SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 76
Descargar para leer sin conexión
Realizado pelo Prof. André Ferreira
Matéria Viva 
Substâncias inorgânicas(compostos de origem mineral que provêm do meio físico externo) Substâncias Orgânicas(compostos em que existe carbono ligado covalentemente com o hidrogénio, podendo existir também outro tipo de átomos )
Substâncias Inorgânicas 
ÁGUA 
SAIS MINERAIS
Composição química de uma bactéria –Escherichia coll 
Água (70%) 
Iões e pequenas moléculas (3%) 
Macromoléculas(27%) 
Água (70%)
Água-A molécula de água é formada por um átomo deoxigénioe por dois átomos de hidrogénio; 
-A Águaé vital para a Vida na Terra – constituinte básico de todas as células;
-As propriedades da água residem no facto desta molécula, apesar de electronicamente neutra, apresentar polaridade; -A polaridade permite a ligação entre as moléculas de água, e também entre estas moléculas e outras substâncias polares, através de pontes de hidrogénio.; Água
Ligações de Hidrogénio entre moléculas de água
Cloreto de Sódio -NaCl 
-A polaridade contribui para o grande poder solvente da água, cujas moléculas são capazes de estabelecer ligações com diversos iões, formando compostos mais estáveis.
FUNÇÃO 
-ESTRUTURAL (meio onde ocorrem todas as reacções celulares); -TRANSPORTE (transporte de substâncias essenciais para a célula plasma); 
-Remoção (remoção de resíduos produzidos pela célula –Urina); 
-Regulação da temperatura corporal (suor) 
Água
-Os Sais Mineraisencontram-se na forma salina (exemplo -carbonato de cálcio) ou a forma iónica (exemplo, Ca 2+, Cl -, etc.). Embora presentes em menores quantidades, os sais minerais são igualmente importantes para as diferentes funções vitais. 
Sais minerais
Sais mineraisFUNÇÃO 
-ESTRUTURAL (Ossos); -Regulação (Parte integrante de algumas enzimas);
Lípidos (2%) 
Glícidos (3%) 
Ácidos Nucleicos(7%) 
Proteínas (15 %) Macromoléculas( 27%)
Todos os Seres Vivos, logo as suas células são constituídos por moléculas orgânicas de grandes dimensões –Macromoléculas. 
Estas são formadas por um número relativamente reduzido de elementos químicos, principalmente carbono, oxigénioe hidrogénio. 
As biomoléculas desempenham diferentes funções:estruturais, energéticas, enzimáticas, armazenamento e transferência de informação.
Existem quatro grandes tipos de Macromoléculas nas células: Macromoléculas 
PrótidosGlícidos 
LípidosÁcidos nucleicos 
Todas elas são formadas por conjuntos (polímeros) de unidades estruturais, respectivamente aminoácidos, monossacarídeos, ácidos gordose glicerol, e nucleótidos.
-Os Prótidossão compostos de carbono, hidrogénio, oxigénio e azoto, em associação com outros elementos como Mg, Fe, etc.
PrótidosPéptidos 
Proteínas 
Aminoácidos 
De acordo com a complexidade, os prótidos classificam-se em aminoácidos, péptidose proteínas.
-Os Aminoácidos são os prótidos mais simples, constituindo as unidadesestruturaisdos péptidos e das proteínas, já que podem ligar-se entre si formando cadeias de tamanho variável.
-Existem cerca de 20 aminoácidosque entram na constituição dos prótidos de todas as espécies de seres vivos.
Radical 
Grupo Carboxilo 
Grupo AminaFórmula geral de um aminoácido 
-Todos os aminoácidospossuem um grupo amina (NH2), um grupo carboxilo(COOH) e um átomo de hidrogénio ligados ao mesmo átomo de carbono. Existe ainda uma porção da molécula (R) que varia de aminoácido para aminoácido. 
Tirosina 
Exemplo de um aminoácido
RadicalGrupo CarboxiloGrupo AminaFórmula geral de um aminoácidoTirosina 
Exemplo de um aminoácido
-Os Péptidossão o resultado da união entre dois ou mais aminoácidos, que se efectua através de uma ligação química covalente, denominada ligação peptídica. aminoácido
-A ligação peptídica estabelece -se entre o grupo carboxilode um aminoácido e o grupo aminade outro.
A ligação peptídica estabelece -se entre o grupo carboxilode um aminoácido e o grupo aminade outro. 
Ligação peptídica
Os péptidosformados por dois aminoácidos, denominam- se dipéptidos, os que são formados por três, tripéptidos, e assim sucessivamente. As cadeias péptidicas podem conter mais de cem aminoácidos.As que contém entre 2 e 20 aminoácidos designam –se oligopéptidos e as que ultrapassam esse número chamam-se polipétidos. Dipéptido
-São macromoléculas constituídas por uma ou mais cadeias polipeptídicase apresentam uma estrutura tridimensionaldefinida. São moléculas com vários níveis de organização. Estrutura primáriaEstrutura Secundária em héliceEstrutura Secundária βpregueadaEstrutura Terciária 
Estrutura quaternária
Uma estrutura primáriadas proteínas designa uma sequência e aminoácidos unidos por ligações peptídicas.
Várias cadeias podem dispor –se paralelamente e ligar-se entre si por pontes de hidrogénio. Formam-se estruturas em folha pregueada. As cadeias peptídicas podem enrolar –se em hélice, devido a pontes de hidrogénio entre grupos amina e carboxilo de aminoácidos diferentes. A conformação em hélice é a estrutura secundária mais comum.
A estrutura secundáriapode, ainda, dobrar –se sobre si própria, ficando com uma forma globular. A este tipo de conformação dá –se o nome de estrutura terciária.
Várias cadeias globulares podem estabelecer ligações entre si, constituindo uma estrutura quaternária.
Proteínas 
Holoproteínas (Simples) Heteroproteínas (Conjugadas) As proteínas podem ser formadas apenas por aminoácidos. As proteínas podem ter uma componente não proteica –o grupo prostético.
FUNÇÃO 
-A importância biológica das proteínas é enorme dada a intervenção crucial em todos os processos biológicos 
-Têm uma função enzimática(enzimas), estrutural (membranas celulares), transporte(hemoglobina), motora(proteínas contrácteis dos músculos), hormonal(insulina) e imunológica (anticorpos)
Os glícidosou hidratos decarbonosão compostos orgânicos ternários (constituídos por C, O e H). De acordo com a complexidade podem -se considerar três grandes grupos de glícidos: 
-monossacarídeos; 
-oligossacarídeos; -polissacarídeos. Glicose 
