SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 29
Descargar para leer sin conexión
Colégio Estadual São José Tipos de Poesias Equipe:   José Marcelo,Natanael,Glailson,Leonardo, Nº: 22,37,20,24 Professora: Mirla Serie: 1ºD Tipos de Poesias Equipe:   José Marcelo,Natanael,Glailson,Leonardo, Nº: 22,37,20,24 Professora: Mirla Serie: 1ºD Tipos de Poesias Equipe:   José Marcelo,Natanael,Glailson,Leonardo, Nº: 22,37,20,24 Professora: Mirla Serie: 1ºD
TIPO DE POESIAS HAICAI SONETO BALADA RONDÓ VILANCETE CORDEL
Isso é só o começo
O QUE É HAICAI Haicai é um poema de origem japonesa, que chegou ao Brasil no início do século 20 e hoje conta com muitos praticantes e estudiosos brasileiros. No Japão, e na maioria dos países do mundo, é conhecido como Haiku.o Haicai clássico japonês obedece a quatro regras:
# Consiste em 17 sílabas japonesas, divididas em três versos de 5, 7 e 5 sílabas # Contém alguma referência à natureza (diferente da natureza humana) # Refere-se a um evento particular (ou seja, não é uma generalização) # Apresenta tal evento como "acontecendo agora", e não no passado.
HAICAI Grécia engana-se quem vê  na velha pedra branca  pretexto  para ensolarado  tour  matinal desculpa para disparo de máquina digital  à pedra alva coube ser pedra-ponte que se faz agora e todo sempre pedra-cálida que agrega azuis pedra-terra que tempera atmosferas pedra-seca que funde urina e sol e ossos
mesmo o mítico mar  que todos sabem:  é azul-esverdeado de doer é icônico é belo é referencial  mesmo o decantado mar heróico  que pediu e cumpriu potências que guarda ouro em leito museu este épico mar só pôde ser forma por autorização da pedra
o ar de cada ilha pode ser doce se a pedra quiser exalar a mulher envoluma-se de sensuais se sua pele é pedra lazuli a baleia quer retornar ao cemitério da pedra porosa o velho ri e muito ejacula pois sua potência sorve pedra a areia na pele do bebê  sãos grãos de força-pedra engana-se quem só acredita ver mera pedra instrumental: os sentidos da alma foram esculpidos à pedra
Soneto É  um  poema  de forma fixa, composto por 14  versos . Pode ser apresentado em 3 formas de distribuição dos versos: Soneto italiano  ou  petrarquiano : apresenta duas estrofes de 4 versos (quartetos) e duas de 3 (tercetos)  Soneto inglês  ou "Shakespeareano" : três quartetos e um dístico   Soneto monostrófico : Apresenta uma única estrofe de 14 versos.
SONETO O que mais dói Patativa do Assaré  O que mais dói não é sofrer saudade Do amor querido que se encontra ausente,  Nem a lembrança que o coração sente Dos belos sonhos da primeira idade. Não é também a dura realidade Do falso amigo, quando engana a gente, Nem os martírios de uma dor latente, Quando a moléstia o nosso corpo invade.  
O que mais dói e o peito nos oprime, E nos revolta mais que o próprio crime, Não é perder da posição um grau.   É ver os votos de um país inteiro, Desde o praciano ao camponês roceiro, Para eleger um presidente mau.  
 
O que é balada É UM POEMA NARRATIVO DE TEMA E CARATER MELANCÓLICO
A FESTA DA NATUREZA         Chegando o tempo do inverno, Tudo é amoroso e terno, Sentindo o Pai Eterno Sua bondade sem fim. O nosso sertão amado, Estrumicado e pelado, Fica logo transformado No mais bonito jardim.  
Neste quadro de beleza A gente vê com certeza Que a musga da natureza Tem riqueza de incantá. Do campo até na floresta As ave se manifesta Compondo a sagrada orquesta Desta festa naturá.    
Tudo é paz, tudo é carinho, Na construção de seus ninho, Canta alegre os passarinho As mais sonora canção. E o camponês prazentero Vai prantá fejão ligero, Pois é o que vinga premero Nas terras do meu sertão.
Natureza vvvvv
O que é Vilancete E ra uma forma poética comum na  Península Ibérica , na época da  Renascença . Os vilancetes podiam também ser adaptados para música: muitos compositores ibéricos dos séculos  XV  e  XVI , como  Juan del Encina  ou o português  Pedro de Escobar  compuseram vilancetes musicais. Este tipo de poema tem um  mote  - o início do poema que, na música, funciona como refrão - seguido de uma ou mais estrofes - as  voltas ,  coplas  ou  glosas  - cada uma com 7 versos. A diferença entre o vilancete e a cantiga depende do número de versos no mote: se houver 2 ou 3 é um  vilancete , se houver 4 ou mais é uma  cantiga .
Esperança Enforquei minha Esperança;  Mas Amor foi tão madraço,  Que lhe cortou o baraço.  Foi a Esperança julgada  Por setença da Ventura  Que, pois me teve à pendura,  Que fosse dependurada:  Vem Cupido com a espada,  Corta-lhe cerce o baraço.  Cupido, foste madraço.
CORDEL O termo Literatura de Cordel deve-se ao fato de que os folhetos ficavam expostos à venda pendurados num barbante (cordão, cordel). A origem do folheto de Cordel, segundo Luís da Câmara Cascudo, deve-se à iniciativa dos cantadores de viola em imprimir e vender a sua poesia e à "adaptação à poesia das histórias em prosa que vieram de Portugal e da Espanha".
Em Portugal, o folheto era conhecido por "Literatura de Cego", devido a uma lei promulgada por Dom João VI que limitava a sua venda à Irmandade do Menino Jesus dos Homens Cegos de Lisboa. O folheto em Portugal era escrito em forma de prosa. Ao chegar ao Brasil, passou a ser escrito em sextilhas de versos de sete sílabas. O primeiro brasileiro a publicar um romance de Cordel foi, provavelmente, Sílvio Pirauá (1848/1913), famoso cantador de viola paraibano.  Os poetas populares do Nordeste dividem a Literatura de Cordel em dois tipos: Romance (ficção) e Folheto de Época (narrativa de fatos).
CORDEL SOLIDÁRIO Ao Poeta Carlos Aires Eu me faço solidário Porque os versos matutos Cumprem bem o seu fadário E o Repentista na rima Faz gorjeio de canário. O dom que tem o poeta Não se encontra em armário A poucos foi reservado Um perfeito estuário Que supera a Ciência E qualquer vocabulário.
Não podemos aviltar Esse dom do Repentista Consagrado pelo mundo Através do sertanista E que vem pela escrita Nas letras dum cordelista. Carlos Aires faz cultura Sendo assim bom sertanejo Ao retratar o Sertão Com seu verso benfazejo Pra quem nunca foi migrante E pra quem virou andejo.
A Escola do Repente Tem o nome de “SERTÃO” O diploma que se tira Tem o nome de “CONDÃO” E na rima você tem A mais bela “PROFISSÃO”. O Cordel é um arauto Da CULTURA POPULAR Não precisa de requinte Pra sucesso conquistar E a mensagem do campônio
Patativa
História do Patativa Antônio Gonçalves da Silva , dito Patativa do Assaré, nasceu a 5 de março de 1909 na Serra de Santana, pequena propriedade rural, no município de Assaré, no Sul do Ceará. É o segundo filho de Pedro Gonçalves da Silva e Maria Pereira da Silva. Foi casado com D. Belinha, de cujo consórcio nasceram nove filhos. Publicou Inspiração Nordestina, em 1956,  Cantos de Patativa, em 1966. Em 1970, Figueiredo Filho publicou seus poemas comentados Patativa do Assaré. Tem inúmeros folhetos de cordel e poemas publicados em revistas e jornais.
Cresceu ouvindo histórias, os ponteios da viola e folhetos de cordel. Em pouco tempo, a fama de menino violeiro se espalhou. Com oito anos trocou uma ovelha do pai por uma viola. Dez anos depois, viajou para o Pará e enfrentou muita peleja com cantadores. Quando voltou, estava consagrado: era o Patativa do Assaré. Nessa época os poetas populares vicejavam e muitos eram chamados de 'patativas' porque viviam cantando versos. Ele era apenas um deles. Para ser melhor identificado, adotou o nome de sua cidade.Filho de pequenos proprietários rurais, Patativa, nascido Antônio Gonçalves da Silva em Assaré, a 490 quilômetros de Fortaleza, inspirou músicos da velha e da nova geração e rendeu livros, biografias, estudos em universidades estrangeiras e peças de teatro. Também pudera. Ninguém soube tão bem
Como todo bom sertanejo, Patativa começou a trabalhar duro na enxada ainda menino, mesmo tendo perdido um olho aos 4 anos. No livro 'Cante lá que eu canto cá', o poeta dizia que no sertão enfrentava a fome, a dor e a miséria, e que para 'ser poeta de vera é preciso ter sofrimento'.   Patativa só passou seis meses na escola. Isso não o impediu de ser Doutor Honoris Causa de pelo menos três universidades. Não teve estudo, mas discutia com maestria a arte de versejar. Desde os 91 anos de idade com a saúde abalada por uma queda e a memória começando a faltar, Patativa dizia que não escrevia mais porque, ao longo de sua vida, 'já disse tudo que tinha de dizer'. Patativa morreu em 08 de julho de 2002 na cidade que lhe emprestava o nome.
 

