SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 27
I.M.T. – Instituto de Medicina TradicionalCurso Geral de Naturopatia e Ciências Tradicionais Holísticas  Jihva Pariksha Disciplina: Medicina Ayurvédica Docente:  MichelePo Por: Débora Bett. Lisboa, 18 de Dezembro de 2009
Introdução: Âmbito- da disciplina de Medicina Ayurvédica da turma 3B de Naturopatia. Objectivo- é o aprofundamento sobre o diagnóstico da língua - Jihva Pariksha.
Diagnóstico em Ayurveda: Ayurveda é um antigo sistema de cura holística originário da Índia. Tem como objectivo equilibrar os aspectos físicos, espirituais e psicológicos de cada indivíduo.  Ayurveda relaciona tudo o que existe na natureza com os cinco elementos (Éter, Ar, Fogo, Água e Terra) e, no corpo humano, a saúde é o equilíbrio destes.  Para identificar tais desequilíbrios, o médico ou o terapeuta ayurvédico utiliza vários métodos de exames:
A Língua: Função do gosto e auxiliar a fala; Constituída por 17 músculos; É formada pelo corpo e pela raiz; O corpo é revestido por mucosa; No dorso da língua estão presentes várias papilas (receptores para sensação de gosto); Em cada zona da língua há tipos de papilas gustativas que nos vai dar o sabor.
A Língua: Fig.1-Papilas Gustativas
Precauções a tomar num exame da língua:  Iluminação. Posiçãodalínguaquandoestirada. Coloração do revestimento lingual. Factores de constituição.
Diagnóstico da Língua: A cor, a forma, o grau de humidade, o movimento e o revestimento da língua, bem com certas zonas, são usados para diagnosticar o estado dos órgãos internos. A desarmonia manifesta-se primeiro na língua, antes dos sintomas aparecerem. Uma língua saudável tem uma cor vermelha pálida, apresenta-se  húmida, encaixa-se bem na boca e tem um revestimento uniforme esbranquiçado, com uma textura macia e flexível.
Diagnóstico da Língua: Cada zona da língua, corresponde a um órgão diferente do corpo. Estas zonas podem apresentar-se húmidas ou secas, finas ou inchadas, pálidas ou avermelhadas, de acordo com o órgão que está em desequilíbrio. É devido ao Prana que se expressa qual o orgão em desequilibrio.
Diagnóstico da Língua: Fig.2-Localização dos órgãos na língua
Constituição básica da Língua segundo o Pakriti: Fig.3- Três tipos de Língua
Localização do humor em desequilíbrio: Fig.4- Três humores da língua
Distúrbios dos três humores na língua: Distúrbios de Vata na língua: Pequenas fendas em toda a língua; Línguaseca e escura;  Película sobre o dorso da língua; Pontos inchados na zona dos rins ou no cólon; Película sobre intestino grosso e /ou do intestino delgado; Línguaáspera; Pequenas pústulas, borbulhas, espinhas, escuras; Gostoagridoce.
Distúrbios dos três humores na língua: Distúrbios de Pitta na língua:  Línguavermelha; Feridas, úlceras brancas e frias; Pontos de inchaço sobre o fígado, baço ou pâncreas; Película esverdeada ou amarelada na língua; Película na parte do meio da língua; Pontos vermelhos, brilhantes sobre os órgãos digestivos; Gostoamargonaboca.
Distúrbios dos três humores na língua: Distúrbios de Kapha na língua: LínguaBranca; Películaoleosasobre a língua; Revestimento branco ou uma película sobre a língua; Depressões nos pontos do pulmão; Pontos de inchaço ou de depressão no coração; Ponta dalínguaesbranquiçada; Saliva abundante; Sabor doce e algumas vezes não se sente o sabor salgado.
Passos para o diagnóstico da Língua: Observação: Cor; Formato; Revestimento.
Cor: É o aspecto individual mais importante do diagnóstico pela língua; A cor do corpo da língua é normalmente vermelha clara, o que indica que a energia vital da pessoa (o Prana) é forte; Reflecte a verdadeira condição do corpo, reflecte a saúde dos órgãos internos e a circulação sanguínea
Cor: Vermelho escuro:indica inflamação, lesões ou ulcerações e, por vezes, uma degeneração do órgão relacionado.  Branco:indica estagnação de sangue, depósitos de gordura e muco, ou uma fraqueza de sangue levando a doenças como a anemia.  Amarelo:indica uma doença do fígado e da vesícula biliar, resultando em um excesso de secreção biliar; depósitos de gorduras animais, especialmente nos órgãos do meio do corpo, e possível inflamação.  Azul ouRoxo:indica estagnação da circulação sanguínea e um sério enfraquecimento da parte do sistema digestivo que corresponde à área da língua, onde a cor aparece.
Cor: Na parte de baixodalínguatambémpode ser usadaparadeterminar a condiçãointerna: Azul ou verde: Em excesso, qualquer uma destas cores reflecte distúrbios nos vasos sanguíneos e na qualidade do sangue na circulação.  Roxo:Emexcesso, essareflectedesordens do sistemalinfático e circulatório. Indica um enfraquecimentodacapacidadeimunológica e dos vasossanguíneos.
Formato: Significa, não só os contornos físicos da língua, mas também a sua consistência, textura e mobilidade. Alterações no formato da língua geralmente reflectem doenças crónicas envolvendo sangue e Prana.
Formato: Língua serrilhada/dentada-apresenta marcas dos dentes sobre os bordos, pode ser sintoma de várias situações: presença de parasitas intestinais, deficiência do baço, acumulação excessiva de humidade e de frio.  Língua grande-indica-nos que a pessoa sofre de hipertrofia cardíaca.  Língua grossa e redonda- característica de uma pessoa que apresenta problemas nas válvulas cardíacas.
Formato: Língua afiada e fina- indica-nos insuficiência de líquidos fisiológicos e que a pessoa sofre de palpitações e infecção do miocárdio.  Língua fissurada-apresenta fissuras, consequência de uma deficiência dos líquidos orgânicos e do sangue que já não a conseguem alimentar, no entanto, uma língua fissurada também se pode observar numa pessoa de perfeita saúde.  No caso da fissura se encontrar no centro da língua, indica-nos problemas de fígado e boca, se a fissura for profunda indica ocorrência de problemas cardíacos.
Formato: Língua rígida-quando o corpo da língua é rígida e não se pode dobrar, alongar ou virar, indica-nos que existe uma desnutrição grave. Quando esta característica aparece na sucessão de uma perturbação interna, permite prever o risco de AVC ou paralisia.  Língua desviada - 0 corpo da língua está desviado para um dos lados. Observa-se em caso de apoplexia.
Revestimento: A espessura de um revestimento é um indicador da gravidade da patologia a ser tratada. Um revestimento fino indica que qualquer agente patogénico presente é leve ou externo. Numa espessa camada que escurece a língua, a condição é mais profunda e séria.
Revestimento: O revestimento da língua também pode variar de cor:  Espessa camada branca - doença viral, por exemplo frio, fadiga. Uma espessa camada branca na parte posterior da língua pode indicar uma má digestão) Revestimento acastanhado- prisão de ventre, excesso de ingestão de café. Revestimento amarelo-pode indicar uma tendência da pessoa ser irritada, zangada ou stressada. Revestimento preto-desidratação por febre alta, doença infecciosa, problemas digestivos, infecção por fungos e uso prolongado de antibióticos. Descamação da boca e garganta seca-significa excesso de comida picante, desconforto no abdómen superior, azia / falta de ácido do estômago, náusea, deficiência em vitaminas B.
Conclusão: O diagnóstico da língua, em medicina ayurvédica, é fundamental, pois ajuda a prevenir doenças. A língua revela o que está a acontecer no corpo, onde as toxinas se acumulam, onde existe deficiente nutrição, onde o dosha está acumulado e é fundamental para a determinação da constituição do paciente.  Deve ser feito com outros tipos de diagnóstico para se confirmar o diagnóstico.
Bibliografia:   AUTEROCHE, B; NAVAILH, P. O diagnóstico na Medicina Chinesa. São Paulo: Andrei, 1992. AREZES, DR. MANUEL DE ALMEIDA. Como fazer um diagnóstico natural. Litexa Editora, 1998   http://www.hps-online.com/ntongue.htm http://altmedicine.about.com/library/weekly/bl_tongue.htm http://chinesemedicinegem.com/diagnosis/tongue-diagnosis-basics-for-new-to-chinese-medicine/ http://ditto.yuku.com/topic/8654 http://www.psoriasi.org/psoriasis.pt/ayurvedica.htm http://www.humanitatis.com/trabalhoAbordagemTranspessoal.pdf http://revistagalileu.globo.com/Galileu/0,6993,ECT1062204-3563-2,00.html http://luzcardoso.blogspot.com/2008/07/o-rosto-fala-medicina-tradicional-tem-o.html http://www.ayushveda.com/jivapariksha/pitta-dominance.htm http://books.google.pt/books?id=XE5GZ71s85AC&pg=PA52&lpg=PA52&dq=diagnostico+da+cor+da+lingua+ayurveda&source=bl&ots=46Si56txkp&sig=72kLhj5eAuIl0Zx4n5jUqjYBqYc&hl=pt-PT&ei=Q7wWS8zYKYuz4Qa5zYjIBg&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=1&ved=0CAgQ6AEwADgU#v=onepage&q=&f=false http://www.ayurvedic-ayurveda.org/9_3_1_Tongue_Diagnosis_in_Ayurveda__Introduction.html http://books.google.pt/books?id=HlJ-20_iP6wC&pg=PA72&lpg=PA72&dq=jihva+pariksha&source=bl&ots=ldrd99hOm0&sig=gTtPEIifX0GIy4jZLWl5WDMrDZw&hl=pt-PT&ei=J8rhSseZCZqSjAe2xZmxAQ&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=10&ved=0CCMQ6AEwCQ#v=onepage&q=jihva%20pariksha&f=false
“A verdadeira compaixão não consiste em sofrer pelo outro. Se ajudamos uma pessoa que sofre e nos deixamos invadir pelo seu sofrimento, é que somos ineficazes e estamos somente a reforçar o nosso ego.” Dalai Lama