Frutose
Os monossacarídeos,ou oses, são os glícidos mais simples e são classificados de acordo com o número de átomos de carbono que os compõem (entre 3 a 9). 
Os monossacarídeos, em solução aquosa, apresentam uma estrutura em anel, de carbono. GlicoseMaltose
Existem as trioses (3C),as tetroses (4C), as pentoses(5C), as hexoses (6C), as heptoses(7C), etc. As pentoses e as hexoses são as mais frequentes. Glicose 
Maltose
Monossacarídeo
GlicoseFrutose 
Sacarose 
MaltoseGlicose 
Glicose
GlicoseGlicoseMaltose 
-A ligação que une os dois monossacarídeos denomina –se ligação glicosídica. 
-Dois monossacarídeos ligados formam um dissacarídeo; se mais um monossacarídeo se ligar denomina –se trissacarídeoe assim sucessivamente.
GlicoseGlicoseMaltose-São oligossacarídeosas moléculas constituídas por 2 a 10 monossacarídeos unidos entre si. Se este número for superior, as moléculas denominam –se polissacarídeos.
Grande parte dos polissacarídeos, como a celulose e amilose, é formada por moléculas lineares; em alguns polissacarídeos, como o glicogénioe a amilopectina, as moléculas são ramificadas. Amido 
GlicogénioCelulose
FUNÇÃO-Os glícidossão compostos orgânicos com uma importante variedade de funções : energética, de reserva, estrutural ( por exemplo na parede celular), de regulação e de crescimento.
As principais FUNÇÕESdos Glícidos. 
Exemplos de glícidos com a função energética 
-Amido(localizado nos plastos –reserva energética vegetal); 
-Glicogénio (localizado nos grânulos das células hepáticas –reserva energética animal); 
-Laminarina (localizado nos plastos –reserva energética das algas castanhas); Exemplos de glícidos com a função estrutural 
-Celulose(constituinte da parede celular dos vegetais); 
-Ácido murâmico (constituinte da parede celular das bactérias); 
-Quitina (constituinte da carapaça de insectos e da parede celular dos fungos);
-Os lípidossão insolúveisem água e solúveisem compostos orgânicos, como o benzeno, o éter e o clorofórmio. 
-Apresentam estrutura e propriedades químicas diversas.
LípidosDe reserva 
EstruturaisCom função reguladora
Alguns lípidos de reserva possuem dois componentes fundamentais: ácidos gordose glicerol.
-Os ácidos gordossão formados por uma cadeia linear de átomos de carbono, com um grupo terminal carboxilo(COOH). 
-Os ácidos gordosque possuem átomos de carbono ligados entre si por ligações duplas ou triplas, dizem –se insaturados. Ácido gordo insaturado (ácido linoleico)
-Nos ácidos gordos saturados, todos os átomos de carbono estão ligados entre si, por ligações simples. Ácido gordo saturado (ácido palmítico)
-O glicerol, ou glicerina, é um álcool que contém três grupos hidroxilo(OH), capazes de estabelecer ligações covalentes com os átomos de carbono dos grupos carboxilodos ácidos gordos. -Esta ligação denomina –se ligação éster, e conforme se estabelece entre o glicerol e um , dois ou três ácidos gordos, assim se forma um monoglicerídeo, um diglicerídeoou um triglicerídeo.
Molécula de glicerol3 moléculas de ácido gordoTriglicerídeo
-Destacam-se pela sua importância, os fosfolípidos, lípidos que contém um grupo de fosfato; 
-Os fosfolípidos são os constituintes mais abundantes das membranas celulares; 
-A sua estrutura resulta da ligação de uma molécula de glicerolcom dois ácidos gordose com uma molécula de ácido fosfórico;
Extremidade polar (hidrofilica) Extremidade não polar (hidrofóbica) Composto azotadoÁcido fosfóricoGlicerol 
Ácidos Gordos 
Os fosfolípidos são moléculas anfipáticas, isto é, possuem uma parte polar (hidrofílica) e uma parte não polar (hidrofóbica).
Disposição dos fosfolípidos em meio aquosoMeio AquosoMeio Aquoso
-Alguns lípidos intervém nos processos de regulaçãodos organismos, destacando -se as hormonas sexuais, como a testosteronae a progesterona, que fazem parte do grupo dos esteróides.
As principais FUNÇÕESdos Lípidos. Exemplos de Lípidos com a função energética-Triglicerídeos(localizado no sangue); Exemplos de Lípidos com a função estrutural 
-Fosfolípidos(constituintes das membranas celulares); 
-Lecitina(constituintes das membranas das células nervosas); 
-Ceramidas(constituintes das membranas celulares); Exemplos de Lípidos com a função reguladora 
-Testorenona(localizados nos testículos); 
-Progesterona(localizados nos ovários);
-Os ácidos nucleicossão polímeros de nucleótidosque armazenam a informação hereditária; -Existem dois tipos de ácidos nucleicos: o DNA(Ácido Desoxirribonucleico) e o RNA (Ácido Ribonucleico);
Ácidos nucleicosRNA(Ácido Ribonucleico) DNA(Ácido Desoxirribonucleico)
Os nucleótidossão moléculas formadas pela união de um açúcar ou pentose, uma base azotadae um grupo fosfato.; Base AzotadaPentoseGrupo Fosfato
Citosina 
( C ) Timina( T ) Uracilo( U ) Bases Azotadas( Bases azotadas formadas por um anel orgânico simples com 6 átomos de carbono.) 
Bases Pirimídicas 
( Bases azotadas formadas por um anel orgânico duplo. ) Bases PúricasAdenina( A ) Guanina( G)
Timina (T) Uracilo (U) Citosina (C)
Citosina (C) Adenina (A) Guanina (G)
Citosina 
Citosina 
Guanina 
Timina 
Uracilo 
DNA 
X 
X 
X 
X 
RNA 
X 
X 
X 
X 
No entanto temos de ter em conta que: 
A Timinasó existe no DNAe o Uracilosó existe no RNA; as restantes são comuns aos dois compostos.
No DNA as bases ligam-se entre si por complementaridade: à Citosinade um nucleótido de uma cadeia, liga-se uma Guaninado nucleótido de outra cadeia; a Adeninaliga –se a Timina. 
Adenina 
TiminaCitosina 
Guanina
Pentose 
DNA 
(Desoxirribose) 
RNA 
(Ribose) 
Ribose 
Desoxirribose 
A principal diferença entre a ribose e a desoxirribose, é que a ribose possui um átomo de 02a mais do que a desoxirribose.
O grupo Fosfato confere á molécula características ácidas. GRUPO FOSFATO
-Quer nos eucariontes quer nos procariontes o DNA é o suporte universal da informação genética controlando a actividade celular; 
-Cada organismo é único porque é portador de um DNA único, do ponto de vista informativo; -O DNA e o RNA intervêm na síntese de proteinas;
Realizado pelo Prof. André Ferreira

