SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 30
As Grandes Epístolas - Romanos, 1 E 2 Coríntios, Gálatas, 1 e 2 Tessalonicenses -  Profª. Daiane Peinado
O NOVO TESTAMENTO FOI ESCRITO EM GRANDE PARTE PELO APOSTOLO PAULO, EM HEBRAICO SAULO, CHAMADO DE TARSO POR SER ESTA SUA CIDADE DE ORIGEM! Ordem cronológica – das Epistolas Paulinas
O NOVO TESTAMENTO FOI ESCRITO EM GRANDE PARTE PELO APOSTOLO PAULO, EM HEBRAICO SAULO, CHAMADO DE TARSO POR SER ESTA SUA CIDADE DE ORIGEM! Ordem Canônica – das Epistolas Paulinas
Paulo foi um missionário extraordinário em  seu tempo, não somente pelas vastas regiões percorridas, mas também pelo interesse que demonstrava ter por seus “filhos espirituais”, interesse que se vê refletido em cada carta deste grupo. Ele  pregava o evangelho e também pastoreava, ensinava e instruía os crentes sobre a vida nova para a qual tinham sido chamados. da doutrina cristã.
O NOVO TESTAMENTO FOI ESCRITO EM GRANDE PARTE PELO APOSTOLO PAULO, EM HEBRAICO SAULO, CHAMADO DE TARSO POR SER ESTA SUA CIDADE DE ORIGEM! Contexto:  Tessalônica foi a principal cidade na Macedônia, no que é hoje a Grécia. O porto é mostrado no próximo slide. De acordo com Atos e I Tessalonicenses , havia muita hostilidade contra a comunidade cristã em Tessalônica. Embora Atos 17:3-4 diga que alguns judeus vieram para a fé cristã, I Tessalonicenses 1:9-10 indica que a maioria dos cristãos tessalônicos vieram da religião grego-romana.  I E II TESSALONICENSSES
Porto de Tessalônica Porto de Tessalônica Divindades Tradicionais
O NOVO TESTAMENTO FOI ESCRITO EM GRANDE PARTE PELO APOSTOLO PAULO, EM HEBRAICO SAULO, CHAMADO DE TARSO POR SER ESTA SUA CIDADE DE ORIGEM! Destinatários Os destinatários de 1 Tessalonicenses eram muito amados por Paulo e seus colaboradores, de forma que desejariam não só entregar-lhes o evangelho, mas também suas vidas. (2.8) .
O NOVO TESTAMENTO FOI ESCRITO EM GRANDE PARTE PELO APOSTOLO PAULO, EM HEBRAICO SAULO, CHAMADO DE TARSO POR SER ESTA SUA CIDADE DE ORIGEM! Ocasião e propósito • defender seu próprio ministério em Tessalonica; corrigir uma falsa impressão com respeito à segunda vinda de Cristo. Sobre isto, assegurou-lhes que os seus entes queridos já mortos participariam de tal evento .
O NOVO TESTAMENTO FOI ESCRITO EM GRANDE PARTE PELO APOSTOLO PAULO, EM HEBRAICO SAULO, CHAMADO DE TARSO POR SER ESTA SUA CIDADE DE ORIGEM! Caminho Egnatan
Culto ao Imperador Os romanos começaram a governar Tessalônica no segundo século a.C. . No final do primeiro século a.C. a adoração a divindades romanas e aos imperadores foi estabelecida. Há evidências de um templo a Júlio César e de um sacerdote de Augusto, o "filho de Deus".
TEMA PRINCIPAL - I TESSALONINCES  O tema da vinda do Senhor está presente nos cinco capítulos, colocando-o em posição de tema principal de toda a carta. Não somente fala do que está por vir, como também da maneira de viver aqui e agora (a vida de santidade). No Livro texto os temas são melhores abordados com Aplicações  práticas .
TEMA PRINCIPAL – II TESSALONINCES  O tema principal  se encontra nos dois primeiros capítulos: A Vinda de Cristo e a reunião dos crentes com Ele (2.1). Cristo  dará sua justa retribuição, em sua vinda, aos opressores dos cristãos(1.3-10). Antes de sua vinda, ocorrerão certas coisas como a apostasia (2.3) e a aparição do “Anticristo” (2.3).
“ Bema" corinto, uma plataforma onde uma pessoa ou autoridade podia sentar-se para ouvir casos jurídicos.  I e II CORINTIOS
Contexto Histórico Corinto era um dos grandes centros comerciais do mundo no Mar Mediterrâneo oriental dos tempos de Paulo, por ser uma cidade portuária sua população era bem mesclada. Esse contexto pode ser aplicado tanto em I Coríntios como em II Coríntios.
Igreja Sabendo da importância estratégica de Corinto Paulo passou um ano e meio estabelecendo as igrejas dessa cidade, mas, na sua segunda viagem missionária, teve mais dificuldades que na anterior. A atmosfera não era muito apropriada à vida santa, era formada por judeus e gentios.
Destinatários Os destinatários desta epístola são os membros da Igreja de Corinto (1.2-3). Ocasião e Propósito Ao lermos atentamente a carta fica evidente que o motivo principal da carta é de caráter corretivo. Problemas morais e doutrinários foram tratados na carta.
Tema principal  de  I Corintios.  A definição do tema principal da 1 Coríntios numa frase só seria: “A resposta de Deus por meio do Apóstolo Paulo, aos problemas da igreja, para que haja uma vida de santidade em todas as áreas”. Os temas centrais serão abordados com aplicações práticas no livro texto
Data e lugar de redação – I Corintios.  É provável que tenha sido escrita em Eféso entre os anos 54 e 57 d.C, sendo possível a data de redação o ano 55 d.C. .
Data e lugar de redação – II Corintios.  Paulo escreveu, de Filipos, a segunda carta aos Coríntios. A data da redação geralmente aceita é o ano 56 d.C. .
Tema principal  A definição do tema principal da 1 Coríntios numa frase só seria: “A resposta de Deus por meio do Apóstolo Paulo, aos problemas da igreja, para que haja uma vida de santidade em todas as áreas”. Os temas centrais serão abordados com aplicações práticas no livro texto. . .
“ Bema" corinto, uma plataforma onde uma pessoa ou autoridade podia sentar-se para ouvir casos jurídicos.  GALATAS
Contexto Histórico Os gálatas eram um povo de origem celta, conhecidos como gauleses. Habitavam uma  região que aos poucos foi denominada como província  Gálatas, que compreendia as cidades de gálatas de Antioquia da Pisídia, Icônio,Listra e Derbe, cidades que Paulo evangelizou em sua primeira viagem missionária e que visitou em sua segunda viagem   Ruínas  de um templo
Tumbá gálata em Górdio A Igreja Foi fruto das primeiras viagens missionárias de Paulo e estava localizada em toda a província de Gálatas. .  Aspectos Literários Autoria Não existem dúvidas quanto à autoria paulina de Gálatas (1.1). Destinatários A carta é endereçada “às Igrejas da Galácia” (1.2).
Arte de Távio - gálata  Tema Principal  O tema principal da carta aos Gálatas é a “Liberdade Cristã”. Este conceito está solidamente apoiado na doutrina da justificação e da santificação pela fé. “Uma adequada compreensão da liberdade cristã, liberta os crentes e lhes permite viver por fé, gozando de pureza e liberdade espiritual.
ROMANOS
 
