SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 38
A FUNÇÃO SOCIAL DO ARQUITETO Vilanova Artigas Essencial
“Chegou a hora de contemplarmos a morte de  nossos pais e fazermos a arquitetura que nós mesmos queremos.”
Artigas   “A arquitetura é uma arte com finalidade.”
Artigas   “Pensei que o homem (...) e os espaços aqui [fau-usp] teriam uma dignidade de tal ordem que por uma porta de entrada era para mim um crime.”
Artigas   “O Golpe de 64 nos derrubou em todos os sentidos.”
Artigas   “Uma caixa de escada deve ter pelo menos 4m X 4m. Lição de Brunelleschi.”
Artigas   “Ferreira Gullar, numa reunião, levantou-se com aquela arrogância juvenil: “O que existe na arquitetura brasileira que não é Le Corbusier?
Artigas   “Junto com Volpi, Rebolo e Bonadei, caminhei no sentido de construir culturalmente esta cidade de São Paulo que está aqui.”
Artigas   “Frank Lloyd Wright, Bertrand Russell e toda uma malta de safados, alardeia ideais democráticos e propõe a exsitência de um mundo calcado na Idade Média. De um lado o primarismo medieval e, do outro, o facismo”José Giannotti lembrou esta frase de Artigas, dita 30 anos antes dessa banca. A seguir Artigas pede desculpa pelo termo “safado”.
Artigas   “A embalagem universal [vidro e ferro] de Mies Van Der Rohe é hoje, inegavelmente, a expressão dos grandes monopólios americanos”
Artigas   “A relação do utopismo com a realidade é o que faz do artista um ser legítimo no ambiente em que vive, qualquer que seja o seu protesto de cidadão contra a própria realidade.”
Artigas   “A arquitetura é uma arte cara. Mário de Andrade disse uma vez para mim: ‘Artigas, em arquitetura não se faz experiência; fazer experiência em arquitetura não pode’.”
Artigas   “Quem abandona realmente Mies Van Der Rohe hoje em dia são os monopólios que não querem mais ser representados com esse tipo de arquitetura dos que acham que tem um compromisso com a sinceridade.”
Artigas   “Nossa hora chegou agora, a de contemplarmos a morte de nossos pais e fazermos a arquitetura que nós mesmos queremos, juntando os cacos de todo o lado e chamando isso de história nova.”
Artigas   “Falo como quem apela à juventude para ter a sensibilidade de fazer com que cada um de seus edifícios, por mais modestos que possam ser, tenha uma coisa a dizer.”
Artigas   “O que me encanta é usar formas pesadas e chegar perto da terra e negá-las. Transformar minhas colunas numas coisas que se tornam para os olhos do engenheiro exigente uma coisa para dizer: ‘Vai cair essa porcaria toda!’Confesso-lhes que até agora nenhuma delas caiu, por causa da sabedoria que tenho de me fazer cercar por engenheiros inteligentes.”
Artigas   “Ser arquiteto, meus jovens, é um privilégio que a sociedade nos dá e que eu desempenho com se fosse um segredo, no cantinho de meu escritório, fechado com meus pensamentos e meus desenhos.”
Artigas   “Este terraço (casa de Rio Branco Paranhos) é feito de tijolo prensado com estrutura de ferro dentro e que eu mesmo calculei a partir de um estudo do teorema de Languendoc, na revista do Institudo de Engenharia; um estudo sobre vigas-balcões.”
Artigas   “Danei a descobrir que era possível se fazer, se botar uma laje de concreto sobre uma coluna de madeira. Com o surgimento de um material chamado ‘neoprene’ foi possível.”
Arguidor n. 1 “Engenheiros não deveriam construir, mas somente o arquiteto.”- Milton Vargas
Arguidor n. 2 “Pode ser, talvez, uma cilada, de ter de inscrever em meu curriculum minha participação na banca de Vilanova Artigas.”- Carlos Guilherme Motta
Arguidor n. 3 “Você é o artista que participou de uma geração ligada a uma esperança. (...) Estamos cantando pela flauta enviesada da burocracia, que abafa a USP e que transforma este concurso num absurdo.”- José A. Giannotti
Arguidor n. 4 “Todos aqui somos seus alunos. Estudantes, somos estudantes...”- Flávio Motta
Arguidor n. 5 “Muito obrigado, João Vilanova Artigas, nosso grande mestre.”- Eduardo Kneese de Mello
Citação  “É preciso fazer cantar o ponto de apoio.”- Perret
Citação  “Um camelo é um cavalo projetado em equipe.”- walter Gropius
“Mas, doutor,  esta casa que o senhor está construindo parece a casa do povo, a casa que nós fazíamos lá na Bahia. É igualzinha.”- Mestre de obras, sobre a casa Elza Berquó, meio desapontado. Artigas sentiu-se, então, compreendido.
Autores citados TAFURI, Manfredo – De la vanguardia a la metropoli Le Corbusier – Una Maison, un palais Pascal – “homens com espírito de geometria”. Referência crítica ao arquiteto que imagina solucionar os problemas simplesmente com um belo desenho.
Autores citados ARTIGAS, Vilanova – Caminhos da Arquitetura. LENIN, V. I. – Materialismo e Empirocriticismo.
Curiosidades  Código Sabóia – código de obras de 1929, que cita o art déco. Dirigindo o IAB, foi o único grupo intelectual a apoiar a União Internacional de Arquitetos no Movimento Internacional de Defesa da Paz. O Primeiro Congresso Brasileiro de Arquitetos foi realizado em janeiro de 1945 – haviam 10 arquitetos no país.
Curiosidades  Em 1945 não se podia construir um prédio sem abrigo antiaéreo, precisando de aprovação do DAC, que raramente era entregue. Etmologicamente não há diferença entre arte e técnica. A diferença surge no renascimento, em que a construção torna-se científica, separando-se assim das belas-artes – termo que inexiste na antiguidade
Curiosidades  “Design” entra no Brasil como “projeto” no século 17 – Varnhargen. Artigas propôs o curso de desenho industrial na fau. Brunelleschi elimina o projeto vindo de uma corporação de ofícios em que cada profissional contribuia com sua idéia. Une arte e técnica, criando o projeto de arquitetura.
Curiosidades  Kikutake, arquiteto japonês, debateu com Artigas na Suiça e apontou a palavra katashi como síntese dos dois aspectos do desenho: técnica e criação. Ceilândia – cidade satélite de Brasília – vem de CEI – Comissão de Erradicação das Invasões do plano piloto.
Algumas obras Residência José Mauro Taques Bittencourt – 1959 Residência Telmo Porto – 1972 Residência Olga Berquó – 1967 Residência Ivo Viterito – 1962 Residência Rubens de Mendonça – 1959 Residência Olga Baeta – 1956 Residência Rio Branco Paranhos - 1943
Algumas obras Edifício Louveira, Praça Vilaboim, em São Paulo - 1948 Conjunto Habitacional Zezinho Magalhães Prado, Cumbica, São Paulo – 1967 Estádio do Morumbi Vestiários São Paulo Futebol Clube – 1962 Anhembi Tênis Clube – 1961 Balneário Municipal de Jaú – 1975 Ginásio Estadual de Guarulhos – 1960
Algumas obras Estação Rodoviária de Londrina – PR – 1950 Prédio da Fau Usp, na Cidade Universitária – 1961 Estação Rodoviária de Jaú – SP – 1970 LANARA – Laboratório Nacional de Referência Animal – MG – 1978
A FUNÇÃO SOCIAL DO ARQUITETO Vilanova Artigas Essencial
A FUNÇÃO SOCIAL  DO  ARQUITETO Vilanova Artigas Essencial Concurso do Prof. Arq. João B. Vilanova Artigas para Professor Titular da Disciplina de Projeto da Fau-Usp. Junho de1984. Edição Editora Nobel, 1989. Frases escolhidas por  Carlos Elson Cunha - fau-mack  fevereiro de 2011 a d.  Verão meridional.

