SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 19
ISAAC NEWTOM GISELE TEIXEIRA  DA SILVA JANAÍNA  ALVES DO SANTOS SABRINA AMÂNCIO DA SILVA SABRINA GIORI TAINAN  CAROLINE   THAISE MOURÃO DOS SANTOS
A vida DE ISAAC NEWTON Isaac Newton nasceu em 25 de dezembro de 1642 (esta data corresponde ao CALENDÁRIO ANTIGO, com o CALENDÁRIO GREGORIANO atual em 04 de janeiro de 1643) em Woolsthorpe, Lincoln Shire, 150 quilômetros ao norte de Londres, Inglaterra. Seu pai, um fazendeiro puritano, morreu de pneumonia  antes de seu nascimento e sua educação estava nas mãos de sua mãe e sua avó, deixando ao cuidado deste último, quando sua mãe se casou e deixou o pequeno  com á avó até 1653, ano em que morreu seu padrasto e sua mãe voltou para casa.
A vida de Newton Isaac Newton foi eleito em 1703 presidente da ROYAL  SOCIETY, uma posição que ele ganhou todos os anos seguintes até 1727. Em 1705 foi condecorado pela rainha ANNE.  Na noite de 20 de março de 1727,aos 84 anos morreu Isaac Newton, após sofrer desconfortos físicos, graves problemas renais.
                       AS OBRAS Isaac Newton foi um astrônomo,físico,químico,filosofo,teólogo e matemática diferenciado as leis da mecânica clássica, o inventor do calculo diferencial e integral, generalizada  de leis de Kepler da gravitação universal e contribui significativamente para o estudo da luz Sua obra,philosophiae naturais  principia mathemática,é considerada uma das mais influentes na historia da ciências . Publicada em 1687 , esta obra descreve a lei da gravitação universal e as três lei de Newton , que fundamentaram a mecânica clássica.
    as leis de Newton Primeira Lei: Inércia= é baseada na enunciada por Galileo, embora Galileo não tenha realmente chegado ao conceito de inércia. Na ausência de forças externas, um objeto em repouso permanece em repouso, e um objeto em movimento permanece em movimento, ficando em movimento retilíneo e com velocidade constante. Esta propriedade do corpo que resiste à mudança, chama-se inércia. A medida da inércia de um corpo é seu momentum. Newton definiu o momentum de um objeto como sendo proporcional à sua velocidade. A constante de proporcionalidade, que é a sua propriedade que resiste à mudança, é a sua massa:
Segunda Lei:  Lei da Força= relaciona a mudança de velocidade do objeto com a força aplicada sobre ele. A força líquida aplicada a um objeto é igual à massa do objeto vezes a aceleração causada ao corpo por esta força. A aceleração é na mesma direção da força.
Terceira Lei: Ação e Reação= estabelece que se o objeto exerce uma força sobre outro objeto, este outro exerce uma força igual e contrária.
A aceleração orbita Aceleração em órbitas circulares: o holandês Christiaan Huygens(1629-1695), em 1673 e, independentemente, Newton, em 1665 (mas publicado apenas em 1687, no Philosophiae naturalis principia mathematica 27 a b MFR) descreveram a aceleração centrípeta
Gravitação Universal Obviamente a Terra exerce uma atração sobre os objetos que estão sobre sua superfície. Newton se deu conta de que esta força se estendia até a Lua e produzia a aceleração centrípeta necessária para manter a Lua em órbita. O mesmo acontece com o Sol e os planetas. Então Newton formulou a hipótese da existência de uma força de atração universal entre os corpos em qualquer parte do Universo.  A força centrípeta que o Sol exerce sobre um planeta de massa m, que se move com velocidade v à uma distância r do Sol, é dada por: f=m-tr
UM pouco mais de história    Em 1668 Newton construiu um telescópio refletor, usado atualmente em todos os observatórios profissionais, com um espelho curvo ao invés de uma lente, usadas nos telescópios refratores de Galileo e Kepler. O telescópio de Galileo, construído em 1609 era composto de uma lente convexa e uma lenta côncava. Kepler, no livro Diopitrice, publicado em 1611, explicou que seria melhor construir um telescópio com duas lentes convexas, como se usa atualmente. A explicação de Newton da decomposição da luz branca, mostrando que a luz branca é a combinação de luz de cores diferentes, cada uma com seu indice de refração, é a base da espectros COPIA .