Más contenido relacionado

La actualidad más candente

Oficina interdisciplinarizando com o cordel na sala de aula
Oficina interdisciplinarizando com o cordel na sala de aulaOficina interdisciplinarizando com o cordel na sala de aula
Oficina interdisciplinarizando com o cordel na sala de aulajapquimica
 
S. Leonardo da Galafura
S. Leonardo da GalafuraS. Leonardo da Galafura
S. Leonardo da GalafuraVitor Peixoto
 
I - Juca Pirama
I - Juca Pirama I - Juca Pirama
I - Juca Pirama luanaand
 
Gênero lírico - Profª Vivian Trombini
Gênero lírico - Profª Vivian TrombiniGênero lírico - Profª Vivian Trombini
Gênero lírico - Profª Vivian TrombiniVIVIAN TROMBINI
 
Introdução texto poético
Introdução texto poéticoIntrodução texto poético
Introdução texto poéticoarmindaalmeida
 
Versificação
VersificaçãoVersificação
Versificaçãovinivs
 
Luis Vaz de Camões
Luis Vaz de CamõesLuis Vaz de Camões
Luis Vaz de CamõesBruna Telles
 
Analise de poemas
Analise de poemasAnalise de poemas
Analise de poemasPaula CAA
 
Plano de aula prosa e poesia (4° bimestre)
Plano de aula prosa e poesia (4° bimestre) Plano de aula prosa e poesia (4° bimestre)
Plano de aula prosa e poesia (4° bimestre) JH COSTA
 
Análise de meus poemas preferidos, de manuel bandeira
Análise de meus poemas preferidos, de manuel bandeiraAnálise de meus poemas preferidos, de manuel bandeira
Análise de meus poemas preferidos, de manuel bandeirama.no.el.ne.ves
 
Guia de Correcção do Teste 1 Fevereiro
Guia de Correcção do Teste 1  FevereiroGuia de Correcção do Teste 1  Fevereiro
Guia de Correcção do Teste 1 FevereiroVanda Sousa
 
Análise comparativa
Análise comparativaAnálise comparativa
Análise comparativaJosi Leão
 
Poemas de eugénio de andrade
Poemas de eugénio de andradePoemas de eugénio de andrade
Poemas de eugénio de andradeAnaGomes40
 
A Poesia Visual
A  Poesia  VisualA  Poesia  Visual
A Poesia Visualtita
 

La actualidad más candente (20)

Oficina interdisciplinarizando com o cordel na sala de aula
Oficina interdisciplinarizando com o cordel na sala de aulaOficina interdisciplinarizando com o cordel na sala de aula
Oficina interdisciplinarizando com o cordel na sala de aula
 
S. Leonardo da Galafura
S. Leonardo da GalafuraS. Leonardo da Galafura
S. Leonardo da Galafura
 
I - Juca Pirama
I - Juca Pirama I - Juca Pirama
I - Juca Pirama
 
Análise de textos poéticos
Análise de textos poéticosAnálise de textos poéticos
Análise de textos poéticos
 
O gênero lírico
O gênero líricoO gênero lírico
O gênero lírico
 
Gênero lírico - Profª Vivian Trombini
Gênero lírico - Profª Vivian TrombiniGênero lírico - Profª Vivian Trombini
Gênero lírico - Profª Vivian Trombini
 
Introdução texto poético
Introdução texto poéticoIntrodução texto poético
Introdução texto poético
 
