SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 15
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Antes de abordarmos as Teorias Gerais da Administração, precisamos entender o que é a Administração: A palavra administração vem do latim  ad  (direção, tendência para) e  minister  (subordinação ou obediência). Existem diversas definições para a administração. Uma bem atual: Administração é o ato de trabalhar  com  e  através de pessoas  para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros. Montana e Charnov (2000)  ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
A mais clássica das definições  Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos. Maximiano (2000) Planejar  - visualizar um estado futuro e traçar um plano de ação. Organizar  - é o processo de arrumar os fluxos dos processos, para obter o  máximo resultado com um mínimo de cada recurso utilizado (meio de estruturar a execução do plano). Dirigir  - realização dos planos através das pessoas. Controlar  - Envolve os seguintes elementos: estabelecer padrões de desenvolvimento; medir o desempenho atual; comparar o desempenho atual; com os padrões estabelecidos; caso sejam detectados desvios, executar ações corretivas.
Objetivos Recursos Decisões Informações e conhecimentos Pessoas Espaço Tempo Dinheiro Instalações Planejamento Organização Direção ou coordenação Controle Utilizando as definições do  slide  anterior entendemos que: A administração é o processo de tomar e colocar em prática decisões sobre objetivos e utilização de recursos.
A partir destes conhecimentos você deixará de pensar como apenas um executor de tarefas. Como administrador você se deslocará dos trabalhos operacionais para o campo da ação. Somará suas habilidades práticas de saber fazer certas atividades de forma correta com habilidades administrativas para realizar diagnósticos e tomar decisões. As habilidades conceituais adquiridas irão favorecer sua capacidade de analisar situações, definir e estabelecer estratégias eficientes e eficazes. Para isso a cada aula nos aprofundaremos nos conceitos, valores e teorias que irão servir como ferramenta para apoiar sua capacidade de discernimento.  CONHECIMENTO = CRESCIMENTO “ Tente mudar (ou transformar) o mundo – o primeiro passo será mudar (ou transformar) a si mesmo”.  Platão (428 - 347 AC)
Em vez de preocupar como ensinar a fazer certas coisas -  o como  – a Teoria da Administração ensina que coisas devem ser feitas em determinadas situações –  o porquê .  O que diferencia o Administrador de um simples executor é exatamente o fato de que, enquanto o segundo sabe fazer certas coisas que aprendeu mecanicamente (planos, organogramas, mapas, registros, lançamentos etc.), o primeiro também utiliza a intuição e a razão para obter resultados.  Conhecer a evolução das teorias administrativas auxilia a pensar, a avaliar e a ponderar em termos abstratos, estratégicos, conceituais e teóricos.  O Administrador é um agente de mudança e inovação, pois adquire habilidade de entender e diagnosticar situações e identificar oportunidades. PORQUÊ ESTUDAR TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO?
A ADMINISTRAÇÃO FAZ PARTE DE NOSSAS VIDAS A Administração é importante em qualquer contexto de utilização de recursos, sejam individuais ou coletivos, mas a razão principal para estudá-la é seu reflexo sobre o desempenho das organizações. O principal motivo para a existência das organizações é o fato de que certos objetivos só podem ser alcançados por meio da ação coordenada de grupos de pessoas. Na atualidade, as organizações assumiram importância sem precedentes na sociedade e na vida das pessoas. Há poucos aspectos da sua vida que não sejam influenciados por alguma espécie de organização. A sociedade moderna é uma sociedade organizacional, em contraste com as sociedades comunitárias do passado.
A falta de Administração causa impactos dramáticos em uma sociedade, veja o exemplo: Hospital de Jeremoabo  encontra-se em fase terminal na UTI   <http://www.jeremoabohoje.com.br/denun5.html> O  Hospital de Jeremoabo-Bahia, é um doente crônico, que vem convalescendo há muitos anos. Para melhor dizer, já nasceu doente. Por  falta de administração , com  pouco tempo de inaugurado, começou a faltar tudo, principalmente PLANTÃO... ATIVIDADE: Procure exemplos em jornais, revistas e na Internet sobre problemas sociais, econômicos e políticos causados pela FALTA DE ADMINISTRAÇÃO. Lembre-se que o problema existe tanto na administração pública quanto na administração privada.
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Os administradores são: Administradores de si próprios; Administradores nas profissões técnicas Administradores das organizações Somos administradores de nosso próprio tempo, de nossas relações pessoais e profissionais, de nossas atividades acadêmicas, etc. Para isso usamos muito de nossa intuição, do que os profissionais da área chamam de “ feeling  “ (em tradução literal “sentimento”). Esse sentimento ou percepção é parte da Arte na Administração. Segundo Stoner (1999, p.5)  a administração já foi chamada como a arte de fazer coisas através de pessoas. E é esta abstração chamada Arte que predominou nos processos administrativos da Antiguidade antes do surgimento da Administração Científica.
