SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 11
BLOGS Ferramentas na Construção de um Novo Ensino Do Jornal Pioneiro - Caxias do Sul No último slide estão os endereços de vários Blogs.
Blogosfera, edublogueiros e wikis: essas palavras lhe parecem estranhas? Pois esses neologismos são parte de uma revolução nas salas de aulas do mundo inteiro. Na Serra, não poderia ser diferente. Os professores aprendem que é preciso não só ensinar como usar a internet, mas, sim, a fazer os alunos pensarem e interagirem. A descoberta do mundo virtual empolga os estudantes e está rendendo frutos aos mestres. Duas professoras da Serra receberam prêmios importantes recentemente pelo trabalho que desenvolvem.  Ao entrar no blog da professora de Caxias do Sul Teresinha Bernardete Motter, lá está o recado da colega de Nova Bassano Marli Fiorentin: “Dá-lhe, Berna! Valeu mesmo! Tô feliz contigo. Aproveita esse gosto bom. Abraço!”. A professora bassanense se refere ao prêmio  Professores do Brasil , recém-conquistado por Bernardete. E Marli sabe do que fala: esse gosto bom já foi sentido por ela no início deste mês. Num projeto conjunto com outras quatro educadoras de diferentes pontos do planeta, ela ganhou o prêmio internacional  Microsoft Educadores Inovadores . Claro, no blog de Marli, tem um comentário de congratulações de Bernardete: “Parabéns, fiquei torcendo por vocês. Grande abraço para todas. Bernardete”.
Para essas professoras, os blogs não são só endereços virtuais de troca de amabilidades, mas ferramentas na construção de um novo ensino. Os prêmios Bernardete e Marli conquistaram são graças ao uso de recursos da web 2.0 nas salas de aulas e como plataforma de troca de experiências. As professoras utilizam blogs nas aulas como recurso para publicação de trabalhos de alunos e interação deles com o mundo. – A internet pode ser usada tanto para uma aula tradicional como para uma aula inovadora. Estamos na era da internet 2.0. Não é só receber informação, mas também colocar. Com isso, veio a responsabilidade dos professores de não só incluir, mas de educar digitalmente os alunos – explana Marli, 47 anos, professora há 28.
Carona com Dumont – A visão da internet de Marli começou a mudar no final de 2004, quando ela participou de um curso de capacitação promovido pelo Núcleo de Tecnologia do Estado (NTE) em Caxias do Sul, onde integrou uma oficina de blogs. Em 2005, Marli montou o seu próprio blog. No Colégio Estadual Padre Colbachini, onde leciona, ninguém nunca tinha ouvido falar de blogs, mesmo assim, ela teve liberdade para experimentar. E a profe não se intimidou: entrou em um chat para procurar professores que já trabalhavam com a ferramenta e depois, em uma lista de discussão sobre o assunto. Pela internet, conheceu o site da professora portuguesa Emília Maria Santiago Miranda.
Moradora de Leça da Palmeira, concelho de Matosinhos, distrito do Porto, em Portugal, a docente freqüentou o curso de Mestrado em Educação - Tecnologia Educativa, no Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, e, em 2001, defendeu sua tese, que versava sobre a utilização da internet em escolas. – Através desse estudo conclui, entre outras coisas, que a internet era usada pelos professores e pelas escolas quase exclusivamente para procura de informação. Considerei que deveria ser algo mais do que isso, pois permitia não apenas essas buscas, mas também a publicação e partilha de conteúdos – explica Emília, por e-mail.
A partir de então, em 2002, a portuguesa criou um site, o Netescrit@, dedicado ao desenvolvimento do gosto pela leitura e a escrita. Em 2004, o site virou um blog. Foi através da página virtual que as professoras gaúchas Marli e Bernardete a localizaram e começaram a trocar experiências. Foi ali também que nasceu a semente do projeto Vôo BPF (Brasil, Portugal, França), que ficou em terceiro lugar na categoria Colaboração do Prêmio da Microsoft deste ano. O site contava com trabalhos de diversos escritores, entre eles, o brasileiro Cláudio Fragata, que enviou o livro Seis Tombos e um Pulinho, editado em 2006, ano comemorativo do centenário do primeiro vôo do 14-Bis, sobre o pai da aviação, Santos Dumont. A partir da obra, foram realizados trabalhos que envolveram 115 alunos do ensino fundamental de cinco professoras: Marli, de Nova Bassano, Emília e a colega Delfina Amado, de Portugal, Isabel Costa, que leciona português em Saint-Germain-en-Laye, na França, e Marise Brandão, de Barra do Piraí (RJ). A experiência via blog se iniciou em outubro de 2007.
