deste chão e tem a construção pelas palavras  Saga  “busca lendária” e  Tiba  “qualidade de abundância, fartura”, exatamente como buscaremos no seu novo plano de comunicação. Através desta combinação e sintonia perfeita de todos os seus elementos centenários com a tecnologia e modernidade de produção, surge um novo conceito de cachaça, capaz de destilar toda a riqueza e diversidade do Brasil em uma garrafa. Assim, desconstruiu o paradigma de associação da cachaça à caipirinha, passando a ser utilizada com mais prestígio em drinks  e receitas gastronômicas.
PÚBLICO-ÁLVO
PÚBLICO-ÁLVO Faixas etárias, gostos e situações Neste plano de comunicação, aconselhamos à Sagatiba investir suas ações de comunicação em dois públicos distintos: Jovens de 18 a 25 anos e homens e mulheres entre 35 e 45 anos de idade, consumidores bebida alcoólica, pertencentes das classes AB até a A+ que residem no Rio de Janeiro. Esta atuação em duas faixas etárias se dá por alguns motivos, dentre eles o local de consumo, o impulso de venda e a inserção/fidelização da marca no mercado. Esta variação é um diferencial da marca por ela ter estimulado a quebra de paradigma da associação da cachaça apenas com a caipirinha. Assim, temos hoje a Sagatiba nos  Menus  de grandes Bistrôs e Restaurantes de todo o mundo.
PÚBLICO-ÁLVO Jovens descolados e com estilo Na faixa etária de 18 a 25 anos, queremos comunicar com jovens descolados. Pessoas que estão na faculdade ou já são recém-formadas. Eles já atuam no mercado de trabalho e ganham um salário alto para o sustento de apenas uma pessoa. De uma forma genérica, moram na casa dos pais por comodidade e para construir uma maior estabilidade financeira para aproveitar a vida.  A diversão deste público está em boates, onde costumam a consumir, em média, R$ 120,00 por noite; open houses e outras formas de encontro com amigos onde a cachaça aparece como ingrediente de drinks; e os feriados prolongados em praias e ilhas ou na serra.
PÚBLICO-ÁLVO Profissionais bem sucedidos e sofisticados Na faixa etária de 35 a 45 anos, buscaremos falar com profissionais de carreira estabilizada e com prestígio no mercado. O trabalho é quesito fundamental por proporcionar reuniões formais e informais onde o consumo distinguirá a realidade econômica e cultural do acompanhante. Muitas vezes o consumidor desta faixa não tem preferência por cachaças na confecção de seu drink, mas quando está perante a uma análise pessoal, pede a Sagatiba para demonstrar status. São pessoas que compõe uma rede social de formadores de opinião, são antenados quanto a situação política e econômica do mundo e sabem como demonstrar sua sofisticação em pequenos detalhes.
PÚBLICO-ÁLVO Os verdadeiros formadores de opinião O cliente escolhe o pedido, mas quem manda nas coqueleteiras é o barman. Presentes nas casas noturnas, bares sofisticados e restaurantes, ele é responsável pelos ingredientes da sua carta de drinks. Fato pelo qual o torna imprescindível na persuasão do nosso cliente jovem.
OBJETIVOS DA  COMUNICAÇÃO
OBJETIVOS DA COMUNICAÇÃO Desejos, vontades e um só foco. Para desenvolver um novo plano de comunicação para a Cachaça Sagatiba elegemos como objetivo de comunicação o fortalecimento da marca do mercado, aumentando a sua penetração entre a classe jovem e fixando sua preferência entre os formadores de opinião e consumidores business.  Uma tarefa que não necessita um reposicionamento da marca, mas apenas um foco em sua comunicação com seus públicos e criação de oportunidades para destaque da Sagatiba.
PLANO DE COMUNICAÇÃO
PLANO DE COMUNICAÇÃO Posicionamento – linha criativa da comunicação Como raciocínio criativo para a ser trabalhado na elaboração das peças de comunicação deste plano, aconselhamos a utilização de três fatores que são fundamentais para o sucesso da Sagatiba: sua origem tradicional brasileira, a sofisticação e status da marca  e a sua versatilidade em receitas tanto de drinks quanto gastronômicas. A brasilidade é bem vista mas não deve se tornar foco da comunicação, ela deve aparecer como um toque de classe e certificação da qualidade de um produto feito para quem tem estilo, elegância e sabe apreciar os sabores do brasil.