A administração é praticada desde que existem os primeiros agrupamentos humanos.  A moderna teoria geral da administração, que se estuda hoje é formada por conceitos que surgiram e vêm se aprimorando há muito tempo, desde que os administradores do passado enfrentaram problemas práticos e precisaram de técnicas para resolvê-los.  Por exemplo, a Bíblia relata que Moisés estava passando o dia cuidando de pequenas causas que o povo lhe trazia. Então Jetro recomendou: procure homens capazes para serem líderes de 10, 100 e 1.000.  Este é um conselho tipicamente administrativo que foi dado à Moisés cerca de 3.500 anos atrás, onde podemos perceber: a escolha das lideranças conforme seu perfil e habilidade (pessoa certa para a atividade certa), a “departamentalização” e a delegação de tarefas e responsabilidades, entre outros. É tão antigo e continua atual... ADMINISTRAÇÃO ARTE
ADMINISTRAÇÃO ARTE A prática da administração advém desde a pré-história quando da formação de grupos familiares ou tribos inteiras que se agrupavam na busca de proteção mútua contra os inimigos e a assistência a caça para a sobrevivência. Esses agrupamentos prescreviam os seus códigos de convivência social, com regras de punição e de conduta da preservação de valores e da autoridade (GEORGE JR, 1974). A questão da estratégia empresarial é anterior às organizações atuais. As bases da estratégia empresarial têm suas origens nas organizações políticas e sociais muito anteriores ao que chamamos de civilização contemporânea. O Império Romano, durante mais de 2000 mil anos, estabeleceu uma poderosa estrutura supranacional pelas suas vastas conquistas do ocidente ao oriente, fomentando as bases para capitalismo financeiro internacional (ALMEIDA  et al , 2008).
Do oriente buscam-se os ensinamentos da milenar cultura chinesa para explicar a estratégia como uma ferramenta poderosa para tornar as empresas vencedoras, a partir da análise do ambiente externo e interno, Em “A arte da Guerra”, Sun Tzu (2004) explicita a importância do diagnóstico das forças estratégicas:  ADMINISTRAÇÃO ARTE “ Se conhecemos o inimigo e a nós mesmo, não precisamos temer o resultado de uma centena de combates. Se nos conhecemos, mas não ao inimigo, para cada vitória sofreremos uma derrota. Se não nos conhecemos e nem ao inimigo, sucumbiremos em todas as batalhas.”  (SUN TZU, 2004: 26) O mesmo vale para as estratégias administrativas atuais, num mercado globalizado e extremamente competitivo, tanto é assim que as palavras de Sun Tzu continuam sendo seguidas literalmente pelos grandes executivos e empresários do século XXI
ADMINISTRAÇÃO ARTE As organizações políticas, militares e religiosas demonstraram ao longo dos séculos que a Administração é o primeiro passo para se atingir os objetivos e “conquistar mercados”. Basta pensar que a Igreja Católica está aí há mais de 2.000 anos e o exército é uma instituição extremamente organizada com objetivos, regras e hierarquias bem definidas, presente na grande maioria dos países ao longo da história da humanidade.  Igreja e exército foram grandes inspiradores das Teorias Administrativas contemporâneas. Os impérios não podiam abrir mão destas duas forças para poderem manter e consolidar seu poder. Mas o conhecimento só se torna uma ferramenta adequada se bem utilizado. Era importante divulgar e aplicar as ações que tornavam a Igreja e o exército forças imbatíveis. Se funcionava para organizações religiosas e militares poderia logicamente atender aos interesses de sociedades leigas e civis.
ADMINISTRAÇÃO ARTE ATIVIDADE Nas páginas de 2 a 6 o artigo “A EVOLUÇÃO DE UMA CIÊNCIA CHAMADA ADMINISTRAÇÃO, de Francis Haime Giacomelli Ferreira, você encontrará a primeira parte de um resumo histórico da Administração como arte e seu encontro com a ciência. É importante também que leia o artigo completo, irá nos ajudar nas próximas aulas. Na página 2 há uma citação de Sócrates. Podemos afirmar que o filósofo estava dando uma “consultoria” sobre o que seria um administrador eficiente. Faça uma leitura, entenda o texto e tente explicar numa linguagem moderna o conselho de Sócrates. LINK Clique aqui Todos os  links  são seguros
Referências Bibliográficas: ALMEIDA , Francisco Roberto Severo de  et al.   A Administração como Arte: os Primórdios de uma Ciência , Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. FERREIRA , Francis Haime Giacomelli,  A Evolução de uma ciência chamada Administração . Biblioteca Temática do Empreendedor – Sebrae [ on line , http://www.bte.com.br ,  disponibilizado em   19 de julho de 2002,   capturado em 06 de agosto de 2008]   GEORGE JR , Claude S.  A história do pensamento administrativo ,   São Paulo, Ed. Cultrix,1974. MONTANA , Patrick J.;  CHARNOV , Bruce H.  Administração.  São Paulo: Saraiva, 2000.   STONER , R.  Teoria Geral da Administração.  São Paulo: Makron Books ,  1999. TZU,  Sun, R.  A Arte da Guerra - Os Treze Capítulos Originais.  São Paulo: Ed. Jardim dos Livros ,  2006. Produção: Prof. Mauro S. P. Gouvêa