Más contenido relacionado

La actualidad más candente

La actualidad más candente (20)

Proteinas
ProteinasProteinas
Proteinas
 
Aula Proteínas
Aula ProteínasAula Proteínas
Aula Proteínas
 
Proteina_aula1.ppt
Proteina_aula1.pptProteina_aula1.ppt
Proteina_aula1.ppt
 
Proteínas
ProteínasProteínas
Proteínas
 
BioGeo10-biomoléculas
BioGeo10-biomoléculasBioGeo10-biomoléculas
BioGeo10-biomoléculas
 
Módulo a1.3. biomoléculas.resumo
Módulo a1.3.   biomoléculas.resumoMódulo a1.3.   biomoléculas.resumo
Módulo a1.3. biomoléculas.resumo
 
Bioquímica aplicada à Nanotoxicologia
Bioquímica aplicada à NanotoxicologiaBioquímica aplicada à Nanotoxicologia
Bioquímica aplicada à Nanotoxicologia
 
Biomoléculas
BiomoléculasBiomoléculas
Biomoléculas
 
Proteínas e enzinas
Proteínas e enzinasProteínas e enzinas
Proteínas e enzinas
 
Bioquímica_Proteínas
Bioquímica_ProteínasBioquímica_Proteínas
Bioquímica_Proteínas
 
Aminoácidos e proteínas
Aminoácidos e proteínasAminoácidos e proteínas
Aminoácidos e proteínas
 
As proteínas composição, estrutura e funções
As proteínas composição, estrutura e funções As proteínas composição, estrutura e funções
As proteínas composição, estrutura e funções
 
Proteínas química orgânica
Proteínas química orgânicaProteínas química orgânica
Proteínas química orgânica
 
Proteínas aminoácidos
Proteínas  aminoácidosProteínas  aminoácidos
Proteínas aminoácidos
 
Proteínas composição e estrutura
Proteínas composição e estruturaProteínas composição e estrutura
Proteínas composição e estrutura
 
PróTidos
PróTidosPróTidos
PróTidos
 
Aminoácidos e proteínas
Aminoácidos e proteínasAminoácidos e proteínas
Aminoácidos e proteínas
 
Bioquímica proteínas
Bioquímica proteínasBioquímica proteínas
Bioquímica proteínas
 
3205391 biologia-ppt-proteinas
3205391 biologia-ppt-proteinas3205391 biologia-ppt-proteinas
3205391 biologia-ppt-proteinas
 
Compostos orgânicos protídos
Compostos orgânicos  protídosCompostos orgânicos  protídos
Compostos orgânicos protídos
 