Análise de poemas
Análise de poemasAnálise de poemas
Análise de poemas
 
Versificação
VersificaçãoVersificação
Versificação
 
Rimas.pptx
Rimas.pptxRimas.pptx
Rimas.pptx
 
I Juca Pirama - Gonçalves Dias
I   Juca Pirama - Gonçalves DiasI   Juca Pirama - Gonçalves Dias
I Juca Pirama - Gonçalves Dias
 
Luis Vaz de Camões
Luis Vaz de CamõesLuis Vaz de Camões
Luis Vaz de Camões
 
Analise de poemas
Analise de poemasAnalise de poemas
Analise de poemas
 
Plano de aula prosa e poesia (4° bimestre)
Plano de aula prosa e poesia (4° bimestre) Plano de aula prosa e poesia (4° bimestre)
Plano de aula prosa e poesia (4° bimestre)
 
Prosa e Poesia
Prosa e PoesiaProsa e Poesia
Prosa e Poesia
 
Análise de meus poemas preferidos, de manuel bandeira
Análise de meus poemas preferidos, de manuel bandeiraAnálise de meus poemas preferidos, de manuel bandeira
Análise de meus poemas preferidos, de manuel bandeira
 
Guia de Correcção do Teste 1 Fevereiro
Guia de Correcção do Teste 1  FevereiroGuia de Correcção do Teste 1  Fevereiro
Guia de Correcção do Teste 1 Fevereiro
 
Análise comparativa
Análise comparativaAnálise comparativa
Análise comparativa
 
Poemas de eugénio de andrade
Poemas de eugénio de andradePoemas de eugénio de andrade
Poemas de eugénio de andrade
 
A Poesia Visual
A  Poesia  VisualA  Poesia  Visual
A Poesia Visual
 

Destacado

Poemas e poesias
Poemas e poesiasPoemas e poesias
Poemas e poesiasGisele Lima
 
Projeto Brincando com Poesias
Projeto Brincando com PoesiasProjeto Brincando com Poesias
Projeto Brincando com PoesiasProfrochedo
 
Slide Genero Textual Poesia
Slide Genero Textual PoesiaSlide Genero Textual Poesia
Slide Genero Textual PoesiaJomari
 
Projeto jovens poetas
Projeto jovens poetasProjeto jovens poetas
Projeto jovens poetaspcopmaze
 
Patativa do Assaré
Patativa do AssaréPatativa do Assaré
Patativa do Assaréklauddia
 
Patativa Do Assaré
Patativa Do AssaréPatativa Do Assaré
Patativa Do Assaréklauddia
 
Interpretacao que sapo-e-este-3º-ano_respostas
Interpretacao que sapo-e-este-3º-ano_respostasInterpretacao que sapo-e-este-3º-ano_respostas
Interpretacao que sapo-e-este-3º-ano_respostasJairtes Lima
 
Leilão De Jardim
Leilão De JardimLeilão De Jardim
Leilão De Jardimguestbcc24f
 
Sequencia didatica. a_casa
Sequencia didatica. a_casaSequencia didatica. a_casa
Sequencia didatica. a_casaJairtes Lima
 
A casa das dez furunfunfelhas
A casa das dez furunfunfelhasA casa das dez furunfunfelhas
A casa das dez furunfunfelhasaabbn
 
Sequência didática poema
Sequência didática   poemaSequência didática   poema
Sequência didática poemaAnalú Lúcia
 
Sequencia didatica a casa das furunfunfelhas
Sequencia didatica   a casa das furunfunfelhasSequencia didatica   a casa das furunfunfelhas
Sequencia didatica a casa das furunfunfelhasRita Oliveira
 
Aula Poesia
Aula PoesiaAula Poesia
Aula PoesiaAldean
 
Projeto poesias: Educação Infantil
Projeto poesias: Educação InfantilProjeto poesias: Educação Infantil
Projeto poesias: Educação InfantilMayara Silva
 
Projeto poetas na escola
Projeto poetas na escolaProjeto poetas na escola
Projeto poetas na escolaEunice Vieira
 
Poesia e poema
Poesia e poemaPoesia e poema
Poesia e poemaionasilva
 
Sequência didática: O Leão e o Ratinho
Sequência didática: O Leão e o RatinhoSequência didática: O Leão e o Ratinho
Sequência didática: O Leão e o RatinhoShirley Lauria
 

Destacado (20)

Poemas e poesias
Poemas e poesiasPoemas e poesias
Poemas e poesias
 
Projeto Brincando com Poesias
Projeto Brincando com PoesiasProjeto Brincando com Poesias
Projeto Brincando com Poesias
 
Slide Genero Textual Poesia
Slide Genero Textual PoesiaSlide Genero Textual Poesia
Slide Genero Textual Poesia
 
Projeto jovens poetas
Projeto jovens poetasProjeto jovens poetas
Projeto jovens poetas
 
Patativa do Assaré
Patativa do AssaréPatativa do Assaré
Patativa do Assaré
 
Patativa Do Assaré
Patativa Do AssaréPatativa Do Assaré
Patativa Do Assaré
 
Interpretacao que sapo-e-este-3º-ano_respostas
Interpretacao que sapo-e-este-3º-ano_respostasInterpretacao que sapo-e-este-3º-ano_respostas
Interpretacao que sapo-e-este-3º-ano_respostas
 
Leilão De Jardim
Leilão De JardimLeilão De Jardim
Leilão De Jardim
 
Sequencia didatica. a_casa
Sequencia didatica. a_casaSequencia didatica. a_casa
Sequencia didatica. a_casa
 
A casa das dez furunfunfelhas
A casa das dez furunfunfelhasA casa das dez furunfunfelhas
A casa das dez furunfunfelhas
 
Gêneros literários
Gêneros literáriosGêneros literários
Gêneros literários
 
Sequência didática poema
Sequência didática   poemaSequência didática   poema
Sequência didática poema
 
Anúncio poético
Anúncio poéticoAnúncio poético
Anúncio poético
 
Sequencia didatica a casa das furunfunfelhas
Sequencia didatica   a casa das furunfunfelhasSequencia didatica   a casa das furunfunfelhas
Sequencia didatica a casa das furunfunfelhas
 
PROJETO POESIA
PROJETO POESIAPROJETO POESIA
PROJETO POESIA
 
Aula Poesia
Aula PoesiaAula Poesia
Aula Poesia
 
Projeto poesias: Educação Infantil
Projeto poesias: Educação InfantilProjeto poesias: Educação Infantil
Projeto poesias: Educação Infantil
 
Projeto poetas na escola
Projeto poetas na escolaProjeto poetas na escola
Projeto poetas na escola
 