Más contenido relacionado

La actualidad más candente

Principios De AdministraçãO
Principios De AdministraçãOPrincipios De AdministraçãO
Principios De AdministraçãOthemis dovera
 
Teoria da Burocracia e Teoria Clássica: Uma reflexão comparativa
Teoria da Burocracia e Teoria Clássica: Uma reflexão comparativaTeoria da Burocracia e Teoria Clássica: Uma reflexão comparativa
Teoria da Burocracia e Teoria Clássica: Uma reflexão comparativaJorge Lopes
 
Administração - conceitos, origens e evolução
Administração - conceitos, origens e evoluçãoAdministração - conceitos, origens e evolução
Administração - conceitos, origens e evoluçãoLemos1960
 
Modelos Organizacionais de Taylor, Fayol e Weber
Modelos Organizacionais de Taylor, Fayol e WeberModelos Organizacionais de Taylor, Fayol e Weber
Modelos Organizacionais de Taylor, Fayol e WeberTonigerley Silveira
 
Noções de administração e algumas teorias administrativas
Noções de administração e algumas teorias administrativasNoções de administração e algumas teorias administrativas
Noções de administração e algumas teorias administrativasMarcelo Barreto
 
Tipos e modelos de organização
Tipos e modelos de organizaçãoTipos e modelos de organização
Tipos e modelos de organizaçãoLeonel Mendes
 
Resumo introdução a TGA
Resumo introdução a TGAResumo introdução a TGA
Resumo introdução a TGAMario Costa
 
Teorias da administração
Teorias da administraçãoTeorias da administração
Teorias da administraçãoEster Santiago
 
Visão Histórica Da Administração
Visão Histórica Da AdministraçãoVisão Histórica Da Administração
Visão Histórica Da AdministraçãoDiego Lopes
 
85615563 teorias-organizacionais-resumo
85615563 teorias-organizacionais-resumo85615563 teorias-organizacionais-resumo
85615563 teorias-organizacionais-resumoEduardo Moreira
 
Administração(1) livro
Administração(1) livroAdministração(1) livro
Administração(1) livroAle Oriente
 
Teoria das Organizações by:@ivanildo_bds
Teoria das Organizações by:@ivanildo_bds Teoria das Organizações by:@ivanildo_bds
Teoria das Organizações by:@ivanildo_bds Ivanildo Rodrigues
 
Quadro Resumo Evolução das Teorias administrativas
Quadro Resumo Evolução das Teorias administrativasQuadro Resumo Evolução das Teorias administrativas
Quadro Resumo Evolução das Teorias administrativasDaliane Castro
 
Fundamentos Da Administração
Fundamentos Da AdministraçãoFundamentos Da Administração
Fundamentos Da AdministraçãoDheymia de Lima
 
Origem da administração
Origem da administraçãoOrigem da administração
Origem da administraçãoRicardo_Roque
 

La actualidad más candente (19)

Principios De AdministraçãO
Principios De AdministraçãOPrincipios De AdministraçãO
Principios De AdministraçãO
 
Adm teorias admi_gustavo arruda
Adm teorias admi_gustavo arrudaAdm teorias admi_gustavo arruda
Adm teorias admi_gustavo arruda
 
Teoria da Burocracia e Teoria Clássica: Uma reflexão comparativa
Teoria da Burocracia e Teoria Clássica: Uma reflexão comparativaTeoria da Burocracia e Teoria Clássica: Uma reflexão comparativa
Teoria da Burocracia e Teoria Clássica: Uma reflexão comparativa
 
