SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 12
Descargar para leer sin conexión
UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO 
Liga Acadêmica de Anatomia Aplicada do Vale do São Francisco – LANAT 
Av. José Maniçoba, s∕n – Centro – Petrolina-PE – CEP 56.304-205 
Processo Seletivo 2014 
Antes de Iniciar a prova, leia atentamente as instruções abaixo: 
• Esta prova contém 30 (trinta) questões. Verifique se este caderno de questões está completo. 
• Somente abra o caderno de questões quando for autorizado. 
• A prova terá a duração máxima de 120 (cento e vinte) minutos. 
• Preencha as informações solicitadas nos locais que forem pedidos. É vedado qualquer identificação fora do local indicado. 
• O candidato somente poderá retirar-se da sala onde se realiza a prova, decorridos 30 (trinta) minutos do início da mesma. 
• A interpretação dos enunciados faz parte da aferição de conhecimentos e da avaliação, não cabendo, portanto, esclarecimentos adicionais durante a realização da prova. 
• Será eliminado do Processo Seletivo LANAT 2014 o candidato que usar, durante a realização da prova: máquina de calcular, rádios, gravadores, fones de ouvido, telefones celulares, pagers, equipamentos eletrônicos ou fontes de consulta/comunicação de qualquer espécie. 
• A prova deverá ser respondida, obrigatoriamente, com caneta esferográfica de tinta azul ou preta. 
• Os três últimos candidatos, ao entregarem suas provas, permanecerão em sala como testemunhas do encerramento dos trabalhos. 
• O caderno de questões não terá efeito para correção de prova, apenas o cartão resposta terá essa função. Preencha o corretamente, reservando os 30 (trinta) minutos finais para o seu preenchimento. O caderno de questões será entregue ao candidato que permanecer no local de prova por pelo menos 90 (noventa) minutos. 
BOA SORTE!!!
Liga Acadêmica de Anatomia Aplicada do Vale do São Francisco 
Processo Seletivo 2014 
Nome: ________________________________________________________________ 
CPF___________________________________________________________________ 
Assinatura: _____________________________________________________________ 
Questões sobre anatomia macroscópica. 
1 – Em geral, o fechamento das suturas entre os ossos da calvária começa entre 30 e 40 anos de idade na superfície interna e cerca de 10 anos depois na superfície externa. Em geral, o fechamento das suturas começa no bregma e prossegue, em sequência nas suturas sagital, coronal e lambdóidea. Acerca de suturas e pontos craniométricos assinale a alternativa incorreta: 
a) A sutura coronal separa o osso frontal dos ossos parietais. 
b) O bregma é o ponto de referência craniométrico formado pela interseção das suturas lambdóidea e sagital. 
c) A sutura lambdóidea separa os ossos parietais e temporais do occipital. 
d) O vértice, o ponto mais alto da calvária, está perto do ponto médio da sutura sagital. 
e) O násio é o ponto de encontro das suturas frontonasal e internasal do crânio. 
2 – Numa partida de futebol pela “Champions League”, o jogador N.S.S.J de 22 anos recebeu um passe do seu meia-armador que exigiu uma arrancada sua em direção ao gol adversário. Ao se aproximar da área do gol visualizou uma oportunidade de chutar, porém quando se preparava para fazê-lo, não conseguiu e caiu no gramado. O árbitro vendo aquilo parou o jogo e permitiu a entrada do médico do time em campo. Ao chegar próximo do jogador o mesmo já referiu dor na região posterior da sua coxa e dizia sentir uma “fisgada” em sua porção proximal. Marque a alternativa incorreta. 
a) Os músculos podem se classificar em planos, peniformes, fusiformes, quadrados e circulares. 
b) O mesmo músculo pode atuar como um agonista, antagonista, sinergista ou fixador sob diferentes condições.
c) Os músculos do Jarrete são constituídos pelo semimembranáceo, bíceps femoral (cabeça curta) e semitendíneo. 
d) Os músculos da preparação para o chute tem em comum a inserção proximal, que é o túber isquiático. 
e) Quando nos preparamos para o chute executamos a extensão do quadril e a flexão do joelho. 
3 – “O choro não era à toa. Neymar sofreu uma fratura na terceira vértebra lombar, no processo transverso, após sofrer uma joelhada do colombiano Zúñiga, nas costas, pouco antes do final do segundo tempo, e está fora da Copa do Mundo. O jogo terminou com vitória do Brasil, por 2 a 1, e classificação para a semifinal, mas ficar sem o jogador para o restante do Mundial é uma grande derrota para a equipe e o torcedor brasileiro.” (Globo esporte em 04/07/2014). 
Acerca do tipo de vértebra lesionada no jogador Neymar, assinale a alternativa incorreta: 
a) O corpo de uma vértebra típica igual a da lesão possui corpo em formato cilíndrico. 
b) O forame vertebral deste tipo de vértebra tende a ser em formato triangular semelhante às vértebras cervicais. 
c) A articulação que se interpõem entre o corpo dessas vértebras pode ser classificada como cartilaginosa do tipo sínfise. 
d) Diferentemente das vértebras torácicas, não possuem fóveas para a articulação de costelas. 
e) São característicos desse tipo de vértebras a presença de processos mamilares, processos acessórios e processo espinhoso bífido. 
4 – Quando as pessoas com problemas respiratórios (p.ex., asma) ou com insuficiência cardíaca lutam para respirar, elas utilizam os músculos respiratórios acessórios para ajudar na expansão da cavidade torácica. Curvam-se sobre os joelhos ou sobre os braços de uma cadeira para fixar o cíngulo dos membros superiores, de modo que esses músculos possam agir sobre suas fixações costais e expandir o tórax. (MOORE, 2012). Dos músculos relacionados abaixo, assinale a alternativa em que pelo menos um dos componentes não possui qualquer interferência no processo respiratório: 
a) Escaleno e serrátil posterior. 
b) Peitoral maior e serrátil anterior. 
c) Intercostais internos e grande dorsal. 
d) Reto abdominal e subclávio. e) Intercostais externos e esternocleidooccipitomastoideo.
5 – A fossa pterigopalatina é um espaço em forma de “gota” invertida entre os ossos da região lateral do crânio, imediatamente posterior a maxila. Suas paredes são formadas por partes dos ossos palatino, maxila e esfenoide. A partir dessas informações e tendo as imagens como apoio, responda: 
a) A parede posterior é formada pela face anterior da maxila. 
b) A parede lateral é formada pela face medial do osso palatino. 
c) A parede posterior é formada por parte do osso etimóide. 
d) A parede posterior do teto é formado por parte do osso esfenoide. 
e) Nenhuma das alternativas anteriores. 
6 – As imagens por ressonância nuclear magnética (RNM) foram descritas pela primeira vez em 1946 e usadas para determinar a estrutura de moléculas complexas. 0 processo é dependente dos prótons livres nos núcleos de hidrogênio em moléculas de água (H20). Como a água está presente em quase todos os tecidos biológicos, o próton de hidrogênio é ideal. Os prótons dentro dos núcleos de hidrogênio de um paciente devem ser vistos como pequenos ímãs em barras, orientados aleatoriamente no espaço. 0 paciente é colocado em um forte campo magnético, que alinha os ímãs em barras. Quando um pulso de ondas de rádio atravessa o paciente, os ímãs sofrem deílexão e, quando voltam à sua posição alinhada, emitem pequenos pulsos de rádio. A força, a frequência e o tempo que leva para os prótons voltarem a seu estado pré-excitado produz um sinal. Estes sinais são analisados por um computador potente e cria-se uma imagem. Alterando a sequência de pulsos a que os prótons são sujeitos, podem ser avaliadas diferentes propriedades dos prótons. Estas propriedades são denominadas ponderação do exame. Alterando a sequência de pulsos e os parâmetros de exame, poderão ser
obtidas imagens ponderadas em T I e em T2. A diferença entre estas sequências de imagens fornece diferenças de contraste de imagens, assim acentuando e otimizando diferentes características dos tecidos. Diante disso, analisando a Figura: 
a) A figura é de uma RM frontal da parte inferior do abdome e pelve de uma mulher grávida. 