Más contenido relacionado

La actualidad más candente

Projetando ambientes (áreas molhadas)
Projetando ambientes  (áreas molhadas)Projetando ambientes  (áreas molhadas)
Projetando ambientes (áreas molhadas)Mariana Azevedo
 
Aula 8 arte e arquitetura egito [revisado em 130414]
Aula 8 arte e arquitetura egito [revisado em 130414]Aula 8 arte e arquitetura egito [revisado em 130414]
Aula 8 arte e arquitetura egito [revisado em 130414]glauci coelho
 
DESIGN DE INTERIORES - UNID II ANTROPOMETRIA E ERGONOMIA
DESIGN DE INTERIORES - UNID II ANTROPOMETRIA E ERGONOMIADESIGN DE INTERIORES - UNID II ANTROPOMETRIA E ERGONOMIA
DESIGN DE INTERIORES - UNID II ANTROPOMETRIA E ERGONOMIALuciana Santos
 
pre historia e antiguidade na arquitetura e hurbanismo
pre historia e antiguidade na arquitetura e hurbanismopre historia e antiguidade na arquitetura e hurbanismo
pre historia e antiguidade na arquitetura e hurbanismoLidia Bandelli Soria
 
VILA SANTA THEREZA.pdf
VILA SANTA THEREZA.pdfVILA SANTA THEREZA.pdf
VILA SANTA THEREZA.pdfToloiJnior
 
Ecletismo no brasil na segunda metade do séc
Ecletismo no brasil na segunda metade do sécEcletismo no brasil na segunda metade do séc
Ecletismo no brasil na segunda metade do sécRafael Santos
 
Saber ver a arquitetura - Bruno Zevi
Saber ver a arquitetura - Bruno ZeviSaber ver a arquitetura - Bruno Zevi
Saber ver a arquitetura - Bruno ZeviAna Leticia Cunha
 
Pinturas do Egito Antigo
Pinturas do Egito AntigoPinturas do Egito Antigo
Pinturas do Egito AntigoAmanda Barp
 
Cortes e fachadas
Cortes e fachadasCortes e fachadas
Cortes e fachadasYuri Daher
 
Camillo sitte e a praça da estação
Camillo sitte e a praça da estaçãoCamillo sitte e a praça da estação
Camillo sitte e a praça da estaçãoSteves Rocha
 
Aula 1 introduçao ao des arquit 2012 2
Aula 1 introduçao ao des arquit 2012 2Aula 1 introduçao ao des arquit 2012 2
Aula 1 introduçao ao des arquit 2012 2Fátima Jácome
 
Elaboração de plano conceitual no Projeto Paisagístico.
Elaboração de plano conceitual no Projeto Paisagístico.Elaboração de plano conceitual no Projeto Paisagístico.
Elaboração de plano conceitual no Projeto Paisagístico.Lila Donato
 