Más contenido relacionado

La actualidad más candente

Oito divisões do Ayurveda
Oito divisões do AyurvedaOito divisões do Ayurveda
Oito divisões do AyurvedaMichele Pó
 
Prakriti Vata - Tiago Cabeleira
Prakriti Vata - Tiago CabeleiraPrakriti Vata - Tiago Cabeleira
Prakriti Vata - Tiago CabeleiraMichele Pó
 
A Importância dos Sub-Doshas No Diagnóstico
A Importância dos Sub-Doshas No DiagnósticoA Importância dos Sub-Doshas No Diagnóstico
A Importância dos Sub-Doshas No DiagnósticoMichele Pó
 
Acupuntura + fitoterapia(1)
Acupuntura + fitoterapia(1)Acupuntura + fitoterapia(1)
Acupuntura + fitoterapia(1)Cleverson Acup
 
SÍNDROMES NA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA E PADRÕES DE DESARMONIA E MANIFESTA...
SÍNDROMES NA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA E PADRÕES DE DESARMONIA E MANIFESTA...SÍNDROMES NA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA E PADRÕES DE DESARMONIA E MANIFESTA...
SÍNDROMES NA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA E PADRÕES DE DESARMONIA E MANIFESTA...http://www.saudebio.com Bio
 
A Importância Dos Sub-Doshas No Diagnóstico
A Importância Dos Sub-Doshas No DiagnósticoA Importância Dos Sub-Doshas No Diagnóstico
A Importância Dos Sub-Doshas No DiagnósticoMichele Pó
 
SÍNDROMES NA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA E PADRÕES DE DESARMONIA E MANIFESTA...
SÍNDROMES NA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA E PADRÕES DE DESARMONIA E MANIFESTA...SÍNDROMES NA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA E PADRÕES DE DESARMONIA E MANIFESTA...
SÍNDROMES NA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA E PADRÕES DE DESARMONIA E MANIFESTA...http://www.saudebio.com Bio
 
Nadi Pariksha - Pulsologia no Ayurveda por Madalena Caeiro
Nadi Pariksha - Pulsologia no Ayurveda por Madalena CaeiroNadi Pariksha - Pulsologia no Ayurveda por Madalena Caeiro
Nadi Pariksha - Pulsologia no Ayurveda por Madalena CaeiroMichele Pó
 
Nadi Pariksha - Pulsologia
Nadi Pariksha - PulsologiaNadi Pariksha - Pulsologia
Nadi Pariksha - PulsologiaMichele Pó
 
Pontos Fonte E Lo
Pontos  Fonte E  LoPontos  Fonte E  Lo
Pontos Fonte E LoRenata Pudo
 
Vaji karana - Medicina Reprodutiva no Ayurveda por Pedro Sequeira
Vaji karana - Medicina Reprodutiva no Ayurveda por Pedro SequeiraVaji karana - Medicina Reprodutiva no Ayurveda por Pedro Sequeira
Vaji karana - Medicina Reprodutiva no Ayurveda por Pedro SequeiraMichele Pó
 
Combinação de pontos auriculares na estética
Combinação de pontos auriculares na estéticaCombinação de pontos auriculares na estética
Combinação de pontos auriculares na estéticaKetheleen Medeiros
 
SÍNDROMES NA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA E PADRÕES DE DESARMONIA E MANIFESTA...
SÍNDROMES NA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA E PADRÕES DE DESARMONIA E MANIFESTA...SÍNDROMES NA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA E PADRÕES DE DESARMONIA E MANIFESTA...
SÍNDROMES NA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA E PADRÕES DE DESARMONIA E MANIFESTA...http://www.saudebio.com Bio
 

La actualidad más candente (20)

Auriculoterapia 2011
Auriculoterapia 2011Auriculoterapia 2011
Auriculoterapia 2011
 
MTC Vet exame da lingua em cães
MTC Vet exame da lingua em cãesMTC Vet exame da lingua em cães
MTC Vet exame da lingua em cães
 
Oito divisões do Ayurveda
Oito divisões do AyurvedaOito divisões do Ayurveda
Oito divisões do Ayurveda
 
Prakriti Vata - Tiago Cabeleira
Prakriti Vata - Tiago CabeleiraPrakriti Vata - Tiago Cabeleira
Prakriti Vata - Tiago Cabeleira
 
A Importância dos Sub-Doshas No Diagnóstico
A Importância dos Sub-Doshas No DiagnósticoA Importância dos Sub-Doshas No Diagnóstico
A Importância dos Sub-Doshas No Diagnóstico
 
Acupuntura + fitoterapia(1)
Acupuntura + fitoterapia(1)Acupuntura + fitoterapia(1)
Acupuntura + fitoterapia(1)
 
SÍNDROMES NA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA E PADRÕES DE DESARMONIA E MANIFESTA...
SÍNDROMES NA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA E PADRÕES DE DESARMONIA E MANIFESTA...SÍNDROMES NA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA E PADRÕES DE DESARMONIA E MANIFESTA...
SÍNDROMES NA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA E PADRÕES DE DESARMONIA E MANIFESTA...
 