      FLOGÃO   E  ISAAC NEWTOM ISAAC NEWTON Newton publicou muitos trabalhos no campo da ótica e da matemática. Revolucionou a ciência física formulando as três leis básicas da mecânica e a lei da gravitação universal. Newton descobriu também que a luz poderia se dividir em muitas cores, através de um prisma, fenômeno da dispersão da luz (fig. 1.2), e usou esse conceito experimental para analisar a luz. Modelo Corpuscular da LuzNo século XVII, Newton procurando uma resposta para concreta que diria o que era a luz, desenvolveu o modelo corpuscular da luz, que a princípio teve grande aceitação por muitos anos.
Ao estudar a refração, por meio desse modelo, surgia inevitavelmente como conseqüência o fato da velocidade da luz em um meio material como a água deveria ser maior que no ar.Naquela época, Newton não tinha condições de medir a velocidade da luzem meios matérias, por este motivo não foi possível comprovar a veracidade da teoria. No século XIX, Foucault pode medir a velocidade da luz na água, e percebeu que Newton estava errado. Pois a velocidade da luz, em qualquer meio material é menor que no ar.
 PRINCÍPIOS MATEMÁTICOS DA FILOSOFIA NATURAL - DEFINIÇÕES O primeiro conceito pode até parecer estranho, é o conceito de massa. Sim, até então havia muita confusão em relação ao assunto. Erroneamente a massa de um corpo era conhecida como peso. Mas peso é a força com que a terra atrai os corpos, assim, se sua massa é 10, será 10 aqui, na Lua e em Júpiter. Entretanto, seu peso variará de planeta para planeta. Seu peso será bem menor na Lua e muito, mas muito mesmo, maior em Júpiter.  A seguir, Newton prossegue com uma definição crucial: a quantidade de movimento. Pela definição de Newton, a quantidade de movimento de um corpo é o produto de sua massa por sua velocidade. Imagine uma mosca e uma moto viajando a 60 Km/h. Talvez você prefira interromper o vôo da mosca. A massa dela é menor, sua quantidade de movimento idem
LEIS DE NEWTOM E A GRAVITAÇÃO UNIVERSAL Pouco se sabia sobre gravitação até o século XVII, pois acreditava-se que leis diferentes governavam os céus e a Terra. A força que mantinha a Lua pendurada no céu nada tinha a ver com a força que nos mantém presos à Terra. Isaac Newton foi o primeiro a pensar na hipótese das duas forças possuírem as mesmas naturezas; até então, havia apenas a teoria magnetista de Johannes Kepler, que dizia que era o magnetismo que fazia os planetas orbitarem o Sol Newton explica, "Todos os objectos no Universo atraem todos os outros objectos com uma força direccionada ao longo da linha que passa pelos centros dos dois objectos, e que é proporcional ao produto das suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da separação entre os dois objectos." Newton acabou por publicar a sua, ainda hoje famosa, lei da gravitação universal, no seu Principia Mathematica, como:
onde: F = força gravitacional entre dois objectos m1 = massa do primeiro objecto m2 = massa do segundo objecto r = distância entre os centros de massa dos objectos G = constante universal da gravitação A força de atração entre dois objetos é chamada de peso. Rigorosamente falando, esta lei aplica-se apenas a objectos semelhantes a pontos. Se os objectos possuírem extensão espacial, a verdadeira força terá de ser encontrada pela integração das forças entre os vários pontos. Por outro lado, pode provar-se que para um objecto com uma distribuição de massa esfericamente simétrica, a integral resulta na mesma atracção gravitacional que teria se fosse uma massa pontual. Foi este obstáculo que levou Newton a adiar por vários anos a publicação da sua teoria, já que ele não conseguia mostrar que a gravitação exercida pela Terra sobre um corpo à sua superfície era a mesma como se toda a massa da Terra estivesse concentrada em seu centro.[2]
 FORMA VETORIA A forma acima descrita é uma versão simplificada. Ela é expressa mais propriamente pela forma que segue, a qual é vetorialmente completa. (Todas as grandezas em negrito representam grandezas vetoriais) é a força exercida em m1 por m2 m1 e m2 são as massas são os vectores posição das duas massas respectivas G é a constante gravitacional Para a força na massa dois, simplesmente tome o oposto do vetor A principal diferença entre as duas formulações é que a segunda forma usa a diferença na posição para construir um vetor que aponta de uma massa para a outra, e de seguida divide o vetor pelo seu módulo para evitar que mude a magnitude da força.
Isaac Newton: A vida e as obras do grande cientista