b) A figura é de uma RM sagital da parte superior do abdome e pelve de uma mulher grávida. 
c) A figura é de uma RM sagital da parte inferior do abdome e pelve de uma mulher grávida. 
d) A figura é de uma RM coronal da parte inferior e superior do abdome e pelve de uma mulher grávida. 
e) Nenhuma das alternativas anteriores. 
7 – Um problema muito comum em corredores é a tendinite da 'pata de ganso', problema que causa dor na região medial do joelho e inchaço após atividades físicas. Essa inflamação ocorre por estresse excessivo do joelho em rotação e/ou em valgo. 
Levando em consideração a estrutura citada, existem três músculos com inserção distal na pata de ganso, são eles: 
a) Semitendíneo, semimembranáceo, bíceps femoral. 
b) Semitendíneo, sartório, grácil. 
c) Semimembranáceo, sartório, grácil. 
d) Semitendíneo, semimembranáceo, grácil. 
e) Semitendíneo, semimembranáceo, sartório.
8 – O uso repetitivo do grupo de músculos (subescapular, supra-espinhoso, infra- espinhoso e redondo menor), como ocorre pelos lançadores no beisebol pode fazer com que a cabeça do úmero e esse grupo de músculos colidam com o arco coracoacromial, produzindo irritação do arco e inflamação das estruturas. Assinale a alternativa que corresponde ao nome da estrutura ao qual fazem parte os músculos supracitados: 
a) Jarrete. 
b) Plexo braquial. 
c) Manguito rotador. 
d) Tríceps sural. 
e) Quadríceps femoral. 
9 – Em relação ao estudo da anatomia no curso de medicina, assinale a alternativa incorreta: 
a) A anatomia pode ser estudada a partir de três principais métodos: sistemático (descritivo), topográfico (regional) e clínico (aplicado). 
b) A posição anatômica consiste em: cabeça e olhar voltados anteriormente, membros superiores ao lado do corpo com as palmas voltadas para frente, e membros inferiores próximos com os pés paralelos e artelhos voltados anteriormente. 
c) O sistema esquelético é dividido em esqueleto axial e apendicular, e possui como funções: sustentação, proteção, alavanca, depósito de íons e produção de células. 
d) As descrições anatômicas baseiam-se em quatro planos imaginários, entre eles podemos citar o plano sagital, que são planos verticais que dividem o corpo em partes anterior e posterior. 
e) NDA. 
10 – Considere as afirmativas: 
I. A rotação é o giro ou a revolução de uma parte do corpo ao redor do seu eixo longitudinal, como ao virar a cabeça para o lado. 
II. Os ossos curtos são cuboides e são encontrados apenas no tarso, carpo e joelho. Um exemplo de osso curto é a patela. 
III. Os acidentes ósseos surgem em qualquer lugar onde haja inserções de tendões, ligamentos e fáscias ou onde haja artérias que penetram nos ossos ou situem-se adjacentes a eles. 
IV. As articulações em gínglimo permitem movimento em vários eixos e planos. São articulações multiaxiais. 
a) Apenas IV está incorreta. 
b) I e III estão corretas. 
c) Todas estão corretas. 
d) Apenas I está incorreta. 
e) Todas estão incorretas.
11 – O fêmur é o maior e mais volumoso osso do corpo humano, ele se localiza na coxa e é muito resistente, capaz de suportar uma pressão de 1230 Kg por centímetro quadrado sem sofrer lesões graves. Um indivíduo de 1,80 metros de altura tem um fêmur de aproximadamente 50 centímetros. Assinale a alternativa que possui um acidente anatômico não encontrado no fêmur. 
a) Cabeça do fêmur, linha intertrocantérica, tubérculo adutor. 
b) Linha áspera, tuberosidade glútea, crista intertrocantérica. 
c) Trocanter maior, trocanter menor, maléolo medial. 
d) Fossa intercondilar, linha pectínea, tuberosidade glútea. 
e) Colo do fêmur, tubérculo quadrado, fóvea para o ligamento da cabeça. 
12 – Sobre o tríceps sural, marque a alternativa incorreta: 
a) Compreende o grupo superficial de músculos da panturrilha, e se caracterizam por apresentar fixação distal na face posterior do calcâneo através do tendão do calcâneo. 
b) É formado pelos músculos gastrocnêmio (cabeças medial e lateral) e sóleo. 
c) Age como flexor do joelho e dorsoflexor do tornozelo. 
d) A cabeça lateral do gastrocnêmio tem sua inserção proximal na face lateral do côndilo lateral do fêmur, já a cabeça medial tem inserção proximal na face poplítea do fêmur, superior ao côndilo medial. 
e) Na panturrilha, a localização anatômica mais comum dos estiramentos musculares é a transição músculo-tendão do gastrocnêmio medial. 
13 – Os músculos estão, em sua maioria, inseridos a ossos e quando contraem provocam um movimento de alavanca. Músculos da face, no entanto, inserem-se na pele do rosto e quando sofrem contração causam as expressões da face. Desta forma, assinale o único músculo abaixo que está presente na face: 
a) Sóleo. 
b) Prócero. 
c) Pectíneo. 
d) Obturador. 
e) Plantar. 
14 – Em um casamento, uma noiva decidiu tirar fotos nos braços do seu amado em um local inusitado. Ambos subiram numa cadeira, no entanto, o rapaz sendo mais magro e menos forte que a moça acabou derrubando-a no chão, a noiva caiu de pé. No entanto no chão encontrava-se um prego voltado com a ponta afiada para cima. Levada ao
hospital o médico disse que o prego fraturou um ossículo do pé. Das alternativas abaixo, qual com certeza não foi o ossículo fraturado: 
a) Cubóide. 
b) Tálus. 
c) Calcâneo. 
d) Navicular. 
e) Capitato. 
15 – Sobre o complexo muscular conhecido como “pata de ganso”, assinale a alternativa que corresponde corretamente com as funções exercidas por esse complexo: 
a) Flexão e rotação externa do joelho. 
b) Extensão e rotação externa do quadril. 
c) Flexão e rotação interna do joelho. 
d) Flexão e rotação externa do quadril. 
e) Extensão e rotação interna do joelho. 
16 – Sobre a clavícula, assinale a alternativa incorreta: 
a) Possui cavidade medular. 
b) A parte mais fraca é a junção de seus terços médio e lateral. 
c) Articula-se medialmente com o manúbrio do esterno. 
d) Sua metade medial é convexa anteriormente. 
e) Articula-se distalmente com o acrômio da escápula. 
17 – Qual curvatura da coluna vertebral está acentuada quando o paciente possui hipercifose? 
a) Lombar. 
b) Sacral. 
c) Torácica. 
d) Cervical. 
e) Coccígea. 
18 – Todos os músculos abaixo pertecem à região anterior do antebraço, exceto: 
a) Palmar longo. 
b) Pronador quadrado. 
c) Flexor radial do carpo. 
d) Extensor ulnar do carpo. 
e) Flexor ulnar do carpo.
19 – As articulações sinoviais são classificadas de acordo com a forma das faces articulares e/ou o tipo de movimento que permitem. Sobre os tipos de articulação sinovial, marque a incorreta: 
a) As articulações em dobradiça movem-se em um plano em torno de um eixo, o qual corre transversalmente entre os ossos envolvidos. Esse tipo de articulação permite flexão e extensão. 
b) A articulação carpometacarpal do primeiro dedo é um tipo de articulação selar, a qual é considerada biaxial. 
c) Articulações planas como a articulação acromioclavicular permitem movimentos de deslizamento. A maioria desse tipo articular permite movimento em apenas um plano. 
d) Articulações trocoideas são biaxiais e permitem movimento no plano sagital e coronal. Esse tipo articular permite circundação. 
e) Articulações esferóideas são multiaxiais. Esse tipo de articulação permite movimentos de flexão e extensão, abdução e adução, rotação e circundação. 
20 – Sobre o esqueleto da parede torácica, marque a incorreta: 
a) As costelas falsas possuem cartilagens rudimentares, as quais não se conectam com o esterno e terminam na musculatura abdominal posterior. 
b) Costelas atípicas são consideradas desiguais e temos como exemplo a primeira, a segunda, e da décima à décima segunda costela. 
c) O manúbrio do esterno é um osso quase triangular, sendo a porção mais larga e espessa das três partes do esterno. Está situado no nível das vértebras T3 e T4. 
d) O corpo do esterno é mais longo, mais estreito e está localizado no nível das vértebras T5 à T9. 
e) A menor e mais variável parte do esterno é o processo xifoide. Ele é cartilagíneo nas pessoas jovens e mais ou menos ossificado em adultos com mais de 40 anos. 
