SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 62
Álbum Regaleira  Quinta da Regaleira Sintra 8. VI. 2007   ✠  Maria Augusta Araújo
Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo “ Mansão Filosofal ” é  a pragmática designação atribuída à Quinta da Regaleira edificada entre 1904 e1910. A magnífica traça do edifício saiu do “risco” do cenógrafo Luigi Manini que foi implantado num dos mais privilegiados locais lusos — Sintra que, desde a sua origem, se prende às mais nebulosas tradições e saborosas lendas devido à sua potencial e mítica geografia sagrada. Indispensável será talvez incluir a serra de Sintra, entre aquelas que, «entendidas em muitas crenças como a característica da terra que mais perfeitamente aspira a atingir o céu, as montanhas são com frequência consideradas sagradas e geralmente vistas como a morada dos deuses» [1]  e talvez Sintra seja também considerada terra sacratíssima como bem o traduz a tradição mitogénica lusíada, ou então como é (re)velado num poema  de Fernando Pessoa, ao qual muito a propósito se associa a serra de Sintra ao “Monte Abiegno”: « À sombra do Monte Abiegno / Repousei porque abdiquei (...) / Quem pode sentir descanso / Com o Castelo a chamar? (...) / Mas por ora estou dormindo» [2] . [ 1]  Caroline Humphrey . Piers Vitebsky,  Arquitectura Sagrada , col. Temas & Debates, 1997, p. 22 e segs. [2] Cf. José Manuel Anes, “Os Mistérios de Pessoa Oculto”, in  Portugal Misterioso , Selecções do Reader´s Digest, Lisboa, 1998, pp. 274 - 277.
Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Luigi Manini ,  conde de Fagagna (1848-1936): arquitecto, pintor e cenógrafo italiano
Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Palácio da Regaleira
Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Palácio da Regaleira, pormenor da fachada
Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Palácio da Regaleira
Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Mercúrio
Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Patamar dos deuses – 12 figuras da mitologia greco-romana.
Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Patamar dos deuses
Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Patamar dos deuses
Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Urna  - Patamar dos deuses
Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Patamar dos deuses
Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Patamar dos deuses
Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Rã - Patamar dos deuses, pormenor.
Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Patamar dos deuses A estátua do leão, representação do Sol que equivale na alquimia ao Ouro.
Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Urna - Patamar dos deuses
Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo A  Loggia
Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo A  Loggia
Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo A  Loggia
Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Acredita-se que o culto praticado na Quinta da Regaleira seria o do SANTO GRAAL. Os cavaleiros juravam (e juram) proteger o segredo do Santo Graal a todo o custo e fazem a ligação iniciática templária entre o Ocidente e o Oriente.
Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Lago do Labirinto
Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Rapaz com a taça graálica
Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Pormenor da base
Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo O cão psicopompo, guardião dos lugares sagrados está ligado «ao mundo subterrâneo, aos impérios invisíveis regidos pelas divindades ctonianas ou selénicas. Ligado à trilogia dos elementos Terra, Água e Lua».   [ Jean Chevalier . Alain Gheerbrant]
Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Símbolos esotéricos como o galgo lebreiro, o “ veltro”  e o Santo Graal levado por uma virgem, como a imagem indicia.
Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Fonte da Abundância
Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Urnas -  Patamar dos Deuses e Fonte da Abundância
Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Torre da Regaleira Inicialmente, esta torre deu o nome à quinta que se chamava Quinta da Torre.
Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Torre - Terraço dos Mundos
Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo O Portal dos Guardiães
Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo O Portal dos Guardiães pormenor
Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo
Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo As confrarias iniciáticas fazem do poço o símbolo do  Conhecimento , onde o bordo ou riba é  secreto   a profundidade  silêncio
Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo «É importante referir a cruz templária sobreposta à estrela de oito pontas (símbolo da Harmonia ou do sal harmoníaco na Alquimia e , também da Cavalaria Espiritual na Maçonaria Escocesa) no fundo do poço.». http://www.uni.pt/homepages/docentes/delfim/comunic/bAndreia%20Nascimento970481&bFilipaCorreia970480/Regaleira.htm
Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo A ESCADA OU POÇO INICITÁTICO — uma via vital de comunicação « As edificações mais simples podem conter caminhos implícitos e deslocarmo-nos ao longo deles equivale muitas vezes a encenar significados simbólicos ou míticos .». Refira-se que o poço iniciático da Regaleira com cerca de 30 m de profundidade está quanto a nós associado à espiral e ao labirinto arquetípico que «consiste num desconcertante emaranhado de  caminhos  onde se perdem os incautos, mas onde se acaba por encontrar a via correcta para o centro» [1] . [1]  Caroline Humphrey . Piers Vitebsky,  Arquitectura Sagrada , col.  Temas & Debates, 1997, pp. 134-139.
Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Poderá este poço espiralado e labiríntico da Regaleira simbolizar também a visão geocêntrica e prefigurar «a ideia da penetração até ao centro através de um teste iniciatório de qualidades pessoais, acabando assim por associar-se ao progresso espiritual (...) Complicado e de forma sinuosa, representa, no entanto, a ordem para os que o compreendem e a confusão para os não iniciados (...) é o nível mais baixo do labirinto (ou poço) que tem maior poder (cruz templária na Regaleira), pois os vestígios descobertos pelos arqueólogos em Creta situam-no no Palácio de Minos, em Cnosso, onde a sala do trono era como uma caverna sagrada». Também na Regaleira existe uma gruta ou “caverna sagrada” ou « funda Caverna  » como descreve Pessoa num poema [Iniciação, p 1133] ou utiliza ainda a designação « caverna funda» .  Fernando Pessoa ―  O Último Sortilégio
Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo POÇO INICITÁTICOAcerca da “ caverna ” e um impressionante trecho dos célebres  scitti  de Leonardo da Vinci:  « Dentro da caverna a solidão era profunda. Passado um certo tempo, nasceram em mim dois sentimentos antagónicos, o medo e a curiosidade; o medo perante a exploração da sombria caverna, e a curiosidade de saber se ela não conteria qualquer segredo maravilhoso. » [1] . [1]  Dmitri Merejkovski,  A Ressurreição dos Deuses , p. 301.
Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo “ Gruta de Leda”— a deusa da justiça divina —, composição escultórica subordinada ao tema  Leda e o Cisne , que tem ainda como atributos uma pomba que Leda segura na mão, simbolizando o  Espírito Santo .
Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo «O cisne aparece como representação da Ave Solar a qual acompanhava o deus Apolo nas suas viagens hiperbóreas.  De acordo com uma Tradição Iniciática, o cisne e o seu canto têm o poder de transmitir ao iniciado o conhecimento da "língua dos pássaros", através da qual se tem acesso à Sabedoria e à Imortalidade». http://www.uni.pt/homepages/docentes/delfim/comunic/bAndreia%20Nascimento970481&bFilipaCorreia970480/Regaleira.htm
Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Flora - relevo que encima a entrada da ESTUFA
Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Mísulas que enquadram a parede da Estufa
Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Flora,  pormenor  -  parede da Estufa
Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo A Capela
Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Harpias  – Génios maus, monstros alados, com corpo de pássaro, que atormentavam as almas… na fachada da capela da Regaleira.
Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Traçados simbólicos enigmáticos no portal da Capela da Regaleira
Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo O “ DELTA RADIANTE”   SINAIS E SIGNOS  MAÇÓNICO-TEMPLÁRIOS (Emblema maçónico do Grande Arquitecto do Universo)
Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo A SIMBÓLICA CONSTRUTIVA SINAIS E SIGNOS  MAÇÓNICO-TEMPLÁRIOS
Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Esfera armilar no fecho da abóbada
Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Interior da Capela –  Coroação da Virgem Maria,  cujas vestes têm as três cores da Obra Alquímica: azul, branco e vermelho, com uma faixa dourada à cintura simbolizando o  Ouro Alquímico .
Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo A cripta – Capela da Regaleira O ladrilho preto e branco do chão, cores do estandarte templário.
Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Atanor – o forno alquímico da transmutação, «símbolo do cadinho das transformações físicas, morais ou místicas».   [ Jean Chevalier . Alain Gheerbrant]
Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Monograma de Carvalho Monteiro
Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Fonte Terraço das Quimeras Monstro híbrido com cabeça de leão, corpo de cabra, cauda de dragão. A quimera seduz e desencaminha aquele que se entrega a ela.
Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Íbis – encarnação do deus Thot, deus da palavra e da criação, identificado com Hermes Trismegisto, nome dado a Thot,  O três vezes grande .
Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Pormenor do banco situado entre a Capela e o Terraço das Quimeras
Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Florão junto do  Terraço das Quimeras
Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Vista exterior e interior do Palácio da Regaleira
Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Vista interior do Palácio da Regaleira
Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Vista do interior do Palácio da Regaleira
Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Vista do interior do Palácio da Regaleira. Tecto com caixotões
Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Vista do interior do Palácio da Regaleira
Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo

Más contenido relacionado

Similar a Quinta Da Regaleira, Em Sintra

Origens da Paróquia de S. Tiago de Fonte Arcada
Origens da Paróquia de S. Tiago de Fonte ArcadaOrigens da Paróquia de S. Tiago de Fonte Arcada
Origens da Paróquia de S. Tiago de Fonte ArcadaPaulo Jorge Ferreira
 
Sinopse do enredo Atlantis Insulae Consulado 2012
Sinopse do enredo Atlantis Insulae Consulado 2012Sinopse do enredo Atlantis Insulae Consulado 2012
Sinopse do enredo Atlantis Insulae Consulado 2012Mari Barboza
 
Sinopse do enredo atlantis insulae consulado 2012
Sinopse do enredo atlantis insulae consulado 2012Sinopse do enredo atlantis insulae consulado 2012
Sinopse do enredo atlantis insulae consulado 2012Mari Barboza
 
ROTEIRO DO DESFILE - PARAÍSO DO TUIUTI 2012
ROTEIRO DO DESFILE - PARAÍSO DO TUIUTI 2012ROTEIRO DO DESFILE - PARAÍSO DO TUIUTI 2012
ROTEIRO DO DESFILE - PARAÍSO DO TUIUTI 2012Thiago Vergete
 
Pirassununga tem
Pirassununga temPirassununga tem
Pirassununga temMarli Caron
 

Similar a Quinta Da Regaleira, Em Sintra (7)

Origens da Paróquia de S. Tiago de Fonte Arcada
Origens da Paróquia de S. Tiago de Fonte ArcadaOrigens da Paróquia de S. Tiago de Fonte Arcada
Origens da Paróquia de S. Tiago de Fonte Arcada
 
Carnaval ppt 2017
Carnaval ppt 2017Carnaval ppt 2017
Carnaval ppt 2017
 
Sinopse do enredo Atlantis Insulae Consulado 2012
Sinopse do enredo Atlantis Insulae Consulado 2012Sinopse do enredo Atlantis Insulae Consulado 2012
Sinopse do enredo Atlantis Insulae Consulado 2012
 
Sinopse do enredo atlantis insulae consulado 2012
Sinopse do enredo atlantis insulae consulado 2012Sinopse do enredo atlantis insulae consulado 2012
Sinopse do enredo atlantis insulae consulado 2012
 
ROTEIRO DO DESFILE - PARAÍSO DO TUIUTI 2012
ROTEIRO DO DESFILE - PARAÍSO DO TUIUTI 2012ROTEIRO DO DESFILE - PARAÍSO DO TUIUTI 2012
ROTEIRO DO DESFILE - PARAÍSO DO TUIUTI 2012
 
01 tuiuti
01 tuiuti01 tuiuti
01 tuiuti
 
Pirassununga tem
Pirassununga temPirassununga tem
Pirassununga tem
 

Más de Mário Felizardo (20)

2016 pulitzer prize winners for photography
2016 pulitzer prize winners for photography2016 pulitzer prize winners for photography
2016 pulitzer prize winners for photography
 
Prostata.gaucha
Prostata.gauchaProstata.gaucha
Prostata.gaucha
 
Perigo do ginasio
Perigo do ginasioPerigo do ginasio
Perigo do ginasio
 
Trabalho de equipa na edp
Trabalho de equipa na edpTrabalho de equipa na edp
Trabalho de equipa na edp
 