(4) administração evolução e conceitos
(4) administração evolução e conceitos(4) administração evolução e conceitos
(4) administração evolução e conceitos
 
Administração - conceitos, origens e evolução
Administração - conceitos, origens e evoluçãoAdministração - conceitos, origens e evolução
Administração - conceitos, origens e evolução
 
Tga 02 Curso
Tga 02 CursoTga 02 Curso
Tga 02 Curso
 
Modelos Organizacionais de Taylor, Fayol e Weber
Modelos Organizacionais de Taylor, Fayol e WeberModelos Organizacionais de Taylor, Fayol e Weber
Modelos Organizacionais de Taylor, Fayol e Weber
 
Noções de administração e algumas teorias administrativas
Noções de administração e algumas teorias administrativasNoções de administração e algumas teorias administrativas
Noções de administração e algumas teorias administrativas
 
Tipos e modelos de organização
Tipos e modelos de organizaçãoTipos e modelos de organização
Tipos e modelos de organização
 
Resumo introdução a TGA
Resumo introdução a TGAResumo introdução a TGA
Resumo introdução a TGA
 
Teorias da administração
Teorias da administraçãoTeorias da administração
Teorias da administração
 
Visão Histórica Da Administração
Visão Histórica Da AdministraçãoVisão Histórica Da Administração
Visão Histórica Da Administração
 
85615563 teorias-organizacionais-resumo
85615563 teorias-organizacionais-resumo85615563 teorias-organizacionais-resumo
85615563 teorias-organizacionais-resumo
 
Administração(1) livro
Administração(1) livroAdministração(1) livro
Administração(1) livro
 
Teoria das Organizações by:@ivanildo_bds
Teoria das Organizações by:@ivanildo_bds Teoria das Organizações by:@ivanildo_bds
Teoria das Organizações by:@ivanildo_bds
 
Quadro Resumo Evolução das Teorias administrativas
Quadro Resumo Evolução das Teorias administrativasQuadro Resumo Evolução das Teorias administrativas
Quadro Resumo Evolução das Teorias administrativas
 
Fundamentos Da Administração
Fundamentos Da AdministraçãoFundamentos Da Administração
Fundamentos Da Administração
 
Origem da administração
Origem da administraçãoOrigem da administração
Origem da administração
 
Teorias da administração
Teorias da administraçãoTeorias da administração
Teorias da administração
 

Destacado

teorias administrativas
teorias administrativasteorias administrativas
teorias administrativasJessica Pérez
 
Contabilidade basica
Contabilidade basicaContabilidade basica
Contabilidade basicaDayane Dias
 
Fundamentos de economia e mercado
Fundamentos de economia e mercadoFundamentos de economia e mercado
Fundamentos de economia e mercadoDenis Carlos Sodré
 
Resumo geral sobre Auxiliar Administrativo.
Resumo geral sobre Auxiliar Administrativo.Resumo geral sobre Auxiliar Administrativo.
Resumo geral sobre Auxiliar Administrativo.Maximus Maylson
 
Planejamento, organização, direcao e controle
Planejamento, organização, direcao e controlePlanejamento, organização, direcao e controle
Planejamento, organização, direcao e controleRodrigo Ribeiro
 
A NOVA ORDEM MUNDIAL
A NOVA ORDEM MUNDIALA NOVA ORDEM MUNDIAL
A NOVA ORDEM MUNDIALIsabel Aguiar
 
Contabilidade básica fácil - 001 a 302 - osni moura ribeiro
Contabilidade   básica fácil - 001 a 302 - osni moura ribeiro Contabilidade   básica fácil - 001 a 302 - osni moura ribeiro
Contabilidade básica fácil - 001 a 302 - osni moura ribeiro Adriana Contabilidade Etec
 
Como baixar os estudo no slideshare
Como baixar os estudo no slideshareComo baixar os estudo no slideshare
Como baixar os estudo no slideshareMoisés Sampaio
 

Destacado (20)

Teorias administrativas
Teorias administrativasTeorias administrativas
Teorias administrativas
 
To modulo1
To modulo1To modulo1
To modulo1
 
Aula19 20
Aula19 20Aula19 20
Aula19 20
 
Contabilidade Basica
Contabilidade BasicaContabilidade Basica
Contabilidade Basica
 
