SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 35
Instituto de Medicina TradicionalPrakriti KaphaDisciplina de Medicina AyurvédicaProfessora Michele PóTrabalho realizado por Eunice Cardoso, 3ºA – Naturopatia
Prakriti Cada pessoa possui uma proporção única  	dos três doshas no corpo que é determinada 	na data do nascimento. A essa proporção  	imutável, uma espécie de DNA doshico,  	dá-se o nome de prakriti.  É de acordo com o prakriti que todas as características físicas, psíquicas e espirituais do indivíduo se manifestam.
Dosha Dosha Vata - sendo o princípio  	dominante no corpo que controla  	o movimento; Dosha Pitta - que controla o metabolismo e a digestão;  Dosha Kapha - que é o responsável pela estrutura física, para manter as células juntas e formar os músculos, a gordura, os ossos, o tecido conjuntivo e o equilíbrio dos fluidos.
Kapha Dosha A característica básica do tipo Kapha é "relaxado".  Gera estabilidade e regularidade. Fornece a força e a resistência física que definem a estrutura robusta das pessoas típicas deste tipo.  Estas são consideradas afortunadas no Ayurveda porque, geralmente, têm uma excelente saúde e expressam uma visão do mundo serena, feliz e tranquila.
Kapha Dosha É responsável pela firmeza e pela estabilidade, pela manutenção dos fluidos corporais, pela lubrificação das articulações em geral, pelas emoções positivas como as de paz, amor e compaixão.  Quando agravado reduz a capacidade digestiva e provoca a acumulação do muco, sensação de exaustão, de frio, de peso, palidez, dificuldade de respirar, tosse e um desejo excessivo de dormir.  Kapha localiza-se no peito (sua sede), garganta, cabeça, pâncreas, costelas, estômago, nariz e língua.
Kapha Dosha Os elementos (bhutas) deste dosha são a Água e a Terra.
Manifestações de Kapha Para Kapha, o ciclo diurno é das 6:00h às 10:00h e o ciclo nocturno, das 18:00h às 22:00h. Ao despertar, inicia-se o período Kapha da manhã, o indivíduo encontra-se lento, pesado, relaxado e calmo, pronto para um dia repleto de actividades. Com a chegada da noite, o corpo começa a retomar as qualidades de Kapha, mais tranquilo e relaxado, ideal para uma refeição leve e igualmente tranquila. As Estações de Kapha, são Primavera e Verão, os meses são de Setembro a Dezembro e as qualidades (gunas) são frias e húmidas.
Manifestações de Kapha No inverno tendemos a um aumento na produção de Kapha (água + terra). O indivíduo desta constituição deve ter certos cuidados para não  a agravar no seu organismo, sendo o inverno um factor agravante. Kapha deverá procurar manter-se quente, fazer exercícios físicos pela manhã (entre 6 e 10h), manter uma dieta quente, leve e seca, comer ao meio dia e não comer depois das 18h, evitar dormir muito e ter preguiça, evitar sentimentos de apego, cobiça, mágoa e tristeza.
Características gerais de Kapha Constituição física sólida Robusto entroncado, baixo, ou alto, físico bem desenvolvido Lubrifica e humedece Dá firmeza às articulações Estabilidade Fortifica o carácter e a determinação Serenidade nos empreendimentos Tem compaixão e sente-se livre de inveja Calma, contentamento, sentimentalismo e apego Musculação firme Potência sexual Grande força e resistência físicas
Características gerais de Kapha Energia uniforme Movimentos lentos e graciosos Personalidade tranquila e relaxada Custa a ficar zangado A voz é agradável, profunda e melodiosa Pele fria, suave, espessa, pálida e frequentemente oleosa  Tez agradável e radiante  Olhos profundos, escuros, azuis, grandes  Cabelos finos, escuros, sedosos e ondulados Dentes fortes e brancos
Características gerais de Kapha Custa a captar novas informações, mas depois que as assimila costuma retê-las bem Sono pesado e prolongado, difícil de levantar (oito a dez horas de sono necessárias) Pesado com tendência para a obesidade Digestão lenta, fome moderada Deve preferir alimentos picantes, amargos e adstringentes cozidos com temperos, mas não muito oleosos Afectuoso, tolerante, magnânimo
Características gerais de Kapha Propensão para ser possessivo Satisfeito consigo mesmo Os sonhos têm tendência para serem românticos, com sentimentos calorosos, sonha pouco, com parentes e amigos Gosta do que envolve água, cozinhar, arranjos da casa Mentalmente lento, firme, sombria e sentimental Tendência a ser materialista
É extremamente Kapha Ficar a remoer pensamentos durante muito tempo antes de tomar uma decisão Levantar devagar, ficar na cama um longo tempo e precisar tomar um café logo que acorda Respeitar os sentimentos das outras pessoas (com relação às quais sente uma genuína empatia) Buscar conforto emocional na comida Ter movimentos graciosos, olhos lânguidos e um andar deslizante, mesmo quando gordo
Subdoshas Kapha Alambak Kapha Este Sub-Dosha fica localizado no coração, peito e zona dorsal. Controla a lubrificação e os fluidos que envolvem o coração, os pulmões e a parte superior das costas. Mantém a força do peito, pulmões e costas. Produz musculatura forte e protege o coração. Quando em desequilíbrio, surgem problemas respiratórios de todos os tipos, letargia e dores lombares.
Subdoshas Kapha Kladak Kapha Este reside no estômago e controla a lubrificação do processo digestivo e dos órgãos internos. Quando os alimentos passam do estômago em forma não digerida, o Kladak amassa os alimentos e empurra-os para o Jataragni (o fogo da digestão no estômago). Mantém húmida a parede do estômago e é essencial para a digestão.  Quando em desequilíbrio, surge o enfraquecimento da digestão, podendo esta ficar mais lenta ou pesada.
Subdoshas Kapha Tarpak Kapha   Este Sub-Dosha fica localizado nas cavidades dos seios nasais, na cabeça e no fluido espinhal. Actua na cabeça onde trabalha para lubrificar os processos dos órgãos sensoriais, como os ouvidos, olhos, olfacto e tacto. Quando em desequilíbrio, surge a congestão dos seios nasais, dores de cabeça devido à sinusite, diminuição do olfacto e insensibilidade geral dos sentidos.
Subdoshas Kapha Bodhak Kapha Este Sub-Dosha reside na língua. Controla o paladar e os desejos do paladar, a digestão e a saliva. Proporciona a selecção dos sabores dos alimentos permitindo o que deve ser aceite ou rejeitando o que não está bom. Quando em desequilíbrio, surge o enfraquecimento das pupilas gustativas e das glândulas salivares. Quando o paladar enfraquece, o corpo fica mais sujeito a outros problemas de Kapha como a obesidade, alergia aos alimentos, congestão das membranas mucosas e diabetes.
Subdoshas Kapha Slashak Kapha Este Sub-Dosha encontra-se em todas as articulações do corpo lubrificando-as com uma substância chamada líquido sinovial, e auxiliando todos os movimentos. Quando em desequilíbrio, podem surgir articulações fracas, doridas ou com líquidos. Quando o Vata está em excesso seca as articulações e provoca a artrite. Quando o Pitta está em excesso, aquece e inflama as articulações, causando sintomas de reumatismo.
Desequilíbrios típicos de Kapha Sonolência (tundra) Timidez (staimitya) Peso (gurugatrata) Preguiça (Alasya) Produção excessiva de mucosidades (slesmodgirana) Indigestão (apakti) Arteriosclerose (dhamanipraticaya) Palidez (svetarabhasata) Obesidade (atisthaulya)