PLANO DE COMUNICAÇÃO Duração do Projeto O plano de ações prevê a comunicação para sete meses a serem contados a partir de dezembro de 2009, lançando-se no período de festas, aproveitando o verão e eventos como o Carnaval e terminando no outono/inverno, período propício para consumo de bebidas quentes.
PLANO DE COMUNICAÇÃO Ações Promocionais – PDVs Consideramos os PDVs de conveniência e estabelecimentos considerados de auto-serviço. Neles, atuaremos da seguinte forma: Wobbler e Empenas:  Material gráfico de custo médio voltado para ações promocionais e destaque nas gôndolas do ponto de venda. O objetivo deste material é chamar a atenção do consumidor que passa no corredor de bebidas nobres. Degustação de Drinks:  Em supermercados voltados para um público com o poder aquisitivo mais alto como o Zona Sul, propomos uma intervenção no corredor de bebidas nobres com um barmen fazendo malabarismos com a coqueteleira e oferecendo drinks elaborados com o sabor exclusivo da Sagatiba.
PLANO DE COMUNICAÇÃO ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
PLANO DE COMUNICAÇÃO ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
PLANO DE COMUNICAÇÃO Mídia – Rádio Veículos: Rádio Mix, Oi FM, MPB Fm e Paradiso FM O rádio permite atingir um público selecionado a partir do gosto musical do ouvinte e faixa etária. Para este plano, contemplamos rádios mais voltadas para nossos targets específicos. Eles são mais atingidos ao escutar o rádio do carro, no caminho para seu trabalho/faculdade e/ou balada.
PLANO DE COMUNICAÇÃO Mídia – Revista Veículos: Veja, Veja Rio, Época, Revista MTV, Revista Porcão e Revista Gula. A revista é um meio impresso mais requintado e durável, de acordocom o nosso público alvo focamos tanto em revistas de público abrangente quanto em públicos mais específicos.
PLANO DE COMUNICAÇÃO Mídia – Mobiliário Urbano, Outdoor, Busdoor Expostos principalmente na Zona Sul, Barra da Tijuca e Centro da cidade. O investimento nessas mídias foi feito para se inserir fisicamente na cidade, agregando a imagem da Sagatiba ao ambiente carioca ao lado dos cartões-postais da cidade: os pontos turísticos. "A força está nas ruas. Em metrópoles como SP e Rio, estima-se que 60% da população vivem mais na rua que em casa." Fonte:Pesquisa Mediacross, realizada pela JWT, revelou um poder de recall na propaganda ao ar livre superior ao da TV, em aproveitamento de mídia.
PLANO DE COMUNICAÇÃO Mídia - Cinema Considerando o público a ser atingido, temos nas salas de cinema uma grande concentração de potenciais consumidores. Faremos as seguintes ações em cinemas da Zona Sul, Centro e Barra da Tijuca em entradas de filmes com censura 18 anos: Ação 1: Distribuição de amostras na entrada dos cinemas. Ação 2: Realização de filme para exibição nas salas.
PLANO DE COMUNICAÇÃO Mídia - Mica Funciona como postal, material promocional em ponto-de-venda e mala direta. Também pode ser colecionável,  tendo um tempo de vida maior que outras mídias. Sua distribuição pode ser selecionada por estabelecimentos, sendo altamente selecionadas de acordo com o público que queremos atingir.
PLANO DE COMUNICAÇÃO Mídia – Internet Veículos: Portal UOL, Portal G1, Portal IG, Portal Terra, Site Special Drinks e Site ABB. A Internet hoje é a 1a fonte de informação, passando à frente de outras mídias tradicionais como televisão e rádio. Cerca de 1/6 da população tem acesso a essa mídia. O alto poder de compra – classes AB – possuem uma penetração de quase 100%. São 17h navegáveis e um detalhe primoroso: De segunda a sexta, das 9h às 18h a grande maioria das pessoas que computam os números acima estão em suas mesas de trabalho. Na internet pudemos concentrar a verba em sites especializados em drink e no site da Associação Brasileira de Bartenders.
RELACIONAMENTO COM O CLIENTE
Relacionamento ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Grupo Jorge Abrahão Juliana Makray Celina Rebello Heleno Martinez Priscila Monteza