–  Surgiu a idéia de se criar um trabalho colaborativo em torno da obra de Cláudio Fragata, pois, se Alberto Santos Dumont era brasileiro, tinha vivido na França, passado diversas vezes por Portugal e falante da língua de Camões… que melhor elo poderia existir para esse trabalho? – explica Emília. Os alunos desenvolveram trabalhos de produção escrita e gráfica que partilharam entre si e todos os visitantes, através da publicação no blog. Emília conta que no dia 30 de maio, foi realizada um grande encontro via web através do Flashmeeting (programa para web videoconferência) de todos os participantes e convidados, entre eles, o ministro da Cultura de Portugal, José António Pinto Ribeiro, e o escritor Cláudio Fragata.
A professora fluminense Marise percebeu que os seus 23 alunos da 4ª série, muitos com conteúdos defasados ou repetentes, recuperaram as matérias. – Não são mudanças imediatas e radicais. Mas é uma semente que se lança. Os alunos se envolvem mais nas atividades e fazem com mais alegria. Quando eles vêem que os comentários que eles publicaram são lidos por todos, é um estímulo para produzirem mais – complementa Marli, professora de português da 3ª, 7ª e 8ª série da escola de Nova Bassano e que viajou com as colegas para Hong Kong para receber o prêmio no dia 6.
Multiplicando a experiência – O vôo intercontinental via blog foi acompanhado pela professora Bernardete, do Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza, em Caxias do Sul. Desde 2007, ela desenvolve oficinas na escola com alunas do curso normal. As estudantes trabalham com blogs e wikis (espécie de blog que pode ser editado coletivamente). Cada grupo escolhe um tema, como a água, os animais ou drogas, e realiza uma pesquisa sobre o assunto. Os resultados são publicados na wiki do grupo. – Não se trabalha com caderno, com anotações. O suporte textual é o   computador – explica a professora.
No primeiro semestre, os 108 alunos fizeram essa pesquisa e desenvolveram atividades sobre o assunto escolhido. No segundo semestre, os normalistas aplicaram o trabalho a cerca de 120 alunos de 1ª a 4ª série do ensino fundamental. Assim, os pequenos aprendem, ao mesmo tempo, informática e a matéria pesquisada pelo grupo. O trabalho conhecido como Projetos de Aprendizagem foi inscrito no prêmio Professores do Brasil, uma parceria do Ministério da Educação (MEC) com outras instituições. No início da semana, a profe Bernardete soube que era um dos 31 vencedores da premiação. Nos dias 2 e 3 de dezembro, ela estará em Brasília para apresentar seu trabalho e receber a distinção. Até lá, os comentários do seu blog só devem se multiplicar com parabéns de outras professoras e de seus alunos blogueiros.  KELLY ISIS PELISSER
CONECTE-SE   Blog da professora Emília Maria Santiago Miranda, de Portugal:  http://netescrita.blogspot.com/ Blog da professora Marli Fiorentin:  http://blogosferamarli.blogspot.com/ Blog da da professora Marli Fiorentin, com trabalhos de alunos sobre livros de literatura:  http://ficrealidade.blogspot.com/ Blog do projeto Vôo BPF:  http://voobpf.blogspot.com/ Blog da professora Teresinha Bernardete Motter:  http://www.caminhosparachegar.blogspot.com/ Blog da professora Teresinha Bernardete Motter com os links para os projetos das alunas do Cristóvão de Mendoza:  http://projetosdeaprendizagemdocursonormal.blogspot.com/ Blog da professora Márcia Ribeiro Paganella:  http://www.meacharam.blogspot.com/ Portal da professora Marise Brandão:  www.webeducacional.com Blog da Maria de Fátima Franco (Juiz de Fora, MG):  http://internetnaeducacao.blogspot.com/ Grupo de discussão sobre blogs educativos:  http://br.groups.yahoo.com/group/blogs –educativos/ Site para criação gratuita de wikis:  http://pbwiki.com/ Para montar o seu blog: existem vários sites gratuitos para montagem, um dos mais utilizados é  www.blogger.com