A farmácia que todos devíamos ter em casa
A farmácia que todos devíamos ter em casaA farmácia que todos devíamos ter em casa
A farmácia que todos devíamos ter em casa
 
Trabalho de equipa na edp
Trabalho de equipa na edpTrabalho de equipa na edp
Trabalho de equipa na edp
 
Sistema lo acepto
Sistema lo aceptoSistema lo acepto
Sistema lo acepto
 
Sinalética de w cs
Sinalética de w csSinalética de w cs
Sinalética de w cs
 
Sistema lo acepto
Sistema lo aceptoSistema lo acepto
Sistema lo acepto
 
Por detrás das câmaras
Por detrás das câmarasPor detrás das câmaras
Por detrás das câmaras
 
Linguagem Corporal
Linguagem CorporalLinguagem Corporal
Linguagem Corporal
 
Rochas
RochasRochas
Rochas
 
Eric Clapton Kiki
Eric Clapton KikiEric Clapton Kiki
Eric Clapton Kiki
 
Cao Guia
Cao GuiaCao Guia
Cao Guia
 
Cartazes De Filmes Antigos
Cartazes De Filmes AntigosCartazes De Filmes Antigos
Cartazes De Filmes Antigos
 
Miguel Torga
Miguel TorgaMiguel Torga
Miguel Torga
 
Acqaja Spaganini
Acqaja SpaganiniAcqaja Spaganini
Acqaja Spaganini
 
Fotos Geniales Pepe
Fotos Geniales PepeFotos Geniales Pepe
Fotos Geniales Pepe
 
acqaja-spaganini
acqaja-spaganiniacqaja-spaganini
acqaja-spaganini
 
Acqaja Spaganini
Acqaja SpaganiniAcqaja Spaganini
Acqaja Spaganini
 

Último

AUXADO_1TRIM_2024.pdf ESCOLA SABATINA 2024
AUXADO_1TRIM_2024.pdf ESCOLA SABATINA 2024AUXADO_1TRIM_2024.pdf ESCOLA SABATINA 2024
AUXADO_1TRIM_2024.pdf ESCOLA SABATINA 2024RaniereSilva14
 
CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIROS, DIÁCONOS E PRESBÍTEROS.pptx
CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIROS, DIÁCONOS E PRESBÍTEROS.pptxCURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIROS, DIÁCONOS E PRESBÍTEROS.pptx
CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIROS, DIÁCONOS E PRESBÍTEROS.pptxWerquesonSouza
 
Bem aventurados os puros de coração, pois verão a Deus: Verdadeira Pureza , ...
Bem aventurados os puros de coração, pois verão a Deus:  Verdadeira Pureza , ...Bem aventurados os puros de coração, pois verão a Deus:  Verdadeira Pureza , ...
Bem aventurados os puros de coração, pois verão a Deus: Verdadeira Pureza , ...silvana30986
 
GÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 E
GÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 EGÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 E
GÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 EMicheleRosa39
 
LIÇÕES - PG my life usar uma vez por semana
LIÇÕES - PG my life usar uma vez por semanaLIÇÕES - PG my life usar uma vez por semana
LIÇÕES - PG my life usar uma vez por semanaWillemarSousa1
 
Evangeliza - Diálogo com os Espíritos - Médiuns Esclarecedores
Evangeliza - Diálogo com os Espíritos - Médiuns EsclarecedoresEvangeliza - Diálogo com os Espíritos - Médiuns Esclarecedores
Evangeliza - Diálogo com os Espíritos - Médiuns EsclarecedoresAntonino Silva
 
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 129 - Ao partir do pão
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 129 - Ao partir do pãoSérie Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 129 - Ao partir do pão
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 129 - Ao partir do pãoRicardo Azevedo
 
Lição 3 - O céu - o Destino do Cristão.pptx
Lição 3 - O céu - o Destino do Cristão.pptxLição 3 - O céu - o Destino do Cristão.pptx
Lição 3 - O céu - o Destino do Cristão.pptxCelso Napoleon
 
LIÇÃO 02 - JOVENS - Escola Bíblica Dominical
LIÇÃO 02 - JOVENS - Escola Bíblica DominicalLIÇÃO 02 - JOVENS - Escola Bíblica Dominical
LIÇÃO 02 - JOVENS - Escola Bíblica DominicalAmaroJunior21
 