Desequilíbrios típicos de Kapha   Desordens respiratórias; Aumento da produção de urina, fezes e saliva; Desordens digestivas; Metabolismo pobre; Redução da capacidade mental; Fraqueza e letargia; Repentinas mudanças de gosto.
Alimentação Uma dieta Kapha equilibrada, tende a excluir tudo o que seja digerido mais lentamente, que dê sensação de peso e estabilidade.  A pessoa Kapha já é estável, pesada e tende a engordar. Esta deseja comer tudo que seja de digestão rápida e que dê sensação de leveza.  Necessita gerar ar, mobilidade, flexibilidade na sua mente e no seu corpo. Por isso exclui da sua dieta as massas em excesso, os doces e as comidas caudalosas (com muita água).
Kapha e a sexualidade No desenvolvimento do feto, o tecido reprodutor e sexual é o último a ser formado, sendo, por isso, o mais diferenciado dentro da fisiologia energética. As emoções estão intimamente ligadas a este processo e, juntamente com a alimentação e a respiração, participam no movimento vital.  Assim, podemos concluir que todas as práticas, como exercícios respiratórios (pranayamas), psicofísicos (asanas) e meditação (dhyana), são também direccionados para a realização amorosa, seja ela apenas física ou espiritual.
Kapha e a sexualidade Os tipos Kapha têm muita energia, portanto, podem ter uma actividade sexual mais intensa e frequente que os outros. Eles inocentemente “brincam seduzindo” com todos em qualquer lugar. São donos de grande sensualidade e capacidade de procriação. Estão intimamente ligados à criatividade essencial, simbolizando a maternal ou paternal natureza, associada ao profundo erotismo e protecção para a família humana. Em relação à fisiologia sexual podemos dizer que Kapha é responsável pela produção de hormonas sexuais.
Tratamento e prevenção Massagem Abhyanga Desenvolvida pela Medicina Ayurveda,       é uma massagem terapêutica de origem milenar.  Utiliza óleos aquecidos a uma temperatura ligeiramente superior à do corpo, revitaliza os tecidos, ajuda a eliminar toxinas das células, estimula a circulação sanguínea e linfática, promove o rejuvenescimento através do equilíbrio das energias.  Os movimentos e técnicas usadas ajudam o alongamento do corpo, bem como a distender as articulações aumentando a flexibilidade.  Isto permite que o prana - energia vital - circule em liberdade, restaurando o equilíbrio em todo o corpo.
Tratamento e prevenção Swedana Consiste numa mini-sauna a vapor, que é      feita após a aplicação de óleo vegetal no corpo todo, ou após Abhyanga. Promove transpiração e relaxamento. A sua acção terapêutica é muito eficaz em Kapha pois este necessita de aquecimento para diluir o excesso de muco, embora tenha necessidade de calor mais seco, por a sua constituição conter água.
Tratamento e prevenção WalukaSweda   WalukaSweda é uma terapia por aquecimento a seco. A maioria dos aquecimentos a seco é muito aconselhada para tratamentos de desequilíbrios de Kapha.  Quando há humidade excessiva no corpo ou arrefecimento com humidade, gera-se um desequilíbrio profundo do Kapha e do Vata.  Os tratamentos de aquecimento a seco são muito benéficos para esses casos, em que se pode usar: Areia – sal – pedra – câmaras com aquecimento de pedras, lâmpadas infravermelhas, bolas térmicas, tijolo, mochamarma.
Tratamento e prevenção Garshana É a técnica de drenagem com       esfoliação do corpo com ervas em pó,       combinada com drenagem, óptima para pessoas com excesso de Kapha, pois remove as células mortas, diminui a oleosidade da pele e estimula a circulação. Este é um tratamento herbário especializado para a redução de peso. Uma pasta herbária ou pó é aplicado por todo o corpo e este é profundamente massajado com movimentos específicos executados pelo terapeuta durante cerca de uma hora.
Óleos  para Kapha Os óleos que geram calor e os pós abrasivos são óptimos para este dosha, sendo este frio e congestionado.  Devem-se combinar os seguintes ingredientes: Nirgundi (vitexnigundo),  Karavira (Neriumindicum), Neem, Datura, KaranjaTaila, Óleos essenciais. Podem-se também optar por óleos     à base de óleos vegetais de Girassol, Amêndoa Doce      e Semente de Uva com óleos essenciais de Bergamota,      Gengibre, Eucalipto Glóbulos e Manjerona.
Asanas Em Sânscrito, as posturas de yoga são designadas por asanas. São posturas que dão conforto físico e compostura mental.  Afectam as glândulas, os nervos, os músculos e todos os órgãos do corpo. Existem muitos benefícios físicos mas o efeito mais proeminente é o efeito mental.  A prática de asanas pressiona as glândulas endócrinas, regulando assim a segregação de hormonas pelas mesmas. As hormonas afectam as emoções, e o equilíbrio resultante da prática de asanas facilita a concentração e a meditação e, desta forma, as asanas ajudam a preparar a mente para a meditação.
Asanas Asanas para alguns desequilíbrios de Kapha Bronquite: Sirshasana, Halasana, Garbhasana, SuptaVajrasana, ArdhaChakrasana, Matsyasana. Enfisema: ArdhaChakrasana, Sarvangasana.  Rinite: Matsyasana, Navasana, Halasana, Dhanurasana, Bhastrika.  Sinusite: Simhasana, Paschimottanasana, Matsyasana.  Diabetes: Navasana, Matsyasana, ArdhaChakrasana, SuptaVajrasana, Garbhasana. Desordens gastrointestinais crónicas: Matsyasana, Shalabhasana, Bhujangasana. Garganta inflamada: Simhasana, Sarvangasana, Shalabhasana, Matsyasana.  Bronquite asmática: ArdhaChakrasana, Dhanurasana, Sarvangasana, Navasana, Nitambasana, Matsyasana, Bhujangasana.
Sugestão de rotina Acordar antes de o sol nascer.    Esvaziar os intestinos e a bexiga logo após acordar.    Banhar-se todos os dias para criar uma sensação de frescura corporal.    Fazer uma meditação, cantar o mahamantraHareKrishna pela manhã ou à tarde cria frescor mental, purifica a alma e o corpo.    Não comer depois das oito horas da noite.    Lavar as mãos antes e depois de comer.    Escovar os dentes após as refeições.    Quinze minutos após a refeição dar uma curta caminhada.    Comer em silêncio, sentindo a comida.    Comer vagarosamente.    Todos os dias massajar as gengivas com o dedo e óleo de gergelim.   Jejuar um dia na semana para ajudar a reduzir as toxinas no corpo.    Dormir antes das 10 horas da noite. 
Sugestão de Higiene física diária Não reprimir os impulsos naturais do corpo, como defecar, urinar, tossir, espirrar, bocejar, arrotar e liberar gases.    Esfregar as solas dos pés com óleo de gergelim antes de dormir produz um sono calmo e reparador.    Aplicar uma massagem à base de óleo estimula a circulação e alivia o excesso de Vata.   Mau hálito pode indicar constipação, má digestão, falta de higiene na boca e toxinas no cólon.    Odor corporal indica toxinas no sistema.    Deitar de costas por quinze minutos (shavasan) acalma a mente e relaxa o corpo.    Assoar o nariz com força pode danificar os ouvidos, olhos e o nariz.    Escarafunchar o nariz e comichão constante no ânus pode ser um sinal de parasitas no corpo.    Unhas longas podem ser pouco higiénicas. Evitar esforço físico como yoga e correr durante a menstruação.  
Sugestão de Higiene mental Medo e nervosismo dissipam a energia e agravam Vata.    Possessividade, cobiça e apego intensificam Kapha.    Preocupação enfraquece o coração.   Ódio e a raiva geram toxinas no corpo e falar demais dissipa energia e agrava Vata.  
	FIM