Questões sobre o estatuto da LANAT 
21 – A LANAT possui como tripé de concepção a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão. Sobre o pilar constituído pela pesquisa, marque a alternativa incorreta. 
a) É objetivo da área de pesquisa da liga, incentivar seus membros a participar de palestras, simpósios, assim como apresentarem trabalhos em congressos e encontros. 
b) Participar de projetos de pesquisa que contribuam para o desenvolvimento científico é um dos intuitos da pesquisa na liga. 
c) É competência do(s) diretor(es) de pesquisa da LANAT fornecer apoio pedagógico, sugerindo métodos diversificados de aprendizagem para que os eventos da liga possam ser mais proveitosos. 
d) Selecionar temas para discussão sobre a realização de projetos a serem encaminhados a eventos científicos, em conjunto com os docentes e colaboradores é mais uma atribuição do(s) diretor(es) de pesquisa da LANAT.
e) Também é alçada do(s) diretor(es) de pesquisa da LANAT, a produção de certificados aos palestrantes de eventos, bem como para os integrantes da comissão organizadora dos mesmos, junto a instituições vinculadas à liga. 
22 – Acerca dos direitos e deveres dos membros da LANAT, coloque “V” ou “F” nas assertivas abaixo, e marque a alternativa que contém a sequência correta: 
I. Qualquer membro efetivo da LANAT, independente de cargo que exerça pode propor discussão e votação de assuntos de interesse da liga. 
II. Em caso de desvinculação da LANAT, esta deve requerida com no mínimo cinco dias úteis. 
III. O brasão da LANAT deverá ser utilizado apenas por membros efetivos. 
IV. É obrigação de todo membro honorário, apresentar no mínimo, um caso clínico ou discussão de artigo mensalmente, sem nenhuma justificativa para não fazê-lo. 
V. Não serão computadas as faltas justificadas dos integrantes, desde que devidamente justificadas e comprovadas, por motivo de doença, morte na família, licença maternidade e paternidade e plantões referentes as atividades de graduação. 
a) V F F F V 
b) F V V F V 
c) V V F V F 
d) F F V V F 
e) V F F V V 
23 – Segundo o Estatuto, na área de extensão, quanto aos objetivos da LANAT: 
I. Disseminar os conhecimentos técnicos numa tentativa de não servir à comunidade; 
II. Desenvolver, na comunidade, programas educativos e campanhas sobre prevenção e educação nas áreas de saúde e humanas, integrando a universidade com a comunidade; 
III. Capacitar os seus membros e toda a comunidade que participe das ações da liga para a promoção da saúde, transformando os acadêmicos em agentes multiplicadores; 
IV. Possibilitar a reflexão a respeito de um olhar voltado às necessidades sociais e entender o paciente como um ser compartimentalizado, garantindo uma prática mais ampla do exercício da cidadania; 
V. Estabelecer parcerias com as Unidades Básicas de Saúde, hospitais da região, Instituto de Medicina Legal e Faculdades da região; 
VI. Organizar e participar, sendo facultativo, de cursos, palestras, jornadas, congressos, simpósios e outras atividades informativas relacionadas com as áreas de atuação da Liga. 
a) Apenas os itens III e IV são corretos. 
b) Apenas os itens I e a VI são incorretos. 
c) Apenas os itens III, IV e V são corretos. 
d) Todos os itens estão incorretos. 
e) Nenhuma das alternativas anteriores. 
24 – Conforme o Estatuto da LANAT, NÃO consta entre os deveres dos membros efetivos:
a) Obedecer e cumprir os preceitos do Estatuto da LANAT e as deliberações tomadas em Assembleia Geral. 
b) Não comparecer as Assembleias Gerais convocadas pela Diretoria. 
c) Obter, no mínimo, 75% de presença em todas as atividades desenvolvidas pela LANAT. Não serão computadas as faltas justificáveis. 
d) Cumprir as obrigações que lhe forem atribuídas pela Diretoria. 
e) Ao exercer qualquer atividade nas unidades de saúde e nas demais instituições relacionadas à atividade da LANAT, fazê-la sempre à luz do Código de Ética Brasileiro. 
25 – Em relação ao capítulo X (Das atividades) do estatuto da LANAT, considere as afirmativas: 
I. As reuniões administrativas ocorrerão, pelo menos, 01 (uma) vez ao mês, em horário definido pela maioria. 
II. As atividades de extensão e atendimento à comunidade são de caráter obrigatório a todos os membros da LANAT. 
III. Nas atividades realizadas pela LANAT, como simpósios, congressos, seminários, cursos e outros eventos, é obrigatória a participação dos membros da Liga. 
a) Todas estão corretas. 
b) Somente I está correta. 
c) Apenas II e III estão corretas. 
d) I e III estão incorretas. 
e) Todas estão incorretas. 
26 – De acordo com o Estatuto da LANAT, são consideradas faltas gravíssimas, exceto: 
a) ausência em eventos nos quais deveriam apresentar trabalhos sem justificativa. 
b) o desrespeito a pessoas em nome da Liga. 
c) o recebimento de três advertências no mesmo ano. 
d) o não comparecimento aos processos eleitorais, palestras e outros compromissos assumidos pelos integrantes junto à Diretoria. 
e) o descumprimento do Estatuto. 
27 – A Liga de Anatomia Aplicada possui uma diretoria formada por alguns cargos com funções especiais e distintas. Dos cargos abaixo qual deles NÃO faz parte da diretoria da LANAT: 
a) Diretor de Pesquisa. 
b) Diretor de Extensão. 
c) Diretor de Ensino. 
d) Diretor de Dissecação. 
e) NDA. 
28 – “A LANAT possui como tripé de concepção a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão”. Correlacione os seguintes objetivos da LANAT de acordo com sua categoria, com base no nosso estatuto, sendo: I para ensino; II para pesquisa; III para extensão.
( ) Capacitar os seus membros para a promoção da saúde, transformando os acadêmicos em agentes multiplicadores; 
( ) Antecipar e/ou complementar a vivência teórico-prática dos alunos nas disciplinas da graduação. 
( ) Apoiar e participar de projetos de pesquisa que possam contribuir para o desenvolvimento científico; 
Assinale a sequência correta: 
a) I-III-II b) III-I-II c) I-II-III d) III-II-I e) II-I-III 
29 – Tendo em vista a organização da LANAT, no que diz respeito às definições de seus membros, marque a alternativa correta: 
a) Colaboradores são costumeiramente professores da área de saúde, vinculados à Univasf que contribuem para a LANAT de forma contínua. 
b) Membros fundadores são acadêmicos que fundaram a liga, e têm direito de permanecerem na LANAT por no máximo três anos. 
c) Não há limite para o número de membros honorários, e eles podem participar de atividades e eventos da LANAT por tempo indeterminado após tornarem-se membros honorários. 
d) Tem direito ao certificado expedido pela Univasf, o participante ativo – efetivo ou honorário – que tenha uma permanência mínima de pelo menos dois anos. 
e) A LANAT comportará até o máximo de 20 membros efetivos, os quais não têm direito a voto nas assembleias. 
30 – Em relação à categoria de membros que constituem a LANAT, marque a incorreta: 
a) Os orientadores têm como função: supervisionar todas as atividades administrativas; orientar e supervisionar as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão; realizar, junto com a Diretoria, a programação anual; buscar convênios com instituições públicas e privadas; Supervisionar e elaborar o processo seletivo para a integração dos acadêmicos ao quadro de componentes da LANAT. 
b) Para tornar-se um membro honorário, o acadêmico deve permanecer por, no mínimo, quatro semestres como membro efetivo. Membros honorários possuem direito a voto nas Assembleias Gerais. 
c) Membros efetivos são os responsáveis pela organização geral da LANAT. Esses membros podem permanecer na Liga por, no máximo, dois anos. 
d) Os colaboradores têm como função: participar como colaborador de programas, segundo suas especialidades e disponibilidade, exercendo um papel restrito, porém importante, no funcionamento da entidade. 
e) Acadêmicos que participaram da fundação da Liga, tendo o direito de permanecerem na mesma por, no máximo, dois anos são denominados membros fundadores. 
“A maior prova de coragem é suportar as derrotas sem perder o ânimo” 
Boa Sorte!!!

