SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 75
PROF. PAULO C. MOURA 2007 AQUECIMENTO GLOBAL E  MUDANÇAS CLIMÁTICAS
“ As pessoas usam dinheiro que não têm, para comprar coisas de que não necessitam, para impressionar pessoas que não conhecem.” Oystein Dahle norueguês Vice – presidente aposentado da EXXON
"Ventos, Chuvas, trovões, lembrai-vos de que o homem terreno é apenas uma substância que sempre vencereis“ .  William Shakespeare
AQUECIMENTO GLOBAL MUDANÇAS CLIMÁTICAS
As mudanças climáticas podem ser caracterizadas pelo aquecimento global que se verifica na Terra, e ocorre devido ao aumento indiscriminado das emissões de gases causadores do  Efeito Estufa .
Efeito Estufa  Fenômeno natural  gerado por gases causadores de efeito estufa -GEE-, os quais absorvem luz infravermelha térmica que deveria ser direcionada ao espaço, aquecendo a atmosfera e garantindo a vida no planeta.  O  Efeito Estufa Intensificado , contudo, causado pelo aumento das concentrações de GEE altera as condições de temperatura naturais, sendo prejudicial a fauna e a flora terrestre.
Gases que causam o Efeito Estufa ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Principais Causas do Efeito Estufa ,[object Object],[object Object],[object Object]
EMISSÃO DE CO2 – 2000 MILHÕES DE  TONELADAS
 
 
 
QUEIMADAS NA AMAZÔNIA
 
A  RADIAÇÃO  SOLAR ENTRA NA  ATMOSFERA . ENTENDENDO  O EFEITO ESTUFA
PARTE É REFLETIDA PELA ATMOSFERA  E VOLTA PARA O ESPAÇO .
A MAIOR PARTE DA RADIAÇÃO É  ABSORVIDA PELA SUPERFICÍE  TERRESTRE E AQUECE O PLANETA  .
UMA PARTE É REFLETIDA PELA SUPERFICÍE  E VOLTA PARA A ATMOSFERA , REFLETE NA  ATMOSFERA E VOLTA PARA A SUPERFICÍE AQUECENDO NOVAMENTE O PLANETA .
A SUPERFICÍE DA TERRA EMITE RADIAÇÃO  INFRAVERMELHA ( CALOR ) . PARTE DEIXA  A ATMOSFERA .
OUTRA PARTE É ABSORVIDA E IMPEDIDA DE SAIR  PELO VAPOR DE ÁGUA E POR OUTROS GASES , EM ESPECIAL O CO 2  ( DIÓXIDO DE CARBONO ).
Evidências das Mudanças Climáticas Globais ,[object Object],[object Object],[object Object]
AUMENTO DO CALOR EM TODO O MUNDO
Mortes estimadas devido ao Aquecimento Global em 2000. FONTE: University of Wisconsin - Madison Mortalidade por Milhões de Pessoas 0 – 2 2 – 4 4 – 70 70 – 120
ESTÔNIA  1995 2004 HOLANDA :  CONSTRUÇÃO  DE DIQUES.
Concentração de CO 2  na atmosfera
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],Fonte: IPCC Evidências das Mudanças Climáticas Globais
2003
 