Más contenido relacionado

La actualidad más candente

Comunicação Mercadológica
Comunicação MercadológicaComunicação Mercadológica
Comunicação Mercadológica
Claudio Toldo
 

La actualidad más candente (20)

Planejamento publicitário capítulos i, ii, iii - roberto corrêa por renata...
Planejamento publicitário    capítulos i, ii, iii - roberto corrêa por renata...Planejamento publicitário    capítulos i, ii, iii - roberto corrêa por renata...
Planejamento publicitário capítulos i, ii, iii - roberto corrêa por renata...
 
Briefing Brastemp
Briefing BrastempBriefing Brastemp
Briefing Brastemp
 
Plano de comunicação
Plano de comunicaçãoPlano de comunicação
Plano de comunicação
 
MODELO CANVAS O BOTICÁRIO
MODELO CANVAS O BOTICÁRIOMODELO CANVAS O BOTICÁRIO
MODELO CANVAS O BOTICÁRIO
 
Plano de marketing digital
Plano de marketing digitalPlano de marketing digital
Plano de marketing digital
 
Exercício de criação: Sonho de Valsa
Exercício de criação: Sonho de ValsaExercício de criação: Sonho de Valsa
Exercício de criação: Sonho de Valsa
 
Criação Publicitária - Aula 01 - Criatividade
Criação Publicitária - Aula 01 - CriatividadeCriação Publicitária - Aula 01 - Criatividade
Criação Publicitária - Aula 01 - Criatividade
 
Planner e planejamento de campanha
Planner e planejamento de campanhaPlanner e planejamento de campanha
Planner e planejamento de campanha
 
Como Elaborar um Plano de Marketing
Como Elaborar um Plano de MarketingComo Elaborar um Plano de Marketing
Como Elaborar um Plano de Marketing
 
Identitype • Slides da Plau no Dia Tipo RS • Rodrigo Saiani
Identitype • Slides da Plau no Dia Tipo RS • Rodrigo SaianiIdentitype • Slides da Plau no Dia Tipo RS • Rodrigo Saiani
Identitype • Slides da Plau no Dia Tipo RS • Rodrigo Saiani
 
Marketing Digital Conceitos e Aplicações
Marketing Digital Conceitos e AplicaçõesMarketing Digital Conceitos e Aplicações
Marketing Digital Conceitos e Aplicações
 
Apresentação de Campanha - Agência Zabumba - RP
Apresentação de Campanha - Agência Zabumba - RPApresentação de Campanha - Agência Zabumba - RP
Apresentação de Campanha - Agência Zabumba - RP
 
Lollapalooza 2018
Lollapalooza 2018Lollapalooza 2018
Lollapalooza 2018
 
Marketing - Kopenhagen
Marketing - KopenhagenMarketing - Kopenhagen
Marketing - Kopenhagen
 
Criação publicitária - Aula 02 - Brainstorm
Criação publicitária - Aula 02  - BrainstormCriação publicitária - Aula 02  - Brainstorm
Criação publicitária - Aula 02 - Brainstorm
 
01 introducao_identidade
01 introducao_identidade01 introducao_identidade
01 introducao_identidade
 
Comunicação Mercadológica
Comunicação MercadológicaComunicação Mercadológica
Comunicação Mercadológica
 
Identidade de marca, breve introdução
Identidade de marca, breve introduçãoIdentidade de marca, breve introdução
Identidade de marca, breve introdução
 
Briefing
BriefingBriefing
Briefing
 
ETAPAS PARA CRIAÇÃO DE CAMPANHA PUBLICIDADE
ETAPAS PARA CRIAÇÃO DE CAMPANHA PUBLICIDADEETAPAS PARA CRIAÇÃO DE CAMPANHA PUBLICIDADE
ETAPAS PARA CRIAÇÃO DE CAMPANHA PUBLICIDADE
 

Destacado

Plano de Comunicação Institucional
Plano de Comunicação InstitucionalPlano de Comunicação Institucional
Plano de Comunicação Institucional
carlosaugrib
 