Más contenido relacionado

La actualidad más candente

Ciclo celular e mitose
Ciclo celular e mitoseCiclo celular e mitose
Ciclo celular e mitoseemanuel
 
Sistema Digestório
Sistema DigestórioSistema Digestório
Sistema DigestórioCaioUrsine
 
Aula 1 e 2 introduçao a embriologia
Aula 1 e 2 introduçao a embriologiaAula 1 e 2 introduçao a embriologia
Aula 1 e 2 introduçao a embriologiaFelipe Beijamini
 
Ossos do Cranio e da Face - pré_aula - UNIME.ppt
Ossos do Cranio e da Face - pré_aula - UNIME.pptOssos do Cranio e da Face - pré_aula - UNIME.ppt
Ossos do Cranio e da Face - pré_aula - UNIME.pptFranciscoJuniorMurdo
 
Plano de aula completo Citologia: Tipos e formas de células
Plano de aula completo Citologia: Tipos e formas de células Plano de aula completo Citologia: Tipos e formas de células
Plano de aula completo Citologia: Tipos e formas de células João Monteiro
 
Atlas básico de anatomia
Atlas básico de anatomiaAtlas básico de anatomia
Atlas básico de anatomiaprojetacursosba
 
Músculos da Mastigação - Origem, Inserção e Funções - Masseter, Temporal, Pte...
Músculos da Mastigação - Origem, Inserção e Funções - Masseter, Temporal, Pte...Músculos da Mastigação - Origem, Inserção e Funções - Masseter, Temporal, Pte...
Músculos da Mastigação - Origem, Inserção e Funções - Masseter, Temporal, Pte...André Milioli Martins
 
FT4 Sistema Neuro-Hormonal
FT4 Sistema Neuro-HormonalFT4 Sistema Neuro-Hormonal
FT4 Sistema Neuro-HormonalGabriela Bruno
 
Aula de Dentística - Classificação das Cavidades de Black
Aula de Dentística - Classificação das Cavidades de BlackAula de Dentística - Classificação das Cavidades de Black
Aula de Dentística - Classificação das Cavidades de BlackAndré Milioli Martins
 
Instrumentais odontologicos
Instrumentais odontologicosInstrumentais odontologicos
Instrumentais odontologicosRômulo Augusto
 
Exame abdôme
Exame abdômeExame abdôme
Exame abdômedapab
 
VI.1 Sistema ósseo
VI.1 Sistema ósseoVI.1 Sistema ósseo
VI.1 Sistema ósseoRebeca Vale
 
Anatomia e fisiologia humana
Anatomia e fisiologia humanaAnatomia e fisiologia humana
Anatomia e fisiologia humanaJorge Santos
 

La actualidad más candente (20)

Ciclo celular e mitose
Ciclo celular e mitoseCiclo celular e mitose
Ciclo celular e mitose
 
Sistema Digestório
Sistema DigestórioSistema Digestório
Sistema Digestório
 
Aula 1 e 2 introduçao a embriologia
Aula 1 e 2 introduçao a embriologiaAula 1 e 2 introduçao a embriologia
Aula 1 e 2 introduçao a embriologia
 
Acidentes ósseos
Acidentes ósseosAcidentes ósseos
Acidentes ósseos
 
Trigemeo
TrigemeoTrigemeo
Trigemeo
 
Livro: Anatomia do dente
Livro: Anatomia do dente Livro: Anatomia do dente
Livro: Anatomia do dente
 
Ossos do Cranio e da Face - pré_aula - UNIME.ppt
Ossos do Cranio e da Face - pré_aula - UNIME.pptOssos do Cranio e da Face - pré_aula - UNIME.ppt
Ossos do Cranio e da Face - pré_aula - UNIME.ppt
 
Plano de aula completo Citologia: Tipos e formas de células
Plano de aula completo Citologia: Tipos e formas de células Plano de aula completo Citologia: Tipos e formas de células
Plano de aula completo Citologia: Tipos e formas de células
 
Anatomia crânio
Anatomia crânioAnatomia crânio
Anatomia crânio
 
Atlas básico de anatomia
Atlas básico de anatomiaAtlas básico de anatomia
Atlas básico de anatomia
 
Músculos da Mastigação - Origem, Inserção e Funções - Masseter, Temporal, Pte...
Músculos da Mastigação - Origem, Inserção e Funções - Masseter, Temporal, Pte...Músculos da Mastigação - Origem, Inserção e Funções - Masseter, Temporal, Pte...
Músculos da Mastigação - Origem, Inserção e Funções - Masseter, Temporal, Pte...
 
FT4 Sistema Neuro-Hormonal
FT4 Sistema Neuro-HormonalFT4 Sistema Neuro-Hormonal
FT4 Sistema Neuro-Hormonal
 
Aula de Dentística - Classificação das Cavidades de Black
Aula de Dentística - Classificação das Cavidades de BlackAula de Dentística - Classificação das Cavidades de Black
Aula de Dentística - Classificação das Cavidades de Black
 
Instrumentais odontologicos
Instrumentais odontologicosInstrumentais odontologicos
Instrumentais odontologicos
 
Exame abdôme
Exame abdômeExame abdôme
Exame abdôme
 
Levantamento epidemiológico e calibração em Odontologia
Levantamento epidemiológico e calibração em OdontologiaLevantamento epidemiológico e calibração em Odontologia
Levantamento epidemiológico e calibração em Odontologia
 
VI.1 Sistema ósseo
VI.1 Sistema ósseoVI.1 Sistema ósseo
VI.1 Sistema ósseo
 
Células troncos
Células troncosCélulas troncos
Células troncos
 
Anatomia e fisiologia humana
Anatomia e fisiologia humanaAnatomia e fisiologia humana
Anatomia e fisiologia humana
 
Anatomia Dental
Anatomia DentalAnatomia Dental
Anatomia Dental
 

Destacado

Edital LANAT - Processo seletivo 2014
Edital LANAT - Processo seletivo 2014Edital LANAT - Processo seletivo 2014
Edital LANAT - Processo seletivo 2014Lucas Rufino
 
Prova de seleção da liga acadêmica de fisiologia e farmacologia (1)
Prova de seleção da liga acadêmica de fisiologia e farmacologia (1)Prova de seleção da liga acadêmica de fisiologia e farmacologia (1)
Prova de seleção da liga acadêmica de fisiologia e farmacologia (1)laffuespi2012
 
Apostila i introdução a anatomia e aparelho locomotor
Apostila i   introdução a anatomia e aparelho locomotorApostila i   introdução a anatomia e aparelho locomotor
Apostila i introdução a anatomia e aparelho locomotorUirapuru Florêncio
 
Questões patologia geral 1º semestre
Questões patologia geral 1º semestreQuestões patologia geral 1º semestre
Questões patologia geral 1º semestreJumooca
 
Provas anteriores ( de 2008 a 2012) IFCE - Integrado
Provas anteriores ( de 2008 a 2012) IFCE - IntegradoProvas anteriores ( de 2008 a 2012) IFCE - Integrado
Provas anteriores ( de 2008 a 2012) IFCE - IntegradoEliasdelimaneto Educação
 

Destacado (7)

Edital LANAT - Processo seletivo 2014
Edital LANAT - Processo seletivo 2014Edital LANAT - Processo seletivo 2014
Edital LANAT - Processo seletivo 2014
 
Prova técnico radiologia
Prova técnico radiologiaProva técnico radiologia
Prova técnico radiologia
 
Prova da etec
Prova da etecProva da etec
Prova da etec
 
Prova de seleção da liga acadêmica de fisiologia e farmacologia (1)
Prova de seleção da liga acadêmica de fisiologia e farmacologia (1)Prova de seleção da liga acadêmica de fisiologia e farmacologia (1)
Prova de seleção da liga acadêmica de fisiologia e farmacologia (1)
 
Apostila i introdução a anatomia e aparelho locomotor
Apostila i   introdução a anatomia e aparelho locomotorApostila i   introdução a anatomia e aparelho locomotor
Apostila i introdução a anatomia e aparelho locomotor
 
Questões patologia geral 1º semestre
Questões patologia geral 1º semestreQuestões patologia geral 1º semestre
Questões patologia geral 1º semestre
 
Provas anteriores ( de 2008 a 2012) IFCE - Integrado
Provas anteriores ( de 2008 a 2012) IFCE - IntegradoProvas anteriores ( de 2008 a 2012) IFCE - Integrado
Provas anteriores ( de 2008 a 2012) IFCE - Integrado
 

Similar a Processo Seletivo LANAT UFVS

03.exerccios sistema esqueltico
03.exerccios sistema esqueltico03.exerccios sistema esqueltico
03.exerccios sistema esquelticoVanessa Mello
 
Prova 2003 Cirurgia Plástica
Prova  2003 Cirurgia Plástica Prova  2003 Cirurgia Plástica
Prova 2003 Cirurgia Plástica Brunno Rosique
 
Artrologia estudodasarticulaes-120709144004-phpapp01
Artrologia estudodasarticulaes-120709144004-phpapp01Artrologia estudodasarticulaes-120709144004-phpapp01
Artrologia estudodasarticulaes-120709144004-phpapp01Acqua Blue Fitnnes
 