 
CAMPINAS – PERÍODO DE 100 ANOS AUMENTO DE 2º C NA TEMPERATURA MÉDIA.   FONTE - AGRITEMPO
PEQUENA ERA GLACIAL 1816 – o ano sem verão CURIOSIDADE
1816 ERUPÇÃO DO MONTE TAMBORA  - 1815 a força da erupção do Tambora impeliu cinzas e gases na estratosfera (de 17 a 50 quilômetros acima da superfície), onde os ventos os espalharam por todo o mundo por mais de um ano. Essas partículas suspensas criaram um manto de poeira, que refletiu o calor do sol.  “  ANO SEM VERÃO “
CONSEQUÊNCIAS DA ERUPÇÃO   SUIÇA – fome , passaram a comer plantas ( musgos ).  FRANÇA – congelamento das uvas : não houve colheita. IRLANDA –  chuva fria , destruição das colheitas de trigo e batata . HUNGRIA – nevasca de cor marrom . INGLATERRA – escassez de comida. ALEMANHA – fome , os alemães assaram palha e  serragem como se fossem pão. SALEM ( EUA ) – oscilação da temperatura  : em um dia 27º C. NEW YORK – perda de colheitas  .
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],Fonte: IPCC Evidências das Mudanças Climáticas Globais
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],Fonte: IPCC Evidências das Mudanças Climáticas Globais
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],OS EFEITOS NO BRASIL
O QUE JÁ ACONTECEU   ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
O FURACÃO CATARINA   7 de março de 2004.   Muitos prédios foram devastados no litoral sul de S. Catarina e litoral norte gaúcho pela ação do  Furacão   Catarina . Ventos de 150km/h e ondas de 5 metros deixaram Torres, no litoral gaúcho, em estado de emergência. Vinte mil residências foram destruídas nas cidades litorâneas da Região Sul.
Furacão Categoria 1   OLHO
LITORAL SUL DE SC LITORAL SUL DE SC TORRES - RS
 
 
TEMPORAIS   ARARAQUARA – MARÇO DE 2007 PORTO ALEGRE – MARÇO DE 2007
 
 
AUMENTO DA SECA EM ALGUMAS REGIÕES
O POLO NORTE ESTÁ ENCOLHENDO
A GROELÂNDIA   TAMBÉM !
FURACÕES MAIS VIOLENTOS
EXTINÇÃO DE ESPÉCIES ANIMAIS
INUNDAÇÕES
REDUÇÃO DAS GELEIRAS   ARGENTINA - 1906 ARGENTINA - 2004
Glaciares ou geleiras são enormes massas de gelo (podem atingir várias centenas de quilômetros de extensão) que, por ação da gravidade, sofrem lentos deslizamentos ao longo de superfícies inclinadas.  GLACIAR PERITO MORENO   - Argentina
[object Object]
Protocolo de Kyoto ,[object Object]
 
Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) ,[object Object],[object Object],[object Object]
Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL)
Desafios para o Futuro Haverá Protocolo depois de 2012? Quais serão as metas no segundo período de compromissos (pós 2012)? Brasil, China e Índia terão que assumir compromissos?
Emissões Acumuladas FONTE: Pew Center – Climate Data: Insights and Observations
Projeção das Emissões ,[object Object],[object Object],[object Object]
 
As emissões tendem a aumentar exponencialmente. A comunidade internacional tem cada vez mais se preocupado com a questão, E VOCÊ ?
Desenvolvimento Sustentável SOCIAL AMBIENTAL ECONÔMICO
Desenvolvimento Sustentável “ Satisfazer as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações satisfazerem suas próprias necessidades”.
Brent Blackwerder, presidente da organização Amigos da Terra: "O aquecimento global está afetando tudo o que vive e respira no planeta. Grandes tempestades, furacões, ciclones, chuvas em grande quantidade, enchentes... Algumas nações desaparecerão totalmente. Isto é o que nos acontecerá, e será pior do que imaginamos, se não começarmos a nos tornar inteligentes."
OPINIÕES CONTRÁRIAS   "O aquecimento global é resultado da elevada e prolongada atividade solar  que aconteceu na maior parte do século passado, e não se deve ao efeito  estufa",  disse o cientista à agência russa *Novosti*. Contrariando a opinião  da maioria das organizações de defesa do meio-ambiente,  o cientista russo  afirmou que a atividade industrial não influencia de forma determinante no clima do planeta, que ao longo dos séculos   passou por períodos de aquecimento e esfriamento .  O Sol é a causa do aquecimento global, diz cientista . O aquecimento global do planeta deve-se em maior medida à  atividade do Sol , e não ao "efeito estufa" causado pelos homens, afirmou  o diretor do  Observatório Astronômico de São Petersburgo, Khabibullo Abdusamatov .
O que faz com que o clima da terra mude?   A mudança no clima é complexa — há muitas dinâmicas envolvidas. Um fator importante pode ser o relacionamento entre a Terra e o sol.  O astrônomo Milutin Milankovitch (1879 – 1958) estudou as variações na forma da órbita da Terra em torno do Sol e a inclinação do eixo da Terra. Ele teorizou que essas mudanças cíclicas e as interações entre elas eram responsáveis por mudanças de clima no longo prazo. Milankovitch estudou três fatores: 1 .  Mudanças na inclinação   do eixo da terra; 2.  Variações na forma da órbita da terra  em  torno do sol  e  3.  Precessão : mudanças em como a inclinação do eixo é orientada em relação à órbita.
 