Contexto Histórico A cidade Nos dias do Apóstolo Paulo, Roma era a capital do Império Romano que se estendia da Inglaterra até a Arábia. Era uma cidade rica e cosmopolita, o centro diplomático e comercial do mundo conhecido. No tempo do imperador Augusto César possuía aproximadamente um milhão de habitantes.
Destinatário Paulo endereçou sua carta aos fiéis de Roma, tanto judeus como gentios (1.7).  Ocasião e Propósito A grande controvérsia entre a lei e a graça. Judaizantes e gentios.
Local e Data É praticamente certo que foi escrita na primavera de 56 d.C, em sua última visita a Jerusalém
Tema Principal A Epístola aos Romanos apresenta os grandes temas da redenção: a culpa da humanidade; nossa incapacidade pessoal de ganhar o favor de Deus; a morte redentora de Cristo e o presente gratuito da salvação que só é recebido pela fé, para a justificação e santificação.

Más contenido relacionado

La actualidad más candente

Carta aos Romanos 01
Carta aos Romanos 01Carta aos Romanos 01
Carta aos Romanos 01aylanj
 
Introdução à Carta aos Hebreus
Introdução à Carta aos Hebreus Introdução à Carta aos Hebreus
Introdução à Carta aos Hebreus ipbmorrinhos
 
A Igreja em Corinto: Realidade espiritual x Vivência diária
A Igreja em Corinto: Realidade espiritual x Vivência diáriaA Igreja em Corinto: Realidade espiritual x Vivência diária
A Igreja em Corinto: Realidade espiritual x Vivência diáriaDaniel Junior
 
As Cartas Apostolicas
As Cartas ApostolicasAs Cartas Apostolicas
As Cartas ApostolicasJNR
 
Panorama do NT - 1Coríntios
Panorama do NT - 1CoríntiosPanorama do NT - 1Coríntios
Panorama do NT - 1CoríntiosRespirando Deus
 
“Deus pelas mãos de Paulo fazia milagres extraordinários”
“Deus pelas mãos de Paulo fazia milagres extraordinários”“Deus pelas mãos de Paulo fazia milagres extraordinários”
“Deus pelas mãos de Paulo fazia milagres extraordinários”JUERP
 
EEPOAD - Epístolas Cristãs 2
EEPOAD - Epístolas Cristãs 2EEPOAD - Epístolas Cristãs 2
EEPOAD - Epístolas Cristãs 2Jamerson Maia
 