Más contenido relacionado

La actualidad más candente

Introdução ao Ayurveda - Ayurvedese
Introdução ao Ayurveda - AyurvedeseIntrodução ao Ayurveda - Ayurvedese
Introdução ao Ayurveda - AyurvedeseAyurvedese
 
Cromoterapia: as cores podem ajudá-lo!
Cromoterapia: as cores podem ajudá-lo!Cromoterapia: as cores podem ajudá-lo!
Cromoterapia: as cores podem ajudá-lo!Teresa Batista
 
A Importância dos Sub-Doshas No Diagnóstico
A Importância dos Sub-Doshas No DiagnósticoA Importância dos Sub-Doshas No Diagnóstico
A Importância dos Sub-Doshas No DiagnósticoMichele Pó
 
Medicina Tradicional Chinesa e a Biomedicina
Medicina Tradicional Chinesa e a BiomedicinaMedicina Tradicional Chinesa e a Biomedicina
Medicina Tradicional Chinesa e a Biomedicinacomunidadedepraticas
 
Nadi Pariksha - Pulsologia no Ayurveda por Madalena Caeiro
Nadi Pariksha - Pulsologia no Ayurveda por Madalena CaeiroNadi Pariksha - Pulsologia no Ayurveda por Madalena Caeiro
Nadi Pariksha - Pulsologia no Ayurveda por Madalena CaeiroMichele Pó
 
Astro Nutrição
Astro NutriçãoAstro Nutrição
Astro NutriçãoMichele Pó
 
Cromoterapia Guia Prático
Cromoterapia Guia PráticoCromoterapia Guia Prático
Cromoterapia Guia PráticoMedchi
 
Conceitos Básicos de Recursos Terapêuticos em Acupuntura/MTC
Conceitos Básicos de Recursos Terapêuticos em Acupuntura/MTCConceitos Básicos de Recursos Terapêuticos em Acupuntura/MTC
Conceitos Básicos de Recursos Terapêuticos em Acupuntura/MTCcomunidadedepraticas
 
Kayachikitsa ayurveda andreia baptista
Kayachikitsa ayurveda andreia baptistaKayachikitsa ayurveda andreia baptista
Kayachikitsa ayurveda andreia baptistaMichele Pó
 
Apostila massagem tui na - Edduc
Apostila massagem tui na - EdducApostila massagem tui na - Edduc
Apostila massagem tui na - Edducedduc
 
aula meridianos e shiatsu.pdf
aula meridianos e shiatsu.pdfaula meridianos e shiatsu.pdf
aula meridianos e shiatsu.pdfPatySilva82
 
Introdução as terapias florais
Introdução as terapias floraisIntrodução as terapias florais
Introdução as terapias floraisRenata Pudo
 
Oficina de Noções Básicas da Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura
Oficina de Noções Básicas da Medicina Tradicional Chinesa/AcupunturaOficina de Noções Básicas da Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura
Oficina de Noções Básicas da Medicina Tradicional Chinesa/AcupunturaFrankly Eudes
 
Substâncias fundamentais alunos
Substâncias fundamentais alunosSubstâncias fundamentais alunos
Substâncias fundamentais alunosFlavia Parente
 
Conceitos Básicos MTC parte1
Conceitos Básicos MTC  parte1Conceitos Básicos MTC  parte1
Conceitos Básicos MTC parte1Andreia Moreira
 
Alimentação e Ayurveda
Alimentação e AyurvedaAlimentação e Ayurveda
Alimentação e AyurvedaMichele Pó
 

La actualidad más candente (20)

Introdução ao Ayurveda - Ayurvedese
Introdução ao Ayurveda - AyurvedeseIntrodução ao Ayurveda - Ayurvedese
Introdução ao Ayurveda - Ayurvedese
 
Cromoterapia: as cores podem ajudá-lo!
Cromoterapia: as cores podem ajudá-lo!Cromoterapia: as cores podem ajudá-lo!
Cromoterapia: as cores podem ajudá-lo!
 
Sub-Doshas
Sub-DoshasSub-Doshas
Sub-Doshas
 
A Importância dos Sub-Doshas No Diagnóstico
A Importância dos Sub-Doshas No DiagnósticoA Importância dos Sub-Doshas No Diagnóstico
A Importância dos Sub-Doshas No Diagnóstico
 
Medicina Tradicional Chinesa e a Biomedicina
Medicina Tradicional Chinesa e a BiomedicinaMedicina Tradicional Chinesa e a Biomedicina
Medicina Tradicional Chinesa e a Biomedicina
 
Nadi Pariksha - Pulsologia no Ayurveda por Madalena Caeiro
Nadi Pariksha - Pulsologia no Ayurveda por Madalena CaeiroNadi Pariksha - Pulsologia no Ayurveda por Madalena Caeiro
Nadi Pariksha - Pulsologia no Ayurveda por Madalena Caeiro
 
Astro Nutrição
Astro NutriçãoAstro Nutrição
Astro Nutrição
 
Cromoterapia Guia Prático
Cromoterapia Guia PráticoCromoterapia Guia Prático
Cromoterapia Guia Prático
 
Conceitos Básicos de Recursos Terapêuticos em Acupuntura/MTC
Conceitos Básicos de Recursos Terapêuticos em Acupuntura/MTCConceitos Básicos de Recursos Terapêuticos em Acupuntura/MTC
Conceitos Básicos de Recursos Terapêuticos em Acupuntura/MTC
 
Kayachikitsa ayurveda andreia baptista
Kayachikitsa ayurveda andreia baptistaKayachikitsa ayurveda andreia baptista
Kayachikitsa ayurveda andreia baptista
 
Anamnese shiatsu
Anamnese shiatsuAnamnese shiatsu
Anamnese shiatsu
 
Apostila massagem tui na - Edduc
Apostila massagem tui na - EdducApostila massagem tui na - Edduc
Apostila massagem tui na - Edduc
 
aula meridianos e shiatsu.pdf
aula meridianos e shiatsu.pdfaula meridianos e shiatsu.pdf
aula meridianos e shiatsu.pdf
 
37060073 apostila-meridianos-2009
37060073 apostila-meridianos-200937060073 apostila-meridianos-2009
37060073 apostila-meridianos-2009
 
Introdução as terapias florais
Introdução as terapias floraisIntrodução as terapias florais
Introdução as terapias florais
 
Gunas e a Mente
Gunas e a MenteGunas e a Mente
Gunas e a Mente
 
Oficina de Noções Básicas da Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura
Oficina de Noções Básicas da Medicina Tradicional Chinesa/AcupunturaOficina de Noções Básicas da Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura
Oficina de Noções Básicas da Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura
 
Substâncias fundamentais alunos
Substâncias fundamentais alunosSubstâncias fundamentais alunos
Substâncias fundamentais alunos
 
Conceitos Básicos MTC parte1
Conceitos Básicos MTC  parte1Conceitos Básicos MTC  parte1
Conceitos Básicos MTC parte1
 
Alimentação e Ayurveda
Alimentação e AyurvedaAlimentação e Ayurveda
Alimentação e Ayurveda
 