LIVRO CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS DO APARELHO LOCOMOTOR - MEMBROS INFERIORES E C...
LIVRO CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS DO APARELHO LOCOMOTOR - MEMBROS INFERIORES E C...LIVRO CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS DO APARELHO LOCOMOTOR - MEMBROS INFERIORES E C...
LIVRO CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS DO APARELHO LOCOMOTOR - MEMBROS INFERIORES E C...KauannaMartins1
 
Seminario mmii camp coventry
Seminario mmii   camp coventrySeminario mmii   camp coventry
Seminario mmii camp coventryCristiane Dias
 
Inglês Instrumental para TC - Rafael Ramos.pptx
Inglês Instrumental para TC - Rafael Ramos.pptxInglês Instrumental para TC - Rafael Ramos.pptx
Inglês Instrumental para TC - Rafael Ramos.pptxCentrodeCapacitaoemS1
 
Introducao ao estudo da anatomia
Introducao ao estudo da anatomiaIntroducao ao estudo da anatomia
Introducao ao estudo da anatomiaannakarla524
 
Prova ed.física 2º ano
Prova ed.física 2º anoProva ed.física 2º ano
Prova ed.física 2º anoananiasdoamaral
 
Prova ed.física 2º ano
Prova ed.física 2º anoProva ed.física 2º ano
Prova ed.física 2º anoananiasdoamaral
 
Semiologia Clínica-Manole (2021) - cap. 10 O exame do tórax e do sistema resp...
Semiologia Clínica-Manole (2021) - cap. 10 O exame do tórax e do sistema resp...Semiologia Clínica-Manole (2021) - cap. 10 O exame do tórax e do sistema resp...
Semiologia Clínica-Manole (2021) - cap. 10 O exame do tórax e do sistema resp...DborahVictoy
 
Fotopodoscopia na análise do arco plantar longitudinal após bandagem funciona...
Fotopodoscopia na análise do arco plantar longitudinal após bandagem funciona...Fotopodoscopia na análise do arco plantar longitudinal após bandagem funciona...
Fotopodoscopia na análise do arco plantar longitudinal após bandagem funciona...marcos1611
 
ATIVIDADE PRÁTICA - ANATOMIA DAS IMAGENS.pdf
ATIVIDADE PRÁTICA - ANATOMIA DAS IMAGENS.pdfATIVIDADE PRÁTICA - ANATOMIA DAS IMAGENS.pdf
ATIVIDADE PRÁTICA - ANATOMIA DAS IMAGENS.pdfestudosfaculdade05fa
 
ANATOMIA-_Anatomia_Radiologica.pptx
ANATOMIA-_Anatomia_Radiologica.pptxANATOMIA-_Anatomia_Radiologica.pptx
ANATOMIA-_Anatomia_Radiologica.pptxEdnilson Silva
 

Similar a Processo Seletivo LANAT UFVS (20)

2021323115211333outfile.pdf
2021323115211333outfile.pdf2021323115211333outfile.pdf
2021323115211333outfile.pdf
 
03.exerccios sistema esqueltico
03.exerccios sistema esqueltico03.exerccios sistema esqueltico
03.exerccios sistema esqueltico
 
Ultrassom do manguito rotador
Ultrassom do manguito rotadorUltrassom do manguito rotador
Ultrassom do manguito rotador
 
Prova 2003 Cirurgia Plástica
Prova  2003 Cirurgia Plástica Prova  2003 Cirurgia Plástica
Prova 2003 Cirurgia Plástica
 
Artrologia estudodasarticulaes-120709144004-phpapp01
Artrologia estudodasarticulaes-120709144004-phpapp01Artrologia estudodasarticulaes-120709144004-phpapp01
Artrologia estudodasarticulaes-120709144004-phpapp01
 
ANATOMIA enf.pdf
ANATOMIA enf.pdfANATOMIA enf.pdf
ANATOMIA enf.pdf
 
LIVRO CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS DO APARELHO LOCOMOTOR - MEMBROS INFERIORES E C...
LIVRO CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS DO APARELHO LOCOMOTOR - MEMBROS INFERIORES E C...LIVRO CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS DO APARELHO LOCOMOTOR - MEMBROS INFERIORES E C...
LIVRO CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS DO APARELHO LOCOMOTOR - MEMBROS INFERIORES E C...
 
Lesao manguito e impacto
Lesao manguito e impactoLesao manguito e impacto
Lesao manguito e impacto
 
Seminario mmii camp coventry
Seminario mmii   camp coventrySeminario mmii   camp coventry
Seminario mmii camp coventry
 
Tecnica batimentos
Tecnica batimentosTecnica batimentos
Tecnica batimentos
 
Anatomia do tunel
Anatomia do tunelAnatomia do tunel
Anatomia do tunel
 
Antropometria
AntropometriaAntropometria
Antropometria
 
Inglês Instrumental para TC - Rafael Ramos.pptx
Inglês Instrumental para TC - Rafael Ramos.pptxInglês Instrumental para TC - Rafael Ramos.pptx
Inglês Instrumental para TC - Rafael Ramos.pptx
 
Introducao ao estudo da anatomia
Introducao ao estudo da anatomiaIntroducao ao estudo da anatomia
Introducao ao estudo da anatomia
 
Prova ed.física 2º ano
Prova ed.física 2º anoProva ed.física 2º ano
Prova ed.física 2º ano
 
Prova ed.física 2º ano
Prova ed.física 2º anoProva ed.física 2º ano
Prova ed.física 2º ano
 
Semiologia Clínica-Manole (2021) - cap. 10 O exame do tórax e do sistema resp...
Semiologia Clínica-Manole (2021) - cap. 10 O exame do tórax e do sistema resp...Semiologia Clínica-Manole (2021) - cap. 10 O exame do tórax e do sistema resp...
Semiologia Clínica-Manole (2021) - cap. 10 O exame do tórax e do sistema resp...
 
Fotopodoscopia na análise do arco plantar longitudinal após bandagem funciona...
Fotopodoscopia na análise do arco plantar longitudinal após bandagem funciona...Fotopodoscopia na análise do arco plantar longitudinal após bandagem funciona...
Fotopodoscopia na análise do arco plantar longitudinal após bandagem funciona...
 
ATIVIDADE PRÁTICA - ANATOMIA DAS IMAGENS.pdf
ATIVIDADE PRÁTICA - ANATOMIA DAS IMAGENS.pdfATIVIDADE PRÁTICA - ANATOMIA DAS IMAGENS.pdf
ATIVIDADE PRÁTICA - ANATOMIA DAS IMAGENS.pdf
 
ANATOMIA-_Anatomia_Radiologica.pptx
ANATOMIA-_Anatomia_Radiologica.pptxANATOMIA-_Anatomia_Radiologica.pptx
ANATOMIA-_Anatomia_Radiologica.pptx
 

Último

Assistencia de enfermagem no pos anestesico
Assistencia de enfermagem no pos anestesicoAssistencia de enfermagem no pos anestesico
Assistencia de enfermagem no pos anestesicoWilliamdaCostaMoreir
 
eMulti_Estratégia APRRESENTAÇÃO PARA DIVULGAÇÃO
eMulti_Estratégia APRRESENTAÇÃO PARA DIVULGAÇÃOeMulti_Estratégia APRRESENTAÇÃO PARA DIVULGAÇÃO
eMulti_Estratégia APRRESENTAÇÃO PARA DIVULGAÇÃOMayaraDayube
 
Medicina Legal.pdf jajahhjsjdjskdhdkdjdjdjd
Medicina Legal.pdf jajahhjsjdjskdhdkdjdjdjdMedicina Legal.pdf jajahhjsjdjskdhdkdjdjdjd
Medicina Legal.pdf jajahhjsjdjskdhdkdjdjdjdClivyFache
 
Sistema endocrino anatomia humana slide.pdf
Sistema endocrino anatomia humana slide.pdfSistema endocrino anatomia humana slide.pdf
Sistema endocrino anatomia humana slide.pdfGustavoWallaceAlvesd
 
Amamentação: motricidade oral e repercussões sistêmicas - TCC
Amamentação: motricidade oral e repercussões sistêmicas - TCCAmamentação: motricidade oral e repercussões sistêmicas - TCC
Amamentação: motricidade oral e repercussões sistêmicas - TCCProf. Marcus Renato de Carvalho
 
Enhanced recovery after surgery in neurosurgery
Enhanced recovery  after surgery in neurosurgeryEnhanced recovery  after surgery in neurosurgery
Enhanced recovery after surgery in neurosurgeryCarlos D A Bersot
 

Último (6)