Más contenido relacionado

La actualidad más candente

ExperiêNcia Pessoal Pesquisa AçãO
ExperiêNcia Pessoal   Pesquisa AçãOExperiêNcia Pessoal   Pesquisa AçãO
ExperiêNcia Pessoal Pesquisa AçãOmarlidf
 
Memorial Lúcia Maia
Memorial Lúcia MaiaMemorial Lúcia Maia
Memorial Lúcia MaiaLúcia Maia
 
Web 2.0 com os recursos do Google Drive no desenvolvimento da leitura e escri...
Web 2.0 com os recursos do Google Drive no desenvolvimento da leitura e escri...Web 2.0 com os recursos do Google Drive no desenvolvimento da leitura e escri...
Web 2.0 com os recursos do Google Drive no desenvolvimento da leitura e escri...Antonio Donizete Souza
 
Webfolio: Oficina professores: A aprendizagem colaborativa e os grupos de dis...
Webfolio: Oficina professores: A aprendizagem colaborativa e os grupos de dis...Webfolio: Oficina professores: A aprendizagem colaborativa e os grupos de dis...
Webfolio: Oficina professores: A aprendizagem colaborativa e os grupos de dis...Renata_Castanho
 
Educação em Tempos de Pandemia
Educação em Tempos de PandemiaEducação em Tempos de Pandemia
Educação em Tempos de PandemiaSocorro Carneiro
 
Além da sala de aula: uma experiência num ambiente virtual de aprendizagem
Além da sala de aula: uma experiência num ambiente virtual de aprendizagem Além da sala de aula: uma experiência num ambiente virtual de aprendizagem
Além da sala de aula: uma experiência num ambiente virtual de aprendizagem ANATED
 
Projetooficina Tla M Iv1[1]
Projetooficina Tla M Iv1[1]Projetooficina Tla M Iv1[1]
Projetooficina Tla M Iv1[1]sanrose18
 
Memorial profissional do josé antonio
Memorial profissional do josé antonioMemorial profissional do josé antonio
Memorial profissional do josé antoniojapquimica
 
O Protagonismo de alunos de 6º ao 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundame...
O Protagonismo de alunos de 6º ao 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundame...O Protagonismo de alunos de 6º ao 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundame...
O Protagonismo de alunos de 6º ao 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundame...LOCIMAR MASSALAI
 
Memorial profissional do josé antonio
Memorial profissional do josé antonioMemorial profissional do josé antonio
Memorial profissional do josé antoniojapquimica
 

La actualidad más candente (18)

ExperiêNcia Pessoal Pesquisa AçãO
ExperiêNcia Pessoal   Pesquisa AçãOExperiêNcia Pessoal   Pesquisa AçãO
ExperiêNcia Pessoal Pesquisa AçãO
 
Memorial Lúcia Maia
Memorial Lúcia MaiaMemorial Lúcia Maia
Memorial Lúcia Maia
 
Um Novo Paradigma Em EducaçãO
Um Novo Paradigma Em EducaçãOUm Novo Paradigma Em EducaçãO
Um Novo Paradigma Em EducaçãO
 
Bom professor
Bom professorBom professor
Bom professor
 
01.o memorial
01.o memorial01.o memorial
01.o memorial
 
Artigo olivia CONEDU
Artigo olivia CONEDUArtigo olivia CONEDU
Artigo olivia CONEDU
 
Web 2.0 com os recursos do Google Drive no desenvolvimento da leitura e escri...
Web 2.0 com os recursos do Google Drive no desenvolvimento da leitura e escri...Web 2.0 com os recursos do Google Drive no desenvolvimento da leitura e escri...
Web 2.0 com os recursos do Google Drive no desenvolvimento da leitura e escri...
 
Webfolio: Oficina professores: A aprendizagem colaborativa e os grupos de dis...
Webfolio: Oficina professores: A aprendizagem colaborativa e os grupos de dis...Webfolio: Oficina professores: A aprendizagem colaborativa e os grupos de dis...
Webfolio: Oficina professores: A aprendizagem colaborativa e os grupos de dis...
 
