SlideShare una empresa de Scribd logo
1 de 26
Lista e gabarito disponíveis em: www.geodaraquel.blogspot.com Resolução dos Exercícios Listagem:1
QUESTÃO 1: 01.  Nosso país encontra-se numa das bordas da Placa Sul-Americana. 02.   Os frequentes tremores de terra no Rio Grande do Norte provam que o leste do País está numa das bordas da Placa Tectônica Sul-Americana. 04.  O Brasil tem apenas 4% de terrenos cristalinos da Era Proterozóica, mas são muito significativos na economia mineral. 08.  São rochas magmáticas ou cristalinas aquelas que passaram por forte trabalho erosivo e se formaram em camadas nas depressões intercratônicas. 16.  Os escudos cristalinos do Brasil acompanham a média mundial de ocorrência de petróleo. SOMATÓRIO: 08
Os tremores são provocados pela liberação da energia que se acumula no ponto de contato entre duas placas tectônicas (regiões da superfície da Terra que se movem uma em direção à outra). Quando as rochas não suportam mais a pressão acumulada, elas se deslocam provocando os tremores de terra.
Terrenos cristalinos (muito antigos) –  36% território brasileiro Era Arqueozóica: 32% ( Período: 3,8 bilhões a 2,5 bilhões de anos atrás)  Ex: rochas como granitos e elevações como a Serra do Mar Era Paleozóica: 4% ( Período: de 540 milhões de anos a 250 milhões de anos atrás)  Ex:  jazidas de minerais metálicos (principalmente ferro e manganês) encontrados, por exemplo, na Serra dos Carajás – PA :
Características no Brasil (EM CADA UMA DAS ERAS) Era Cenozóica: Sedimentação da Amazônia, Pantanal e Litoral. Grandes abalos tectônicos. Terrenos na Amazônia, rio Parnaíba e litoral do Nordeste. Grandes migrações de animais. Era Mesozóica: Formação de bacias do Paraná-Uruguai, Tocantins-Araguaia e São Francisco. Formação de desertos no planalto Meridional. Derrame de lava (deserto de Botucatu). Era Paleozóica: Intensa erosão dos terrenos brasileiros Início da formação das grandes bacias sedimentares brasileiras com a acumulação de sedimentos entre nossos escudos e núcleos. O continente americano fazia parte do gigantesco continente gondwânico. Grandes abalos orogênicos em nossos terrenos. Jazidas de carvão mineral no sul do Brasill. Era Proterozóica (Pré-Cambriano): Áreas restritas do Brasil: série Minas, Itacolomi e Lavras (sudeste brasileiro)./ Início da formação dos núcleos e escudos brasileiros. Fonte(s): http://www.ambientebrasil.com.br/compose…
[object Object],[object Object]
O petróleo formou-se na Terra há milhões de anos, a partir da decomposição de pequenos animais marinhos, plâncton e vegetação típica de regiões alagadiças. O petróleo acumula- se junto ao gás de petróleo, formando bolsões entre rochas impermeáveis ou impregnando rochas de origem sedimentar.
02) O somat ó rio das preposi ç ões corretas  é : 01.  São importantes prov í ncias de min é rios met á licos as serras de terrenos sedimentares encaixadas no Quadril á tero de Minas e Serra do Urucum, no Pantanal. 02.  O carvão mineral brasileiro  é  de  ó tima qualidade, mas ocorre em pouca quantidade, for ç ando as importa ç ões do produto. 04.  A Bacia Sedimentar de Campos  é  a região que produz mais da metade do petr ó leo nacional. 08.  A Bacia Sedimentar Paranaica tem em especial marcas de um grande momento eruptivo que banhou o Sul do Pa í s de lavas na Era Secund á ria. 16.  Os granitos são rochas de origem glacial formadas por camadas brancas e negras, os quais são encontradas na Bacia Paranaica de São Paulo at é  Santa Catarina evidenciando glacia ç ões paleoz ó icas nesse local. SOMATÓRIO: 13
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
CARVÃO MINERAL No território brasileiro esse minério é encontrado em áreas restritas e limitadas, além disso, o carvão extraído não possui boa  qualidade , pois apresenta baixo poder calórico e quantidade de cinza elevada. Por essa razão não possui viabilidade quanto à sua utilização como fonte de energia e matéria-prima nas siderúrgicas.  No Estado de Santa Catarina é realizada a maior produção de carvão, com destaque para o vale do rio Tubarão, nessa jazida o minério é totalmente aproveitado pelas indústrias siderúrgicas, geralmente localizadas na região Sudeste. BACIA SEDIMENTAR DE CAMPOS É a bacia petrolífera que mais produz na margem continental brasileira, respondendo atualmente por mais de 80% da produção nacional de petróleo.  A exploração da Bacia de Campos ganhou impulso em 1974, com a descoberta do Campo de Garoupa. Entretanto, a sua produção comercial predominantemente de petróleo pesado teve início somente em 1977, no Campo de Enchova.
 
