SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 14
Avaliação Simplificada pelo CE no âmbito da Avaliação de Desempenho do Pessoal Docente  (Dec.- Reg. nº 2/2008 de 10 de Janeiro e Dec. Reg.- nº ?? de ??)
Avaliação Simplificada ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],Preenchimento de todos os campos, sem objectivos individuais. Nível de assiduidade – item A da Ficha de avaliação do CE Cumprimento do serviço distribuído – item A da Ficha de avaliação do CE Acções de formação contínua – item D da Ficha de avaliação do CE, só para  PQ ,[object Object],Serve para o avaliador e avaliado conhecerem os critérios e indicadores que sustentaram a avaliação, a realizar na Ficha de avaliação do CE, com base nas evidências registadas no Instrumento de Registo dos Indicadores de Classificação.
[object Object],Critério Parâmetro A- Assiduidade e cumprimento do Serviço Distribuído Escala Grau de  Cumpri- mento A. 1 Serviço lectivo – Grau de cumprimento do serviço e dos respectivos objectivos individuais A. 1.1 Cumprimento de 100% do serviço lectivo   10 A. 1.2 Cumprimento de 98% A 99,9% do serviço lectivo   8 A. 1.3 Cumprimento de 95% A 97,9% do serviço lectivo   7 A. 1.4 Cumprimento de 90% A 94,9%do serviço lectivo   6 A. 1.5 Cumprimento de menos 90% do serviço lectivo   3
A. 1 Serviço Lectivo – Grau de cumprimento do serviço e dos respectivos objectivos individuais. A- Assiduidade e cumprimento do Serviço Distribuído A.1 Grau de cumpri- mento do Serviço distribuído . Mapas de Faltas Planificações Portfólio Obs. Indicadores de Classificação Critérios Instrumentação Fontes  Nº de aulas Previstas Nº de aulas Ministradas (Artº 103º ECD) Diferença % do Cum-  primento do Serviço Lectivo.
Empe- nho A. 2.1  Compensações, permutas, preparação das substituições   10 Evidencia empenho na realização da totalidade das aulas previstas articulando com os alunos e com o Conselho Executivo as compensações e com os alunos, colegas e Conselho Executivo as permutas. Prepara as substituições de aulas garantindo um plano de aulas exequível e programa a compensação destas aulas, cumprindo 100% das aulas previstas.  ,[object Object],Critério Parâmetro A. 2 - Empenho para a realização da totalidade das aulas previstas Escala 8 Evidencia empenho na realização da totalidade das aulas previstas articulando com os alunos e com o Conselho Executivo as compensações e com os alunos, colegas e Conselho Executivo as permutas. Prepara as substituições de aulas garantindo um plano de aulas exequível e programa a compensação destas aulas, cumprindo entre 98% e 99,9% das aulas previstas.  7 Evidencia empenho na realização da totalidade das aulas previstas articulando com os alunos e com o Conselho Executivo as compensações e com os alunos, colegas e Conselho Executivo as permutas. Prepara as substituições de aulas garantindo um plano de aulas exequível e programa a compensação destas aulas, cumprindo entre 95% e 97,9% das aulas previstas.  6 Evidencia empenho na realização da totalidade das aulas previstas articulando com os alunos e com o Conselho Executivo as compensações e com os alunos, colegas e Conselho Executivo as permutas. Prepara as substituições de aulas garantindo um plano de aulas exequível e programa a compensação destas aulas, cumprindo entre 90% e 94,9% das aulas previstas.  3 Evidencia empenho na realização da totalidade das aulas previstas articulando com os alunos e com o Conselho Executivo as compensações e com os alunos, colegas e Conselho Executivo as permutas. Prepara as substituições de aulas garantindo um plano de aulas exequível e programa a compensação destas aulas, cumprindo menos de 90% das aulas previstas.
A. 2  – Empenho para a realização da totalidade das aulas previstas. A- Assiduidade e cumprimento do Serviço Distribuído ,[object Object],[object Object],[object Object],Mapas de Faltas Planificações Portfólio Compensações e permutas Preparação das substituições Obs. Indicadores de Classificação Critérios Instrumentação Fontes  Nº de aulas Previstas Nº de aulas ministradas Faltas Diferença % de aulas  de aulas dadas face às previstas.
Grau de cum- primento A. 3.1  Apoio às aprendizagens dos alunos   A. 3.1.1  Cumprimento do serviço e dos objectivos de apoio educativo  ,[object Object],Critério Parâmetro A. 3 Apoio às aprendizagens dos alunos – grau de cumprimento do serviço e dos respectivos objectivos individuais.  Escala 10 Propõe e assegura os apoios educativos, dos seus alunos, no tempo disponibilizado para esse efeito com base num plano sustentado e individualizado. Cumpre o serviço distribuído de apoio às aprendizagens dos alunos da escola. Avalia o resultado da aplicação do plano de apoio individualizado no âmbito do serviço distribuído, evidenciando progresso nas aprendizagens dos alunos envolvidos. Cumpre 100% do serviço distribuído para apoios educativos.  8 Propõe e assegura os apoios educativos, dos seus alunos, no tempo disponibilizado para esse efeito, com base num plano sustentado e individualizado. Cumpre o serviço distribuído de apoio às aprendizagens dos alunos da escola. Avalia o resultado da aplicação do plano de apoio individualizado. Cumpre entre 98 a 99,9% do serviço distribuído para apoios educativos.  7 Propõe e assegura os apoios educativos dos seus alunos, no tempo disponibilizado para esse efeito. Cumpre o serviço distribuído de apoio às aprendizagens dos alunos da escola. Cumpre entre 95 a 97,9% do serviço distribuído para apoios educativos. 6 Propõe apoios educativos, sem assegurar, apesar de lhe ter sido disponibilizado tempo para esse efeito. Cumpre entre 90 a 94,9% do serviço distribuído para apoios educativos.  3 Não propõe e não assegura os apoios educativos. Cumpre menos de 90% do serviço distribuído para apoios educativos.  NOTA: Não se aplica o item de avaliação aos docentes, cujos alunos tenham 100% de positivas e não tenham serviço distribuído às aprendizagens dos alunos ou não tenham tempo distribuído para esse efeito.