Más contenido relacionado

La actualidad más candente

Isaac Newton
Isaac NewtonIsaac Newton
Isaac Newtonedson
 
Isaac newton- ciencias
Isaac newton- ciencias Isaac newton- ciencias
Isaac newton- ciencias Nini Silva Ml
 
Astronomia e astrof´+¢sica parte 001
Astronomia e astrof´+¢sica parte 001Astronomia e astrof´+¢sica parte 001
Astronomia e astrof´+¢sica parte 001Thommas Kevin
 
Ppt newton
Ppt newtonPpt newton
Ppt newtonhgalante
 
SALAM, HEISENBERG, DIRAC - A Unificação das Forças Fundamentais
SALAM, HEISENBERG, DIRAC - A Unificação das Forças FundamentaisSALAM, HEISENBERG, DIRAC - A Unificação das Forças Fundamentais
SALAM, HEISENBERG, DIRAC - A Unificação das Forças FundamentaisCarlos Burke
 
50 ideias de fisica quantica
50 ideias de fisica quantica  50 ideias de fisica quantica
50 ideias de fisica quantica Carol Fontoura
 
Afinal, o que é o bosão de Higgs - Horizon FCUL 0
Afinal, o que é o bosão de Higgs - Horizon FCUL 0Afinal, o que é o bosão de Higgs - Horizon FCUL 0
Afinal, o que é o bosão de Higgs - Horizon FCUL 0HorizonFCUL
 
Física - Gravitação universal -
Física - Gravitação universal -Física - Gravitação universal -
Física - Gravitação universal -Vídeo Aulas Apoio
 
Aula 06 – Introdução à Física Quântica II
Aula 06 – Introdução à Física Quântica IIAula 06 – Introdução à Física Quântica II
Aula 06 – Introdução à Física Quântica IINewton Silva
 
A gravitação universal de newton
A gravitação universal de newtonA gravitação universal de newton
A gravitação universal de newtonalbertaratri
 
O futuro do universo e da humanidade
O futuro do universo e da humanidadeO futuro do universo e da humanidade
O futuro do universo e da humanidadeFernando Alcoforado
 
Teorias Modernas do Espaço-Tempo
Teorias Modernas do Espaço-TempoTeorias Modernas do Espaço-Tempo
Teorias Modernas do Espaço-TempoHenrique Carnette
 

La actualidad más candente (19)

Isaac Newton
Isaac NewtonIsaac Newton
Isaac Newton
 
Isaac newton- ciencias
Isaac newton- ciencias Isaac newton- ciencias
Isaac newton- ciencias
 
Biografia - Isaac Newton
Biografia - Isaac NewtonBiografia - Isaac Newton
Biografia - Isaac Newton
 
Leis de newton
Leis de newtonLeis de newton
Leis de newton
 
Astronomia e astrof´+¢sica parte 001
Astronomia e astrof´+¢sica parte 001Astronomia e astrof´+¢sica parte 001
Astronomia e astrof´+¢sica parte 001
 
Ppt newton
Ppt newtonPpt newton
Ppt newton
 
SALAM, HEISENBERG, DIRAC - A Unificação das Forças Fundamentais
SALAM, HEISENBERG, DIRAC - A Unificação das Forças FundamentaisSALAM, HEISENBERG, DIRAC - A Unificação das Forças Fundamentais
SALAM, HEISENBERG, DIRAC - A Unificação das Forças Fundamentais
 
50 ideias de fisica quantica
50 ideias de fisica quantica  50 ideias de fisica quantica
50 ideias de fisica quantica
 