Similar a Biomolã©culas

Aula 04 Bases Moleculares da Vida
Aula 04   Bases Moleculares da VidaAula 04   Bases Moleculares da Vida
Aula 04 Bases Moleculares da VidaHamilton Nobrega
 
A base qu_mica_da_vida2 para uma vida melhor
A base qu_mica_da_vida2 para uma vida melhorA base qu_mica_da_vida2 para uma vida melhor
A base qu_mica_da_vida2 para uma vida melhorCynthia Oliveira
 
Metabolismo - Substâncias orgânicas
Metabolismo - Substâncias orgânicasMetabolismo - Substâncias orgânicas
Metabolismo - Substâncias orgânicasRoberta Almeida
 
Constituintes Basicos
Constituintes BasicosConstituintes Basicos
Constituintes BasicosAndré Santos
 
UFCD 6565 - Células, imunidade, tecidos e órgãos - 1 parte (1).pdf.pptx
UFCD 6565 - Células, imunidade, tecidos e órgãos - 1 parte (1).pdf.pptxUFCD 6565 - Células, imunidade, tecidos e órgãos - 1 parte (1).pdf.pptx
UFCD 6565 - Células, imunidade, tecidos e órgãos - 1 parte (1).pdf.pptxNome Sobrenome
 
A química da vida
A química da vidaA química da vida
A química da vidacancela
 
Biologia os carboidratos
Biologia   os carboidratosBiologia   os carboidratos
Biologia os carboidratosvaniabio
 
Metabolismo celular 1
Metabolismo celular 1Metabolismo celular 1
Metabolismo celular 1Jorgelgl
 
Capítulo 4 - Glicídios - Primeira parte da 4ª aula.
Capítulo 4 - Glicídios - Primeira parte da 4ª aula.Capítulo 4 - Glicídios - Primeira parte da 4ª aula.
Capítulo 4 - Glicídios - Primeira parte da 4ª aula.Particular
 

Similar a Biomolã©culas (20)

Aula 04 Bases Moleculares da Vida
Aula 04   Bases Moleculares da VidaAula 04   Bases Moleculares da Vida
Aula 04 Bases Moleculares da Vida
 
Biomoleculas1
Biomoleculas1Biomoleculas1
Biomoleculas1
 
A base qu_mica_da_vida2 para uma vida melhor
A base qu_mica_da_vida2 para uma vida melhorA base qu_mica_da_vida2 para uma vida melhor
A base qu_mica_da_vida2 para uma vida melhor
 
Metabolismo - Substâncias orgânicas
Metabolismo - Substâncias orgânicasMetabolismo - Substâncias orgânicas
Metabolismo - Substâncias orgânicas
 
Constituintes Basicos
Constituintes BasicosConstituintes Basicos
Constituintes Basicos
 
Biomoléculas
BiomoléculasBiomoléculas
Biomoléculas
 
Biomoléculas
BiomoléculasBiomoléculas
Biomoléculas
 
UFCD 6565 - Células, imunidade, tecidos e órgãos - 1 parte (1).pdf.pptx
UFCD 6565 - Células, imunidade, tecidos e órgãos - 1 parte (1).pdf.pptxUFCD 6565 - Células, imunidade, tecidos e órgãos - 1 parte (1).pdf.pptx
UFCD 6565 - Células, imunidade, tecidos e órgãos - 1 parte (1).pdf.pptx
 
81m vinicius e laura
81m vinicius e laura81m vinicius e laura
81m vinicius e laura
 
Biomoléculas
BiomoléculasBiomoléculas
Biomoléculas
 
A química da vida
A química da vidaA química da vida
A química da vida
 
Biologia os carboidratos
Biologia   os carboidratosBiologia   os carboidratos
Biologia os carboidratos
 
Metabolismo celular 1
Metabolismo celular 1Metabolismo celular 1
Metabolismo celular 1
 
Carboidratos
CarboidratosCarboidratos
Carboidratos
 
Bioquímica dos alimentos.pptx
Bioquímica dos alimentos.pptxBioquímica dos alimentos.pptx
Bioquímica dos alimentos.pptx
 
4 biomoléculas
4   biomoléculas4   biomoléculas
4 biomoléculas
 
Capítulo 4 - Glicídios - Primeira parte da 4ª aula.
Capítulo 4 - Glicídios - Primeira parte da 4ª aula.Capítulo 4 - Glicídios - Primeira parte da 4ª aula.
Capítulo 4 - Glicídios - Primeira parte da 4ª aula.
 
Carboidratos.pptx
Carboidratos.pptxCarboidratos.pptx
Carboidratos.pptx
 
Lipídeos
LipídeosLipídeos
Lipídeos
 
Bioquímica 1
Bioquímica 1Bioquímica 1
Bioquímica 1
 

Más de malikfasihabid

Techonology in Education
Techonology in EducationTechonology in Education
Techonology in Educationmalikfasihabid
 
Present tenses perfect
Present tenses perfectPresent tenses perfect
Present tenses perfectmalikfasihabid
 
O cognitivismo defende uma imagem de ser humano plenamente compatível com a d...
O cognitivismo defende uma imagem de ser humano plenamente compatível com a d...O cognitivismo defende uma imagem de ser humano plenamente compatível com a d...
O cognitivismo defende uma imagem de ser humano plenamente compatível com a d...malikfasihabid
 
Métodos para o estudo do interior da geosfera
Métodos para o estudo do interior da geosferaMétodos para o estudo do interior da geosfera
Métodos para o estudo do interior da geosferamalikfasihabid
 