MALAS AFRICANAS REKLUSA
MALAS AFRICANAS REKLUSAMALAS AFRICANAS REKLUSA
MALAS AFRICANAS REKLUSA
tuchav
 
Apresentação Estratégia de Comunicação da Perdigao e Sadia
Apresentação Estratégia de Comunicação da Perdigao e SadiaApresentação Estratégia de Comunicação da Perdigao e Sadia
Apresentação Estratégia de Comunicação da Perdigao e Sadia
Vitrinerp
 

Destacado (20)

Circuito Charmoso da Cachaça - Paraná
Circuito Charmoso da Cachaça - Paraná Circuito Charmoso da Cachaça - Paraná
Circuito Charmoso da Cachaça - Paraná
 
Case - Caipirinha de Verdade 51
Case - Caipirinha de Verdade 51Case - Caipirinha de Verdade 51
Case - Caipirinha de Verdade 51
 
Plano de Comunicação Integrada de Marketing Three Cool Cats
Plano de Comunicação Integrada de Marketing Three Cool CatsPlano de Comunicação Integrada de Marketing Three Cool Cats
Plano de Comunicação Integrada de Marketing Three Cool Cats
 
Plano de comunicação
Plano de comunicaçãoPlano de comunicação
Plano de comunicação
 
Plano de Comunicação Institucional
Plano de Comunicação InstitucionalPlano de Comunicação Institucional
Plano de Comunicação Institucional
 
MALAS AFRICANAS REKLUSA
MALAS AFRICANAS REKLUSAMALAS AFRICANAS REKLUSA
MALAS AFRICANAS REKLUSA
 
Lojas Mercatto Plano de Comunicação Super Case
Lojas Mercatto Plano de Comunicação Super CaseLojas Mercatto Plano de Comunicação Super Case
Lojas Mercatto Plano de Comunicação Super Case
 
Case - Promoção "Comprou, ganhou!" - Construtora Norcon
Case - Promoção "Comprou, ganhou!" - Construtora NorconCase - Promoção "Comprou, ganhou!" - Construtora Norcon
Case - Promoção "Comprou, ganhou!" - Construtora Norcon
 
Fluig - Case JMalucelli Construtora - Fluig: otimizando processos na JMalucel...
Fluig - Case JMalucelli Construtora - Fluig: otimizando processos na JMalucel...Fluig - Case JMalucelli Construtora - Fluig: otimizando processos na JMalucel...
Fluig - Case JMalucelli Construtora - Fluig: otimizando processos na JMalucel...
 
Planejamento de mídia online
Planejamento de mídia online Planejamento de mídia online
Planejamento de mídia online
 
Gestão de mudanças
Gestão de mudançasGestão de mudanças
Gestão de mudanças
 
Palestra Identidade visual
Palestra Identidade visualPalestra Identidade visual
Palestra Identidade visual
 
Processos da agência
Processos da agênciaProcessos da agência
Processos da agência
 
Magnetize! Estratégia em Comunicação
Magnetize! Estratégia em ComunicaçãoMagnetize! Estratégia em Comunicação
Magnetize! Estratégia em Comunicação
 
Briefing - Workshop
Briefing - WorkshopBriefing - Workshop
Briefing - Workshop
 
Arquitetura de Informação - Rogério Pereira
Arquitetura de Informação - Rogério Pereira Arquitetura de Informação - Rogério Pereira
Arquitetura de Informação - Rogério Pereira
 
Planejamento estratégico de comunicação digital - Dados sobre internet e mobi...
Planejamento estratégico de comunicação digital - Dados sobre internet e mobi...Planejamento estratégico de comunicação digital - Dados sobre internet e mobi...
Planejamento estratégico de comunicação digital - Dados sobre internet e mobi...
 