A Terra sem estações. Eixo da Terra a 0°.  Final de junho: verão no hemisfério norte e inverno no hemisfério sul.  Final de dezembro: inverno no hemisfério  norte e verão no hemisfério sul.
PARA PENSAR   "Somos criaturas arrogantes e estamos prestes a sofrer os danos que estamos provocando a um sistema do qual somos apenas uma parte" . James Lovelock, cientista, ex-funcionário da Nasa.
 
QUE MUNDO QUEREMOS PARA ELES ?
OBRIGADO

Más contenido relacionado

La actualidad más candente

Impactos ambientais causas e consequências
Impactos ambientais causas e consequênciasImpactos ambientais causas e consequências
Impactos ambientais causas e consequênciasCharlles Moreira
 
Lixão X Aterro Sanitário X Aterro Controlado
Lixão X Aterro Sanitário X Aterro Controlado   Lixão X Aterro Sanitário X Aterro Controlado
Lixão X Aterro Sanitário X Aterro Controlado saramandaia
 
Alterações climáticas
Alterações climáticasAlterações climáticas
Alterações climáticasProfessor
 
Conferências ambientais
Conferências ambientaisConferências ambientais
Conferências ambientaisArtur Lara
 
Impactos ambientais
Impactos ambientaisImpactos ambientais
Impactos ambientaisVictor Ygor
 
Impactos ambientais no brasil
Impactos ambientais no brasilImpactos ambientais no brasil
Impactos ambientais no brasilmetodologia2011
 
Efeito estufa e aquecimento global
Efeito estufa e aquecimento globalEfeito estufa e aquecimento global
Efeito estufa e aquecimento globalprofleofonseca
 
Impactos do homem sobre o meio ambiente
Impactos do homem sobre o meio ambienteImpactos do homem sobre o meio ambiente
Impactos do homem sobre o meio ambientelaiszanatta
 
Meio ambiente e desenvolvimento sustentvel
Meio ambiente e desenvolvimento sustentvelMeio ambiente e desenvolvimento sustentvel
Meio ambiente e desenvolvimento sustentveljaneibe
 
Ações humanas e alteracoes ambientais
Ações humanas e alteracoes ambientaisAções humanas e alteracoes ambientais
Ações humanas e alteracoes ambientaisProf. Francesco Torres
 

La actualidad más candente (20)

Impactos ambientais causas e consequências
Impactos ambientais causas e consequênciasImpactos ambientais causas e consequências
Impactos ambientais causas e consequências
 
Impactos ambientais intensivo
Impactos ambientais intensivoImpactos ambientais intensivo
Impactos ambientais intensivo
 
Mudanças climáticas e o aquecimento global
Mudanças climáticas e o aquecimento globalMudanças climáticas e o aquecimento global
Mudanças climáticas e o aquecimento global
 
Lixão X Aterro Sanitário X Aterro Controlado
Lixão X Aterro Sanitário X Aterro Controlado   Lixão X Aterro Sanitário X Aterro Controlado
Lixão X Aterro Sanitário X Aterro Controlado
 
Problemas globais do meio ambiente
Problemas globais do meio ambienteProblemas globais do meio ambiente
Problemas globais do meio ambiente
 