Eras geológicas: resumo das características das bacias sedimentares do Brasil   Cenozóica  (Vida recente)  Quaternário  Formação de bacias sedimentares (ex.: Bacia Sedimentar do Pantanal e ao longo do vale amazônico)     Terciário  Formação de bacias sedimentares (ex.: Bacia Sedimentar Amazônica)  Mesozóica  (Vida Intermediária)     Formação de bacias sedimentares  (ex.: Bacia  Paranaica , Sanfranciscana, do Meio-Norte etc.). Formação das ilhas Trindade, Martin Vaz, Arquipélago Fernando de Noronha e Penedos de S. Pedro e São Paulo.  Derrames basálticos na Região Sul e formação do planalto arenito-basálticos .  Paleozóica  (Vida Antiga)     Formação de bacias sedimentares antigas, do varbito, rocha sedimentar, em Itu (SP), do carvão mineral no sul do Brasil. Início da formação da Bacia Sedimentar Paranáica e Sanfranciscana.
O  granito  é uma  rocha ígnea  de grão fino, médio ou grosseiro, composta essencialmente por  quartzo  e  feldspatos , tendo como minerais característicos frequentes  moscovite ,  biotite  e/ou  anfíbolas . Glaciações Paleozóicas (400 a 200 milhões de anos atrás):  Várias glaciações afetaram os continentes do hemisfério sul durante o Paleozóico. No Brasil são encontrados vestígios de geleiras nos períodos Devoniano, Siluriano e Carbonífero (vide Almeida & Carneiro 1995). Rochas magmáticas intrusivas São as rochas formadas pelo magma que se solidificou em grandes profundidades. O  granito  é uma das variedades desse tipo de rocha. No Brasil, algumas serras são formadas de granito, como a da Mantiqueira, do  Mar , e algumas serras do Planalto Residual Norte-Amazônico.
03) No Brasil, as concentrações minerais localizadas no Quadrilátero Ferrífero e em Carajós, formaram-se na era geológica:   a)Pré-Cambriana b)Paleozóica.  c)Mesozóica. d)Cenozóica. e)Quaternária O Pré-Cambriano está compreendido entre o aparecimento da  Terra , há cerca de 4,5 bilhões de anos, até o surgimento de uma larga quantidade de  fósseis , que marca o início do  período   Cambriano  da  era   Paleozóica  do éon Fanerozóico, há cerca de 540 milhões de anos. VER: Escalas do tempo geológico/ Disponível no blog em postagem própria
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
05) Assinale as alternativas INCORRETAS sobre a estrutura geológica e o relevo do Brasil: a)As verdadeiras planícies são raras. b)É predominantemente planáltico. c)A maior parte do território é recoberta por rochas sedimentares. d)Os dobramentos recentes limitam-se à Serra do Mar. e) As maiores altitudes localizam-se no estremo norte. f)As estruturas muito antigas do embasamento fundamental alternam-se com as estruturas sedimentares de diferentes períodos geológicos. g)Aos terrenos sedimentares, estão associados as jazidas de combustíveis fósseis, como petróleo e carvão mineral. h)Aos terrenos cristalinos, estão associados as jazidas minerais de grande importância econômica, como o minério-de-ferro e a bauxita. i)Os terrenos vulcânicos expandem-se pela maior parte do território, constituindo a base do relevo recente, ainda em processo de formação. j)As estruturas geológicas dos dobramentos terciários, formadores de grandes cadeias de montanhas, inexistem no território brasileiro.
06) Responda a questão com base nas afirmativas abaixo: I. A estabilidade do território brasileiro é consequência  de sua posição no interior da placa Sul-americana, não o colocando em condições de vulnerabilidade aos movimentos orogenéticos típicos das faixas de contato entre as placas. II. As ilhas oceânicas brasileiras, a exemplo do Arquipélago de Fernando de Noronha, correspondem a picos vulcânicos submersos de uma cordilheira dorsal meso-oceânica. III. Na paisagem geomorfológica do relevo brasileiro, verifica-se uma preponderância dos processos de sedimentação sobre os erosivos, justificando o predomínio das planícies, planaltos e depressões.    É  CORRETO  afirmar que estão redigidas corretamente: a) apenas a afirmativa I. b) apenas as afirmativas I e II. c) apenas as afirmativas I e III. d) apenas as afirmativas II e III. e) todas as afirmativas estão corretas.
07) Quanto às falésias existentes no município de Torres, no RS, é CORRETO afirmar que são: a) Resultantes de um processo erosivo diferenciado entre o granito e o basalto. b) Extensas áreas soerguidas pela subducção da Placa Tectônica do Atlântico Sul. c) Antigas dunas cimentadas resultantes da última transgressão marinha. d) Paredões rochosos, trabalhados pelo mar, de origem sedimentar e vulcânica da era Mesozóica. e) Pacotes sedimentares e metamórficos trabalhados pelo mar e datados da era Cenozóica.   Falésia  é uma forma geográfica  litoral , caracterizada por um abrupto encontro da terra com o  mar . Formam-se  escarpas  na vertical que terminam ao nível do mar e encontram-se permanentemente sob a ação  erosiva  do mar.  Ondas  desgastam constantemente a costa, o que por vezes pode provocar desmoronamentos ou instabilidade da parede rochosa. Com as mudanças  climáticas , o nível do mar pode descer, deixando entre a falésia e o mar um espaço plano. Passa-se a chamar, então, uma  arriba fóssil .
08) Tratando   das relações entre o relevo e a estrutura geológica do território brasileiro, é VERDADEIRO  afirmar que: a) As regiões de chapadas e chapadões estão relacionadas às rochas cristalinas e constituem os denominados escudos brasileiros. b)O Planalto do Maranhão-Piauí, marcado por chapadas e  cuestas,  relaciona-se a rochas sedimentares e compõe a chamada bacia do Meio Norte. c)As depressões sertanejas semi-áridas relacionam-se principalmente às áreas de domínio de rochas cristalinas muito antigas. d)O denominado domínio dos mares de morros formou-se por ação de intenso intemperismo físico sobre rochas sedimentares. As cuestas são formas de relevo tabular, onde escarpas íngremes limitam um topo plano, formado por terras de maiores altitudes, que se contrapõem a terras mais baixas e de vertentes suaves. As fotos abaixo documentam a região da Serra Grande, na porção sudeste de Descalvado, e mostram de diferentes ângulos os elementos que compõem o padrão de relevo definido pelas cuestas basálticas. Na primeira foto, ao fundo, a Serra Grande representa a frente de cuesta, que caracteriza-se por elevações do terreno interrompidas de forma abrupta por paredões rochosos. Ao seu redor, encontram-se as terras que compõe o reverso de cuesta, constituído de planícies interfluviais relativamente mais planas e de menores altitudes.
09) Atualmente, não existem vulcões ativos no Brasil, embora tenham existido em épocas geológicas passadas. Assinale a alternativa que indica CORRETAMENTE a maior área territorial onde se encontram evidências de vulcanismo no País. a) Domínios de caatingas com   relevos aplainados e solos rasos e pedregosos. b) Região do Pantanal e sua intensa rede de drenagem com solos arenosos. c) Zona da Mata e seus ambientes litorâneos onde se registram constantes tremores de terra. d) Planalto Meridional com derrames basálticos e presença de solos denominados terras roxas. e) Domínio de cerrado com relevos aplainados e solos arenosos denominados latossolos.
10) Sobre a geologia do relevo brasileiro, podemos afirmar que, EXCETO. a) nas grandes bacias sedimentares predominam formas de planícies e planaltos sedimentares como chapadas e  cuestas. b) O Brasil possui um embasamento constituído de formações antigas cristalinas, ricas em minerais metálicos. c) O relevo foi intensamente desgastado pela erosão, daí a ocorrência de vários planaltos de modestas altitudes. d) O relevo brasileiro apresenta altitudes modestas no interior, e no litoral, é bastante íngreme e elevado devido à presença de dobramentos terciários.
11) É CORRETO afirmar quanto ao relevo brasileiro: (SOMA) 01 . O Planalto Brasileiro é a mais extensa unidade planáltica no território brasileiro.  02.  O Planalto Brasileiro é comumente dividido em duas subunidades: Planalto Central e Planalto das Guianas. 04.  O Planalto Meridional brasileiro é constituído por grandes extensões de planaltos sedimentares e basálticos, dispostos em patamares e margeados por depressões. 08.  Ao Norte do Planalto das Guianas ocorre uma região serrana em que se destacam as serras Parima, Pacaraíma, Tumucumaque e Acaraí. 16 . Na Planície Amazônica, além das Planícies típicas ao longo do rio, encontram-se também baixos planaltos, denominados de terra firme. Soma: 29
12) Em relação ao relevo do Brasil é correto afirmar que: a)Planalto Central – localizado principalmente no Nordeste é formado por rochas cristalinas recentes, que originaram os chapadões, de solos férteis. b)Planalto Atlântico – localizado na região Sudeste, é constituído por rochas sedimentares recentes, o que explica a sua riqueza mineral, principalmente em São Paulo. c)Planalto Meridional -  localizado no Sul do Brasil, nele predominam rochas cristalinas antigas, onde são encontradas jazidas de carvão mineral. d)Planalto das Guianas – localizado ao norte do País, é formado principalmente por terrenos cristalinos antigos, intensamente erodidos, embora com blocos de elevada altitude. e)Planície Amazônica – Corresponde aos terrenos sedimentares antigos, do P’re-Cambriano, localizados na região Norte, de grande fertilidade.  
 