1º tessalonicenses
1º tessalonicenses1º tessalonicenses
1º tessalonicensesrenisvan
 
Paulo e a Igreja em Corinto
Paulo e a Igreja em CorintoPaulo e a Igreja em Corinto
Paulo e a Igreja em Corintoguest985a0e
 
A Epístola aos Romanos
A Epístola aos RomanosA Epístola aos Romanos
A Epístola aos RomanosCelso Napoleon
 

La actualidad más candente (20)

Cartas paulinas
Cartas paulinasCartas paulinas
Cartas paulinas
 
8. epístola de paulo aos romanos
8. epístola de paulo aos romanos8. epístola de paulo aos romanos
8. epístola de paulo aos romanos
 
Carta aos Romanos 01
Carta aos Romanos 01Carta aos Romanos 01
Carta aos Romanos 01
 
Introdução à Carta aos Hebreus
Introdução à Carta aos Hebreus Introdução à Carta aos Hebreus
Introdução à Carta aos Hebreus
 
1 - EXPOSIÇÃO DE ROMANOS - INTRODUÇÃO
1 - EXPOSIÇÃO DE ROMANOS - INTRODUÇÃO1 - EXPOSIÇÃO DE ROMANOS - INTRODUÇÃO
1 - EXPOSIÇÃO DE ROMANOS - INTRODUÇÃO
 
A Igreja em Corinto: Realidade espiritual x Vivência diária
A Igreja em Corinto: Realidade espiritual x Vivência diáriaA Igreja em Corinto: Realidade espiritual x Vivência diária
A Igreja em Corinto: Realidade espiritual x Vivência diária
 
As Cartas Apostolicas
As Cartas ApostolicasAs Cartas Apostolicas
As Cartas Apostolicas
 
Introduçã..
Introduçã..Introduçã..
Introduçã..
 
Panorama do NT - 1Coríntios
Panorama do NT - 1CoríntiosPanorama do NT - 1Coríntios
Panorama do NT - 1Coríntios
 
STNB-NT2-M3
STNB-NT2-M3STNB-NT2-M3
STNB-NT2-M3
 
Introdução ao Novo testamento
Introdução ao Novo testamentoIntrodução ao Novo testamento
Introdução ao Novo testamento
 
“Deus pelas mãos de Paulo fazia milagres extraordinários”
“Deus pelas mãos de Paulo fazia milagres extraordinários”“Deus pelas mãos de Paulo fazia milagres extraordinários”
“Deus pelas mãos de Paulo fazia milagres extraordinários”
 
Carta aos gálatas
Carta aos gálatasCarta aos gálatas
Carta aos gálatas
 
EEPOAD - Epístolas Cristãs 2
EEPOAD - Epístolas Cristãs 2EEPOAD - Epístolas Cristãs 2
EEPOAD - Epístolas Cristãs 2
 
Exposição 01 = A Mensagem de Gálatas
Exposição 01 = A Mensagem de GálatasExposição 01 = A Mensagem de Gálatas
Exposição 01 = A Mensagem de Gálatas
 
Epístola aos Romanos
Epístola aos RomanosEpístola aos Romanos
Epístola aos Romanos
 
1º tessalonicenses
1º tessalonicenses1º tessalonicenses
1º tessalonicenses
 
As Cartas de Paulo
As Cartas de PauloAs Cartas de Paulo
As Cartas de Paulo
 
Paulo e a Igreja em Corinto
Paulo e a Igreja em CorintoPaulo e a Igreja em Corinto
Paulo e a Igreja em Corinto
 
A Epístola aos Romanos
A Epístola aos RomanosA Epístola aos Romanos
A Epístola aos Romanos
 

Similar a STNB-NT2-M1

epistolaspaulinascorrigidas.pdf
epistolaspaulinascorrigidas.pdfepistolaspaulinascorrigidas.pdf
epistolaspaulinascorrigidas.pdfcadastromoria
 
Epistola Paulina Completo.pptx
Epistola Paulina  Completo.pptxEpistola Paulina  Completo.pptx
Epistola Paulina Completo.pptxLucianoMachado52
 
IBADEP BASICO - EPISTOLAS PAULINAS E GERAIS AULA1 - ROMANOS, GALATAS E EFÉS...
IBADEP BASICO -  EPISTOLAS PAULINAS E GERAIS  AULA1 - ROMANOS, GALATAS E EFÉS...IBADEP BASICO -  EPISTOLAS PAULINAS E GERAIS  AULA1 - ROMANOS, GALATAS E EFÉS...
IBADEP BASICO - EPISTOLAS PAULINAS E GERAIS AULA1 - ROMANOS, GALATAS E EFÉS...Rubens Sohn
 
comentário biblico-1 coríntios (moody)
comentário biblico-1 coríntios (moody)comentário biblico-1 coríntios (moody)
comentário biblico-1 coríntios (moody)leniogravacoes
 