Leis newton
Leis newtonLeis newton
Leis newton
 
Afinal, o que é o bosão de Higgs - Horizon FCUL 0
Afinal, o que é o bosão de Higgs - Horizon FCUL 0Afinal, o que é o bosão de Higgs - Horizon FCUL 0
Afinal, o que é o bosão de Higgs - Horizon FCUL 0
 
A natureza da luz 2
A natureza da luz 2A natureza da luz 2
A natureza da luz 2
 
Lhc relatividade
Lhc relatividadeLhc relatividade
Lhc relatividade
 
Física moderna
Física modernaFísica moderna
Física moderna
 
Física - Gravitação universal -
Física - Gravitação universal -Física - Gravitação universal -
Física - Gravitação universal -
 
Aula 06 – Introdução à Física Quântica II
Aula 06 – Introdução à Física Quântica IIAula 06 – Introdução à Física Quântica II
Aula 06 – Introdução à Física Quântica II
 
A gravitação universal de newton
A gravitação universal de newtonA gravitação universal de newton
A gravitação universal de newton
 
O futuro do universo e da humanidade
O futuro do universo e da humanidadeO futuro do universo e da humanidade
O futuro do universo e da humanidade
 
Teorias Modernas do Espaço-Tempo
Teorias Modernas do Espaço-TempoTeorias Modernas do Espaço-Tempo
Teorias Modernas do Espaço-Tempo
 
Cronologia Da FíSica
Cronologia Da FíSicaCronologia Da FíSica
Cronologia Da FíSica
 

Destacado

Slide leis de newton apresentação oficial
Slide leis de newton apresentação oficialSlide leis de newton apresentação oficial
Slide leis de newton apresentação oficialgibs007
 
Leis De Newton
Leis De NewtonLeis De Newton
Leis De NewtonMiky Mine
 
Isaac newton(fatima)
Isaac newton(fatima)Isaac newton(fatima)
Isaac newton(fatima)Carla Daniela
 
Leis de newton - Para Alunos do Edite
Leis de newton - Para Alunos do EditeLeis de newton - Para Alunos do Edite
Leis de newton - Para Alunos do EditePaulo Victor
 
Ciências físico químicas/ Leis do movimento ou leis de Newton
Ciências físico químicas/ Leis do movimento ou leis de NewtonCiências físico químicas/ Leis do movimento ou leis de Newton
Ciências físico químicas/ Leis do movimento ou leis de Newtonmariana1314
 
Aula de Física - As Leis de Newton
Aula de Física - As Leis de NewtonAula de Física - As Leis de Newton
Aula de Física - As Leis de NewtonEditora Moderna
 
Leis de Newton e suas aplicações
Leis de Newton e suas aplicaçõesLeis de Newton e suas aplicações
Leis de Newton e suas aplicaçõesMichele Bertim
 
Trabalho de física leis de newton
Trabalho de física leis de newtonTrabalho de física leis de newton
Trabalho de física leis de newtongibs007
 
Os Tipos de Conhecimento
Os Tipos de ConhecimentoOs Tipos de Conhecimento
Os Tipos de ConhecimentoJonathan Nascyn
 

Destacado (20)

Slide leis de newton apresentação oficial
Slide leis de newton apresentação oficialSlide leis de newton apresentação oficial
Slide leis de newton apresentação oficial
 
9 ano leis de newton
9 ano leis de newton9 ano leis de newton
9 ano leis de newton
 
Leis de Newton
Leis de NewtonLeis de Newton
Leis de Newton
 
Isaac Newton
Isaac NewtonIsaac Newton
Isaac Newton
 
Leis De Newton
Leis De NewtonLeis De Newton
Leis De Newton
 
Fisica
FisicaFisica
Fisica
 
Isaac newton(fatima)
Isaac newton(fatima)Isaac newton(fatima)
Isaac newton(fatima)
 
Leis de newton - Para Alunos do Edite
Leis de newton - Para Alunos do EditeLeis de newton - Para Alunos do Edite
Leis de newton - Para Alunos do Edite
 