Alterações climáticas
Alterações climáticasAlterações climáticas
Alterações climáticas
 
Meio ambiente e sustentabilidade aula
Meio ambiente e sustentabilidade aulaMeio ambiente e sustentabilidade aula
Meio ambiente e sustentabilidade aula
 
Conferências ambientais
Conferências ambientaisConferências ambientais
Conferências ambientais
 
Impactos ambientais
Impactos ambientaisImpactos ambientais
Impactos ambientais
 
Problemas Ambientais
Problemas AmbientaisProblemas Ambientais
Problemas Ambientais
 
Ciclo do carbono
Ciclo do carbonoCiclo do carbono
Ciclo do carbono
 
Impactos ambientais no brasil
Impactos ambientais no brasilImpactos ambientais no brasil
Impactos ambientais no brasil
 
Efeito estufa e aquecimento global
Efeito estufa e aquecimento globalEfeito estufa e aquecimento global
Efeito estufa e aquecimento global
 
Impactos ambientais
Impactos ambientaisImpactos ambientais
Impactos ambientais
 
Slide MudançAs ClimáTicas
Slide MudançAs ClimáTicasSlide MudançAs ClimáTicas
Slide MudançAs ClimáTicas
 
Impactos do homem sobre o meio ambiente
Impactos do homem sobre o meio ambienteImpactos do homem sobre o meio ambiente
Impactos do homem sobre o meio ambiente
 
Meio ambiente e desenvolvimento sustentvel
Meio ambiente e desenvolvimento sustentvelMeio ambiente e desenvolvimento sustentvel
Meio ambiente e desenvolvimento sustentvel
 
Aula SUSTENTABILIDADE
Aula SUSTENTABILIDADEAula SUSTENTABILIDADE
Aula SUSTENTABILIDADE
 
Ações humanas e alteracoes ambientais
Ações humanas e alteracoes ambientaisAções humanas e alteracoes ambientais
Ações humanas e alteracoes ambientais
 
Fenômenos climáticos
Fenômenos climáticosFenômenos climáticos
Fenômenos climáticos
 

Similar a Aquecimento Global

Alterações Climáticas
Alterações ClimáticasAlterações Climáticas
Alterações ClimáticasPaula Morgado
 
Conclusões da mesa redonda sobre o aquecimento global e catástrofe planetária
Conclusões da mesa redonda sobre o aquecimento global e catástrofe planetária Conclusões da mesa redonda sobre o aquecimento global e catástrofe planetária
Conclusões da mesa redonda sobre o aquecimento global e catástrofe planetária Fernando Alcoforado
 
Alt climat
Alt climatAlt climat
Alt climatcnoetz
 
Como evitar as catástrofes no clima da terra
Como evitar as catástrofes no clima da terraComo evitar as catástrofes no clima da terra
Como evitar as catástrofes no clima da terraFernando Alcoforado
 
Como evitar as catastrofes no clima da terra
Como evitar as catastrofes no clima da terraComo evitar as catastrofes no clima da terra
Como evitar as catastrofes no clima da terraRoberto Rabat Chame
 
Consequências das alterações climáticas a nível mundial
Consequências das alterações climáticas a nível mundialConsequências das alterações climáticas a nível mundial
Consequências das alterações climáticas a nível mundialAna Soares
 
Consequências das alterações climáticas a nível mundial
Consequências das alterações climáticas a nível mundialConsequências das alterações climáticas a nível mundial
Consequências das alterações climáticas a nível mundialAna Soares
 
O aquecimento global e suas catastróficas conseqüências
O aquecimento global e suas catastróficas conseqüênciasO aquecimento global e suas catastróficas conseqüências
O aquecimento global e suas catastróficas conseqüênciasFernando Alcoforado
 
MUDANÇA GLOBAL: O HOMEM E AS PLANTAS
MUDANÇA GLOBAL: O HOMEM E AS PLANTASMUDANÇA GLOBAL: O HOMEM E AS PLANTAS
MUDANÇA GLOBAL: O HOMEM E AS PLANTASMariliaLayse
 