Contributos para o conhecimento da estrutura da terra[1]
Contributos para o conhecimento da estrutura da terra[1]Contributos para o conhecimento da estrutura da terra[1]
Contributos para o conhecimento da estrutura da terra[1]malikfasihabid
 
Bg13 obtenodematria-fotossintesei-100419022030-phpapp01
Bg13 obtenodematria-fotossintesei-100419022030-phpapp01Bg13 obtenodematria-fotossintesei-100419022030-phpapp01
Bg13 obtenodematria-fotossintesei-100419022030-phpapp01malikfasihabid
 

Más de malikfasihabid (20)

Rivers
RiversRivers
Rivers
 
Techonology in Education
Techonology in EducationTechonology in Education
Techonology in Education
 
Teenage life
Teenage life Teenage life
Teenage life
 
Present tenses perfect
Present tenses perfectPresent tenses perfect
Present tenses perfect
 
Present tenses 10_c
Present tenses 10_cPresent tenses 10_c
Present tenses 10_c
 
Senciênci..
Senciênci..Senciênci..
Senciênci..
 
Salvador .. 1 final
Salvador .. 1 finalSalvador .. 1 final
Salvador .. 1 final
 
Dia de filosfia
Dia de filosfiaDia de filosfia
Dia de filosfia
 
O cognitivismo defende uma imagem de ser humano plenamente compatível com a d...
O cognitivismo defende uma imagem de ser humano plenamente compatível com a d...O cognitivismo defende uma imagem de ser humano plenamente compatível com a d...
O cognitivismo defende uma imagem de ser humano plenamente compatível com a d...
 
Arte e conhecimento
Arte e conhecimentoArte e conhecimento
Arte e conhecimento
 
Cognitivismo
CognitivismoCognitivismo
Cognitivismo
 
Métodos para o estudo do interior da geosfera
Métodos para o estudo do interior da geosferaMétodos para o estudo do interior da geosfera
Métodos para o estudo do interior da geosfera
 
Ii
IiIi
Ii
 
Fotossíntese
FotossínteseFotossíntese
Fotossíntese
 
Contributos para o conhecimento da estrutura da terra[1]
Contributos para o conhecimento da estrutura da terra[1]Contributos para o conhecimento da estrutura da terra[1]
Contributos para o conhecimento da estrutura da terra[1]
 
Fotosintese
FotosinteseFotosintese
Fotosintese
 
Bg13 obtenodematria-fotossintesei-100419022030-phpapp01
Bg13 obtenodematria-fotossintesei-100419022030-phpapp01Bg13 obtenodematria-fotossintesei-100419022030-phpapp01
Bg13 obtenodematria-fotossintesei-100419022030-phpapp01
 
Terra
TerraTerra
Terra
 
Celula
 Celula Celula
Celula
 
Terremoto da Caxemira
Terremoto da CaxemiraTerremoto da Caxemira
Terremoto da Caxemira
 

Último

Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdf
Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdfProjeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdf
Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdfHELENO FAVACHO
 
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdfLeloIurk1
 
DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...
DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...
DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...IsabelPereira2010
 
Historia da Arte europeia e não só. .pdf
Historia da Arte europeia e não só. .pdfHistoria da Arte europeia e não só. .pdf
Historia da Arte europeia e não só. .pdfEmanuel Pio
 
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEMPRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEMHELENO FAVACHO
 
Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"
Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"
Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"Ilda Bicacro
 
Slides Lição 5, Betel, Ordenança para uma vida de vigilância e oração, 2Tr24....
Slides Lição 5, Betel, Ordenança para uma vida de vigilância e oração, 2Tr24....Slides Lição 5, Betel, Ordenança para uma vida de vigilância e oração, 2Tr24....
Slides Lição 5, Betel, Ordenança para uma vida de vigilância e oração, 2Tr24....LuizHenriquedeAlmeid6
 
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdf
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdfRecomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdf
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdfFrancisco Márcio Bezerra Oliveira
 
Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?
Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?
Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?AnabelaGuerreiro7
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...azulassessoria9
 
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcanteCOMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcanteVanessaCavalcante37
 
matematica aula didatica prática e tecni
matematica aula didatica prática e tecnimatematica aula didatica prática e tecni
matematica aula didatica prática e tecniCleidianeCarvalhoPer
 
Bloco de português com artigo de opinião 8º A, B 3.docx
Bloco de português com artigo de opinião 8º A, B 3.docxBloco de português com artigo de opinião 8º A, B 3.docx
Bloco de português com artigo de opinião 8º A, B 3.docxkellyneamaral
 
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSOLeloIurk1
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia Tecnologia
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia TecnologiaPROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia Tecnologia
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia TecnologiaHELENO FAVACHO
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - SERVIÇOS JURÍDICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - SERVIÇOS JURÍDICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS.pdfPROJETO DE EXTENSÃO I - SERVIÇOS JURÍDICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - SERVIÇOS JURÍDICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS.pdfHELENO FAVACHO
 
INTERVENÇÃO PARÁ - Formação de Professor
INTERVENÇÃO PARÁ - Formação de ProfessorINTERVENÇÃO PARÁ - Formação de Professor
INTERVENÇÃO PARÁ - Formação de ProfessorEdvanirCosta
 
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptxTeoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptxTailsonSantos1
 
apostila projeto de vida 2 ano ensino médio
apostila projeto de vida 2 ano ensino médioapostila projeto de vida 2 ano ensino médio
apostila projeto de vida 2 ano ensino médiorosenilrucks
 

Último (20)

Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdf
Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdfProjeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdf
Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdf
 
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
 
DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...
DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...
DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...
 