Similar a Prakriti Kapha

A importância dos sub doshas para diagnóstico andreia mealha 2010
A importância dos sub doshas para diagnóstico andreia mealha 2010A importância dos sub doshas para diagnóstico andreia mealha 2010
A importância dos sub doshas para diagnóstico andreia mealha 2010Michele Pó
 
Doshas, fogo digestivo e os alimentos Mónica lapa
Doshas, fogo digestivo e os alimentos   Mónica lapaDoshas, fogo digestivo e os alimentos   Mónica lapa
Doshas, fogo digestivo e os alimentos Mónica lapaMichele Pó
 
CONSELHOS SOBRE O REGIME ALIMENTAR
CONSELHOS SOBRE O REGIME ALIMENTARCONSELHOS SOBRE O REGIME ALIMENTAR
CONSELHOS SOBRE O REGIME ALIMENTARSocorro Verde
 
Os Gunas e a Mente
Os Gunas e a MenteOs Gunas e a Mente
Os Gunas e a MenteMichele Pó
 
Ritual AYURVEDA - detox-coletivo-natural-vibe.pdf
Ritual AYURVEDA - detox-coletivo-natural-vibe.pdfRitual AYURVEDA - detox-coletivo-natural-vibe.pdf
Ritual AYURVEDA - detox-coletivo-natural-vibe.pdfBibianaRabaioli1
 
Massagem Ayurvedica Tradicional - Bioenergia
Massagem Ayurvedica Tradicional - BioenergiaMassagem Ayurvedica Tradicional - Bioenergia
Massagem Ayurvedica Tradicional - BioenergiaCandyArtsCom
 
Os Gunas e a Mente
Os Gunas e a MenteOs Gunas e a Mente
Os Gunas e a MenteMichele Pó
 
Os Gunas e a Mente
Os Gunas e a MenteOs Gunas e a Mente
Os Gunas e a MenteMichele Pó
 
A insonia na_medicina_tradicional_chinesa
A insonia na_medicina_tradicional_chinesaA insonia na_medicina_tradicional_chinesa
A insonia na_medicina_tradicional_chinesaHelena Rodrigues
 
A insonia na_medicina_tradicional_chinesa
A insonia na_medicina_tradicional_chinesaA insonia na_medicina_tradicional_chinesa
A insonia na_medicina_tradicional_chinesaGoreti Certal
 
Estudo de Caso Clínico: Medicina Tradicional Chinesa em obesidade e hiperidrose
Estudo de Caso Clínico: Medicina Tradicional Chinesa em obesidade e hiperidroseEstudo de Caso Clínico: Medicina Tradicional Chinesa em obesidade e hiperidrose
Estudo de Caso Clínico: Medicina Tradicional Chinesa em obesidade e hiperidroseLais Valente
 
22_05_09_Obst Global
22_05_09_Obst Global22_05_09_Obst Global
22_05_09_Obst Globalguest0d58560
 
Physio News 06
Physio News 06Physio News 06
Physio News 06physioserv
 

Similar a Prakriti Kapha (20)

A importância dos sub doshas para diagnóstico andreia mealha 2010
A importância dos sub doshas para diagnóstico andreia mealha 2010A importância dos sub doshas para diagnóstico andreia mealha 2010
A importância dos sub doshas para diagnóstico andreia mealha 2010
 
Doshas, fogo digestivo e os alimentos Mónica lapa
Doshas, fogo digestivo e os alimentos   Mónica lapaDoshas, fogo digestivo e os alimentos   Mónica lapa
Doshas, fogo digestivo e os alimentos Mónica lapa
 
Sub-Doshas
Sub-DoshasSub-Doshas
Sub-Doshas
 
CONSELHOS SOBRE O REGIME ALIMENTAR
CONSELHOS SOBRE O REGIME ALIMENTARCONSELHOS SOBRE O REGIME ALIMENTAR
CONSELHOS SOBRE O REGIME ALIMENTAR
 
81931116 massagem-ayurveda
81931116 massagem-ayurveda81931116 massagem-ayurveda
81931116 massagem-ayurveda
 
Os Gunas e a Mente
Os Gunas e a MenteOs Gunas e a Mente
Os Gunas e a Mente
 
Feel in sp ace 3
Feel in sp ace 3Feel in sp ace 3
Feel in sp ace 3
 
Seu Estômago
Seu  EstômagoSeu  Estômago
Seu Estômago
 
Antroposofia
AntroposofiaAntroposofia
Antroposofia
 
Ritual AYURVEDA - detox-coletivo-natural-vibe.pdf
Ritual AYURVEDA - detox-coletivo-natural-vibe.pdfRitual AYURVEDA - detox-coletivo-natural-vibe.pdf
Ritual AYURVEDA - detox-coletivo-natural-vibe.pdf
 
Massagem ayurveda
Massagem ayurvedaMassagem ayurveda
Massagem ayurveda
 
Baço Pâncreas
Baço Pâncreas Baço Pâncreas
Baço Pâncreas
 
Massagem Ayurvedica Tradicional - Bioenergia
Massagem Ayurvedica Tradicional - BioenergiaMassagem Ayurvedica Tradicional - Bioenergia
Massagem Ayurvedica Tradicional - Bioenergia
 
Os Gunas e a Mente
Os Gunas e a MenteOs Gunas e a Mente
Os Gunas e a Mente
 
Os Gunas e a Mente
Os Gunas e a MenteOs Gunas e a Mente
Os Gunas e a Mente
 
A insonia na_medicina_tradicional_chinesa
A insonia na_medicina_tradicional_chinesaA insonia na_medicina_tradicional_chinesa
A insonia na_medicina_tradicional_chinesa
 
A insonia na_medicina_tradicional_chinesa
A insonia na_medicina_tradicional_chinesaA insonia na_medicina_tradicional_chinesa
A insonia na_medicina_tradicional_chinesa
 
Estudo de Caso Clínico: Medicina Tradicional Chinesa em obesidade e hiperidrose
Estudo de Caso Clínico: Medicina Tradicional Chinesa em obesidade e hiperidroseEstudo de Caso Clínico: Medicina Tradicional Chinesa em obesidade e hiperidrose
Estudo de Caso Clínico: Medicina Tradicional Chinesa em obesidade e hiperidrose
 
22_05_09_Obst Global
22_05_09_Obst Global22_05_09_Obst Global
22_05_09_Obst Global
 
Physio News 06
Physio News 06Physio News 06
Physio News 06
 

Más de Michele Pó

Kaumara bhritya por Tânia Pires
Kaumara bhritya por Tânia PiresKaumara bhritya por Tânia Pires
Kaumara bhritya por Tânia PiresMichele Pó
 
Vaji karana - Medicina Reprodutiva no Ayurveda por Pedro Sequeira
Vaji karana - Medicina Reprodutiva no Ayurveda por Pedro SequeiraVaji karana - Medicina Reprodutiva no Ayurveda por Pedro Sequeira
Vaji karana - Medicina Reprodutiva no Ayurveda por Pedro SequeiraMichele Pó
 
Saúde da mulher por Maria Brito do Rio
Saúde da mulher por Maria Brito do RioSaúde da mulher por Maria Brito do Rio
Saúde da mulher por Maria Brito do RioMichele Pó
 
Os gunas e a mente no Ayurveda por Maria Afonso
Os gunas e a mente no Ayurveda por Maria AfonsoOs gunas e a mente no Ayurveda por Maria Afonso
Os gunas e a mente no Ayurveda por Maria AfonsoMichele Pó
 