13) Na classificação do relevo brasileiro elaborada pelo Prof. Jurandyr Ross, a Planície Amazônica: a)Mantém as mesmas dimensões e classificações anteriores. b)É substancialmente ampliada em relação à classificação de Aziz Ab’Saber. c)Desaparece. d)Limita-se aos trechos que margeiam os grandes rios da região. e)Interliga-se à Planície do Pantanal.
 

Más contenido relacionado

La actualidad más candente

Caça Palavras - Países do continente europeu
Caça Palavras - Países do continente europeuCaça Palavras - Países do continente europeu
Caça Palavras - Países do continente europeuEduardo Menandes
 
Caça palavras revolução industrial
Caça palavras revolução industrialCaça palavras revolução industrial
Caça palavras revolução industrialÓcio do Ofício
 
O relevo e as suas formas
O relevo e as suas formasO relevo e as suas formas
O relevo e as suas formasprofacacio
 
Trabalho sobre fósseis 7ºano
Trabalho sobre fósseis 7ºanoTrabalho sobre fósseis 7ºano
Trabalho sobre fósseis 7ºanoHizqeelMajoka
 
A formação da terra
A formação da terraA formação da terra
A formação da terraProfessor
 
Atividades - Pré-História
Atividades - Pré-HistóriaAtividades - Pré-História
Atividades - Pré-HistóriaNAPNE
 
Geografia o ciclo da agua na natureza e a importancia da preservacao dos ma...
Geografia   o ciclo da agua na natureza e a importancia da preservacao dos ma...Geografia   o ciclo da agua na natureza e a importancia da preservacao dos ma...
Geografia o ciclo da agua na natureza e a importancia da preservacao dos ma...Gustavo Soares
 
AGENTES INTERNOS DO RELEVO
AGENTES INTERNOS DO RELEVOAGENTES INTERNOS DO RELEVO
AGENTES INTERNOS DO RELEVOOmar Fürst
 
Cruzadinha revolução industrial
Cruzadinha revolução industrialCruzadinha revolução industrial
Cruzadinha revolução industrialÓcio do Ofício
 
PRÉ-HISTÓRIA DO MATO GROSSO DO SUL
PRÉ-HISTÓRIA DO MATO GROSSO DO SULPRÉ-HISTÓRIA DO MATO GROSSO DO SUL
PRÉ-HISTÓRIA DO MATO GROSSO DO SULANDRADELIMA
 

La actualidad más candente (20)

RELEVO OCEÂNICO
RELEVO OCEÂNICORELEVO OCEÂNICO
RELEVO OCEÂNICO
 
Caça Palavras - Países do continente europeu
Caça Palavras - Países do continente europeuCaça Palavras - Países do continente europeu
Caça Palavras - Países do continente europeu
 
Caça palavras revolução industrial
Caça palavras revolução industrialCaça palavras revolução industrial
Caça palavras revolução industrial
 
O relevo e as suas formas
O relevo e as suas formasO relevo e as suas formas
O relevo e as suas formas
 
Trabalho sobre fósseis 7ºano
Trabalho sobre fósseis 7ºanoTrabalho sobre fósseis 7ºano
Trabalho sobre fósseis 7ºano
 
A formação da terra
A formação da terraA formação da terra
A formação da terra
 
Caça países copa
Caça países copaCaça países copa
Caça países copa
 
Atividades - Pré-História
Atividades - Pré-HistóriaAtividades - Pré-História
Atividades - Pré-História
 
Avaliação sobre Expansão Marítima Europeia
Avaliação sobre Expansão Marítima EuropeiaAvaliação sobre Expansão Marítima Europeia
Avaliação sobre Expansão Marítima Europeia
 
Regiao Nordeste
Regiao NordesteRegiao Nordeste
Regiao Nordeste
 
Geo 6
Geo 6Geo 6
Geo 6
 
Geografia o ciclo da agua na natureza e a importancia da preservacao dos ma...
Geografia   o ciclo da agua na natureza e a importancia da preservacao dos ma...Geografia   o ciclo da agua na natureza e a importancia da preservacao dos ma...
Geografia o ciclo da agua na natureza e a importancia da preservacao dos ma...
 
AGENTES INTERNOS DO RELEVO
AGENTES INTERNOS DO RELEVOAGENTES INTERNOS DO RELEVO
AGENTES INTERNOS DO RELEVO
 
Avaliação expansão marítima
Avaliação expansão marítimaAvaliação expansão marítima
Avaliação expansão marítima
 
Cruzadinha revolução industrial
Cruzadinha revolução industrialCruzadinha revolução industrial
Cruzadinha revolução industrial
 
Mapa Conceitual Revoltas Regenciais
Mapa Conceitual Revoltas Regenciais  Mapa Conceitual Revoltas Regenciais
Mapa Conceitual Revoltas Regenciais
 
Clima e relevo caça palavras
Clima e relevo caça palavrasClima e relevo caça palavras
Clima e relevo caça palavras
 
Interpretacao de texto
Interpretacao de textoInterpretacao de texto
Interpretacao de texto
 
Atividade 8 ano
Atividade 8 anoAtividade 8 ano
Atividade 8 ano
 
PRÉ-HISTÓRIA DO MATO GROSSO DO SUL
PRÉ-HISTÓRIA DO MATO GROSSO DO SULPRÉ-HISTÓRIA DO MATO GROSSO DO SUL
PRÉ-HISTÓRIA DO MATO GROSSO DO SUL
 