A. 3  Apoio às aprendizagens dos alunos – grau de cumprimento do serviço e dos respectivos  objectivos individuais. A- Assiduidade e cumprimento do Serviço Distribuído ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],Mapas de Faltas Planificações Portfólio Objectivos do apoio educativo Evidências da consecução dos objectivos individuais 1.  1. 2.  3.  2.  3.  Obs.  Indicadores de Classificação Critérios Instrumentação Fontes  Nº de aulas Previstas Nº de aulas ministradas Faltas (artº 103º ECD) Diferença % do cumri- mento do servi- ço de apoio  à aprendizagem dos  s/ alunos % do cumri- mento do ser- viço de apoio  à aprendizagem dos  alunos da escola. % %
Grau de cum- primento e  empenho A. 3.1  Apoio às aprendizagens dos alunos   A. 3.1.2  Cumprimento do serviço e dos objectivos e empenhamento no apoio individual aos alunos  ,[object Object],Critério Parâmetro A. 3 Apoio às aprendizagens dos alunos – grau de cumprimento do serviço e dos respectivos objectivos individuais. Escala 10 Há evidências de disponibilidade para apoio individual na sala de aula, na insistência de trabalhos de casa/investigação individualizados e diversificados e da sua correcção como consolidação das aprendizagens e da disponibilidade no apoio individual fora da sala de aula. Cumpre 100% do serviço distribuído para apoio individual aos alunos. 8 Há evidências na insistência de trabalhos de casa/investigação individualizados e diversificados e da sua correcção como consolidação das aprendizagens e do apoio individual na sala de aula. Cumpre entre 98 a 99,9% do serviço distribuído para apoio individual aos alunos.  7 Há evidências na insistência de trabalhos de casa/investigação individualizados e diversificados e da sua correcção como consolidação das aprendizagens. Cumpre entre 95 a 97,9% do serviço distribuído para apoio individual aos alunos.  6 Há evidências na insistência de trabalhos de casa/investigação e sua correcção como consolidação das aprendizagens. Cumpre entre 90 a 94,9% do serviço distribuído para apoio individual aos alunos. 3 Ausência de evidências do cumprimento do serviço e dos objectivos do apoio educativo. Cumpre menos de 90% do serviço distribuído para apoio individual aos alunos.
A. 3  Apoio às aprendizagens dos alunos – grau de cumprimento do serviço e dos respectivos  objectivos individuais. A- Assiduidade e cumprimento do Serviço Distribuído ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],Nº de apoios individuais Atribuídos/aplicados Nº de apoios  concretizados % do cumprimento do Serviço distribuído Objectivos do apoio individual definidos. Evidências da consecução dos objectivos individuais 1.  1. 2.  3.  2.  3.  Obs.  Indicadores de Classificação Critérios Instrumentação Fontes
A. 4.1  Cumprimento do serviço na componente não lectivo ,[object Object],Critério Parâmetro A. 4  Serviço não lectivo – Grau de cumprimento do serviço  e dos respectivos  objectivos individuais . Escala Grau de  Cumpri- mento A. 4.1 Cumprimento de 100% do serviço não lectivo   10 Cumprimento de 98% A 99,9% do serviço não lectivo   8 Cumprimento de 95% A 97,9% do serviço não lectivo   7 Cumprimento de 90% A 94,9%do serviço não lectivo   6 Cumprimento de menos 90% do serviço não lectivo   3
A. 4  Serviço não lectivo – grau de cumprimento do serviço e dos respectivos objectivos individuais. A- Assiduidade e cumprimento do Serviço Distribuído ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],Mapas de Faltas Portfólio Cargos/Funções Objectivos Individuais Actividades/ Competência Evidências da Consecução dos obj. Instrumentação Indicadores de Classificação Critérios Instrumentação Fontes  Nº de UL. distribuídas Nº de  UL. cumpridas Faltas (artº 103º ECD) Diferença % do cumprimento do serviço  não lectivo. Direcção de Turma Coordenação de  Estruturas de OE. Coordenador de  Biblioteca. Direcção de  Instalações Etc.
[object Object],Critério Parâmetro D -  Participação do Docente em acções de Formação Contínua. Escala Parti- cipação D. 1 Número de créditos de formação contínua a multiplicar pela classificação uniformizada de 1 a 10 no âmbito das áreas prioritárias definidas pela escola/agrupamento ou nas que o docente lecciona.  Nº  de Créditos   10 Classificação da acção   (Nº de créditos) x (classificação normalizada)  Mais de 20  8 De 18 a 20  7 De 16 a 17,9  6 De 12 a 15,9  3 Menos de 12
D. 1  Nº de créditos de formação contínua no âmbito das áreas prioritárias definidas pela escola/agrupamento ou nas disciplinas que o docente lecciona. D- Participação do docente em acções de formação contínua. D.1.1 Acções de forma- ções que incidem sobre  conteúdos  de natureza cientifico-didáctica com estreita ligação à maté- ria curricular que lec- ciona. Correspondente a pelo menos 2/3 do total das acções. (Exemplo: em 50 horas – 2 créditos;  34 horas – 1,3 créditos D.1.1.1 – Designação da acção Nº de créditos  Classificação D.1.2 Acções de forma- ções que incidem sobre  conteúdos  relaciona- dos  com as necessida- des do Agrupamento de escolas definidas no respectivo projecto du plano de activida- des. Correspondente a pelo menos 213 do total das acções. (Exemplo: em 50 horas – 2 créditos No máximo;  17 horas – 0,7 créditos. D.1.1.1 – Designação da acção Nº de créditos  Classificação Indicadores de Classificação Critérios Instrumentação Fontes  1.  2.  3.  1. 1. 1. 1.  2.  3.  1. 1. 1.