Marketing para Restaurantes
Marketing para RestaurantesMarketing para Restaurantes
Marketing para Restaurantes
 
Plano de comunicacao estrategica 2013 jun
Plano de comunicacao estrategica 2013 junPlano de comunicacao estrategica 2013 jun
Plano de comunicacao estrategica 2013 jun
 
Apresentação Estratégia de Comunicação da Perdigao e Sadia
Apresentação Estratégia de Comunicação da Perdigao e SadiaApresentação Estratégia de Comunicação da Perdigao e Sadia
Apresentação Estratégia de Comunicação da Perdigao e Sadia
 

Similar a Plano de Comunicação Sagatiba

Starbucks final
Starbucks   finalStarbucks   final
Starbucks final
vifonseca
 

Similar a Plano de Comunicação Sagatiba (20)

Plano de midia carioquinha
Plano de midia carioquinhaPlano de midia carioquinha
Plano de midia carioquinha
 
Estácio - Plano de midia carioquinha
Estácio - Plano de midia carioquinhaEstácio - Plano de midia carioquinha
Estácio - Plano de midia carioquinha
 
Starbucks final
Starbucks   finalStarbucks   final
Starbucks final
 
01
0101
01
 
Devassa (Parte 1) - Empresa e Produtos
Devassa (Parte 1) - Empresa e ProdutosDevassa (Parte 1) - Empresa e Produtos
Devassa (Parte 1) - Empresa e Produtos
 
Santo bier 2016
Santo bier 2016Santo bier 2016
Santo bier 2016
 
Planejamento de marketing - Icegurt
Planejamento de marketing - IcegurtPlanejamento de marketing - Icegurt
Planejamento de marketing - Icegurt
 
Trabalho e-branding - Cachaça Nega Fulô
Trabalho e-branding - Cachaça Nega FulôTrabalho e-branding - Cachaça Nega Fulô
Trabalho e-branding - Cachaça Nega Fulô
 
BACARDI | Brand Advocacy
BACARDI | Brand Advocacy BACARDI | Brand Advocacy
BACARDI | Brand Advocacy
 
testando
testandotestando
testando
 
Parceria Pobre Juan
Parceria Pobre JuanParceria Pobre Juan
Parceria Pobre Juan
 
La pastina
La pastinaLa pastina
La pastina
 
Planejamento de Comunicação Lojas Vinhedos
Planejamento de Comunicação Lojas VinhedosPlanejamento de Comunicação Lojas Vinhedos
Planejamento de Comunicação Lojas Vinhedos
 
Apresentação Captação Kria 2018
Apresentação Captação Kria 2018Apresentação Captação Kria 2018
Apresentação Captação Kria 2018
 
Apresentação Projeto Integrado de Negócios de uma Delivery de Bebidas - MBA FGV
Apresentação Projeto Integrado de Negócios de uma Delivery de Bebidas - MBA FGVApresentação Projeto Integrado de Negócios de uma Delivery de Bebidas - MBA FGV
Apresentação Projeto Integrado de Negócios de uma Delivery de Bebidas - MBA FGV
 
Franquia Scada Café
Franquia Scada CaféFranquia Scada Café
Franquia Scada Café
 
Planejamento Lançamento da Cachaça Caraçuipe em SP
Planejamento Lançamento da Cachaça Caraçuipe em SPPlanejamento Lançamento da Cachaça Caraçuipe em SP
Planejamento Lançamento da Cachaça Caraçuipe em SP
 
Tubainas
TubainasTubainas
Tubainas
 
Layoutdevassa
LayoutdevassaLayoutdevassa
Layoutdevassa
 
Devassa
DevassaDevassa
Devassa
 

Último

Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptx
Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptxResponde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptx
Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptx
AntonioVieira539017
 
8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeito
8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeito8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeito
8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeito
tatianehilda
 

Último (20)

O que é arte. Definição de arte. História da arte.
O que é arte. Definição de arte. História da arte.O que é arte. Definição de arte. História da arte.
O que é arte. Definição de arte. História da arte.
 
M0 Atendimento – Definição, Importância .pptx
M0 Atendimento – Definição, Importância .pptxM0 Atendimento – Definição, Importância .pptx
M0 Atendimento – Definição, Importância .pptx
 
Seminário Biologia e desenvolvimento da matrinxa.pptx
Seminário Biologia e desenvolvimento da matrinxa.pptxSeminário Biologia e desenvolvimento da matrinxa.pptx
Seminário Biologia e desenvolvimento da matrinxa.pptx
 
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdf
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdfRecomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdf
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdf
 
Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptx
Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptxResponde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptx
Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptx
 
LENDA DA MANDIOCA - leitura e interpretação
LENDA DA MANDIOCA - leitura e interpretaçãoLENDA DA MANDIOCA - leitura e interpretação
LENDA DA MANDIOCA - leitura e interpretação
 
EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVAEDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
 
P P P 2024 - *CIEJA Santana / Tucuruvi*
P P P 2024  - *CIEJA Santana / Tucuruvi*P P P 2024  - *CIEJA Santana / Tucuruvi*
P P P 2024 - *CIEJA Santana / Tucuruvi*
 
6ano variação linguística ensino fundamental.pptx
6ano variação linguística ensino fundamental.pptx6ano variação linguística ensino fundamental.pptx
6ano variação linguística ensino fundamental.pptx
 
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEMPRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
 
About Vila Galé- Cadeia Empresarial de Hotéis
About Vila Galé- Cadeia Empresarial de HotéisAbout Vila Galé- Cadeia Empresarial de Hotéis
About Vila Galé- Cadeia Empresarial de Hotéis
 
PROJETO DE EXTENÇÃO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.pdf
PROJETO DE EXTENÇÃO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.pdfPROJETO DE EXTENÇÃO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.pdf
PROJETO DE EXTENÇÃO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.pdf
 
Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdf
Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdfProjeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdf
Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdf
 
E a chuva ... (Livro pedagógico para ser usado na educação infantil e trabal...
E a chuva ...  (Livro pedagógico para ser usado na educação infantil e trabal...E a chuva ...  (Livro pedagógico para ser usado na educação infantil e trabal...
E a chuva ... (Livro pedagógico para ser usado na educação infantil e trabal...
 
PROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdfPROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdf
 
8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeito
8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeito8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeito
8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeito
 
Pesquisa Ação René Barbier Livro acadêmico
Pesquisa Ação René Barbier Livro  acadêmicoPesquisa Ação René Barbier Livro  acadêmico
Pesquisa Ação René Barbier Livro acadêmico
 
Estudar, para quê? Ciência, para quê? Parte 1 e Parte 2
Estudar, para quê?  Ciência, para quê? Parte 1 e Parte 2Estudar, para quê?  Ciência, para quê? Parte 1 e Parte 2
Estudar, para quê? Ciência, para quê? Parte 1 e Parte 2
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdfPROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.pdf
 
Plano de aula Nova Escola períodos simples e composto parte 1.pptx
Plano de aula Nova Escola períodos simples e composto parte 1.pptxPlano de aula Nova Escola períodos simples e composto parte 1.pptx
Plano de aula Nova Escola períodos simples e composto parte 1.pptx
 