Poesia e poema
Poesia e poemaPoesia e poema
Poesia e poema
 
Sequência didática: O Leão e o Ratinho
Sequência didática: O Leão e o RatinhoSequência didática: O Leão e o Ratinho
Sequência didática: O Leão e o Ratinho
 

Similar a Tipos de poesias

Homenagem Patativa
Homenagem PatativaHomenagem Patativa
Homenagem Patativaklauddia
 
Patativa do Assaré
Patativa do AssaréPatativa do Assaré
Patativa do AssaréEloy Souza
 
Poetas da contemporaneidade: Adélia Prado, Manoel de Barros e José Paulo Paes
Poetas da contemporaneidade: Adélia Prado, Manoel de Barros e José Paulo PaesPoetas da contemporaneidade: Adélia Prado, Manoel de Barros e José Paulo Paes
Poetas da contemporaneidade: Adélia Prado, Manoel de Barros e José Paulo PaesPaula Back
 
TROVADORISMO EM PORTUGAL MOVIMENTO LITERÁRIO DO SÉCULO XII
TROVADORISMO EM PORTUGAL MOVIMENTO LITERÁRIO DO SÉCULO XIITROVADORISMO EM PORTUGAL MOVIMENTO LITERÁRIO DO SÉCULO XII
TROVADORISMO EM PORTUGAL MOVIMENTO LITERÁRIO DO SÉCULO XIIpatriciasofiacunha18
 
Tropicalia caetano veloso
Tropicalia caetano velosoTropicalia caetano veloso
Tropicalia caetano velosoNome Sobrenome
 
Tropicalia caetano veloso
Tropicalia caetano velosoTropicalia caetano veloso
Tropicalia caetano velosoElvis Live
 
Canastra véia - Cosme Ferreira Marques
Canastra véia   - Cosme Ferreira MarquesCanastra véia   - Cosme Ferreira Marques
Canastra véia - Cosme Ferreira MarquesGilberto Dos Santos
 
Canastra véia - De Cosme Ferreira Marques
Canastra véia   - De Cosme Ferreira MarquesCanastra véia   - De Cosme Ferreira Marques
Canastra véia - De Cosme Ferreira MarquesGilberto Dos Santos
 
Canastra véia - Cosme F. Marques
Canastra véia   - Cosme F. MarquesCanastra véia   - Cosme F. Marques
Canastra véia - Cosme F. MarquesGilberto Dos Santos
 
Poesia trovadoresca e palaciana
Poesia trovadoresca e palacianaPoesia trovadoresca e palaciana
Poesia trovadoresca e palacianaPaulo Rodrigues
 
SEMANA DE ARTE MODERNA - UMA VISÃO
SEMANA DE ARTE MODERNA - UMA VISÃOSEMANA DE ARTE MODERNA - UMA VISÃO
SEMANA DE ARTE MODERNA - UMA VISÃOSérgio Pitaki
 
CANTIGAS_LIRICAS_E_SATIRICAS_(e__MPB).pdf
CANTIGAS_LIRICAS_E_SATIRICAS_(e__MPB).pdfCANTIGAS_LIRICAS_E_SATIRICAS_(e__MPB).pdf
CANTIGAS_LIRICAS_E_SATIRICAS_(e__MPB).pdfJoyCosta6
 

Similar a Tipos de poesias (20)

Homenagem Patativa
Homenagem PatativaHomenagem Patativa
Homenagem Patativa
 
Musicas da tafona
Musicas da tafonaMusicas da tafona
Musicas da tafona
 
literatura_trovadorismo.ppt
literatura_trovadorismo.pptliteratura_trovadorismo.ppt
literatura_trovadorismo.ppt
 
literatura_trovadorismo.ppt
literatura_trovadorismo.pptliteratura_trovadorismo.ppt
literatura_trovadorismo.ppt
 
Patativa do Assaré
Patativa do AssaréPatativa do Assaré
Patativa do Assaré
 
Poetas da contemporaneidade: Adélia Prado, Manoel de Barros e José Paulo Paes
Poetas da contemporaneidade: Adélia Prado, Manoel de Barros e José Paulo PaesPoetas da contemporaneidade: Adélia Prado, Manoel de Barros e José Paulo Paes
Poetas da contemporaneidade: Adélia Prado, Manoel de Barros e José Paulo Paes
 
Gonçalves Dias
Gonçalves DiasGonçalves Dias
Gonçalves Dias
 
TROVADORISMO EM PORTUGAL MOVIMENTO LITERÁRIO DO SÉCULO XII
TROVADORISMO EM PORTUGAL MOVIMENTO LITERÁRIO DO SÉCULO XIITROVADORISMO EM PORTUGAL MOVIMENTO LITERÁRIO DO SÉCULO XII
TROVADORISMO EM PORTUGAL MOVIMENTO LITERÁRIO DO SÉCULO XII
 
Tropicalia caetano veloso
Tropicalia caetano velosoTropicalia caetano veloso
Tropicalia caetano veloso
 
Tropicalia caetano veloso
Tropicalia caetano velosoTropicalia caetano veloso
Tropicalia caetano veloso
 
Canastra véia - Cosme Ferreira Marques
Canastra véia   - Cosme Ferreira MarquesCanastra véia   - Cosme Ferreira Marques
Canastra véia - Cosme Ferreira Marques
 
Canastra véia - De Cosme Ferreira Marques
Canastra véia   - De Cosme Ferreira MarquesCanastra véia   - De Cosme Ferreira Marques
Canastra véia - De Cosme Ferreira Marques
 
Canastra véia - Cosme F. Marques
Canastra véia   - Cosme F. MarquesCanastra véia   - Cosme F. Marques
Canastra véia - Cosme F. Marques
 
Poesia trovadoresca e palaciana
Poesia trovadoresca e palacianaPoesia trovadoresca e palaciana
Poesia trovadoresca e palaciana
 
Trovadorismo
TrovadorismoTrovadorismo
Trovadorismo
 
Trovadorismo
TrovadorismoTrovadorismo
Trovadorismo
 
Trovadorismo
TrovadorismoTrovadorismo
Trovadorismo
 
Patativa
PatativaPatativa
Patativa
 
SEMANA DE ARTE MODERNA - UMA VISÃO
SEMANA DE ARTE MODERNA - UMA VISÃOSEMANA DE ARTE MODERNA - UMA VISÃO
SEMANA DE ARTE MODERNA - UMA VISÃO
 