Más contenido relacionado

Destacado

Destacado (6)

Avaya midias21jul11
Avaya midias21jul11Avaya midias21jul11
Avaya midias21jul11
 
Gpergs
GpergsGpergs
Gpergs
 
Manual web20 professores
Manual web20 professoresManual web20 professores
Manual web20 professores
 
O estado das cidades e o setor da construção
O estado das cidades e o setor da construçãoO estado das cidades e o setor da construção
O estado das cidades e o setor da construção
 
Relatives, relatives have or dont have
Relatives, relatives have or dont haveRelatives, relatives have or dont have
Relatives, relatives have or dont have
 
Evidências
EvidênciasEvidências
Evidências
 

Similar a Avaliação Simplificada

63629714 guia-do-instrutor
63629714 guia-do-instrutor63629714 guia-do-instrutor
63629714 guia-do-instrutorMarina Leal
 
2014 2015 criterios_gerais_avaliacao_versao_9_out
2014 2015 criterios_gerais_avaliacao_versao_9_out2014 2015 criterios_gerais_avaliacao_versao_9_out
2014 2015 criterios_gerais_avaliacao_versao_9_outArtur (Ft)
 
2014 2015 criterios_gerais_avaliacao_versao_9_out
2014 2015 criterios_gerais_avaliacao_versao_9_out2014 2015 criterios_gerais_avaliacao_versao_9_out
2014 2015 criterios_gerais_avaliacao_versao_9_outArtur (Ft)
 