A Importância Dos Sub-Doshas No Diagnóstico
A Importância Dos Sub-Doshas No DiagnósticoA Importância Dos Sub-Doshas No Diagnóstico
A Importância Dos Sub-Doshas No Diagnóstico
 
SÍNDROMES NA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA E PADRÕES DE DESARMONIA E MANIFESTA...
SÍNDROMES NA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA E PADRÕES DE DESARMONIA E MANIFESTA...SÍNDROMES NA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA E PADRÕES DE DESARMONIA E MANIFESTA...
SÍNDROMES NA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA E PADRÕES DE DESARMONIA E MANIFESTA...
 
Nadi Pariksha - Pulsologia no Ayurveda por Madalena Caeiro
Nadi Pariksha - Pulsologia no Ayurveda por Madalena CaeiroNadi Pariksha - Pulsologia no Ayurveda por Madalena Caeiro
Nadi Pariksha - Pulsologia no Ayurveda por Madalena Caeiro
 
Nadi Pariksha - Pulsologia
Nadi Pariksha - PulsologiaNadi Pariksha - Pulsologia
Nadi Pariksha - Pulsologia
 
Pontos Fonte E Lo
Pontos  Fonte E  LoPontos  Fonte E  Lo
Pontos Fonte E Lo
 
Aula de moxa 1
Aula de moxa 1Aula de moxa 1
Aula de moxa 1
 
Técnicas em MTC
Técnicas em MTCTécnicas em MTC
Técnicas em MTC
 
Vaji karana - Medicina Reprodutiva no Ayurveda por Pedro Sequeira
Vaji karana - Medicina Reprodutiva no Ayurveda por Pedro SequeiraVaji karana - Medicina Reprodutiva no Ayurveda por Pedro Sequeira
Vaji karana - Medicina Reprodutiva no Ayurveda por Pedro Sequeira
 
Combinação de pontos auriculares na estética
Combinação de pontos auriculares na estéticaCombinação de pontos auriculares na estética
Combinação de pontos auriculares na estética
 
SÍNDROMES NA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA E PADRÕES DE DESARMONIA E MANIFESTA...
SÍNDROMES NA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA E PADRÕES DE DESARMONIA E MANIFESTA...SÍNDROMES NA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA E PADRÕES DE DESARMONIA E MANIFESTA...
SÍNDROMES NA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA E PADRÕES DE DESARMONIA E MANIFESTA...
 
Prakriti Kapha
Prakriti KaphaPrakriti Kapha
Prakriti Kapha
 
Marmas
MarmasMarmas
Marmas
 
língua na MTC
língua na MTC língua na MTC
língua na MTC
 

Destacado

Semiologia patologias da lingua
Semiologia   patologias da linguaSemiologia   patologias da lingua
Semiologia patologias da linguaMarcos Gomes
 
Apresentação inspeção da língua
Apresentação   inspeção da línguaApresentação   inspeção da língua
Apresentação inspeção da línguabellottojr
 
Sapta Dhatus - Os Sete Tecidos no Ayurveda por Verónica Silvestre
Sapta Dhatus - Os Sete Tecidos no Ayurveda por Verónica SilvestreSapta Dhatus - Os Sete Tecidos no Ayurveda por Verónica Silvestre
Sapta Dhatus - Os Sete Tecidos no Ayurveda por Verónica SilvestreMichele Pó
 
A importância dos sub doshas no diagnóstico - Cátia Amoreirinha
A importância dos sub doshas no diagnóstico - Cátia AmoreirinhaA importância dos sub doshas no diagnóstico - Cátia Amoreirinha
A importância dos sub doshas no diagnóstico - Cátia AmoreirinhaMichele Pó
 
Kaumara bhritya por Tânia Pires
Kaumara bhritya por Tânia PiresKaumara bhritya por Tânia Pires
Kaumara bhritya por Tânia PiresMichele Pó
 
dimensionamento cabo condutor eletrico
dimensionamento cabo condutor eletricodimensionamento cabo condutor eletrico
dimensionamento cabo condutor eletricoptharsocastro
 
Analise risco bovespa investimento money market
Analise risco bovespa investimento money marketAnalise risco bovespa investimento money market
Analise risco bovespa investimento money marketptharsocastro
 
Challenge Ecomagination Blog 2011 GE
Challenge Ecomagination Blog 2011 GEChallenge Ecomagination Blog 2011 GE
Challenge Ecomagination Blog 2011 GEptharsocastro
 
Cinco elementos resumo
Cinco elementos resumoCinco elementos resumo
Cinco elementos resumoThaly Papas
 
planejamento infraestrutura tecnologia informacao
planejamento infraestrutura tecnologia informacaoplanejamento infraestrutura tecnologia informacao
planejamento infraestrutura tecnologia informacaoptharsocastro
 
Medicina chinesa
Medicina chinesaMedicina chinesa
Medicina chinesabellottojr
 
Anotações importantes sobre magnetoterapia
Anotações importantes sobre magnetoterapiaAnotações importantes sobre magnetoterapia
Anotações importantes sobre magnetoterapiaSimone Elias
 
Saúde da mulher por Maria Brito do Rio
Saúde da mulher por Maria Brito do RioSaúde da mulher por Maria Brito do Rio
Saúde da mulher por Maria Brito do RioMichele Pó
 
Descrição e Características das Práticas Corporais e Mentais da MTC
Descrição e Características das Práticas Corporais e Mentais da MTCDescrição e Características das Práticas Corporais e Mentais da MTC
Descrição e Características das Práticas Corporais e Mentais da MTCcomunidadedepraticas
 
Webquest bairro um lugar de convivência
Webquest bairro um lugar de convivênciaWebquest bairro um lugar de convivência
Webquest bairro um lugar de convivênciaInstituto Crescer
 

Destacado (20)

Semiologia patologias da lingua
Semiologia   patologias da linguaSemiologia   patologias da lingua
Semiologia patologias da lingua
 
Figuras lingua
Figuras linguaFiguras lingua
Figuras lingua
 
Apresentação inspeção da língua
Apresentação   inspeção da línguaApresentação   inspeção da língua
Apresentação inspeção da língua
 
Ptos acupuntura função energética
Ptos acupuntura função energéticaPtos acupuntura função energética
Ptos acupuntura função energética
 
Sapta Dhatus - Os Sete Tecidos no Ayurveda por Verónica Silvestre
Sapta Dhatus - Os Sete Tecidos no Ayurveda por Verónica SilvestreSapta Dhatus - Os Sete Tecidos no Ayurveda por Verónica Silvestre
Sapta Dhatus - Os Sete Tecidos no Ayurveda por Verónica Silvestre
 