Assistencia de enfermagem no pos anestesico
Assistencia de enfermagem no pos anestesicoAssistencia de enfermagem no pos anestesico
Assistencia de enfermagem no pos anestesico
 
eMulti_Estratégia APRRESENTAÇÃO PARA DIVULGAÇÃO
eMulti_Estratégia APRRESENTAÇÃO PARA DIVULGAÇÃOeMulti_Estratégia APRRESENTAÇÃO PARA DIVULGAÇÃO
eMulti_Estratégia APRRESENTAÇÃO PARA DIVULGAÇÃO
 
Medicina Legal.pdf jajahhjsjdjskdhdkdjdjdjd
Medicina Legal.pdf jajahhjsjdjskdhdkdjdjdjdMedicina Legal.pdf jajahhjsjdjskdhdkdjdjdjd
Medicina Legal.pdf jajahhjsjdjskdhdkdjdjdjd
 
Sistema endocrino anatomia humana slide.pdf
Sistema endocrino anatomia humana slide.pdfSistema endocrino anatomia humana slide.pdf
Sistema endocrino anatomia humana slide.pdf
 
Amamentação: motricidade oral e repercussões sistêmicas - TCC
Amamentação: motricidade oral e repercussões sistêmicas - TCCAmamentação: motricidade oral e repercussões sistêmicas - TCC
Amamentação: motricidade oral e repercussões sistêmicas - TCC
 
Enhanced recovery after surgery in neurosurgery
Enhanced recovery  after surgery in neurosurgeryEnhanced recovery  after surgery in neurosurgery
Enhanced recovery after surgery in neurosurgery
 