Leis de Newton
Leis de NewtonLeis de Newton
Leis de Newton
 
Trabalho pronto
Trabalho prontoTrabalho pronto
Trabalho pronto
 
Leis Newton
Leis NewtonLeis Newton
Leis Newton
 
Ciências físico químicas/ Leis do movimento ou leis de Newton
Ciências físico químicas/ Leis do movimento ou leis de NewtonCiências físico químicas/ Leis do movimento ou leis de Newton
Ciências físico químicas/ Leis do movimento ou leis de Newton
 
Aula de Física - As Leis de Newton
Aula de Física - As Leis de NewtonAula de Física - As Leis de Newton
Aula de Física - As Leis de Newton
 
Hangout servo motor 2016 2810
Hangout  servo motor 2016 2810Hangout  servo motor 2016 2810
Hangout servo motor 2016 2810
 
Leis de Newton e suas aplicações
Leis de Newton e suas aplicaçõesLeis de Newton e suas aplicações
Leis de Newton e suas aplicações
 
Leis de newton
Leis de newtonLeis de newton
Leis de newton
 
Trabalho de física leis de newton
Trabalho de física leis de newtonTrabalho de física leis de newton
Trabalho de física leis de newton
 
Aula 1 unidade i fundamentos de cinesiologia
Aula 1 unidade i fundamentos de cinesiologiaAula 1 unidade i fundamentos de cinesiologia
Aula 1 unidade i fundamentos de cinesiologia
 
Trabalho pronto
Trabalho prontoTrabalho pronto
Trabalho pronto
 
Os Tipos de Conhecimento
Os Tipos de ConhecimentoOs Tipos de Conhecimento
Os Tipos de Conhecimento
 

Similar a Isaac Newton: A vida e as obras do grande cientista

Lei da gravitação de Newton.ppt
Lei da gravitação de Newton.pptLei da gravitação de Newton.ppt
Lei da gravitação de Newton.pptRodolfoFUT9
 
Newton e o heliocentrismo
Newton e o heliocentrismoNewton e o heliocentrismo
Newton e o heliocentrismoNeticiaMatos
 
Introdução à teoria de relavitivdade
Introdução à teoria de relavitivdade Introdução à teoria de relavitivdade
Introdução à teoria de relavitivdade Emidia Maria
 
Apostila do 3º Aulão - Esquadrão do Conhecimento no Espaço Ciência 2012
Apostila do 3º Aulão - Esquadrão do Conhecimento no Espaço Ciência 2012Apostila do 3º Aulão - Esquadrão do Conhecimento no Espaço Ciência 2012
Apostila do 3º Aulão - Esquadrão do Conhecimento no Espaço Ciência 2012Esquadrão Do Conhecimento
 
ISAAC NEWTON SLIDE.pptx
ISAAC NEWTON SLIDE.pptxISAAC NEWTON SLIDE.pptx
ISAAC NEWTON SLIDE.pptxdeivid silva
 
biografiaisaacnewton-130920130528-phpapp01 (1).pdf
biografiaisaacnewton-130920130528-phpapp01 (1).pdfbiografiaisaacnewton-130920130528-phpapp01 (1).pdf
biografiaisaacnewton-130920130528-phpapp01 (1).pdfACDUARDO
 
Terceira lei de newton
Terceira lei de newtonTerceira lei de newton
Terceira lei de newtonmateusms96
 
História da natureza da luz
História da natureza da luzHistória da natureza da luz
História da natureza da luzbloguedaesag
 
Gravidade Universal Ezequiel
Gravidade Universal EzequielGravidade Universal Ezequiel
Gravidade Universal EzequielEzequiel G
 
Lista 11 gravita+º+úo
Lista 11 gravita+º+úoLista 11 gravita+º+úo
Lista 11 gravita+º+úorodrigoateneu
 
O futuro do universo, do sol, da terra e da humanidade
O futuro do universo, do sol, da terra e da humanidadeO futuro do universo, do sol, da terra e da humanidade
O futuro do universo, do sol, da terra e da humanidadeFernando Alcoforado
 
Teoria da relatividade
Teoria da relatividadeTeoria da relatividade
Teoria da relatividadedjquimica
 