Salakya Tantra por Joana Nascimento
Salakya Tantra por   Joana NascimentoSalakya Tantra por   Joana Nascimento
Salakya Tantra por Joana NascimentoMichele Pó
 
Bhuta vidya - Psiquiatria na medicina ayurvédica por Francisca Rebela
Bhuta vidya - Psiquiatria na medicina ayurvédica por Francisca RebelaBhuta vidya - Psiquiatria na medicina ayurvédica por Francisca Rebela
Bhuta vidya - Psiquiatria na medicina ayurvédica por Francisca RebelaMichele Pó
 
Medicina Interna por Filipa Falcão
Medicina Interna por Filipa FalcãoMedicina Interna por Filipa Falcão
Medicina Interna por Filipa FalcãoMichele Pó
 
Rasayana - Longevidade e Revitalização Terapêutica por Elisângela Massochin
Rasayana - Longevidade e Revitalização Terapêutica por Elisângela MassochinRasayana - Longevidade e Revitalização Terapêutica por Elisângela Massochin
Rasayana - Longevidade e Revitalização Terapêutica por Elisângela MassochinMichele Pó
 
Toxicologia ayurvédica por Élio Lampreia
Toxicologia ayurvédica por Élio LampreiaToxicologia ayurvédica por Élio Lampreia
Toxicologia ayurvédica por Élio LampreiaMichele Pó
 
Princípios Activos e Terapêuticos Ayurvédicos da Pimenta Longa
Princípios Activos e Terapêuticos Ayurvédicos da Pimenta LongaPrincípios Activos e Terapêuticos Ayurvédicos da Pimenta Longa
Princípios Activos e Terapêuticos Ayurvédicos da Pimenta LongaMichele Pó
 
Princípios Activos e Terapêuticos Ayurvédicos do Cravinho Eugenia caryophylus...
Princípios Activos e Terapêuticos Ayurvédicos do Cravinho Eugenia caryophylus...Princípios Activos e Terapêuticos Ayurvédicos do Cravinho Eugenia caryophylus...
Princípios Activos e Terapêuticos Ayurvédicos do Cravinho Eugenia caryophylus...Michele Pó
 
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Trigonella foenum graecum l
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Trigonella foenum graecum lPrincípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Trigonella foenum graecum l
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Trigonella foenum graecum lMichele Pó
 
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Ferula Assafoetida
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Ferula Assafoetida Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Ferula Assafoetida
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Ferula Assafoetida Michele Pó
 
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos dos Cominhos
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos dos CominhosPrincípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos dos Cominhos
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos dos CominhosMichele Pó
 
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos do Cardamomo
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos do CardamomoPrincípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos do Cardamomo
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos do CardamomoMichele Pó
 
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Canela
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Canela Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Canela
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Canela Michele Pó
 
Panchakarma - Rita Quintas
Panchakarma - Rita QuintasPanchakarma - Rita Quintas
Panchakarma - Rita QuintasMichele Pó
 
A importância dos sub doshas no diagnóstico - Cátia Amoreirinha
A importância dos sub doshas no diagnóstico - Cátia AmoreirinhaA importância dos sub doshas no diagnóstico - Cátia Amoreirinha
A importância dos sub doshas no diagnóstico - Cátia AmoreirinhaMichele Pó
 
Rasayana - Carlos Nunes
Rasayana   - Carlos NunesRasayana   - Carlos Nunes
Rasayana - Carlos NunesMichele Pó
 
Nadis e marmas corporificação da energia e entrada do self
Nadis e marmas  corporificação da energia e entrada do self Nadis e marmas  corporificação da energia e entrada do self
Nadis e marmas corporificação da energia e entrada do self Michele Pó
 

Más de Michele Pó (20)

Kaumara bhritya por Tânia Pires
Kaumara bhritya por Tânia PiresKaumara bhritya por Tânia Pires
Kaumara bhritya por Tânia Pires
 
Vaji karana - Medicina Reprodutiva no Ayurveda por Pedro Sequeira
Vaji karana - Medicina Reprodutiva no Ayurveda por Pedro SequeiraVaji karana - Medicina Reprodutiva no Ayurveda por Pedro Sequeira
Vaji karana - Medicina Reprodutiva no Ayurveda por Pedro Sequeira
 
Saúde da mulher por Maria Brito do Rio
Saúde da mulher por Maria Brito do RioSaúde da mulher por Maria Brito do Rio
Saúde da mulher por Maria Brito do Rio
 
Os gunas e a mente no Ayurveda por Maria Afonso
Os gunas e a mente no Ayurveda por Maria AfonsoOs gunas e a mente no Ayurveda por Maria Afonso
Os gunas e a mente no Ayurveda por Maria Afonso
 
Salakya Tantra por Joana Nascimento
Salakya Tantra por   Joana NascimentoSalakya Tantra por   Joana Nascimento
Salakya Tantra por Joana Nascimento
 
Bhuta vidya - Psiquiatria na medicina ayurvédica por Francisca Rebela
Bhuta vidya - Psiquiatria na medicina ayurvédica por Francisca RebelaBhuta vidya - Psiquiatria na medicina ayurvédica por Francisca Rebela
Bhuta vidya - Psiquiatria na medicina ayurvédica por Francisca Rebela
 
Medicina Interna por Filipa Falcão
Medicina Interna por Filipa FalcãoMedicina Interna por Filipa Falcão
Medicina Interna por Filipa Falcão
 
Rasayana - Longevidade e Revitalização Terapêutica por Elisângela Massochin
Rasayana - Longevidade e Revitalização Terapêutica por Elisângela MassochinRasayana - Longevidade e Revitalização Terapêutica por Elisângela Massochin
Rasayana - Longevidade e Revitalização Terapêutica por Elisângela Massochin
 
Toxicologia ayurvédica por Élio Lampreia
Toxicologia ayurvédica por Élio LampreiaToxicologia ayurvédica por Élio Lampreia
Toxicologia ayurvédica por Élio Lampreia
 
Princípios Activos e Terapêuticos Ayurvédicos da Pimenta Longa
Princípios Activos e Terapêuticos Ayurvédicos da Pimenta LongaPrincípios Activos e Terapêuticos Ayurvédicos da Pimenta Longa
Princípios Activos e Terapêuticos Ayurvédicos da Pimenta Longa
 
Princípios Activos e Terapêuticos Ayurvédicos do Cravinho Eugenia caryophylus...
Princípios Activos e Terapêuticos Ayurvédicos do Cravinho Eugenia caryophylus...Princípios Activos e Terapêuticos Ayurvédicos do Cravinho Eugenia caryophylus...
Princípios Activos e Terapêuticos Ayurvédicos do Cravinho Eugenia caryophylus...
 