Historia da Arte europeia e não só. .pdf
Historia da Arte europeia e não só. .pdfHistoria da Arte europeia e não só. .pdf
Historia da Arte europeia e não só. .pdf
 
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEMPRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
 
Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"
Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"
Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"
 
Aula sobre o Imperialismo Europeu no século XIX
Aula sobre o Imperialismo Europeu no século XIXAula sobre o Imperialismo Europeu no século XIX
Aula sobre o Imperialismo Europeu no século XIX
 
Slides Lição 5, Betel, Ordenança para uma vida de vigilância e oração, 2Tr24....
Slides Lição 5, Betel, Ordenança para uma vida de vigilância e oração, 2Tr24....Slides Lição 5, Betel, Ordenança para uma vida de vigilância e oração, 2Tr24....
Slides Lição 5, Betel, Ordenança para uma vida de vigilância e oração, 2Tr24....
 
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdf
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdfRecomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdf
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdf
 
Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?
Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?
Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
 
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcanteCOMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
 
matematica aula didatica prática e tecni
matematica aula didatica prática e tecnimatematica aula didatica prática e tecni
matematica aula didatica prática e tecni
 
Bloco de português com artigo de opinião 8º A, B 3.docx
Bloco de português com artigo de opinião 8º A, B 3.docxBloco de português com artigo de opinião 8º A, B 3.docx
Bloco de português com artigo de opinião 8º A, B 3.docx
 
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia Tecnologia
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia TecnologiaPROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia Tecnologia
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia Tecnologia
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - SERVIÇOS JURÍDICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - SERVIÇOS JURÍDICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS.pdfPROJETO DE EXTENSÃO I - SERVIÇOS JURÍDICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - SERVIÇOS JURÍDICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS.pdf
 
INTERVENÇÃO PARÁ - Formação de Professor
INTERVENÇÃO PARÁ - Formação de ProfessorINTERVENÇÃO PARÁ - Formação de Professor
INTERVENÇÃO PARÁ - Formação de Professor
 
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptxTeoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
 
apostila projeto de vida 2 ano ensino médio
apostila projeto de vida 2 ano ensino médioapostila projeto de vida 2 ano ensino médio
apostila projeto de vida 2 ano ensino médio
 