Pulsologia
PulsologiaPulsologia
Pulsologia
 
A importância dos sub doshas no diagnóstico - Cátia Amoreirinha
A importância dos sub doshas no diagnóstico - Cátia AmoreirinhaA importância dos sub doshas no diagnóstico - Cátia Amoreirinha
A importância dos sub doshas no diagnóstico - Cátia Amoreirinha
 
Kaumara bhritya por Tânia Pires
Kaumara bhritya por Tânia PiresKaumara bhritya por Tânia Pires
Kaumara bhritya por Tânia Pires
 
dimensionamento cabo condutor eletrico
dimensionamento cabo condutor eletricodimensionamento cabo condutor eletrico
dimensionamento cabo condutor eletrico
 
Analise risco bovespa investimento money market
Analise risco bovespa investimento money marketAnalise risco bovespa investimento money market
Analise risco bovespa investimento money market
 
Divulgação editado
Divulgação editadoDivulgação editado
Divulgação editado
 
Challenge Ecomagination Blog 2011 GE
Challenge Ecomagination Blog 2011 GEChallenge Ecomagination Blog 2011 GE
Challenge Ecomagination Blog 2011 GE
 
Cinco elementos resumo
Cinco elementos resumoCinco elementos resumo
Cinco elementos resumo
 
planejamento infraestrutura tecnologia informacao
planejamento infraestrutura tecnologia informacaoplanejamento infraestrutura tecnologia informacao
planejamento infraestrutura tecnologia informacao
 
Medicina chinesa
Medicina chinesaMedicina chinesa
Medicina chinesa
 
Escola Branca de Neve
Escola Branca de NeveEscola Branca de Neve
Escola Branca de Neve
 
Anotações importantes sobre magnetoterapia
Anotações importantes sobre magnetoterapiaAnotações importantes sobre magnetoterapia
Anotações importantes sobre magnetoterapia
 
Saúde da mulher por Maria Brito do Rio
Saúde da mulher por Maria Brito do RioSaúde da mulher por Maria Brito do Rio
Saúde da mulher por Maria Brito do Rio
 
Descrição e Características das Práticas Corporais e Mentais da MTC
Descrição e Características das Práticas Corporais e Mentais da MTCDescrição e Características das Práticas Corporais e Mentais da MTC
Descrição e Características das Práticas Corporais e Mentais da MTC
 
Webquest bairro um lugar de convivência
Webquest bairro um lugar de convivênciaWebquest bairro um lugar de convivência
Webquest bairro um lugar de convivência
 

Similar a Diagnóstico da língua em Ayurveda (Jihva Pariksha

Fisiognomonia e Diagnóstico do Rosto - Inês Simões
Fisiognomonia e Diagnóstico do Rosto - Inês SimõesFisiognomonia e Diagnóstico do Rosto - Inês Simões
Fisiognomonia e Diagnóstico do Rosto - Inês SimõesMichele Pó
 
108644133-Anamnese-Em-Acupuntura.pdf
108644133-Anamnese-Em-Acupuntura.pdf108644133-Anamnese-Em-Acupuntura.pdf
108644133-Anamnese-Em-Acupuntura.pdfHenriqueJorge15
 
Fisiognomonia e Diagnóstico Ayurveda do Rosto e Lábios
Fisiognomonia e Diagnóstico Ayurveda do Rosto e LábiosFisiognomonia e Diagnóstico Ayurveda do Rosto e Lábios
Fisiognomonia e Diagnóstico Ayurveda do Rosto e LábiosMichele Pó
 
OrientaçõEs Vocais Para O Uso Profissional Adequado Da 1
OrientaçõEs Vocais Para O Uso Profissional Adequado Da 1OrientaçõEs Vocais Para O Uso Profissional Adequado Da 1
OrientaçõEs Vocais Para O Uso Profissional Adequado Da 1Inacio Montanha
 
6º ano E. F. II - Variação Linguística
6º ano E. F. II - Variação Linguística6º ano E. F. II - Variação Linguística
6º ano E. F. II - Variação LinguísticaAngélica Manenti
 
O Que São Distúrbios Da Fala
O Que São Distúrbios Da FalaO Que São Distúrbios Da Fala
O Que São Distúrbios Da FalaTookmed
 
Anamnese prática 2018
Anamnese prática 2018Anamnese prática 2018
Anamnese prática 2018pauloalambert
 
As várias avaliações da medicina tradicional chinesa
As várias avaliações da medicina tradicional chinesaAs várias avaliações da medicina tradicional chinesa
As várias avaliações da medicina tradicional chinesaliliana ponte
 
Acupuntura associada à glossite migratória e déficit do sono em bebês
Acupuntura associada à glossite migratória e déficit do sono em bebêsAcupuntura associada à glossite migratória e déficit do sono em bebês
Acupuntura associada à glossite migratória e déficit do sono em bebêsAbenaNacional
 

Similar a Diagnóstico da língua em Ayurveda (Jihva Pariksha (20)

Fisiognomonia e Diagnóstico do Rosto - Inês Simões
Fisiognomonia e Diagnóstico do Rosto - Inês SimõesFisiognomonia e Diagnóstico do Rosto - Inês Simões
Fisiognomonia e Diagnóstico do Rosto - Inês Simões
 
108644133-Anamnese-Em-Acupuntura.pdf
108644133-Anamnese-Em-Acupuntura.pdf108644133-Anamnese-Em-Acupuntura.pdf
108644133-Anamnese-Em-Acupuntura.pdf
 
Fisiognomonia e Diagnóstico Ayurveda do Rosto e Lábios
Fisiognomonia e Diagnóstico Ayurveda do Rosto e LábiosFisiognomonia e Diagnóstico Ayurveda do Rosto e Lábios
Fisiognomonia e Diagnóstico Ayurveda do Rosto e Lábios
 
OrientaçõEs Vocais Para O Uso Profissional Adequado Da 1
OrientaçõEs Vocais Para O Uso Profissional Adequado Da 1OrientaçõEs Vocais Para O Uso Profissional Adequado Da 1
OrientaçõEs Vocais Para O Uso Profissional Adequado Da 1
 
Anamnese 2016
Anamnese 2016Anamnese 2016
Anamnese 2016
 
Paladar
PaladarPaladar
Paladar
 
AAP3
AAP3AAP3
AAP3
 
Anamnese prática
Anamnese práticaAnamnese prática
Anamnese prática
 
Anamnese prática
Anamnese prática Anamnese prática
Anamnese prática
 
Anamnese
Anamnese Anamnese
Anamnese
 
Anamnese prática
Anamnese prática Anamnese prática
Anamnese prática
 
6º ano E. F. II - Variação Linguística
6º ano E. F. II - Variação Linguística6º ano E. F. II - Variação Linguística
6º ano E. F. II - Variação Linguística
 
O Que São Distúrbios Da Fala
O Que São Distúrbios Da FalaO Que São Distúrbios Da Fala
O Que São Distúrbios Da Fala
 
Anamnese 2020
Anamnese 2020Anamnese 2020
Anamnese 2020
 
Anamnese 2018
Anamnese 2018Anamnese 2018
Anamnese 2018
 
Anamnese prática 2018
Anamnese prática 2018Anamnese prática 2018
Anamnese prática 2018
 