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Trigonella foenum graecum l
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Trigonella foenum graecum lPrincípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Trigonella foenum graecum l
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Trigonella foenum graecum l
 
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Ferula Assafoetida
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Ferula Assafoetida Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Ferula Assafoetida
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Ferula Assafoetida
 
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos dos Cominhos
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos dos CominhosPrincípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos dos Cominhos
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos dos Cominhos
 
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos do Cardamomo
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos do CardamomoPrincípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos do Cardamomo
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos do Cardamomo
 
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Canela
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Canela Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Canela
Princípios Activos e Fitoterápicos Ayurvédicos da Canela
 
Panchakarma - Rita Quintas
Panchakarma - Rita QuintasPanchakarma - Rita Quintas
Panchakarma - Rita Quintas
 
A importância dos sub doshas no diagnóstico - Cátia Amoreirinha
A importância dos sub doshas no diagnóstico - Cátia AmoreirinhaA importância dos sub doshas no diagnóstico - Cátia Amoreirinha
A importância dos sub doshas no diagnóstico - Cátia Amoreirinha
 
Rasayana - Carlos Nunes
Rasayana   - Carlos NunesRasayana   - Carlos Nunes
Rasayana - Carlos Nunes
 
Nadis e marmas corporificação da energia e entrada do self
Nadis e marmas  corporificação da energia e entrada do self Nadis e marmas  corporificação da energia e entrada do self
Nadis e marmas corporificação da energia e entrada do self
 

Último

DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...
DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...
DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...IsabelPereira2010
 
Jogo de Rimas - Para impressão em pdf a ser usado para crianças
Jogo de Rimas - Para impressão em pdf a ser usado para criançasJogo de Rimas - Para impressão em pdf a ser usado para crianças
Jogo de Rimas - Para impressão em pdf a ser usado para criançasSocorro Machado
 
EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVAEDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVAssuser2ad38b
 
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdf
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdfRecomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdf
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdfFrancisco Márcio Bezerra Oliveira
 
SSE_BQ_Matematica_4A_SR.pdfffffffffffffffffffffffffffffffffff
SSE_BQ_Matematica_4A_SR.pdfffffffffffffffffffffffffffffffffffSSE_BQ_Matematica_4A_SR.pdfffffffffffffffffffffffffffffffffff
SSE_BQ_Matematica_4A_SR.pdfffffffffffffffffffffffffffffffffffNarlaAquino
 
Projeto de Extensão - DESENVOLVIMENTO BACK-END.pdf
Projeto de Extensão - DESENVOLVIMENTO BACK-END.pdfProjeto de Extensão - DESENVOLVIMENTO BACK-END.pdf
Projeto de Extensão - DESENVOLVIMENTO BACK-END.pdfHELENO FAVACHO
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIA
PROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIAPROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIA
PROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIAHELENO FAVACHO
 
Estudar, para quê? Ciência, para quê? Parte 1 e Parte 2
Estudar, para quê?  Ciência, para quê? Parte 1 e Parte 2Estudar, para quê?  Ciência, para quê? Parte 1 e Parte 2
Estudar, para quê? Ciência, para quê? Parte 1 e Parte 2Maria Teresa Thomaz
 
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptxSlides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividadesRevolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividadesFabianeMartins35
 
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptxSlides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdf
Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdfProjeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdf
Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdfHELENO FAVACHO
 
P P P 2024 - *CIEJA Santana / Tucuruvi*
P P P 2024  - *CIEJA Santana / Tucuruvi*P P P 2024  - *CIEJA Santana / Tucuruvi*
P P P 2024 - *CIEJA Santana / Tucuruvi*Viviane Moreiras
 
Araribá slides 9ano.pdf para os alunos do medio
Araribá slides 9ano.pdf para os alunos do medioAraribá slides 9ano.pdf para os alunos do medio
Araribá slides 9ano.pdf para os alunos do medioDomingasMariaRomao
 
Plano de aula Nova Escola períodos simples e composto parte 1.pptx
Plano de aula Nova Escola períodos simples e composto parte 1.pptxPlano de aula Nova Escola períodos simples e composto parte 1.pptx
Plano de aula Nova Escola períodos simples e composto parte 1.pptxPaulaYaraDaasPedro
 
Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptx
Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptxResponde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptx
Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptxAntonioVieira539017
 
aula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.ppt
aula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.pptaula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.ppt
aula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.pptssuser2b53fe
 
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptx
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptxSlides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptx
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdfCurrículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdfTutor de matemática Ícaro
 
PROJETO DE EXTENÇÃO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.pdf
PROJETO DE EXTENÇÃO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.pdfPROJETO DE EXTENÇÃO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.pdf
PROJETO DE EXTENÇÃO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.pdfHELENO FAVACHO
 

Último (20)

DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...
DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...
DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...
 
Jogo de Rimas - Para impressão em pdf a ser usado para crianças
Jogo de Rimas - Para impressão em pdf a ser usado para criançasJogo de Rimas - Para impressão em pdf a ser usado para crianças
Jogo de Rimas - Para impressão em pdf a ser usado para crianças
 
EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVAEDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
 
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdf
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdfRecomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdf
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdf
 
SSE_BQ_Matematica_4A_SR.pdfffffffffffffffffffffffffffffffffff
SSE_BQ_Matematica_4A_SR.pdfffffffffffffffffffffffffffffffffffSSE_BQ_Matematica_4A_SR.pdfffffffffffffffffffffffffffffffffff
SSE_BQ_Matematica_4A_SR.pdfffffffffffffffffffffffffffffffffff
 
Projeto de Extensão - DESENVOLVIMENTO BACK-END.pdf
Projeto de Extensão - DESENVOLVIMENTO BACK-END.pdfProjeto de Extensão - DESENVOLVIMENTO BACK-END.pdf
Projeto de Extensão - DESENVOLVIMENTO BACK-END.pdf
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIA
PROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIAPROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIA
PROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIA
 
Estudar, para quê? Ciência, para quê? Parte 1 e Parte 2
Estudar, para quê?  Ciência, para quê? Parte 1 e Parte 2Estudar, para quê?  Ciência, para quê? Parte 1 e Parte 2
Estudar, para quê? Ciência, para quê? Parte 1 e Parte 2
 
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptxSlides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
 
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividadesRevolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
 
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptxSlides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
 
Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdf
Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdfProjeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdf
Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdf
 
P P P 2024 - *CIEJA Santana / Tucuruvi*
P P P 2024  - *CIEJA Santana / Tucuruvi*P P P 2024  - *CIEJA Santana / Tucuruvi*
P P P 2024 - *CIEJA Santana / Tucuruvi*
 
Araribá slides 9ano.pdf para os alunos do medio
Araribá slides 9ano.pdf para os alunos do medioAraribá slides 9ano.pdf para os alunos do medio
Araribá slides 9ano.pdf para os alunos do medio
 
Plano de aula Nova Escola períodos simples e composto parte 1.pptx
Plano de aula Nova Escola períodos simples e composto parte 1.pptxPlano de aula Nova Escola períodos simples e composto parte 1.pptx
Plano de aula Nova Escola períodos simples e composto parte 1.pptx
 
Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptx
Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptxResponde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptx
Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptx
 
aula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.ppt
aula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.pptaula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.ppt
aula de bioquímica bioquímica dos carboidratos.ppt
 
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptx
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptxSlides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptx
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptx
 
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdfCurrículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
 
PROJETO DE EXTENÇÃO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.pdf
PROJETO DE EXTENÇÃO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.pdfPROJETO DE EXTENÇÃO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.pdf
PROJETO DE EXTENÇÃO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.pdf
 