Paulo Mendes da Rocha - Apresentação
Paulo Mendes da Rocha -  ApresentaçãoPaulo Mendes da Rocha -  Apresentação
Paulo Mendes da Rocha - ApresentaçãoJanaína Bandeira
 

La actualidad más candente (20)

Arquitetura moderna
Arquitetura modernaArquitetura moderna
Arquitetura moderna
 
Projetando ambientes (áreas molhadas)
Projetando ambientes  (áreas molhadas)Projetando ambientes  (áreas molhadas)
Projetando ambientes (áreas molhadas)
 
Aula 8 arte e arquitetura egito [revisado em 130414]
Aula 8 arte e arquitetura egito [revisado em 130414]Aula 8 arte e arquitetura egito [revisado em 130414]
Aula 8 arte e arquitetura egito [revisado em 130414]
 
DESIGN DE INTERIORES - UNID II ANTROPOMETRIA E ERGONOMIA
DESIGN DE INTERIORES - UNID II ANTROPOMETRIA E ERGONOMIADESIGN DE INTERIORES - UNID II ANTROPOMETRIA E ERGONOMIA
DESIGN DE INTERIORES - UNID II ANTROPOMETRIA E ERGONOMIA
 
pre historia e antiguidade na arquitetura e hurbanismo
pre historia e antiguidade na arquitetura e hurbanismopre historia e antiguidade na arquitetura e hurbanismo
pre historia e antiguidade na arquitetura e hurbanismo
 
VILA SANTA THEREZA.pdf
VILA SANTA THEREZA.pdfVILA SANTA THEREZA.pdf
VILA SANTA THEREZA.pdf
 
03 30 planta e corte - da i
03 30 planta e corte - da i03 30 planta e corte - da i
03 30 planta e corte - da i
 
Desenho Arquitetônico.
Desenho Arquitetônico.Desenho Arquitetônico.
Desenho Arquitetônico.
 
Arquitetura e semiotica
Arquitetura e semioticaArquitetura e semiotica
Arquitetura e semiotica
 
Ecletismo no brasil na segunda metade do séc
Ecletismo no brasil na segunda metade do sécEcletismo no brasil na segunda metade do séc
Ecletismo no brasil na segunda metade do séc
 
Saber ver a arquitetura - Bruno Zevi
Saber ver a arquitetura - Bruno ZeviSaber ver a arquitetura - Bruno Zevi
Saber ver a arquitetura - Bruno Zevi
 
Pinturas do Egito Antigo
Pinturas do Egito AntigoPinturas do Egito Antigo
Pinturas do Egito Antigo
 
Arquitetura
ArquiteturaArquitetura
Arquitetura
 
Carta de Atenas
Carta de AtenasCarta de Atenas
Carta de Atenas
 
Cortes e fachadas
Cortes e fachadasCortes e fachadas
Cortes e fachadas
 
Forma e função
Forma e funçãoForma e função
Forma e função
 
Camillo sitte e a praça da estação
Camillo sitte e a praça da estaçãoCamillo sitte e a praça da estação
Camillo sitte e a praça da estação
 
Aula 1 introduçao ao des arquit 2012 2
Aula 1 introduçao ao des arquit 2012 2Aula 1 introduçao ao des arquit 2012 2
Aula 1 introduçao ao des arquit 2012 2
 
Elaboração de plano conceitual no Projeto Paisagístico.
Elaboração de plano conceitual no Projeto Paisagístico.Elaboração de plano conceitual no Projeto Paisagístico.
Elaboração de plano conceitual no Projeto Paisagístico.
 
Paulo Mendes da Rocha - Apresentação
Paulo Mendes da Rocha -  ApresentaçãoPaulo Mendes da Rocha -  Apresentação
Paulo Mendes da Rocha - Apresentação
 

Destacado

Poética do espaço
Poética do espaçoPoética do espaço
Poética do espaçoCooltiva-te
 
Cooltiva-te :: "A Cor E Seus Efeitos Na Personalidade" por Jorge Ramalho
Cooltiva-te :: "A Cor E Seus Efeitos Na Personalidade" por Jorge RamalhoCooltiva-te :: "A Cor E Seus Efeitos Na Personalidade" por Jorge Ramalho
Cooltiva-te :: "A Cor E Seus Efeitos Na Personalidade" por Jorge RamalhoCooltiva-te
 
Homem vitruviano2
Homem vitruviano2Homem vitruviano2
Homem vitruviano2janloterio
 
Frank Lloyd Wright
Frank Lloyd WrightFrank Lloyd Wright
Frank Lloyd WrightBruno Lima
 
Arquitetura de Software
Arquitetura de SoftwareArquitetura de Software
Arquitetura de SoftwareJairo Junior
 
Ana Vasquez Porfolio
Ana Vasquez PorfolioAna Vasquez Porfolio
Ana Vasquez Porfolioana vasquez
 
PORTOLIO - VERA FERNANDES
PORTOLIO - VERA FERNANDESPORTOLIO - VERA FERNANDES
PORTOLIO - VERA FERNANDESVeraLucias
 
Catalogo ACM
Catalogo ACMCatalogo ACM
Catalogo ACMHelio
 
Portfolio Mariana Picolo
Portfolio Mariana PicoloPortfolio Mariana Picolo
Portfolio Mariana PicoloMariana Picolo
 