CURSO DE ATUALIDADES AULA 1 - PARTE 2
CURSO DE ATUALIDADES AULA 1 - PARTE 2CURSO DE ATUALIDADES AULA 1 - PARTE 2
CURSO DE ATUALIDADES AULA 1 - PARTE 2ProfMario De Mori
 
Amostra powerpoint
Amostra powerpointAmostra powerpoint
Amostra powerpointmch100
 
Aquecimento global
Aquecimento globalAquecimento global
Aquecimento globalJoão Félix
 
Aquecimento global UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE MOCAMBIQUE
Aquecimento global UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE MOCAMBIQUEAquecimento global UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE MOCAMBIQUE
Aquecimento global UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE MOCAMBIQUEMussagy Sidine Massango
 
Aquecimento global
Aquecimento globalAquecimento global
Aquecimento globalLuan Furtado
 
Aquecimento global
Aquecimento globalAquecimento global
Aquecimento globalLuan Furtado
 
Aquecimento global
Aquecimento globalAquecimento global
Aquecimento globalLuan Furtado
 
Aquecimento global
Aquecimento globalAquecimento global
Aquecimento globalLuan Furtado
 

Similar a Aquecimento Global (20)

Alterações Climáticas
Alterações ClimáticasAlterações Climáticas
Alterações Climáticas
 
Conclusões da mesa redonda sobre o aquecimento global e catástrofe planetária
Conclusões da mesa redonda sobre o aquecimento global e catástrofe planetária Conclusões da mesa redonda sobre o aquecimento global e catástrofe planetária
Conclusões da mesa redonda sobre o aquecimento global e catástrofe planetária
 
Alt climat
Alt climatAlt climat
Alt climat
 
Como evitar as catástrofes no clima da terra
Como evitar as catástrofes no clima da terraComo evitar as catástrofes no clima da terra
Como evitar as catástrofes no clima da terra
 
Como evitar as catastrofes no clima da terra
Como evitar as catastrofes no clima da terraComo evitar as catastrofes no clima da terra
Como evitar as catastrofes no clima da terra
 
Consequências das alterações climáticas a nível mundial
Consequências das alterações climáticas a nível mundialConsequências das alterações climáticas a nível mundial
Consequências das alterações climáticas a nível mundial
 
Consequências das alterações climáticas a nível mundial
Consequências das alterações climáticas a nível mundialConsequências das alterações climáticas a nível mundial
Consequências das alterações climáticas a nível mundial
 
O aquecimento global e suas catastróficas conseqüências
O aquecimento global e suas catastróficas conseqüênciasO aquecimento global e suas catastróficas conseqüências
O aquecimento global e suas catastróficas conseqüências
 
MUDANÇA GLOBAL: O HOMEM E AS PLANTAS
MUDANÇA GLOBAL: O HOMEM E AS PLANTASMUDANÇA GLOBAL: O HOMEM E AS PLANTAS
MUDANÇA GLOBAL: O HOMEM E AS PLANTAS
 
CURSO DE ATUALIDADES AULA 1 - PARTE 2
CURSO DE ATUALIDADES AULA 1 - PARTE 2CURSO DE ATUALIDADES AULA 1 - PARTE 2
CURSO DE ATUALIDADES AULA 1 - PARTE 2
 
Amostra powerpoint
Amostra powerpointAmostra powerpoint
Amostra powerpoint
 
Aquecimento global
Aquecimento globalAquecimento global
Aquecimento global
 
AulãO Biologia
AulãO    BiologiaAulãO    Biologia
AulãO Biologia
 
Aulão biologia
Aulão   biologiaAulão   biologia
Aulão biologia
 
Aquecimento global UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE MOCAMBIQUE
Aquecimento global UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE MOCAMBIQUEAquecimento global UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE MOCAMBIQUE
Aquecimento global UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE MOCAMBIQUE
 
Mudanças climáticas
Mudanças climáticasMudanças climáticas
Mudanças climáticas
 
Aquecimento global
Aquecimento globalAquecimento global
Aquecimento global
 
Aquecimento global
Aquecimento globalAquecimento global
Aquecimento global
 
Aquecimento global
Aquecimento globalAquecimento global
Aquecimento global
 
Aquecimento global
Aquecimento globalAquecimento global
Aquecimento global
 

Último

Habilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasHabilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasCassio Meira Jr.
 