Destacado

Prof Demétrio Melo - Geografia TD Brasil: Estrutura Geológica, Relevo e Minerais
Prof Demétrio Melo - Geografia TD Brasil: Estrutura Geológica, Relevo e MineraisProf Demétrio Melo - Geografia TD Brasil: Estrutura Geológica, Relevo e Minerais
Prof Demétrio Melo - Geografia TD Brasil: Estrutura Geológica, Relevo e MineraisDeto - Geografia
 
Cópia de eletrizacao 1
Cópia de eletrizacao 1Cópia de eletrizacao 1
Cópia de eletrizacao 1ludy04
 
Gabarito branca simulado ibrapeq caucaia prof. pedro
Gabarito branca simulado ibrapeq caucaia prof. pedroGabarito branca simulado ibrapeq caucaia prof. pedro
Gabarito branca simulado ibrapeq caucaia prof. pedroPedro Monteiro
 
Eletrotécnica
EletrotécnicaEletrotécnica
Eletrotécnicatiohugo
 
eletricidade-circuitos-eletricos-ucg
 eletricidade-circuitos-eletricos-ucg eletricidade-circuitos-eletricos-ucg
eletricidade-circuitos-eletricos-ucgdnlmdk
 
Exercícios de Kirchhoff Resolvidos
Exercícios de Kirchhoff ResolvidosExercícios de Kirchhoff Resolvidos
Exercícios de Kirchhoff ResolvidosKelvin Mello
 
Exercícios de Circuitos Elétricos Resolvidos
Exercícios de Circuitos Elétricos ResolvidosExercícios de Circuitos Elétricos Resolvidos
Exercícios de Circuitos Elétricos ResolvidosKelvin Mello
 
Abalos sísmicos no Brasil - fundamentação teórica e vestibular da Unicamp
Abalos sísmicos no Brasil - fundamentação teórica e vestibular da UnicampAbalos sísmicos no Brasil - fundamentação teórica e vestibular da Unicamp
Abalos sísmicos no Brasil - fundamentação teórica e vestibular da UnicampSilvio Araujo de Sousa
 
Exercícios de eletricidade
Exercícios de eletricidadeExercícios de eletricidade
Exercícios de eletricidadeRoberto Bagatini
 
Caderno do aluno professoradegeografia 2a vol2
Caderno do aluno professoradegeografia 2a vol2Caderno do aluno professoradegeografia 2a vol2
Caderno do aluno professoradegeografia 2a vol2professora de geografia
 
Mecânica das Rochas
Mecânica das RochasMecânica das Rochas
Mecânica das RochasThiago Meira
 
Apostila eletricidade senai
Apostila eletricidade senaiApostila eletricidade senai
Apostila eletricidade senaicomentada
 
Simulado de eletricidade básica
Simulado de eletricidade básicaSimulado de eletricidade básica
Simulado de eletricidade básicaEvanildo Leal
 
Exercícios de aplicação Geologia 10 ano
Exercícios de aplicação Geologia 10 anoExercícios de aplicação Geologia 10 ano
Exercícios de aplicação Geologia 10 anoCatir
 
Exercícios - Geologia e Geomorfologia Brasileira
Exercícios - Geologia e Geomorfologia BrasileiraExercícios - Geologia e Geomorfologia Brasileira
Exercícios - Geologia e Geomorfologia BrasileiraRogério Bartilotti
 

Destacado (20)

Prof Demétrio Melo - Geografia TD Brasil: Estrutura Geológica, Relevo e Minerais
Prof Demétrio Melo - Geografia TD Brasil: Estrutura Geológica, Relevo e MineraisProf Demétrio Melo - Geografia TD Brasil: Estrutura Geológica, Relevo e Minerais
Prof Demétrio Melo - Geografia TD Brasil: Estrutura Geológica, Relevo e Minerais
 
Apostilaeletricidadesenai 111215171313-phpapp01
Apostilaeletricidadesenai 111215171313-phpapp01Apostilaeletricidadesenai 111215171313-phpapp01
Apostilaeletricidadesenai 111215171313-phpapp01
 
Cópia de eletrizacao 1
Cópia de eletrizacao 1Cópia de eletrizacao 1
Cópia de eletrizacao 1
 
Eletricidade
EletricidadeEletricidade
Eletricidade
 
Petróleo
PetróleoPetróleo
Petróleo
 
Gabarito branca simulado ibrapeq caucaia prof. pedro
Gabarito branca simulado ibrapeq caucaia prof. pedroGabarito branca simulado ibrapeq caucaia prof. pedro
Gabarito branca simulado ibrapeq caucaia prof. pedro
 
Eletrotécnica
EletrotécnicaEletrotécnica
Eletrotécnica
 
eletricidade-circuitos-eletricos-ucg
 eletricidade-circuitos-eletricos-ucg eletricidade-circuitos-eletricos-ucg
eletricidade-circuitos-eletricos-ucg
 
Exercícios de Kirchhoff Resolvidos
Exercícios de Kirchhoff ResolvidosExercícios de Kirchhoff Resolvidos
Exercícios de Kirchhoff Resolvidos
 
Exercícios de Circuitos Elétricos Resolvidos
Exercícios de Circuitos Elétricos ResolvidosExercícios de Circuitos Elétricos Resolvidos
Exercícios de Circuitos Elétricos Resolvidos
 
Abalos sísmicos no Brasil - fundamentação teórica e vestibular da Unicamp
Abalos sísmicos no Brasil - fundamentação teórica e vestibular da UnicampAbalos sísmicos no Brasil - fundamentação teórica e vestibular da Unicamp
Abalos sísmicos no Brasil - fundamentação teórica e vestibular da Unicamp
 
Eletrização 1
Eletrização 1Eletrização 1
Eletrização 1
 
Exercícios de eletricidade
Exercícios de eletricidadeExercícios de eletricidade
Exercícios de eletricidade
 
UFT 2010 objetiva
 UFT 2010 objetiva UFT 2010 objetiva
UFT 2010 objetiva
 
Caderno do aluno professoradegeografia 2a vol2
Caderno do aluno professoradegeografia 2a vol2Caderno do aluno professoradegeografia 2a vol2
Caderno do aluno professoradegeografia 2a vol2
 
Mecânica das Rochas
Mecânica das RochasMecânica das Rochas
Mecânica das Rochas
 
Apostila eletricidade senai
Apostila eletricidade senaiApostila eletricidade senai
Apostila eletricidade senai
 
Simulado de eletricidade básica
Simulado de eletricidade básicaSimulado de eletricidade básica
Simulado de eletricidade básica
 