Teoria da relatividade
Teoria da relatividadeTeoria da relatividade
Teoria da relatividade123djenani
 
Teoria da relatividade
Teoria da relatividadeTeoria da relatividade
Teoria da relatividade123djenani
 

Similar a Isaac Newton: A vida e as obras do grande cientista (20)

Lei da gravitação de Newton.ppt
Lei da gravitação de Newton.pptLei da gravitação de Newton.ppt
Lei da gravitação de Newton.ppt
 
Isaac newton 1
Isaac newton 1Isaac newton 1
Isaac newton 1
 
Newton e o heliocentrismo
Newton e o heliocentrismoNewton e o heliocentrismo
Newton e o heliocentrismo
 
Física II - notas de aula
Física II -  notas de aulaFísica II -  notas de aula
Física II - notas de aula
 
Introdução à teoria de relavitivdade
Introdução à teoria de relavitivdade Introdução à teoria de relavitivdade
Introdução à teoria de relavitivdade
 
Apostila do 3º Aulão - Esquadrão do Conhecimento no Espaço Ciência 2012
Apostila do 3º Aulão - Esquadrão do Conhecimento no Espaço Ciência 2012Apostila do 3º Aulão - Esquadrão do Conhecimento no Espaço Ciência 2012
Apostila do 3º Aulão - Esquadrão do Conhecimento no Espaço Ciência 2012
 
Omovimento
OmovimentoOmovimento
Omovimento
 
ISAAC NEWTON SLIDE.pptx
ISAAC NEWTON SLIDE.pptxISAAC NEWTON SLIDE.pptx
ISAAC NEWTON SLIDE.pptx
 
Isaacnewton 100131090527-phpapp01
Isaacnewton 100131090527-phpapp01Isaacnewton 100131090527-phpapp01
Isaacnewton 100131090527-phpapp01
 
A síntese newtoniana
A síntese newtonianaA síntese newtoniana
A síntese newtoniana
 
biografiaisaacnewton-130920130528-phpapp01 (1).pdf
biografiaisaacnewton-130920130528-phpapp01 (1).pdfbiografiaisaacnewton-130920130528-phpapp01 (1).pdf
biografiaisaacnewton-130920130528-phpapp01 (1).pdf
 
Terceira lei de newton
Terceira lei de newtonTerceira lei de newton
Terceira lei de newton
 
História da natureza da luz
História da natureza da luzHistória da natureza da luz
História da natureza da luz
 
Lhc relatividade
Lhc relatividadeLhc relatividade
Lhc relatividade
 
Gravidade Universal Ezequiel
Gravidade Universal EzequielGravidade Universal Ezequiel
Gravidade Universal Ezequiel
 
Lista 11 gravita+º+úo
Lista 11 gravita+º+úoLista 11 gravita+º+úo
Lista 11 gravita+º+úo
 
O futuro do universo, do sol, da terra e da humanidade
O futuro do universo, do sol, da terra e da humanidadeO futuro do universo, do sol, da terra e da humanidade
O futuro do universo, do sol, da terra e da humanidade
 
Teoria da relatividade
Teoria da relatividadeTeoria da relatividade
Teoria da relatividade
 
Teoria da relatividade
Teoria da relatividadeTeoria da relatividade
Teoria da relatividade
 
Teoria da relatividade
Teoria da relatividadeTeoria da relatividade
Teoria da relatividade
 