Último (10)

AUXADO_1TRIM_2024.pdf ESCOLA SABATINA 2024
AUXADO_1TRIM_2024.pdf ESCOLA SABATINA 2024AUXADO_1TRIM_2024.pdf ESCOLA SABATINA 2024
AUXADO_1TRIM_2024.pdf ESCOLA SABATINA 2024
 
CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIROS, DIÁCONOS E PRESBÍTEROS.pptx
CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIROS, DIÁCONOS E PRESBÍTEROS.pptxCURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIROS, DIÁCONOS E PRESBÍTEROS.pptx
CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIROS, DIÁCONOS E PRESBÍTEROS.pptx
 
Bem aventurados os puros de coração, pois verão a Deus: Verdadeira Pureza , ...
Bem aventurados os puros de coração, pois verão a Deus:  Verdadeira Pureza , ...Bem aventurados os puros de coração, pois verão a Deus:  Verdadeira Pureza , ...
Bem aventurados os puros de coração, pois verão a Deus: Verdadeira Pureza , ...
 
GÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 E
GÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 EGÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 E
GÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 E
 
LIÇÕES - PG my life usar uma vez por semana
LIÇÕES - PG my life usar uma vez por semanaLIÇÕES - PG my life usar uma vez por semana
LIÇÕES - PG my life usar uma vez por semana
 
Evangeliza - Diálogo com os Espíritos - Médiuns Esclarecedores
Evangeliza - Diálogo com os Espíritos - Médiuns EsclarecedoresEvangeliza - Diálogo com os Espíritos - Médiuns Esclarecedores
Evangeliza - Diálogo com os Espíritos - Médiuns Esclarecedores
 
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 129 - Ao partir do pão
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 129 - Ao partir do pãoSérie Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 129 - Ao partir do pão
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 129 - Ao partir do pão
 
Lição 3 - O céu - o Destino do Cristão.pptx
Lição 3 - O céu - o Destino do Cristão.pptxLição 3 - O céu - o Destino do Cristão.pptx
Lição 3 - O céu - o Destino do Cristão.pptx
 
LIÇÃO 02 - JOVENS - Escola Bíblica Dominical
LIÇÃO 02 - JOVENS - Escola Bíblica DominicalLIÇÃO 02 - JOVENS - Escola Bíblica Dominical
LIÇÃO 02 - JOVENS - Escola Bíblica Dominical
 
Fluido Cósmico Universal e Perispírito.ppt
Fluido Cósmico Universal e Perispírito.pptFluido Cósmico Universal e Perispírito.ppt
Fluido Cósmico Universal e Perispírito.ppt
 