Apresentacao Escritório DABUS ARQUITETURA
Apresentacao Escritório DABUS ARQUITETURAApresentacao Escritório DABUS ARQUITETURA
Apresentacao Escritório DABUS ARQUITETURADABUS ARQUITETURA
 
Detalhamento das armaduras de marquises
Detalhamento das armaduras de marquisesDetalhamento das armaduras de marquises
Detalhamento das armaduras de marquisesRoberta Medeiros
 
Resenha arquitetura-e-design-arquitetura-e-etica-victor-papanek-cap-4-sentir-...
Resenha arquitetura-e-design-arquitetura-e-etica-victor-papanek-cap-4-sentir-...Resenha arquitetura-e-design-arquitetura-e-etica-victor-papanek-cap-4-sentir-...
Resenha arquitetura-e-design-arquitetura-e-etica-victor-papanek-cap-4-sentir-...Andrea Carolino
 
Desenvolvimento de Jogos: Analise da Arquitetura e sua Evolução Social
Desenvolvimento de Jogos: Analise da Arquitetura e sua Evolução SocialDesenvolvimento de Jogos: Analise da Arquitetura e sua Evolução Social
Desenvolvimento de Jogos: Analise da Arquitetura e sua Evolução SocialMichel Montenegro
 
Astronomia de Vitrúvio e a datação da sua época - Tese de Marcos Calil
Astronomia de Vitrúvio e a datação da sua época - Tese de Marcos CalilAstronomia de Vitrúvio e a datação da sua época - Tese de Marcos Calil
Astronomia de Vitrúvio e a datação da sua época - Tese de Marcos CalilMarcos Calil
 
Criando jogos digitais em java
Criando jogos digitais em javaCriando jogos digitais em java
Criando jogos digitais em javaMichel Montenegro
 

Destacado (20)

Poética do espaço
Poética do espaçoPoética do espaço
Poética do espaço
 
Cooltiva-te :: "A Cor E Seus Efeitos Na Personalidade" por Jorge Ramalho
Cooltiva-te :: "A Cor E Seus Efeitos Na Personalidade" por Jorge RamalhoCooltiva-te :: "A Cor E Seus Efeitos Na Personalidade" por Jorge Ramalho
Cooltiva-te :: "A Cor E Seus Efeitos Na Personalidade" por Jorge Ramalho
 
Homem vitruviano2
Homem vitruviano2Homem vitruviano2
Homem vitruviano2
 
Frank Lloyd Wright
Frank Lloyd WrightFrank Lloyd Wright
Frank Lloyd Wright
 
Arquitetura de Software
Arquitetura de SoftwareArquitetura de Software
Arquitetura de Software
 
10 anos da Marea Negra
10 anos da Marea Negra10 anos da Marea Negra
10 anos da Marea Negra
 
Ana Vasquez Porfolio
Ana Vasquez PorfolioAna Vasquez Porfolio
Ana Vasquez Porfolio
 
PORTOLIO - VERA FERNANDES
PORTOLIO - VERA FERNANDESPORTOLIO - VERA FERNANDES
PORTOLIO - VERA FERNANDES
 
Porfolio 2
Porfolio 2Porfolio 2
Porfolio 2
 
Catalogo ACM
Catalogo ACMCatalogo ACM
Catalogo ACM
 
Portfolio Mariana Picolo
Portfolio Mariana PicoloPortfolio Mariana Picolo
Portfolio Mariana Picolo
 
ORION FACHADAS VENTILADAS
ORION FACHADAS VENTILADASORION FACHADAS VENTILADAS
ORION FACHADAS VENTILADAS
 
Apresentacao Escritório DABUS ARQUITETURA
Apresentacao Escritório DABUS ARQUITETURAApresentacao Escritório DABUS ARQUITETURA
Apresentacao Escritório DABUS ARQUITETURA
 
Detalhamento das armaduras de marquises
Detalhamento das armaduras de marquisesDetalhamento das armaduras de marquises
Detalhamento das armaduras de marquises
 
Resenha arquitetura-e-design-arquitetura-e-etica-victor-papanek-cap-4-sentir-...
Resenha arquitetura-e-design-arquitetura-e-etica-victor-papanek-cap-4-sentir-...Resenha arquitetura-e-design-arquitetura-e-etica-victor-papanek-cap-4-sentir-...
Resenha arquitetura-e-design-arquitetura-e-etica-victor-papanek-cap-4-sentir-...
 
Atribuições arquiteto
Atribuições arquitetoAtribuições arquiteto
Atribuições arquiteto
 
Desenvolvimento de Jogos: Analise da Arquitetura e sua Evolução Social
Desenvolvimento de Jogos: Analise da Arquitetura e sua Evolução SocialDesenvolvimento de Jogos: Analise da Arquitetura e sua Evolução Social
Desenvolvimento de Jogos: Analise da Arquitetura e sua Evolução Social
 
Astronomia de Vitrúvio e a datação da sua época - Tese de Marcos Calil
Astronomia de Vitrúvio e a datação da sua época - Tese de Marcos CalilAstronomia de Vitrúvio e a datação da sua época - Tese de Marcos Calil
Astronomia de Vitrúvio e a datação da sua época - Tese de Marcos Calil
 
Criando jogos digitais em java
Criando jogos digitais em javaCriando jogos digitais em java
Criando jogos digitais em java
 