Anamnese 2018
Anamnese 2018Anamnese 2018
Anamnese 2018
 
As várias avaliações da medicina tradicional chinesa
As várias avaliações da medicina tradicional chinesaAs várias avaliações da medicina tradicional chinesa
As várias avaliações da medicina tradicional chinesa
 
Deficiência auditiva
Deficiência auditivaDeficiência auditiva
Deficiência auditiva
 
Acupuntura associada à glossite migratória e déficit do sono em bebês
Acupuntura associada à glossite migratória e déficit do sono em bebêsAcupuntura associada à glossite migratória e déficit do sono em bebês
Acupuntura associada à glossite migratória e déficit do sono em bebês
 

Más de Michele Pó

Os gunas e a mente no Ayurveda por Maria Afonso
Os gunas e a mente no Ayurveda por Maria AfonsoOs gunas e a mente no Ayurveda por Maria Afonso
Os gunas e a mente no Ayurveda por Maria AfonsoMichele Pó
 
Salakya Tantra por Joana Nascimento
Salakya Tantra por   Joana NascimentoSalakya Tantra por   Joana Nascimento
Salakya Tantra por Joana NascimentoMichele Pó
 
Bhuta vidya - Psiquiatria na medicina ayurvédica por Francisca Rebela
Bhuta vidya - Psiquiatria na medicina ayurvédica por Francisca RebelaBhuta vidya - Psiquiatria na medicina ayurvédica por Francisca Rebela
Bhuta vidya - Psiquiatria na medicina ayurvédica por Francisca RebelaMichele Pó
 
Medicina Interna por Filipa Falcão
Medicina Interna por Filipa FalcãoMedicina Interna por Filipa Falcão
Medicina Interna por Filipa FalcãoMichele Pó
 
Rasayana - Longevidade e Revitalização Terapêutica por Elisângela Massochin
Rasayana - Longevidade e Revitalização Terapêutica por Elisângela MassochinRasayana - Longevidade e Revitalização Terapêutica por Elisângela Massochin
Rasayana - Longevidade e Revitalização Terapêutica por Elisângela MassochinMichele Pó
 
Toxicologia ayurvédica por Élio Lampreia
Toxicologia ayurvédica por Élio LampreiaToxicologia ayurvédica por Élio Lampreia
Toxicologia ayurvédica por Élio LampreiaMichele Pó
 
Oléos Medicados no Ayurveda por Ana Carvalho
Oléos Medicados no Ayurveda por Ana CarvalhoOléos Medicados no Ayurveda por Ana Carvalho
Oléos Medicados no Ayurveda por Ana CarvalhoMichele Pó
 
Princípios Activos e Terapêuticos Ayurvédicos da Pimenta Longa
Princípios Activos e Terapêuticos Ayurvédicos da Pimenta LongaPrincípios Activos e Terapêuticos Ayurvédicos da Pimenta Longa
Princípios Activos e Terapêuticos Ayurvédicos da Pimenta LongaMichele Pó
 
Princípios Activos e Terapêuticos Ayurvédicos do Cravinho Eugenia caryophylus...
Princípios Activos e Terapêuticos Ayurvédicos do Cravinho Eugenia caryophylus...Princípios Activos e Terapêuticos Ayurvédicos do Cravinho Eugenia caryophylus...
Princípios Activos e Terapêuticos Ayurvédicos do Cravinho Eugenia caryophylus...Michele Pó
 
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Trigonella foenum graecum l
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Trigonella foenum graecum lPrincípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Trigonella foenum graecum l
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Trigonella foenum graecum lMichele Pó
 
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Ferula Assafoetida
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Ferula Assafoetida Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Ferula Assafoetida
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Ferula Assafoetida Michele Pó
 
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos dos Cominhos
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos dos CominhosPrincípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos dos Cominhos
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos dos CominhosMichele Pó
 
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos do Cardamomo
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos do CardamomoPrincípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos do Cardamomo
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos do CardamomoMichele Pó
 
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Canela
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Canela Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Canela
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Canela Michele Pó
 
Astro Nutrição
Astro NutriçãoAstro Nutrição
Astro NutriçãoMichele Pó
 
Panchakarma - Rita Quintas
Panchakarma - Rita QuintasPanchakarma - Rita Quintas
Panchakarma - Rita QuintasMichele Pó
 
Doshas, fogo digestivo e os alimentos Mónica lapa
Doshas, fogo digestivo e os alimentos   Mónica lapaDoshas, fogo digestivo e os alimentos   Mónica lapa
Doshas, fogo digestivo e os alimentos Mónica lapaMichele Pó
 
A importância dos sub doshas no diagnóstico - Cátia Amoreirinha
A importância dos sub doshas no diagnóstico - Cátia AmoreirinhaA importância dos sub doshas no diagnóstico - Cátia Amoreirinha
A importância dos sub doshas no diagnóstico - Cátia AmoreirinhaMichele Pó
 
Rasayana - Carlos Nunes
Rasayana   - Carlos NunesRasayana   - Carlos Nunes
Rasayana - Carlos NunesMichele Pó
 
Nadis e marmas corporificação da energia e entrada do self
Nadis e marmas  corporificação da energia e entrada do self Nadis e marmas  corporificação da energia e entrada do self
Nadis e marmas corporificação da energia e entrada do self Michele Pó
 

Más de Michele Pó (20)

Os gunas e a mente no Ayurveda por Maria Afonso
Os gunas e a mente no Ayurveda por Maria AfonsoOs gunas e a mente no Ayurveda por Maria Afonso
Os gunas e a mente no Ayurveda por Maria Afonso
 
Salakya Tantra por Joana Nascimento
Salakya Tantra por   Joana NascimentoSalakya Tantra por   Joana Nascimento
Salakya Tantra por Joana Nascimento
 
Bhuta vidya - Psiquiatria na medicina ayurvédica por Francisca Rebela
Bhuta vidya - Psiquiatria na medicina ayurvédica por Francisca RebelaBhuta vidya - Psiquiatria na medicina ayurvédica por Francisca Rebela
Bhuta vidya - Psiquiatria na medicina ayurvédica por Francisca Rebela
 
Medicina Interna por Filipa Falcão
Medicina Interna por Filipa FalcãoMedicina Interna por Filipa Falcão
Medicina Interna por Filipa Falcão
 
Rasayana - Longevidade e Revitalização Terapêutica por Elisângela Massochin
Rasayana - Longevidade e Revitalização Terapêutica por Elisângela MassochinRasayana - Longevidade e Revitalização Terapêutica por Elisângela Massochin
Rasayana - Longevidade e Revitalização Terapêutica por Elisângela Massochin
 
Toxicologia ayurvédica por Élio Lampreia
Toxicologia ayurvédica por Élio LampreiaToxicologia ayurvédica por Élio Lampreia
Toxicologia ayurvédica por Élio Lampreia
 
Oléos Medicados no Ayurveda por Ana Carvalho
Oléos Medicados no Ayurveda por Ana CarvalhoOléos Medicados no Ayurveda por Ana Carvalho
Oléos Medicados no Ayurveda por Ana Carvalho
 
Princípios Activos e Terapêuticos Ayurvédicos da Pimenta Longa
Princípios Activos e Terapêuticos Ayurvédicos da Pimenta LongaPrincípios Activos e Terapêuticos Ayurvédicos da Pimenta Longa
Princípios Activos e Terapêuticos Ayurvédicos da Pimenta Longa
 
Princípios Activos e Terapêuticos Ayurvédicos do Cravinho Eugenia caryophylus...
Princípios Activos e Terapêuticos Ayurvédicos do Cravinho Eugenia caryophylus...Princípios Activos e Terapêuticos Ayurvédicos do Cravinho Eugenia caryophylus...
Princípios Activos e Terapêuticos Ayurvédicos do Cravinho Eugenia caryophylus...
 