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveAula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveaulasgege
 
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029Centro Jacques Delors
 
Gerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem OrganizacionalGerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem OrganizacionalJacqueline Cerqueira
 
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxApostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxIsabelaRafael2
 
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimirFCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimirIedaGoethe
 
Bullying - Texto e cruzadinha
Bullying        -     Texto e cruzadinhaBullying        -     Texto e cruzadinha
Bullying - Texto e cruzadinhaMary Alvarenga
 
Regência Nominal e Verbal português .pdf
Regência Nominal e Verbal português .pdfRegência Nominal e Verbal português .pdf
Regência Nominal e Verbal português .pdfmirandadudu08
 
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃOLEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃOColégio Santa Teresinha
 
A Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
A Arte de Escrever Poemas - Dia das MãesA Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
A Arte de Escrever Poemas - Dia das MãesMary Alvarenga
 
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptxA experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptxfabiolalopesmartins1
 
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptxAula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptxBiancaNogueira42
 
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)Mary Alvarenga
 
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptxSlides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfUFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfManuais Formação
 
Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.keislayyovera123
 
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasPrograma de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasCassio Meira Jr.
 

Último (20)

Habilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasHabilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e Específicas
 
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveAula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
 
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
 
Em tempo de Quaresma .
Em tempo de Quaresma                            .Em tempo de Quaresma                            .
Em tempo de Quaresma .
 
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
 
Gerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem OrganizacionalGerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem Organizacional
 
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxApostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
 
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimirFCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
FCEE - Diretrizes - Autismo.pdf para imprimir
 
Bullying - Texto e cruzadinha
Bullying        -     Texto e cruzadinhaBullying        -     Texto e cruzadinha
Bullying - Texto e cruzadinha
 
Regência Nominal e Verbal português .pdf
Regência Nominal e Verbal português .pdfRegência Nominal e Verbal português .pdf
Regência Nominal e Verbal português .pdf
 
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃOLEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
LEMBRANDO A MORTE E CELEBRANDO A RESSUREIÇÃO
 
A Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
A Arte de Escrever Poemas - Dia das MãesA Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
A Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
 
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptxA experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
A experiência amorosa e a reflexão sobre o Amor.pptx
 
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptxAula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
 
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
 
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptxSlides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
 
Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024
Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024
Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024
 
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdfUFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
UFCD_10392_Intervenção em populações de risco_índice .pdf
 
Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.
 
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasPrograma de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
 