ARTIGO ALINE
ARTIGO ALINEARTIGO ALINE
ARTIGO ALINE
 
Educação em Tempos de Pandemia
Educação em Tempos de PandemiaEducação em Tempos de Pandemia
Educação em Tempos de Pandemia
 
Além da sala de aula: uma experiência num ambiente virtual de aprendizagem
Além da sala de aula: uma experiência num ambiente virtual de aprendizagem Além da sala de aula: uma experiência num ambiente virtual de aprendizagem
Além da sala de aula: uma experiência num ambiente virtual de aprendizagem
 
Projetooficina Tla M Iv1[1]
Projetooficina Tla M Iv1[1]Projetooficina Tla M Iv1[1]
Projetooficina Tla M Iv1[1]
 
Artigo enid OLIVIA
Artigo enid  OLIVIAArtigo enid  OLIVIA
Artigo enid OLIVIA
 
Memorial profissional do josé antonio
Memorial profissional do josé antonioMemorial profissional do josé antonio
Memorial profissional do josé antonio
 
TCC
TCCTCC
TCC
 
O Protagonismo de alunos de 6º ao 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundame...
O Protagonismo de alunos de 6º ao 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundame...O Protagonismo de alunos de 6º ao 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundame...
O Protagonismo de alunos de 6º ao 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundame...
 
Artigo de diego
Artigo de diego Artigo de diego
Artigo de diego
 
Memorial profissional do josé antonio
Memorial profissional do josé antonioMemorial profissional do josé antonio
Memorial profissional do josé antonio
 

Destacado (7)

Eu sou o palhaço
Eu sou o palhaçoEu sou o palhaço
Eu sou o palhaço
 
Ser Professor Jt
Ser Professor JtSer Professor Jt
Ser Professor Jt
 
IDEB 2009
IDEB 2009IDEB 2009
IDEB 2009
 
Saers 2008
Saers 2008Saers 2008
Saers 2008
 
Avaliar Para Promover
Avaliar Para PromoverAvaliar Para Promover
Avaliar Para Promover
 
Prova brasil 4
Prova brasil 4Prova brasil 4
Prova brasil 4
 
Orientacoes Diarios 2010
Orientacoes Diarios 2010Orientacoes Diarios 2010
Orientacoes Diarios 2010
 

Similar a Blogs

Reportagem Revista Época
Reportagem Revista ÉpocaReportagem Revista Época
Reportagem Revista Épocaelisandrah
 
Crianças filosofando no ciberespaço
Crianças filosofando no ciberespaçoCrianças filosofando no ciberespaço
Crianças filosofando no ciberespaçoguest9191ed
 
Atividade2 7larissa maria_carmo
Atividade2 7larissa maria_carmoAtividade2 7larissa maria_carmo
Atividade2 7larissa maria_carmolarissa caetano
 
FORMAÇÃO DE GRADUANDOS EM LETRAS NA ERA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: RELATO DE E...
FORMAÇÃO DE GRADUANDOS EM LETRAS NA ERA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: RELATO DE E...FORMAÇÃO DE GRADUANDOS EM LETRAS NA ERA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: RELATO DE E...
FORMAÇÃO DE GRADUANDOS EM LETRAS NA ERA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: RELATO DE E...Elaine Teixeira
 
Utilização do blog no quotidiano escolar
Utilização do blog no quotidiano escolarUtilização do blog no quotidiano escolar
Utilização do blog no quotidiano escolarRidelc Ahcor Arierep
 
INFORMATIVO ESCOLA ESTADUAL DOMINGOS ALBUQUERQUE
INFORMATIVO ESCOLA ESTADUAL DOMINGOS ALBUQUERQUE INFORMATIVO ESCOLA ESTADUAL DOMINGOS ALBUQUERQUE
INFORMATIVO ESCOLA ESTADUAL DOMINGOS ALBUQUERQUE Elison Davi Crispim Ramos
 
Ensino E Aprendizagem Inovadores Com Tecnologias
Ensino E Aprendizagem Inovadores Com TecnologiasEnsino E Aprendizagem Inovadores Com Tecnologias
Ensino E Aprendizagem Inovadores Com TecnologiasEliane Almeida
 
ENSINANDO PARA APRENDER, APRENDENDO PARA ENSINAR: EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO IN...
ENSINANDO PARA APRENDER, APRENDENDO PARA ENSINAR: EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO IN...ENSINANDO PARA APRENDER, APRENDENDO PARA ENSINAR: EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO IN...
ENSINANDO PARA APRENDER, APRENDENDO PARA ENSINAR: EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO IN...ProfessorPrincipiante
 