Exercícios de aplicação Geologia 10 ano
Exercícios de aplicação Geologia 10 anoExercícios de aplicação Geologia 10 ano
Exercícios de aplicação Geologia 10 ano
 
Exercícios - Geologia e Geomorfologia Brasileira
Exercícios - Geologia e Geomorfologia BrasileiraExercícios - Geologia e Geomorfologia Brasileira
Exercícios - Geologia e Geomorfologia Brasileira
 

Similar a Gabarito exercícios 1

Geomorfologia Do Brasil
Geomorfologia Do BrasilGeomorfologia Do Brasil
Geomorfologia Do Brasilbianca
 
Geomorfologia Do Brasil2
Geomorfologia Do Brasil2Geomorfologia Do Brasil2
Geomorfologia Do Brasil2bianca
 
Estrutura geologica e relevo do brasil
Estrutura geologica e relevo do brasilEstrutura geologica e relevo do brasil
Estrutura geologica e relevo do brasilAtalibas Aragão
 
Lista de exercícios. relevo brasileiro.i
Lista de exercícios. relevo brasileiro.iLista de exercícios. relevo brasileiro.i
Lista de exercícios. relevo brasileiro.iRaquel Avila
 
Formação das rochas
Formação das rochasFormação das rochas
Formação das rochasguest8f5984
 
Estrutura geológica 2010
Estrutura geológica 2010Estrutura geológica 2010
Estrutura geológica 2010landipaula
 
Geologia E A AçãO Humana 2º Mc 2010
Geologia E A AçãO Humana 2º Mc 2010Geologia E A AçãO Humana 2º Mc 2010
Geologia E A AçãO Humana 2º Mc 2010ProfMario De Mori
 
Estrutura e rochas
Estrutura e rochasEstrutura e rochas
Estrutura e rochasProfessor
 
Estruturaerochas
EstruturaerochasEstruturaerochas
EstruturaerochasProfessor
 
Eras geologicas, brasil ana paula, edmilson
Eras geologicas, brasil ana paula, edmilsonEras geologicas, brasil ana paula, edmilson
Eras geologicas, brasil ana paula, edmilsongeolourdes
 
Texto amazoniabrasileira
Texto amazoniabrasileiraTexto amazoniabrasileira
Texto amazoniabrasileiraCarlos Lima
 
Aula 03 relevo do brasil
Aula 03   relevo do brasilAula 03   relevo do brasil
Aula 03 relevo do brasilJonatas Carlos
 
Estrutura geológica e Formação do relevo Brasileiro.
Estrutura geológica e Formação do relevo Brasileiro.Estrutura geológica e Formação do relevo Brasileiro.
Estrutura geológica e Formação do relevo Brasileiro.Fernando Bueno
 

Similar a Gabarito exercícios 1 (20)

Brasil natureza ii
Brasil  natureza iiBrasil  natureza ii
Brasil natureza ii
 
Geo – geomorfologia do brasil 01 – 2013
Geo – geomorfologia do brasil 01 – 2013Geo – geomorfologia do brasil 01 – 2013
Geo – geomorfologia do brasil 01 – 2013
 
Geomorfologia Do Brasil
Geomorfologia Do BrasilGeomorfologia Do Brasil
Geomorfologia Do Brasil
 
Geomorfologia Do Brasil2
Geomorfologia Do Brasil2Geomorfologia Do Brasil2
Geomorfologia Do Brasil2
 
Estrutura geologica e relevo do brasil
Estrutura geologica e relevo do brasilEstrutura geologica e relevo do brasil
Estrutura geologica e relevo do brasil
 
Lista de exercícios. relevo brasileiro.i
Lista de exercícios. relevo brasileiro.iLista de exercícios. relevo brasileiro.i
Lista de exercícios. relevo brasileiro.i
 
Formação das rochas
Formação das rochasFormação das rochas
Formação das rochas
 
Estrutura geológica 2010
Estrutura geológica 2010Estrutura geológica 2010
Estrutura geológica 2010
 
Geologia E A AçãO Humana 2º Mc 2010
Geologia E A AçãO Humana 2º Mc 2010Geologia E A AçãO Humana 2º Mc 2010
Geologia E A AçãO Humana 2º Mc 2010
 
Estrutura e rochas
Estrutura e rochasEstrutura e rochas
Estrutura e rochas
 
1VD GEOLOGIA - LORENA
1VD GEOLOGIA - LORENA1VD GEOLOGIA - LORENA
1VD GEOLOGIA - LORENA
 
Estruturas geologicas
Estruturas geologicasEstruturas geologicas
Estruturas geologicas
 
Estruturaerochas
EstruturaerochasEstruturaerochas
Estruturaerochas
 
Cráton são francisco 2011
Cráton são francisco 2011Cráton são francisco 2011
Cráton são francisco 2011
 
Mariana
MarianaMariana
Mariana
 
Eras geologicas, brasil ana paula, edmilson
Eras geologicas, brasil ana paula, edmilsonEras geologicas, brasil ana paula, edmilson
Eras geologicas, brasil ana paula, edmilson
 
Texto amazoniabrasileira
Texto amazoniabrasileiraTexto amazoniabrasileira
Texto amazoniabrasileira
 
Aula 03 relevo do brasil
Aula 03   relevo do brasilAula 03   relevo do brasil
Aula 03 relevo do brasil
 
Estrutura geológica e Formação do relevo Brasileiro.
Estrutura geológica e Formação do relevo Brasileiro.Estrutura geológica e Formação do relevo Brasileiro.
Estrutura geológica e Formação do relevo Brasileiro.
 
A estrutura da terra
A estrutura da terraA estrutura da terra
A estrutura da terra
 

Más de Raquel Avila

Cidade pequena media grande
Cidade pequena media grandeCidade pequena media grande
Cidade pequena media grandeRaquel Avila
 
Urbanização e a situação do espaço urbano
Urbanização e a situação do espaço urbanoUrbanização e a situação do espaço urbano
Urbanização e a situação do espaço urbanoRaquel Avila
 
Livro 2 final 1o. ano
Livro 2   final 1o. anoLivro 2   final 1o. ano
Livro 2 final 1o. anoRaquel Avila
 
Continuação unidade 3 3o. ano
Continuação unidade 3 3o. anoContinuação unidade 3 3o. ano
Continuação unidade 3 3o. anoRaquel Avila
 
Tectônica de placas aula 25.06
Tectônica de placas aula 25.06Tectônica de placas aula 25.06
Tectônica de placas aula 25.06Raquel Avila
 