Quinta Da Regaleira, Em Sintra

  • 1. Álbum Regaleira Quinta da Regaleira Sintra 8. VI. 2007 ✠ Maria Augusta Araújo
  • 2. Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo “ Mansão Filosofal ” é a pragmática designação atribuída à Quinta da Regaleira edificada entre 1904 e1910. A magnífica traça do edifício saiu do “risco” do cenógrafo Luigi Manini que foi implantado num dos mais privilegiados locais lusos — Sintra que, desde a sua origem, se prende às mais nebulosas tradições e saborosas lendas devido à sua potencial e mítica geografia sagrada. Indispensável será talvez incluir a serra de Sintra, entre aquelas que, «entendidas em muitas crenças como a característica da terra que mais perfeitamente aspira a atingir o céu, as montanhas são com frequência consideradas sagradas e geralmente vistas como a morada dos deuses» [1] e talvez Sintra seja também considerada terra sacratíssima como bem o traduz a tradição mitogénica lusíada, ou então como é (re)velado num poema de Fernando Pessoa, ao qual muito a propósito se associa a serra de Sintra ao “Monte Abiegno”: « À sombra do Monte Abiegno / Repousei porque abdiquei (...) / Quem pode sentir descanso / Com o Castelo a chamar? (...) / Mas por ora estou dormindo» [2] . [ 1] Caroline Humphrey . Piers Vitebsky, Arquitectura Sagrada , col. Temas & Debates, 1997, p. 22 e segs. [2] Cf. José Manuel Anes, “Os Mistérios de Pessoa Oculto”, in Portugal Misterioso , Selecções do Reader´s Digest, Lisboa, 1998, pp. 274 - 277.
  • 3. Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Luigi Manini , conde de Fagagna (1848-1936): arquitecto, pintor e cenógrafo italiano
  • 4. Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Palácio da Regaleira
  • 5. Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Palácio da Regaleira, pormenor da fachada
  • 6. Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Palácio da Regaleira
  • 7. Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Mercúrio
  • 8. Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Patamar dos deuses – 12 figuras da mitologia greco-romana.
  • 9. Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Patamar dos deuses
  • 10. Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Patamar dos deuses
  • 11. Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Urna - Patamar dos deuses
  • 12. Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Patamar dos deuses
  • 13. Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Patamar dos deuses
  • 14. Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Rã - Patamar dos deuses, pormenor.
  • 15. Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Patamar dos deuses A estátua do leão, representação do Sol que equivale na alquimia ao Ouro.
  • 16. Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Urna - Patamar dos deuses
  • 17. Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo A Loggia
  • 18. Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo A Loggia
  • 19. Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo A Loggia
  • 20. Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Acredita-se que o culto praticado na Quinta da Regaleira seria o do SANTO GRAAL. Os cavaleiros juravam (e juram) proteger o segredo do Santo Graal a todo o custo e fazem a ligação iniciática templária entre o Ocidente e o Oriente.
  • 21. Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Lago do Labirinto
  • 22. Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Rapaz com a taça graálica
  • 23. Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Pormenor da base
  • 24. Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo O cão psicopompo, guardião dos lugares sagrados está ligado «ao mundo subterrâneo, aos impérios invisíveis regidos pelas divindades ctonianas ou selénicas. Ligado à trilogia dos elementos Terra, Água e Lua». [ Jean Chevalier . Alain Gheerbrant]
  • 25. Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Símbolos esotéricos como o galgo lebreiro, o “ veltro” e o Santo Graal levado por uma virgem, como a imagem indicia.
  • 26. Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Fonte da Abundância
  • 27. Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Urnas - Patamar dos Deuses e Fonte da Abundância
  • 28. Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Torre da Regaleira Inicialmente, esta torre deu o nome à quinta que se chamava Quinta da Torre.
  • 29. Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Torre - Terraço dos Mundos
  • 30. Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo O Portal dos Guardiães
  • 31. Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo O Portal dos Guardiães pormenor
  • 32. Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo
  • 33. Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo As confrarias iniciáticas fazem do poço o símbolo do Conhecimento , onde o bordo ou riba é secreto a profundidade silêncio
  • 34. Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo «É importante referir a cruz templária sobreposta à estrela de oito pontas (símbolo da Harmonia ou do sal harmoníaco na Alquimia e , também da Cavalaria Espiritual na Maçonaria Escocesa) no fundo do poço.». http://www.uni.pt/homepages/docentes/delfim/comunic/bAndreia%20Nascimento970481&bFilipaCorreia970480/Regaleira.htm