Blogs como ferramentas pedagógicas
Blogs como ferramentas pedagógicasBlogs como ferramentas pedagógicas
Blogs como ferramentas pedagógicascarmenamaralberetta
 
Estagio pos graduaçao júlia
Estagio pos graduaçao júliaEstagio pos graduaçao júlia
Estagio pos graduaçao júliavaleria
 

Similar a Blogs (20)

Reportagem Revista Época
Reportagem Revista ÉpocaReportagem Revista Época
Reportagem Revista Época
 
Blog
BlogBlog
Blog
 
Crianças filosofando no ciberespaço
Crianças filosofando no ciberespaçoCrianças filosofando no ciberespaço
Crianças filosofando no ciberespaço
 
Época
ÉpocaÉpoca
Época
 
Blogs
BlogsBlogs
Blogs
 
Edublogs
EdublogsEdublogs
Edublogs
 
Blog da História
Blog da HistóriaBlog da História
Blog da História
 
Artigo
ArtigoArtigo
Artigo
 
2º série reda cem - 20.31
2º série   reda cem -  20.312º série   reda cem -  20.31
2º série reda cem - 20.31
 
Atividade2 7larissa maria_carmo
Atividade2 7larissa maria_carmoAtividade2 7larissa maria_carmo
Atividade2 7larissa maria_carmo
 
FORMAÇÃO DE GRADUANDOS EM LETRAS NA ERA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: RELATO DE E...
FORMAÇÃO DE GRADUANDOS EM LETRAS NA ERA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: RELATO DE E...FORMAÇÃO DE GRADUANDOS EM LETRAS NA ERA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: RELATO DE E...
FORMAÇÃO DE GRADUANDOS EM LETRAS NA ERA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: RELATO DE E...
 
Informática Educacional
Informática EducacionalInformática Educacional
Informática Educacional
 
Comentário
ComentárioComentário
Comentário
 
Jornal 13 de agosto
Jornal 13 de agostoJornal 13 de agosto
Jornal 13 de agosto
 
Utilização do blog no quotidiano escolar
Utilização do blog no quotidiano escolarUtilização do blog no quotidiano escolar
Utilização do blog no quotidiano escolar
 
INFORMATIVO ESCOLA ESTADUAL DOMINGOS ALBUQUERQUE
INFORMATIVO ESCOLA ESTADUAL DOMINGOS ALBUQUERQUE INFORMATIVO ESCOLA ESTADUAL DOMINGOS ALBUQUERQUE
INFORMATIVO ESCOLA ESTADUAL DOMINGOS ALBUQUERQUE
 
Ensino E Aprendizagem Inovadores Com Tecnologias
Ensino E Aprendizagem Inovadores Com TecnologiasEnsino E Aprendizagem Inovadores Com Tecnologias
Ensino E Aprendizagem Inovadores Com Tecnologias
 
ENSINANDO PARA APRENDER, APRENDENDO PARA ENSINAR: EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO IN...
ENSINANDO PARA APRENDER, APRENDENDO PARA ENSINAR: EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO IN...ENSINANDO PARA APRENDER, APRENDENDO PARA ENSINAR: EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO IN...
ENSINANDO PARA APRENDER, APRENDENDO PARA ENSINAR: EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO IN...
 
Blogs como ferramentas pedagógicas
Blogs como ferramentas pedagógicasBlogs como ferramentas pedagógicas
Blogs como ferramentas pedagógicas
 
Estagio pos graduaçao júlia
Estagio pos graduaçao júliaEstagio pos graduaçao júlia
Estagio pos graduaçao júlia
 

Más de Meri RochaLeite (12)

Enem
EnemEnem
Enem
 
Professores Autor Desconhecido
Professores Autor DesconhecidoProfessores Autor Desconhecido
Professores Autor Desconhecido
 
Avaliar Para Promover
Avaliar Para PromoverAvaliar Para Promover
Avaliar Para Promover
 
Prova Brasil
Prova BrasilProva Brasil
Prova Brasil
 
Ens Fund Jorn Alf Joselaine
Ens Fund Jorn Alf JoselaineEns Fund Jorn Alf Joselaine
Ens Fund Jorn Alf Joselaine
 