Avaliação da Qualidade de serviço em cursos de EAD e eLearning: O caso do ISC...
Avaliação da Qualidade de serviço em cursos de EAD e eLearning: O caso do ISC...Avaliação da Qualidade de serviço em cursos de EAD e eLearning: O caso do ISC...
Avaliação da Qualidade de serviço em cursos de EAD e eLearning: O caso do ISC...Antonio Chimuzu
 
Sensibiliza_StakeHolders ESEN.pptx
Sensibiliza_StakeHolders ESEN.pptxSensibiliza_StakeHolders ESEN.pptx
Sensibiliza_StakeHolders ESEN.pptxmargarida
 
Portifolio Tsope CBT2022.pdf
Portifolio Tsope CBT2022.pdfPortifolio Tsope CBT2022.pdf
Portifolio Tsope CBT2022.pdfSergioTsope
 
Ecd
EcdEcd
Ecdlipa
 
Apresentacao progestao
Apresentacao progestaoApresentacao progestao
Apresentacao progestaojapquimica
 
Estágio Desenbahia
Estágio DesenbahiaEstágio Desenbahia
Estágio DesenbahiaDesenbahia
 
Apresentação Tese Mestrado (14_10_2011)
Apresentação Tese Mestrado (14_10_2011)Apresentação Tese Mestrado (14_10_2011)
Apresentação Tese Mestrado (14_10_2011)Susana Lemos
 
Relatoriofinaljne2012
Relatoriofinaljne2012Relatoriofinaljne2012
Relatoriofinaljne2012Ana Pereira
 
ApresentaçãoII: estatuto
ApresentaçãoII: estatutoApresentaçãoII: estatuto
ApresentaçãoII: estatutoEduardo1
 
Evidências possíveis para as 3 dimensões da avaliação (2).pdf
Evidências possíveis para as 3 dimensões da avaliação (2).pdfEvidências possíveis para as 3 dimensões da avaliação (2).pdf
Evidências possíveis para as 3 dimensões da avaliação (2).pdfradamir
 
Avaliação Do Desempenho
Avaliação Do DesempenhoAvaliação Do Desempenho
Avaliação Do DesempenhoCoordenadorTic
 

Similar a Avaliação Simplificada (20)

63629714 guia-do-instrutor
63629714 guia-do-instrutor63629714 guia-do-instrutor
63629714 guia-do-instrutor
 
2014 2015 criterios_gerais_avaliacao_versao_9_out
2014 2015 criterios_gerais_avaliacao_versao_9_out2014 2015 criterios_gerais_avaliacao_versao_9_out
2014 2015 criterios_gerais_avaliacao_versao_9_out
 
2014 2015 criterios_gerais_avaliacao_versao_9_out
2014 2015 criterios_gerais_avaliacao_versao_9_out2014 2015 criterios_gerais_avaliacao_versao_9_out
2014 2015 criterios_gerais_avaliacao_versao_9_out
 
Guia do-colaborador-m3-apl
Guia do-colaborador-m3-aplGuia do-colaborador-m3-apl
Guia do-colaborador-m3-apl
 
Avaliação da Qualidade de serviço em cursos de EAD e eLearning: O caso do ISC...
Avaliação da Qualidade de serviço em cursos de EAD e eLearning: O caso do ISC...Avaliação da Qualidade de serviço em cursos de EAD e eLearning: O caso do ISC...
Avaliação da Qualidade de serviço em cursos de EAD e eLearning: O caso do ISC...
 
Sensibiliza_StakeHolders ESEN.pptx
Sensibiliza_StakeHolders ESEN.pptxSensibiliza_StakeHolders ESEN.pptx
Sensibiliza_StakeHolders ESEN.pptx
 
SARESP 2022 LIVE.pdf
SARESP 2022 LIVE.pdfSARESP 2022 LIVE.pdf
SARESP 2022 LIVE.pdf
 
Portifolio Tsope CBT2022.pdf
Portifolio Tsope CBT2022.pdfPortifolio Tsope CBT2022.pdf
Portifolio Tsope CBT2022.pdf
 
Ecd
EcdEcd
Ecd
 
Apresentacao progestao
Apresentacao progestaoApresentacao progestao
Apresentacao progestao
 
Estágio Desenbahia
Estágio DesenbahiaEstágio Desenbahia
Estágio Desenbahia
 
Apresentação Tese Mestrado (14_10_2011)
Apresentação Tese Mestrado (14_10_2011)Apresentação Tese Mestrado (14_10_2011)
Apresentação Tese Mestrado (14_10_2011)
 