Lição 9 - Filipenses, Colossenses, 1 e 2 Tessalonicenses.
Lição 9 - Filipenses, Colossenses, 1 e 2 Tessalonicenses.Lição 9 - Filipenses, Colossenses, 1 e 2 Tessalonicenses.
Lição 9 - Filipenses, Colossenses, 1 e 2 Tessalonicenses.Nehemias Santos
 
I e ii_tessalonicenses.b
I e ii_tessalonicenses.bI e ii_tessalonicenses.b
I e ii_tessalonicenses.bricardosantista
 
I Corintios Inicio
 I Corintios Inicio I Corintios Inicio
I Corintios InicioUEPB
 
Continuação da Análise de I Corintios
Continuação da Análise de I CorintiosContinuação da Análise de I Corintios
Continuação da Análise de I CorintiosUEPB
 
Estudo Bíblico de I Corintios
Estudo Bíblico de I CorintiosEstudo Bíblico de I Corintios
Estudo Bíblico de I CorintiosUEPB
 
EPISTOLAS PAULINA Aula 4.pdf
EPISTOLAS PAULINA Aula 4.pdfEPISTOLAS PAULINA Aula 4.pdf
EPISTOLAS PAULINA Aula 4.pdfEdesioSilva3
 

Similar a STNB-NT2-M1 (20)

epistolaspaulinascorrigidas.pdf
epistolaspaulinascorrigidas.pdfepistolaspaulinascorrigidas.pdf
epistolaspaulinascorrigidas.pdf
 
Epistola Paulina Completo.pptx
Epistola Paulina  Completo.pptxEpistola Paulina  Completo.pptx
Epistola Paulina Completo.pptx
 
Panorama do nt 3
Panorama do nt 3Panorama do nt 3
Panorama do nt 3
 
IBADEP BASICO - EPISTOLAS PAULINAS E GERAIS AULA1 - ROMANOS, GALATAS E EFÉS...
IBADEP BASICO -  EPISTOLAS PAULINAS E GERAIS  AULA1 - ROMANOS, GALATAS E EFÉS...IBADEP BASICO -  EPISTOLAS PAULINAS E GERAIS  AULA1 - ROMANOS, GALATAS E EFÉS...
IBADEP BASICO - EPISTOLAS PAULINAS E GERAIS AULA1 - ROMANOS, GALATAS E EFÉS...
 
Paulo vida e_obra
Paulo vida e_obraPaulo vida e_obra
Paulo vida e_obra
 
comentário biblico-1 coríntios (moody)
comentário biblico-1 coríntios (moody)comentário biblico-1 coríntios (moody)
comentário biblico-1 coríntios (moody)
 
Atos dos apostolos
Atos dos apostolos Atos dos apostolos
Atos dos apostolos
 
STNB-NT2-M2
STNB-NT2-M2STNB-NT2-M2
STNB-NT2-M2
 
Lição 9 - Filipenses, Colossenses, 1 e 2 Tessalonicenses.
Lição 9 - Filipenses, Colossenses, 1 e 2 Tessalonicenses.Lição 9 - Filipenses, Colossenses, 1 e 2 Tessalonicenses.
Lição 9 - Filipenses, Colossenses, 1 e 2 Tessalonicenses.
 
I e ii_tessalonicenses.b
I e ii_tessalonicenses.bI e ii_tessalonicenses.b
I e ii_tessalonicenses.b
 
I e ii_tessalonicenses
I e ii_tessalonicensesI e ii_tessalonicenses
I e ii_tessalonicenses
 
Panorama do nt 2
Panorama do nt 2Panorama do nt 2
Panorama do nt 2
 
Absg 12-q3-p-l03-t
Absg 12-q3-p-l03-tAbsg 12-q3-p-l03-t
Absg 12-q3-p-l03-t
 
I Corintios Inicio
 I Corintios Inicio I Corintios Inicio
I Corintios Inicio
 
Continuação da Análise de I Corintios
Continuação da Análise de I CorintiosContinuação da Análise de I Corintios
Continuação da Análise de I Corintios
 
Estudo Bíblico de I Corintios
Estudo Bíblico de I CorintiosEstudo Bíblico de I Corintios
Estudo Bíblico de I Corintios
 
Lição 01: Paulo e a Igreja em Filipos
Lição 01:  Paulo e a Igreja em FiliposLição 01:  Paulo e a Igreja em Filipos
Lição 01: Paulo e a Igreja em Filipos
 
EPISTOLAS PAULINA Aula 4.pdf
EPISTOLAS PAULINA Aula 4.pdfEPISTOLAS PAULINA Aula 4.pdf
EPISTOLAS PAULINA Aula 4.pdf
 
A Conversão de Paulo
A Conversão de PauloA Conversão de Paulo
A Conversão de Paulo
 
AS CARTAS DE PAULO.pdf
AS CARTAS DE PAULO.pdfAS CARTAS DE PAULO.pdf
AS CARTAS DE PAULO.pdf
 

Más de Milton JB Sobreiro

Estilos de Aprendizagem Sensórios
Estilos de Aprendizagem SensóriosEstilos de Aprendizagem Sensórios
Estilos de Aprendizagem SensóriosMilton JB Sobreiro
 