Acordo Ortográfico
Acordo OrtográficoAcordo Ortográfico
Acordo Ortográfico
 
Reforma Ortográfica
Reforma OrtográficaReforma Ortográfica
Reforma Ortográfica
 
Aniversariantes Jt
Aniversariantes JtAniversariantes Jt
Aniversariantes Jt
 
Fotos Escola Jt
Fotos Escola JtFotos Escola Jt
Fotos Escola Jt
 
Regimento
RegimentoRegimento
Regimento
 
Habilidades e Competências
Habilidades e CompetênciasHabilidades e Competências
Habilidades e Competências
 
Calendário
CalendárioCalendário
Calendário
 

Último

William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfWilliam J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfAdrianaCunha84
 
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptx
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptxSlides 1 - O gênero textual entrevista.pptx
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptxSilvana Silva
 
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniModelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniCassio Meira Jr.
 
trabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditaduratrabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditaduraAdryan Luiz
 
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresSociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresaulasgege
 
Regência Nominal e Verbal português .pdf
Regência Nominal e Verbal português .pdfRegência Nominal e Verbal português .pdf
Regência Nominal e Verbal português .pdfmirandadudu08
 
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdfCultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdfaulasgege
 
Bullying - Atividade com caça- palavras
Bullying   - Atividade com  caça- palavrasBullying   - Atividade com  caça- palavras
Bullying - Atividade com caça- palavrasMary Alvarenga
 
Lírica Camoniana- A mudança na lírica de Camões.pptx
Lírica Camoniana- A mudança na lírica de Camões.pptxLírica Camoniana- A mudança na lírica de Camões.pptx
Lírica Camoniana- A mudança na lírica de Camões.pptxfabiolalopesmartins1
 
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicasCenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicasRosalina Simão Nunes
 
Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.
Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.
Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.Susana Stoffel
 
Pedologia- Geografia - Geologia - aula_01.pptx
Pedologia- Geografia - Geologia - aula_01.pptxPedologia- Geografia - Geologia - aula_01.pptx
Pedologia- Geografia - Geologia - aula_01.pptxleandropereira983288
 
Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdf
Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdfProva uniasselvi tecnologias da Informação.pdf
Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdfArthurRomanof1
 
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptxSlides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptxSlides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdfGuia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdfEyshilaKelly1
 
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptxA experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptxfabiolalopesmartins1
 
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologia
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologiaAula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologia
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologiaaulasgege
 
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasPrograma de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasCassio Meira Jr.
 

Último (20)

William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfWilliam J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
 
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptx
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptxSlides 1 - O gênero textual entrevista.pptx
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptx
 
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniModelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
 
trabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditaduratrabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditadura
 
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresSociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
 
Regência Nominal e Verbal português .pdf
Regência Nominal e Verbal português .pdfRegência Nominal e Verbal português .pdf
Regência Nominal e Verbal português .pdf
 
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdfCultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
 
Bullying - Atividade com caça- palavras
Bullying   - Atividade com  caça- palavrasBullying   - Atividade com  caça- palavras
Bullying - Atividade com caça- palavras
 
Lírica Camoniana- A mudança na lírica de Camões.pptx
Lírica Camoniana- A mudança na lírica de Camões.pptxLírica Camoniana- A mudança na lírica de Camões.pptx
Lírica Camoniana- A mudança na lírica de Camões.pptx
 
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicasCenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
 
Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.
Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.
Família de palavras.ppt com exemplos e exercícios interativos.
 
Pedologia- Geografia - Geologia - aula_01.pptx
Pedologia- Geografia - Geologia - aula_01.pptxPedologia- Geografia - Geologia - aula_01.pptx
Pedologia- Geografia - Geologia - aula_01.pptx
 
Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdf
Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdfProva uniasselvi tecnologias da Informação.pdf
Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdf
 
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptxSlides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
 
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptxSlides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
 
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdfGuia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
 
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
 
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptxA experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
 
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologia
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologiaAula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologia
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologia
 
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasPrograma de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
 