Aquecimento Global

  • 1. PROF. PAULO C. MOURA 2007 AQUECIMENTO GLOBAL E MUDANÇAS CLIMÁTICAS
  • 2. “ As pessoas usam dinheiro que não têm, para comprar coisas de que não necessitam, para impressionar pessoas que não conhecem.” Oystein Dahle norueguês Vice – presidente aposentado da EXXON
  • 3. "Ventos, Chuvas, trovões, lembrai-vos de que o homem terreno é apenas uma substância que sempre vencereis“ . William Shakespeare
  • 5. As mudanças climáticas podem ser caracterizadas pelo aquecimento global que se verifica na Terra, e ocorre devido ao aumento indiscriminado das emissões de gases causadores do Efeito Estufa .
  • 6. Efeito Estufa Fenômeno natural gerado por gases causadores de efeito estufa -GEE-, os quais absorvem luz infravermelha térmica que deveria ser direcionada ao espaço, aquecendo a atmosfera e garantindo a vida no planeta. O Efeito Estufa Intensificado , contudo, causado pelo aumento das concentrações de GEE altera as condições de temperatura naturais, sendo prejudicial a fauna e a flora terrestre.
  • 7.
  • 8.
  • 9. EMISSÃO DE CO2 – 2000 MILHÕES DE TONELADAS
  • 10.  
  • 11.  
  • 12.  
  • 14.  
  • 15. A RADIAÇÃO SOLAR ENTRA NA ATMOSFERA . ENTENDENDO O EFEITO ESTUFA
  • 16. PARTE É REFLETIDA PELA ATMOSFERA E VOLTA PARA O ESPAÇO .
  • 17. A MAIOR PARTE DA RADIAÇÃO É ABSORVIDA PELA SUPERFICÍE TERRESTRE E AQUECE O PLANETA .
  • 18. UMA PARTE É REFLETIDA PELA SUPERFICÍE E VOLTA PARA A ATMOSFERA , REFLETE NA ATMOSFERA E VOLTA PARA A SUPERFICÍE AQUECENDO NOVAMENTE O PLANETA .
  • 19. A SUPERFICÍE DA TERRA EMITE RADIAÇÃO INFRAVERMELHA ( CALOR ) . PARTE DEIXA A ATMOSFERA .
  • 20. OUTRA PARTE É ABSORVIDA E IMPEDIDA DE SAIR PELO VAPOR DE ÁGUA E POR OUTROS GASES , EM ESPECIAL O CO 2 ( DIÓXIDO DE CARBONO ).
  • 21.
  • 22. AUMENTO DO CALOR EM TODO O MUNDO
  • 23. Mortes estimadas devido ao Aquecimento Global em 2000. FONTE: University of Wisconsin - Madison Mortalidade por Milhões de Pessoas 0 – 2 2 – 4 4 – 70 70 – 120
  • 24. ESTÔNIA 1995 2004 HOLANDA : CONSTRUÇÃO DE DIQUES.
  • 25. Concentração de CO 2 na atmosfera
  • 26.
  • 27. 2003
  • 28.  
  • 29.  
  • 30. CAMPINAS – PERÍODO DE 100 ANOS AUMENTO DE 2º C NA TEMPERATURA MÉDIA. FONTE - AGRITEMPO
  • 31. PEQUENA ERA GLACIAL 1816 – o ano sem verão CURIOSIDADE
  • 32. 1816 ERUPÇÃO DO MONTE TAMBORA - 1815 a força da erupção do Tambora impeliu cinzas e gases na estratosfera (de 17 a 50 quilômetros acima da superfície), onde os ventos os espalharam por todo o mundo por mais de um ano. Essas partículas suspensas criaram um manto de poeira, que refletiu o calor do sol. “ ANO SEM VERÃO “
  • 33. CONSEQUÊNCIAS DA ERUPÇÃO SUIÇA – fome , passaram a comer plantas ( musgos ). FRANÇA – congelamento das uvas : não houve colheita. IRLANDA – chuva fria , destruição das colheitas de trigo e batata . HUNGRIA – nevasca de cor marrom . INGLATERRA – escassez de comida. ALEMANHA – fome , os alemães assaram palha e serragem como se fossem pão. SALEM ( EUA ) – oscilação da temperatura : em um dia 27º C. NEW YORK – perda de colheitas .
  • 34.
  • 35.
  • 36.
  • 37.
  • 38. O FURACÃO CATARINA 7 de março de 2004. Muitos prédios foram devastados no litoral sul de S. Catarina e litoral norte gaúcho pela ação do Furacão Catarina . Ventos de 150km/h e ondas de 5 metros deixaram Torres, no litoral gaúcho, em estado de emergência. Vinte mil residências foram destruídas nas cidades litorâneas da Região Sul.
  • 40. LITORAL SUL DE SC LITORAL SUL DE SC TORRES - RS
  • 41.  
  • 42.  