Aula14
Aula14Aula14
Aula14
 
Aula economia - modificado2
Aula   economia - modificado2Aula   economia - modificado2
Aula economia - modificado2
 
teorias administrativas
teorias administrativasteorias administrativas
teorias administrativas
 
Apostila contabilidade basica
Apostila contabilidade basicaApostila contabilidade basica
Apostila contabilidade basica
 
Contabilidade basica
Contabilidade basicaContabilidade basica
Contabilidade basica
 
Aulas de TGA
Aulas de TGAAulas de TGA
Aulas de TGA
 
Aula 1 princípios da economia
Aula 1   princípios da economiaAula 1   princípios da economia
Aula 1 princípios da economia
 
Gerenciamento da Qualidade em Projetos
Gerenciamento da Qualidade em ProjetosGerenciamento da Qualidade em Projetos
Gerenciamento da Qualidade em Projetos
 
Fundamentos de economia e mercado
Fundamentos de economia e mercadoFundamentos de economia e mercado
Fundamentos de economia e mercado
 
Resumo geral sobre Auxiliar Administrativo.
Resumo geral sobre Auxiliar Administrativo.Resumo geral sobre Auxiliar Administrativo.
Resumo geral sobre Auxiliar Administrativo.
 
Planejamento, organização, direcao e controle
Planejamento, organização, direcao e controlePlanejamento, organização, direcao e controle
Planejamento, organização, direcao e controle
 
A NOVA ORDEM MUNDIAL
A NOVA ORDEM MUNDIALA NOVA ORDEM MUNDIAL
A NOVA ORDEM MUNDIAL
 
Teoria geral da administração
Teoria geral da administraçãoTeoria geral da administração
Teoria geral da administração
 
Contabilidade básica fácil - 001 a 302 - osni moura ribeiro
Contabilidade   básica fácil - 001 a 302 - osni moura ribeiro Contabilidade   básica fácil - 001 a 302 - osni moura ribeiro
Contabilidade básica fácil - 001 a 302 - osni moura ribeiro
 
Contabilidade Básica
Contabilidade BásicaContabilidade Básica
Contabilidade Básica
 
Como baixar os estudo no slideshare
Como baixar os estudo no slideshareComo baixar os estudo no slideshare
Como baixar os estudo no slideshare
 

Similar a Teorias Gerais Administração

Adm 01 -o que é administração -
Adm   01 -o que é administração -Adm   01 -o que é administração -
Adm 01 -o que é administração -EvelyneBorges
 
Conceitos Centrais de Gestão Organizacional
Conceitos Centrais de Gestão OrganizacionalConceitos Centrais de Gestão Organizacional
Conceitos Centrais de Gestão OrganizacionalGustavo Pereira
 
Aula 2 - Organizações e Organização
Aula 2 - Organizações e OrganizaçãoAula 2 - Organizações e Organização
Aula 2 - Organizações e OrganizaçãoProf. Leonardo Rocha
 
Principios de Gestão: Uma Explicação Inovadora
Principios de Gestão: Uma Explicação InovadoraPrincipios de Gestão: Uma Explicação Inovadora
Principios de Gestão: Uma Explicação InovadoraAndre Faizi Alves
 
Apostila administracao completa
Apostila administracao completaApostila administracao completa
Apostila administracao completaClenio Farias
 
Apostila de administração pública pg8
Apostila de administração pública pg8Apostila de administração pública pg8
Apostila de administração pública pg8kisb1337
 
Revisão de conteudo administração aplicada em saúde e segurança no trabalho
Revisão de conteudo administração aplicada em saúde e segurança no trabalhoRevisão de conteudo administração aplicada em saúde e segurança no trabalho
Revisão de conteudo administração aplicada em saúde e segurança no trabalhoR Gómez
 
Organização Sistemas e Métodos
Organização Sistemas e MétodosOrganização Sistemas e Métodos
Organização Sistemas e MétodosLeticia Ercego
 
Teorias de Administração - 1ª aula.pptx
Teorias de Administração - 1ª aula.pptxTeorias de Administração - 1ª aula.pptx
Teorias de Administração - 1ª aula.pptxDanielleVieira55
 
Teoria geral da administração da escola científica à competitividade em econo...
Teoria geral da administração da escola científica à competitividade em econo...Teoria geral da administração da escola científica à competitividade em econo...
Teoria geral da administração da escola científica à competitividade em econo...William Costa
 
Apostila de administração_pública
Apostila de administração_públicaApostila de administração_pública
Apostila de administração_públicaArilsonLeao
 

Similar a Teorias Gerais Administração (20)