CANTIGAS_LIRICAS_E_SATIRICAS_(e__MPB).pdf
CANTIGAS_LIRICAS_E_SATIRICAS_(e__MPB).pdfCANTIGAS_LIRICAS_E_SATIRICAS_(e__MPB).pdf
CANTIGAS_LIRICAS_E_SATIRICAS_(e__MPB).pdf
 

Más de klauddia

Projeto Inforcesj - Resultado Final
Projeto Inforcesj - Resultado FinalProjeto Inforcesj - Resultado Final
Projeto Inforcesj - Resultado Finalklauddia
 
Ações LEC
Ações LECAções LEC
Ações LECklauddia
 
Normas do LEI
Normas do LEINormas do LEI
Normas do LEIklauddia
 
Inforcesj 1 fase
Inforcesj 1 faseInforcesj 1 fase
Inforcesj 1 faseklauddia
 
Parazinho - Granja/Ce
Parazinho - Granja/CeParazinho - Granja/Ce
Parazinho - Granja/Ceklauddia
 
Trabalho de Historia - Granja
Trabalho de Historia - GranjaTrabalho de Historia - Granja
Trabalho de Historia - Granjaklauddia
 
Origem de Granja
Origem de GranjaOrigem de Granja
Origem de Granjaklauddia
 
Atividade Interdisciplinar
Atividade InterdisciplinarAtividade Interdisciplinar
Atividade Interdisciplinarklauddia
 
Projeto Reciclagem De Papel
Projeto Reciclagem De PapelProjeto Reciclagem De Papel
Projeto Reciclagem De Papelklauddia
 
Influências Africanas na Culinária Brasileira
Influências Africanas na Culinária BrasileiraInfluências Africanas na Culinária Brasileira
Influências Africanas na Culinária Brasileiraklauddia
 
Cidade de Granja - CE
Cidade de Granja - CECidade de Granja - CE
Cidade de Granja - CEklauddia
 
Negros Que Fizeram Historia Na Antiguidade
Negros Que Fizeram Historia Na AntiguidadeNegros Que Fizeram Historia Na Antiguidade
Negros Que Fizeram Historia Na Antiguidadeklauddia
 
Movimentos Negros
Movimentos NegrosMovimentos Negros
Movimentos Negrosklauddia
 
Forum Escolar Gremio Estudantil
Forum Escolar Gremio EstudantilForum Escolar Gremio Estudantil
Forum Escolar Gremio Estudantilklauddia
 
Projeto Afro
Projeto Afro Projeto Afro
Projeto Afro klauddia
 
Anorexia, bulimia e obesidade
Anorexia, bulimia e obesidadeAnorexia, bulimia e obesidade
Anorexia, bulimia e obesidadeklauddia
 
Patativa do Assaré
Patativa do AssaréPatativa do Assaré
Patativa do Assaréklauddia
 
Literatura de cordel
Literatura de cordelLiteratura de cordel
Literatura de cordelklauddia
 
Tipos de poesias
Tipos de poesiasTipos de poesias
Tipos de poesiasklauddia
 
Projeto Emprego E Desemprego
Projeto Emprego E DesempregoProjeto Emprego E Desemprego
Projeto Emprego E Desempregoklauddia
 

Más de klauddia (20)

Projeto Inforcesj - Resultado Final
Projeto Inforcesj - Resultado FinalProjeto Inforcesj - Resultado Final
Projeto Inforcesj - Resultado Final
 
Ações LEC
Ações LECAções LEC
Ações LEC
 
Normas do LEI
Normas do LEINormas do LEI
Normas do LEI
 
Inforcesj 1 fase
Inforcesj 1 faseInforcesj 1 fase
Inforcesj 1 fase
 
Parazinho - Granja/Ce
Parazinho - Granja/CeParazinho - Granja/Ce
Parazinho - Granja/Ce
 
Trabalho de Historia - Granja
Trabalho de Historia - GranjaTrabalho de Historia - Granja
Trabalho de Historia - Granja
 
Origem de Granja
Origem de GranjaOrigem de Granja
Origem de Granja
 
Atividade Interdisciplinar
Atividade InterdisciplinarAtividade Interdisciplinar
Atividade Interdisciplinar
 
Projeto Reciclagem De Papel
Projeto Reciclagem De PapelProjeto Reciclagem De Papel
Projeto Reciclagem De Papel
 
Influências Africanas na Culinária Brasileira
Influências Africanas na Culinária BrasileiraInfluências Africanas na Culinária Brasileira
Influências Africanas na Culinária Brasileira
 
Cidade de Granja - CE
Cidade de Granja - CECidade de Granja - CE
Cidade de Granja - CE
 
Negros Que Fizeram Historia Na Antiguidade
Negros Que Fizeram Historia Na AntiguidadeNegros Que Fizeram Historia Na Antiguidade
Negros Que Fizeram Historia Na Antiguidade
 
Movimentos Negros
Movimentos NegrosMovimentos Negros
Movimentos Negros
 
Forum Escolar Gremio Estudantil
Forum Escolar Gremio EstudantilForum Escolar Gremio Estudantil
Forum Escolar Gremio Estudantil
 
Projeto Afro
Projeto Afro Projeto Afro
Projeto Afro
 
Anorexia, bulimia e obesidade
Anorexia, bulimia e obesidadeAnorexia, bulimia e obesidade
Anorexia, bulimia e obesidade
 
Patativa do Assaré
Patativa do AssaréPatativa do Assaré
Patativa do Assaré
 
Literatura de cordel
Literatura de cordelLiteratura de cordel
Literatura de cordel
 
Tipos de poesias
Tipos de poesiasTipos de poesias
Tipos de poesias
 
Projeto Emprego E Desemprego
Projeto Emprego E DesempregoProjeto Emprego E Desemprego
Projeto Emprego E Desemprego
 

Último

Atividade de matemática para simulado de 2024
Atividade de matemática para simulado de 2024Atividade de matemática para simulado de 2024
Atividade de matemática para simulado de 2024gilmaraoliveira0612
 
Termo de audiência de Mauro Cid na ìntegra
Termo de audiência de Mauro Cid na ìntegraTermo de audiência de Mauro Cid na ìntegra
Termo de audiência de Mauro Cid na ìntegrafernando846621
 
Apresente de forma sucinta as atividades realizadas ao longo do semestre, con...
Apresente de forma sucinta as atividades realizadas ao longo do semestre, con...Apresente de forma sucinta as atividades realizadas ao longo do semestre, con...
Apresente de forma sucinta as atividades realizadas ao longo do semestre, con...Colaborar Educacional
 
arte retrato de um povo - Expressão Cultural e Identidade Nacional
arte retrato de um povo - Expressão Cultural e Identidade Nacionalarte retrato de um povo - Expressão Cultural e Identidade Nacional
arte retrato de um povo - Expressão Cultural e Identidade Nacionalidicacia
 
Poder do convencimento,........... .
Poder do convencimento,...........         .Poder do convencimento,...........         .
Poder do convencimento,........... .WAGNERJESUSDACUNHA
 
Depende De Nós! José Ernesto Ferraresso.ppsx
Depende De Nós! José Ernesto Ferraresso.ppsxDepende De Nós! José Ernesto Ferraresso.ppsx
Depende De Nós! José Ernesto Ferraresso.ppsxLuzia Gabriele
 
Como fazer um Feedback Eficaz - Comitê de Gestores
Como fazer um Feedback Eficaz - Comitê de GestoresComo fazer um Feedback Eficaz - Comitê de Gestores
Como fazer um Feedback Eficaz - Comitê de GestoresEu Prefiro o Paraíso.
 