Isaac Newton: A vida e as obras do grande cientista

  • 1. ISAAC NEWTOM GISELE TEIXEIRA DA SILVA JANAÍNA ALVES DO SANTOS SABRINA AMÂNCIO DA SILVA SABRINA GIORI TAINAN CAROLINE THAISE MOURÃO DOS SANTOS
  • 2. A vida DE ISAAC NEWTON Isaac Newton nasceu em 25 de dezembro de 1642 (esta data corresponde ao CALENDÁRIO ANTIGO, com o CALENDÁRIO GREGORIANO atual em 04 de janeiro de 1643) em Woolsthorpe, Lincoln Shire, 150 quilômetros ao norte de Londres, Inglaterra. Seu pai, um fazendeiro puritano, morreu de pneumonia antes de seu nascimento e sua educação estava nas mãos de sua mãe e sua avó, deixando ao cuidado deste último, quando sua mãe se casou e deixou o pequeno com á avó até 1653, ano em que morreu seu padrasto e sua mãe voltou para casa.
  • 3.
  • 4. A vida de Newton Isaac Newton foi eleito em 1703 presidente da ROYAL SOCIETY, uma posição que ele ganhou todos os anos seguintes até 1727. Em 1705 foi condecorado pela rainha ANNE. Na noite de 20 de março de 1727,aos 84 anos morreu Isaac Newton, após sofrer desconfortos físicos, graves problemas renais.
  • 5. AS OBRAS Isaac Newton foi um astrônomo,físico,químico,filosofo,teólogo e matemática diferenciado as leis da mecânica clássica, o inventor do calculo diferencial e integral, generalizada de leis de Kepler da gravitação universal e contribui significativamente para o estudo da luz Sua obra,philosophiae naturais principia mathemática,é considerada uma das mais influentes na historia da ciências . Publicada em 1687 , esta obra descreve a lei da gravitação universal e as três lei de Newton , que fundamentaram a mecânica clássica.
  • 6. as leis de Newton Primeira Lei: Inércia= é baseada na enunciada por Galileo, embora Galileo não tenha realmente chegado ao conceito de inércia. Na ausência de forças externas, um objeto em repouso permanece em repouso, e um objeto em movimento permanece em movimento, ficando em movimento retilíneo e com velocidade constante. Esta propriedade do corpo que resiste à mudança, chama-se inércia. A medida da inércia de um corpo é seu momentum. Newton definiu o momentum de um objeto como sendo proporcional à sua velocidade. A constante de proporcionalidade, que é a sua propriedade que resiste à mudança, é a sua massa:
  • 7. Segunda Lei: Lei da Força= relaciona a mudança de velocidade do objeto com a força aplicada sobre ele. A força líquida aplicada a um objeto é igual à massa do objeto vezes a aceleração causada ao corpo por esta força. A aceleração é na mesma direção da força.
  • 8. Terceira Lei: Ação e Reação= estabelece que se o objeto exerce uma força sobre outro objeto, este outro exerce uma força igual e contrária.
  • 9.
  • 10. A aceleração orbita Aceleração em órbitas circulares: o holandês Christiaan Huygens(1629-1695), em 1673 e, independentemente, Newton, em 1665 (mas publicado apenas em 1687, no Philosophiae naturalis principia mathematica 27 a b MFR) descreveram a aceleração centrípeta
  • 11. Gravitação Universal Obviamente a Terra exerce uma atração sobre os objetos que estão sobre sua superfície. Newton se deu conta de que esta força se estendia até a Lua e produzia a aceleração centrípeta necessária para manter a Lua em órbita. O mesmo acontece com o Sol e os planetas. Então Newton formulou a hipótese da existência de uma força de atração universal entre os corpos em qualquer parte do Universo. A força centrípeta que o Sol exerce sobre um planeta de massa m, que se move com velocidade v à uma distância r do Sol, é dada por: f=m-tr
  • 12. UM pouco mais de história Em 1668 Newton construiu um telescópio refletor, usado atualmente em todos os observatórios profissionais, com um espelho curvo ao invés de uma lente, usadas nos telescópios refratores de Galileo e Kepler. O telescópio de Galileo, construído em 1609 era composto de uma lente convexa e uma lenta côncava. Kepler, no livro Diopitrice, publicado em 1611, explicou que seria melhor construir um telescópio com duas lentes convexas, como se usa atualmente. A explicação de Newton da decomposição da luz branca, mostrando que a luz branca é a combinação de luz de cores diferentes, cada uma com seu indice de refração, é a base da espectros COPIA .