Teorias da Administração
Teorias da AdministraçãoTeorias da Administração
Teorias da Administração
 
Apostila introdução a administração de empresas 2012.1
Apostila introdução a administração de empresas 2012.1Apostila introdução a administração de empresas 2012.1
Apostila introdução a administração de empresas 2012.1
 
Adm 01 -o que é administração -
Adm   01 -o que é administração -Adm   01 -o que é administração -
Adm 01 -o que é administração -
 
O que e administracao
O que e administracaoO que e administracao
O que e administracao
 
Administracao no pw
Administracao no pwAdministracao no pw
Administracao no pw
 
atividade 01.docx
atividade 01.docxatividade 01.docx
atividade 01.docx
 
Organização e administração
Organização e administraçãoOrganização e administração
Organização e administração
 
Conceitos Centrais de Gestão Organizacional
Conceitos Centrais de Gestão OrganizacionalConceitos Centrais de Gestão Organizacional
Conceitos Centrais de Gestão Organizacional
 
Aula 2 - Organizações e Organização
Aula 2 - Organizações e OrganizaçãoAula 2 - Organizações e Organização
Aula 2 - Organizações e Organização
 
Principios de Gestão: Uma Explicação Inovadora
Principios de Gestão: Uma Explicação InovadoraPrincipios de Gestão: Uma Explicação Inovadora
Principios de Gestão: Uma Explicação Inovadora
 
Apostila administracao completa
Apostila administracao completaApostila administracao completa
Apostila administracao completa
 
organizações
organizaçõesorganizações
organizações
 
Apostila de administração pública pg8
Apostila de administração pública pg8Apostila de administração pública pg8
Apostila de administração pública pg8
 
Revisão de conteudo administração aplicada em saúde e segurança no trabalho
Revisão de conteudo administração aplicada em saúde e segurança no trabalhoRevisão de conteudo administração aplicada em saúde e segurança no trabalho
Revisão de conteudo administração aplicada em saúde e segurança no trabalho
 
administracao.ppt
administracao.pptadministracao.ppt
administracao.ppt
 
administracao.ppt
administracao.pptadministracao.ppt
administracao.ppt
 
Organização Sistemas e Métodos
Organização Sistemas e MétodosOrganização Sistemas e Métodos
Organização Sistemas e Métodos
 
Teorias de Administração - 1ª aula.pptx
Teorias de Administração - 1ª aula.pptxTeorias de Administração - 1ª aula.pptx
Teorias de Administração - 1ª aula.pptx
 
Teoria geral da administração da escola científica à competitividade em econo...
Teoria geral da administração da escola científica à competitividade em econo...Teoria geral da administração da escola científica à competitividade em econo...
Teoria geral da administração da escola científica à competitividade em econo...
 
Apostila de administração_pública
Apostila de administração_públicaApostila de administração_pública
Apostila de administração_pública
 

Más de Universidade Federal de Alfenas (11)

Mandassaia. ÚLTIMA.-1.pdf
Mandassaia. ÚLTIMA.-1.pdfMandassaia. ÚLTIMA.-1.pdf
Mandassaia. ÚLTIMA.-1.pdf
 