SOBREIRO, Milton JB - A Teleaula voltada aos Estilos de Aprendizagem - Revist...
SOBREIRO, Milton JB - A Teleaula voltada aos Estilos de Aprendizagem - Revist...SOBREIRO, Milton JB - A Teleaula voltada aos Estilos de Aprendizagem - Revist...
SOBREIRO, Milton JB - A Teleaula voltada aos Estilos de Aprendizagem - Revist...Milton JB Sobreiro
 
Coied - SOBERIRO, Milton JB - Estilos de Aprendizagem: Ferramenta para produç...
Coied - SOBERIRO, Milton JB - Estilos de Aprendizagem: Ferramenta para produç...Coied - SOBERIRO, Milton JB - Estilos de Aprendizagem: Ferramenta para produç...
Coied - SOBERIRO, Milton JB - Estilos de Aprendizagem: Ferramenta para produç...Milton JB Sobreiro
 
090521 pós ead-m-sobreiro-teleaula - estudo de caso
090521 pós ead-m-sobreiro-teleaula - estudo de caso090521 pós ead-m-sobreiro-teleaula - estudo de caso
090521 pós ead-m-sobreiro-teleaula - estudo de casoMilton JB Sobreiro
 
Pronae - Entrevista - Perguntas Mais Frequêntes
Pronae - Entrevista - Perguntas Mais FrequêntesPronae - Entrevista - Perguntas Mais Frequêntes
Pronae - Entrevista - Perguntas Mais FrequêntesMilton JB Sobreiro
 
PRONAE - Mkt - Aula 3 - TeleMarketing A
PRONAE - Mkt - Aula 3 - TeleMarketing APRONAE - Mkt - Aula 3 - TeleMarketing A
PRONAE - Mkt - Aula 3 - TeleMarketing AMilton JB Sobreiro
 
PRONAE - MKT - Aula 1B - Estudo do Produto
PRONAE - MKT - Aula 1B - Estudo do ProdutoPRONAE - MKT - Aula 1B - Estudo do Produto
PRONAE - MKT - Aula 1B - Estudo do ProdutoMilton JB Sobreiro
 
PRONAE - MKT - Aula 1 - Conceitos e Desdobramentos
PRONAE - MKT - Aula 1 - Conceitos e DesdobramentosPRONAE - MKT - Aula 1 - Conceitos e Desdobramentos
PRONAE - MKT - Aula 1 - Conceitos e DesdobramentosMilton JB Sobreiro
 
RE-VA - Tutorial Google - Blogger
RE-VA - Tutorial Google - BloggerRE-VA - Tutorial Google - Blogger
RE-VA - Tutorial Google - BloggerMilton JB Sobreiro
 
RE - VA - Tutorial Google Contas
RE - VA - Tutorial Google ContasRE - VA - Tutorial Google Contas
RE - VA - Tutorial Google ContasMilton JB Sobreiro
 
RE - VA - M2 - Estilos de Aprendizagem
RE - VA - M2 - Estilos de AprendizagemRE - VA - M2 - Estilos de Aprendizagem
RE - VA - M2 - Estilos de AprendizagemMilton JB Sobreiro
 
RE-VA-M2 - Estilos de Aprendizagem
RE-VA-M2 - Estilos de AprendizagemRE-VA-M2 - Estilos de Aprendizagem
RE-VA-M2 - Estilos de AprendizagemMilton JB Sobreiro
 

Más de Milton JB Sobreiro (20)

Ms 01 - comunicação eficaz
Ms   01 - comunicação eficazMs   01 - comunicação eficaz
Ms 01 - comunicação eficaz
 
3ão soc - mov operário
3ão   soc - mov operário3ão   soc - mov operário
3ão soc - mov operário
 
Estilos de Aprendizagem Sensórios
Estilos de Aprendizagem SensóriosEstilos de Aprendizagem Sensórios
Estilos de Aprendizagem Sensórios
 
Comunicação Eficaz
Comunicação  EficazComunicação  Eficaz
Comunicação Eficaz
 
SOBREIRO, Milton JB - A Teleaula voltada aos Estilos de Aprendizagem - Revist...
SOBREIRO, Milton JB - A Teleaula voltada aos Estilos de Aprendizagem - Revist...SOBREIRO, Milton JB - A Teleaula voltada aos Estilos de Aprendizagem - Revist...
SOBREIRO, Milton JB - A Teleaula voltada aos Estilos de Aprendizagem - Revist...
 
Coied - SOBERIRO, Milton JB - Estilos de Aprendizagem: Ferramenta para produç...
Coied - SOBERIRO, Milton JB - Estilos de Aprendizagem: Ferramenta para produç...Coied - SOBERIRO, Milton JB - Estilos de Aprendizagem: Ferramenta para produç...
Coied - SOBERIRO, Milton JB - Estilos de Aprendizagem: Ferramenta para produç...
 