Aula do dia 25.06.12
Aula do dia 25.06.12Aula do dia 25.06.12
Aula do dia 25.06.12Raquel Avila
 
Uso do espaço rural
Uso do espaço ruralUso do espaço rural
Uso do espaço ruralRaquel Avila
 
Setores da economia
Setores da economiaSetores da economia
Setores da economiaRaquel Avila
 
Nova ordem mundial
Nova ordem mundialNova ordem mundial
Nova ordem mundialRaquel Avila
 
1 sociologia como ciência
1 sociologia como ciência1 sociologia como ciência
1 sociologia como ciênciaRaquel Avila
 
Questões propostas para a avaliação final de geografia
Questões propostas para a avaliação final de geografiaQuestões propostas para a avaliação final de geografia
Questões propostas para a avaliação final de geografiaRaquel Avila
 
9o. ano.revisão do capítulo 16
9o. ano.revisão do capítulo 169o. ano.revisão do capítulo 16
9o. ano.revisão do capítulo 16Raquel Avila
 
6o. ano.revisão do capítulo 15
6o. ano.revisão do capítulo 156o. ano.revisão do capítulo 15
6o. ano.revisão do capítulo 15Raquel Avila
 
9o. ano.revisão do capítulo 16
9o. ano.revisão do capítulo 169o. ano.revisão do capítulo 16
9o. ano.revisão do capítulo 16Raquel Avila
 
8o. ano.revisão do capítulo 16
8o. ano.revisão do capítulo 168o. ano.revisão do capítulo 16
8o. ano.revisão do capítulo 16Raquel Avila
 
7o. ano.revisão do capítulo 16
7o. ano.revisão do capítulo 167o. ano.revisão do capítulo 16
7o. ano.revisão do capítulo 16Raquel Avila
 
6o. ano.revisão do capítulo 15
6o. ano.revisão do capítulo 156o. ano.revisão do capítulo 15
6o. ano.revisão do capítulo 15Raquel Avila
 
6o. ano.revisão do capítulo 15
6o. ano.revisão do capítulo 156o. ano.revisão do capítulo 15
6o. ano.revisão do capítulo 15Raquel Avila
 

Más de Raquel Avila (20)

Cidade pequena media grande
Cidade pequena media grandeCidade pequena media grande
Cidade pequena media grande
 
Urbanização e a situação do espaço urbano
Urbanização e a situação do espaço urbanoUrbanização e a situação do espaço urbano
Urbanização e a situação do espaço urbano
 
Livro 2 final 1o. ano
Livro 2   final 1o. anoLivro 2   final 1o. ano
Livro 2 final 1o. ano
 
Continuação unidade 3 3o. ano
Continuação unidade 3 3o. anoContinuação unidade 3 3o. ano
Continuação unidade 3 3o. ano
 
Tectônica de placas aula 25.06
Tectônica de placas aula 25.06Tectônica de placas aula 25.06
Tectônica de placas aula 25.06
 
Aula do dia 25.06.12
Aula do dia 25.06.12Aula do dia 25.06.12
Aula do dia 25.06.12
 
Uso do espaço rural
Uso do espaço ruralUso do espaço rural
Uso do espaço rural
 
Setores da economia
Setores da economiaSetores da economia
Setores da economia
 
Nova ordem mundial
Nova ordem mundialNova ordem mundial
Nova ordem mundial
 
América
AméricaAmérica
América
 
1 sociologia como ciência
1 sociologia como ciência1 sociologia como ciência
1 sociologia como ciência
 
Questões propostas para a avaliação final de geografia
Questões propostas para a avaliação final de geografiaQuestões propostas para a avaliação final de geografia
Questões propostas para a avaliação final de geografia
 
9o. ano.revisão do capítulo 16
9o. ano.revisão do capítulo 169o. ano.revisão do capítulo 16
9o. ano.revisão do capítulo 16
 
6o. ano.revisão do capítulo 15
6o. ano.revisão do capítulo 156o. ano.revisão do capítulo 15
6o. ano.revisão do capítulo 15
 
9o. ano.revisão do capítulo 16
9o. ano.revisão do capítulo 169o. ano.revisão do capítulo 16
9o. ano.revisão do capítulo 16
 
8o. ano.revisão do capítulo 16
8o. ano.revisão do capítulo 168o. ano.revisão do capítulo 16
8o. ano.revisão do capítulo 16
 
7o. ano.revisão do capítulo 16
7o. ano.revisão do capítulo 167o. ano.revisão do capítulo 16
7o. ano.revisão do capítulo 16
 
6o. ano.revisão do capítulo 15
6o. ano.revisão do capítulo 156o. ano.revisão do capítulo 15
6o. ano.revisão do capítulo 15
 
6o. ano.revisão do capítulo 15
6o. ano.revisão do capítulo 156o. ano.revisão do capítulo 15
6o. ano.revisão do capítulo 15
 