000747792
000747792000747792
000747792
 

Similar a A função social do arquiteto

A metáfora na arquitetura coisas da arquitetura
A metáfora na arquitetura   coisas da arquiteturaA metáfora na arquitetura   coisas da arquitetura
A metáfora na arquitetura coisas da arquiteturajackiearchitect
 
História do Design - RevoluçãO Industrial - Hd03
História do Design - RevoluçãO Industrial - Hd03História do Design - RevoluçãO Industrial - Hd03
História do Design - RevoluçãO Industrial - Hd03Valdir Soares
 
Estilo Internacional
Estilo InternacionalEstilo Internacional
Estilo InternacionalCarlos Vieira
 
Apresentação Guido Heur
Apresentação Guido HeurApresentação Guido Heur
Apresentação Guido HeurFurb
 
Material educativo visite-a-praca
Material educativo visite-a-pracaMaterial educativo visite-a-praca
Material educativo visite-a-pracatriadepatri
 
Instalação Artística
Instalação ArtísticaInstalação Artística
Instalação ArtísticaEnzo Berger
 
Resenha livro-por-uma-arquitetura-le-corbusier
Resenha livro-por-uma-arquitetura-le-corbusierResenha livro-por-uma-arquitetura-le-corbusier
Resenha livro-por-uma-arquitetura-le-corbusierAndre Bezerra Lins
 
Arquitetura: expressão simbólica do poder?
Arquitetura: expressão simbólica do poder?Arquitetura: expressão simbólica do poder?
Arquitetura: expressão simbólica do poder?Bruno Lima
 
Projeto Niemeyer
Projeto NiemeyerProjeto Niemeyer
Projeto NiemeyerLigia Mello
 
Cordeiro, waldemar
Cordeiro, waldemarCordeiro, waldemar
Cordeiro, waldemardeniselugli2
 

Similar a A função social do arquiteto (20)

Niemeyer 103: La poética de una experimentación creadora
Niemeyer 103: La poética de una experimentación creadoraNiemeyer 103: La poética de una experimentación creadora
Niemeyer 103: La poética de una experimentación creadora
 
Estilo internacional
Estilo internacionalEstilo internacional
Estilo internacional
 
Projeto Niemeyer
Projeto Niemeyer Projeto Niemeyer
Projeto Niemeyer
 
A metáfora na arquitetura coisas da arquitetura
A metáfora na arquitetura   coisas da arquiteturaA metáfora na arquitetura   coisas da arquitetura
A metáfora na arquitetura coisas da arquitetura
 
Oscar Niemeyer
Oscar Niemeyer Oscar Niemeyer
Oscar Niemeyer
 
Provos
ProvosProvos
Provos
 
Novos
NovosNovos
Novos
 
O que é arquitetura
  O que é arquitetura  O que é arquitetura
O que é arquitetura
 
História do Design - RevoluçãO Industrial - Hd03
História do Design - RevoluçãO Industrial - Hd03História do Design - RevoluçãO Industrial - Hd03
História do Design - RevoluçãO Industrial - Hd03
 
Estilo Internacional
Estilo InternacionalEstilo Internacional
Estilo Internacional
 
Apresentação Guido Heur
Apresentação Guido HeurApresentação Guido Heur
Apresentação Guido Heur
 
Oscar
OscarOscar
Oscar
 
Material educativo visite-a-praca
Material educativo visite-a-pracaMaterial educativo visite-a-praca
Material educativo visite-a-praca
 
Arte eletrónica
Arte eletrónicaArte eletrónica
Arte eletrónica
 
Instalação Artística
Instalação ArtísticaInstalação Artística
Instalação Artística
 
Trabalho de artes
Trabalho de artesTrabalho de artes
Trabalho de artes
 
Resenha livro-por-uma-arquitetura-le-corbusier
Resenha livro-por-uma-arquitetura-le-corbusierResenha livro-por-uma-arquitetura-le-corbusier
Resenha livro-por-uma-arquitetura-le-corbusier
 
Arquitetura: expressão simbólica do poder?
Arquitetura: expressão simbólica do poder?Arquitetura: expressão simbólica do poder?
Arquitetura: expressão simbólica do poder?
 
Projeto Niemeyer
Projeto NiemeyerProjeto Niemeyer
Projeto Niemeyer
 
Cordeiro, waldemar
Cordeiro, waldemarCordeiro, waldemar
Cordeiro, waldemar
 

Más de Carlos Elson Cunha

Wittgenstein, ludwig. tractatus logico philosophicus (1968)
Wittgenstein, ludwig. tractatus logico philosophicus (1968)Wittgenstein, ludwig. tractatus logico philosophicus (1968)
Wittgenstein, ludwig. tractatus logico philosophicus (1968)Carlos Elson Cunha
 
Westlund, olle. s(t)imulating a social psychology mead and the reality of t...
Westlund, olle. s(t)imulating a social psychology   mead and the reality of t...Westlund, olle. s(t)imulating a social psychology   mead and the reality of t...
Westlund, olle. s(t)imulating a social psychology mead and the reality of t...Carlos Elson Cunha
 
Alexandria sem muros monografia 2016
Alexandria sem muros   monografia 2016Alexandria sem muros   monografia 2016
Alexandria sem muros monografia 2016Carlos Elson Cunha
 