Aula17
Aula17Aula17
Aula17
 
Aula16
Aula16Aula16
Aula16
 
Aula15
Aula15Aula15
Aula15
 
Aula13
Aula13Aula13
Aula13
 
Aula12
Aula12Aula12
Aula12
 
Aula11
Aula11Aula11
Aula11
 
Aula10
Aula10Aula10
Aula10
 
Aula5
Aula5Aula5
Aula5
 
Aula4
Aula4Aula4
Aula4
 
Aula18
Aula18Aula18
Aula18
 

Teorias Gerais Administração

  • 1. TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
  • 2.
  • 3. A mais clássica das definições Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos. Maximiano (2000) Planejar - visualizar um estado futuro e traçar um plano de ação. Organizar - é o processo de arrumar os fluxos dos processos, para obter o máximo resultado com um mínimo de cada recurso utilizado (meio de estruturar a execução do plano). Dirigir - realização dos planos através das pessoas. Controlar - Envolve os seguintes elementos: estabelecer padrões de desenvolvimento; medir o desempenho atual; comparar o desempenho atual; com os padrões estabelecidos; caso sejam detectados desvios, executar ações corretivas.
  • 4. Objetivos Recursos Decisões Informações e conhecimentos Pessoas Espaço Tempo Dinheiro Instalações Planejamento Organização Direção ou coordenação Controle Utilizando as definições do slide anterior entendemos que: A administração é o processo de tomar e colocar em prática decisões sobre objetivos e utilização de recursos.
  • 5. A partir destes conhecimentos você deixará de pensar como apenas um executor de tarefas. Como administrador você se deslocará dos trabalhos operacionais para o campo da ação. Somará suas habilidades práticas de saber fazer certas atividades de forma correta com habilidades administrativas para realizar diagnósticos e tomar decisões. As habilidades conceituais adquiridas irão favorecer sua capacidade de analisar situações, definir e estabelecer estratégias eficientes e eficazes. Para isso a cada aula nos aprofundaremos nos conceitos, valores e teorias que irão servir como ferramenta para apoiar sua capacidade de discernimento. CONHECIMENTO = CRESCIMENTO “ Tente mudar (ou transformar) o mundo – o primeiro passo será mudar (ou transformar) a si mesmo”. Platão (428 - 347 AC)
  • 6. Em vez de preocupar como ensinar a fazer certas coisas - o como – a Teoria da Administração ensina que coisas devem ser feitas em determinadas situações – o porquê . O que diferencia o Administrador de um simples executor é exatamente o fato de que, enquanto o segundo sabe fazer certas coisas que aprendeu mecanicamente (planos, organogramas, mapas, registros, lançamentos etc.), o primeiro também utiliza a intuição e a razão para obter resultados. Conhecer a evolução das teorias administrativas auxilia a pensar, a avaliar e a ponderar em termos abstratos, estratégicos, conceituais e teóricos. O Administrador é um agente de mudança e inovação, pois adquire habilidade de entender e diagnosticar situações e identificar oportunidades. PORQUÊ ESTUDAR TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO?
  • 7. A ADMINISTRAÇÃO FAZ PARTE DE NOSSAS VIDAS A Administração é importante em qualquer contexto de utilização de recursos, sejam individuais ou coletivos, mas a razão principal para estudá-la é seu reflexo sobre o desempenho das organizações. O principal motivo para a existência das organizações é o fato de que certos objetivos só podem ser alcançados por meio da ação coordenada de grupos de pessoas. Na atualidade, as organizações assumiram importância sem precedentes na sociedade e na vida das pessoas. Há poucos aspectos da sua vida que não sejam influenciados por alguma espécie de organização. A sociedade moderna é uma sociedade organizacional, em contraste com as sociedades comunitárias do passado.
  • 8. A falta de Administração causa impactos dramáticos em uma sociedade, veja o exemplo: Hospital de Jeremoabo  encontra-se em fase terminal na UTI <http://www.jeremoabohoje.com.br/denun5.html> O Hospital de Jeremoabo-Bahia, é um doente crônico, que vem convalescendo há muitos anos. Para melhor dizer, já nasceu doente. Por falta de administração , com pouco tempo de inaugurado, começou a faltar tudo, principalmente PLANTÃO... ATIVIDADE: Procure exemplos em jornais, revistas e na Internet sobre problemas sociais, econômicos e políticos causados pela FALTA DE ADMINISTRAÇÃO. Lembre-se que o problema existe tanto na administração pública quanto na administração privada.
  • 9. TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Os administradores são: Administradores de si próprios; Administradores nas profissões técnicas Administradores das organizações Somos administradores de nosso próprio tempo, de nossas relações pessoais e profissionais, de nossas atividades acadêmicas, etc. Para isso usamos muito de nossa intuição, do que os profissionais da área chamam de “ feeling “ (em tradução literal “sentimento”). Esse sentimento ou percepção é parte da Arte na Administração. Segundo Stoner (1999, p.5) a administração já foi chamada como a arte de fazer coisas através de pessoas. E é esta abstração chamada Arte que predominou nos processos administrativos da Antiguidade antes do surgimento da Administração Científica.