Plano de Comunicação Sagatiba

  • 1.  
  • 2. O PRODUTO E A EMPRESA
  • 3. O PRODUTO E A EMPRESA O que é a cachaça? Genuinamente brasileira, a cachaça é um destilado do caldo da cana-de-açúcar que começou a ser produzido no Brasil há cerca de 500 anos e fez parte, durante muito tempo de nossa história política e econômica. Durante o período colonial, serviu de moeda de troca na compra de escravos. Depois, com a revolução cultural da Semana de Arte Moderna de 1922, tornou-se sinônimo de brasilidade, passando a ser considerada como uma bebida nacional por excelência.
  • 4. O PRODUTO E A EMPRESA Presença econômica e excelência na qualidade Anualmente o Brasil produz anualmente cerca de 1,3 bilhão de litros de cachaça. Uma marca alcançada devido à intensa produção de mais de 5 mil alambiques diferentes. Além de todo o prestígio pelo gostinho brasileiro, o produto tem grande valor no mercado mundial, tendo algumas garrafas sendo vendidas por cerca de U$ 600,00. A Sagatiba é uma das marcas mais reconhecidas. Em um recorde da categoria, vendeu uma garrafa superpremium a U$1.200,00 na casa de leilões Christie’s.
  • 5. O PRODUTO E A EMPRESA Conceito da Marca Produzida na cidade que pulsa o Brasil, a Sagatiba nasceu em 2004 e, em tão pouco tempo, revolucionou o mercado de cachaça nacional e caiu nas graças dos paladares ao redor do mundo. Sua origem foi tratada com todos os cuidados e elementos necessários para garantir um sabor que expressasse a essência do Brasileiro. O nome provém do Tupi Guarani, idioma nativo deste chão e tem a construção pelas palavras Saga “busca lendária” e Tiba “qualidade de abundância, fartura”, exatamente como buscaremos no seu novo plano de comunicação. Através desta combinação e sintonia perfeita de todos os seus elementos centenários com a tecnologia e modernidade de produção, surge um novo conceito de cachaça, capaz de destilar toda a riqueza e diversidade do Brasil em uma garrafa. Assim, desconstruiu o paradigma de associação da cachaça à caipirinha, passando a ser utilizada com mais prestígio em drinks e receitas gastronômicas.
  • 7. PÚBLICO-ÁLVO Faixas etárias, gostos e situações Neste plano de comunicação, aconselhamos à Sagatiba investir suas ações de comunicação em dois públicos distintos: Jovens de 18 a 25 anos e homens e mulheres entre 35 e 45 anos de idade, consumidores bebida alcoólica, pertencentes das classes AB até a A+ que residem no Rio de Janeiro. Esta atuação em duas faixas etárias se dá por alguns motivos, dentre eles o local de consumo, o impulso de venda e a inserção/fidelização da marca no mercado. Esta variação é um diferencial da marca por ela ter estimulado a quebra de paradigma da associação da cachaça apenas com a caipirinha. Assim, temos hoje a Sagatiba nos Menus de grandes Bistrôs e Restaurantes de todo o mundo.
  • 8. PÚBLICO-ÁLVO Jovens descolados e com estilo Na faixa etária de 18 a 25 anos, queremos comunicar com jovens descolados. Pessoas que estão na faculdade ou já são recém-formadas. Eles já atuam no mercado de trabalho e ganham um salário alto para o sustento de apenas uma pessoa. De uma forma genérica, moram na casa dos pais por comodidade e para construir uma maior estabilidade financeira para aproveitar a vida. A diversão deste público está em boates, onde costumam a consumir, em média, R$ 120,00 por noite; open houses e outras formas de encontro com amigos onde a cachaça aparece como ingrediente de drinks; e os feriados prolongados em praias e ilhas ou na serra.
  • 9. PÚBLICO-ÁLVO Profissionais bem sucedidos e sofisticados Na faixa etária de 35 a 45 anos, buscaremos falar com profissionais de carreira estabilizada e com prestígio no mercado. O trabalho é quesito fundamental por proporcionar reuniões formais e informais onde o consumo distinguirá a realidade econômica e cultural do acompanhante. Muitas vezes o consumidor desta faixa não tem preferência por cachaças na confecção de seu drink, mas quando está perante a uma análise pessoal, pede a Sagatiba para demonstrar status. São pessoas que compõe uma rede social de formadores de opinião, são antenados quanto a situação política e econômica do mundo e sabem como demonstrar sua sofisticação em pequenos detalhes.
  • 10. PÚBLICO-ÁLVO Os verdadeiros formadores de opinião O cliente escolhe o pedido, mas quem manda nas coqueleteiras é o barman. Presentes nas casas noturnas, bares sofisticados e restaurantes, ele é responsável pelos ingredientes da sua carta de drinks. Fato pelo qual o torna imprescindível na persuasão do nosso cliente jovem.
  • 11. OBJETIVOS DA COMUNICAÇÃO