Atitude mental correta para falar em público
Atitude mental correta para falar em públicoAtitude mental correta para falar em público
Atitude mental correta para falar em públicoCarlos Elson Cunha
 
Introduções para falar em público
Introduções para falar em públicoIntroduções para falar em público
Introduções para falar em públicoCarlos Elson Cunha
 
Xadrez é fácil com o aluno eterno
Xadrez é fácil   com o aluno eternoXadrez é fácil   com o aluno eterno
Xadrez é fácil com o aluno eternoCarlos Elson Cunha
 
Canvas do Carlão - Exemplo do modelo Canvas
Canvas do Carlão - Exemplo do modelo Canvas Canvas do Carlão - Exemplo do modelo Canvas
Canvas do Carlão - Exemplo do modelo Canvas Carlos Elson Cunha
 
Guindaste de palitos de picolé
Guindaste de palitos de picoléGuindaste de palitos de picolé
Guindaste de palitos de picoléCarlos Elson Cunha
 
Todas as árvores do largo da concórdia
Todas as árvores do largo da concórdiaTodas as árvores do largo da concórdia
Todas as árvores do largo da concórdiaCarlos Elson Cunha
 
Levantamento fotográfico v oprr bras
Levantamento fotográfico v oprr brasLevantamento fotográfico v oprr bras
Levantamento fotográfico v oprr brasCarlos Elson Cunha
 
Lançamento de livros enanparq
Lançamento de livros enanparqLançamento de livros enanparq
Lançamento de livros enanparqCarlos Elson Cunha
 
Cdhu principais programas e tipologias
Cdhu principais programas e tipologiasCdhu principais programas e tipologias
Cdhu principais programas e tipologiasCarlos Elson Cunha
 
Largo da Concórida - Visão seriada
Largo da Concórida - Visão seriadaLargo da Concórida - Visão seriada
Largo da Concórida - Visão seriadaCarlos Elson Cunha
 

Más de Carlos Elson Cunha (20)

Wittgenstein, ludwig. tractatus logico philosophicus (1968)
Wittgenstein, ludwig. tractatus logico philosophicus (1968)Wittgenstein, ludwig. tractatus logico philosophicus (1968)
Wittgenstein, ludwig. tractatus logico philosophicus (1968)
 
Westlund, olle. s(t)imulating a social psychology mead and the reality of t...
Westlund, olle. s(t)imulating a social psychology   mead and the reality of t...Westlund, olle. s(t)imulating a social psychology   mead and the reality of t...
Westlund, olle. s(t)imulating a social psychology mead and the reality of t...
 
Alexandria sem muros monografia 2016
Alexandria sem muros   monografia 2016Alexandria sem muros   monografia 2016
Alexandria sem muros monografia 2016
 
Shopping das artes
Shopping das artesShopping das artes
Shopping das artes
 
Atitude mental correta para falar em público
Atitude mental correta para falar em públicoAtitude mental correta para falar em público
Atitude mental correta para falar em público
 
Introduções para falar em público
Introduções para falar em públicoIntroduções para falar em público
Introduções para falar em público
 
O temor de falar em público
O temor de falar em públicoO temor de falar em público
O temor de falar em público
 
Mec solo ms
Mec solo msMec solo ms
Mec solo ms
 
Xadrez é fácil com o aluno eterno
Xadrez é fácil   com o aluno eternoXadrez é fácil   com o aluno eterno
Xadrez é fácil com o aluno eterno
 
Canvas do Carlão - Exemplo do modelo Canvas
Canvas do Carlão - Exemplo do modelo Canvas Canvas do Carlão - Exemplo do modelo Canvas
Canvas do Carlão - Exemplo do modelo Canvas
 
B n
B nB n
B n
 
Guindaste de palitos de picolé
Guindaste de palitos de picoléGuindaste de palitos de picolé
Guindaste de palitos de picolé
 
Todas as árvores do largo da concórdia
Todas as árvores do largo da concórdiaTodas as árvores do largo da concórdia
Todas as árvores do largo da concórdia
 
R caetano pinto
R caetano pintoR caetano pinto
R caetano pinto
 
Levantamento fotográfico v oprr bras
Levantamento fotográfico v oprr brasLevantamento fotográfico v oprr bras
Levantamento fotográfico v oprr bras
 
Lançamento de livros enanparq
Lançamento de livros enanparqLançamento de livros enanparq
Lançamento de livros enanparq
 
Drenagem urbana.2007
Drenagem urbana.2007Drenagem urbana.2007
Drenagem urbana.2007
 
Domótica em bibliotecas
Domótica em bibliotecasDomótica em bibliotecas
Domótica em bibliotecas
 
Cdhu principais programas e tipologias
Cdhu principais programas e tipologiasCdhu principais programas e tipologias
Cdhu principais programas e tipologias
 
Largo da Concórida - Visão seriada
Largo da Concórida - Visão seriadaLargo da Concórida - Visão seriada
Largo da Concórida - Visão seriada
 

Último

E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?Rosalina Simão Nunes
 
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfBRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfHenrique Pontes
 
Gerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem OrganizacionalGerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem OrganizacionalJacqueline Cerqueira
 
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveAula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveaulasgege
 
Bullying - Texto e cruzadinha
Bullying        -     Texto e cruzadinhaBullying        -     Texto e cruzadinha
Bullying - Texto e cruzadinhaMary Alvarenga
 
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptx
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptxSlides 1 - O gênero textual entrevista.pptx
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptxSilvana Silva
 
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxOsnilReis1
 
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029Centro Jacques Delors
 
Regência Nominal e Verbal português .pdf
Regência Nominal e Verbal português .pdfRegência Nominal e Verbal português .pdf
Regência Nominal e Verbal português .pdfmirandadudu08
 
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxApostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxIsabelaRafael2
 
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniModelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniCassio Meira Jr.
 
Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdf
Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdfProva uniasselvi tecnologias da Informação.pdf
Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdfArthurRomanof1
 
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptxSlides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024Jeanoliveira597523
 
activIDADES CUENTO lobo esta CUENTO CUARTO GRADO
activIDADES CUENTO  lobo esta  CUENTO CUARTO GRADOactivIDADES CUENTO  lobo esta  CUENTO CUARTO GRADO
activIDADES CUENTO lobo esta CUENTO CUARTO GRADOcarolinacespedes23
 
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologia
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologiaAula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologia
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologiaaulasgege
 
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdfJorge Andrade
 
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 

Último (20)

E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
 
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfBRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
 
Gerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem OrganizacionalGerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem Organizacional
 
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveAula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
 
Bullying - Texto e cruzadinha
Bullying        -     Texto e cruzadinhaBullying        -     Texto e cruzadinha
Bullying - Texto e cruzadinha
 
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptx
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptxSlides 1 - O gênero textual entrevista.pptx
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptx
 
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
 
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA -
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA      -XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA      -
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA -
 
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
 
Regência Nominal e Verbal português .pdf
Regência Nominal e Verbal português .pdfRegência Nominal e Verbal português .pdf
Regência Nominal e Verbal português .pdf
 
Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024
Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024
Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024
 
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxApostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
 
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniModelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
 
Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdf
Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdfProva uniasselvi tecnologias da Informação.pdf
Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdf
 
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptxSlides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
 
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
 
activIDADES CUENTO lobo esta CUENTO CUARTO GRADO
activIDADES CUENTO  lobo esta  CUENTO CUARTO GRADOactivIDADES CUENTO  lobo esta  CUENTO CUARTO GRADO
activIDADES CUENTO lobo esta CUENTO CUARTO GRADO
 
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologia
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologiaAula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologia
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologia
 