090521 pós ead-m-sobreiro-teleaula - estudo de caso
090521 pós ead-m-sobreiro-teleaula - estudo de caso090521 pós ead-m-sobreiro-teleaula - estudo de caso
090521 pós ead-m-sobreiro-teleaula - estudo de caso
 
Pronae - Entrevista - Perguntas Mais Frequêntes
Pronae - Entrevista - Perguntas Mais FrequêntesPronae - Entrevista - Perguntas Mais Frequêntes
Pronae - Entrevista - Perguntas Mais Frequêntes
 
Pronae - Currículo Vitae
Pronae - Currículo VitaePronae - Currículo Vitae
Pronae - Currículo Vitae
 
PRONAE - Mkt - Aula 3 - TeleMarketing A
PRONAE - Mkt - Aula 3 - TeleMarketing APRONAE - Mkt - Aula 3 - TeleMarketing A
PRONAE - Mkt - Aula 3 - TeleMarketing A
 
PRONAE - MKT - Aula 1B - Estudo do Produto
PRONAE - MKT - Aula 1B - Estudo do ProdutoPRONAE - MKT - Aula 1B - Estudo do Produto
PRONAE - MKT - Aula 1B - Estudo do Produto
 
PRONAE - MKT - Aula 1 - Conceitos e Desdobramentos
PRONAE - MKT - Aula 1 - Conceitos e DesdobramentosPRONAE - MKT - Aula 1 - Conceitos e Desdobramentos
PRONAE - MKT - Aula 1 - Conceitos e Desdobramentos
 
RE-VA - Tutorial Google - Blogger
RE-VA - Tutorial Google - BloggerRE-VA - Tutorial Google - Blogger
RE-VA - Tutorial Google - Blogger
 
RE - VA - Tutorial Google Contas
RE - VA - Tutorial Google ContasRE - VA - Tutorial Google Contas
RE - VA - Tutorial Google Contas
 
RE - VA - M2 - Estilos de Aprendizagem
RE - VA - M2 - Estilos de AprendizagemRE - VA - M2 - Estilos de Aprendizagem
RE - VA - M2 - Estilos de Aprendizagem
 
RE-VA-M2 - Estilos de Aprendizagem
RE-VA-M2 - Estilos de AprendizagemRE-VA-M2 - Estilos de Aprendizagem
RE-VA-M2 - Estilos de Aprendizagem
 
1108-RE-Info_ABED
1108-RE-Info_ABED1108-RE-Info_ABED
1108-RE-Info_ABED
 
STNB-NT2-M4
STNB-NT2-M4STNB-NT2-M4
STNB-NT2-M4
 
STNB-NT1-M3C
STNB-NT1-M3CSTNB-NT1-M3C
STNB-NT1-M3C
 
STNB-NT1-M3B
STNB-NT1-M3BSTNB-NT1-M3B
STNB-NT1-M3B
 

Último

Bullying - Texto e cruzadinha
Bullying        -     Texto e cruzadinhaBullying        -     Texto e cruzadinha
Bullying - Texto e cruzadinhaMary Alvarenga
 
Pedologia- Geografia - Geologia - aula_01.pptx
Pedologia- Geografia - Geologia - aula_01.pptxPedologia- Geografia - Geologia - aula_01.pptx
Pedologia- Geografia - Geologia - aula_01.pptxleandropereira983288
 
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdfJorge Andrade
 
activIDADES CUENTO lobo esta CUENTO CUARTO GRADO
activIDADES CUENTO  lobo esta  CUENTO CUARTO GRADOactivIDADES CUENTO  lobo esta  CUENTO CUARTO GRADO
activIDADES CUENTO lobo esta CUENTO CUARTO GRADOcarolinacespedes23
 
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologia
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologiaAula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologia
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologiaaulasgege
 
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEM
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEMCOMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEM
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEMVanessaCavalcante37
 
Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdf
Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdfProva uniasselvi tecnologias da Informação.pdf
Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdfArthurRomanof1
 
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfUFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfManuais Formação
 
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)Mary Alvarenga
 
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdfSimulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdfEditoraEnovus
 
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveAula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveaulasgege
 
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdfCultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdfaulasgege
 
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptxSlides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxOsnilReis1
 
Lírica Camoniana- A mudança na lírica de Camões.pptx
Lírica Camoniana- A mudança na lírica de Camões.pptxLírica Camoniana- A mudança na lírica de Camões.pptx
Lírica Camoniana- A mudança na lírica de Camões.pptxfabiolalopesmartins1
 
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxQUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxIsabellaGomes58
 
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdfGuia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdfEyshilaKelly1
 

Último (20)

Bullying - Texto e cruzadinha
Bullying        -     Texto e cruzadinhaBullying        -     Texto e cruzadinha
Bullying - Texto e cruzadinha
 