  • 35. Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo A ESCADA OU POÇO INICITÁTICO — uma via vital de comunicação « As edificações mais simples podem conter caminhos implícitos e deslocarmo-nos ao longo deles equivale muitas vezes a encenar significados simbólicos ou míticos .». Refira-se que o poço iniciático da Regaleira com cerca de 30 m de profundidade está quanto a nós associado à espiral e ao labirinto arquetípico que «consiste num desconcertante emaranhado de caminhos onde se perdem os incautos, mas onde se acaba por encontrar a via correcta para o centro» [1] . [1] Caroline Humphrey . Piers Vitebsky, Arquitectura Sagrada , col. Temas & Debates, 1997, pp. 134-139.
  • 36. Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Poderá este poço espiralado e labiríntico da Regaleira simbolizar também a visão geocêntrica e prefigurar «a ideia da penetração até ao centro através de um teste iniciatório de qualidades pessoais, acabando assim por associar-se ao progresso espiritual (...) Complicado e de forma sinuosa, representa, no entanto, a ordem para os que o compreendem e a confusão para os não iniciados (...) é o nível mais baixo do labirinto (ou poço) que tem maior poder (cruz templária na Regaleira), pois os vestígios descobertos pelos arqueólogos em Creta situam-no no Palácio de Minos, em Cnosso, onde a sala do trono era como uma caverna sagrada». Também na Regaleira existe uma gruta ou “caverna sagrada” ou « funda Caverna » como descreve Pessoa num poema [Iniciação, p 1133] ou utiliza ainda a designação « caverna funda» . Fernando Pessoa ― O Último Sortilégio
  • 37. Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo POÇO INICITÁTICOAcerca da “ caverna ” e um impressionante trecho dos célebres scitti de Leonardo da Vinci: « Dentro da caverna a solidão era profunda. Passado um certo tempo, nasceram em mim dois sentimentos antagónicos, o medo e a curiosidade; o medo perante a exploração da sombria caverna, e a curiosidade de saber se ela não conteria qualquer segredo maravilhoso. » [1] . [1] Dmitri Merejkovski, A Ressurreição dos Deuses , p. 301.
  • 38. Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo “ Gruta de Leda”— a deusa da justiça divina —, composição escultórica subordinada ao tema Leda e o Cisne , que tem ainda como atributos uma pomba que Leda segura na mão, simbolizando o Espírito Santo .
  • 39. Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo «O cisne aparece como representação da Ave Solar a qual acompanhava o deus Apolo nas suas viagens hiperbóreas. De acordo com uma Tradição Iniciática, o cisne e o seu canto têm o poder de transmitir ao iniciado o conhecimento da "língua dos pássaros", através da qual se tem acesso à Sabedoria e à Imortalidade». http://www.uni.pt/homepages/docentes/delfim/comunic/bAndreia%20Nascimento970481&bFilipaCorreia970480/Regaleira.htm
  • 40. Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Flora - relevo que encima a entrada da ESTUFA
  • 41. Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Mísulas que enquadram a parede da Estufa
  • 42. Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Flora, pormenor - parede da Estufa
  • 43. Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo A Capela
  • 44. Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Harpias – Génios maus, monstros alados, com corpo de pássaro, que atormentavam as almas… na fachada da capela da Regaleira.
  • 45. Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Traçados simbólicos enigmáticos no portal da Capela da Regaleira
  • 46. Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo O “ DELTA RADIANTE” SINAIS E SIGNOS MAÇÓNICO-TEMPLÁRIOS (Emblema maçónico do Grande Arquitecto do Universo)
  • 47. Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo A SIMBÓLICA CONSTRUTIVA SINAIS E SIGNOS MAÇÓNICO-TEMPLÁRIOS
  • 48. Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Esfera armilar no fecho da abóbada
  • 49. Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Interior da Capela – Coroação da Virgem Maria, cujas vestes têm as três cores da Obra Alquímica: azul, branco e vermelho, com uma faixa dourada à cintura simbolizando o Ouro Alquímico .
  • 50. Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo A cripta – Capela da Regaleira O ladrilho preto e branco do chão, cores do estandarte templário.
  • 51. Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Atanor – o forno alquímico da transmutação, «símbolo do cadinho das transformações físicas, morais ou místicas». [ Jean Chevalier . Alain Gheerbrant]
  • 52. Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Monograma de Carvalho Monteiro
  • 53. Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Fonte Terraço das Quimeras Monstro híbrido com cabeça de leão, corpo de cabra, cauda de dragão. A quimera seduz e desencaminha aquele que se entrega a ela.
  • 54. Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Íbis – encarnação do deus Thot, deus da palavra e da criação, identificado com Hermes Trismegisto, nome dado a Thot, O três vezes grande .
  • 55. Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Pormenor do banco situado entre a Capela e o Terraço das Quimeras
  • 56. Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Florão junto do Terraço das Quimeras
  • 57. Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Vista exterior e interior do Palácio da Regaleira
  • 58. Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Vista interior do Palácio da Regaleira
  • 59. Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Vista do interior do Palácio da Regaleira
  • 60. Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Vista do interior do Palácio da Regaleira. Tecto com caixotões
  • 61. Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo Vista do interior do Palácio da Regaleira
  • 62. Álbum Quinta da Regaleira Maria Augusta Araújo