Prakriti Kapha

  • 1. Instituto de Medicina TradicionalPrakriti KaphaDisciplina de Medicina AyurvédicaProfessora Michele PóTrabalho realizado por Eunice Cardoso, 3ºA – Naturopatia
  • 2. Prakriti Cada pessoa possui uma proporção única dos três doshas no corpo que é determinada na data do nascimento. A essa proporção imutável, uma espécie de DNA doshico, dá-se o nome de prakriti. É de acordo com o prakriti que todas as características físicas, psíquicas e espirituais do indivíduo se manifestam.
  • 3. Dosha Dosha Vata - sendo o princípio dominante no corpo que controla o movimento; Dosha Pitta - que controla o metabolismo e a digestão; Dosha Kapha - que é o responsável pela estrutura física, para manter as células juntas e formar os músculos, a gordura, os ossos, o tecido conjuntivo e o equilíbrio dos fluidos.
  • 4. Kapha Dosha A característica básica do tipo Kapha é "relaxado". Gera estabilidade e regularidade. Fornece a força e a resistência física que definem a estrutura robusta das pessoas típicas deste tipo. Estas são consideradas afortunadas no Ayurveda porque, geralmente, têm uma excelente saúde e expressam uma visão do mundo serena, feliz e tranquila.
  • 5. Kapha Dosha É responsável pela firmeza e pela estabilidade, pela manutenção dos fluidos corporais, pela lubrificação das articulações em geral, pelas emoções positivas como as de paz, amor e compaixão. Quando agravado reduz a capacidade digestiva e provoca a acumulação do muco, sensação de exaustão, de frio, de peso, palidez, dificuldade de respirar, tosse e um desejo excessivo de dormir. Kapha localiza-se no peito (sua sede), garganta, cabeça, pâncreas, costelas, estômago, nariz e língua.
  • 6. Kapha Dosha Os elementos (bhutas) deste dosha são a Água e a Terra.
  • 7. Manifestações de Kapha Para Kapha, o ciclo diurno é das 6:00h às 10:00h e o ciclo nocturno, das 18:00h às 22:00h. Ao despertar, inicia-se o período Kapha da manhã, o indivíduo encontra-se lento, pesado, relaxado e calmo, pronto para um dia repleto de actividades. Com a chegada da noite, o corpo começa a retomar as qualidades de Kapha, mais tranquilo e relaxado, ideal para uma refeição leve e igualmente tranquila. As Estações de Kapha, são Primavera e Verão, os meses são de Setembro a Dezembro e as qualidades (gunas) são frias e húmidas.
  • 8. Manifestações de Kapha No inverno tendemos a um aumento na produção de Kapha (água + terra). O indivíduo desta constituição deve ter certos cuidados para não a agravar no seu organismo, sendo o inverno um factor agravante. Kapha deverá procurar manter-se quente, fazer exercícios físicos pela manhã (entre 6 e 10h), manter uma dieta quente, leve e seca, comer ao meio dia e não comer depois das 18h, evitar dormir muito e ter preguiça, evitar sentimentos de apego, cobiça, mágoa e tristeza.
  • 9. Características gerais de Kapha Constituição física sólida Robusto entroncado, baixo, ou alto, físico bem desenvolvido Lubrifica e humedece Dá firmeza às articulações Estabilidade Fortifica o carácter e a determinação Serenidade nos empreendimentos Tem compaixão e sente-se livre de inveja Calma, contentamento, sentimentalismo e apego Musculação firme Potência sexual Grande força e resistência físicas
  • 10. Características gerais de Kapha Energia uniforme Movimentos lentos e graciosos Personalidade tranquila e relaxada Custa a ficar zangado A voz é agradável, profunda e melodiosa Pele fria, suave, espessa, pálida e frequentemente oleosa Tez agradável e radiante Olhos profundos, escuros, azuis, grandes Cabelos finos, escuros, sedosos e ondulados Dentes fortes e brancos
  • 11. Características gerais de Kapha Custa a captar novas informações, mas depois que as assimila costuma retê-las bem Sono pesado e prolongado, difícil de levantar (oito a dez horas de sono necessárias) Pesado com tendência para a obesidade Digestão lenta, fome moderada Deve preferir alimentos picantes, amargos e adstringentes cozidos com temperos, mas não muito oleosos Afectuoso, tolerante, magnânimo
  • 12. Características gerais de Kapha Propensão para ser possessivo Satisfeito consigo mesmo Os sonhos têm tendência para serem românticos, com sentimentos calorosos, sonha pouco, com parentes e amigos Gosta do que envolve água, cozinhar, arranjos da casa Mentalmente lento, firme, sombria e sentimental Tendência a ser materialista
  • 13. É extremamente Kapha Ficar a remoer pensamentos durante muito tempo antes de tomar uma decisão Levantar devagar, ficar na cama um longo tempo e precisar tomar um café logo que acorda Respeitar os sentimentos das outras pessoas (com relação às quais sente uma genuína empatia) Buscar conforto emocional na comida Ter movimentos graciosos, olhos lânguidos e um andar deslizante, mesmo quando gordo
  • 14. Subdoshas Kapha Alambak Kapha Este Sub-Dosha fica localizado no coração, peito e zona dorsal. Controla a lubrificação e os fluidos que envolvem o coração, os pulmões e a parte superior das costas. Mantém a força do peito, pulmões e costas. Produz musculatura forte e protege o coração. Quando em desequilíbrio, surgem problemas respiratórios de todos os tipos, letargia e dores lombares.
  • 15. Subdoshas Kapha Kladak Kapha Este reside no estômago e controla a lubrificação do processo digestivo e dos órgãos internos. Quando os alimentos passam do estômago em forma não digerida, o Kladak amassa os alimentos e empurra-os para o Jataragni (o fogo da digestão no estômago). Mantém húmida a parede do estômago e é essencial para a digestão. Quando em desequilíbrio, surge o enfraquecimento da digestão, podendo esta ficar mais lenta ou pesada.
  • 16. Subdoshas Kapha Tarpak Kapha   Este Sub-Dosha fica localizado nas cavidades dos seios nasais, na cabeça e no fluido espinhal. Actua na cabeça onde trabalha para lubrificar os processos dos órgãos sensoriais, como os ouvidos, olhos, olfacto e tacto. Quando em desequilíbrio, surge a congestão dos seios nasais, dores de cabeça devido à sinusite, diminuição do olfacto e insensibilidade geral dos sentidos.
  • 17. Subdoshas Kapha Bodhak Kapha Este Sub-Dosha reside na língua. Controla o paladar e os desejos do paladar, a digestão e a saliva. Proporciona a selecção dos sabores dos alimentos permitindo o que deve ser aceite ou rejeitando o que não está bom. Quando em desequilíbrio, surge o enfraquecimento das pupilas gustativas e das glândulas salivares. Quando o paladar enfraquece, o corpo fica mais sujeito a outros problemas de Kapha como a obesidade, alergia aos alimentos, congestão das membranas mucosas e diabetes.
  • 18. Subdoshas Kapha Slashak Kapha Este Sub-Dosha encontra-se em todas as articulações do corpo lubrificando-as com uma substância chamada líquido sinovial, e auxiliando todos os movimentos. Quando em desequilíbrio, podem surgir articulações fracas, doridas ou com líquidos. Quando o Vata está em excesso seca as articulações e provoca a artrite. Quando o Pitta está em excesso, aquece e inflama as articulações, causando sintomas de reumatismo.
  • 19. Desequilíbrios típicos de Kapha Sonolência (tundra) Timidez (staimitya) Peso (gurugatrata) Preguiça (Alasya) Produção excessiva de mucosidades (slesmodgirana) Indigestão (apakti) Arteriosclerose (dhamanipraticaya) Palidez (svetarabhasata) Obesidade (atisthaulya)