Dossiê
Dossiê Dossiê
Dossiê
 
Relatoriofinaljne2012
Relatoriofinaljne2012Relatoriofinaljne2012
Relatoriofinaljne2012
 
ApresentaçãoII: estatuto
ApresentaçãoII: estatutoApresentaçãoII: estatuto
ApresentaçãoII: estatuto
 
Dossiê 2015 2014 pdf
Dossiê 2015   2014 pdfDossiê 2015   2014 pdf
Dossiê 2015 2014 pdf
 
Evidências possíveis para as 3 dimensões da avaliação (2).pdf
Evidências possíveis para as 3 dimensões da avaliação (2).pdfEvidências possíveis para as 3 dimensões da avaliação (2).pdf
Evidências possíveis para as 3 dimensões da avaliação (2).pdf
 
Avaliação Do Desempenho
Avaliação Do DesempenhoAvaliação Do Desempenho
Avaliação Do Desempenho
 
Tito
TitoTito
Tito
 
Avaliação Desempenho Tito - proposta de classificação 2011
Avaliação Desempenho Tito - proposta de classificação 2011Avaliação Desempenho Tito - proposta de classificação 2011
Avaliação Desempenho Tito - proposta de classificação 2011
 

Más de Maria André

Acordo Ortográfico
Acordo OrtográficoAcordo Ortográfico
Acordo OrtográficoMaria André
 
A dimensão das escola no contexto internacional...
A dimensão das escola no contexto internacional...A dimensão das escola no contexto internacional...
A dimensão das escola no contexto internacional...Maria André
 
Avaliação de Desempenho Docente
Avaliação de Desempenho DocenteAvaliação de Desempenho Docente
Avaliação de Desempenho DocenteMaria André
 
Despacho fichas avaliacao_ADD
Despacho fichas avaliacao_ADDDespacho fichas avaliacao_ADD
Despacho fichas avaliacao_ADDMaria André
 
Proposta de Revisão Curricular EB e Sec
Proposta de Revisão Curricular EB e SecProposta de Revisão Curricular EB e Sec
Proposta de Revisão Curricular EB e SecMaria André
 
Jejuar Na Quaresma
Jejuar Na QuaresmaJejuar Na Quaresma
Jejuar Na QuaresmaMaria André
 
O que me apetece...
O que me apetece...O que me apetece...
O que me apetece...Maria André
 
Tabuada Pelos Dedos
Tabuada Pelos DedosTabuada Pelos Dedos
Tabuada Pelos DedosMaria André
 
Frescos Pinturas Religiosas
Frescos Pinturas ReligiosasFrescos Pinturas Religiosas
Frescos Pinturas ReligiosasMaria André
 
Lenda de S. Martinho
Lenda de S. MartinhoLenda de S. Martinho
Lenda de S. MartinhoMaria André
 
A Tigela De Madeira Mh
A Tigela De Madeira MhA Tigela De Madeira Mh
A Tigela De Madeira MhMaria André
 
Portefólio Docente
Portefólio DocentePortefólio Docente
Portefólio DocenteMaria André
 
Supervisão e Desenvolvimento Profissional
Supervisão e Desenvolvimento ProfissionalSupervisão e Desenvolvimento Profissional
Supervisão e Desenvolvimento ProfissionalMaria André
 
Construção de referenciais para a avaliação de desempenho
Construção de referenciais para a avaliação de desempenhoConstrução de referenciais para a avaliação de desempenho
Construção de referenciais para a avaliação de desempenhoMaria André
 
Avaliação docente_percursos
Avaliação docente_percursosAvaliação docente_percursos
Avaliação docente_percursosMaria André
 

Más de Maria André (20)

Acordo Ortográfico
Acordo OrtográficoAcordo Ortográfico
Acordo Ortográfico
 
Metamoforse
MetamoforseMetamoforse
Metamoforse
 
A dimensão das escola no contexto internacional...
A dimensão das escola no contexto internacional...A dimensão das escola no contexto internacional...
A dimensão das escola no contexto internacional...
 
Avaliação de Desempenho Docente
Avaliação de Desempenho DocenteAvaliação de Desempenho Docente
Avaliação de Desempenho Docente
 
Despacho fichas avaliacao_ADD
Despacho fichas avaliacao_ADDDespacho fichas avaliacao_ADD
Despacho fichas avaliacao_ADD
 
Proposta de Revisão Curricular EB e Sec
Proposta de Revisão Curricular EB e SecProposta de Revisão Curricular EB e Sec
Proposta de Revisão Curricular EB e Sec
 
Jejuar Na Quaresma
Jejuar Na QuaresmaJejuar Na Quaresma
Jejuar Na Quaresma
 
O que me apetece...
O que me apetece...O que me apetece...
O que me apetece...
 