Biomolã©culas

  • 1. Realizado pelo Prof. André Ferreira
  • 2. Matéria Viva Substâncias inorgânicas(compostos de origem mineral que provêm do meio físico externo) Substâncias Orgânicas(compostos em que existe carbono ligado covalentemente com o hidrogénio, podendo existir também outro tipo de átomos )
  • 4. Composição química de uma bactéria –Escherichia coll Água (70%) Iões e pequenas moléculas (3%) Macromoléculas(27%) Água (70%)
  • 5. Água-A molécula de água é formada por um átomo deoxigénioe por dois átomos de hidrogénio; -A Águaé vital para a Vida na Terra – constituinte básico de todas as células;
  • 6. -As propriedades da água residem no facto desta molécula, apesar de electronicamente neutra, apresentar polaridade; -A polaridade permite a ligação entre as moléculas de água, e também entre estas moléculas e outras substâncias polares, através de pontes de hidrogénio.; Água
  • 7. Ligações de Hidrogénio entre moléculas de água
  • 8. Cloreto de Sódio -NaCl -A polaridade contribui para o grande poder solvente da água, cujas moléculas são capazes de estabelecer ligações com diversos iões, formando compostos mais estáveis.
  • 9. FUNÇÃO -ESTRUTURAL (meio onde ocorrem todas as reacções celulares); -TRANSPORTE (transporte de substâncias essenciais para a célula plasma); -Remoção (remoção de resíduos produzidos pela célula –Urina); -Regulação da temperatura corporal (suor) Água
  • 10. -Os Sais Mineraisencontram-se na forma salina (exemplo -carbonato de cálcio) ou a forma iónica (exemplo, Ca 2+, Cl -, etc.). Embora presentes em menores quantidades, os sais minerais são igualmente importantes para as diferentes funções vitais. Sais minerais
  • 11. Sais mineraisFUNÇÃO -ESTRUTURAL (Ossos); -Regulação (Parte integrante de algumas enzimas);
  • 12. Lípidos (2%) Glícidos (3%) Ácidos Nucleicos(7%) Proteínas (15 %) Macromoléculas( 27%)
  • 13. Todos os Seres Vivos, logo as suas células são constituídos por moléculas orgânicas de grandes dimensões –Macromoléculas. Estas são formadas por um número relativamente reduzido de elementos químicos, principalmente carbono, oxigénioe hidrogénio. As biomoléculas desempenham diferentes funções:estruturais, energéticas, enzimáticas, armazenamento e transferência de informação.
  • 14. Existem quatro grandes tipos de Macromoléculas nas células: Macromoléculas PrótidosGlícidos LípidosÁcidos nucleicos Todas elas são formadas por conjuntos (polímeros) de unidades estruturais, respectivamente aminoácidos, monossacarídeos, ácidos gordose glicerol, e nucleótidos.
  • 15.
  • 16. -Os Prótidossão compostos de carbono, hidrogénio, oxigénio e azoto, em associação com outros elementos como Mg, Fe, etc.
  • 17. PrótidosPéptidos Proteínas Aminoácidos De acordo com a complexidade, os prótidos classificam-se em aminoácidos, péptidose proteínas.
  • 18. -Os Aminoácidos são os prótidos mais simples, constituindo as unidadesestruturaisdos péptidos e das proteínas, já que podem ligar-se entre si formando cadeias de tamanho variável.
  • 19. -Existem cerca de 20 aminoácidosque entram na constituição dos prótidos de todas as espécies de seres vivos.
  • 20. Radical Grupo Carboxilo Grupo AminaFórmula geral de um aminoácido -Todos os aminoácidospossuem um grupo amina (NH2), um grupo carboxilo(COOH) e um átomo de hidrogénio ligados ao mesmo átomo de carbono. Existe ainda uma porção da molécula (R) que varia de aminoácido para aminoácido. Tirosina Exemplo de um aminoácido
  • 21. RadicalGrupo CarboxiloGrupo AminaFórmula geral de um aminoácidoTirosina Exemplo de um aminoácido
  • 22. -Os Péptidossão o resultado da união entre dois ou mais aminoácidos, que se efectua através de uma ligação química covalente, denominada ligação peptídica. aminoácido
  • 23. -A ligação peptídica estabelece -se entre o grupo carboxilode um aminoácido e o grupo aminade outro.
  • 24. A ligação peptídica estabelece -se entre o grupo carboxilode um aminoácido e o grupo aminade outro. Ligação peptídica
  • 25. Os péptidosformados por dois aminoácidos, denominam- se dipéptidos, os que são formados por três, tripéptidos, e assim sucessivamente. As cadeias péptidicas podem conter mais de cem aminoácidos.As que contém entre 2 e 20 aminoácidos designam –se oligopéptidos e as que ultrapassam esse número chamam-se polipétidos. Dipéptido
  • 26. -São macromoléculas constituídas por uma ou mais cadeias polipeptídicase apresentam uma estrutura tridimensionaldefinida. São moléculas com vários níveis de organização. Estrutura primáriaEstrutura Secundária em héliceEstrutura Secundária βpregueadaEstrutura Terciária Estrutura quaternária
  • 27. Uma estrutura primáriadas proteínas designa uma sequência e aminoácidos unidos por ligações peptídicas.
  • 28. Várias cadeias podem dispor –se paralelamente e ligar-se entre si por pontes de hidrogénio. Formam-se estruturas em folha pregueada. As cadeias peptídicas podem enrolar –se em hélice, devido a pontes de hidrogénio entre grupos amina e carboxilo de aminoácidos diferentes. A conformação em hélice é a estrutura secundária mais comum.
  • 29. A estrutura secundáriapode, ainda, dobrar –se sobre si própria, ficando com uma forma globular. A este tipo de conformação dá –se o nome de estrutura terciária.
  • 30. Várias cadeias globulares podem estabelecer ligações entre si, constituindo uma estrutura quaternária.
  • 31.
  • 32. Proteínas Holoproteínas (Simples) Heteroproteínas (Conjugadas) As proteínas podem ser formadas apenas por aminoácidos. As proteínas podem ter uma componente não proteica –o grupo prostético.
  • 33. FUNÇÃO -A importância biológica das proteínas é enorme dada a intervenção crucial em todos os processos biológicos -Têm uma função enzimática(enzimas), estrutural (membranas celulares), transporte(hemoglobina), motora(proteínas contrácteis dos músculos), hormonal(insulina) e imunológica (anticorpos)
  • 34.
  • 35. Os glícidosou hidratos decarbonosão compostos orgânicos ternários (constituídos por C, O e H). De acordo com a complexidade podem -se considerar três grandes grupos de glícidos: -monossacarídeos; -oligossacarídeos; -polissacarídeos. Glicose Frutose