Apresentação sobrea dengue educação.pptx
Apresentação sobrea dengue educação.pptxApresentação sobrea dengue educação.pptx
Apresentação sobrea dengue educação.pptxtaloAugusto8
 
O-P-mais-importante.pptx de Maria Jesus Sousa
O-P-mais-importante.pptx de Maria Jesus SousaO-P-mais-importante.pptx de Maria Jesus Sousa
O-P-mais-importante.pptx de Maria Jesus SousaTeresaCosta92
 
ARTE BARROCA E ROCOCO BRASILEIRO-min.pdf
ARTE BARROCA E ROCOCO BRASILEIRO-min.pdfARTE BARROCA E ROCOCO BRASILEIRO-min.pdf
ARTE BARROCA E ROCOCO BRASILEIRO-min.pdfItaloAtsoc
 
Slides Lição 1, CPAD, O Início da Caminhada, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 1, CPAD, O Início da Caminhada, 2Tr24, Pr Henrique.pptxSlides Lição 1, CPAD, O Início da Caminhada, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 1, CPAD, O Início da Caminhada, 2Tr24, Pr Henrique.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Ressonancia_magnetica_basica_slide_da_net.pptx
Ressonancia_magnetica_basica_slide_da_net.pptxRessonancia_magnetica_basica_slide_da_net.pptx
Ressonancia_magnetica_basica_slide_da_net.pptxPatriciaFarias81
 
Peixeiras da Coruña. O Muro da Coruña. IES Monelos
Peixeiras da Coruña. O Muro da Coruña. IES MonelosPeixeiras da Coruña. O Muro da Coruña. IES Monelos
Peixeiras da Coruña. O Muro da Coruña. IES MonelosAgrela Elvixeo
 
Trabalho DAC História 25 de Abril de 1974
Trabalho DAC História 25 de Abril de 1974Trabalho DAC História 25 de Abril de 1974
Trabalho DAC História 25 de Abril de 1974AnaRitaFreitas7
 
QUIZ - GEOGRAFIA - 8º ANO - FASES DO CAPITALISMO.pptx
QUIZ - GEOGRAFIA - 8º ANO - FASES DO CAPITALISMO.pptxQUIZ - GEOGRAFIA - 8º ANO - FASES DO CAPITALISMO.pptx
QUIZ - GEOGRAFIA - 8º ANO - FASES DO CAPITALISMO.pptxAntonioVieira539017
 
aula 1.pptx Ementa e Plano de ensino Filosofia
aula 1.pptx Ementa e  Plano de ensino Filosofiaaula 1.pptx Ementa e  Plano de ensino Filosofia
aula 1.pptx Ementa e Plano de ensino FilosofiaLucliaResende1
 
EBOOK LINGUAGEM GRATUITO EUDCAÇÃO INFANTIL.pdf
EBOOK LINGUAGEM GRATUITO EUDCAÇÃO INFANTIL.pdfEBOOK LINGUAGEM GRATUITO EUDCAÇÃO INFANTIL.pdf
EBOOK LINGUAGEM GRATUITO EUDCAÇÃO INFANTIL.pdfIBEE5
 
SEMIOSES DO OLHAR - SLIDE PARA ESTUDO 123
SEMIOSES DO OLHAR - SLIDE PARA ESTUDO 123SEMIOSES DO OLHAR - SLIDE PARA ESTUDO 123
SEMIOSES DO OLHAR - SLIDE PARA ESTUDO 123JaineCarolaineLima
 

Último (20)

Atividade de matemática para simulado de 2024
Atividade de matemática para simulado de 2024Atividade de matemática para simulado de 2024
Atividade de matemática para simulado de 2024
 
Termo de audiência de Mauro Cid na ìntegra
Termo de audiência de Mauro Cid na ìntegraTermo de audiência de Mauro Cid na ìntegra
Termo de audiência de Mauro Cid na ìntegra
 
Apresente de forma sucinta as atividades realizadas ao longo do semestre, con...
Apresente de forma sucinta as atividades realizadas ao longo do semestre, con...Apresente de forma sucinta as atividades realizadas ao longo do semestre, con...
Apresente de forma sucinta as atividades realizadas ao longo do semestre, con...
 
(42-ESTUDO - LUCAS) DISCIPULO DE JESUS
(42-ESTUDO - LUCAS)  DISCIPULO  DE JESUS(42-ESTUDO - LUCAS)  DISCIPULO  DE JESUS
(42-ESTUDO - LUCAS) DISCIPULO DE JESUS
 
arte retrato de um povo - Expressão Cultural e Identidade Nacional
arte retrato de um povo - Expressão Cultural e Identidade Nacionalarte retrato de um povo - Expressão Cultural e Identidade Nacional
arte retrato de um povo - Expressão Cultural e Identidade Nacional
 
Poder do convencimento,........... .
Poder do convencimento,...........         .Poder do convencimento,...........         .
Poder do convencimento,........... .
 