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Trigonella foenum graecum l
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Trigonella foenum graecum lPrincípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Trigonella foenum graecum l
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Trigonella foenum graecum l
 
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Ferula Assafoetida
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Ferula Assafoetida Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Ferula Assafoetida
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Ferula Assafoetida
 
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos dos Cominhos
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos dos CominhosPrincípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos dos Cominhos
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos dos Cominhos
 
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos do Cardamomo
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos do CardamomoPrincípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos do Cardamomo
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos do Cardamomo
 
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Canela
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Canela Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Canela
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Canela
 
Astro Nutrição
Astro NutriçãoAstro Nutrição
Astro Nutrição
 
Panchakarma - Rita Quintas
Panchakarma - Rita QuintasPanchakarma - Rita Quintas
Panchakarma - Rita Quintas
 
Doshas, fogo digestivo e os alimentos Mónica lapa
Doshas, fogo digestivo e os alimentos   Mónica lapaDoshas, fogo digestivo e os alimentos   Mónica lapa
Doshas, fogo digestivo e os alimentos Mónica lapa
 
A importância dos sub doshas no diagnóstico - Cátia Amoreirinha
A importância dos sub doshas no diagnóstico - Cátia AmoreirinhaA importância dos sub doshas no diagnóstico - Cátia Amoreirinha
A importância dos sub doshas no diagnóstico - Cátia Amoreirinha
 
Rasayana - Carlos Nunes
Rasayana   - Carlos NunesRasayana   - Carlos Nunes
Rasayana - Carlos Nunes
 
Nadis e marmas corporificação da energia e entrada do self
Nadis e marmas  corporificação da energia e entrada do self Nadis e marmas  corporificação da energia e entrada do self
Nadis e marmas corporificação da energia e entrada do self
 

Último

Libras Jogo da memória em LIBRAS Memoria
Libras Jogo da memória em LIBRAS MemoriaLibras Jogo da memória em LIBRAS Memoria
Libras Jogo da memória em LIBRAS Memorialgrecchi
 
Atividade - Letra da música Esperando na Janela.
Atividade -  Letra da música Esperando na Janela.Atividade -  Letra da música Esperando na Janela.
Atividade - Letra da música Esperando na Janela.Mary Alvarenga
 
Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?
Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?
Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?AnabelaGuerreiro7
 
Portfolio_Trilha_Meio_Ambiente_e_Sociedade.pdf
Portfolio_Trilha_Meio_Ambiente_e_Sociedade.pdfPortfolio_Trilha_Meio_Ambiente_e_Sociedade.pdf
Portfolio_Trilha_Meio_Ambiente_e_Sociedade.pdfjanainadfsilva
 
Aula de História Ensino Médio Mesopotâmia.pdf
Aula de História Ensino Médio Mesopotâmia.pdfAula de História Ensino Médio Mesopotâmia.pdf
Aula de História Ensino Médio Mesopotâmia.pdfFernandaMota99
 
CIÊNCIAS HUMANAS - ENSINO MÉDIO. 2024 2 bimestre
CIÊNCIAS HUMANAS - ENSINO MÉDIO. 2024 2 bimestreCIÊNCIAS HUMANAS - ENSINO MÉDIO. 2024 2 bimestre
CIÊNCIAS HUMANAS - ENSINO MÉDIO. 2024 2 bimestreElianeElika
 
Bullying - Texto e cruzadinha
Bullying        -     Texto e cruzadinhaBullying        -     Texto e cruzadinha
Bullying - Texto e cruzadinhaMary Alvarenga
 
A poesia - Definições e Característicass
A poesia - Definições e CaracterísticassA poesia - Definições e Característicass
A poesia - Definições e CaracterísticassAugusto Costa
 
Atividades sobre Coordenadas Geográficas
Atividades sobre Coordenadas GeográficasAtividades sobre Coordenadas Geográficas
Atividades sobre Coordenadas Geográficasprofcamilamanz
 
VARIEDADES LINGUÍSTICAS - 1. pptx
VARIEDADES        LINGUÍSTICAS - 1. pptxVARIEDADES        LINGUÍSTICAS - 1. pptx
VARIEDADES LINGUÍSTICAS - 1. pptxMarlene Cunhada
 
Construção (C)erta - Nós Propomos! Sertã
Construção (C)erta - Nós Propomos! SertãConstrução (C)erta - Nós Propomos! Sertã
Construção (C)erta - Nós Propomos! SertãIlda Bicacro
 
PLANOS E EIXOS DO CORPO HUMANO.educacao física pptx
PLANOS E EIXOS DO CORPO HUMANO.educacao física pptxPLANOS E EIXOS DO CORPO HUMANO.educacao física pptx
PLANOS E EIXOS DO CORPO HUMANO.educacao física pptxSamiraMiresVieiradeM
 
JOGO FATO OU FAKE - ATIVIDADE LUDICA(1).pptx
JOGO FATO OU FAKE - ATIVIDADE LUDICA(1).pptxJOGO FATO OU FAKE - ATIVIDADE LUDICA(1).pptx
JOGO FATO OU FAKE - ATIVIDADE LUDICA(1).pptxTainTorres4
 
Ficha de trabalho com palavras- simples e complexas.pdf
Ficha de trabalho com palavras- simples e complexas.pdfFicha de trabalho com palavras- simples e complexas.pdf
Ficha de trabalho com palavras- simples e complexas.pdfFtimaMoreira35
 
Música Meu Abrigo - Texto e atividade
Música   Meu   Abrigo  -   Texto e atividadeMúsica   Meu   Abrigo  -   Texto e atividade
Música Meu Abrigo - Texto e atividadeMary Alvarenga
 
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptxSlides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Dicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim Rangel
Dicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim RangelDicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim Rangel
Dicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim RangelGilber Rubim Rangel
 
A horta do Senhor Lobo que protege a sua horta.
A horta do Senhor Lobo que protege a sua horta.A horta do Senhor Lobo que protege a sua horta.
A horta do Senhor Lobo que protege a sua horta.silves15
 
Noções de Farmacologia - Flávia Soares.pdf
Noções de Farmacologia - Flávia Soares.pdfNoções de Farmacologia - Flávia Soares.pdf
Noções de Farmacologia - Flávia Soares.pdflucassilva721057
 

Último (20)

Libras Jogo da memória em LIBRAS Memoria
Libras Jogo da memória em LIBRAS MemoriaLibras Jogo da memória em LIBRAS Memoria
Libras Jogo da memória em LIBRAS Memoria
 
Atividade - Letra da música Esperando na Janela.
Atividade -  Letra da música Esperando na Janela.Atividade -  Letra da música Esperando na Janela.
Atividade - Letra da música Esperando na Janela.
 
Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?
Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?
Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?
 
CINEMATICA DE LOS MATERIALES Y PARTICULA
CINEMATICA DE LOS MATERIALES Y PARTICULACINEMATICA DE LOS MATERIALES Y PARTICULA
CINEMATICA DE LOS MATERIALES Y PARTICULA
 
Portfolio_Trilha_Meio_Ambiente_e_Sociedade.pdf
Portfolio_Trilha_Meio_Ambiente_e_Sociedade.pdfPortfolio_Trilha_Meio_Ambiente_e_Sociedade.pdf
Portfolio_Trilha_Meio_Ambiente_e_Sociedade.pdf
 
Aula de História Ensino Médio Mesopotâmia.pdf
Aula de História Ensino Médio Mesopotâmia.pdfAula de História Ensino Médio Mesopotâmia.pdf
Aula de História Ensino Médio Mesopotâmia.pdf
 
CIÊNCIAS HUMANAS - ENSINO MÉDIO. 2024 2 bimestre
CIÊNCIAS HUMANAS - ENSINO MÉDIO. 2024 2 bimestreCIÊNCIAS HUMANAS - ENSINO MÉDIO. 2024 2 bimestre
CIÊNCIAS HUMANAS - ENSINO MÉDIO. 2024 2 bimestre
 
Bullying - Texto e cruzadinha
Bullying        -     Texto e cruzadinhaBullying        -     Texto e cruzadinha
Bullying - Texto e cruzadinha
 
A poesia - Definições e Característicass
A poesia - Definições e CaracterísticassA poesia - Definições e Característicass
A poesia - Definições e Característicass
 
Atividades sobre Coordenadas Geográficas
Atividades sobre Coordenadas GeográficasAtividades sobre Coordenadas Geográficas
Atividades sobre Coordenadas Geográficas
 
VARIEDADES LINGUÍSTICAS - 1. pptx
VARIEDADES        LINGUÍSTICAS - 1. pptxVARIEDADES        LINGUÍSTICAS - 1. pptx
VARIEDADES LINGUÍSTICAS - 1. pptx
 
Construção (C)erta - Nós Propomos! Sertã
Construção (C)erta - Nós Propomos! SertãConstrução (C)erta - Nós Propomos! Sertã
Construção (C)erta - Nós Propomos! Sertã
 
PLANOS E EIXOS DO CORPO HUMANO.educacao física pptx
PLANOS E EIXOS DO CORPO HUMANO.educacao física pptxPLANOS E EIXOS DO CORPO HUMANO.educacao física pptx
PLANOS E EIXOS DO CORPO HUMANO.educacao física pptx
 
JOGO FATO OU FAKE - ATIVIDADE LUDICA(1).pptx
JOGO FATO OU FAKE - ATIVIDADE LUDICA(1).pptxJOGO FATO OU FAKE - ATIVIDADE LUDICA(1).pptx
JOGO FATO OU FAKE - ATIVIDADE LUDICA(1).pptx
 
Ficha de trabalho com palavras- simples e complexas.pdf
Ficha de trabalho com palavras- simples e complexas.pdfFicha de trabalho com palavras- simples e complexas.pdf
Ficha de trabalho com palavras- simples e complexas.pdf
 
Música Meu Abrigo - Texto e atividade
Música   Meu   Abrigo  -   Texto e atividadeMúsica   Meu   Abrigo  -   Texto e atividade
Música Meu Abrigo - Texto e atividade
 
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptxSlides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
 
Dicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim Rangel
Dicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim RangelDicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim Rangel
Dicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim Rangel
 
A horta do Senhor Lobo que protege a sua horta.
A horta do Senhor Lobo que protege a sua horta.A horta do Senhor Lobo que protege a sua horta.
A horta do Senhor Lobo que protege a sua horta.
 
Noções de Farmacologia - Flávia Soares.pdf
Noções de Farmacologia - Flávia Soares.pdfNoções de Farmacologia - Flávia Soares.pdf
Noções de Farmacologia - Flávia Soares.pdf
 