Pedologia- Geografia - Geologia - aula_01.pptx
Pedologia- Geografia - Geologia - aula_01.pptxPedologia- Geografia - Geologia - aula_01.pptx
Pedologia- Geografia - Geologia - aula_01.pptx
 
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
 
activIDADES CUENTO lobo esta CUENTO CUARTO GRADO
activIDADES CUENTO  lobo esta  CUENTO CUARTO GRADOactivIDADES CUENTO  lobo esta  CUENTO CUARTO GRADO
activIDADES CUENTO lobo esta CUENTO CUARTO GRADO
 
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA -
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA      -XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA      -
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA -
 
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologia
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologiaAula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologia
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologia
 
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
 
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEM
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEMCOMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEM
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEM
 
Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdf
Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdfProva uniasselvi tecnologias da Informação.pdf
Prova uniasselvi tecnologias da Informação.pdf
 
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfUFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
 
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
 
Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024
Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024
Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024
 
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdfSimulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
 
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveAula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
 
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdfCultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
 
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptxSlides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
 
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
 
Lírica Camoniana- A mudança na lírica de Camões.pptx
Lírica Camoniana- A mudança na lírica de Camões.pptxLírica Camoniana- A mudança na lírica de Camões.pptx
Lírica Camoniana- A mudança na lírica de Camões.pptx
 
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxQUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
 
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdfGuia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
 