Relevo europeu
Relevo europeuRelevo europeu
Relevo europeu
 

Gabarito exercícios 1

  • 1. Lista e gabarito disponíveis em: www.geodaraquel.blogspot.com Resolução dos Exercícios Listagem:1
  • 2. QUESTÃO 1: 01. Nosso país encontra-se numa das bordas da Placa Sul-Americana. 02. Os frequentes tremores de terra no Rio Grande do Norte provam que o leste do País está numa das bordas da Placa Tectônica Sul-Americana. 04. O Brasil tem apenas 4% de terrenos cristalinos da Era Proterozóica, mas são muito significativos na economia mineral. 08. São rochas magmáticas ou cristalinas aquelas que passaram por forte trabalho erosivo e se formaram em camadas nas depressões intercratônicas. 16. Os escudos cristalinos do Brasil acompanham a média mundial de ocorrência de petróleo. SOMATÓRIO: 08
  • 3. Os tremores são provocados pela liberação da energia que se acumula no ponto de contato entre duas placas tectônicas (regiões da superfície da Terra que se movem uma em direção à outra). Quando as rochas não suportam mais a pressão acumulada, elas se deslocam provocando os tremores de terra.
  • 4. Terrenos cristalinos (muito antigos) – 36% território brasileiro Era Arqueozóica: 32% ( Período: 3,8 bilhões a 2,5 bilhões de anos atrás) Ex: rochas como granitos e elevações como a Serra do Mar Era Paleozóica: 4% ( Período: de 540 milhões de anos a 250 milhões de anos atrás) Ex: jazidas de minerais metálicos (principalmente ferro e manganês) encontrados, por exemplo, na Serra dos Carajás – PA :
  • 5. Características no Brasil (EM CADA UMA DAS ERAS) Era Cenozóica: Sedimentação da Amazônia, Pantanal e Litoral. Grandes abalos tectônicos. Terrenos na Amazônia, rio Parnaíba e litoral do Nordeste. Grandes migrações de animais. Era Mesozóica: Formação de bacias do Paraná-Uruguai, Tocantins-Araguaia e São Francisco. Formação de desertos no planalto Meridional. Derrame de lava (deserto de Botucatu). Era Paleozóica: Intensa erosão dos terrenos brasileiros Início da formação das grandes bacias sedimentares brasileiras com a acumulação de sedimentos entre nossos escudos e núcleos. O continente americano fazia parte do gigantesco continente gondwânico. Grandes abalos orogênicos em nossos terrenos. Jazidas de carvão mineral no sul do Brasill. Era Proterozóica (Pré-Cambriano): Áreas restritas do Brasil: série Minas, Itacolomi e Lavras (sudeste brasileiro)./ Início da formação dos núcleos e escudos brasileiros. Fonte(s): http://www.ambientebrasil.com.br/compose…
  • 6.
  • 7. O petróleo formou-se na Terra há milhões de anos, a partir da decomposição de pequenos animais marinhos, plâncton e vegetação típica de regiões alagadiças. O petróleo acumula- se junto ao gás de petróleo, formando bolsões entre rochas impermeáveis ou impregnando rochas de origem sedimentar.
  • 8. 02) O somat ó rio das preposi ç ões corretas é : 01. São importantes prov í ncias de min é rios met á licos as serras de terrenos sedimentares encaixadas no Quadril á tero de Minas e Serra do Urucum, no Pantanal. 02. O carvão mineral brasileiro é de ó tima qualidade, mas ocorre em pouca quantidade, for ç ando as importa ç ões do produto. 04. A Bacia Sedimentar de Campos é a região que produz mais da metade do petr ó leo nacional. 08. A Bacia Sedimentar Paranaica tem em especial marcas de um grande momento eruptivo que banhou o Sul do Pa í s de lavas na Era Secund á ria. 16. Os granitos são rochas de origem glacial formadas por camadas brancas e negras, os quais são encontradas na Bacia Paranaica de São Paulo at é Santa Catarina evidenciando glacia ç ões paleoz ó icas nesse local. SOMATÓRIO: 13
  • 9.
  • 10. CARVÃO MINERAL No território brasileiro esse minério é encontrado em áreas restritas e limitadas, além disso, o carvão extraído não possui boa qualidade , pois apresenta baixo poder calórico e quantidade de cinza elevada. Por essa razão não possui viabilidade quanto à sua utilização como fonte de energia e matéria-prima nas siderúrgicas. No Estado de Santa Catarina é realizada a maior produção de carvão, com destaque para o vale do rio Tubarão, nessa jazida o minério é totalmente aproveitado pelas indústrias siderúrgicas, geralmente localizadas na região Sudeste. BACIA SEDIMENTAR DE CAMPOS É a bacia petrolífera que mais produz na margem continental brasileira, respondendo atualmente por mais de 80% da produção nacional de petróleo. A exploração da Bacia de Campos ganhou impulso em 1974, com a descoberta do Campo de Garoupa. Entretanto, a sua produção comercial predominantemente de petróleo pesado teve início somente em 1977, no Campo de Enchova.
  • 11.  
  • 12. Eras geológicas: resumo das características das bacias sedimentares do Brasil Cenozóica (Vida recente) Quaternário Formação de bacias sedimentares (ex.: Bacia Sedimentar do Pantanal e ao longo do vale amazônico)   Terciário Formação de bacias sedimentares (ex.: Bacia Sedimentar Amazônica) Mesozóica (Vida Intermediária)   Formação de bacias sedimentares (ex.: Bacia Paranaica , Sanfranciscana, do Meio-Norte etc.). Formação das ilhas Trindade, Martin Vaz, Arquipélago Fernando de Noronha e Penedos de S. Pedro e São Paulo. Derrames basálticos na Região Sul e formação do planalto arenito-basálticos . Paleozóica (Vida Antiga)   Formação de bacias sedimentares antigas, do varbito, rocha sedimentar, em Itu (SP), do carvão mineral no sul do Brasil. Início da formação da Bacia Sedimentar Paranáica e Sanfranciscana.
  • 13. O granito é uma rocha ígnea de grão fino, médio ou grosseiro, composta essencialmente por quartzo e feldspatos , tendo como minerais característicos frequentes moscovite , biotite e/ou anfíbolas . Glaciações Paleozóicas (400 a 200 milhões de anos atrás): Várias glaciações afetaram os continentes do hemisfério sul durante o Paleozóico. No Brasil são encontrados vestígios de geleiras nos períodos Devoniano, Siluriano e Carbonífero (vide Almeida & Carneiro 1995). Rochas magmáticas intrusivas São as rochas formadas pelo magma que se solidificou em grandes profundidades. O granito  é uma das variedades desse tipo de rocha. No Brasil, algumas serras são formadas de granito, como a da Mantiqueira, do Mar , e algumas serras do Planalto Residual Norte-Amazônico.
  • 14. 03) No Brasil, as concentrações minerais localizadas no Quadrilátero Ferrífero e em Carajós, formaram-se na era geológica:   a)Pré-Cambriana b)Paleozóica. c)Mesozóica. d)Cenozóica. e)Quaternária O Pré-Cambriano está compreendido entre o aparecimento da Terra , há cerca de 4,5 bilhões de anos, até o surgimento de uma larga quantidade de fósseis , que marca o início do período Cambriano da era Paleozóica do éon Fanerozóico, há cerca de 540 milhões de anos. VER: Escalas do tempo geológico/ Disponível no blog em postagem própria
  • 15.