Blogs

  • 1. BLOGS Ferramentas na Construção de um Novo Ensino Do Jornal Pioneiro - Caxias do Sul No último slide estão os endereços de vários Blogs.
  • 2. Blogosfera, edublogueiros e wikis: essas palavras lhe parecem estranhas? Pois esses neologismos são parte de uma revolução nas salas de aulas do mundo inteiro. Na Serra, não poderia ser diferente. Os professores aprendem que é preciso não só ensinar como usar a internet, mas, sim, a fazer os alunos pensarem e interagirem. A descoberta do mundo virtual empolga os estudantes e está rendendo frutos aos mestres. Duas professoras da Serra receberam prêmios importantes recentemente pelo trabalho que desenvolvem. Ao entrar no blog da professora de Caxias do Sul Teresinha Bernardete Motter, lá está o recado da colega de Nova Bassano Marli Fiorentin: “Dá-lhe, Berna! Valeu mesmo! Tô feliz contigo. Aproveita esse gosto bom. Abraço!”. A professora bassanense se refere ao prêmio Professores do Brasil , recém-conquistado por Bernardete. E Marli sabe do que fala: esse gosto bom já foi sentido por ela no início deste mês. Num projeto conjunto com outras quatro educadoras de diferentes pontos do planeta, ela ganhou o prêmio internacional Microsoft Educadores Inovadores . Claro, no blog de Marli, tem um comentário de congratulações de Bernardete: “Parabéns, fiquei torcendo por vocês. Grande abraço para todas. Bernardete”.
  • 3. Para essas professoras, os blogs não são só endereços virtuais de troca de amabilidades, mas ferramentas na construção de um novo ensino. Os prêmios Bernardete e Marli conquistaram são graças ao uso de recursos da web 2.0 nas salas de aulas e como plataforma de troca de experiências. As professoras utilizam blogs nas aulas como recurso para publicação de trabalhos de alunos e interação deles com o mundo. – A internet pode ser usada tanto para uma aula tradicional como para uma aula inovadora. Estamos na era da internet 2.0. Não é só receber informação, mas também colocar. Com isso, veio a responsabilidade dos professores de não só incluir, mas de educar digitalmente os alunos – explana Marli, 47 anos, professora há 28.
  • 4. Carona com Dumont – A visão da internet de Marli começou a mudar no final de 2004, quando ela participou de um curso de capacitação promovido pelo Núcleo de Tecnologia do Estado (NTE) em Caxias do Sul, onde integrou uma oficina de blogs. Em 2005, Marli montou o seu próprio blog. No Colégio Estadual Padre Colbachini, onde leciona, ninguém nunca tinha ouvido falar de blogs, mesmo assim, ela teve liberdade para experimentar. E a profe não se intimidou: entrou em um chat para procurar professores que já trabalhavam com a ferramenta e depois, em uma lista de discussão sobre o assunto. Pela internet, conheceu o site da professora portuguesa Emília Maria Santiago Miranda.
  • 5. Moradora de Leça da Palmeira, concelho de Matosinhos, distrito do Porto, em Portugal, a docente freqüentou o curso de Mestrado em Educação - Tecnologia Educativa, no Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, e, em 2001, defendeu sua tese, que versava sobre a utilização da internet em escolas. – Através desse estudo conclui, entre outras coisas, que a internet era usada pelos professores e pelas escolas quase exclusivamente para procura de informação. Considerei que deveria ser algo mais do que isso, pois permitia não apenas essas buscas, mas também a publicação e partilha de conteúdos – explica Emília, por e-mail.
  • 6. A partir de então, em 2002, a portuguesa criou um site, o Netescrit@, dedicado ao desenvolvimento do gosto pela leitura e a escrita. Em 2004, o site virou um blog. Foi através da página virtual que as professoras gaúchas Marli e Bernardete a localizaram e começaram a trocar experiências. Foi ali também que nasceu a semente do projeto Vôo BPF (Brasil, Portugal, França), que ficou em terceiro lugar na categoria Colaboração do Prêmio da Microsoft deste ano. O site contava com trabalhos de diversos escritores, entre eles, o brasileiro Cláudio Fragata, que enviou o livro Seis Tombos e um Pulinho, editado em 2006, ano comemorativo do centenário do primeiro vôo do 14-Bis, sobre o pai da aviação, Santos Dumont. A partir da obra, foram realizados trabalhos que envolveram 115 alunos do ensino fundamental de cinco professoras: Marli, de Nova Bassano, Emília e a colega Delfina Amado, de Portugal, Isabel Costa, que leciona português em Saint-Germain-en-Laye, na França, e Marise Brandão, de Barra do Piraí (RJ). A experiência via blog se iniciou em outubro de 2007.