Diagnóstico da língua em Ayurveda (Jihva Pariksha

  • 1. I.M.T. – Instituto de Medicina TradicionalCurso Geral de Naturopatia e Ciências Tradicionais Holísticas Jihva Pariksha Disciplina: Medicina Ayurvédica Docente: MichelePo Por: Débora Bett. Lisboa, 18 de Dezembro de 2009
  • 2. Introdução: Âmbito- da disciplina de Medicina Ayurvédica da turma 3B de Naturopatia. Objectivo- é o aprofundamento sobre o diagnóstico da língua - Jihva Pariksha.
  • 3. Diagnóstico em Ayurveda: Ayurveda é um antigo sistema de cura holística originário da Índia. Tem como objectivo equilibrar os aspectos físicos, espirituais e psicológicos de cada indivíduo. Ayurveda relaciona tudo o que existe na natureza com os cinco elementos (Éter, Ar, Fogo, Água e Terra) e, no corpo humano, a saúde é o equilíbrio destes. Para identificar tais desequilíbrios, o médico ou o terapeuta ayurvédico utiliza vários métodos de exames:
  • 4. A Língua: Função do gosto e auxiliar a fala; Constituída por 17 músculos; É formada pelo corpo e pela raiz; O corpo é revestido por mucosa; No dorso da língua estão presentes várias papilas (receptores para sensação de gosto); Em cada zona da língua há tipos de papilas gustativas que nos vai dar o sabor.
  • 6. Precauções a tomar num exame da língua: Iluminação. Posiçãodalínguaquandoestirada. Coloração do revestimento lingual. Factores de constituição.
  • 7. Diagnóstico da Língua: A cor, a forma, o grau de humidade, o movimento e o revestimento da língua, bem com certas zonas, são usados para diagnosticar o estado dos órgãos internos. A desarmonia manifesta-se primeiro na língua, antes dos sintomas aparecerem. Uma língua saudável tem uma cor vermelha pálida, apresenta-se húmida, encaixa-se bem na boca e tem um revestimento uniforme esbranquiçado, com uma textura macia e flexível.
  • 8. Diagnóstico da Língua: Cada zona da língua, corresponde a um órgão diferente do corpo. Estas zonas podem apresentar-se húmidas ou secas, finas ou inchadas, pálidas ou avermelhadas, de acordo com o órgão que está em desequilíbrio. É devido ao Prana que se expressa qual o orgão em desequilibrio.
  • 9. Diagnóstico da Língua: Fig.2-Localização dos órgãos na língua
  • 10. Constituição básica da Língua segundo o Pakriti: Fig.3- Três tipos de Língua
  • 11. Localização do humor em desequilíbrio: Fig.4- Três humores da língua
  • 12. Distúrbios dos três humores na língua: Distúrbios de Vata na língua: Pequenas fendas em toda a língua; Línguaseca e escura; Película sobre o dorso da língua; Pontos inchados na zona dos rins ou no cólon; Película sobre intestino grosso e /ou do intestino delgado; Línguaáspera; Pequenas pústulas, borbulhas, espinhas, escuras; Gostoagridoce.
  • 13. Distúrbios dos três humores na língua: Distúrbios de Pitta na língua: Línguavermelha; Feridas, úlceras brancas e frias; Pontos de inchaço sobre o fígado, baço ou pâncreas; Película esverdeada ou amarelada na língua; Película na parte do meio da língua; Pontos vermelhos, brilhantes sobre os órgãos digestivos; Gostoamargonaboca.
  • 14. Distúrbios dos três humores na língua: Distúrbios de Kapha na língua: LínguaBranca; Películaoleosasobre a língua; Revestimento branco ou uma película sobre a língua; Depressões nos pontos do pulmão; Pontos de inchaço ou de depressão no coração; Ponta dalínguaesbranquiçada; Saliva abundante; Sabor doce e algumas vezes não se sente o sabor salgado.
  • 15. Passos para o diagnóstico da Língua: Observação: Cor; Formato; Revestimento.
  • 16. Cor: É o aspecto individual mais importante do diagnóstico pela língua; A cor do corpo da língua é normalmente vermelha clara, o que indica que a energia vital da pessoa (o Prana) é forte; Reflecte a verdadeira condição do corpo, reflecte a saúde dos órgãos internos e a circulação sanguínea
  • 17. Cor: Vermelho escuro:indica inflamação, lesões ou ulcerações e, por vezes, uma degeneração do órgão relacionado. Branco:indica estagnação de sangue, depósitos de gordura e muco, ou uma fraqueza de sangue levando a doenças como a anemia. Amarelo:indica uma doença do fígado e da vesícula biliar, resultando em um excesso de secreção biliar; depósitos de gorduras animais, especialmente nos órgãos do meio do corpo, e possível inflamação. Azul ouRoxo:indica estagnação da circulação sanguínea e um sério enfraquecimento da parte do sistema digestivo que corresponde à área da língua, onde a cor aparece.
  • 18. Cor: Na parte de baixodalínguatambémpode ser usadaparadeterminar a condiçãointerna: Azul ou verde: Em excesso, qualquer uma destas cores reflecte distúrbios nos vasos sanguíneos e na qualidade do sangue na circulação. Roxo:Emexcesso, essareflectedesordens do sistemalinfático e circulatório. Indica um enfraquecimentodacapacidadeimunológica e dos vasossanguíneos.
  • 19. Formato: Significa, não só os contornos físicos da língua, mas também a sua consistência, textura e mobilidade. Alterações no formato da língua geralmente reflectem doenças crónicas envolvendo sangue e Prana.
  • 20. Formato: Língua serrilhada/dentada-apresenta marcas dos dentes sobre os bordos, pode ser sintoma de várias situações: presença de parasitas intestinais, deficiência do baço, acumulação excessiva de humidade e de frio. Língua grande-indica-nos que a pessoa sofre de hipertrofia cardíaca. Língua grossa e redonda- característica de uma pessoa que apresenta problemas nas válvulas cardíacas.
  • 21. Formato: Língua afiada e fina- indica-nos insuficiência de líquidos fisiológicos e que a pessoa sofre de palpitações e infecção do miocárdio. Língua fissurada-apresenta fissuras, consequência de uma deficiência dos líquidos orgânicos e do sangue que já não a conseguem alimentar, no entanto, uma língua fissurada também se pode observar numa pessoa de perfeita saúde. No caso da fissura se encontrar no centro da língua, indica-nos problemas de fígado e boca, se a fissura for profunda indica ocorrência de problemas cardíacos.
  • 22. Formato: Língua rígida-quando o corpo da língua é rígida e não se pode dobrar, alongar ou virar, indica-nos que existe uma desnutrição grave. Quando esta característica aparece na sucessão de uma perturbação interna, permite prever o risco de AVC ou paralisia. Língua desviada - 0 corpo da língua está desviado para um dos lados. Observa-se em caso de apoplexia.
  • 23. Revestimento: A espessura de um revestimento é um indicador da gravidade da patologia a ser tratada. Um revestimento fino indica que qualquer agente patogénico presente é leve ou externo. Numa espessa camada que escurece a língua, a condição é mais profunda e séria.
  • 24. Revestimento: O revestimento da língua também pode variar de cor: Espessa camada branca - doença viral, por exemplo frio, fadiga. Uma espessa camada branca na parte posterior da língua pode indicar uma má digestão) Revestimento acastanhado- prisão de ventre, excesso de ingestão de café. Revestimento amarelo-pode indicar uma tendência da pessoa ser irritada, zangada ou stressada. Revestimento preto-desidratação por febre alta, doença infecciosa, problemas digestivos, infecção por fungos e uso prolongado de antibióticos. Descamação da boca e garganta seca-significa excesso de comida picante, desconforto no abdómen superior, azia / falta de ácido do estômago, náusea, deficiência em vitaminas B.
  • 25. Conclusão: O diagnóstico da língua, em medicina ayurvédica, é fundamental, pois ajuda a prevenir doenças. A língua revela o que está a acontecer no corpo, onde as toxinas se acumulam, onde existe deficiente nutrição, onde o dosha está acumulado e é fundamental para a determinação da constituição do paciente. Deve ser feito com outros tipos de diagnóstico para se confirmar o diagnóstico.
  • 26. Bibliografia:   AUTEROCHE, B; NAVAILH, P. O diagnóstico na Medicina Chinesa. São Paulo: Andrei, 1992. AREZES, DR. MANUEL DE ALMEIDA. Como fazer um diagnóstico natural. Litexa Editora, 1998   http://www.hps-online.com/ntongue.htm http://altmedicine.about.com/library/weekly/bl_tongue.htm http://chinesemedicinegem.com/diagnosis/tongue-diagnosis-basics-for-new-to-chinese-medicine/ http://ditto.yuku.com/topic/8654 http://www.psoriasi.org/psoriasis.pt/ayurvedica.htm http://www.humanitatis.com/trabalhoAbordagemTranspessoal.pdf http://revistagalileu.globo.com/Galileu/0,6993,ECT1062204-3563-2,00.html http://luzcardoso.blogspot.com/2008/07/o-rosto-fala-medicina-tradicional-tem-o.html http://www.ayushveda.com/jivapariksha/pitta-dominance.htm http://books.google.pt/books?id=XE5GZ71s85AC&pg=PA52&lpg=PA52&dq=diagnostico+da+cor+da+lingua+ayurveda&source=bl&ots=46Si56txkp&sig=72kLhj5eAuIl0Zx4n5jUqjYBqYc&hl=pt-PT&ei=Q7wWS8zYKYuz4Qa5zYjIBg&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=1&ved=0CAgQ6AEwADgU#v=onepage&q=&f=false http://www.ayurvedic-ayurveda.org/9_3_1_Tongue_Diagnosis_in_Ayurveda__Introduction.html http://books.google.pt/books?id=HlJ-20_iP6wC&pg=PA72&lpg=PA72&dq=jihva+pariksha&source=bl&ots=ldrd99hOm0&sig=gTtPEIifX0GIy4jZLWl5WDMrDZw&hl=pt-PT&ei=J8rhSseZCZqSjAe2xZmxAQ&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=10&ved=0CCMQ6AEwCQ#v=onepage&q=jihva%20pariksha&f=false
  • 27. “A verdadeira compaixão não consiste em sofrer pelo outro. Se ajudamos uma pessoa que sofre e nos deixamos invadir pelo seu sofrimento, é que somos ineficazes e estamos somente a reforçar o nosso ego.” Dalai Lama