Depende De Nós! José Ernesto Ferraresso.ppsx
Depende De Nós! José Ernesto Ferraresso.ppsxDepende De Nós! José Ernesto Ferraresso.ppsx
Depende De Nós! José Ernesto Ferraresso.ppsx
 
Como fazer um Feedback Eficaz - Comitê de Gestores
Como fazer um Feedback Eficaz - Comitê de GestoresComo fazer um Feedback Eficaz - Comitê de Gestores
Como fazer um Feedback Eficaz - Comitê de Gestores
 
Apresentação sobrea dengue educação.pptx
Apresentação sobrea dengue educação.pptxApresentação sobrea dengue educação.pptx
Apresentação sobrea dengue educação.pptx
 
O-P-mais-importante.pptx de Maria Jesus Sousa
O-P-mais-importante.pptx de Maria Jesus SousaO-P-mais-importante.pptx de Maria Jesus Sousa
O-P-mais-importante.pptx de Maria Jesus Sousa
 
ARTE BARROCA E ROCOCO BRASILEIRO-min.pdf
ARTE BARROCA E ROCOCO BRASILEIRO-min.pdfARTE BARROCA E ROCOCO BRASILEIRO-min.pdf
ARTE BARROCA E ROCOCO BRASILEIRO-min.pdf
 
Slides Lição 1, CPAD, O Início da Caminhada, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 1, CPAD, O Início da Caminhada, 2Tr24, Pr Henrique.pptxSlides Lição 1, CPAD, O Início da Caminhada, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 1, CPAD, O Início da Caminhada, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
 
Abordagens 4 (Problematização) e 5 (Síntese pessoal) do texto de Severino (20...
Abordagens 4 (Problematização) e 5 (Síntese pessoal) do texto de Severino (20...Abordagens 4 (Problematização) e 5 (Síntese pessoal) do texto de Severino (20...
Abordagens 4 (Problematização) e 5 (Síntese pessoal) do texto de Severino (20...
 
Ressonancia_magnetica_basica_slide_da_net.pptx
Ressonancia_magnetica_basica_slide_da_net.pptxRessonancia_magnetica_basica_slide_da_net.pptx
Ressonancia_magnetica_basica_slide_da_net.pptx
 
Peixeiras da Coruña. O Muro da Coruña. IES Monelos
Peixeiras da Coruña. O Muro da Coruña. IES MonelosPeixeiras da Coruña. O Muro da Coruña. IES Monelos
Peixeiras da Coruña. O Muro da Coruña. IES Monelos
 
Trabalho DAC História 25 de Abril de 1974
Trabalho DAC História 25 de Abril de 1974Trabalho DAC História 25 de Abril de 1974
Trabalho DAC História 25 de Abril de 1974
 
QUIZ - GEOGRAFIA - 8º ANO - FASES DO CAPITALISMO.pptx
QUIZ - GEOGRAFIA - 8º ANO - FASES DO CAPITALISMO.pptxQUIZ - GEOGRAFIA - 8º ANO - FASES DO CAPITALISMO.pptx
QUIZ - GEOGRAFIA - 8º ANO - FASES DO CAPITALISMO.pptx
 
aula 1.pptx Ementa e Plano de ensino Filosofia
aula 1.pptx Ementa e  Plano de ensino Filosofiaaula 1.pptx Ementa e  Plano de ensino Filosofia
aula 1.pptx Ementa e Plano de ensino Filosofia
 
EBOOK LINGUAGEM GRATUITO EUDCAÇÃO INFANTIL.pdf
EBOOK LINGUAGEM GRATUITO EUDCAÇÃO INFANTIL.pdfEBOOK LINGUAGEM GRATUITO EUDCAÇÃO INFANTIL.pdf
EBOOK LINGUAGEM GRATUITO EUDCAÇÃO INFANTIL.pdf
 
SEMIOSES DO OLHAR - SLIDE PARA ESTUDO 123
SEMIOSES DO OLHAR - SLIDE PARA ESTUDO 123SEMIOSES DO OLHAR - SLIDE PARA ESTUDO 123
SEMIOSES DO OLHAR - SLIDE PARA ESTUDO 123
 