  • 7. – Surgiu a idéia de se criar um trabalho colaborativo em torno da obra de Cláudio Fragata, pois, se Alberto Santos Dumont era brasileiro, tinha vivido na França, passado diversas vezes por Portugal e falante da língua de Camões… que melhor elo poderia existir para esse trabalho? – explica Emília. Os alunos desenvolveram trabalhos de produção escrita e gráfica que partilharam entre si e todos os visitantes, através da publicação no blog. Emília conta que no dia 30 de maio, foi realizada um grande encontro via web através do Flashmeeting (programa para web videoconferência) de todos os participantes e convidados, entre eles, o ministro da Cultura de Portugal, José António Pinto Ribeiro, e o escritor Cláudio Fragata.
  • 8. A professora fluminense Marise percebeu que os seus 23 alunos da 4ª série, muitos com conteúdos defasados ou repetentes, recuperaram as matérias. – Não são mudanças imediatas e radicais. Mas é uma semente que se lança. Os alunos se envolvem mais nas atividades e fazem com mais alegria. Quando eles vêem que os comentários que eles publicaram são lidos por todos, é um estímulo para produzirem mais – complementa Marli, professora de português da 3ª, 7ª e 8ª série da escola de Nova Bassano e que viajou com as colegas para Hong Kong para receber o prêmio no dia 6.
  • 9. Multiplicando a experiência – O vôo intercontinental via blog foi acompanhado pela professora Bernardete, do Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza, em Caxias do Sul. Desde 2007, ela desenvolve oficinas na escola com alunas do curso normal. As estudantes trabalham com blogs e wikis (espécie de blog que pode ser editado coletivamente). Cada grupo escolhe um tema, como a água, os animais ou drogas, e realiza uma pesquisa sobre o assunto. Os resultados são publicados na wiki do grupo. – Não se trabalha com caderno, com anotações. O suporte textual é o computador – explica a professora.
  • 10. No primeiro semestre, os 108 alunos fizeram essa pesquisa e desenvolveram atividades sobre o assunto escolhido. No segundo semestre, os normalistas aplicaram o trabalho a cerca de 120 alunos de 1ª a 4ª série do ensino fundamental. Assim, os pequenos aprendem, ao mesmo tempo, informática e a matéria pesquisada pelo grupo. O trabalho conhecido como Projetos de Aprendizagem foi inscrito no prêmio Professores do Brasil, uma parceria do Ministério da Educação (MEC) com outras instituições. No início da semana, a profe Bernardete soube que era um dos 31 vencedores da premiação. Nos dias 2 e 3 de dezembro, ela estará em Brasília para apresentar seu trabalho e receber a distinção. Até lá, os comentários do seu blog só devem se multiplicar com parabéns de outras professoras e de seus alunos blogueiros. KELLY ISIS PELISSER
  • 11. CONECTE-SE Blog da professora Emília Maria Santiago Miranda, de Portugal: http://netescrita.blogspot.com/ Blog da professora Marli Fiorentin: http://blogosferamarli.blogspot.com/ Blog da da professora Marli Fiorentin, com trabalhos de alunos sobre livros de literatura: http://ficrealidade.blogspot.com/ Blog do projeto Vôo BPF: http://voobpf.blogspot.com/ Blog da professora Teresinha Bernardete Motter: http://www.caminhosparachegar.blogspot.com/ Blog da professora Teresinha Bernardete Motter com os links para os projetos das alunas do Cristóvão de Mendoza: http://projetosdeaprendizagemdocursonormal.blogspot.com/ Blog da professora Márcia Ribeiro Paganella: http://www.meacharam.blogspot.com/ Portal da professora Marise Brandão: www.webeducacional.com Blog da Maria de Fátima Franco (Juiz de Fora, MG): http://internetnaeducacao.blogspot.com/ Grupo de discussão sobre blogs educativos: http://br.groups.yahoo.com/group/blogs –educativos/ Site para criação gratuita de wikis: http://pbwiki.com/ Para montar o seu blog: existem vários sites gratuitos para montagem, um dos mais utilizados é www.blogger.com