  • 43. TEMPORAIS ARARAQUARA – MARÇO DE 2007 PORTO ALEGRE – MARÇO DE 2007
  • 44.  
  • 45.  
  • 46. AUMENTO DA SECA EM ALGUMAS REGIÕES
  • 47. O POLO NORTE ESTÁ ENCOLHENDO
  • 48. A GROELÂNDIA TAMBÉM !
  • 52. REDUÇÃO DAS GELEIRAS ARGENTINA - 1906 ARGENTINA - 2004
  • 53. Glaciares ou geleiras são enormes massas de gelo (podem atingir várias centenas de quilômetros de extensão) que, por ação da gravidade, sofrem lentos deslizamentos ao longo de superfícies inclinadas. GLACIAR PERITO MORENO - Argentina
  • 54.
  • 55.
  • 56.  
  • 57.
  • 58.
  • 59.
  • 60. Desafios para o Futuro Haverá Protocolo depois de 2012? Quais serão as metas no segundo período de compromissos (pós 2012)? Brasil, China e Índia terão que assumir compromissos?
  • 61. Emissões Acumuladas FONTE: Pew Center – Climate Data: Insights and Observations
  • 62.
  • 63.  
  • 64. As emissões tendem a aumentar exponencialmente. A comunidade internacional tem cada vez mais se preocupado com a questão, E VOCÊ ?
  • 65. Desenvolvimento Sustentável SOCIAL AMBIENTAL ECONÔMICO
  • 66. Desenvolvimento Sustentável “ Satisfazer as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações satisfazerem suas próprias necessidades”.
  • 67. Brent Blackwerder, presidente da organização Amigos da Terra: "O aquecimento global está afetando tudo o que vive e respira no planeta. Grandes tempestades, furacões, ciclones, chuvas em grande quantidade, enchentes... Algumas nações desaparecerão totalmente. Isto é o que nos acontecerá, e será pior do que imaginamos, se não começarmos a nos tornar inteligentes."
  • 68. OPINIÕES CONTRÁRIAS "O aquecimento global é resultado da elevada e prolongada atividade solar que aconteceu na maior parte do século passado, e não se deve ao efeito estufa", disse o cientista à agência russa *Novosti*. Contrariando a opinião da maioria das organizações de defesa do meio-ambiente, o cientista russo afirmou que a atividade industrial não influencia de forma determinante no clima do planeta, que ao longo dos séculos passou por períodos de aquecimento e esfriamento . O Sol é a causa do aquecimento global, diz cientista . O aquecimento global do planeta deve-se em maior medida à atividade do Sol , e não ao "efeito estufa" causado pelos homens, afirmou o diretor do Observatório Astronômico de São Petersburgo, Khabibullo Abdusamatov .
  • 69. O que faz com que o clima da terra mude? A mudança no clima é complexa — há muitas dinâmicas envolvidas. Um fator importante pode ser o relacionamento entre a Terra e o sol. O astrônomo Milutin Milankovitch (1879 – 1958) estudou as variações na forma da órbita da Terra em torno do Sol e a inclinação do eixo da Terra. Ele teorizou que essas mudanças cíclicas e as interações entre elas eram responsáveis por mudanças de clima no longo prazo. Milankovitch estudou três fatores: 1 . Mudanças na inclinação do eixo da terra; 2. Variações na forma da órbita da terra em torno do sol e 3. Precessão : mudanças em como a inclinação do eixo é orientada em relação à órbita.
  • 70.  
  • 71. A Terra sem estações. Eixo da Terra a 0°. Final de junho: verão no hemisfério norte e inverno no hemisfério sul. Final de dezembro: inverno no hemisfério norte e verão no hemisfério sul.
  • 72. PARA PENSAR "Somos criaturas arrogantes e estamos prestes a sofrer os danos que estamos provocando a um sistema do qual somos apenas uma parte" . James Lovelock, cientista, ex-funcionário da Nasa.
  • 73.  
  • 74. QUE MUNDO QUEREMOS PARA ELES ?