Tipos de poesias

  • 1. Colégio Estadual São José Tipos de Poesias Equipe: José Marcelo,Natanael,Glailson,Leonardo, Nº: 22,37,20,24 Professora: Mirla Serie: 1ºD Tipos de Poesias Equipe: José Marcelo,Natanael,Glailson,Leonardo, Nº: 22,37,20,24 Professora: Mirla Serie: 1ºD Tipos de Poesias Equipe: José Marcelo,Natanael,Glailson,Leonardo, Nº: 22,37,20,24 Professora: Mirla Serie: 1ºD
  • 2. TIPO DE POESIAS HAICAI SONETO BALADA RONDÓ VILANCETE CORDEL
  • 3. Isso é só o começo
  • 4. O QUE É HAICAI Haicai é um poema de origem japonesa, que chegou ao Brasil no início do século 20 e hoje conta com muitos praticantes e estudiosos brasileiros. No Japão, e na maioria dos países do mundo, é conhecido como Haiku.o Haicai clássico japonês obedece a quatro regras:
  • 5. # Consiste em 17 sílabas japonesas, divididas em três versos de 5, 7 e 5 sílabas # Contém alguma referência à natureza (diferente da natureza humana) # Refere-se a um evento particular (ou seja, não é uma generalização) # Apresenta tal evento como "acontecendo agora", e não no passado.
  • 6. HAICAI Grécia engana-se quem vê na velha pedra branca pretexto para ensolarado tour matinal desculpa para disparo de máquina digital à pedra alva coube ser pedra-ponte que se faz agora e todo sempre pedra-cálida que agrega azuis pedra-terra que tempera atmosferas pedra-seca que funde urina e sol e ossos
  • 7. mesmo o mítico mar que todos sabem: é azul-esverdeado de doer é icônico é belo é referencial mesmo o decantado mar heróico que pediu e cumpriu potências que guarda ouro em leito museu este épico mar só pôde ser forma por autorização da pedra
  • 8. o ar de cada ilha pode ser doce se a pedra quiser exalar a mulher envoluma-se de sensuais se sua pele é pedra lazuli a baleia quer retornar ao cemitério da pedra porosa o velho ri e muito ejacula pois sua potência sorve pedra a areia na pele do bebê sãos grãos de força-pedra engana-se quem só acredita ver mera pedra instrumental: os sentidos da alma foram esculpidos à pedra
  • 9. Soneto É um poema de forma fixa, composto por 14 versos . Pode ser apresentado em 3 formas de distribuição dos versos: Soneto italiano ou petrarquiano : apresenta duas estrofes de 4 versos (quartetos) e duas de 3 (tercetos) Soneto inglês ou "Shakespeareano" : três quartetos e um dístico Soneto monostrófico : Apresenta uma única estrofe de 14 versos.
  • 10. SONETO O que mais dói Patativa do Assaré O que mais dói não é sofrer saudade Do amor querido que se encontra ausente, Nem a lembrança que o coração sente Dos belos sonhos da primeira idade. Não é também a dura realidade Do falso amigo, quando engana a gente, Nem os martírios de uma dor latente, Quando a moléstia o nosso corpo invade.  
  • 11. O que mais dói e o peito nos oprime, E nos revolta mais que o próprio crime, Não é perder da posição um grau.   É ver os votos de um país inteiro, Desde o praciano ao camponês roceiro, Para eleger um presidente mau.  
  • 12.  
  • 13. O que é balada É UM POEMA NARRATIVO DE TEMA E CARATER MELANCÓLICO
  • 14. A FESTA DA NATUREZA       Chegando o tempo do inverno, Tudo é amoroso e terno, Sentindo o Pai Eterno Sua bondade sem fim. O nosso sertão amado, Estrumicado e pelado, Fica logo transformado No mais bonito jardim.  
  • 15. Neste quadro de beleza A gente vê com certeza Que a musga da natureza Tem riqueza de incantá. Do campo até na floresta As ave se manifesta Compondo a sagrada orquesta Desta festa naturá.    
  • 16. Tudo é paz, tudo é carinho, Na construção de seus ninho, Canta alegre os passarinho As mais sonora canção. E o camponês prazentero Vai prantá fejão ligero, Pois é o que vinga premero Nas terras do meu sertão.
  • 18. O que é Vilancete E ra uma forma poética comum na Península Ibérica , na época da Renascença . Os vilancetes podiam também ser adaptados para música: muitos compositores ibéricos dos séculos XV e XVI , como Juan del Encina ou o português Pedro de Escobar compuseram vilancetes musicais. Este tipo de poema tem um mote - o início do poema que, na música, funciona como refrão - seguido de uma ou mais estrofes - as voltas , coplas ou glosas - cada uma com 7 versos. A diferença entre o vilancete e a cantiga depende do número de versos no mote: se houver 2 ou 3 é um vilancete , se houver 4 ou mais é uma cantiga .
  • 19. Esperança Enforquei minha Esperança; Mas Amor foi tão madraço, Que lhe cortou o baraço. Foi a Esperança julgada Por setença da Ventura Que, pois me teve à pendura, Que fosse dependurada: Vem Cupido com a espada, Corta-lhe cerce o baraço. Cupido, foste madraço.
  • 20. CORDEL O termo Literatura de Cordel deve-se ao fato de que os folhetos ficavam expostos à venda pendurados num barbante (cordão, cordel). A origem do folheto de Cordel, segundo Luís da Câmara Cascudo, deve-se à iniciativa dos cantadores de viola em imprimir e vender a sua poesia e à "adaptação à poesia das histórias em prosa que vieram de Portugal e da Espanha".
  • 21. Em Portugal, o folheto era conhecido por "Literatura de Cego", devido a uma lei promulgada por Dom João VI que limitava a sua venda à Irmandade do Menino Jesus dos Homens Cegos de Lisboa. O folheto em Portugal era escrito em forma de prosa. Ao chegar ao Brasil, passou a ser escrito em sextilhas de versos de sete sílabas. O primeiro brasileiro a publicar um romance de Cordel foi, provavelmente, Sílvio Pirauá (1848/1913), famoso cantador de viola paraibano. Os poetas populares do Nordeste dividem a Literatura de Cordel em dois tipos: Romance (ficção) e Folheto de Época (narrativa de fatos).
  • 22. CORDEL SOLIDÁRIO Ao Poeta Carlos Aires Eu me faço solidário Porque os versos matutos Cumprem bem o seu fadário E o Repentista na rima Faz gorjeio de canário. O dom que tem o poeta Não se encontra em armário A poucos foi reservado Um perfeito estuário Que supera a Ciência E qualquer vocabulário.
  • 23. Não podemos aviltar Esse dom do Repentista Consagrado pelo mundo Através do sertanista E que vem pela escrita Nas letras dum cordelista. Carlos Aires faz cultura Sendo assim bom sertanejo Ao retratar o Sertão Com seu verso benfazejo Pra quem nunca foi migrante E pra quem virou andejo.
  • 24. A Escola do Repente Tem o nome de “SERTÃO” O diploma que se tira Tem o nome de “CONDÃO” E na rima você tem A mais bela “PROFISSÃO”. O Cordel é um arauto Da CULTURA POPULAR Não precisa de requinte Pra sucesso conquistar E a mensagem do campônio
  • 26. História do Patativa Antônio Gonçalves da Silva , dito Patativa do Assaré, nasceu a 5 de março de 1909 na Serra de Santana, pequena propriedade rural, no município de Assaré, no Sul do Ceará. É o segundo filho de Pedro Gonçalves da Silva e Maria Pereira da Silva. Foi casado com D. Belinha, de cujo consórcio nasceram nove filhos. Publicou Inspiração Nordestina, em 1956,  Cantos de Patativa, em 1966. Em 1970, Figueiredo Filho publicou seus poemas comentados Patativa do Assaré. Tem inúmeros folhetos de cordel e poemas publicados em revistas e jornais.
  • 27. Cresceu ouvindo histórias, os ponteios da viola e folhetos de cordel. Em pouco tempo, a fama de menino violeiro se espalhou. Com oito anos trocou uma ovelha do pai por uma viola. Dez anos depois, viajou para o Pará e enfrentou muita peleja com cantadores. Quando voltou, estava consagrado: era o Patativa do Assaré. Nessa época os poetas populares vicejavam e muitos eram chamados de 'patativas' porque viviam cantando versos. Ele era apenas um deles. Para ser melhor identificado, adotou o nome de sua cidade.Filho de pequenos proprietários rurais, Patativa, nascido Antônio Gonçalves da Silva em Assaré, a 490 quilômetros de Fortaleza, inspirou músicos da velha e da nova geração e rendeu livros, biografias, estudos em universidades estrangeiras e peças de teatro. Também pudera. Ninguém soube tão bem
  • 28. Como todo bom sertanejo, Patativa começou a trabalhar duro na enxada ainda menino, mesmo tendo perdido um olho aos 4 anos. No livro 'Cante lá que eu canto cá', o poeta dizia que no sertão enfrentava a fome, a dor e a miséria, e que para 'ser poeta de vera é preciso ter sofrimento'.   Patativa só passou seis meses na escola. Isso não o impediu de ser Doutor Honoris Causa de pelo menos três universidades. Não teve estudo, mas discutia com maestria a arte de versejar. Desde os 91 anos de idade com a saúde abalada por uma queda e a memória começando a faltar, Patativa dizia que não escrevia mais porque, ao longo de sua vida, 'já disse tudo que tinha de dizer'. Patativa morreu em 08 de julho de 2002 na cidade que lhe emprestava o nome.
  • 29.