Processo Seletivo LANAT UFVS

  • 1. UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO Liga Acadêmica de Anatomia Aplicada do Vale do São Francisco – LANAT Av. José Maniçoba, s∕n – Centro – Petrolina-PE – CEP 56.304-205 Processo Seletivo 2014 Antes de Iniciar a prova, leia atentamente as instruções abaixo: • Esta prova contém 30 (trinta) questões. Verifique se este caderno de questões está completo. • Somente abra o caderno de questões quando for autorizado. • A prova terá a duração máxima de 120 (cento e vinte) minutos. • Preencha as informações solicitadas nos locais que forem pedidos. É vedado qualquer identificação fora do local indicado. • O candidato somente poderá retirar-se da sala onde se realiza a prova, decorridos 30 (trinta) minutos do início da mesma. • A interpretação dos enunciados faz parte da aferição de conhecimentos e da avaliação, não cabendo, portanto, esclarecimentos adicionais durante a realização da prova. • Será eliminado do Processo Seletivo LANAT 2014 o candidato que usar, durante a realização da prova: máquina de calcular, rádios, gravadores, fones de ouvido, telefones celulares, pagers, equipamentos eletrônicos ou fontes de consulta/comunicação de qualquer espécie. • A prova deverá ser respondida, obrigatoriamente, com caneta esferográfica de tinta azul ou preta. • Os três últimos candidatos, ao entregarem suas provas, permanecerão em sala como testemunhas do encerramento dos trabalhos. • O caderno de questões não terá efeito para correção de prova, apenas o cartão resposta terá essa função. Preencha o corretamente, reservando os 30 (trinta) minutos finais para o seu preenchimento. O caderno de questões será entregue ao candidato que permanecer no local de prova por pelo menos 90 (noventa) minutos. BOA SORTE!!!
  • 2. Liga Acadêmica de Anatomia Aplicada do Vale do São Francisco Processo Seletivo 2014 Nome: ________________________________________________________________ CPF___________________________________________________________________ Assinatura: _____________________________________________________________ Questões sobre anatomia macroscópica. 1 – Em geral, o fechamento das suturas entre os ossos da calvária começa entre 30 e 40 anos de idade na superfície interna e cerca de 10 anos depois na superfície externa. Em geral, o fechamento das suturas começa no bregma e prossegue, em sequência nas suturas sagital, coronal e lambdóidea. Acerca de suturas e pontos craniométricos assinale a alternativa incorreta: a) A sutura coronal separa o osso frontal dos ossos parietais. b) O bregma é o ponto de referência craniométrico formado pela interseção das suturas lambdóidea e sagital. c) A sutura lambdóidea separa os ossos parietais e temporais do occipital. d) O vértice, o ponto mais alto da calvária, está perto do ponto médio da sutura sagital. e) O násio é o ponto de encontro das suturas frontonasal e internasal do crânio. 2 – Numa partida de futebol pela “Champions League”, o jogador N.S.S.J de 22 anos recebeu um passe do seu meia-armador que exigiu uma arrancada sua em direção ao gol adversário. Ao se aproximar da área do gol visualizou uma oportunidade de chutar, porém quando se preparava para fazê-lo, não conseguiu e caiu no gramado. O árbitro vendo aquilo parou o jogo e permitiu a entrada do médico do time em campo. Ao chegar próximo do jogador o mesmo já referiu dor na região posterior da sua coxa e dizia sentir uma “fisgada” em sua porção proximal. Marque a alternativa incorreta. a) Os músculos podem se classificar em planos, peniformes, fusiformes, quadrados e circulares. b) O mesmo músculo pode atuar como um agonista, antagonista, sinergista ou fixador sob diferentes condições.
  • 3. c) Os músculos do Jarrete são constituídos pelo semimembranáceo, bíceps femoral (cabeça curta) e semitendíneo. d) Os músculos da preparação para o chute tem em comum a inserção proximal, que é o túber isquiático. e) Quando nos preparamos para o chute executamos a extensão do quadril e a flexão do joelho. 3 – “O choro não era à toa. Neymar sofreu uma fratura na terceira vértebra lombar, no processo transverso, após sofrer uma joelhada do colombiano Zúñiga, nas costas, pouco antes do final do segundo tempo, e está fora da Copa do Mundo. O jogo terminou com vitória do Brasil, por 2 a 1, e classificação para a semifinal, mas ficar sem o jogador para o restante do Mundial é uma grande derrota para a equipe e o torcedor brasileiro.” (Globo esporte em 04/07/2014). Acerca do tipo de vértebra lesionada no jogador Neymar, assinale a alternativa incorreta: a) O corpo de uma vértebra típica igual a da lesão possui corpo em formato cilíndrico. b) O forame vertebral deste tipo de vértebra tende a ser em formato triangular semelhante às vértebras cervicais. c) A articulação que se interpõem entre o corpo dessas vértebras pode ser classificada como cartilaginosa do tipo sínfise. d) Diferentemente das vértebras torácicas, não possuem fóveas para a articulação de costelas. e) São característicos desse tipo de vértebras a presença de processos mamilares, processos acessórios e processo espinhoso bífido. 4 – Quando as pessoas com problemas respiratórios (p.ex., asma) ou com insuficiência cardíaca lutam para respirar, elas utilizam os músculos respiratórios acessórios para ajudar na expansão da cavidade torácica. Curvam-se sobre os joelhos ou sobre os braços de uma cadeira para fixar o cíngulo dos membros superiores, de modo que esses músculos possam agir sobre suas fixações costais e expandir o tórax. (MOORE, 2012). Dos músculos relacionados abaixo, assinale a alternativa em que pelo menos um dos componentes não possui qualquer interferência no processo respiratório: a) Escaleno e serrátil posterior. b) Peitoral maior e serrátil anterior. c) Intercostais internos e grande dorsal. d) Reto abdominal e subclávio. e) Intercostais externos e esternocleidooccipitomastoideo.
  • 4. 5 – A fossa pterigopalatina é um espaço em forma de “gota” invertida entre os ossos da região lateral do crânio, imediatamente posterior a maxila. Suas paredes são formadas por partes dos ossos palatino, maxila e esfenoide. A partir dessas informações e tendo as imagens como apoio, responda: a) A parede posterior é formada pela face anterior da maxila. b) A parede lateral é formada pela face medial do osso palatino. c) A parede posterior é formada por parte do osso etimóide. d) A parede posterior do teto é formado por parte do osso esfenoide. e) Nenhuma das alternativas anteriores. 6 – As imagens por ressonância nuclear magnética (RNM) foram descritas pela primeira vez em 1946 e usadas para determinar a estrutura de moléculas complexas. 0 processo é dependente dos prótons livres nos núcleos de hidrogênio em moléculas de água (H20). Como a água está presente em quase todos os tecidos biológicos, o próton de hidrogênio é ideal. Os prótons dentro dos núcleos de hidrogênio de um paciente devem ser vistos como pequenos ímãs em barras, orientados aleatoriamente no espaço. 0 paciente é colocado em um forte campo magnético, que alinha os ímãs em barras. Quando um pulso de ondas de rádio atravessa o paciente, os ímãs sofrem deílexão e, quando voltam à sua posição alinhada, emitem pequenos pulsos de rádio. A força, a frequência e o tempo que leva para os prótons voltarem a seu estado pré-excitado produz um sinal. Estes sinais são analisados por um computador potente e cria-se uma imagem. Alterando a sequência de pulsos a que os prótons são sujeitos, podem ser avaliadas diferentes propriedades dos prótons. Estas propriedades são denominadas ponderação do exame. Alterando a sequência de pulsos e os parâmetros de exame, poderão ser
  • 5. obtidas imagens ponderadas em T I e em T2. A diferença entre estas sequências de imagens fornece diferenças de contraste de imagens, assim acentuando e otimizando diferentes características dos tecidos. Diante disso, analisando a Figura: a) A figura é de uma RM frontal da parte inferior do abdome e pelve de uma mulher grávida. b) A figura é de uma RM sagital da parte superior do abdome e pelve de uma mulher grávida. c) A figura é de uma RM sagital da parte inferior do abdome e pelve de uma mulher grávida. d) A figura é de uma RM coronal da parte inferior e superior do abdome e pelve de uma mulher grávida. e) Nenhuma das alternativas anteriores. 7 – Um problema muito comum em corredores é a tendinite da 'pata de ganso', problema que causa dor na região medial do joelho e inchaço após atividades físicas. Essa inflamação ocorre por estresse excessivo do joelho em rotação e/ou em valgo. Levando em consideração a estrutura citada, existem três músculos com inserção distal na pata de ganso, são eles: a) Semitendíneo, semimembranáceo, bíceps femoral. b) Semitendíneo, sartório, grácil. c) Semimembranáceo, sartório, grácil. d) Semitendíneo, semimembranáceo, grácil. e) Semitendíneo, semimembranáceo, sartório.
  • 6. 8 – O uso repetitivo do grupo de músculos (subescapular, supra-espinhoso, infra- espinhoso e redondo menor), como ocorre pelos lançadores no beisebol pode fazer com que a cabeça do úmero e esse grupo de músculos colidam com o arco coracoacromial, produzindo irritação do arco e inflamação das estruturas. Assinale a alternativa que corresponde ao nome da estrutura ao qual fazem parte os músculos supracitados: a) Jarrete. b) Plexo braquial. c) Manguito rotador. d) Tríceps sural. e) Quadríceps femoral. 9 – Em relação ao estudo da anatomia no curso de medicina, assinale a alternativa incorreta: a) A anatomia pode ser estudada a partir de três principais métodos: sistemático (descritivo), topográfico (regional) e clínico (aplicado). b) A posição anatômica consiste em: cabeça e olhar voltados anteriormente, membros superiores ao lado do corpo com as palmas voltadas para frente, e membros inferiores próximos com os pés paralelos e artelhos voltados anteriormente. c) O sistema esquelético é dividido em esqueleto axial e apendicular, e possui como funções: sustentação, proteção, alavanca, depósito de íons e produção de células. d) As descrições anatômicas baseiam-se em quatro planos imaginários, entre eles podemos citar o plano sagital, que são planos verticais que dividem o corpo em partes anterior e posterior. e) NDA. 10 – Considere as afirmativas: I. A rotação é o giro ou a revolução de uma parte do corpo ao redor do seu eixo longitudinal, como ao virar a cabeça para o lado. II. Os ossos curtos são cuboides e são encontrados apenas no tarso, carpo e joelho. Um exemplo de osso curto é a patela. III. Os acidentes ósseos surgem em qualquer lugar onde haja inserções de tendões, ligamentos e fáscias ou onde haja artérias que penetram nos ossos ou situem-se adjacentes a eles. IV. As articulações em gínglimo permitem movimento em vários eixos e planos. São articulações multiaxiais. a) Apenas IV está incorreta. b) I e III estão corretas. c) Todas estão corretas. d) Apenas I está incorreta. e) Todas estão incorretas.