STNB-NT2-M1

  • 1. As Grandes Epístolas - Romanos, 1 E 2 Coríntios, Gálatas, 1 e 2 Tessalonicenses - Profª. Daiane Peinado
  • 2. O NOVO TESTAMENTO FOI ESCRITO EM GRANDE PARTE PELO APOSTOLO PAULO, EM HEBRAICO SAULO, CHAMADO DE TARSO POR SER ESTA SUA CIDADE DE ORIGEM! Ordem cronológica – das Epistolas Paulinas
  • 3. O NOVO TESTAMENTO FOI ESCRITO EM GRANDE PARTE PELO APOSTOLO PAULO, EM HEBRAICO SAULO, CHAMADO DE TARSO POR SER ESTA SUA CIDADE DE ORIGEM! Ordem Canônica – das Epistolas Paulinas
  • 4. Paulo foi um missionário extraordinário em seu tempo, não somente pelas vastas regiões percorridas, mas também pelo interesse que demonstrava ter por seus “filhos espirituais”, interesse que se vê refletido em cada carta deste grupo. Ele pregava o evangelho e também pastoreava, ensinava e instruía os crentes sobre a vida nova para a qual tinham sido chamados. da doutrina cristã.
  • 5. O NOVO TESTAMENTO FOI ESCRITO EM GRANDE PARTE PELO APOSTOLO PAULO, EM HEBRAICO SAULO, CHAMADO DE TARSO POR SER ESTA SUA CIDADE DE ORIGEM! Contexto: Tessalônica foi a principal cidade na Macedônia, no que é hoje a Grécia. O porto é mostrado no próximo slide. De acordo com Atos e I Tessalonicenses , havia muita hostilidade contra a comunidade cristã em Tessalônica. Embora Atos 17:3-4 diga que alguns judeus vieram para a fé cristã, I Tessalonicenses 1:9-10 indica que a maioria dos cristãos tessalônicos vieram da religião grego-romana. I E II TESSALONICENSSES
  • 6. Porto de Tessalônica Porto de Tessalônica Divindades Tradicionais
  • 7. O NOVO TESTAMENTO FOI ESCRITO EM GRANDE PARTE PELO APOSTOLO PAULO, EM HEBRAICO SAULO, CHAMADO DE TARSO POR SER ESTA SUA CIDADE DE ORIGEM! Destinatários Os destinatários de 1 Tessalonicenses eram muito amados por Paulo e seus colaboradores, de forma que desejariam não só entregar-lhes o evangelho, mas também suas vidas. (2.8) .
  • 8. O NOVO TESTAMENTO FOI ESCRITO EM GRANDE PARTE PELO APOSTOLO PAULO, EM HEBRAICO SAULO, CHAMADO DE TARSO POR SER ESTA SUA CIDADE DE ORIGEM! Ocasião e propósito • defender seu próprio ministério em Tessalonica; corrigir uma falsa impressão com respeito à segunda vinda de Cristo. Sobre isto, assegurou-lhes que os seus entes queridos já mortos participariam de tal evento .
  • 9. O NOVO TESTAMENTO FOI ESCRITO EM GRANDE PARTE PELO APOSTOLO PAULO, EM HEBRAICO SAULO, CHAMADO DE TARSO POR SER ESTA SUA CIDADE DE ORIGEM! Caminho Egnatan
  • 10. Culto ao Imperador Os romanos começaram a governar Tessalônica no segundo século a.C. . No final do primeiro século a.C. a adoração a divindades romanas e aos imperadores foi estabelecida. Há evidências de um templo a Júlio César e de um sacerdote de Augusto, o "filho de Deus".
  • 11. TEMA PRINCIPAL - I TESSALONINCES O tema da vinda do Senhor está presente nos cinco capítulos, colocando-o em posição de tema principal de toda a carta. Não somente fala do que está por vir, como também da maneira de viver aqui e agora (a vida de santidade). No Livro texto os temas são melhores abordados com Aplicações práticas .
  • 12. TEMA PRINCIPAL – II TESSALONINCES O tema principal se encontra nos dois primeiros capítulos: A Vinda de Cristo e a reunião dos crentes com Ele (2.1). Cristo dará sua justa retribuição, em sua vinda, aos opressores dos cristãos(1.3-10). Antes de sua vinda, ocorrerão certas coisas como a apostasia (2.3) e a aparição do “Anticristo” (2.3).
  • 13. “ Bema" corinto, uma plataforma onde uma pessoa ou autoridade podia sentar-se para ouvir casos jurídicos. I e II CORINTIOS
  • 14. Contexto Histórico Corinto era um dos grandes centros comerciais do mundo no Mar Mediterrâneo oriental dos tempos de Paulo, por ser uma cidade portuária sua população era bem mesclada. Esse contexto pode ser aplicado tanto em I Coríntios como em II Coríntios.
  • 15. Igreja Sabendo da importância estratégica de Corinto Paulo passou um ano e meio estabelecendo as igrejas dessa cidade, mas, na sua segunda viagem missionária, teve mais dificuldades que na anterior. A atmosfera não era muito apropriada à vida santa, era formada por judeus e gentios.
  • 16. Destinatários Os destinatários desta epístola são os membros da Igreja de Corinto (1.2-3). Ocasião e Propósito Ao lermos atentamente a carta fica evidente que o motivo principal da carta é de caráter corretivo. Problemas morais e doutrinários foram tratados na carta.
  • 17. Tema principal de I Corintios. A definição do tema principal da 1 Coríntios numa frase só seria: “A resposta de Deus por meio do Apóstolo Paulo, aos problemas da igreja, para que haja uma vida de santidade em todas as áreas”. Os temas centrais serão abordados com aplicações práticas no livro texto
  • 18. Data e lugar de redação – I Corintios. É provável que tenha sido escrita em Eféso entre os anos 54 e 57 d.C, sendo possível a data de redação o ano 55 d.C. .
  • 19. Data e lugar de redação – II Corintios. Paulo escreveu, de Filipos, a segunda carta aos Coríntios. A data da redação geralmente aceita é o ano 56 d.C. .
  • 20. Tema principal A definição do tema principal da 1 Coríntios numa frase só seria: “A resposta de Deus por meio do Apóstolo Paulo, aos problemas da igreja, para que haja uma vida de santidade em todas as áreas”. Os temas centrais serão abordados com aplicações práticas no livro texto. . .
  • 21. “ Bema" corinto, uma plataforma onde uma pessoa ou autoridade podia sentar-se para ouvir casos jurídicos. GALATAS
  • 22. Contexto Histórico Os gálatas eram um povo de origem celta, conhecidos como gauleses. Habitavam uma região que aos poucos foi denominada como província Gálatas, que compreendia as cidades de gálatas de Antioquia da Pisídia, Icônio,Listra e Derbe, cidades que Paulo evangelizou em sua primeira viagem missionária e que visitou em sua segunda viagem Ruínas de um templo
  • 23. Tumbá gálata em Górdio A Igreja Foi fruto das primeiras viagens missionárias de Paulo e estava localizada em toda a província de Gálatas. . Aspectos Literários Autoria Não existem dúvidas quanto à autoria paulina de Gálatas (1.1). Destinatários A carta é endereçada “às Igrejas da Galácia” (1.2).
  • 24. Arte de Távio - gálata Tema Principal O tema principal da carta aos Gálatas é a “Liberdade Cristã”. Este conceito está solidamente apoiado na doutrina da justificação e da santificação pela fé. “Uma adequada compreensão da liberdade cristã, liberta os crentes e lhes permite viver por fé, gozando de pureza e liberdade espiritual.
  • 26.  
  • 27. Contexto Histórico A cidade Nos dias do Apóstolo Paulo, Roma era a capital do Império Romano que se estendia da Inglaterra até a Arábia. Era uma cidade rica e cosmopolita, o centro diplomático e comercial do mundo conhecido. No tempo do imperador Augusto César possuía aproximadamente um milhão de habitantes.
  • 28. Destinatário Paulo endereçou sua carta aos fiéis de Roma, tanto judeus como gentios (1.7). Ocasião e Propósito A grande controvérsia entre a lei e a graça. Judaizantes e gentios.
  • 29. Local e Data É praticamente certo que foi escrita na primavera de 56 d.C, em sua última visita a Jerusalém
  • 30. Tema Principal A Epístola aos Romanos apresenta os grandes temas da redenção: a culpa da humanidade; nossa incapacidade pessoal de ganhar o favor de Deus; a morte redentora de Cristo e o presente gratuito da salvação que só é recebido pela fé, para a justificação e santificação.