  • 36. Os monossacarídeos,ou oses, são os glícidos mais simples e são classificados de acordo com o número de átomos de carbono que os compõem (entre 3 a 9). Os monossacarídeos, em solução aquosa, apresentam uma estrutura em anel, de carbono. GlicoseMaltose
  • 37. Existem as trioses (3C),as tetroses (4C), as pentoses(5C), as hexoses (6C), as heptoses(7C), etc. As pentoses e as hexoses são as mais frequentes. Glicose Maltose
  • 40. GlicoseGlicoseMaltose -A ligação que une os dois monossacarídeos denomina –se ligação glicosídica. -Dois monossacarídeos ligados formam um dissacarídeo; se mais um monossacarídeo se ligar denomina –se trissacarídeoe assim sucessivamente.
  • 41. GlicoseGlicoseMaltose-São oligossacarídeosas moléculas constituídas por 2 a 10 monossacarídeos unidos entre si. Se este número for superior, as moléculas denominam –se polissacarídeos.
  • 42. Grande parte dos polissacarídeos, como a celulose e amilose, é formada por moléculas lineares; em alguns polissacarídeos, como o glicogénioe a amilopectina, as moléculas são ramificadas. Amido GlicogénioCelulose
  • 43. FUNÇÃO-Os glícidossão compostos orgânicos com uma importante variedade de funções : energética, de reserva, estrutural ( por exemplo na parede celular), de regulação e de crescimento.
  • 44. As principais FUNÇÕESdos Glícidos. Exemplos de glícidos com a função energética -Amido(localizado nos plastos –reserva energética vegetal); -Glicogénio (localizado nos grânulos das células hepáticas –reserva energética animal); -Laminarina (localizado nos plastos –reserva energética das algas castanhas); Exemplos de glícidos com a função estrutural -Celulose(constituinte da parede celular dos vegetais); -Ácido murâmico (constituinte da parede celular das bactérias); -Quitina (constituinte da carapaça de insectos e da parede celular dos fungos);
  • 45.
  • 46. -Os lípidossão insolúveisem água e solúveisem compostos orgânicos, como o benzeno, o éter e o clorofórmio. -Apresentam estrutura e propriedades químicas diversas.
  • 47. LípidosDe reserva EstruturaisCom função reguladora
  • 48. Alguns lípidos de reserva possuem dois componentes fundamentais: ácidos gordose glicerol.
  • 49. -Os ácidos gordossão formados por uma cadeia linear de átomos de carbono, com um grupo terminal carboxilo(COOH). -Os ácidos gordosque possuem átomos de carbono ligados entre si por ligações duplas ou triplas, dizem –se insaturados. Ácido gordo insaturado (ácido linoleico)
  • 50. -Nos ácidos gordos saturados, todos os átomos de carbono estão ligados entre si, por ligações simples. Ácido gordo saturado (ácido palmítico)
  • 51. -O glicerol, ou glicerina, é um álcool que contém três grupos hidroxilo(OH), capazes de estabelecer ligações covalentes com os átomos de carbono dos grupos carboxilodos ácidos gordos. -Esta ligação denomina –se ligação éster, e conforme se estabelece entre o glicerol e um , dois ou três ácidos gordos, assim se forma um monoglicerídeo, um diglicerídeoou um triglicerídeo.
  • 52. Molécula de glicerol3 moléculas de ácido gordoTriglicerídeo
  • 53. -Destacam-se pela sua importância, os fosfolípidos, lípidos que contém um grupo de fosfato; -Os fosfolípidos são os constituintes mais abundantes das membranas celulares; -A sua estrutura resulta da ligação de uma molécula de glicerolcom dois ácidos gordose com uma molécula de ácido fosfórico;
  • 54. Extremidade polar (hidrofilica) Extremidade não polar (hidrofóbica) Composto azotadoÁcido fosfóricoGlicerol Ácidos Gordos Os fosfolípidos são moléculas anfipáticas, isto é, possuem uma parte polar (hidrofílica) e uma parte não polar (hidrofóbica).
  • 55. Disposição dos fosfolípidos em meio aquosoMeio AquosoMeio Aquoso
  • 56. -Alguns lípidos intervém nos processos de regulaçãodos organismos, destacando -se as hormonas sexuais, como a testosteronae a progesterona, que fazem parte do grupo dos esteróides.
  • 57. As principais FUNÇÕESdos Lípidos. Exemplos de Lípidos com a função energética-Triglicerídeos(localizado no sangue); Exemplos de Lípidos com a função estrutural -Fosfolípidos(constituintes das membranas celulares); -Lecitina(constituintes das membranas das células nervosas); -Ceramidas(constituintes das membranas celulares); Exemplos de Lípidos com a função reguladora -Testorenona(localizados nos testículos); -Progesterona(localizados nos ovários);
  • 58.
  • 59. -Os ácidos nucleicossão polímeros de nucleótidosque armazenam a informação hereditária; -Existem dois tipos de ácidos nucleicos: o DNA(Ácido Desoxirribonucleico) e o RNA (Ácido Ribonucleico);
  • 60. Ácidos nucleicosRNA(Ácido Ribonucleico) DNA(Ácido Desoxirribonucleico)
  • 61. Os nucleótidossão moléculas formadas pela união de um açúcar ou pentose, uma base azotadae um grupo fosfato.; Base AzotadaPentoseGrupo Fosfato
  • 62. Citosina ( C ) Timina( T ) Uracilo( U ) Bases Azotadas( Bases azotadas formadas por um anel orgânico simples com 6 átomos de carbono.) Bases Pirimídicas ( Bases azotadas formadas por um anel orgânico duplo. ) Bases PúricasAdenina( A ) Guanina( G)
  • 63. Timina (T) Uracilo (U) Citosina (C)
  • 64.
  • 65.
  • 66.
  • 67. Citosina (C) Adenina (A) Guanina (G)
  • 68.
  • 69.
  • 70. Citosina Citosina Guanina Timina Uracilo DNA X X X X RNA X X X X No entanto temos de ter em conta que: A Timinasó existe no DNAe o Uracilosó existe no RNA; as restantes são comuns aos dois compostos.
  • 71. No DNA as bases ligam-se entre si por complementaridade: à Citosinade um nucleótido de uma cadeia, liga-se uma Guaninado nucleótido de outra cadeia; a Adeninaliga –se a Timina. Adenina TiminaCitosina Guanina
  • 72. Pentose DNA (Desoxirribose) RNA (Ribose) Ribose Desoxirribose A principal diferença entre a ribose e a desoxirribose, é que a ribose possui um átomo de 02a mais do que a desoxirribose.
  • 73. O grupo Fosfato confere á molécula características ácidas. GRUPO FOSFATO
  • 74.
  • 75. -Quer nos eucariontes quer nos procariontes o DNA é o suporte universal da informação genética controlando a actividade celular; -Cada organismo é único porque é portador de um DNA único, do ponto de vista informativo; -O DNA e o RNA intervêm na síntese de proteinas;
  • 76. Realizado pelo Prof. André Ferreira