  • 20. Desequilíbrios típicos de Kapha   Desordens respiratórias; Aumento da produção de urina, fezes e saliva; Desordens digestivas; Metabolismo pobre; Redução da capacidade mental; Fraqueza e letargia; Repentinas mudanças de gosto.
  • 21. Alimentação Uma dieta Kapha equilibrada, tende a excluir tudo o que seja digerido mais lentamente, que dê sensação de peso e estabilidade. A pessoa Kapha já é estável, pesada e tende a engordar. Esta deseja comer tudo que seja de digestão rápida e que dê sensação de leveza. Necessita gerar ar, mobilidade, flexibilidade na sua mente e no seu corpo. Por isso exclui da sua dieta as massas em excesso, os doces e as comidas caudalosas (com muita água).
  • 22.
  • 23. Kapha e a sexualidade No desenvolvimento do feto, o tecido reprodutor e sexual é o último a ser formado, sendo, por isso, o mais diferenciado dentro da fisiologia energética. As emoções estão intimamente ligadas a este processo e, juntamente com a alimentação e a respiração, participam no movimento vital. Assim, podemos concluir que todas as práticas, como exercícios respiratórios (pranayamas), psicofísicos (asanas) e meditação (dhyana), são também direccionados para a realização amorosa, seja ela apenas física ou espiritual.
  • 24. Kapha e a sexualidade Os tipos Kapha têm muita energia, portanto, podem ter uma actividade sexual mais intensa e frequente que os outros. Eles inocentemente “brincam seduzindo” com todos em qualquer lugar. São donos de grande sensualidade e capacidade de procriação. Estão intimamente ligados à criatividade essencial, simbolizando a maternal ou paternal natureza, associada ao profundo erotismo e protecção para a família humana. Em relação à fisiologia sexual podemos dizer que Kapha é responsável pela produção de hormonas sexuais.
  • 25. Tratamento e prevenção Massagem Abhyanga Desenvolvida pela Medicina Ayurveda, é uma massagem terapêutica de origem milenar. Utiliza óleos aquecidos a uma temperatura ligeiramente superior à do corpo, revitaliza os tecidos, ajuda a eliminar toxinas das células, estimula a circulação sanguínea e linfática, promove o rejuvenescimento através do equilíbrio das energias. Os movimentos e técnicas usadas ajudam o alongamento do corpo, bem como a distender as articulações aumentando a flexibilidade. Isto permite que o prana - energia vital - circule em liberdade, restaurando o equilíbrio em todo o corpo.
  • 26. Tratamento e prevenção Swedana Consiste numa mini-sauna a vapor, que é feita após a aplicação de óleo vegetal no corpo todo, ou após Abhyanga. Promove transpiração e relaxamento. A sua acção terapêutica é muito eficaz em Kapha pois este necessita de aquecimento para diluir o excesso de muco, embora tenha necessidade de calor mais seco, por a sua constituição conter água.
  • 27. Tratamento e prevenção WalukaSweda   WalukaSweda é uma terapia por aquecimento a seco. A maioria dos aquecimentos a seco é muito aconselhada para tratamentos de desequilíbrios de Kapha. Quando há humidade excessiva no corpo ou arrefecimento com humidade, gera-se um desequilíbrio profundo do Kapha e do Vata. Os tratamentos de aquecimento a seco são muito benéficos para esses casos, em que se pode usar: Areia – sal – pedra – câmaras com aquecimento de pedras, lâmpadas infravermelhas, bolas térmicas, tijolo, mochamarma.
  • 28. Tratamento e prevenção Garshana É a técnica de drenagem com esfoliação do corpo com ervas em pó, combinada com drenagem, óptima para pessoas com excesso de Kapha, pois remove as células mortas, diminui a oleosidade da pele e estimula a circulação. Este é um tratamento herbário especializado para a redução de peso. Uma pasta herbária ou pó é aplicado por todo o corpo e este é profundamente massajado com movimentos específicos executados pelo terapeuta durante cerca de uma hora.
  • 29. Óleos para Kapha Os óleos que geram calor e os pós abrasivos são óptimos para este dosha, sendo este frio e congestionado. Devem-se combinar os seguintes ingredientes: Nirgundi (vitexnigundo), Karavira (Neriumindicum), Neem, Datura, KaranjaTaila, Óleos essenciais. Podem-se também optar por óleos à base de óleos vegetais de Girassol, Amêndoa Doce e Semente de Uva com óleos essenciais de Bergamota, Gengibre, Eucalipto Glóbulos e Manjerona.
  • 30. Asanas Em Sânscrito, as posturas de yoga são designadas por asanas. São posturas que dão conforto físico e compostura mental. Afectam as glândulas, os nervos, os músculos e todos os órgãos do corpo. Existem muitos benefícios físicos mas o efeito mais proeminente é o efeito mental. A prática de asanas pressiona as glândulas endócrinas, regulando assim a segregação de hormonas pelas mesmas. As hormonas afectam as emoções, e o equilíbrio resultante da prática de asanas facilita a concentração e a meditação e, desta forma, as asanas ajudam a preparar a mente para a meditação.
  • 31. Asanas Asanas para alguns desequilíbrios de Kapha Bronquite: Sirshasana, Halasana, Garbhasana, SuptaVajrasana, ArdhaChakrasana, Matsyasana. Enfisema: ArdhaChakrasana, Sarvangasana. Rinite: Matsyasana, Navasana, Halasana, Dhanurasana, Bhastrika. Sinusite: Simhasana, Paschimottanasana, Matsyasana. Diabetes: Navasana, Matsyasana, ArdhaChakrasana, SuptaVajrasana, Garbhasana. Desordens gastrointestinais crónicas: Matsyasana, Shalabhasana, Bhujangasana. Garganta inflamada: Simhasana, Sarvangasana, Shalabhasana, Matsyasana. Bronquite asmática: ArdhaChakrasana, Dhanurasana, Sarvangasana, Navasana, Nitambasana, Matsyasana, Bhujangasana.
  • 32. Sugestão de rotina Acordar antes de o sol nascer.   Esvaziar os intestinos e a bexiga logo após acordar.   Banhar-se todos os dias para criar uma sensação de frescura corporal.   Fazer uma meditação, cantar o mahamantraHareKrishna pela manhã ou à tarde cria frescor mental, purifica a alma e o corpo.   Não comer depois das oito horas da noite.   Lavar as mãos antes e depois de comer.   Escovar os dentes após as refeições.   Quinze minutos após a refeição dar uma curta caminhada.   Comer em silêncio, sentindo a comida.   Comer vagarosamente.   Todos os dias massajar as gengivas com o dedo e óleo de gergelim.  Jejuar um dia na semana para ajudar a reduzir as toxinas no corpo.   Dormir antes das 10 horas da noite. 
  • 33. Sugestão de Higiene física diária Não reprimir os impulsos naturais do corpo, como defecar, urinar, tossir, espirrar, bocejar, arrotar e liberar gases.   Esfregar as solas dos pés com óleo de gergelim antes de dormir produz um sono calmo e reparador.   Aplicar uma massagem à base de óleo estimula a circulação e alivia o excesso de Vata.  Mau hálito pode indicar constipação, má digestão, falta de higiene na boca e toxinas no cólon.   Odor corporal indica toxinas no sistema.   Deitar de costas por quinze minutos (shavasan) acalma a mente e relaxa o corpo.   Assoar o nariz com força pode danificar os ouvidos, olhos e o nariz.   Escarafunchar o nariz e comichão constante no ânus pode ser um sinal de parasitas no corpo.   Unhas longas podem ser pouco higiénicas. Evitar esforço físico como yoga e correr durante a menstruação.  
  • 34. Sugestão de Higiene mental Medo e nervosismo dissipam a energia e agravam Vata.   Possessividade, cobiça e apego intensificam Kapha.   Preocupação enfraquece o coração.  Ódio e a raiva geram toxinas no corpo e falar demais dissipa energia e agrava Vata.