  • 10. A administração é praticada desde que existem os primeiros agrupamentos humanos. A moderna teoria geral da administração, que se estuda hoje é formada por conceitos que surgiram e vêm se aprimorando há muito tempo, desde que os administradores do passado enfrentaram problemas práticos e precisaram de técnicas para resolvê-los. Por exemplo, a Bíblia relata que Moisés estava passando o dia cuidando de pequenas causas que o povo lhe trazia. Então Jetro recomendou: procure homens capazes para serem líderes de 10, 100 e 1.000. Este é um conselho tipicamente administrativo que foi dado à Moisés cerca de 3.500 anos atrás, onde podemos perceber: a escolha das lideranças conforme seu perfil e habilidade (pessoa certa para a atividade certa), a “departamentalização” e a delegação de tarefas e responsabilidades, entre outros. É tão antigo e continua atual... ADMINISTRAÇÃO ARTE
  • 11. ADMINISTRAÇÃO ARTE A prática da administração advém desde a pré-história quando da formação de grupos familiares ou tribos inteiras que se agrupavam na busca de proteção mútua contra os inimigos e a assistência a caça para a sobrevivência. Esses agrupamentos prescreviam os seus códigos de convivência social, com regras de punição e de conduta da preservação de valores e da autoridade (GEORGE JR, 1974). A questão da estratégia empresarial é anterior às organizações atuais. As bases da estratégia empresarial têm suas origens nas organizações políticas e sociais muito anteriores ao que chamamos de civilização contemporânea. O Império Romano, durante mais de 2000 mil anos, estabeleceu uma poderosa estrutura supranacional pelas suas vastas conquistas do ocidente ao oriente, fomentando as bases para capitalismo financeiro internacional (ALMEIDA et al , 2008).
  • 12. Do oriente buscam-se os ensinamentos da milenar cultura chinesa para explicar a estratégia como uma ferramenta poderosa para tornar as empresas vencedoras, a partir da análise do ambiente externo e interno, Em “A arte da Guerra”, Sun Tzu (2004) explicita a importância do diagnóstico das forças estratégicas: ADMINISTRAÇÃO ARTE “ Se conhecemos o inimigo e a nós mesmo, não precisamos temer o resultado de uma centena de combates. Se nos conhecemos, mas não ao inimigo, para cada vitória sofreremos uma derrota. Se não nos conhecemos e nem ao inimigo, sucumbiremos em todas as batalhas.” (SUN TZU, 2004: 26) O mesmo vale para as estratégias administrativas atuais, num mercado globalizado e extremamente competitivo, tanto é assim que as palavras de Sun Tzu continuam sendo seguidas literalmente pelos grandes executivos e empresários do século XXI
  • 13. ADMINISTRAÇÃO ARTE As organizações políticas, militares e religiosas demonstraram ao longo dos séculos que a Administração é o primeiro passo para se atingir os objetivos e “conquistar mercados”. Basta pensar que a Igreja Católica está aí há mais de 2.000 anos e o exército é uma instituição extremamente organizada com objetivos, regras e hierarquias bem definidas, presente na grande maioria dos países ao longo da história da humanidade. Igreja e exército foram grandes inspiradores das Teorias Administrativas contemporâneas. Os impérios não podiam abrir mão destas duas forças para poderem manter e consolidar seu poder. Mas o conhecimento só se torna uma ferramenta adequada se bem utilizado. Era importante divulgar e aplicar as ações que tornavam a Igreja e o exército forças imbatíveis. Se funcionava para organizações religiosas e militares poderia logicamente atender aos interesses de sociedades leigas e civis.
  • 14. ADMINISTRAÇÃO ARTE ATIVIDADE Nas páginas de 2 a 6 o artigo “A EVOLUÇÃO DE UMA CIÊNCIA CHAMADA ADMINISTRAÇÃO, de Francis Haime Giacomelli Ferreira, você encontrará a primeira parte de um resumo histórico da Administração como arte e seu encontro com a ciência. É importante também que leia o artigo completo, irá nos ajudar nas próximas aulas. Na página 2 há uma citação de Sócrates. Podemos afirmar que o filósofo estava dando uma “consultoria” sobre o que seria um administrador eficiente. Faça uma leitura, entenda o texto e tente explicar numa linguagem moderna o conselho de Sócrates. LINK Clique aqui Todos os links são seguros
  • 15. Referências Bibliográficas: ALMEIDA , Francisco Roberto Severo de et al. A Administração como Arte: os Primórdios de uma Ciência , Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. FERREIRA , Francis Haime Giacomelli, A Evolução de uma ciência chamada Administração . Biblioteca Temática do Empreendedor – Sebrae [ on line , http://www.bte.com.br , disponibilizado em 19 de julho de 2002, capturado em 06 de agosto de 2008] GEORGE JR , Claude S. A história do pensamento administrativo , São Paulo, Ed. Cultrix,1974. MONTANA , Patrick J.; CHARNOV , Bruce H. Administração. São Paulo: Saraiva, 2000. STONER , R. Teoria Geral da Administração. São Paulo: Makron Books , 1999. TZU, Sun, R. A Arte da Guerra - Os Treze Capítulos Originais. São Paulo: Ed. Jardim dos Livros , 2006. Produção: Prof. Mauro S. P. Gouvêa