  • 13. FLOGÃO E ISAAC NEWTOM ISAAC NEWTON Newton publicou muitos trabalhos no campo da ótica e da matemática. Revolucionou a ciência física formulando as três leis básicas da mecânica e a lei da gravitação universal. Newton descobriu também que a luz poderia se dividir em muitas cores, através de um prisma, fenômeno da dispersão da luz (fig. 1.2), e usou esse conceito experimental para analisar a luz. Modelo Corpuscular da LuzNo século XVII, Newton procurando uma resposta para concreta que diria o que era a luz, desenvolveu o modelo corpuscular da luz, que a princípio teve grande aceitação por muitos anos.
  • 14. Ao estudar a refração, por meio desse modelo, surgia inevitavelmente como conseqüência o fato da velocidade da luz em um meio material como a água deveria ser maior que no ar.Naquela época, Newton não tinha condições de medir a velocidade da luzem meios matérias, por este motivo não foi possível comprovar a veracidade da teoria. No século XIX, Foucault pode medir a velocidade da luz na água, e percebeu que Newton estava errado. Pois a velocidade da luz, em qualquer meio material é menor que no ar.
  • 15. PRINCÍPIOS MATEMÁTICOS DA FILOSOFIA NATURAL - DEFINIÇÕES O primeiro conceito pode até parecer estranho, é o conceito de massa. Sim, até então havia muita confusão em relação ao assunto. Erroneamente a massa de um corpo era conhecida como peso. Mas peso é a força com que a terra atrai os corpos, assim, se sua massa é 10, será 10 aqui, na Lua e em Júpiter. Entretanto, seu peso variará de planeta para planeta. Seu peso será bem menor na Lua e muito, mas muito mesmo, maior em Júpiter. A seguir, Newton prossegue com uma definição crucial: a quantidade de movimento. Pela definição de Newton, a quantidade de movimento de um corpo é o produto de sua massa por sua velocidade. Imagine uma mosca e uma moto viajando a 60 Km/h. Talvez você prefira interromper o vôo da mosca. A massa dela é menor, sua quantidade de movimento idem
  • 16. LEIS DE NEWTOM E A GRAVITAÇÃO UNIVERSAL Pouco se sabia sobre gravitação até o século XVII, pois acreditava-se que leis diferentes governavam os céus e a Terra. A força que mantinha a Lua pendurada no céu nada tinha a ver com a força que nos mantém presos à Terra. Isaac Newton foi o primeiro a pensar na hipótese das duas forças possuírem as mesmas naturezas; até então, havia apenas a teoria magnetista de Johannes Kepler, que dizia que era o magnetismo que fazia os planetas orbitarem o Sol Newton explica, "Todos os objectos no Universo atraem todos os outros objectos com uma força direccionada ao longo da linha que passa pelos centros dos dois objectos, e que é proporcional ao produto das suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da separação entre os dois objectos." Newton acabou por publicar a sua, ainda hoje famosa, lei da gravitação universal, no seu Principia Mathematica, como:
  • 17. onde: F = força gravitacional entre dois objectos m1 = massa do primeiro objecto m2 = massa do segundo objecto r = distância entre os centros de massa dos objectos G = constante universal da gravitação A força de atração entre dois objetos é chamada de peso. Rigorosamente falando, esta lei aplica-se apenas a objectos semelhantes a pontos. Se os objectos possuírem extensão espacial, a verdadeira força terá de ser encontrada pela integração das forças entre os vários pontos. Por outro lado, pode provar-se que para um objecto com uma distribuição de massa esfericamente simétrica, a integral resulta na mesma atracção gravitacional que teria se fosse uma massa pontual. Foi este obstáculo que levou Newton a adiar por vários anos a publicação da sua teoria, já que ele não conseguia mostrar que a gravitação exercida pela Terra sobre um corpo à sua superfície era a mesma como se toda a massa da Terra estivesse concentrada em seu centro.[2]
  • 18. FORMA VETORIA A forma acima descrita é uma versão simplificada. Ela é expressa mais propriamente pela forma que segue, a qual é vetorialmente completa. (Todas as grandezas em negrito representam grandezas vetoriais) é a força exercida em m1 por m2 m1 e m2 são as massas são os vectores posição das duas massas respectivas G é a constante gravitacional Para a força na massa dois, simplesmente tome o oposto do vetor A principal diferença entre as duas formulações é que a segunda forma usa a diferença na posição para construir um vetor que aponta de uma massa para a outra, e de seguida divide o vetor pelo seu módulo para evitar que mude a magnitude da força.