  • 7. 11 – O fêmur é o maior e mais volumoso osso do corpo humano, ele se localiza na coxa e é muito resistente, capaz de suportar uma pressão de 1230 Kg por centímetro quadrado sem sofrer lesões graves. Um indivíduo de 1,80 metros de altura tem um fêmur de aproximadamente 50 centímetros. Assinale a alternativa que possui um acidente anatômico não encontrado no fêmur. a) Cabeça do fêmur, linha intertrocantérica, tubérculo adutor. b) Linha áspera, tuberosidade glútea, crista intertrocantérica. c) Trocanter maior, trocanter menor, maléolo medial. d) Fossa intercondilar, linha pectínea, tuberosidade glútea. e) Colo do fêmur, tubérculo quadrado, fóvea para o ligamento da cabeça. 12 – Sobre o tríceps sural, marque a alternativa incorreta: a) Compreende o grupo superficial de músculos da panturrilha, e se caracterizam por apresentar fixação distal na face posterior do calcâneo através do tendão do calcâneo. b) É formado pelos músculos gastrocnêmio (cabeças medial e lateral) e sóleo. c) Age como flexor do joelho e dorsoflexor do tornozelo. d) A cabeça lateral do gastrocnêmio tem sua inserção proximal na face lateral do côndilo lateral do fêmur, já a cabeça medial tem inserção proximal na face poplítea do fêmur, superior ao côndilo medial. e) Na panturrilha, a localização anatômica mais comum dos estiramentos musculares é a transição músculo-tendão do gastrocnêmio medial. 13 – Os músculos estão, em sua maioria, inseridos a ossos e quando contraem provocam um movimento de alavanca. Músculos da face, no entanto, inserem-se na pele do rosto e quando sofrem contração causam as expressões da face. Desta forma, assinale o único músculo abaixo que está presente na face: a) Sóleo. b) Prócero. c) Pectíneo. d) Obturador. e) Plantar. 14 – Em um casamento, uma noiva decidiu tirar fotos nos braços do seu amado em um local inusitado. Ambos subiram numa cadeira, no entanto, o rapaz sendo mais magro e menos forte que a moça acabou derrubando-a no chão, a noiva caiu de pé. No entanto no chão encontrava-se um prego voltado com a ponta afiada para cima. Levada ao
  • 8. hospital o médico disse que o prego fraturou um ossículo do pé. Das alternativas abaixo, qual com certeza não foi o ossículo fraturado: a) Cubóide. b) Tálus. c) Calcâneo. d) Navicular. e) Capitato. 15 – Sobre o complexo muscular conhecido como “pata de ganso”, assinale a alternativa que corresponde corretamente com as funções exercidas por esse complexo: a) Flexão e rotação externa do joelho. b) Extensão e rotação externa do quadril. c) Flexão e rotação interna do joelho. d) Flexão e rotação externa do quadril. e) Extensão e rotação interna do joelho. 16 – Sobre a clavícula, assinale a alternativa incorreta: a) Possui cavidade medular. b) A parte mais fraca é a junção de seus terços médio e lateral. c) Articula-se medialmente com o manúbrio do esterno. d) Sua metade medial é convexa anteriormente. e) Articula-se distalmente com o acrômio da escápula. 17 – Qual curvatura da coluna vertebral está acentuada quando o paciente possui hipercifose? a) Lombar. b) Sacral. c) Torácica. d) Cervical. e) Coccígea. 18 – Todos os músculos abaixo pertecem à região anterior do antebraço, exceto: a) Palmar longo. b) Pronador quadrado. c) Flexor radial do carpo. d) Extensor ulnar do carpo. e) Flexor ulnar do carpo.
  • 9. 19 – As articulações sinoviais são classificadas de acordo com a forma das faces articulares e/ou o tipo de movimento que permitem. Sobre os tipos de articulação sinovial, marque a incorreta: a) As articulações em dobradiça movem-se em um plano em torno de um eixo, o qual corre transversalmente entre os ossos envolvidos. Esse tipo de articulação permite flexão e extensão. b) A articulação carpometacarpal do primeiro dedo é um tipo de articulação selar, a qual é considerada biaxial. c) Articulações planas como a articulação acromioclavicular permitem movimentos de deslizamento. A maioria desse tipo articular permite movimento em apenas um plano. d) Articulações trocoideas são biaxiais e permitem movimento no plano sagital e coronal. Esse tipo articular permite circundação. e) Articulações esferóideas são multiaxiais. Esse tipo de articulação permite movimentos de flexão e extensão, abdução e adução, rotação e circundação. 20 – Sobre o esqueleto da parede torácica, marque a incorreta: a) As costelas falsas possuem cartilagens rudimentares, as quais não se conectam com o esterno e terminam na musculatura abdominal posterior. b) Costelas atípicas são consideradas desiguais e temos como exemplo a primeira, a segunda, e da décima à décima segunda costela. c) O manúbrio do esterno é um osso quase triangular, sendo a porção mais larga e espessa das três partes do esterno. Está situado no nível das vértebras T3 e T4. d) O corpo do esterno é mais longo, mais estreito e está localizado no nível das vértebras T5 à T9. e) A menor e mais variável parte do esterno é o processo xifoide. Ele é cartilagíneo nas pessoas jovens e mais ou menos ossificado em adultos com mais de 40 anos. Questões sobre o estatuto da LANAT 21 – A LANAT possui como tripé de concepção a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão. Sobre o pilar constituído pela pesquisa, marque a alternativa incorreta. a) É objetivo da área de pesquisa da liga, incentivar seus membros a participar de palestras, simpósios, assim como apresentarem trabalhos em congressos e encontros. b) Participar de projetos de pesquisa que contribuam para o desenvolvimento científico é um dos intuitos da pesquisa na liga. c) É competência do(s) diretor(es) de pesquisa da LANAT fornecer apoio pedagógico, sugerindo métodos diversificados de aprendizagem para que os eventos da liga possam ser mais proveitosos. d) Selecionar temas para discussão sobre a realização de projetos a serem encaminhados a eventos científicos, em conjunto com os docentes e colaboradores é mais uma atribuição do(s) diretor(es) de pesquisa da LANAT.
  • 10. e) Também é alçada do(s) diretor(es) de pesquisa da LANAT, a produção de certificados aos palestrantes de eventos, bem como para os integrantes da comissão organizadora dos mesmos, junto a instituições vinculadas à liga. 22 – Acerca dos direitos e deveres dos membros da LANAT, coloque “V” ou “F” nas assertivas abaixo, e marque a alternativa que contém a sequência correta: I. Qualquer membro efetivo da LANAT, independente de cargo que exerça pode propor discussão e votação de assuntos de interesse da liga. II. Em caso de desvinculação da LANAT, esta deve requerida com no mínimo cinco dias úteis. III. O brasão da LANAT deverá ser utilizado apenas por membros efetivos. IV. É obrigação de todo membro honorário, apresentar no mínimo, um caso clínico ou discussão de artigo mensalmente, sem nenhuma justificativa para não fazê-lo. V. Não serão computadas as faltas justificadas dos integrantes, desde que devidamente justificadas e comprovadas, por motivo de doença, morte na família, licença maternidade e paternidade e plantões referentes as atividades de graduação. a) V F F F V b) F V V F V c) V V F V F d) F F V V F e) V F F V V 23 – Segundo o Estatuto, na área de extensão, quanto aos objetivos da LANAT: I. Disseminar os conhecimentos técnicos numa tentativa de não servir à comunidade; II. Desenvolver, na comunidade, programas educativos e campanhas sobre prevenção e educação nas áreas de saúde e humanas, integrando a universidade com a comunidade; III. Capacitar os seus membros e toda a comunidade que participe das ações da liga para a promoção da saúde, transformando os acadêmicos em agentes multiplicadores; IV. Possibilitar a reflexão a respeito de um olhar voltado às necessidades sociais e entender o paciente como um ser compartimentalizado, garantindo uma prática mais ampla do exercício da cidadania; V. Estabelecer parcerias com as Unidades Básicas de Saúde, hospitais da região, Instituto de Medicina Legal e Faculdades da região; VI. Organizar e participar, sendo facultativo, de cursos, palestras, jornadas, congressos, simpósios e outras atividades informativas relacionadas com as áreas de atuação da Liga. a) Apenas os itens III e IV são corretos. b) Apenas os itens I e a VI são incorretos. c) Apenas os itens III, IV e V são corretos. d) Todos os itens estão incorretos. e) Nenhuma das alternativas anteriores. 24 – Conforme o Estatuto da LANAT, NÃO consta entre os deveres dos membros efetivos:
  • 11. a) Obedecer e cumprir os preceitos do Estatuto da LANAT e as deliberações tomadas em Assembleia Geral. b) Não comparecer as Assembleias Gerais convocadas pela Diretoria. c) Obter, no mínimo, 75% de presença em todas as atividades desenvolvidas pela LANAT. Não serão computadas as faltas justificáveis. d) Cumprir as obrigações que lhe forem atribuídas pela Diretoria. e) Ao exercer qualquer atividade nas unidades de saúde e nas demais instituições relacionadas à atividade da LANAT, fazê-la sempre à luz do Código de Ética Brasileiro. 25 – Em relação ao capítulo X (Das atividades) do estatuto da LANAT, considere as afirmativas: I. As reuniões administrativas ocorrerão, pelo menos, 01 (uma) vez ao mês, em horário definido pela maioria. II. As atividades de extensão e atendimento à comunidade são de caráter obrigatório a todos os membros da LANAT. III. Nas atividades realizadas pela LANAT, como simpósios, congressos, seminários, cursos e outros eventos, é obrigatória a participação dos membros da Liga. a) Todas estão corretas. b) Somente I está correta. c) Apenas II e III estão corretas. d) I e III estão incorretas. e) Todas estão incorretas. 26 – De acordo com o Estatuto da LANAT, são consideradas faltas gravíssimas, exceto: a) ausência em eventos nos quais deveriam apresentar trabalhos sem justificativa. b) o desrespeito a pessoas em nome da Liga. c) o recebimento de três advertências no mesmo ano. d) o não comparecimento aos processos eleitorais, palestras e outros compromissos assumidos pelos integrantes junto à Diretoria. e) o descumprimento do Estatuto. 27 – A Liga de Anatomia Aplicada possui uma diretoria formada por alguns cargos com funções especiais e distintas. Dos cargos abaixo qual deles NÃO faz parte da diretoria da LANAT: a) Diretor de Pesquisa. b) Diretor de Extensão. c) Diretor de Ensino. d) Diretor de Dissecação. e) NDA. 28 – “A LANAT possui como tripé de concepção a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão”. Correlacione os seguintes objetivos da LANAT de acordo com sua categoria, com base no nosso estatuto, sendo: I para ensino; II para pesquisa; III para extensão.
  • 12. ( ) Capacitar os seus membros para a promoção da saúde, transformando os acadêmicos em agentes multiplicadores; ( ) Antecipar e/ou complementar a vivência teórico-prática dos alunos nas disciplinas da graduação. ( ) Apoiar e participar de projetos de pesquisa que possam contribuir para o desenvolvimento científico; Assinale a sequência correta: a) I-III-II b) III-I-II c) I-II-III d) III-II-I e) II-I-III 29 – Tendo em vista a organização da LANAT, no que diz respeito às definições de seus membros, marque a alternativa correta: a) Colaboradores são costumeiramente professores da área de saúde, vinculados à Univasf que contribuem para a LANAT de forma contínua. b) Membros fundadores são acadêmicos que fundaram a liga, e têm direito de permanecerem na LANAT por no máximo três anos. c) Não há limite para o número de membros honorários, e eles podem participar de atividades e eventos da LANAT por tempo indeterminado após tornarem-se membros honorários. d) Tem direito ao certificado expedido pela Univasf, o participante ativo – efetivo ou honorário – que tenha uma permanência mínima de pelo menos dois anos. e) A LANAT comportará até o máximo de 20 membros efetivos, os quais não têm direito a voto nas assembleias. 30 – Em relação à categoria de membros que constituem a LANAT, marque a incorreta: a) Os orientadores têm como função: supervisionar todas as atividades administrativas; orientar e supervisionar as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão; realizar, junto com a Diretoria, a programação anual; buscar convênios com instituições públicas e privadas; Supervisionar e elaborar o processo seletivo para a integração dos acadêmicos ao quadro de componentes da LANAT. b) Para tornar-se um membro honorário, o acadêmico deve permanecer por, no mínimo, quatro semestres como membro efetivo. Membros honorários possuem direito a voto nas Assembleias Gerais. c) Membros efetivos são os responsáveis pela organização geral da LANAT. Esses membros podem permanecer na Liga por, no máximo, dois anos. d) Os colaboradores têm como função: participar como colaborador de programas, segundo suas especialidades e disponibilidade, exercendo um papel restrito, porém importante, no funcionamento da entidade. e) Acadêmicos que participaram da fundação da Liga, tendo o direito de permanecerem na mesma por, no máximo, dois anos são denominados membros fundadores. “A maior prova de coragem é suportar as derrotas sem perder o ânimo” Boa Sorte!!!