  • 12. OBJETIVOS DA COMUNICAÇÃO Desejos, vontades e um só foco. Para desenvolver um novo plano de comunicação para a Cachaça Sagatiba elegemos como objetivo de comunicação o fortalecimento da marca do mercado, aumentando a sua penetração entre a classe jovem e fixando sua preferência entre os formadores de opinião e consumidores business. Uma tarefa que não necessita um reposicionamento da marca, mas apenas um foco em sua comunicação com seus públicos e criação de oportunidades para destaque da Sagatiba.
  • 14. PLANO DE COMUNICAÇÃO Posicionamento – linha criativa da comunicação Como raciocínio criativo para a ser trabalhado na elaboração das peças de comunicação deste plano, aconselhamos a utilização de três fatores que são fundamentais para o sucesso da Sagatiba: sua origem tradicional brasileira, a sofisticação e status da marca e a sua versatilidade em receitas tanto de drinks quanto gastronômicas. A brasilidade é bem vista mas não deve se tornar foco da comunicação, ela deve aparecer como um toque de classe e certificação da qualidade de um produto feito para quem tem estilo, elegância e sabe apreciar os sabores do brasil.
  • 15. PLANO DE COMUNICAÇÃO Duração do Projeto O plano de ações prevê a comunicação para sete meses a serem contados a partir de dezembro de 2009, lançando-se no período de festas, aproveitando o verão e eventos como o Carnaval e terminando no outono/inverno, período propício para consumo de bebidas quentes.
  • 16. PLANO DE COMUNICAÇÃO Ações Promocionais – PDVs Consideramos os PDVs de conveniência e estabelecimentos considerados de auto-serviço. Neles, atuaremos da seguinte forma: Wobbler e Empenas: Material gráfico de custo médio voltado para ações promocionais e destaque nas gôndolas do ponto de venda. O objetivo deste material é chamar a atenção do consumidor que passa no corredor de bebidas nobres. Degustação de Drinks: Em supermercados voltados para um público com o poder aquisitivo mais alto como o Zona Sul, propomos uma intervenção no corredor de bebidas nobres com um barmen fazendo malabarismos com a coqueteleira e oferecendo drinks elaborados com o sabor exclusivo da Sagatiba.
  • 17.
  • 18.
  • 19. PLANO DE COMUNICAÇÃO Mídia – Rádio Veículos: Rádio Mix, Oi FM, MPB Fm e Paradiso FM O rádio permite atingir um público selecionado a partir do gosto musical do ouvinte e faixa etária. Para este plano, contemplamos rádios mais voltadas para nossos targets específicos. Eles são mais atingidos ao escutar o rádio do carro, no caminho para seu trabalho/faculdade e/ou balada.
  • 20. PLANO DE COMUNICAÇÃO Mídia – Revista Veículos: Veja, Veja Rio, Época, Revista MTV, Revista Porcão e Revista Gula. A revista é um meio impresso mais requintado e durável, de acordocom o nosso público alvo focamos tanto em revistas de público abrangente quanto em públicos mais específicos.
  • 21. PLANO DE COMUNICAÇÃO Mídia – Mobiliário Urbano, Outdoor, Busdoor Expostos principalmente na Zona Sul, Barra da Tijuca e Centro da cidade. O investimento nessas mídias foi feito para se inserir fisicamente na cidade, agregando a imagem da Sagatiba ao ambiente carioca ao lado dos cartões-postais da cidade: os pontos turísticos. "A força está nas ruas. Em metrópoles como SP e Rio, estima-se que 60% da população vivem mais na rua que em casa." Fonte:Pesquisa Mediacross, realizada pela JWT, revelou um poder de recall na propaganda ao ar livre superior ao da TV, em aproveitamento de mídia.
  • 22. PLANO DE COMUNICAÇÃO Mídia - Cinema Considerando o público a ser atingido, temos nas salas de cinema uma grande concentração de potenciais consumidores. Faremos as seguintes ações em cinemas da Zona Sul, Centro e Barra da Tijuca em entradas de filmes com censura 18 anos: Ação 1: Distribuição de amostras na entrada dos cinemas. Ação 2: Realização de filme para exibição nas salas.
  • 23. PLANO DE COMUNICAÇÃO Mídia - Mica Funciona como postal, material promocional em ponto-de-venda e mala direta. Também pode ser colecionável, tendo um tempo de vida maior que outras mídias. Sua distribuição pode ser selecionada por estabelecimentos, sendo altamente selecionadas de acordo com o público que queremos atingir.
  • 24. PLANO DE COMUNICAÇÃO Mídia – Internet Veículos: Portal UOL, Portal G1, Portal IG, Portal Terra, Site Special Drinks e Site ABB. A Internet hoje é a 1a fonte de informação, passando à frente de outras mídias tradicionais como televisão e rádio. Cerca de 1/6 da população tem acesso a essa mídia. O alto poder de compra – classes AB – possuem uma penetração de quase 100%. São 17h navegáveis e um detalhe primoroso: De segunda a sexta, das 9h às 18h a grande maioria das pessoas que computam os números acima estão em suas mesas de trabalho. Na internet pudemos concentrar a verba em sites especializados em drink e no site da Associação Brasileira de Bartenders.
  • 26.
  • 27. Grupo Jorge Abrahão Juliana Makray Celina Rebello Heleno Martinez Priscila Monteza