  • 16. 05) Assinale as alternativas INCORRETAS sobre a estrutura geológica e o relevo do Brasil: a)As verdadeiras planícies são raras. b)É predominantemente planáltico. c)A maior parte do território é recoberta por rochas sedimentares. d)Os dobramentos recentes limitam-se à Serra do Mar. e) As maiores altitudes localizam-se no estremo norte. f)As estruturas muito antigas do embasamento fundamental alternam-se com as estruturas sedimentares de diferentes períodos geológicos. g)Aos terrenos sedimentares, estão associados as jazidas de combustíveis fósseis, como petróleo e carvão mineral. h)Aos terrenos cristalinos, estão associados as jazidas minerais de grande importância econômica, como o minério-de-ferro e a bauxita. i)Os terrenos vulcânicos expandem-se pela maior parte do território, constituindo a base do relevo recente, ainda em processo de formação. j)As estruturas geológicas dos dobramentos terciários, formadores de grandes cadeias de montanhas, inexistem no território brasileiro.
  • 17. 06) Responda a questão com base nas afirmativas abaixo: I. A estabilidade do território brasileiro é consequência de sua posição no interior da placa Sul-americana, não o colocando em condições de vulnerabilidade aos movimentos orogenéticos típicos das faixas de contato entre as placas. II. As ilhas oceânicas brasileiras, a exemplo do Arquipélago de Fernando de Noronha, correspondem a picos vulcânicos submersos de uma cordilheira dorsal meso-oceânica. III. Na paisagem geomorfológica do relevo brasileiro, verifica-se uma preponderância dos processos de sedimentação sobre os erosivos, justificando o predomínio das planícies, planaltos e depressões.   É CORRETO afirmar que estão redigidas corretamente: a) apenas a afirmativa I. b) apenas as afirmativas I e II. c) apenas as afirmativas I e III. d) apenas as afirmativas II e III. e) todas as afirmativas estão corretas.
  • 18. 07) Quanto às falésias existentes no município de Torres, no RS, é CORRETO afirmar que são: a) Resultantes de um processo erosivo diferenciado entre o granito e o basalto. b) Extensas áreas soerguidas pela subducção da Placa Tectônica do Atlântico Sul. c) Antigas dunas cimentadas resultantes da última transgressão marinha. d) Paredões rochosos, trabalhados pelo mar, de origem sedimentar e vulcânica da era Mesozóica. e) Pacotes sedimentares e metamórficos trabalhados pelo mar e datados da era Cenozóica.   Falésia é uma forma geográfica litoral , caracterizada por um abrupto encontro da terra com o mar . Formam-se escarpas na vertical que terminam ao nível do mar e encontram-se permanentemente sob a ação erosiva do mar. Ondas desgastam constantemente a costa, o que por vezes pode provocar desmoronamentos ou instabilidade da parede rochosa. Com as mudanças climáticas , o nível do mar pode descer, deixando entre a falésia e o mar um espaço plano. Passa-se a chamar, então, uma arriba fóssil .
  • 19. 08) Tratando das relações entre o relevo e a estrutura geológica do território brasileiro, é VERDADEIRO afirmar que: a) As regiões de chapadas e chapadões estão relacionadas às rochas cristalinas e constituem os denominados escudos brasileiros. b)O Planalto do Maranhão-Piauí, marcado por chapadas e cuestas, relaciona-se a rochas sedimentares e compõe a chamada bacia do Meio Norte. c)As depressões sertanejas semi-áridas relacionam-se principalmente às áreas de domínio de rochas cristalinas muito antigas. d)O denominado domínio dos mares de morros formou-se por ação de intenso intemperismo físico sobre rochas sedimentares. As cuestas são formas de relevo tabular, onde escarpas íngremes limitam um topo plano, formado por terras de maiores altitudes, que se contrapõem a terras mais baixas e de vertentes suaves. As fotos abaixo documentam a região da Serra Grande, na porção sudeste de Descalvado, e mostram de diferentes ângulos os elementos que compõem o padrão de relevo definido pelas cuestas basálticas. Na primeira foto, ao fundo, a Serra Grande representa a frente de cuesta, que caracteriza-se por elevações do terreno interrompidas de forma abrupta por paredões rochosos. Ao seu redor, encontram-se as terras que compõe o reverso de cuesta, constituído de planícies interfluviais relativamente mais planas e de menores altitudes.
  • 20. 09) Atualmente, não existem vulcões ativos no Brasil, embora tenham existido em épocas geológicas passadas. Assinale a alternativa que indica CORRETAMENTE a maior área territorial onde se encontram evidências de vulcanismo no País. a) Domínios de caatingas com relevos aplainados e solos rasos e pedregosos. b) Região do Pantanal e sua intensa rede de drenagem com solos arenosos. c) Zona da Mata e seus ambientes litorâneos onde se registram constantes tremores de terra. d) Planalto Meridional com derrames basálticos e presença de solos denominados terras roxas. e) Domínio de cerrado com relevos aplainados e solos arenosos denominados latossolos.
  • 21. 10) Sobre a geologia do relevo brasileiro, podemos afirmar que, EXCETO. a) nas grandes bacias sedimentares predominam formas de planícies e planaltos sedimentares como chapadas e cuestas. b) O Brasil possui um embasamento constituído de formações antigas cristalinas, ricas em minerais metálicos. c) O relevo foi intensamente desgastado pela erosão, daí a ocorrência de vários planaltos de modestas altitudes. d) O relevo brasileiro apresenta altitudes modestas no interior, e no litoral, é bastante íngreme e elevado devido à presença de dobramentos terciários.
  • 22. 11) É CORRETO afirmar quanto ao relevo brasileiro: (SOMA) 01 . O Planalto Brasileiro é a mais extensa unidade planáltica no território brasileiro. 02. O Planalto Brasileiro é comumente dividido em duas subunidades: Planalto Central e Planalto das Guianas. 04. O Planalto Meridional brasileiro é constituído por grandes extensões de planaltos sedimentares e basálticos, dispostos em patamares e margeados por depressões. 08. Ao Norte do Planalto das Guianas ocorre uma região serrana em que se destacam as serras Parima, Pacaraíma, Tumucumaque e Acaraí. 16 . Na Planície Amazônica, além das Planícies típicas ao longo do rio, encontram-se também baixos planaltos, denominados de terra firme. Soma: 29
  • 23. 12) Em relação ao relevo do Brasil é correto afirmar que: a)Planalto Central – localizado principalmente no Nordeste é formado por rochas cristalinas recentes, que originaram os chapadões, de solos férteis. b)Planalto Atlântico – localizado na região Sudeste, é constituído por rochas sedimentares recentes, o que explica a sua riqueza mineral, principalmente em São Paulo. c)Planalto Meridional - localizado no Sul do Brasil, nele predominam rochas cristalinas antigas, onde são encontradas jazidas de carvão mineral. d)Planalto das Guianas – localizado ao norte do País, é formado principalmente por terrenos cristalinos antigos, intensamente erodidos, embora com blocos de elevada altitude. e)Planície Amazônica – Corresponde aos terrenos sedimentares antigos, do P’re-Cambriano, localizados na região Norte, de grande fertilidade.  
  • 24.  
  • 25. 13) Na classificação do relevo brasileiro elaborada pelo Prof. Jurandyr Ross, a Planície Amazônica: a)Mantém as mesmas dimensões e classificações anteriores. b)É substancialmente ampliada em relação à classificação de Aziz Ab’Saber. c)Desaparece. d)Limita-se aos trechos que margeiam os grandes rios da região. e)Interliga-se à Planície do Pantanal.
  • 26.