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
 
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
 

A função social do arquiteto

  • 1. A FUNÇÃO SOCIAL DO ARQUITETO Vilanova Artigas Essencial
  • 2. “Chegou a hora de contemplarmos a morte de nossos pais e fazermos a arquitetura que nós mesmos queremos.”
  • 3. Artigas “A arquitetura é uma arte com finalidade.”
  • 4. Artigas “Pensei que o homem (...) e os espaços aqui [fau-usp] teriam uma dignidade de tal ordem que por uma porta de entrada era para mim um crime.”
  • 5. Artigas “O Golpe de 64 nos derrubou em todos os sentidos.”
  • 6. Artigas “Uma caixa de escada deve ter pelo menos 4m X 4m. Lição de Brunelleschi.”
  • 7. Artigas “Ferreira Gullar, numa reunião, levantou-se com aquela arrogância juvenil: “O que existe na arquitetura brasileira que não é Le Corbusier?
  • 8. Artigas “Junto com Volpi, Rebolo e Bonadei, caminhei no sentido de construir culturalmente esta cidade de São Paulo que está aqui.”
  • 9. Artigas “Frank Lloyd Wright, Bertrand Russell e toda uma malta de safados, alardeia ideais democráticos e propõe a exsitência de um mundo calcado na Idade Média. De um lado o primarismo medieval e, do outro, o facismo”José Giannotti lembrou esta frase de Artigas, dita 30 anos antes dessa banca. A seguir Artigas pede desculpa pelo termo “safado”.
  • 10. Artigas “A embalagem universal [vidro e ferro] de Mies Van Der Rohe é hoje, inegavelmente, a expressão dos grandes monopólios americanos”
  • 11. Artigas “A relação do utopismo com a realidade é o que faz do artista um ser legítimo no ambiente em que vive, qualquer que seja o seu protesto de cidadão contra a própria realidade.”
  • 12. Artigas “A arquitetura é uma arte cara. Mário de Andrade disse uma vez para mim: ‘Artigas, em arquitetura não se faz experiência; fazer experiência em arquitetura não pode’.”
  • 13. Artigas “Quem abandona realmente Mies Van Der Rohe hoje em dia são os monopólios que não querem mais ser representados com esse tipo de arquitetura dos que acham que tem um compromisso com a sinceridade.”
  • 14. Artigas “Nossa hora chegou agora, a de contemplarmos a morte de nossos pais e fazermos a arquitetura que nós mesmos queremos, juntando os cacos de todo o lado e chamando isso de história nova.”
  • 15. Artigas “Falo como quem apela à juventude para ter a sensibilidade de fazer com que cada um de seus edifícios, por mais modestos que possam ser, tenha uma coisa a dizer.”
  • 16. Artigas “O que me encanta é usar formas pesadas e chegar perto da terra e negá-las. Transformar minhas colunas numas coisas que se tornam para os olhos do engenheiro exigente uma coisa para dizer: ‘Vai cair essa porcaria toda!’Confesso-lhes que até agora nenhuma delas caiu, por causa da sabedoria que tenho de me fazer cercar por engenheiros inteligentes.”
  • 17. Artigas “Ser arquiteto, meus jovens, é um privilégio que a sociedade nos dá e que eu desempenho com se fosse um segredo, no cantinho de meu escritório, fechado com meus pensamentos e meus desenhos.”
  • 18. Artigas “Este terraço (casa de Rio Branco Paranhos) é feito de tijolo prensado com estrutura de ferro dentro e que eu mesmo calculei a partir de um estudo do teorema de Languendoc, na revista do Institudo de Engenharia; um estudo sobre vigas-balcões.”
  • 19. Artigas “Danei a descobrir que era possível se fazer, se botar uma laje de concreto sobre uma coluna de madeira. Com o surgimento de um material chamado ‘neoprene’ foi possível.”
  • 20. Arguidor n. 1 “Engenheiros não deveriam construir, mas somente o arquiteto.”- Milton Vargas
  • 21. Arguidor n. 2 “Pode ser, talvez, uma cilada, de ter de inscrever em meu curriculum minha participação na banca de Vilanova Artigas.”- Carlos Guilherme Motta
  • 22. Arguidor n. 3 “Você é o artista que participou de uma geração ligada a uma esperança. (...) Estamos cantando pela flauta enviesada da burocracia, que abafa a USP e que transforma este concurso num absurdo.”- José A. Giannotti
  • 23. Arguidor n. 4 “Todos aqui somos seus alunos. Estudantes, somos estudantes...”- Flávio Motta
  • 24. Arguidor n. 5 “Muito obrigado, João Vilanova Artigas, nosso grande mestre.”- Eduardo Kneese de Mello
  • 25. Citação “É preciso fazer cantar o ponto de apoio.”- Perret
  • 26. Citação “Um camelo é um cavalo projetado em equipe.”- walter Gropius
  • 27. “Mas, doutor, esta casa que o senhor está construindo parece a casa do povo, a casa que nós fazíamos lá na Bahia. É igualzinha.”- Mestre de obras, sobre a casa Elza Berquó, meio desapontado. Artigas sentiu-se, então, compreendido.
  • 28. Autores citados TAFURI, Manfredo – De la vanguardia a la metropoli Le Corbusier – Una Maison, un palais Pascal – “homens com espírito de geometria”. Referência crítica ao arquiteto que imagina solucionar os problemas simplesmente com um belo desenho.
  • 29. Autores citados ARTIGAS, Vilanova – Caminhos da Arquitetura. LENIN, V. I. – Materialismo e Empirocriticismo.
  • 30. Curiosidades Código Sabóia – código de obras de 1929, que cita o art déco. Dirigindo o IAB, foi o único grupo intelectual a apoiar a União Internacional de Arquitetos no Movimento Internacional de Defesa da Paz. O Primeiro Congresso Brasileiro de Arquitetos foi realizado em janeiro de 1945 – haviam 10 arquitetos no país.
  • 31. Curiosidades Em 1945 não se podia construir um prédio sem abrigo antiaéreo, precisando de aprovação do DAC, que raramente era entregue. Etmologicamente não há diferença entre arte e técnica. A diferença surge no renascimento, em que a construção torna-se científica, separando-se assim das belas-artes – termo que inexiste na antiguidade
  • 32. Curiosidades “Design” entra no Brasil como “projeto” no século 17 – Varnhargen. Artigas propôs o curso de desenho industrial na fau. Brunelleschi elimina o projeto vindo de uma corporação de ofícios em que cada profissional contribuia com sua idéia. Une arte e técnica, criando o projeto de arquitetura.
  • 33. Curiosidades Kikutake, arquiteto japonês, debateu com Artigas na Suiça e apontou a palavra katashi como síntese dos dois aspectos do desenho: técnica e criação. Ceilândia – cidade satélite de Brasília – vem de CEI – Comissão de Erradicação das Invasões do plano piloto.
  • 34. Algumas obras Residência José Mauro Taques Bittencourt – 1959 Residência Telmo Porto – 1972 Residência Olga Berquó – 1967 Residência Ivo Viterito – 1962 Residência Rubens de Mendonça – 1959 Residência Olga Baeta – 1956 Residência Rio Branco Paranhos - 1943
  • 35. Algumas obras Edifício Louveira, Praça Vilaboim, em São Paulo - 1948 Conjunto Habitacional Zezinho Magalhães Prado, Cumbica, São Paulo – 1967 Estádio do Morumbi Vestiários São Paulo Futebol Clube – 1962 Anhembi Tênis Clube – 1961 Balneário Municipal de Jaú – 1975 Ginásio Estadual de Guarulhos – 1960
  • 36. Algumas obras Estação Rodoviária de Londrina – PR – 1950 Prédio da Fau Usp, na Cidade Universitária – 1961 Estação Rodoviária de Jaú – SP – 1970 LANARA – Laboratório Nacional de Referência Animal – MG – 1978
  • 37. A FUNÇÃO SOCIAL DO ARQUITETO Vilanova Artigas Essencial
  • 38. A FUNÇÃO SOCIAL DO ARQUITETO Vilanova Artigas Essencial Concurso do Prof. Arq. João B. Vilanova Artigas para Professor Titular da Disciplina de Projeto da Fau-Usp. Junho de1984. Edição Editora Nobel, 1989. Frases escolhidas por Carlos Elson Cunha - fau-mack fevereiro de 2011 a d. Verão meridional.

Notas del editor

  1. n