Tabuada Pelos Dedos
Tabuada Pelos DedosTabuada Pelos Dedos
Tabuada Pelos Dedos
 
Abecedario
AbecedarioAbecedario
Abecedario
 
Frescos Pinturas Religiosas
Frescos Pinturas ReligiosasFrescos Pinturas Religiosas
Frescos Pinturas Religiosas
 
Budismo
BudismoBudismo
Budismo
 
Lenda de S. Martinho
Lenda de S. MartinhoLenda de S. Martinho
Lenda de S. Martinho
 
A Tigela De Madeira Mh
A Tigela De Madeira MhA Tigela De Madeira Mh
A Tigela De Madeira Mh
 
Eclipse
EclipseEclipse
Eclipse
 
Portefólio Docente
Portefólio DocentePortefólio Docente
Portefólio Docente
 
Supervisão e Desenvolvimento Profissional
Supervisão e Desenvolvimento ProfissionalSupervisão e Desenvolvimento Profissional
Supervisão e Desenvolvimento Profissional
 
Construção de referenciais para a avaliação de desempenho
Construção de referenciais para a avaliação de desempenhoConstrução de referenciais para a avaliação de desempenho
Construção de referenciais para a avaliação de desempenho
 
Av Prof.Ccap
Av Prof.CcapAv Prof.Ccap
Av Prof.Ccap
 
Avaliação docente_percursos
Avaliação docente_percursosAvaliação docente_percursos
Avaliação docente_percursos
 

Avaliação Simplificada

  • 1. Avaliação Simplificada pelo CE no âmbito da Avaliação de Desempenho do Pessoal Docente (Dec.- Reg. nº 2/2008 de 10 de Janeiro e Dec. Reg.- nº ?? de ??)
  • 2.
  • 3.
  • 4. A. 1 Serviço Lectivo – Grau de cumprimento do serviço e dos respectivos objectivos individuais. A- Assiduidade e cumprimento do Serviço Distribuído A.1 Grau de cumpri- mento do Serviço distribuído . Mapas de Faltas Planificações Portfólio Obs. Indicadores de Classificação Critérios Instrumentação Fontes Nº de aulas Previstas Nº de aulas Ministradas (Artº 103º ECD) Diferença % do Cum- primento do Serviço Lectivo.
  • 5.
  • 6.
  • 7.
  • 8.
  • 9.
  • 10.
  • 11.
  • 12.
  • 13.
  • 14. D. 1 Nº de créditos de formação contínua no âmbito das áreas prioritárias definidas pela escola/agrupamento ou nas disciplinas que o docente lecciona. D- Participação do docente em acções de formação contínua. D.1.1 Acções de forma- ções que incidem sobre conteúdos de natureza cientifico-didáctica com estreita ligação à maté- ria curricular que lec- ciona. Correspondente a pelo menos 2/3 do total das acções. (Exemplo: em 50 horas – 2 créditos; 34 horas – 1,3 créditos D.1.1.1 – Designação da acção Nº de créditos Classificação D.1.2 Acções de forma- ções que incidem sobre conteúdos relaciona- dos com as necessida- des do Agrupamento de escolas definidas no respectivo projecto du plano de activida- des. Correspondente a pelo menos 213 do total das acções. (Exemplo: em 50 horas – 2 créditos No máximo; 17 horas – 0,7 créditos. D.1.1.1 – Designação da acção Nº de créditos Classificação Indicadores de Classificação Critérios Instrumentação Fontes 1. 2. 3. 1. 1. 1. 1. 2. 3. 1. 1. 1.

Notas del editor

  1. O estudo realiza-se em quatro escolas das 5 existentes em dois concelhos contíguos, do distrito de Viana do Castelo: As siglas que engendramos é para poder manter o anonimato das escolas. RFS – 965 alunos, 172 professores e 45 funcionários; RBI – 395 alunos, 44 professores e 23 funcionários; RBIS – 1103 alunos, 113 professores 38 funcionários; RLS – 520 alunos, 75 professores e 30 funcionários. Em suma: O estudo centra-se num universo de cerca de 3000 alunos, distribuídos por 154 turmas, 360 docentes e 140 funcionários.